Neste tutorial abordaremos os conceitos e a aplicação da DIRF no sistema Folha de Pagamento Tron.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Neste tutorial abordaremos os conceitos e a aplicação da DIRF no sistema Folha de Pagamento Tron."

Transcrição

1 1 DIRF Neste tutorial abordaremos os conceitos e a aplicação da DIRF no sistema Folha de Pagamento Tron. Primeiramente, saberemos o que é a DIRF conforme definição da Receita Federal: Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte - Dirf é a declaração feita pela FONTE PAGADORA, com o objetivo de informar à Secretaria da Receita Federal do Brasil o valor do imposto de renda e/ou contribuições retidos na fonte, dos rendimentos pagos ou creditados para seus beneficiários. Com o conceito de DIRF, precisamos saber quem deve declarar a DIRF. Deverão entregar a Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf), caso tenham pago ou creditado rendimentos que tenham sofrido retenção do imposto de renda na fonte, ainda que em um único mês do ano-calendário a que se referir a declaração, por si ou como representantes de terceiros: I - estabelecimentos matrizes de pessoas jurídicas de direito privado domiciliadas no Brasil, inclusive as imunes ou isentas; II - pessoas jurídicas de direito público; III - filiais, sucursais ou representações de pessoas jurídicas com sede no exterior; IV - empresas individuais; V - caixas, associações e organizações sindicais de empregados e empregadores; VI - titulares de serviços notariais e de registro; VII - condomínios edilícios; VIII - pessoas físicas; IX - instituições administradoras ou intermediadoras de fundos ou clubes de investimentos; e X - órgãos gestores de mão-de-obra do trabalho portuário.

2 2 Ficam também obrigadas à entrega da Dirf as pessoas jurídicas que tenham efetuado retenção, ainda que em único mês do ano-calendário a que se referir a Dirf, da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e da Contribuição para o PIS/Pasep sobre pagamentos efetuados a outras pessoas jurídicas, nos termos do art. 1º da Lei nº , de 3 de julho de 2002, e dos arts. 30, 33 e 34 da Lei nº , de 29 de dezembro de A Dirf dos órgãos, das autarquias e das fundações da administração pública federal, das empresas públicas, das sociedades de economia mista e das demais entidades em que a União, direta ou indiretamente detenha a maioria do capital social sujeito a voto, e que recebam recursos do Tesouro Nacional e estejam obrigadas a registrar sua execução orçamentária e financeira no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) deverá conter, inclusive, as informações relativas à retenção de imposto de renda e contribuições sobre os pagamentos efetuados a pessoas jurídicas pelo fornecimento de bens ou prestação de serviços, nos termos do art. 64 da Lei nº 9.430, de 27 de dezembro de Para mais informações, consulte o site da Receita Federal no seguinte link: A partir destes conceitos básicos sobre a DIRF, iniciaremos a abordagem no sistema Folha de Pagamento na próxima página

3 3 É importante ressaltar que, com Bons cadastros obtém-se bons Resultados, portanto, um dos primeiros passos a serem executados antes da geração da DIRF é conferir os seguintes cadastros: Empresa, Eventos. Praticamente, é necessário revisar tudo para que os dados estejam consistentes. >> Cadastro de Empresas deve-se observar dados como endereço completo e sem caracteres especiais (%, $, *, #, entre outros), Bairro, Número, CEP, Telefone. A seguir, podemos verificar a tela de cadastro da empresa na aba Geral:

4 4 Na aba Folha de Pagamento temos a seguinte tela: Nesta tela, observe campos como Mês/Ano Adesão, Anexo-Simples Nacional, Optante. Pode ocorrer, por exemplo, de a empresa ser Optante do Simples Nacional do anexo I e, muitas vezes, haver divergências dos campos informados. É de extrema importância que os dados estejam coerentes com o tipo da empresa não apenas para a DIRF, mas para todos os cálculos/guias no sistema.

5 5 >> Cadastro de Eventos deve-se verificar o evento Base DIRF e o Base Informe de Rendimentos. Na tela a seguir podemos verificar o evento 10089: Nesta tela, o usuário deverá conferir os Eventos de Composição, pois, será através destes eventos que o sistema gerará as bases mensais para a DIRF: por exemplo, caso exista na lista de eventos de composição o evento Vale Transporte somente 6% que provavelmente fora inserido manualmente pelo usuário e, neste caso, quando em algum mês o evento estiver calculado, o mesmo será gerado como base para a DIRF ocasionando erros quanto a(s) remuneração do(s) empregado(s). A mesma análise deve ser executada no evento A Tron disponibiliza todos os eventos com as bases corretas e qualquer alteração realizada pelo usuário é de inteira responsabilidade do mesmo. Na paleta Participação dos eventos e não deve conter nenhum evento. Percebemos que cadastros são extensos e merecem uma atenção especial, portanto, orientamos que todos os cadastros sejam bem feitos, pois, é melhor perder tempo nos cadastros do que refazê-los. A seguir iremos abordar a geração da DIRF.

6 6 Geração DIRF Para a DIRF, é necessário observar se a empresa realiza o desconto do Plano de Saúde ou não. Caso realize este desconto, faz-se necessário que cadastre a Operadora do plano de saúde e que seja feito lançamento do rateio para o titular do plano e para os respectivos dependentes. Para realizar o cadastro das operadoras e lançamento do rateio, a opção está em Guias DIRF Operadora de plano de saúde como podemos ver na figura a seguir: Nesta tela, cadastre os dados da operadora do plano de saúde, como nome, CNPJ, Registro da ANS, evento que foi utilizado para o desconto durante o ano.

7 7 Após o cadastro da operadora de plano de saúde, realize o cadastro do Rateio dos valores do plano de saúde. A opção para cadastrar o Rateio está em Guias DIRF Rateio de Plano de Saúde, como podemos ver na figura a seguir: Para acessar o cadastro, tecle Enter ou clique na bolinha de editar. O sistema abrirá uma nova tela para o lançamento dos percentuais do rateio.

8 8 A tela acima aparecerá sem os dados do titular e do dependente. Portanto, clique no botão Insert. O sistema abrirá uma nova tela para cadastro dos dados tanto do titular, quanto do dependente. Como podemos ver na tela a seguir: Primeiramente, será cadastrado o percentual do titular, portanto enquanto não cadastrar o titular os demais campos não serão habilitados. Informe o operador de plano de saúde, mês/ano que o empregado começou a ter o plano de saúde, percentual, tecle F11 e grave. Após o cadastro do titular, tecle insert para abrir novamente a tela, porém, com os campos dos dados do dependente para ser preenchido. Nesta tela, informe o operador de plano de saúde, mês/ano que o dependente começou a ter o plano de saúde, Nome do dependente, parentesco, data de nascimento, CPF e percentual do rateio do plano de saúde. Vale lembrar que o sistema vai pegar o valor lançado e realizar o rateio, conforme data de adesão ao plano de saúde.

9 9 Para gerar a DIRF, é necessário gerar um único arquivo, incluindo o plano de saúde: Arquivo DIRF. A geração do arquivo para a DIRF deverá ser gerado em Dezembro. Para gerar o Arquivo DIRF no sistema a opção está em Guias DIRF Geração do arquivo Magnético como podemos ver na figura a seguir: Vale ressaltar um ponto importante da DIRF: diferente da RAIS, na qual a geração é realizada por empresa quando se tem matriz e filial, na DIRF gera-se apenas a Matriz que o sistema irá agrupar os empregados da(s) filial(is) no arquivo da Matriz.

10 10 Após gerar o arquivo da DIRF, vá ao programa da DIRF 2012 Importar arquivo pedir validação, o sistema da DIRF abrirá uma tela, na qual você deverá ficar atento e marcá-la, pois, só será importado se marcar a opção do plano de saúde como podemos ver na figura a seguir: Se esta opção estiver marcada, serão importados os dados do plano de saúde que foram enviados pela folha de pagamento Tron. Caso não marque esta opção, o sistema da DIRF apresentará mensagens de erro como podemos ver na tela a seguir: A DIRF apresenta mensagens de erro informando a não indicação do operador do plano de saúde e seus beneficiários, pois, apesar de constar o arquivo, ele não foi marcado na DIRF, ou seja, se gerar os dados do plano de saúde no sistema, o programa validador da DIRF 2012 deverá ser marcado. Caso a empresa não tenha plano de saúde e não gere estes dados, não deverá ser marcado no sistema da DIRF que efetuou o pagamento do plano de saúde durante aquele ano.

Fechamento Anual / Geração da DIRF

Fechamento Anual / Geração da DIRF Fechamento Anual / Geração da DIRF Fechamento Anual / Dirf Nesta versão está disponível a geração do arquivo para a entrega da Dirf 2017 (referente ao ano calendário 2016), com data de entrega até dia

Leia mais

Fechamento Anual / Geração da DIRF

Fechamento Anual / Geração da DIRF Fechamento Anual / Geração da DIRF Fechamento Anual / Dirf Nesta versão está disponível a geração do arquivo para a entrega da Dirf 2018 (referente ao ano calendário 2017 / 2018), com data de entrega até

Leia mais

DIRF/2018 e DME Fevereiro/2018

DIRF/2018 e DME Fevereiro/2018 e DME Fevereiro/2018 Email: cursos@crcrs.org.br e DME DIRF 2018 Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte 1. Conceito e Objetivo 2. Obrigatoriedade de Entrega 3. Dispensa de Informações 4. Informações

Leia mais

DIRF Instrução Normativa RFB nº 1757, de 10 de novembro de 2017

DIRF Instrução Normativa RFB nº 1757, de 10 de novembro de 2017 DIRF 2018 - Instrução Normativa RFB nº 1757, de 10 de novembro de 2017 1. Atualizar o sistema Consisa SGRH com versão superior a 18/01/2018 18:45 2. Acessar opção Cálculos > DIRF > Nova DIRF A opção validar

Leia mais

setor do trabalho conta com o importante instrumento de coleta de dados denominado de Relação Anual de Informações Sociais - RAIS.

setor do trabalho conta com o importante instrumento de coleta de dados denominado de Relação Anual de Informações Sociais - RAIS. 1 RAIS Neste tutorial abordaremos os conceitos e aplicação da RAIS no sistema Folha de Pagamento da Tron Informática. Primeiramente precisamos saber o que é a RAIS, conforme definição do MTE: A gestão

Leia mais

Para iniciar o processo de interface para DIRF, verificar as configurações abaixo:

Para iniciar o processo de interface para DIRF, verificar as configurações abaixo: Passo a Passo para interface da DIRF Para iniciar o processo de interface para DIRF, verificar as configurações abaixo: 1- Ir em opções, configurações, configurar ambiente, e verificar se o(s) eventos

Leia mais

Geração de DIRF. Introdução. Neste processo serão passadas todas as instruções de como gerar a DIRF.

Geração de DIRF. Introdução. Neste processo serão passadas todas as instruções de como gerar a DIRF. Geração de DIRF Introdução Neste processo serão passadas todas as instruções de como gerar a DIRF. A DIRF (Declaração do Imposto Renda Retido na Fonte) é a declaração feita pela fonte pagadora, destinada

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Legislação. Normas Fiscais Secretaria da Receita Federal Parte 2. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Legislação. Normas Fiscais Secretaria da Receita Federal Parte 2. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Legislação Prof. Cláudio Alves Outra Instrução Normativa da Secretaria da Receita Federal é a de n 1.234/12, que trata acerca das retenções de tributos. Vejamos alguns itens desta Instrução:

Leia mais

Jd Soft Informática Ltda F o n e : ( )

Jd Soft Informática Ltda F o n e : ( ) INFORMATIVO DPPH Nº 007 14/02/2012. MANTER EM DIA AS ATUALIZAÇÕES O programa DOWNLOAD JD é o nosso portal oficial onde são publicadas as versões e os manuais de atualização e de informação para o usuário.

Leia mais

Edição Número 2 de 05/01/2004 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 381, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2003

Edição Número 2 de 05/01/2004 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 381, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2003 Edição Número 2 de 05/01/2004 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 381, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2003 Dispõe sobre a retenção de tributos e contribuições nos pagamentos efetuados pelas pessoas jurídicas que menciona a outras

Leia mais

Dirf - Regras para a apresentação da declaração

Dirf - Regras para a apresentação da declaração Dirf - Regras para a apresentação da declaração 2016 2017 Dirf - Definidas as regras para a apresentação da declaração relativa ao ano-calendário de 2016 (Dirf 2017) Publicada em 23.11.2016-10:36 A Instrução

Leia mais

Como importar as Retenções e Deduções do movimento de Faturamentos e Deduções?

Como importar as Retenções e Deduções do movimento de Faturamentos e Deduções? Como importar as Retenções e Deduções do movimento de Faturamentos e Deduções? Para realizar a importação dessas informações diretamente dos lançamentos já efetuados, acesse o módulo em Arquivo > Movimento

Leia mais

DIRF PRINCIPAIS NOVIDADES E CUIDADOS

DIRF PRINCIPAIS NOVIDADES E CUIDADOS PRINCIPAIS NOVIDADES E CUIDADOS Fevereiro 2011 FUNDAMENTO LEGAL Instrução Normativa RFB nº 1.033, de 14 de maio de 2010, publicada no DOU de 17.5.2010; alterada pela Instrução Normativa RFB 1.076, de

Leia mais

Filiais, sucursais ou representações de pessoas jurídicas com sede no exterior;

Filiais, sucursais ou representações de pessoas jurídicas com sede no exterior; O que é a Dirf? A Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte Dirf é a declaração feita pela fonte pagadora, com o objetivo de informar à Secretaria da Receita Federal do Brasil os rendimentos

Leia mais

Ministério da Fazenda SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL. Instrução Normativa RFB nº 888, de 19 de novembro de 2008

Ministério da Fazenda SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL. Instrução Normativa RFB nº 888, de 19 de novembro de 2008 Ministério da Fazenda SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL Instrução Normativa RFB nº 888, de 19 de novembro de 2008 Dispõe sobre a Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf). A SECRETÁRIA

Leia mais

Título: Como realizar configuração de múltiplos vínculos para contribuintes?

Título: Como realizar configuração de múltiplos vínculos para contribuintes? Título: Como realizar configuração de múltiplos vínculos para contribuintes? Os dados a seguir foram elaborados para demonstrar a configuração com múltiplos vínculos. Para o cálculo de múltiplos vínculos,

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA GERAÇÃO E TRANSMISSÃO DA DIRF 2014 A DIRF2014 DEVERÁ SER GERADA NO SISTEMA DA FOLHA2015.

INSTRUÇÕES PARA GERAÇÃO E TRANSMISSÃO DA DIRF 2014 A DIRF2014 DEVERÁ SER GERADA NO SISTEMA DA FOLHA2015. Porto Feliz- 19 de Janeiro de 2015. INSTRUÇÕES PARA GERAÇÃO E TRANSMISSÃO DA DIRF 2014 A DIRF2014 DEVERÁ SER GERADA NO SISTEMA DA FOLHA2015. PARA FAZER A GERAÇÃO DA DIRF 2014 O SISTEMA DA FOLHA2015 DEVERÁ

Leia mais

SPED ECF - Como importar as informações do registro U182 referente ao cálculo da CSLL para empresa Imune/ Isenta?

SPED ECF - Como importar as informações do registro U182 referente ao cálculo da CSLL para empresa Imune/ Isenta? SPED ECF - Como importar as informações do registro U182 referente ao cálculo da CSLL para empresa Imune/ Isenta? Esta opção estará disponível somente para empresas com forma de tributação de lucro: Imune/Isenta.

Leia mais

Instrução Normativa RFB nº 784 de 19/11/07 DOU 23/11/07

Instrução Normativa RFB nº 784 de 19/11/07 DOU 23/11/07 Instrução Normativa RFB nº 784 de 19/11/07 DOU 23/11/07 Dispõe sobre a Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf). O SECRETÁRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL, no uso das atribuições que lhe conferem

Leia mais

SISTEMA TOP WINDOWS Versão 3.0

SISTEMA TOP WINDOWS Versão 3.0 Instruções para Geração DIRF 2011 EXACTUS SOFTWARE SISTEMA TOP WINDOWS Versão 3.0 Edição 2011 COPYRIGHT Todos os direitos são reservados à Exactus Software Ltda. Nenhuma parte desse material ou desse sistema

Leia mais

Como Cadastrar Sys Fundo de Combate à Pobreza? FN13

Como Cadastrar Sys Fundo de Combate à Pobreza? FN13 Como Cadastrar Sys Fundo de Combate à Pobreza? FN13 Sistema: Futura NFE Caminho: Cadastro>Fiscal>Fundo de Combate a Pobreza Referência: FN13 Versão: 2017.01.16 Como funciona: A tela de Sys Fundo de Combate

Leia mais

DIRF Declaração de Imposto de Renda retido. na fonte

DIRF Declaração de Imposto de Renda retido. na fonte DIRF 2019 Declaração de Imposto de Renda retido na fonte O que é a DIRF? A declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte; É a declaração feita pela FONTE PAGADORA, com o objetivo de informar á Secretaria

Leia mais

Manual de configuração e Geração Escrituração Contábil Fiscal - ECF

Manual de configuração e Geração Escrituração Contábil Fiscal - ECF Manual de configuração e Geração Escrituração Contábil Fiscal - ECF 1 Configurações para ECF Atualização do sistema Office Antes de iniciar as configurações e gerar o arquivo é obrigatória a atualização

Leia mais

SADP FAQ 82. Facilitando seu dia a dia. Geração de DIRF 2016 ano base 2015 e RAIS FAQ82 Geração de DIRF e RAIS

SADP FAQ 82. Facilitando seu dia a dia. Geração de DIRF 2016 ano base 2015 e RAIS FAQ82 Geração de DIRF e RAIS SADP Geração de DIRF 2016 ano base 2015 e RAIS 2015 FAQ 82 Facilitando seu dia a dia FAQ82 Geração de DIRF e RAIS Prezado cliente, Esta FAQ 82 tem como objetivo orientá-lo sobre a geração da DIRF 2016

Leia mais

1. ROTEIRO DAS ATIVIDADES A SEREM EXECUTADAS NO SISTEMA SODPESSOAL-DOS 1.1. PROCESSAR TODOS OS TRABALHADORES

1. ROTEIRO DAS ATIVIDADES A SEREM EXECUTADAS NO SISTEMA SODPESSOAL-DOS 1.1. PROCESSAR TODOS OS TRABALHADORES 1. ROTEIRO DAS ATIVIDADES A SEREM EXECUTADAS NO SISTEMA SODPESSOAL-DOS 1.1. PROCESSAR TODOS OS TRABALHADORES a) A partir do menu: Processamento-> DIRF-> Lancamento-> Funcionario/Socio/Autonomo; b) No campo

Leia mais

Título: Como realizar configuração de múltiplos vínculos para empregados?

Título: Como realizar configuração de múltiplos vínculos para empregados? Título: Como realizar configuração de múltiplos vínculos para empregados? Os dados a seguir foram elaborados para demonstrar a configuração com múltiplos vínculos. Para o cálculo de múltiplos vínculos,

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA GERAÇÃO E TRANSMISSÃO DA DIRF 2017

INSTRUÇÕES PARA GERAÇÃO E TRANSMISSÃO DA DIRF 2017 Porto Feliz- 01 de Fevereiro de 2017. INSTRUÇÕES PARA GERAÇÃO E TRANSMISSÃO DA DIRF 2017 A DIRF DEVERÁ SER GERADA NO SISTEMA DA FOLHA2017. PARA FAZER A GERAÇÃO DA DIRF 2017, O SISTEMA DA FOLHA2017 DE PAGAMENTO

Leia mais

Principais Novidades Dezembro/ 2012 a Março/2013

Principais Novidades Dezembro/ 2012 a Março/2013 Principais Novidades Dezembro/ 2012 a Março/2013 Sumário 1. Alterações nos menus Relatórios e Gráficos... 3 2. Resgate do orçamento para cálculo de rateio de condomínio... 4 3. Alteração em Permissões

Leia mais

DECLARAÇÃO DO IMPOSTO SOBRE A RENDA RETIDO NA FONTE DIRF 2018

DECLARAÇÃO DO IMPOSTO SOBRE A RENDA RETIDO NA FONTE DIRF 2018 DECLARAÇÃO DO IMPOSTO SOBRE A RENDA RETIDO NA FONTE DIRF 2018 PRÓXIMOS EVENTOS TOTVS RESPONDE 1º Rodada esocial 2018 16/01 das 10h às 12h - Linha Datasul 17/01 das 10h às 12h - Linha Protheus 17/01 das

Leia mais

SPED ECF - Como importar as informações do registro P500 referente ao cálculo da CSLL?

SPED ECF - Como importar as informações do registro P500 referente ao cálculo da CSLL? SPED ECF - Como importar as informações do registro P500 referente ao cálculo da CSLL? Esta opção estará disponível somente para empresas com forma de tributação de lucro: Lucro Presumido. 1 IMPORTAÇÃO

Leia mais

DIRF RAIS. Incluímos no cadastro da empresa a opção Tipo de Sistema de Controle de Ponto que estará marcada como

DIRF RAIS. Incluímos no cadastro da empresa a opção Tipo de Sistema de Controle de Ponto que estará marcada como DIRF O que é DIRF? Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte Qual é o órgão que solicita a entrega? Secretaria da Receita Federal do Brasil Quem deve declarar? Toda Fonte Pagadora - Departamento

Leia mais

Versão 10.0A-06. Versão da Apostila de Novidades: 1

Versão 10.0A-06. Versão da Apostila de Novidades: 1 Versão 10.0A-06 Versão da Apostila de Novidades: 1 Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas Ltda.

Leia mais

SAGE FOLHA DE PAGAMENTO 1.27I

SAGE FOLHA DE PAGAMENTO 1.27I 19/01/2017 SAGE FOLHA DE PAGAMENTO 1.27I DIRF 2017 Conforme novo layout da DIRF 2017 ano base 2016, foi necessária a criação de novas funcionalidades para atender a geração de novas informações que passaram

Leia mais

Caro Responsável pelo Departamento de Pessoal,

Caro Responsável pelo Departamento de Pessoal, Caro Responsável pelo Departamento de Pessoal, Seguindo os moldes de atualizações passadas, segue abaixo, orientações para os procedimentos a serem seguidos referente a DIRF 2017 (ano-base 2016) a respeito

Leia mais

ECF- Escrituração Contábil Fiscal 2015

ECF- Escrituração Contábil Fiscal 2015 ECF- Escrituração Contábil Fiscal 2015 Versão 1.2 (26/08/2015) Prazo de entrega 2015-30/09/2015. Instrução Normativa RFB nº 1524, de 08 de dezembro de 2014) Art. 3º A ECF será transmitida anualmente ao

Leia mais

Financeiro Controle de Cheque

Financeiro Controle de Cheque Financeiro Controle de Cheque 1 Objetivo O controle de cheques é importante para o controle financeiro da empresa. É possível também visualizar todas as situações que envolvem os cheques (depositado, devolvido,

Leia mais

- Orientações para preenchimento da DIRF na Instrução Normativa nº 1.587, de 15 de setembro de 2015 através do link abaixo:

- Orientações para preenchimento da DIRF na Instrução Normativa nº 1.587, de 15 de setembro de 2015 através do link abaixo: Caro Responsável pelo Departamento de Pessoal, Seguindo os moldes de atualizações passadas, segue abaixo, o link para instalação da DIRF 2016 e também rotinas para a geração e importação do arquivo. Antes

Leia mais

Treinamento Sistema Folha Union Módulo II

Treinamento Sistema Folha Union Módulo II FOLHA DE PAGAMENTO MÓDULO II - CADASTROS Folha Union> Cadastros> Empresas Cadastre as empresas (Condomínios) ou importe os dados utilizando o código do cadastro do condomínio do módulo Condominium. Informe

Leia mais

Sistema Corporativo DIRF 2016

Sistema Corporativo DIRF 2016 www.benner.com.br Atualizado em 3/2/2016 Copyright 2016 Benner Software de Gestão de Negócios Todos os direitos reservados. É proibido qualquer tipo de reprodução total ou parcial desta publicação, sem

Leia mais

CONTROLE FINANCEIRO - TAREFAS BENNER WEB MÓDULO CONTROLE FINANCEIRO

CONTROLE FINANCEIRO - TAREFAS BENNER WEB MÓDULO CONTROLE FINANCEIRO BENNER WEB MÓDULO CONTROLE FINANCEIRO 1 ÍNDICE 1. RELAÇÃO DE PAGAMENTO...03 1.1 Pagamento com Recurso da União - CREDENCIADOS...03 1.1.1 Geração de RP dos credenciados...03 1.1.2 Impressão da RP-Relação

Leia mais

PRESTADORES DE SERVIÇO - DECLARAÇÃO DE NOTAS PRESTADAS

PRESTADORES DE SERVIÇO - DECLARAÇÃO DE NOTAS PRESTADAS Pág.: 1 Pág.: 2 PRESTADORES DE SERVIÇO - DECLARAÇÃO DE NOTAS PRESTADAS PERÍODO: Informe o Exercício e o Mês de Referência da nota a ser declarada. TOTAIS: É atualizado pelo sistema à medida que vão sendo

Leia mais

GUIA SOBRE A GERAÇÃO DO ARQUIVO DIRF NO SISTEMA INTEGRADO DE PESSOAL - SIP

GUIA SOBRE A GERAÇÃO DO ARQUIVO DIRF NO SISTEMA INTEGRADO DE PESSOAL - SIP Atualização: Original........................ Página: 1 GUIA SOBRE A GERAÇÃO DO ARQUIVO DIRF NO SISTEMA INTEGRADO DE PESSOAL - SIP 1- Geração da DIRF por meio do SIP Depto. Técnico (*) (Jan 2016) Anualmente,

Leia mais

CONSULTORIA TRIBUTÁRIA - SF REGISTRO F600: CONTRIBUIÇÃO RETIDA NA FONTE

CONSULTORIA TRIBUTÁRIA - SF REGISTRO F600: CONTRIBUIÇÃO RETIDA NA FONTE Projeto SPED EFD Contribuições Prestação de Serviços sujeita a Retenção de 4,65% referentes a: 1,00% de CSLL, 0,65% de PIS/Pasep e 3,00% de COFINS. REGISTRO F600: CONTRIBUIÇÃO RETIDA NA FONTE Neste registro

Leia mais

Título: Como importar as informações do registro P300 referente ao cálculo do IRPJ?

Título: Como importar as informações do registro P300 referente ao cálculo do IRPJ? Título: Como importar as informações do registro P300 referente ao cálculo do IRPJ? Esta opção estará disponível somente para empresas com forma de tributação de lucro: Lucro Presumido. 1 IMPORTAÇÃO SPED

Leia mais

Manual de Operações. Nota Fiscal Eletrônica Serviços

Manual de Operações. Nota Fiscal Eletrônica Serviços Manual de Operações Serviços 1 Sumário 1. Introdução... 3 2. Utilizando o sistema... 4 2.1 Acesso e Login... 4 2.2 Validar Nota Fiscal... 6 2.3 Gerenciar Autorizações... 7 2.4 Personalizar... 8 2.5 Tomadores

Leia mais

OBRIGAÇÕES FISCAIS SOCIAIS DA APM

OBRIGAÇÕES FISCAIS SOCIAIS DA APM COMUNICADO FDE / DRA Nº 001/2016 OBRIGAÇÕES FISCAIS E SOCIAIS DA APM 2 0 1 6 Página 1 de 9 O objetivo deste texto é informar aos dirigentes das Associações de Pais e Mestres APMs de Escolas Estaduais conveniadas

Leia mais

Antes de iniciarmos a discussão do reajuste salarial abordaremos alguns pontos básicos e impactantes neste assunto.

Antes de iniciarmos a discussão do reajuste salarial abordaremos alguns pontos básicos e impactantes neste assunto. Reajuste Salarial As alterações na ficha do empregado são freqüentes e uma das vantagens é que se tenha os históricos para consulta. O reajuste salarial é uma alteração na ficha do empregado e, podendo

Leia mais

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando o sistema

Leia mais

Consultoria Tributária - SFI

Consultoria Tributária - SFI Escrituração Fiscal Digital EFD PIS/Cofins Prestação de Serviços Para cumprimento das determinações impostas pela IN RFB nº 1.052/2010 (http://www.receita.fazenda.gov.br/legislacao/ins/2010/in10522010.htm),

Leia mais

Declaração de Serviços Tomados

Declaração de Serviços Tomados Declaração de Serviços Tomados O que é isto? O que isto faz? Por meio desta página, qualquer contribuinte pode realizar a declaração dos serviços tomados para gerar as guias de Retenção. Nesta página,

Leia mais

OBRIGAÇÕES FISCAIS SOCIAIS DA APM

OBRIGAÇÕES FISCAIS SOCIAIS DA APM COMUNICADO FDE / DRA Nº 001/2014 OBRIGAÇÕES FISCAIS E SOCIAIS DA APM 2 0 1 4 Página 1 de 9 O objetivo deste texto é informar aos dirigentes das APMs - Associações de Pais e Mestres de Escolas Estaduais

Leia mais

Configuração para realizar controle de Vale Transporte individual ou em grupo

Configuração para realizar controle de Vale Transporte individual ou em grupo Configuração para realizar controle de Vale Transporte individual ou em grupo Os dados a seguir foram elaborados para a configuração sobre as informações de vale transporte individualmente ou para vários

Leia mais

Secretaria Municipal de Administração e Finanças Divisão de Tributos. Manual do Site Acesso Geral PRATINHA

Secretaria Municipal de Administração e Finanças Divisão de Tributos. Manual do Site Acesso Geral PRATINHA Secretaria Municipal de Administração e Finanças Divisão de Tributos Manual do Site Acesso Geral PRATINHA ÍNDICE Siat Online - Considerações Gerais Consulta Débito de IPTU Emitir Guias de ITPU Emitir Guias

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÕES DOS SISTEMAS DIGISAT PARA SPED EFD CONTRIBUIÇÕES

MANUAL DE CONFIGURAÇÕES DOS SISTEMAS DIGISAT PARA SPED EFD CONTRIBUIÇÕES MANUAL DE CONFIGURAÇÕES DOS SISTEMAS DIGISAT PARA SPED EFD CONTRIBUIÇÕES Digisat Tecnologia Ltda Rua Marechal Deodoro, 772 Edifício Mirage 1º Andar Centro Concórdia/SC CEP: 89700-000 Fone/Fax: (49) 3441-1600

Leia mais

Boletim de Administração Pública Municipal

Boletim de Administração Pública Municipal Assunto:................................... 13- DIRF Atualização: Original........................ Página: 5 Caso não deva haver o cálculo e a retenção na fonte do imposto de renda sobre o pagamento desse

Leia mais

MANUAL COMPLETO DO SIP XML

MANUAL COMPLETO DO SIP XML A. Configuração dos atos. MANUAL COMPLETO DO SIP XML Como as informações enviadas são referentes aos dados dos orçamentos concluídos, é de extrema importância para a qualidade das informações do SIP que

Leia mais

Principais novidades da versão

Principais novidades da versão Principais novidades da versão Versão 20.54/2.3.57 1. Conciliação bancária: opção para separar por condomínio as contas do arquivo de conciliação bancária. Disponível no sistema opção para organizar conforme

Leia mais

- Acrescentada a opção Optante pela extinção do RTT em 2014 ; - Removida a opção Apuração e Informações de IPI e Período ;

- Acrescentada a opção Optante pela extinção do RTT em 2014 ; - Removida a opção Apuração e Informações de IPI e Período ; IRPJ-LALUR 2015 2.0 PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NO SISTEMA Orientamos que na versão 1.2 façam backup da base de dados do LALUR. É importante imprimir as fichas calculadas 9, 11, 16 e 17 para a conferência nos

Leia mais

1. Termo de confissão de dívida

1. Termo de confissão de dívida 1. Termo de confissão de dívida A nova versão do Condomínio21 permite gerar o termo de confissão de dívida baseado a um modelo escolhido pelo condomínio. O modelo é apresentado junto à pasta de instalação

Leia mais

Configuração de Vale Transporte no cadastro do empregado e estagiário

Configuração de Vale Transporte no cadastro do empregado e estagiário Configuração de Vale Transporte no cadastro do empregado e estagiário Os dados a seguir foram elaborados para a configuração sobre as informações de vale transporte no cadastro do empregado 1 CADASTRO

Leia mais

OBRIGAÇÕES FISCAIS SOCIAIS DA APM

OBRIGAÇÕES FISCAIS SOCIAIS DA APM COMUNICADO FDE / DRA Nº 001/2017 OBRIGAÇÕES FISCAIS E SOCIAIS DA APM 2 0 1 7 Página 1 de 9 O objetivo deste texto é informar aos dirigentes das Associações de Pais e Mestres APMs de Escolas Estaduais conveniadas

Leia mais

Fizemos esse guia com objetivo de orientar você, cliente, a reunir os dados necessários

Fizemos esse guia com objetivo de orientar você, cliente, a reunir os dados necessários ESPECIAL IR 2018 ESPECIAL IMPOSTO DE RENDA 2018 Informações para a Declaração de Imposto de Renda 2018 Fizemos esse guia com objetivo de orientar você, cliente, a reunir os dados necessários para fazer

Leia mais

Atualização da DIRF 2017 referente a Previdência Privada e FAPI

Atualização da DIRF 2017 referente a Previdência Privada e FAPI Atualização da DIRF 2017 referente a Previdência Privada e FAPI Os dados a seguir foram elaborados para explicar as configurações a serem realizadas na DIRF 2017 para Contribuição à Previdência Privada

Leia mais

Sistema NFTS-e. 01/2016 Versão EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A.

Sistema NFTS-e. 01/2016 Versão EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Sistema NFTS-e 01/2016 Versão 1.7.93 EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Para emissão da Nota Fiscal Tomador Eletrônica, o usuário deverá acessar a aplicação através do site da prefeitura

Leia mais

A IN RFB 888/2008 estabeleceu regras e orientações para a apresentação da DIRF , a seguir apresentadas.

A IN RFB 888/2008 estabeleceu regras e orientações para a apresentação da DIRF , a seguir apresentadas. A IN RFB 888/2008 estabeleceu regras e orientações para a apresentação da DIRF - 2009, a seguir apresentadas. 1 - DIRF - DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA RETIDO NA FONTE OBRIGATORIEDADE DA APRESENTAÇÃO Estão

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO DA NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA NFS-e

MANUAL DE EMISSÃO DA NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA NFS-e MANUAL DE EMISSÃO DA NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA NFS-e Sumário 1. Introdução... 3 2. Acessando o Sistema... 3 3. Emitindo NFS-e... 4 3.1. Convertendo RPS em NFS-e on line... 5 3.2. Dados do Tomador

Leia mais

Grupos de Serviços Tipos de Serviços Serviços Eventuais Recorrentes

Grupos de Serviços Tipos de Serviços Serviços Eventuais Recorrentes Grupos de Serviços Tipos de Serviços Serviços Eventuais Recorrentes Desenvolvimento do Conteúdo Grupos de Serviços Centralizam todos os serviços que pertencem a determinado grupo e que serão vinculados

Leia mais

Manual de Versionamento

Manual de Versionamento Manual de Versionamento Versão 41.53/100.28 Sumário 1. Novidades... 3 1.1. Cálculo Pró-rata para valor fixo cadastrado em Condição Especial... 3 1.2. Criação de configuração para gerar acordos negativos...

Leia mais

Manual Básico para Cadastro no Sistema Questor

Manual Básico para Cadastro no Sistema Questor Manual Básico para Cadastro no Sistema Questor Módulo Gerenciador de Empresas Cadastro da Empresa Para cadastrar a empresa, inicialmente é necessário fazer o cadastro básico com as informações quanto à

Leia mais

Liberação de Atualização

Liberação de Atualização Liberação de Atualização (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando o sistema em seguida

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL EFD CONTRIBUIÇÕES FINANCEIRAS E ASSEMELHADAS

MANUAL OPERACIONAL EFD CONTRIBUIÇÕES FINANCEIRAS E ASSEMELHADAS MANUAL OPERACIONAL EFD CONTRIBUIÇÕES FINANCEIRAS E ASSEMELHADAS SUMÁRIO Introdução... 1 Sobre o Suporte Técnico... 1 EFD Contribuições Financeiras e Assemelhadas...2 Contrib Retida Fonte F600... 2 Receitas

Leia mais

Manual RAIS 2012 Atualizada em Pág. 1

Manual RAIS 2012 Atualizada em Pág. 1 Pág. 1 O QUE É A RAIS? Todo estabelecimento deve fornecer ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Relação Anual de Informações Sociais RAIS, as informações referentes a cada um de seus empregados,

Leia mais

Manual DMED TOTVS Série 1 Saúde (Personal Med)

Manual DMED TOTVS Série 1 Saúde (Personal Med) Manual DMED TOTVS Série 1 Saúde (Personal Med) 1 Sumário Introdução... 3 Financeiro... 4 Entrada de valores pelo DMED... 4 Entrada de valores manualmente pelo financeiro... 7 Entrada de valores automaticamente

Leia mais

Sped ECF. Escrituração Contábil Fiscal. Copyright Todos os direitos reservados. Control Informática. Sped ECF

Sped ECF. Escrituração Contábil Fiscal. Copyright Todos os direitos reservados. Control Informática. Sped ECF Escrituração Contábil Fiscal Copyright 2015. Todos os direitos reservados. Control Informática. Copyright 2015. Todos os direitos reservados. Control Informática. Parametrização e utilização Implementação,

Leia mais

EFD-Reinf Apresentação I - Instituição

EFD-Reinf Apresentação I - Instituição EFD-Reinf Escrituração Fiscal Digital das Retenções e Informações da Contribuição Previdenciária Substituída Danilo Lollio O que vem por ai??? Apresentação Graduado em Análise de Sistemas pela Universidade

Leia mais

Julho/2017 Versão 1.0

Julho/2017 Versão 1.0 Manual prático Nota Eletrônica Julho/2017 Versão 1.0 Emissão de NFS-e 1- Para realizar a emissão de nota eletrônica, o contribuinte deverá acessar o sistema ISS.net através do menu Nota Eletrônica-> Nova

Leia mais

Declarações Serviços Prestados

Declarações Serviços Prestados Declarações Serviços Prestados O que é isto? O que isto faz? Por meio desta página, um contribuinte classificado como prestador de serviços pode realizar a declaração dos serviços prestados. Nesta página,

Leia mais

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1 Manual de Instruções Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e 1 1. Cadastro de Novo Prestador de Serviço. Quando o usuário acessar o sistema de NFS-e Sapitur ISSQN, vai

Leia mais

Identificação da Empresa

Identificação da Empresa Identificação da Empresa MT-611-00001-14 Última Atualização 15/07/2016 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades

Leia mais

Neste bip. Reajuste de Salário. Você Sabia? edição 42 Fevereiro de 2014

Neste bip. Reajuste de Salário. Você Sabia? edição 42 Fevereiro de 2014 Neste bip Reajuste de Salário... 1 Reajustando o Salário Mínimo... 2 Novo Relatório Para Programação de Férias... 2 Rais Ano Base 2013... 2 Regras de Importação... 3 Códigos Contábeis X Regras de Contabilização...

Leia mais

Sistema NFS-e. 03/2010 Versão 1.3. EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A.

Sistema NFS-e. 03/2010 Versão 1.3. EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Sistema NFS-e 03/2010 Versão 1.3 EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, o usuário deverá acessar a aplicação através do site da prefeitura clicando no

Leia mais

Manual de Versão Group Shopping

Manual de Versão Group Shopping Manual de Versão Group Shopping Belo Horizonte, 2018. Group Software. Todos os direitos reservados Sumário 1. Novidades... 3 1.1. Opção para gerar contas com vencimento em dia útil... 3 1.2. Parâmetro

Leia mais

Cordilheira Recursos Humanos 2.101b

Cordilheira Recursos Humanos 2.101b LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

Identificação da Empresa

Identificação da Empresa Identificação da Empresa I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades para as quais a sua empresa deseja fornecer;

Leia mais

DIRF 2014 (ano-calendário 2013) Entrega da Declaração. Do Programa a ser Utilizado. Da Obrigatoriedade de Entrega

DIRF 2014 (ano-calendário 2013) Entrega da Declaração. Do Programa a ser Utilizado. Da Obrigatoriedade de Entrega DIRF 2014 (ano-calendário 2013) A Instrução Normativa RFB nº 1.406, de 23 de outubro de 2013 aprovou o programa gerador da Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (PGD Dirf 2014), o qual já se encontra

Leia mais

Imposto de Renda Anual e DIMOB Sami ERP++

Imposto de Renda Anual e DIMOB Sami ERP++ Imposto de Renda Anual e DIMOB Sami ERP++ Atualize o módulo do Aluguel (ALUGUEL.EXE) para efetuar os processos necessários para acúmulo dos valores do IRRF e posteriormente a geração do arquivo para importação

Leia mais

Integração Portais de imóveis X Sami ERP++

Integração Portais de imóveis X Sami ERP++ Integração Portais de imóveis X Sami ERP++ 1. Viva Real/ ZAP/ Chave Fácil/ Mercado Livre/ Toda Oferta/ Imóvel Web/ Class/ Demais Portais. 1.1. Tipo de Imóvel Acesse o módulo LOCAÇÃO/ CADASTROS, CADASTRO

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos Retenção em baixas parciais de PIS, COFINS e CSLL

Orientações Consultoria de Segmentos Retenção em baixas parciais de PIS, COFINS e CSLL 28/04/2010 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 3 3.1. Contribuição PIS e COFINS pela Sistemática Não Cumulativa... 4 3.2. Da

Leia mais

Manual do Portal TISS Portal de Conectividade com os Prestadores

Manual do Portal TISS Portal de Conectividade com os Prestadores 1 CANAIS DE COMUNICAÇÃO Gerência de Credenciamento (GECRE) Tel.: (21) 2126-7186 / 2126-7187 E-mail: gecre@cedaesaude.org.br Entrega de Contas Médicas / Cronograma de Entrega Tel.: (21) 2126-7176 Gerência

Leia mais

RAIS 2015 e DIRF 2016 Ano Calendário 2015 Sistema Advanced - Versão 06/2015

RAIS 2015 e DIRF 2016 Ano Calendário 2015 Sistema Advanced - Versão 06/2015 RAIS 2015 e DIRF 2016 Ano Calendário 2015 Sistema Advanced - Versão 06/2015 Alterações efetuadas para facilitar o processamento da RAIS No Programa A02 e A11 do Módulo 01 (M01), incluímos a Função CPR,

Leia mais

1. Geração da EFD Pis/Cofins revisado. (Pct. 3815).

1. Geração da EFD Pis/Cofins revisado. (Pct. 3815). 1. Geração da EFD Pis/Cofins revisado. (Pct. 3815). Disponibilizada nova versão revisada da geração do arquivo magnético da EFD Pis/Cofins, compatibilizada com as regras publicadas até a última versão

Leia mais

CADASTRO DE CLIENTES

CADASTRO DE CLIENTES CADASTRO DE CLIENTES Ao iniciar um processo num sistema integrado, faz-se necessário avaliar os impactos deste procedimento nas áreas que utilizarão a informação e quem será atendido no momento que interferimos

Leia mais

Boletim de Correções FOP DIRF

Boletim de Correções FOP DIRF Boletim de Correções Sumário Apresentação... 3 Procedimentos... 4 Implementações Existentes no Boletim... 5 2 Apresentação Esse boletim tem como objetivo disponibilizar aos nossos clientes os programas

Leia mais

OS - Cadastrar Ordem de Serviço

OS - Cadastrar Ordem de Serviço OS - Cadastrar Ordem de Serviço Objetivo Cadastrar ordem de serviço para clientes sem que seja necessário efetuar uma venda (semelhante ao orçamento, a diferença é que a ordem de serviço nos permite informar

Leia mais

MANUAL DE EXPORTAÇÃO DO ARQUIVO DIRF 2013 ANO BASE 2012 FORTES AC PESSOAL

MANUAL DE EXPORTAÇÃO DO ARQUIVO DIRF 2013 ANO BASE 2012 FORTES AC PESSOAL MANUAL DE EXPORTAÇÃO DO ARQUIVO DIRF 2013 ANO BASE 2012 FORTES AC PESSOAL 1. DETALHES NO LAYOUT DA DIRF 2013 1.1 Abono Pecuniário e Salário Família; Na DIRF 2013 os valores de Abono pecuniário e Salário

Leia mais

1- Apresentação: DIRF Comprovante de Rendimentos Prazo de entrega: Assistência Médica... 4

1- Apresentação: DIRF Comprovante de Rendimentos Prazo de entrega: Assistência Médica... 4 Documentação DIRF 2012 Sumário 1- Apresentação:... 3 2- DIRF... 3 3- Comprovante de Rendimentos... 3 4- Prazo de entrega:... 3 5- Assistência Médica... 4 6- Associação de assistência médica e/ ou odontológica

Leia mais

Este Procedimento Operacional Padrão define as etapas necessárias de como fazer o Cadastro de DIRF no Sistema TOTVS RM. Índice

Este Procedimento Operacional Padrão define as etapas necessárias de como fazer o Cadastro de DIRF no Sistema TOTVS RM. Índice Este Procedimento Operacional Padrão define as etapas necessárias de como fazer o Cadastro de DIRF no Sistema TOTVS RM. Índice I. Acesso ao Cadastro... 2 II. Aba Geral Após Avançar e clicar em "Adicionar

Leia mais

1- Apresentação: DIRF Comprovante de Rendimentos Prazo de entrega: Assistência Médica... 4

1- Apresentação: DIRF Comprovante de Rendimentos Prazo de entrega: Assistência Médica... 4 Documentação DIRF 2011 Sumário 1- Apresentação:... 3 2- DIRF... 3 3- Comprovante de Rendimentos... 3 4- Prazo de entrega:... 3 5- Assistência Médica... 4 6- Associação de assistência médica e/ ou odontológica

Leia mais