TAS100. Manual do proprietário

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TAS100. Manual do proprietário"

Transcrição

1 TAS100 Manual do proprietário

2 TAS100 1 Índice Referência Utilização do sistema de áudio Comandos remotos de áudio (interruptores no volante) Recomendações de utilização do sistema de áudio

3 2 TAS100 Referência Referência O rádio MW FM/leitor de CD/leitor MP3 WMA (com controlador de carregador de CD)

4 TAS100 3 Utilização do sistema de áudio Algumas noções básicas Utilização do sistema de áudio Este ponto descreve algumas das características básicas dos sistemas de áudio da Toyota. Algumas informações podem não dizer respeito ao seu sistema. O sue sistema de áudio funciona quando o interruptor do motor está na posição ACC ou ON. SOM E EQUILÍBRIO Para detalhes sobre os comandos de som e equilíbrio do sistema, consulte página 7. LIGAR E DESLIGAR O SISTEMA Pressione o selector PWR VOL para ligar e desligar o sistema de áudio. Pressione o botão AM, FM, FM1, FM2 ou DISC para ligar a respectiva função sem pressionar o selector PWR VOL. É possível ligar o leitor de CD inserindo um CD. É possível desligar o leitor de CD ejectando o CD. Se o sistema de áudio estava previamente desligado, então todo o sistema de áudio será desligado quando ejectar o CD. ALTERNAR ENTRE FUNÇÕES Pressione o botão AM, FM, FM1, FM2 ou DISC se o sistema já estiver ligado mas deseja passar de uma função para a outra. Os sistemas de áudio com o número de identificação* utilizam tecnologias de aperfeiçoamento de áudio SRS FOCUS e SRS TruBass, sob a licença da SRS Labs, Inc., em todos os modos excepto no modo de rádio AM. Os símbolos FOCUS, TruBass, SRS e são marcas comerciais da SRS Labs, Inc. As tecnologias FOCUS e TruBass são integradas sob licença da SRS Labs, Inc. *: O número de identificação de áudio é mostrado por cima do canto superior direito do visor. Som A qualidade de som de uma programa de áudio é determinada em grande parte pela mistura dos níveis de agudos e de graves. De facto, os diferentes tipos de música e programas de voz habitualmente soam melhor com diferentes misturas de agudos e graves. Equilíbrio Um bom equilíbrio dos canais estéreo esquerdo e direito e dos níveis de som dianteiro e traseiro é igualmente importante. Tenha em atenção que se estiver a ouvir uma gravação ou emissão em estéreo, a mudança do equilíbrio esquerda/direita aumentará o volume de um grupo de sons enquanto baixa o volume de um outro.

5 4 TAS100 A SUA ANTENA DE RÁDIO Para baixar uma antena manual, pressione-a com cuidado para baixo. AVISO Para evitar danos na antena, assegurese que esta está recolhida antes de passar por uma lavagem automática. O SEU LEITOR DE CD Quando se introduz um disco, pressionar o mesmo com cuidado para dentro com a etiqueta voltada para cima. O leitor de CD reproduzirá da faixa 1 até ao fim do disco. Depois voltará a reproduzir a partir da faixa 1. O leitor destina-se a ser utilizado exclusivamente com discos de 12 cm. AVISO Não empilhe dois discos para serem inseridos, já que tal causará danos no leitor de CD. Introduza apenas um CD de cada vez na ranhura. Nunca tente desmontar ou olear qualquer peça do leitor de CD. Na ranhura apenas deverá ser introduzida um CD. O SEU LEITOR MP3/WMA As especificações dos ficheiros MP3/WMA ou os formatos de multimédia que registam as especificações que o seu Leitor MP3/WMA pode utilizar são limitadas: Para detalhes, consulte a página 19.

6 TAS100 5 Comandos e características Detalhes de botões específicos, comandos, e funções são descritos na lista alfabética que se segue.

7 6 TAS (Botões predefinidos) Estes botões são utilizados para predefinir e sintonizar estações de rádio. Para predefinir uma estação atribuindo-a a um botão: Sintonize a estação pretendida. (Consulte TUNE FILE ou SEEK/TRACK.) Mantenha pressionado o botão até ouvir um bip para atribuir a estação ao botão. No visor surgirá o número do botão predefinido. Para retomar uma estação predefinida: Pressione o botão para a estação desejada. No visor surgirão o número do botão predefinido e a frequência da estação. Estes sistemas podem armazenar uma estação AM e duas estações FM em cada um dos botões. (O visor apresentará AM, FM1, FM2 ou FM3 quando se pressiona o botão AM ou FM.) (Botão de ejectar) Pressione o botão de ejectar de CD para ejectar um CD. AF (Frequência alternativa) Este botão pode ser utilizado apenas quando se recepciona uma estação RDS (Sistema de dados de rádio). Este botão é utilizado para procurar estações RDS (Sistema de dados de rádio) em toda a banda. Sempre que se pressionar o botão AF, o modo AF será alterado pela seguinte ordem: AF ligado: No visor surge AF. Neste modo, o rádio passa para a estação emissora que ofereça uma boa recepção dentro do mesmo código PI (identificação do programa). REG ligado: No visor surge REG. Neste modo, o rádio passa para uma estação emissora que ofereça uma boa recepção dentro do mesmo código local de PI (identificação do programa). Para desligar a função AF, pressione novamente este botão. AM Pressione o botão AM para ligar o rádio e seleccionar a banda AM. No visor surgirá AM.

8 TAS100 7 AST (Automemorização) Este botão é utilizado para predefinir automaticamente as frequências de até 6 estações de rádio para cada uma das bandas (FM3 e AM). Se utilizar o botão AST no modo FM (FM1, FM2, FM3), este será automaticamente guardado em FM3. Por exemplo, mesmo quando se procede à automemorização em FM1, o modo altera-se para o FM3. Pressione o botão AST até ouvir um bip. Se o rádio não conseguir detectar nenhuma estação, voltará a recepcionar na frequência em que se encontrava antes de se accionar o AST. AUDIO CTRL (Comandos de som e equilíbrio de som) Sempre que se pressionar o selector AUDIO CTRL altera-se o modo. Para ajustar o som e o equilíbrio, rode o selector. BAS: Ajusta os sons graves. O visor apresenta o intervalo de -5 a 5. TRE: Ajusta os sons agudos. O visor apresenta o intervalo de -5 a 5. FAD: Ajusta o equilíbrio de som entre os altifalantes dianteiros e traseiros. O visor apresenta o intervalo de R7 a F7. BAL: Ajusta o equilíbrio de som entre os altifalantes direitos e esquerdos. O visor apresenta o intervalo de L7 a R7. Ajuste do campo acústico Para ajustar o campo acústico, pressione AUDIO CTRL até surgir EQ no visor. De seguida rode o selector para seleccionar COMPACT, SEDAN ou MINIVAN. Saltar o nível ASL (Nivelador automático de som) ASL: O nivelador automático de som pode ser ligado rodando-se o selector. Para além disso, rodar o selector permite-lhe seccionar o volume entre LOW (baixo), MID (médio) e HIGH (alto) e as definições de som. O sistema ASL ajusta automaticamente o volume e o som de acordo com a velocidade do veiculo. O que ajuda a assegurar uma experiência auditiva ideal mesmo se os níveis de ruído aumentarem durante a viagem. DISC Apenas com carregador de CD Utilize estes botões para seleccionar um disco que deseja ouvir. Pressione o botão (botão predefinido 3) ou o botão (botão predefinido 4) até que o número do disco que pretende ouvir seja apresentado no visor. DISC (CD) Pressione o botão DISC para reproduzir um CD. Quando o sistema de áudio está configurado para o funcionamento de CD, o visor mostra a faixa que está actualmente a ser reproduzida.

9 8 TAS100 Mensagens de erro Se o leitor não funcionar correctamente, o seus sistema de áudio apresentará as seguintes mensagens de erro. WAIT : A unidade do leitor de CD poderá estar demasiado quente. Deixe o leitor arrefecer. ERROR 1 : O disco poderá estar sujo, danificado ou incorrectamente introduzido (voltado ao contrário). Limpe o disco e volte e introduzi-lo. NO DISC : Carregador de CD da unidade autónoma está vazio. Insira um disco. ERROR 3 : Existe um problema no interior do sistema. Ejecte o disco ou a cassete. Volte a recolocar o disco ou a cassete. ERROR 4 : Sobre-corrente. Peça a qualquer concessionário ou reparador Toyota autorizado, ou qualquer outro profissional devidamente qualificado e equipado para realizar uma inspecção. CD OPEN : A tampa do carregador de CD da unidade autónoma está aberta. Feche a tampa do carregador de CDs. Se surgir NO MUSIC no visor, tal indica que foi introduzido um disco sem dados MP3/ WMA. Retire o disco do leitor e insira um disco de dados MP3/WMA. Se a anomalia continuar a existir, leve o seu veículo a um concessionário ou reparador Toyota autorizado, ou a um outro profissional devidamente qualificado e equipado. FM Pressione o botão FM para ligar o rádio e seleccionar a banda FM. No visor surgirá FM1 ou FM2. Este sistema permite definir doze estações FM, duas para cada um dos botões predefinidos. PTY (Tipo de programa) Este botão pode ser utilizado apenas quando se recepciona uma estação RDS (Sistema de dados de rádio). Pressione o botão PTY. Se o botão for pressionado durante a recepção de um código PTY da estação RDS, o tipo actual de programa ( NEWS, SPORT, TALK, POP, CLASSICS ) surgirá no visor. Se for pretendido um tipo de programa diferente, pressione o botão PTY até que surja o tipo de programa pretendido. Se não for recebido nenhum código da estação RDS, surgirá NO PTY no visor. Se for pressionado o lado ou do botão SEEK/TRACK enquanto o tipo de programa é apresentado no visor, o rádio irá procurar uma estação que emita o código PTY. Se o rádio não conseguir detectar nenhuma estação, surgirá no visor NOTHING. Se o sistema não for tocado durante 6 segundos, enquanto o tipo de programa estiver a ser apresentado, ou se for realizada uma outra operação, desaparecerá o tipo de programa do visor e o rádio emitirá um programa do tipo de programa que foi apresentado pela última vez.

10 TAS100 9 PWR VOL (Alimentação e volume) Pressione o selector PWR VOL para ligar e desligar o sistema de áudio. Rode o selector PWR VOL para ajustar o volume. RAND (Aleatório) Leitor de CD Existem duas funções aleatórias Poderá ouvir as faixas num CD numa sequência aleatória, ou ouvir as faixas em todos os CD na cassete numa sequência aleatória. Reprodução aleatória das faixas num disco: Pressione e solte rapidamente o botão RAND (botão predefinido 1). No visor surgirá e o leitor reproduzirá as faixas no disco que está a ouvir por ordem aleatória. Para desligar a função aleatória, pressione novamente este botão. Apenas com carregador de CD Reprodução aleatória de todas as faixas na cassete: Mantenha pressionado o botão RAND (botão predefinido 1) até ouvir um bip. No visor surgirá e o leitor reproduzirá todas as faixas em todos os discos na cassete num sequência aleatória. Para desligar a função aleatória, volte a pressionar novamente este botão. Leitor MP3/WMA Existem duas funções aleatórias Poderá ouvir todos os ficheiros no CD numa sequência aleatória, ou ouvir os ficheiros numa única pasta numa sequência aleatória. Reprodução aleatória dos ficheiros numa pasta: Pressione e solte rapidamente o botão RAND (botão predefinido 1). No visor surgirá. Reprodução aleatória de todos os ficheiros do CD: Mantenha pressionado o botão RAND (botão predefinido 1) até ouvir um bip. No visor surgirá e o leitor reproduzirá todos os ficheiros no disco numa sequência aleatória. Para desligar a função de reprodução aleatória, pressione novamente este botão. RDS (Sistema de dados do rádio) O nome da estação RDS (nome de serviço do programa) surgirá no visor automaticamente quando a estação RDS é recepcionada.

11 10 TAS100 RPT (Repetir) Leitor de CD Existem duas funções de repetição Poderá reproduzir novamente uma faixa do disco ou todo o CD. Repetição de uma faixa: Pressione e solte rapidamente o botão RPT (botão predefinido 2) enquanto a faixa estiver a ser reproduzida. No visor surgirá. Quando a faixa termina, será automaticamente reproduzida de novo. Para desligar a função de repetição, pressione novamente este botão. Apenas com carregador de CD Repetição de um disco: Mantenha pressionado o botão RPT (botão predefinido 2) até ouvir um bip. No visor surgirá. O leitor repetirá todas as faixas no disco que se está a ouvir. Quando o disco termina, o leitor voltará automaticamente para a primeira faixa no disco e reproduz a mesma novamente. Para desligar a função de repetição, volte a pressionar novamente este botão. Leitor MP3/WMA Existem duas funções de repetição Poderá repetir um único ficheiro ou uma pasta completa. Repetição de um ficheiro: Pressione e solte rapidamente o botão RPT (botão predefinido 2) enquanto o ficheiro estiver a ser reproduzido. No visor surgirá. Quando o ficheiro termina, será repetido automaticamente. Para desligar a função de repetição, volte a pressionar novamente este botão. Repetição de uma pasta: Mantenha pressionado o botão RPT (botão predefinido 2) até ouvir um bip. No visor surgirá. O leitor repetirá todos os ficheiros na pasta. Quando o último ficheiro na pasta termina, a pasta será repetida a partir do inicio. Para desligar a função de repetição, volte a pressionar novamente este botão.

12 TAS SEEK/TRACK (Procurar/detectar para cima/baixo) Rádio No modo de pesquisa, o rádio encontra e reproduz a próxima ou a anterior estação na banda seleccionada. Para procurar a próxima estação, pressione e solte rapidamente o lado ou do botão SEEK/TRACK. Volte a fazê-lo para encontrar a estação seguinte. Leitor de CD Para avançar ou recuar para uma faixa diferente: Pressione o lado ou do botão SEEK/ TRACK até que o número da faixa que deseja ouvir surja no visor. Se desejar voltar para o início da faixa actual, pressione de modo rápido e uma só vez o lado do botão. Para avançar ou recuar rapidamente no disco: Se desejar avançar ou recuar rapidamente no disco, mantenha pressionado o lado ou do botão SEEK/TRACK até ouvir um bip. Quando se solta o botão, o leitor retomará a reprodução. Leitor MP3/WMA Para avançar ou recuar para um ficheiro diferente: Pressione o lado ou do botão SEEK/ TRACK várias vezes até que o ficheiro que deseja ouvir apareça no visor. Se desejar voltar para o início do ficheiro actual, pressione de modo rápido e uma só vez o lado do botão. Para avançar ou recuar rapidamente no disco: Se desejar avançar ou recuar rapidamente no disco, mantenha pressionado o lado ou do botão SEEK/TRACK até ouvir um bip. Quando se solta o botão, o leitor retomará a reprodução. ST (Recepção estéreo) O seu rádio muda automaticamente para a recepção estéreo quando é recepcionada uma emissão em estéreo. No visor surge ST. Se o sinal se tornar fraco, o rádio reduz a quantidade de separação de canais para evitar que um sinal gere ruído. Se o sinal se tornar demasiado fraco, o rádio passa da recepção em estéreo para a recepção em mono. TA (Anúncio de trânsito) Este botão pode ser utilizado apenas quando se recepciona uma estação RDS (Sistema de dados de rádio). Este botão é utilizado para recepcionar estações TA em toda a banda. Quando se recepciona em FM: Pressione o botão TA para passar o modo de rádio para TP (Programa de trânsito). No visor surgirá TP. Se a estação TP não for recepcionada, o TP começará a piscar. No modo TP, o rádio iniciará a procura por uma estação TP. Quando é recepcionada uma estação TP, o nome de serviço do programa surgirá no visor. Quando o programa de informação de trânsito se inicia, o volume do rádio altera-se automaticamente para o volume TA memorizado. Quando o programa termina, é retomado o volume original do rádio. (Consulte Função memória do volume TA.) No modo AF, o rádio começará ainda a procurar uma estação TP utilizando a lista de AF.

13 12 TAS100 Pressione novamente o botão TA para passar o modo de rádio para TA. No visor surgirá TA e o rádio cortará o som da estação FM. Se a estação TP não for recepcionada, o TA começará a piscar. No modo TA, o rádio iniciará a procura de estação TP. Quando é recepcionada uma estação TP, o nome de serviço do programa surgirá no visor. Apenas ouvir-se-á som depois de se iniciar o programa de informação de trânsito. No modo AF, o rádio começará ainda a procurar uma estação TP utilizando a lista de AF. Sistema EON (Outra rede melhorada) Se a estação RDS (com dados EON) que se está a ouvir não estiver a emitir um programa de informação de trânsito no modo TP, o rádio passará automaticamente para uma estação RDS que transmita um programa de informação de trânsito utilizando a lista EON AF. Depois de terminar o programa de informação de trânsito, o rádio voltará automaticamente para a estação RDS inicial. Será emitido um bip para o avisar quando esta função inicia e termina a sua operação. Quando o rádio está à procura de uma estação TP, surge no visor TP SEEK. Se o rádio não conseguir detectar nenhuma estação TP, surgirá no visor NOTHING durante 2 segundos e o rádio iniciará novamente procura por uma estação TP. Quando uma estação TP estiver a ser recepcionada, se o sinal TP for interrompido durante 20 segundos, o rádio irá procurar automaticamente uma outra estação TP. Quando se ouve um CD: Pressione o botão TA para passar o modo de rádio para TA. No visor surgirá TA. Quando o programa de informação de trânsito se inicia, o modo CD é interrompido e a informação de trânsito é emitida automaticamente. Quando o programa termina, o funcionamento inicial é retomado. Função de memória do volume TA O volume é memorizado quando se recebe o anúncio de trânsito. Quando na próxima vez for recepcionado o programa de informação de trânsito, o sistema compara o volume antes do programa de informação de trânsito ser recepcionado e o volume TA memorizado e automaticamente selecciona o volume mais alto. No entanto, o intervalo de memória do volume é limitado; se o volume previamente recepcionado for superior ao volume máximo do intervalo, este passará a ser o limite máximo e se for inferior ao mínimo, este passará a ser o limite mínimo. É possível ajustar o volume independentemente do intervalo de volume TA memorizado enquanto se recepciona a estação do programa de informação de trânsito. (Consulte PWR VOL.) Para voltar para o modo normal a partir do modo TA, pressione novamente o botão TA.

14 TAS TEXT Leitor de CD Este botão é utilizado para alterar a visualização do CD que contém os dados de texto. Para alterar a visualização, pressione e solte rapidamente o botão TEXT durante a reprodução do CD. O visor apresenta sequencialmente o tempo decorrido, o título do disco e o título da faixa, voltando novamente para o tempo decorrido. Se este botão for pressionado enquanto estiver a ser reproduzido um CD que não inclua dados de texto, surgirá no visor NO TITLE. Se não surgir no visor todo o título do disco ou da faixa, mantenha pressionado o botão até ouvir um bip. Surgirá o resto do título. Leitor MP3/WMA Este botão é utilizado para alterar a visualização do ficheiro MP3/WMA que contém os dados de texto. Para alterar a visualização, pressione e solte rapidamente o botão TEXT durante a reprodução do ficheiro MP3/WMA. O visor apresenta sequencialmente o tempo decorrido, o nome da pasta, o nome do ficheiro, o título do álbum, o título da faixa e o nome do artista, voltando novamente para o tempo decorrido. Se este botão for pressionado enquanto estiver a ser reproduzido um ficheiro MP3/WMA que não inclua dados de texto, surgirá no visor NO TITLE. Se não forem apresentados todos os dados de texto, mantenha pressionado o botão até ouvir um bip. Surgirá o resto dos dados de texto. TUNE FILE (Sintonizar e avançar/recuar um ficheiro) Rádio Rode o selector no sentido dos ponteiros do relógio para aumentar a frequência. Rode o selector no sentido contrário aos ponteiros do relógio para baixar a frequência. Leitor MP3/WMA Rode o selector no sentido dos ponteiros do relógio para avançar um ficheiro. Rode o selector no sentido contrário aos ponteiros do relógio para recuar um ficheiro.

15 14 TAS100 Comandos remotos de áudio (interruptores no volante em alguns modelos) Comandos remotos de áudio (interruptores no volante) O interruptores estão instalados no lado esquerdo da direcção. Interruptor MODE : Utilize este interruptor para alterar o modo. Se não for inserido um CD, o modo CD é ignorado. Quando se pressiona o interruptor com o sistema de áudio desligado, o sistema de áudio é ligado. Quando se mantém pressionado o interruptor até se ouvir um bip com o sistema de áudio ligado, o sistema de áudio desliga-se. Interruptores : Utilize estes interruptores para ajustar o volume. Pressione + para aumentar o volume e - para baixar o volume. O volume continua a aumentar ou a baixar enquanto o interruptor for pressionado. (a) Com o modo de rádio seleccionado Interruptor ou : Pressione o interruptor para procurar sintonizar ou seleccionar uma estação. Para seleccionar uma estação predefinida, pressione brevemente o interruptor. Repita o processo para seleccionar a próxima estação predefinida. Para procurar uma estação, mantenha pressionado o interruptor até ouvir um bip. Repita o processo para encontrar a próxima estação. Se pressionar o interruptor em qualquer um dos lados de ou durante o modo de pesquisa, a pesquisa será cancelada. Para aumentar ou baixar a frequência, mantenha pressionado o interruptor mesmo após ter ouvido um bip. Quando se solta o interruptor, o rádio iniciará a procura de uma estação percorrendo as frequências para cima ou para baixo. Repita o processo para encontrar a próxima estação.

16 TAS (b) Com o modo CD seleccionado Leitor de CD Interruptor ou : Utilize este interruptor para passar para uma faixa diferente, avançando ou recuando, conforme o caso. Pressione e solte rapidamente o lado ou do interruptor até que a faixa que deseja ouvir seja seleccionada. Se desejar voltar para o início da faixa actual, pressione de modo rápido e uma só vez o lado do interruptor. Apenas com carregador de CD Mantenha pressionado o lado ou do interruptor até que o disco que deseja ouvir seja seleccionado. Leitor MP3/WMA Interruptor ou : Utilize este interruptor para seleccionar um ficheiro ou disco pretendido. Para seleccionar um ficheiro pretendido: Pressione e solte rapidamente o lado ou do interruptor até que o ficheiro que deseja ouvir seja seleccionado. Se desejar voltar para o início do ficheiro actual, pressione de modo rápido e uma só vez o lado do interruptor. Para seleccionar um disco pretendido: Mantenha pressionado o lado ou do interruptor até que o disco que deseja ouvir seja seleccionado. Recomendações de utilização do sistema de áudio Recomendações de utilização do sistema de áudio AVISO Para assegurar um correcto funcionamento do sistema de áudio: Tenha cuidado para não entornar bebidas sobre o sistema de áudio. Na ranhura apenas deverá ser introduzido um CD. A utilização de um telemóvel no interior ou perto do veículo poderá causar ruído dos altifalantes do sistema de áudio que esteja a ouvir. No entanto, tal não indica uma mau funcionamento. RECEPÇÃO DO RÁDIO As emissões FM dispõem de um alcance de cerca de 40 km. Quando se afastar de uma estação poderá ter que proceder a uma sintonização fina do rádio e a um aumento do volume à medida que o sinal da estação se torna mais fraco. Como o FM utiliza um sinal em linha de vista, os prédios altos ou as montanhas poderão por vezes bloquear a recepção. Estas são todas características normais na recepção em FM e não indicam qualquer problema com o rádio em si. CUIDADO Accione os interruptores com o devido cuidado durante a condução para evitar acidentes.

17 16 TAS100 CUIDADOS COM O LEITOR DE CD E DISCOS O seu leitor de CD destina-se a ser utilizado apenas com discos de 12 cm. As temperaturas extremamente altas podem impedir que o leitor de CD trabalhe. Em dias quentes, utilize o ar condicionado para arrefecer o interior do veículo antes de utilizar o leitor. Estradas em mau estado ou outras vibrações fazem com que o leitor de CD salte faixas. Se entrar humidade no seu leitor de CD, o leitor poderá não reproduzir embora pareça estar a funcionar. Retire o disco do leitor de CD e aguarde até que seque. CUIDADO Os leitores de CD utilizam uma raio laser invisível que poderá causar uma exposição perigosa a radiação quando este é dirigido para fora da unidade. Assegurese que utiliza o leitor correctamente. Utilize apenas discos marcados conforme mostrado acima. Os produtos seguintes poderão não ser reproduzíveis no seu leitor de CD. CD protegido contra cópias CD-R (CD-Gravável) CD-RW (CD-Regravável) CD-ROM

18 TAS Discos de formato especial Discos de baixa qualidade Discos transparentes/translúcidos Discos etiquetados AVISO Não utilize discos de formato especial, transparentes/translúcidos, de baixa qualidade ou etiquetados, tal como os mostrados nas figuras. A utilização de discos deste tipo poderá danificar o leitor ou carregador de discos, ou poderá ser impossível ejectar o disco. Este sistema não foi concebido para a utilização de discos duplos (Dual Disc). Não utilize discos duplos, já que poderão causar danos no leitor ou carregador de discos.

19 18 TAS100 Correcto Errado Utilize os CDs com cuidado, especialmente quando os está a inserir. Segure-os pelas pontas e não os dobre. Evite aplicar impressões digitais sobre o mesmo, especialmente no lado brilhante. A sujidade, riscos, vincos, furos de pinos, ou outros danos no disco poderão levar o leitor a saltar ou repetir uma secção da faixa. (Para ver o furo do pino, mantenha o disco em frente à luz.) Retire os discos do leitor de CD quando não estiver a ouvi-los. Guarde-os nas suas caixas de plástico, longe de humidade, calor e exposição directa ao sol. Para limpar um CD: Limpe-o com um pano macio, sem pêlos que tenha sido humedecido com água. Limpe em linha recta do centro para a extremidade do disco (não em circulo). Seque-o com um outro pano macio sem pêlos. Não utilize um produto de limpeza de discos convencional ou um dispositivo antiestático.

20 TAS FICHEIROS MP3/WMA MP3 (MPEG Audio Layer 3) e WMA (Windows Media Audio) são normas de compressão áudio. O leitor MP3/WMA pode reproduzir ficheiros MP3 e WMA em discos tipo CD-ROM, CD-R e CD-RW. A unidade pode reproduzir gravações de discos compatíveis com a ISO 9660 nível 1 e nível 2 e com o sistema de ficheiros Romeo and Joliet. Quando nomear um ficheiro MP3 ou WMA, acrescente a respectiva extensão do ficheiro (.mp3 ou.wma). O leitor MP3/WMA reproduz ficheiros com a extensão.mp3 ou.wma como ficheiros MP3 ou ficheiros WMA. Para evitar ruídos e erros na reprodução, utilize as extensões de ficheiro adequadas. CDs compatíveis com multisessão também podem ser reproduzidos. Os ficheiros MP3 são compatíveis com os formatos de etiqueta ID3 Ver. 1.0, Ver. 1.1, Ver. 2.2 e Ver A unidade não consegue apresentar o título do disco, a faixa e o nome do artista noutros formatos. Os ficheiros WMA podem incluir uma etiqueta WMA que é utilizada do mesmo modo que uma etiqueta ID3. As etiquetas WMA incluem informações como o título da faixa, o nome do artista. A função de realce está disponível apenas quando se reproduz ficheiros MP3/WMA gravados a 32, 44,1 e 48 khz. (O sistema pode reproduzir ficheiros MP3 com frequências de amostragem de 16, 22,05 e 24 khz. No entanto, a função de realce não está disponível para ficheiros gravados nestas frequências.) A qualidade do som dos ficheiros MP3/ WMA geralmente melhora com taxas de transferência mais elevadas. Para se conseguir um nível razoável de qualidade de som recomendam-se os discos gravados com uma taxa de transferência de pelos menos 128 kbps. Taxas de transferência reproduzíveis Ficheiros MP3: MPEG1 LAYER3 64 a 320 kbps MPEG2 LSF LAYER3 64 a 160 kbps Ficheiros WMA: Ver. 7, 8 CBR 48 a 192 kbps Ver. 9 CBR 48 a 320 kbps O leitor MP3/WMA não reproduz ficheiros MP3/WMA de gravadores de discos utilizando a transferência de dados tipo packet-write (formato UDF). Os CDs deverão ser gravados utilizando software pre-mastering em vez de software packet-write. As listas de reprodução M3u não são compatíveis com o leitor de áudio. Os formatos MP3i (MP3 interactive) e MP3PRO não são compatíveis com o leitor de áudio. O leitor de MP3 é compatível com VBR (Taxa de transferência variável) Quando se reproduz ficheiros gravados como ficheiros VBR (Taxa de transferência variável), o tempo de reprodução não será correctamente apresentado se forem utilizadas as funções de avanço ou recuo rápido. Não é possível verificar as pastas que não incluem ficheiros MP3/WMA. Poderão ser reproduzidos ficheiros MP3/ WMA em pastas com até 8 níveis de hierarquia. No entanto, o início da reprodução poderá ser atrasado quando se utiliza discos que contenham vários níveis de pastas. Por esta razão recomendamos a criação de discos com não mais do que dois níveis de pastas.

21 20 TAS mp3 002.wma Pasta mp3 Pasta mp3 005.wma Pasta mp3 A sequência de reprodução do disco compacto com a estrutura mostrada acima é a seguinte: 001.mp3 002.wma mp3 É possível reproduzir até 192 pastas ou 255 ficheiros num só disco. A sequência altera-se consoante o PC e o software de codificação MP3/WMA que utilizar. Discos CD-R e CD-RW Os discos CD-R/CD-RW que não foram sujeitos ao processo de finalização (um processo que permite aos discos serem reproduzidos num leitor de CD convencional) não podem ser reproduzidos. Poderá não ser possível reproduzir os discos CD-R/CD-RW gravados num gravador de CDs de música ou num computador pessoal devido às características do disco, a riscos ou sujidade no disco, ou sujidade, condensação, etc. na lente da unidade. Poderá não ser possível reproduzir discos gravados num gravador pessoal, consoante as definições da aplicação e do ambiente. Grave no formato correcto. (Para detalhes, contacte os respectivos fabricantes das aplicações.) Os discos CD-R/CD-RW poderão ser danificados pela exposição directa aos raios solares, a temperaturas elevadas ou outras condições de armazenagem. A unidade poderá não ser capaz de reproduzir discos danificados. Os títulos e outras informações de texto gravados nos discos CD-R/CD-RW poderão não ser apresentados pelo leitor MP3/WMA (no caso de dados de áudio (CD-DA)). O leitor MP3/WMA é compatível com a função de saltar faixas do disco CD-R/CD-RW. Se inserir um disco CD-RW no leitor MP3/ WMA, a reprodução iniciar-se-á mais lentamente do que com um CD convencional ou com um disco CD-R. Leia os avisos que acompanham os discos CD-R/CD-RW antes de utilizar. As gravações em CD-R/CD-RW não podem ser reproduzidas utilizando um sistema DDCD (CD de dupla densidade).

22 TAS TERMOS Packet write Este é um termo geral que descreve o processo de escrita de dados consoante a necessidade no CD-R, etc., do mesmo modo que os dados são escritos em disquetes ou em discos rígidos. Taxa de transferência A taxa de transferência refere-se ao volume de dados por segundo, ou unidades bps (bits por segundo). Quanto mais elevada for a taxa, mais informação estará disponível para reproduzir o som. Quando mais elevada a taxa, melhor o som. Multisessão A multisessão é um método de gravar que permite a gravação posterior de dados adicionais. Quando se grava dados num CD-ROM ou CD-R ou CD-RW, etc., todos os dados, do início ao fim são tratados como uma unidade ou sessão única. A multisessão é um método que permite a gravação de mais de 2 sessões num só disco. CD-DA CD-DA é uma abreviatura para Compact Disc Digital Audio (disco compacto digital e áudio). Refere-se ao formato não comprimido de CDs normais. Etiqueta ID3 Este é um método de informação integrada associada à faixa num ficheiro MP3. Esta informação integrada pode incluir o título da faixa, o nome do artista, o título do álbum, o género de música, o ano da produção, comentários e outros dados. O conteúdo pode ser livremente editado utilizando software com funções de edição de etiqueta ID3. Embora as etiquetas sejam limitadas aos números de caracteres, a informação pode ser vista quando a faixa é reproduzida. Etiqueta WMA Os ficheiros WMA podem incluir uma etiqueta WMA que é utilizada do mesmo modo que uma etiqueta ID3. As etiquetas WMA incluem informações como o título da faixa, o nome do artista. Formato ISO 9660 Esta é a norma internacional para a formação de pastas e ficheiros em CD-ROM. Para o formato ISO 9660 existem dois níveis de regulamentação. Nível 1: O nome do ficheiro encontra-se no formato 8.3. (nomes de ficheiros com 8 caracteres, com uma extensão do ficheiro de 3 caracteres. Os nomes dos ficheiros deverão ser constituídos por letras maiúsculas e números de um byte. O símbolo _ também poderá ser incluído.) Nível 2: O nome do ficheiro pode ter até 31 caracteres (incluindo a marca de separação. e a extensão do ficheiro). Cada uma das pastas deverá conter menos de 8 níveis de hierarquia. Formatos expandidos Joliet: Os nomes dos ficheiros poderão incluir até 64 caracteres. Romeo: Os nomes dos ficheiros poderão incluir até 128 caracteres. m3u As listas de reprodução criadas utilizando software WINAMP dispõem de uma extensão de ficheiro da lista de reprodução (.m3u). MP3 MP3 é uma norma de compressão de áudio estabelecida por um grupo de trabalho (MPEG) da ISO (Organização Internacional de Normas). O MP3 comprime os dados de áudio até cerca de 1/10 do tamanho nos discos convencionais. WMA WMA (Windows Media Audio) é um formato de compressão áudio desenvolvido pela Microsoft. Comprime os ficheiros para tamanhos mais pequenos do que os ficheiros MP3. O formato de descodificação para os ficheiros WMA são da Ver. 7, 8, e 9.

23 22 TAS100

24 PZ49X00210EN PZ49X00210EL PZ49X00210DE PZ49X00210PL PZ49X00210DA PZ49X00210HU PZ49X00210FR PZ49X00210CS PZ49X00210IT PZ49X00210SK PZ49X00210ES PZ49X00210RO PZ49X00210PT Publication no. AOM Printed in UK PZ49X00210TR

Manual de Utilizador MP-209/509/1009

Manual de Utilizador MP-209/509/1009 ALL RIGHTS RESERVED COPY RIGHT DENVER ELECTRONICS A/S www.denver-electronics.com Manual de Utilizador MP-209/509/1009 Aviso: Obrigado por escolher os nossos produtos! Leia atentamente o manual de utilizador

Leia mais

Moldura Digital para Fotografias

Moldura Digital para Fotografias DENVER DPF 741 Manual do Utilizador Moldura Digital para Fotografias ATENÇÃO O cabo de alimentação com adaptador/dispositivo para desligar o aparelho deve estar facilmente acessível e deve poder ser desligado

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES

MANUAL DE INSTRUÇÕES PRD 3L MANUAL DE INSTRUÇÕES LOCALIZAÇÃO DOS COMANDOS Antena telescópica Ligar/Desligar Botões de Memórias Indicador led de alarme Display (visor) Selector de banda e botão do relógio Botão de iluminação

Leia mais

Actualização de firmware para iphone com conector Lightning compatível com AppRadio Mode

Actualização de firmware para iphone com conector Lightning compatível com AppRadio Mode Actualização de firmware para iphone com conector Lightning compatível com AppRadio Mode Instruções de actualização para modelos de navegação: AVIC-F40BT, AVIC-F940BT, AVIC-F840BT e AVIC-F8430BT que foram

Leia mais

Archive Player Divar Series. Manual de Utilização

Archive Player Divar Series. Manual de Utilização Archive Player Divar Series pt Manual de Utilização Archive Player Índice pt 3 Índice 1 Introdução 4 2 Operação 5 2.1 Iniciar o programa 5 2.2 Conhecer a janela principal 6 2.3 Botão Abrir 6 2.4 Vistas

Leia mais

RÁDIO COM CD/MP3/USB/ENTRADA AUXILIAR

RÁDIO COM CD/MP3/USB/ENTRADA AUXILIAR VC-330 MANUAL DE INSTRUÇÕES RÁDIO COM CD/MP3/USB/ENTRADA AUXILIAR NOTA: Por medida de segurança o aparelho vem de fábrica com o seletor de voltagem direcionado para 220V. Se a corrente elétrica de sua

Leia mais

Guia Rápido. BS392 Micro System com DVD Player, Entrada USB e para Cartão de Memória

Guia Rápido. BS392 Micro System com DVD Player, Entrada USB e para Cartão de Memória Guia Rápido Consultar o Manual de Instruções para maiores informações. BS9 Micro System com DVD Player, Entrada USB e para Cartão de Memória Devido ao rápido avanço tecnólogico e ao sistema de produção

Leia mais

Blackwire C420 MANUAL DO UTILIZADOR

Blackwire C420 MANUAL DO UTILIZADOR Blackwire C420 MANUAL DO UTILIZADOR Bem-vindo Conteúdo da embalagem Bem-vindo à família de auriculares Plantronics. A Plantronics oferece uma vasta gama de produtos de aplicações críticas para missões

Leia mais

Referencial do Módulo B

Referencial do Módulo B 1 Referencial do Módulo B Liga, desliga e reinicia correctamente o computador e periféricos, designadamente um scanner; Usa o rato: aponta, clica, duplo-clique, selecciona e arrasta; Reconhece os ícones

Leia mais

Vehicle Security System VSS3 - Alarm system remote

Vehicle Security System VSS3 - Alarm system remote Vehicle Security System VSS3 - Alarm system remote Comando à distância do sistema de alarme Guia de definições - Portuguese Estimado Cliente, Neste guia encontrará informações e a descrição de operações

Leia mais

Manual Nero RescueAgent

Manual Nero RescueAgent Manual Nero RescueAgent Nero AG Informações sobre direitos de autor e marcas O manual do Nero RescueAgent e todo o respectivo conteúdo estão protegidos por direitos de autor e são propriedade da Nero AG.

Leia mais

KF2.4 MANUAL DE UTILIZADOR

KF2.4 MANUAL DE UTILIZADOR MANUAL DE UTILIZADOR Conteúdo Marcas comerciais IKIMOBILE é uma marca registada da Univercosmos, Lda., uma empresa do Grupo FF, com uma participação na Technology Solutions IT INT. Android e Google Search

Leia mais

Manual do Nero MediaStreaming para MCE

Manual do Nero MediaStreaming para MCE Manual do Nero MediaStreaming para MCE Nero AG Informações sobre direitos de autor e marcas O manual e todos os seus conteúdos estão protegidos pelos direitos de autores e são propriedade da empresa Nero

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR. www.only-pt.pt

MANUAL DO UTILIZADOR. www.only-pt.pt SISTEMA AUTOMAÇÃO DE SOM SEGURANÇA SOM MANUAL DO UTILIZADOR www.only-pt.pt INTRODUÇÃO... 4 OTC-FMC-LCD e OTC-FM2Z-LCD... 4 Controlos e indicações... 5 Ligar /Desligar... 5 Controlo do volume... 5 Sintonizador

Leia mais

MP3 Manager Software for Sony Network Walkman

MP3 Manager Software for Sony Network Walkman MP3 Manager Software for Sony Network Walkman Instruções de funcionamento WALKMAN é uma marca comercial registada da Sony Corporation para representar os produtos com auscultadores estéreo. é uma marca

Leia mais

Conteúdo do pacote. Lista de terminologia. Powerline Adapter

Conteúdo do pacote. Lista de terminologia. Powerline Adapter Powerline Adapter Note! Não expor o Powerline Adapter a temperaturas extremas. Não deixar o dispositivo sob a luz solar directa ou próximo a elementos aquecidos. Não usar o Powerline Adapter em ambientes

Leia mais

Utilizar discos DVD-RAM

Utilizar discos DVD-RAM Este manual contém as informações mínimas necessárias para utilizar discos DVD-RAM com a unidade DVD MULTI no Windows XP. Windows, Windows NT e MS-DOS são marcas comerciais registadas da Microsoft Corporation

Leia mais

Placa de rede local sem fios Nokia C110/C111. Manual de Instalação

Placa de rede local sem fios Nokia C110/C111. Manual de Instalação Placa de rede local sem fios Nokia C110/C111 Manual de Instalação DECLARAÇÃO DE CONFORMIDADE A NOKIA MOBILE PHONES Ltd declara ser a única responsável pela conformidade dos produtos DTN-10 e DTN-11 com

Leia mais

Câmara de vídeo digital. Manual do utilizador

Câmara de vídeo digital. Manual do utilizador Câmara de vídeo digital Manual do utilizador Pt 2 Índice Introdução ao produto Funcionamento da câmara de vídeo digital... 3 Utilizar o painel... 4 Alimentação... 5 Modos... 6 Botão para mudar de modo...

Leia mais

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual do usuário (informação,

Leia mais

OPEL INSIGNIA. Infotainment System

OPEL INSIGNIA. Infotainment System OPEL INSIGNIA Infotainment System Índice Introdução... 4 Rádio... 29 Leitor de CD... 46 Entrada AUX... 53 Entrada USB... 55 Moldura de imagem digital... 59 Navegação... 62 Reconhecimento de fala... 111

Leia mais

Ambiente de trabalho. Configurações. Acessórios

Ambiente de trabalho. Configurações. Acessórios Ambiente de trabalho Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique com o exterior. Actualmente, o Windows é

Leia mais

Pesquisa e organização de informação

Pesquisa e organização de informação Pesquisa e organização de informação Capítulo 3 A capacidade e a variedade de dispositivos de armazenamento que qualquer computador atual possui, tornam a pesquisa de informação um desafio cada vez maior

Leia mais

Manual de Instalação... 2 RECURSOS DESTE RELÓGIO... 3 1 - REGISTRANDO O ACESSO... 4 1.1 Acesso através de cartão de código de barras:...

Manual de Instalação... 2 RECURSOS DESTE RELÓGIO... 3 1 - REGISTRANDO O ACESSO... 4 1.1 Acesso através de cartão de código de barras:... 0 Conteúdo Manual de Instalação... 2 RECURSOS DESTE RELÓGIO... 3 1 - REGISTRANDO O ACESSO... 4 1.1 Acesso através de cartão de código de barras:... 4 1.2 Acesso através do teclado (digitando a matrícula):...

Leia mais

USO DE PILHAS SECAS. Abra o compartimento e introduza duas pilhas alcalinas LR6 (tamanho AA), com as marcas + e - correctamente posicionadas.

USO DE PILHAS SECAS. Abra o compartimento e introduza duas pilhas alcalinas LR6 (tamanho AA), com as marcas + e - correctamente posicionadas. USO DE PILHAS SECAS A Abra o compartimento e introduza duas pilhas alcalinas LR6 (tamanho AA), com as marcas + e - correctamente posicionadas. A CARREGAMENTO E USO DE PILHAS RECARREGÁVEIS (OPCIONAL) Substituição

Leia mais

Smartphone 5 IPS Quad Core

Smartphone 5 IPS Quad Core Smartphone 5 IPS Quad Core GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO PRIMEIROS PASSOS Instalando o cartão SIM e a bateria Desligue o telemóvel completamente. Retire a tampa traseira. Insira o cartão SIM no slot do cartão

Leia mais

Perguntas frequentes. Gravador Philips para iphone

Perguntas frequentes. Gravador Philips para iphone Perguntas frequentes Gravador Philips para iphone Índice O que é necessário para criar um sistema de ditado profissional? 3 1. Software do servidor Web 2. Servidor Philips SpeechExec Mobile 3. Aplicação

Leia mais

Capítulo 1: Introdução

Capítulo 1: Introdução Capítulo 1: Introdução 1.1 Conteúdo da embalagem Quando receber a sua TVGo A03, certifique-se que os seguintes itens se encontram na embalagem da Mini Super TV USB. TVGo A03 CD do controlador Controlo

Leia mais

Internet Update de PaintManager TM. Manual de instalação e utilização do programa de actualização

Internet Update de PaintManager TM. Manual de instalação e utilização do programa de actualização Internet Update de PaintManager TM Manual de instalação e utilização do programa de actualização ÍNDICE O que é o programa Internet Update? 3 Como se instala e executa o programa? 3 Aceder ao programa

Leia mais

Importante seguir corretamente as instruções do Manual para não invalidar a garantia.

Importante seguir corretamente as instruções do Manual para não invalidar a garantia. Parabéns pela escolha de um produto da linha Philco. Para garantir o melhor desempenho do produto, é importante ler atentamente as recomendações a seguir. Devido aos avanços tecnológicos e ao sistema de

Leia mais

Blackwire C315/C325. Auricular USB com fios. Manual do Utilizador

Blackwire C315/C325. Auricular USB com fios. Manual do Utilizador Blackwire C315/C325 Auricular USB com fios Manual do Utilizador Sumário Bem-vindo 3 Requisitos do sistema 3 Precisa de mais ajuda? 3 Conteúdo 4 Controlos básicos do auricular 5 Colocar o auricular 6 Ajuste

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA FONTES PEREIRA DE MELO Aplicações Informáticas B. 2006/2007 Grupo II

ESCOLA SECUNDÁRIA FONTES PEREIRA DE MELO Aplicações Informáticas B. 2006/2007 Grupo II ESCOLA SECUNDÁRIA FONTES PEREIRA DE MELO Aplicações Informáticas B 2006/2007 Grupo II 1. Defina o conceito de multimédia. 2. No quadro1, estabeleça a ligação entre os tipos de media e a sua classificação,

Leia mais

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Ambiente de trabalho Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique

Leia mais

GUIA DE INICIAÇÃO RÁPIDA

GUIA DE INICIAÇÃO RÁPIDA GUIA DE INICIAÇÃO RÁPIDA 1. REMOVA A TAMPA TRASEIRA 2. INSERIR O CARTÕES SIM EO CARTÃO DE MEMÓRIA 3. INSIRA A BATERIA 4. CARREGUE A BATERIA POR 8 HORAS ANTES DE LIGAR 5. LIGUE O TELEFONE E AGUARDE A CONFIGURAÇÃO

Leia mais

MiniPENTV ISDB-T USB TV Dongle. Manual do Usuário

MiniPENTV ISDB-T USB TV Dongle. Manual do Usuário MiniPENTV ISDB-T USB TV Dongle Manual do Usuário 1. Instalação 1. Conector USB: Insira o conector a uma porta USB livre do seu computador. 2. Conector da Antena: Conecte a Antena que acompanha o produto

Leia mais

Introdução. Conteúdo da embalagem. Especificações. Versão Portuguesa SWEEX.COM

Introdução. Conteúdo da embalagem. Especificações. Versão Portuguesa SWEEX.COM MP001/MP002/MP003/MP004 Sweex Black Sea MP3 Player 128 MB/256 MB/512 MB/1GB Introdução Gostaríamos de agradecer o facto de ter adquirido este Leitor MP3 da Sweex. Com este leitor MP3 compacto pode em toda

Leia mais

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Ambiente Gráfico Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e que comunique com o exterior. Actualmente o Windows é

Leia mais

Conteúdo. 1 Introdução 5. 2 Pré-configuração 6. 3 Configurar a Interface do Utilizador 7. 4 Configurar as opções internas 9

Conteúdo. 1 Introdução 5. 2 Pré-configuração 6. 3 Configurar a Interface do Utilizador 7. 4 Configurar as opções internas 9 Esta documentação foi convertida a partir da Base de Utilizadores do KDE para o K3b a 2011-01-20. Actualização para o 2.1 pela Equipa de Documentação do KDE Tradução: José Pires 2 Conteúdo 1 Introdução

Leia mais

Linux Caixa Mágica 14. Como Gravar um Live CD. http://www.caixamagica.pt. Julho 2009 Versão 1.1

Linux Caixa Mágica 14. Como Gravar um Live CD. http://www.caixamagica.pt. Julho 2009 Versão 1.1 Linux Caixa Mágica 14 Como Gravar um Live CD http://www.caixamagica.pt Julho 2009 Versão 1.1 Índice 1. Introdução...3 2. Gravar um Live CD em sistemas Linux...3 2.1. Verificação da Integridade da Imagem

Leia mais

com a qualidade e características deste produto, mas recomendados que leia cuidadosamente estas instruções para tirar o melhor partido da sua compra.

com a qualidade e características deste produto, mas recomendados que leia cuidadosamente estas instruções para tirar o melhor partido da sua compra. ÍNDICE 1. Introdução 3. Instruções de segurança 4. Características do produto 5. Instruções de utilização 6. Manutenção 8. Informação de eliminação de pilhas e produto 9. Declaração de conformidade 1.

Leia mais

TRC-340 MANUAL DO USUÁRIO

TRC-340 MANUAL DO USUÁRIO TRC-340 MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE SOM 2.0 CANAIS HI-FI ÍNDICE Prefacio...2 Conteúdo da Embalagem...2 Informações de segurança...3 Funções do Painel Frontal...4 Funções Painel Traseiro...4 Conexões do

Leia mais

Seu manual do usuário SONY VAIO VPCS12F7E http://pt.yourpdfguides.com/dref/3723708

Seu manual do usuário SONY VAIO VPCS12F7E http://pt.yourpdfguides.com/dref/3723708 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para SONY VAIO VPCS12F7E. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual

Leia mais

Gestor de ligações Manual do Utilizador

Gestor de ligações Manual do Utilizador Gestor de ligações Manual do Utilizador 1.0ª Edição PT 2010 Nokia. Todos os direitos reservados. Nokia, Nokia Connecting People e o logótipo Nokia Original Accessories são marcas comerciais ou marcas registadas

Leia mais

MANUAL DE CONSULTA RÁPIDA DO MODEM OPTIONS FOR NOKIA 7650. Copyright 2002 Nokia. Todos os direitos reservados 9354493 Issue 2

MANUAL DE CONSULTA RÁPIDA DO MODEM OPTIONS FOR NOKIA 7650. Copyright 2002 Nokia. Todos os direitos reservados 9354493 Issue 2 MANUAL DE CONSULTA RÁPIDA DO MODEM OPTIONS FOR NOKIA 7650 Copyright 2002 Nokia. Todos os direitos reservados 9354493 Issue 2 Índice 1. INTRODUÇÃO...1 2. INSTALAR O MODEM OPTIONS FOR NOKIA 7650...1 3. SELECCIONAR

Leia mais

Câmara Digital Guia de Software

Câmara Digital Guia de Software Câmara Digital / Câmara Digital Guia de Software Todos os direitos reservados. Esta publicação não pode ser integral ou parcialmente reproduzida, arquivada nem transmitida por qualquer processo electrónico,

Leia mais

Função visualizar cartão de memória

Função visualizar cartão de memória Manual de utilizador Função visualizar cartão de memória Este é o manual da função visualizar cartão de memória. Leia este manual atentamente antes de operar com a função visualizar cartão de memória.

Leia mais

RELÓGIO FILMADORA SPORT Manual de Uso

RELÓGIO FILMADORA SPORT Manual de Uso RELÓGIO FILMADORA SPORT Manual de Uso 1. Conhecendo o produto 1: Ajuste hora relogio 2: Microfone 3: Camera 4: Botão para Video 5: Entrada USB 6: Botão para Foto e Audio 7: Luz indicadora de função 2.

Leia mais

PROCEDIMENTO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO SD-NAVI COM ANC (versão 1.00)

PROCEDIMENTO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO SD-NAVI COM ANC (versão 1.00) 1 - ÍNDICE Queixa do cliente Diagnóstico Apresentação e Pinout Cap. 2 NENHUM FUNCIONAMENTO LIGAR/DESLIGAR (sem Cap. 3-1 som e sem imagem) SEM SOM (imagem OK) Cap. 3-2 SEM IMAGEM (som OK) Cap. 3-3 Problema

Leia mais

Software Manual SOFTWARE

Software Manual SOFTWARE Software Manual 1 Conteúdo 1. Transferir e instalar o software de controladores & ferramentas 2. O menu de contexto 3. O menu de configuração (XP) 3.1 Separador Main setting (Configurações Principais)

Leia mais

MANUAL PARA ALTO-FALANTE PORTÁTIL MO-MS07

MANUAL PARA ALTO-FALANTE PORTÁTIL MO-MS07 Manual do Usuário MANUAL PARA ALTO-FALANTE PORTÁTIL MO-MS07 www.moxelectronics.com.br 1 2 LED display MP3 Relógio Obrigado por adquirir nosso produto. Para utilizar o player facilmente e corretamente,

Leia mais

Cópia de Segurança e Recuperação Manual do utilizador

Cópia de Segurança e Recuperação Manual do utilizador Cópia de Segurança e Recuperação Manual do utilizador Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registada da Microsoft Corporation nos E.U.A. As informações aqui contidas

Leia mais

Início Rápido. Nero BackItUp. Ahead Software AG

Início Rápido. Nero BackItUp. Ahead Software AG Início Rápido Nero BackItUp Ahead Software AG Informações sobre copyright e marcas comerciais O manual do utilizador Nero BackItUp e a totalidade do respectivo conteúdo estão protegidos por copyright e

Leia mais

Acronis Servidor de Licença. Manual do Utilizador

Acronis Servidor de Licença. Manual do Utilizador Acronis Servidor de Licença Manual do Utilizador ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1 Descrição geral... 3 1.2 Política de licenças... 3 2. SISTEMAS OPERATIVOS SUPORTADOS... 4 3. INSTALAR O SERVIDOR DE LICENÇA

Leia mais

Manual de utilizador

Manual de utilizador Manual de utilizador Índice Introdução... 1 NOTAS IMPORTANTES... 1 Declarações Legais... 3 Instalação e Configuração... 5 Requisitos do Sistema... 5 Instalação... 5 Activação... 7 Actualização Automática...

Leia mais

Windows Live Movie Maker

Windows Live Movie Maker Windows Live Movie Maker Passo-a-passo para Professores Criar um filme com o Windows Live Movie Maker Descarregue o programa 1. Visite o site http://explore.live.com/windows-live-movie-maker e descarregue

Leia mais

GUIA RÁPIDO DE INSTALAÇÃO AIKO 82D HSDPA USB MODEM

GUIA RÁPIDO DE INSTALAÇÃO AIKO 82D HSDPA USB MODEM GUIA RÁPIDO DE INSTALAÇÃO AIKO 82D HSDPA USB MODEM 1 0 0 9 5 7 5 2 5 5 0 COD.: 906.000.201.515 c a p a g u i a 8 2 D s e g u n d a - f e i r a, 1 8 d e f e v e r e i r o d e 2 0 0 8 1 6 : 4 4 : 3 5 Introdução

Leia mais

Actualizar o Firmware da Câmara Digital SLR. Windows

Actualizar o Firmware da Câmara Digital SLR. Windows Actualizar o Firmware da Câmara Digital SLR Windows Obrigado por ter escolhido um produto Nikon. Este guia descreve como actualizar este firmware. Se não tiver a certeza de que pode executar correctamente

Leia mais

Leitor MaxProx-Lista-PC

Leitor MaxProx-Lista-PC Leitor MaxProx-Lista-PC O leitor de cartões de proximidade MaxProx-Lista-PC é destinado aos Integradores de Controle de Acesso. Ele foi especialmente projetado para controle de acesso, para ser usado Stand

Leia mais

Introdução à rede subscrita Nokia N93i-1

Introdução à rede subscrita Nokia N93i-1 Introdução à rede subscrita Nokia N93i-1 Introdução à rede subscrita 2ª edição, PT, 9200199 Introdução Através da arquitectura UPnP e de redes locais sem fios (WLAN), pode criar uma rede subscrita de dispositivos

Leia mais

VC-3020 MANUAL DE INSTRUÇÕES

VC-3020 MANUAL DE INSTRUÇÕES VC-3020 MANUAL DE INSTRUÇÕES RÁDIO RELÓGIO COM CD PLAYER ATENÇÃO PARA A SUA SEGURANÇA, ANTES DE UTILIZAR ESTE APARELHO VERIFIQUE A VOLTAGEM DA REDE ELÉTRICA. SIGA AS INSTRUÇÕES DESTE MANUAL PARA ALTERAR

Leia mais

Manual Brother Image Viewer para Android

Manual Brother Image Viewer para Android Manual Brother Image Viewer para Android Versão 0 POR Definições de notas Ao longo deste Manual do Utilizador, é utilizado o seguinte ícone: NOTA As Notas indicam o que fazer perante uma determinada situação

Leia mais

Placa Acessório Modem Impacta

Placa Acessório Modem Impacta manual do usuário Placa Acessório Modem Impacta Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. A Placa Modem é um acessório que poderá ser utilizado em todas as centrais

Leia mais

EW7011 Estação de ancoragem USB 3.0 para discos rígidos SATA de 2,5" e 3,5"

EW7011 Estação de ancoragem USB 3.0 para discos rígidos SATA de 2,5 e 3,5 EW7011 Estação de ancoragem USB 3.0 para discos rígidos SATA de 2,5" e 3,5" 2 PORTUGUÊS Estação de Ancoragem USB 3.0 EW7011 para discos rígidos SATA de 2,5" e 3,5" Índice 1.0 Introdução... 2 1.1 Funções

Leia mais

Poderá instalar o ZSRest APP diretamente através da Play Store do equipamento.

Poderá instalar o ZSRest APP diretamente através da Play Store do equipamento. 1 ZSRest APP 2 Este manual serve para o ajudar na configuração e utilização da aplicação ZSRest APP. Poderá instalar o ZSRest APP diretamente através da Play Store do equipamento. Inicialização: Ao iniciar

Leia mais

Sugestões importantes

Sugestões importantes Sugestões importantes Comuns ao N91 e N91 8GB Nokia PC Suite (especialmente para o Nokia Audio Manager) O Nokia PC Suite foi optimizado para a gestão dos dados existentes na memória do telefone [C:]. O

Leia mais

Manual do Usuário Sistema Viva-Voz Bluetooth

Manual do Usuário Sistema Viva-Voz Bluetooth Este equipamento opera em caráter secundário, isto é, não tem direito a proteção contra interferência prejudicial, mesmo de estações do mesmo tipo e não pode causar interferência a sistemas operando em

Leia mais

Acer edatasecurity Management

Acer edatasecurity Management 1 Acer edatasecurity Management Através da aplicação das mais avançadas tecnologias criptográficas, o Acer edatasecurity Management oferece aos utilizadores de PCs Acer uma maior segurança ao nível dos

Leia mais

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Índice 3 Introdução 4 Descrição geral da instalação 4 Passo 1: Verificar se existem actualizações 4 Passo 2: Preparar o computador Mac para o Windows 4 Passo

Leia mais

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Contéudo 3 Introdução 4 Elementos necessários 5 Descrição geral da instalação 5 Passo 1: Verificar se existem actualizações 5 Passo 2: Preparar o computador

Leia mais

PDA CAM MANUAL DO UTILIZADOR

PDA CAM MANUAL DO UTILIZADOR PDA CAM MANUAL DO UTILIZADOR Português Manual do utilizador Índice Preparações... 2 Conteúdo da embalagem... 2 Requisitos do sistema... 2 Ficar a conhecer o PDA Cam... 3 Componentes do PDA Cam... 3 Instalação...

Leia mais

Mac OS X 10.6 Snow Leopard Manual de Instalação e Configuração

Mac OS X 10.6 Snow Leopard Manual de Instalação e Configuração Mac OS X 10.6 Snow Leopard Manual de Instalação e Configuração Leia este documento antes de instalar o Mac OS X. Ele inclui informações importantes acerca da instalação do Mac OS X. Requisitos de sistema

Leia mais

Uso do sistema de áudio

Uso do sistema de áudio Tipos de sistema de áudio... 1 CD player com rádio AM/FM... 3 Uso do rádio... 5 Uso do CD player... 8 Execução de discos MP3 e WMA... 15 Conexão de ipod... 24 Conexão de memória USB... 33 Uso ideal do

Leia mais

R C R - 5 MANUAL DE INSTRUÇÕES

R C R - 5 MANUAL DE INSTRUÇÕES R C R - 5 MANUAL DE INSTRUÇÕES Comandos 1. Ligar/desligar e botão Sleep Timer (desligar automático) 2. Botão BAND 3. Botão NAP TIMER 4. Emissoras pré sintonizadas 5. Sintonização Up(acima)/ Down (abaixo)

Leia mais

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Conteúdo 3 Introdução 3 Elementos necessários 4 Descrição geral da instalação 4 Passo 1: Verificar se existem actualizações 4 Passo 2: Preparar o computador

Leia mais

EW7033 caixa para discos rígidos SATA de 2,5 USB 3.0

EW7033 caixa para discos rígidos SATA de 2,5 USB 3.0 EW7033 caixa para discos rígidos SATA de 2,5 USB 3.0 2 PORTUGUÊS EW7033 Caixa para discos rígidos SATA de 2,5" USB 3.0 Índice 1.0 Introdução... 2 1.1 Funções e funcionalidades... 2 1.2 Conteúdo da embalagem...

Leia mais

O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS

O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O Windows funciona como um Sistema Operativo, responsável pelo arranque do computador. Um computador que tenha o Windows instalado, quando arranca, entra directamente

Leia mais

Manual de início rápido

Manual de início rápido Manual de início rápido Parabéns pelo seu novo DENVER MPG-4022NRC. ATENÇÃO Leia as Instruções de Segurança antes de Efectuar Alterações de Volume A utilização segura depende do tempo de exposição e dos

Leia mais

Samsung Data Migration v3.0 Guia de Introdução e Instalação

Samsung Data Migration v3.0 Guia de Introdução e Instalação Samsung Data Migration v3.0 Guia de Introdução e Instalação 2015. 09 (Rev 3.0.) A SAMSUNG ELECTRONICS RESERVA-SE O DIREITO DE ALTERAR PRODUTOS, INFORMAÇ Õ ES E ESPECIFICAÇ Õ ES SEM AVISO PRÉ VIO. Os produtos

Leia mais

Divar - Archive Player. Manual de Utilização

Divar - Archive Player. Manual de Utilização Divar - Archive Player PT Manual de Utilização Leitor de Arquivo Divar Manual de Utilização PT 1 Divar Digital Versatile Recorder Leitor de Arquivo Divar Manual de Utilização Índice Começar.....................................................

Leia mais

CADERNOS DE SOCIOMUSEOLOGIA Nº 14 1999 27

CADERNOS DE SOCIOMUSEOLOGIA Nº 14 1999 27 CADERNOS DE SOCIOMUSEOLOGIA Nº 14 1999 27 3 - MANUAL DO UTILIZADOR Diogo Mateus 3.1. REQUISITOS MÍNIMOS * Computador Pessoal com os seguintes Programas * Microsoft Windows 95 * Microsoft Access 97 A InfoMusa

Leia mais

Blackwire C310-M/ C320-M

Blackwire C310-M/ C320-M Blackwire C310-M/ C320-M USB Corded Headset User Guide Contents Bem-vindo 3 Requisitos do sistema 3 Precisa de mais ajuda? 3 Conteúdo 4 Controlos básicos do auricular 5 Colocar o auricular 6 Ajuste do

Leia mais

Dell Precision T7500/T7500n Informações sobre configuração e funções

Dell Precision T7500/T7500n Informações sobre configuração e funções Acerca das advertências ADVERTÊNCIA: Uma ADVERTÊNCIA indica potenciais danos no equipamento, lesões corporais ou mesmo morte. Dell Precision T7500/T7500n Informações sobre configuração e funções Vista

Leia mais

Som Automotivo MP3 Blue Macaw

Som Automotivo MP3 Blue Macaw Som Automotivo MP3 Blue Macaw Manual do Usuário Você acaba de adquirir um produto Leadership, testado e aprovado por diversos consumidores em todo Brasil. Neste manual estão contidas todas as informações

Leia mais

Relatório SHST - 2003

Relatório SHST - 2003 Relatório da Actividade dos Serviços de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho Relatório SHST - 2003 Programa de Validação e Encriptação Manual de Operação Versão 1.1 DEEP Departamento de Estudos, Estatística

Leia mais

PORTUGUÊS. Mesa Digitalizadora. Manual do Utilizador. Windows 2000 / XP / Vista

PORTUGUÊS. Mesa Digitalizadora. Manual do Utilizador. Windows 2000 / XP / Vista Mesa Digitalizadora Manual do Utilizador Windows 2000 / XP / Vista 1 I. Informação Geral 1. Visão Geral Bem-vindo ao mundo das canetas digitais! Irá descobrir que é muito fácil controlar o seu computador

Leia mais

FUNDAMENTOS DE HARDWARE CD-ROM. Professor Carlos Muniz

FUNDAMENTOS DE HARDWARE CD-ROM. Professor Carlos Muniz FUNDAMENTOS DE HARDWARE CD-Rom Até pouco tempo atrás, as opções mais viáveis para escutar música eram os discos de vinil e as fitas cassete. Porém, a Philips, em associação com outras empresas, desenvolveu

Leia mais

Partes da Câmara. Vantagens. Características mais Importantes. Especificações. Versão Portuguesa. Versão Portuguesa WWW.SWEEX.COM.

Partes da Câmara. Vantagens. Características mais Importantes. Especificações. Versão Portuguesa. Versão Portuguesa WWW.SWEEX.COM. Partes da Câmara JB000120 Sweex 3.2 Megapixel digital camera Frente Flash Visor de imagem Vantagens Câmara multi-funcional 5 em 1: Câmara digital com a possibilidade de efectuar gravações vídeo e áudio,

Leia mais

M U L T I M E D I A P L A Y E R 2,5 SATA CASING WITH REMOTE CONTROL MANUALE SI-707138

M U L T I M E D I A P L A Y E R 2,5 SATA CASING WITH REMOTE CONTROL MANUALE SI-707138 M U L T I M E D I A P L A Y E R 2,5 SATA CASING WITH REMOTE CONTROL MANUALE SI-707138 PORTUGUES -CONTEÚDO DA EMBALAGEM -ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS -INSTALAÇÃO DE HARDWARE -GARANTIA MULTIMEDIA PLAYER 2,5 SATA

Leia mais

Como Iniciar NSZ-GS7. Network Media Player. As imagens de ecrãs, as operações e as especificações estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Como Iniciar NSZ-GS7. Network Media Player. As imagens de ecrãs, as operações e as especificações estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. Como Iniciar PT Network Media Player NSZ-GS7 As imagens de ecrãs, as operações e as especificações estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. Como Iniciar: LIGAR/EM ESPERA Liga ou desliga o leitor.

Leia mais

Como Iniciar. Nokia N76

Como Iniciar. Nokia N76 Como Iniciar Nokia N76 Nokia N76 Introdução Teclas e componentes (frente e parte interna) Neste manual denominado Nokia N76. 1 Tecla externa direita 2 Tecla central 3 Tecla externa esquerda 4 Câmera secundária

Leia mais

Ladibug Software de Imagem para o Apresentador Virtual Manual do Utilizador

Ladibug Software de Imagem para o Apresentador Virtual Manual do Utilizador Ladibug Software de Imagem para o Apresentador Virtual Manual do Utilizador Índice 1. Introdução... 2 2. Requisito do Sistema... 2 3. Instalar Ladibug... 3 4. Ligação... 6 5. Iniciar a utilização do Ladibug...

Leia mais

Guia Rápido. Versão 9.0. Mover a perícia - não as pessoas

Guia Rápido. Versão 9.0. Mover a perícia - não as pessoas Guia Rápido Versão 9.0 Mover a perícia - não as pessoas Copyright 2006 Danware Data A/S. Partes utilizadas sob licença de terceiros. Todos os direitos reservados. Revisão do documento: 2006080 Por favor,

Leia mais

Obrigado por comprar os produtos HURRICANE!

Obrigado por comprar os produtos HURRICANE! HR 410 MANUAL DO USUÁRIO Obrigado por comprar os produtos HURRICANE! Por favor, leia por completo este manual do usuário para saber como instalar e operar corretamente este produto. Depois de efetuar a

Leia mais

Guia de Instalação, Programação e Funcionamento. Conteúdo. Bem-vindo! Programador Fácil de Programar (STPi)

Guia de Instalação, Programação e Funcionamento. Conteúdo. Bem-vindo! Programador Fácil de Programar (STPi) Bem-vindo Programador Fácil de Programar (STPi) Guia de Instalação, Programação e Funcionamento Obrigado por ter adquirido o programador Rain Bird fácil de programar Nas páginas seguintes, vai encontrar

Leia mais

evii STP-016 Guia rápido de utilização

evii STP-016 Guia rápido de utilização evii STP-016 Guia rápido de utilização Índice 1. Pronto para utilizar:... 4 1.1 Lista de Componentes:... 4 2. Aparência do produto... 5 2.1 Instruções das teclas:... 6 3. Guia Rápido... 7 3.1 ON/OFF...

Leia mais

DDX7019 DDX7039 MANUAL DE INSTRUÇÕES

DDX7019 DDX7039 MANUAL DE INSTRUÇÕES MONITOR COM RECEPTOR DVD DDX709 DDX7039 MANUAL DE INSTRUÇÕES B64-359-0/0 (RV) Índice Como ler este manual 4 Precauções de segurança 6 Notas 7 Operações básicas Ver DVD/VCD 6 Funções durante o ecrã Reprodução

Leia mais

Manual de Actualização de Firmware para câmaras fotográficas digitais Cyber-shot da Sony - DSC-F828

Manual de Actualização de Firmware para câmaras fotográficas digitais Cyber-shot da Sony - DSC-F828 Manual de Actualização de Firmware para câmaras fotográficas digitais Cyber-shot da Sony - DSC-F828 O termo "Firmware" refere-se ao software da sua câmara Cyber-shot. Pode actualizar este software para

Leia mais

Som Automotivo Black Bird

Som Automotivo Black Bird Som Automotivo Black Bird Manual do Usuário Você acaba de adquirir um produto Leadership, testado e aprovado por diversos consumidores em todo Brasil. Neste manual estão contidas todas as informações necessárias

Leia mais

Manual do Utilizador

Manual do Utilizador Manual do Utilizador Impressora de etiquetas QL-700 Leia e compreenda este manual antes de usar a máquina. Recomendamos que o mantenha num local acessível para futuras consultas. www.brother.com POR ver.

Leia mais

Sistema de navegação Honda SD. Áudio Navegação

Sistema de navegação Honda SD. Áudio Navegação Sistema de navegação Honda SD Áudio Navegação Prefácio Precauções de segurança Quando utilizar este sistema, siga as precauções descritas abaixo. Depois de ler este manual, guarde-o num local de fácil

Leia mais