Palavras Chave: Ventilação Mecânica. Complacência Pulmonar. Sistema Respiratório. Volume Corrente.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Palavras Chave: Ventilação Mecânica. Complacência Pulmonar. Sistema Respiratório. Volume Corrente."

Transcrição

1 ANÁLISE COMPARATIVA DA COMPLACÊNCIA DINÂMICA E ESTÁTICA DE ACORDO COM AS VARIAÇÕES DO VOLUME CORRENTE OFERTADO E MENSURADO DURANTE A VENTILAÇÃO MECÂNICA Antônio Henrique Semençato Júnior, Unisalesiano/Lins - SP juniorfisiouti@hotmail.com Jackeline Michele Pereira, Unisalesiano Lins/SP jackeline-lins@hotmail.com Melini Luciano Vieira, Unisalesiano Lins/Sp inilem@hotmail.com Raphaela Tremeschin Melo Viveiros, Unisalesiano Lins/SP raphaelatmv@hotmail.com Simone Aparecida Arzani, Unisalesiano Lins/SP simone_arzani@hotmail.com Resumo A mecânica respiratória é avaliada nos pacientes em ventilação mecânica pelas medidas das complacências (dinâmica e estática), da resistência pulmonar e pelo índice de troca gasosa. Este trabalho tem como objetivo verificar possíveis alterações significativas nos valores referentes à complacência dinâmica e estática durante a ventilação mecânica, podendo esta ser calculada numericamente e expressada graficamente na curva volume-pressão. Para isso, foi realizada uma pesquisa na UTI da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Lins SP, no período de janeiro a julho de 2006, acompanhando 25 casos (ambos os gêneros), coletando os valores com o Inter 5 e Bird 6.400, com a utilização de fichas de registro e posteriormente realizando cálculos com fórmulas matemáticas e análise estatística. Palavras Chave: Ventilação Mecânica. Complacência Pulmonar. Sistema Respiratório. Volume Corrente. Introdução De acordo com Aires (1999), complacência é a relação entre a variação do volume gasoso mobilizado ( V) e a pressão motriz necessária para manter o pulmão insuflado. Neste caso, a pressão motriz é representada pela diferença entre as pressões na abertura das vias aéreas e no ar atmosférico. Desse modo, a complacência mede o grau de distensibilidade do pulmão. Ele ainda afirma que para se medir a complacência na prática clínica, aferem-se as complacências dinâmicas. Neste caso, o indivíduo respira espontaneamente e são registrados o volume mobilizado e a pressão correspondente. Para o cálculo, tomam-se pontos traçados de volume e pressão no qual o fluxo aéreo é nulo para calcular V e P(Aires 1995). Como referido por Azeredo (2002) a complacência estática descreve uma atividade que ocorre durante a ventilação e quando o sistema pulmão/tórax não está em movimento; já a complacência dinâmica pode ser interpretada quando o tórax e os pulmões encontram-se em movimento (Áuler Junior et al. 1995). O presente trabalho partiu da seguinte pergunta-problema: Existem alterações significativas em relação a complacência dinâmica e estática, quando realizado cálculos de acordo com o volume ofertado com o ventilador e aquele registrado através do ventilômetro de Wright em pacientes submetidos à ventilação mecânica em Unidade de Terapia Intensiva?

2 Em resposta a esse questionamento, levantou-se a seguinte hipótese: o Volume Corrente ofertado pelo ventilador pode apresentar variações quanto ao seu valor ideal, através do ventilômetro de Wright, podendo traduzir valores diferentes da complacência dinâmica desses pacientes; tendo como objetivo comparar essas variações e analisar se possuem diferenças estatisticamente significativas. A pesquisa ocorreu na Unidade de Terapia Intensiva da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Lins/SP, e os valores serão coletados em respiradores Inter 5 e Bird 6400 no período matutino e vespertino. Foram selecionados 25 pacientes de ambos os gêneros, escolhidos não aleatoriamente, compreendendo o critério de inclusão, estando os mesmos submetidos a Ventilação Mecânica Invasiva. Para complacência dinâmica foram utilizados os cálculos matemáticos de acordo com os valores obtidos inerentes à Pressão de Pico, PEEP e Volume Corrente, através da divisão do Volume Corrente pela subtração da Pressão de Pico e PEEP. Posteriormente foram analisadas as diferenças encontradas entre os valores de Volume Corrente mensurado pelo ventilômetro de Wright e os fornecido pelo display do ventilador. Para a complacência estática foram registrados os volumes da pressão de platô, PEEP, volume corrente e volume minuto oferecidos pelo display do ventilador mecânico. Após obtenção dos valores, realizou-se a estatística através do teste T de studant para determinar variações significativas e assim comparar os resultados obtidos (T observado), com a tábua de T crítico analisando a hipótese inicial (HO), que determinava as diferenças entre os cálculos da complacência dinâmica e estática, através dos valores obtidos e observados o Volume Corrente. Na complacência se o p> 0,05,não existe diferenças estatisticamente significativas, tanto da complacência estática quanto da dinâmica. Teste-t: duas amostras em par para médias dos Volumes Correntes mensurados e analisados no display do ventilador; e duas amostras em par para médias para a Complacência Dinâmica de acordo com as variações dos valores obtidos e verificados durante a análise dos dados. VC VC Média 545, ,4 Variância 75206, , Correlação de Pearson P (T<=t) bicaudal 0, , Fonte:Tavares (2006).

3 CD Mensurada CD Média 18, , Variância 176, , Correlação de Pearson P (T<=t) bicaudal 0, , Fonte: Tavares (2006). Dados Gerais da Complacência Dinâmica Caso VC VC PPico PEEP CD-VC CD-VC ,0 17, ,8 18, ,1 23, ,1 15, , ,5 21, ,6 16, , ,2 25, ,9 24, ,5 20, ,0 20, ,8 18, ,5 17, ,7 15, ,5 16, , ,6 13, , ,4 18, , ,6 24, ,8 16, , ,2 23, , ,8 27, , ,7 9, , ,8 13, , ,4 14, ,1 52, ,0 17,0 Fonte: Tavares (2006).

4 VC VC PPico PEEP CD-VC CD-VC Máximo 1684,2 700,0 37,0 9,0 74,2 52,3 Médio 545,5 564,4 22,7 6,2 18,9 20,0 Mínimo 250,0 460,0 12,0 3,0 7,6 9,2 Fonte:Tavares (2006). A complacência estática também não apresentou diferenças estatisticamente significativa. Teste t: duas amostras em par para médias do volume corrente mensurado através do ventilômetro e obtido pelo display do ventilador e duas amostras em par para médias da complacência estática de acordo com os volumes correntes mensurados. VC VC do Display Média 444,84 512,4 Variância 21243, , , CE-VC VC Média 28, , Variância 464, , P(T<=t)bicaudal P(T<=t)bicaudal 0, Dados de complacência estática VC MENSURADO VC VENTILADOR P Platô PEEP CE-VC MENSURADO CE-VC VENTILADOR ,3 57, ,2 29, ,7 17,0

5 ,4 21, ,5 46, ,5 53, ,3 23, ,3 23, ,3 33, ,3 55, ,3 28, ,4 24, ,3 21, ,4 24, ,7 28, ,6 26, ,8 32, ,1 37, ,5 21, ,4 14, ,8 56, ,2 78, ,6 36, ,2 13, ,7 11,2 VC VC P platô PEEP CE-VC 740,0 660,0 30,0 9,0 88,8 78,0 444,8 512,4 15,4 5,6 28,9 32,6 166,0 290,0 5,0 1,0 4,2 11,2 CE-VC Viana (2000) refere que os ventiladores permitem uma grande diversidade de métodos para o fornecimento de gases com extensa capacidade de monitorização entre equipamentos e paciente Junior et al. (1995) afirma que para se obter o resultado da complacência dinâmica, é preciso dividir a variação de volume pela variação de pressão transpulmonar, do ponto expiratório final para o inspiratório final, ou de um para o outro ponto determinado entre o início e o fim da inspiração ou da expiração. Isso significa que a complacência pulmonar não é o mesmo para os diferentes volumes pulmonares. Para Weinberger (1989), tal complacência estática pode ser compreendida como uma relação entre a pressão transpulmonar e o volume pulmonar, onde ao observar uma curva de complacência graficamente, se nota que a medida que a pressão transpulmonar aumenta, o volume pulmonar também aumentará, porém não linearmente, mas curvilineamente. Apesar dos volumes mensurados através do ventilômetro de Wright e visualizados no display do ventilador mecânico demonstrar diferença estatisticamente significativa, ao se realizar os cálculos matemáticos para determinar

6 a complacência estática de acordo com os volumes, obteve resultados que de acordo com a estática, não representaram diferenças significativas. Segundo Barreto, et al (2000) a ventilação mecânica é um método de suporte para o paciente durante uma enfermidade aguda, não constituindo, nunca, uma terapia curativa. Conclusão Não foram obtidos valores estatisticamente significativos apesar de estes serem numericamente diferentes. Desta forma, pode-se concluir que é de extrema importância a mensuração diária pelo fisioterapeuta que deve realizar tal mensuração no mínimo duas vezes ao dia a fim de evitar futuras complicações ao paciente que esteja recebendo suporte ventilatório através de prótese ventilatória em Unidade de Terapia Intensiva. Referências AIRES, M. M. et al. Fisiología. 42. ed. São Paulo: Guanabara Koogan, AULER JÚNIOR, J. O. C. et al. Assistência ventilatória mecânica; doenças respiratórias; medicina; medicina intensiva; respiração mecância. São Paulo: Atheneu, AZEREDO, C. A. C. Fisioterapia respiratória moderna: ampliada e revisada. 4. ed. São Paulo: Manole, BARRETO, S.S. M. et al. Indicações de ventilação mecânica invasiva com pressão positiva. Jornal Brasileiro de Pneumologia. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, mai COLTRI, V.M.; Comparação dos valores referentes a complacência estática de acordo com as variações do volume corrente mensurado e ofertado durante a ventilação mecânica Monografia (Graduação em Fisioterapia) Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium, Lins. TAVARES B.M.; Análise comparativa da complacência dinâmica de acordo com as variações do volume corrente ofertado e mensurado durante a ventilação mecânica Monografia (Graduação em Fisioterapia) Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium, Lins. VIANNA, A Complicações da ventilação mecânica. Jornal de Pneumologia. {s.l.;s.n.}, v. 26, mai WEINBERGER, S.E. Fundamentos de pneumologia. São Paulo: Artes Médicas, 1989.

7 This document was created with Win2PDF available at The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only.

Prof. Antonio Henrique Semençato Júnior, UNISALESIANO - Lins/SP,

Prof. Antonio Henrique Semençato Júnior, UNISALESIANO - Lins/SP, INTRODUÇÃO DE UM PROTOCOLO DE ROTINA PARA AVALIAÇÃO DOS DADOS GERAIS DE PACIENTES SUBMETIDOS À VENTILAÇÃO MECÂNICA INVASIVA, REALIZADA POR ACADÊMICOS DE FISIOTERAPIA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DA

Leia mais

RESUMO. Palavras-chave: Oximetria de pulso. Frequência respiratória. Fisioterapia respiratória. Fisioterapia motora. Enfermaria.

RESUMO. Palavras-chave: Oximetria de pulso. Frequência respiratória. Fisioterapia respiratória. Fisioterapia motora. Enfermaria. AVERIGUAÇÃO DA OXIMETRIA DE PULSO E DA FREQUÊNCIA RESPIRATÓRIA ANTES, DURANTE E APÓS A REALIZAÇÃO DA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA E MOTORA EM PACIENTES HOSPITALIZADOS EM ENFERMARIA FINDING OF THE OXIMETRY

Leia mais

RESUMO. Palavras-chave: Oximetria de Pulso. Frequência Respiratória. Fisioterapia Respiratória. Fisioterapia Motora. Enfermaria INTRODUÇÃO

RESUMO. Palavras-chave: Oximetria de Pulso. Frequência Respiratória. Fisioterapia Respiratória. Fisioterapia Motora. Enfermaria INTRODUÇÃO AVERIGUAÇÃO DA OXIMETRIA DE PULSO E DA FREQUÊNCIA RESPIRATÓRIA ANTES, DURANTE E APÓS A REALIZAÇÃO DA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA E MOTORA EM PACIENTES HOSPITALIZADOS EM ENFERMARIA. FINDING OF THE OXIMETRY

Leia mais

26/04/2014. Sobre O Surgimento. O que é: Aprendizado baseado em Casos:

26/04/2014. Sobre O Surgimento. O que é: Aprendizado baseado em Casos: Sobre O Surgimento Aprendizado baseado em Casos: O que é: Não responde Possui Pulso Central Não respira Spo2: 78% Sem AO ou Fc: 134 bpm resposta ao PA: 240x120 est. De dor 01 insuflação /6s Outros: Anisocoria.

Leia mais

PRINCÍPIOS DA VENTILAÇÃO MECÂNICA. Profa Dra Carolina Fu Depto de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional Faculdade de Medicina-USP

PRINCÍPIOS DA VENTILAÇÃO MECÂNICA. Profa Dra Carolina Fu Depto de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional Faculdade de Medicina-USP PRINCÍPIOS DA VENTILAÇÃO MECÂNICA Profa Dra Carolina Fu Depto de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional Faculdade de Medicina-USP HISTÓRICO Vesalius 1555 Hook 1667 Hunter 1766 O Dwyer - 1887

Leia mais

Técnica de fisioterapia pulmonar é eficaz em UTIs

Técnica de fisioterapia pulmonar é eficaz em UTIs 03/02/2016 Agência USP de Notícias» Técnica de fisioterapia pulmonar é eficaz em UTIs» Print Técnica de fisioterapia pulmonar é eficaz em UTIs Publicado por Da Redação em 2 de fevereiro de 2016 17:59 Categoria:

Leia mais

Princípios da Ventilação Mecânica. Funcionamento. Profa Dra Carolina Fu Depto de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional- FMUSP

Princípios da Ventilação Mecânica. Funcionamento. Profa Dra Carolina Fu Depto de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional- FMUSP Princípios da Ventilação Mecânica Princípios de Funcionamento Profa Dra Carolina Fu Depto de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional- FMUSP OBJETIVOS DA VENTILAÇÃO MECÂNICA Alivio total ou

Leia mais

Jose Roberto Fioretto

Jose Roberto Fioretto Jose Roberto Fioretto jrf@fmb.unesp.br Professor Adjunto-Livre Docente Disciplina de Medicina Intensiva Pediátrica Faculdade de Medicina de Botucatu-UNESP 1988 Ventilação Pulmonar Mecânica Objetivos Fisiológicos

Leia mais

Prova de Título de Especialista em Fisioterapia Respiratória

Prova de Título de Especialista em Fisioterapia Respiratória Prova de Título de Especialista em Fisioterapia Respiratória 1. Anatomia e fisiologia do sistema cardiorrespiratório Egan. 1 ed. São Paulo: Manole, 2000. (Seção 3, caps.7 e 8) WEST, J.B. Fisiologia respiratória

Leia mais

RESUMO. Palavras-chave: Fisioterapia intensiva. Peso predito. Predicted body wheight. Ventilação mecânica invasiva. Volume corrente.

RESUMO. Palavras-chave: Fisioterapia intensiva. Peso predito. Predicted body wheight. Ventilação mecânica invasiva. Volume corrente. AVERIGUAÇÃO DO PESO PREDITO PARA TITULAÇÃO DO VOLUME CORRENTE EM PACIENTES SOB VENTILAÇÃO MECÂNICA INVASIVA EM CENTRO DE TERAPIA INTENSIVA WEIGHT FINDING PREDICTED TO CURRENT THE VOLUME TITLES IN PATIENTS

Leia mais

RESIDÊNCIA MÉDICA 2016

RESIDÊNCIA MÉDICA 2016 Recursos de estudo na Área do Aluno Site SJT Educação Médica Aula À La Carte Simulados Presenciais e on-line Cursos Extras Antibioticoterapia Prático SJT Diagnóstico por imagem Eletrocardiografia Revisão

Leia mais

RESUMO. Palavras-chave: Ventilômetro de Wright. Volume minuto. Volume corrente. CTI. ABSTRACT

RESUMO. Palavras-chave: Ventilômetro de Wright. Volume minuto. Volume corrente. CTI. ABSTRACT UTILIZAÇÃO DO VENTILOMETRO DE WRIGHT PARA MESURAÇÃO DO VOLUME MINUTO (VM) E VOLUME CORRENTE (VC) DE PACIENTES SOB VENTILAÇAO MECANICA INVASIVA (VMI) EM CENTRO DE TERAPIA INTENSIVA (CTI) ATRAVÉS DA ANÁLISE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL. MATERNIDADE-ESCOLA DA UFRJ Divisão de Enfermagem

UNIVERSIDADE FEDERAL. MATERNIDADE-ESCOLA DA UFRJ Divisão de Enfermagem PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Título: Instalação da Ventilação Mecânica Invasiva (Inter 3 ou DIXTAL 3012) Responsável pela prescrição do POP Responsável pela execução do POP 1. Definição POP N 62 Área

Leia mais

AVERIGUAÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL NO REPOUSO E APÓS ATIVIDADE FÍSICA EM ACADÊMICOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA

AVERIGUAÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL NO REPOUSO E APÓS ATIVIDADE FÍSICA EM ACADÊMICOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA AVERIGUAÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL NO REPOUSO E APÓS ATIVIDADE FÍSICA EM ACADÊMICOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA BLOOD PRESSURE OF FINDING AT HOME AND AFTER PHYSICAL ACTIVITY IN STUDENTS OF PHYSICAL THERAPY COURSE

Leia mais

Avaliação da Pressão de Cuff de Vias Aéreas Artificiais antes e após procedimento de aspiração traqueal

Avaliação da Pressão de Cuff de Vias Aéreas Artificiais antes e após procedimento de aspiração traqueal Avaliação da Pressão de Cuff de Vias Aéreas Artificiais antes e após procedimento de aspiração traqueal *Ana Paula F. Coutrim¹ (PQ), Nayara N. de Sousa 1 (PQ), Samylla Y. I. E. de S. Cavalcante 1 (PQ),

Leia mais

Características do VentPet Plus

Características do VentPet Plus Vent-Logos Sistemas Lógicos Ltda. www.ventlogos.com comercial@ventlogos.com +55 27 3225-6594 i9lab Laboratório de Inovação Tecnológica Ltda. www.i9lab.com i9@i9lab.com +55 27 3020-2539 Características

Leia mais

FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA NO AVE FT RAFAELA DE ALMEIDA SILVA APAE-BAURU

FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA NO AVE FT RAFAELA DE ALMEIDA SILVA APAE-BAURU FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA NO AVE FT RAFAELA DE ALMEIDA SILVA APAE-BAURU INTERNAÇÃO HOSPITALAR Toda pessoa com quadro suspeito de AVE deve ser levada imediatamente ao serviço de urgência para avaliação

Leia mais

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 PLANO DE CURSO

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 PLANO DE CURSO CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 Componente Curricular: Fisioterapia em UTI Código: Fisio 226 Pré-requisito: Fisioterapia em Pneumologia

Leia mais

30/04/2014. Monitorização do Suporte Ventilatório. Incluindo Métodos de Imagem

30/04/2014. Monitorização do Suporte Ventilatório. Incluindo Métodos de Imagem Monitorização do Suporte Ventilatório Incluindo Métodos de Imagem Marcelo Alcantara Holanda Prof Assoc. Terapia Intensiva/Pneumo UFC UTI respiratóia Hospital de Messejana Idealizador www.xlung.net Monitorização

Leia mais

Ventilação Mecânica. Profa. Ms. Vanessa Dias

Ventilação Mecânica. Profa. Ms. Vanessa Dias Ventilação Mecânica Profa. Ms. Vanessa Dias Objetivos da aula Descrever o tratamento de enfermagem para pacientes em ventilação mecânica; Descrever os cuidados de enfermagem para um paciente com tubo endotraqueal

Leia mais

PRINCÍPIOS BÁSICOS DE VENTILAÇÃO MECÂNICA. (Baseado nos consensos e diretrizes brasileiras de VM)

PRINCÍPIOS BÁSICOS DE VENTILAÇÃO MECÂNICA. (Baseado nos consensos e diretrizes brasileiras de VM) PRINCÍPIOS BÁSICOS DE VENTILAÇÃO MECÂNICA (Baseado nos consensos e diretrizes brasileiras de VM) Karla Monique Andolfato Camille Caleffi José Mohamud Vilagra Os ventiladores mecânicos atuais se baseiam

Leia mais

DOENÇAS PULMONARES OCUPACIONAIS

DOENÇAS PULMONARES OCUPACIONAIS DOENÇAS PULMONARES OCUPACIONAIS Objetivos da aula Rever aspectos da prova de função pulmonar (PFP) Identificar principais parâmetros da PFP usados em Pneumologia Ocupacional Fornecer subsídios para a discussão

Leia mais

RESUMO. Palavras-chave: Pressão arterial. Alteração cardíaca. Atividade física. Fisioterapia cardiorrespiratória. INTRODUÇÃO

RESUMO. Palavras-chave: Pressão arterial. Alteração cardíaca. Atividade física. Fisioterapia cardiorrespiratória. INTRODUÇÃO AVERIGUAÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL NO REPOUSO E APÓS ATIVIDADE FÍSICA EM ACADÊMICOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA BLOOD PRESSURE OF FINDING AT HOME AND AFTER PHYSICAL ACTIVITY IN STUDENTS OF PHYSICAL THERAPY COURSE

Leia mais

VENTILAÇÃO MECÂNICA. Profª Enfª Luzia Bonfim

VENTILAÇÃO MECÂNICA. Profª Enfª Luzia Bonfim VENTILAÇÃO MECÂNICA Profª Enfª Luzia Bonfim Assistência ventilatória: manutenção da oxigenação e ou da ventilação em pacientes, de maneira artificial até que estes estejam capacitados a assumi-la. Garante

Leia mais

Medidas precoces para prevenção de lesões pulmonares nas primeiras 24 horas

Medidas precoces para prevenção de lesões pulmonares nas primeiras 24 horas Medidas precoces para prevenção de lesões pulmonares nas primeiras 24 horas Walusa Assad Gonçalves-Ferri Professora Doutora da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP. Pesquisadora colaboradora do

Leia mais

Estudar a relação entre duas variáveis quantitativas.

Estudar a relação entre duas variáveis quantitativas. Estudar a relação entre duas variáveis quantitativas. Exemplos: Idade e altura das crianças Tempo de prática de esportes e ritmo cardíaco Tempo de estudo e nota na prova Taxa de desemprego e taxa de criminalidade

Leia mais

TENSÃO E ESTRESSE ALVEOLAR - PAPEL DA PRESSÃO DE CONDUÇÃO. Werther Brunow de Carvalho

TENSÃO E ESTRESSE ALVEOLAR - PAPEL DA PRESSÃO DE CONDUÇÃO. Werther Brunow de Carvalho TENSÃO E ESTRESSE ALVEOLAR - PAPEL DA PRESSÃO DE CONDUÇÃO Werther Brunow de Carvalho werther.brunow@hc.fm.usp.br VENTILAÇÃO PULMONAR MECÂNICA & DEFORMAÇÃO PULMONAR Estresse: força por unidade de uma área

Leia mais

Função Pulmonar. Função Pulmonar OBJETIVOS. Fisiologia do Esforço Fisiopatologia Treinamento Físico AVALIAÇÃO FUNCIONAL RESPIRATÓRIA

Função Pulmonar. Função Pulmonar OBJETIVOS. Fisiologia do Esforço Fisiopatologia Treinamento Físico AVALIAÇÃO FUNCIONAL RESPIRATÓRIA Função Pulmonar Celso R F Carvalho FM - USP OBJETIVOS Função Pulmonar Fisiologia do Esforço Fisiopatologia Treinamento Físico AVALIAÇÃO FUNCIONAL RESPIRATÓRIA Testes clínicos que visam fornecer dados referentes

Leia mais

Anatomia e fisiologia respiratória. Ms. Roberpaulo Anacleto

Anatomia e fisiologia respiratória. Ms. Roberpaulo Anacleto Anatomia e fisiologia respiratória Ms. Roberpaulo Anacleto Fisiologia Respiratória FISIOLOGIA RESPIRATÓRIA Metabolismo e Objetivo Anatomia funcional do sistema respiratório Vias aéreas Ventilação pulmonar

Leia mais

DESCRITOR: Síndrome do desconforto respiratório aguda, SDRA, SARA Página: 1/11 Revisão: agosto Emissão: setembro Indexação:

DESCRITOR: Síndrome do desconforto respiratório aguda, SDRA, SARA Página: 1/11 Revisão: agosto Emissão: setembro Indexação: Página: 1/11 1. INTRODUÇÃO A Sindrome de Desconfoto Respiratório é frequente entre os pacientes critícos estando associada a alta morbiletalidade. Estudos recentes tem mostrado que a forma de ventilar

Leia mais

Fisioterapia em Terapia Intensiva: uma nova denominação para uma antiga especialidade

Fisioterapia em Terapia Intensiva: uma nova denominação para uma antiga especialidade Fisioterapia em Terapia Intensiva: uma nova denominação para uma antiga especialidade Intensive Care Physical Therapy: a new name for an old specialty MENEZES, Sara¹ A criação de uma especialidade ocorre,

Leia mais

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL (CDI) PROF. APARECIDO E. MORCELLI

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL (CDI) PROF. APARECIDO E. MORCELLI CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL (CDI) PROF. APARECIDO E. MORCELLI LIMITE O símbolo de limite para apresentarmos matematicamente a operação solicitada só foi utilizado pela primeira vez por Cauchy, no século

Leia mais

DRIVING PRESSURE: ALTERNATIVA DE VENTILAÇÃO PROTETORA NA SÍNDROME DA ANGÚSTIA RESPIRATÓRIA AGUDA

DRIVING PRESSURE: ALTERNATIVA DE VENTILAÇÃO PROTETORA NA SÍNDROME DA ANGÚSTIA RESPIRATÓRIA AGUDA DRIVING PRESSURE: ALTERNATIVA DE VENTILAÇÃO PROTETORA NA SÍNDROME DA ANGÚSTIA RESPIRATÓRIA AGUDA Danyllo Lucas de Lima Rodrigues 1, Jady Barbosa de Freitas 1, Luana Marques Hagge 1, Milena Cruz dos Santos

Leia mais

Fisiologia do Trato Respiratório

Fisiologia do Trato Respiratório Universidade Federal de Ouro Preto Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Departamento de Ciências Biológicas DECBI Fisiologia II (CBI-198) Fisiologia do Trato Respiratório Profª: Franciny Paiva

Leia mais

Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente. Enf.º Roberto Mendes

Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente. Enf.º Roberto Mendes Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente Enf.º Roberto Mendes Monitorizar CIPE Determinar: escrutinar em ocasiões repetidas ou regulares, alguém ou alguma coisa. Cada doente necessita de uma monitorização

Leia mais

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA PRELIMINAR

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA PRELIMINAR CURSOS PRÉ-CONGRESSO Ventilação mecânica invasiva no adulto: bases e aplicabilidade na prática fisioterapêutica Ventilação mecânica neonatal e pediátrica em situações especiais Reabilitação pulmonar: dos

Leia mais

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 COMPONENTE CURRICULAR: FISIOTERAPIA EM UTI

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 COMPONENTE CURRICULAR: FISIOTERAPIA EM UTI CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 COMPONENTE CURRICULAR: FISIOTERAPIA EM UTI CÓDIGO: Fisio 226 CH TOTAL: 60 HORAS PRÉ-REQUISITO: Fisioterapia

Leia mais

ANEXO II PARTILHA DO SIMPLES NACIONAL - INDÚSTRIA

ANEXO II PARTILHA DO SIMPLES NACIONAL - INDÚSTRIA ANEXO II PARTILHA DO SIMPLES NACIONAL - INDÚSTRIA Seção I: Receitas decorrentes da venda de mercadorias por elas industrializadas não sujeitas a substituição tributária, exceto as receitas decorrentes

Leia mais

AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE VITAL (CV) EM PACIENTES PORTADORES DE ESCOLIOSE TORÁCICA.

AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE VITAL (CV) EM PACIENTES PORTADORES DE ESCOLIOSE TORÁCICA. AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE VITAL (CV) EM PACIENTES PORTADORES DE ESCOLIOSE TORÁCICA. FABIANA MÁRCIA M. DA S. NASCIMENTO¹ CAMILLA OLIVEIRA FIRMINO¹ ELENILDO AQUINO DOS SANTOS² ELTON BARROS DO NASCIMENTO³ NEWTON

Leia mais

Introdução à Ventilação Mecânica Neonatal

Introdução à Ventilação Mecânica Neonatal Introdução à Ventilação Mecânica Neonatal Marinã Ramthum do Amaral R3 UTIP Orientação: Dr Jefferson Resende UTI neonatal HRAS www.paulomargoto.com.br 30/7/2008 Introdução O uso da ventilação pulmonar mecânica

Leia mais

METROLOGIA DE VENTILADORES MECÂNICOS

METROLOGIA DE VENTILADORES MECÂNICOS METROLOGIA DE VENTILADORES MECÂNICOS André Ribeiro Dias¹, Fernanda Lopes Ferreira¹, Mariana Bernardes da Silva Palma¹, Monalisa Felipe¹, Roberto Pizarro Sanches¹ 1 Faculdade Ciências da Saúde (FCS) Engenharia

Leia mais

Espirometria. Espirometria. Espirometria. Espirometria. Relembrando... Volume: quantidade de ar que entra ou sai do pulmão (L)

Espirometria. Espirometria. Espirometria. Espirometria. Relembrando... Volume: quantidade de ar que entra ou sai do pulmão (L) Definição O termo espirometria vem do latim espirare = respirar + metrum = medida É a medida do ar que entra e sai do pulmão Exame peculiar em medicina, pois exige: compreensão e colaboração do paciente

Leia mais

PROTOCOLO DE SEDAÇÃO

PROTOCOLO DE SEDAÇÃO Unidades de Terapia Intensiva da Disciplina de Anestesiologia, Dor e Medicina Intensiva UNIFESP / EPM / HSP PROTOCOLO DE SEDAÇÃO 1. A SEDAÇÃO DE PACIENTES CRÍTICOS AGITADOS DEVE SER INICIADA SOMENTE APÓS

Leia mais

VENTILAÇÃO MECÂNICA POR VOLUME. israel figueiredo junior

VENTILAÇÃO MECÂNICA POR VOLUME. israel figueiredo junior VENTILAÇÃO MECÂNICA POR VOLUME israel figueiredo junior VANTAGENS VC fornecido varia pouco quando a complacência e/ou resistência se alteram Variações no PIP gerada alertam para alterações na mecânica

Leia mais

CURSO DE HABILIDADES FISIOTERAPÊUTICAS EM TERAPIA INTENSIVA

CURSO DE HABILIDADES FISIOTERAPÊUTICAS EM TERAPIA INTENSIVA CURSO DE HABILIDADES FISIOTERAPÊUTICAS EM TERAPIA INTENSIVA 1. OBJETIVOS Oferecer formação específica em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Terapia Intensiva Desenvolver habilidades, capacitar para avaliação

Leia mais

Lígia Maria Coscrato Junqueira Silva Fisioterapeuta HBP/SP

Lígia Maria Coscrato Junqueira Silva Fisioterapeuta HBP/SP Ventilação Não Invasiva Lígia Maria Coscrato Junqueira Silva Fisioterapeuta HBP/SP Introdução Indicações Exacerbação da IRpA com ph 45mmHg e FR>25rpm Desconforto respiratório com uso da

Leia mais

Importantes propriedades da Média, da Variância e do Desvio Padrão:

Importantes propriedades da Média, da Variância e do Desvio Padrão: Importantes propriedades da Média, da Variância e do Desvio Padrão: É importantíssimo o perfeito conhecimento de algumas propriedades da Média, da Variância e do Desvio Padrão para resolver, com facilidade,

Leia mais

BÁSICO EM VENTILAÇÃO MECÂNICA ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROF. SERGIO CORREA DE GODOI

BÁSICO EM VENTILAÇÃO MECÂNICA ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROF. SERGIO CORREA DE GODOI BÁSICO EM VENTILAÇÃO MECÂNICA ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROF. SERGIO CORREA DE GODOI introdução Assistência ventilatória pode ser entendida como a manutenção da oxigenação e/ou da ventilação dos pacientes

Leia mais

VENTILAÇÃO MECÂNICA (RESPIRAÇÃO ARTIFICIAL) Enfº Esp. Diógenes Trevizan

VENTILAÇÃO MECÂNICA (RESPIRAÇÃO ARTIFICIAL) Enfº Esp. Diógenes Trevizan VENTILAÇÃO MECÂNICA (RESPIRAÇÃO ARTIFICIAL) Enfº Esp. Diógenes Trevizan Ventilação mecânica Método no suporte de pacientes críticos em terapia intensiva, não constituindo, uma terapia curativa. O emprego

Leia mais

Classif. Opção Nome Média Enem Situação 3 2 MIQUEIAS RAMOS DOS SANTOS 632,44 Pré-Selecionado em 2ª Chamada. Classif. Opção Nome Média Enem Situação

Classif. Opção Nome Média Enem Situação 3 2 MIQUEIAS RAMOS DOS SANTOS 632,44 Pré-Selecionado em 2ª Chamada. Classif. Opção Nome Média Enem Situação Ministério da Educação Programa Universidade para Resultado Processo Seletivo 1º semestre de 2018-2ª CHAMADA Instituição de Ensino Superior: 2023 FACULDADE DE GUANAMBI Local de Oferta: 1065295 CAMPUS FG

Leia mais

O TREINAMENTO DE RENDIMENTO DA NATAÇÃO E SUA REPERCUSSÃO PULMONAR EM ATLETAS DE 14 A 17 ANOS

O TREINAMENTO DE RENDIMENTO DA NATAÇÃO E SUA REPERCUSSÃO PULMONAR EM ATLETAS DE 14 A 17 ANOS REVISTA EPISTEME TRANSVERSALIS V. 4, N.1, 2013 1 O TREINAMENTO DE RENDIMENTO DA NATAÇÃO E SUA REPERCUSSÃO PULMONAR EM ATLETAS DE 14 A 17 ANOS Rodrigo Peixoto dos Santos 1 RESUMO A natação vem sendo ao

Leia mais

AFRF Exercícios Tele-Transmitido. Prof. Sérgio Altenfelder Estatística - 01

AFRF Exercícios Tele-Transmitido. Prof. Sérgio Altenfelder Estatística - 01 01. Para dados agrupados representados por uma curva de freqüências, as diferenças entre os valores da média, da mediana e da moda são indicadores da assimetria da curva. Indique a relação entre essas

Leia mais

Prof. Dr. José Roberto Fioretto UTI - Pediátrica - Botucatu - UNESP

Prof. Dr. José Roberto Fioretto UTI - Pediátrica - Botucatu - UNESP 1988 Prof. Dr. José Roberto Fioretto UTI - Pediátrica - Botucatu - UNESP Ventilação Pulmonar Mecânica Objetivos Fisiológicos Promover trocas gasosas pulmonares Aumentar volume pulmonar Reduzir trabalho

Leia mais

VNI. Indicações. Introdução

VNI. Indicações. Introdução VNI Introdução O fornecimento de suporte ventilatório por pressão positiva sem tubo endotraqueal foi estudado pela primeira vez na década de 1930 e agora é conhecido como ventilação não invasiva (VNI),

Leia mais

Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto SP Hospital da Criança e Maternidade CAPNOGRAFIA

Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto SP Hospital da Criança e Maternidade CAPNOGRAFIA Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto SP Hospital da Criança e Maternidade CAPNOGRAFIA Camila Lima de Moura Matos R3 Cirurgia Pediátrica Trabalho apresentado à Equipe de Anestesiologia Infantil

Leia mais

CUIDADOS INTENSIVOS (QUESTÕES DE 01 A 20)

CUIDADOS INTENSIVOS (QUESTÕES DE 01 A 20) CUIDADOS INTENSIVOS (QUESTÕES DE 01 A 20) 1) Como pode ser definida uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI): a) Área crítica destinada à internação de pacientes que requerem atenção profissional especializada

Leia mais

CONSELEITE MATO GROSSO DO SUL CONSELHO PARITÁRIO PRODUTORES/INDÚSTRIAS DE LEITE DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. RESOLUÇÃO Nº 01/2011

CONSELEITE MATO GROSSO DO SUL CONSELHO PARITÁRIO PRODUTORES/INDÚSTRIAS DE LEITE DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. RESOLUÇÃO Nº 01/2011 CONSELEITE MATO GROSSO DO SUL CONSELHO PARITÁRIO PRODUTORES/INDÚSTRIAS DE LEITE DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. RESOLUÇÃO Nº 01/2011 A diretoria do Conseleite Mato Grosso do Sul reunida no dia 11 de Fevereiro

Leia mais

Apresenta os seguintes parâmetros ajustáveis mínimos pelo usuário:

Apresenta os seguintes parâmetros ajustáveis mínimos pelo usuário: Folha: 0000 995894 - VENTILADOR PULMONAR Consu Pediátrico e adulto: - Gerador próprio de ar comprimido - Bateria interna com autonomia mínima de 2 horas - Suporte Ventilatório invasivo e não-invasivo -

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão

Procedimento Operacional Padrão Procedimento Operacional Padrão POP 018/2018 Unidade de Terapia Intensiva Geral (UTI Geral) Realização de Desmame de Ventilação Mecânica Versão 1.0 Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. HU-FURG

Leia mais

INTUBAÇÃO TRAQUEAL. Profª Enfª Luzia Bonfim

INTUBAÇÃO TRAQUEAL. Profª Enfª Luzia Bonfim INTUBAÇÃO TRAQUEAL Profª Enfª Luzia Bonfim Intubação traqueal consiste na introdução de um tubo na luz da traquéia. Pode ser realizada através das narinas (via nasotraqueal), boca (via orotraqueal) ou

Leia mais

Especificações técnicas Ventilador de cuidados intensivos bellavista 1000e

Especificações técnicas Ventilador de cuidados intensivos bellavista 1000e Especificações técnicas Ventilador de cuidados intensivos bellavista 1000e O ventilador de cuidados intensivos bellavista da Respiratory Care oferece tecnologia de ponta e uma interface de utilizador inovadora.

Leia mais

Exemplo 1: Sabemos que a média do nível sérico de colesterol para a população de homens de 20 a 74 anos é 211 mg/100ml.

Exemplo 1: Sabemos que a média do nível sérico de colesterol para a população de homens de 20 a 74 anos é 211 mg/100ml. Exemplo 1: Sabemos que a média do nível sérico de colesterol para a população de homens de 20 a 74 anos é 211 mg/100ml. O nível médio de colesterol da subpopulação de homens que são fumantes hipertensos

Leia mais

FISIOLOGIA RESPIRATÓRIA RICARDO LUIZ PACE JR.

FISIOLOGIA RESPIRATÓRIA RICARDO LUIZ PACE JR. FISIOLOGIA RESPIRATÓRIA RICARDO LUIZ PACE JR. Esta aula foi retirada do Cap. 12 do livro: Fisiologia do Exercício Energia, Nutrição e Desempenho 5ª edição William D. McArdle Frank I. Katch Victor L. Katch

Leia mais

Biofísica da Respiração

Biofísica da Respiração Biofísica da Respiração Estrutura e função do aparelho respiratório Mecânica da respiração Trocas gasosas Biofísica Medicina Veterinária FCAV/UNESP/Jaboticabal Funções do aparelho respiratório Respiração:

Leia mais

BiLevel/Ventiladores da Série 800

BiLevel/Ventiladores da Série 800 1 Opção BiLevel/Ventiladores da Série 800 Introdução A opção BiLevel (Figura 1) para Ventiladores da Série 800 é um modo combinado de ventilação que reúne os atributos de respiração mandatória e espontânea.

Leia mais

Estimador: combinação dos elementos da amostra, construída com a finalidade de representar, ou estimar, um parâmetro de interesse na população.

Estimador: combinação dos elementos da amostra, construída com a finalidade de representar, ou estimar, um parâmetro de interesse na população. Objetivo: tirar conclusões sobre uma população com base na informação de uma amostra. estimação testes de hipóteses Parâmetro metro: quantidades desconhecidas da população e sobre as quais temos interesse.

Leia mais

Instituto Federal do Maranhão PRÓ- REITORIA DE ENSINO

Instituto Federal do Maranhão PRÓ- REITORIA DE ENSINO Instituto Federal do Maranhão PRÓ- REITORIA DE ENSINO QUADRO DE VAGAS PARA OS CURSOS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO IFMA CAMPUS SÃO LUIS MONTE CASTELO Engenharia Elétrica Industrial Engenharia Civil Engenharia

Leia mais

PLANO DE AULA. 1 3 Tarantino, A.F.Doenças Pulmonares, 4ª ed Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1997

PLANO DE AULA. 1 3 Tarantino, A.F.Doenças Pulmonares, 4ª ed Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1997 PLANO DE AULA Disciplina: Fisioterapia Pneumológica e Cardiovascular Professor(a): Elder dos Santos Cavalcante Curso: Fisioterapia Semestre/Ano 4 Turma: Atividades temáticas Estratégias/bibliografia Semana

Leia mais

P R O C E D I M E N T O O P E R A C I O N A L P A D R Ã O

P R O C E D I M E N T O O P E R A C I O N A L P A D R Ã O Encaminhamos pela presente, Norma e Procedimento que implanta e define a sistemática de do HOSPITAL SANTA ROSA. Controle Nome/Cargo Assinatura Elaborado por: Revisado por: Aprovado por: Mara Lílian Soares

Leia mais

PERFIL DOS PACIENTES ATENDIDOS PELA FISIOTERAPIA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DO HOSPITAL DA PROVIDÊNCIA DE APUCARANA

PERFIL DOS PACIENTES ATENDIDOS PELA FISIOTERAPIA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DO HOSPITAL DA PROVIDÊNCIA DE APUCARANA PERFIL DOS PACIENTES ATENDIDOS PELA FISIOTERAPIA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DO HOSPITAL DA PROVIDÊNCIA DE APUCARANA VIALE, C. S. S.; SANTOS, K. K. V.; HAYASHI, D. Resumo: O objetivo deste trabalho

Leia mais

Princípios básicos de Reeducação Respiratória pós-avc

Princípios básicos de Reeducação Respiratória pós-avc Teleformação em Reabilitação I Curso de E-learning Enfermeiros não especialistas CSP ULS Castelo Branco Princípios básicos de Reeducação Respiratória pós-avc Formadores Catarina Freitas Enfª Chefe do Serviço

Leia mais

FISIOLOGIA RESPIRATÓRIA

FISIOLOGIA RESPIRATÓRIA FISIOLOGIA RESPIRATÓRIA SISTEMA RESPIRATÓRIO PARTE 1 SISTEMA RESPIRATÓRIO: ESTRUTURA E FUNÇÃO Anatomia do Sistema Respiratório Pressão Pleural e Alveolar Compliância dos Pulmões: FE, TS e Surfa Volumes

Leia mais

DESMAME DIFÍCIL. Versão eletrônica atualizada em Março 2009

DESMAME DIFÍCIL. Versão eletrônica atualizada em Março 2009 DESMAME DIFÍCIL Versão eletrônica atualizada em Março 2009 Definição Desmame: transição da ventilação artificial para a espontânea nos pacientes que permanecem em ventilação mecânica invasiva por tempo

Leia mais

ADUBAÇÃO DE MANUTENÇÃO COM NITROGÊNIO E FÓSFORO PARA A PRODUÇÃO DE FENO COM O CAPIM MASSAI (Panicum maximum CV. Massai)

ADUBAÇÃO DE MANUTENÇÃO COM NITROGÊNIO E FÓSFORO PARA A PRODUÇÃO DE FENO COM O CAPIM MASSAI (Panicum maximum CV. Massai) ADUBAÇÃO DE MANUTENÇÃO COM NITROGÊNIO E FÓSFORO PARA A PRODUÇÃO DE FENO COM O CAPIM MASSAI (Panicum maximum CV. Massai) Renata Freires Lima¹; José Antonio Maior Bono² ¹Acadêmica do Curso de Agronomia da

Leia mais

RESUMO. Palavras-chave: Acadêmicos de fisioterapia. Frequência cardíaca. Bicicleta ergométrica. Atividade física. INTRODUÇÃO

RESUMO. Palavras-chave: Acadêmicos de fisioterapia. Frequência cardíaca. Bicicleta ergométrica. Atividade física. INTRODUÇÃO COMPARAÇÃO DA FREQUÊNCIA CARDÍACA EM ACADÊMICOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA ANTES E APÓS ATIVIDADE FÍSICA COMPARISON OF HEART RATE IN STUDENTS OF PHYSICAL THERAPY COURSE BEFORE AND AFTER PHYSICAL ACTIVITY

Leia mais

MÉTODOS DE DESMAME DA VENTILAÇÃO MECÂNICA UTILIZADOS NA UTI DO HOSPITAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE TUBARÃO

MÉTODOS DE DESMAME DA VENTILAÇÃO MECÂNICA UTILIZADOS NA UTI DO HOSPITAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE TUBARÃO MÉTODOS DE DESMAME DA VENTILAÇÃO MECÂNICA UTILIZADOS NA UTI DO HOSPITAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE TUBARÃO Resumo Gisele Fiorin Longuinho 1 Marina Mônica Bahl 2 Este trabalho teve como objetivo analisar

Leia mais

D Uma decisão com um futuro DRÄGER EVITA INFINITY V500

D Uma decisão com um futuro DRÄGER EVITA INFINITY V500 D-76317-2013 Uma decisão com um futuro DRÄGER EVITA INFINITY V500 02 Como posso garantir que eu esteja preparado para o futuro? D-76319-2013 D-76325-2013 Decisão para uma terapia ventilatória de qualidade

Leia mais

COMPARAÇÃO DA FREQUÊNCIA CARDÍACA EM ACADÊMICOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA ANTES E APÓS ATIVIDADE FÍSICA

COMPARAÇÃO DA FREQUÊNCIA CARDÍACA EM ACADÊMICOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA ANTES E APÓS ATIVIDADE FÍSICA COMPARAÇÃO DA FREQUÊNCIA CARDÍACA EM ACADÊMICOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA ANTES E APÓS ATIVIDADE FÍSICA COMPARISON OF HEART RATE IN STUDENTS OF PHYSICAL THERAPY COURSE BEFORE AND AFTER PHYSICAL ACTIVITY

Leia mais

A moeda é honesta ou é desequilibrada? Qual é a probabilidade de "cara"no lançamento de uma moeda?

A moeda é honesta ou é desequilibrada? Qual é a probabilidade de carano lançamento de uma moeda? Qual é a probabilidade de "cara"no lançamento de uma moeda? Qual é a proporção de eleitores favoráveis ao candidato A? A moeda é honesta ou é desequilibrada? O candidato A tem até 50% das intenções de

Leia mais

LEISTUNG. PR4-g. Ventilador Pulmonar para Transporte e Emergência Neonatal, Pediátrico e Adulto

LEISTUNG. PR4-g. Ventilador Pulmonar para Transporte e Emergência Neonatal, Pediátrico e Adulto LEISTUNG PR4-g Neonatal, Pediátrico e Adulto Nosso compromisso com a vida A Leistung é mais que uma fabricante de ventiladores pulmonares para UTI e Emergência. Os ventiladores pulmonares Leistung, além

Leia mais

Testes de Aderência Testes de Independência Testes de Homogeneidade

Testes de Aderência Testes de Independência Testes de Homogeneidade Testes de Aderência Testes de Independência Testes de Homogeneidade 1 1. Testes de Aderência Objetivo: Testar a adequabilidade de um modelo probabilístico a um conjunto de dados observados Exemplo 1: Genética

Leia mais

Em aplicações práticas é comum que o interesse seja comparar as médias de duas diferentes populações (ambas as médias são desconhecidas).

Em aplicações práticas é comum que o interesse seja comparar as médias de duas diferentes populações (ambas as médias são desconhecidas). Em aplicações práticas é comum que o interesse seja comparar as médias de duas diferentes populações (ambas as médias são desconhecidas). Na comparação de duas populações, dispomos de duas amostras, em

Leia mais

VMNI na Insuficiência Respiratória Hipercápnica

VMNI na Insuficiência Respiratória Hipercápnica VMNI na Insuficiência Respiratória Hipercápnica Ricardo Goulart Rodrigues rgourod@uol.com.br Ventilação não invasiva com pressão positiva Suporte ventilatório sem intubação Ventilação não invasiva com

Leia mais

CUIDADO É FUNDAMENTAL

CUIDADO É FUNDAMENTAL R E V I S T A O N L I N E D E P E S Q U I S A CUIDADO É FUNDAMENTAL Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Anais do VII fórum nacional de mestrados profissionais

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA. DISCIPLINA: Tópicos em Enfermagem V Enfermagem em Cuidados Intensivos CÓDIGO: EFM069 COORDENADOR:

PROGRAMA DE DISCIPLINA. DISCIPLINA: Tópicos em Enfermagem V Enfermagem em Cuidados Intensivos CÓDIGO: EFM069 COORDENADOR: PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Tópicos em Enfermagem V Enfermagem em Cuidados Intensivos CÓDIGO: EFM069 COORDENADOR: CARGA HORÁRIA CARGA HORÁRIA CRÉDITOS INÍCIO TÉRMINO TEÓRICA PRÁTICA 45 15 04 VERSÃO

Leia mais

Polinômios. 2) (ITA-1962) Se x³+px+q é divisível por x²+ax+b e x²+rx+s, demonstrar que:

Polinômios. 2) (ITA-1962) Se x³+px+q é divisível por x²+ax+b e x²+rx+s, demonstrar que: Material by: Caio Guimarães Polinômios A seguir, apresento uma lista de vários exercícios propostos (com gabarito) sobre polinômios. Os exercícios são para complementar a vídeo-aula a respeito de polinômios

Leia mais

CASO DA INDÚSTRIA DE BONES

CASO DA INDÚSTRIA DE BONES CASO DA INDÚSTRIA DE BONES profdrconstantino@gmail.com A indústria de K-aba Ltda produz três tipos de produtos: Boné Standard, Pintado, Bordado. O quadro abaixo apresenta as quantidades produzidas e seus

Leia mais

CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO

CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO 16 TÍTULO: AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO FÍSICO EM PACIENTES CARDIOPATAS COM O USO DE PRESSÃO POSITIVA CONTÍNUA NAS VIAS AÉREAS (CPAP) REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. CATEGORIA: EM ANDAMENTO

Leia mais

Máquina de Anestesia Wato EX-30 Mindray

Máquina de Anestesia Wato EX-30 Mindray Máquina de Anestesia Wato EX-30 Mindray 2MEDWEX30 Características do produto: A máquina de anestesia Wato EX-30 é ideal para anestesia geral, tanto para pacientes pediátricos como pacientes adultos. Estável,

Leia mais

CURSO DE TECN OLOGI A DO VÁCUO

CURSO DE TECN OLOGI A DO VÁCUO FATEC-SP CURSO DE TECN OLOGI A DO VÁCUO Prof. Me. Francisco Tadeu Degasperi Janeiro de 2005 Agradeço a colaboração do Tecnólogo Alexandre Cândido de Paulo Foi Auxiliar de Docente do LTV da Fatec-SP Atualmente

Leia mais

Curso de Aperfeiçoamento de Fisioterapia em Terapia Intensiva DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA DO IMIP RECIFE

Curso de Aperfeiçoamento de Fisioterapia em Terapia Intensiva DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA DO IMIP RECIFE Curso de Aperfeiçoamento de Fisioterapia em Terapia Intensiva DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA DO IMIP RECIFE OUTUBRO/2016 1 COMISSÃO ORGANIZADORA Doralice R. G. Lima (Chefe do departamento de Fisioterapia)

Leia mais

CURSO DE VENTILAÇÃO MECÂNICA PEDIÁTRICA E NEONATAL

CURSO DE VENTILAÇÃO MECÂNICA PEDIÁTRICA E NEONATAL CURSO DE VENTILAÇÃO MECÂNICA PEDIÁTRICA E NEONATAL 1. OBJETIVO Capacitar profissionais que atendem no eixo pediátrico e neonatal como se portar em relação as particularidades da ventilação mecânica invasiva,

Leia mais

PROTOCOLO DE ANALGESIA

PROTOCOLO DE ANALGESIA Unidades de Terapia Intensiva da Disciplina de Anestesiologia, Dor e Medicina Intensiva UNIFESP / EPM / HSP PROTOCOLO DE ANALGESIA Antes de decidir sobre a escolha analgésica deve-se aplicar a escala de

Leia mais

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo SISTEMA CARDIO-RESPIRATÓRIO

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo SISTEMA CARDIO-RESPIRATÓRIO Escola Politécnica da Universidade de São Paulo SISTEMA CARDIO-RESPIRATÓRIO HENRIQUE TAKACHI MORIYA Escola Politécnica da Universidade de São Paulo SISTEMA CARDIO-RESPIRATÓRIO: FISIOLOGIA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO

Leia mais

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 PLANO DE CURSO

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 PLANO DE CURSO CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 Componente Curricular: Fisioterapia em Pneumologia Código: Fisio 219 Pré-requisito: Fisioterapia em Neurologia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS Coordenadoria de Ingresso na Graduação PROCESSO SELETIVO UFSCar 2013 SISU - Sistema de Seleção Unificada

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS Coordenadoria de Ingresso na Graduação PROCESSO SELETIVO UFSCar 2013 SISU - Sistema de Seleção Unificada Comparativo entre a nota de corte 1 visualizada pelo candidato na 1ª chamada do e as menores e maiores notas finais 2 ARARAS Nota de AGROECOLOGIA - Bacharelado - Integral 675,03 456,23 696,99 672,33 514,5

Leia mais

MATEMÁTICA DISCRETA E LÓGICA MATEMÁTICA PROF. APARECIDO EDILSON MORCELLI

MATEMÁTICA DISCRETA E LÓGICA MATEMÁTICA PROF. APARECIDO EDILSON MORCELLI MATEMÁTICA DISCRETA E LÓGICA MATEMÁTICA PROF. APARECIDO EDILSON MORCELLI CONSTRUÇÃO DA TABELA- VERDADE Dada a fórmula: {A [C (A C)]} Observamos três ocorrências de conectivos:,,. O último é a primeira

Leia mais

ESTÁTICA DOS CORPOS RÍGIDOS. Exercícios

ESTÁTICA DOS CORPOS RÍGIDOS. Exercícios ESÁICA DOS CORPOS RÍGIDOS Um caso particular de movimento é o repouso --- movimento nulo. Há repouso quando os agentes causadores do movimento se compensam ou equilibram. Daí se dizer que um corpo em repouso

Leia mais

Int In e t rpre rpr t e a t ç a ã ç o ã da Prov Pr a ov de função funç Pulmonar (PFP ( )

Int In e t rpre rpr t e a t ç a ã ç o ã da Prov Pr a ov de função funç Pulmonar (PFP ( ) Interpretação da Prova de função Pulmonar (PFP) Espirometria DEFINIÇÃO Spiro = respirar Metrum = medida - Medida da entrada e saída de ar dos pulmões. -registro gráfico da espirometria i espirografia -

Leia mais