Olá, amiguinhos! Eu sou a molécula da água, mais conhecida como H 2

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Olá, amiguinhos! Eu sou a molécula da água, mais conhecida como H 2"

Transcrição

1 1º ao 5º ano

2 Olá, amiguinhos! Eu sou a molécula da água, mais conhecida como H 2 O. Eu e milhares de outras moléculas iguais estamos em grande parte do seu corpo, nas plantas e nos animais. Somos elemento essencial da atmosfera e estamos presentes nos campos e nas cidades. Fazemos parte do seu dia a dia na alimentação, hidratação, higiene, lazer e transporte. Todos os seres vivos precisam da água para viver. Por isso, precisamos conhecer mais sobre ela para que juntos possamos cuidar e garantir sua existência. Brincando, vamos aprender um pouco mais sobre esse bem tão precioso para a humanidade e sobre vários processos dos quais faz parte. Por isso, trouxemos no título desta cartilha a noção de "beber, nadar e pescar", ações que representam as inúmeras utilidades da água na nossa vida. Atenção! Marque todas as palavras que você não conhece nesta cartilha. Pesquise seu significado no dicionário ou pergunte à sua professora. Assim, você vai aprender ainda mais. Concepção, pesquisa e desenvolvimento: Giordanna Bié, Laura Neres, Luiza Verdolin, María Eugenia Salcedo Projeto gráfico e editoração: Mondana:IB Revisão: Gracia Matoso Ilustrações: Vilmar Conrado Realização e coordenação: Fundação ArcelorMittal Há vários anos, as cartilhas do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente são impressas em papel reciclado. Em 2015, optamos pelo papel branco FSC, que possibilita melhor leitura e mantém nosso compromisso com a sustentabilidade, por ser produzido a partir de madeira de florestas certificadas e de outras fontes controladas.

3 Adivinhe o que é, o que é??? Ela faz parte da nossa alimentação e hidratação. Por meio dela, obtemos energia, fazemos a higiene, podemos nos divertir e nos transportar. Ela compõe a maior parte do corpo dos seres vivos. Sem ela, não é possível a sobrevivência das plantas, homens e demais animais. Adivinhou? Vamos falar da água. Você conhece qual é a sua composição? Por que precisamos conservar esse recurso? O planeta azul O nosso planeta possui características que o fazem muito importante e especial. Observe como o planeta Terra é visto do espaço! Por meio de fotografias tiradas do espaço, entendemos porque a Terra também é conhecida como planeta azul. Aqui, a água está presente em quase todo o planeta, mas a maior parte não é própria para o nosso consumo. Para a maioria de nossas atividades, usamos a água doce. 97,5% água salgada 2,5% água doce Fonte: DINIZ,T., LAGE,A. apud MACÊDO (2007, p.50-51). Segure uma gota d'água em sua mão e repare: eu e várias outras moléculas estamos nela! Imagine agora quantas de nós estamos nos copos de água que você bebe, nas piscinas dos clubes e nos rios e mares onde pescamos.

4 ciclo hidrológico é toda água do planeta que está em constante movimento entre os reservatórios de água. O sol aquece a água dos rios, mares e lagos. Essa água evapora, formando as nuvens. Quando as nuvens ficam muito cheias de gotinhas de água, elas caem sobre a Terra em forma de chuva. No ciclo hidrológico e no nosso dia a dia, podemos encontrar a água em três estados físicos ou formas: Estado líquido: rios, mares, lagos, chuva, água do filtro, do chuveiro etc. Estado gasoso: nuvens, vapor etc. Estado sólido: gelo, granizo, neve, icebergs etc. Utilizamos a água para tomar banho, beber, fazer sucos, refeições, lavar a casa, lavar a roupa, poder nos refrescar em dias quentes, pescar, gerar energia, entre outras atividades. Um grande problema é que os homens muitas vezes utilizam a água sem a preocupação e o respeito ao seu ciclo. Devemos ter a consciência de que a água é um recurso natural de extrema importância na Terra. Sem ela não é possível a sobrevivência das plantas, do homem e de outros animais. O Brasil possui grande quantidade de água e tem a maior reserva de água doce do mundo. Mas se não cuidarmos dela, poderemos sofrer muito com sua falta. Nossa! A água é mesmo muito importante para todos nós. Conte para a sua professora e colegas como você utiliza a água em sua casa e escola. E agora que você sabe que uma única gota dágua contém milhares de moléculas, você consegue imaginar quantas moléculas você usa em um banho?

5 Jogo A água na nossa vida Lembra que eu disse que por meio desta cartilha aprenderíamos brincando? Chegou a hora! Conheça aqui como brincar com o jogo A água na nossa vida. Você pode se divertir bastante e aprender muitas coisas sobre a água, como ela é, sua importância para o planeta, como somos responsáveis por ela e o que fazer para tê-la para sempre. Jogue várias vezes! Explore o jogo em diferentes lugares e com outras equipes. Não se esqueça de convidar colegas, vizinhos, irmãos, primos e seus pais para jogar e aprender muito, assim como você. como jogar 1 O primeiro passo para começar o jogo é recortar as peças que estão nesta cartilha. São 27 cartas-conhecimento, 5 cartas-atitude, 4 cartas-surpresa e 1 dado montável. Para que seu jogo dure mais tempo, peça a um adulto que o ajude a plastificá-lo com uma fita transparente ou contact. Cartas-conhecimento: trazem uma pergunta, quatro alternativas de resposta e comentário aprofundado sobre a pergunta. Também há perguntas abertas com comentários. Cartas-atitude: apresentam situações do dia a dia para reflexão sobre o uso da água. Cartas-surpresa: três cartas trazem curiosidades sobre os usos da água e uma propõe mudança no rumo do jogo ou fim da partida. 2 Em seguida, decida onde irá jogar. Você e os outros jogadores vão escolher um espaço para fazer o tabuleiro. O grupo pode usar marcas do chão, do piso ou fazer um desenho com giz, fita, objetos, folhas, lápis seja criativo e use o que tiver. Desenhe entre 25 e 40 casas, escrevendo início na primeira e fim na última.

6 3 Escolha algumas casas aleatórias do tabuleiro para colocar as cartas-surpresa, observando a que deve ficar na penúltima casa ela pode definir um novo caminho para o jogo por meio da decisão de todos os jogadores. As outras três cartas-surpresa trazem um desafio que deve ser respondido pelos jogadores que caírem nas casas onde estão posicionadas. 4 Com o tabuleiro pronto, divida os jogadores em 3 equipes. Cada uma deve escolher alguém para avançar no tabuleiro ou usar objetos para lhes representar, como pedras, lápis ou tampinha de garrafa. Cada equipe também deve ter um nome: equipe beber, equipe nadar e equipe pescar. Não há número mínimo de jogadores por equipe. 5 A primeira equipe deve jogar o dado e avançar o número de casas que ele indicar. Outra equipe deve escolher, aleatoriamente, uma carta no monte e ler em voz alta a pergunta e as opções de resposta. A equipe que jogou o dado deve responder a partir das alternativas dadas. Nas perguntas abertas, não há alternativas de respostas e, portanto, os jogadores devem discutir e encontrar a melhor resposta para aquela questão. Depois de dada a resposta, a equipe que leu a carta deve então confirmar o acerto ou erro do outro grupo. Não se esqueça de ler também as informações que ficam abaixo das respostas. 6 O fim do jogo se dá quando a primeira equipe chegar à última casa do tabuleiro. As demais equipes podem escolher se continuam até todas chegarem ao fim ou começam juntas novamente. O importante é aproveitar cada pergunta das cartas para aprender e repassar conteúdos sobre água em contextos local e global. Para mais informações do jogo, acesse:

7 A afirmativa abaixo é verdadeira ou falsa? Toda a água disponível no planeta pode ser consumida por humanos. Falsa. Do total de água existente no planeta, apenas 2,5% são de água doce, aquela considerada própria para o consumo humano. Além disso, nem toda água doce é potável, isto é, pode possuir substâncias tóxicas que oferecem riscos de doenças por contaminação. Onde encontramos água doce no planeta? a) Rios, oceanos e lagos; b) Lagos, rios, lençóis freáticos e atmosfera; c) Mangues, rios, atmosfera e lençóis freáticos; d) Atmosfera, mares e rios. No planeta Terra, parte da água doce está presente em reservatórios superficiais como rios, lagos, lagoas (0,3%) e calotas polares (68,9%); em águas subterrâneas, como os lençóis freáticos e aquíferos (29,9%); e em outros reservatórios como na atmosfera (0,9%). No total, a água doce representa 2,5% de toda a água do planeta. Cartas-Conhecimento avança 1 casa. Se incorreta, volta 1 casa. avança 2 casas. Se incorreta, volta 1 casa. para recortar Qual das alternativas abaixo não é um estado físico da água? a) Líquido; b) Gasoso; c) Pastoso; d) Sólido. De acordo com a temperatura, podemos encontrar a água em três estados físicos: líquido rios, mares, lagos, chuva, água do filtro, do chuveiro etc; gasoso nuvens, vapor etc; e sólido: gelo, granizo, neve, icebergs etc. Das opções acima, pastoso é água com alguma outra substância não pura. Onde está a maior quantidade de água do planeta? a) Nos oceanos; b) Nos rios; c) Nos lagos; d) No lençol freático. Do total de água existente no planeta, a maior parte (97,5%) é salgada, isto é, a que está presente nos oceanos. avança 1 casa. Se incorreta, permanece na mesma casa. Saiba mais sobre esse tema e aprofunde as discussões em sala de aula. Acesse: avança 1 casa. Se incorreta, volta 1 casa.

8

9 Qual país possui maior volume de água doce do mundo? a) Canadá; b) Brasil; c) Rússia; d) Estados Unidos. O Brasil é privilegiado na disponibilidade de recursos hídricos. O país conta com 12% de toda a água doce do planeta, enquanto, em todo o mundo, mais de 1 bilhão de pessoas não têm acesso à água. Isso não nos possibilita usar água sem pensar no outro. Um litro de óleo de cozinha pode poluir quantos litros de água? a) Cerca de 100 litros de água; b) Cerca de 500 litros de água; c) Cerca de 20 mil litros de água; d) Cerca de 500 mil litros de água. O óleo pode prejudicar a vida aquática por formar na água uma camada impermeável, que dificulta sua oxigenação. Além disso, pode provocar entupimento de esgoto. Cartas-Conhecimento avança 1 casa. Se incorreta, volta 1 casa. avança 1 casa. Se incorreta, volta 1 casa. para recortar Qual das atitudes abaixo contribui para o aumento do desperdício da água? a) Banho demorado; b) Reaproveitar água da chuva, quando possível, para limpar quintal; c) Fechar a torneira da pia quando estiver escovando os dentes; d) Não jogar óleo na pia da cozinha. Demorar muito tempo no banho não é uma boa ideia. Um banho de chuveiro de 15 minutos gasta cerca de 140 litros de água. O consumo pode ser reduzido a 45 litros se você fechar a torneira na hora de se ensaboar. Das alternativas abaixo, o que geralmente polui os rios de regiões urbanizadas? a) Lixo e esgoto produzido pelo homem; b) Chuva; c) Falta de chuva; d) Nenhuma das alternativas. Esgotos domésticos e esgotos industriais são considerados os principais contaminantes das águas superficiais, especialmente em áreas urbanas. Além disso, o lixo descartado nas ruas e nos rios reduz a qualidade da água. Em muitas cidades, os rios não podem ser utilizados para consumo de água, para lazer (nadar) e para atividades produtivas por não terem água limpa. avança 1 casa. Se incorreta, volta 1 casa. avança 1 casa. Se incorreta, volta 1 casa.

10

11 Logo pela manhã, você acende a luz do quarto, toma um banho quente e prepara o café. Depois de tomar café, você escova os dentes e está pronto para ir à escola. Para realizar as tarefas acima, o que necessitou de água? a) Todas as tarefas utilizaram água; b) Apenas para tomar banho e escovar os dentes; c) Apenas para o preparo do café; d) Não se utilizou água para realizar nenhuma das tarefas. A energia elétrica vem da água. Para tomar banho e escovar os dentes, precisamos de água. O café que tomamos também tem água. Tudo que o ser humano produz utiliza água. Ainda que não seja feito de água, ela é utilizada em sua fabricação. avança 2 casas. Se incorreta, volta 1 casa. Saiba mais sobre esse tema e aprofunde as discussões em sala de aula. Acesse: Em períodos chuvosos é comum ver notícias sobre deslizamentos de terra, principalmente em regiões com relevo acentuado. Todas as alternativas contribuem para esses eventos, exceto: a) Chuvas fortes; b) Desmatamentos; c) Trovões; d) Construção de moradias. Os deslizamentos de terra consistem num processo de desgaste dos solos, onde as áreas com declividade sofrem a ação da força das águas das chuvas. A construção de moradias e a retirada da vegetação tornam o solo desprotegido e sujeito a desbarrancamentos. avança 1 casa. Se incorreta, permanece na mesma casa. Cartas-Conhecimento para recortar Se um rio secar, o que pode acontecer ao seu redor? a) Espécies de animais e de plantas podem desaparecer do local; b) Animais de criação podem morrer por desidratação e por desnutrição; c) O clima pode ficar seco e a temperatura elevar por falta de vegetação e por falta de água. d) Todas as alternativas estão corretas. Sem água não haveria vida em nosso planeta. Ela é de extrema importância para a vida de todos os seres vivos que habitam a Terra. Sem ela em quantidade e qualidade adequadas, compromete-se a sobrevivência humana, das plantas e animais, além da temperatura do planeta. Em qual região do Brasil está localizada a maior quantidade de água doce? a) Região Sul; b) Região Nordeste; c) Região Sudeste; d) Região Norte. A maior quantidade de água doce localizada no território brasileiro está no Norte. Essa região abriga muitos rios, como o rio Amazonas, o maior do Brasil. avança 1 casa. Se incorreta, volta 2 casas. avança 1 casa. Se incorreta, permanece na mesma casa.

12

13 Qual é a maior bacia hidrográfica do Brasil? a) Bacia do São Francisco; b) Bacia do Araguaia; c) Bacia do Amazonas; d) Bacia do Paraná. A Bacia do Amazonas é formada por rios e córregos que se unem ao rio Amazonas. Esse rio é tão grande que, além de ocupar os estados brasileiros do Amazonas, Roraima, Mato Grosso, Pará e Amapá, ocupa também países vizinhos: Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana e Bolívia. A população pode fazer algo para evitar as enchentes? a) Sim; b) Não. As pessoas devem tentar manter as valas e canaletas livres. Nunca devem jogar lixo nas ruas, em encostas, córregos, margens de rios ou áreas verdes, evitando que os rios sejam extensões de lixões. Além disso, a população deve cobrar do poder público obras necessárias para conter as águas. Cartas-Conhecimento avança 2 casas. Se incorreta, permanece na mesma casa. Saiba mais sobre esse tema e aprofunde as discussões em sala de aula. Acesse: avança 1 casa. Se incorreta, volta 1 casa. para recortar Em um dia de chuva, a água que entra em contato com um lugar permeável, um gramado, por exemplo, é absorvida pelo solo. O que acontece com essa água depois? a) As raízes das plantas absorvem parte dessa água; b) Essa água vai para o lençol freático; c) Parte da água que fica na superfície do solo evapora e retorna para a atmosfera; d) Todas as alternativas estão corretas. A água que é absorvida pelo solo alimenta as raízes das plantas, abastece o lençol freático e parte dela retorna para a atmosfera para formar nuvens e voltar como chuva. Todo esse processo faz parte do ciclo da água. Das alternativas abaixo, o que é possível fazer sem utilizar água? a) Tomar refrigerante; b) Comer fruta; c) Jogar futebol na grama; d) Nenhuma das alternativas. Isso mesmo! Durante a fabricação de refrigerante, utilizase água. A fruta possui água, e as árvores necessitam de água para dar frutos. Jogar futebol também. Sem água, a grama morre. Pense nas tarefas do seu dia a dia que não necessitam de água. avança 2 casas. Se incorreta, volta 1 casa. avança 1 casa. Se incorreta, volta 2 casas.

14

15 Você está com uma garrafinha com água desde ontem. Ao tomar a água hoje, você decide trocá-la por água fria. Pensando em alguma forma para aproveitar a água da garrafinha, qual é a melhor atitude entre as alternativas abaixo? a) Jogar a água no bebedouro; b) Jogar a água em uma planta; c) Jogar a água em uma garrafa com óleo de cozinha; d) Todas as alternativas estão corretas. Aproveitar a água da garrafinha faz com que ela continue no ciclo e possa retornar para a atmosfera, voltando em forma de chuva. Devemos aproveitar a água de todas as formas. avança 2 casas. Se incorreta, volta 2 casas. A nuvem é formada por: a) Algodão; b) Gesso; c) Vapor de água; d) Nenhuma das alternativas. A água que evapora sobe na atmosfera no formato de vapor e alcança regiões mais frias. Nessas regiões, formamse as nuvens. Muita nuvem junta mantém muitas gotinhas de águas juntas. É assim que se forma a chuva. avança 2 casas. Se incorreta, volta 2 casas. Cartas-Conhecimento para recortar Em situação de escassez, os usos prioritários dos recursos hídricos são: a) Lavar carros e calçadas; b) Tomar banho e escovar os dentes; c) Regar plantas; d) Para o consumo humano e a dessedentação (matar a sede) de animais. A Lei Federal nº de 8 de janeiro de 1997, no Artigo 1º, inciso III, institui que em situações de escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos é o consumo humano e a dessedentação de animais. O homem adquire água para seu corpo ao: a) Comer frutas; b) Comer legumes; c) Beber água; d) Todas as alternativas estão corretas. Frutas e legumes são ricos em água. É importante comer vegetais, pois além de adquirir nutrientes, ajudam na absorção de água pelo nosso organismo. avança 2 casas. Se incorreta, permanece na mesma casa. Saiba mais sobre esse tema e aprofunde as discussões em sala de aula. Acesse: avança 2 casas. Se incorreta, volta 2 casas.

16

17 Por meio de que o ser humano perde água do seu corpo? a) Suor, urina e fezes; b) Cortar unha; c) Cortar cabelo; d) Nenhuma das alternativas anteriores. A água que bebemos hidrata nosso corpo e ajuda a eliminar substâncias que estão em excesso no nosso organismo. Perdemos água por meio da urina, das fezes e do suor. É importante repor diariamente a água que perdemos. Caso isso não aconteça, nosso organismo pode se desidratar. Qual das alternativas está correta? a) O ser humano nunca desperdiçou água; b) Sem água não existiria vida. Temos de utilizá-la de forma consciente; c) É importante economizar água, mas os seres humanos precisam lavar os carros; d) Não tem como a água potável do mundo acabar. Toda a água que utilizamos vem de algum reservatório (rio, lago, aquífero). Devemos preservar esses locais para garantir que sempre tenhamos esse recurso, que é vital para os seres vivos. Cartas-Conhecimento avança 1 casa. Se incorreta, volta 1 casa. avança 2 casas. Se incorreta, permanece na mesma casa. para recortar Você está tomando suco de laranja em um dia de muito calor. Para manter o suco gelado por mais tempo, você colocou gelo no copo. Depois de alguns minutos, o gelo desapareceu. O que aconteceu com ele? a) Nada aconteceu; b) O gelo caiu do copo; c) O gelo derreteu e virou água líquida; d) O gelo aumentou. A temperatura do suco, com o tempo, foi esquentando. Isso faz com que o gelo derreta e vire água líquida. Das alternativas abaixo, onde pode ocorrer evaporação? a) Nas plantas; b) No solo; c) Nos rios; d) Todas as alternativas estão corretas. Toda a água líquida em contato com o ambiente evapora. avança 1 casa. Se incorreta, volta 1 casa. avança 2 casas. Se incorreta, volta 2 casas.

18

19 O que pode ser feito para conscientizar as pessoas quanto ao desperdício de água? a) Aumentar o preço da água; b) Liberar água apenas uma hora do dia; c) Conscientizar as pessoas sobre o uso adequado; d) Proibir o uso de água. A Educação Ambiental busca conscientizar as pessoas para cuidar da natureza, respeitando seus ciclos. Dessa forma, outras pessoas podem utilizar, no futuro, os recursos que utilizamos hoje. Dos animais abaixo, qual deles necessita de maior quantidade de água para sobreviver? a) Beija-flor; b) Peixe; c) Iguana; d) Sapo. Todos os animais acima necessitam de água. O peixe, por ser um animal aquático, necessita de maior quantidade de água que os outros. Cartas-Conhecimento avança 2 casas. Se incorreta, volta 1 casa. avança 1 casa. Se incorreta, volta 2 casas. para recortar A afirmativa abaixo é verdadeira ou falsa? A nascente de um rio nunca seca. a) Verdadeira; b) Falsa. Falsa. A vegetação que fica ao redor da nascente é fundamental para que ela exista. Caso esse local seja desmatado, a nascente pode secar. Depois de um dia muito cansativo, você chegou em casa e ficou 1 hora no banho. Além de gastar muita água, gastou muita energia elétrica. Volte 3 casas. Caso o grupo proponha uma medida que compense o descuido com a água, as outras equipes deverão avaliá-la, decidindo se volta apenas 1 casa. avança 2 casas. Se incorreta, volta 1 casa. Cartas-atitude

20

21 Você foi pego jogando lixo em um rio. Que coisa feia! Volte 5 casas. Converse com as outras equipes sobre qual a melhor destinação para o lixo da sua casa ou escola. Caso cheguem a uma boa solução, volte apenas 2 casas. Para escovar os dentes, você utiliza 500 ml de água. Você sabia que é possível escovar os dentes com apenas 200 ml? Vamos repensar as atitudes! Volte 2 casas. Como podemos reduzir o consumo de água no nosso dia a dia em ações como escovar os dentes, tomar banho e lavar as louças? Apresente uma ideia e permaneça nesta casa. Cartas-atitude para recortar Seu vizinho sempre descartou óleo de cozinha na pia. Ele não faz mais isso porque você falou para ele que o óleo descartado na pia polui os rios. Desde então, seu vizinho passou a destinar o óleo já utilizado para uma empresa que produz sabão. Parabéns pela iniciativa! Avance 4 casas. Sua mãe pediu para limpar o quintal da sua casa. Você ficou com preguiça de varrer e utilizou mais de litros de água para lavar o quintal. Volte 5 casas. Apresente uma alternativa mais sustentável para a próxima vez que for limpar o quintal. Volte apenas 3 casas.

22

23 Inserir esta carta na penúltima casa do tabuleiro. Se você parou nesta casa é porque sua equipe está chegando ao fim do jogo. Parabéns! Antes de dar o próximo passo, pergunte para todos os grupos se você deve avançar direto para a última casa ou se deve jogar um pouco mais e voltar para a carta-surpresa mais próxima. Peça que todos reflitam sobre o desempenho do grupo e a qualidade das suas respostas ao longo do jogo. Boa sorte! Inserir esta carta em alguma casa do tabuleiro. Quais atividades produtivas você conhece que utilizam água em seu processo? Quando pensamos em atividades produtivas relacionadas à água, logo nos lembramos da pesca. No entanto, todas as atividades produtivas (agrícolas, domésticas, de extração, industrial, comercial ou de serviços) demandam o uso da água. Apesar da parcela importante do consumo residencial, são os setores industrial e agropecuário os maiores consumidores de água. Somente a agricultura, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, utiliza 69% da água potável existente no mundo. Cite uma atividade produtiva que ocorre em sua cidade que seja relacionada à água. Conte para as outras equipes a importância desta atividade. Dada a resposta, sua equipe deve avançar 2 casas. Cartas-surpresa para recortar Inserir esta carta em alguma casa do tabuleiro. A água, elemento fundamental para a prática da natação, possui características relaxantes. Por isso, esse esporte é indicado para qualquer pessoa, salvo em situações de desaconselhamento médico. Conheça os benefícios para a saúde que ele traz: Melhoria da capacidade de raciocínio; diminuição de sintoma de doenças cerebrais; aumento da capacidade circulatória e respiratória; desenvolvimento da massa muscular e alongamento dos músculos; ampliação dos movimentos articulares e maior flexibilidade nas articulações. Elabore uma pergunta com o tema nadar (atividades de lazer que utilizam água) para a equipe que jogou na rodada anterior. Caso a resposta dada esteja correta, sua equipe e a que respondeu devem avançar 2 casas. Se incorreta, as equipes devem permanecer onde estão. Inserir esta carta em alguma casa do tabuleiro. Águas minerais são aquelas consideradas benéficas à saúde. A rigor, toda água natural, por mais pura que seja, possui sais. Durante muito tempo, acreditou-se que as águas minerais tinham uma origem diferente da água subterrânea. Sabese, hoje, que ambas têm a mesma origem: são águas de superfície que se infiltraram no subsolo. As águas minerais são aquelas que conseguiram atingir profundidades maiores e que, por isso, enriqueceramse em sais, adquirindo novas características físicoquímicas, como ph mais alcalino e temperatura mais alta. O uso de garrafas plásticas é bastante comum para a comercialização de águas minerais, no entanto, este material muitas vezes é descartado indevidamente no ambiente. Diga 2 alternativas de uso para garrafas plásticas que podem contribuir para a redução de resíduos na natureza. As equipes poderão definir se você avança 1 ou 2 casas.

24

25 Faça o seu dado PASSO 1 Recorte a figura ao lado. PASSO 2 Faça dobras em todas as linhas pontilhadas, de forma que a face numerada fique para fora. PASSO 3 Aplique cola nas duas abas indicadas na figura abaixo. Dobre a face do número 2 e pressione-a contra as duas abas nas quais você passou cola. passe cola aqui......e aqui continua no verso...

26 PASSO 4 Aplique cola nas abas restantes. Dobre as faces dos números 5 e 6, fechando o dado, conforme figura abaixo. PASSO 5 Pressione as áreas coladas para que se fixem. Está pronto seu dado!

27 Participe do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente 2015 Que tal aproveitar o que você aprendeu com o jogo A água na nossa vida? Faça um lindo desenho com o tema Beber, nadar e pescar: uma reflexão sobre a água na nossa vida e participe do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente! Lembre-se que o tema água está em tudo: no corpo de todos os seres vivos, em cada atividade que realizamos no nosso dia a dia e em todos os produtos que consumimos. Dicas para fazer um bom desenho Fique de olho no tema: a água é um assunto diverso e com inúmeras possibilidades a serem trabalhadas. Escolha o assunto ou detalhe que mais chamou sua atenção. Concentre-se nele para fazer seu desenho. Seja original: para seu desenho se destacar entre todos os outros no concurso, é importante que você busque produzilo de uma maneira fora do comum, de um jeito único que seja só seu. Seja criativo: pense em quais formas, cores e mensagens podem tornar seu desenho mais bonito, diferente e interessante. Boa sorte!

28 Vencedores 2014 Tema: Agricultura familiar: garantindo uma alimentação segura, saudável e sustentável Categoria: Desenho - 1º ao 5º ano Lyvia Araújo Alves Escola Particular Dorense Dores do Indaiá - MG ArcelorMittal BioFlorestas Comunidade Escolar - 1º e 2º anos Jeiel Silva de Oliveira Escola Municipal Profª Carmelita Carvalho Garcia caic Ibirité - MG BBA Contagem Comunidade Escolar - 3º, 4º e 5º anos Emanuela Fidelis de Freitas Viana Filha de Carlos Roberto Batista de Freitas Viana Contagem - MG / BBA Contagem Filho de Empregado - 1º e 2º anos João Pedro dos Reis Gomes Filho de Jean Mauro Gomes João Monlevade - MG ArcelorMittal Monlevade Filho de Empregado - 3º, 4º e 5º anos

Água, fonte de vida. Aula 1 Água para todos. Rio 2016 Versão 1.0

Água, fonte de vida. Aula 1 Água para todos. Rio 2016 Versão 1.0 Água, fonte de vida Aula 1 Água para todos Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Analisar a quantidade de água potável disponível em nosso planeta 2 Identificar os diferentes estados da água 3 Conhecer o ciclo

Leia mais

Conteúdo: A água. O ciclo da água. Estados físicos da água. Tecnologia de tratamento. Combate ao desperdício. CIÊNCIAS DA NATUREZA

Conteúdo: A água. O ciclo da água. Estados físicos da água. Tecnologia de tratamento. Combate ao desperdício. CIÊNCIAS DA NATUREZA 2 Conteúdo: A água. O ciclo da água. Estados físicos da água. Tecnologia de tratamento. Combate ao desperdício. 3 Habilidades: Refletir sobre a importância da água para o Planeta Terra, para a vida e o

Leia mais

O planeta azul. 97,5% água salgada 2,5% Apenas 1% da água doce é aproveitável para a humanidade, o que corresponde a 0,007% de toda a água do planeta.

O planeta azul. 97,5% água salgada 2,5% Apenas 1% da água doce é aproveitável para a humanidade, o que corresponde a 0,007% de toda a água do planeta. 6º ao 9º ano O que é, o que é? Ela faz parte da nossa alimentação e hidratação. Por meio dela, obtemos energia, fazemos a higiene, podemos nos divertir e nos transportar. Ela compõe a maior parte do corpo

Leia mais

Disciplina: Ciências Professor(a): Klícia Regateiro Série: 6º ano. Água

Disciplina: Ciências Professor(a): Klícia Regateiro Série: 6º ano. Água Disciplina: Ciências Professor(a): Klícia Regateiro Série: 6º ano Água Água é vida A água é para o Homem, para os animais e para as plantas um elemento de primeira necessidade, É essencial à vida! É indispensável

Leia mais

Sumário. Zeca. O amigo da água. 04. A importância da água. 05. Por que preservar 06. Como a água chega à sua casa 07. Dicas para preservar a água 09

Sumário. Zeca. O amigo da água. 04. A importância da água. 05. Por que preservar 06. Como a água chega à sua casa 07. Dicas para preservar a água 09 Sumário Zeca. O amigo da água. 04 A importância da água. 05 Por que preservar 06 Como a água chega à sua casa 07 Dicas para preservar a água 09 Diga não ao desperdício 10 Água de beber em casa 11 Olá!

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2015

ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2015 Caro (a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados na

Leia mais

USO RACIONAL DA ÁGUA 2008

USO RACIONAL DA ÁGUA 2008 USO RACIONAL DA ÁGUA Tipos de Água: Água potável - é a que se pode beber. É fundamental para a vida humana, e é obtida através de tratamentos que eliminam qualquer impureza. Água poluída - É a água suja

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS EDUCANDO PARA UM AMBIENTE MELHOR Apresentação A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte SEMARH produziu esta

Leia mais

Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 A água e o ar são indispensáveis para a sobrevivência dos seres vivos, mas o homem vem poluindo esses meios de forma muitas

Leia mais

Ensino Fundamental II

Ensino Fundamental II Ensino Fundamental II Valor da prova: 2.0 Nota: Data: / /2015 Professora: Angela Disciplina: Geografia Nome: n o : Ano: 6º 4º bimestre Trabalho de Recuperação de Geografia Orientações: - Leia atentamente

Leia mais

Oi amigos. A maioria de vocês já me conhece, eu sou o Kiko, o amigo do futuro, e vou apresentar a vocês o Tibum, que é o amigo da água.

Oi amigos. A maioria de vocês já me conhece, eu sou o Kiko, o amigo do futuro, e vou apresentar a vocês o Tibum, que é o amigo da água. Oi amigos. A maioria de vocês já me conhece, eu sou o Kiko, o amigo do futuro, e vou apresentar a vocês o Tibum, que é o amigo da água. 01 Água no corpo humano: cérebro 75% sangue 81% músculos 75% coração

Leia mais

Aluno (a): Professor:

Aluno (a): Professor: 3º BIM P1 LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS 6º ANO Aluno (a): Professor: Turma: Turno: Data: / / Unidade: ( ) Asa Norte ( ) Águas Lindas ( )Ceilândia ( ) Gama ( )Guará ( ) Pistão Norte ( ) Recanto das Emas

Leia mais

Unidade. 6 Coleção IAB de Ciências / 3º ANO

Unidade. 6 Coleção IAB de Ciências / 3º ANO I Unidade 6 Coleção IAB de Ciências / 3º ANO UNIDADE I: A VIDA EM NOSSO PLANETA Introdução A ciência se faz com observação da natureza, perguntas e busca de respostas. Você já observou como o Planeta Terra

Leia mais

Água. Material de Apoio - Água

Água. Material de Apoio - Água Água Material de Apoio Programa Escola Amiga da Terra Mapa Verde Realização: Instituto Brookfield Assessoria: Práxis Consultoria Socioambiental Este material foi utilizado pelos educadores participantes

Leia mais

Luigi - 1º ano A. A família Pimentel é consciente da necessidade da preservação do meio ambiente, contribuímos com pequenos atos como:

Luigi - 1º ano A. A família Pimentel é consciente da necessidade da preservação do meio ambiente, contribuímos com pequenos atos como: Luigi - 1º ano A A família Pimentel é consciente da necessidade da preservação do meio ambiente, contribuímos com pequenos atos como: Coleta seletiva, economia de água (banhos mais curtos, fechar a torneira

Leia mais

Profa. Ana Luiza Veltri

Profa. Ana Luiza Veltri Profa. Ana Luiza Veltri EJA Educação de Jovens e Adultos Água de beber Como está distribuída a água no mundo? A Terra, assim como o corpo humano, é constituída por dois terços de água; Apenas 1% da quantidade

Leia mais

Cerrado e caatinga. Compare estas duas fotos:

Cerrado e caatinga. Compare estas duas fotos: A UU L AL A Cerrado e caatinga Compare estas duas fotos: cerrado caatinga Observando as duas figuras, a característica que mais nos chama a atenção é que os dois ambientes parecem muito secos. Nesta aula,

Leia mais

Ciências/15 6º ano Turma:

Ciências/15 6º ano Turma: Ciências/15 6º ano Turma: 2º trimestre Nome: Data: / / 6ºcie302r Roteiro de Estudos- Recuperação de Ciências 6 ANO 2º trimestre Atividades para a oficina de estudo: Ciências - 6º ano 2º trimestre * Organizador-

Leia mais

No nosso planeta podemos encontrar dois tipos de água: a doce e a salgada.

No nosso planeta podemos encontrar dois tipos de água: a doce e a salgada. Água Água é vida A água é para o Homem, para os animais e para as plantas um elemento de primeira necessidade, É essencial à vida! É indispensável ao Homem, como bebida, como alimento, para sua higiene

Leia mais

::Seu João o Senhor sabe o que é o meio ambiente?

::Seu João o Senhor sabe o que é o meio ambiente? O Meio Ambiente ::Seu João o Senhor sabe o que é o meio ambiente? Seu João: Não sei não! Mas quero que você me diga direitinho pra eu aprender e ensinar todo mundo lá no povoado onde eu moro. : Seu João,

Leia mais

Profª: Sabrine V. Welzel

Profª: Sabrine V. Welzel Geografia 6 Ano Águas Continentais e Oceânicas 1 - Observe a imagem a seguir e explique com suas palavras sobre o que se trata: 2 Complete os espaços em branco com palavras abaixo destacadas: Solos subterrâneas

Leia mais

Projeto de Educação Ambiental

Projeto de Educação Ambiental Apresenta Projeto de Educação Ambiental A água é o recurso natural mais abundante do planeta. Porém, apenas 0,007% da água de rios e lagos é disponível para consumo, dos quais grande parte está poluída.

Leia mais

Vamos fazer um mundo melhor?

Vamos fazer um mundo melhor? Vamos fazer um mundo melhor? infanto-junvenil No mundo em que vivemos há quase 9 milhões de espécies de seres vivos, que andam, voam, nadam, vivem sobre a terra ou nos oceanos, são minúsculos ou enormes.

Leia mais

Bingo das atitudes sustentáveis

Bingo das atitudes sustentáveis de educação ambie s e d a ntal id Ativ Bingo das atitudes sustentáveis 4º a no do tal n e Ensino Fundam Autora: Alessandra M. Cavichia Atanazio Atividades de educação ambiental Bingo das Atitudes Sustentáveis

Leia mais

Atividade de Aprendizagem 1 Aquífero Guarani Eixo(s) temático(s) Tema Conteúdos Usos / objetivos Voltadas para procedimentos e atitudes Competências

Atividade de Aprendizagem 1 Aquífero Guarani Eixo(s) temático(s) Tema Conteúdos Usos / objetivos Voltadas para procedimentos e atitudes Competências Aquífero Guarani Eixo(s) temático(s) Vida e ambiente / Terra e universo Tema Água e vida / ciclo hidrológico do planeta Conteúdos Águas subterrâneas Usos / objetivos Aprofundamento do estudo sobre as águas

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA. Águas no Brasil: A Visão dos Brasileiros

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA. Águas no Brasil: A Visão dos Brasileiros PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA Águas no Brasil: A Visão dos Brasileiros O que o brasileiro pensa sobre a conservação e o uso da água no Brasil METODOLOGIA OBJETIVO Levantar informações para subsidiar o planejamento

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 2. o ANO/EF - 2015

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 2. o ANO/EF - 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC MINAS E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 2. o ANO/EF - 2015 Caro (a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

A água. Alexandra Daniela

A água. Alexandra Daniela A água Novembro de 2007 Alexandra Daniela Luciana 12 1 Essa água poluída pode matar peixes e outros animais que a bebem e provocar doenças nas pessoas. Também faz com que as reservas de água potável (que

Leia mais

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE CIÊNCIAS NATURAIS. Aluno (a): 6 ano Turma:

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE CIÊNCIAS NATURAIS. Aluno (a): 6 ano Turma: Escola Estadual AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE CIÊNCIAS NATURAIS Professor (a) : Data: / /2012 Aluno (a): 6 ano Turma: 1 - Todos os seres vivos e a parte não-viva de um ambiente (água, minerais do solo, gases

Leia mais

Ideal Qualificação Profissional

Ideal Qualificação Profissional 2 0 1 1 Finalista Estadual - SP Categoria Serviços de Educação 2 0 1 2 Vencedora Estadual - SP Categoria Serviços de Educação 2 0 1 2 Finalista Nacional Categoria Serviços de Educação Apresentação O desenvolvimento

Leia mais

Meio Ambiente PROJETOS CULTURAIS. 4 0 a O - fu dame tal. Cuidar da vida também é coisa de criança. Justificativa

Meio Ambiente PROJETOS CULTURAIS. 4 0 a O - fu dame tal. Cuidar da vida também é coisa de criança. Justificativa Meio Ambiente 4 0 a O - fu dame tal Cuidar da vida também é coisa de criança Justificativa PROJETOS CULTURAIS Na idade escolar, as crianças estão conhecendo o mundo (Freire, 1992), sentindo, observando,

Leia mais

ATITUDES QUE DEVES DE TOMAR: Economizar Reciclar e Reutilizar

ATITUDES QUE DEVES DE TOMAR: Economizar Reciclar e Reutilizar A Crise da Água ATITUDES QUE DEVES DE TOMAR: Economizar Reciclar e Reutilizar ÁGUA A água é um recurso natural que depende da maneira como o Homem a utiliza para ser renovável ou não. Quando se pensa que

Leia mais

Encanador. 4) Número de Aulas: O trabalho será realizado em cinco etapas, divididas em aulas a critério do professor.

Encanador. 4) Número de Aulas: O trabalho será realizado em cinco etapas, divididas em aulas a critério do professor. Encanador 1) Objetivos Gerais Aprofundar os conhecimentos sobre o profissional que tem como um dos focos de trabalho a água e o saneamento básico, assim como problemas que podem ocorrer quando houver sinistros

Leia mais

Prova bimestral CIÊNCIAS. 3 o Bimestre 4 o ano

Prova bimestral CIÊNCIAS. 3 o Bimestre 4 o ano Material elaborado pelo Ético Sistema Ensino Ensino Fundamental Publicado em 2011 Prova bimestral 3 o Bimestre 4 o ano CIÊNCIAS Data: / / Nível: Escola: Nome: A água é o elemento mais abundante na Terra

Leia mais

SISTEMA GÁLATAS EDUCACIONAL DISCIPLINA: CIÊNCIAS - 5ºANO DATA: / /2014 AV2-1ºBIMESTRE. NOME: Vale 10,0

SISTEMA GÁLATAS EDUCACIONAL DISCIPLINA: CIÊNCIAS - 5ºANO DATA: / /2014 AV2-1ºBIMESTRE. NOME: Vale 10,0 SISTEMA GÁLATAS EDUCACIONAL DISCIPLINA: CIÊNCIAS - 5ºANO DATA: / /2014 AV2-1ºBIMESTRE NOME: Vale 10,0 1ª QUESTÃO VALE 0,2 Leia a charge de Maurício de Souza abaixo com atenção: Marque com um x a resposta

Leia mais

OS CUIDADOS COM A ÁGUA NA ESCOLA FUNDAMENTAL PROFESSOR ADAILTON COELHO COSTA

OS CUIDADOS COM A ÁGUA NA ESCOLA FUNDAMENTAL PROFESSOR ADAILTON COELHO COSTA OS CUIDADOS COM A ÁGUA NA ESCOLA FUNDAMENTAL PROFESSOR ADAILTON COELHO COSTA Dantas 1, Mayara; Gomes 1, Márcia; Silva 1, Juliene; Silva 1, Jaciele; 1 Discente do Curso de Bacharelado em Ecologia; 2 Professora

Leia mais

Este caderno contém exercícios de fixação e passatempos sobre os temas: Água no cotidiano - Módulo 1. A oferta de água - Módulo 2

Este caderno contém exercícios de fixação e passatempos sobre os temas: Água no cotidiano - Módulo 1. A oferta de água - Módulo 2 professor Este caderno contém exercícios de fixação e passatempos sobre os temas:. Mapa conceitual sobre Água: Água no cotidiano - Módulo que são em três estados físicos A oferta de água - Módulo 2 é encontrada

Leia mais

Como os seres vivos modificam o ambiente?

Como os seres vivos modificam o ambiente? Como os seres vivos modificam o ambiente? O ar e a água possibilitam a integração dos seres vivos na dinâmica planetária. Por que a parede do copo com água fria fica molhada? Será? Toda matéria é constituída

Leia mais

A dinâmica do relevo terrestre e A hidrografia terrestre

A dinâmica do relevo terrestre e A hidrografia terrestre 1 O relevo terrestre é formado e modelado pela ação de diversos agentes internos (movimentos tectônicos, vulcanismo, terremoto) e externos (ação das águas, do vento e do próprio homem). Explique de que

Leia mais

Colégio Visconde de Porto Seguro

Colégio Visconde de Porto Seguro Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade I 2011 AULA 1 Ensino Fundamental e Ensino Médio Atividade de Recuperação Contínua Nome do (a) Aluno (a): Atividade de Recuperação Contínua de Ciências Nível I Classe:

Leia mais

I B OP E Opinião. O que o brasileiro pensa e faz em relação à conservação e uso da água

I B OP E Opinião. O que o brasileiro pensa e faz em relação à conservação e uso da água PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA Águas no Brasil: A visão dos brasileiros O que o brasileiro pensa e faz em relação à conservação e uso da água Dezembro, 2006 METODOLOGIA OBJETIVO Levantar informações para

Leia mais

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO VI Unidade Portugal Série: 4 o ano (3 a série) Período: MANHÃ Data: 29/6/2011 PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE Nome: Turma: Valor da prova: 3,5 Nota: Eixo temático Proteção ao meio

Leia mais

Conselhos Úteis de Poupança. Vamos poupar

Conselhos Úteis de Poupança. Vamos poupar Conselhos Úteis de Poupança Vamos poupar Vamos poupar água Sabias que a Terra está 70% coberta de água e 97% dessa água está nos mares e oceanos e é salgada? Os outros 3% de água doce existem nos lagos,

Leia mais

Nós, da GWA, estamos contentes por esta cartilha ter chegado às suas mãos. Por meio dela, conversaremos com você sobre assuntos muito importantes e

Nós, da GWA, estamos contentes por esta cartilha ter chegado às suas mãos. Por meio dela, conversaremos com você sobre assuntos muito importantes e 1 Nós, da GWA, estamos contentes por esta cartilha ter chegado às suas mãos. Por meio dela, conversaremos com você sobre assuntos muito importantes e muito atuais. Em primeiro lugar, gostaríamos de dizer

Leia mais

Prova bimestral. Língua portuguesa. A água. 4 o Bimestre 3 o ano. 1. Leia um trecho do texto A água, de Millôr Fernandes.

Prova bimestral. Língua portuguesa. A água. 4 o Bimestre 3 o ano. 1. Leia um trecho do texto A água, de Millôr Fernandes. Material elaborado pelo Ético Sistema de Ensino Ensino fundamental Publicado em 2011 Prova bimestral 4 o Bimestre 3 o ano Língua portuguesa Data: / / Nível: Escola: Nome: 1. Leia um trecho do texto A água,

Leia mais

O homem e o meio ambiente

O homem e o meio ambiente A U A UL LA O homem e o meio ambiente Nesta aula, que inicia nosso aprendizado sobre o meio ambiente, vamos prestar atenção às condições ambientais dos lugares que você conhece. Veremos que em alguns bairros

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID ESCOLA ESTADUAL FLORIANO CAVALCANTI FLOCA DISCIPLINA: GEOGRAFIA DOCENTE: SERGIO VIDAL

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID ESCOLA ESTADUAL FLORIANO CAVALCANTI FLOCA DISCIPLINA: GEOGRAFIA DOCENTE: SERGIO VIDAL PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID ESCOLA ESTADUAL FLORIANO CAVALCANTI FLOCA DISCIPLINA: GEOGRAFIA DOCENTE: SERGIO VIDAL Bolsistas: Ilnara Juvêncio Josilene de Brito Você

Leia mais

ÁGUA QUE BRILHA E ILUMINA A VIDA Aos Educadores:

ÁGUA QUE BRILHA E ILUMINA A VIDA Aos Educadores: ÁGUA QUE BRILHA E ILUMINA A VIDA Aos Educadores: A consciência ecológica levanta-nos um problema de profundidade e vastidão extraordinárias. Temos que defrontar ao mesmo tempo o problema da Vida na Terra,

Leia mais

Olá meninos, vocês parecem contrariados. O que aconteceu?

Olá meninos, vocês parecem contrariados. O que aconteceu? Olá meninos, vocês parecem contrariados. O que aconteceu? Puxa, o lixo é mesmo um problema muito sério. Vocês sabiam que muitos animais silvestres estão morrendo porque confundem lixo com comida? Sério?

Leia mais

Realização: Aquecimento Global. Parceiros: Apoiadores:

Realização: Aquecimento Global. Parceiros: Apoiadores: Realização: Parceiros: Aquecimento Global Apoiadores: O que é o efeito estufa? É um fenômeno natural, provocado por alguns gases da atmosfera, que mantêm o nosso planeta aquecido. Esse processo acontece

Leia mais

A Importância da reciclagem

A Importância da reciclagem Texto 1 A Importância da reciclagem Vanessa Minuzzi Bidinoto Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que jogamos fora. Para compreendermos a reciclagem

Leia mais

Casa Saudável. Kit. 1 horta familiar permacultural para produção orgânica. 1 banheiro seco (compostável)

Casa Saudável. Kit. 1 horta familiar permacultural para produção orgânica. 1 banheiro seco (compostável) Casa Saudável Kit 1 banheiro seco (compostável) 1 caixa reservatório (cisterna) de 16 mil litros para captar água da chuva 1 horta familiar permacultural para produção orgânica Pequenas reformas e requalificação

Leia mais

ATIVIDADES DE CIÊNCIAS 3ª S SÉRIES A-B-C-D. 1. Veja um esquema que representa, de forma simplificada, o ciclo da água no ambiente.

ATIVIDADES DE CIÊNCIAS 3ª S SÉRIES A-B-C-D. 1. Veja um esquema que representa, de forma simplificada, o ciclo da água no ambiente. Nome: n.º 3ª Barueri, de de 2009. 2ª Postagem Disciplina: CIÊNCIAS ATIVIDADES DE CIÊNCIAS 3ª S SÉRIES A-B-C-D 1. Veja um esquema que representa, de forma simplificada, o ciclo da água no ambiente. a) Os

Leia mais

Amanda Aroucha de Carvalho. Reduzindo o seu resíduo

Amanda Aroucha de Carvalho. Reduzindo o seu resíduo Amanda Aroucha de Carvalho Reduzindo o seu resíduo 1 Índice 1. Apresentação 2. Você sabe o que é Educação Ambiental? 3. Problemas Ambientais 4. Para onde vai o seu resíduo? 5. Soluções para diminuir a

Leia mais

REDUÇÃO DE DESPERDÍCIO DE RECURSOS NATURAIS

REDUÇÃO DE DESPERDÍCIO DE RECURSOS NATURAIS CONSUMO CONSCIENTE REDUÇÃO DE DESPERDÍCIO DE RECURSOS NATURAIS ÁGUA ENERGIA INSUMOS Desenvolvimento Sustentável A ÁGUA NOSSO BEM MAIS PRECIOSO Distribuição de toda água doce 1,8 % 0,96 % 0,02 % 0,001 %

Leia mais

LUGARES E PAISAGENS DO PLANETA TERRA

LUGARES E PAISAGENS DO PLANETA TERRA LUGARES E PAISAGENS DO PLANETA TERRA AS ÁGUAS DE SUPERFÍCIE Os rios são cursos naturais de água doce. Eles podem se originar a partir do derretimento de neve e de geleiras, de um lago ou das águas das

Leia mais

Mudanças de estado da água: fusão, solidificação, evaporação, ebulição, condensação...

Mudanças de estado da água: fusão, solidificação, evaporação, ebulição, condensação... PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= Mudanças de estado

Leia mais

Conteúdo: Aula: 12 assíncrona. Ciclo da água e dos nutrientes. Ciclo do nitrogênio, carbono e oxigênio. CONTEÚDO E HABILIDADES

Conteúdo: Aula: 12 assíncrona. Ciclo da água e dos nutrientes. Ciclo do nitrogênio, carbono e oxigênio. CONTEÚDO E HABILIDADES CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Aula: 12 assíncrona Conteúdo: Ciclo da água e dos nutrientes. Ciclo do nitrogênio, carbono e oxigênio. 2 CONTEÚDO E

Leia mais

Aula 19 Conteúdo O homem e o meio ambiente. Principais problemas ambientais do mundo.

Aula 19 Conteúdo O homem e o meio ambiente. Principais problemas ambientais do mundo. CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade IV Natureza sociedade: questões ambientais. Aula 19 Conteúdo O homem e o meio ambiente. Principais problemas ambientais do mundo. 2 CONTEÚDO

Leia mais

A HIDROSFERA. Colégio Senhora de Fátima. Disciplina: Geografia 6 ano Profª Jenifer Tortato

A HIDROSFERA. Colégio Senhora de Fátima. Disciplina: Geografia 6 ano Profª Jenifer Tortato A HIDROSFERA Colégio Senhora de Fátima. Disciplina: Geografia 6 ano Profª Jenifer Tortato A HIDROSFERA A água é o mais abundante solvente natural que atua no sentido de desagregar, ou seja, fragmentar

Leia mais

CUIDANDO DO MEIO AMBIENTE A PARTIR DA MINHA VIDA COTIDIANA

CUIDANDO DO MEIO AMBIENTE A PARTIR DA MINHA VIDA COTIDIANA CUIDANDO DO MEIO AMBIENTE A PARTIR DA MINHA VIDA COTIDIANA Resumo Aline T. de Aquino Renata C. Vinha O trabalho em questão foi desenvolvido no Centro Municipal de Educação Infantil CEMEI Casa Azul, com

Leia mais

Eu sempre ouço dizer. Que as cores da pele são diferentes. Outros negros e amarelos. Há outras cores na pele dessa gente

Eu sempre ouço dizer. Que as cores da pele são diferentes. Outros negros e amarelos. Há outras cores na pele dessa gente De todas as cores Eu sempre ouço dizer Que as cores da pele são diferentes Que uns são brancos Outros negros e amarelos Mas na verdade Há outras cores na pele dessa gente Tem gente que fica branca de susto

Leia mais

Que calorão! Entenda por que o efeito estufa ameaça nosso planeta.

Que calorão! Entenda por que o efeito estufa ameaça nosso planeta. Nome: Ensino: F undamental 4 o ano urma: Língua Por ortuguesa T Data: 5/8/2009 Que calorão! Entenda por que o efeito estufa ameaça nosso planeta. O clima na Terra não é sempre igual e a temperatura aumenta

Leia mais

Curso: Panorama dos Recursos Hídricos no Mundo e no Brasil

Curso: Panorama dos Recursos Hídricos no Mundo e no Brasil Curso: Panorama dos Recursos Hídricos no Mundo e no Brasil Aula: A água em números Alexandre Resende Tofeti Brasília - DF 23 de Agosto de 2013 CFI Dados sobre a Água no Mundo e na América do Sul Reservas

Leia mais

VAMOS CUIDAR DA ÁGUA!

VAMOS CUIDAR DA ÁGUA! VAMOS CUIDAR DA ÁGUA! OLÁ! TUDO BEM? Prepare-se! Nas próximas páginas você vai aprender ainda mais sobre a água e entender porque economizar cada gotinha dela é tão importante. Veja a seguir algumas dicas

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências Nome: Ano: 5º Ano 1º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Ciências da Natureza Disciplina:

Leia mais

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração A UU L AL A Respiração A poluição do ar é um dos problemas ambientais que mais preocupam os governos de vários países e a população em geral. A queima intensiva de combustíveis gasolina, óleo e carvão,

Leia mais

Unidade 2 Água: substância vital

Unidade 2 Água: substância vital Sugestões de atividades Unidade 2 Água: substância vital 6 CIÊNCIAS Estados físicos da água 1. Como ocorre o processo de formação das nuvens? 2. A água pode ser encontrada nos diferentes estados físicos

Leia mais

ATITUDE 1 Criança vacinada é criança protegida contra vários tipos de doenças. Parabéns! Você participou da última Campanha de Vacinação e está com o seu cartão da saúde em dia! Avance até a casa 7. ATITUDE

Leia mais

Ciclo hidrológico. Distribuição da água na Terra. Tipo Ocorrência Volumes (km 3 ) Água doce superficial. Rios. Lagos Umidade do solo.

Ciclo hidrológico. Distribuição da água na Terra. Tipo Ocorrência Volumes (km 3 ) Água doce superficial. Rios. Lagos Umidade do solo. Ciclo hidrológico Quase toda a água do planeta está concentrada nos oceanos. Apenas uma pequena fração (menos de 3%) está em terra e a maior parte desta está sob a forma de gelo e neve ou abaixo da superfície

Leia mais

Serão distribuídos: Para os professores: Cinco módulos temáticos e um caderno de atividades. Para os alunos: um caderno de atividades.

Serão distribuídos: Para os professores: Cinco módulos temáticos e um caderno de atividades. Para os alunos: um caderno de atividades. professor Serão distribuídos: Para os professores: Cinco módulos temáticos e um caderno de atividades. Para os alunos: um caderno de atividades. Também serão produzidos, dentro de sala de aula, cartazes

Leia mais

DICAS PARA UM MUNDO MELHOR

DICAS PARA UM MUNDO MELHOR DICAS PARA UM MUNDO MELHOR Cartilha do Meio Ambiente Mobilização Energia Transporte Água CUIDANDO DO FUTURO Desenvolvimento sustentável define-se como aquele que atende às necessidades do presente sem

Leia mais

A Qualidade da Água nas Cidades de Campina Grande e Taperoá. *gicelia.moreira2009@gmail.com

A Qualidade da Água nas Cidades de Campina Grande e Taperoá. *gicelia.moreira2009@gmail.com A Qualidade da Água nas Cidades de e Gicélia Moreira (ID) 1,AntonioJoão S. Filho(ID) 1 Nataline C. S. Barbosa (ID) 1 Antonio N. de Souza (PG) Departamento de Química CCT-UEPB *gicelia.moreira2009@gmail.com

Leia mais

Jardim Escola Aladdin

Jardim Escola Aladdin Jardim Escola Aladdin Os 4 Rs da Sustentabilidade Rio de janeiro 2016 Objetivo geral Esse projeto tem como objetivo promover o envolvimento dos alunos, professores, pais e comunidade em defesa à sustentabilidade

Leia mais

O que é Água Filtrada?

O que é Água Filtrada? O que é Água Filtrada? Via Filtros Sistemas Filtrante 2015 Falar de água filtrada interessa a todos, afirmo isso porque eu mesmo já procurei muito sobre esse assunto e queria entender o porquê é importante

Leia mais

O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa.

O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa. O que é o Aquecimento Global? O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa. O efeito estufa é um fenômeno natural e consiste na retenção de calor irradiado pela

Leia mais

LeYa Leituras Projeto de Leitura

LeYa Leituras Projeto de Leitura LeYa Leituras Projeto de Leitura Nome do livro: O ciclo da água Autoras: Cristina Quental e Mariana Magalhães Currículo das autoras: Cristina Quental é educadora infantil e alterna o trabalho na escola

Leia mais

1 Nº 1 - Fevereiro de 2011

1 Nº 1 - Fevereiro de 2011 O Senhor Buriti, guardião do PLANETA para proteger a cidade fez cinco anéis mágicos a partir do arco íris com os poderes do vento, água, terra, fogo e amor. A união dos cinco poderes fazem surgir o capitão

Leia mais

b) Nesse solo, a água é absorvida mais lentamente e ele se mantém úmido.

b) Nesse solo, a água é absorvida mais lentamente e ele se mantém úmido. Atividade de Estudo - Ciências 4º ano Nome: 1- IDENTIFIQUE o tipo de solo, de acordo com as características abaixo: a) Tipo de solo que retém pouca água; raramente as plantas conseguem se desenvolver nele.

Leia mais

Medida do consumo de água

Medida do consumo de água Ensino Fundamental 2 Nome N o 5 a série Ciências Prof a Cristiane Data / / Medida do consumo de água As residências abastecidas por água proveniente de estações de tratamento possuem um aparelho que mede

Leia mais

O curativo do umbigo

O curativo do umbigo Higiene do bebê O curativo do umbigo Organizo meu futuro porque o presente já passou. O curativo do umbigo deve ser feito todos os dias, depois do banho, até que o cordão do umbigo seque e caia. Isso leva

Leia mais

Você sabia. As garrafas de PET são 100% recicláveis. Associação Brasileira da Indústria do PET

Você sabia. As garrafas de PET são 100% recicláveis. Associação Brasileira da Indústria do PET Você sabia? As garrafas de PET são 100% recicláveis Associação Brasileira da Indústria do PET O Brasil é um dos maiores recicladores de PET do mundo A reciclagem é uma atividade industrial que gera muitos

Leia mais

Sociedade e Tecnologia

Sociedade e Tecnologia Sociedade e Tecnologia Tema: Tratamento de água Problematização Inicial Conta de água e esgoto (consumo total e per capita; unidades; consumo mês/ano). Desafio Calcule seu consumo doméstico de água e veja

Leia mais

Ciclos Biogeoquímicos

Ciclos Biogeoquímicos Os organismos retiram constantemente da natureza os elementos químicos de que necessitam, mas esses elementos sempre retornam ao ambiente. O processo contínuo de retirada e de devolução de elementos químicos

Leia mais

BRASIL: UM PAÍS DE MUITAS ESPÉCIES

BRASIL: UM PAÍS DE MUITAS ESPÉCIES Nome: Data: / / 2015 ENSINO FUNDAMENTAL Visto: Disciplina: Natureza e Cultura Ano: 1º Lista de Exercícios de VC Nota: BRASIL: UM PAÍS DE MUITAS ESPÉCIES QUANDO OS PORTUGUESES CHEGARAM AO BRASIL, COMANDADOS

Leia mais

Localização Estoques Hídricos

Localização Estoques Hídricos ÁGUA USO RACIONAL FUNDAÇÃO RELICTOS Ciclo da Água Estado Físico da Água. Localização Estoques Hídricos Água no Mundo Água no Nosso Corpo 74% do nosso corpo também é constituído de água. Assim como a água

Leia mais

Lixo é tudo aquilo que já não tem utilidade e é jogado fora, qualquer material de origem doméstica ou industrial.

Lixo é tudo aquilo que já não tem utilidade e é jogado fora, qualquer material de origem doméstica ou industrial. Lixo reflexo da sociedade Definição Lixo é tudo aquilo que já não tem utilidade e é jogado fora, qualquer material de origem doméstica ou industrial. Todo lixo gerado pode ser classificado em dois tipos:orgânico

Leia mais

ÁGUA. USOS, DISTRIBUIÇÃO e PRESERVAÇÃO

ÁGUA. USOS, DISTRIBUIÇÃO e PRESERVAÇÃO ÁGUA USOS, DISTRIBUIÇÃO e PRESERVAÇÃO Embora a água seja a substância mais abundante do nosso planeta, especialistas e autoridades internacionais alertam para um possível colapso das reservas de água doce,

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA 1º BIMESTRE 4º ANO

CIÊNCIAS PROVA 1º BIMESTRE 4º ANO PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS PROVA 1º BIMESTRE 4º ANO 2010 Questão 1 PROVA DE CIÊNCIAS 4 ANO Boa alimentação

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES IMPORTÃNCIA DA ÁGUA PARA OS SERES VIVOS

LISTA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES IMPORTÃNCIA DA ÁGUA PARA OS SERES VIVOS CIÊNCIAS 6º Ano do Ensino Fundamental Professora: Stella Maris Nome: Nº. Turma: LISTA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES IMPORTÃNCIA DA ÁGUA PARA OS SERES VIVOS Questão 1- A água é a substância que se encontra

Leia mais

Limpando a Caixa D'água

Limpando a Caixa D'água Limpando a Caixa D'água É muito importante que se faça a limpeza no mínimo 2 (duas) vezes ao ano. Caixas mal fechadas/tampadas permitem a entrada de pequenos animais e insetos que propiciam sua contaminação.

Leia mais

NÚCLEO DE GESTÃO AMBIENTAL NGA IFC - CÂMPUS VIDEIRA USO RACIONAL DE RECURSOS NATURAIS E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

NÚCLEO DE GESTÃO AMBIENTAL NGA IFC - CÂMPUS VIDEIRA USO RACIONAL DE RECURSOS NATURAIS E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL NÚCLEO DE GESTÃO AMBIENTAL NGA IFC - CÂMPUS VIDEIRA USO RACIONAL DE RECURSOS NATURAIS E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL USO CONSCIENTE DO APARELHO DE AR CONDICIONADO COM OBJETIVO DE ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA Desligá-lo

Leia mais

Meio ambiente conforme o Dicionário Aurélio é aquilo que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas.

Meio ambiente conforme o Dicionário Aurélio é aquilo que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas. Justificativa Meio ambiente conforme o Dicionário Aurélio é aquilo que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas. A Escola de Ensino Fundamental Mondrian, fundada em 2011, começou suas atividades em

Leia mais

SUSTENTABILIDADE? COMO ASSIM?

SUSTENTABILIDADE? COMO ASSIM? SUSTENTABILIDADE? COMO ASSIM? 1. Matéria Bruta Representa a vontade de melhorar o 6. Reciclagem mundo e construir um futuro mais próspero. É o equilíbrio econômico, social e ambiental que garante a qualidade

Leia mais

Água - Recurso Natural

Água - Recurso Natural - Recurso Natural PROF. Carla Gracy Ribeiro Meneses A água é um elemento essencial para a humanidade. Nosso corpo é composto por dois terços de água, isso equivalente ao nosso peso total. Curiosidades!

Leia mais

O maior manancial de água doce do mundo

O maior manancial de água doce do mundo O maior manancial de água doce do mundo O Aquífero Guarani é o maior manancial de água doce Subterrânea transfronteiriço do mundo. Está localizado na região centro-leste da América do Sul, entre 12º e

Leia mais

Sustentabilidade x Desperdício

Sustentabilidade x Desperdício Sustentabilidade x Desperdício Alunos: Antônio Fernandes Margarida Késsia Daniele de Brito Nilmara Oliveira Introdução O tema consciência ambiental tem estado em alta no Brasil. A falta d água em vários

Leia mais

Ficha Técnica. Mais uma edição de nosso jornal,

Ficha Técnica. Mais uma edição de nosso jornal, Nº5 E. M. Professor Lund Fernandes Villela Mais uma edição de nosso jornal, mais notícias, imagens e fatos acontecendo na escola Lund. Essa edição conta com novos alunos do 5º ano que estão animados com

Leia mais

Trabalho realizado por: Fábio Areias, Alexandre Silva, Joana Silva, Tiago Carvalho, André Ribeiro e Nuno Rodrigues Disciplina: Aplicações de

Trabalho realizado por: Fábio Areias, Alexandre Silva, Joana Silva, Tiago Carvalho, André Ribeiro e Nuno Rodrigues Disciplina: Aplicações de Trabalho realizado por: Fábio Areias, Alexandre Silva, Joana Silva, Tiago Carvalho, André Ribeiro e Nuno Rodrigues Disciplina: Aplicações de Escritório Escola: EBI/JI da Barranha 1-Qual o maior Rio de

Leia mais