UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AVM FACULDADE INTEGRADA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AVM FACULDADE INTEGRADA"

Transcrição

1 1 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AVM FACULDADE INTEGRADA A MOTIVAÇÃO E O RECONHECIMENTO COMO INSTRUMENTOS DE MELHORIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL NAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS Por: Eduardo Salgado de Magalhães Orientador: Profª. Fabiane Muniz Juiz de Fora 2015

2 2 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AVM FACULDADE INTEGRADA A MOTIVAÇÃO E O RECONHECIMENTO COMO INSTRUMENTOS DE MELHORIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL NAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS Apresentação de monografia ao Instituto A Vez do Mestre Universidade Candido Mendes como requisito parcial para obtenção do grau de especialista em Gestão de Recursos Humanos Por: Eduardo Salgado de Magalhães

3 3 AGRADECIMENTOS Agradeço a todos que me auxiliaram na construção desse trabalho, de modo especial à minha mãe, pelo apoio incondicional, e a Deus, que esteve presente o tempo todo.

4 4 DEDICATÓRIA À minha esposa e enteado, que dão um colorido especial em minha vida.

5 5 RESUMO A discussão sobre Gestão de Pessoas no âmbito das Instituições Financeiras vem ganhando grande destaque nos tempos atuais em função de um cenário econômico de constantes mudanças, o que exige dessas Instituições uma atuação dinâmica e competitiva no mercado em que estão inseridas. Portanto, este estudo buscou amparar na literatura selecionada temas que revelam a importância da cultura e clima organizacional na estrutura de uma Instituição Financeira, os fatores que influenciam positiva e negativamente o clima organizacional, procurou ilustrar o contexto dinâmico e estressante em que atuam os seus colaboradores e apontar alguns caminhos que possam tornar esta rotina menos desgastante, além de nortear os profissionais da área sobre algumas técnicas e boas práticas da gestão de pessoas. Na construção desse trabalho pôde-se observar como o reconhecimento pelo trabalho realizado tem o poder de estimular a motivação dos colaboradores e, consequentemente, impactar na melhoria do clima organizacional de uma Instituição Financeira.

6 6 METODOLOGIA A metodologia utilizada foi a da pesquisa bibliográfica em livros, revistas acadêmicas da área e artigos científicos. Dessa forma, foi realizada uma análise teórica estruturada em torno de idéias e conceitos utilizados pelos autores pesquisados, através de uma lista selecionada com qualidade acadêmico-científica comprovada. Foi também realizada uma análise crítica comparativa das obras literárias e científicas selecionadas. A pesquisa realizada foi a qualitativa, caracterizada como compreensiva, holística, ecológica, humanista, bem adaptada para analisar a questão problema. O método de abordagem utilizado foi o hipotético-dedutivo de raciocínio lógico ponderado por hipóteses. De acordo com Bruno Alvarenga Ribeiro ( desprezar o valor da pesquisa bibliográfica é um erro que não pode ser cometido por nenhum pesquisador. O motivo é ligeiramente simples: a ciência logra resultados de pesquisas feitas por outros pesquisadores, ou seja, o saber científico é um saber cumulativo, e é no mínimo um erro muito grosseiro desprezar o que os outros tenham dito ou pesquisado sobre determinado assunto. Os nomes dos principais autores e teóricos que foram utilizados para subsidiar a construção desse trabalho foram Marcousé, Surridge e Gillespie (2013), Knaip (2006) e Chiavenato (2002).

7 7 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 8 Capítulo 1 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Cultura organizacional Clima organizacional Recursos humanos e o clima organizacional Capítulo 2 FATORES QUE INFLUENCIAM O CLIMA ORGANIZACIONAL Conflitos internos Equipes de trabalho Trabalho em equipe Capítulo 3 GESTÃO DE PESSOAS NAS INSTITUIÇÕES FINCANCEIRAS Contexto atual das Instituições Financeiras Satisfação no trabalho Comprometimento organizacional Motivando o colaborador de uma Instituição Financeira CONCLUSÃO BIBLIOGRAFIA WEBGRAFIA... 44

8 8 INTRODUÇÃO O objetivo geral deste TCC foi verificar como o reconhecimento pode estimular a motivação dos colaboradores e, conseqüentemente, impactar na melhoria do clima organizacional de uma Instituição Financeira. Atualmente um dos principais desafios das instituições Financeiras é conseguir obter um crescimento acelerado e a sustentabilidade em seus negócios sem comprometer a qualidade do clima organizacional e a motivação de seus colaboradores. No contexto competitivo e dinâmico em que atuam as Instituições Financeiras, existe uma concorrência constante pelo domínio de um mercado consumidor altamente qualificado e cada vez mais exigente. Nesse meio, onde pequenos erros podem transformar-se em grandes prejuízos, mínimos detalhes na gestão de pessoas tem sido responsáveis por resultados até então conquistados apenas ao custo de altos investimentos. Para as Instituições Financeiras que visam sustentabilidade em seus negócios, além de um crescimento contínuo e acelerado, a promoção de um bom clima organizacional tornou-se fator decisivo para o sucesso. O tema desta pesquisa é de fundamental importância para as Instituições Financeiras por tratar da motivação e reconhecimento como instrumentos de melhoria do clima organizacional. A falta de motivação muitas vezes pode prejudicar tanto o crescimento do colaborador como da própria instituição, além de influenciar diretamente todo o clima organizacional. E o contrário também é fato, um colaborador motivado pode atingir duas vezes o nível de produtividade de um desmotivado. Um atendente motivado pode atender muito mais pessoas durante sua jornada de trabalho que um desmotivado. E, em ambos os casos, o desempenho da empresa será afetado.

9 9 Como objetivos específicos pretendeu-se verificar como o reconhecimento pode influenciar na motivação dos colaboradores de uma Instituição Financeira; Analisar a importância do clima organizacional para a manutenção de um ambiente organizacional produtivo e bem estruturado; E, ainda, analisar quais as possíveis atitudes que podem contribuir para aumentar a motivação dos colaboradores de uma Instituição Financeira. Como hipótese básica tem-se que a motivação é um dos fatores mais importantes para manter um ambiente organizacional produtivo e bem estruturado. Como Hipótese secundária, observa-se como a motivação dos colaboradores interfere na produtividade, podendo levar a empresa há um crescimento acelerado. Assim sendo, este estudo foi dividido em três capítulos. No primeiro capítulo, pretendeu-se analisar a estrutura organizacional e a relação entre cultura organizacional, clima organizacional e o papel dos recursos humanos. No segundo capítulo, por sua vez, objetivou-se entender os fatores que influenciam o clima organizacional e a estrutura de uma equipe e, por fim, no terceiro capítulo, procurou-se compreender a realidade do ambiente de trabalho do colaborador de uma Instituição Financeira e como a motivação pode impactar o clima organizacional.

10 10 CAPÍTULO I ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Para que uma instituição mantenha-se ativa por longo período é preciso que a mesma obtenha uma estrutura organizacional não apenas conceituada, mas também adaptada à sua realidade. Não há estrutura organizacional ou esfera de controle ideal. O que funciona para uma empresa pode falhar em outra, mesmo que ambas tenham o mesmo tamanho. Uma hierarquia plana pode estar no centro de um negócio inovador, ou pode haver sinais de falta de direção e ânimo para a equipe. Uma hierarquia alta pode estar no centro de uma força de trabalho focada, voltada para a carreira, ou pode ser burocrática e incapaz de uma decisão rápida. O julgamento é seu (Marcousé, Surridge e Gillespie, 2013, p.73). A estrutura organizacional pode ser considerada como as tarefas distribuídas, agrupadas e coordenadas em uma determinada equipe ou grupo. Para se estruturar uma organização é preciso ter em mente alguns elementos, tais como a especialização do trabalho, a departamentalização, a cadeia de comando, a amplitude de controle, a centralização ou descentralização e a formalização, conforme ROBBINS (2005). Na visão de Marras (2000) a estrutura organizacional é um conjunto de funções, relações, cargos e responsabilidades que irão constituir o desenho da instituição, muitas vezes demonstrado num organograma. Conforme o autor, toda organização é reconhecida pela estrutura a qual representa, na medida do que a direção idealiza como caminho para atingir os objetivos e na forma de valorizar e distribuir seus módulos operativos no contexto empresarial. Outro fator importante dentro da estrutura organizacional está na sua estratégia, pois é ela que irá definir a estrutura ideal. Beppler e Pereira (2013, p.33) afirmam que a sustentação das organizações depende sobremaneira da capacidade de conhecer as variáveis externas e internas que podem contribuir para o alcance de sua estratégia. Ferreira, Pereira, Serra e Moritz (2010, p.62)

11 11 defendem que as estratégias assumem caráter central à sobrevivência e ao sucesso de sua administração, uma vez que possuem a responsabilidade de orientar os negócios, promovendo uma adequada articulação das atividades organizacionais com seu ambiente de atuação. A atual tendência das empresas é de manter as estruturas tradicionais de departamentalização, cujo modelo pode ser desenhado seguindo os seguintes parâmetros: funcional; geográfico, por processo, por produto e por cliente. A departamentalização funcional leva em consideração a especialização técnica dos colaboradores ocupantes dos cargos e seus conhecimentos, como departamento financeiro, de vendas, de contabilidade, entre outros (MARRAS, 2000). A departamentalização geográfica leva em conta o local onde se encontra a fábrica ou filial para facilitar a divisão interna, sua principal vantagem está na centralização das operações numa mesma equipe de trabalho (MARRAS, 2000). Departamentalização por processo visa dividir a estrutura organizacional em subsistemas que irão representar diferentes fases do todo (MARRAS, 2000). Departamentalização por produto implica na seleção de critérios que levam em consta a subdivisão por produto ou serviço. É composta por equipes altamente especializadas que podem se responsabilizar por todo fluxo do processo, até os resultados finais (MARRAS, 2000). A departamentalização por cliente leva em conta as especificidades dos clientes, que são agrupados em equipes de dedicação exclusiva, como o departamento de vendas a varejo e vendas ao atacado, ao público, entre outras. (MARRAS, 2000). Ribeiro (2008) tem um novo olhar sobre a estrutura organizacional e relata que a estrutura organizacional pode ser considerada como um elo entre

12 12 o meio organizacional e seus subsistemas, ou seja, é o elemento que irá assegurar a integração dos subsistemas, como a tecnologia utilizada nas operações entre os colaboradores e a unidade de gestão de controle. As estruturas organizacionais podem ser formais ou informais, a formal dá-se num meio estável, enquanto a informal em meio turbulento. A organização formal representa uma estrutura planejada, resultante de um processo decisório e prescrito. Muitas vezes codificam suas normas nos manuais, nos livros de regulamento, entre outros. Na estrutura informal, não há a necessidade de uma representatividade através de um organograma, no entanto, mesmo assim este existe. Sua estruturação ocorre na medida em que as atividades são realizadas, onde os membros da organização se relacionam entre si. Tais relações informais são importantes nas organizações, pois são os grupos que irão criar estratégias para melhorar o desempenho no geral. Conforme Ribeiro (2008), o conceito de estrutura organizacional, apesar de parecer abstrato, possui uma grande influência na vida de todos os membros da sociedade, podendo ser definido como o modelo das relações formais e das tarefas; A maneira como as diferentes atividades ou tarefas são distribuídas aos diversos setores e às pessoas da organização; A maneira de coordenar as diferentes atividades e tarefas; As relações de poder; As políticas e os procedimentos que orientam as atividades e as relações na organização. Neste aspecto pode-se considerar que o ambiente organizacional também influencia na produção, fazendo parte inclusive na forma de se estruturar a organização. Ribeiro (2008) completa informando que muitos empresários descrevem as organizações como sendo uma grande família, o que demonstra a necessidade de personalizar a organização dando-lhe um rosto familiar. Tal fato levou as organizações à teoria denominada de corrente das relações humanas, tornando os recursos humanos o capital mais valioso da instituição. O indivíduo passa a ser o elemento base da organização. O que diferencia este elemento base é a característica individual e o comportamento dos indivíduos,

13 13 no entanto três fatores contribuem para captar as causas desta diferença: a percepção, a cognição e a motivação. 1.1 Cultura Organizacional Outro fator importante para o crescimento da empresa está na cultura organizacional da mesma. Conforme Paschini (2006) entre os diversos conceitos sobre o assunto observa-se que todos estão direcionados a elementos comuns como valores, crenças, simbologia, entre outros. Antes de abordar o tema específico, Srour (1998) relata que a maioria dos antropólogos toma o conceito de cultura através da sociedade, sendo que os sociólogos limitam o conceito de cultura a uma das três dimensões do espaço social, a dimensão simbólica. As empresas adotam a segunda opção. Muitos confundem cultura com nível de escolaridade ou até mesmo bagagem intelectual, ou, ainda, como sentido de arte. No entanto pode-se entender a cultura como uma dimensão simbólica da coletividade, pois as representações imaginárias formam seu substrato. A cultura é aprendida, transmitida e partilhada, independente de herança biológica ou genética, ela resulta de uma aprendizagem socialmente condicionada. Conforme Srour (1998) nas organizações a cultura impregna todas as práticas e constitui um conjunto preciso de representações mentais, um complexo muito definido de saberes. Forma um sistema coerente de significação e funciona como um cimento que procura unir todos os membros em torno dos mesmos objetivos e do mesmo modo de agir. PaschinI (2006) informa que nos últimos dez anos a cultura organizacional tornou-se uma febre entre consultores e estudiosos das teorias de administração, tal fator tornou-se relevante devido à queda de produção nas indústrias americanas. Tal argumentação encontra ressonância no reconhecimento das diferenças culturais entre as sociedades americanas e japonesas, o que levou alguns autores, a inferir que os valores compartilhados pela coletividade, presentes nas organizações, influenciam o desempenho organizacional.

14 14 Srour (1998) completa que a cultura organizacional exprime a identidade da organização, que por sua vez, é construída ao longo do tempo servindo de base para distinguir diferentes coletividades. Percebem-se as diferenças gritantes das culturas das organizações, quando ocorrem fusões, aquisições ou incorporações de empresas. Para Knapik (2006) a cultura organizacional é composta por regras formais e informais que demonstram a forma de agir, perceber, pensar e compartilhar das pessoas que fazem parte da organização, no intuito de alcançar os objetivos da empresa. Chiavenato (2002 p. 30) detalha que a cultura organizacional é um padrão de assuntos básicos compartilhados que um grupo aprendeu como maneira de resolver seus problemas de adaptação externa e de integração interna e que funciona bem a ponto de ser considerado válido e desejável para ser transmitidos aos novos membros como sendo a maneira correta de perceber, pensar e sentir em relação aos seus problemas. Knapik (2006) também informa que a cultura organizacional pode ser comparada a um iceberg, onde a parte visível é representada pelos aspectos formais da cultura organizacional, como as diretrizes, métodos de trabalho entre outros. Na parte inferior do Iceberg constam os aspectos informais, como sentimentos, as percepções, os valores, regras entre outros. Na visão de Luz (2003) a gestão do clima organizacional é considerada a maior contribuição para as empresas. Conforme Luz (2013) além do clima organizacional existem dois temas considerados relevantes nos últimos tempos que são: o ambiente interno das organizações e seu método de investigação aplicado. Algumas empresas mantêm sua tradição conservadora, suas crenças seus hábitos ultrapassados, acreditando ser este um passado promissor que garantisse um sucesso duradouro. A cultura autocrática onde quem decide é sempre o diretor ou um gerente, está sendo substituída por uma nova gestão em liderança, participação e compromisso.

15 15 Conforme destaca Bellou (2008), cultura organizacional era usada para explicar o motivo pelo qual as empresas japonesas eram superiores às americanas, enfatizando a existência de uma força de trabalho altamente motivada, com valores, crenças e pressupostos compartilhados. Atualmente, percebe-se que a dimensão cultural das organizações é mais complexa do que parece e pode ser vista sob diversas óticas. Percebe-se que a cultura organizacional constitui um dos mais delicados empreendimentos no campo da administração, pois está relacionada a fatores que as organizações valorizam e que muitas vezes constituem a razão da existência da mesma. Para Knapik (2006) a cultura e a estrutura organizacional envolvem também o ambiente organizacional, pois conforme a autora, as organizações são compostas por pessoas, que assim como as empresas, têm seus objetivos em comum, traçados, delineados e específicos. Empresa e homem precisam estar em harmonia e de comum acordo (Knapik, 2006, p.14). Desta forma a área de gestão de pessoas e recursos humanos necessita de um conhecimento abrangente que envolve o ambiente de trabalho, suas crenças, seus valores, sua missão e visão. O ambiente organizacional na verdade é tudo que envolve a instituição, considerado como um universo vasto que pode ser composto por outras empresas, grupos, entre outros. O clima e a cultura organizacional também estão incluídos neste aspecto, e muitas vezes os novos modelos de gestão tendem a premiar as organizações que valorizam seus colaboradores, vendo nestes o seu principal investimento e fonte de recursos e resultados. 1.2 Clima Organizacional O clima organizacional está diretamente ligado à cultura organizacional e representa, na verdade, o ambiente psicológico existente nas organizações que pode ser considerado como uma condição interna percebida pelos colaboradores que irá influenciar no comportamento dos mesmos.

16 16 Tachizawa, Ferreira e Fortuna (2001, p.239) conceituam clima organizacional como a qualidade ou propriedade do ambiente institucional que: a) é percebida ou experimentada pelos membros da organização; b) influencia o comportamento dos membros. Fleury e Sampaio (2002, p.291) sinaliza que o clima organizacional refere-se à percepção que as pessoas têm da organização na qual trabalham percepção que pode ser influenciada por fatores conjunturais externos e internos à organização. Na visão de Luz (2003, p.11) o clima organizacional e a cultura organizacional são tópicos complementares, pois o clima refere-se na forma que as empresas demonstram a seus colaboradores o que vem a ser importante para a eficácia da organização. O clima organizacional é a atmosfera psicológica que envolve num dado momento a relação entre a empresa e seus funcionários. Na visão de Barçante e Castos (1995 apud LUZ, 2003, p.12) o clima organizacional é representando por uma atmosfera resultante de percepções que os funcionários têm dos diferentes aspectos que influenciam seu bem-estar e sua satisfação no dia-a-dia do trabalho. Para Chiavenato (2002) conforme o clima organizacional a empresa pode ser quente e dinâmica, fria e impessoal, ou até mesmo, neutras e apáticas. Existe certa dificuldade de conceituar as empresas nos quesitos adequados, pelo simples fato de os colaboradores perceberem o clima de forma diferenciada. Existem pessoas mais sensíveis que outras em relação ao clima, desta forma o que é positivo para um colaborador pode ser considerado negativo para outro. Knapik (2006) relata que o clima organizacional envolve fatores como a motivação e aspectos internos que irão conduzir a diferentes níveis e tipos de motivação, dando origem a comportamentos que poderão favorecer ou prejudicar o ambiente de trabalho. Confirmando a afirmação de Knapik (2006), Chiavenato (2002) informa que o clima organizacional pode interferir e influenciar a motivação, o

17 17 desempenho, e a satisfação no trabalho, pois cria expectativas sobre as consequências em decorrência de diferentes ações. Muitas vezes os colaboradores esperam certas recompensas como satisfação e frustrações baseado nas percepções do clima organizacional. Para Chiavenato (2002) o clima organizacional depende também da situação financeira e econômica da empresa, de sua estrutura organizacional, das oportunidades de participação pessoal, do significado do trabalho, do preparo da equipe, do estilo de liderança, da remuneração da equipe, entre outros. Tamayo, Lima e Silva (2004, p.88) concluem que o clima é a manifestação da cultura, ele é um dos produtos ou artefatos da cultura. E acrescentam ainda que a cultura refere-se basicamente a pressupostos compartilhados, e o clima a percepções compartilhadas. Tachizawa, Ferreira e Fortuna (2001) também consideram que o clima se relaciona com o grau de satisfação e motivação das pessoas no trabalho. Esses autores citam exemplos de ações promovidas por algumas empresas nacionais e internacionais que influenciam na melhoria do clima, tais como vale-alimentação, seguro de vida, assistência médica e odontológica para os empregados, entre outros. Knapik (2006) complementa destacando que o clima organizacional pode influenciar no desempenho das pessoas e na satisfação com o trabalho. Situações como qualidade de vida no trabalho, reconhecimento por um serviço bem realizado e o apoio recebido podem interferir no clima organizacional que, por sua vez, está diretamente ligado aos estilos de liderança das organizações. A partir da avaliação da cultura e do clima, as organizações podem planejar estratégias específicas às suas realidades destinadas à gestão de pessoas, permitindo que seus colaboradores trabalhem em um clima favorável à sua saúde e à efetividade organizacional.

18 Recursos Humanos e o Clima Organizacional Na visão de Knapik (2006, p.29) A cultura organizacional está intimamente relacionada com crenças a respeito da natureza humana A autora relata sobre duas teorias denominas de X e Y, elaboradas por Douglas McGregor, que possuem como base pressupostos relacionados à natureza humana. Na teoria X existe uma visão tradicionalista da administração predominante durante décadas que possui como base algumas concepções distorcidas sobre a natureza humana. Conforme a teoria X é preciso que a administração dirija-se às pessoas com a preocupação de incentivar e controlar suas tarefas, garantindo assim, os resultados esperados pela empresa, persuadindo, recompensando ou até mesmo punindo o colaborador passivo. Chiavenato (2002) e Knapik (2006) ressaltam que esta teoria defende algumas premissas tais como: o homem é motivado pelo seu salário; o homem possui atitudes de dependência, necessitando ser motivado e controlado pela empresa; os interesses do homem não devem ser levados em consideração; o homem deve ser estimulado; o homem é incapaz de autocontrole e disciplina; o homem busca segurança e resiste a mudanças. Na teoria Y existe uma nova concepção em relação à administração, com fundamentos na teoria da motivação humana e focada em objetivos, não no controle. Knapik (2006, p.30) observa que nessa abordagem, administrar é procurar oportunidades, desenvolver potenciais, remover obstáculos e incentivar o crescimento das pessoas. Para tanto a organização precisa proporcionar oportunidades para que os colaboradores busquem seu crescimento e desenvolvimento pessoal. A teoria Y defende que o esforço físico e mental pode ser entendido como uma satisfação; que o homem possui um autocontrole e uma autogestão do seu trabalho a serviço da empresa; o homem busca responsabilidades, pois a falta de ambição é uma das conseqüências da vida. O homem possui criatividade e imaginação para a solução de problemas e o potencial intelectual deste é parcialmente utilizado.

19 19 Treff (2010) relata que na década de 1990 iniciaram-se as mudanças no contexto organizacional, o que obrigou as instituições e seus gestores a reverem uma série de paradigmas e práticas organizacionais, principalmente no que se refere ao reconhecimento e a importância que o cliente passou a ter no ambiente competitivo. Aumentou também o nível de educação formal, o grau de instrução do colaborador e a adoção de novas tecnologias que vieram contribuir para o novo cenário. Desta forma, foi necessária também adoção de novos modelos de gestão, as empresas passaram a se organizar melhor, aumentou a remuneração de seus colaboradores, criaram perspectiva de carreira, entre outros. Deu-se também o processo inicial do sistema de qualidade, como ISO 9000, Qualidade Total, CCQ, %s, entre outros. Para Treff (2010, p.23) num ambiente competitivo, tornava-se importante repensar a definição de Gestão de Pessoas que atendiam as novas exigências impostas em termos de competência, e, sobretudo em termos de novas formas de organização de trabalho, considerando-se como imprescindível a abordagem estratégica de recursos humanos. Na visão de Chiavenato (2002), ao ingressaram nas organizações os colaboradores pensam em desenvolver algumas necessidades e expectativas que necessitam ser atendidas para que seus esforços sejam percebidos. Neste caso, os investimentos pessoais produzem um retorno significativo. Ainda na visão de Chiavenato (2002), as principais motivações das pessoas em relação à organização são as seguintes: Fazer uma contribuição pessoal à organização ou á comunidade; Ter satisfação intrínseca no trabalho; Ter liberdade para executar a curiosidade natural; Aprender sem medo de se mostrar incompetente; Poder assumir riscos e cometer erros sem receio de reprimendas; Receber uma remuneração adequada e compatível; Receber apoio para falar a verdade sem medo de retaliações; Aprender e praticar inovações no trabalho; Ter o respeito de todos e sentir-se valioso; Obter avanço na carreira profissional; Trabalhar num ambiente amigável, alegre e afirmativo; Sentir confiança na organização, no líder e nos colegas; Ser

20 20 recompensado pelo aprendizado; Poder planejar e controlar o próprio trabalho; e Participar no desenvolvimento da visão e da estratégia da organização. Paschini (2006) completa as observações acima, ao mencionar que o profissional de recursos humanos está envolvido também com cultura organizacional da empresa. Nesse contexto, é introduzido o conceito de gestão de pessoas em ambientes competitivos, com ênfase na qualidade de vida e no bem-estar no trabalho, o que nas organizações contemporâneas são preocupações centrais para o estabelecimento de suas políticas e estratégias corporativas. Segundo Marcousé, Surridge e Gillespie (2013, p.19), referindo-se ao papel da gestão, o estilo e as habilidades de gestão podem ter um impacto significativo na motivação e no uso efetivo dos recursos. Bons gestores podem fazer surgir ganhos de produtividade substanciais por meio do trabalho bem organizado, pela gestão efetiva de pessoas e pela coordenação de recursos. Gestores ruins podem levar a desperdícios, ineficiência e baixa produtividade. Ainda na visão dos autores acima, o objetivo global da gestão de pessoas é maximizar a contribuição individual ou de grupo dos funcionários para os objetivos globais da empresa. Dessa forma, destacam-se como pontos importantes no escopo da atuação do profissional de recursos humanos, primar pela manutenção de um clima organizacional favorável ao crescimento sustentável da organização, disseminar amplamente a sua cultura organizacional, zelar pela qualidade de vida e bem-estar dos seus colaboradores, gerenciar eventuais conflitos e promover o desenvolvimento de competências da equipe.

21 21 CAPÍTULO II FATORES QUE INFLUENCIAM O CLIMA ORGANIZACIONAL O clima organizacional pode ser afetado tanto por fatores externos quanto pelas condições de saúde, habitação, lazer, cultura e familiares dos colaboradores, ou até mesmo pela condição social do mesmo, porém a cultura organizacional é uma das principais causas. No entanto, entre o clima e a cultura organizacional existe uma relação de casualidade, sendo a cultura a causa e o clima a consequência (Luz, 2003). O clima organizacional é algo abstrato e se manifesta nas organizações através de alguns indicadores como turnover, absenteísmo, pichações em banheiros, greve, desperdício de material, entre outros. Como abordado no capítulo anterior, alguns fatores como qualidade de vida no trabalho, assistência médica e odontológica, plano de previdência privada, opções lazer, cultura, exercícios laborais, também influenciam direta e indiretamente o clima organizacional. Mas outros fatores como a postura do líder, suas atitudes no ambiente de trabalho, a forma como se dirige aos colaboradores, tanto nos momentos em que precisa apontar necessidade de aprimoramento quanto naqueles em que reconhece o mérito por uma atividade bem concluída também promovem um clima favorável ao crescimento sustentável de uma organização. Produtividade e crescimento sustentável estão associados a comprometimento e cultura, estratégias e objetivos da organização. Pessoas comprometidas com a organização são pessoas que se sentem bem no ambiente de trabalho e se identificam com o que fazem de alguma forma. Desse modo, o líder deve contribuir para a manutenção de um clima harmonioso entre a equipe, buscando estimular a busca conjunta para solução dos conflitos que venham a ocorrer. Ir ao trabalho diariamente deve representar um prazer para o colaborador e não um sacrifício.

22 Conflitos Internos Boas relações são construídas com base em objetivos compartilhados, confiança e boa comunicação. Contudo, elas são sempre frágeis (Marcousé, Surridge e Gillespie, 2013). Onde existem pessoas reunidas o conflito pode estar presente. A própria composição dos grupos é um fator que pode vir a gerar conflitos, de forma que quanto mais heterogênea for uma equipe, maior a probabilidade de haver conflitos. Pessoas com formações, experiências, visões de mundo e personalidades diferentes tendem a discordar mais com relação aos assuntos tratados em equipe e, então, os conflitos se fazem presentes. Entretanto, esse mesmo aspecto da heterogeneidade do grupo é apontado como relevante para criatividade. West (2002) destaca diversos estudos em que a diversidade de experiências, habilidades e conhecimentos são associados à criatividade do grupo. West (2002, p.362) observa ainda que as divergências de visões criarão múltiplas perspectivas e conflito potencialmente construtivo, que por sua vez contribuem para a criatividade. Quando analisamos conflitos internos pela ótica de seus efeitos negativos, como a queda na produtividade e qualidade de um determinado produto ou serviço, baixa na motivação dos colaboradores, turnover, etc, precisamos considerar que a falta deles, em contra partida, muitas vezes pode promover um ambiente de acomodação, sem a criatividade e dinamismo que o mercado globalizado atual exige das organizações competitivas que visam um crescimento contínuo e sustentável. De acordo com Paz (2009) a falta de conflitos em uma empresa inibe a criatividade, proporcionando um cenário de pouca iniciativa. Ainda, segundo o autor, um conflito poderá ser bom ou ruim para a organização dependendo do seu tipo, grau e, principalmente, de quem está envolvido nele. Assim, os

23 23 conflitos podem ser classificados em dois tipos mais relevantes: dimensão do relacionamento pessoal; de processo, função ou atividades. Mantendo o foco da abordagem sobre os conflitos na dimensão dos relacionamentos pessoais, que são os que afetam mais gravemente a produtividade e qualidade das organizações, vale ressaltar que eles passaram a se tornar mais frequentes após a implantação dos sistemas de qualidade total, como o ISO Paz (2009) lembra que nesses cenários de gestão de qualidade e certificações, as exigências sobre os funcionários para uma maior participação, colaboração, cooperação e envolvimento é muito grande, fazendo com que as pessoas se aproximem e se interajam mais, surgindo, assim, os conflitos de relacionamento. As causas dos conflitos de relacionamento são as mais diversas e podem estar associadas a fatores sociais ligados à personalidade, aos interesses particulares, aos desejos, às motivações pessoais, aos valores e questões culturais, etc. Além das situações emocionais, que podem despertar conflitos em momentos inesperados. O profissional de recursos humanos dentro de uma organização não deve fazer de conta que os conflitos não existem e, em linguagem popular, tapar o sol com a peneira, mas deve tentar compreender os motivos que levaram a esses conflitos e estimular a própria equipe na busca de soluções que valorizem as diferentes contribuições de seus colaboradores. 2.2 Equipes de Trabalho É comum encontrarmos nas organizações, grupos temporários designados para determinados projetos ou atividades, os quais se dissolvem depois de cumprida sua meta. Existem ainda os grupos autônomos, os quais não possuem um líder formal. Mas, o que predomina na maior parte das organizações são as equipes constituídas por pessoas que atuam juntas no dia-a-dia de trabalho e que são gerenciadas pelo mesmo líder.

24 24 O gerenciamento de equipes não é nenhuma novidade no contexto das organizações, mas atualmente, em ambientes competitivos e extremamente dinâmicos, ao abordarmos o tema, estamos falando também de ambientes organizacionais complexos em que, na mesma equipe, convivem diversas faixas etárias, culturas, visões de mundo e expectativas. Frente a esse mar de diversidade encontra-se a figura do líder, buscando equilíbrio, tratamento justo, produtividade e resultado para a organização. Sua atuação na gestão efetiva de grupos e equipes de trabalho em organizações altamente competitivas é um diferencial de grande valor (Tonet, Bittencourt, Costa e Ferraz, 2012). Quando se fala em diversidade, Pereira (2010, apud Mascarenhas, 2008) refere-se a três aspectos: O primeiro é associado a identidades sociais, grupo de pessoas; O segundo refere-se a diferenças entre indivíduos; E, o terceiro, contempla a diversidade entre grupos e indivíduos, incluindo etnia, gênero, qualidades ou dificuldades físicas, orientação sexual, status familiar, renda, etc. Cada categoria social não pode ser analisada isoladamente, mas compõe arranjos diferenciados, complexos, que desafiam a compreensão do gestor em momentos em que precisa identificar campanhas motivacionais, atribuir desafios e definir contratos de trabalho. Uma discussão presente em quase todas as obras sobre equipes referese à diferenciação conceitual entre grupos e equipes. Embora se encontrem diversas tentativas de distinguir grupo de equipe, é comum serem tratados de forma indistinta. Normalmente, a equipe é considerada como grupo que possui algumas características adicionais. Casado (2002), a partir da análise de diferentes conceitos da literatura da área, apresenta as seguintes definições de grupo e equipe: Grupo é o conjunto de pessoas que compartilham valores, crenças, visões semelhantes de mundo, possuem uma identidade e pode ser considerado um todo. A unidade do grupo é decorrente dos laços afetivos estabelecidos entre seus membros.

25 25 Equipe é o conjunto de pessoas que buscam um objetivo claro e definido. As habilidades de seus componentes são direcionadas ao cumprimento de tarefas vinculadas a um objetivo maior. Em ambos os casos, as atribuições e as responsabilidades individuais estão claramente definidas e são do conhecimento de todos os seus membros. O time possui outro conceito quando relacionado aos de grupo e equipe. Ainda segundo Casado (2002), time diferencia-se da equipe pelo fato de seus membros possuírem certas habilidades, compartilharem valores, apresentarem alto nível de comprometimento, indo além da realização das suas tarefas e atribuições individuais. O que se busca ressaltar é que no grupo as ligações afetivas unem as pessoas; na equipe o foco é no resultado; enquanto que, no time, a preocupação extrapola a realização das tarefas, dado o alto grau de comprometimento e identidade de valores dos seus componentes. 2.3 Trabalho em equipe O trabalho em equipe tem sido muito valorizado no contexto organizacional, mas sabe-se que não basta decidir que um grupo de pessoal atuará como uma equipe para que isso ocorra. Trata-se de um processo de construção e desenvolvimento que contempla ações diversas e contínuas. Uma das coisas que se busca alcançar com o trabalho em equipe é a produtividade retratada pelo alcance das estratégias organizacionais. Portanto, é fundamental que a equipe funcione plenamente, que ela seja efetiva, ou seja, que apresente os resultados nos padrões de qualidade, quantidade e prazo desejados pela organização. Um grupo transforma-se em equipe quando passa a prestar atenção em sua própria forma de operar e procura resolver os problemas que afetam seu funcionamento (Vergara, 2011).

26 26 Os grupos obedecem a um ciclo de vida com etapas que pressupõe a aproximação, o começo da relação, a sustentação e a ampliação e, eventualmente, o encerramento. A definição que caracteriza uma similaridade entre o estado inicial e o final é muito feliz e apropriada para descrever o processo evolutivo dos grupos. Próximo ao fechamento de um grupo, os comportamentos de afastamento de seus membros são muito semelhantes aos comportamentos iniciais de formação (Tonet, Bittencourt, Costa e Ferraz, 2012, p.80). Segundo Schutz (apud Bergamini, 2005), estudioso do comportamento humano em pequenos grupos de trabalho, os indivíduos têm três necessidades interpessoais quando se associam em grupos. A primeira delas é a de inclusão, definida pelo autor como a necessidade de estabelecer e manter relacionamento satisfatório com as pessoas, tendo em vista sua interação e associação. A inclusão se dá quando todos os membros sentem que têm sua presença assegurada no grupo e sabem que sua ausência chama a atenção dos demais membros. Schutz conceitua a segunda fase como a de controle, definindo-a como o comportamento de estabelecer e manter relações satisfatórias com as pessoas em termos de controle e força. Após cada um ter assegurado sua presença no grupo, o indivíduo procura fazer-se conhecer em termos de competência pessoal e responsabilidade por determinado papel assumido, até o ponto em que, naturalmente, seja estabelecido um clima de respeito mútuo. A terceira fase é a de abertura e afeição e, conforme Schutz, essa é a fase de orientação humana natural para estabelecer e manter relacionamentos satisfatórios com outras pessoas no tocante ao vínculo afetivo. Essas necessidades exercem influência no comportamento de um grupo. De uma forma geral, os colaboradores de uma organização compõem seu patrimônio mais valioso. Eles podem fornecer subsídios para novos produtos e novas maneiras de se fazer as coisas, resolvem problemas e levam

27 27 a organização ao progresso. Portanto, é extremamente oportuno explorar esse recurso de forma efetiva. Embora algumas pessoas não gostem de trabalhar em equipe, seja em função de sua própria personalidade ou até por acharem que seu desempenho individual seria melhor e mais eficiente que o de outros membros da equipe, muitas empresas estimulam que seus colaboradores atuem desta maneira. Isto acontece por acreditar-se que o trabalho em equipe leva a uma produção mais eficiente e efetiva. As pessoas, geralmente, respondem positivamente ao trabalho com outros porque isso satisfaz suas necessidades sociais (Marcousé, Surridge e Gillespie, 2013, p.161). Outro aspecto positivo do trabalho em equipe é permitir que seus componentes aprimorem-se com os pontos fortes dos outros. É natural e aceitável que um indivíduo seja relativamente fraco em uma determinada atividade, mas na qual outro membro seja forte. E o contrário também pode ocorrer. O trabalho em equipe também promove o surgimento do termo Sinergia, que no ambiente corporativo significa que a produção da equipe como um todo é maior que a soma das partes.

28 28 CAPÍTULO III GESTÃO DE PESSOAS NAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS As Instituições Financeiras estão inseridas em um contexto social, político, econômico e cultural e, portanto, sofrem alterações ao longo do tempo em função das mudanças que ocorrem no ambiente externo. Os diferentes nomes atribuídos ao gerenciamento das pessoas no contexto organizacional expressam um pouco o impacto que as mudanças ocorridas no mundo exercem no ambiente de trabalho. Essas diferentes denominações revelam também concepções diversas sobre o homem no trabalho que, por sua vez, revelam diferentes visões do mundo. Mato, Santamaría e Silva (2001) assinalam três diferentes visões que caracterizam o mundo em que vivemos. Esse mundo, para eles, não é concebido como um época de mudanças, mas como uma mudança de época. As visões de mundo analisadas por eles são: mecânica, econômica e holística. Essas visões determinam as formas como as organizações interpretam a realidade, a fim de compreendê-la e as ações que realizam para transformá-la. Na visão mecânica, buscam-se soluções técnicas para todos os problemas organizacionais e as pessoas são vistas como recursos humanos. Essa visão perdura os séculos XVI e XVII, sendo consolidada no século XVIII. O mundo é percebido como uma máquina sem sentimentos, onde a razão mecânica exclui a emoção humana. Já na visão econômica do mundo, a metáfora do mercado assume o comando da tarefa de moldar modelos mentais individuais e marcos institucionais que, por sua vez, influenciam a percepção, as decisões e as ações dos atores sociais das sociedades (Mato, Santamaría e Silva, 2001,

29 29 p.11). Os autores destacam que os gerentes passaram a ser considerados como capital intelectual, os quais, do mesmo modo tratavam àqueles que gerenciavam. Somente era considerado importante o que tem ou o que agrega algum valor econômico. Eram gerentes competitivos que tinham como preocupação usar seu capital intelectual para criar vantagens competitivas para sua organização e da tecnologia da informação, que lhe permite prescindir do capital humano não necessário (Mato, Santamaría e Silva, 2001, p.13). Na visão holística de mundo, a metáfora do sistema influencia a formação de modelos mentais e marcos institucionais, cujas referências incluem uma preocupação por todas as formas de vida do planeta. Com base nessa visão, os gerentes são formados como cidadãos que são talentos humanos, com imaginação, intuição, curiosidade e motivação, capazes de perceber e criar além de suas experiências e conhecimento prévio (Mato, Santamaría e Silva, 2001, p.14). O princípio que norteia a ação dos gerentes com essa visão é o de aprender fazendo, na busca do desenvolvimento do seu talento para gerenciar outros talentos. A análise proposta pelos autores acima permite concluir que uma das principais razões para o não uso da denominação Administração de Recursos Humanos nos dias atuais é destacar que as pessoas não são recursos como os financeiros, materiais e outros que as organizações utilizam, mas ocupam um lugar privilegiado nestas. Assim, o homem deve ser considerado, em sua complexidade, como alguém que pensa, reflete, produz ideias novas e é capaz de provocar mudanças. Ele aprende, modifica o ambiente onde está inserido e a si próprio. 3.1 Contexto atual das Instituições Financeiras A política de redução das taxas de juros adotadas pelas Instituições Financeiras no mercado brasileiro em 2012 foi impulsionada por um cenário econômico otimista que vinha atraindo muitos investimentos de capital estrangeiro. Se por um lado ela proporcionou um aumento na demanda pela

30 30 contratação de operações de crédito, por outro promoveu uma redução nas margens de lucro que as Instituições auferiam dessas operações, impactando diretamente na sua principal fonte de receita. Todavia, financeiramente, esse aumento na demanda por crédito não compensou a redução nas taxas praticadas gerando um desequilíbrio no fluxo de caixa das Instituições. O simples aumento na demanda por crédito, por si só, não aumenta os lucros de uma Instituição. Primeiro porque esse crescimento acelerado tem efeito onda e em um curto espaço de tempo, em função do equilíbrio natural do mercado, tende a retornar aos patamares anteriores. E, em segundo, porque gera um maior consumo da estrutura física e, com isso, elevação dos custos. Diante disso, as Instituições passaram a enfrentar um novo dilema: como manter os índices de produtividade e lucratividade em patamares desejáveis, sem recuar na política de redução de taxas? A solução apontou para uma maior concentração de energia da sua força de vendas sobre a área de seguridade, onde são comercializados planos de previdência privada, consórcio, planos de capitalização e seguros em geral. Esta área, que até então não havia recebido tamanha atenção por parte das Instituições, até em função do cenário econômico anterior, passou a assumir papel importante na manutenção do equilíbrio financeiro de suas contas, balanços e lucros. Desde então, as Instituições Financeiras vem expandindo gradativamente suas carteiras de Seguros, Previdência, Consórcio e Capitalização, concorrendo por um mercado onde o preço já não figura mais como maior diferencial mercadológico. Quando se tratam de produtos intangíveis, como os da área de seguridade, o cliente tem a necessidade de perceber algo mais do que apenas preço baixo. Para encontrar valor agregado em determinado serviço o cliente precisa, primeiramente, perceber conceitos como segurança, credibilidade, oportunidade e relacionamento.

31 31 Naquela ocasião, em 2012, poucas Instituições Financeiras já atuavam com mais intensidade sobre sua carteira de seguridade e possuíam, portanto, uma estrutura organizacional mais adaptada para esta finalidade. As demais tiveram muita dificuldade de adaptação e passaram por tempos difíceis, houve ainda aquelas que não se adaptaram e acabaram fechando suas portas. Com tanta mudança ocorrendo em um período de tempo tão curto, quem mais sofreu com essa adaptação forçada não foram as Instituições Financeiras, mas sim seu quadro funcional. Desde então, a cobrança por metas e índices de produtividade cada vez mais altos, ancorados na área de seguridade, vem se tornando uma rotina na jornada de trabalho de seus funcionários. Essa cobrança excessiva sobre os funcionários em algumas vezes gera cansaço, stress, diminuição da motivação, impacta o clima organizacional e por consequência, aumentam os custos e reduzem a lucratividade. Diante disso, muito se tem investido na busca por soluções eficientes que possam manter os índices de motivação e comprometimento dos funcionários, a qualidade de vida no trabalho e, também, o clima organizacional favorável à geração de negócios sustentáveis e à maximização dos resultados. 3.2 Satisfação no trabalho Ferreira e Assmar (2004, p.105) destacam que uma das definições mais tradicionais de satisfação no trabalho é a apresentação por Locke, em 1976, que a concebe como um estado emocional positivo decorrente de avaliações acerca do próprio trabalho. Schermerhorn Jr., Hunt e Osborn (1999, p.93), por sua vez, definem satisfação no trabalho como o grau segundo o qual os indivíduos se sentem de modo positivo ou negativo com relação ao seu trabalho. É uma atitude, ou resposta emocional às tarefas de trabalho assim como as condições físicas e sociais do local de trabalho.

32 32 Esta segunda definição inclui não somente uma avaliação positiva, mas considera também uma percepção negativa do trabalho. Além disso, destaca a importância dos aspectos sociais e físicos deste com o grau de satisfação do trabalhador. Muchinsky (2004, p.301) destaca que a satisfação no trabalho refere-se ao grau de prazer que um funcionário sente com seu cargo. Quando o autor analisa como eram as condições de trabalho há cem anos atrás, destaca o valor da carga horária, das condições físicas do ambiente e dos benefícios que o trabalhador recebe como aspectos associados à satisfação no trabalho. E por que as Instituições Financeiras se preocupam com o grau de satisfação dos seus funcionários? Schermerhorn Jr., Hunt e Osborn (1999, p.93) destacam que a satisfação no trabalho está associada ao absenteísmo, de modo que os trabalhadores mais satisfeitos com seus empregos, tendem a ter melhor registro de presença e estão menos propensos a faltar por motivos não explicados do que os insatisfeitos. Esses autores também associam a satisfação no trabalho com a rotatividade, pois consideram que os trabalhadores insatisfeitos têm mais probabilidade de se demitir do que os satisfeitos. Os autores acima também apontam outras variáveis do ambiente organizacional como relacionadas à satisfação. São elas: as condições salariais, as condições de trabalho, a qualidade da supervisão, os colegas e o trabalho em si. Muchinsky (2004) aponta, além da relação da satisfação do trabalho com a rotatividade e o absenteísmo, a importância com o desempenho. Mas, chama a atenção para o fato de que as pesquisas científicas mostram que o grau de associação entre essas variáveis é pequeno.

33 33 No entanto, como ressaltam Schermerhorn Jr., Hunt e Osborn (1999, p.92) a satisfação no trabalho é apenas uma dentre as atitudes importantes que influenciam o comportamento humano no trabalho. Eles consideram que se relaciona fortemente com o comprometimento organizacional. 3.3 Comprometimento Organizacional O comprometimento apresenta inter-relações com a motivação e a satisfação, o que tem levado vários autores a discutir as possíveis diferenciações e correlações entre esses fenômenos. Murchinsky (2004, p.306) considera que o comprometimento organizacional refere-se ao grau de fidelidade de um funcionário com o seu empregador. D Amorim (1996, p.112) analisa diferentes definições de satisfação e comprometimento organizacional e destaca que a satisfação refere-se a um estado emocional refletindo uma resposta afetiva em relação à situação e trabalho, enquanto o comprometimento tem sido definido como a identificação do indivíduo com a organização, caracterizado pela crença e aceitação dos valores e objetivos desta, acompanhado pelo desejo de permanecer como um membro e por esforços realizados em benefício da organização. Bastos (1996) salienta que a busca de compreensão das razões do vínculo que um profissional estabelece com o seu mundo de trabalho e as consequências desse vínculo para a organização, para o trabalho e para os trabalhadores se trata de um grande desafio. O autor acima ainda destaca cinco focos de comprometimento pesquisados por diferentes autores, a saber: valores, organização, carreira, trabalho e sindicato. A natureza do vínculo que os indivíduos estabelecem nesses diferentes focos assume diversas nomenclaturas, tais como: comprometimento, identificação, apego, envolvimento, dentre outras.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

4. Tendências em Gestão de Pessoas

4. Tendências em Gestão de Pessoas 4. Tendências em Gestão de Pessoas Em 2012, Gerenciar Talentos continuará sendo uma das prioridades da maioria das empresas. Mudanças nas estratégias, necessidades de novas competências, pressões nos custos

Leia mais

Teoria Geral da Administração II

Teoria Geral da Administração II Teoria Geral da Administração II Livro Básico: Idalberto Chiavenato. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7a. Edição, Editora Campus. Material disponível no site: www..justocantins.com.br 1. EMENTA

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação Módulo 15 Resumo Neste módulo vamos dar uma explanação geral sobre os pontos que foram trabalhados ao longo desta disciplina. Os pontos abordados nesta disciplina foram: Fundamentos teóricos de sistemas

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Somos especializados na identificação e facilitação de soluções na medida em que você e sua empresa necessitam para o desenvolvimento pessoal, profissional,

Leia mais

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano Empresa como Sistema e seus Subsistemas Professora Cintia Caetano A empresa como um Sistema Aberto As organizações empresariais interagem com o ambiente e a sociedade de maneira completa. Uma empresa é

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Abril/2014 Porto Velho/Rondônia Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Terceiro Setor É uma terminologia sociológica que

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

Módulo 11 Socialização organizacional

Módulo 11 Socialização organizacional Módulo 11 Socialização organizacional O subsistema de aplicação de recursos humanos está relacionado ao desempenho eficaz das pessoas na execução de suas atividades e, por conseguinte, na contribuição

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO

TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO INTRODUÇÃO Os processos empresariais são fluxos de valor

Leia mais

Unidade III GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS. Profa. Ani Torres

Unidade III GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS. Profa. Ani Torres Unidade III GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS Profa. Ani Torres Desenvolvendo pessoas O desenvolvimento e a manutenção de pessoas estão relacionados com a evolução das equipes de trabalho e com a

Leia mais

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Objetivo Geral da Disciplina: Apresentar

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS ALCIDES DE SOUZA JUNIOR, JÉSSICA AMARAL DOS SANTOS, LUIS EDUARDO SILVA OLIVEIRA, PRISCILA SPERIGONE DA SILVA, TAÍS SANTOS DOS ANJOS ACADÊMICOS DO PRIMEIRO ANO DE

Leia mais

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA Constata-se que o novo arranjo da economia mundial provocado pelo processo de globalização tem afetado as empresas a fim de disponibilizar

Leia mais

O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas para a Competitividade das Organizações

O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas para a Competitividade das Organizações Projeto Saber Contábil O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas para a Competitividade das Organizações Alessandra Mercante Programa Apresentar a relação da Gestão de pessoas com as estratégias organizacionais,

Leia mais

GESTÃO, SINERGIA E ATUAÇÃO EM REDE. Prof. Peter Bent Hansen PPGAd / PUCRS

GESTÃO, SINERGIA E ATUAÇÃO EM REDE. Prof. Peter Bent Hansen PPGAd / PUCRS GESTÃO, SINERGIA E ATUAÇÃO EM REDE Prof. Peter Bent Hansen PPGAd / PUCRS Agenda da Conferência O que são redes? O que são redes interorganizacionais? Breve histórico das redes interorganizacionais Tipos

Leia mais

O PAPEL DO LÍDER. Vejamos no quadro abaixo algumas diferenças básicas entre um líder e um chefe: SITUAÇÃO CHEFE LÍDER

O PAPEL DO LÍDER. Vejamos no quadro abaixo algumas diferenças básicas entre um líder e um chefe: SITUAÇÃO CHEFE LÍDER O PAPEL DO LÍDER O Que é Um Líder? Atualmente, e cada vez mais, as empresas investem nos funcionários, pois acreditam que essa é a melhor forma para a obtenção de bons resultados. Equipes são treinadas,

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

Fulano de Tal. Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 FINXS 09.12.2014

Fulano de Tal. Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 FINXS 09.12.2014 Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 Este relatório baseia-se nas respostas apresentadas no Inventário de Análise Pessoal comportamentos observados através questionário

Leia mais

Unidade III GESTÃO EMPRESARIAL. Prof. Roberto Almeida

Unidade III GESTÃO EMPRESARIAL. Prof. Roberto Almeida Unidade III GESTÃO EMPRESARIAL Prof. Roberto Almeida Esta estratégia compreende o comportamento global e integrado da empresa em relação ao ambiente que a circunda. Para Aquino:Os recursos humanos das

Leia mais

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que ANEXO II Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui registro em base de patentes brasileira. Também serão considerados caráter inovador para este Edital os registros de patente de domínio público

Leia mais

Estruturas Organizacionais

Estruturas Organizacionais Estruturas Organizacionais Deve ser delineado de acordo com os objetivos e estratégias estabelecidos pela empresa. É uma ferramenta básica para alcançar as situações almejadas pela empresa. Conceito de

Leia mais

Análise do Ambiente estudo aprofundado

Análise do Ambiente estudo aprofundado Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 Etapa 4 Etapa 5 Disciplina Gestão Estratégica e Serviços 7º Período Administração 2013/2 Análise do Ambiente estudo aprofundado Agenda: ANÁLISE DO AMBIENTE Fundamentos Ambientes

Leia mais

Função do órgão GP NEAF. Contexto da GP. Objetivos da GP. Gestão de Pessoas:

Função do órgão GP NEAF. Contexto da GP. Objetivos da GP. Gestão de Pessoas: Gestão de Pessoas: Conceitos, importância, relação com os outros sistemas de organização. Fundamentos, teorias, escolas da administração e o seu impacto na gestão de pessoas. Função do órgão de recursos

Leia mais

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000)

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) Ao longo do tempo as organizações sempre buscaram, ainda que empiricamente, caminhos para sua sobrevivência, manutenção e crescimento no mercado competitivo.

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

Empreendedorismo de Negócios com Informática

Empreendedorismo de Negócios com Informática Empreendedorismo de Negócios com Informática Aula 5 Cultura Organizacional para Inovação Empreendedorismo de Negócios com Informática - Cultura Organizacional para Inovação 1 Conteúdo Intraempreendedorismo

Leia mais

O que é Administração

O que é Administração O que é Administração Bem vindo ao curso de administração de empresas. Pretendemos mostrar a você no período que passaremos juntos, alguns conceitos aplicados à administração. Nossa matéria será puramente

Leia mais

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO. Prof.: Daniela Pedroso Campos

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO. Prof.: Daniela Pedroso Campos FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Prof.: Daniela Pedroso Campos Objetivo Geral: Compreender o que é Administração, o que os administradores fazem e quais os princípios, as técnicas e as ferramentas que direcionam

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA Profº Paulo Barreto Paulo.santosi9@aedu.com www.paulobarretoi9consultoria.com.br 1 Analista da Divisão de Contratos da PRODESP Diretor de Esporte do Prodesp

Leia mais

O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade. O Administrador na Gestão de Pessoas

O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade. O Administrador na Gestão de Pessoas O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade Eficácia e Liderança de Performance O Administrador na Gestão de Pessoas Grupo de Estudos em Administração de Pessoas - GEAPE 27 de novembro

Leia mais

A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL LTDA

A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL LTDA ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL

Leia mais

Administração em Enfermagem Teorias da Administração - Aula 3

Administração em Enfermagem Teorias da Administração - Aula 3 Administração em Enfermagem Teorias da Administração - Aula 3 Teorias da Administração Aula 3 Teoria Científica Taylorismo (Continuação) Taylor observou que, ao realizar a divisão de tarefas, os operários

Leia mais

3. Processos, o que é isto? Encontramos vários conceitos de processos, conforme observarmos abaixo:

3. Processos, o que é isto? Encontramos vários conceitos de processos, conforme observarmos abaixo: Perguntas e respostas sobre gestão por processos 1. Gestão por processos, por que usar? Num mundo globalizado com mercado extremamente competitivo, onde o cliente se encontra cada vez mais exigente e conhecedor

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS Gilmar da Silva, Tatiane Serrano dos Santos * Professora: Adriana Toledo * RESUMO: Este artigo avalia o Sistema de Informação Gerencial

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA 1 ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA SUMÁRIO Introdução... 01 1. Diferenciação das Atividades de Linha e Assessoria... 02 2. Autoridade de Linha... 03 3. Autoridade de Assessoria... 04 4. A Atuação da

Leia mais

Elétrica montagem e manutenção ltda. AVALIAÇÃO DE COLABORADORES

Elétrica montagem e manutenção ltda. AVALIAÇÃO DE COLABORADORES AVALIAÇÃO DE COLABORADORES RESUMO A preocupação com o desempenho dos colaboradores é um dos fatores que faz parte do dia-a-dia da nossa empresas. A avaliação de desempenho está se tornando parte atuante

Leia mais

Os cinco subsistemas de Gestão de Pessoas

Os cinco subsistemas de Gestão de Pessoas Faculdade de Tecnologia Senac Goiás Os cinco subsistemas de Gestão de Pessoas Trabalho de Gestão de Pessoas Alunos: Nilce Faleiro Machado Goiânia,4 de dezembro de 2015 1 Sumário Capa...1 Sumário...2 Introdução...3

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Organograma e Departamentalização

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Organograma e Departamentalização ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Organograma e Departamentalização DISCIPLINA: Introdução à Administração FONTE: BATEMAN, Thomas S., SNELL, Scott A. Administração - Construindo Vantagem Competitiva. Atlas. São

Leia mais

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação 2.1 OBJETIVO, FOCO E CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Os Sistemas de Informação, independentemente de seu nível ou classificação,

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

Estratégia de TI. Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio. Conhecimento em Tecnologia da Informação

Estratégia de TI. Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio. Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Estratégia de TI Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio 2011 Bridge Consulting Apresentação

Leia mais

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. "Uma arma verdadeiramente competitiva"

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. Uma arma verdadeiramente competitiva Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos "Uma arma verdadeiramente competitiva" Pequeno Histórico No período do pós-guerra até a década de 70, num mercado em franca expansão, as empresas se voltaram

Leia mais

Unidade IV GESTÃO ESTRATÉGICA DE. Professora Ani Torres

Unidade IV GESTÃO ESTRATÉGICA DE. Professora Ani Torres Unidade IV GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS Professora Ani Torres Visão estratégica Visão estratégica está relacionada com alcançar os objetivos empresariais. Considera: Tipos psicológicos, Motivação:

Leia mais

Pesquisa. Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e. A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul.

Pesquisa. Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e. A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul. Pesquisa A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul. Introdução Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e políticas capazes de ampliar a inserção da mulher no mercado de trabalho.

Leia mais

cada fator e seus componentes.

cada fator e seus componentes. 5 CONCLUSÃO Conforme mencionado nas seções anteriores, o objetivo deste trabalho foi o de identificar quais são os fatores críticos de sucesso na gestão de um hospital privado e propor um modelo de gestão

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO CURSO: TURISMO ( bacharelado) Missão Formar profissionais humanistas, críticos, reflexivos, capacitados para planejar, empreender e gerir empresas turísticas, adaptando-se ao

Leia mais

Dados do Ensino Médio

Dados do Ensino Médio Dados do Ensino Médio População de 15 a 17 anos (2010): 10.357.874 (Fonte: IBGE) Matrículas no ensino médio (2011): 8.400.689 (Fonte: MEC/INEP) Dados do Ensino Médio Dos 10,5 milhões de jovens na faixa

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 350-GR/UNICENTRO, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2013. Aprova, ad referendum do CEPE, o Curso de Especialização em MBA em Gestão Estratégica de Organizações, modalidade regular, a ser ministrado no

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com PMBoK Organização do Projeto Os projetos e o gerenciamento

Leia mais

A Sustentabilidade na perspectiva de gestores da qualidade

A Sustentabilidade na perspectiva de gestores da qualidade A Sustentabilidade na perspectiva de gestores da qualidade Realização Patrocínio Objetivo da pesquisa Captar a perspectiva dos gestores e professores de gestão da qualidade sobre: 1. Os conceitos de sustentabilidade

Leia mais

Organização em Enfermagem

Organização em Enfermagem Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade de Enfermagem Departamento de Enfermagem Básica Disciplina Administração em Enfermagem I Organização em Enfermagem Prof. Thiago C. Nascimento Objetivos: Discorrer

Leia mais

QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL MOHAMED HABIB* & GIOVANNA FAGUNDES** * Professor Titular, IB, UNICAMP ** Aluna

Leia mais

ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO LÍDER NO SETOR DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO CONCHECITA CIARLINI MOSSORÓ/RN

ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO LÍDER NO SETOR DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO CONCHECITA CIARLINI MOSSORÓ/RN 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO LÍDER NO SETOR DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO CONCHECITA CIARLINI MOSSORÓ/RN Paula Gurgel Dantas 1, Andréa Kaliany

Leia mais

ASSUNTO DO MATERIAL DIDÁTICO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET

ASSUNTO DO MATERIAL DIDÁTICO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET AULA 05 ASSUNTO DO MATERIAL DIDÁTICO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET JAMES A. O BRIEN MÓDULO 01 Páginas 26 à 30 1 AULA 05 DESAFIOS GERENCIAIS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Leia mais

estão de Pessoas e Inovação

estão de Pessoas e Inovação estão de Pessoas e Inovação Luiz Ildebrando Pierry Secretário Executivo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Prosperidade e Qualidade de vida são nossos principais objetivos Qualidade de Vida (dicas)

Leia mais

Criatividade e Inovação Organizacional: A liderança de equipas na resolução de problemas complexos

Criatividade e Inovação Organizacional: A liderança de equipas na resolução de problemas complexos Criatividade e Inovação Organizacional: A liderança de equipas na resolução de problemas complexos Dizer que o grande segredo do sucesso das empresas, especialmente em tempos conturbados, é a sua adaptabilidade

Leia mais

Rotinas de DP- Professor: Robson Soares

Rotinas de DP- Professor: Robson Soares Rotinas de DP- Professor: Robson Soares Capítulo 2 Conceitos de Gestão de Pessoas - Conceitos de Gestão de Pessoas e seus objetivos Neste capítulo serão apresentados os conceitos básicos sobre a Gestão

Leia mais

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas 1) Resumo Executivo Descrição dos negócios e da empresa Qual é a ideia de negócio e como a empresa se chamará? Segmento

Leia mais

Seja Bem-Vindo(a)! Neste módulo vamos trabalhar os principais conceitos de Gestão, mais especificamente o item 2 do edital: Gestão de Pessoas

Seja Bem-Vindo(a)! Neste módulo vamos trabalhar os principais conceitos de Gestão, mais especificamente o item 2 do edital: Gestão de Pessoas Seja Bem-Vindo(a)! Neste módulo vamos trabalhar os principais conceitos de Gestão, mais especificamente o item 2 do edital: Gestão de Pessoas AULA 3 Administração de Recursos Humanos O papel do gestor

Leia mais

Existem três categorias básicas de processos empresariais:

Existem três categorias básicas de processos empresariais: PROCESSOS GERENCIAIS Conceito de Processos Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo (Graham e LeBaron, 1994). Não existe um produto ou um serviço oferecido por uma empresa

Leia mais

EXPLORANDO ALGUMAS IDEIAS CENTRAIS DO PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO FUNDAMENTAL. Giovani Cammarota

EXPLORANDO ALGUMAS IDEIAS CENTRAIS DO PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO FUNDAMENTAL. Giovani Cammarota UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA III EXPLORANDO ALGUMAS IDEIAS CENTRAIS DO PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO FUNDAMENTAL Giovani Cammarota

Leia mais

Implantação. Prof. Eduardo H. S. Oliveira

Implantação. Prof. Eduardo H. S. Oliveira Visão Geral A implantação de um sistema integrado de gestão envolve uma grande quantidade de tarefas que são realizadas em períodos que variam de alguns meses a alguns anos, e dependem de diversos fatores,

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Marketing

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Marketing Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Marketing Apresentação Em uma economia globalizada e extremamente competitiva, torna-se cada vez mais imprescindível a visão estratégica

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Análise externa Roberto César 1 A análise externa tem por finalidade estudar a relação existente entre a empresa e seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças, bem como a

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING CENÁRIO E TENDÊNCIAS DOS NEGÓCIOS 8 h As mudanças do mundo econômico e as tendências da sociedade contemporânea.

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA 1. FINALIDADE DO PROJETO ESTRATÉGICO 2. JUSTIFICATIVA. Promover a saúde e a segurança dos servidores e magistrados.

QUALIDADE DE VIDA 1. FINALIDADE DO PROJETO ESTRATÉGICO 2. JUSTIFICATIVA. Promover a saúde e a segurança dos servidores e magistrados. QUALIDADE DE VIDA 1. FINALIDADE DO PROJETO ESTRATÉGICO Promover a saúde e a segurança dos servidores e magistrados. 2. JUSTIFICATIVA Segundo França (1996), a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) representa

Leia mais

ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM PROF. CARLOS ALBERTO

ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM PROF. CARLOS ALBERTO ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM PROF. CARLOS ALBERTO CONCURSO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM TEMA 04: ATIVIDADES DO ENFERMEIRO ATIVIDADES DO ENFERMEIRO SUPERVISÃO GERENCIAMENTO AVALIAÇÃO AUDITORIA

Leia mais

RH: GESTÃO INOVADORA ORGANIZACIONAL

RH: GESTÃO INOVADORA ORGANIZACIONAL programação do evento 4ª edição RH: GESTÃO INOVADORA ORGANIZACIONAL 10 de abril de 2014 Staybridge Suites São Paulo PATROCÍNIO GOLD PATROCÍNIO SILVER EXPO BRAND APOIO REALIZAÇÃO Os desafios do futuro na

Leia mais

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000 ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário Gestão da Qualidade 2005 1 As Normas da família ISO 9000 ISO 9000 descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e especifica

Leia mais

11. Abordagem Comportamental

11. Abordagem Comportamental 11. Abordagem Comportamental Conteúdo 1. Behaviorismo 2. Novas Proposições sobre a Motivação Humana 3. Teoria da Hierarquia das de Maslow 4. Teoria dos dois fatores 5. Teoria X & Y de McGregor 6. Outros

Leia mais

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Trabalho / PEM Tema: Frameworks Públicos Grupo: equipe do TCC Entrega: versão digital, 1ª semana de Abril (de 31/03 a 04/04), no e-mail do professor (rodrigues.yuri@yahoo.com.br)

Leia mais

Gestão de Pessoas. Capacidade de gerar resultados a partir das pessoas e dos processos inerentes ao negócio.

Gestão de Pessoas. Capacidade de gerar resultados a partir das pessoas e dos processos inerentes ao negócio. Gestão Corporativa Governança Corporativa é o conjunto de processos, costumes, políticas, leis que regulam a maneira como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada. PROCESSOS PESSOAS TECNOLOGIA

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação?

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? O mercado do trabalho está cada vez mais exigente. Hoje em dia, um certificado de pós-graduação é imprescindível para garantia

Leia mais

ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY

ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY O COACH NO MUNDO CORPORATIVO GRAVATAÍ 2011 TIANE RIBEIRO BENRY

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR APRESENTAÇÃO DO TI O Trabalho Interdisciplinar é um projeto desenvolvido ao longo dos dois primeiros bimestres do curso. Os alunos tem a oportunidade de visualizar a unidade da estrutura curricular do

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 42-CEPE/UNICENTRO, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2012. Aprova o Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica de Organizações, modalidade regular, a ser ministrado no Campus Santa Cruz, da UNICENTRO.

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação. Profa. Lillian Alvares

Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação. Profa. Lillian Alvares Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Disciplina: Planejamento e Gestão de Instituições Arquivísticas Profa. Lillian Alvares Crenças e Valores Cultura Clima Componentes Estruturas

Leia mais

Construção de redes sociais e humanas: um novo desafio. Sonia Aparecida Cabestré Regina Celia Baptista Belluzzo

Construção de redes sociais e humanas: um novo desafio. Sonia Aparecida Cabestré Regina Celia Baptista Belluzzo Construção de redes sociais e humanas: um novo desafio. Sonia Aparecida Cabestré Regina Celia Baptista Belluzzo Um pouco de história... Características Sociedade Agrícola Agricultura, Caça TERRA Sociedade

Leia mais

PESSOAS ORGANIZACIONAL

PESSOAS ORGANIZACIONAL #7 #8 CULTURA GESTÃO DE PESSOAS ORGANIZACIONAL ÍNDICE 1. Apresentação 2. Definição de cultura 3. A cultura organizacional 4. Níveis da cultura organizacional 5. Elementos da cultura organizacional 6. Dicas

Leia mais

Equipe de Alta Performance

Equipe de Alta Performance Equipe de Alta Performance Como chegar a ser uma EAP? Intelectual Razão Cognição Meta Estratégia EQUIPE EAP (Time) BANDO GRUPO Emocional Motivação Relação Ajuda O que é uma Equipe? Éumgrupodepessoas: com

Leia mais

GABARITO COMENTADO. A resposta correta é a opção 4, conforme consta na tabela das Necessidades Humanas Básicas, à página 65 da apostila.

GABARITO COMENTADO. A resposta correta é a opção 4, conforme consta na tabela das Necessidades Humanas Básicas, à página 65 da apostila. ADMINISTRAÇÃO SEMESTRE ESPECIAL MP2 (reposição) 18/11/2008 TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO 2008/2 GABARITO COMENTADO A. Sobre as conclusões e contribuições da experiência de Hawthorne, pode-se afirmar que:

Leia mais

TÓPICOS ESPECIAIS EM GESTÃO DE RH. Prof. Felipe Kovags Aula 02 (20-09-2011)

TÓPICOS ESPECIAIS EM GESTÃO DE RH. Prof. Felipe Kovags Aula 02 (20-09-2011) TÓPICOS ESPECIAIS EM GESTÃO DE RH Prof. Felipe Kovags Aula 02 (20-09-2011) 1 ERA DOS TALENTOS SEGUNDO PETER DRUCKER, O PAI DA ADMINISTRAÇÃO MODERNA, ESTAMOS NO INÍCIO DA ERA DOS TALENTOS. FORÇA FÍSICA,

Leia mais

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL Prof. Dr. José Alberto Carvalho dos Santos Claro Mestrado em Gestão de Negócios Universidade

Leia mais

Processo de Negociação. Quem somos. Nossos Serviços. Clientes e Parceiros

Processo de Negociação. Quem somos. Nossos Serviços. Clientes e Parceiros Quem somos Nossos Serviços Processo de Negociação Clientes e Parceiros O NOSSO NEGÓCIO É AJUDAR EMPRESAS A RESOLVEREM PROBLEMAS DE GESTÃO Consultoria empresarial a menor custo Aumento da qualidade e da

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA DA CADEIA LOGÍSTICA

GESTÃO ESTRATÉGICA DA CADEIA LOGÍSTICA http://www.administradores.com.br/artigos/ GESTÃO ESTRATÉGICA DA CADEIA LOGÍSTICA DIEGO FELIPE BORGES DE AMORIM Servidor Público (FGTAS), Bacharel em Administração (FAE), Especialista em Gestão de Negócios

Leia mais