Escola Secundária de Paços de Ferreira. Operações Bancárias. Trabalho realizado por: Tânia Leão nº 19 10ºS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Escola Secundária de Paços de Ferreira. Operações Bancárias. Trabalho realizado por: Tânia Leão nº 19 10ºS"

Transcrição

1 Escola Secundária de Paços de Ferreira Operações Bancárias Trabalho realizado por: Tânia Leão nº 19 10ºS

2 Introdução Neste trabalho vou caracterizar a actividade bancária, o que é um banco, a importância da actividade bancária no desenvolvimento de outras actividades, e o que é um titulo de credito, vou explicar o que é o cheque e tudo que o envolve e por fim a letra.

3 Noção e Classificação das operações Bancárias Noção de Banco Banco é uma instituição financeira que aceita depósitos e concede empréstimos. Dentre as principais funções dos bancos actualmente podemos destacar: Ä Depósitos: são as contas correntes ou poupança realizadas pelos depositantes; Ä Transacções: aceite de cheques, transferências entre contas correntes e pagamentos; Ä Empréstimos; Ä Cofres: guarda de valores para seus clientes; Ä Câmbio: troca de moedas estrangeiras. A importância da actividade bancária no desenvolvimento de outras actividades

4 É com os depósitos, as transacções e os empréstimos que um país se desenvolve, e se movimenta. Caracterização das operações passivas e activas As operações activas são: o desconto o redesconto o reporte a antecipação sobre títulos de mercadorias a abertura de crédito em conta corrente o crédito por aceite, por aval e outras garantias As Operações bancárias passivas são: os depósitos às ordem, a prazo e com pré-aviso a colocação de títulos a emissão do papel-moeda outras operações bancárias passivas Tipos de contas bancárias Em linguagem comum, a conta bancária é quando um indivíduo deposita dinheiro em alguma agência bancária ou instituição financeira (banco). O

5 indivíduo se torna o titular de uma conta bancária. Mas as contas possuem inúmeras finalidades e registram diversas outras operações como empréstimos, linha de crédito, controle de recursos governamentais, etc. Como o titular do dinheiro dá a posse ao banco, que imediatamente passa a utilizar seu dinheiro em suas próprias operações, ou então os transferiremos para o Banco Central, pode ocorrer de que quando o depositante vier a sacar seu saldo, não haja recursos disponíveis para tanto. É um caso extremo que no Brasil já ocorreu em várias ocasiões: o governo pode congelar ou bloquear o dinheiro ou tomá-lo para si (tributando-o integralmente, já que a Constituição proíbe o confisco); também ocorre do banco ir a falência ou ficar com a imagem comprometida por algum evento (crise de confiança) e sofrer uma onda de saques. Para diminuir essa possibilidade de desconfiança, o governo patrocina algumas formas de seguro de crédito para os depósitos em conta poupança, por exemplo. Assim, existem vários tipos de contas, entre elas: A conta de depósito à vista é o tipo mais usual de conta bancária. Nela, o dinheiro do depositante fica à sua disposição para ser sacado a qualquer momento. A conta de depósito a prazo é o tipo de conta onde o seu dinheiro só pode ser sacado depois de um prazo fixado por ocasião do depósito. A conta de poupança foi criada para estimular a economia popular e permite a aplicação de pequenos valores que passam a gerar rendimentos mensalmente.

6 Procedimento da abertura de uma conta bancária Dispor da quantia mínima exigida pelo banco, preencher a ficha-proposta de abertura de conta, que é o contrato firmado entre banco e cliente, e apresentar os originais dos seguintes documentos: no caso de pessoa física: - documento de identificação (carteira de identidade ou equivalente, como carteira profissional, carteira de trabalho ou certificado de reservista); - inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF); e - comprovante de residência. no caso de pessoa jurídica: - documento de constituição da empresa (contrato social e registro na junta comercial); - documentos que qualifiquem e autorizem os representantes, mandatários ou prepostos a movimentar a conta; - inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

7 A letra A letra é um dos títulos de pagamento e crédito mais usado pelas PME portuguesas. A letra, sendo um título de crédito pela qual uma determinada pessoa ou empresa ordena a outro o pagamento de uma certa importância, a si ou a uma terceira entidade. Ao ordenante do pagamento chamaremos de sacador da letra. À entidade que tem a obrigação de pagamento, define-se como sacado, que ao apor a sua assinatura na letra designar-se-á igualmente como aceitante. O pagamento da letra será o valor nominal da letra, e a data de pagamento, o vencimento da letra. A regulamentação deste título de crédito encontra-se na «Lei Uniforme sobre Letras e Livranças» (Dec.-Lei , de 30 de Abril de 1936). «A letra contém:

8 1. A palavra letra inserta no próprio texto do título e expressa na língua empregada para a redacção desse título; 2. O mandato puro e simples de pagar uma quantia determinada; 3. O nome daquele que deve pagar (sacado); 4. A época do pagamento; 5. A indicação do lugar em que se deve efectuar o pagamento; 6. O nome da pessoa a quem ou à ordem de quem deve ser paga; 7. A indicação da data em que e do lugar onde a letra é passada; 8. A assinatura de quem passa a letra (sacador).» A época de pagamento, que quando não estipulado, assume-se como letra pagável à vista. O lugar de pagamento, que quando não referenciado será o domicílio do sacado. Havendo divergência entre o valor da letra por algarismo e por extenso, prevalece o valor por extenso. O mesmo artigo 6.º também nos diz que se o valor da letra que a satisfizer estiver escrita por extenso e por algarismos, mais que uma vez, em ambas as condições, havendo divergências entre os mesmos, prevalecerá o valor mais pequeno. Para se obter uma maior garantia no pagamento da letra o sacador da mesma pode exigir ao sacado a prestação de um aval (artigos 30.º a 32.º da Lei Uniforme). A letra está sujeita, como outros títulos de crédito, a um conjunto de operações que permitem assim executar as diversas vontades entre as partes envolvidas na subscrição deste documento, a saber: saque, endosso, aceite, desconto, reforma, recâmbio e, por fim, o protesto. O saque é efectuado pelo sacador, em que este ordena ao sacado o pagamento de uma certa quantia na data de vencimento (sobre o vencimento da letra poderá ser consultado o capitulo V artigos 33. º a 41.º da Lei Uniforme.)

9 O endosso consiste na transmissão da letra a um terceiro pelo tomador ou portador da letra. A transmissão por endosso corresponde ao pagamento de uma dívida por meio de letra, daí que o endossado seja, geralmente, credor do endossante. Este último fica obrigado perante os endossados posteriores. Para efectivar o endosso, basta inscrever no verso da letra a expressão «pague-se a F ou à sua ordem» seguido da assinatura do endossante. O aceite é dado pelo sacado e consiste na declaração da responsabilidade deste pelo pagamento da letra na data do vencimento. Tal declaração de responsabilidade consiste apenas na assinatura do sacado na face da letra. O sacado, após ter aceite determinada letra, passa a designar-se aceitante. O desconto de letras é uma parte fundamental da existência da letra como título de crédito. O desconto realiza-se nos bancos comerciais e consiste na realização antecipada do seu valor, isto é, possibilita ao portador realizar o valor da letra antes do vencimento, pagando-se para tal juros e encargos relativos ao período compreendido entre a data da apresentação a desconto e o seu vencimento. Preenchimento correcto da letra e algumas dicas menos habituais

10 A - Local para a assinatura do aceitante, data do aceite ou outras indicações, tal como aceite parcial. A1 Caso o aceitante pretenda impedir o sacador de endossar a letra, deverá apor juntamente à sua assinatura a denominação Não à ordem. B - Local para preenchimento da denominação e morada do sacador, ou carimbo, desde que não tenha qualquer outro tipo de publicidade. C - Número fiscal do sacador. D - Local de pagamento/domiciliação da letra. Neste local deverá colocarse o número de conta a debitar conforme as regras da domiciliação de letras, em concreto o número que se deve colocar é o NIB, número de identificação bancária. O preenchimento deste campo é importante, na medida que o seu não preenchimento agravará substancialmente os encargos bancários com a letra. E - Nome do banco e localidade do seu balcão. F Número fiscal do sacado / aceitante. G - Deve existir um mapa que registe os dados fundamentais da letra para controlo do próprio aceitante. Os dados fundamentais são: nome do sacador, valor, domicílio, data de emissão e data de vencimento. Nesse registo o sacado deverá atribuir um número sequencial para cada aceite que faz. H - Local onde a letra é emitida e data da emissão da letra. I - Colocação da importância da letra em algarismos. J - Da mesma forma que o sacado deverá manter um mapa com o registo de letras a pagar, o sacador, deverá ter o mesmo registo de letras a receber, como os mesmos dados fundamentais do sacado, atribuindo por cada registo de saque um número sequencial. K - Campo usado exclusivamente pelo sacador para informações adicionais.

11 L - Neste local dever-se-á inscrever o vencimento da letra. Existem quatro formas de descrever a forma de vencimento da letra. L1 Formas de vencimento: 1 - Letra pagável à vista, inscrevendo-se no local de vencimento À vista, isto é, a letra é pagável no momento da sua apresentação, sempre dentro do prazo de um ano a contar da data de emissão. 2 - Letra pagável a certo termo de vista. É uma letra pagável num certo prazo, a contar da data do aceite, significando que o aceite deverá estar devidamente datado. Devendo inscrever-se no local de vencimento, por exemplo A 2 meses de vista. Exemplificando: uma letra emitida em 15 de Julho, vencer-se-á a 15 de Setembro. 3 - Letra pagável a certo termo de data. Determina-se o vencimento em função de um prazo de contado a partir da data do saque. Deverá inscreverse no local de vencimento A 1 mês de vista. Exemplificando, uma letra sacada em 10 de Fevereiro, vencer-se-á no dia 10 de Março. Se for sacada a 30 de Janeiro, vencer-se-á no dia 28 de Fevereiro ou 29, caso seja ano bissexto. 4 - O caso mais comum é letra pagável num dia fixado, bastando para o efeito colocar no local de vencimento uma determinada data. M - Campo onde se indica o motivo que originou o saque, geralmente o número de uma ou várias facturas, notas de débito, etc. A não indicação de qualquer referência poderá, eventualmente, presumir a existência de uma letra de favor, isto é, uma letra sacada sem qualquer sustentação comercial.

12 Geralmente as instituições bancárias são avessas a descontar este tipo de letras pelo elevado risco de incumprimento que as mesmas podem comportar. N - Deverá ser aqui colocada a ordem de pagamento com o valor por extenso. O - Assinatura dos sacadores e, se for caso disso, o respectivo carimbo da gerência. P - Nome e morada do sacado. Q - Local para leitura magnética, não devendo inscrever-se nada neste espaço. O aval pode ser completo, podendo dar-se no alongue da letra conforme exemplo, ou no verso da letra inscrevendo-se a seguinte denominação: Por aval ao aceitante, seguido da respectiva assinatura. O aval também pode ser incompleto. Neste caso, o avalista limita-se a assinar, tendo para o efeito fazê-lo no rosto do título conforme exemplificado no esquema. Para terminar este capítulo, regressemos ao desconto comercial, isto é, um contrato bilateral, em que o banco, sob proposta do cliente, adquire a propriedade da letra resultante da sua actividade comercial, cujo valor adianta. O banco cobra antecipadamente o juro da operação e reembolsa-se pela cobrança da letra no vencimento da mesma. O sacador, munido da letra, dirige-se à sua instituição bancária, preenchendo uma proposta de desconto disponibilizado pelo banco. O banco rejeita ou aceita a proposta de desconto. Por vezes, as empresas negoceiam um tecto para desconto de letras, facilitando assim o desconto. Caso esse tecto não tenha sido atingido, na prática os descontos são negociados casuisticamente, estando a empresa, sujeita à análise financeira da sua empresa, do aceitante, e porventura, a existência de um avalista.

13 Cheque Cheque é a ordem de pagamento dada pelo sacador (titular da conta) ao sacado (banco), para que este pague a si próprio ou a um terceiro (beneficiário) uma determinada quantia. Da respectiva noção resultam os seguintes intervenientes: Sacador a pessoa que dá a ordem de pagamento. Sacado o banco a quem e dada a ordem de pagamento. Beneficiário a pessoa a favor de quem reverte o valor do cheque. 1.Palavra cheque 2.Mandato de pagar 3.Quantia determinada (em algarismos e por extenso)

14 4.Nome do sacado (Banco) 5.Lugar de pagamento 6.Data e lugar da emissão 7.Número da conta 8.Número do cheque Principais intervenientes: Sacador: José António Silva Sacado: Banco Comercial Português Beneficiário: Direcção-geral do Tesouro Modalidades de emissão do cheque e formas de transmissão De acordo com o artigo 5 da LUC, são as seguintes as modalidades possíveis de emissão do cheque: À ordem o que contém o nome da pessoa a quem deve ser pago. Não à ordem o que contém o nome da pessoa a quem deve ser pago, seguido da cláusula: "não à ordem". Ao portador o que não contém o nome da pessoa a quem deve ser pago, podendo conter ou não a expressão "ao portador". Quanto à forma de transmissão, o artigo 14 da LUC prevê as seguintes modalidades: Ä À ordem é transmissível por meio de endosso. Ä Não à ordem não é transmissível por endosso. Este tipo de cheque contém a designação "não à ordem", normalmente à frente do nome do beneficiário.

15 Ä Ao portador pode ser endossado, mas geralmente é transmissível por tradição entrega pura e simples. Das três modalidades de cheques apresentadas, a que oferece maior segurança é o cheque não à ordem, pois não só obriga à identificação do beneficiário, como impede a sua transmissão por endosso. O cheque ao portador é o que oferece menor segurança, pois é pagável à pessoa que com ele se apresentar no banco. O cheque à ordem obriga à identificação do seu apresentante, mas permite a sua transmissão por endosso.

16 Noção e formas de endosso Endosso é o acto através do qual o beneficiário (endossante) transmite a um terceiro (endossado) todos os direitos inerentes ao cheque transmitido (art 160 da LUC). Como se efectua um endosso: O endosso deve ser escrito no verso do respectivo cheque ou numa folha ligada a este (anexo), quando já não houver lugar no verso do cheque. O endosso deve ser assinado pelo endossante (beneficiário que transmite o cheque), sendo nulo o endosso parcial. O mesmo cheque pode ser endossado um número ilimitado de vezes. Formas de endosso: Completo - quando o endossante designa o nome do endossado e formaliza a transmissão através da expressão "pague-se a... ",

17 indicando de seguida o nome do beneficiário, a expressão "ou à sua ordem", apondo a data e respectiva assinatura. Incompleto ou em branco quando o endossante não designa o nome do endossado, limitando-se a apor a assinatura. O aval e o pagamento O pagamento de um cheque pode ser garantido, no todo ou em parte do seu valor, por um aval. Aval é uma garantia dada por uma determinada pessoa (avalista), relativamente ao pagamento do cheque (no todo ou em parte) (art 250 da LUC). Pagamento o cheque é pagável à vista, isto é, no momento em que é apresentado a pagamento no banco respectivo. Se o cheque for apresentado a pagamento antes do dia indicado como data da emissão, é pagável no dia da apresentação (art.º 280 da LUC). O cheque deve ser apresentado a pagamento no prazo de oito dias a contar do dia indicado como data de emissão (art 290 da LUC). Caso o último dia do prazo coincida com o fim-de-semana ou feriado, este prolongase até ao primeiro dia útil seguinte (art 550 das LUC). Espécies de cheques relativamente á segurança No intuito de proporcionar uma maior segurança aos utentes, os cheques podem revestir as seguintes modalidades:

18 Cheque cruzado é o cheque em cuja face são traçadas duas linhas paralelas e transversais. O cruzamento do cheque pode ser: Geral quando consiste em dois traços paralelos, ou se entre eles está escrita a palavra "banqueiro" ou outra equivalente. O cheque com cruzamento geral terá de ser depositado na conta do beneficiário antes de ser levantado. Especial quando tem escrito entre os dois traços o nome do banco. Terá de ser depositado no banco cujo nome figura entre os dois traços. Só poderá ser levantado se o cruzamento for sobre o próprio banco sacado de que o beneficiário é cliente. Cheque para levar em conta é o cheque em cuja face se encontra aposta transversalmente a menção "para levar em conta" ou outra equivalente (art 390 da LUC). Daqui resulta que o sacado r ou o portador deste cheque podem proibir o seu pagamento em numerário.

19 A finalidade da utilização dos cheques apresentados é dar segurança aos seus portadores reduzindo ou eliminando os riscos de alguém poder levantar o valor dos cheques em caso de perda ou roubo. Existe, no entanto, outro tipo de segurança que diz respeito à garantia de provisão - cheque com cobertura - que é dada pelo cheque visado.

20 Conclusão Neste trabalho abordei tudo que era pedido, e fiquei a perceber melhor o que é a actividade bancária e tudo o que a envolve.

UFCD - 18 FORMADORA: Mª FERNANDA RAPOSO 1

UFCD - 18 FORMADORA: Mª FERNANDA RAPOSO 1 UFCD - 18 FORMADORA: Mª FERNANDA RAPOSO 1 6215- Código das Contas e Normas Contabilísticas Objetivos Gerais Identificar e movimentar as contas das classes 1 a 8 do Sistema de Normalização Contabilística

Leia mais

Letras e livranças. Características: Literalidade Circulabilidade Incorporação ou legitimação Autonomia

Letras e livranças. Características: Literalidade Circulabilidade Incorporação ou legitimação Autonomia Índice Letras e livranças... 3 Intervenientes na letra:... 4 Requisitos da letra... 5 Formas de transmissão da letra... 5 Aceite e aval... 6 O aval pode revestir duas formas:... 6 Livrança... 8 Existem

Leia mais

Escola Secundária de Paços de Ferreira. Letras e Livranças. Trabalho realizado por:

Escola Secundária de Paços de Ferreira. Letras e Livranças. Trabalho realizado por: Letras e Livranças Trabalho realizado por: Sandra Costa Nº 15 10ºS Cátia Nunes Nº 15 10ºS Maio 2008 1 Índice Introdução..3 Letra..4 Intervenientes na letra.5 Requisitos da letra.6 Formas de transmissão

Leia mais

ÁREA DE FORMAÇÃO: FAZER PAGAMENTOS CHEQUES

ÁREA DE FORMAÇÃO: FAZER PAGAMENTOS CHEQUES ÁREA DE FORMAÇÃO: FAZER PAGAMENTOS CHEQUES Índice Características Modalidades de emissão Endosso Encargos Consequências do uso indevido Cuidados a ter na emissão 2 Características Os cheques são um instrumento

Leia mais

DIREITO COMERCIAL ESQUEMAS DAS AULAS CAPÍTULO III PARTE I CAPÍTULO III - TÍTULOS DE CRÉDITO III

DIREITO COMERCIAL ESQUEMAS DAS AULAS CAPÍTULO III PARTE I CAPÍTULO III - TÍTULOS DE CRÉDITO III Docente: Pedro Dias Venâncio Gabinete: 3 Grupo: Direito Endereço electrónico: pvenancio@ipca.pt PARTE I CAPÍTULO III III - TÍTULOS DE CRÉDITO 1.Conceito, função e características 2. Letra de câmbio 3.

Leia mais

Instituições de Direito Público e Privado. Parte XII Notas Promissórias e Duplicatas

Instituições de Direito Público e Privado. Parte XII Notas Promissórias e Duplicatas Instituições de Direito Público e Privado Parte XII Notas Promissórias e Duplicatas 1. Títulos de Crédito Conceito e Generalidades Título de Crédito é um documento necessário para o exercício do direito

Leia mais

OUTROS DOCUMENTOS COMERCIAIS

OUTROS DOCUMENTOS COMERCIAIS A livrança É um título de crédito pelo qual o seu signatário (subscritor) se compromete a pagar ao seu credor beneficiário - ou à ordem deste uma determinada importância, numa certa data. A livrança são

Leia mais

Conhecimentos Bancários

Conhecimentos Bancários Conhecimentos Bancários Depósito à Vista Conta Corrente Professor Lucas Silva www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimentos Bancários DEPÓSITO À VISTA CONTA CORRENTE Instrumento de captação para instituições

Leia mais

Cheque administrativo ou cheque bancário ou cheque tesouraria (art.9º, III)

Cheque administrativo ou cheque bancário ou cheque tesouraria (art.9º, III) 1 Títulos de Crédito Sala 207 UNIP Títulos de Crédito VIII 29 de outubro Modalidades de Cheque Cheque visado (art.7º) - é o cheque em que o banco sacado a pedido do emitente ou do portador legitimado,

Leia mais

Aula de 16/03/15. a) Total; b) Parcial (resolução da sociedade em relação a um sócio).

Aula de 16/03/15. a) Total; b) Parcial (resolução da sociedade em relação a um sócio). Aula de 16/03/15 14. DISSOLUÇÃO DE SOCIEDADE CONTRATUAL - Espécies: a) Total; b) Parcial (resolução da sociedade em relação a um sócio). Todas as duas hipóteses podem ocorrer de forma judicial ou extrajudicial.

Leia mais

ASSUNTO: Regulamento do Sistema de Compensação Interbancária - SICOI. 17.º (Procedimentos e responsabilidades do participante apresentante/tomador)

ASSUNTO: Regulamento do Sistema de Compensação Interbancária - SICOI. 17.º (Procedimentos e responsabilidades do participante apresentante/tomador) Instruções do Banco de Portugal Instrução nº 37/2000 ASSUNTO: Regulamento do Sistema de Compensação Interbancária - SICOI. Considerando a necessidade de rever os motivos de devolução de cheques e documentos

Leia mais

Realizado por: Joana Fernandes nº 9 10º S

Realizado por: Joana Fernandes nº 9 10º S Realizado por: Joana Fernandes nº 9 10º S Índice Introdução..3 O que é um banco e a importância da actividade bancária no desenvolvimento de outras actividades. 4 Operações de credito 5 Tipos de contas

Leia mais

Conhecimentos Bancários

Conhecimentos Bancários Conhecimentos Bancários Abertura de Conta Corrente Professor Lucas Silva www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimentos Bancários Aula XX ABERTURA E MOVIMENTAÇÃO DE CONTA Para abertura de conta de depósitos

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Balanço Patrimonial. Títulos. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Balanço Patrimonial. Títulos. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Balanço Patrimonial Títulos Prof. Cláudio Alves As operações com títulos de crédito vieram facilitar a ocorrência de operações comerciais. Pode-se dizer que houve um enorme avanço nas

Leia mais

LETRA DE CÂMBIO. Armindo de Castro Júnior

LETRA DE CÂMBIO. Armindo de Castro Júnior Armindo de Castro Júnior E-mail: armindocastro@uol.com.br Facebook: Armindo Castro Homepage: www.armindo.com.br Celular/WhattsApp: (65) 99352-9229 HISTÓRICO Período Italiano Idade Média Câmbio Trajectício

Leia mais

NOTA PROMISSÓRIA 11.1 NOÇÃO

NOTA PROMISSÓRIA 11.1 NOÇÃO 11 NOTA 11.1 NOÇÃO Enquanto a letra de câmbio é uma ordem de pagamento, porque através dela o signatário (sacador) do título requisita a uma pessoa (sacado) o pagamento de uma soma, a nota promissória

Leia mais

Letra de Câmbio. Decreto nº 2.044, de 31 de dezembro de Decreto nº , de 25 de janeiro de Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda

Letra de Câmbio. Decreto nº 2.044, de 31 de dezembro de Decreto nº , de 25 de janeiro de Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda Letra de Câmbio Decreto nº 2.044, de 31 de dezembro de 1.908 Decreto nº 57.663, de 25 de janeiro de 1966 Histórico A letra de câmbio surgiu na Itália, nas corporações de mercadores e nos mercados e feiras

Leia mais

Requisitos essenciais - são requisitos de validade (art.1º) para ação de execução (esses requisitos não pode faltar, mas existe as exceções)

Requisitos essenciais - são requisitos de validade (art.1º) para ação de execução (esses requisitos não pode faltar, mas existe as exceções) 1 Títulos de Crédito Sala 207 UNIP Títulos de Crédito VII 19 de outubro Lei do cheque nº 7357/85 Cheque - ordem de pagamento a vista Partes - emitente ou passador Sacador - devedor - titular da conta bancária

Leia mais

Aula 06. ATOS CAMBIÁRIOS (cont.)

Aula 06. ATOS CAMBIÁRIOS (cont.) Turma e Ano: Empresarial B (2015) Matéria/Data: Aval (cont.). Títulos em espécie: Letra de câmbio (08/09/15) Professora: Carolina Lima Monitora: Márcia Beatriz Aula 06 Aval: ATOS CAMBIÁRIOS (cont.) Recapitulando:

Leia mais

Primeira Letra de Câmbio sacada em Medina del Campo Espanha em 1495

Primeira Letra de Câmbio sacada em Medina del Campo Espanha em 1495 LETRA DE CÂMBIO CONCEITO Letra de Câmbio é o título de crédito que representa uma ordem de pagamento de alguém (sacador) contra outrem (sacado) a favor de um terceiro (tomador). HISTÓRIA Origem provável:

Leia mais

Do saque, ou seja, da emissão da letra de câmbio, decorre o surgimento de três situações jurídicas distintas:

Do saque, ou seja, da emissão da letra de câmbio, decorre o surgimento de três situações jurídicas distintas: Direito Empresarial II 6º Semestre CURSO: DIREITO LETRA DE CÂMBIO HISTÓRICO DA LETRA DE CÂMBIO A Letra de Câmbio é uma ordem de pagamento. Do saque, ou seja, da emissão da letra de câmbio, decorre o surgimento

Leia mais

Condições Gerais

Condições Gerais ÍNDICE Condições Gerais.03 Artigo 1º Definições.03 Artigo 2º Garantias.03 Artigo 3º Capital Garantido.03 Artigo 4º Rendimento Garantido.03 Artigo 5º Duração do Contrato.03 Artigo 6º Prémio e Encargos de

Leia mais

Conhecimentos Bancários

Conhecimentos Bancários Conhecimentos Bancários Cheque Professor Lucas Silva Conhecimentos Bancários Aula XX CHEQUES CARACTERÍSTICAS BÁSICAS O cheque é uma ordem de pagamento à vista, porque deve ser pago no momento de sua apresentação

Leia mais

Apresentação para pagamento da letra à vista sem designação de prazo (art. 21 do

Apresentação para pagamento da letra à vista sem designação de prazo (art. 21 do PRINCIPAIS PRAZOS NOS DECRETOS N os 2.044, DE 31-12-1908 (Lei da Letra de Câmbio e da Nota Promissória) E 57.663, DE 24-1-1966 (Lei Uniforme em Matéria de Letras de Câmbio e Notas Promissórias) Ação por

Leia mais

Direito Empresarial

Direito Empresarial www.uniestudos.com.br Direito Empresarial Helder Goes Professor de Direito Empresarial do Universo de Estudos Advogado e Consultor Jurídico Graduado em Direito pela Universidade Tiradentes Especialista

Leia mais

1/13. JusNet 1/1931. (DG N.º 73, Série I, 29 Março 1934) Emissor: Outros Entrada em vigor: 8 Setembro 1934 Texto em versão original

1/13. JusNet 1/1931. (DG N.º 73, Série I, 29 Março 1934) Emissor: Outros Entrada em vigor: 8 Setembro 1934 Texto em versão original 1/13 Lei Uniforme relativa ao cheque, estabelecida pela Convenção assinada em Genebra a 19 de Março de 1931, aprovada em Portugal pelo Decreto-Lei n.º 23721, de 29 de Março de 1934, e confirmada e ratificada

Leia mais

VENCIMENTO PROTESTO EMISSÃO (SAQUE) ATOS EXCLUSIVOS ENDOSSO AVAL

VENCIMENTO PROTESTO EMISSÃO (SAQUE) ATOS EXCLUSIVOS ENDOSSO AVAL ATOS CAMBIÁRIOS VENCIMENTO ATOS COMUNS PAGAMENTO PROTESTO EMISSÃO (SAQUE) ATOS EXCLUSIVOS ACEITE ENDOSSO AVAL VENCIMENTO data em que o título se torna exigível PAGAMENTO forma usual de extinção de obrigação

Leia mais

UNIDADE 5 NOTA PROMISSÓRIA

UNIDADE 5 NOTA PROMISSÓRIA UNIDADE 5 NOTA PROMISSÓRIA Profª Roberta C. de M. Siqueira Direito Empresarial III ATENÇÃO: Este material é meramente informativo e não exaure a matéria. Foi retirado da bibliografia do curso constante

Leia mais

Conhecimentos Bancários. Item Cheque

Conhecimentos Bancários. Item Cheque Conhecimentos Bancários Item 2.1.1.2 - Cheque Conhecimentos Bancários Item 2.1.1.2 - Cheque Requisitos essenciais do cheque Lei 7.357/1985 - Artigos 1º e 2º LEI DO CHEQUE Item 2.1.1.2 - Cheque Requisitos

Leia mais

Anexo à Instrução nº 5/98 III - TELECOMPENSAÇÃO DE CHEQUES. 12º. (Objecto)

Anexo à Instrução nº 5/98 III - TELECOMPENSAÇÃO DE CHEQUES. 12º. (Objecto) Anexo à Instrução nº 5/98 III - TELECOMPENSAÇÃO DE CHEQUES 12º. (Objecto) Podem ser apresentados para telecompensação, em Lisboa, os cheques e documentos afins, conforme tipos e códigos constantes da Parte

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL. Títulos de Crédito Títulos em espécie Parte 1. Profª. Estefânia Rossignoli

DIREITO EMPRESARIAL. Títulos de Crédito Títulos em espécie Parte 1. Profª. Estefânia Rossignoli DIREITO EMPRESARIAL Títulos de Crédito Títulos em espécie Parte 1 Profª. Estefânia Rossignoli - São quatro os principais títulos existentes: letra de câmbio, nota promissória, duplicata e cheque. - É o

Leia mais

Conceito. Características literalidade é válido somente por aquilo que nele estiver. Princípios

Conceito. Características literalidade é válido somente por aquilo que nele estiver. Princípios Conceito documento formal com força executiva, representativo de dívi líqui e certa, sem qualquer dúvi, cuja circulação está desvincula do negócio que deu origem ao título. Características literalide é

Leia mais

Instituições de Direito Público e Privado. Parte XIII Letra de Câmbio e Cheque

Instituições de Direito Público e Privado. Parte XIII Letra de Câmbio e Cheque Instituições de Direito Público e Privado Parte XIII Letra de Câmbio e Cheque 1. Letra de Câmbio Conceito e Generalidades Letra de Câmbio A Letra de Câmbio é uma ordem de pagamento, sacada por um credor

Leia mais

Literalidade: a obrigação representada pelo título de crédito restringe-se àquilo que estiver nele escrito (não valem convenções em apartado);

Literalidade: a obrigação representada pelo título de crédito restringe-se àquilo que estiver nele escrito (não valem convenções em apartado); Resumo Aula-tema 04: Títulos de crédito Título de crédito é um documento necessário ao exercício de direito literal e autônomo nele contido. Trata-se de conceito inspirado na clássica concepção do italiano

Leia mais

LEI DE REGÊNCIA. Decreto n /66 Lei Uniforme. Lei Federal n /85 Lei do Cheque. Resolução n /2011 do Banco Central do Brasil

LEI DE REGÊNCIA. Decreto n /66 Lei Uniforme. Lei Federal n /85 Lei do Cheque. Resolução n /2011 do Banco Central do Brasil CHEQUE LEI DE REGÊNCIA Decreto n. 57.595/66 Lei Uniforme Lei Federal n. 7.357/85 Lei do Cheque Resolução n. 3.972/2011 do Banco Central do Brasil HISTÓRIA IDADE MÉDIA depósito de ouro nos ourives, que

Leia mais

TÍTULOS DE CRÉDITO ENDOSSO

TÍTULOS DE CRÉDITO ENDOSSO TÍTULOS DE CRÉDITO Armindo de Castro Júnior E-mail: armindocastro@uol.com.br Homepage: www.armindo.com.br Facebook: Armindo Castro Celular - WhatsApp: (65) 99352-9229 CONCEITO: forma de transmissão dos

Leia mais

TÍTULOS DE CRÉDITO ENDOSSO

TÍTULOS DE CRÉDITO ENDOSSO TÍTULOS DE CRÉDITO Armindo de Castro Júnior E-mail: armindocastro@uol.com.br Homepage: www.armindo.com.br Facebook: Armindo Castro Celular - WhatsApp: (65) 99352-9229 CONCEITO: forma de transmissão dos

Leia mais

ATOS CAMBIÁRIOS. PAGAMENTO forma usual de extinção de obrigação cambial

ATOS CAMBIÁRIOS. PAGAMENTO forma usual de extinção de obrigação cambial ATOS CAMBIÁRIOS ATOS CAMBIÁRIOS VENCIMENTO data em que o título se torna exigível PAGAMENTO forma usual de extinção de obrigação cambial PROTESTO ato extrajudicial pelo qual o credor prova a falta de aceite

Leia mais

1. Os valores telecompensados obedecem aos seguintes limites para comunicação da informação: SUBSISTEMA FECHO DAS SESSÕES NA SIBS

1. Os valores telecompensados obedecem aos seguintes limites para comunicação da informação: SUBSISTEMA FECHO DAS SESSÕES NA SIBS Anexo à Instrução nº 125/96 PARTE I - Definição de suportes 1. Os valores a telecompensar são transmitidos à entidade designada pelo Banco de Portugal de acordo com as regras e os procedimentos definidos

Leia mais

DIREITO NA ACTIVIDADE BANCÁRIA ( )

DIREITO NA ACTIVIDADE BANCÁRIA ( ) DIREITO NA ACTIVIDADE BANCÁRIA (9.06.2009) Este teste é constituído por três partes: - a primeira parte formada por 10 perguntas de escolha múltipla, valendo cada resposta certa 0,5 valores; - a segunda

Leia mais

LEI UNIFORME RELATIVA ÀS LETRAS E LIVRANÇAS. DL , de 30 de Abril de 1936 (Actualizado Artº 48º (Juros) até ) Título I - Das letras

LEI UNIFORME RELATIVA ÀS LETRAS E LIVRANÇAS. DL , de 30 de Abril de 1936 (Actualizado Artº 48º (Juros) até ) Título I - Das letras LEI UNIFORME RELATIVA ÀS LETRAS E LIVRANÇAS DL 26 556, de 30 de Abril de 1936 (Actualizado Artº 48º (Juros) até 2003-03-27) Título I - Das letras Capítulo I - Emissão e forma da letra Artigo 1.º A letra

Leia mais

f ÅâÄtwÉ W Üx àé VÉÅxÜv tä `öüv t cxä áátü

f ÅâÄtwÉ W Üx àé VÉÅxÜv tä `öüv t cxä áátü 1 QUESTÕES SOBRE TÍTULO DE CRÉDITO TOMO II 1. Como se opera a circulação das letras de câmbio? R.: Após o aceite do sacado, o beneficiário teria de, em tese, aguardar a data do vencimento para receber

Leia mais

Direito aplicado à logística

Direito aplicado à logística 6.4 LETRA DE CÂMBIO 6.4.1 Caracterização Eis um modelo de letra de câmbio: Regulada pela Lei nº 57.663/66 e parcialmente pelo Decreto nº 2.044/08 (Lei Uniforme), é uma ordem de pagamento à vista ou a prazo

Leia mais

Agenda. Personagens Essenciais. Conceito. Como deve ser um cheque. Modalidades. Pagamento de cheque. Cheque sem fundos

Agenda. Personagens Essenciais. Conceito. Como deve ser um cheque. Modalidades. Pagamento de cheque. Cheque sem fundos CHEQUES Agenda Personagens Essenciais Conceito Como deve ser um cheque Modalidades Pagamento de cheque Cheque sem fundos Personagens Essenciais SACADOR ou EMITENTE - pessoa que assina o cheque, aquele

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO. Aula 09 Planejamento Empresarial Através de Títulos de Crédito

PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO. Aula 09 Planejamento Empresarial Através de Títulos de Crédito PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO Aula 09 Planejamento Empresarial Através de Títulos de Crédito Professor Doutor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado Especializado

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL. Títulos de Crédito Endosso, aval e protesto Parte 1. Profª. Estefânia Rossignoli

DIREITO EMPRESARIAL. Títulos de Crédito Endosso, aval e protesto Parte 1. Profª. Estefânia Rossignoli DIREITO EMPRESARIAL Títulos de Crédito Endosso, aval e protesto Parte 1 Profª. Estefânia Rossignoli - Os títulos de crédito, para atenderem aos seus objetivos, possuem institutos que lhe são próprios e

Leia mais

2) Com relação às sociedades personificadas e não personificadas, assinale a

2) Com relação às sociedades personificadas e não personificadas, assinale a SIMULADO - MARATONA 1) Assinale a alternativa INCORRETA : a) a empresa tem natureza jurídica de sujeito de direito; b) a empresa é a atividade econômica organizada para a produção; ou circulação de bens

Leia mais

Ficha de Informação Normalizada para Depósitos Depósitos à Ordem

Ficha de Informação Normalizada para Depósitos Depósitos à Ordem Designação Condições de Acesso Conta Especial Emigrante Clientes Particulares, com idade superior a 18 anos, que sejam emigrantes portugueses, de acordo com legislação em vigor. A conta só pode ser co-titulada

Leia mais

AULA. Na aula anterior trataremos sobre: Na aula de hoje trataremos sobre: Estoque e Compras O QUE VEREMOS HOJE ead

AULA. Na aula anterior trataremos sobre: Na aula de hoje trataremos sobre: Estoque e Compras O QUE VEREMOS HOJE ead AULA 5 Estoque e Compras O QUE VEREMOS HOJE Na aula anterior trataremos sobre: 1. Obrigações acessórias 1.1. Escrituração Comercial, Fiscal e Contábil 2. Tributação das Pessoas Jurídicas Na aula de hoje

Leia mais

Sumário NOTA DO AUTOR PARTE GERAL TEORIA GERAL DOS TÍTULOS DE CRÉDITO

Sumário NOTA DO AUTOR PARTE GERAL TEORIA GERAL DOS TÍTULOS DE CRÉDITO Sumário NOTA DO AUTOR PARTE GERAL TEORIA GERAL DOS TÍTULOS DE CRÉDITO 1 ASPECTOS CONCEITUAIS 1 Crédito 2 Título 3 Outros títulos 4 Cambiaridade 5 Emissão e seus efeitos 5.1 Princípio da incorporação 6

Leia mais

Matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa Banco de Portugal (Rua do Ouro, 27, Lisboa)

Matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa Banco de Portugal (Rua do Ouro, 27, Lisboa) FICHA DE INFORMAÇÃO NORMALIZADA EM MATÉRIA DE CRÉDITO AOS CONSUMIDORES, EM CASO DE CONTRATAÇÃO À DISTÂNCIA GERAL INFORMAÇÃO PRÉ-CONTRATUAL A. ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO 1. Identificação da instituição

Leia mais

Publicado em Diário da República Iª Série, nº 51 de 30 de Março de 2017 AVISO N.º 03/2017

Publicado em Diário da República Iª Série, nº 51 de 30 de Março de 2017 AVISO N.º 03/2017 Publicado em Diário da República Iª Série, nº 51 de 30 de Março de 2017 AVISO N.º 03/2017 ASSUNTO: POLÍTICA MONETÁRIA - ISENÇÃO DE COMISSÕES NO ÂMBITO DOS SERVIÇOS MÍNIMOS BANCÁRIOS Considerando o desenvolvimento

Leia mais

Matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa Banco de Portugal (Rua do Ouro, 27, Lisboa)

Matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa Banco de Portugal (Rua do Ouro, 27, Lisboa) FICHA DE INFORMAÇÃO NORMALIZADA EM MATÉRIA DE CRÉDITO AOS CONSUMIDORES, EM CASO DE CONTRATAÇÃO À DISTÂNCIA GERAL INFORMAÇÃO PRÉ-CONTRATUAL A. ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO 1. Identificação da instituição

Leia mais

Banco Comparação das Tarifas dos Bancos

Banco Comparação das Tarifas dos Bancos Banco Comparação das Tarifas dos Bancos Mercantil e de Produtos e Serviços Tarifa Tarifa Tarifa Tarifa Tarifa Tarifa Tarifa Tarifa Tarifa Tarifa Conta Corrente - Abertura e Manutenção MT MT MT MT MT MT

Leia mais

Lei Uniforme relativa ao Cheque.

Lei Uniforme relativa ao Cheque. Lei Uniforme relativa ao Cheque www.odireitodigital.com Lei Uniforme relativa ao Cheque Estabelecida pela Convenção internacional assinada em Genebra em 19 de Março de 1931, aprovada em Portugal pelo Decreto-Lei

Leia mais

I. APRESENTAÇÃO A PAGAMENTO DE CHEQUES FURTADOS, ROUBADOS OU EXTRAVIADOS, SEGUIDOS DE FALSO ENDOSSO

I. APRESENTAÇÃO A PAGAMENTO DE CHEQUES FURTADOS, ROUBADOS OU EXTRAVIADOS, SEGUIDOS DE FALSO ENDOSSO I. APRESENTAÇÃO A PAGAMENTO DE CHEQUES FURTADOS, ROUBADOS OU EXTRAVIADOS, SEGUIDOS DE FALSO ENDOSSO 1/7 A) Caracterização da situação Têm surgido casos de furto, roubo ou extravio de cheques já preenchidos

Leia mais

Finanças Empresariais I

Finanças Empresariais I Finanças Empresariais I 7. Produtos/Instrumentos Financeiros de Curto Prazo Célia Oliveira 1 7.1.1. O desconto de letras 7.1.2. Os empréstimos titulados por livranças 7.2. A reforma de letras 7.4. O crédito

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Empresarial Objetivo / 2017 Aula: Endosso (Parte I) / Aula 35 Professor: Priscilla Menezes Monitora: Kelly Silva Aula 35

Curso/Disciplina: Direito Empresarial Objetivo / 2017 Aula: Endosso (Parte I) / Aula 35 Professor: Priscilla Menezes Monitora: Kelly Silva Aula 35 Curso/Disciplina: Direito Empresarial Objetivo / 2017 Aula: (Parte I) / Aula 35 Professor: Priscilla Menezes Monitora: Kelly Silva Aula 35 ENDOSSO é a maneira tradicional pelo qual os títulos de crédito

Leia mais

CLASSE 9 CONTAS EXTRAPATRIMONIAIS

CLASSE 9 CONTAS EXTRAPATRIMONIAIS Anexo à Instrução nº 15/98 CLASSE 9 CONTAS EXTRAPATRIMONIAIS As contas desta classe registam as responsabilidades ou compromissos assumidos pela instituição ou por terceiros perante esta e que não estão

Leia mais

UNIDADE 2 LETRA DE CÂMBIO

UNIDADE 2 LETRA DE CÂMBIO UNIDADE 2 LETRA DE CÂMBIO Profª Roberta C. de M. Siqueira Direito Empresarial III ATENÇÃO: Este material é meramente informativo e não exaure a matéria. Foi retirado da bibliografia do curso constante

Leia mais

PREÇÁRIO SIMPLIFICADO

PREÇÁRIO SIMPLIFICADO PREÇÁRIO SIMPLIFICADO Instituição Financeira Data de Entrada em Vigor: 18/04/2019 O Preçário Completo no apresenta um conjunto de informação relativa a totalidade das comissões e encargos pela prestação

Leia mais

ÁREA DE FORMAÇÃO: CONTRAIR CRÉDITO CRÉDITO AUTOMÓVEL

ÁREA DE FORMAÇÃO: CONTRAIR CRÉDITO CRÉDITO AUTOMÓVEL ÁREA DE FORMAÇÃO: CONTRAIR CRÉDITO Índice Finalidade do crédito automóvel Modalidades de crédito automóvel Ficha de Informação Normalizada (FIN) Montante e prazo Modalidade de reembolso Garantias Custos

Leia mais

VII - ELEMENTOS CONTABILÍSTICOS

VII - ELEMENTOS CONTABILÍSTICOS Anexo à Instrução nº 4/96 VII - ELEMENTOS CONTABILÍSTICOS 1. ELEMENTOS PARA PUBLICAÇÃO OFICIAL 1.1. Balanço de situação, relativo à actividade global, evidenciando os resultados provisórios, reportado

Leia mais

Ficha de Informação Normalizada para Depósitos Depósitos à ordem

Ficha de Informação Normalizada para Depósitos Depósitos à ordem Designação Condições de Acesso Modalidade Meios de Movimentação Conta Depósitos à Ordem Particulares Clientes Particulares, maiores de 18 anos Depósito à Ordem. Esta conta pode ser movimentada através

Leia mais

CURSO Delegado de Polícia Civil do Estado do Pará Nº 04. Títulos de Crédito

CURSO Delegado de Polícia Civil do Estado do Pará Nº 04. Títulos de Crédito CURSO Delegado de Polícia Civil do Estado do Pará Nº 04 DATA 05/07/2016 DISCIPLINA Empresarial PROFESSOR José Humberto Souto Júnior MONITOR Thaís da Mata AULA 04 - Títulos de Crédito (Cheque, Duplicata

Leia mais

E S C O L A S U P E R I O R D E G E S T Ã O D E T O M A R

E S C O L A S U P E R I O R D E G E S T Ã O D E T O M A R E S C O L A S U P E R I O R D E G E S T Ã O D E T O M A R GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE GESTÃO DE EMPRESAS GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO BANCÁRIA AUDITORIA E FISCALIDADE CONTABILIDADE GERAL II Sebenta

Leia mais

PREÇÁRIO SIMPLIFICADO

PREÇÁRIO SIMPLIFICADO PREÇÁRIO SIMPLIFICADO Banco Letshego Instituição Financeira Data de Entrada em Vigor: 29/03/2018 O Preçário Completo no Banco Letshego apresenta um conjunto de informação relativa a totalidade das comissões

Leia mais

AVISO N.º 02/2012 de 09 de Março

AVISO N.º 02/2012 de 09 de Março AVISO N.º 02/2012 de 09 de Março Havendo necessidade de promover a eficácia e transparência na prestação de serviços de pagamento, contribuindo para o aumento da confiança dos utilizadores do Sistema de

Leia mais

CLASSE 8 PROVEITOS POR NATUREZA. As contas desta classe registam os proveitos correntes do exercício.

CLASSE 8 PROVEITOS POR NATUREZA. As contas desta classe registam os proveitos correntes do exercício. Anexo à Instrução nº 15/98 CLASSE 8 PROVEITOS POR NATUREZA As contas desta classe registam os proveitos correntes do exercício. 80 - JUROS E PROVEITOS EQUIPARADOS Proveitos financeiros respeitantes à remuneração

Leia mais

AVISO N.º 09/2017 ASSUNTO: SISTEMA DE PAGAMENTOS DE ANGOLA

AVISO N.º 09/2017 ASSUNTO: SISTEMA DE PAGAMENTOS DE ANGOLA AVISO N.º 09/2017 ASSUNTO: SISTEMA DE PAGAMENTOS DE ANGOLA Prazos de Execução e de Disponibilização de Fundos Aplicáveis aos Movimentos de Depósitos à Ordem, Transferências e Remessas de Valores Havendo

Leia mais

Ficha de Informação Normalizada para Depósitos Depósitos à ordem

Ficha de Informação Normalizada para Depósitos Depósitos à ordem Designação Condições de Acesso Modalidade Meios de Movimentação Conta Depósitos à Ordem Particulares Clientes Particulares, maiores de 18 anos Depósito à Ordem. Esta conta pode ser movimentada através

Leia mais

DUPLICATA MERCANTIL. Partes: Com efeito, se alguém efetua a venda a prazo, pode emitir uma duplicata O vendedor será o adquirente. Natureza Jurídica:

DUPLICATA MERCANTIL. Partes: Com efeito, se alguém efetua a venda a prazo, pode emitir uma duplicata O vendedor será o adquirente. Natureza Jurídica: DUPLICATA MERCANTIL A DUPLICATA MERCANTIL É TITULO DE CRÉDITO CRIADO PELO DIREITO BRASILEIRO. A emissão da duplicata foi disciplina pela Lei 5474/68 O termo duplicata não pode ser interpretado ao Pé da

Leia mais

Ficha Técnica Informativa de produto financeiro (FTI) Depósito a Prazo

Ficha Técnica Informativa de produto financeiro (FTI) Depósito a Prazo Ficha Técnica Informativa de produto financeiro (FTI) Depósito a Prazo A. Elementos de identificação 1. Identificação da Instituição Depositária 1.1 Denominação Banco Económico S.A. 1.2 Endereço Rua do

Leia mais

Direito Empresarial. Aula 14. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho

Direito Empresarial. Aula 14. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Direito Empresarial Aula 14 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia

Leia mais

1/20. JusNet 1/1930. (DG N.º 73, Série I, 29 Março 1934) Entrada em vigor: 8 Setembro 1934 Texto em versão original

1/20. JusNet 1/1930. (DG N.º 73, Série I, 29 Março 1934) Entrada em vigor: 8 Setembro 1934 Texto em versão original 1/20 Lei Uniforme relativa às letras e livranças, estabelecida pela Convenção assinada em Genebra, em 7 de Junho de 1930, aprovada em Portugal pelo Decreto-Lei n.º 23721, de 29 de Março de 1934, e ratificada

Leia mais

Programa da disciplina de Direito Comercial I

Programa da disciplina de Direito Comercial I Universidade de Macau Faculdade de Direito Ano lectivo 2017/2018 Programa da disciplina de Direito Comercial I Regente: Mestre Augusto Teixeira Garcia Assistente: Mestre Miguel Quental Programa da disciplina

Leia mais

ROTEIRO OPERACIONAL DO CARTÃO BI CARD CONSIGNADO GOV. AMAZONAS

ROTEIRO OPERACIONAL DO CARTÃO BI CARD CONSIGNADO GOV. AMAZONAS 1. PUBLICO ALVO O publico alvo é constituído por servidores ativos e inativos do Governo do Estado do Amazonas com o objetivo de concessão do Cartão BI CARD possibilitando saque antecipado, saques eletrônicos,

Leia mais

Escola Secundária de Paços de Ferreira. Módulo 9. Trabalho realizado por: Mafalda Neves 10ºS Nº 11 2007/200

Escola Secundária de Paços de Ferreira. Módulo 9. Trabalho realizado por: Mafalda Neves 10ºS Nº 11 2007/200 Escola Secundária de Paços de Ferreira Módulo 9 Trabalho realizado por: Mafalda Neves 10ºS Nº 11 2007/200 Índice Introdução...3 Banco 4 Operações activas e passivas.6 Tipos de contas bancárias 12 Procedimentos

Leia mais

Aula 07. LETRA DE CÂMBIO (cont.) A letra de câmbio tem as seguintes espécies de vencimento (data para pagamento):

Aula 07. LETRA DE CÂMBIO (cont.) A letra de câmbio tem as seguintes espécies de vencimento (data para pagamento): Turma e Ano: Empresarial B (2015) Matéria/Data: Letra de Câmbio: vencimento. Nota Promissória: sujeitos e vencimento (15/09/15) Professora: Carolina Lima Monitora: Márcia Beatriz Aula 07 LETRA DE CÂMBIO

Leia mais

Caio de Oliveira Desiderio

Caio de Oliveira Desiderio Caio de Oliveira Desiderio Fatura Documento descritivo da compra e venda mercantil ou da prestação de serviços que contém a indicação da quantidade, qualidade e preço do produto ou serviço. É obrigatória

Leia mais

Ficha de Informação Normalizada para Depósitos Depósitos à Ordem

Ficha de Informação Normalizada para Depósitos Depósitos à Ordem Designação Condições de Acesso Modalidade Meios de Movimentação Conta Completa Clientes Particulares, maiores de 18 anos, que sejam trabalhadores por conta de outrem e que aceitem domiciliar ou transferir,

Leia mais

Ficha Técnica Informativa de produto financeiro (FTI) Depósito a prazo

Ficha Técnica Informativa de produto financeiro (FTI) Depósito a prazo Ficha Técnica Informativa de produto financeiro (FTI) Depósito a prazo A. Elementos de identificação 1. Identificação da Instituição Depositária 1.1 Denominação Banco Económico S.A. 1.2 Endereço Rua do

Leia mais

Caderno de Exercícios de Direito Empresarial III (Títulos de Crédito) Prof.: Alberto José do Patrocínio

Caderno de Exercícios de Direito Empresarial III (Títulos de Crédito) Prof.: Alberto José do Patrocínio Caderno de Exercícios de Direito Empresarial III (Títulos de Crédito) Prof.: Alberto José do Patrocínio Estudo n.º 1. 1) Classifique crédito quanto a sua utilização. 2) Porque podemos dizer que título

Leia mais

CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº

CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº 350529 Lei Uniforme relativa a Letras e Livranças Todos os direitos reservados à DATAJURIS, Direito e Informática, Lda. É

Leia mais

A3 - CONCEITOS BANCÁRIOS

A3 - CONCEITOS BANCÁRIOS A3 - CONCEITOS BANCÁRIOS BANCOS Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a

Leia mais

Índice: Letra 2 e 3 Livrança 4 e 5 Operações Bancárias 6 a 8 Cheque

Índice: Letra 2 e 3 Livrança 4 e 5 Operações Bancárias 6 a 8 Cheque Índice: Letra 2 e 3 Livrança 4 e 5 Operações Bancárias 6 a 8 Cheque 1 Letra: Definição de Letra: A letra é um titulo de crédito à ordem, sujeito a formalidades, através das quais uma pessoa sacador ordena

Leia mais

Lei uniforme relativa a Letras e Livranças

Lei uniforme relativa a Letras e Livranças Lei uniforme relativa a Letras e Livranças www.odireitodigital.com Lei uniforme relativa a Letras e Livranças Estabelecida pela Convenção internacional assinada em Genebra em 7 de Junho de 1930, aprovada

Leia mais

ÁREA DE FORMAÇÃO: CONTRAIR CRÉDITO CRÉDITO À HABITAÇÃO

ÁREA DE FORMAÇÃO: CONTRAIR CRÉDITO CRÉDITO À HABITAÇÃO ÁREA DE FORMAÇÃO: CONTRAIR CRÉDITO CRÉDITO À HABITAÇÃO Índice Finalidades do crédito à habitação Avaliação da capacidade financeira Ficha de Informação Normalizada Europeia (FINE) Prazo Modalidades de

Leia mais

CADERNOS DO BANCO DE PORTUGAL

CADERNOS DO BANCO DE PORTUGAL CADERNOS DO BANCO DE PORTUGAL 3 CHEQUES REGRAS GERAIS Sistemas de Pagamentos Os cadernos do Banco de Portugal têm por finalidade exclusiva a informação do público em geral, não se destinando a ser utilizados

Leia mais

HISTÓRIA TÍTULO ESSENCIALMENTE BRASILEIRO

HISTÓRIA TÍTULO ESSENCIALMENTE BRASILEIRO DUPLICATA HISTÓRIA TÍTULO ESSENCIALMENTE BRASILEIRO CÓDIGO COMERCIAL DE 1850 (art. 219) = exigia a emissão de FATURA na venda mercantil a prazo que era emitida em 2 vias: uma ficava com o vendedor e outra

Leia mais

TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERAL

TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERAL TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERAL Armindo de Castro Júnior E-mail: armindocastro@uol.com.br Homepage: www.armindo.com.br Facebook: Armindo Castro Celular: (65) 99352-9229 Noção de Crédito VENDA A PRAZO:

Leia mais

PREÇÁRIO O Preçário pode ser consultado nos balcões do Bando da África Ocidental e no site Data de entrada em vigor: 01/01/2018

PREÇÁRIO O Preçário pode ser consultado nos balcões do Bando da África Ocidental e no site  Data de entrada em vigor: 01/01/2018 PREÇÁRIO 2018 O Preçário pode ser consultado nos balcões do Bando da África Ocidental e no site www.bao.gw O presente Preçário contém 20 páginas ÍNDICE PARTICULARES 1. Contas 1.1. Depósitos à Ordem 1.2.

Leia mais

ROTEIRO OPERACIONAL DO CARTÃO BI CARD CONSIGNADO GOV. RIO DE JANEIRO

ROTEIRO OPERACIONAL DO CARTÃO BI CARD CONSIGNADO GOV. RIO DE JANEIRO 1. PUBLICO ALVO O publico alvo é constituído por servidores ativos e inativos do Governo do Estado do Rio de Janeiro com o objetivo de concessão do Cartão BI CARD possibilitando saque antecipado, saques

Leia mais

Condições Gerais

Condições Gerais ÍNDICE Condições Gerais.03 Artigo 1º Definições.03 Artigo 2º Garantias.03 Artigo 3º Capital Garantido.03 Artigo 4º Rendimento Mínimo Garantido.03 Artigo 5º Duração do Contrato.03 Artigo 6º Prémios e Encargos

Leia mais

PARTE GERAL TEORIA GERAL DOS TÍTULOS DE CRÉDITO

PARTE GERAL TEORIA GERAL DOS TÍTULOS DE CRÉDITO PARTE GERAL TEORIA GERAL DOS TÍTULOS DE CRÉDITO 1 ASPECTOS CONCEITUAIS 1 Crédito 2 Título 3 Outros títulos 4 Cambiaridade 5 Emissão e seus efeitos 5.1 Princípio da incorporação 6 Obrigações representáveis

Leia mais

TEORIA GERAL DOS TÍTULOS DE CRÉDITO

TEORIA GERAL DOS TÍTULOS DE CRÉDITO TEORIA GERAL DOS TÍTULOS DE CRÉDITO 1 Conceito Segundo Cesare Vivante: documento necessário para o exercício do direito, literal e autônomo, nele mencionado. 2 Princípios Cartularidade Literalidade Autonomia

Leia mais

CONCEITO O ARTIGO 887 DO CCB: CONTIDO DOCUMENTO NECESSÁRIO PARA O EXERCÍCIO DO DIREITO LITERAL E AUTÔNOMO NELE MENCIONADO (VIVANTE)

CONCEITO O ARTIGO 887 DO CCB: CONTIDO DOCUMENTO NECESSÁRIO PARA O EXERCÍCIO DO DIREITO LITERAL E AUTÔNOMO NELE MENCIONADO (VIVANTE) O ARTIGO 887 DO CCB: CONTIDO DOCUMENTO NECESSÁRIO PARA O EXERCÍCIO DO DIREITO LITERAL E AUTÔNOMO NELE MENCIONADO (VIVANTE) CARACTERÍSTICAS CARTULARIDADE a necessidade de exibição LITERALIDADE vale pelo

Leia mais

Ficha Técnica Informativa de produto financeiro (FTI) Depósito a Prazo

Ficha Técnica Informativa de produto financeiro (FTI) Depósito a Prazo Ficha Técnica Informativa de produto financeiro (FTI) Depósito a Prazo A. Elementos de identificação 1. Identificação da Instituição Depositária 1.1 Denominação Banco Económico S.A. 1.2 Endereço Rua do

Leia mais

Ficha Técnica Informativa de produto financeiro (FTI) Crédito a Curto Prazo Normal

Ficha Técnica Informativa de produto financeiro (FTI) Crédito a Curto Prazo Normal Ficha Técnica Informativa de produto financeiro (FTI) Crédito a Curto Prazo Normal A. Elementos de identificação 1. Identificação da Instituição Financeira 1.1 Denominação Standard Bank de Angola, SA 1.2

Leia mais