MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES"

Transcrição

1 (FID) CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA Portaria de Autorização: MEC/SESU nº de 19/12/2008 MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARNAIBA PIAUI 2012

2 (FID) CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA Portaria de Autorização: MEC/SESU nº de 19/12/2008 REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES O Colegiado do Curso de Licenciatura em História, no uso de suas atribuições, RESOLVE: Editar as normas que regem o funcionamento das Atividades Complementares do Curso de Licenciatura em História, de acordo com as seguintes disposições: CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1 O Curso de Graduação em História da Faculdade Internacional do Delta (FID) considerando a importância de outras atividades acadêmicas na formação do profissional, reservou ao curso, parcela significativa de atividades complementares. Compreende-se que tais atividades ampliam os conteúdos das disciplinas que integram o currículo em sentido estrito, permitindo de forma mais efetiva, a interdisciplinaridade e multidisciplinaridade necessárias ao profissional do novo milênio. A possibilidade de frequentar cursos, seminários e outros eventos viabilizam a comunicação entre as diversas áreas e as diversas ciências. A proposta permite ao discente a participação na formação do seu currículo, atendendo à crescente demanda do conhecimento sem a consequente sobrecarga de creditação e no tempo de conclusão de curso. Art. 2 Tendo em vista a importância de preparar um profissional com capacidade crítica e reflexiva que encontre soluções para um mundo em processo constante de mudanças, as atividades complementares têm um papel importante na formação crítica, reflexiva e construtiva que se oportuniza no curso. Para tanto, são estimulados o desenvolvimento dessas atividades, através de entidades de curso, busca de parcerias com outras instituições, de forma que seja possibilitado ao aluno uma contínua inserção nos processos de sua comunidade.

3 CAPÍTULO II DOS OBJETIVOS Art. 3 As atividades complementares incluem o Ensino, a Pesquisa e a Extensão. O objetivo geral das atividades complementares é o de flexibilizar o Currículo Pleno do Curso, de modo a propiciar aos acadêmicos a possibilidade de aprofundamento temático e interdisciplinar trajetória autônoma e particular, com conteúdos que lhe permitam enriquecer os conhecimentos propiciados pelo curso. Art. 4 As atividades acadêmicas complementares direcionam-se às necessidades profissionais no âmbito da manipulação de tecnologias, acesso e novas informações, integrando conhecimentos dos campos de estudo com docência e atuação profissional. Art. 5 Estas atividades são incrementadas no decorrer de todo o Curso de Graduação em História, visto que a Faculdade Internacional do Delta (FID) dispõe de mecanismos de aproveitamento desses conhecimentos, adquiridos pelo estudante através de estudos e práticas independentes, podendo ser realizadas nesta IES ou fora dela. As atividades são ajustadas entre o corpo discente, a direção ou coordenação do curso, tornando públicas as modalidades admitidas, de modo a permitir a livre escolha do aluno. Art. 6 O Estudante do Curso de Graduação em História desta IES deverá obrigatoriamente completar ao longo de sua graduação 16 (dezesseis) créditos, equivalente a 240 (duzentos e quarenta) em atividades complementares. A carga horária é convertida em créditos, na proporção de 15 (quinze), equivalendo a 01 (um) crédito. Art. 7 O estudante pode realizar atividades complementares desde o primeiro semestre do curso, a qualquer momento, inclusive no período de férias escolares. Se ao final do curso, o mesmo não houver completado a carga horária de atividades complementares, não poderá colar grau. Art. 8 Nesta perspectiva, o Curso de Graduação em História juntamente com a direção da Faculdade, e o Centro Acadêmico do curso promovem constantemente eventos e desenvolvem projetos, a fim de incentivar a participação discente disponibilizando atividades complementares necessárias ao processo de formação, atualização e integração do estudante com as demais disciplinas.

4 CAPÍTULO III DA ORGANIZAÇÃO Art. 9 As atividades reconhecidas como complementares são classificadas em: 1. Atividades de Iniciação à Docência e à Pesquisa; 2. Congressos, seminários, conferências e outras atividades assistidas; 3. Publicações; 4. Vivência Profissional Complementar; e 5. Atividades de Extensão. Cada atividade possui uma carga horária limítrofe por cada grupo (ANEXO i). Art. 10 O aproveitamento da atividade complementar é realizado por meio da apresentação de um relatório padronizado (ANEXO II) e a comprovação pela certificação. Art. 11 O acompanhamento das Atividades Complementares é realizado por meio do Sistema Acadêmico da FID e da Ficha de Acompanhamento Individual do Acadêmico (ANEXO III). Isso permite o controle das atividades desenvolvidas tanto pelo estudante como pelo Gestor de Atividades Complementares do Curso. Art. 12 Antes de realizar uma Atividade Complementar, o aluno deverá solicitar parecer favorável do Coordenador de Atividades Complementares do Curso (Coordenador do Curso ou outro professor por ele designado), sobre a relevância daquela atividade para a sua formação profissional, obtendo, assim, autorização para realização da atividade. Art. 13 Deverá ser respeitado o limite de carga horária por Atividade Complementar. Não poderá ser aproveitada a carga horária que ultrapassar o limite fixado por cada grupo como apresentado no Anexo I. Art. 14 Após a realização da atividade, o discente registra a atividade no Sistema Acadêmico da FID e posteriormente encaminha à Coordenação do Curso de Licenciatura em História, no prazo de 30 (trinta) dias, os comprovantes cabíveis para deferimento ou indeferimento da atividade e registro na Ficha Individual do Acadêmico. Art. 15 Cabe ao Coordenador de Atividade Complementar aprovar o Plano de Atividades Complementares de cada aluno, exigir a comprovação documental pertinente, checar no Sistema Acadêmico da FID, as informações lançadas pelo estudante, controlar e lançar as atividades cumpridas na ficha individual de cada aluno e a respectiva carga horária computada para fins de registro no histórico escolar correspondente, após o cumprimento carga horária mínima.

5 Art. 16 Não serão consideradas atividades complementares as atividades já computadas no Fluxograma Curricular. Art.17 A carga horária atribuída pelo Coordenador de Atividades Complementares a cada uma das atividades obedecerá uma escala variável até o limite daquela solicitada com a atividade analisada, atendendo a critérios de desempenho e qualidade. Art. 18 Os comprovantes (originais) apresentados pelo aluno serão devolvidos após análise do Coordenador de Atividades Complementares e devem permanecer sob a posse e responsabilidade direta de cada aluno. Será arquivado em uma pasta individual na coordenação do Curso as fichas individuais e respectivas xérox dos comprovantes das atividades complementares realizadas por cada estudante. Art. 19 Quando ocorrer eventual solicitação de comprovantes já analisados, deverá o aluno reapresentá-los ao Coordenador de Atividades Complementares do Curso de Graduação em História. CAPÍTULO IV DAS COMPETÊNCIAS Art. 20 O controle acadêmico do cumprimento dos créditos referentes às atividades complementares é responsabilidade do Coordenador das Atividades Complementares, que é um professor do Núcleo de Docentes Estruturante, designado pelo Coordenador do Curso, a quem cabe avaliar a documentação exigida para validação da atividade. Art. 21 Antes de realizar uma Atividade Complementar, o estudante deverá solicitar parecer favorável do Coordenador do Curso ou do Gestor de Atividades Complementares, assim como de outro professor por ele designado, sobre a relevância daquela atividade para a sua formação profissional, obtendo assim, autorização para aa realização da atividade.. Art. 22 Cabe ao Gestor de Atividade Complementar avalizar a documentação exigida para validação da Atividade Complementar, registrar na ficha individual do estudante e deferir a atividade no Sistema Acadêmico da FID, após efetuado o lançamento pelo estudante.

6 Art. 23 Sendo aceita a atividade complementar realizada pelo aluno cabe ao Coordenador atribuir a carga horária correspondente. CAPÍTULO V DAS DISPOSIÇÕES FINAIS Art. 24 Os alunos que ingressarem no Curso de Graduação em História por meio de algum tipo de transferência ficam também sujeitos ao cumprimento da carga horária de atividades complementares, podendo solicitar à Coordenação das Atividades Complementares o cômputo de parte da carga horária atribuída pela Instituição de origem, observadas as seguintes condições: a) As atividades complementares realizadas na Instituição/curso de origem devem ser compatíveis com as normas acima; b) A carga horária atribuída pela Instituição de origem não poderá ser superior a conferida por esta; c) O limite máximo de aproveitamento da carga horária será de 105 (cento e cinco). Art. 25 A validade das atividades acadêmicas complementares e o respectivo registro para integrar o histórico escolar do aluno são regulamentados pelo colegiado do Curso. Vale ressaltar que o acadêmico tem o prazo mínimo de 5 anos e máximo de 8 anos para compor suas atividades complementares. A obtenção do grau de Licenciado em História está condicionada também ao cumprimento da carga horária mínima de 240 (duzentas e quarenta) de atividades complementares. Art. 26 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Geral do Curso de Graduação em História, ouvido o Coordenador do Curso e o Coordenador de Atividades Complementares.

7 (FID) CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA Portaria de Autorização: MEC/SESU nº de 19/12/2008 ANEXO I 1. Atividades de Iniciação à Docência e à Pesquisa Grupo I: Atividades de iniciação à docência e pesquisa: Exercício de monitoria. Participação em pesquisas e projetos institucionais. Participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PET/PIBIC. Participação em grupos de estudo/pesquisa sob supervisão de professores ou alunos do mestrado e/ou do doutorado. Participação em oficinas de leitura, sob a supervisão de professor com prévia comunicação à Coordenação. Grupo II: Congressos, seminários, conferências e outras atividades assistidas: Congressos, seminários, conferências e palestras assistidos. Defesas de dissertação de mestrado e tese de doutorado assistidas. Eventos, mostras, exposições assistidas. Participação em eventos culturais complementares à formação. Grupo III: Publicações: Artigos publicados em revistas com referência. Artigos publicados em revistas sem referência. Monografias não curriculares. Apresentação de trabalhos em eventos científicos.

8 Participação em concursos, exposições e mostras. Grupo IV: Vivência profissional complementar: Realização de estágios não curriculares. Consultoria ao turismo, museus, arquivos, prefeituras. Realização de estágios em Empresa Júnior / Incubadora de Empresa. Participação em projetos sociais. Grupo V: Atividades de Extensão: Cursos à distância. Disciplinas cursadas em programas de extensão. Outras atividades de extensão O aproveitamento da carga horária seguirá os seguintes critérios: Atividade Carga horária Exercício de monitoria, até 120. Participação em pesquisas e projetos institucionais até 120. Participação no PET/PIBIC, até 120. Participação em grupos de estudo/pesquisa sob supervisão de professores ou alunos do mestrado e/ou do doutorado, até 120. Participação em oficinas de leitura sob supervisão de professor, mestrando ou doutorando, até 120 Congressos, seminários, conferências e palestras assistidos, até 120. Eventos culturais complementares, até 60. Defesas de dissertação de mestrado e tese de doutorado assistidas, até 30.

9 Eventos, mostras, exposições assistidas, até 30. Artigos publicados em revistas com referência, até 90. Artigos publicados em revistas sem referência, até 60. Monografias não curriculares, até 90. Apresentação de trabalhos em eventos científicos, até 90. Participação em concursos, exposições e mostras, até 90. Realização de estágios não curriculares, até 120. Consultorias em turismo, museus, arquivos ou prefeituras, até 60. Realização de estágios em Empresa Júnior / Incubadora de Empresa, até 60. Cursos à distância, até 90. Disciplinas cursadas em programas de extensão, até 90. Outras atividades de extensão, até A carga horária será convertida em créditos na proporção de 15 (quinze) equivalendo a 1 (um) crédito, segundo critérios da FID Deverá ser respeitado o limite de carga horária por cada atividade complementar descrita anteriormente; mesmo que haja autorização para realização da atividade complementar e atribuição de carga horária pelo Coordenador de Atividades Complementares. Não poderá ser aproveitada, para os fins que dispõe este Regulamento, a carga horária que ultrapassar o respectivo limite fixado no item Ficam estabelecidas as seguintes exigências para o aproveitamento das atividades complementares: Atividade Exercício de monitoria Participação em pesquisas e projetos institucionais Requisitos Relatório do Professor Orientador Relatório do Professor Orientador

10 Participação no PET/PIBIC Supervisão de professores Participação em oficinas de leitura Congressos, Seminários, Conferências e Palestras assistidos Eventos culturais complementares à formação do profissional de História Defesas de dissertação de mestrado e tese de doutorado assistidas Eventos, mostras, exposições assistidas Artigos publicados em revistas com referência Artigos publicados em revistas sem referência Monografias não curriculares Apresentação de trabalhos em eventos Científicos Participação em Concursos, Exposições e Mostras Participação em projetos sociais Cursos à distância Realização de estágios em Empresa Júnior / Incubadora de Empresa Consultorias Disciplinas Cursadas em Programas de Extensão Outras atividades de extensão Relatório do Professor Orientador Relatório do Professor Orientador Relatório do participante, revisado pelo supervisor Certificado de presença e apresentação de relatório Certificado de presença e relatório Certificado de presença e apresentação de relatório. Certificado de presença e apresentação de relatório. Artigo publicado Artigo publicado Monografia produzida Trabalho apresentado Trabalho apresentado Atestado de participação e apresentação de relatório. Certificado de realização Atestado de participação e apresentação de relatório. Atestado de realização e relatório Certificado de realização Certificado de realização

11 (FID) CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA Portaria de Autorização: MEC/SESU nº de 19/12/2008 ANEXO II RELATÓRIO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CENTRO: ( ) Ciências da Saúde ( ) Ciências Humanas Curso. ( ) História ( )Serviço.Social ACADÊMICO (A) Nome completo: Turno: Semestre: DADOS DA ATIVIDADE Tipo de Atividade: Título da Atividade: Carga Horária: Período: Local: Instituição/órgão responsável: DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE Descreva sua participação no evento/atividade ressaltando os pontos observados: Contribuição da atividade para sua formação acadêmico-profissional: ANEXOS: ( ) Certificado. ( ) Folder ou panfleto que tenha relação com o evento.

12 RESERVADO À COORDENAÇÃO DO CURSO Parecer: ( ) Favorável ( ) Desfavorável Carga horária validada (caso favorável):. Data: / / Complementares RECIBO Gestor(a) de Atividades Recebemos, do(a) acadêmico(a), do Período do Curso de, requerimento para registro da atividade completar. Data: / / Coordenação do Curso

13 ANEXO III (FID) CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA Portaria de Autorização: MEC/SESU nº de 19/12/2008 FICHA DE REGISTRO DE ATIVIDADES COMPLENTARES NOME: ANO DE INGRESSO: TURMA: 1. ATIVIDADE DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E PESQUISA EVENTO, DATA E LOCAL. CH APROV. LIMITE Monitoria (05 a cada mês) 60 Projetos de Pesquisa Institucional (05 cada mês) 30 Organização de eventos científicos (hora definida no certificado + 05 ) 45 Palestra e minicurso proferido em evento científico (hora definida no certificado + 05 ) EVENTOS ASSISTIDOS EVENTO, DATA E LOCAL. LIMITE Participação em Congressos e Eventos Nacionais (hora definida no 45

14 certificado) Participação em Seminários, Jornadas, Conferências, Minicursos até 20 e Palestras regionais. (hora definida no certificado) Participação como ouvinte em Defesa de Tese, Dissertação ou Monografias de especialização e graduação. (2 por apresentação) Participação em cursos presenciais com carga horária mínima de 20. (hora definida no certificado) Cursos de língua estrangeira ou informática. (hora definida no certificado) 3. PRODUÇÃO CIENTÍFICA Artigo publicado em revista com Qualis reconhecido pela CAPES. (30 por artigo) Artigo publicado em revista sem EVENTO, DATA E LOCAL LIMITE 60 40

15 Qualis reconhecido pela CAPES. (20 porartigo) Apresentação oral de Trabalhos Científicos em Eventos. (15 por apresentação). Apresentação em pôster de Trabalhos Científicos em eventos (10 por apresentação) VIVÊNCIA PROFISSIONAL COMPLEMENTAR Realização de Estágios não curriculares (cada hora de estágio). EVENTO, DATA E LOCAL. LIMITE 60 Ministrar oficinas (hora correspondente a oficina). 5. ATIVIDADE DE EXTENSÃO Cursos à distância (hora definida no certificado) Participação em projetos ou atividades de extensão a comunidade (por hora de participação). Grupos de estudo sob supervisão de professor (por hora EVENTO, DATA E LOCAL. 20 LIMITE

16 de participação). Membro de Centro Acadêmico do Curso (cada mês de participação equivale a 05 ). TOTAL DE HORAS H

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES/ESTUDOS INDEPENDENTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES/ESTUDOS INDEPENDENTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS 1 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES/ESTUDOS INDEPENDENTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS Artigo 1º - O presente Regulamento baseia-se na obrigatoriedade do cumprimento das horas destinadas

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES/ESTUDOS INDEPENDENTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES/ESTUDOS INDEPENDENTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES/ESTUDOS INDEPENDENTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO Art. 1 - O presente Regulamento baseia-se na obrigatoriedade do cumprimento das horas destinadas às

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

REGULAMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL REGULAMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL Art. 1º. O aluno que ingressar no Curso de Serviço Social da PUC-Rio deverá cumprir 60 horas em atividades

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA Artigo 1º - O presente Regulamento baseia-se na obrigatoriedade do cumprimento das horas

Leia mais

COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001/2007 COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO Regulamenta os procedimentos referentes às Atividades Complementares, previstas no currículo do Curso de Graduação em Direito da FCARP A

Leia mais

UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE UNIARP CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO ATIVIDADES COMPLEMENTARES

UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE UNIARP CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO ATIVIDADES COMPLEMENTARES UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE UNIARP CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO ATIVIDADES COMPLEMENTARES Fabieli Spessatto Coordenadora do Curso Caçador, 2016 RESOLUÇÃO CONSUN Nº 043, DE 07 DE DEZEMBRO

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Pró-Reitoria de Graduação Campus Diadema-Departamento de Ciências Biológicas

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Pró-Reitoria de Graduação Campus Diadema-Departamento de Ciências Biológicas Regulamento das Atividades Acadêmico-Científico e Culturais Normatização Regulamenta as atividades acadêmico-científicoculturais do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, UNIFESP, Diadema. Art. 1º.

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Atividade complementar é um componente curricular obrigatório do processo de formação, cuja normatização está contida nas Diretrizes Curriculares

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Fixa as normas que regulamentam as Atividades Complementares no âmbito do curso de Bacharelado em Administração da FAPPES Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino

Leia mais

Atividades Complementares

Atividades Complementares Atividades Complementares As Atividades Complementares constituem parte obrigatória e essencial da estrutura curricular dos cursos de Graduação. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

Leia mais

Regulamento de atividades complementares

Regulamento de atividades complementares Regulamento de atividades complementares Fixa as normas que regulamentam as Atividades Complementares no âmbito do curso de Bacharelado em Administração e, para os cursos de Tecnologia na Área de Gestão

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES DO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO TÍTULO I. Da Natureza das Atividades Complementares

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES DO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO TÍTULO I. Da Natureza das Atividades Complementares REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES DO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO TÍTULO I Da Natureza das Atividades Complementares Art. 1º - As Atividades Complementares são componentes curriculares

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ESCOLA PAULISTA DE POLÍTICA, ECONOMIA E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS ATUARIAIS REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES BACHARELADO EM CIÊNCIAS ATUARIAIS Regulamento das

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO II DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO II DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. Este Regulamento dispõe sobre as Atividades Complementares na Faculdade do Futuro. CAPÍTULO II DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Leia mais

Regulamento de atividades complementares

Regulamento de atividades complementares Regulamento de atividades complementares Licenciatura em Pedagogia Fixa as normas que regulamentam as Atividades Complementares no âmbito do curso de Licenciatura em Pedagogia da FAPPES Faculdade Paulista

Leia mais

AACCs (Atividades Acadêmico-Científico Culturais) Bacharelado em Artes Cênicas (BAC)

AACCs (Atividades Acadêmico-Científico Culturais) Bacharelado em Artes Cênicas (BAC) AACCs (Atividades Acadêmico-Científico Culturais) Bacharelado em Artes Cênicas (BAC) Regulamento 1. O estudante do Curso de Bacharelado em Artes Cênicas Habilitação em Interpretação Teatral (BAC), do IA-UNESP,

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES RELAÇÕES INTERNACIONAIS

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES RELAÇÕES INTERNACIONAIS REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES RELAÇÕES INTERNACIONAIS FACULDADE IBMEC -BH MANTENEDORA: Grupo Ibmec Educacional S/A Belo Horizonte MG ATIVIDADES COMPLEMENTARES RELAÇÕES INTERNACIONAIS REGULAMENTO

Leia mais

Regulamento das Atividades Complementares. do CURSO DE PEDAGOGIA

Regulamento das Atividades Complementares. do CURSO DE PEDAGOGIA 1 GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR SETI UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ UNESPAR CAMPUS APUCARANA Regulamento das Atividades Complementares do CURSO

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DOM ALBERTO

REGULAMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DOM ALBERTO REGULAMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DOM ALBERTO O Diretor Acadêmico da Faculdade Dom Alberto, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, R

Leia mais

REGULAMENTO ATIVIDADES ACADÊMICAS, CIENTÍFICAS E CULTURAIS DO CURSO BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

REGULAMENTO ATIVIDADES ACADÊMICAS, CIENTÍFICAS E CULTURAIS DO CURSO BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS REGULAMENTO ATIVIDADES ACADÊMICAS, CIENTÍFICAS E CULTURAIS DO CURSO BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS REDENÇÃO PA 2017 1 APRESENTAÇÃO A FESAR - Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida apresenta

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Subgrupo 1.1 ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO Este manual foi elaborado para ajudá-lo a compreender melhor a função das atividades complementares,

Leia mais

Regulamento das Atividades Complementares

Regulamento das Atividades Complementares 1 ENGENHARIA AMBIENTAL Art. 1º - O presente regulamento tem por finalidade definir as Atividades que serão validadas para o cumprimento de 280 horas atividades da Disciplina de Atividades Complementares

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS SUPERIORES DE GRADUAÇÃO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS SUPERIORES DE GRADUAÇÃO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS SUPERIORES DE GRADUAÇÃO JANEIRO DE 2011. Anexo à Resolução nº 003, de 18 de maio de 2011 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS SUPERIORES

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE DIREITO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE DIREITO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE DIREITO Faculdade Ibmec-BH Mantenedor: Grupo Ibmec Educacional S/A Belo Horizonte (MG) 2018 1 ATIVIDADES COMPLEMENTARES DIREITO REGULAMENTO Este manual foi

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS Art. 1º - Este Regulamento visa normatizar as Atividades Complementares do Curso de História. Parágrafo único As Atividades Complementares

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS ECONÔMICAS

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS ECONÔMICAS REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS ECONÔMICAS FACULDADE IBMEC -BH MANTENEDORA: Grupo Ibmec Educacional S/A Belo Horizonte - MG 2018 ATIVIDADES COMPLEMENTARES ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Regulamentação das Atividades Complementares - Design

Regulamentação das Atividades Complementares - Design Regulamentação das Atividades Complementares - Design O cumprimento de 18 créditos (270 horas) em Atividades Complementares é obrigatório para os alunos do curso de Design da PUC-Rio que ingressaram a

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Campus Osasco

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Campus Osasco Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Campus Osasco UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO UNIFESP ESCOLA PAULISTA DE POLÍTICA, ECONOMIA E NEGÓCIOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS ATUARIAIS

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA FACULDADE DOM ALBERTO

REGULAMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA FACULDADE DOM ALBERTO REGULAMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA FACULDADE DOM ALBERTO O Diretor Acadêmico da Faculdade Dom Alberto, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais,

Leia mais

Pró-Reitoria Comunitária PROC REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Pró-Reitoria Comunitária PROC REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Pró-Reitoria Comunitária PROC Este Regulamento foi aprovado pelo CONSEPE e entrou em vigor em abril de 2017 REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURRICULARES

Leia mais

Recredenciamento Portaria MEC 347, de D.O.U

Recredenciamento Portaria MEC 347, de D.O.U REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Art 1º. Das Disposições Preliminares O presente instrumento tem por finalidade regulamentar as Atividades Complementares dos cursos de graduação da Faculdade Inedi

Leia mais

ANEXO III REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O CURSO DE ENGENHARIADE PRODUÇÃO IFMG CAMPUS CONGONHAS

ANEXO III REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O CURSO DE ENGENHARIADE PRODUÇÃO IFMG CAMPUS CONGONHAS ANEXO III REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O CURSO DE ENGENHARIADE PRODUÇÃO IFMG CAMPUS CONGONHAS REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O CURSO DE ENGENHARIADE PRODUÇÃO - IFMG CAMPUS

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Art. 1º O Diretor da Faculdade Evangélica de Jaraguá - FEJA, no uso de suas atribuições legais e regimentais, estabelece que os Cursos de Graduação, no que concerne

Leia mais

ESCOLA DE NEGÓCIOS BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS REGIMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES RESOLVE

ESCOLA DE NEGÓCIOS BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS REGIMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES RESOLVE ESCOLA DE NEGÓCIOS BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS REGIMENTO INTERNO DAS S COMPLEMENTARES A Coordenação do Curso de Ciências Contábeis, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, em conjunto

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DA FACULDADE DOM ALBERTO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DA FACULDADE DOM ALBERTO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DA FACULDADE DOM ALBERTO O Diretor da Faculdade Dom Alberto, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, R E S O L

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 104, DE 08 DE DEZEMBRO DE 2011.

RESOLUÇÃO Nº 104, DE 08 DE DEZEMBRO DE 2011. RESOLUÇÃO Nº 104, DE 08 DE DEZEMBRO DE 2011. O CONSELHO DA FACULDADE DE DIREITO FADIR, da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais, em reunião realizada no

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO CAPÍTULO I - DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO CAPÍTULO I - DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Este regulamento normatiza o cumprimento da carga horária relativa às atividades complementares para os cursos de graduação da Faculdade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB CENTRO DE EDUCAÇÃO - CE COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB CENTRO DE EDUCAÇÃO - CE COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB CENTRO DE EDUCAÇÃO - CE COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA RESOLUÇÃO CCP Nº 003/2017 de 06 de junho de 2017. Aprova Regulamento para os Conteúdos Complementares Flexíveis

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ATIVIDADES COMPLEMENTARES UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ATIVIDADES COMPLEMENTARES Introdução As finalidades de uma universidade ensino, pesquisa

Leia mais

ATIVIDADES DE ENSINO 180 horas TIPO DE ATIVIDADE CÁLCULO DA CH LIMITE TOTAL DE HORAS DESEMPENHADAS Certificados de organização de

ATIVIDADES DE ENSINO 180 horas TIPO DE ATIVIDADE CÁLCULO DA CH LIMITE TOTAL DE HORAS DESEMPENHADAS Certificados de organização de Acadêmico: Data: / / ATIVIDADES DE ENSINO 180 horas TIPO DE ATIVIDADE CÁLCULO DA CH LIMITE TOTAL DE HORAS DESEMPENHADAS Certificados de organização de 1h=2h Máx 60h eventos Certificados de participação

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA E LICENCIATURAS

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA E LICENCIATURAS REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA E LICENCIATURAS JUNHO DE 2014. REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS SUPERIORES TÍTULO I - DA NATUREZA E DAS

Leia mais

Faculdade de Tecnologia Alto Médio São Francisco Núcleo de Extensão - NEX MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Faculdade de Tecnologia Alto Médio São Francisco Núcleo de Extensão - NEX MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES As atividades complementares deverão ser incrementadas ao longo do curso, devendo a Instituição de Ensino Superior criar mecanismos e critérios de aproveitamento de

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM. REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES (ACs)

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM. REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES (ACs) CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES (ACs) Este Regulamento dispõe sobre as Atividades Complementares do Curso de Enfermagem da Faculdade Educacional de Araucária Facear.

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CMRV/UFPI

REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CMRV/UFPI REGULAMENTAÇÃO DAS S COMPLEMENTARES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CMRV/UFPI Art. 1º - As Atividades Complementares têm por objetivo enriquecer o conhecimento propiciado pelo curso de Ciências Contábeis,

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DA INDÚSTRIA IEL

REGULAMENTO GERAL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DA INDÚSTRIA IEL REGULAMENTO GERAL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DA INDÚSTRIA IEL CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 As Atividades Complementares são componentes da

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO DA ESCOLA DE FORMAÇÃO JURÍDICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FADERGS.

REGIMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO DA ESCOLA DE FORMAÇÃO JURÍDICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FADERGS. REGIMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO DA ESCOLA DE FORMAÇÃO JURÍDICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FADERGS. A Coordenadora do Curso de Direito da Escola de Formação Jurídica do

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE SAÚDE CURSO DE ENFERMAGEM ATIVIDADES COMPLEMENTARES

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE SAÚDE CURSO DE ENFERMAGEM ATIVIDADES COMPLEMENTARES Acadêmico: Data: / / ATIVIDADES DE ENSINO 250 horas TIPO DE ATIVIDADE CÁLCULO DA CH LIMITE TOTAL DE HORAS DESEMPENHADAS Certificados de organização de eventos 1h=2h Máx 60h Certificados de participação

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Art. 1º - Compreende-se como Atividade Complementar toda e qualquer atividade não compreendida nas práticas pedagógicas previstas no desenvolvimento

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA ESADE LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES.

REGIMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA ESADE LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES. REGIMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA ESADE LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES. O Diretor da Esade Laureate International Universities, no uso de suas

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES 2010 Página1 Sumário CAPÍTULO I... 3 DA CARACTERIZAÇÃO... 3 Artigo 1... 3 Artigo 2... 3 Artigo 3... 3 Artigo 4... 3 Artigo 5... 3 CAPÍTULO II... 4 DOS OBJETIVOS...

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO DA FADERGS

REGIMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO DA FADERGS REGIMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO DA FADERGS A Reitora do Centro Universitário Fadergs Laureate International Universities, no uso de suas atribuições estatutárias

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ENFERMAGEM. ELABORAÇÃO:Professoras Cléa Vaz Menezes e Mitiyo Shoji Araujo

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ENFERMAGEM. ELABORAÇÃO:Professoras Cléa Vaz Menezes e Mitiyo Shoji Araujo REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ENFERMAGEM ELABORAÇÃO:Professoras Cléa Vaz Menezes e Mitiyo Shoji Araujo Art. 1º O presente Regulamento visa normatizar as Atividades Complementares

Leia mais

ORIENTAÇÕES ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ORIENTAÇÕES ATIVIDADES COMPLEMENTARES Escola Técnica Engenheiro Vicente Carneiro Cardoso. 5 ORIENTAÇÕES ATIVIDADES COMPLEMENTARES MACAÉ/RJ 2017 QUE SÃO ATIVIDADES COMPLEMENTARES? As atividades complementares são ações paralelas às demais atividades

Leia mais

Universidade Federal de Viçosa Campus de Rio Paranaíba - MG. Normas das Atividades Complementares (UFV/CRP)

Universidade Federal de Viçosa Campus de Rio Paranaíba - MG. Normas das Atividades Complementares (UFV/CRP) Universidade Federal de Viçosa Campus de Rio Paranaíba - MG Normas das Atividades Complementares (UFV/CRP) Rio Paranaíba Novembro 2012 SUMÁRIO NORMAS PARA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES...3 Apêndice: Lista

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ENFERMAGEM O presente regulamento

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DA FACULDADE DE COLIDER - FACIDER CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, bacharelado. Aos 20 dias do mês de agosto do ano de dois mil e treze, Coordenação do Curso de Administração, bacharelado da Faculdade

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA DA FADERGS

REGIMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA DA FADERGS REGIMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA DA FADERGS A Reitora do Centro Universitário Fadergs Laureate International Universities, no uso de suas atribuições

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 236/2006 CONEPE

RESOLUÇÃO Nº 236/2006 CONEPE RESOLUÇÃO Nº 236/2006 CONEPE Estabelece normas para o cumprimento das Atividades Complementares do Curso de Administração do Campus Universitário de Tangará da Serra. O Presidente do Conselho de Ensino,

Leia mais

REGULAMENTO PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA

REGULAMENTO PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA REGULAMENTO PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA FLORIANÓPOLIS 2013 REGULAMENTO

Leia mais

Universidade Federal de Viçosa Campus de Rio Paranaíba - MG. Normas Das Atividades Complementares Curso de Nutrição (UFV/CRP)

Universidade Federal de Viçosa Campus de Rio Paranaíba - MG. Normas Das Atividades Complementares Curso de Nutrição (UFV/CRP) Universidade Federal de Viçosa Campus de Rio Paranaíba - MG Normas Das Atividades Complementares Curso de Nutrição (UFV/CRP) Rio Paranaíba Novembro de 2016 SUMÁRIO NORMAS PARA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES...

Leia mais

Dispõe sobre as atividades complementares a serem cumpridas pelos alunos do Curso de Direito, como requisito para a graduação.

Dispõe sobre as atividades complementares a serem cumpridas pelos alunos do Curso de Direito, como requisito para a graduação. 1 COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO RESOLUÇÃO Nº 02 DE 14 DE MARÇO DE 2005. Dispõe sobre as atividades complementares a serem cumpridas pelos alunos do Curso de Direito, como requisito para a graduação.

Leia mais

REGULAMENTO PARA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO N 03, 13 DE FEVEREIRO DE 2.012

REGULAMENTO PARA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO N 03, 13 DE FEVEREIRO DE 2.012 REGULAMENTO PARA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO N 03, 13 DE FEVEREIRO DE 2.012 Institui as normas e as atividades aprovadas para o aproveitamento de carga

Leia mais

Capítulo I Das Disposições Gerais

Capítulo I Das Disposições Gerais 18 ATIVIDADES COMPLEMENTARES Todos os alunos do curso de agronomia deverão cumprir 200 horas de atividades complementares para atenderem as exigências curriculares visando a obtenção de título. As atividades

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 190 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011.

RESOLUÇÃO Nº. 190 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. RESOLUÇÃO Nº. 190 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº.

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as Atividades Complementares nas modalidades presencial e Educação

Leia mais

Universidade Federal de Viçosa Campus de Rio Paranaíba - MG. Normas Das Atividades Complementares Curso de Nutrição (UFV/CRP)

Universidade Federal de Viçosa Campus de Rio Paranaíba - MG. Normas Das Atividades Complementares Curso de Nutrição (UFV/CRP) Universidade Federal de Viçosa Campus de Rio Paranaíba - MG Normas Das Atividades Complementares Curso de Nutrição (UFV/CRP) Rio Paranaíba Março de 2018 SUMÁRIO NORMAS PARA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES...

Leia mais

PORTARIA CE Nº 36 de 05 de dezembro de 2012.

PORTARIA CE Nº 36 de 05 de dezembro de 2012. PORTARIA CE Nº 36 de 05 de dezembro de 2012. Regulamenta o procedimento de concessão de créditos para as atividades complementares dos alunos do Curso de Graduação em Engenharia Industrial Madeireira do

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA DA FACULDADE UnB - CEILÂNDIA

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA DA FACULDADE UnB - CEILÂNDIA REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA DA FACULDADE UnB - CEILÂNDIA I - DA DEFINIÇÃO Art. 1º - As Atividades Complementares são componentes curriculares do Curso

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA BACHARELADO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA BACHARELADO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA BACHARELADO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º As Atividades Complementares são componentes curriculares

Leia mais

ANEXO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

ANEXO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES ANEXO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º Os alunos do Curso de Direito pertencentes ao currículo 2002.2, deverão desenvolver, no mínimo, 300 (trezentas)

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS, CIENTÍFICAS E CULTURAIS DO CURSO DE DIREITO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS, CIENTÍFICAS E CULTURAIS DO CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS, CIENTÍFICAS E CULTURAIS DO CURSO DE DIREITO Página 1 de 10 FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZÔNIA REUNIDA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS, CIENTÍFICAS E CULTURAIS

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA BACHARELADO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA BACHARELADO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA BACHARELADO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º As Atividades Complementares são componentes curriculares obrigatórios

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA DA FADERGS

REGIMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA DA FADERGS REGIMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA DA FADERGS A Reitora do Centro Universitário Fadergs Laureate International Universities, no uso de suas atribuições

Leia mais

ANEXO II REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

ANEXO II REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES ANEXO II REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Este regulamento é próprio das Atividades Complementares do Curso de Direito do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas - UDC e será regido por essas

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ATIVIDADES COMPLEMENTARES ATIVIDADES COMPLEMENTARES As Atividades Complementares constituem-se em ações de ensino, pesquisa e extensão de caráter obrigatório a serem desenvolvidas pelo acadêmico no transcorrer do curso de graduação

Leia mais

FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA

FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA REGULAMENTO PARA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DA PRODUÇÃO REGULAMENTO N 03, 15 DE JUNHO DE 2015 Institui as normas e as atividades aprovadas para o aproveitamento de

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Quirinópolis, GO 2018 ANEXO II Regulamento de Atividades Complementares As Atividades Complementares são componentes curriculares, com o total de horas definido

Leia mais

ANEXO IV DO PPC DE ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ANEXO IV DO PPC DE ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES NUCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COORDENADORIA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO IV DO PPC DE ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES - 2010 BARRA DO GARÇAS-MT, 2010.

Leia mais

Regimento Do Núcleo de Atividades Complementares. Das Disposições Preliminares

Regimento Do Núcleo de Atividades Complementares. Das Disposições Preliminares 1 Regimento Do Núcleo de Atividades Complementares Das Disposições Preliminares Art. 1º. A carga horária de atividades complementares da matriz curricular de 2012.1 e 2014 é de 170 (cento e setenta) conforme

Leia mais

NORMAS DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA OS ACADÊMICOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA DA UFSM CAMPUS CACHOEIRA DO SUL

NORMAS DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA OS ACADÊMICOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA DA UFSM CAMPUS CACHOEIRA DO SUL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CAMPUS CACHOEIRA DO SUL PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO CURSO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA NORMAS DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO- ACG NORMAS DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura - Piracanjuba-GO 2016 SUMÁRIO CAPÍTULO I - DAS FINALIDADES... 5 CAPITULO II - DO LOCAL DE REALIZAÇÃO... 6 CAPÍTULO

Leia mais

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL CURSO DE FONOAUDIOLOGIA

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL CURSO DE FONOAUDIOLOGIA UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL CURSO DE FONOAUDIOLOGIA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES COORDENADORA Susana Elena Delgado ELABORAÇÃO Conselho do Curso 20 2 INTRODUÇÃO A Lei de Diretrizes e Bases

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE HISTÓRIA DO CTH:

ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE HISTÓRIA DO CTH: ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE HISTÓRIA DO CTH: Art. 1º Compreende-se como atividade complementar do curso de História, do CTH, toda e qualquer atividade, não compreendida nas práticas pedagógicas

Leia mais

Manual sobre as Atividades Complementares Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio

Manual sobre as Atividades Complementares Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio Manual sobre as Atividades Complementares Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio Sabará, 2018 1 Orientações de entrega das Atividades Complementares 1. Leia com atenção este Manual de Atividades Complementares

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO REGULAMENTO DO NÚCLEO FLEXÍVEL DO CURRÍCULO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO (ATIVIDADES COMPLEMENTARES)

FACULDADE DE DIREITO REGULAMENTO DO NÚCLEO FLEXÍVEL DO CURRÍCULO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO (ATIVIDADES COMPLEMENTARES) REGULAMENTO DO NÚCLEO FLEXÍVEL DO CURRÍCULO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO (ATIVIDADES COMPLEMENTARES) O presente Regulamento normatiza o oferecimento, a matrícula, o aproveitamento e a validação das

Leia mais

ARQUITETURA E URBANISMO Curso de Graduação

ARQUITETURA E URBANISMO Curso de Graduação FASIPE CENTRO EDUCACIONAL LTDA. Mantenedora FACULDADE FASIPE Mantida ARQUITETURA E URBANISMO Curso de Graduação REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES *MATRIZ 80/* Sinop - MT Regulamento das Atividades

Leia mais

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE REGULAMENTO PARA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM LETRAS RESOLUÇÃO - CONSUP Nº 001/2012 REGULAMENTO PARA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DA NATUREZA DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES (400 horas) Elaborado por: Profa. Me. Andréia Ayres Gabardo da Rosa Profa. Me. Karine Alves Gonçalves Mota PALMAS 2015 As atividades complementares

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS Art. 1º - Este Regulamento visa normatizar as Atividades Complementares do Curso de Engenharia

Leia mais