ACORDO ORTOGRÁFICO O QUE MUDOU. O acento agudo definitivamente desaparece da Língua Portuguesa em três casos:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ACORDO ORTOGRÁFICO O QUE MUDOU. O acento agudo definitivamente desaparece da Língua Portuguesa em três casos:"

Transcrição

1 Pró-Reitoria de Planejamento Pedagógico e Avaliação Institucional ACORDO ORTOGRÁFICO O QUE MUDOU 1 ACENTO AGUDO O acento agudo definitivamente desaparece da Língua Portuguesa em três casos: 1.1 nos ditongos abertos ei e oi das palavras paroxítonas. Ditongo é o encontro de duas vogais proferidas em uma mesma sílaba. Paroxítonas são aquelas palavras em que a sílaba pronunciada com mais intensidade é a penúltima. QUADRO DE ANÁLISE I assembléia heróico idéia jibóia boléia colméia alcatéia assembleia heroico ideia jiboia boleia colmeia alcateia ATENÇÃO: AS OXÍTONAS terminadas em éi, éu, ói e os monossílabos tônicos terminados em éi, éu, ói continuam com acento, estando no singular e ou no plural. As oxítonas são as palavras em que a sílaba pronunciada com mais intensidade é a última. QUADRO DE ANÁLISE ll SINGULAR PLURAL SINGULAR PLURAL herói Heróis herói heróis Ilhéu Ilhéus Ilhéu Ilhéus chapéu chapéus chapéu chapéus - anéis - anéis dói - dói - céu céus céu céus Nas palavras paroxítonas com i ou então com u que formam hiato com a vogal anterior quando esta (vogal anterior) faz parte de um ditongo, o acento agudo desaparece. Hiato é a sequência de duas vogais que pertencem a sílabas diferentes.

2 baiúca boiúna feiúra cheiínho Sauípe QUADRO DE ANÁLISE lll baiuca boiuna feiura cheiinho Sauipe 1.2 Nas formas verbais que têm o acento tônico na raiz, com o u tônico precedido das letras g ou q e seguidos de e ou i. O acento agudo desaparece Esses casos são pouco frequentes na língua portuguesa; acontecem apenas nas formas verbais argüir e redargüir. Portanto, não se usa mais o acento agudo no u tônico das formas tu (arguis), ele (argui), eles (arguem), do presente do indicativo dos verbos arguir e redarguir. argúis argúem redargúis redargúem argúe QUADRO DE ANÁLISE lv arguis arguem redarguis redarguem argue 2 ACENTO DIFERENCIAL O acento diferencial é usado com a finalidade de facilitar a identificação de palavras homófonas, isto é, palavras que têm a mesma pronúncia. 2.1 antes dessa reforma, usávamos o acento diferencial (agudo ou circunflexo) em vocábulos como pára (forma verbal, a fim de não confundir com para (preposição). Com a entrada em vigor do novo acordo ortográfico, o acento diferencial não será mais usado nos seguintes casos de acordo com o quadro de análise número V. QUADRO DE ANÁLISE V pára (forma verbal) Para (forma verbal) Para (preposição) Para (preposição) péla (do verbo pelar); pela (a união da preposição pela (do verbo pelar); pela (a união da preposição per com o artigo a) per com o artigo a) Pólo (substantivo); pólo (substantivo); polo Polo (substantivo e preposição antiga) (preposição antiga) pélo (verbo pelar); pêlo (substantivo); pelo Pelo (verbo, substantivo e preposição) (preposição) pêra (substantivo); pera (preposição antiga) Pera (substantivo); Pera (preposição antiga) ATENÇÃO Permanece o acento diferencial (agudo e ou circunflexo) nos seguintes casos:

3 Em relação ao verbo poder, na forma do pretérito perfeito do indicativo, na terceira pessoa do singular (PÔDE), para não se confundir com a forma do presente do indicativo, na terceira pessoa do singular Em pôr que é verbo para não confundir com a preposição por Em relação ao verbo ter, na terceira pessoa do plural (têm - circunflexo) para não confundir com a terceira pessoa do singular. 2. Em relação aos derivados do verbo ter (manter, deter, reter, conter...), na terceira pessoa do plural (circunflexo), para diferenciar da terceira pessoa do singular (uso do acento agudo). (MANTÊM/MANTÉM) Em relação ao verbo vir, na terceira pessoa do plural (VÊM - circunflexo) para não confundir com a terceira pessoa do singular Em relação aos verbos derivados do verbo vir (convir, intervir, advir,...), na terceira pessoa do plural (circunflexo), para diferenciar da terceira pessoa do singular (uso do acento agudo). (CONVÊM/CONVÉM) Portanto, de acordo com o quadro analítico VI, permanece o acento diferencial em: QUADRO DE ANÁLISE VI Ele não pôde sair. (verbo pretérito) Hoje ele pode sair. (verbo presente) Vou pôr o livro na mesa. (verbo) A mesa foi feita por mim. (preposição) Ele tem (singular); Eles têm (plural) Ela vem do bairro de Campinas.(v. 3ª singular) Elas vêm do bairro de Campinas. (v.3ª plural) Ela mantém a palavra. (v.3ª singular) Elas mantêm a palavra. (v. 3ª plural) Ele convém aos estudantes. (v.3ª singular) Eles convêm aos estudantes. (v.3ª plural) O homem detém o poder. (v.3ª singular) Os homens detêm o poder. (v.3ª plural) Ele intervém em todos os assuntos. (v.3ª singular) Eles intervêm em todos os assuntos. (v. 3ª plural) Ele não pôde sair. (verbo pretérito) Hoje ele pode sair. (verbo presente) Vou pôr o livro na mesa. (verbo) A mesa foi feita por mim. (preposição) Ele tem (v.singular); Eles têm (v.plural) Ela vem do bairro de Campinas.(v.3ª singular) Elas vêm do bairro de Campinas.(v.3ª plural) Ela mantém a palavra. (v.3ª singular) Elas mantêm a palavra. (v. 3ª plural) Ele convém aos estudantes. (v.3ª singular) Eles convêm aos estudantes. (v.3ª plural) O homem detém o poder. (v.3ªsingular) Os homens detêm o poder. (v.3ª plural) Ele intervém em todos os assuntos. (v.3ª singular) Eles intervêm em todos os assuntos. (v. 3ª plural) É facultativo o uso do acento circunflexo para diferenciar os termos forma / fôrma; conforme quadro de análise número sete. QUADRO DE ANÁLISE VII Qual é a forma da fôrma de tijolo? Qual é a forma da fôrma de tijolo? Qual é a forma da forma de tijolo?

4 3 O USO DO HÍFEN. Pelo novo acordo ortográfico, algumas regras do uso do hífen foram alteradas. Por ser uma matéria ainda polêmica em certos aspectos, apresentamos alguns critérios que orientam o seu uso. 3.1 O uso do hífen em palavras compostas formadas por prefixos, sendo o segundo elemento iniciado com h. Usa-se sempre o hífen diante de palavra iniciada por h; conforme o quadro de análise número VIII. QUADRO DE ANÁLISE VIII PREFIXOS PALAVRAS COM HÍFEN anti- anti-higiênico anti- Anti-histórico co- co-herdeiro macro- macro-história mini- mini-hotel proto- proto-história sobre- sobre-humano super- super-homem ultra- ultra-humano 3.2 Prefixo terminado em vogal A formação de palavras compostas com prefixo terminado em vogal obedece aos seguintes critérios: Sem hífen diante de vogal diferente. (autoescola) Sem hífen diante de consoante diferente de r/s. (anteprojeto) Diante de r/s não se usa hífen e dobram-se essas letras. (antirracismo; antissocial) Com hífen, quando a vogal final do prefixo for a mesma que inicia a segunda palavra. (microondas) Dessa forma, podemos observar mais alguns exemplos dessas palavras, no quadro de análise número IX. QUADRO DE ANÁLISE IX PREFIXOS PALAVRAS COMPOSTAS Auto-; aero-; agro-;ante-;anti- autoescola ; aeroespacial ; agroindustrial anteontem ; antiaéreo; antieducativo ante- co-; micro; auto- anteprojeto; autopeça; coprodução ;microcomputador anti-; ultra-; bio-; co- Antirracismo; antissocial ; ultrassom; Biorritmo; cosseno micro-; semi-; anti-; auto micro-onda; semi-internato; anti-inflamatório; auto-observação 3.3 Prefixo terminado em consoante A formação de palavras compostas com prefixo terminado em consoante obedece aos seguintes critérios: Se o prefixo termina por consoante, usa-se hífen se o segundo elemento começar pela mesma consoante. (inter-regional) Sem hífen diante de consoante diferente. (intermunicipal) Quando o prefixo termina por consoante, não se usa hífen se o segundo elemento começar por vogal. (superinteressante)

5 Dessa forma, podemos observar mais alguns exemplos de palavras com prefixo terminado em consoante, no quadro de análise número X. QUADRO DE ANÁLISE X PREFIXOS PALAVRAS COMPOSTAS sub-; hiper-; inter-; super- Sub-bibliotecário; hiper-requintado; inter- -racional; super-romântico hiper-; inter-; super- Hipermercado; intermunicipal; superprodução super-; hiper-; inter-; super- Superinteressante; hiperacidez; interescolar; superamigo 4 PARTICULARIDADES DE ALGUNS PREFIXOS Alguns prefixos apresentam particularidades que precisam ser observadas. São eles: 4.1 Com o prefixo sub, usa-se hífen diante de palavra iniciada por r. (sub-região) Também com o prefixo sub, as palavras iniciadas por h eliminam essa letra e juntam-se sem hífen. (subumanidade) 4.2 Com os prefixos circum e pan, usa-se hífen diante de palavra iniciada por m, n, e vogal. (circumnavegação; pan-americano) 4.3 O prefixo co aglutina-se geralmente com o segundo elemento, mesmo quando este se inicia com a vogal o. (coobrigação) 4.4 Com o prefixo vice, usa-se sempre o hífen. (vice-rei) 4.5 Não se usa o hífen em certas palavras que perderam a noção de composição. (girassol) 4.6 Usa-se sempre o hífen com os prefixos ex, sem, além, aquém, recém, pós, pré, pró. (aquém-mar) Dessa forma, podemos observar mais exemplos de particularidades de alguns prefixos na formação de palavras, no quadro de análise número XI. QUADRO DE ANÁLISE XI PREFIXOS PALAVRAS: PALAVRAS COMPOSTAS SEGUNDO ELEMENTO 4.1 sub subregião, raça; humano; sub-região; sub-raça; subumano; subumanidade 4.2 circum-; pan- Navegação; americano; Circum-navegação; circum-escolar; panamericano; pan-mágico; pan- -africano; pan-negritude. 4.3 co ordenar; operar; operação; optar coordenar; cooperar; cooperação; cooptar 4.4 vice - almirante; diretor; presidente vice-almirante; vice-diretor; vice-presidente madressilva; mandachuva; pontapé; paraquedas; paraquedista 4.6 ex-; sem-; além-; aquém-; recém-; pós-; pré- ; pró- esposa; terra; mar; casado; graduado; vestibular; europeu Ex-esposa; sem-terra; além-mar; aquém-mar; recém-casado; pós-graduado; pré-vestibular; pró-europeu 5 FORMA VERBAL COM HIATOS

6 Quando a palavra é uma forma verbal paroxítona formada pelos hiatos oo ou ee, elimina-se,nesse caso, o acento circunflexo. Conforme se pode observar no quadro de análise número XII. QUADRO DE ANÁLISE XII Vôo enjôo perdôo abençôo crêem dêem lêem vêem voo enjoo perdoo abençoo creem deem leem veem 6 O TREMA Não se usa mais o trema na língua portuguesa ( ), sinal usado sobre a letra u para indicar sua pronúncia nos grupos gue, gui, que, qui. 6.1 O trema só foi mantido em nomes próprios de origem estrangeira e seus derivados. Portanto, de acordo com o quadro de análise número XIII, temos o seguinte. QUADRO DE ANÁLISE XIII agüentar argüição argüir antiqüíssimo bilíngüe cinqüenta conseqüência 7 MUDANÇA NO ALFABETO aguentar arguição arguir antiquíssimo bilíngue cinquenta consequência O nosso alfabeto passa ter 26 letras. Novamente foram reintroduzidas as letras K, W, Y. 7.1 O alfabeto completo contém as seguintes letras: A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z. 7.2 SITUAÇÕES EM QUE SE USAM K, W, e Y São usadas na escrita de símbolos de unidades de medida tais como: Km (quilômetro), Kg (quilograma), W (watt). São usadas também na escrita de palavras e nomes estrangeiros e seus derivados, como: show playboy Kung fu Yang Kafka Kaiser O QUE MUDA COM RELAÇÃO A SEQUÊNCIAS CONSONANTAIS O novo acordo ortográfico também provoca mudanças nas sequências consonantais em alguns casos. 8.1 conservam-se as sequências consonantais quando as letras são pronunciadas. Veja o quadro de análise número XIV. QUADRO DE ANÁLISE XIV

7 Adepto apto erupção eucalipto inepto núpcias rapto Compacto convicção convicto ficção friccionar pacto pictural. Adepto apto erupção eucalipto inepto núpcias rapto Compacto convicção convicto ficção friccionar pacto pictural. 8.2 Eliminam-se as sequências consonantais quando as letras não são pronunciadas. Veja o quadro de análise número XV. QUADRO DE ANÁLISE XV * acção accionar - acto afectivo aflicção aflicto colecção direcção director exacto - objecção Egipto - adopção adoptar - óptimo exato - coleção - aflito - aflição - afetivo - ato - ação diretor - direção objeção - acionar Egito - adoção adotar - ótimo * A maioria da grafia destas palavras acontece na língua portuguesa lusitana. Portanto, o impacto será maior na estrutura gráfica da língua portuguesa lusitana. 9 É FACULTATIVO NO NOVO ACORDO É facultativo em algumas palavras em que há sequências consonantais e, também, em algumas formas verbais manter a estrutura anterior ao acordo ou optar pela mudança. 9.1 Conservam-se ou eliminam-se, facultativamente, as sequências consonantais, quando essas letras são pronunciadas. Veja o quadro de análise número XVI.* * A maioria da grafia destas palavras acontece na língua portuguesa lusitana. Portanto, o impacto será maior na estrutura gráfica da língua portuguesa lusitana. Com o novo acordo ortográfico, ambas as estruturas podem ser usadas na língua portuguesa brasileira. QUADRO DE ANÁLISE XVI CONSERVA OU ELIMINA amígdala OU amídala amnistia OU anistia aritmética OU arimética assumpção OU assunção aspecto OU aspeto carácter OU caráter ceptro OU cetro concepção OU conceção corrupto OU corruto Decepcionar OU dececionar dicção OU dição excepcional OU excecional facto OU fato indemnizar OU indenizar infeccioso OU infecioso omnipotente OU onipotente omnisciente OU onisciente recepção OU receção

8 sector OU setor súbdito OU súdito sumptuoso OU suntuoso 9.2 É facultativo usar o acento agudo nas formas verbais paroxítonas do pretérito perfeito do indicativo da 1ª pessoa do plural, se coincidir com a forma verbal correspondente no presente do indicativo. Veja o quadro de análise número XVII QUADRO DE ANÁLISE XVII PRETÉRITO PERFEITO PRESENTE PRETÉRITO PERFEITO COM O NOVO ACORDO amamos amamos Amamos ou amámos cantamos cantamos Cantamos ou cantámos dançamos dançamos Dançamos ou dançámos pesquisamos pesquisamos Pesquisamos ou pesquisámos 10 PALAVRAS COM DUAS GRAFIAS Este novo acordo ortográfico admite, para algumas palavras, o uso de duas grafias Determinadas palavras oxítonas terminadas em e tônico, geralmente, são pronunciadas ora com essa vogal (e) como aberta, ora como fechada, admitem tanto o acento agudo quanto o acento circunflexo. Veja o quadro de análise número XVIII QUADRO DE ANÁLISE XVIII AS DUAS GRAFIAS SÃO USADAS * bebê OU bebé bidê OU bidé canapê OU canapé caratê OU caraté crochê OU croché guichê OU guiché matinê OU matiné nenê OU nené ponjê OU ponjé purê OU puré rapê OU rapé *Essas palavras oxítonas que podem ter duas grafias geralmente são de origem francesa. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Sacconi, Luiz Antonio. Novíssima Gramática Ilustrada. São Paulo: Nova Geração, Silva, Maurício. O novo acordo ortográfico da língua portuguesa: o que muda, o que não muda. São Paulo: Contexto, Tufano, Douglas. Guia prático da nova ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2008.

MEIA-SOLA ORTOGRÁFICA "Sou contra o acordo. Sei que isso é um tiro no próprio pé, pois, se o acordo passar, vou ser chamado para fazer muitas

MEIA-SOLA ORTOGRÁFICA Sou contra o acordo. Sei que isso é um tiro no próprio pé, pois, se o acordo passar, vou ser chamado para fazer muitas MEIA-SOLA ORTOGRÁFICA "Sou contra o acordo. Sei que isso é um tiro no próprio pé, pois, se o acordo passar, vou ser chamado para fazer muitas palestras. Mas não quero esse dinheiro, não. Com outro espírito,

Leia mais

Guia da Nova Ortografia da Língua Portuguesa

Guia da Nova Ortografia da Língua Portuguesa Guia da Nova Ortografia da Língua Portuguesa O objetivo deste material é trazer, de maneira clara e dinâmica, as alterações introduzidas na Língua Portuguesa pelo Acordo Ortográfico. De 2009 até 31 de

Leia mais

O QUE MUDA? ALFABETO: Passa de 23 para 26 letras (k, w e y voltam de onde, na prática, jamais saíram). TREMA: É eliminado das palavras portuguesas e a

O QUE MUDA? ALFABETO: Passa de 23 para 26 letras (k, w e y voltam de onde, na prática, jamais saíram). TREMA: É eliminado das palavras portuguesas e a A UNIFICAÇÃO ORTOGRÁFICA DA LÍNGUA PORTUGUESA O QUE MUDA? ALFABETO: Passa de 23 para 26 letras (k, w e y voltam de onde, na prática, jamais saíram). TREMA: É eliminado das palavras portuguesas e aportuguesadas,

Leia mais

Alfabeto com 26 letras

Alfabeto com 26 letras 1 Reforma Ortográfica As novas regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa entram em vigor a partir de 1º de janeiro de 2009. Oito países, onde o português é língua oficial, vão precisar ajustar

Leia mais

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V WX Y Z

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V WX Y Z Fique de O alfabeto passa a ter 26 letras. Foram reintroduzidas as letras k, w e y. O alfabeto completo passa a ser: A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V WX Y Z As letras k, w e y, que na verdade

Leia mais

Junho / Diretor: Altieres Alves Peres Vice-direção: Nestorina, Luciana Azevedo e Cyntia Especialistas: Maria Onofra, Luciene e Rosângela

Junho / Diretor: Altieres Alves Peres Vice-direção: Nestorina, Luciana Azevedo e Cyntia Especialistas: Maria Onofra, Luciene e Rosângela Junho / 2.012 Diretor: Altieres Alves Peres Vice-direção: Nestorina, Luciana Azevedo e Cyntia Especialistas: Maria Onofra, Luciene e Rosângela GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA Mudanças no alfabeto O alfabeto

Leia mais

Pedagogia Unifac - 1º semestre Acordo ortográfico. Profª. Ana Maria Hernandes. Profa. Sandra R. Seullner Domingues

Pedagogia Unifac - 1º semestre Acordo ortográfico. Profª. Ana Maria Hernandes. Profa. Sandra R. Seullner Domingues Pedagogia Unifac - 1º semestre 2017 Acordo ortográfico Profª. Ana Maria Hernandes Profa. Sandra R. Seullner Domingues NOVA ORTOGRAFIA Orientações sobre o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa e a Nova

Leia mais

O QUE MUDOU NA ORTOGRAFIA BRASILEIRA?

O QUE MUDOU NA ORTOGRAFIA BRASILEIRA? O QUE MUDOU NA ORTOGRAFIA BRASILEIRA? REFORMA ORTOGRÁFICA HISTÓRIA Países que falam português: Brasil Portugal Angola Moçambique Guiné-Bissau São Tomé e Príncipe Cabo Verde Timor-Leste POR QUÊ? POR QUÊ?

Leia mais

A Secretaria Municipal da Educação lembra a todos os funcionários municipais de que o Parlamento português aprovou, em maio passado, o segundo

A Secretaria Municipal da Educação lembra a todos os funcionários municipais de que o Parlamento português aprovou, em maio passado, o segundo A Secretaria Municipal da Educação lembra a todos os funcionários municipais de que o Parlamento português aprovou, em maio passado, o segundo protocolo modificativo do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Leia mais

Guia da Nova Ortografia

Guia da Nova Ortografia Guia da Nova Ortografia O que muda com a reforma? Fonte: www.reformaortografica.com Alfabeto Inclusão de três letras. Passa a ter 26 letras, ao incorporar as letras k, w e y : A B C D E F G H I J K L M

Leia mais

GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA. Saiba o que mudou na ortografia brasileira Douglas Tufano

GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA. Saiba o que mudou na ortografia brasileira Douglas Tufano GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA Saiba o que mudou na ortografia brasileira Douglas Tufano Acordo Ortográfico O objetivo deste guia é expor ao leitor, de maneira objetiva, as alterações introduzidas na

Leia mais

1. Não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (palavras que têm acento tônico na penúltima sílaba).

1. Não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (palavras que têm acento tônico na penúltima sílaba). Mudanças no alfabeto: O alfabeto passa a ter 26 letras. Foram reintroduzidas as letras k, w e y. O alfabeto completo passa a ser: A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V WX Y Z Trema: Não se usa mais

Leia mais

GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA

GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA Saiba o que mudou na ortografi a brasileira Douglas Tufano ia Reforma Ortografica CP.indd 1 10/7/2008 14:27:21 2008 Douglas Tufano Professor e autor de livros didáticos

Leia mais

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO. Profa. Luana Lemos

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO. Profa. Luana Lemos NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO Profa. Luana Lemos CHARGE http://charges.uol.com.br/2008/05/26/cotidian o-evolussaum/?modo=baloes NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO O Novo Acordo Ortográfico foi elaborado para uniformizar

Leia mais

Última chamada: novo acordo ortográfico passa a valer em 2016

Última chamada: novo acordo ortográfico passa a valer em 2016 Ortografia Última chamada: novo acordo ortográfico passa a valer em 2016 As novas normas da Língua Portuguesa passam a ser obrigatórias em 2016. Você está preparado? Bruna Nicolielo As regras do novo acordo

Leia mais

GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA

GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA Saiba o que mudou na ortografi a brasileira Douglas Tufano 2008 Douglas Tufano Professor e autor de livros didáticos de língua portuguesa 2008 Editora Melhoramentos Ltda.

Leia mais

Instruções: Níveis de análise de uma língua. Português para Concursos Prof. Elias Santana 25/07/2016. Estrutura do curso: Como assisti-lo:

Instruções: Níveis de análise de uma língua. Português para Concursos Prof. Elias Santana 25/07/2016. Estrutura do curso: Como assisti-lo: Português para Concursos Prof. Elias Santana Estrutura do curso: Como assisti-lo: Sequência das aulas: Canais disponíveis: Instruções: Níveis de análise de uma língua Fonema (som) Grafema (letra) Palavra

Leia mais

PROFESSOR MARLOS PIRES GONÇALVES

PROFESSOR MARLOS PIRES GONÇALVES PROFESSOR MARLOS PIRES GONÇALVES OBJETIVO DO ACORDO Unificar a ortografia da língua portuguesa nesses países Simplificar a comunicação entre os povos lusófonos (países em que a língua portuguesa é falada

Leia mais

NOVA ORTOGRAFIA. Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

NOVA ORTOGRAFIA. Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa NOVA ORTOGRAFIA Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa Onde ocorrem as mudanças Países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Oficialização

Leia mais

países lusófonos prof.serjãogomes

países lusófonos prof.serjãogomes A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (países lusófonos) consiste em nove países independentes que têm o português como língua oficial: Angola, Brasil, Cabo Verde, Timor Leste, Guiné-Bissau, Guiné

Leia mais

RESUMO DA REFORMA ORTOGRÁFICA. Mudanças no alfabeto

RESUMO DA REFORMA ORTOGRÁFICA. Mudanças no alfabeto RESUMO DA REFORMA ORTOGRÁFICA Mudanças no alfabeto O alfabeto passa a ter 26 letras. Foram reintroduzidas as letras k, w e y. O alfabeto completo passa a ser: A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Rio Tinto nº 3

Agrupamento de Escolas de Rio Tinto nº 3 Agrupamento de Escolas de Rio Tinto nº 3 setembro de 2015 1. INTRODUÇÃO Assinado em Lisboa a 16 de dezembro de 1990. Última de uma série de propostas de unificação (unidade intercontinental) e de simplificação

Leia mais

Saiba o que mudou na ortografia brasileira. Versão atualizada de acordo com o VOLP. Douglas Tufano

Saiba o que mudou na ortografia brasileira. Versão atualizada de acordo com o VOLP. Douglas Tufano Guia Prático da NOVA ORTOGRAFIA Saiba o que mudou na ortografia brasileira Versão atualizada de acordo com o VOLP Douglas Tufano Acordo Ortográfico 2008 Douglas Tufano Professor e autor de livros didáticos

Leia mais

O alfabeto a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z

O alfabeto a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z Acento circunflexo Perdem o acento as palavras com os hiatos OO e EE: No hiato EE, o circunflexo é eliminado como nas flexões de CRER, DAR, LER e VER e seus derivados: crêem dêem lêem vêem prevêem creem

Leia mais

Exemplos (como Quando acentuar sílaba

Exemplos (como Quando acentuar sílaba Tipo de palavra ou Exemplos (como Quando acentuar sílaba eram) Proparoxítonas sempre simpática, lúcido, sólido, cômodo Observações (como ficaram) Continua tudo igual ao que era antes da nova ortografia.

Leia mais

O trema foi suprimido, exceto nas palavras derivadas de nomes próprios estrangeiros. Exemplos: hübneriano (de Hübner), mülleriano (de Müller), etc

O trema foi suprimido, exceto nas palavras derivadas de nomes próprios estrangeiros. Exemplos: hübneriano (de Hübner), mülleriano (de Müller), etc Trema O trema foi suprimido, exceto nas palavras derivadas de nomes próprios estrangeiros. Exemplos: hübneriano (de Hübner), mülleriano (de Müller), etc Hífen COMPOSIÇÃO Emprega-se o hífen nas palavras

Leia mais

ALFABETO E NOMES PRÓPRIOS ESTRANGEIROS E SEUS DERIVADOS. As letras k, w e y foram incorporadas no alfabeto que passa a ter 26 letras:

ALFABETO E NOMES PRÓPRIOS ESTRANGEIROS E SEUS DERIVADOS. As letras k, w e y foram incorporadas no alfabeto que passa a ter 26 letras: ALFABETO E NOMES PRÓPRIOS ESTRANGEIROS E SEUS DERIVADOS As letras k, w e y foram incorporadas no alfabeto que passa a ter 26 letras: a, b, c, d, e, f, g, h, i, j, k, l, m, n, o, p, q, r, s, t, u, v, w,

Leia mais

Novas Regras Ortográficas da Língua Portuguesa. / NT Editora. -- Brasília: p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm.

Novas Regras Ortográficas da Língua Portuguesa. / NT Editora. -- Brasília: p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm. NOVASRE GRASORT OGRÁF I CAS DAL Í NGUAPORT UGUE S A GE S T ÃOENE GÓCI OS I g orri be i r o Autor Igor Ribeiro Revisão NT Editora Projeto Gráfico NT Editora Editoração Eletrônica NT Editora Ilustração

Leia mais

Português Regular B1

Português Regular B1 Português Regular B1 Verbos Irregulares Terminação ear Trocar e por ei nas formas rizotônicas (sílaba forte no radical) e conjugar como regular: Eu, tu, ele, eles do presente do indicativo ex: Eu freio,

Leia mais

De acordo com o novo Acordo: o que muda e o que não muda com a Reforma Ortográfica. Ana Kelly Borba da Silva Brustolin

De acordo com o novo Acordo: o que muda e o que não muda com a Reforma Ortográfica. Ana Kelly Borba da Silva Brustolin De acordo com o novo Acordo: o que muda e o que não muda com a Reforma Ortográfica Ana Kelly Borba da Silva Brustolin As datas do Acordo O documento inicial do Acordo Ortográfico foi assinado em 1990 (em

Leia mais

Parte 1 - Português INSS 2015/2016

Parte 1 - Português INSS 2015/2016 Parte 1 - Português INSS 2015/2016 Acentuação Gráfica Professora Luciane Sartori Contatos: Email: lucianesartori@bol.com.br Site: www.sartoriprofessores.com.br Facebook: Luciane Sartori III Página do Facebook:

Leia mais

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO 1

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO 1 NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO 1 Sheyla Carvalho 1 Nota: As fontes de consulta desta apresentação estão citada no OBJETIVOS da palestra Informar Esclarecer Comentar Trocar ideias DEFINIÇÃO - Motivação 1 O Acordo

Leia mais

O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO 1

O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO 1 O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO 1 Organização: Prof.ª MSc. Suênia Kdidija 1 Este material foi elaborado a partir do Manual de Ortografia da Revista Nova Escola. INTRODUÇÃO Nesta apostila, baseada no Manual de

Leia mais

Profª: Adriana Figueiredo Língua Portuguesa TRE - SP AULAS 01 A 04. Língua Portuguesa TRE - SP Professora: Adriana Figueiredo

Profª: Adriana Figueiredo Língua Portuguesa TRE - SP AULAS 01 A 04. Língua Portuguesa TRE - SP Professora: Adriana Figueiredo Professora: Adriana Figueiredo Prof. Adriana Figueiredo www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 9 ACENTUAÇÃO GRÁFICA Classificação dos Vocábulos Quanto à Sílaba Tônica Sílaba tônica é a sílaba da palavra

Leia mais

Acordo ortográfico - As Mudanças Principais

Acordo ortográfico - As Mudanças Principais Acordo ortográfico - As Mudanças Principais 1 Esta página identifica e descreve todas as regras de escrita que mudam com o Acordo Ortográfico de 1990 face ao Acordo de 1945, vigente em Portugal, PALOP

Leia mais

Novo (e divertido) acordo ortográfico

Novo (e divertido) acordo ortográfico Novo (e divertido) acordo ortográfico Andrey do Amaral Essa obra não é de domínio público BIBLIOTECA DIGITAL 2 O que muda com o novo acordo? Perceba as alterações em nossa língua com o acordo entre os

Leia mais

USO DA ACENTUAÇÃO. Regra Descrição Como Era Como É Atenção! androide, estoico, geleia, heroico, ideia, plateia. baiuca, bocaiuva, cauila, feiura

USO DA ACENTUAÇÃO. Regra Descrição Como Era Como É Atenção! androide, estoico, geleia, heroico, ideia, plateia. baiuca, bocaiuva, cauila, feiura USO DA ACENTUAÇÃO Regra Descrição Como Era Como É Atenção! O acento permanece: 1 Não se acentuam mais os ditongos abertos < ei > e < oi > das palavras paroxítonas. andróide, estóico, geléia, heróico, idéia,

Leia mais

- chá, pé, pó - Pará, café, cipó, armazém - planta, pele, calo, item, cantam (tórax, álbum, hífen) - lâmpada, público, último

- chá, pé, pó - Pará, café, cipó, armazém - planta, pele, calo, item, cantam (tórax, álbum, hífen) - lâmpada, público, último - chá, pé, pó - Pará, café, cipó, armazém - planta, pele, calo, item, cantam (tórax, álbum, hífen) - lâmpada, público, último Hiatos Acentuam-se as letras i e u desde que sejam a segunda vogal tônica de

Leia mais

GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA

GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA Saiba o que mudou na ortografia brasileira Versão atualizada de acordo com o VOLP Douglas Tufano Acordo Ortográfico 2008 Douglas Tufano Professor e autor de livros didáticos

Leia mais

Em toda palavra de duas ou mais sílabas, sempre há uma sílaba, pronunciada com maior intensidade: sílaba tônica. As outras são as sílabas átonas.

Em toda palavra de duas ou mais sílabas, sempre há uma sílaba, pronunciada com maior intensidade: sílaba tônica. As outras são as sílabas átonas. Acentuação Em toda palavra de duas ou mais sílabas, sempre há uma sílaba, pronunciada com maior intensidade: sílaba tônica. As outras são as sílabas átonas. sílaba tônica - pronunciada com maior intensidade.

Leia mais

GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA

GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA Saiba o que mudou na ortografia brasileira Versão atualizada de acordo com o VOLP Douglas Tufano 2008 Douglas Tufano Professor e autor de livros didáticos de língua portuguesa

Leia mais

GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA

GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA 1 - Acento agudo O acento agudo desaparece das palavras da língua portuguesa em três casos, como se pode ver a seguir: Nos ditongos (encontro de duas vogais proferidas em uma só sílaba) abertos ei e oi

Leia mais

NoVa. Acordo Ortográfico. Versão atualizada

NoVa. Acordo Ortográfico. Versão atualizada Acordo Ortográfico Guia Prático da NoVa ortografia D Saiba o que mudou na ortografia brasileira Versão atualizada alvani Z immermann O objetivo deste guia é expor ao leitor, de maneira objetiva, as alterações

Leia mais

Guia Prático da NOVA ORTOGRAFIA

Guia Prático da NOVA ORTOGRAFIA Guia Prático da NOVA ORTOGRAFIA Saiba o que mudou na ortografia brasileira por Douglas Tufano (Professor e autor de livros didáticos de língua portuguesa) O objetivo deste guia é expor ao leitor, de maneira

Leia mais

DICAS DE ORTOGRAFIA ABRIL 2015

DICAS DE ORTOGRAFIA ABRIL 2015 DICAS DE ORTOGRAFIA ABRIL 2015 Ortografia Você está pronto para as mudanças? A ortografia da língua portuguesa foi alterada pelo Acordo Ortográfico, assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990. Após

Leia mais

CENTRO DE ENSINO MÉDIO 02 DO GAMA PROFESSOR: CIRENIO SOARES

CENTRO DE ENSINO MÉDIO 02 DO GAMA PROFESSOR: CIRENIO SOARES CENTRO DE ENSINO MÉDIO 02 DO GAMA PROFESSOR: CIRENIO SOARES CEM 02/GAMA 1 ACENTUAÇÃO GRÁFICA a) Oxítonas: O, E, A (s) EM, ENS Exs.: b) Paroxítonas: N, R, I, X, R, N, IS L L, I, UM, IS, X, US ÃO, DITONGO,

Leia mais

Sem saber que era impossível, ele foi lá e fez!

Sem saber que era impossível, ele foi lá e fez! ALUNO Sem saber que era impossível, ele foi lá e fez! TREMA Não se usa mais o trema ( ), sinal colocado sobre a letra u para indicar que ela deve ser pronunciada nos grupos gue, gui, que, qui. MUDANÇAS

Leia mais

A grafia e as suas mudanças

A grafia e as suas mudanças A grafia e as suas mudanças Atividade 1 A reforma ortográfica de 1911 A primeira grande reforma da língua portuguesa foi feita em 1911, com a consciência de que era necessário simplificar e regular a ortografia.

Leia mais

GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA

GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA Saiba o que mudou na ortografi a brasileira Douglas Tufano ia Reforma Ortografica CP.indd 1 10/7/2008 14:27:21 2008 Douglas Tufano Professor e autor de livros didáticos

Leia mais

Faculdade Souza Marques Guia Prático da Nova Ortografia

Faculdade Souza Marques Guia Prático da Nova Ortografia Faculdade Souza Marques Guia Prático da Nova Ortografia Saiba o que mudou na ortografia brasileira por Douglas Tufano (Professor e autor de livros didáticos de língua portuguesa) O objetivo deste guia

Leia mais

O que muda com o acordo ortográfico

O que muda com o acordo ortográfico O que muda com o acordo ortográfico A língua portuguesa é a sétima mais falada no mundo, ficando atrás apenas dos idiomas chinês, hindi, inglês, espanhol, bengali e árabe. Ao todo, são oito os países que

Leia mais

ORTOGRAFIA E ACENTUAÇÃO: NOÇÕES FUNDAMENTAIS

ORTOGRAFIA E ACENTUAÇÃO: NOÇÕES FUNDAMENTAIS ORTOGRAFIA E ACENTUAÇÃO: NOÇÕES FUNDAMENTAIS O que é ortografia? Grego orto = correto + graphé = escrita; Uma só língua, duas ortografias Português - mais de 250 milhões de pessoas. Angola: 17.024.000

Leia mais

GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA. Saiba o que mudou na ortografia brasileira Douglas Tufano

GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA. Saiba o que mudou na ortografia brasileira Douglas Tufano GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA Saiba o que mudou na ortografia brasileira Douglas Tufano 2008 Douglas Tufano Professor e autor de livros didáticos de língua portuguesa 2008 Editora Melhoramentos Ltda.

Leia mais

Profª Zaine OBJETIVO DA REFORMA

Profª Zaine OBJETIVO DA REFORMA Profª Zaine OBJETIVO DA REFORMA Unificar a ortografia da língua portuguesa que, atualmente, é o único idioma do ocidente que tem duas grafias oficiais a do Brasil e a de Portugal. CPLP Comunidade dos Países

Leia mais

ACORDO ORTOGRÁFICO O QUE MUDA? Português /Francês. Senhor Doutor / senhor doutor. Autoavaliação. acordo ortográfico. português /francês

ACORDO ORTOGRÁFICO O QUE MUDA? Português /Francês. Senhor Doutor / senhor doutor. Autoavaliação. acordo ortográfico. português /francês Área Disciplinar Português /Francês ACORDO ORTOGRÁFICO Senhor Doutor / senhor doutor Autoavaliação MUDA? O QUE ( )área disciplinar português /francês acordo ortográfico ESEN, setembro de 2011 seer muy

Leia mais

Nádia Maria dos Santos Vieira (Cartilha adaptada)

Nádia Maria dos Santos Vieira (Cartilha adaptada) Nádia Maria dos Santos Vieira (Cartilha adaptada) A ortografia da língua portuguesa é regida por um conjunto de normas oficiais sob a forma de acordos ortográficos. Desde o dia 01/01/2009 já estão em vigor

Leia mais

acordo Novo Não foi a língua portuguesa que sofreu uma reformulação ditada por decreto. ortográfico da língua portuguesa

acordo Novo Não foi a língua portuguesa que sofreu uma reformulação ditada por decreto. ortográfico da língua portuguesa Novo acordo ortográfico da língua portuguesa Não foi a língua portuguesa que sofreu uma reformulação ditada por decreto. As línguas não mudam por decreto! Elas mudam por influência de outros fatores...

Leia mais

Novo acordo ortográfico. Acentuação gráfica

Novo acordo ortográfico. Acentuação gráfica Novo acordo ortográfico Acentuação gráfica Por que acentuamos as palavras? Para evitar ambiguidade: fábrica/fabrica; secretária/secretaria; análise/analise; ACENTUAÇÃO DAS PROPAROXÍTONAS PROPAROXÍTONAS

Leia mais

O novo acordo ortográfico da língua portuguesa

O novo acordo ortográfico da língua portuguesa O novo acordo ortográfico da língua portuguesa Henrique Nuno Fernandes Regras de Acentuação gráfica Acentuam-se: 1. Monossílabos tônicos terminados em: A, AS: pá, pás, vás, dá-lo, já E, ES: pé, pés, vê,

Leia mais

O novo acordo ortográfico. Biblioteca da Escola Secundária Quinta do Marquês, 2011

O novo acordo ortográfico. Biblioteca da Escola Secundária Quinta do Marquês, 2011 O novo acordo Biblioteca da Escola Secundária Quinta do Marquês, 2011 Com a inserção do K (capa), W (dâblio/dáblio ou duplo vê) e Y (ípsilon ou i grego), o alfabeto português tem agora 26 letras. Uso do

Leia mais

AS NOVAS REGRAS ORTOGRÁFICAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

AS NOVAS REGRAS ORTOGRÁFICAS DA LÍNGUA PORTUGUESA AS NOVAS REGRAS ORTOGRÁFICAS DA LÍNGUA PORTUGUESA Rénan Kfuri Lopes Sumário: I- AS MUDANÇAS SÃO SIMPLES E DE FÁCIL COMPREENSÃO II- PERÍODO DE TRANSIÇÃO DAS REGRAS ORTOGRÁFICAS III- ALFABETO IV- SOMEM DA

Leia mais

Português. Ortografia. Professor Carlos Zambeli.

Português. Ortografia. Professor Carlos Zambeli. Português Ortografia Professor Carlos Zambeli www.acasadoconcurseiro.com.br Português ORTOGRAFIA Os Porquês 1. Por que Por qual motivo / Por qual razão / O motivo pelo qual / Pela qual Por que não me

Leia mais

Professor Jailton www.professorjailton.com.br

Professor Jailton www.professorjailton.com.br Professor Jailton www.professorjailton.com.br Palavras terminadas em: a, e, o (seguidas ou não de s): atrás, xará, freguês, bisavós, está, já, és, só*. em, ens: também, parabéns. ditongos abertos tônicos

Leia mais

Reforma ortográfica. http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/reforma_ortografica/index.shtml

Reforma ortográfica. http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/reforma_ortografica/index.shtml Página 1 de 6 Agosto de 2007 Reforma ortográfica Maira Soabres/Folha Imagem Com data marcada para entrar em vigor em 2009, a reforma ortográfica pretende fazer com que pouco mais de 210 milhões de pessoas

Leia mais

ACORDO ORTOGRÁFICO. Regras que alteram a ortografia a utilizar no sistema educativo português.

ACORDO ORTOGRÁFICO. Regras que alteram a ortografia a utilizar no sistema educativo português. ACORDO ORTOGRÁFICO Regras que alteram a ortografia a utilizar no sistema educativo português. por Paulo Feytor Pinto para o projeto P5 -Português 5.ºano Regras que alteram a ortografia a utilizar no sistema

Leia mais

Acentuação gráfica PAI, ME EMPRESTA O CARRO? "ENE - A - O - TIL... NÃO!" Regina Lúcia Meirelles Beghelli

Acentuação gráfica PAI, ME EMPRESTA O CARRO? ENE - A - O - TIL... NÃO! Regina Lúcia Meirelles Beghelli 1 7 Acentuação gráfica Teresa Videira Rocha de Souza Maria Elizabeth Rodrigues Regina Lúcia Meirelles Beghelli PAI, ME EMPRESTA O CARRO? "ENE - A - O - TIL... NÃO!" e-tec Brasil Português Instrumental

Leia mais

Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa Língua Portuguesa. Mudando, mas sempre nossa. Como você sabe, haverá algumas alterações ortográficas na Língua Portuguesa. Nessa fase de transição, é natural que

Leia mais

O novo acordo ortográfico da língua portuguesa e questões notacionais da língua

O novo acordo ortográfico da língua portuguesa e questões notacionais da língua O novo acordo ortográfico da língua portuguesa e questões notacionais da língua FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM MARKETING E PROCESSOS GERENCIAIS UC: COMUNICAÇÃO

Leia mais

Acordo Ortográfico Exercícios Lista 3

Acordo Ortográfico Exercícios Lista 3 Acordo Ortográfico Exercícios Lista 3 1 Considerando o quadro abaixo, que contém adjetivos pátrios compostos, marque a alternativa correta: 1 austro-húngaro 2 greco-romano 3 fino-brasileiro 4 nipo-americano

Leia mais

PORTUGUÊS NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO

PORTUGUÊS NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO PORTUGUÊS NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO Prof. Agenor Costa 1 2 ASPECTOS DA REFORMA ORTOGRÁFICA 1) Acredito que a distinta PLATEIA aqui presente teria boas IDEIAS para alterações em nossa ortografia. Não é necessário,

Leia mais

ACENTUAÇÃO GRÁFICA (NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO) Profa. Me. Luana Lemos

ACENTUAÇÃO GRÁFICA (NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO) Profa. Me. Luana Lemos ACENTUAÇÃO GRÁFICA (NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO) Profa. Me. Luana Lemos PROSÓDIA Estuda a correta posição da sílaba tônica das palavras. SILABADA erro de acentuação tônica de uma palavra. RUIM RUBRICA AVARO

Leia mais

O Novo Acordo Ortográfico. Eduardo Fonseca Gorete Marques

O Novo Acordo Ortográfico. Eduardo Fonseca Gorete Marques O Novo Acordo Ortográfico Eduardo Fonseca Gorete Marques Abril 2011 O que é a Ortografia? O que é a Ortografia? A ortografia é a fixação da norma de escrita das palavras de uma língua. Essa norma vai-se

Leia mais

Número: Nome: 1. (3.0 val.) Considere um analisador lexical contendo a sequência ordenada de

Número: Nome: 1. (3.0 val.) Considere um analisador lexical contendo a sequência ordenada de Compiladores, LEIC Alameda Compiladores, LEIC Alameda 1/6 Ano Lectivo 2010/2011, 2º Semestre Ano Lectivo 2010/2011, 2º Semestre Teste 1, 2011/04/02, 09:00, 90 minutos Teste 1 (2011/04/02, 09:00, 90 minutos)

Leia mais

REGRAS DE ACENTUAÇÃO

REGRAS DE ACENTUAÇÃO REGRAS DE ACENTUAÇÃO ACENTOS GRÁFICOS SÍLABA TÔNICA X SÍLABA ÁTONA OXÍTONA X PAROXÍTONA X PROPAROXÍTONA sa-ci ca-ne-ca ló-gi-co HIATO X DITONGO X TRITONGO sa-ú-de rou-pa i-guais 1) Oxítonos * Terminados

Leia mais

Reforma Ortográfica. 1. Trema - desaparece em todas as palavras

Reforma Ortográfica. 1. Trema - desaparece em todas as palavras Reforma Ortográfica 1. Trema - desaparece em todas as palavras 2. Some o acento no i e no u fortes depois de ditongos (junção de duas vogais), em palavras paroxítonas Baiuca, bocaiuva, feiura * Se o i

Leia mais

ACORDO ORTOGRÁFICO OPORTUNIDADE PARA PENSAR A LÍNGUA E O SEU ENSINO

ACORDO ORTOGRÁFICO OPORTUNIDADE PARA PENSAR A LÍNGUA E O SEU ENSINO ACORDO ORTOGRÁFICO OPORTUNIDADE PARA PENSAR A LÍNGUA E O SEU ENSINO São João da Madeira, fevereiro de 2011 João Costa FCSH/CLUNL Universidade Nova de Lisboa Acordo Ortográfico Sumário O que é a ortografia?

Leia mais

PORTUGUÊS BANCO DO BRASIL. Marco Antonio Macarrão

PORTUGUÊS BANCO DO BRASIL. Marco Antonio Macarrão PORTUGUÊS BANCO DO BRASIL Marco Antonio Macarrão Acentuação Gráfica A, E, O (S) EM, ENS MONOSSÍLABO SIM NÃO TÔNICO OXÍTONA SIM SIM PAROXÍTONA* NÃO NÃO Acentuação Gráfica * PAROXÍTONAS TERMINADAS EM Ã OU

Leia mais

Tabelas. Tabela de Acentuação Gráfica. Sobre o Acordo Ortográfico

Tabelas. Tabela de Acentuação Gráfica. Sobre o Acordo Ortográfico Tabelas Tabela de Acentuação Gráfica Sobre o Acordo Ortográfico O Acordo e seus objetivos O Acordo Ortográfico de 1990, assinado por oito países de língua portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau,

Leia mais

O ACORDO ABRANGE: ALFABETO TREMA ACENTUAÇÃO HIFENIZAÇÃO

O ACORDO ABRANGE: ALFABETO TREMA ACENTUAÇÃO HIFENIZAÇÃO Acordo Ortográfico O ACORDO ABRANGE: ALFABETO TREMA ACENTUAÇÃO HIFENIZAÇÃO ALFABETO Entram oficialmente os já consagrados K W Y a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z TREMA O TREMA deixará

Leia mais

LIÇÃO 3 ACENTUAÇÃO GRÁFICA

LIÇÃO 3 ACENTUAÇÃO GRÁFICA 11 LIÇÃO 3 ACENTUAÇÃO GRÁFICA Toda palavra da língua portuguesa de duas ou mais sílabas possui uma sílaba tônica, ou seja, uma sílaba que é pronunciada com maior intensidade, porém nem sempre a sílaba

Leia mais

Observações: nos ditongos abertos de palavras oxítonas e monossílabas o acento

Observações: nos ditongos abertos de palavras oxítonas e monossílabas o acento Alfabeto Nova Regra: O alfabeto agora é formado por 26 letras Regra Antiga: O 'k', 'w' e 'y' não eram consideradas letras do nosso alfabeto. Como Será: Essas letras serão usadas em siglas, símbolos, nomes

Leia mais

Ação de (In)formação. O que muda com o novo Acordo Ortográfico?

Ação de (In)formação. O que muda com o novo Acordo Ortográfico? Ação de (In)formação O que muda com o novo Acordo Ortográfico? Maio de 2011 Estrutura da Apresentação 1. O Acordo Ortográfico de 1990 2. O que muda com o novo Acordo Ortográfico 3. Materiais, recursos

Leia mais

Engenharia Cartográfica Comunicação e Expressão. Maria Cecilia Bonato Brandalize º Semestre

Engenharia Cartográfica Comunicação e Expressão. Maria Cecilia Bonato Brandalize º Semestre Engenharia Cartográfica Comunicação e Expressão Maria Cecilia Bonato Brandalize 2015 1º Semestre Comunicação O que é? A comunicação humana é uma relação social que se estabelece entre duas ou mais pessoas

Leia mais

A língua portuguesa e o ensino gramatical

A língua portuguesa e o ensino gramatical PARTE I A língua portuguesa e o ensino gramatical O objetivo da primeira parte deste livro é levantar questionamentos e reflexões acerca do estudo da língua portuguesa no ensino superior, bem como orientar

Leia mais

Também chamados de notações lexicais, os sinais diacríticos nos auxiliam na pronúncia correta das palavras.

Também chamados de notações lexicais, os sinais diacríticos nos auxiliam na pronúncia correta das palavras. ORTOGRAFIA SINAIS DIACRÍTICOS Também chamados de notações lexicais, os sinais diacríticos nos auxiliam na pronúncia correta das palavras. São eles: acento, til, cedilha, apóstrofo e hífen. Acento Agudo

Leia mais

ORTOGRÁFICO. Guia de Consulta Rápida. www.faesa.br

ORTOGRÁFICO. Guia de Consulta Rápida. www.faesa.br ORTOGRÁFICO Guia de Consulta Rápida www.faesa.br Caro aluno Com as mudanças ocorridas na língua portuguesa, trazemos para você, aluno Faesa, todas as regras do novo acordo ortográfico. Nosso maior objetivo

Leia mais

CONTEÚDOS PARA OS TESTES 2º BIMESTRE 1º ano

CONTEÚDOS PARA OS TESTES 2º BIMESTRE 1º ano CONTEÚDOS PARA OS TESTES 1º ano Numeração até 30 Adição Vizinhos Ditado de números Dezena Problemas simples Mais que, menos que ou igual Primeiro, último e penúltimo Fonemas até G/R/J/T Leitura e Interpretação

Leia mais

ACORDO ORTOGRÁFICO: o que mudou?

ACORDO ORTOGRÁFICO: o que mudou? Ação de Formação sobre o acordo ortográfico ACORDO ORTOGRÁFICO: o que mudou? Dr. Vítor Santos Este acordo tem como principal objetivo dar visibilidade, divulgar uma língua (único idioma do ocidente com

Leia mais

Oficina. As soluções. doacordo. Caderno de reaprendizagem da escrita. Oficina. 1.º ciclo. do ensino básico

Oficina. As soluções. doacordo. Caderno de reaprendizagem da escrita. Oficina. 1.º ciclo. do ensino básico Oficina Caderno de reaprendizagem da escrita 1.º ciclo do ensino básico Página 11 1. Na sua forma minúscula: a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z Na sua forma maiúscula: A B C D E F G H

Leia mais

Novo Acordo Ortográfico

Novo Acordo Ortográfico Novo Acordo Ortográfico S A I B A O Q U E M U D A N A L Í N G U A P O R T U G U E S A Acentos CIRCUNFLEXO Desaparece: sempre que há letras dobradas eles vêem eles lêem v ôo; enjôo eles veem eles leem v

Leia mais

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO CÂMARA MUNICIPAL DE BLUMENAU

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO CÂMARA MUNICIPAL DE BLUMENAU NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO CÂMARA MUNICIPAL DE BLUMENAU HISTÓRICO O Novo Acordo Ortográfico visa simplificar as regras ortográficas da Língua Portuguesa e aumentar o prestígio social da língua no cenário

Leia mais

FELIPE OBERG LÍNGUA PORTUGUESA AULA

FELIPE OBERG LÍNGUA PORTUGUESA AULA ACENTUAÇÃO GRÁFICA REGRAS GERAIS DE ACENTUAÇÃO CUIDADO! Os hiatos OA e OE não têm acento. Exemplos: abençoa, perdoa, abençoe, enjoe. OXÍTONAS São acentuadas as palavras oxítonas terminadas em: A (s): guaraná,

Leia mais

Centro Educacional Brasil Central. Nível: Educação Básica. Modalidade: Educação de Jovens e Adultos a Distância

Centro Educacional Brasil Central. Nível: Educação Básica. Modalidade: Educação de Jovens e Adultos a Distância Centro Educacional Brasil Central Nível: Educação Básica Modalidade: Educação de Jovens e Adultos a Distância Etapa: Ensino Fundamental Séries Finais APOSTILA DE LÍNGUA PORTUGUESA Módulo III Índice - Frase,

Leia mais

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA. Ana Borba

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA. Ana Borba NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA Ana Borba Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa Tratado internacional firmado com o objetivo de instituir uma ortografia oficial unificada para a Língua

Leia mais

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA PROF. DANIELA VAN GORKON

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA PROF. DANIELA VAN GORKON NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA PROF. DANIELA VAN GORKON PAÍSES LUSÓFONOS A LUSOFONIA NO MUNDO Oito países ( Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe

Leia mais

Alguns estudiosos afirmam que Shakespeare, Charles Darwin e Benjamin Franklin sofreram da síndrome de Asperger.

Alguns estudiosos afirmam que Shakespeare, Charles Darwin e Benjamin Franklin sofreram da síndrome de Asperger. 1. Alfabeto Antes: 23 letras - A B C D E F G H I J L M N O P Q R S T U V X Z Depois: 26 letras com K, W e Y Alguns estudiosos afirmam que Shakespeare, Charles Darwin e Benjamin Franklin sofreram da síndrome

Leia mais

Fundamentos linguísticos. Linguagem Língua Idioma Dialeto Idioleto Sotaque

Fundamentos linguísticos. Linguagem Língua Idioma Dialeto Idioleto Sotaque Fundamentos linguísticos Linguagem Língua Idioma Dialeto Idioleto Sotaque Fundamentos linguísticos Diálogos de Platão: Crátilo (Séc. IV a.c.) Natureza dos nomes Origem da linguagem Curso de Linguística

Leia mais

ACENTUAÇÃO. Crase Crase é a fusão de duas vogais idênticas. Representa-se graficamente a crase pelo acento grave.

ACENTUAÇÃO. Crase Crase é a fusão de duas vogais idênticas. Representa-se graficamente a crase pelo acento grave. ACENTUAÇÃO Crase Crase é a fusão de duas vogais idênticas. Representa-se graficamente a crase pelo acento grave. Fomos à piscina à artigo e preposição Ocorrerá a crase sempre que houver um termo que exija

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO. Maria Helena Freiria

LÍNGUA PORTUGUESA NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO. Maria Helena Freiria LÍNGUA PORTUGUESA NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO Maria Helena Freiria Ortografia Significado A palavra ortografia é formada por orto elemento de origem grega que significa direito, reto, exato e por grafia, elemento

Leia mais