Tabelas. Banco de Dados I MySQL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tabelas. Banco de Dados I MySQL"

Transcrição

1 FACULDADE ANGLO AMERICANO FOZ DO IGUAÇU Curso de Ciência da Computação 5º Período Disciplina: Banco de Dados I Prof. Erinaldo Sanches Nascimento Tabelas Banco de Dados I MySQL

2 Linguagem de Definição de Dados O MySQL tem 11 declarações diferentes que criam esses tipos de objetos: Database Eventos Funções Índices Grupos de arquivos de log Procedures Servers Tabelas Table Spaces Triggers Views

3 Tabela A tabela é o objeto primário de armazenamento de dados em um banco de dados relacional. As tabelas são o tipo de objeto mais essencial em um banco de dados. Todos os dados em um banco de dados estão fisicamente armazenados em tabelas. Uma tabela consiste em linha(s) e a coluna(s), ambos os quais armazenam dados. A tabela ocupa espaço físico em um banco de dados e pode ser permanente ou temporária.

4 Colunas As tabelas são definidas como contendo um número de colunas. Cada coluna tem um número de atributos específicos para essa coluna. Nome da coluna Tipo de dado Se permite ou não valores NULL Se é ou não atribuído um valor padrão (DEFAULT)

5 Um campo (coluna) em uma base de dados relacional, é parte de uma tabela onde é atribuído um tipo de dado específico. O tipo de dado determina que dados é permitido a coluna armazenar. Cada tabela do banco de dados deve ser constituído por pelo menos uma coluna.

6 Linhas Uma linha é um registro de dados em uma tabela de banco de dados. Uma linha é composta de campos que contêm dados de um registro numa tabela. Uma tabela pode conter tão pouco como uma linha de dados e até quantos milhões de linhas de dados ou registros.

7 Primary Keys Especificar uma coluna como uma chave primária significa duas coisas: a coluna será indexada a coluna será garantida para conter valores exclusivos. As chaves primárias realizam três vantagens principais para o usuário do banco de dados: permitem identificar uma única linha em uma tabela permitem que você facilmente relacione tabelas por serem indexadas, permitem a recuperação rápida de dados de linhas que envolvem a coluna.

8 As chaves primárias garantem valores únicos para todas as linhas em uma tabela. A chave primária assegura a identificação de linhas únicas para atualizações ou exclusões. As chaves primárias devem conter valores exclusivos, eles nunca são permitidos para conter valores NULL. As chaves primárias são frequentemente especificada como colunas de incremento automático.

9 Chave Primária Composta Uma chave primária pode abranger mais de uma coluna, significando que todas as colunas em conjunto irá conter um valor único.

10 Foreign Keys Uma chave estrangeira é apenas uma referência de uma coluna em uma tabela para uma coluna em uma tabela diferente. Ao configurar uma chave estrangeira, você será solicitado a especificar ambas as colunas: A coluna chave estrangeira que está sendo configurada na tabela é referida como estando na tabela filho. A coluna referenciada na outra tabela é referido como estando na tabela pai.

11 Quando você configura chaves estrangeiras, você será capaz de definir algumas ações específicas para atualizações e exclusões envolvendo linhas na tabela pai. As três ações mais comuns são: Sem ação Cascata Colocar NULL

12 No Action Atualizações: Se você definir a coluna ID_CLIENTE na tabela Pedidos significa que é feita uma verificação sempre que uma atualização é tentada na tabela pai (Cliente) na coluna ID_CLIENTE. Se ele tenta fazer uma atualização sobre o Cliente, que resultaria em qualquer linha apontando na tabela filho (Pedido) para um valor que não existe mais, vai evitar que a ação ocorra. Exclusões: Garante que, ao usar a coluna ID_CLIENTE em ambas as tabelas, todas as linhas dos Pedidos apontem corretamente para uma linha existente na tabela Clientes.

13 Cascade Significa que quando um valor na tabela pai é atualizado, e se esse valor afeta linhas na tabela filho, então ele irá atualizar automaticamente todas as linhas da tabela filho para refletir o novo valor na tabela pai. Se uma linha na tabela pai for deletado, e se isso afeta linhas na tabela filho, ele automaticamente excluirá as linhas afetadas na tabela filho.

14 Set Null Significa que quando um valor na tabela pai é atualizado ou excluído, e se os valores afetam linhas na tabela filho, ele vai atualizar automaticamente todas as linhas afetadas na tabela filho para conter um valor NULL na chave estrangeira.

15 Criar Tabelas A instrução CREATE TABLE no SQL é usada para criar uma tabela. Algumas perguntas elementares precisam ser respondidas ao criar uma tabela: Que tipo de dados serão inseridos na tabela? Qual será o nome da tabela? Qual coluna(s) irá compor a chave primária? Que nomes deve ser dados para as colunas (campos)? Que tipo de dados será atribuído a cada coluna? Qual vai ser o comprimento alocado para cada coluna? Quais colunas em uma tabela pode ser deixado como um valor nulo?

16 A sintaxe para criar uma tabela: CREATE TABLE <TB_table_name> ( campo1 datatype, campo2 datatype, );

17

18

19 Utilidade da instrução DESCRIBE: quando você esquece o nome de uma coluna em uma tabela, precisa saber o tipo de dado ou a largura, descobrir a ordem em que o MySQL armazena as colunas em linhas da tabela.

20 As declarações a seguir são todos sinônimos: DESCRIBE TB_FUNCIONARIO; DESC TB_FUNCIONARIO; EXPLAIN TB_FUNCIONARIO; SHOW COLUMNS FROM TB_FUNCIONARIO; SHOW FIELDS FROM TB_FUNCIONARIO;

21 O atributo AUTO_INCREMENT tem o efeito que a cada novo registro o valor apropriado para ID é inserido automaticamente. O atributo NOT NULL assegura que os valores reais devem ser colocados em ambas as colunas. Não é permitido armazenar o registro de dados NULL ou não inserir qualquer valor. Esse atributo impede que registros de dados inválidos sejam armazenados. PRIMARY KEY tem o efeito de que a coluna é usada para identificar os registros de dados.

22 O parâmetro IF NOT EXISTS pode ser usado para verificar se uma tabela existe antes de você realmente criá-la.

23

24 Foreign Key Uma chave estrangeira é uma coluna em uma tabela filho que faz referência a uma chave primária na tabela pai. A restrição de chave estrangeira é o principal mecanismo que impõe a integridade referencial entre tabelas em um banco de dados relacional. Uma coluna definida como chave estrangeira referencia uma coluna definida como chave primária em outra tabela.

25 Unique Key Um índice exclusivo permite apenas valores exclusivos na coluna. A restrição de coluna única de uma tabela é semelhante a uma chave primária em que o valor em que a coluna para cada linha de dados na tabela deve ter um valor único. Embora uma restrição de chave primária é colocada em uma coluna, você pode colocar uma restrição exclusiva em outra coluna, mesmo que não seja realmente para uso como chave primária.

26

27 Comando ALTER TABLE Você pode modificar uma tabela após a tabela ter sido criada usando o comando ALTER TABLE. Você pode: Adicionar coluna(s), Excluir coluna(s), Alterar as definições de coluna, Adicionar e descartar restrições, Modificar valores de armazenamento da tabela.

28 A sintaxe padrão para o comando ALTER TABLE é a seguinte: ALTER [IGNORE] TABLE table_name specification [,specification]

29 Especificações podem ser: ADD [COLUMN] column name (column definitions) [FIRST or AFTER column_name] ADD INDEX [index_name] (column_list) ADD PRIMARY KEY (column_list) ADD UNIQUE [index_name] (column_list) ALTER [COLUMN] column_name {SET DEFAULT default_value or DROP DEFAULT} CHANGE [COLUMN] old_col_name create_definition DROP [COLUMN] col_name DROP PRIMARY KEY DROP INDEX index_name MODIFY [COLUMN] create_definition RENAME [AS] new_tbl_name

30 A palavra-chave IGNORE causa linhas com valores duplicados em chaves únicas a serem excluídos, caso contrário, nada acontece.

31

32 Modificar Elementos da Tabela Os atributos de uma coluna se referem às regras e comportamentos de dados em uma coluna. Você pode modificar os atributos de uma coluna com o comando ALTER TABLE. A palavra atributos aqui refere-se ao seguinte: O tipo de dados de uma coluna O comprimento, a precisão, ou escala de uma coluna Se a coluna pode conter valores NULL

33

34 Adicionar Colunas Obrigatórias à Tabela Se os dados existem atualmente na tabela a coluna que você está adicionando não pode ser definida como NOT NULL. NÃO NULL significa que uma coluna deve conter algum valor para cada linha de dados na tabela.

35 Há uma forma de adicionar uma coluna obrigatória a uma tabela: 1. Adicione a coluna e defini-a como NULL. 2. Insira um valor para a nova coluna para cada linha de dados na tabela. 3. Alterar a tabela para alterar o atributo da coluna para NOT NULL.

36 Adicionar Colunas Auto-incremento à Tabela Às vezes é necessário para criar uma coluna que auto-incrementa-se a dar um número de sequência única para uma linha específica. Você pode fazer isso por muitas razões, tais como: não ter uma chave natural para os dados, querer usar um número de sequência única para classificar os dados. O MySQL fornece o método SERIAL para produzir um valor verdadeiramente único para a tabela.

37 Tabelas Temporárias As tabelas temporárias são de natureza fugaz durando somente o tempo da sessão de MySQL. A sintaxe para a criação de tabelas temporárias é: CREATE TEMPORARY TABLE <table> ( field definitions );

38 Usando uma consulta para criar a tabela temporária: CREATE TEMPORARY TABLE <nova_tabela> SELECT * FROM <tabela_antiga>

39 Excluir Tabela Para excluir uma tabela existente, digite: DROP <tablename>; Seja específico quando excluir uma tabela! certifique-se de especificar o nome do esquema ou do proprietário da tabela se você tem acesso a várias contas de usuário, verifique se está conectado ao banco de dados através da conta de usuário correto antes de excluir as tabelas.

40 Truncate Table Remove os dados da tabela original. é melhor do que uma declaração DELETE, como ele exclui, então recria a tabela. é mais rápido em tabelas grandes e mais importante, pode ser usado como parte de uma transação. TRUNCATE TABLE <table_name>;

41 Restrições de Integridade Garantem a precisão e a consistência dos dados em um banco de dados relacional. É feita através do conceito de integridade referencial. Muitos tipos de restrições de integridade desempenham um papel na integridade referencial.

42 Restrições de chave primária Restrições exclusivas Restrições de chave estrangeira Restrições NOT NULL Verificação de restrições Restrições de exclusão (drop)

43 Check Constraints Verifica a validade dos dados inseridos em colunas da tabela particular. A restrição de verificação é uma forma de dar uma outra camada de proteção para os dados.

44

Banco de dados. Conteúdo: DDL Prof. Patrícia Lucas

Banco de dados. Conteúdo: DDL Prof. Patrícia Lucas Banco de dados Conteúdo: DDL Prof. Patrícia Lucas O mysql MySQL Workbench é uma ferramenta de design de banco de dados visual que integra o desenvolvimento SQL, administração, design de banco de dados,

Leia mais

Linguagem SQL Restrições, Triggers e Views

Linguagem SQL Restrições, Triggers e Views FACULDADE INGÁ Unidade de Ensino Superior Ingá Ltda Ciência da Computação Linguagem SQL Restrições, Triggers e Views Prof. Erinaldo Sanches Nascimento Objetivos Especificar restrições mais gerais sobre

Leia mais

Banco de Dados I Introdução SQL

Banco de Dados I Introdução SQL Banco de Dados I Introdução SQL Frederico Queiroga fredericoqueiroga@gmail.com https://sites.google.com/site/fredericoqueiroga/ Linguagem SQL Aspectos Gerais: Independência do fabricante: Está incorporada

Leia mais

SQL Linguagem de Definição de Dados

SQL Linguagem de Definição de Dados SQL Linguagem de Definição de Dados Laboratório de Bases de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri SQL Structured Query Language Uma das mais importantes linguagens relacionais (se não a mais

Leia mais

SQL Básica DDL. Prof. Marcos A. Schreiner. 21 de outubro de Curso de Licenciatura em Computação

SQL Básica DDL. Prof. Marcos A. Schreiner. 21 de outubro de Curso de Licenciatura em Computação SQL Básica DDL Prof. Marcos A. Schreiner Curso de Licenciatura em Computação 21 de outubro de 2015 Prof. Marcos A. Schreiner (UFPR) 21 de outubro de 2015 1 / 28 1 Introdução 2 SQL DDL CREATE Criar Banco

Leia mais

Banco de Dados. Professora: Luciana Faria

Banco de Dados. Professora: Luciana Faria Banco de Dados Professora: Luciana Faria Introdução ao linguagem é a SQL (Structured Query Language) Linguagem de Consulta Estruturada Para se utilizar, administrar, e trabalhar com um banco de dados é

Leia mais

A linguagem SQL

A linguagem SQL SQL 2008.1 A linguagem SQL SQL - Structured Query Language. Foi definida nos laboratórios de pesquisa da IBM em San Jose, California, em 1974. Teve seus fundamentos no modelo relacional Sua primeira versão

Leia mais

Prof. Dr. Joaquim Assunção Banco de Dados. SQL (parte 4) DDL Restrições

Prof. Dr. Joaquim Assunção Banco de Dados. SQL (parte 4) DDL Restrições Prof. Dr. Joaquim Assunção. 2017 Banco de Dados SQL (parte 4) DDL Restrições Restrições SQL são usadas para especificar regras para dados em uma tabela. CREATE TABLE nome_da_tabela ( coluna1 tipo_de_dado

Leia mais

Utilizando o Postgres - comandos SQL para a manipulação de dados

Utilizando o Postgres - comandos SQL para a manipulação de dados Utilizando o Postgres - comandos SQL para a manipulação de dados SELECT A declaração SELECT é utilizada para selecionar os dados de um banco de dados. SELECT nome FROM clientes WHERE A cláusula WHERE é

Leia mais

MySql. Introdução a MySQL. Andréa Garcia Trindade

MySql. Introdução a MySQL. Andréa Garcia Trindade MySql Introdução a MySQL Andréa Garcia Trindade Introdução O que é Banco de Dados SGBD MYSQL Tipos de Tabelas Tipos de Dados Linguagem SQL Comandos SQL O que é um Banco de Dados? Conjuntos de dados Grupo

Leia mais

MODELAGEM DE DADOS -INTRODUÇÃO AO SQL. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc.

MODELAGEM DE DADOS -INTRODUÇÃO AO SQL. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. MODELAGEM DE DADOS -INTRODUÇÃO AO SQL Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. frozza@ifc-camboriu.edu.br INTRODUÇÃO AO SQL Ferramentas brmodelo Ferramenta Case PostgreSQL versão 8 ou superior SGBD Em 1986 o

Leia mais

DDL DML DCL DTL Tipos Numéricos: INT FLOAT DOUBLE Tipos String: CHAR VARCHAR BINARY BLOB TEXT Tipos Data e Hora: DATE TIME TIMESTAMP YEAR

DDL DML DCL DTL Tipos Numéricos: INT FLOAT DOUBLE Tipos String: CHAR VARCHAR BINARY BLOB TEXT Tipos Data e Hora: DATE TIME TIMESTAMP YEAR SQL Structured Query Language, ou Linguagem de Consulta Estruturada, foi desenvolvida pela IBM nos anos 70 para demonstrar a viabilidade do modelo relacional para bancos de dados. No final dos anos 80

Leia mais

SQL CREATE DATABASE. MySQL, SQL Server, Access, Oracle, Sybase, DB2, e outras base de dados utilizam o SQL.

SQL CREATE DATABASE. MySQL, SQL Server, Access, Oracle, Sybase, DB2, e outras base de dados utilizam o SQL. LINGUAGEM SQL SQL CREATE DATABASE MySQL, SQL Server, Access, Oracle, Sybase, DB2, e outras base de dados utilizam o SQL. SQL CREATE TABLE SQL NOT NULL O valor NOT NULL obriga que o campo contenha sempre

Leia mais

Atualização e Inserção de Dados. SQL Avançado. Pedro F. Carvalho OCP Oracle g

Atualização e Inserção de Dados. SQL Avançado. Pedro F. Carvalho OCP Oracle g Pedro F. Carvalho OCP Oracle 2008.2 10g SQL Avançado Atualização e Inserção de Dados Comando INSERT Sumário Inclusão simples, inclusão de dados com SELECT Comando UPDATE Alteração simples, alteração usando

Leia mais

BCD29008 Banco de dados

BCD29008 Banco de dados BCD29008 Banco de dados Linguagem SQL Prof. Emerson Ribeiro de Mello Instituto Federal de Santa Catarina IFSC campus São José mello@ifsc.edu.br http://docente.ifsc.edu.br/mello/bcd 21 de agosto de 2017

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE INTRODUÇÃO A SQL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE INTRODUÇÃO A SQL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE INTRODUÇÃO A SQL Docente: Éberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com 02/06/2016 SUMÁRIO SQL DDL DML SQL (STRUCTURED

Leia mais

PSI Linguagem de Definição de dados. Módulo 15

PSI Linguagem de Definição de dados. Módulo 15 PSI Linguagem de Definição de dados Módulo 15 Objetivos de aprendizagem No final deste módulo os alunos devem ter adquirido conhecimentos, procedimentos e atitudes que lhe permitam: Criação, alteração

Leia mais

APOSTILA BANCO DE DADOS INTRODUÇÃO A LINGUAGEM SQL

APOSTILA BANCO DE DADOS INTRODUÇÃO A LINGUAGEM SQL 1. O que é Linguagem SQL 2. Instrução CREATE 3. CONSTRAINT 4. ALTER TABLE 5. RENAME TABLE 6. TRUCANTE TABLE 7. DROP TABLE 8. DROP DATABASE 1 1. O que é Linguagem SQL 2. O SQL (Structured Query Language)

Leia mais

FACULDADE INGÁ Unidade de Ensino Superior Ingá Ltda Ciência da Computação TRIGGERS. Prof. Erinaldo Sanches Nascimento

FACULDADE INGÁ Unidade de Ensino Superior Ingá Ltda Ciência da Computação TRIGGERS. Prof. Erinaldo Sanches Nascimento FACULDADE INGÁ Unidade de Ensino Superior Ingá Ltda Ciência da Computação TRIGGERS Prof. Erinaldo Sanches Nascimento Objetivos Especificar restrições mais gerais sobre o banco de dados. Especificar regras

Leia mais

SQL Linguagem de Definição de Dados. Banco de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri

SQL Linguagem de Definição de Dados. Banco de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri SQL Linguagem de Definição de Dados Banco de Dados SQL Structured Query Language Uma das mais importantes linguagens relacionais (se não a mais importante) Exemplos de SGBD que utilizam SQL Oracle Informix

Leia mais

Sumário. SQL - Criação de Tabelas. Structured Query Language. SQL Versões. André Restivo. October 18, 2010

Sumário. SQL - Criação de Tabelas. Structured Query Language. SQL Versões. André Restivo. October 18, 2010 Sumário SQL - Criação de Tabelas André Restivo Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto October 18, 2010 1 Introdução 2 Tabelas 3 Colunas 4 5 Modificação de Tabelas 6 Domínios André Restivo (FEUP)

Leia mais

Conceitos básicos. Funcionario SIAPE Nome Lotacao Cargo Salario Admissao

Conceitos básicos. Funcionario SIAPE Nome Lotacao Cargo Salario Admissao SQL Lúbia Vinhas Conceitos básicos En#dades: en4dade é uma coisa do mundo real, com uma existência independente. Atributos são as propriedades dessa coisa. Cada atributo está associado a um determinado

Leia mais

Introdução ao PostgreSQL

Introdução ao PostgreSQL Introdução ao PostgreSQL Fontes Karine Reis Ferreira karine@dpi.inpe.br Gilberto Câmara gilberto@dpi.inpe.br Gilberto Ribeiro de Queiroz gribeiro@dpi.inpe.br Marcos André Gonçalves - UFMG Parte 3 Aula

Leia mais

Lista 02 Sistema de Banco de Dados CAP 241 Computação Aplicada I

Lista 02 Sistema de Banco de Dados CAP 241 Computação Aplicada I Lista 02 Sistema de Banco de Dados CAP 241 Computação Aplicada I Considere o diagrama relacional da Figura 1 e escreva os comandos SQL para executar os exercícios abaixo. Figure 1 Diagrama relacional.

Leia mais

Bases de Dados. DDL Data Definition Language

Bases de Dados. DDL Data Definition Language Bases de Dados DDL Data Definition Language SQL SQL = Structured Query Language Foi originalmente criada pela IBM nos anos 70 como parte de um protótipo de sistema relacional Posteriormente foi implementada

Leia mais

BANCO DE DADOS WEB AULA 7. criação de tabelas. professor Luciano Roberto Rocha.

BANCO DE DADOS WEB AULA 7. criação de tabelas. professor Luciano Roberto Rocha. BANCO DE DADOS WEB AULA 7 criação de tabelas professor Luciano Roberto Rocha www.lrocha.com Arquitetura de um Banco de Dados Todos os dados de um banco conceitualmente são organizados no formato de tabelas,

Leia mais

Sumário: 1) Trabalhando com Constraints: - NOT NULL - UNIQUE - PRIMARY KEY - FOREIGN KEY - DEFAULT

Sumário: 1) Trabalhando com Constraints: - NOT NULL - UNIQUE - PRIMARY KEY - FOREIGN KEY - DEFAULT Sumário: 1) Trabalhando com Constraints: - NOT NULL - UNIQUE - PRIMARY KEY - FOREIGN KEY - DEFAULT 2) Componentes do Select: - DISTINCT - WHERE - AND e OR - ORDER BY 2) Visão Geral - A SQL é dividida em

Leia mais

Professor Leonardo Larback

Professor Leonardo Larback Professor Leonardo Larback Engines MySQL Server possui um conceito chamado de Storage Engine ou mecanismos de armazenamento, ou ainda, tipos de tabela. Através da engine selecionada, o servidor sabe como

Leia mais

SQL Básica. Andre Noel

SQL Básica. Andre Noel SQL Básica Andre Noel Introdução A SQL é um dos principais motivos de sucesso dos BDs relacionais comerciais Introdução A SQL é um dos principais motivos de sucesso dos BDs relacionais comerciais Se tornou

Leia mais

Laboratório de Banco de Dados. Prof. Luiz Vivacqua.

Laboratório de Banco de Dados. Prof. Luiz Vivacqua. (la.vivacqua@gmail.com) Ementa Conceitos básicos Sistemas de banco de dados Relacional Visão Geral do PostGreSQL Álgebra Relacional Operadores básicos Operadores adicionais A Linguagem de Consulta Estruturada

Leia mais

PCS3413. Engenharia de So-ware e Banco de Dados. Aula 16. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

PCS3413. Engenharia de So-ware e Banco de Dados. Aula 16. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo PCS3413 Engenharia de So-ware e Banco de Dados Aula 16 Escola Politécnica da Universidade de São Paulo 1 SQL - STRUCTURED QUERY LANGUAGE SQL - Structured Query Language Linguagem de acesso a Banco de Dados

Leia mais

Administração de Banco de Dados

Administração de Banco de Dados Administração de Banco de Dados Aula 6 Prof. Marcos Alexandruk Aula 6 Estruturas lógicas do Oracle: Tabelas tabelas relacionais tabelas temporárias tabelas organizadas por índices tabelas de objetos tabelas

Leia mais

O projeto físico do bando de dados consiste no mapeamento do projeto lógico para um DBMS real Projeto deve levar em conta fatores como:

O projeto físico do bando de dados consiste no mapeamento do projeto lógico para um DBMS real Projeto deve levar em conta fatores como: Projeto Físico O projeto físico do bando de dados consiste no mapeamento do projeto lógico para um DBMS real Projeto deve levar em conta fatores como: Desempenho Tempo de resposta das transações Alocação

Leia mais

Banco de Dados. Linguagem SQL

Banco de Dados. Linguagem SQL Banco de Dados Linguagem SQL 1 A linguagem SQL: história Em junho de 1970, o matemático Edgar Frank Codd, publicou o artigo "A Relational Model of Data for Large Shared Data Banks" na revista "Communications

Leia mais

INTRODUÇÃO AO MYSQL PROF. ME. HÉLIO ESPERIDIÃO

INTRODUÇÃO AO MYSQL PROF. ME. HÉLIO ESPERIDIÃO INTRODUÇÃO AO MYSQL PROF. ME. HÉLIO ESPERIDIÃO HeidiSQL É um programa que permite acessar o SGDB Mysql. Pode ser adquirido gratuitamente na internet. Não é necessário instalar. Possui versão portável.

Leia mais

Revisão de Bancos de Dados

Revisão de Bancos de Dados Revisão de Bancos de Dados Conceitos Básicos 1. Defina o que é um banco de dados e o que é um sistema gerenciador de bancos de dados (SGBD). 2. Defina as arquiteturas de software em duas camadas (cliente/servidor)

Leia mais

INTRODUÇÃO AO MYSQL. Eng. Computação

INTRODUÇÃO AO MYSQL. Eng. Computação INTRODUÇÃO AO MYSQL PROF. ME. HÉLIO ESPERIDIÃO Eng. Computação Iniciando o xampp e SGBD mysql Xampp é um pacote de programas que incluem Mysql Apache Php Phpmyadmin https://www.apachefriends.org/download.html

Leia mais

SQL Linguagem de Definição de Dados. Laboratório de Bases de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri

SQL Linguagem de Definição de Dados. Laboratório de Bases de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri SQL Linguagem de Definição de Dados SQL Structured Query Language Uma das mais importantes linguagens relacionais (se não a mais importante) Exemplos de SGBD que utilizam SQL Oracle Informix Ingress SQL

Leia mais

Sistemas de Informação e Bases de Dados 2012/2013. Restrições de Integridade em SQL

Sistemas de Informação e Bases de Dados 2012/2013. Restrições de Integridade em SQL Sistemas de Informação e Bases de Dados 2012/2013 Restrições de Integridade em SQL Alberto Sardinha Bibliografia Raghu Ramakrishnan, Database Management Systems, Cap. 3 e 5 1 Captura e Tratamento das RIs

Leia mais

SQL PostgreSQL. I Criação de Tabelas. Disciplina: SCC0241 Bases de Dados Professor: Eduardo Hruschka Estagiária PAE: Dayse de Almeida

SQL PostgreSQL. I Criação de Tabelas. Disciplina: SCC0241 Bases de Dados Professor: Eduardo Hruschka Estagiária PAE: Dayse de Almeida SQL PostgreSQL I Criação de Tabelas Disciplina: SCC0241 Bases de Dados Professor: Eduardo Hruschka Estagiária PAE: Dayse de Almeida Composição da SQL Linguagem de Definição de Dados (DDL): Comandos para

Leia mais

A linguagem SQL

A linguagem SQL SQL SQL - Structured Query Language. Foi definida nos laboratórios de pesquisa da IBM em San Jose, California, em 1974. Teve seus fundamentos no modelo relacional Sua primeira versão recebeu o nome de

Leia mais

P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O. Eng. Computação

P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O. Eng. Computação P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O Eng. Computação BANCO DE DADOS Podemos entender por banco de dados qualquer sistema que reúna e mantenha organizada uma série de informações relacionadas a um

Leia mais

Bancos (Bases) de Dados

Bancos (Bases) de Dados Bancos (Bases) de Dados Aula #8 SQL Prof. Eduardo R. Hruschka * Slides baseados no material elaborado pelas professoras: Cristina D. A. Ciferri Elaine P. M. de Souza SQL (Structured Query Language) Linguagem

Leia mais

Rápida revisão do Modelo Relacional

Rápida revisão do Modelo Relacional Rápida revisão do Modelo Relacional Conceito de relação Tuplas e atributos Rápida revisão do Modelo Relacional Regras de integridade Entidade: Deve existir uma chave primária com valor único e não-nulo.

Leia mais

BANCO DE DADOS BANCO DE DADOS. Prof. Patrícia Lucas 3º Trimestre

BANCO DE DADOS BANCO DE DADOS. Prof. Patrícia Lucas 3º Trimestre BANCO DE DADOS BANCO DE DADOS Prof. Patrícia Lucas 3º Trimestre ROTEIRO PARA O 3º TRIMESTRE 1. O MySQL DDL SQL 1. Como funciona o MySQL 2. Como criar um banco de dados no MySQL 3. Como criar tabelas: comandos

Leia mais

Linguagem de Consulta Estruturada (SQL)

Linguagem de Consulta Estruturada (SQL) Linguagem de Consulta Estruturada (SQL) SQL SQL (Structured Query Language), ou Linguagem de Consulta Estruturada. Usada em Bancos de Dados Relacionais. É padronizada (SQL ANSI). ANSI (American National

Leia mais

Comandos DDL. id_modulo = id_m odulo

Comandos DDL. id_modulo = id_m odulo Comandos DDL Estudo de Caso Controle Acadêmico Simplificado Uma escola contém vários cursos, onde cada aluno possui uma matricula num determinado curso. Estes cursos, por sua vez, possuem módulos, aos

Leia mais

BCD29008 Banco de dados

BCD29008 Banco de dados BCD29008 Banco de dados Modelo ER & Modelo Relacional Prof. Emerson Ribeiro de Mello Instituto Federal de Santa Catarina IFSC campus São José mello@ifsc.edu.br http://docente.ifsc.edu.br/mello/bcd 18 de

Leia mais

SQL. Linguagem de Definição de Dados (DDL) Tipos em SQL. Tipos Data/Tempo em SQL (cont.)

SQL. Linguagem de Definição de Dados (DDL) Tipos em SQL. Tipos Data/Tempo em SQL (cont.) SQL Linguagem de Definição de Dados (DDL) Linguagem de Definição dos Dados Tipos em SQL Manipular Tabelas (relações) Integridade e Segurança Linguagem de Manipulação dos Dados Estrutura básica Operações

Leia mais

Tarefa Orientada 8 Criação de tabelas

Tarefa Orientada 8 Criação de tabelas Tarefa Orientada 8 Criação de tabelas Objectivos: Iniciar o MS SQL Server Manegement Studio Criar tabelas Especificar tipos de dados Definir restrições Alterar as definições de uma tabela Eliminar uma

Leia mais

Aula 06 Sistemas Embarcados LT38C

Aula 06 Sistemas Embarcados LT38C Aula 06 Sistemas Embarcados LT38C Prof. Lucas Ricken Garcia 2017/1 Introdução a Banco de Dados Coleção de dados relacionados. Fatos conhecidos que podem ser registrados e possuem significado implícito.

Leia mais

Modelagem Física e SQL

Modelagem Física e SQL Programação em Banco de Dados - Parte 1 Modelagem Física e SQL Prof. Pablo Passos prof.pablo.passos@gmail.com SQL - Um modelo físico é gerado a partir de um modelo lógico já construído. A geração dos objetos

Leia mais

AULA 8. Ambientes Visuais 8.1. OBJETIVO DA AULA SQL (Structured Query Language)

AULA 8. Ambientes Visuais 8.1. OBJETIVO DA AULA SQL (Structured Query Language) AULA 8 8.1. OBJETIVO DA AULA Relembrar conceitos e recursos básicos apresentados nas aulas anteriores, dar continuidade nas codificações iniciadas e ainda não finalizadas, explorar acesso a banco de dados

Leia mais

Mysql. Quanto mais informações você busca, mais você evolui. Vitor Ramos. Disciplina de Banco de Dados

Mysql. Quanto mais informações você busca, mais você evolui. Vitor Ramos. Disciplina de Banco de Dados Mysql Quanto mais informações você busca, mais você evolui. Vitor Ramos SQL Structured Query Language - Linguagem de Consulta Estruturada Desenvolvida pela IBM, nos anos 70; Inicialmente chamada SEQUEL

Leia mais

Teste Exemplo Revisão da tentativa 1

Teste Exemplo Revisão da tentativa 1 Teste Exemplo Revisão da tentativa 1 Iniciado em: Quinta, 6 Dezembro 2007, 21:31 Completado em: Quinta, 6 Dezembro 2007, 21:48 Tempo gasto: 16 minutos 53 segundos Classificação: 8/20 (40% Nota: 8 sobre

Leia mais

Linguagem SQL (Parte II)

Linguagem SQL (Parte II) Universidade Federal de Sergipe Departamento de Sistemas de Informação Itatech Group Jr Softwares Itabaiana Site: www.itatechjr.com.br E-mail: contato@itatechjr.com.br Linguagem SQL (Parte II Introdução

Leia mais

SQL (Tópicos) Structured Query Language

SQL (Tópicos) Structured Query Language SQL (Tópicos) Structured Query Language ISI Introdução aos Sistemas de Informação SQL (Tópicos) 1 SQL: componentes SQL / DDL (Data Definition Language) Permite definir os Esquemas de Relação Permite definir

Leia mais

Base de Dados. MySQL Prof. Erinaldo Nascimento

Base de Dados. MySQL Prof. Erinaldo Nascimento Base de Dados MySQL Prof. Erinaldo Nascimento Objetos de banco de dados Um objeto do banco de dados é qualquer objeto definido numa base de dados que é usado para armazenar ou referenciar dados. Alguns

Leia mais

Uma solução possível para garantir, em ambiente APEX, a consistência duma estrutura ISA, total e disjuntiva.

Uma solução possível para garantir, em ambiente APEX, a consistência duma estrutura ISA, total e disjuntiva. Uma solução possível para garantir, em ambiente APEX, a consistência duma estrutura ISA, total e disjuntiva. Seja então o conjunto de entidades pessoa, com os atributos bi_pessoa, nome_pessoa e morada_pessoa,

Leia mais

BANCO DE DADOS II Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar

BANCO DE DADOS II Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar - Aula 1 - PROJETO FÍSICO DE BANCOS DE DADOS 1. INTRODUÇÃO No módulo passado estudamos as técnicas utilizadas para se criar um projeto de banco de dados (BD): Modelo Entidade-Relacionamento, Modelo Lógico

Leia mais

Aula 6 BD1 Modelo Relacional. Profa. Elaine Faria UFU

Aula 6 BD1 Modelo Relacional. Profa. Elaine Faria UFU Aula 6 BD1 Modelo Relacional Profa. Elaine Faria UFU - 2017 Introdução Modelo Relacional Proposto por Codd em 1970 Revolucionou a área de banco de dados É o modelo dominante base para os SGBDs líderes

Leia mais

MYSQL - PRIMEIROS COMANDOS CRIAÇÃCO DO BD E DAS TABELAS, INSERÇÃO E CONSULTA DE REGISTROS. create database [if not exists] <nome>

MYSQL - PRIMEIROS COMANDOS CRIAÇÃCO DO BD E DAS TABELAS, INSERÇÃO E CONSULTA DE REGISTROS. create database [if not exists] <nome> 1. Manuseio do banco de dados MYSQL - PRIMEIROS COMANDOS CRIAÇÃCO DO BD E DAS TABELAS, INSERÇÃO E CONSULTA DE REGISTROS As seguintes instruções manuseiam o banco de dados: cria o banco mostra os bancos

Leia mais

edsoncs@gmail.com www.linkedin.com/in/edsonhu Agenda Banco de Dados Relacional Modelo Descritivo Modelo Conceitual Modelo Lógico Arquitetura Cliente/Servidor Componentes SQL Server Management Studio (SSMS)

Leia mais

Structured Query Language (SQL) Aula Prática

Structured Query Language (SQL) Aula Prática Structured Query Language (SQL) Aula Prática Linguagens de SGBD Durante o desenvolvimento do sistema R, pesquisadores da IBM desenvolveram a linguagem SEQUEL, primeira linguagem de acesso para Sistemas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Disciplina: Banco de Dados I Professor: Prof. Me. Everton

Leia mais

'%'! $!0" $ 8 ' %%! % '! $ $$% + ' %!%$/)!'4!+,"/)!)+,/)% *! +,"0''% * %$!*!$$ #!"%&%'%'%$! "94(# ' %'$%$$$%0%$%' *!% %%%'!**% > %% %%!31?

'%'! $!0 $ 8 ' %%! % '! $ $$% + ' %!%$/)!'4!+,/)!)+,/)% *! +,0''% * %$!*!$$ #!%&%'%'%$! 94(# ' %'$%$$$%0%$%' *!% %%%'!**% > %% %%!31? MODELAGEM FÍSICA Capítulo 3! " # $ $!%%%& '$! $% $$%"%' ) ' *'!%'!$ $ $ $% +, %#!!" '$*'#%! $ $$%" % '$%!!% $% * % $ *-! %$% $!* '% $!$$.!'% & $%!% $ $ ' %/!$ 0 $*' $% *0 )#%!$0% 1&$$$%+#!*22,"$% )'%$$%%&

Leia mais

Banco de Dados I. Aula 12 - Prof. Bruno Moreno 04/10/2011

Banco de Dados I. Aula 12 - Prof. Bruno Moreno 04/10/2011 Banco de Dados I Aula 12 - Prof. Bruno Moreno 04/10/2011 Plano de Aula SQL Definição Histórico SQL e sublinguagens Definição de dados (DDL) CREATE Restrições básicas em SQL ALTER DROP 08:20 Definição de

Leia mais

Bases de Dados BDDAD. Oracle SQL Comandos. Nelson Freire (ISEP LEI-BDDAD 2017/18) 1/101

Bases de Dados BDDAD. Oracle SQL Comandos. Nelson Freire (ISEP LEI-BDDAD 2017/18) 1/101 BDDAD Bases de Dados Oracle SQL Comandos Nelson Freire (ISEP LEI-BDDAD 2017/18) 1/101 Comandos Sumário Introdução Restrições de Integridade Comandos DDL CREATE TABLE ALTER TABLE DROP TABLE DML INSERT UPDATE

Leia mais

Banco de dados 1. Linguagem SQL DDL e DML. Professor: Victor Hugo L. Lopes

Banco de dados 1. Linguagem SQL DDL e DML. Professor: Victor Hugo L. Lopes Banco de dados 1 Linguagem SQL DDL e DML Professor: Victor Hugo L. Lopes Agenda: Introdução à linguagem de dados; DDL; DML; CRUD; Introdução à linguagem SQL. 2 Por que precisamos da linguagem SQL? A algebra

Leia mais

Avisos. Sumário. Atividade em lab Aula 29. Atividade em lab Aula 29. Programando com SQL Triggers EXERCÍCIO LAB SP. Vista da segunda prova

Avisos. Sumário. Atividade em lab Aula 29. Atividade em lab Aula 29. Programando com SQL Triggers EXERCÍCIO LAB SP. Vista da segunda prova Ciência da Computação GBC043 Sistemas de Banco de Dados Programando com SQL s Avisos Vista da segunda prova Data: 03/06 das 13:40 às 15:00h Local: sala 1B137 Profa. Maria Camila Nardini Barioni camila.barioni@ufu.br

Leia mais

GBC043 Sistemas de Banco de Dados

GBC043 Sistemas de Banco de Dados Ciência da Computação GBC043 Sistemas de Banco de Dados SQL Linguagem de Definição de Dados SQL DDL CREATE SCHEMA cria um esquema de BD relacional Profa. Maria Camila Nardini Barioni camila.barioni@ufu.br

Leia mais

LINGUAGEM SQL Linguagem usada em SGBD para: Definir estrutura de dados; Modificar dados em um banco de dados; Especificar restrições de segurança; Rea

LINGUAGEM SQL Linguagem usada em SGBD para: Definir estrutura de dados; Modificar dados em um banco de dados; Especificar restrições de segurança; Rea BANCO DE DADOS Prof. Fabiano Taguchi http://fabianotaguchi.wordpress.com fabianotaguchi@hotmail.com SQL A Structed Query Language foi desenvolvida em 1974 nos laboratório da IBM em San José na Califórnia,

Leia mais

Material Teórico. Organização de Dados. Responsável pelo Conteúdo: Prof. Ms. Alexander Gobbato Albuquerque

Material Teórico. Organização de Dados. Responsável pelo Conteúdo: Prof. Ms. Alexander Gobbato Albuquerque Banco de Dados Organização de Dados Material Teórico Responsável pelo Conteúdo: Prof. Ms. Alexander Gobbato Albuquerque Revisão Textual: Profa. Esp.Vera Lídia de Sá Cicarone Organização de Dados Introdução

Leia mais

BANCO DE DADOS. Para a criação de um banco de dados, através de scripts SQL, deve-se usar a seguinte sintaxe: CREATE DATABASE <nome_banco_de_dados>

BANCO DE DADOS. Para a criação de um banco de dados, através de scripts SQL, deve-se usar a seguinte sintaxe: CREATE DATABASE <nome_banco_de_dados> BANCO DE DADOS 1. Scripts de criação de banco de dados Para a criação de um banco de dados, através de scripts SQL, deve-se usar a seguinte sintaxe: CREATE DATABASE Onde:

Leia mais

Oracle Database 10g: Fundamentos de SQL e PL/SQL

Oracle Database 10g: Fundamentos de SQL e PL/SQL Oracle University Contact Us: 0-800-167225 Oracle Database 10g: Fundamentos de SQL e PL/SQL Duration: 5 Dias O que é que gostaria de aprender Conheça os fundamentos de SQL e PL/SQL usando o SQL Developer

Leia mais

Modelo Relacional + SQL (DDL) Material elaborado pela Prof. Karin Becker

Modelo Relacional + SQL (DDL) Material elaborado pela Prof. Karin Becker Modelo Relacional + SQL (DDL) Material elaborado pela Prof. Karin Becker Modelo Relacional Codd, E.F A relational model of data for large shared data banks. Communications of the ACM, 13(6):377-87, June

Leia mais

Banco de dados MySQL suporte@ideon.net.br Bancos de dados MySQL permitem armazenar inúmeras informações de um modo fácil de acessar. Os bancos de dados propriamente não são fáceis de ler por humanos. Bancos

Leia mais

SQL DDL ALTERAÇÃO DA ESTRUTURA DE TABELAS - ALTER TABLE - ALTER TABLE NOME_TABELA ADD [COLUMN] NOME_COLUNA TIPO_COLUNA RESTRIÇÕES

SQL DDL ALTERAÇÃO DA ESTRUTURA DE TABELAS - ALTER TABLE - ALTER TABLE NOME_TABELA ADD [COLUMN] NOME_COLUNA TIPO_COLUNA RESTRIÇÕES ALTERAÇÃO DA ESTRUTURA DE TABELAS - ALTER TABLE - 1. Alterar tabela a. Adicionar coluna: ADD [COLUMN] NOME_COLUNA TIPO_COLUNA RESTRIÇÕES Obs.: a palavra COLUMN, opcional no padrão SQL, não pode ser usada

Leia mais

Definição de Dados com SQL

Definição de Dados com SQL Wendel Melo Faculdade de Computação Universidade Federal de Uberlândia www.facom.ufu.br/~wendelmelo Banco de Dados I Definição de Dados com SQL 2 Structured Query Language (SQL) Linguagem de consulta estruturada

Leia mais

Modelagem Física e SQL

Modelagem Física e SQL Programação em Banco de Dados - Parte 1 Modelagem Física e SQL Prof. Pablo Passos prof.pablo.passos@gmail.com SQL - Um modelo físico é gerado a partir de um modelo lógico já construído. A geração dos objetos

Leia mais

SQL. Índices, views e restrições. Cristina C. Vieira Departamento de Engenharia Eletrónica e Informática

SQL. Índices, views e restrições. Cristina C. Vieira Departamento de Engenharia Eletrónica e Informática SQL Índices, views e restrições Cristina C. Vieira Departamento de Engenharia Eletrónica e Informática SQL Índices Um índice é uma estrutura de dados que acelera o acesso aos tuplos de uma tabela. Os índices

Leia mais

P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O. Eng. Computação

P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O. Eng. Computação P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O Eng. Computação BANCO DE DADOS Podemos entender por banco de dados qualquer sistema que reúna e mantenha organizada uma série de informações relacionadas a um

Leia mais

Administração de Banco de Dados

Administração de Banco de Dados Administração de Banco de Dados Aula 8 Prof. Marcos Alexandruk Aula 8 Índices (Indexes) Índices únicos Índices não únicos Índices de chave invertida Índices baseados em funções Índices de bitmap Tabelas

Leia mais

AULA 6 INTEGRIDADOS DOS DADOS - CRIANDO RESTRIÇÕES

AULA 6 INTEGRIDADOS DOS DADOS - CRIANDO RESTRIÇÕES BANCO DE DADOS GERENCIAL 1 AULA 6 INTEGRIDADOS DOS DADOS - CRIANDO RESTRIÇÕES Integridade de domínio A integridade de domínio é a validade de entradas para uma coluna específica. É possível aplicar a integridade

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP Campus de Caraguatatuba Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 1 0 Semestre de 2013 BD I Prof. Lineu Mialaret Aula 25:

Leia mais

Linguagem SQL Sub-linguagem DDL

Linguagem SQL Sub-linguagem DDL Linguagem SQL Sub-linguagem DDL A SQL - Structured Query Language, foi desenvolvido pela IBM em meados dos anos 70 como uma linguagem de manipulação de dados (DML - Data Manipulation Language para suas

Leia mais

BANCO DE DADOS WEB AULA 12. manipulação de dados atualização e exclusão de registros. professor Luciano Roberto Rocha.

BANCO DE DADOS WEB AULA 12. manipulação de dados atualização e exclusão de registros. professor Luciano Roberto Rocha. BANCO DE DADOS WEB AULA 12 manipulação de dados atualização e exclusão de registros professor Luciano Roberto Rocha www.lrocha.com Atualização de dados A modificação dos dados armazenados no banco de dados

Leia mais

MODELO DE BANCO DE DADOS RELACIONAL

MODELO DE BANCO DE DADOS RELACIONAL UNINGÁ UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR INGÁ FACULDADE INGÁ CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BANCO DE DADOS I MODELO DE BANCO DE DADOS RELACIONAL Profº Erinaldo Sanches Nascimento Objetivos Descrever os princípios básicos

Leia mais

Structured Query Language (SQL) Ambiente Simplificado de um SGBD

Structured Query Language (SQL) Ambiente Simplificado de um SGBD Structured Query Language (SQL) Ambiente Simplificado de um SGBD 2 1 Características dos SGBDs Natureza auto-contida de um sistema de banco de dados: metadados armazenados num catálogo ou dicionário de

Leia mais

Definição do esquema da base de dados. o esquema da BD é composto pelas definições de todas as tabelas da BD.

Definição do esquema da base de dados. o esquema da BD é composto pelas definições de todas as tabelas da BD. Definição do esquema da base de dados o esquema da BD é composto pelas definições de todas as tabelas da BD. existem outros elementos (views, índices, triggers) que também fazem parte do esquema e que

Leia mais

Instrução Create Table

Instrução Create Table Tipos em SQL char(n): cadeia de caracteres de comprimento fixo n varchar(n): cadeia de caracteres de comprimento variável, com o máximo n especificado pelo utilizador int: inteiro (um subconjunto finito

Leia mais

Sistemas de Informação e Bases de Dados 2012/2013. Linguagem SQL

Sistemas de Informação e Bases de Dados 2012/2013. Linguagem SQL Sistemas de Informação e Bases de Dados 2012/2013 Linguagem SQL Alberto Sardinha Bibliografia Raghu Ramakrishnan, Database Management Systems, Cap. 3 e 5 1 Sumário Linguagem SQL 2 História Princípio dos

Leia mais

Prof. Carlos Majer Aplicações Corporativas UNICID

Prof. Carlos Majer Aplicações Corporativas UNICID Este material pertence a Carlos A. Majer, Professor da Unidade Curricular: Aplicações Corporativas da Universidade Cidade de São Paulo UNICID Licença de Uso Este trabalho está licenciado sob uma Licença

Leia mais

Importar e Exportar Dados

Importar e Exportar Dados Importar e Exportar Dados Administração de Base de Dados OBJECTIVOS: Definir comandos e formatos Definir restrições (constraints) DEFINIÇÃO DO ESQUEMA DA BASE DE DADOS O esquema da BD e composto pelas

Leia mais

Marcos Alexandruk Marcos Alexandruk

Marcos Alexandruk Marcos Alexandruk Marcos Alexandruk m.alexandruk@gmail.com Apresentação disponível em: www.dba.net.br/mysql.pdf Parte I: Download e Instalação MySQL - Download www.mysql.com/downloads MySQL - Download MySQL - Download MySQL

Leia mais

CREATE TABLE AUTOR ( cod_autor int not null primary key, nome_autor varchar (60) )

CREATE TABLE AUTOR ( cod_autor int not null primary key, nome_autor varchar (60) ) TADS Exercício Laboratório I Analise o modelo de banco de dados abaixo: MUSICA FAIXA Codigo_Musica: INTEGER Nome_Musica: VARCHAR(60) Duracao: NUMERIC(6,2) Codigo_Musica: INTEGER (FK) Codigo_CD: INTEGER

Leia mais

Programação SQL. Introdução

Programação SQL. Introdução Introdução Principais estruturas duma Base de Dados: Uma BD relacional é constituída por diversas estruturas (ou objectos ) de informação. Podemos destacar: Database: designa a própria BD; Table/Tabela:

Leia mais

BANCO DE DADOS SQL (DDL: CREATE TABLE, CONSTRAINTS)

BANCO DE DADOS SQL (DDL: CREATE TABLE, CONSTRAINTS) BANCO DE DADOS SQL (DDL: CREATE TABLE, CONSTRAINTS) Prof. Edson Thizon Histórico Entre 1974 e 1979, o San José Research Laboratory da IBM desenvolveu um SGDB relacional que ficou conhecido como Sistema

Leia mais