TAS100. Manual do proprietário

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TAS100. Manual do proprietário"

Transcrição

1 TAS100 Manual do proprietário

2 TAS100 1 Índice Referência Utilização do sistema de áudio Comandos remotos de áudio (interruptores no volante) Recomendações de utilização do sistema de áudio

3 2 TAS100 Referência Referência O rádio MW FM/leitor de CD/leitor MP3 WMA (com controlador de carregador de CD)

4 TAS100 3 Utilização do sistema de áudio Algumas noções básicas Utilização do sistema de áudio Este ponto descreve algumas das características básicas dos sistemas de áudio da Toyota. Algumas informações podem não dizer respeito ao seu sistema. O sue sistema de áudio funciona quando o interruptor do motor está na posição ACC ou ON. SOM E EQUILÍBRIO Para detalhes sobre os comandos de som e equilíbrio do sistema, consulte página 7. LIGAR E DESLIGAR O SISTEMA Pressione o selector PWR VOL para ligar e desligar o sistema de áudio. Pressione o botão AM, FM, FM1, FM2 ou DISC para ligar a respectiva função sem pressionar o selector PWR VOL. É possível ligar o leitor de CD inserindo um CD. É possível desligar o leitor de CD ejectando o CD. Se o sistema de áudio estava previamente desligado, então todo o sistema de áudio será desligado quando ejectar o CD. ALTERNAR ENTRE FUNÇÕES Pressione o botão AM, FM, FM1, FM2 ou DISC se o sistema já estiver ligado mas deseja passar de uma função para a outra. Os sistemas de áudio com o número de identificação* utilizam tecnologias de aperfeiçoamento de áudio SRS FOCUS e SRS TruBass, sob a licença da SRS Labs, Inc., em todos os modos excepto no modo de rádio AM. Os símbolos FOCUS, TruBass, SRS e são marcas comerciais da SRS Labs, Inc. As tecnologias FOCUS e TruBass são integradas sob licença da SRS Labs, Inc. *: O número de identificação de áudio é mostrado por cima do canto superior direito do visor. Som A qualidade de som de uma programa de áudio é determinada em grande parte pela mistura dos níveis de agudos e de graves. De facto, os diferentes tipos de música e programas de voz habitualmente soam melhor com diferentes misturas de agudos e graves. Equilíbrio Um bom equilíbrio dos canais estéreo esquerdo e direito e dos níveis de som dianteiro e traseiro é igualmente importante. Tenha em atenção que se estiver a ouvir uma gravação ou emissão em estéreo, a mudança do equilíbrio esquerda/direita aumentará o volume de um grupo de sons enquanto baixa o volume de um outro.

5 4 TAS100 A SUA ANTENA DE RÁDIO Para baixar uma antena manual, pressione-a com cuidado para baixo. AVISO Para evitar danos na antena, assegurese que esta está recolhida antes de passar por uma lavagem automática. O SEU LEITOR DE CD Quando se introduz um disco, pressionar o mesmo com cuidado para dentro com a etiqueta voltada para cima. O leitor de CD reproduzirá da faixa 1 até ao fim do disco. Depois voltará a reproduzir a partir da faixa 1. O leitor destina-se a ser utilizado exclusivamente com discos de 12 cm. AVISO Não empilhe dois discos para serem inseridos, já que tal causará danos no leitor de CD. Introduza apenas um CD de cada vez na ranhura. Nunca tente desmontar ou olear qualquer peça do leitor de CD. Na ranhura apenas deverá ser introduzida um CD. O SEU LEITOR MP3/WMA As especificações dos ficheiros MP3/WMA ou os formatos de multimédia que registam as especificações que o seu Leitor MP3/WMA pode utilizar são limitadas: Para detalhes, consulte a página 19.

6 TAS100 5 Comandos e características Detalhes de botões específicos, comandos, e funções são descritos na lista alfabética que se segue.

7 6 TAS (Botões predefinidos) Estes botões são utilizados para predefinir e sintonizar estações de rádio. Para predefinir uma estação atribuindo-a a um botão: Sintonize a estação pretendida. (Consulte TUNE FILE ou SEEK/TRACK.) Mantenha pressionado o botão até ouvir um bip para atribuir a estação ao botão. No visor surgirá o número do botão predefinido. Para retomar uma estação predefinida: Pressione o botão para a estação desejada. No visor surgirão o número do botão predefinido e a frequência da estação. Estes sistemas podem armazenar uma estação AM e duas estações FM em cada um dos botões. (O visor apresentará AM, FM1, FM2 ou FM3 quando se pressiona o botão AM ou FM.) (Botão de ejectar) Pressione o botão de ejectar de CD para ejectar um CD. AF (Frequência alternativa) Este botão pode ser utilizado apenas quando se recepciona uma estação RDS (Sistema de dados de rádio). Este botão é utilizado para procurar estações RDS (Sistema de dados de rádio) em toda a banda. Sempre que se pressionar o botão AF, o modo AF será alterado pela seguinte ordem: AF ligado: No visor surge AF. Neste modo, o rádio passa para a estação emissora que ofereça uma boa recepção dentro do mesmo código PI (identificação do programa). REG ligado: No visor surge REG. Neste modo, o rádio passa para uma estação emissora que ofereça uma boa recepção dentro do mesmo código local de PI (identificação do programa). Para desligar a função AF, pressione novamente este botão. AM Pressione o botão AM para ligar o rádio e seleccionar a banda AM. No visor surgirá AM.

8 TAS100 7 AST (Automemorização) Este botão é utilizado para predefinir automaticamente as frequências de até 6 estações de rádio para cada uma das bandas (FM3 e AM). Se utilizar o botão AST no modo FM (FM1, FM2, FM3), este será automaticamente guardado em FM3. Por exemplo, mesmo quando se procede à automemorização em FM1, o modo altera-se para o FM3. Pressione o botão AST até ouvir um bip. Se o rádio não conseguir detectar nenhuma estação, voltará a recepcionar na frequência em que se encontrava antes de se accionar o AST. AUDIO CTRL (Comandos de som e equilíbrio de som) Sempre que se pressionar o selector AUDIO CTRL altera-se o modo. Para ajustar o som e o equilíbrio, rode o selector. BAS: Ajusta os sons graves. O visor apresenta o intervalo de -5 a 5. TRE: Ajusta os sons agudos. O visor apresenta o intervalo de -5 a 5. FAD: Ajusta o equilíbrio de som entre os altifalantes dianteiros e traseiros. O visor apresenta o intervalo de R7 a F7. BAL: Ajusta o equilíbrio de som entre os altifalantes direitos e esquerdos. O visor apresenta o intervalo de L7 a R7. Ajuste do campo acústico Para ajustar o campo acústico, pressione AUDIO CTRL até surgir EQ no visor. De seguida rode o selector para seleccionar COMPACT, SEDAN ou MINIVAN. Saltar o nível ASL (Nivelador automático de som) ASL: O nivelador automático de som pode ser ligado rodando-se o selector. Para além disso, rodar o selector permite-lhe seccionar o volume entre LOW (baixo), MID (médio) e HIGH (alto) e as definições de som. O sistema ASL ajusta automaticamente o volume e o som de acordo com a velocidade do veiculo. O que ajuda a assegurar uma experiência auditiva ideal mesmo se os níveis de ruído aumentarem durante a viagem. DISC Apenas com carregador de CD Utilize estes botões para seleccionar um disco que deseja ouvir. Pressione o botão (botão predefinido 3) ou o botão (botão predefinido 4) até que o número do disco que pretende ouvir seja apresentado no visor. DISC (CD) Pressione o botão DISC para reproduzir um CD. Quando o sistema de áudio está configurado para o funcionamento de CD, o visor mostra a faixa que está actualmente a ser reproduzida.

9 8 TAS100 Mensagens de erro Se o leitor não funcionar correctamente, o seus sistema de áudio apresentará as seguintes mensagens de erro. WAIT : A unidade do leitor de CD poderá estar demasiado quente. Deixe o leitor arrefecer. ERROR 1 : O disco poderá estar sujo, danificado ou incorrectamente introduzido (voltado ao contrário). Limpe o disco e volte e introduzi-lo. NO DISC : Carregador de CD da unidade autónoma está vazio. Insira um disco. ERROR 3 : Existe um problema no interior do sistema. Ejecte o disco ou a cassete. Volte a recolocar o disco ou a cassete. ERROR 4 : Sobre-corrente. Peça a qualquer concessionário ou reparador Toyota autorizado, ou qualquer outro profissional devidamente qualificado e equipado para realizar uma inspecção. CD OPEN : A tampa do carregador de CD da unidade autónoma está aberta. Feche a tampa do carregador de CDs. Se surgir NO MUSIC no visor, tal indica que foi introduzido um disco sem dados MP3/ WMA. Retire o disco do leitor e insira um disco de dados MP3/WMA. Se a anomalia continuar a existir, leve o seu veículo a um concessionário ou reparador Toyota autorizado, ou a um outro profissional devidamente qualificado e equipado. FM Pressione o botão FM para ligar o rádio e seleccionar a banda FM. No visor surgirá FM1 ou FM2. Este sistema permite definir doze estações FM, duas para cada um dos botões predefinidos. PTY (Tipo de programa) Este botão pode ser utilizado apenas quando se recepciona uma estação RDS (Sistema de dados de rádio). Pressione o botão PTY. Se o botão for pressionado durante a recepção de um código PTY da estação RDS, o tipo actual de programa ( NEWS, SPORT, TALK, POP, CLASSICS ) surgirá no visor. Se for pretendido um tipo de programa diferente, pressione o botão PTY até que surja o tipo de programa pretendido. Se não for recebido nenhum código da estação RDS, surgirá NO PTY no visor. Se for pressionado o lado ou do botão SEEK/TRACK enquanto o tipo de programa é apresentado no visor, o rádio irá procurar uma estação que emita o código PTY. Se o rádio não conseguir detectar nenhuma estação, surgirá no visor NOTHING. Se o sistema não for tocado durante 6 segundos, enquanto o tipo de programa estiver a ser apresentado, ou se for realizada uma outra operação, desaparecerá o tipo de programa do visor e o rádio emitirá um programa do tipo de programa que foi apresentado pela última vez.

10 TAS100 9 PWR VOL (Alimentação e volume) Pressione o selector PWR VOL para ligar e desligar o sistema de áudio. Rode o selector PWR VOL para ajustar o volume. RAND (Aleatório) Leitor de CD Existem duas funções aleatórias Poderá ouvir as faixas num CD numa sequência aleatória, ou ouvir as faixas em todos os CD na cassete numa sequência aleatória. Reprodução aleatória das faixas num disco: Pressione e solte rapidamente o botão RAND (botão predefinido 1). No visor surgirá e o leitor reproduzirá as faixas no disco que está a ouvir por ordem aleatória. Para desligar a função aleatória, pressione novamente este botão. Apenas com carregador de CD Reprodução aleatória de todas as faixas na cassete: Mantenha pressionado o botão RAND (botão predefinido 1) até ouvir um bip. No visor surgirá e o leitor reproduzirá todas as faixas em todos os discos na cassete num sequência aleatória. Para desligar a função aleatória, volte a pressionar novamente este botão. Leitor MP3/WMA Existem duas funções aleatórias Poderá ouvir todos os ficheiros no CD numa sequência aleatória, ou ouvir os ficheiros numa única pasta numa sequência aleatória. Reprodução aleatória dos ficheiros numa pasta: Pressione e solte rapidamente o botão RAND (botão predefinido 1). No visor surgirá. Reprodução aleatória de todos os ficheiros do CD: Mantenha pressionado o botão RAND (botão predefinido 1) até ouvir um bip. No visor surgirá e o leitor reproduzirá todos os ficheiros no disco numa sequência aleatória. Para desligar a função de reprodução aleatória, pressione novamente este botão. RDS (Sistema de dados do rádio) O nome da estação RDS (nome de serviço do programa) surgirá no visor automaticamente quando a estação RDS é recepcionada.

11 10 TAS100 RPT (Repetir) Leitor de CD Existem duas funções de repetição Poderá reproduzir novamente uma faixa do disco ou todo o CD. Repetição de uma faixa: Pressione e solte rapidamente o botão RPT (botão predefinido 2) enquanto a faixa estiver a ser reproduzida. No visor surgirá. Quando a faixa termina, será automaticamente reproduzida de novo. Para desligar a função de repetição, pressione novamente este botão. Apenas com carregador de CD Repetição de um disco: Mantenha pressionado o botão RPT (botão predefinido 2) até ouvir um bip. No visor surgirá. O leitor repetirá todas as faixas no disco que se está a ouvir. Quando o disco termina, o leitor voltará automaticamente para a primeira faixa no disco e reproduz a mesma novamente. Para desligar a função de repetição, volte a pressionar novamente este botão. Leitor MP3/WMA Existem duas funções de repetição Poderá repetir um único ficheiro ou uma pasta completa. Repetição de um ficheiro: Pressione e solte rapidamente o botão RPT (botão predefinido 2) enquanto o ficheiro estiver a ser reproduzido. No visor surgirá. Quando o ficheiro termina, será repetido automaticamente. Para desligar a função de repetição, volte a pressionar novamente este botão. Repetição de uma pasta: Mantenha pressionado o botão RPT (botão predefinido 2) até ouvir um bip. No visor surgirá. O leitor repetirá todos os ficheiros na pasta. Quando o último ficheiro na pasta termina, a pasta será repetida a partir do inicio. Para desligar a função de repetição, volte a pressionar novamente este botão.

12 TAS SEEK/TRACK (Procurar/detectar para cima/baixo) Rádio No modo de pesquisa, o rádio encontra e reproduz a próxima ou a anterior estação na banda seleccionada. Para procurar a próxima estação, pressione e solte rapidamente o lado ou do botão SEEK/TRACK. Volte a fazê-lo para encontrar a estação seguinte. Leitor de CD Para avançar ou recuar para uma faixa diferente: Pressione o lado ou do botão SEEK/ TRACK até que o número da faixa que deseja ouvir surja no visor. Se desejar voltar para o início da faixa actual, pressione de modo rápido e uma só vez o lado do botão. Para avançar ou recuar rapidamente no disco: Se desejar avançar ou recuar rapidamente no disco, mantenha pressionado o lado ou do botão SEEK/TRACK até ouvir um bip. Quando se solta o botão, o leitor retomará a reprodução. Leitor MP3/WMA Para avançar ou recuar para um ficheiro diferente: Pressione o lado ou do botão SEEK/ TRACK várias vezes até que o ficheiro que deseja ouvir apareça no visor. Se desejar voltar para o início do ficheiro actual, pressione de modo rápido e uma só vez o lado do botão. Para avançar ou recuar rapidamente no disco: Se desejar avançar ou recuar rapidamente no disco, mantenha pressionado o lado ou do botão SEEK/TRACK até ouvir um bip. Quando se solta o botão, o leitor retomará a reprodução. ST (Recepção estéreo) O seu rádio muda automaticamente para a recepção estéreo quando é recepcionada uma emissão em estéreo. No visor surge ST. Se o sinal se tornar fraco, o rádio reduz a quantidade de separação de canais para evitar que um sinal gere ruído. Se o sinal se tornar demasiado fraco, o rádio passa da recepção em estéreo para a recepção em mono. TA (Anúncio de trânsito) Este botão pode ser utilizado apenas quando se recepciona uma estação RDS (Sistema de dados de rádio). Este botão é utilizado para recepcionar estações TA em toda a banda. Quando se recepciona em FM: Pressione o botão TA para passar o modo de rádio para TP (Programa de trânsito). No visor surgirá TP. Se a estação TP não for recepcionada, o TP começará a piscar. No modo TP, o rádio iniciará a procura por uma estação TP. Quando é recepcionada uma estação TP, o nome de serviço do programa surgirá no visor. Quando o programa de informação de trânsito se inicia, o volume do rádio altera-se automaticamente para o volume TA memorizado. Quando o programa termina, é retomado o volume original do rádio. (Consulte Função memória do volume TA.) No modo AF, o rádio começará ainda a procurar uma estação TP utilizando a lista de AF.

13 12 TAS100 Pressione novamente o botão TA para passar o modo de rádio para TA. No visor surgirá TA e o rádio cortará o som da estação FM. Se a estação TP não for recepcionada, o TA começará a piscar. No modo TA, o rádio iniciará a procura de estação TP. Quando é recepcionada uma estação TP, o nome de serviço do programa surgirá no visor. Apenas ouvir-se-á som depois de se iniciar o programa de informação de trânsito. No modo AF, o rádio começará ainda a procurar uma estação TP utilizando a lista de AF. Sistema EON (Outra rede melhorada) Se a estação RDS (com dados EON) que se está a ouvir não estiver a emitir um programa de informação de trânsito no modo TP, o rádio passará automaticamente para uma estação RDS que transmita um programa de informação de trânsito utilizando a lista EON AF. Depois de terminar o programa de informação de trânsito, o rádio voltará automaticamente para a estação RDS inicial. Será emitido um bip para o avisar quando esta função inicia e termina a sua operação. Quando o rádio está à procura de uma estação TP, surge no visor TP SEEK. Se o rádio não conseguir detectar nenhuma estação TP, surgirá no visor NOTHING durante 2 segundos e o rádio iniciará novamente procura por uma estação TP. Quando uma estação TP estiver a ser recepcionada, se o sinal TP for interrompido durante 20 segundos, o rádio irá procurar automaticamente uma outra estação TP. Quando se ouve um CD: Pressione o botão TA para passar o modo de rádio para TA. No visor surgirá TA. Quando o programa de informação de trânsito se inicia, o modo CD é interrompido e a informação de trânsito é emitida automaticamente. Quando o programa termina, o funcionamento inicial é retomado. Função de memória do volume TA O volume é memorizado quando se recebe o anúncio de trânsito. Quando na próxima vez for recepcionado o programa de informação de trânsito, o sistema compara o volume antes do programa de informação de trânsito ser recepcionado e o volume TA memorizado e automaticamente selecciona o volume mais alto. No entanto, o intervalo de memória do volume é limitado; se o volume previamente recepcionado for superior ao volume máximo do intervalo, este passará a ser o limite máximo e se for inferior ao mínimo, este passará a ser o limite mínimo. É possível ajustar o volume independentemente do intervalo de volume TA memorizado enquanto se recepciona a estação do programa de informação de trânsito. (Consulte PWR VOL.) Para voltar para o modo normal a partir do modo TA, pressione novamente o botão TA.

14 TAS TEXT Leitor de CD Este botão é utilizado para alterar a visualização do CD que contém os dados de texto. Para alterar a visualização, pressione e solte rapidamente o botão TEXT durante a reprodução do CD. O visor apresenta sequencialmente o tempo decorrido, o título do disco e o título da faixa, voltando novamente para o tempo decorrido. Se este botão for pressionado enquanto estiver a ser reproduzido um CD que não inclua dados de texto, surgirá no visor NO TITLE. Se não surgir no visor todo o título do disco ou da faixa, mantenha pressionado o botão até ouvir um bip. Surgirá o resto do título. Leitor MP3/WMA Este botão é utilizado para alterar a visualização do ficheiro MP3/WMA que contém os dados de texto. Para alterar a visualização, pressione e solte rapidamente o botão TEXT durante a reprodução do ficheiro MP3/WMA. O visor apresenta sequencialmente o tempo decorrido, o nome da pasta, o nome do ficheiro, o título do álbum, o título da faixa e o nome do artista, voltando novamente para o tempo decorrido. Se este botão for pressionado enquanto estiver a ser reproduzido um ficheiro MP3/WMA que não inclua dados de texto, surgirá no visor NO TITLE. Se não forem apresentados todos os dados de texto, mantenha pressionado o botão até ouvir um bip. Surgirá o resto dos dados de texto. TUNE FILE (Sintonizar e avançar/recuar um ficheiro) Rádio Rode o selector no sentido dos ponteiros do relógio para aumentar a frequência. Rode o selector no sentido contrário aos ponteiros do relógio para baixar a frequência. Leitor MP3/WMA Rode o selector no sentido dos ponteiros do relógio para avançar um ficheiro. Rode o selector no sentido contrário aos ponteiros do relógio para recuar um ficheiro.

15 14 TAS100 Comandos remotos de áudio (interruptores no volante em alguns modelos) Comandos remotos de áudio (interruptores no volante) O interruptores estão instalados no lado esquerdo da direcção. Interruptor MODE : Utilize este interruptor para alterar o modo. Se não for inserido um CD, o modo CD é ignorado. Quando se pressiona o interruptor com o sistema de áudio desligado, o sistema de áudio é ligado. Quando se mantém pressionado o interruptor até se ouvir um bip com o sistema de áudio ligado, o sistema de áudio desliga-se. Interruptores : Utilize estes interruptores para ajustar o volume. Pressione + para aumentar o volume e - para baixar o volume. O volume continua a aumentar ou a baixar enquanto o interruptor for pressionado. (a) Com o modo de rádio seleccionado Interruptor ou : Pressione o interruptor para procurar sintonizar ou seleccionar uma estação. Para seleccionar uma estação predefinida, pressione brevemente o interruptor. Repita o processo para seleccionar a próxima estação predefinida. Para procurar uma estação, mantenha pressionado o interruptor até ouvir um bip. Repita o processo para encontrar a próxima estação. Se pressionar o interruptor em qualquer um dos lados de ou durante o modo de pesquisa, a pesquisa será cancelada. Para aumentar ou baixar a frequência, mantenha pressionado o interruptor mesmo após ter ouvido um bip. Quando se solta o interruptor, o rádio iniciará a procura de uma estação percorrendo as frequências para cima ou para baixo. Repita o processo para encontrar a próxima estação.

16 TAS (b) Com o modo CD seleccionado Leitor de CD Interruptor ou : Utilize este interruptor para passar para uma faixa diferente, avançando ou recuando, conforme o caso. Pressione e solte rapidamente o lado ou do interruptor até que a faixa que deseja ouvir seja seleccionada. Se desejar voltar para o início da faixa actual, pressione de modo rápido e uma só vez o lado do interruptor. Apenas com carregador de CD Mantenha pressionado o lado ou do interruptor até que o disco que deseja ouvir seja seleccionado. Leitor MP3/WMA Interruptor ou : Utilize este interruptor para seleccionar um ficheiro ou disco pretendido. Para seleccionar um ficheiro pretendido: Pressione e solte rapidamente o lado ou do interruptor até que o ficheiro que deseja ouvir seja seleccionado. Se desejar voltar para o início do ficheiro actual, pressione de modo rápido e uma só vez o lado do interruptor. Para seleccionar um disco pretendido: Mantenha pressionado o lado ou do interruptor até que o disco que deseja ouvir seja seleccionado. Recomendações de utilização do sistema de áudio Recomendações de utilização do sistema de áudio AVISO Para assegurar um correcto funcionamento do sistema de áudio: Tenha cuidado para não entornar bebidas sobre o sistema de áudio. Na ranhura apenas deverá ser introduzido um CD. A utilização de um telemóvel no interior ou perto do veículo poderá causar ruído dos altifalantes do sistema de áudio que esteja a ouvir. No entanto, tal não indica uma mau funcionamento. RECEPÇÃO DO RÁDIO As emissões FM dispõem de um alcance de cerca de 40 km. Quando se afastar de uma estação poderá ter que proceder a uma sintonização fina do rádio e a um aumento do volume à medida que o sinal da estação se torna mais fraco. Como o FM utiliza um sinal em linha de vista, os prédios altos ou as montanhas poderão por vezes bloquear a recepção. Estas são todas características normais na recepção em FM e não indicam qualquer problema com o rádio em si. CUIDADO Accione os interruptores com o devido cuidado durante a condução para evitar acidentes.

17 16 TAS100 CUIDADOS COM O LEITOR DE CD E DISCOS O seu leitor de CD destina-se a ser utilizado apenas com discos de 12 cm. As temperaturas extremamente altas podem impedir que o leitor de CD trabalhe. Em dias quentes, utilize o ar condicionado para arrefecer o interior do veículo antes de utilizar o leitor. Estradas em mau estado ou outras vibrações fazem com que o leitor de CD salte faixas. Se entrar humidade no seu leitor de CD, o leitor poderá não reproduzir embora pareça estar a funcionar. Retire o disco do leitor de CD e aguarde até que seque. CUIDADO Os leitores de CD utilizam uma raio laser invisível que poderá causar uma exposição perigosa a radiação quando este é dirigido para fora da unidade. Assegurese que utiliza o leitor correctamente. Utilize apenas discos marcados conforme mostrado acima. Os produtos seguintes poderão não ser reproduzíveis no seu leitor de CD. CD protegido contra cópias CD-R (CD-Gravável) CD-RW (CD-Regravável) CD-ROM

18 TAS Discos de formato especial Discos de baixa qualidade Discos transparentes/translúcidos Discos etiquetados AVISO Não utilize discos de formato especial, transparentes/translúcidos, de baixa qualidade ou etiquetados, tal como os mostrados nas figuras. A utilização de discos deste tipo poderá danificar o leitor ou carregador de discos, ou poderá ser impossível ejectar o disco. Este sistema não foi concebido para a utilização de discos duplos (Dual Disc). Não utilize discos duplos, já que poderão causar danos no leitor ou carregador de discos.

19 18 TAS100 Correcto Errado Utilize os CDs com cuidado, especialmente quando os está a inserir. Segure-os pelas pontas e não os dobre. Evite aplicar impressões digitais sobre o mesmo, especialmente no lado brilhante. A sujidade, riscos, vincos, furos de pinos, ou outros danos no disco poderão levar o leitor a saltar ou repetir uma secção da faixa. (Para ver o furo do pino, mantenha o disco em frente à luz.) Retire os discos do leitor de CD quando não estiver a ouvi-los. Guarde-os nas suas caixas de plástico, longe de humidade, calor e exposição directa ao sol. Para limpar um CD: Limpe-o com um pano macio, sem pêlos que tenha sido humedecido com água. Limpe em linha recta do centro para a extremidade do disco (não em circulo). Seque-o com um outro pano macio sem pêlos. Não utilize um produto de limpeza de discos convencional ou um dispositivo antiestático.

20 TAS FICHEIROS MP3/WMA MP3 (MPEG Audio Layer 3) e WMA (Windows Media Audio) são normas de compressão áudio. O leitor MP3/WMA pode reproduzir ficheiros MP3 e WMA em discos tipo CD-ROM, CD-R e CD-RW. A unidade pode reproduzir gravações de discos compatíveis com a ISO 9660 nível 1 e nível 2 e com o sistema de ficheiros Romeo and Joliet. Quando nomear um ficheiro MP3 ou WMA, acrescente a respectiva extensão do ficheiro (.mp3 ou.wma). O leitor MP3/WMA reproduz ficheiros com a extensão.mp3 ou.wma como ficheiros MP3 ou ficheiros WMA. Para evitar ruídos e erros na reprodução, utilize as extensões de ficheiro adequadas. CDs compatíveis com multisessão também podem ser reproduzidos. Os ficheiros MP3 são compatíveis com os formatos de etiqueta ID3 Ver. 1.0, Ver. 1.1, Ver. 2.2 e Ver A unidade não consegue apresentar o título do disco, a faixa e o nome do artista noutros formatos. Os ficheiros WMA podem incluir uma etiqueta WMA que é utilizada do mesmo modo que uma etiqueta ID3. As etiquetas WMA incluem informações como o título da faixa, o nome do artista. A função de realce está disponível apenas quando se reproduz ficheiros MP3/WMA gravados a 32, 44,1 e 48 khz. (O sistema pode reproduzir ficheiros MP3 com frequências de amostragem de 16, 22,05 e 24 khz. No entanto, a função de realce não está disponível para ficheiros gravados nestas frequências.) A qualidade do som dos ficheiros MP3/ WMA geralmente melhora com taxas de transferência mais elevadas. Para se conseguir um nível razoável de qualidade de som recomendam-se os discos gravados com uma taxa de transferência de pelos menos 128 kbps. Taxas de transferência reproduzíveis Ficheiros MP3: MPEG1 LAYER3 64 a 320 kbps MPEG2 LSF LAYER3 64 a 160 kbps Ficheiros WMA: Ver. 7, 8 CBR 48 a 192 kbps Ver. 9 CBR 48 a 320 kbps O leitor MP3/WMA não reproduz ficheiros MP3/WMA de gravadores de discos utilizando a transferência de dados tipo packet-write (formato UDF). Os CDs deverão ser gravados utilizando software pre-mastering em vez de software packet-write. As listas de reprodução M3u não são compatíveis com o leitor de áudio. Os formatos MP3i (MP3 interactive) e MP3PRO não são compatíveis com o leitor de áudio. O leitor de MP3 é compatível com VBR (Taxa de transferência variável) Quando se reproduz ficheiros gravados como ficheiros VBR (Taxa de transferência variável), o tempo de reprodução não será correctamente apresentado se forem utilizadas as funções de avanço ou recuo rápido. Não é possível verificar as pastas que não incluem ficheiros MP3/WMA. Poderão ser reproduzidos ficheiros MP3/ WMA em pastas com até 8 níveis de hierarquia. No entanto, o início da reprodução poderá ser atrasado quando se utiliza discos que contenham vários níveis de pastas. Por esta razão recomendamos a criação de discos com não mais do que dois níveis de pastas.

21 20 TAS mp3 002.wma Pasta mp3 Pasta mp3 005.wma Pasta mp3 A sequência de reprodução do disco compacto com a estrutura mostrada acima é a seguinte: 001.mp3 002.wma mp3 É possível reproduzir até 192 pastas ou 255 ficheiros num só disco. A sequência altera-se consoante o PC e o software de codificação MP3/WMA que utilizar. Discos CD-R e CD-RW Os discos CD-R/CD-RW que não foram sujeitos ao processo de finalização (um processo que permite aos discos serem reproduzidos num leitor de CD convencional) não podem ser reproduzidos. Poderá não ser possível reproduzir os discos CD-R/CD-RW gravados num gravador de CDs de música ou num computador pessoal devido às características do disco, a riscos ou sujidade no disco, ou sujidade, condensação, etc. na lente da unidade. Poderá não ser possível reproduzir discos gravados num gravador pessoal, consoante as definições da aplicação e do ambiente. Grave no formato correcto. (Para detalhes, contacte os respectivos fabricantes das aplicações.) Os discos CD-R/CD-RW poderão ser danificados pela exposição directa aos raios solares, a temperaturas elevadas ou outras condições de armazenagem. A unidade poderá não ser capaz de reproduzir discos danificados. Os títulos e outras informações de texto gravados nos discos CD-R/CD-RW poderão não ser apresentados pelo leitor MP3/WMA (no caso de dados de áudio (CD-DA)). O leitor MP3/WMA é compatível com a função de saltar faixas do disco CD-R/CD-RW. Se inserir um disco CD-RW no leitor MP3/ WMA, a reprodução iniciar-se-á mais lentamente do que com um CD convencional ou com um disco CD-R. Leia os avisos que acompanham os discos CD-R/CD-RW antes de utilizar. As gravações em CD-R/CD-RW não podem ser reproduzidas utilizando um sistema DDCD (CD de dupla densidade).

22 TAS TERMOS Packet write Este é um termo geral que descreve o processo de escrita de dados consoante a necessidade no CD-R, etc., do mesmo modo que os dados são escritos em disquetes ou em discos rígidos. Taxa de transferência A taxa de transferência refere-se ao volume de dados por segundo, ou unidades bps (bits por segundo). Quanto mais elevada for a taxa, mais informação estará disponível para reproduzir o som. Quando mais elevada a taxa, melhor o som. Multisessão A multisessão é um método de gravar que permite a gravação posterior de dados adicionais. Quando se grava dados num CD-ROM ou CD-R ou CD-RW, etc., todos os dados, do início ao fim são tratados como uma unidade ou sessão única. A multisessão é um método que permite a gravação de mais de 2 sessões num só disco. CD-DA CD-DA é uma abreviatura para Compact Disc Digital Audio (disco compacto digital e áudio). Refere-se ao formato não comprimido de CDs normais. Etiqueta ID3 Este é um método de informação integrada associada à faixa num ficheiro MP3. Esta informação integrada pode incluir o título da faixa, o nome do artista, o título do álbum, o género de música, o ano da produção, comentários e outros dados. O conteúdo pode ser livremente editado utilizando software com funções de edição de etiqueta ID3. Embora as etiquetas sejam limitadas aos números de caracteres, a informação pode ser vista quando a faixa é reproduzida. Etiqueta WMA Os ficheiros WMA podem incluir uma etiqueta WMA que é utilizada do mesmo modo que uma etiqueta ID3. As etiquetas WMA incluem informações como o título da faixa, o nome do artista. Formato ISO 9660 Esta é a norma internacional para a formação de pastas e ficheiros em CD-ROM. Para o formato ISO 9660 existem dois níveis de regulamentação. Nível 1: O nome do ficheiro encontra-se no formato 8.3. (nomes de ficheiros com 8 caracteres, com uma extensão do ficheiro de 3 caracteres. Os nomes dos ficheiros deverão ser constituídos por letras maiúsculas e números de um byte. O símbolo _ também poderá ser incluído.) Nível 2: O nome do ficheiro pode ter até 31 caracteres (incluindo a marca de separação. e a extensão do ficheiro). Cada uma das pastas deverá conter menos de 8 níveis de hierarquia. Formatos expandidos Joliet: Os nomes dos ficheiros poderão incluir até 64 caracteres. Romeo: Os nomes dos ficheiros poderão incluir até 128 caracteres. m3u As listas de reprodução criadas utilizando software WINAMP dispõem de uma extensão de ficheiro da lista de reprodução (.m3u). MP3 MP3 é uma norma de compressão de áudio estabelecida por um grupo de trabalho (MPEG) da ISO (Organização Internacional de Normas). O MP3 comprime os dados de áudio até cerca de 1/10 do tamanho nos discos convencionais. WMA WMA (Windows Media Audio) é um formato de compressão áudio desenvolvido pela Microsoft. Comprime os ficheiros para tamanhos mais pequenos do que os ficheiros MP3. O formato de descodificação para os ficheiros WMA são da Ver. 7, 8, e 9.

23 22 TAS100

24 PZ49X00210EN PZ49X00210EL PZ49X00210DE PZ49X00210PL PZ49X00210DA PZ49X00210HU PZ49X00210FR PZ49X00210CS PZ49X00210IT PZ49X00210SK PZ49X00210ES PZ49X00210RO PZ49X00210PT Publication no. AOM Printed in UK PZ49X00210TR

Manual de Utilizador MP-209/509/1009

Manual de Utilizador MP-209/509/1009 ALL RIGHTS RESERVED COPY RIGHT DENVER ELECTRONICS A/S www.denver-electronics.com Manual de Utilizador MP-209/509/1009 Aviso: Obrigado por escolher os nossos produtos! Leia atentamente o manual de utilizador

Leia mais

RÁDIO COM CD/MP3/USB/ENTRADA AUXILIAR

RÁDIO COM CD/MP3/USB/ENTRADA AUXILIAR VC-330 MANUAL DE INSTRUÇÕES RÁDIO COM CD/MP3/USB/ENTRADA AUXILIAR NOTA: Por medida de segurança o aparelho vem de fábrica com o seletor de voltagem direcionado para 220V. Se a corrente elétrica de sua

Leia mais

OPEL INSIGNIA. Infotainment System

OPEL INSIGNIA. Infotainment System OPEL INSIGNIA Infotainment System Índice Introdução... 4 Rádio... 29 Leitor de CD... 46 Entrada AUX... 53 Entrada USB... 55 Moldura de imagem digital... 59 Navegação... 62 Reconhecimento de fala... 111

Leia mais

Guia Rápido. BS392 Micro System com DVD Player, Entrada USB e para Cartão de Memória

Guia Rápido. BS392 Micro System com DVD Player, Entrada USB e para Cartão de Memória Guia Rápido Consultar o Manual de Instruções para maiores informações. BS9 Micro System com DVD Player, Entrada USB e para Cartão de Memória Devido ao rápido avanço tecnólogico e ao sistema de produção

Leia mais

USO DE PILHAS SECAS. Abra o compartimento e introduza duas pilhas alcalinas LR6 (tamanho AA), com as marcas + e - correctamente posicionadas.

USO DE PILHAS SECAS. Abra o compartimento e introduza duas pilhas alcalinas LR6 (tamanho AA), com as marcas + e - correctamente posicionadas. USO DE PILHAS SECAS A Abra o compartimento e introduza duas pilhas alcalinas LR6 (tamanho AA), com as marcas + e - correctamente posicionadas. A CARREGAMENTO E USO DE PILHAS RECARREGÁVEIS (OPCIONAL) Substituição

Leia mais

Uso do sistema de áudio

Uso do sistema de áudio Tipos de sistema de áudio... 1 CD player com rádio AM/FM... 3 Uso do rádio... 5 Uso do CD player... 8 Execução de discos MP3 e WMA... 15 Conexão de ipod... 24 Conexão de memória USB... 33 Uso ideal do

Leia mais

Actualização de firmware para iphone com conector Lightning compatível com AppRadio Mode

Actualização de firmware para iphone com conector Lightning compatível com AppRadio Mode Actualização de firmware para iphone com conector Lightning compatível com AppRadio Mode Instruções de actualização para modelos de navegação: AVIC-F40BT, AVIC-F940BT, AVIC-F840BT e AVIC-F8430BT que foram

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR. www.only-pt.pt

MANUAL DO UTILIZADOR. www.only-pt.pt SISTEMA AUTOMAÇÃO DE SOM SEGURANÇA SOM MANUAL DO UTILIZADOR www.only-pt.pt INTRODUÇÃO... 4 OTC-FMC-LCD e OTC-FM2Z-LCD... 4 Controlos e indicações... 5 Ligar /Desligar... 5 Controlo do volume... 5 Sintonizador

Leia mais

Sugestões importantes

Sugestões importantes Sugestões importantes Comuns ao N91 e N91 8GB Nokia PC Suite (especialmente para o Nokia Audio Manager) O Nokia PC Suite foi optimizado para a gestão dos dados existentes na memória do telefone [C:]. O

Leia mais

Moldura Digital para Fotografias

Moldura Digital para Fotografias DENVER DPF 741 Manual do Utilizador Moldura Digital para Fotografias ATENÇÃO O cabo de alimentação com adaptador/dispositivo para desligar o aparelho deve estar facilmente acessível e deve poder ser desligado

Leia mais

OPEL ASTRA. Infotainment System

OPEL ASTRA. Infotainment System OPEL ASTRA Infotainment System Índice Navi 950/650 / CD 600... 5 Navi 900/600 / CD 400plus/ 400/300... 81 Navi 950/650 / CD 600 Introdução... 6 Funcionamento básico... 17 Rádio... 25 Leitor de CD...

Leia mais

GUIA DE INICIAÇÃO RÁPIDA

GUIA DE INICIAÇÃO RÁPIDA GUIA DE INICIAÇÃO RÁPIDA 1. REMOVA A TAMPA TRASEIRA 2. INSERIR O CARTÕES SIM EO CARTÃO DE MEMÓRIA 3. INSIRA A BATERIA 4. CARREGUE A BATERIA POR 8 HORAS ANTES DE LIGAR 5. LIGUE O TELEFONE E AGUARDE A CONFIGURAÇÃO

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES

MANUAL DE INSTRUÇÕES PRD 3L MANUAL DE INSTRUÇÕES LOCALIZAÇÃO DOS COMANDOS Antena telescópica Ligar/Desligar Botões de Memórias Indicador led de alarme Display (visor) Selector de banda e botão do relógio Botão de iluminação

Leia mais

DENVER CRL-310 PORTUGUESE

DENVER CRL-310 PORTUGUESE DENVER CRL-310 PORTUGUESE FUNCIONAMENTO E COMANDOS 1. CANDEEIRO 2. VISOR 3. LUZ LIGADA-DESLIGADA 4. PARA DEFINIR A INTENSIDADE REDUZIDA DA LUZ 5. PARA DEFINIR A INTENSIDADE ELEVADA DA LUZ 6. LUZ AMBIENTE

Leia mais

Manual do Nero MediaStreaming para MCE

Manual do Nero MediaStreaming para MCE Manual do Nero MediaStreaming para MCE Nero AG Informações sobre direitos de autor e marcas O manual e todos os seus conteúdos estão protegidos pelos direitos de autores e são propriedade da empresa Nero

Leia mais

DDX7019 DDX7039 MANUAL DE INSTRUÇÕES

DDX7019 DDX7039 MANUAL DE INSTRUÇÕES MONITOR COM RECEPTOR DVD DDX709 DDX7039 MANUAL DE INSTRUÇÕES B64-359-0/0 (RV) Índice Como ler este manual 4 Precauções de segurança 6 Notas 7 Operações básicas Ver DVD/VCD 6 Funções durante o ecrã Reprodução

Leia mais

Introdução. Conteúdo da embalagem. Especificações. Versão Portuguesa SWEEX.COM

Introdução. Conteúdo da embalagem. Especificações. Versão Portuguesa SWEEX.COM MP001/MP002/MP003/MP004 Sweex Black Sea MP3 Player 128 MB/256 MB/512 MB/1GB Introdução Gostaríamos de agradecer o facto de ter adquirido este Leitor MP3 da Sweex. Com este leitor MP3 compacto pode em toda

Leia mais

Sistema de navegação Honda SD. Áudio Navegação

Sistema de navegação Honda SD. Áudio Navegação Sistema de navegação Honda SD Áudio Navegação Prefácio Precauções de segurança Quando utilizar este sistema, siga as precauções descritas abaixo. Depois de ler este manual, guarde-o num local de fácil

Leia mais

VC-3020 MANUAL DE INSTRUÇÕES

VC-3020 MANUAL DE INSTRUÇÕES VC-3020 MANUAL DE INSTRUÇÕES RÁDIO RELÓGIO COM CD PLAYER ATENÇÃO PARA A SUA SEGURANÇA, ANTES DE UTILIZAR ESTE APARELHO VERIFIQUE A VOLTAGEM DA REDE ELÉTRICA. SIGA AS INSTRUÇÕES DESTE MANUAL PARA ALTERAR

Leia mais

Blackwire C420 MANUAL DO UTILIZADOR

Blackwire C420 MANUAL DO UTILIZADOR Blackwire C420 MANUAL DO UTILIZADOR Bem-vindo Conteúdo da embalagem Bem-vindo à família de auriculares Plantronics. A Plantronics oferece uma vasta gama de produtos de aplicações críticas para missões

Leia mais

KDC-BT61U KDC-6051U MANUAL DE INSTRUÇÕES. 2010 Kenwood Corporation All Rights Reserved. RECEPTOR DE CD

KDC-BT61U KDC-6051U MANUAL DE INSTRUÇÕES. 2010 Kenwood Corporation All Rights Reserved. RECEPTOR DE CD KDC-BT61U KDC-6051U RECEPTOR DE CD MANUAL DE INSTRUÇÕES Antes de ler este manual, clique no botão abaixo para verificar a edição mais recente e as páginas modificadas. 2010 Kenwood Corporation All Rights

Leia mais

Perguntas frequentes. Gravador Philips para iphone

Perguntas frequentes. Gravador Philips para iphone Perguntas frequentes Gravador Philips para iphone Índice O que é necessário para criar um sistema de ditado profissional? 3 1. Software do servidor Web 2. Servidor Philips SpeechExec Mobile 3. Aplicação

Leia mais

Acer econsole Manual do Utilizador

Acer econsole Manual do Utilizador Acer econsole Manual do Utilizador 1 Informações sobre software de outras empresas ou software gratuito O software pré-instalado, integrado ou distribuído com os produtos fornecidos pela Acer contém programas

Leia mais

Manual do Utilizador

Manual do Utilizador Manual do Utilizador Impressora de etiquetas QL-700 Leia e compreenda este manual antes de usar a máquina. Recomendamos que o mantenha num local acessível para futuras consultas. www.brother.com POR ver.

Leia mais

Sistema portátil PA Entretainer 3 Manual Simplificado

Sistema portátil PA Entretainer 3 Manual Simplificado Introdução Sistema portátil PA Entretainer 3 Manual Simplificado 2 X 150W estéreo Processador de efeitos incorporado com 99 efeitos 4 Entradas de Linha/Micro 2 Entradas estéreo, 2 receptores UHF de microfones

Leia mais

OPEL ASTRA. Infotainment System

OPEL ASTRA. Infotainment System OPEL ASTRA Infotainment System Índice CD 70 / DVD 90 NAVI... 3 CDC 40 OPERA... 79 CD 30 / CD 30 MP3... 123 Portal Telemóvel... 155 Infotainment System CD 70 / DVD 90 NAVI Introdução... 4 Rádio... 22 Leitor

Leia mais

Conteúdo. 1 Introdução 5. 2 Pré-configuração 6. 3 Configurar a Interface do Utilizador 7. 4 Configurar as opções internas 9

Conteúdo. 1 Introdução 5. 2 Pré-configuração 6. 3 Configurar a Interface do Utilizador 7. 4 Configurar as opções internas 9 Esta documentação foi convertida a partir da Base de Utilizadores do KDE para o K3b a 2011-01-20. Actualização para o 2.1 pela Equipa de Documentação do KDE Tradução: José Pires 2 Conteúdo 1 Introdução

Leia mais

PT MANUAL UTILIZADOR. Manual do utilizador da aplicação ComelitViP Remote 3.0 para dispositivos. Passion.Technology.Design.

PT MANUAL UTILIZADOR. Manual do utilizador da aplicação ComelitViP Remote 3.0 para dispositivos. Passion.Technology.Design. PT MANUAL UTILIZADOR Manual do utilizador da aplicação ComelitViP Remote.0 para dispositivos Passion.Technology.Design. Índice Instalação... Configuração automática da administração de apartamento... 4

Leia mais

Blackwire C315/C325. Auricular USB com fios. Manual do Utilizador

Blackwire C315/C325. Auricular USB com fios. Manual do Utilizador Blackwire C315/C325 Auricular USB com fios Manual do Utilizador Sumário Bem-vindo 3 Requisitos do sistema 3 Precisa de mais ajuda? 3 Conteúdo 4 Controlos básicos do auricular 5 Colocar o auricular 6 Ajuste

Leia mais

EM398x-R1 UPS 600-1000-1600VA

EM398x-R1 UPS 600-1000-1600VA EM398x-R1 UPS 600-1000-1600VA EM398X-R1 - UPS 600-1000-1600VA 2 PORTUGUÊS Índice 1.0 Introdução... 2 1.1 Funções e funcionalidades... 2 1.2 Conteúdo da embalagem... 3 1.3 Ligar a UPS... 3 2.0 Software

Leia mais

com a qualidade e características deste produto, mas recomendados que leia cuidadosamente estas instruções para tirar o melhor partido da sua compra.

com a qualidade e características deste produto, mas recomendados que leia cuidadosamente estas instruções para tirar o melhor partido da sua compra. ÍNDICE 1. Introdução 3. Instruções de segurança 4. Características do produto 5. Instruções de utilização 6. Manutenção 8. Informação de eliminação de pilhas e produto 9. Declaração de conformidade 1.

Leia mais

Manual de Recuperação, Cópias de Segurança e Resolução de Problemas. Crie os suportes de recuperação imediatamente após a configuração.

Manual de Recuperação, Cópias de Segurança e Resolução de Problemas. Crie os suportes de recuperação imediatamente após a configuração. Manual de Recuperação, Cópias de Segurança e Resolução de Problemas Crie os suportes de recuperação imediatamente após a configuração. Conteúdo Introdução... 3 Acerca da recuperação... 3 Acerca da cópia

Leia mais

MP3 Manager Software for Sony Network Walkman

MP3 Manager Software for Sony Network Walkman MP3 Manager Software for Sony Network Walkman Instruções de funcionamento WALKMAN é uma marca comercial registada da Sony Corporation para representar os produtos com auscultadores estéreo. é uma marca

Leia mais

Partes da Câmara. Vantagens. Características mais Importantes. Especificações. Versão Portuguesa. Versão Portuguesa WWW.SWEEX.COM.

Partes da Câmara. Vantagens. Características mais Importantes. Especificações. Versão Portuguesa. Versão Portuguesa WWW.SWEEX.COM. Partes da Câmara JB000120 Sweex 3.2 Megapixel digital camera Frente Flash Visor de imagem Vantagens Câmara multi-funcional 5 em 1: Câmara digital com a possibilidade de efectuar gravações vídeo e áudio,

Leia mais

Seu manual do usuário SONY VRD-P1 http://pt.yourpdfguides.com/dref/3743776

Seu manual do usuário SONY VRD-P1 http://pt.yourpdfguides.com/dref/3743776 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para SONY VRD-P1. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a SONY VRD-P1 no manual

Leia mais

Manual Nero RescueAgent

Manual Nero RescueAgent Manual Nero RescueAgent Nero AG Informações sobre direitos de autor e marcas O manual do Nero RescueAgent e todo o respectivo conteúdo estão protegidos por direitos de autor e são propriedade da Nero AG.

Leia mais

Mac OS X 10.6 Snow Leopard Manual de Instalação e Configuração

Mac OS X 10.6 Snow Leopard Manual de Instalação e Configuração Mac OS X 10.6 Snow Leopard Manual de Instalação e Configuração Leia este documento antes de instalar o Mac OS X. Ele inclui informações importantes acerca da instalação do Mac OS X. Requisitos de sistema

Leia mais

CD/USB PLAYER MP3 WMA HBD-3680MP

CD/USB PLAYER MP3 WMA HBD-3680MP CD/USB PLAYER MP3 WMA HBD-3680MP ADVERTÊNCIAS NÃO UTILIZE O APARELHO POR UM LONGO PERÍODO COM VOLUME SUPERIOR A 85dB, POIS PODERÁ PREJUDICAR A SUA AUDIÇÃO. LEI FEDERAL N. 11.291/2006 Í N D I C E Características...04

Leia mais

reflecta Scanner Super 8

reflecta Scanner Super 8 reflecta Scanner Super 8 Manual do utilizador 1 DECLARAÇÃO DA COMISSÃO FEDERAL DE COMUNICAÇÕES (FCC) Este Equipamento foi testado e é compatível com os limites estipulados para um dispositivo digital de

Leia mais

Importante seguir corretamente as instruções do Manual para não invalidar a garantia.

Importante seguir corretamente as instruções do Manual para não invalidar a garantia. Parabéns pela escolha de um produto da linha Philco. Para garantir o melhor desempenho do produto, é importante ler atentamente as recomendações a seguir. Devido aos avanços tecnológicos e ao sistema de

Leia mais

Manual do Utilizador do Kit Sem Fios para Viatura (CK-1W) 9355973 2ª Edição

Manual do Utilizador do Kit Sem Fios para Viatura (CK-1W) 9355973 2ª Edição Manual do Utilizador do Kit Sem Fios para Viatura (CK-1W) 9355973 2ª Edição DECLARAÇÃO DE CONFORMIDADE Nós, NOKIA CORPORATION, declaramos, sob a nossa única e inteira responsabilidade, que o produto CK-1W

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Disco rígido. com ligação USB 1.1/2.0 e IEEE 1394. Copyright 2005, Eures GmbH. Reservados todos los derechos.

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Disco rígido. com ligação USB 1.1/2.0 e IEEE 1394. Copyright 2005, Eures GmbH. Reservados todos los derechos. MANUAL DE INSTRUÇÕES Disco rígido com ligação USB 1.1/2.0 e IEEE 1394 Copyright 2005, Eures GmbH. Reservados todos los derechos. Reservado el derecho de modificación técnica. Las marcas comerciales son

Leia mais

Manual do Utilizador. Ahead Software AG

Manual do Utilizador. Ahead Software AG Manual do Utilizador Ahead Software AG Informações sobre copyright e marcas comerciais O manual do utilizador InCD e a totalidade do respectivo conteúdo estão protegidos por copyright e são propriedade

Leia mais

Som Automotivo MP3 Blue Macaw

Som Automotivo MP3 Blue Macaw Som Automotivo MP3 Blue Macaw Manual do Usuário Você acaba de adquirir um produto Leadership, testado e aprovado por diversos consumidores em todo Brasil. Neste manual estão contidas todas as informações

Leia mais

Vehicle Security System VSS3 - Alarm system remote

Vehicle Security System VSS3 - Alarm system remote Vehicle Security System VSS3 - Alarm system remote Comando à distância do sistema de alarme Guia de definições - Portuguese Estimado Cliente, Neste guia encontrará informações e a descrição de operações

Leia mais

Placa de rede local sem fios Nokia C110/C111. Manual de Instalação

Placa de rede local sem fios Nokia C110/C111. Manual de Instalação Placa de rede local sem fios Nokia C110/C111 Manual de Instalação DECLARAÇÃO DE CONFORMIDADE A NOKIA MOBILE PHONES Ltd declara ser a única responsável pela conformidade dos produtos DTN-10 e DTN-11 com

Leia mais

Plantronics Blackwire C610 Blackwire C620

Plantronics Blackwire C610 Blackwire C620 Plantronics Blackwire C610 Blackwire C60 MANUAL DO UTILIZADOR BEM-VINDO Bem-vindo à família de auriculares Plantronics. A Plantronics oferece uma vasta gama de produtos de aplicações críticas para missões

Leia mais

Obrigado por comprar os produtos HURRICANE!

Obrigado por comprar os produtos HURRICANE! HR 410 MANUAL DO USUÁRIO Obrigado por comprar os produtos HURRICANE! Por favor, leia por completo este manual do usuário para saber como instalar e operar corretamente este produto. Depois de efetuar a

Leia mais

Seu manual do usuário PIONEER DEH-P3600MPB http://pt.yourpdfguides.com/dref/1233998

Seu manual do usuário PIONEER DEH-P3600MPB http://pt.yourpdfguides.com/dref/1233998 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para PIONEER DEH- P3600MPB. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual

Leia mais

Capítulo 1: Introdução

Capítulo 1: Introdução Capítulo 1: Introdução 1.1 Conteúdo da embalagem Quando receber a sua TVGo A03, certifique-se que os seguintes itens se encontram na embalagem da Mini Super TV USB. TVGo A03 CD do controlador Controlo

Leia mais

Função visualizar cartão de memória

Função visualizar cartão de memória Manual de utilizador Função visualizar cartão de memória Este é o manual da função visualizar cartão de memória. Leia este manual atentamente antes de operar com a função visualizar cartão de memória.

Leia mais

CADERNOS DE SOCIOMUSEOLOGIA Nº 14 1999 27

CADERNOS DE SOCIOMUSEOLOGIA Nº 14 1999 27 CADERNOS DE SOCIOMUSEOLOGIA Nº 14 1999 27 3 - MANUAL DO UTILIZADOR Diogo Mateus 3.1. REQUISITOS MÍNIMOS * Computador Pessoal com os seguintes Programas * Microsoft Windows 95 * Microsoft Access 97 A InfoMusa

Leia mais

Smartphone 5 IPS Quad Core

Smartphone 5 IPS Quad Core Smartphone 5 IPS Quad Core GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO PRIMEIROS PASSOS Instalando o cartão SIM e a bateria Desligue o telemóvel completamente. Retire a tampa traseira. Insira o cartão SIM no slot do cartão

Leia mais

Manual do Utilizador. Câmara Dash

Manual do Utilizador. Câmara Dash Manual do Utilizador Câmara Dash 87230 1. Conteúdo da Embalagem DVR Ednet para carro Cabo de alimentação 1,2 m Montagem por sucção Manual do Utilizador Carregador de carro 2. Vista Geral do Produto 1 2

Leia mais

PROCEDIMENTO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO SD-NAVI COM ANC (versão 1.00)

PROCEDIMENTO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO SD-NAVI COM ANC (versão 1.00) 1 - ÍNDICE Queixa do cliente Diagnóstico Apresentação e Pinout Cap. 2 NENHUM FUNCIONAMENTO LIGAR/DESLIGAR (sem Cap. 3-1 som e sem imagem) SEM SOM (imagem OK) Cap. 3-2 SEM IMAGEM (som OK) Cap. 3-3 Problema

Leia mais

Guia de Instalação, Programação e Funcionamento. Conteúdo. Bem-vindo! Programador Fácil de Programar (STPi)

Guia de Instalação, Programação e Funcionamento. Conteúdo. Bem-vindo! Programador Fácil de Programar (STPi) Bem-vindo Programador Fácil de Programar (STPi) Guia de Instalação, Programação e Funcionamento Obrigado por ter adquirido o programador Rain Bird fácil de programar Nas páginas seguintes, vai encontrar

Leia mais

CR-718 B R U K S A N V I S N I N G M O D E D E M P L O I MANUAL DE INSTRUÇÕES INSTRUCCIONES DE U SO K Ä Y T T Ö O H J E E T GEBRUIKERSHANDLEIDING

CR-718 B R U K S A N V I S N I N G M O D E D E M P L O I MANUAL DE INSTRUÇÕES INSTRUCCIONES DE U SO K Ä Y T T Ö O H J E E T GEBRUIKERSHANDLEIDING CR-718 I N S T R U C T I O N M A N U A L B R U K S A N V I S N I N G B E T J E N I N G S V E J L E D N I N G B E D I E N U N G S A N L E I T U N G M O D E D E M P L O I MANUAL DE INSTRUÇÕES INSTRUCCIONES

Leia mais

Archive Player Divar Series. Manual de Utilização

Archive Player Divar Series. Manual de Utilização Archive Player Divar Series pt Manual de Utilização Archive Player Índice pt 3 Índice 1 Introdução 4 2 Operação 5 2.1 Iniciar o programa 5 2.2 Conhecer a janela principal 6 2.3 Botão Abrir 6 2.4 Vistas

Leia mais

Manual do Usuário Sistema Viva-Voz Bluetooth

Manual do Usuário Sistema Viva-Voz Bluetooth Este equipamento opera em caráter secundário, isto é, não tem direito a proteção contra interferência prejudicial, mesmo de estações do mesmo tipo e não pode causar interferência a sistemas operando em

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA FONTES PEREIRA DE MELO Aplicações Informáticas B. 2006/2007 Grupo II

ESCOLA SECUNDÁRIA FONTES PEREIRA DE MELO Aplicações Informáticas B. 2006/2007 Grupo II ESCOLA SECUNDÁRIA FONTES PEREIRA DE MELO Aplicações Informáticas B 2006/2007 Grupo II 1. Defina o conceito de multimédia. 2. No quadro1, estabeleça a ligação entre os tipos de media e a sua classificação,

Leia mais

Manual de utilizador. Função Memory Viewer. Índice

Manual de utilizador. Função Memory Viewer. Índice Manual de utilizador Função Memory Viewer Este é o manual da função Memory Viewer. Leia este manual atentamente antes de operar com a função Memory Viewer. Primeiro, leia o manual de utilizador do projector

Leia mais

Câmara de vídeo digital. Manual do utilizador

Câmara de vídeo digital. Manual do utilizador Câmara de vídeo digital Manual do utilizador Pt 2 Índice Introdução ao produto Funcionamento da câmara de vídeo digital... 3 Utilizar o painel... 5 Alimentação... 6 Modos... 7 Modo DV Produzir filmes...

Leia mais

Fechadura de códigos por Impressão Digital. Manual de instalação e utilização

Fechadura de códigos por Impressão Digital. Manual de instalação e utilização Fechadura de códigos por Impressão Digital Manual de instalação e utilização CARACTERÍSTICAS SUMÁRIO CARACTERÍSTICAS ---------------------------------------------------------------------- P2 COMPONENTES,

Leia mais

Manual do Utilizador do Telefone de Teclas Orchid KP416 e KP832

Manual do Utilizador do Telefone de Teclas Orchid KP416 e KP832 Manual do Utilizador do Telefone de Teclas Orchid KP416 e KP832 Conteúdo Página Introdução 2 Programação 2 Programar Data e Hora 2 Fazer e Atender Chamadas 2 Atendimento de Chamadas 3 Transferir Chamadas

Leia mais

Câmera Digital 1016 BenQ Manual do Utilizador

Câmera Digital 1016 BenQ Manual do Utilizador Conteúdo da Embalagem 1 Introdução à Câmera Digital BenQ1016 2 Descrição da Câmera 3 Instalar Software da Câmera Digital 5 Câmera Digital 1016 BenQ Manual do Utilizador Usar a Câmera 7 Tirar Fotografias

Leia mais

Conteúdo do pacote. Lista de terminologia. Powerline Adapter

Conteúdo do pacote. Lista de terminologia. Powerline Adapter Powerline Adapter Note! Não expor o Powerline Adapter a temperaturas extremas. Não deixar o dispositivo sob a luz solar directa ou próximo a elementos aquecidos. Não usar o Powerline Adapter em ambientes

Leia mais

PORTUGUÊS. Mesa Digitalizadora. Manual do Utilizador. Windows 2000 / XP / Vista

PORTUGUÊS. Mesa Digitalizadora. Manual do Utilizador. Windows 2000 / XP / Vista Mesa Digitalizadora Manual do Utilizador Windows 2000 / XP / Vista 1 I. Informação Geral 1. Visão Geral Bem-vindo ao mundo das canetas digitais! Irá descobrir que é muito fácil controlar o seu computador

Leia mais

Talk-Tracker Grava crianças falando em seu ambiente natural

Talk-Tracker Grava crianças falando em seu ambiente natural Talk-Tracker Grava crianças falando em seu ambiente natural Utilizador GUIA DO USUÁRIO www.tts-shopping.com Informações Importantes n Guarde estas instruções para consulta futura. n O Talk-Tracker contém

Leia mais

AUTORÁDIO SWING MANUAL DE INSTRUÇÕES

AUTORÁDIO SWING MANUAL DE INSTRUÇÕES AUTORÁDIO SWING MANUAL DE INSTRUÇÕES B1Z-6000F Índice 1 Índice Avisos gerais............................ Manual de Instruções......................... Símbolos no texto do Manual de Instruções Vista geral

Leia mais

Manual de instruções

Manual de instruções Manual de instruções DENVER VPL-120 Gira-discos com Mala LEIA AS INSTRUÇÕES COM ATENÇÃO ANTES DE USAR E GUARDAR NUM LOCAL SEGURO PARA REFERÊNCIA FUTURA PT-1 DESCRIÇÃO 1. Prendedor 2. Tampa do pó 3. Adaptador

Leia mais

Kit para Viatura Nokia CK-300 Manual de Consulta Rápida e Informações de Segurança

Kit para Viatura Nokia CK-300 Manual de Consulta Rápida e Informações de Segurança Kit para Viatura Nokia CK-300 Manual de Consulta Rápida e Informações de Segurança 9202250 Edição 3 PT DECLARAÇÃO DE CONFORMIDADE A NOKIA CORPORATION declara que este produto HF-21W está em conformidade

Leia mais

CD/USB PLAYER MP3 WMA HBD-4680MP

CD/USB PLAYER MP3 WMA HBD-4680MP CD/USB PLAYER MP3 WMA HBD-4680MP ADVERTÊNCIAS NÃO UTILIZE O APARELHO POR UM LONGO PERÍODO COM VOLUME SUPERIOR A 85dB, POIS PODERÁ PREJUDICAR A SUA AUDIÇÃO. LEI FEDERAL N. 11.291/2006 Í N D I C E Características...04

Leia mais

KF2.4 MANUAL DE UTILIZADOR

KF2.4 MANUAL DE UTILIZADOR MANUAL DE UTILIZADOR Conteúdo Marcas comerciais IKIMOBILE é uma marca registada da Univercosmos, Lda., uma empresa do Grupo FF, com uma participação na Technology Solutions IT INT. Android e Google Search

Leia mais

23 Foto. 27 E-Book. 30 11. Configurações. 33 12. Problemas. 36 13. Especificações 37 14. Certificado. 39 15. Formulário Certificado

23 Foto. 27 E-Book. 30 11. Configurações. 33 12. Problemas. 36 13. Especificações 37 14. Certificado. 39 15. Formulário Certificado 1. O Aparelho Carregar Bateria 3. Funções Básicas 06 Música 08 Vídeo 14 Gravação 18 Voz 22 Rádio FM 23 Foto 27 E-Book 30 11. Configurações 33 12. Problemas 36 13. Especificações 37 14. Certificado 39 15.

Leia mais

Auto Falante- Radio FM - USB MicroSD

Auto Falante- Radio FM - USB MicroSD Auto Falante- Radio FM - USB MicroSD Modelo: SY-1246 Obrigado por ter adquirido o seu novo alto-falante Boxbeat SY-1246. Por favor, leia estas instruções para fazer o máximo cuidado. Guarde estas instruções

Leia mais

Capítulo 1: Informação geral

Capítulo 1: Informação geral Capítulo 1: Informação geral 1.1 Introdução Aviso importante: Todos os canais estão sujeitos a disponibilidade de cobertura e podem mudar periodicamente. A recepção pode variar, dependendo do tipo e estado

Leia mais

Câmara de vídeo digital. Manual do utilizador

Câmara de vídeo digital. Manual do utilizador Câmara de vídeo digital Manual do utilizador Pt 2 Índice Introdução ao produto Funcionamento da câmara de vídeo digital... 3 Utilizar o painel... 4 Alimentação... 5 Modos... 6 Botão para mudar de modo...

Leia mais

Audacity. Os primeiros passos com o Audacity!

Audacity. Os primeiros passos com o Audacity! Audacity Os primeiros passos com o Audacity! João Torres joao.torres@dgidc.min-edu.pt Milena Jorge milena.jorge@dgidc.min-edu.pt Dezembro de 2009 Conteúdo 1 Sobre este documento 2 2 O que é o Audacity?

Leia mais

Versão Portuguesa. introdução. Conteúdo da embalagem. Ligações. Placa de som USB externa SC016 Sweex 7.1

Versão Portuguesa. introdução. Conteúdo da embalagem. Ligações. Placa de som USB externa SC016 Sweex 7.1 S P E A K E R S Versão Portuguesa Placa de som USB externa SC016 Sweex 7.1 introdução Não exponha a placa de som USB externa Sweex 7.1 a temperaturas extremas. Não coloque o dispositivo sob luz solar directa

Leia mais

MANUAL PARA ALTO-FALANTE PORTÁTIL MO-MS07

MANUAL PARA ALTO-FALANTE PORTÁTIL MO-MS07 Manual do Usuário MANUAL PARA ALTO-FALANTE PORTÁTIL MO-MS07 www.moxelectronics.com.br 1 2 LED display MP3 Relógio Obrigado por adquirir nosso produto. Para utilizar o player facilmente e corretamente,

Leia mais

Função Visualizar cartão de memória

Função Visualizar cartão de memória Manual de utilizador Função Visualizar cartão de memória Este é o manual da função Visualizar cartão de memória. Leia este manual atentamente antes de operar com a função Visualizar cartão de memória.

Leia mais

Personal Audio System

Personal Audio System 4-400-698-72(1) Personal Audio System Manual de instruções 2011 Sony Corporation ZS-R100CP ADVERTÊNCIA Para reduzir o risco de incêndio ou choque eléctrico não exponha o aparelho à chuva ou humidade. Para

Leia mais

Blackwire 725. Auricular USB com fios. Manual do Utilizador

Blackwire 725. Auricular USB com fios. Manual do Utilizador Blackwire 725 Auricular USB com fios Manual do Utilizador Sumário Bem-vindo 3 Requisitos do sistema 3 Precisa de mais ajuda? 3 Conteúdo 4 Princípios básicos 5 Colocar o auricular 6 Ajustar o auricular

Leia mais

Introdução. Nokia N77-1 1ª Edição PT

Introdução. Nokia N77-1 1ª Edição PT Introdução Nokia N77-1 1ª Edição PT Teclas e componentes (frente e lateral) Número do modelo: Nokia N77-1. A seguir referido como Nokia N77. 1 Sensor de luz 2 Câmara secundária com menor resolução 3 Teclas

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO AQUARIUS STRAP

MANUAL DO USUÁRIO AQUARIUS STRAP MANUAL DO USUÁRIO AQUARIUS STRAP Índice Características 1 Precauções.. 1 Aviso. 1 Botões e Funções 2 Operação Básica.. 2 Menu Principal. 3 Modo músicas.. 3 Modo relógio. 5 Modo cronômetro. 6 Modo vídeos..

Leia mais

Segurança e recuperação Manual do utilizador

Segurança e recuperação Manual do utilizador Segurança e recuperação Manual do utilizador Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft é uma marca comercial registada da Microsoft Corporation nos E.U.A. As informações contidas

Leia mais

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Contéudo 3 Introdução 4 Elementos necessários 5 Descrição geral da instalação 5 Passo 1: Verificar se existem actualizações 5 Passo 2: Preparar o computador

Leia mais

Breve introdução testo 51043

Breve introdução testo 51043 Breve introdução testo 51043 Breve introdução testo 510 de Tampa de protecção: posição de encaixe Conexão do sensor de pressão diferencial Visor Botões de comando Compartimento para as pilhas, ímans de

Leia mais

Guia de funcionamento do projector em rede

Guia de funcionamento do projector em rede Guia de funcionamento do projector em rede Tabela de conteúdos Preparação...3 Ligar o projector ao seu computador...3 Ligação sem fios (para alguns modelos)... 3 QPresenter...5 Requisitos mínimos do sistema...5

Leia mais

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano Informática Aplicada Aula 2 Windows Vista Professora: Cintia Caetano AMBIENTE WINDOWS O Microsoft Windows é um sistema operacional que possui aparência e apresentação aperfeiçoadas para que o trabalho

Leia mais

Referencial do Módulo B

Referencial do Módulo B 1 Referencial do Módulo B Liga, desliga e reinicia correctamente o computador e periféricos, designadamente um scanner; Usa o rato: aponta, clica, duplo-clique, selecciona e arrasta; Reconhece os ícones

Leia mais

Nero ImageDrive Manual

Nero ImageDrive Manual Nero ImageDrive Manual Nero AG Informações sobre direitos de autor e marcas O manual do Nero ImageDrive e todo o respectivo conteúdo estão protegidos por direitos de autor e são propriedade da Nero AG.

Leia mais

OPEL ZAFIRA. Infotainment System

OPEL ZAFIRA. Infotainment System OPEL ZAFIRA Infotainment System Índice Toque & Ligue... 5 CD 30 / CD 30 MP3 Tipo 1... 95 Portal Telemóvel... 125 Toque & Ligue Introdução... 6 Rádio... 22 Leitor de CD... 27 Entrada AUX... 32 Entrada

Leia mais

evii STP-016 Guia rápido de utilização

evii STP-016 Guia rápido de utilização evii STP-016 Guia rápido de utilização Índice 1. Pronto para utilizar:... 4 1.1 Lista de Componentes:... 4 2. Aparência do produto... 5 2.1 Instruções das teclas:... 6 3. Guia Rápido... 7 3.1 ON/OFF...

Leia mais

CCT-5001 MANUAL DO UTILIZADOR

CCT-5001 MANUAL DO UTILIZADOR CCT-5001 MANUAL DO UTILIZADOR facebook.com/denverelectronics PT-1 Parte da câmara de vídeo Preparar para usar 1. Porta HDMI 6. Ecrã 11. Protetor 16. PARA CIMA 2. Ranhura para 7. Luz do indicador 12. Coluna

Leia mais

Câmara Digital Guia de Software

Câmara Digital Guia de Software Câmara Digital / Câmara Digital Guia de Software Todos os direitos reservados. Esta publicação não pode ser integral ou parcialmente reproduzida, arquivada nem transmitida por qualquer processo electrónico,

Leia mais

Servidor de Rede USB Série Multi-função

Servidor de Rede USB Série Multi-função Servidor de Rede USB Série Multi-função Manual de Instalação Rápida: Introdução Este documento descreve os passos para instalação e configuração do Servidor de Rede USB como um servidor de dispositivo

Leia mais

404 CAMCORDER CAMCORDER E CÂMARA FOTOGRÁFICA

404 CAMCORDER CAMCORDER E CÂMARA FOTOGRÁFICA POrtuguês Portuguese 404 CAMCORDER CAMCORDER E CÂMARA FOTOGRÁFICA Suplemento do Manual do Utilizador do ARCHOS 404 Versão 1.1 Visite o site www.archos.com/manuals para transferir a versão mais recente

Leia mais

Conteúdo do pacote. Lista de terminologia. Powerline Adapter

Conteúdo do pacote. Lista de terminologia. Powerline Adapter Powerline Adapter Note! Não expor o Powerline Adapter a temperaturas extremas. Não deixar o dispositivo sob a luz solar directa ou próximo a elementos aquecidos. Não usar o Powerline Adapter em ambientes

Leia mais