como a raiz de alcaçuz e levemente adocicado. * CONSULTAR GLOSSÁRIO NO FINAL DA CARTA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "como a raiz de alcaçuz e levemente adocicado. * CONSULTAR GLOSSÁRIO NO FINAL DA CARTA"

Transcrição

1 cerveja beer bière

2 Barbãr Ale/Strong Ale 3,80 A cerveja Barbãr tem um tom dourado. O aroma a hidromel revela imediatamente a sua origem. Após agitação, o sabor torna-se mais complexo com um toque de leite, frutas cítricas (casca de limão cristalizada) e especiarias (coentro, gengibre). O primeiro gole é amplo, mas a acidez reforça a cerveja e dá-lhe um equilíbrio agradável de frescura. O sabor é suave e refinado, picante como a raiz de alcaçuz e levemente adocicado. Corona Mix Beer 4,6 % México 2,00 Cerveja mexicana de enorme sucesso nos anos 90. A cerveja Corona é uma cerveja Pilsen leve, tem uma acidez reforçada quando se coloca uma rodela de limão no gargalo. Delirium Tremmens Dark Ale 8,5 % 4,50 Esta é a clássica cerveja belga do elefante cor-de-rosa. O seu nome e a mascote remetem ao delírio típico de abstinência alcoólica, que pode causar tremedeiras e alucinações. A sua garrafa é pintada parecendo cerâmica, não sendo translúcida. No copo revela-se um líquido claro, dourado, de uma bela formação de espuma. Os aromas são florais e frutados e bem marcantes. O sabor é suave, cítrico e frutado, pouco amargo e muito complexo. P 2/16 HISTÓRIA - Há cerca de 10 mil anos, o homem antigo descobriu, por acaso, o processo de fermentação, no que surgiram, em pequena escala, as primeiras bebidas alcoólicas. Mais tarde, a cerveja era produzida inicialmente pelos padeiros, devido a natureza dos ingredientes que utilizavam: leveduras e grãos de cereais. A cevada era deixada de molho até germinar e, então, moída grosseiramente, moldada em bolos aos quais se adicionava a levedura.

3 Duvel Reserve Ale/Strong Ale 8,5 % 0.75 CL 15,00 A Duvel Reserve é uma cerveja amarela clara, ligeiramente turva e com espuma branca, densa e cremosa, muito persistente. Aroma refinado e suave, ligeiramente floral e alcoólico e com um toque de cravinho. Na boca é encorpada e redonda, pouco amarga e levemente adocicada, com elevado teor alcoólico. É fresca e fácil de beber. Duvel Ale/Strong Ale 8,5 % 3,30 Esta cerveja passa por 3 fermentações, sendo a última delas dentro da garrafa. Este processo confere para a cerveja aromas e sabores únicos, além de uma carbonatação vigorasa e uma espuma abundante e muito persistente, característica marcante da Duvel. Tem uma cor dourada com uma espuma persistente e de óptima formação.o seu aroma é de um leve floral do lúpulo e o sabor de mel dá-lhe um final seco. Erdinger Dunkel Dunkelweizen Alemã 5,6 % 0.50 CL Alemanha 4,60 Uma genuína especialidade, A Erdinger escura deve o seu sabor encorpado ao fino lúpulo e ao malte tostado utilizados na sua fabricação, produzida de acordo com antigas receitas. Levemente picante, contém uma proporção mais elevada de um extracto primitivo e, como as demais cervejas da linha, também adquire o seu sabor harmónico na maturação dentro da garrafa. Como resultado, torna-se uma cerveja perfeitamente balanceada e naturalmente escura. Harmoniza com carnes assadas, porco, funghi e pratos agridoces. P 3/16 Há evidências de que a prática da cervejaria originou-se na região da Mesopotâmia onde a cevada cresce em estado selvagem. Os primeiros registos de fabricação de cerveja têm aproximadamente 6 mil anos e remetem aos Sumérios, povo mesopotâmico. A primeira cerveja produzida foi, provavelmente, um acidente. Documentos históricos mostram que em 2100 A.C. os sumérios alegravam-se com uma bebida fermentada, obtida de cereais.

4 Erdinger Hell Weizen Alemã 5,3 % 0.50 CL Alemanha 4,20 Aspecto ligeiramente turvo, apresenta cor amarelo dourado com espuma branca de alguma consistência, demasiadamente gaseificada. Aroma ligeiro, neutro, notas de levedura, toque de especiarias (cravinho), fresca e jovem. Bastante frutada, leve, pouco amarga, refrescante pela boa acidez, com final suave e pouco persistente. Floreffe Meilleur Prima Double 0.75 CL Cerveja preta de alta resistência, é reforçada com um poderoso tempero de anis e coentros. Quando a fermentação está completa, doses de levedura de cerveja e açúcar são adicionados para refermentação na garrafa. Esta cerveja baseia-se na tradição cervejeira de Floreffe abadia. Meilleur Prima é ideal com um queijo curado, ou para preparado de coelho. Guiness Special Export Stout Irlanda 2,50 De cor negra, é totalmente opaca, tem espuma densa, cremosa e persistente. De agradável aroma intenso em cereais torrados. Na boca é equilibrada, tem bom corpo, amargor intenso mas sem ser exagerado, forte presença de malte, pouco gás, alguma doçura, final harmonioso. P 4/16 Na Suméria, cerca de 40% da produção dos cereais destinavam-se às cervejarias chamadas casas de cerveja, mantida por mulheres. Os egípcios logo aprenderam a arte de fabricar cerveja e carregaram a tradição no milênio seguinte, agregando o líquido à sua dieta diária. A cerveja produzida naquela época era bem diferente da de hoje em dia.

5 Gulden Draak Dark Ale 10,6 % 0.75 CL 15,00 Cor âmbar, ruiva, espuma resistente e bonita. Aroma exuberante, típico de cerveja Ale, algumas especiarias, álcoolis superiores e cravinho, notas cítricas e carácter a malte, parece ter trigo. Na boca é pouco amarga, tem alguma acidez, bastante densa e alcoólica, termina agradável. Hopus IPA 4,70 Cerveja forte e amarga. Esta impressão é ainda mais forte devido à sua forte carbonização que libera a sua potência máxima. O primeiro gole dá uma sensação de amargura liderada por um intenso sabor de lúpulo. Os aromas frutados da fermentação alta são restaurados na boca e o malte está em perfeito equilíbrio, sem retirar o sabor inicial. Judas Pale Ale 8,5 % 4,00 Cor dourada, espuma creme, típica das cervejas refermentadas, densa. Aroma muito agradável, com toques de especiarias, nomeadamente cravinho, frutado e floral, ligeira oxidação, carácter a malte. Na boca é encorpada, ligeiramente doce, a notar-se o álcool, com final amargo de elevada qualidade. P 5/16 Era escura, forte e muitas vezes substituía a água, sujeita a todos os tipos de contaminação, causando diversas doenças à população. Mas a base do produto, a cevada fermentada, era a mesma. A expansão definitiva da cerveja deu-se com o Império Romano, que se encarregou de levá-la para todos os cantos onde ainda não era conhecida.

6 KasteelBier Brune Quadrupel 11,0 % 3,30 De cor castanho carregado com laivos ruivos, não se apresenta completamente opaca sendo finalmente filtrada, tem espuma diversa. Aroma e amêndoa amarga, chocolate notório, café, com notas de cereal, complexa, fortemente alcoólica, sobressaindo o etanol. Na boca tem um travo amargo, ligeiramente doce a mascarar o álcool. Kostritzer Schwarzbier 4,8 % Alemanha 2,00 Cor negra, bem escura, espuma pouco densa mas agradável. Aroma modesto, algum malte, cereais e café. Na boca o torrado está em maior evidencia, ligeiramente adstringente, amargo suave e equilibrado. La Chouffe Campestre 4,00 A fermentação mais emblemática é a La Chouffe, uma cerveja Golden Ale Blonde, cuja frescura e sabor frutado constituem o seu cartão de apresentação. A sua irmã mais escura dá pelo nome de McChouffe, e justamente merece o título da Scotch das Ardennes, e é uma cerveja escura, de corpo pleno e textura complexa, com fortes influências Escocesas, utilizando malte de whisky na sua fabricação. P 6/16 Júlio César era um grande admirador da cerveja e, em 49 a.c., depois de cruzar o Rubicão, ele deu uma grande festa a seus comandantes, na qual a principal bebida era a cerveja. A César também é atribuída a introdução de cerveja entre os britânicos, pois quando ele chegou à Britânia, esse povo apenas bebia leite e licor de mel. Através dos romanos a cerveja também chegou à Gália, hoje a França.

7 La Trappe Quadrupel Trapista 10,0 % 0.75 CL 12,00 A Quadrupel é a mais forte, com 10% de teor alcoólico. Encorpada, contudo suave e agradável, a Quadrupel é engarrafada e datada de acordo com o ano de envase. É como um vinho de cevada (ou vintage beer) e não possui prazo de validade determinado, desde que conservada correctamente. Complexa e forte, possui notas de especiarias, malte e aroma de frutas secas. Harmoniza com pratos defumados, queijos, além de ser um excelente digestivo. La Trappe Quadrupel Trapista 10,0% 4,10 A Quadrupel é a mais forte, com 10% de teor alcoólico. Encorpada, contudo suave e agradável, a Quadrupel é engarrafada e datada de acordo com o ano de envase. É como um vinho de cevada (ou vintage beer) e não possui prazo de validade determinado, desde que conservada correctamente. Complexa e forte, possui notas de especiarias, malte e aroma de frutas secas. Harmoniza com pratos defumados, queijos, além de ser um excelente digestivo. Leffe Blonde Abadia 6,6 % 2,50 A Leffe Blonde é seca, frutada e levemente condimentada. Por ser encorpada e muito cremosa, apresenta um perfeito balanço de força e finesse. A cerveja possui um delicado aroma de malte e uma sutil doçura ao final, sendo a companhia perfeita para refeições leves, como peixes e saladas. Produzida desde o século 13 pelos monges da Abadia Belga de Leffe, a marca Leffe é a cerveja tipo Abadia mais consumida no mundo. A cerveja de alta fermentação é destinada aos apreciadores de cervejas especiais e deve ser lentamente saboreada P 7/16 E foi aí que a bebida definitivamente ganhou o seu nome latino pelo qual conhecemos hoje. Os gauleses denominavam essa bebida de cevada fermentada de cerevisia ou cervisia em homenagem a Ceres, deusa da agricultura e da fertilidade. Na Idade Média, os conventos assumiram a fabricação da cerveja que, até então, era uma atividade familiar, como cozer o pão ou fiar o linho.

8 Leffe Brune Abadia 6,5 % 2,50 Escura, com algum brilho, espuma modesta. Aromas pujantes lembrando cerveja Weiss (trigo), caramelo e especiarias. Na boca é bastante doce e pouco amarga, mantendo intensidade a caramelo, macia e encorpada. Combina perfeitamente com pratos condimentados e agridoces. Produzida desde o século 13 pelos monges da Abadia Belga de Leffe, a marca Leffe é a cerveja tipo Abadia mais consumida no mundo. A cerveja de alta fermentação é destinada aos apreciadores de cervejas especiais e deve ser lentamente saboreada Mc Chouffe Campestre 4,00 Coloração acobreada. Leve sabor de lúpulo, encorpada e apimentada. Não filtrada Piraat Ale 10,5 % 3,45 Piraat é uma cerveja viva, o que significa que após a fermentação primária no barril, a cerveja também continua a evoluir durante a fermentação secundária na garrafa ou no barril após a embalagem. Esta é uma cerveja de classe mundial de cor âmbar. O sabor é tão complexo e tão rico evoca novas sensações todas as vezes. É uma aventura de uma cerveja, um deleite. P 8/16 Pouco a pouco, à medida que cresciam os aglomerados populacionais e que se libertavam os servos, entre os séculos VII e IX, começaram a surgir artesãos cervejeiros, trabalhando principalmente para grandes senhores e para abadias e mosteiros. O monopólio da fabricação da cerveja até por volta do século XI continuou com os conventos que desempenhavam um relevante papel social e cultural, acolhendo os peregrinos de outras regiões.

9 Satan Gold Pale Ale 4,20 Cerveja de alta fermentação com refermentação na garrafa. Tem um sabor frutado com um toque de amargo, picante, complexo e subtil, referindo-se a cuidadosa seleção de lúpulos e especiarias. A cor amarelo-dourado ensolarada e o sabor faz dela, para os conhecedores e amantes de cerveja, a cerveja mais desejada. St Bernardus ABT 12 Quadrupel 10,5 % 4,40 Uma cerveja de marfim de cor escura com uma alta fermentação. A peça de espectáculo da cervejaria. Graças ao seu aroma suave e incondicionalmente verdadeiro, a cerveja pode ser facilmente degustada. A St Bernardus ABT 12 tem um sabor muito frutado. St Bernardus Tripel Tripel 0.50 CL 4,40 Esta cerveja, com alta fermentação, tem uma cor âmbar pálida e um florido sabor frutado, com um equilíbrio harmonioso entre doce e azedo. Esta cerveja tem uma espuma espessa e viva, sabor equilibrado com uma amargura delicada. P 9/16 Por isso, todo o monastério dispunha de um albergue e de uma cervejaria. Os monges por serem os únicos que reproduziam os manuscritos da época, puderam conservar e aperfeiçoar a técnica de fabricação da cerveja. Com o aumento do consumo da bebida, os artesãos das cidades começaram também a produzir cerveja, o que levou os poderes de públicos a preocupar-se com o hábito de se beber cerveja.

10 Weihenstephaner Dunkel Weizenbier 5,6 % 0.50 CL Alemanha 3,50 Macia, maltada e suave. O paladar equilibrado é a grande virtude desta cerveja escura de trigo. Óptima também para acompanhar pratos fortes. Weihenstephaner Hefe Weizenbier 5,6 % 0.50 CL 3,50 Possui uma espuma inicial de tamanho médio e cremosa, branca e com boa formação de colarinho; reduzida longevidade. Corpo turvo e denso, de tonalidade amarelo-escuro. O aroma é de banana, massa de pão, toques de baunilha e cravo, levedura moderada, com um sabor inicial dulçor moderado e leve acidez. Possui um sabor final com leves dulçor e acidez; de curta duração. O paladar tem corpo médio-leve, textura aguada, forte carbonatação e final levemente gredoso. O gosto é semelhante ao de um bolo feito de banana, canela e baunilha um sabor mais adocicado e mais trabalhado que o da média do estilo German Hefeweizen. Floreffe Meilleur Double 3,80 Cerveja preta de alta resistência, é reforçada com um poderoso tempero de anis e coentros. Quando a fermentação está completa, doses de levedura de cerveja e açúcar são adicionados para refermentação na garrafa. Esta cerveja baseia-se na tradição cervejeira de Floreffe abadia. Meilleur Prima é ideal com um queijo curado, ou para preparado de coelho. P 10/16 As tabernas ou cervejarias eram locais onde se discutiam assuntos importantes e muitos negócios concluíam-se entre um gole e outro de cerveja. A partir do séc. XII pequenas fábricas foram surgindo nas cidades europeias e com uma técnica mais aperfeiçoada, os cervejeiros já sabiam que a água tinha um papel determinante na qualidade da cerveja. Assim a escolha da localização da fábrica era feita em função da proximidade de fontes de água muito boa.

11 Gulden Draak Dark Ale 10,6 % 3,50 Cor âmbar, ruiva, espuma resistente e bonita. Aroma exuberante, típico de cerveja Ale, algumas especiarias, álcoolis superiores e cravinho, notas cítricas e carácter a malte, parece ter trigo. Na boca é pouco amarga, tem alguma acidez, bastante densa e alcoólica, termina agradável. Chimay Bleue Trapista 9,0 % 3,60 É elaborada por padres trapistas na Abadia de Scourmont,. A Chimay Blue é uma cerveja forte cuja fragrância fresca de levedura, com um toque suave de flores, é especialmente agradável. O seu sabor só acentua as sensações agradáveis presentes no seu aroma, revelando um suave toque de malte torrado. A Chimay Blue não é pasteurizada, sendo refermentada novamente na garrafa. Desperados Mix Beer 5,9 % França 2,00 Desperados, é uma cerveja com sabor a tequilha. É altamente refrescante, cor dourada e encorpada. P 11/16 Com a posterior invenção de instrumentos científicos (termômetros e outros), bem como o aperfeiçoamento de novas técnicas de produção, o que bebemos hoje é uma agregação de todas as descobertas que possibilitaram o aprimoramento deste nobre líquido.. através de brejas.com

12 Grimbergen Double Abadia 6,5 % 4,20 Cerveja encorpada, aromática e com álcool muito bem inserido. Coloração castanho avermelhado, espuma bege volumosa, densa e de longa duração. Aroma e sabor balanceados e com certa complexidade. Notas de malte tostado, muita madeira, chocolate e talvez amêndoas. Subtilmente licorosa e frutada,com final levemente tostado e frutado, com amargor suave. Conjunto equilibrado. Excelente exemplo de Double belga. Grimbergen Tripel Abadia 9,0 % 4,20 Os maltes claros dão a esta tripel a sua cor bege profunda. Uma cerveja abadia, de mosteiro, com um picante, doce e amargo sabor, com um retrogosto duradouro. O típico sabor picante da Tripel é causado pelo açúcar-cande e a súbta mistura com lúpulos moderados e amargos. Os ricos aromas alcançam a sua perfeita harmonia devido a contínua fermentação após o engarrafamento. Sagres Branca Pilsner 5,0 % 1/ 0.20 CL2 Portugal 1,00 1 / 0,80 2 A Cerveja Sagres é 100% natural, produzida segundo métodos tradicionais exclusivos a partir de água, malte, cereais não maltados e uma rigorosa selecção de lúpulos. No seu fabrico não são utilizados quaisquer aditivos ou conservantes. Medianamente encorpada, de carácter seco e um amargo agradável. Leve, de cor dourada. P 12/16 PREPARAÇÃO - Via de regra, as cervejas são feitas com água, cevada maltada e lúpulo, fermentados por levedura. A adição de outros condimentos ou fontes de açúcar não é incomum. A cerveja é resultado da fermentação alcoólica preparada de mosto de algum cereal maltado, sendo o melhor e mais popular a cevada. A água corresponde a aproximadamente 90% na composição da cerveja.

13 Sagres Preta Munique 4,1 % Portugal 1,00 A Cerveja Sagres Preta é uma cerveja de cor escura, medianamente encorpada, com agradável bouquet a caramelo. Assume-se como a bebida alternativa para uma imensa minoria que quer descobrir a diferença. Sagres Puro Malte Lager 6,0 % Portugal 1,50 A cerveja Sagres Puro Malte é uma edição especial, com sabor intenso, produzida a partir de cereais seleccionados e ingredientes únicos, como o lúpulo aromático e feita especialmente para apreciadores com o paladar mais exigente. Superior em termos de intensidade e com uma cor única, é a bebida ideal para momentos de apreciação pessoal ou para tornar o convívio entre amigos ainda mais especial. Super Bock Original Lager 5,2 % Portugal 1,00 Única marca no mercado a ganhar 35 medalhas, sendo 33 de Ouro, no concurso internacional Monde Selection da la Qualité, Super Bock é produzida a partir de matérias-primas seleccionadas e de elevada qualidade, que lhe conferem um conjunto de características de cor, sabor, espuma e corpo que a diferenciam das restantes cervejas no mercado e que a tornam numa cerveja apetecível e largamente apreciada. P 13/16 Mas não importa de qual localidade ela venha, pois a água utilizada nas actuais cervejarias passa por um processo de preparação, que a transforma em água cervejeira. Essa tecnologia, aliada a rígidos controles de qualidade, fazem com que o líquido usado em qualquer fábrica seja igual. Antigamente, a origem dessa água e as suas características tinham um efeito importante na qualidade da cerveja, influenciando, por exemplo, o seu sabor.

14 Super Bock Stout Stout 5,0 % Portugal 1,00 Super Bock Stout é produzida a partir de maltes especiais: malte pálido, malte de Caramelo e malte de Chocolate que lhe conferem um aroma e gosto distinto, bem como uma espuma cremosa e duradoura. Super Bock Stout difere das cervejas Pretas existentes no mercado, dado ser mais rica em extracto, mais encorpada, com aroma e gosto mais complexo (frutado) e não tão torrado. Heineken Pilsner 5,0 % 0.25 CL Holanda 1,00 A pequena fábrica que nasceu no séc.xix, em Amesterdão viu crescer o seu negócio, e a sua marca Heineken tornou-se na cerveja internacional premium mais reconhecida em todo o Mundo. A Heineken é produzida com malte, água e lúpulo possuindo um aroma bem balanceado, com algumas notas frutadas, amargor equilibrado e sabor refrescante. Carlsberg Pilsner 5,0 % 0.25 CL Dinamarca 1,00 A cerveja Carlsberg tem uma espuma média, cremosa e branca. Uma boa formação do colarinho e reduzida longevidade. Corpo borbulhante e amarelo. O aroma é de pão branco e lúpulo moderado. Sabores de um leve doce e moderado amargor; curta duração. P 14/16 Muitos estilos de cerveja foram influenciados ou até mesmo determinados pelas características da água da região. Dentre os maltes, o de cevada é o mais frequente e largamente usado devido ao seu alto conteúdo de enzimas, mas outros cereais maltados ou não maltados são igualmente usados, inclusive: trigo, arroz, milho, aveia e centeio.

15 Cerveja de Pressão Sagres Pilsner IMPERIAL 5,0 % 0.20 CL1/ 0.30 CL2 / 0.40 CL3 Portugal 0,80 1/ 1,00 2 / 1,60 3 A Cerveja Sagres é 100% natural, produzida segundo métodos tradicionais exclusivos a partir de água, malte, cereais não maltados e uma rigorosa selecção de lúpulos. No seu fabrico não são utilizados quaisquer aditivos ou conservantes. Medianamente encorpada, de carácter seco e um amargo agradável. Leve, de cor dourada. Todos os produtos têm icluído o IVA à taxa em vigor. A presente carta de cervejas, tem todos os direitos reservados ao Restaurante D.Sesnando - mcatering e Eventos, Lda P 15/16 A introdução do lúpulo foi relativamente recente na sua composição. Acredita-se que tenha sido introduzido apenas há umas poucas centenas de anos atrás. Usa-se a flor do lúpulo para acrescentar um gosto amargo que equilibra a doçura do malte. Dezenas de estirpes de fermentos naturais ou cultivados são usados pelos cervejeiros, sendo, de um modo geral, sortidos por três gêneros: ale ou de fermentação alta, lager ou de baixa fermentação, e leveduras selvagens.

16 GLOSSÁRIO TIPO / FAMÍLIA Abadia Dark Ale / ALE Dunkelweizen / WEISSBIER & WEIZEN Double / BELGIAN STRONG ALES IPA (Indian Pale Ale) / PALE ALES Pale Ale / ALE Pale Lagers / LAGER Pilsner / PALE LAGERS Também não são consideradas um estilo mas, diferentemente das trapistas, as cervejas de abadia não possuem origem controlada. Podem ser produzidas em grandes fábricas e comercializadas normalmente, desde que a sua receita original tenha sido originária de uma abadia, a qual pode ou não ser da ordem trapista. (ver Trapistas) Produzidas principalmente na, estas possuem algumas caracerísticas diferenciadas que as fazem cair em um agrupamento diferenciado. São cervejas fortes e encorpadas. Produzida principalmente pelas grande cervejarias alemãs, é uma cerveja feita a base de trigo e característica do sul da Alemanha, região da Baviera. São cervejas claras e opacas, onde sobressai o trigo com o qual foram produzidas, bem como sabores frutados (banana e maça), cravo e florais. Bastante refrescantes e de graduação alcoólica moderada (entre 5 e 6%), são opacas e normalmente não filtradas. Produzem, em geral, um creme denso e persistente. Cerveja do tipo Ale na qual o mestre cervejeiro adiciona o dobro da quantidade de malte do que uma cerveja comum. Geralmente balanceadas e de teor alcoólico mediano, possuem bom corpo e carbonatação alta. Cerveja carregada em lúpulo, criada pelos ingleses para aumentar o tempo de conservação da cerveja que seria levada para as viagens pela Índia. Varia na intensidade de amargor e percentual de álcool de acordo com o sub-tipo, da menor pra maior: English IPA (14A), American IPA (14B) e Imperial IPA (14C) São as Ales claras, com graduação alcoólica até 6%. Foram criadas para competirem com as cervejas Pilsen durante a Segunda Guerra Mundial, portanto compartilham a característica de serem mais suaves. As Lagers são as cervejas mais consumidas no mundo. Originarias da Europa Central no século 14, são cervejas de baixa fermentação ou fermentação a frio (de 6 a 12ºC), com graduação alcoólica geralmente entre 4 e 5%. Tem entre seus tipos mais conhecidos a Pilsener, tipo de cerveja originariamente criada no século 19 na cidade de Pilsen, região da Boêmia da República Tcheca, e que por isso muitas vezes é chamada de Pilsen ou Pils ao invés de Pilsener. A Pale Lager original, desenvolvida como receita da cerveja Pilsner Urquell. São caracterizadas por um lúpulo acentuado no aroma e sabor. Quadrupel / BELGIAN STRONG ALES São cervejas mais escuras e mais ricas, utilizando o quádruplo de malte do que em uma cerveja comum. O volume de álcool é sempre forte, muitas vezes ultrapassando os 10%. Schwarzbier/ DARK LAGERS Stout Strong Ale / ALE Trapista Tripel / BELGIAN STRONG ALES A famosa cerveja preta. Deve ser preta e não somente escura como a Dunkel. É um tipo muito comum em todo mundo. É uma cerveja suave, com aromas que remetem ao café e ao chocolate. Também é fácil notar a presença de maltes tostados. Não é esperado que apresente qualquer sabor frutado, sendo mais seca. Cervejas negras opacas, dotadas de forte sabor de chocolate, café e malte torrado, pouca carbonatação. A sua origem remonta à época em que parte da produção das cervejarias inglesas era destinada à Rússia e aos países bálticos. Para suportar a viagem, essas cervejas possuíam assim como possuem hoje alto teor alcoólico, variando de 8 a 12%. Denominação genérica que inclui uma variada gama de cervejas que podem ser claras ou escuras. Possuem alto teor alcoólico, que vai de 6 e pode chegar a 12%. Podem ser saborosas e balanceadas, inserindo harmoniosamente o álcool no conjunto, ou podem ser simplesmente fortes e desbalanceadas, evidenciando a gradação alcoólica. Não são consideradas propriamente um estilo único, pois algumas são Dubbel, Tripel ou Quadrupel. Todavia, dado o facto de algumas cervejas trapistas serem consideradas as melhores do mundo por inúmeros especialistas, merecem ser separadas das outras. A Ordem Trapista é uma congregação religiosa católica. Estas cervejas, fabricadas em pequenas quantidades no interior dos mosteiros, muitas vezes são difíceis de ser encontradas no mercado, já que os monges não as comercializam com o propósito do lucro, mas apenas para manter o funcionamento da própria abadia e alguns serviços de caridade. Cerveja na qual se adiciona três vezes mais malte do que em uma cerveja comum. Possuem, em geral, coloração amarelo-dourado, creme denso e consistente e a gradação alcoólica girará entre 8 a 12%. Aroma e sabor são complexos, macios e com forte presença de frutas o que, às vezes, pode lhe conferir um paladar adocicado. Excelente equilíbrio entre o lúpulo e o fermento utilizado no fabrico. M Catering e Eventos, Lda Rua Dr. Júlio Lopes, nº2 Lote 58 Quinta da Cerca Espinhal PNL NC Contactos: mcatering.e@hotmail.com

Bexi sem distância para seus negócios

Bexi sem distância para seus negócios Bexi sem distância para seus negócios A BEXI é uma empresa no ramo de importação, exportação e distribuição de diversos segmentos de produtos e países. Atua no comércio exterior e nacional há 9 anos. A

Leia mais

PRODUTO ELABORADO E ENVASADO NA ESPANHA

PRODUTO ELABORADO E ENVASADO NA ESPANHA PRODUTO ELABORADO E ENVASADO NA ESPANHA PRODUCTO ELABORADO E ENVASADO EM: CERVEJA SAGRA ESPANHA (Castilha La- Mancha) PREMIUM - PILSEN Cerveja Artesana Sagra 100% Malte - Premium Pilsen CAPACIDADE: 330ml

Leia mais

Edição de Abril. Aproveitando uma viagem a Buenos Aires, tive a oportunidade de conhecer algumas cervejas locais artesanais de nossos amigos hermanos.

Edição de Abril. Aproveitando uma viagem a Buenos Aires, tive a oportunidade de conhecer algumas cervejas locais artesanais de nossos amigos hermanos. Abril/12 Caros amigos cervejeiros, como havíamos divulgado na revista anterior, a OnBeer participou pela 1a. vez do Festival da Cerveja de Blumenau. Foram 4 dias muito legais, todos eles girando em torno

Leia mais

IRMAOS FERRARO. Rio Grande do Sul

IRMAOS FERRARO. Rio Grande do Sul IRMAOS FERRARO Rio Grande do Sul D ORO HELLES - 600ml...R$ 21,26 Tem por característica principal o toque marcante do lúpulo da região de Hallertau, na Baviera Alemã. Por ser uma cerveja fabricada em baixa

Leia mais

Edição de Março. Caros amigos cervejeiros, esse mês comemoramos nosso 2o. mês do Clube com grande alegria em vista dos resultados alcançados.

Edição de Março. Caros amigos cervejeiros, esse mês comemoramos nosso 2o. mês do Clube com grande alegria em vista dos resultados alcançados. Edição de Março Caros amigos cervejeiros, esse mês comemoramos nosso 2o. mês do Clube com grande alegria em vista dos resultados alcançados. Selecionamos alguns rótulos que esperamos serem muito bem degustados

Leia mais

Portifólio de Cervejas Especiais

Portifólio de Cervejas Especiais Portifólio de Cervejas Especiais Bamberg Weizen Tradicional estilo da Bavária, na Alemanha, é uma cerveja de alta fermentação com 5,0% de teor alcoólico, refrescante, ideal para o verão brasileiro. A Bamberg

Leia mais

Ambev traz maior variedade de cervejas para agradar diferentes paladares na Oktoberfest Blumenau

Ambev traz maior variedade de cervejas para agradar diferentes paladares na Oktoberfest Blumenau Ambev traz maior variedade de cervejas para agradar diferentes paladares na Oktoberfest Blumenau Enviado por Rede Comunicação de Resultado 16-Set-2014 PQN - O Portal da Comunicação Rede Comunicação de

Leia mais

catalogo2.indd 1 10/03/2013 22:04:37

catalogo2.indd 1 10/03/2013 22:04:37 catalogo2.indd 1 10/03/2013 22:04:37 1 Vinho Tinto Seco Fino Cabernet Sauvignon Uva originária da França, produz um vinho tinto seco de cor vermelho-rubi, com reflexos violáceos, boa intensidade e lágrimas

Leia mais

CARTA de CERVEJAS ESPECIAIS VAREJO

CARTA de CERVEJAS ESPECIAIS VAREJO CARTA de CERVEJAS ESPECIAIS VAREJO Hoje, o mercado brasileiro de cervejas especiais está aquecido e dispõem de um universo abrangente de estilos, cores, aromas e sabores para todos os tipos de bolsos.

Leia mais

Sagres, a sede que se deseja como bem disse o escritor feito publicitário J.C. Ary dos Santos aquando da 1ª campanha publicitária da marca em 1963.

Sagres, a sede que se deseja como bem disse o escritor feito publicitário J.C. Ary dos Santos aquando da 1ª campanha publicitária da marca em 1963. Pack Estudantes História da Sagres Sagres, a sede que se deseja como bem disse o escritor feito publicitário J.C. Ary dos Santos aquando da 1ª campanha publicitária da marca em 1963. Desde 1940, quando

Leia mais

Lamas Brew Shop www.lamasbrewshop.com.br

Lamas Brew Shop www.lamasbrewshop.com.br Muntons é uma das Maltarias mais tradicionais do Mundo, produzindo além de maltes (em grãos, pó e líquido) diversos tipos de produtos alimentícios. A Muntons é baseada na Inglaterra e tornou-se famosa

Leia mais

Release. Boxer do Brasil. Cervejarias e Rótulos

Release. Boxer do Brasil. Cervejarias e Rótulos Release Boxer do Brasil Cervejarias e Rótulos GREENE KING Adquirida pela Greene King em 1999, a cervejaria Morland foi fundada em 1711. Em 1979, para os 50 anos da fabricante inglesa de carros MG Cars,

Leia mais

Panil. Cervejas artesanais. Torrechiara

Panil. Cervejas artesanais. Torrechiara Panil Cervejas artesanais Torrechiara A cerveja: desde o nascimento à filosofia Panil A tradição da familia Losi no campo da produção artesanal de bebidas começou no anos 30 com a produção de vinhos típicos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA AGROINDUSTRIAL E SOCIOECONOMIA RURAL Coisas que você gostaria de saber sobre a nossa bebida favorita mas estava

Leia mais

MR. BEER CERVEJAS ESPECIAS

MR. BEER CERVEJAS ESPECIAS Central de Cases MR. BEER CERVEJAS ESPECIAS www.espm.br/centraldecases Central de Cases MR. BEER CERVEJAS ESPECIAS Preparado por Marcus S. Piaskowy. Código: 2011-ESPM-SP-CHAR-255-CASO Este caso foi escrito

Leia mais

T12.com.br CERVEJAS DO MUNDO BRASILEIRAS ALEMÃS BELGAS TCHECAS HOLANDESAS E OUTRAS

T12.com.br CERVEJAS DO MUNDO BRASILEIRAS ALEMÃS BELGAS TCHECAS HOLANDESAS E OUTRAS T.com.br 0-08C.pdf o.com.br // 8:5 IS 0 IA EC NO de P A. ES E jan AS L D 6/ RT INA a 0 E OF E F 0 D e d. ez /d CERVEJAS DO MUNDO BRASILEIRAS ALEMÃS BELGAS TCHECAS HOLANDESAS E OUTRAS 0-0c.pdf // 8:8 BRASIL

Leia mais

Alimentos e Bebidas Vinhos e Espumantes

Alimentos e Bebidas Vinhos e Espumantes Comemorativo 80 Anos Este vinho foi especialmente elaborado para comemorar os 80 anos do patriarca Laurindo Brandelli, e os 20 anos da Vinícola Don Laurindo. O cuidado com a terra, o cultivo da videira,

Leia mais

BRIGADERIA VEGANA APRESENTAÇÃO

BRIGADERIA VEGANA APRESENTAÇÃO BRIGADERIA VEGANA APRESENTAÇÃO UM SONHO Nascido de um Sonho de promover, para o público vegano, o doce mais brasileiro do mundo: o Brigadeiro Gourmet! Com ingredientes nobres e selecionados, proporcionamos

Leia mais

Muitas têm sido usadas como: moeda em rituais religiosos como símbolos políticos como fonte de inspiração filosófica e artística

Muitas têm sido usadas como: moeda em rituais religiosos como símbolos políticos como fonte de inspiração filosófica e artística Chef André Leite Muitas têm sido usadas como: moeda em rituais religiosos como símbolos políticos como fonte de inspiração filosófica e artística 6 bebidas definem a história mundial: Cerveja Vinho Destilados

Leia mais

Ingredientes: Água, malte, cereais não-maltados, carboidratos, lúpulo, antioxidante INS 316 e estabilizante INS 405.

Ingredientes: Água, malte, cereais não-maltados, carboidratos, lúpulo, antioxidante INS 316 e estabilizante INS 405. Produtos Cerveja Antarctica Cerveja Antarctica Cristal A cerveja Antarctica Cristal é a primeira cerveja brasileira com embalagem transparente, que foi especialmente desenvolvida para você legar para a

Leia mais

MICROBIOLOGISTAS RESPONSÁVEIS: www.levedurasdryeast.com.br

MICROBIOLOGISTAS RESPONSÁVEIS: www.levedurasdryeast.com.br A DrYeast proporciona ao Cervejeiro Artesanal a experiência de usar leveduras de alta qualidade e capacidade fermentativa, através de um sistema tecnológico avançado, robusto e eficiente para o transporte,

Leia mais

As tendências e novidades do universo gourmet em sua loja.

As tendências e novidades do universo gourmet em sua loja. Soluções em abastecimento As tendências e novidades do universo gourmet em sua loja. Atenta às evoluções e às tendências do mercado de alimentos e bebidas importados, a Poli Import leva ao seu negócio

Leia mais

Cerveja não é tudo igual

Cerveja não é tudo igual Cerveja não é tudo igual E a gente sabe muito bem disso Desde pelo menos 4000 a.c., a humanidade produz e bebe cervejas e, em todo esse tempo, usou e abusou de sabores, métodos de preparo e ingredientes

Leia mais

ERÓTICA #172. a literatura que nos leva a estados de suspensão e êxtase

ERÓTICA #172. a literatura que nos leva a estados de suspensão e êxtase www.revistacontinente.com.br ano XV abr/15 R$ 10,00 #172 elis Regina biógrafo toca em temas-tabu, como a Relação da artista com as drogas tecnologia músicos que criam os próprios instrumentos ERÓTICA a

Leia mais

A história da Eisenbahn

A história da Eisenbahn A história da Eisenbahn A idéia de uma cervejaria artesanal surgiu de uma família apaixonada por cervejas especiais. Descontentes com a pequena variedade de cervejas disponíveis no Brasil, decidiram fundar

Leia mais

www.vinhosmaximum.com.br www.vinhosmaximum.com.br contato@vinhosmaximum.com.br

www.vinhosmaximum.com.br www.vinhosmaximum.com.br contato@vinhosmaximum.com.br Rodovia RS 444, Km 18.3, s/n - Caixa Postal 824 Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves, RS CEP 95700-000 54 3459.1258 3459.1208 contato@vinhosmaximum.com.br www.vinhosmaximum.com.br www.vinhosmaximum.com.br

Leia mais

30 B RE 1 WE RY CRAFT BEER CARDÁPIO DE CERVEJAS

30 B RE 1 WE RY CRAFT BEER CARDÁPIO DE CERVEJAS 301 B RE WE RY CRAFT BEER CARDÁPIO DE CERVEJAS Cervejas Clássicas AMERICAN IPA (INDIA PALE ALE) Descrição: Grande quantidade de lúpulo, o que confere um amargor mais elevado. Discreto aroma de caramelo

Leia mais

O vinho mais apreciado do Brasil faz jus a uma roupa nova!

O vinho mais apreciado do Brasil faz jus a uma roupa nova! NOVA GARRAFA NOVO RÓTULO A QUALIDADE QUE VOCÊ JÁ CONHECE O vinho mais apreciado do Brasil faz jus a uma roupa nova! A LINHA DE VinhoS de Mesa MioranZa ACABA DE GANHAR UMA NOVA EMBALAGEM. MODERNA E ELEGANTE,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ CURSO DE DESENHO INDUSTRIAL/PROGRAMAÇÃO VISUAL

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ CURSO DE DESENHO INDUSTRIAL/PROGRAMAÇÃO VISUAL UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ CURSO DE DESENHO INDUSTRIAL/PROGRAMAÇÃO VISUAL LARISSA BOLLER DISCIPLINA: WEB DESIGN PROJETO: AMANTES DA CERVEJA ORIENTADOR: CONSTANTINO NETO CAMPUS: PRAÇA XI RIO DE JANEIRO

Leia mais

MQEMCE os Restaurantes Jequitibá estão em pleno crescimento

MQEMCE os Restaurantes Jequitibá estão em pleno crescimento 16,90 Mais encorpada e com maior presença de malte, esta categoria de cerveja foi criada em mosteiros no período da idade média. Toda esta tradição é encontrada em Petra Bock, uma cerveja que segue a receita

Leia mais

BARBARESCO Denominaçao de Origem Controlada e Garantida

BARBARESCO Denominaçao de Origem Controlada e Garantida BARBARESCO Denominaçao de Origem Controlada e Garantida VARIEDADE VINHA: 100% Nebbiolo. COLHEITA: 15-30 Outubro RENDIMENTO: 8 toneladas VINIFICAÇÃO: barris de aço inoxidável, de 15-20 dias de fermentação

Leia mais

FORMATO APERITIVOS ITALIAN GOURMET

FORMATO APERITIVOS ITALIAN GOURMET FORMATO APERITIVOS ITALIAN GOURMET TORTONEGRAN FORMATOR$ 17 - bolo de foccacia recheado com calabresa e alecrim. Gratinado com mozzarella e azeitonas a parte -CALZONINHOS 6 pequenos calzones em formato

Leia mais

Nem tudo que borbulha é ESPUMANTE.

Nem tudo que borbulha é ESPUMANTE. Nem tudo que borbulha é ESPUMANTE. Saiba qual a diferença entre o espumante e produtos substitutos. O que é um vinho espumante? O vinho espumante é resultante da fermentação da uva sã, fresca e madura,

Leia mais

na Gestão Sensorial nas Cervejarias Kátia Jorge

na Gestão Sensorial nas Cervejarias Kátia Jorge na Gestão Sensorial nas Cervejarias Kátia Jorge Sensorial como Ferramenta Cerveja é Cultura Cerveja é Cultura Conhecendo a Cerveja Ingredientes???? Processo de fabricação???? De onde vêm os flavours????

Leia mais

Uma autêntica refeição italiana é uma verdadeira experiência culinária: um enriquecimento aos olhos e ao paladar.

Uma autêntica refeição italiana é uma verdadeira experiência culinária: um enriquecimento aos olhos e ao paladar. Uma autêntica refeição italiana é uma verdadeira experiência culinária: um enriquecimento aos olhos e ao paladar. Os italianos desfrutam de várias e prazerosas refeições ao longo do dia, com uma grande

Leia mais

Bier Hoff. 7 maio, 2011 às 13:13 por Jussara Voss

Bier Hoff. 7 maio, 2011 às 13:13 por Jussara Voss Bier Hoff 7 maio, 2011 às 13:13 por Jussara Voss Achei inusitado, afinal não é todo dia que alguém me convida para conhecer uma microcervejaria. Para falar a verdade, foi a primeira vez, por isso, fiz

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA, CONTABILIDADE E SECRETARIADO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO Administração e Análise Financeira e Orçamentária 2 Prof. Isidro

Leia mais

Conheça com a ajuda dos confrades do BREJAS os tipos mais conhecidos:

Conheça com a ajuda dos confrades do BREJAS os tipos mais conhecidos: O que é cerveja? Antes de começar a falar sobre cerveja, seria interessante definí-la para que não haja dúvidas sobre o que ela é o porquê: Cerveja é uma bebida alcoólica carbonatada, produzida através

Leia mais

Processo de Fabrico da Cerveja

Processo de Fabrico da Cerveja Escola Superior Agrária de Coimbra Licenciatura em Engenharia Alimentar PGA Processamento Geral de Alimentos Processo de Fabrico da Cerveja Turma 2 2009/2010 Introdução Como nos foi proposto estudar o

Leia mais

Catálogo de Cepas de Leveduras para Cervejeiros Caseiros Homebrewers

Catálogo de Cepas de Leveduras para Cervejeiros Caseiros Homebrewers Catálogo de Cepas de Leveduras para Cervejeiros Caseiros Homebrewers Rev 04/2017 YeastLab YLB1000 American Ale 01 Levedura proveniente dos Estados Unidos, com perfil muito limpo, baixa produção de aromas

Leia mais

LINHA - HABITAT. Comercializado em caixas de 6 unidades. Comercializado em caixas de 6 unidades.

LINHA - HABITAT. Comercializado em caixas de 6 unidades. Comercializado em caixas de 6 unidades. Cabernet Sauvignon LINHA - HABITAT Safra - 2008 Fermentação Tanques de aço inoxidável 16 meses de amadurecimento em carvalho francês. Graduação alcoólica 12,5% Lançamento março 2011 Visual Vermelho rubi

Leia mais

A BOXER DO BRASIL é a importadora de cervejas inglesas, francesas e irlandesas.

A BOXER DO BRASIL é a importadora de cervejas inglesas, francesas e irlandesas. Boxer do Brasil A BOXER DO BRASIL é a importadora de cervejas inglesas, francesas e irlandesas. Presente há seis anos no mercado, proporcionamos com exclusividade aos brasileiros, a oportunidade de apreciar

Leia mais

ARROJO 2011 BRANCO DOC DOURO

ARROJO 2011 BRANCO DOC DOURO Clique aqui e conheça os prêmios desse produtor ARROJO 2011 BRANCO DOC DOURO Teor Alcoólico: 12,50 %vol. Acidez Total: 5,30 g/l Ácido Tartárico. Açucares redutores: 2,00 g/dm³ PH: 3,33. Castas: Malvasia

Leia mais

CVIP COOPERATIVA VITIVINÍCOLA DA ILHA DO PICO, C.R.L. Catálogo. VINHOS DO PICO Produtos CVIP

CVIP COOPERATIVA VITIVINÍCOLA DA ILHA DO PICO, C.R.L. Catálogo. VINHOS DO PICO Produtos CVIP CVIP COOPERATIVA VITIVINÍCOLA DA ILHA DO PICO, C.R.L. Catálogo VINHOS DO PICO Produtos CVIP Quality Crown - Londres 2002 A vitivinicultura na Ilha do Pico Oreconhecimento da excelente qualidade das tradicionais

Leia mais

BBoxer do Brasil. Importadora e Distribuidora de Cervejas Especiais

BBoxer do Brasil. Importadora e Distribuidora de Cervejas Especiais Boxer do Brasil Importadora e Distribuidora de Cervejas Especiais Nossas Marcas "ALE" A cerveja ingle sa Ale é uma palavra arcaica que se refere a uma bebida alcoólica fermentada obtida a partir da cevada

Leia mais

Um Brinde - Você está

Um Brinde - Você está UROPA Um Brinde - Você está na Europa! A cultura Europeia não se limita aos seus inúmeros museus e palácios. Algumas das maiores histórias da Europa podem ser compartilhadas com um copo de vinho, cerveja

Leia mais

PROCESSOS DE FABRICAÇÃO DE MOSTARDA

PROCESSOS DE FABRICAÇÃO DE MOSTARDA PROCESSOS DE FABRICAÇÃO DE MOSTARDA Quando o grão de Mostarda esmagado com vinagre passou a ser utilizado como remédio e, como tempero, ninguém sabe com precisão quando começou. A história que lembra grandes

Leia mais

Falar sobre azeite nos dias de hoje é como falar de vinhos há 20 anos.

Falar sobre azeite nos dias de hoje é como falar de vinhos há 20 anos. Falar sobre azeite nos dias de hoje é como falar de vinhos há 20 anos. Texto: Christiane Bracco Fotos: Johnny Mazzilli 30 Quem não se lembra da garrafa azul de Liebfraumilch, vinho de origem alemã, sensação

Leia mais

I Encontro sobre produção, tecnologias e estudos de cervejas caseiras e industriais

I Encontro sobre produção, tecnologias e estudos de cervejas caseiras e industriais I Encontro sobre produção, tecnologias e estudos de cervejas caseiras e industriais Palestra Legislação para o Mercado Cervejeiro Eng. e Mestre Cervejeiro Evandro L. Bertollo Piracicaba, 25/04/15 Legislação

Leia mais

A Família Lima, conhecida como Generoso, deu inícios em suas atividades no setor de café em 1890 situados na região do Paraná

A Família Lima, conhecida como Generoso, deu inícios em suas atividades no setor de café em 1890 situados na região do Paraná AEmpresa A Família Lima, conhecida como Generoso, deu inícios em suas atividades no setor de café em 1890 situados na região do Paraná Como produção agrícola e beneficiamento de café, feijão, milho e atualmente

Leia mais

de Cerveja 0 processo de maltagem é concretizado em três passos - molha, germinação e secagem. Durante

de Cerveja 0 processo de maltagem é concretizado em três passos - molha, germinação e secagem. Durante fp PRODUÇÃO Produção de Cerveja ~ 0 Processo TEXTO JOÃO PAULO MENDES {sociedade central de cervejas e bebidas) ILUSTRAÇÃO FONTE: JORNAL PÚBLICO O rei Guilherme IV da Baviera definiu em 1516, na "Reinheitsgebot"

Leia mais

ACASC - Associação das Microcervejarias Artesanais de SC www.acasc.com.br

ACASC - Associação das Microcervejarias Artesanais de SC www.acasc.com.br Blumenau, SC, 22 de maio de 2015. À COORDENAÇÃO GERAL DE TRIBUTAÇÃO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL (COSIT) Ref.: Regulamentação da Lei nº 13.097/2015 (Tributação das Bebidas Frias), especialmente no Conceito

Leia mais

ÓLEOS & VINAGRES: COMO FAZER A ESCOLHA CERTA? Amanda Wanderley

ÓLEOS & VINAGRES: COMO FAZER A ESCOLHA CERTA? Amanda Wanderley & VINAGRES: COMO FAZER A ESCOLHA CERTA? Amanda Wanderley O óleo à base de milho é bastante comum, assim como o de soja. Mas será que eles são os tipos mais saudáveis?? Qual a diferença entre óleo e gordura?!?!

Leia mais

Localização: Rodeiro 4960-088 Castro Laboreiro. Contactos: 933 407 806 251 465 513. E-mail: fumeirodoplanalto@sapo.pt

Localização: Rodeiro 4960-088 Castro Laboreiro. Contactos: 933 407 806 251 465 513. E-mail: fumeirodoplanalto@sapo.pt Localização: Rodeiro 4960-088 Castro Laboreiro Contactos: 933 407 806 251 465 513 E-mail: fumeirodoplanalto@sapo.pt Apresentação da Empresa O Fumeiro Delícias do Planalto situa-se em Castro Laboreiro,

Leia mais

Cerveja Red Stripe. Cerveja Bohemia Confraria 315ml. Cerveja Eisenbahn Kolsch (Kölsch) 355ml. Red Stripe é a clássica cerveja da Jamaica.

Cerveja Red Stripe. Cerveja Bohemia Confraria 315ml. Cerveja Eisenbahn Kolsch (Kölsch) 355ml. Red Stripe é a clássica cerveja da Jamaica. Cerveja Red Stripe Red Stripe é a clássica cerveja da Jamaica. Reflete o espírito, o ritmo e a batida da Jamaica. É uma cerveja leve e suave. Cerveja refrescante para os dias de verão. Graduação Alcoólica:

Leia mais

DIÁRIO DO CHOCOLATE: Receitas

DIÁRIO DO CHOCOLATE: Receitas Chocolate &... As notas a seguir são relativas a com chocolate puro e não com sobremesas de chocolate. A busca pelo encontro perfeito com uma sobremesa de chocolate irá requerer a análise de todos os contidos,

Leia mais

1/3 xícara de Pecorino Romano, ou parmesão ralado na hora

1/3 xícara de Pecorino Romano, ou parmesão ralado na hora Receita da Vez: Fuzile ao Ragu de Cordeiro Um toque de glamour: Alecrim Vinho para Massa: Cabernet Sauvignon Música: Concheta - Língua de trapo". Sobremesa: Quindão Vinho para Sobremesa: Moscatel de Setubal

Leia mais

ÍNDICE. Fermentos. Malte Agrária. Malte Weyermann

ÍNDICE. Fermentos. Malte Agrária. Malte Weyermann 1 2 3 ÍNDICE Malte Agrária Malte Base Malte Pilsen 08 Fermentos Baixa Fermentação Fermento Diamond 30 Malte Weyermann Malte Base Malte Viena Malte Munique tipo II Malte de Trigo Malte de Trigo Claro Malte

Leia mais

Regulamento 1. DO CONCURSO

Regulamento 1. DO CONCURSO Regulamento 1. DO CONCURSO 1.1. Este concurso é realizado pela Casa OLEC Insumos para Cerveja Ltda, localizada na Rua Raimundo Correia, 210, Bairro São Pedro, Belo Horizonte, Minas Gerais, inscrita sobre

Leia mais

TeckBrew para cervejas especiais. Leveduras ALE. TeckBrew 10 AMERICAN ALE. TeckBrew 07 ENGLISH ALE

TeckBrew para cervejas especiais. Leveduras ALE. TeckBrew 10 AMERICAN ALE. TeckBrew 07 ENGLISH ALE Leveduras ALE TeckBrew 10 AMERICAN ALE Apresenta um perfil neutro e limpo após a fermentação. Levedura extremamente versátil e com aplicação em diversos estilos de cerveja. Ótimo balanço entre maltes e

Leia mais

Cliente: Sindicerv Veículo: www.diariodepetropolis.com.br Data: 09-05-2010 Imagem Corporativa Lei Seca: número de acidentados no trânsito cai 11,6% em abril Núcleo de Imprensa A operação Lei Seca que tem

Leia mais

Cliente: Sindicerv Veículo: www.oriobranco.com.br Data: 18-11-2010 Imagem Corporativa Cerveja com classe Especialidades do mestre cervejeiro italiano Teo Musso, da Baladin, chegam ao Brasil A badalada

Leia mais

Na maioria das. Com o sabor dos amores impossíveis GASTRONOMIA

Na maioria das. Com o sabor dos amores impossíveis GASTRONOMIA Com o sabor dos amores impossíveis Panetones: criados em clima de romance, segundo contam as lendas, eles têm se reinventado a cada Natal e aparecem recheados e cobertos com mousse, trufa, brigadeiro,

Leia mais

OS NOVOS QUINTA DAS TECEDEIRAS

OS NOVOS QUINTA DAS TECEDEIRAS Data: 26-06-2014 Tipo: Blogue Origem: Portugal Pág: Online Secção: OS NOVOS QUINTA DAS TECEDEIRAS Tony Smith, administrador da Lima Smith, a nova proprietária da marca Tecedeiras e o enólogo Carlos Lucas.

Leia mais

Cervejas e Seus Estilos

Cervejas e Seus Estilos Cervejas e Seus Estilos Matheus Anxieta Famílias de Cervejas Ale Lager Fermentação Espontânea Cervejas ALe Cervejas de Alta Fermentação Leveduras Saccharomyces cerevisiae Temperatura de fermentação: 14

Leia mais

AnAs Tinto 2012 Vinho Tinto

AnAs Tinto 2012 Vinho Tinto AnAs 2012 Vinho A, situada na Vidigueira, em pleno coração do, foi AnAs As vinhas da foram plantadas na margem do Rio Guadiana, que corre magestoso à nossa porta, em solos franco-argilosos e pedregoso

Leia mais

Apresentação. Paulistânia Escura Cerveja do estilo Dunkel, produzida com um blend de quatro maltes importados e lúpulos exclusivos.

Apresentação. Paulistânia Escura Cerveja do estilo Dunkel, produzida com um blend de quatro maltes importados e lúpulos exclusivos. 1 Apresentação Em meados de 2010, com planos de revolucionar o mercado distribuidor no Espírito Santo, surgiu a Distribuidora Aliança, uma empresa nacional, especializada na distribuição e comercialização

Leia mais

Catálogo de Natal 2015 Período de compras de 24 de Novembro a 31 de Dezembro

Catálogo de Natal 2015 Período de compras de 24 de Novembro a 31 de Dezembro Catálogo de Natal 2015 Período de compras de 24 de Novembro a 31 de Dezembro Adega de Portalegre A frescura e a elegância em grandes vinhos com grandes prémios Na Serra de S. Mamede, nascem grandes vinhos

Leia mais

VINHOS TINTOS FRANÇA BRASIL PORTUGAL ÁFRICA DO SUL CÔTESDURHÔNE CHÂTEAU ROMEFORT BOUCHES DU RHÔNE MIOLO RESERVA TEMPRANILLO

VINHOS TINTOS FRANÇA BRASIL PORTUGAL ÁFRICA DO SUL CÔTESDURHÔNE CHÂTEAU ROMEFORT BOUCHES DU RHÔNE MIOLO RESERVA TEMPRANILLO CARTA DE VINHOS VINHOS TINTOS FRANÇA CÔTESDURHÔNE Abel Pinchard Rhône De cor vermelha rubi brilhante, jovem e de corpo médio. Aroma de frutas vermelhas, como ameixas e amoras. São ótimos para acompanhar

Leia mais

COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA

COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA PROJETO DE LEI N o 6.036, DE 2013 Dispõe sobre a restrição do uso de agentes aromatizantes ou flavorizantes em bebidas alcoólicas e da outras providências. Autora:

Leia mais

linha de sais gourmet SAC 11 4718-6436 www.linhavidagourmet.com.br

linha de sais gourmet SAC 11 4718-6436 www.linhavidagourmet.com.br linha de sais gourmet Os sais da linha VIDA GOURMET são produtos de alta qualidade com opções ilimitadas de uso. Você perceberá uma grande diferença no preparo de diversos pratos. Realce o sabor de carnes,

Leia mais

Sugestão de Editorial

Sugestão de Editorial Sugestão de Editorial Cresce a demanda por produtos vegetais alternativos ao leite Este movimento de substituição já é global As bebidas vegetais, uma alternativa aos produtos lácteos, estão entre os itens

Leia mais

Processamento do Iogurte Gordo Sólido

Processamento do Iogurte Gordo Sólido Escola Superior Agrária De Coimbra Processamento Geral dos Alimentos Processamento do Iogurte Gordo Sólido Trabalho realizado por: Pedro Sá nº20603025 Ana Oliveira nº 20603030 Lénia Belas nº 20603031 Elisabete

Leia mais

O Sud Birrificio Artigianale possui a primeira cave subterrânea de cerveja do Brasil com barricas de carvalho americano e francês.

O Sud Birrificio Artigianale possui a primeira cave subterrânea de cerveja do Brasil com barricas de carvalho americano e francês. FATTO A MANO Feito a mão é a pura expressão da arte. Nas pontas dos dedos, a impressão de cada experiência ganha vida e fica impregnada nos detalhes. Como em uma perfeita alquimia, as partículas, as gotas

Leia mais

A vinícola foi criada em 2006 com o intuito de reinterpretar, dentro de um contexto moderno, os vinhos tradicionais da Sicília.

A vinícola foi criada em 2006 com o intuito de reinterpretar, dentro de um contexto moderno, os vinhos tradicionais da Sicília. A vinícola foi criada em 2006 com o intuito de reinterpretar, dentro de um contexto moderno, os vinhos tradicionais da Sicília. Sua inovação tecnológica reside no aproveitamento de fontes alternativas

Leia mais

Exemplos de Súmulas Muito Bem Feitas

Exemplos de Súmulas Muito Bem Feitas Exemplos de Súmulas Muito Bem Feitas Em resposta a muitos pedidos, nós estamos fornecendo alguns exemplos do que consideramos súmulas muito bem feitas, que foram preenchidas durante exames reais do BJCP.

Leia mais

DESTILAMOS DESDE 1945

DESTILAMOS DESDE 1945 DESTILAMOS DESDE 1945 A mais de 60 anos, em respeito a uma grande tradiçao artesanal, destilamos e envelhecemos Grappas especiais e Brandy, liquores, infusoes de nozes, marmelo, prunospino e outras frutas.

Leia mais

Alimentação. no primeiro ano de vida

Alimentação. no primeiro ano de vida Alimentação Trv. Noronha, nº5 A Lisboa Telef: 21 394 73 10 Fax: 21 394 73 18 Email: usf.arco@arslvt.minsaude.pt no primeiro ano de vida A diversificação alimentar deve ser iniciada entre os 4-6 meses de

Leia mais

www.winelovers.com.br

www.winelovers.com.br Em 1789, a Vinícola Foffani iniciou sua produção de vinho. A residência da família fica de frente a praça principal da vila medieval de Clauiano, que foi tombada pelo Ministério de Belas Artes, pois é

Leia mais

Catálogo de Natal 2014 Período de compras de 25 de Novembro a 31 de Dezembro

Catálogo de Natal 2014 Período de compras de 25 de Novembro a 31 de Dezembro Catálogo de Natal 2014 Período de compras de 25 de Novembro a 31 de Dezembro Adega de Portalegre A frescura e a elegância em grandes vinhos com grandes prémios 1 2 Na Serra de S. Mamede, nascem grandes

Leia mais

Podemos até dizer que a hipótese é bem convincente, isto é...

Podemos até dizer que a hipótese é bem convincente, isto é... Podemos até dizer que a hipótese é bem convincente, isto é... Os números romanos são fáceis de compreender mas Qual é a lógica que há por detrás dos números arábicos ou fenícios? Muito simples: Trata-se

Leia mais

quintaldacachaca.com.br

quintaldacachaca.com.br SÃO JOÃO Junho finalmente chegou! E, com ele, uma das festas mais animadas do nosso calendário, a Festa Junina! A festividade homenageia três santos católicos: Santo Antônio, São João Batista e São Pedro,

Leia mais

(286) Paulaner Hefe-Weissbier Naturtrüb (500ml) R$ 18,90. (286) Paulaner Hefe-Weissbier Dunkel (500ml) R$ 18,90

(286) Paulaner Hefe-Weissbier Naturtrüb (500ml) R$ 18,90. (286) Paulaner Hefe-Weissbier Dunkel (500ml) R$ 18,90 A Maior Cervejaria da Baviera Desde o ano de 1634 Origem: Alemanha (286) Paulaner Hefe-Weissbier Naturtrüb (500ml) R$ 18,90 A cerveja de trigo feita a partir da fórmula original dos monges, sendo o produto

Leia mais

PEDRA ESCRITA SOLO GRANÍTICO ALTITUDE 575 MTS

PEDRA ESCRITA SOLO GRANÍTICO ALTITUDE 575 MTS QUINTA DA PEDRA ESCRITA SOLO GRANÍTICO ALTITUDE 575 MTS QUINTA DA PEDRA ESCRITA DOURO SUPERIOR: GRANITO E ALTITUDE A Quinta da Pedra Escrita está localizada em Freixo de Numão, no Douro Superior, a uma

Leia mais

Com a missão de explorar este tesouro

Com a missão de explorar este tesouro DOURO PORTUGAL Quem somos A Quinta do Javali é uma pequena propriedade de cerca de 20 ha dos quais dez são destinados a plantação de vinha. Localiza se junto à margem esquerda do rio Douro na freguesia

Leia mais

produtos Praticidade e Qualidade Pães Premium Ovos Pasteurizados Pães Artesano Desmoldante Pães Leves Pães Leves Integrais

produtos Praticidade e Qualidade Pães Premium Ovos Pasteurizados Pães Artesano Desmoldante Pães Leves Pães Leves Integrais Praticidade e Qualidade Pães Premium Alvéolos e pestana bem definidos Altamente crocante Pasteurizado: sem risco de bactérias patogênicas, como salmonela Filtrados para remover a película e evitar pedaços

Leia mais

1,70 Cervejaria Unicer Estilo Standard American Lager Álcool 5,2% Harmoniza com mariscos, saladas e peixes gordos

1,70 Cervejaria Unicer Estilo Standard American Lager Álcool 5,2% Harmoniza com mariscos, saladas e peixes gordos CERVEJAS DO MUNDO PORTUGAL MADEIRA SUPER BOCK COPO 20CL 1,70 Cervejaria Unicer Estilo Standard American Lager Álcool 5,2% Harmoniza com mariscos, saladas e peixes gordos SUPER BOCK COPO 30CL 2,10 SUPER

Leia mais

Receitas de sobremesas do programa SESI Cozinha Brasil fazem sucesso no verão

Receitas de sobremesas do programa SESI Cozinha Brasil fazem sucesso no verão http://portaldaindustria.com.br/agenciacni/ 03 FEV 2014 Receitas de sobremesas do programa SESI Cozinha Brasil fazem sucesso no verão Já pensou em tomar sorvete de mandioca? E doce de casca de maracujá?

Leia mais

5 Alimentos que Queimam Gordura www.mmn-global.com/aumenteseumetabolismo IMPRIMIR PARA UMA MAIS FÁCIL CONSULTA

5 Alimentos que Queimam Gordura www.mmn-global.com/aumenteseumetabolismo IMPRIMIR PARA UMA MAIS FÁCIL CONSULTA IMPRIMIR PARA UMA MAIS FÁCIL CONSULTA ÍNDICE Alimentos que Queimam Gordura TORANJA CHA VERDE E CHA VERMELHO AVEIA BROCOLOS SALMÃO TORANJA A dieta da Toranja já vem sendo discutida por algum tempo, mas

Leia mais

Esclarecimento 8/2014

Esclarecimento 8/2014 Segurança Alimentar Aprovação de estabelecimentos industriais em casas particulares Esclarecimento 8/2014 Resumo: O presente esclarecimento pretende clarificar o enquadramento legal da aprovação e atribuição

Leia mais

Ô Fiô, tá bão? Conheça nossa carta de cervejas e vinhos e escolha a mais deliciosa opção que acompanhará sua diversão aqui.

Ô Fiô, tá bão? Conheça nossa carta de cervejas e vinhos e escolha a mais deliciosa opção que acompanhará sua diversão aqui. Ô Fiô, tá bão? Conheça nossa carta de cervejas e vinhos e escolha a mais deliciosa opção que acompanhará sua diversão aqui. Aproveite para degustar cervejas e vinhos de estilos diferentes dos que você

Leia mais

CURSO DE GASTRONOMIA Disciplina : matérias primas Conceito e Tipo de Matéria Prima

CURSO DE GASTRONOMIA Disciplina : matérias primas Conceito e Tipo de Matéria Prima CURSO DE GASTRONOMIA Disciplina : matérias primas Conceito e Tipo de Matéria Prima Profª. Nensmorena Preza ALIMENTO Toda substância ou mistura de substâncias, no estado sólido, líquido, pastoso ou qualquer

Leia mais

Brochura. Apenas ao saborear o vinho moderada e calmamente, os seus sabores complexos podem ser apreciados e desfrutados na totalidade.

Brochura. Apenas ao saborear o vinho moderada e calmamente, os seus sabores complexos podem ser apreciados e desfrutados na totalidade. Brochura Vinho com moderação Vinho: a cultura da moderação A produção e consumo de vinho são parte da cultura europeia desde há milénios. A UE é a maior produtora de vinhos do mundo, bem como a líder mundial

Leia mais

Pequeno guia sobre bombons. equeno guia sobre bombons

Pequeno guia sobre bombons. equeno guia sobre bombons Pequeno guia sobre bombons equeno guia sobre bombons Receitas deliciosas para delícias doces Bombons apetecíveis feitos por você mesmo. Com bons ingredientes, os acessórios apropriados e alguma prática,

Leia mais

O Iogurte A ORIGEM DO IOGURTE CARACTERÍSTICAS NUTRICIONAIS DO IOGURTE TIPOS DE IOGURTE VANTAGENS DO IOGURTE COMO CONSUMIR?

O Iogurte A ORIGEM DO IOGURTE CARACTERÍSTICAS NUTRICIONAIS DO IOGURTE TIPOS DE IOGURTE VANTAGENS DO IOGURTE COMO CONSUMIR? O Iogurte A ORIGEM DO IOGURTE CARACTERÍSTICAS NUTRICIONAIS DO IOGURTE TIPOS DE IOGURTE VANTAGENS DO IOGURTE COMO CONSUMIR? ALGUMAS SUGESTÕES CURIOSIDADES: SABIAS QUE A ORIGEM DO IOGURTE No período 10.000

Leia mais

10 Receitas de Sobremesas Lights. www.empazcomabalanca.com.br

10 Receitas de Sobremesas Lights. www.empazcomabalanca.com.br 10 Receitas de Sobremesas Lights GELATINA COM MOUSSE DE LEITE CONDENSADO Tempo de preparo: 30 minutos; Dificuldade: Simples Mão na massa Ingredientes 3 iogurtes desnatados; 1 copo de leite desnatado; 8

Leia mais

31/10/1992 Jornal Oficial L 316

31/10/1992 Jornal Oficial L 316 DIRECTIVA 92/83/CEE DO CONSELHO de 19 de Outubro de 1992 relativa à harmonização da estrutura dos impostos especiais sobre o consumo de álcool e bebidas alcoólicas CONSELHO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS, Tendo

Leia mais

NÚMERO. Alimentação: Sustentável. Receitas deliciosas. O seu dia a dia muito mais saboroso. CHICO SARDELLI DEPUTADO ESTADUAL PV

NÚMERO. Alimentação: Sustentável. Receitas deliciosas. O seu dia a dia muito mais saboroso. CHICO SARDELLI DEPUTADO ESTADUAL PV Alimentação: Sustentável NÚMERO 3 Receitas deliciosas. O seu dia a dia muito mais saboroso. Risoto de casca de Abóbora Cascas de 2kg de abóbora (ralada ) 3 xicaras de arroz cozido 1 cebola grande (picada)

Leia mais

LISTA DOS PRODUTOS POR ORDEM DE CLASSES INDICAÇÃO DOS PRODUTOS

LISTA DOS PRODUTOS POR ORDEM DE CLASSES INDICAÇÃO DOS PRODUTOS LISTA DOS PRODUTOS POR ORDEM DE CLASSES Classe 30 Café, chá, cacau, açúcar, arroz, tapioca, sagu, sucedâneos do café; farinhas e preparações feitas de cereais, pão, pastelaria e confeitaria, gelados; mel,

Leia mais

ALIMENTARSE LOCALMENTE

ALIMENTARSE LOCALMENTE ALIMENTARSE LOCALMENTE ALIMENTAR-SE LOCALMENTE Que nos alimentamos localmente é relativamente óbvio. E, para a maior parte de nossos alimentos, isso é verdade também. Porém, há algumas tendências que levam

Leia mais