Dicas na Liberação Aduaneira de Embarque de Importação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Dicas na Liberação Aduaneira de Embarque de Importação"

Transcrição

1 Dicas na Liberação Aduaneira de Embarque de Importação

2 Como Evitar Problemas, Multas, Atrasos e Custos Extras em uma Importação?

3 Apresentação do Professor Professora: Ariane Canestraro. Administradora de empresas com ênfase em Comércio Exterior, pós-graduada em Comércio Exterior, instrutora de Cursos para Entidades como Abracomex, FIEP, FIAC, Instituto Mercosul.Grande experiência com o mercado internacional, através de atividades desenvolvidas como Procurement, Abertura de Mercado, Agenciamento de Cargas, Importação, Exportação, Logística Internacional, Câmbio. Participação em Feiras Internacionais e visitas a clientes e fornecedores a mais de 20 países. Consultora de Comércio Exterior - Trabalhou em Empresas como Renault do Brasil, Grupo Tecumseh, American Glass, Citibank, Banco Itaú, DW Logistics, Riffel Motopeças, ocupando posições de liderança e gestão.

4 Tópicos a serem abordados: Planejamento de Compra. Programação do Embarque. Embarque. Liberação Aduaneira e Pós Embarque.

5 Planejamento de Compra Eleger e aplicar o Incoterm Adequado. Incoterm - International Commercial Terms Termos Internacionais de Comércio - servem para definir, dentro da estrutura de um contrato de compra e venda internacional, os direitos e obrigações recíprocos do exportador e do importador, estabelecendo um conjunto-padrão de definições e determinando regras e práticas neutras, como por exemplo, onde o exportador deve entregar a mercadoria, quem paga o frete, quem é o responsável pela contratação do seguro.

6 Saber identificar nos Incoterms as diferenças e implicações nos custos e riscos. Incoterms 2010: EXW - Ex Works FOB Free on Board FCA Free Carrier CFR Cost and Freight CPT Carriage Paid to CIF Cost, Insurance and Freight CIP Carriage and Insurance paid to DAP Delivery at Place DDP Delivery Duty Paid FAS Free Alongside Ship DAT Delivery at Terminal

7 Relembrando os Incoterms: EXW Ex Works (livre na fábrica): O vendedor/ exportador tem a única obrigação de deixar as mercadorias em sua fábrica ou armazém à disposição do comprador/importador. FOB Free on Board (Livre a Bordo): O vendedor/ exportador tem a obrigação de entregar as mercadorias, já liberadas pela aduana na origem, a bordo do navio. FCA Free Carrier (Livre no Carregamento): O vendedor/ exportador tem a obrigação de entregar as mercadorias, já liberadas pela aduana na origem, no lugar solicitado pelo comprador/importador.

8 CFR Cost and Freight (Custo e Frete): A obrigação do vendedor/exportador é de entregar as mercadorias, já liberadas pela aduana na origem, no porto de destino. CPT Carriage Paid to (Transporte Pago Até): A obrigação do vendedor/exportador é de entregar as mercadorias, já liberadas pela aduana na origem, no lugar acordado entre ele e o comprador/importador. CIF Cost, Insurance and Freight (Custo, Seguro e Frete): O vendedor/exportador tem a obrigação de entregar as mercadorias, já liberadas pela aduana na origem, no porto de destino.

9 CIP Carriage and Insurance paid to (Transporte e Seguros Pagos): O vendedor/exportador tem a obrigação de entregar as mercadorias, já liberadas pela aduana, no lugar acordado com o comprador / importador. DDP Delivery Duty Paid (Entregue com Direitos Pagos): O vendedor/exportador tem a obrigação de entregar as mercadorias, já liberadas pela aduana da origem, no lugar acordado com o comprador/importador, com todas as despesas e os impostos pagos.

10 Emitir o Pedido de Compra corretamente, com todas as especificações necessárias. Comumente, um Pedido de Compra contém os seguintes dados: Nome e endereço completo do Importador. Nome e endereço completo do Exportador. Número e data do pedido. Número de cotação, se houver. Incoterm. Forma de pagamento. Especificação da mercadoria, com quantidade. Prazo para entrega da mercadoria. Moeda da transação.

11 Preço unitário e preço total. Condições comerciais. Condições de embarque. Garantias. Certificações. Licenças.

12 Programação do Embarque Efetuar a classificação fiscal de mercadorias de forma correta. Nomenclatura Comum do Mercosul NCM. Serviu de base para a criação da tarifa aduaneira utilizada pelos países do Mercosul, denominada TEC Tarifa Externa Comum. Composta de 8 dígitos. Como classificar? O que é? Para que serve? Do que é feito?

13 Verificar a necessidade de LI prévia ao embarque, bem como, demais exigências. Regulamento Aduaneiro - Decreto 6.759, de 06 de Fevereiro de Portaria SECEX n. 23, de 14 de Julho de 2011 e suas alterações. Instrução Normativa SRF no. 680/06, de Resoluções e Circulares específicas por assuntos referente à questão cambial, emitidas pelo Banco Central do Brasil.

14 Eleger o meio de transporte adequado àquele embarque: Aéreo urgências x tarifas premium. Marítimo LCL / FCL. Rodoviário. Ferroviário.

15 Homologar parceiros logísticos (Agente de carga, Despachante) competentes e eficazes. Eleger as melhores rotas de transporte: Aeroportos Voos Diretos Transbordos Permisos Instruir o embarque de forma clara e com o máximo de dados e detalhes - Instrução de Embarque/Booking. Acordar com o parceiro logístico, previamente ao embarque, o free time do destino e o valor da demurrage.

16 Embarque Conferir minuciosamente a documentação principalmente a instrutiva do Despacho Aduaneiro (Fatura Comercial, Packing List, Conhecimento de Embarque e Certificado de Origem, se for o caso), de acordo com a legislação vigente, inclusive o Siscarga (CE Mercante). Exemplo uma Fatura Comercial / Invoice deve conter: Número e data. Nome e endereço completo do exportador e do importador. Consignatário com o endereço completo e telefone. Notificado com o endereço completo e telefone. CNPJ do importador.

17 Descrição completa da mercadoria. Dimensão de embalagem e quantidade de caixas/ containers com marcações. País de aquisição (onde a mercadoria foi adquirida para ser exportada ao Brasil). País de origem (onde a mercadoria foi produzida ou sofreu a última transformação). País de procedência (onde se encontrava a mercadoria no momento de sua aquisição). Peso líquido (o peso da mercadoria livre da embalagem). Peso bruto (peso da mercadoria mais a embalagem). Valor unitário. Valor total com Incoterm. Valor total do frete e demais despesas, se for o caso.

18 Valor de descontos, se houver. Condições e moeda de pagamento. N.C.M. Dados bancários para pagamento. Nome e endereço de representante no Brasil, se existir, e percentual de comissão a ser paga. Assinatura, em tinta azul, com o nome legível e o cargo de quem assinou (para definição de responsabilidades). Outros detalhes que se façam necessários de acordo com o Pedido de Compras.

19 Zelar para que os documentos originais cheguem no país antes do desembaraço aduaneiro, corretos, devidamente assinados em tinta azul com carimbo e título da pessoa que assinou. Em caso de negociação baseada em Carta de Crédito, e que necessitem de endosso, providenciar em tempo hábil, inclusive o eletrônico (Siscarga). Definir o local de Desembaraço Aduaneiro (zona primária/ zona secundária). Programar as remoções, se for o caso, em tempo hábil.

20 Efetuar o correto enquadramento fiscal, informando o Despachante. Verificar prazo de pagamento e se tem necessidade de registro no RDE-ROF. Acompanhar o embarque -> Follow up.

21 Liberação Aduaneira e Pós Embarque Provisionar valores para débitos de tributos e demais despesas. Conferir a Declaração de Importação. Acompanhar vistoria de carga, em caso de parametrização em canal vermelho, oferecendo detalhes, laudos e tudo que se fizer necessário para a rápida liberação da carga por parte da aduana. Solicitar emissão de Nota Fiscal de Entrada. Devolver o container e avisar os envolvidos. Efetuar o correto registro no Siscoserv. Arquivar documentos por 5 anos.

22 Resumo Final Vimos que fazer um bom planejamento de compra, nos levará a ter documentos e mercadoria de acordo com o que se espera. Fazer uma programação de embarque, tentando se prever todas as variáveis e detalhes importantes, nos faz proativos evitando muitos problemas. Controlar o embarque e suas peculiaridades, envolvendo todas as figuras importantes no processo, faz com que se tenha sucesso na operação como um todo. É ainda nosso papel instruir todos os dados para que a liberação aduaneira aconteça de forma eficaz, zelando também pelo pós embarque. Desta forma, teremos sucesso em uma importação, evitando atrasos, armazenagens indevidas e demais custos extras.

23 Contatos Portal de Ensino: Facebook: Telefone:

COMO REDUZIR CUSTOS E PROBLEMAS COM TRANSPORTE INTERNACIONAL E LOGÍSTICA

COMO REDUZIR CUSTOS E PROBLEMAS COM TRANSPORTE INTERNACIONAL E LOGÍSTICA COMO REDUZIR CUSTOS E PROBLEMAS COM TRANSPORTE INTERNACIONAL E LOGÍSTICA INSTITUTO MERCOSUL Ariane Canestraro a. Eleger o melhor meio de Transporte: Aéreo urgências x tarifas premium Marítimo LCL / FCL

Leia mais

Formação de Agente de Carga Internacional Telefone

Formação de Agente de Carga Internacional Telefone Formação de Agente de Carga Internacional Telefone 0800.7183810 Objetivo: Habilitar os participantes para exercer a profissão de Agente de Cargas, que é o responsável pelo planejamento e a intermediação

Leia mais

Logística. Oliveira, Felipe Flausino de. Logística : incoterms / Felipe Flausino de Oliveira. Varginha, slides : il.

Logística. Oliveira, Felipe Flausino de. Logística : incoterms / Felipe Flausino de Oliveira. Varginha, slides : il. Logística Oliveira, Felipe Flausino de. O48l Logística : incoterms / Felipe Flausino de Oliveira. Varginha, 2015. 23 slides : il. Sistema requerido: Adobe Acrobat Reader Modo de Acesso: World Wide Web

Leia mais

Apresentação do Professor

Apresentação do Professor Apresentação do Professor Professora: Ariane Canestraro. Pós-graduada em Comércio Exterior, coordenadora e instrutora de Cursos de Comércio Exterior. Grande experiência com o mercado internacional, através

Leia mais

Dicas para Negociação e Contratação de Frete Internacional

Dicas para Negociação e Contratação de Frete Internacional Dicas para Negociação e Contratação de Frete Internacional Apresentação do Professor Professora: Ariane Canestraro. Administradora de empresas com ênfase em Comércio Exterior, pós-graduada em Comércio

Leia mais

INCOTERMS. (International Commercial Terms / Termos Internacionais de Comércio)

INCOTERMS. (International Commercial Terms / Termos Internacionais de Comércio) INCOTERMS INCOTERMS (International Commercial Terms / Termos Internacionais de Comércio) Servem para definir, dentro da estrutura de um contrato de compra e venda internacional, os direitos e obrigações

Leia mais

Contratos e Convenções: INCOTERMS 2010

Contratos e Convenções: INCOTERMS 2010 COMÉRCIO INTERNACIONAL Contratos e Convenções: INCOTERMS 2010 Pontos 9 e 12 do programa Prof.Nelson Guerra INCOTERMS Terms Commerce International ou Termos de comércio Internacional PAÍSES ONDE OS INCOTERMS

Leia mais

Unidade. Importação. Mercado UNME SEBRAE/PA

Unidade. Importação. Mercado UNME SEBRAE/PA Unidade Importação de Mercado UNME SEBRAE/PA Importação É o processo que consiste em trazer um bem ou um serviço, do exterior para o país. O procedimento deve ser efetuado via nacionalização do produto

Leia mais

Prof. Glauco Carvalho. INCOTERMS e LOGÍSTICA INTERNACIONAL

Prof. Glauco Carvalho. INCOTERMS e LOGÍSTICA INTERNACIONAL Prof. Glauco Carvalho INCOTERMS e LOGÍSTICA INTERNACIONAL INCOTERMS Em qualquer transação de compra e venda internacional as responsabilidades se dividem. A globalização promoveu a criação de uma normatização

Leia mais

INCOTERMS GRUPO E ENTREGA NO ESTABELECIMENTO DO IMPORTADOR/ EXPORTADOR

INCOTERMS GRUPO E ENTREGA NO ESTABELECIMENTO DO IMPORTADOR/ EXPORTADOR Introdução Nas relações de Comércio Internacional, tanto o exportador quanto o importador devem agir de acordo com normas estabelecidas pelos órgãos competentes a fim de haver êxito na logística das mercadorias.

Leia mais

HISTÓRICO DE REVISÕES

HISTÓRICO DE REVISÕES PÁGINA: 1/7 DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO DIRAD ÁREAS SIEX/ QUALIDADE CÓDIGO DE CLASSIFICAÇÃO DO DOCUMENTO 010 TíTULO: MONITORAR AGENCIAMENTO DE CARGAS ELABORADO EM: 13/02/2014 REVISADO EM: 12/03/2014 APROVADO

Leia mais

INCOTERMS Check list para uma boa utilização na prática

INCOTERMS Check list para uma boa utilização na prática INCOTERMS 2010 INCOTERMS 2010 1. O que são? 2. Antecedentes históricos e evolução 3. Elementos chave 4. 2 classes & principais diferenças entre D e C 5. As obrigações ao abrigo de cada regra Incoterms

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Procedimentos Específicos. Importação e Exportação Tratamento Contábil Parte 1. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Procedimentos Específicos. Importação e Exportação Tratamento Contábil Parte 1. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Procedimentos Específicos Prof. Cláudio Alves No que diz respeito às operações de importação e exportação de bens envolve frequentemente a contratação de serviços de terceiros, o reconhecimento

Leia mais

Apresentação do Professor

Apresentação do Professor Professora: Ariane Canestraro Apresentação do Professor Pós-graduada em Comércio Exterior, grande experiência com o mercado internacional, através de atividades desenvolvidas como Importação, Exportação,

Leia mais

Passo a Passo para Iniciar uma Exportação

Passo a Passo para Iniciar uma Exportação Passo a Passo para Iniciar uma Exportação Apresentação do Professor Professor: Douglas Cândido. Administrador com ênfase em Comércio Exterior pela Estácio de Sá, MBA em Gestão de Negócios Internacionais

Leia mais

ELABORAR DU-E NOTA FISCAL ELETRÔNICA

ELABORAR DU-E NOTA FISCAL ELETRÔNICA ELABORAR DU-E NOTA FISCAL ELETRÔNICA A DU-E poderá ser elaborada por serviço ou por tela, sendo o documento preenchido campo a campo. O declarante ou o próprio exportador irá informar os dados da operação

Leia mais

ABRACOMEX Guia Básico do Siscomex Exportação

ABRACOMEX Guia Básico do Siscomex Exportação ABRACOMEX Guia Básico do Siscomex Exportação 0800.7183810 Apresentação do Professor Douglas Cândido Graduação em Administração c/ Hab. em Comércio Exterior pela Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina

Leia mais

Agenciamento de Cargas Importação Marítima

Agenciamento de Cargas Importação Marítima Agenciamento de Cargas Importação Marítima Jailson de Souza Agenciamento de Cargas Definição Sistemática, como trabalha, intermediários, contratação de serviços Vantagens do Agenciamento de Cargas O que

Leia mais

CURSO FORMAÇÃO DESPACHANTE ADUANEIRO

CURSO FORMAÇÃO DESPACHANTE ADUANEIRO CURSO FORMAÇÃO DESPACHANTE ADUANEIRO PROGRAMA DO CURSO 08007183810 / 40620660 Ramal: 0405 www.abracomex.org /abracomexadm /abracomex FORMAÇÃO DESPACHANTE ADUANEIRO Carga horária: 360h Modalidade: Online

Leia mais

DIPr_06 - RELAÇÕES ECONÔMICAS INTERNACIONAIS

DIPr_06 - RELAÇÕES ECONÔMICAS INTERNACIONAIS DIPr_06 - RELAÇÕES ECONÔMICAS INTERNACIONAIS 1. CONSIDERAÇÕES Embora dentro da ordem jurídica internacional considerando-se todos os aspectos da vida da sociedade internacional, como o social, o econômico,

Leia mais

Programa Comex Infoco. Tema: Potenciais de Exportação para a América Latina

Programa Comex Infoco. Tema: Potenciais de Exportação para a América Latina Programa Comex Infoco Tema: Potenciais de Exportação para a América Latina Apresentação do Professor Professor Lellis Pós graduado em Gestão de empresas e docência pela FGV, ampla vivência comercial na

Leia mais

Escola Secundária com 3º ciclo de Paços de Ferreira

Escola Secundária com 3º ciclo de Paços de Ferreira INCOTERMS CATARINA CAMPOS, Nº7 CATARINA PINTO, Nº8 12ºS INCOTERMS Os INCOTERMS (International Commercial Terms) podem ser considerados como um conjunto de regras internacionais de carácter facultativo

Leia mais

PROCESSO: IMPORTAÇÃO DE BENS. Rev. Data Descrição Análise Crítica Aprovação /12/2013 Emissão inicial Eduardo Martins Sergio Lobo

PROCESSO: IMPORTAÇÃO DE BENS. Rev. Data Descrição Análise Crítica Aprovação /12/2013 Emissão inicial Eduardo Martins Sergio Lobo CONTROLE DE REVISÕES Rev. Data Descrição Análise Crítica Aprovação 00 02/12/2013 Emissão inicial Eduardo Martins Sergio Lobo COB Processo:COM-024 - Importação de Bens Página 2 de 17 OBJETIVO Estabelecer

Leia mais

Apresentação do Professor

Apresentação do Professor Apresentação do Professor Professor: Maurício Miguel Manfré Advogado; Mestrando em Direito e Negócios Internacionais; MBA em Negócios Internacionais; Especialista em Administração de Negócios; Autor do

Leia mais

Programa Comex Infoco. Tema: Introdução e Prática dos Incoterms

Programa Comex Infoco. Tema: Introdução e Prática dos Incoterms Programa Comex Infoco Tema: Introdução e Prática dos Incoterms Apresentação do Professor Cristiane Padilha Palomin Insira uma foto de perfil Profissional com mais de 20 anos de experiência na área de Comércio

Leia mais

ZONAS FRANCAS. PDF criado com versão de teste do pdffactory. Para comprar, acesse www.divertire.com.br/pdffactory UNIDADE I PARTE II

ZONAS FRANCAS. PDF criado com versão de teste do pdffactory. Para comprar, acesse www.divertire.com.br/pdffactory UNIDADE I PARTE II RELAÇÕES INTERNACIONAIS DE COMÉRCIO Profª [ Sidney Jaciana Reis] Amorim UNIDADE I PARTE II ZONAS FRANCAS PRINCIPAIS CONCEITOS UTILIZADOS PORTO SECO LIVRE denominação dada as Zonas Francas onde não há portos

Leia mais

CURSO FORMAÇÃO DESPACHANTE ADUANEIRO

CURSO FORMAÇÃO DESPACHANTE ADUANEIRO CURSO FORMAÇÃO DESPACHANTE ADUANEIRO PROGRAMA DO CURSO 08007183810 / 40620660 Ramal: 0405 www.abracomex.org /abracomexadm /abracomex FORMAÇÃO DESPACHANTE ADUANEIRO Carga horária: 360h Modalidade: Online

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE COMÉRCIO EXTERIOR

ADMINISTRAÇÃO DE COMÉRCIO EXTERIOR ADMINISTRAÇÃO DE COMÉRCIO EXTERIOR MÓDULO ACE- Administração de Comércio Exterior Rev.: 00 Página.1 de 19 INDICE (Utilize os marcadores para navegar na barra do lado esquerdo) ADMINISTRAÇÃO DE COMÉRCIO

Leia mais

Formação Analista em Comércio Exterior Telefone

Formação Analista em Comércio Exterior Telefone Formação Analista em Comércio Exterior Telefone 0800.7183810 Objetivo: Habilitar os participantes para exercer a profissão de Analista em Comércio Exterior e trabalhar com a análise das operações, planejamento,

Leia mais

Desembarque no local de entrega no destino Marco da transferência de risco da mercadoria negociada

Desembarque no local de entrega no destino Marco da transferência de risco da mercadoria negociada INCOTERMS Definições para interpretar as fórmulas contratuais Elaboradas pelas Câmara de Comércio Internacional (CCI) São termos facilitadores na redação do contrato de compra e venda, mas não são obrigatórios

Leia mais

INCOTERMS: Definições e Responsabilidades Estabelecidas. INCOTERMS: Definitions and Responsibilities Established

INCOTERMS: Definições e Responsabilidades Estabelecidas. INCOTERMS: Definitions and Responsibilities Established Eixo Temático: Relações Internacionais INCOTERMS: Definições e Responsabilidades Estabelecidas INCOTERMS: Definitions and Responsibilities Established Iliane Colpo, Ana Paula de Azevedo Dal Pozzolo,Rafael

Leia mais

CURSO FORMAÇÃO ANALISTA EM COMÉRCIO EXTERIOR

CURSO FORMAÇÃO ANALISTA EM COMÉRCIO EXTERIOR CURSO FORMAÇÃO ANALISTA EM COMÉRCIO EXTERIOR PROGRAMA DO CURSO 0800-718-3810 / 4062-0660 - Ramal: 0405 www.abracomex.org /abracomexadm /abracomex FORMAÇÃO ANALISTA EM COMÉRCIO EXTERIOR Carga horária: 360h

Leia mais

Aprendendo na Prática Siscomex

Aprendendo na Prática Siscomex Aprendendo na Prática Siscomex Apresentação do Professor Professor: Douglas Cândido. Administrador com ênfase em Comércio Exterior pela Estácio de Sá, MBA em Gestão de Negócios Internacionais pela FGV,

Leia mais

Formação Analista em Comércio Exterior

Formação Analista em Comércio Exterior Formação Analista em Comércio Exterior Objetivo: Habilitar os participantes para exercer a profissão de Analista em Comércio Exterior e trabalhar com a análise das operações, planejamento, coordenação

Leia mais

Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba FATEC-ID

Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba FATEC-ID Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba FATEC-ID Curso de Tecnologia em Disciplina: Volume 10: Gestão do Parte 3 2013 Este documento é para uso exclusivo da FATEC-ID. Nenhuma de suas partes pode ser veiculada,

Leia mais

INCOTERMS. (International Commercial Terms)

INCOTERMS. (International Commercial Terms) Página 1 INCOTERMS (International Commercial Terms) André de Farias Albuquerque Recife PE 2016 Página 2 ANDRÉ DE FARIAS ALBUQUERQUE INCOTERMS (International Commercial Terms) Recife, janeiro de 2016. Página

Leia mais

HISTÓRICO DE REVISÕES

HISTÓRICO DE REVISÕES PÁGINA: 1/10 DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO DIRAD ÁREAS SIEX/ QUALIDADE CÓDIGO DE CLASSIFICAÇÃO DO DOCUMENTO 010 TíTULO: ANALISAR PROCESSO PARA CONTRATAÇÃO CAMBIAL ELABORADO EM: 12/02/2014 REVISADO EM: 12/03/2014

Leia mais

Serviços em Comércio Exterior

Serviços em Comércio Exterior INCOTERMS Os Incoterms (International Commercial Terms / Termos Internacionais de Comércio) foram instituídos em 1936 pela Câmara Internacional do Comércio com o intuito de fornecer regras internacionais

Leia mais

Dados do fabricante x despacho aduaneiro: redobre a sua atenção

Dados do fabricante x despacho aduaneiro: redobre a sua atenção Dados do fabricante x despacho aduaneiro: redobre a sua atenção O conceito de fabricante é do conhecimento de todos porque de fácil assimilação: fabricante é todo aquele que fabrica um produto. Porém,

Leia mais

COMO EXPORTAR AMOSTRAS PARA O BRASIL?

COMO EXPORTAR AMOSTRAS PARA O BRASIL? COMO EXPORTAR AMOSTRAS PARA O BRASIL? Se os passos deste procedimento não forem seguidos, existe o risco das seguintes penalidades para o importador: (I) Apreensão da amostra e/ou (II) Multa a ser paga

Leia mais

COMPRA E VENDA ENTRE EMPRESÁRIOS

COMPRA E VENDA ENTRE EMPRESÁRIOS COMPRA E VENDA ENTRE EMPRESÁRIOS Elementos e formação do contrato Obrigações do Vendedor - Obrigações do Comprador Formas de Contrato de Compra e Venda Compra e Venda no comércio exterior (INCOTERMs) CONCEITO

Leia mais

CURSO FORMAÇÃO ANALISTA EM COMÉRCIO EXTERIOR

CURSO FORMAÇÃO ANALISTA EM COMÉRCIO EXTERIOR CURSO FORMAÇÃO ANALISTA EM COMÉRCIO EXTERIOR PROGRAMA DO CURSO 0800-718-3810 / 4062-0660 - Ramal: 0405 www.abracomex.org /abracomexadm /abracomex FORMAÇÃO ANALISTA EM COMÉRCIO EXTERIOR Carga horária: 360h

Leia mais

Apresentação do Professor

Apresentação do Professor Apresentação do Professor Professor: Marco Antônio da Silva. Administrador de empresas, formado em Administração e carreira profissional desenvolvida na área de Comércio Internacional: Importação, exportação

Leia mais

Relatório Aprendendo a Exportar. Encontro 7

Relatório Aprendendo a Exportar. Encontro 7 Relatório Aprendendo a Exportar Encontro 7 Grupo 1: Incotraders Incoterms Incoterms são um conjunto de regras e termos internacionais de caráter facultativo, baseado nas principais práticas dos comerciantes.

Leia mais

Incoterms. Grupo E / Saída. O termo Ex Works (EXW) à saída da fábrica. Vendedor

Incoterms. Grupo E / Saída. O termo Ex Works (EXW) à saída da fábrica. Vendedor Incoterms Grupo E / Saída O termo Ex Works (EXW) à saída da fábrica A única responsabilidade do vendedor é a de acondicionar a mercadoria, dentro de uma embalagem adequada ao transporte, à disposição do

Leia mais

AGENTE DE CARGA INTERNACIONAL

AGENTE DE CARGA INTERNACIONAL CURSO FORMAÇÃO AGENTE DE CARGA INTERNACIONAL PROGRAMA DO CURSO 0800-718-3810 / 4062-0660 - Ramal: 0405 www.abracomex.org /abracomexadm /abracomex FORMAÇÃO AGENTE DE CARGA INTERNACIONAL Carga horária: 360h

Leia mais

1ºRegistro da empresa Atualizar o objeto social da empresa incluindo a atividade de importação e os tipos de produtos que serão importados.

1ºRegistro da empresa Atualizar o objeto social da empresa incluindo a atividade de importação e os tipos de produtos que serão importados. 1 IMPORTAR FÁCIL IMPORTAÇÃO FÁCIL: SAIBA COMO SER UM IMPORTADOR 1ºRegistro da empresa Atualizar o objeto social da empresa incluindo a atividade de importação e os tipos de produtos que serão importados.

Leia mais

NEGOCIOS INTERNACIONAIS INCOTERMS

NEGOCIOS INTERNACIONAIS INCOTERMS NEGOCIOS INTERNACIONAIS INCOTERMS MSc.RICARDO LOZANO Por que Logística Internacional? Tendências para Globalização 51 das 100 maiores economias do mundo são corporações, não países!! Wal-mart é maior do

Leia mais

Unidade. Exportação. Mercado UNME SEBRAE/PA

Unidade. Exportação. Mercado UNME SEBRAE/PA Unidade Exportação de Mercado UNME SEBRAE/PA Exportação É a saída de mercadoria nacional ou nacionalizada do território aduaneiro brasileiro. (Maluf, 2000) A exportação ocorre com a saída da mercadoria

Leia mais

SISCOSERV e a Tributação Federal na Importação de Serviços

SISCOSERV e a Tributação Federal na Importação de Serviços SISCOSERV e a Tributação Federal na Importação de Serviços Apresentação do Professor Professor: José Ricardo Verrengia. Profissional com mais de 25 anos de experiência na área de Comércio Exterior, atuando

Leia mais

INSTRUÇÃO HELIBRAS ATENDIMENTO AOG PARA SUBSIDIÁRIAS DO GRUPO AIRBUS HELICOPTERS

INSTRUÇÃO HELIBRAS ATENDIMENTO AOG PARA SUBSIDIÁRIAS DO GRUPO AIRBUS HELICOPTERS ATENDIMENTO AOG PARA SUBSIDIÁRIAS DO GRUPO AIRBUS HELICOPTERS SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 3 2. ÂMBITO DE APLICAÇÃO... 3 3. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA E APLICÁVEIS... 3 3.1. DOCUMENTOS APLICÁVEIS... 3 3.2. DOCUMENTOS

Leia mais

MINISTÉRIO DO COMÉRCIO

MINISTÉRIO DO COMÉRCIO MINISTÉRIO DO COMÉRCIO Agência para a Promoção de Investimento e Exportações MANUAL DO EXPORTADOR Procedimentos Administrativos Luanda, 10 de Julho de 2015 INDICE I. INTRODUÇÃO 2 II. PREAMBULO...2 III.

Leia mais

Programa Comex Infoco. Tema: Domine os Trâmites Documentais na Exportação

Programa Comex Infoco. Tema: Domine os Trâmites Documentais na Exportação Programa Comex Infoco Tema: Domine os Trâmites Documentais na Exportação Apresentação do Professor André Renato Gomes Graduado em Administração de Empresas com Ênfase em Comércio Exterior pela Universidade

Leia mais

FLUXOGRAMA DE EXPORTAÇÃO

FLUXOGRAMA DE EXPORTAÇÃO FLUXOGRAMA DE EXPORTAÇÃO 1. PLANEJAMENTO Novos mercados; Mais lucros; Mais empregos Separar uma parte da produção para o mercado interno e outra para o mercado externo, pois a exportação é um processo

Leia mais

Registro: 019/09 Data de Abertura: 12/03/2009 hs. Via de Transporte: MARITIMA Filial responsavel pelo processo: Campinas Ref. Cliente: XYD (M) SDN BHD

Registro: 019/09 Data de Abertura: 12/03/2009 hs. Via de Transporte: MARITIMA Filial responsavel pelo processo: Campinas Ref. Cliente: XYD (M) SDN BHD Manutenção de Processos de Importação - Follow.Net usuário ativo: rafael.pontes@grupocimex.com.br Abertura Operacional Registro: 019/09 Data de Abertura: 12/03/2009 hs Area de Negócios do Cliente: Cliente:

Leia mais

Termos Internacionais de Comércio EXW FCA FAS FOB CFR CIF CPT CIP DAP DAT DDP

Termos Internacionais de Comércio EXW FCA FAS FOB CFR CIF CPT CIP DAP DAT DDP Termos Internacionais de Comércio EXW FCA FAS FOB CFR CIF CPT CIP DAP DAT DDP Aspectos Gerais Cada vez mais as empresas recorrem às potencialidades do mercado global. Neste contexto é necessária a perfeita

Leia mais

Apresentação do Professor

Apresentação do Professor Apresentação do Professor Professora: Ariane Canestraro Pós-graduada em Comércio Exterior, grande experiência com o mercado internacional, através de atividades desenvolvidas como Importação, Exportação,

Leia mais

Procedimentos no Despacho Aduaneiro de Exportação

Procedimentos no Despacho Aduaneiro de Exportação Procedimentos no Despacho Aduaneiro de Exportação Apresentação do Professor Professor: Marco Antônio da Silva. Administrador de empresas, formado em Administração e carreira profissional desenvolvida na

Leia mais

CAPÍTULO 3 SISCOMEX SISTEMA INTEGRADO DE COMÉRCIO EXTERIOR... 29...32 Questões de Provas...34

CAPÍTULO 3 SISCOMEX SISTEMA INTEGRADO DE COMÉRCIO EXTERIOR... 29...32 Questões de Provas...34 Sumário CAPÍTULO 1 VISÃO GERAL DE UMA IMPORTAÇÃO BRASILEIRA... 1 1.1. Escolha da Mercadoria...1 1.2. Licenciamento das Importações...1 1.3. Siscomex e Habilitação...2 1.4. Deferimento da Licença de Importação

Leia mais

ANALISTA DE LOGÍSTICA EM COMÉRCIO EXTERIOR

ANALISTA DE LOGÍSTICA EM COMÉRCIO EXTERIOR CURSO FORMAÇÃO ANALISTA DE LOGÍSTICA EM COMÉRCIO EXTERIOR PROGRAMA DO CURSO 0800-718-3810 / 4062-0660 - Ramal: 0405 www.abracomex.org /abracomexadm /abracomex FORMAÇÃO ANALISTA DE LOGÍSTICA EM COMÉRCIO

Leia mais

INCONTERMS 2010. Grupo E (Partida) EXW EX Works A partir do local de produção ( local designado: fábrica, armazém, etc.)

INCONTERMS 2010. Grupo E (Partida) EXW EX Works A partir do local de produção ( local designado: fábrica, armazém, etc.) Numa negociação internacional, é muito importante que o gestor comercial esclareça com o seu cliente quais serão as condições de entrega a praticar para a mercadoria que vai ser transacionada, ou seja,

Leia mais

Coleção de Importação e Exportação VOL. II. ICMS, IPI e ISS

Coleção de Importação e Exportação VOL. II. ICMS, IPI e ISS Coleção de Importação e Exportação VOL. II Renata Queiroz Advogada, Técnica em contabilidade, Pós-graduada em Gestão de tributos, Consultora de impostos indiretos da IOB. Roseli Ferreira da Silva Aprígio

Leia mais

MÓDULO 5 Termos Internacionais de Comércio (INCOTERMS)

MÓDULO 5 Termos Internacionais de Comércio (INCOTERMS) MÓDULO 5 Termos Internacionais de Comércio (INCOTERMS) Os INCOTERMS são regras criadas pela Câmara de Comércio Internacional (CCI) para administrar conflitos que possam existir através da interpretação

Leia mais

Sumário. Luz -Comercio Intern e Legis Aduaneira-7ed.indb 11 14/05/ :12:54

Sumário. Luz -Comercio Intern e Legis Aduaneira-7ed.indb 11 14/05/ :12:54 Sumário Capítulo 1 Visão Geral de uma Importação Brasileira... 21 1.1. Escolha da Mercadoria... 21 1.2. Licenciamento das Importações... 21 1.3. Siscomex e Habilitação... 22 1.4. Deferimento da Licença

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÕES POR IMPORTAÇÃO

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÕES POR IMPORTAÇÃO Edital Pró-Equipamentos CAPES 11/2014 PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÕES POR IMPORTAÇÃO CADASTRO DE PRODUTOS Antes de iniciar o processo de compra, pesquisar se o equipamento está cadastrado (se possui um código

Leia mais

Perfil do Agente de Cargas

Perfil do Agente de Cargas Perfil do Agente de Cargas Apresentação do Professor Professora: Ariane Canestraro. Pós-graduada em Comércio Exterior, coordenadora e instrutora de Cursos de Comércio Exterior. Grande experiência com o

Leia mais

VISÃO GERAL - INCOTERMS COMÉRCIO INTERNACIONAL. Contratos e Termos Internacionais de Comércio: INCOTERMS 2000

VISÃO GERAL - INCOTERMS COMÉRCIO INTERNACIONAL. Contratos e Termos Internacionais de Comércio: INCOTERMS 2000 COMÉRCIO INTERNACIONAL VISÃO GERAL - INCOTERMS Contratos e Termos Internacionais de Comércio: INCOTERMS 2000 Prof.Nelson Guerra Concurso Receita Federal EXW Ex Works Tradução: Na Origem Exemplo: EXW-Curitiba

Leia mais

GUIA PRÁTICO DE APOIO ÀS EXPORTAÇÕES

GUIA PRÁTICO DE APOIO ÀS EXPORTAÇÕES GUIA PRÁTICO DE APOIO ÀS EXPORTAÇÕES 1. Aspectos operacionais 1.1 Roteiro para exportação 1º Passo Efetuar o registro de exportador na Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento,

Leia mais

Startup Importação: Como Iniciar seu Próprio Negócio no Comex

Startup Importação: Como Iniciar seu Próprio Negócio no Comex Startup Importação: Como Iniciar seu Próprio Negócio no Comex Apresentação do Professor Professor: Gilberto Campião Formado em comércio exterior, pós-graduado em marketing e com MBA em business administration

Leia mais

Normas Gerais do Comércio Exterior

Normas Gerais do Comércio Exterior Normas Gerais do Comércio Exterior Apresentação do Professor Vaniza Pereira Pós-graduada em Gestão e Auditoria Ambiental, Metodologia do Ensino Superior, graduada em Administração pela Unip - Universidade

Leia mais

FORMAÇÃO Agente de Carga Internacional EAD Curso sob Regulamentação do Decreto de 19/12/ MEC

FORMAÇÃO Agente de Carga Internacional EAD Curso sob Regulamentação do Decreto de 19/12/ MEC FORMAÇÃO Agente de Carga Internacional EAD Curso sob Regulamentação do Decreto 5.622 de 19/12/2005 - MEC Objetivo: Habilitar os participantes para trabalhar com o Agenciamento de Cargas Internacionais,

Leia mais

Prof.Msc.Ricardo Lozano PUCGOIAS 2014

Prof.Msc.Ricardo Lozano PUCGOIAS 2014 Prof.Msc.Ricardo Lozano PUCGOIAS 2014 FLUXOGRAMA DE EXPORTAÇÃO 1 - PLANEJAMENTO Novos mercados Mais lucros Mais empregos Maior escala de produção e vendas Separar uma parte da produção para o mercado interno

Leia mais

O Uso dos Incoterms na Exportação

O Uso dos Incoterms na Exportação O Uso dos Incoterms na Exportação Por JOSÉ ELIAS ASBEG Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil Belém - Pará Nas exportações brasileiras, são aceitas quaisquer condições de venda praticadas no comércio

Leia mais

9. INCOTERMS. CURSO: Administração DISCIPLINA: Comércio FONTES: Exterior. São Paulo: Aduaneiras, 2010.

9. INCOTERMS. CURSO: Administração DISCIPLINA: Comércio FONTES: Exterior. São Paulo: Aduaneiras, 2010. 9. INCOTERMS CURSO: Administração DISCIPLINA: Comércio FONTES: SILVA, Luiz Augusto Tagliacollo. Logística no Comércio Exterior. São Paulo: Aduaneiras, 2010. SOUZA, José Meireles de Sousa. Gestão do Comércio

Leia mais

ANALISTA DE LOGÍSTICA EM COMÉRCIO EXTERIOR

ANALISTA DE LOGÍSTICA EM COMÉRCIO EXTERIOR CURSO FORMAÇÃO ANALISTA DE LOGÍSTICA EM COMÉRCIO EXTERIOR PROGRAMA DO CURSO 0800-718-3810 / 4062-0660 - Ramal: 0405 www.abracomex.org /abracomexadm /abracomex FORMAÇÃO ANALISTA DE LOGÍSTICA EM COMÉRCIO

Leia mais

Unidade II SISTEMÁTICA DE. Profa. Lérida Malagueta

Unidade II SISTEMÁTICA DE. Profa. Lérida Malagueta Unidade II SISTEMÁTICA DE IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO Profa. Lérida Malagueta Comércio internacional Brasil: temos Procon / SPC Comércio Internacional: Necessidade de criação de órgãos, como: Fundo Monetário

Leia mais

HISTÓRICO DE REVISÕES

HISTÓRICO DE REVISÕES PÁGINA: 1/13 DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO DIRAD ÁREAS SIEX/ QUALIDADE CÓDIGO DE CLASSIFICAÇÃO DO DOCUMENTO 010 TíTULO: EXPORTAR SEM COBERTURA CAMBIAL ELABORADO EM: 10/02/2014 REVISADO EM: 12/03/2014 APROVADO

Leia mais

MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS PROGRAMA DO CURSO FOCO ANALISTA EM COMÉRCIO EXTERIOR

MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS PROGRAMA DO CURSO FOCO ANALISTA EM COMÉRCIO EXTERIOR MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS FOCO ANALISTA EM COMÉRCIO EXTERIOR PROGRAMA DO CURSO 0800-718-3810 / 4062-0660 - Ramal: 0405 www.abracomex.org www.bsmib.org /abracomexadm /abracomex Metodologia de

Leia mais

International Business Centers Brazilian Network DOCUMENTOS PARA EXPORTAÇÃO

International Business Centers Brazilian Network DOCUMENTOS PARA EXPORTAÇÃO International Business Centers Brazilian Network DOCUMENTOS PARA EXPORTAÇÃO Abertura Esta cartilha faz parte de um conjunto de materiais de apoio ao empreendedor brasileiro desenvolvido pela Confederação

Leia mais

GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS FOCO DESPACHANTE ADUANEIRO

GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS FOCO DESPACHANTE ADUANEIRO MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS FOCO DESPACHANTE ADUANEIRO PROGRAMA DO CURSO 08007183810 / 40620660 Ramal: 0405 www.abracomex.org www.bsmib.org /abracomexadm /abracomex Metodologia de Ensino Focada

Leia mais

MBA EXECUTIVO EM COMÉRCIO EXTERIOR FOCO DESPACHANTE ADUANEIRO

MBA EXECUTIVO EM COMÉRCIO EXTERIOR FOCO DESPACHANTE ADUANEIRO MBA MBA EXECUTIVO EM COMÉRCIO EXTERIOR FOCO DESPACHANTE ADUANEIRO PROGRAMA DO CURSO 08007183810 / 40620660 Ramal: 0405 www.abracomex.org www.bsmib.org /abracomexadm /abracomex Metodologia de Ensino Focada

Leia mais

Contratos Internacionais de Compra e Venda & Incoterms

Contratos Internacionais de Compra e Venda & Incoterms Contratos Internacionais de Compra e Venda & Incoterms O contrato internacional é formal, bilateral, consensual, oneroso e comutativo, o que pressupõe agentes autônomos, livre formação de suas vontades

Leia mais

AGENTE DE CARGA INTERNACIONAL

AGENTE DE CARGA INTERNACIONAL CURSO FORMAÇÃO AGENTE DE CARGA INTERNACIONAL PROGRAMA DO CURSO 0800-718-3810 / 4062-0660 - Ramal: 0405 www.abracomex.org /abracomexadm /abracomex FORMAÇÃO AGENTE DE CARGA INTERNACIONAL Carga horária: 360h

Leia mais

COMÉRCIO INTERNACIONAL

COMÉRCIO INTERNACIONAL COMÉRCIO INTERNACIONAL Prof.Nelson Guerra Sobre o autor: Pós-graduado em Comércio Exterior e Mercosul, Pós-graduado em MBA-Finanças. Graduado em Letras Luso-Anglicanas, Funcionário da extinta CACEX - Carteira

Leia mais

SEGURO DE LUCROS CESSANTES

SEGURO DE LUCROS CESSANTES Data: 09/10/2017 Prova: PROVA REGULAR DEMAIS RAMOS MOD 2 - Tipo B Tipo: B SEGURO DE LUCROS CESSANTES 1) ANALISE AS PROPOSIÇÕES A SEGUIR E DEPOIS MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA O pequeno volume de arrecadação

Leia mais

SEGUROS DE TRANSPORTES E RCT

SEGUROS DE TRANSPORTES E RCT Data: 09/10/2017 Prova: PROVA REGULAR DEMAIS RAMOS MOD 2 - Tipo A Tipo: A SEGUROS DE TRANSPORTES E RCT 1) MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA Nos transportes internacionais, quando o transporte e a venda de mercadoria

Leia mais

O MUNDO ESPERA PELA SUA EMPRESA

O MUNDO ESPERA PELA SUA EMPRESA O MUNDO ESPERA PELA SUA EMPRESA MILLENNIUM TRADE SOLUTIONS MILLENNIUM. AQUI CONSIGO. MILLENNIUM TRADE SOLUTIONS CONQUISTE NOVOS MERCADOS PARA A SUA EMPRESA A Exportação e Importação, bem como a Internacionalização

Leia mais

Exportar e Internacionalizar, Como?

Exportar e Internacionalizar, Como? Exportar e Internacionalizar, Como? WORKSHOP Ferramentas de Apoio à Internacionalização de Empresas 13 de Junho 2012 1 António Trigueiros de Aragão Uma moda? Uma tendência? Uma estratégia? Um novo mundo?

Leia mais

Formação de Despachante Aduaneiro

Formação de Despachante Aduaneiro Formação de Despachante Aduaneiro Apresentação do Professor Professor: Marco Antônio da Silva. Administrador de empresas, formado em Administração e carreira profissional desenvolvida na área de Comércio

Leia mais

Termos Internacionais de Comércio (INCOTERMS 2010)

Termos Internacionais de Comércio (INCOTERMS 2010) PUCGO 2014 Termos Internacionais de Comércio (INCOTERMS 2010) Convenção das Nações Unidas sobre Contratos de Compra e Venda Internacional de Mercadorias (Convenção de Viena) Regras estándar internacionalmente

Leia mais

JORNADA SÃO PAULO EXPORTA - SPEx

JORNADA SÃO PAULO EXPORTA - SPEx JORNADA SÃO PAULO EXPORTA - SPEx Exportação Passo a Passo Conceitos Básicos (1/4) Benefícios da Exportação Antecipação à concorrência internacional Competitividade para enfrentar produtos estrangeiros

Leia mais

O QUE FAZ UM AGENTE DE CARGA INTERNACIONAL?

O QUE FAZ UM AGENTE DE CARGA INTERNACIONAL? O QUE FAZ UM AGENTE DE CARGA INTERNACIONAL? Objetivo: Habilitar os participantes para trabalhar com o Agenciamento de Cargas Internacionais, isto é, responsável pelo planejamento e a intermediação de soluções

Leia mais

Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 10ª RF

Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 10ª RF Fls. 88 87 Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 10ª RF Solução de Consulta nº 10.030 - Data 2 de maio de 2016 Processo Interessado CNPJ/CPF DOCUMENTO FORNECIDO EM CUMPRIMENTO À LEI

Leia mais

ANÁLISE DAS INCOTERMS E REDUÇÃO DE CUSTOS NAS EXPORTAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL DO SETOR FUMAGEIRO

ANÁLISE DAS INCOTERMS E REDUÇÃO DE CUSTOS NAS EXPORTAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL DO SETOR FUMAGEIRO ANÁLISE DAS INCOTERMS E REDUÇÃO DE CUSTOS NAS EXPORTAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL DO SETOR FUMAGEIRO Márcio Eifert 1 Cesar Augusto Bay 2 Vinícius C. S. Zonatto 3 RESUMO Este trabalho

Leia mais

International Commercial Terms. Incoterms e Procedimentos Para o Comércio Exterior Conceitos Básicos. Eduardo Leoni Machado Junho/2012

International Commercial Terms. Incoterms e Procedimentos Para o Comércio Exterior Conceitos Básicos. Eduardo Leoni Machado Junho/2012 International Commercial Terms Incoterms e Procedimentos Para o Comércio Exterior Conceitos Básicos Eduardo Leoni Machado Junho/2012 Incoterms Definição e Conceito International Commercial Terms (Termos

Leia mais

CURSO FORMAÇÃO GESTÃO DE OPERAÇÕES PORTUÁRIAS

CURSO FORMAÇÃO GESTÃO DE OPERAÇÕES PORTUÁRIAS CURSO FORMAÇÃO GESTÃO DE OPERAÇÕES PORTUÁRIAS PROGRAMA DO CURSO 0800-718-3810 / 4062-0660 - Ramal: 0405 www.abracomex.org /abracomexadm /abracomex FORMAÇÃO GESTÃO DE OPERAÇÕES PORTUÁRIAS Carga horária:

Leia mais