Fórum Regional do Espírito Santo 3ª Reunião dos Coordenadores dos Fóruns Regionais 4 de agosto de Salvador, BA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Fórum Regional do Espírito Santo 3ª Reunião dos Coordenadores dos Fóruns Regionais 4 de agosto de Salvador, BA"

Transcrição

1 Fórum Regional do Espírito Santo 3ª Reunião dos Coordenadores dos Fóruns Regionais 4 de agosto de Salvador, BA

2 Unidade de Negócio de Exploração e Produção do Espírito Santo

3 Fórum Regional do Espírito Santo Composição do Comitê Executivo Regional Titular Suplente Entidade Guido Eduardo Bassoli Antônio Aristeu Muniz de Abreu PETROBRAS José Emílio Brandão José Jaques Coelho FINDES Mário Barradas Maíra Campos SEBRAE - ES Geraldo Diôrio Filho Cristina Vellozo Santos Alexandre José Serafim Marcos Adolfo Ribeiro Ferrari Edivaldo Soares Sposito SINEPE Governo do Estado do Espírito Santo CREA - ES Francisco Guilherme Emmerich UFES Jadir José Pella Ronaldo Neves Cruz CEFET ES José Brito de Oliveira ONIP / IBP

4 Fórum Regional do Espírito Santo Carteira de Projetos Projeto Título Coordenador Entidade ES-01 Reformulação do Cadastro para aumentar a José Jaques Coelho FINDES participação de pequenas, médias e grandes empresas no fornecimento de bens e serviços do Sistema Petrobras ES-02 Estimular o acesso ao sistema de compra eletrônica Antônio Aristeu Petrobras do Sistema Petronect Muniz de Abreu ES-04 Inserção Competitiva e Sustentada das MPEs Maíra Campos SEBRAE/ES Capixabas na Cadeia Produtiva de Petróleo e Gás ES-05 Facilitação do Acesso ao Crédito / Garantia para Gilberto Álvares Instituto de Empresas Fornecedoras de Bens e Serviços para a dos Santos Normas Indústria de Petróleo e Gás Natural Mercantis

5 Fórum Regional do Espírito Santo Carteira de Projetos Projeto Título Coordenador Entidade ES-12 Qualificação e Certificação de Profissionais de Roberto Coutinho FINDES Construção e Montagem, Operação e Manutenção na Área de Petróleo e Gás Natural ES-13 Centro de Excelência em Projetos 3D Espírito Santo Marco Antônio CEFETES Pereira Stulzer ES-14 Formação de Recursos Humanos de Nível Técnico, Francisco UFES Superior e de Pós-Graduação para a Indústria Guilherme Capixaba de Petróleo e Gás Natural Emmerich ES-18 Estimular fornecedores capixabas para Roberto Coutinho FINDES oportunidades nos investimentos da Petrobras através de rodadas de negócios ES-19 Desenvolvimento do parque de supridores regionais Roberto Coutinho FINDES para atendimento às demandas das atividades de E&P (espelho do Projeto E&P-24)

6 ES-01 Reformulação do Cadastro para aumentar a participação de pequenas, médias e grandes empresas no fornecimento de bens e serviços do Sistema Petrobras RESULTADOS ALCANÇADOS ADOS Em 6 de junho de 2006, foi inaugurado o Escritório de Cadastramento 250 empresas já foram atendidas e 80 ASPECTOS CRÍTICOS / DIFICULDADES ENCONTRADAS Mobilização empresarial aquém das expectativas. iniciaram o Cadastro Corporativo.

7 ES-01 Reformulação do Cadastro para aumentar a participação de pequenas, médias e grandes empresas no fornecimento de bens e serviços do Sistema Petrobras AÇÕES MITIGADORAS Divulgar mais e melhor o Escritório de Cadastramento Mostrar aos Sindicatos o volume de envolvimento das empresas representadas.

8 ES-02 Estimular o acesso ao sistema de compra eletrônica do Sistema Petronect RESULTADOS ALCANÇADOS ADOS Final de abril de 2006 Volume de negócios de R$ 19,5 milhões entre janeiro e março de empresas qualificadas. Final de julho de 2006 Volume de negócios de R$ 74,8 milhões entre janeiro e julho de empresas qualificadas. Variação 5,2% em relação a 2005 e crescendo! 64% de acréscimo na média mensal 20% Itens transacionados em 2006: 6878 Oportunidades em 2006: 2101

9 ES-02 Estimular o acesso ao sistema de compra eletrônica do Sistema Petronect ASPECTOS CRÍTICOS / DIFICULDADES ENCONTRADAS Do final de abril ao final de julho de 2006, poucas empresas do Espírito Santo se cadastraram na Petronect, mantendo um número pouco superior ao de 632 empresas do final de abril. 29 fornecedores não compareceram aos cursos, após se candidatarem. TURMAS DE CAPACITAÇÃO E VISÃO DE FUTURO A primeira turma iniciou a capacitação em 16 de agosto de A última turma foi formada em 17 de julho de Após a última turma, esse projeto será encerrado, quando iniciar-se-á um novo projeto, visando a capacitação de fornecedores de Serviços.

10 Localização dos Fornecedores registrados na Petronect 4 1 Brasil fornecedores Estados com mais de 500 fornecedores Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Peru, Cingapura e Venezuela: Cerca de fornecedores Base: 19/04/2006.

11 ES-03 Gestão de Resíduos Industriais Petróleo, Gás Natural, Mineração e Siderurgia RESULTADOS ALCANÇADOS ADOS Projeto absorvido integralmente pelo SEBRAE. Relatório final em elaboração.

12 ES-04 Diagnóstico da Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás no Espírito Santo RESULTADOS ALCANÇADOS ADOS Foi contratada, para a Consultoria, a COPPE/UFRJ que vai operar o software APROAR a partir de agosto. ASPECTOS CRÍTICOS / DIFICULDADES ENCONTRADAS Esse projeto prevê a formação de uma Incubadora de Empresas em São Mateus, em parceria com a UFES, dependendo de uma resposta do FNDE.

13 ES-05 Facilitação de acesso ao crédito/garantia para empresas fornecedoras de bens e serviços para a indústria de Petróleo e Gás Natural RESULTADOS ALCANÇADOS ADOS O Projeto foi considerado alcançado com êxito pelo Comitê Executivo do PROMINP-ES. ASPECTOS CRÍTICOS / DIFICULDADES ENCONTRADAS Será feito um fechamento em data propícia com a divulgação das instituições financeiras que oferecem crédito para fornecedores Petrobras.

14 ES-12 Qualificação e Certificação de Profissionais de Construção e Montagem, operação e manutenção na área de Petróleo e Gás Natural RESULTADOS ALCANÇADOS ADOS Projeto em reformulação, a fim de atender à política de empregos do Governo do Estado do Espírito Santo e devido à absorção do Projeto ES-16 ASPECTOS CRÍTICOS / DIFICULDADES ENCONTRADAS Aguardando ainda o posicionamento do Governo do ES.

15 ES-13 Centro de Excelência em Projetos 3D Espírito Santo RESULTADOS ALCANÇADOS ADOS Projeto em andamento. ASPECTOS CRÍTICOS / DIFICULDADES ENCONTRADAS Esse projeto foi beneficiado com parte do recurso da Participação Especial da ANP.

16 ES-14 Identificação de Lacunas na Formação de Recursos Humanos de Nível Técnico, Superior e de Pós-Gradua Graduação para a Indústria Capixaba de Petróleo e Gás Natural RESULTADOS ALCANÇADOS ADOS Esse projeto absorveu os Projetos ES-15 A, ES-15 B e ES-15 C. ASPECTOS CRÍTICOS / DIFICULDADES ENCONTRADAS Há dificuldades de se assinar convênios para os Cursos entre as instituições federais e o PROMINP. Serão buscadas alternativas jurídicas que possibilitem a realização destes. A Coordenação Nacional do PROMINP será procurada a fim de esclarecer e dar conhecimento das ações que estariam sendo desenvolvidas.

17 ES-15 (A, B e C) Formatação de Cursos de Pós-Gradua Graduação em Tecnologia de Petróleo, Tecnologia de Gás Natural e Pós-Gradua Graduação relativa a Interação entre Meio Ambiente Natural & Urbano e a Indústria do Petróleo de Gás Natural RESULTADOS ALCANÇADOS ADOS Projetos absorvidos pelo ES-14

18 ES-16 Preparação de Profissionais para Instalações Prediais e Industriais de Gás Natural RESULTADOS ALCANÇADOS ADOS Mesmo com o sucesso do andamento desse Projeto, ele foi absorvido pelo ES-12.

19 ES-18 Estimular fornecedores capixabas para oportunidades nos investimentos entos da Petrobras através de rodadas de negócios ASPECTOS CRÍTICOS / DIFICULDADES ENCONTRADAS Projeto ainda não iniciado. Aguardando priorização das apresentações e dos temas por parte da Coordenação Regional.

20 Fórum Regional Espírito Santo REALIZAÇÕES GERAIS Apresentação do Projeto da Sede de Unidades da Petrobras em Vitória, ES Dia 19 de abril de 2006 Inauguração do Escritório de Cadastramento Dia 6 de junho de 2006 Workshop de Financiamentos e PROMINP-Recebíveis (INM ES-05) Dia 13 de junho de 2006 Workshop Financiamentos e Editais da FINEP Dia 6 de julho de 2006 Workshop sobre o Desenvolvimento do Parque Supridor de Bens e Serviços para as atividades de E&P no Espírito Santo Dia 13 de julho de 2006

21 Fórum Regional Espírito Santo PARTICIPAÇÕES EM EVENTOS Café da Manhã de Negócios com Empresários da Serra, ES Dia 24 de maio de 2006 I Fórum de Desenvolvimento Regional Entre-Vales Benevente Orobó em Anchieta, ES Dia 20 de julho de 2006 Reunião sobre redes infoviárias com técnicos dos Governos Estadual e Federal Dia 27 de julho de 2006 Lançamento do Programa Jovem Aprendiz em Vitória, ES Dia 1 de agosto de 2006 Lançamento do Livro Espírito Santo Empreendedor em Vitória, ES Dia 2 de agosto de 2006 Reuniões com Dirigentes de Escolas Privadas Várias datas

22 Fórum Regional Espírito Santo PONTOS POSITIVOS IDENTIFICADOS 1. Melhoria da imagem social das empresas ligadas à Cadeia Produtiva de Petróleo e Gás, principalmente a Petrobras. 2. Participação do Prominp em empreendimentos não ligados diretamente à CPPG, trocando experiências e informações pertinentes de interesse comum, mobilizando a indústria como um todo.

23 Fórum Regional Espírito Santo OPORTUNIDADES DE MELHORIA IDENTIFICADAS Mobilização empresarial no Escritório de Cadastramento aquém das expectativas. Fornecedores que não comparecem aos Cursos da Petronect. Falta de respostas do Governo do Estado do Espírito Santo sobre os empregados a serem qualificados (Projeto ES-12). Dificuldades para implementação dos cursos do FNPQ pelas instituições federais e PROMINP (ES-14). Dificuldades de comunicação de notícias do PROMINP para o Fórum Regional.

24

Apresentação ao Comitê de Negócios 01/07/2004

Apresentação ao Comitê de Negócios 01/07/2004 Fórum Regional do PROMINP - PE Apresentação ao Comitê de Negócios Pré Workshop 18/01/2006 01/07/2004 Fórum Regional do PROMINP MG Estabelecimento da REDE PETRO-MG, como rede inicial da Rede Brasil de Tecnologia

Leia mais

Resultados Comitê Setorial de IND P&G. 23 de novembro de 2006

Resultados Comitê Setorial de IND P&G. 23 de novembro de 2006 Resultados Comitê Setorial de IND P&G 23 de novembro de 2006 Carteira de Projetos CARTEIRA 2004 CARTEIRA 2005 CARTEIRA 2006 PROPOSTA CARTEIRA 2007 IND PG 1 IND PG 2 16 projetos IND PG 6 IND PG 8 13 projetos

Leia mais

CAIXA. Segmento Petróleo e Gás. Reunião da Diretoria do SINAVAL. Antonio Gil Silveira Gerente Regional

CAIXA. Segmento Petróleo e Gás. Reunião da Diretoria do SINAVAL. Antonio Gil Silveira Gerente Regional CAIXA Segmento Petróleo e Gás Reunião da Diretoria do SINAVAL Antonio Gil Silveira Gerente Regional Rio de Janeiro, 15 de Fevereiro de 2012 AGENDA CAIXA Resultados 2011 Experiência CAIXA Estratégia CAIXA

Leia mais

PETROBRAS EMPRESA ÂNCORA

PETROBRAS EMPRESA ÂNCORA PETROBRAS EMPRESA ÂNCORA Missão da Petrobras Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços adequados às

Leia mais

Cadastro de Fornecedores. de Bens e Serviços da Petrobras

Cadastro de Fornecedores. de Bens e Serviços da Petrobras Cadastro de Fornecedores de Bens e Serviços da Petrobras Plano Estratégico PETROBRAS Missão Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nos mercados nacional e internacional,

Leia mais

REATE PROGRAMA PARA REVITALIZAÇÃO DA ATIVIDADE DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL EM ÁREAS TERRESTRES

REATE PROGRAMA PARA REVITALIZAÇÃO DA ATIVIDADE DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL EM ÁREAS TERRESTRES REATE PROGRAMA PARA REVITALIZAÇÃO DA ATIVIDADE DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL EM ÁREAS TERRESTRES João Vicente Vieira Diretor do Departamento de Política de Exploração e Produção de

Leia mais

Unidade de Negócio de Exploração e Produção da Bacia de Santos UN-BS

Unidade de Negócio de Exploração e Produção da Bacia de Santos UN-BS Unidade de Negócio de Exploração e Produção da Bacia de Santos UN-BS Novos Empreendimentos previstos para a UN-BS no Plano de Negócios 2007-2011 da Petrobras José Luiz Marcusso Gerente-Geral São Paulo,

Leia mais

Sumário. Clipping. Data:13/07/05

Sumário. Clipping. Data:13/07/05 Clipping Data:13/07/05 Título: Estado prepara Semana Estadual de Ciência e Tecnologia... 2 Título: Seminário sobre gasto público reúne secretários e técnicos do Governo...... 3 Título: Governo do Estado

Leia mais

2004 ago. de 2007 Coordenadora da Área de Estudos Sociais do Instituto de Apoio á Pesquisa e ao Desenvolvimento Jones dos Santos Neves- IJSN

2004 ago. de 2007 Coordenadora da Área de Estudos Sociais do Instituto de Apoio á Pesquisa e ao Desenvolvimento Jones dos Santos Neves- IJSN 1. FORMAÇÃO ACADÊMICA 1995-1997 Mestrado em Demografia ( conclusão de créditos ) Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Minas Gerais, Brasil 1987-1993 Graduação em Ciências Econômicas Universidade

Leia mais

Resultados do Fórum Regional da Bahia 07 de abril de 2006

Resultados do Fórum Regional da Bahia 07 de abril de 2006 Resultados do Fórum Regional da Bahia 07 de abril de 2006 Comitê Gestor Participantes Comitê Gestor Titular Suplente Entidade CARLOS HENRIQUE DA SILVA MATTOS LUIZ CARLOS GOZZINI DAS NEVES PETROBRÁS / UN-BA

Leia mais

Formação de Mão de Obra para o Brasil. Desafios na qualificação de pessoas para a Indústria de P&G

Formação de Mão de Obra para o Brasil. Desafios na qualificação de pessoas para a Indústria de P&G Formação de Mão de Obra para o Brasil Desafios na qualificação de pessoas para a Indústria de P&G Apresentado por Paulo Sérgio Rodrigues Alonso São Paulo, 19 de novembro de 2013 PLANO DE NEGÓCIOS E GESTÃO

Leia mais

Ministério de Minas e Energia

Ministério de Minas e Energia RELAÇÃO CLIENTE-FORNECEDOR: TEMAS RELEVANTES Luiz Theodoro MME/SPG/DCDP Novembro/2011 Embasamentos GT IND P&G 36: Política de Conteúdo local para o setor de Abastecimento (Refino e UPGN s) PARTICIPANTES:

Leia mais

GERÊNCIA GERAL DE SUPRIMENTOS I FÓRUM DE TROCA DE EXPERIÊNCIAS METODOLOGIAS E PROCESSOS NO DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES LOCAIS

GERÊNCIA GERAL DE SUPRIMENTOS I FÓRUM DE TROCA DE EXPERIÊNCIAS METODOLOGIAS E PROCESSOS NO DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES LOCAIS GERÊNCIA GERAL DE SUPRIMENTOS I FÓRUM DE TROCA DE EXPERIÊNCIAS METODOLOGIAS E PROCESSOS NO DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES LOCAIS PERFIL DESTAQUES SOMOS A SAMARCO. Uma empresa brasileira que fornece minério

Leia mais

ENCADEAMENTO PRODUTIVO Oportunidade para as pequenas empresas Bom negócio para as grandes

ENCADEAMENTO PRODUTIVO Oportunidade para as pequenas empresas Bom negócio para as grandes ENCADEAMENTO PRODUTIVO Oportunidade para as pequenas empresas Bom negócio para as grandes ENCADEAMENTOS PRODUTIVOS COMPETITIVIDADE SUSTENTABILIDADE INOVAÇÃO PRODUTIVIDADE CADEIA DE VALOR APRESENTAÇÃO O

Leia mais

Fórum Regional do Prominp de Pernambuco. 2º Reunião dos Coordenadores dos Fóruns Regionais do Prominp

Fórum Regional do Prominp de Pernambuco. 2º Reunião dos Coordenadores dos Fóruns Regionais do Prominp 2º Reunião dos Coordenadores dos Fóruns Regionais do Prominp Lançado em 28.11.2005 Composição do Comitê Regional Waldemar Zanata Petrobras Regional N/NE Abastecimento/Marketing e Comercialização. (Coordenador)

Leia mais

Desenvolvimento da Cadeia de Fornecedores e Sustentabilidade. Augusto Riccio Desenvolvimento de Sistemas de Gestão Gerente de Práticas de Gestão

Desenvolvimento da Cadeia de Fornecedores e Sustentabilidade. Augusto Riccio Desenvolvimento de Sistemas de Gestão Gerente de Práticas de Gestão Desenvolvimento da Cadeia de Fornecedores e Sustentabilidade Augusto Riccio Desenvolvimento de Sistemas de Gestão Gerente de Práticas de Gestão Convênio Nacional Petrobras-Sebrae: Inserção de MPEs na cadeia

Leia mais

Apoio do BNDES para a Cadeia de P&G

Apoio do BNDES para a Cadeia de P&G Apoio do BNDES para a Cadeia de P&G Área de Insumos Básicos Novembro de 2011 1 1. BNDES e a Indústria de P&G Principais Objetivos A. Contribuir para o desenvolvimento competitivo e sustentável da Indústria

Leia mais

Fórum Regional 01/07/2004 da Bacia de Campos 07 de abril de 2006

Fórum Regional 01/07/2004 da Bacia de Campos 07 de abril de 2006 Apresentação Acompanhamento ao Comitê dos projetos de Negócios do Fórum Regional 01/07/2004 da Bacia de Campos 07 de abril de 2006 Fórum Regional da Bacia de Campos Composição do Comitê Entidade PETROBRAS

Leia mais

O que é um APL? Conjunto significativo de empresas com vínculo entre si: Atividade produtiva predominante. Mesmo território

O que é um APL? Conjunto significativo de empresas com vínculo entre si: Atividade produtiva predominante. Mesmo território O que é um APL? O que é um APL? Um Arranjo Produtivo Local se caracteriza por: Conjunto significativo de empresas com vínculo entre si: Associação Empresarial Entidade ou Governo Instituição de Ensino

Leia mais

Apresentação do Comitê Regional e da Carteira de Projetos do Fórum Regional de Paulínia

Apresentação do Comitê Regional e da Carteira de Projetos do Fórum Regional de Paulínia Apresentação do Comitê Regional e da Carteira de Projetos do Fórum Regional de Paulínia Mauro Garcez Pereira Engenheiro de Equipamentos Sênior Petrobras - Refinaria de Paulínia Comitê Diretivo Secretaria

Leia mais

Capacitação da. Indústria Nacional e. Propostas de Medidas. de Fortalecimento do. Setor

Capacitação da. Indústria Nacional e. Propostas de Medidas. de Fortalecimento do. Setor Capacitação da Indústria Nacional e Propostas de Medidas de Fortalecimento do Setor Fatores críticos de sucesso Desenvolver um ambiente adequado para atração de novos investimentos e operações Minimizar

Leia mais

ARRANJO PRODUTIVO LOCAL POLO NAVAL E OFFSHORE DE RIO GRANDE E ENTORNO. Rio Grande, 29 de outubro de 2013

ARRANJO PRODUTIVO LOCAL POLO NAVAL E OFFSHORE DE RIO GRANDE E ENTORNO. Rio Grande, 29 de outubro de 2013 ARRANJO PRODUTIVO LOCAL POLO NAVAL E OFFSHORE DE RIO GRANDE E ENTORNO Rio Grande, 29 de outubro de 2013 SUMÁRIO 1) Histórico do APL, Modelo de Governança e Projetos Prioritários 2) Plano de Desenvolvimento

Leia mais

UFPE/PROPESQ Diretoria de Inovação e Empreendedorismo

UFPE/PROPESQ Diretoria de Inovação e Empreendedorismo UFPE/PROPESQ Diretoria de Inovação e Empreendedorismo FORTEC-NE Salvador Junho/2006 A UFPE Alunos Matriculados 34.586 Graduação 26.705 Especialização 4.197 Mestrado 2.693 Doutorado 991 Cursos Oferecidos

Leia mais

ATUAÇÃO DO SEBRAE NO AMBIENTE TECNOLÓGICO DE CASA & CONSTRUÇÃO

ATUAÇÃO DO SEBRAE NO AMBIENTE TECNOLÓGICO DE CASA & CONSTRUÇÃO ATUAÇÃO DO SEBRAE NO AMBIENTE TECNOLÓGICO DE CASA & CONSTRUÇÃO Quem somos Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Entidade privada, de interesse público e sem fins lucrativos criada em

Leia mais

NAGI PG. As Oportunidades do Pré-sal: Como minha indústria pode participar deste mercado. Eng. Virgilio Calças Filho São Paulo, 23/04/2014

NAGI PG. As Oportunidades do Pré-sal: Como minha indústria pode participar deste mercado. Eng. Virgilio Calças Filho São Paulo, 23/04/2014 NAGI PG NÚCLEO DE APOIO À GESTÃO DA INOVAÇÃO NA CADEIA DE PETRÓLEO E GÁS As Oportunidades do Pré-sal: Como minha indústria pode participar deste mercado Eng. Virgilio Calças Filho São Paulo, 23/04/2014

Leia mais

O Apoio da CAIXA à Copa do Mundo de 2014 Micro e Pequenas Empresas

O Apoio da CAIXA à Copa do Mundo de 2014 Micro e Pequenas Empresas O Apoio da CAIXA à Copa do Mundo de 2014 Micro e Pequenas Empresas Seminário O Programa Sebrae 2014 e o Sistema Público de Fomento Brasília, 28 de Novembro 2011 A CAIXA Eixos de Trabalho BANCO COMERCIAL

Leia mais

ENCADEAMENTO PRODUTIVO. Luiz Barretto - Presidente

ENCADEAMENTO PRODUTIVO. Luiz Barretto - Presidente ENCADEAMENTO PRODUTIVO Luiz Barretto - Presidente MISSÃO DO SEBRAE Promover a competividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia

Leia mais

Workshop Regional de Minas Gerais 23/03/2005

Workshop Regional de Minas Gerais 23/03/2005 Workshop Regional de Minas Gerais 23/03/2005 CARTEIRA DE PROJETOS PROMINP 2004 e 2005 Carteira de Projetos PROMINP 2004 11 7 7 5 16 E&P Transporte Marítimo Abastecimento GE & TD Recursos Engenharia Consolidação

Leia mais

Fórum Regional Rio Grande do Norte Grandes Resultados 07 de Abril de 2006

Fórum Regional Rio Grande do Norte Grandes Resultados 07 de Abril de 2006 Fórum Regional Rio Gran do Norte Grans Resultados 07 Abril 2006 Fórum Regional do Rio Gran do Norte Estruturação - 1 o Fórum regional Fornecimento Bens e Serviços Composição do Comitê Regional Regionais

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DO DOCUMENTO N º COMITÊ SETORIAL: COORDENADOR DO COMITÊ SETORIAL: COORDENADOR DO PROJETO:

IDENTIFICAÇÃO DO DOCUMENTO N º COMITÊ SETORIAL: COORDENADOR DO COMITÊ SETORIAL: COORDENADOR DO PROJETO: ABAST-10 COMITÊ SETORIAL: IDENTIFICAÇÃO DO DOCUMENTO N º COORDENADOR DO COMITÊ SETORIAL: COORDENADOR DO PROJETO: ABASTECIMENTO 1 de 17 ALAN KARDEC JOSÉ EDUARDO GORINI LOBATO DE CAMPOS ENTIDADE: ENTIDADE:

Leia mais

DEZEMBRO/2013 RELATÓRIO DE ATIVIDADES

DEZEMBRO/2013 RELATÓRIO DE ATIVIDADES DEZEMBRO/2013 RELATÓRIO DE ATIVIDADES ADESITA Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Itabirito NEGÓCIO: Desenvolvimento Econômico, Social e Cultural Sustentável MISSÃO: Promover e fortalecer

Leia mais

Estratégias da FINEP e seus Instrumentos de Apoio à Inovação. Prof. Oswaldo Massambani Titular da Superintendência Regional de São Paulo

Estratégias da FINEP e seus Instrumentos de Apoio à Inovação. Prof. Oswaldo Massambani Titular da Superintendência Regional de São Paulo Estratégias da FINEP e seus Instrumentos de Apoio à Inovação Prof. Oswaldo Massambani Titular da Superintendência Regional de São Paulo A Finep A Finep é uma empresa pública vinculada ao MCTIC (Ministério

Leia mais

Capacitação da Indústria. Nacional e Perspectivas de. Ampliação do Fornecimento. Local de Bens e Serviços para o. Setor de Óleo e Gás

Capacitação da Indústria. Nacional e Perspectivas de. Ampliação do Fornecimento. Local de Bens e Serviços para o. Setor de Óleo e Gás Capacitação da Indústria Nacional e Perspectivas de Ampliação do Fornecimento Local de Bens e Serviços para o Setor de Óleo e Gás 1 Agentes Governamentais Indústria Nacional Operadoras de P&G Missão Maximizar

Leia mais

GERÊNCIA DE GRANDES EMPREENDIMENTOS SEBRAE/RJ & CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO RIO DE JANEIRO

GERÊNCIA DE GRANDES EMPREENDIMENTOS SEBRAE/RJ & CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO RIO DE JANEIRO GERÊNCIA DE GRANDES EMPREENDIMENTOS SEBRAE/RJ & CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO RIO DE JANEIRO SEBRAE/RJ O SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS É UMA ENTIDADE PRIVADA

Leia mais

SEÇÕES Sumário executivo Análise de mercado Plano de marketing Plano operacional Plano financeiro

SEÇÕES Sumário executivo Análise de mercado Plano de marketing Plano operacional Plano financeiro SEÇÕES Sumário executivo Análise de mercado Plano de marketing Plano operacional Plano financeiro Sumário executivo É a principal seção do plano de negócio, pois sintetiza sua essência, devendo ser capaz

Leia mais

Reunião Comitê Setorial de IND P&G. São Paulo - 24 de novembro de 2006

Reunião Comitê Setorial de IND P&G. São Paulo - 24 de novembro de 2006 Reunião Comitê Setorial de IND P&G São Paulo - 24 de novembro de 2006 Proposta Carteira 2007 Ações Ações Regulação Selecionar para cada comitê um projeto piloto para aferição de conteúdo local através

Leia mais

Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica www.abinee.org.br Associação de Classe de âmbito nacional Entidade sem fins lucrativos Fundada em setembro de 1963 Cerca de 600 associadas (em 1.500

Leia mais

XIII CONFERENCIA ANPEI Vitória - ES. 03 a 05 de Junho de 2013 Centro de Convenções

XIII CONFERENCIA ANPEI Vitória - ES. 03 a 05 de Junho de 2013 Centro de Convenções XIII CONFERENCIA ANPEI Vitória - ES 03 a 05 de Junho de 2013 Centro de Convenções Workshop Platec Sondas de Perfuração Marítima 27 de Fevereiro Vitória XIII CONFERENCIA ANPEI Vitória - ES ONIP - REDETEC

Leia mais

Agenda. Contexto. O Nordeste Territorial. Fórum de Governança da Atividade Econômica. Formas de Financiamento

Agenda. Contexto. O Nordeste Territorial. Fórum de Governança da Atividade Econômica. Formas de Financiamento Agenda Contexto O Nordeste Territorial Fórum de Governança da Atividade Econômica Formas de Financiamento Área de atuação do BNB Nordeste: 1.554,4 mil Km 2 Semi-árido: 974,4 mil Km 2 (62,7% do território

Leia mais

Workshop / Consultoria para capacitação em planejamento e gestão de processos de internacionalização e globalização

Workshop / Consultoria para capacitação em planejamento e gestão de processos de internacionalização e globalização Workshop / Consultoria para capacitação em planejamento e gestão de processos de internacionalização Eixos Estratégicos de Internacionalização Processos Internos Portfólio/Produtos e Serviços Mercado/

Leia mais

PLANO DE APRESENTAÇÃO

PLANO DE APRESENTAÇÃO PLANO DE APRESENTAÇÃO Apex-Brasil Principais Soluções Programa de Internacionalização Ações de internacionalização e promoção para o México Juarez Leal Coordenador de Internacionalização A APEX-BRASIL

Leia mais

Ação 82. Desenvolver o APL Mármore e Granito. Objetivo: Melhorar a capacidade competitiva do arranjo produtivo, por meio da agregação de valor aos

Ação 82. Desenvolver o APL Mármore e Granito. Objetivo: Melhorar a capacidade competitiva do arranjo produtivo, por meio da agregação de valor aos Ação 82. Desenvolver o APL Mármore e Granito. Objetivo: Melhorar a capacidade competitiva do arranjo produtivo, por meio da agregação de valor aos produtos, visando à ampliação das exportações e, principalmente,

Leia mais

Fórum Regional do Ceará 27 de abril de 2006

Fórum Regional do Ceará 27 de abril de 2006 Fórum Regional do Ceará 27 de abril de 2006 AÇÕES PPP - Centro de Excelência em Tecnologia de Materiais 3º Workshop Nacional do PROMINP Reunião Estruturação do Fórum (PROMINP PETROBRAS FIEC) Reunião Governo

Leia mais

Política de Fomento em P&D,I nos Contratos de Partilha. Anália Francisca Ferreira

Política de Fomento em P&D,I nos Contratos de Partilha. Anália Francisca Ferreira Política de Fomento em P&D,I nos Contratos de Partilha Anália Francisca Ferreira Oqueé Incluída nos contratos de concessão desde a Rodada Zero, institui a obrigação do concessionário investir em atividades

Leia mais

PORTFÓLIO. Alimentos

PORTFÓLIO. Alimentos Alimentos QUEM SOMOS? Entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequeno porte aqueles com faturamento bruto anual de até R$ 3,6 milhões.

Leia mais

Resultados Comitê Setorial de TM. 23 de novembro de 2006

Resultados Comitê Setorial de TM. 23 de novembro de 2006 Resultados Comitê Setorial de TM 23 de novembro de 2006 Carteira de Projetos CARTEIRA 2004 CARTEIRA 2005 CARTEIRA 2006 PROPOSTA CARTEIRA 2007 TM 1 TM 2 TM 3 7 projetos 4 projetos 7 projetos TM 4 TM 5 TM

Leia mais

Associação à Rede Petro BC

Associação à Rede Petro BC Associação à Rede Petro BC O foco da Rede Petro BC é proporcionar a criação de ambientes favoráveis para geração de negócios para seus associados. Atuando como articuladora entre clientes e fornecedores

Leia mais

LABORATÓRIO DE PESQUISA EM. SUSTENTÁVEL (Operacional)

LABORATÓRIO DE PESQUISA EM. SUSTENTÁVEL (Operacional) LABORATÓRIO DE PESQUISA EM COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL (Operacional) O projeto PGQP e PUCRS assinaram em 21 de novembro de 2011 um Protocolo de Intenções para criação de um grupo de trabalho com objetivo

Leia mais

Lançamento dos Fóruns Regionais de São Paulo

Lançamento dos Fóruns Regionais de São Paulo Lançamento dos Fóruns Regionais de São Paulo (Área de Refino e Petroquímica) São Paulo 23 de março de 2007 Empreendimentos do Refino para o Estado de São Paulo Planejamento Estratégico (PN 2007-2011) E

Leia mais

Apresentação. Ipatinga 10/08/2010

Apresentação. Ipatinga 10/08/2010 Apresentação pública Ipatinga 10/08/2010 Roteiro 1. Contextualização 2. Catálogo Navipeças 3. Funcionalidades 4. Comitê Gestor 5. Vantagens 6. Próximos passos 1 Contextualização 1. Contextualização Crescimento

Leia mais

Feira do Empreendedor

Feira do Empreendedor Feira do Empreendedor 2018 O Sebrae O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos

Leia mais

SETEMBRO/2013 RELATÓRIO DE ATIVIDADES

SETEMBRO/2013 RELATÓRIO DE ATIVIDADES SETEMBRO/213 RELATÓRIO DE ATIVIDADES ADESITA Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Itabirito NEGÓCIO: Desenvolvimento Econômico, Social e Cultural Sustentável MISSÃO: Promover e fortalecer o

Leia mais

ESTÍMULO À PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO EM TELECOMUNICAÇÕES

ESTÍMULO À PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO EM TELECOMUNICAÇÕES ESTÍMULO À PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO EM TELECOMUNICAÇÕES Conselheira Emília Maria Silva Ribeiro Curi Agência Nacional de Telecomunicações ANATEL IV Seminário TELCOMP 2011 São Paulo, 18/10/2011

Leia mais

Impactos da transferência de tecnologia como resultado da atuação dos NIT SEBRAE NACIONAL/UAITS. Adriana Dantas Gonçalves Maio de 2017

Impactos da transferência de tecnologia como resultado da atuação dos NIT SEBRAE NACIONAL/UAITS. Adriana Dantas Gonçalves Maio de 2017 Impactos da transferência de tecnologia como resultado da atuação dos NIT SEBRAE NACIONAL/UAITS Adriana Dantas Gonçalves Maio de 2017 Desafios e eixos de atuação Transversalidade no atendimento Intervenção

Leia mais

OFERTA DE SERVIÇOS DE CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA PARA A CADEIA DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL

OFERTA DE SERVIÇOS DE CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA PARA A CADEIA DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL Lançamento do PROMINP na Bahia Auditório FIEB OFERTA DE SERVIÇOS DE CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA PARA A CADEIA DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL SENAI - IEL OFERTA DE SERVIÇOS DE CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA PARA A CADEIA

Leia mais

Parceria para Projetos de Inovação na Cadeia de Petróleo & Gás. abril de 2014

Parceria para Projetos de Inovação na Cadeia de Petróleo & Gás. abril de 2014 Parceria para Projetos de Inovação na Cadeia de Petróleo & Gás abril de 2014 HISTÓRICO Lançamento do Programa: 13 de agosto de 2012 Edifício Sede da Petrobras / Rio de Janeiro Presidentes da FINEP, BNDES

Leia mais

Figura 5: Evolução do setor de Petróleo em relação ao PIB no Brasil (Fonte: ANP)

Figura 5: Evolução do setor de Petróleo em relação ao PIB no Brasil (Fonte: ANP) 1 Introdução Como principal fonte energética, o petróleo desempenha papel estratégico na economia do Brasil e dos principais países industrializados do mundo. O setor de petróleo representa quase 10% do

Leia mais

Processo de Licenciamento Ambiental & as Rodadas de Licitações

Processo de Licenciamento Ambiental & as Rodadas de Licitações Processo de Licenciamento Ambiental & as Rodadas de Licitações Marcelo Mafra Borges de Macedo Superintendente de Segurança Operacional e Meio Ambiente - SSM O desafio... Como compatibilizar? Lei nº 9.478/97

Leia mais

Desafios, Necessidades e Perspectivas na Formação e Capacitação de Recursos Humanos para Exportação, Refino e Distribuição de Produtos Existentes nas

Desafios, Necessidades e Perspectivas na Formação e Capacitação de Recursos Humanos para Exportação, Refino e Distribuição de Produtos Existentes nas Desafios, Necessidades e Perspectivas na Formação e Capacitação de Recursos Humanos para Exportação, Refino e Distribuição de Produtos Existentes nas Reservas Petrolíferas do Pré-Sal Audiência Pública

Leia mais

BNDES e o Apoio ao Setor de P&G. André Pompeo do Amaral Mendes Gerente AIB/DEGAP Novembro / 2014

BNDES e o Apoio ao Setor de P&G. André Pompeo do Amaral Mendes Gerente AIB/DEGAP Novembro / 2014 BNDES e o Apoio ao Setor de P&G André Pompeo do Amaral Mendes Gerente AIB/DEGAP Novembro / 2014 BNDES BNDES Fundado em 20 de Junho de 1952 Empresa pública de propriedade integral da União Instrumento chave

Leia mais

Plano Brasil Maior 2011/2014. Inovar para competir. Competir para crescer.

Plano Brasil Maior 2011/2014. Inovar para competir. Competir para crescer. Plano Brasil Maior 2011/2014 Inovar para competir. Competir para crescer. POLÍTICA INDUSTRIAL SETORIAL demanda induzida do setor offshore desoneração na compra de insumos/partes/ peças financiamento com

Leia mais

JANEIRO/2014 RELATÓRIO DE ATIVIDADES

JANEIRO/2014 RELATÓRIO DE ATIVIDADES JANEIRO/2014 RELATÓRIO DE ATIVIDADES ADESITA Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Itabirito NEGÓCIO: Desenvolvimento Econômico, Social e Cultural Sustentável MISSÃO: Promover e fortalecer o

Leia mais

Os Novos Desafios do Pré-Sal Estadão São Paulo 16 de agosto de Eloi Fernández y Fernández Diretor Geral da ONIP

Os Novos Desafios do Pré-Sal Estadão São Paulo 16 de agosto de Eloi Fernández y Fernández Diretor Geral da ONIP Oportunidades e Desafios da Agenda de Competitividade para Construção de uma Politica Industrial na Área de Petróleo: Propostas para um Novo Ciclo de Desenvolvimento Industrial Eloi Fernández y Fernández

Leia mais

Apresentação Institucional. Apresentação Institucional. Fevereiro/2017

Apresentação Institucional. Apresentação Institucional. Fevereiro/2017 Apresentação Institucional Apresentação Institucional Fevereiro/2017 A Petronect Soluções de Negócios Eletrônicos para o Sistema Petrobras Portal de Compras e Contratações Portal Progredir Serviço Serviço

Leia mais

OPORTUNIDADES DE FOMENTO À INOVAÇÃO PARA OS PEQUENOS NEGÓCIOS. Agnaldo Dantas Unidade de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade

OPORTUNIDADES DE FOMENTO À INOVAÇÃO PARA OS PEQUENOS NEGÓCIOS. Agnaldo Dantas Unidade de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade OPORTUNIDADES DE FOMENTO À INOVAÇÃO PARA OS PEQUENOS NEGÓCIOS Agnaldo Dantas Unidade de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade Inovação Sebrae : Intervenção x complexidade Habitats de inovação Cooperação

Leia mais

Inovação como prioridade estratégica do BNDES

Inovação como prioridade estratégica do BNDES Inovação como prioridade estratégica do BNDES Helena Tenorio Veiga de Almeida APIMECRIO 20/04/2012 Histórico do apoio à inovação no BNDES 2 Histórico do apoio à inovação no BNDES 1950 Infraestrutura Econômica

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE PROJETO N º COMITÊ SETORIAL: COORDENADOR DO COMITÊ SETORIAL: COORDENADOR DO PROJETO: RELATÓRIO FINAL DO PROJETO IND P&G-13

RELATÓRIO FINAL DE PROJETO N º COMITÊ SETORIAL: COORDENADOR DO COMITÊ SETORIAL: COORDENADOR DO PROJETO: RELATÓRIO FINAL DO PROJETO IND P&G-13 RELATÓRIO FINAL DE PROJETO N º IND P&G-13 NOME DO PROJETO: COMITÊ SETORIAL: IND P&G 1 de 8 COORDENADOR DO COMITÊ SETORIAL: ENTIDADE: Cláudia Prates BNDES COORDENADOR DO PROJETO: ENTIDADE: Carlos Maurício

Leia mais

Cenário Atual do Setor de Petróleo & Gás e suas Perspectivas

Cenário Atual do Setor de Petróleo & Gás e suas Perspectivas Cenário Atual do Setor de Petróleo & Gás e suas Perspectivas Setembro 2014 07/10/2014 1 A Dinamus Somos uma empresa de consultoria e inteligência de mercado especializada no desenvolvimento de negócios

Leia mais

CONTEÚDO LOCAL NA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO

CONTEÚDO LOCAL NA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO CONTEÚDO LOCAL NA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO Alberto Machado Neto Diretor Executivo Petróleo, Gás Natural, Bioenergia e Petroquímica Rio de Janeiro, 09 de maio de 2017 HISTÓRICO/BENEFÍCIOS MUDANÇAS CONTEÚDO

Leia mais

Razões para o surgimento do AgroAMIGO

Razões para o surgimento do AgroAMIGO Razões para o surgimento do AgroAMIGO Alta concentração em atividade agropecuária Baixo nível de orientação e acompanhamento ao crédito Reembolso do crédito em apenas 1 parcela Baixa aplicação em atividades

Leia mais

MAIO/2014 RELATÓRIO DE ATIVIDADES

MAIO/2014 RELATÓRIO DE ATIVIDADES MAIO/2014 RELATÓRIO DE ATIVIDADES ADESITA Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Itabirito NEGÓCIO: Desenvolvimento Econômico, Social e Cultural Sustentável MISSÃO: Promover e fortalecer o desenvolvimento

Leia mais

Referencial Teórico. Redes de cooperação produtivas:

Referencial Teórico. Redes de cooperação produtivas: Referencial Teórico Redes de cooperação produtivas: Formas de cooperação a partir de alianças estratégicas: Complexos industriais / organizações virtuais / parques tecnológicos / incubadoras de empresas

Leia mais

Seminário O Papel do Congresso Nacional na inovação tecnológica. Painel III O setor produtivo e a inovação tecnológica

Seminário O Papel do Congresso Nacional na inovação tecnológica. Painel III O setor produtivo e a inovação tecnológica Seminário O Papel do Congresso Nacional na inovação tecnológica Painel III O setor produtivo e a inovação tecnológica Roberto Murilo Carvalho de Souza Gerente de Estratégia Tecnológica CENPES PETROBRAS

Leia mais

Apresentação ao Comitê Diretivo

Apresentação ao Comitê Diretivo Ações de Desenvolvimento Tecnológico Industrial 31 de Março de 2011 Apresentação ao Comitê Diretivo Política Industrial Dirigida por Demanda Elementos Conceituais e Papel dos Agentes Indústria Nacional

Leia mais

Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais FIEMG

Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais FIEMG Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais FIEMG Vídeo: A Força de quem FAZ O SISTEMA FIEMG A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais representa as indústrias do Estado e atua na defesa

Leia mais

Apoio à Inovação. Novembro 2009

Apoio à Inovação. Novembro 2009 Apoio à Inovação Novembro 2009 Agenda O BNDES Inovação Política de Inovação do BNDES Instrumentos de Apoio à Inovação Linhas Programas Fundos Produtos Prioridades 1950 1960 1970 1980 1990 Infra-estrutura

Leia mais

Competitividade da Indústria Brasileira de Bens e Serviços para a Indústria de Petróleo e Gás

Competitividade da Indústria Brasileira de Bens e Serviços para a Indústria de Petróleo e Gás Competitividade da Indústria Brasileira de Bens e Serviços para a Indústria de Petróleo e Gás Equipe Coordenação Geral (Instituto de Economia UFRJ) Adilson de Oliveira Coordenações de Estudos Específicos

Leia mais

Histórico e Antecedentes PORTO DIGITAL PARQUE TECNOLÓGICO

Histórico e Antecedentes PORTO DIGITAL PARQUE TECNOLÓGICO Histórico e Antecedentes PORTO DIGITAL PARQUE TECNOLÓGICO 1. O Porto Digital Visão Geral Delimitação Geográfica 3 1.415.000 m² Bairro do Recife + Bairro de Santo Amaro A ideia... (2000) 4 Universidade

Leia mais

ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO DO SEBRAE EM INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO DO SEBRAE EM INOVAÇÃO E TECNOLOGIA ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO DO SEBRAE EM INOVAÇÃO E TECNOLOGIA Sebraetec Inovação ALI Centro Sebrae de Sustentabilidade INOVAÇÃO PARA O SEBRAE A concepção de novo produto ou processo produtivo, bem como a agregação

Leia mais

DECRETO de 19 de dezembro de 2003

DECRETO de 19 de dezembro de 2003 DECRETO 4.925 de 19 de dezembro de 2003 Projeto IND P & G 1 Estruturação de Mecanismos Financeiros e Mercantis de Antecipação de Pagamentos Contratuais Programa de Antecipação de Recebíveis Contratuais

Leia mais

PROJETO ESTRUTURANTE COSMÉTICO DE BASE FLORESTAL DA AMAZÔNIA

PROJETO ESTRUTURANTE COSMÉTICO DE BASE FLORESTAL DA AMAZÔNIA PROJETO ESTRUTURANTE COSMÉTICO DE BASE FLORESTAL DA AMAZÔNIA OBJETIVO Desenvolver conhecimento normativo, tecnológico, e mercadológico quanto as oportunidades de negócios sustentáveis e produtivos da cadeia

Leia mais

Sumário. Clipping. Data: 10/11/05

Sumário. Clipping. Data: 10/11/05 Clipping Data: 10/11/05 Título: Reunião...2 Título: Seminário de Capacitação do Projeto ES 2025 vai até até sexta-feira (11)...3 Título: Agenda de Desenvolvimento reúne-se em Alegre...4 Título: Futuro

Leia mais

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral - SGM Cooperação Internacional no Setor Mineral Temas prioritários CARLOS NOGUEIRA DA COSTA JUNIOR Secretário Sumário

Leia mais

As Oportunidades do Pré-sal: Como minha indústria pode participar deste mercado. Eng. Virgilio Calças Filho Campinas 26/11/2013

As Oportunidades do Pré-sal: Como minha indústria pode participar deste mercado. Eng. Virgilio Calças Filho Campinas 26/11/2013 As Oportunidades do Pré-sal: Como minha indústria pode participar deste mercado Eng. Virgilio Calças Filho Campinas 26/11/2013 Em geologia, camada pré-salrefere-se a um tipo de rochas sob a crosta terrestre

Leia mais

Abril 2006 SEDE DE UNIDADES DA PETROBRAS VITÓRIA/ES

Abril 2006 SEDE DE UNIDADES DA PETROBRAS VITÓRIA/ES Programa de Gestão de Fornecedores - PROGEFE Objetivo: Construção e Montagem da Sede Administrativa das Unidades Petrobras Gerenciamento Integrado dos Serviços. PROGEFE Gerenciamento Integrado / Serviço

Leia mais

Planejamento Estratégico Conselho Moveleiro. Resultados

Planejamento Estratégico Conselho Moveleiro. Resultados Planejamento Estratégico Conselho Moveleiro Resultados PROPÓSITO DO CONSELHO Articular a indústria moveleira para obter: sucesso, excelência, qualificação e informação. Articular de politicas e ações estratégicas

Leia mais

Fórum Regional do Prominp de Pernambuco. REGIONAIS DO PROMINP SALVADOR/BA 4 de agosto de 2006

Fórum Regional do Prominp de Pernambuco. REGIONAIS DO PROMINP SALVADOR/BA 4 de agosto de 2006 3 ENCONTRO DOS FÓRUNS F REGIONAIS DO PROMINP SALVADOR/BA 4 de agosto de 2006 Composição do Comitê Regional de Pernambuco Ricardo Greenhalgh Barreto Neto Petrobras Abastecimento AB - CR/RNE (Coordenador

Leia mais

AS AÇÕES DO SEBRAE PARA A CADEIA DA CONSTRUÇÃO EM GOIÁS. COMAT- Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade

AS AÇÕES DO SEBRAE PARA A CADEIA DA CONSTRUÇÃO EM GOIÁS. COMAT- Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade AS AÇÕES DO SEBRAE PARA A CADEIA DA CONSTRUÇÃO EM GOIÁS COMAT- Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade Goiânia 23/maio/2014 PROJETO DESENVOLVIMENTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL PÚBLICO ALVO

Leia mais

Políticas para o Setor de Petróleo e Gás Natural

Políticas para o Setor de Petróleo e Gás Natural Políticas para o Setor de Petróleo e Gás Natural Lauro Doniseti Bogniotti Coordenador-Geral Departamento de Política de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural depg@mme.gov.br Workshop de Energia

Leia mais

Obrigação de Investimentos em P&D

Obrigação de Investimentos em P&D Obrigação de Investimentos em P&D COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO SUPERINTENDÊNCIA DE PLANEJAMENTO E PESQUISA SPP Coordenadoria de Desenvolvimento Tecnológico - CDT Rio de Janeiro, mar/2012

Leia mais

REPENSANDO A DIMENSÃO ORGANIZAÇÃO: DIFERENCIAL PARA AS EMPRESAS DE ALIMENTAÇÃO EM APARECIDA DE GOIÂNIA

REPENSANDO A DIMENSÃO ORGANIZAÇÃO: DIFERENCIAL PARA AS EMPRESAS DE ALIMENTAÇÃO EM APARECIDA DE GOIÂNIA REPENSANDO A DIMENSÃO ORGANIZAÇÃO: DIFERENCIAL PARA AS EMPRESAS DE ALIMENTAÇÃO EM APARECIDA DE GOIÂNIA Leila Cristina Lopes Santiago Agente Local de Inovação atuante na região metropolitana de Goiânia

Leia mais

AGENDA TERRITORIAL DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DA ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Plano de Estratégico de Educação de Jovens e Adultos

AGENDA TERRITORIAL DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DA ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Plano de Estratégico de Educação de Jovens e Adultos AGENDA TERRITORIAL DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DA ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Plano de Estratégico de Educação de Jovens e Adultos Vitória ES Março/2010 1.Apresentação A elaboração do

Leia mais

CONTEÚDO LOCAL DESAFIOS E OPORTUNIDADES

CONTEÚDO LOCAL DESAFIOS E OPORTUNIDADES CONTEÚDO LOCAL DESAFIOS E OPORTUNIDADES CADFOR São Paulo Organização Nacional da Indústria do Petróleo - ONIP CONTEÚDO LOCAL SIGNIFICA O VALOR AGREGADO NO PAÍS PARA A PRODUÇÃO DE UM BEM, SISTEMA OU SERVIÇO

Leia mais

Plano Brasil Maior 2011/2014. Inovar para competir. Competir para crescer.

Plano Brasil Maior 2011/2014. Inovar para competir. Competir para crescer. Plano Brasil Maior 2011/2014 Inovar para competir. Competir para crescer. Plano Brasil Maior A Política Industrial Brasileira A Política industrial brasileira tem claro foco em inovação e adensamento produtivo

Leia mais

Nov/2014. Suprimentos Inove. Fórum de Troca de Experiências -FIEMG

Nov/2014. Suprimentos Inove. Fórum de Troca de Experiências -FIEMG Nov/2014 Suprimentos Inove Fórum de Troca de Experiências -FIEMG Somos a Vale 2 Empregados da Vale em Itabira / MG Renato Stockler das Neves Filho / Agência Vale Mineradora global com sede no Brasil Líder

Leia mais

Sistema Mineiro de Inovação Simi

Sistema Mineiro de Inovação Simi Sistema Mineiro de Inovação Simi Centro de Referência de Inovação Minas CRI Minas - FDC Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Belo Horizonte Março 2011 Parques Tecnológicos Viçosa

Leia mais

INOVAÇÃO E MANUFATURA AVANÇADA

INOVAÇÃO E MANUFATURA AVANÇADA INOVAÇÃO E MANUFATURA AVANÇADA Aqui estão alguns dos benefícios gerados pelo desenvolvimento e adoção de tecnologias digitais e entrada na era da manufatura avançada: CONTROLAR PROCESSOS E AUMENTAR EFICIÊNCIA

Leia mais

Instituto de Economia - UFRJ IEE Economia do Empreendedorismo Professora: Renata La Rovere Tutor: Guilherme Santos

Instituto de Economia - UFRJ IEE Economia do Empreendedorismo Professora: Renata La Rovere Tutor: Guilherme Santos Instituto de Economia - UFRJ IEE 531 - Economia do Empreendedorismo 2016.2 Professora: Renata La Rovere Tutor: Guilherme Santos Os empreendedores precisam saber planejar suas ações e delinear as estratégias

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ AGÊNCIA DE INOVAÇÃO UFPR

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ AGÊNCIA DE INOVAÇÃO UFPR EDITAL PERMANENTE DE SELEÇÃO DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA PARA INGRESSO NA INCUBADORA DE EMPRESAS DA MODALIDADE RESIDENTE Edital nº AGI-01/2017 Processo n.º 23075.153629/2016-59 Este Edital se regerá

Leia mais

JUNHO/2014 RELATÓRIO DE ATIVIDADES

JUNHO/2014 RELATÓRIO DE ATIVIDADES JUNHO/2014 RELATÓRIO DE ATIVIDADES ADESITA Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Itabirito NEGÓCIO: Desenvolvimento Econômico, Social e Cultural Sustentável MISSÃO: Promover e fortalecer o desenvolvimento

Leia mais