MERCADO DE CAPITAIS E INVESTMENT BANKING EFICÁCIA COMPROVADA HOJE. PREPARADO PARA O AMANHÃ. ADAPTIV: CREDIT VALUE ADJUSTMENT (CVA)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MERCADO DE CAPITAIS E INVESTMENT BANKING EFICÁCIA COMPROVADA HOJE. PREPARADO PARA O AMANHÃ. ADAPTIV: CREDIT VALUE ADJUSTMENT (CVA)"

Transcrição

1 MERCADO DE CAPITAIS E INVESTMENT BANKING EFICÁCIA COMPROVADA HOJE. PREPARADO PARA O AMANHÃ. ADAPTIV: CREDIT VALUE ADJUSTMENT (CVA)

2 ASSUMA O CONTROLE COM UM PARCEIRO CONFIÁVEL O PODER DO CVA O risco está no centro das atenções. Longe de ser apenas uma função burocrática ou regulatória, a coleta, comparação e análise de dados de risco é um fator fundamental nos negócios. As decisões mais importantes dependem da qualidade e da conveniência dos indicadores de risco. A preocupação com o risco de crédito de contrapartes levou muitas instituições a adotar o Ajuste de Valor de Crédito (CVA) como medida fundamental, direcionando a contribuição de resultados para suas atividades comerciais. A precificação correta do CVA e a gestão do total de posições CVA do banco são essenciais para a manutenção da competitividade e de um sólido controle de riscos. Na medida em que aumenta o foco sobre o risco de contrapartes, o CVA torna-se uma medida chave para as mesas de operação, administração sênior e profissionais de risco. Um entendimento adequado das possíveis perdas originadas da deterioração de quaisquer contratos de derivativos torna-se essencial em termos de normas contábeis, adequação de capital e hedge de volatilidade de resultados. O Adaptiv Analytics é um motor poderoso para o cálculo do CVA. Ele possibilita a geração de uma variedade de índices de sensibilidade diários ou específicos, além de explicar rapidamente as alterações ocorridas nos resultados. Isso significa uma gestão mais aprimorada do risco de crédito, menor volatilidade do CVA (como parte do processo de verificação de limites que antecede as negociações) e a seleção otimizada de contrapartes. O Adaptiv permite rapidez e precisão no uso de dados de CVA.

3 ASSUMA O CONTROLE COM O ADAPTIV A VISÃO ESPECIALIZADA DO CVA Cada vez mais, os bancos estão desenvolvendo equipes dedicadas ao monitoramento e hedging da volatilidade do CVA. Para controlar o CVA de resultados, influenciar o comportamento de crédito de operadores ou reduzir a dependência dos limites de crédito, é necessário definir índices de CVA para todas as operações. Isso significa ser capaz de fazer cálculos relevantes de forma rápida envolvendo a totalidade das carteiras. São inúmeras as equipes de CVA que estão trabalhando sem a rapidez e a precisão de dados que seriam adequadas às suas atividades. Elas não dispõem das ferramentas necessárias para a obtenção de informações para uso imediato: a experiência com conjuntos de dados de crédito de carteiras e simulações normalmente não faz parte dos sistemas de front office. Por outro lado, prazos escassos de produção e a flexibilidade para elaborar ferramentas suas próprias de front office simplesmente não fazem parte dos atuais ambientes de gestão de risco. Sem um acesso rápido e eficiente aos fatores de sensibilidade e ao resultado do CVA, não é possível mensurar os riscos e, consequentemente, explicar e administrar a volatilidade dos resultados do ajuste de valor de crédito. O Adaptiv permite agrupar grandes quantidades de dados complexos de crédito, modelar redutores específicos de exposição de crédito e calcular o CVA de forma rápida e segura. O Adaptiv inclui métodos de aceleração que permitem calcular um amplo volume diário de fatores de sensibilidade do CVA. Ferramentas intuitivas facilitam o agrupamento de fatores de sensibilidade, bem como de posições de multidimensionais. Esse nível de detalhamento é disponibilizado imediatamente, permitindo aos operadores otimizar hedges e compensar níveis de exposição relacionados a diversas classes de ativos e localizações geográficas. O Adaptiv possibilita aos traders administrar o risco de crédito de suas respectivas carteiras.

4 ASSUMA O CONTROLE COM UM PARCEIRO CONFIÁVEL MAIOR PODER DE NEGOCIAÇÃO É preciso admitir que a seleção de contrapartes com base no perfil de risco tornou-se parte do processo decisório. Atualmente, os traders precisam considerar o custo do risco de cada operação, e o papel do CVA deve essencial no fluxo de trabalho diário. A utilização adequada do CVA pode auxiliar os operadores a melhorar a seleção de contrapartes e reduzir riscos indesejáveis. O Adaptiv disponibiliza modelos que garantem todas as exigências de CVA do front office. Seu rápido motor de cálculo, desenvolvido com base na tecnologia de grade, fornece cálculos Monte Carlo de qualidade superior. Isso significa rodar importantes simulações de exposição de crédito em segundos, bem como analisar a evolução do risco da contraparte em tempo real. Ao integrar o CVA às atividades do fluxo de trabalho, o Adaptiv fornece aos traders uma visão clara das suas necessidades, o que resulta em redução no risco assumido e melhor precificação das situações que envolvem esses riscos. O Adaptiv auxilia os traders a controlar os riscos de contrapartes.

5 ASSUMA O CONTROLE COM O ADAPTIV UMA VISÃO ESTRATÉGICA A regulamentação está sempre mudando: novas normas são impostas e muitas outras são iminentes. As leis internacionais incluem exigências de capital adicional aos bancos, enquanto nos Estados Unidos, a Lei Dodd-Frank está aumentando o controle sobre a gestão de capital e o risco de contrapartes. A administração adequada do CVA é uma das maneiras mais simples e eficazes de maximizar a eficiência do capital. Além do detalhamento específico para cada mesa de operação, o Adaptiv fornece uma visão de alto nível do CVA em todas as áreas do banco. Essa visão consolidada das informações das contrapartes cria uma imagem completa e em tempo real da exposição agregada do CVA com relação a cada uma delas. O Adaptiv aprimora o controle e a supervisão de forma significativa, disponibilizando dados fundamentais para os auditores. Além disso, evita surpresas relacionadas ao crédito e ao CVA. O Adaptiv proporciona à administração uma visão completa do CVA.

6 ASSUMA O CONTROLE COM UM PARCEIRO CONFIÁVEL MAIOR TRANSPARÊNCIA As mudanças na regulamentação e o próprio poder de processamento necessário para fazer cálculos completos dificultam e oneram a implementação do CVA em sistemas tradicionais. O Adaptiv reduz o custo de cálculos rápidos e precisos, proporcionando uma análise mais segura e tempestiva das exposições em tempo real. Ao possibilitar a utilização do CVA as áreas de front e middle office, o Adaptiv cria um entendimento compartilhado do risco entre as mesas de operação, operadores e líderes de negócio. Continuamente aprimorado e implementado em centenas de locais no mundo todo nos últimos 15 anos, o Adaptiv é a plataforma mais sólida, transparente e auditável para controlar e compreender os riscos. Mas ser o melhor não é o bastante atualmente. A arquitetura flexível, escalonável e baseada na web oferecida pelo Adaptiv garante a preparação para quaisquer situações que possam se apresentar no futuro. O poder da SunGard e seus investimentos contínuos em soluções fazem com que o Adaptiv seja parte de uma infraestrutura excelente de negociações e risco no presente e no futuro.

7 ASSUMA O CONTROLE COM O ADAPTIV SOBRE O ADAPTIV O Adaptiv da SunGard oferece a instituições de serviços financeiros soluções de operações e gestão de crédito e riscos em todos os seus níveis. O Adaptiv auxilia instituições de diversos portes e níveis de complexidade a implementar exigências internas e regulatórias relacionadas a gestão de risco e controle operacional. Ele ajuda instituições de serviços financeiros dos segmentos de banking, fundos de hedge, asset management, seguros e corporate a obter um profundo entendimento da gestão de risco e dos processos operacionais. Para mais informações, contate-nos: adaptiv.marketing@sungard.com Visite nosso website:

8 Entre em contato com nossa equipe especializada: AMÉRICAS São Paulo Los Angeles Miami Nova York Toronto ÁSIA Pequim Hong Kong Mumbai Seul Xangai Cingapura Sydney Taipei Tóquio EUROPA, ORIENTE MÉDIO E ÁFRICA Copenhagen Frankfurt Londres Paris Milão Estocolmo Zurique Dubai Johanesburgo SunGard. SunGard e o logo da SunGard são marcas registradas da SunGard Data Systems Inc. ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos ou em outros países. Todas as outras marcas registradas pertencem aos seus respectivos detentores.

MERCADO DE CAPITAIS E INVESTMENT BANKING EFICÁCIA COMPROVADA HOJE. PREPARADO PARA O AMANHÃ. ADAPTIV RISKBOX: CONTROLE AVANÇADO DE RISCOS

MERCADO DE CAPITAIS E INVESTMENT BANKING EFICÁCIA COMPROVADA HOJE. PREPARADO PARA O AMANHÃ. ADAPTIV RISKBOX: CONTROLE AVANÇADO DE RISCOS MERCADO DE CAPITAIS E INVESTMENT BANKING EFICÁCIA COMPROVADA HOJE. PREPARADO PARA O AMANHÃ. ADAPTIV RISKBOX: CONTROLE AVANÇADO DE RISCOS EFICÁCIA COMPROVADA HOJE. PREPARADO PARA O AMANHÃ. MELHORES PRÁTICAS

Leia mais

ENTERPRISE COLLATERAL MANAGEMENT EFICÁCIA COMPROVADA HOJE. PREPARADO PARA O AMANHÃ. SOLUÇÕES SUNGARD PARA A OTIMIZAÇÃO DE GARANTIAS

ENTERPRISE COLLATERAL MANAGEMENT EFICÁCIA COMPROVADA HOJE. PREPARADO PARA O AMANHÃ. SOLUÇÕES SUNGARD PARA A OTIMIZAÇÃO DE GARANTIAS ENTERPRISE COLLATERAL MANAGEMENT EFICÁCIA COMPROVADA HOJE. PREPARADO PARA O AMANHÃ. SOLUÇÕES SUNGARD PARA A OTIMIZAÇÃO DE GARANTIAS ASSUMA O CONTROLE COM UM PARCEIRO CONFIÁVEL PENSANDO CORPORATIVAMENTE

Leia mais

FAZENDO CIDADES FUNCIONAREM PARA AS PESSOAS.

FAZENDO CIDADES FUNCIONAREM PARA AS PESSOAS. FAZENDO CIDADES FUNCIONAREM PARA AS PESSOAS simule a vida real Legion Spaceworks Reconhecido mundialmente como o software líder de mercado em sua categoria, SpaceWorks simula o movimento de pedestres com

Leia mais

RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCOS BANCO ABN AMRO S.A. Setembro de 2013

RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCOS BANCO ABN AMRO S.A. Setembro de 2013 RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCOS BANCO ABN AMRO S.A. Setembro de 2013 1 1 INTRODUÇÃO O presente relatório tem por objetivo atender ao determinado na Circular 3.477 emanada pelo Banco Central do Brasil.

Leia mais

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Derivativos. Uma oferta do serviço Bloomberg Professional

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Derivativos. Uma oferta do serviço Bloomberg Professional >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Derivativos Uma oferta do serviço Bloomberg Professional BIBLIOTECA DE DERIVATIVOS BLOOMBERG DLIB Índice 02 ESTRUTURAÇÃO 04 CICLO DE

Leia mais

Model Governance System

Model Governance System Model Governance System Instituições Financeiras www.managementsolutions.com Por que Gamma? Gamma é a resposta da Management Solutions aos desafios observados em relação à gestão do risco de modelo e seus

Leia mais

GERENCIAMENTO RISCO DE CRÉDITO

GERENCIAMENTO RISCO DE CRÉDITO GERENCIAMENTO RISCO DE CRÉDITO ÍNDICE 1. DEFINIÇÕES BÁSICAS... 3 2. RISCO DE CRÉDITO ESTRUTURA... 3 3. VISÃO GERAL DO PROCESSO DE SOLICITAÇÃO E APROVAÇÃO DE CRÉDITO... 3 4. DADOS CADASTRAIS... 3 5. FUNÇÕES

Leia mais

ÍNDICE 1. OBJETIVO ABRANGÊNCIA DEFINIÇÕES GESTÃO DE RISCOS ETAPAS DA GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS...

ÍNDICE 1. OBJETIVO ABRANGÊNCIA DEFINIÇÕES GESTÃO DE RISCOS ETAPAS DA GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS... GESTÃO DE RISCOS Folha 1/10 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 2 2. ABRANGÊNCIA... 2 3. DEFINIÇÕES... 2 4. GESTÃO DE RISCOS... 3 5. ETAPAS DA GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS... 4 5.1. Identificação dos Riscos:...

Leia mais

Banco Mercedes-Benz RISCO DE MERCADO E LIQUIDEZ Base: Janeiro 2017

Banco Mercedes-Benz RISCO DE MERCADO E LIQUIDEZ Base: Janeiro 2017 Banco Mercedes-Benz RISCO DE MERCADO E LIQUIDEZ Base: Janeiro 2017 INTRODUÇÃO O Banco Mercedes-Benz do Brasil considera a gestão de riscos como um dos pilares de sustentação de seus objetivos estratégicos.

Leia mais

Financiamento à Exportação Brasileira O Papel dos Bancos Privados. Dezembro de 2014

Financiamento à Exportação Brasileira O Papel dos Bancos Privados. Dezembro de 2014 Financiamento à Exportação Brasileira O Papel dos Bancos Privados Índice 1. Visão geral do Credit Suisse Brasil 3 2. Modalidades de financiamento de longo prazo às exportações brasileiras 6 2 Visão geral

Leia mais

Painel Exportações da Indústria Automobilística Brasileira Caminhões. São Paulo, 25 de abril de 2007

Painel Exportações da Indústria Automobilística Brasileira Caminhões. São Paulo, 25 de abril de 2007 Painel Exportações da Indústria Automobilística Brasileira Caminhões São Paulo, 25 de abril de 2007 A A.T. Kearney é uma das líderes mundiais entre as empresas de consultoria de gestão América do Norte

Leia mais

GERENCIAMENTO RISCO DE MERCADO

GERENCIAMENTO RISCO DE MERCADO GERENCIAMENTO RISCO DE MERCADO ÍNDICE 1. DEFINIÇÕES BÁSICAS... 3 2. RISCO DE MERCADO ESTRUTURA... 3 3. RESPONSABILIDADES... 3 4. METODOLOGIA... 4 5. CARTEIRA DE NEGOCIAÇÃO... 4 6. FATORES DE RISCO... 4

Leia mais

The PwC Audit Experience. Our Future. Today.

The PwC Audit Experience. Our Future. Today. The PwC Audit Experience Our Future. Today. PwC Pessoas conectadas Assegurar a melhor experiência PwC Audit Transformation PwC e Google The PwC audit We re simplifying, standardizing and automating! DC2

Leia mais

OUTROS TRABALHOS EM:

OUTROS TRABALHOS EM: OUTROS TRABALHOS EM: www.projetoderedes.com.br Curso de Tecnologia em Produção Industrial Disciplina: Tecnologia da Informação Aplicada à Produção Professor: José Maurício S. Pinheiro AULA 5: O Armazenamento

Leia mais

Política de Gerenciamento de Risco de Mercado e do IRRBB Maio de 2018

Política de Gerenciamento de Risco de Mercado e do IRRBB Maio de 2018 Política de Gerenciamento de Risco de Mercado e do IRRBB Maio de 2018 Elaboração: Risco Aprovação: COMEX Classificação do Documento: Público ÍNDICE 1. OBJETIVO... 3 2. ABRANGÊNCIA... 3 3. DEFINIÇÕES...

Leia mais

Política de Gestão de Risco de Investimento

Política de Gestão de Risco de Investimento Política de Gestão de Risco de Investimento Política da Schroder Brasil Junho de 2016 Todos os direitos reservados pela Schroders. Nenhuma parte desta comunicação poderá ser reproduzida ou transmitida

Leia mais

GERENCIAMENTO RISCO DE MERCADO

GERENCIAMENTO RISCO DE MERCADO GERENCIAMENTO RISCO DE MERCADO ÍNDICE 1. DEFINIÇÕES BÁSICAS... 3 2. RISCO DE MERCADO ESTRUTURA... 3 3. RESPONSABILIDADES... 3 4. METODOLOGIA... 4 5. CARTEIRA DE NEGOCIAÇÃO... 4 6. FATORES DE RISCO... 4

Leia mais

Sax S/A Crédito, Financiamento e Investimento Relatório para atender aos requisitos estabelecidos na resolução do Conselho Monetário Nacional.

Sax S/A Crédito, Financiamento e Investimento Relatório para atender aos requisitos estabelecidos na resolução do Conselho Monetário Nacional. Relatório de Gestão de Riscos - 2018 Sax S/A Crédito, Financiamento e Investimento Relatório para atender aos requisitos estabelecidos na resolução 4.557 do Conselho Monetário Nacional. ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

Política de Gerenciamento de Risco de Mercado Maio 2017

Política de Gerenciamento de Risco de Mercado Maio 2017 Política de Gerenciamento de Risco de Mercado Maio 2017 Elaboração: Risco Aprovação: Comitê Executivo Classificação do Documento: Público ÍNDICE 1. OBJETIVO... 3 2. ABRANGÊNCIA... 3 3. DEFINIÇÕES... 3

Leia mais

Relatório de Gestão de Riscos

Relatório de Gestão de Riscos Relatório de Gestão de Riscos - 2017 Sax S/A Crédito, Financiamento e Investimento Relatório para atender aos requisitos estabelecidos nas resoluções 4.090, 3.464, 3.721, 3.380 e 3.988, do Conselho Monetário

Leia mais

Norma de Gestão de Risco

Norma de Gestão de Risco 23/06/206 20/06/206 -. OBJETIVO Esta norma estabelece a Política de gestão de Riscos, observando as melhores práticas de mercado através da governança, metodologias, processos e sistemas necessários para

Leia mais

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Bloomberg para tesouraria corporativa. Uma oferta do serviço Bloomberg Professional.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Bloomberg para tesouraria corporativa. Uma oferta do serviço Bloomberg Professional. >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Bloomberg para tesouraria corporativa Uma oferta do serviço Bloomberg Professional ude ogo CONTEÚDOS 02 BLOOMBERG PARA TESOURARIA CORPORATIVA 04

Leia mais

voith.com Inteligência orientada a valor com Voith OnCumulus

voith.com Inteligência orientada a valor com Voith OnCumulus voith.com Inteligência orientada a valor com Voith OnCumulus A promessa da Voith para o futuro digital Por que a Voith é sua parceira confiável para o futuro digital O profundo conhecimento da Voith no

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº Dispõe sobre a implementação de estrutura de gerenciamento do risco de crédito.

RESOLUÇÃO Nº Dispõe sobre a implementação de estrutura de gerenciamento do risco de crédito. RESOLUÇÃO Nº 3.721 Dispõe sobre a implementação de estrutura de gerenciamento do risco de crédito. O Banco Central do Brasil, na forma do art. 9º da Lei nº 4.595, de 31 de dezembro de 1964, torna público

Leia mais

Gerenciamento de Riscos e Gestão do Capital

Gerenciamento de Riscos e Gestão do Capital Gerenciamento de Riscos e Gestão do Capital 2º Trimestre 2013 Sumário Introdução... 03 1. Sobre o Gerenciamento de Riscos... 04 1.1. Risco de Mercado... 04 1.2. Risco de Liquidez... 05 1.3. Risco de Crédito...

Leia mais

Estrutura de Gerenciamento de Risco de Mercado - CPBofAML

Estrutura de Gerenciamento de Risco de Mercado - CPBofAML Estrutura de Gerenciamento de Risco de Mercado - CPBofAML Dezembro 2016 1 Ouvidoria Telefone: 0800-8862000 e-mail: ouvidoria_bamlbrasil@baml.com Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 3400-18º Andar

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO Junho/2016. POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO Versão: 01 Revisada: Compliance Aprovação: Mario Celso Coutinho de Souza Dias Presidente 30/06/2016 1 OBJETIVO A Política de Gestão de Risco tem como objetivo definir

Leia mais

POLÍTICA INSTITUCIONAL DE GERENCIAMENTO DE RISCO DE CRÉDITO

POLÍTICA INSTITUCIONAL DE GERENCIAMENTO DE RISCO DE CRÉDITO POLÍTICA INSTITUCIONAL DE GERENCIAMENTO DE RISCO DE CRÉDITO 31 / 03 / 2016 Aplicabilidade: BNY Mellon Brasil Conglomerado Financeiro Versão 1.2 A. Introdução O Conglomerado financeiro do BNY Mellon ( Conglomerado

Leia mais

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL Resolução 3.988/2011. Área Responsável: Risco de Crédito e Capital Gerência de Capital

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL Resolução 3.988/2011. Área Responsável: Risco de Crédito e Capital Gerência de Capital ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL Área Responsável: Risco de Crédito e Capital Gerência de Capital Sumário RELATÓRIO DE ACESSO PÚBLICO ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL... 3 1. INTRODUÇÃO... 3

Leia mais

Oracle Value Chain Execution Reinventado a Excelência em Logística

Oracle Value Chain Execution Reinventado a Excelência em Logística Oracle Value Chain Execution Reinventado a Excelência em Logística Apresentação do Oracle Value Chain Execution Sua rede de logística está mudando constantemente e está mais complexa do que nunca. A necessidade

Leia mais

Estrutura de Gerenciamento de Risco de Mercado - CPBofAML

Estrutura de Gerenciamento de Risco de Mercado - CPBofAML Estrutura de Gerenciamento de Risco de Mercado - CPBofAML Dezembro 2017 1 Ouvidoria Telefone: 0800-8862000 e-mail: ouvidoria_bamlbrasil@baml.com Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 3400-18º Andar

Leia mais

Política de Gestão de Risco

Política de Gestão de Risco Junho de 2016 fgifts Política de Gestão de Risco 1. INTRODUÇÃO E OBJETIVO Esta política tem como objetivo, nos termos da Instrução CVM nº 558 e do Código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas para os

Leia mais

Jinmyung Precision. O upgrade do processo 2D para o 3D reduz os custos em 60%, aumenta a produtividade em 60% e reduz as taxas de defeitos

Jinmyung Precision. O upgrade do processo 2D para o 3D reduz os custos em 60%, aumenta a produtividade em 60% e reduz as taxas de defeitos Automotivo e transporte Produto NX Fabricante de moldes coreana aumenta significativamente a vantagem competitiva no mercado global usando o NX Desafios de negócios Realizar o processo de projeto de moldes

Leia mais

Estrutura de Gerenciamento de Riscos FRAM Capital DTVM S.A.

Estrutura de Gerenciamento de Riscos FRAM Capital DTVM S.A. Estrutura de Gerenciamento de Riscos FRAM Capital DTVM S.A. Este Documento foi desenvolvido e é atualizado pela área de Compliance da FRAM Capital DTVM S.A.. As informações aqui contidas estão sujeitas

Leia mais

Crescer. INVESTRAN Transforme dados em inteligência com as soluções de Private Equity da SunGard

Crescer. INVESTRAN Transforme dados em inteligência com as soluções de Private Equity da SunGard Crescer. INVESTRAN Transforme dados em inteligência com as soluções de Private Equity da SunGard 02 Transforme dados em inteligência com as soluções de Private Equity da SunGard Transforme dados em inteligência

Leia mais

Parceiro lider de tecnologia de processo utiliza ferramentas avançadas para aumentar o valor para seus clientes

Parceiro lider de tecnologia de processo utiliza ferramentas avançadas para aumentar o valor para seus clientes Tecnologia de processamento Parceiro lider de tecnologia de processo utiliza ferramentas avançadas para aumentar o valor para seus clientes Produtos Tecnomatix, NX Desafios de negócios Aumentar a abrangência

Leia mais

RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCOS BANCO ABN AMRO S.A. Setembro de 2013

RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCOS BANCO ABN AMRO S.A. Setembro de 2013 RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCOS BANCO ABN AMRO S.A. Setembro de 2013 SP Rua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 700, 4º andar Itaim Bibi São Paulo SP CEP: 04542000 Tel: (11) 30737400 Fax: (11) 30737404

Leia mais

Nós Affair System Red Box Solução Red Box Quantify

Nós Affair System Red Box Solução Red Box Quantify Sobre Nós Fundada em 1984, a Affair System é uma empresa nacional focada em integrar soluções de comunicações em diversos segmentos corporativos e atender ao mais complexo dos ambientes, utilizando tecnologia

Leia mais

Política de Gestão de Risco

Política de Gestão de Risco Junho de 2016 fgifts Atualizada em Dezembro de 2016 Política de Gestão de Risco 1. INTRODUÇÃO E OBJETIVO Esta política tem como objetivo, nos termos da Instrução CVM nº 558 e do Código ANBIMA de Regulação

Leia mais

Política de Gerenciamento de Risco de Crédito Outubro 2015

Política de Gerenciamento de Risco de Crédito Outubro 2015 Política de Gerenciamento de Risco de Crédito Outubro 2015 Elaboração: Risco Aprovação: Comex Classificação do Documento: Público ÍNDICE 1. OBJETIVO... 3 2. ABRANGÊNCIA... 3 3. DEFINIÇÕES... 3 4. RESPONSABILIDADES...

Leia mais

MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES Departamento de Promoção Comercial

MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES Departamento de Promoção Comercial MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES Departamento de Promoção Comercial Gustavo Mendonça Departamento de Promoção Comercial Outubro/2009 Sumário Missão; Estrutura organizacional; BrazilTradeNet. Missão do

Leia mais

MOBILIDADE E TRANSPORTES

MOBILIDADE E TRANSPORTES Acessibilidade facilitar acesso Mobilidade facilitar deslocação Transporte Caraterização da mobilidade Indicadores Espacial Temporal Desempenho Gastos das Famílias em Transportes Compra de veículo (%)

Leia mais

Agilidade, flexibilidade, precisão e informações indispensáveis à tomada de decisão em crédito e risco.

Agilidade, flexibilidade, precisão e informações indispensáveis à tomada de decisão em crédito e risco. Agilidade, flexibilidade, precisão e informações indispensáveis à tomada de decisão em crédito e risco. TransUnion Brasil A TransUnion é uma empresa de soluções de informação - com expertise global na

Leia mais

Aumentando a Produtividade e Reduzindo os Custos da Fábrica. Antonio Cabral

Aumentando a Produtividade e Reduzindo os Custos da Fábrica. Antonio Cabral Aumentando a Produtividade e Reduzindo os Custos da Fábrica Antonio Cabral acabral@maua.br Roteiro Desafio; Sistemas; O custo e o valor do controle de processo; Mapeamento; Principais indicadores usados

Leia mais

Estrutura de Gerenciamento de Riscos FRAM Capital Gestão de Ativos Ltda

Estrutura de Gerenciamento de Riscos FRAM Capital Gestão de Ativos Ltda Estrutura de Gerenciamento de Riscos FRAM Capital Gestão de Ativos Ltda Este documento foi desenvolvido e é atualizado pela área de Compliance da FRAM Capital Gestão de Ativos Ltda. As informações aqui

Leia mais

Servidor. Servidor rack. Servidor de blade

Servidor. Servidor rack. Servidor de blade Data center É um espaço onde se concentram os recursos e sistemas necessários para o processamento das informações de uma empresa. Um data center é formado por 3 componentes principais: servidores, conectividade

Leia mais

Aprendizados sobre precificação de carbono no Brasil a partir da experiência empresarial Simulação se Sistema de Comércio de Emissões

Aprendizados sobre precificação de carbono no Brasil a partir da experiência empresarial Simulação se Sistema de Comércio de Emissões Aprendizados sobre precificação de carbono no Brasil a partir da experiência empresarial Simulação se Sistema de Comércio de Emissões SEMINÁRIO AÇÃO AMBIENTAL FIRJAN 11 de junho, 2018 Tópicos da apresentação

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS OCCAM BRASIL GESTÃO DE RECURSOS LTDA.

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS OCCAM BRASIL GESTÃO DE RECURSOS LTDA. POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS OCCAM BRASIL GESTÃO DE RECURSOS LTDA. Versão: setembro/2018 1. Objetivo: Esta Política tem por objetivo estabelecer os fundamentos associados ao processo de gestão de riscos

Leia mais

RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO DE RISCOS

RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO DE RISCOS RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO DE RISCOS 1T - 2014 O Banco Maxinvest, em atendimento a Circular BACEN nº 3.477/09, vem através deste, apresentar o Relatório de Gerenciamento de Riscos, que tem por objetivo

Leia mais

Supply Chain. Inspiring consumer goods sector by everis

Supply Chain. Inspiring consumer goods sector by everis Supply Chain Inspiring consumer goods sector by everis Cadeia de suprimentos (CS): Somos capazes de fornecer serviços e soluções importantes em todas as etapas do ciclo de vida de um produto. Para melhorarmos

Leia mais

Relatório da Estrutura de Gerenciamento Centralizado de Riscos e de Capital do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) Ano 2016

Relatório da Estrutura de Gerenciamento Centralizado de Riscos e de Capital do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) Ano 2016 1/9 Relatório da Estrutura de Gerenciamento Centralizado de Riscos e de Capital do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) Ano 2016 I Apresentação 1. Aprimorando a harmonização, a integração

Leia mais

Cidades de Oportunidades 7

Cidades de Oportunidades 7 Neste artigo: Apresentação p1 / Lições e desafios p2 / Resultados da pesquisa p4 / Desempenho das cidades p6 Aprendendo com as melhores p7 / A nossa realidade p8 / Contatos p11 Cidades de Oportunidades

Leia mais

JJ Mois Année. Gerenciamento de Risco de Crédito

JJ Mois Année. Gerenciamento de Risco de Crédito JJ Mois Année Gerenciamento de Risco de Crédito Basiléia 2 apresenta muitas diferenças em relação à Basiléia I Basiléia 1 1988 Regulador "define" qual é o risco de cada carteira, estabelecendo um ponderador.

Leia mais

INVESTORS TRUST. Investors Trust. um mundo de oportunidades de investimento. t.co m

INVESTORS TRUST. Investors Trust. um mundo de oportunidades de investimento.  t.co m INVESTORS TRUST um mundo de oportunidades de investimento www.investors-trus t.co m INVESTORS TRUST Informação Geral www.investors-trus t.co m Informação Geral Quem Somos Assurance SPC ( ITA ) é uma companhia

Leia mais

Segurança e Auditoria de Sistemas

Segurança e Auditoria de Sistemas Segurança e Auditoria de Sistemas ABNT NBR ISO/IEC 27002 0. Introdução 1 Roteiro Definição Justificativa Fontes de Requisitos Análise/Avaliação de Riscos Seleção de Controles Ponto de Partida Fatores Críticos

Leia mais

Metodologia de gestão de Risco de Mercado

Metodologia de gestão de Risco de Mercado Metodologia de gestão de Risco de Mercado Data Criação: Ago/11 Data última revisão: Jun/13 1 Sumário 1. Introdução... 3 2. Risco de mercado... 3 3. Métodos de gerenciamento de risco... 3 4. Controle de

Leia mais

Solução Accenture RiskControl para Gestores de Recursos

Solução Accenture RiskControl para Gestores de Recursos Solução Accenture RiskControl para Gestores de Recursos A globalização e sofisticação dos mercados de capitais, o processo de consolidação e a expansão das bolsas de valores e mercadorias; a queda dos

Leia mais

Consumer Goods. Cadeia de abastecimento Produção Eficiente (MES)

Consumer Goods. Cadeia de abastecimento Produção Eficiente (MES) Consumer Goods Cadeia de abastecimento Produção Eficiente (MES) Anticipatingcustomers needs in a changingenvironment Consumer Goods Supply Chain - Efficient Manufacturing (MES) Objetivo / Desafio Os fabricantes

Leia mais

Sobre a b2finance Kreston Brasil

Sobre a b2finance Kreston Brasil Sobre a b2finance Kreston Brasil Sólido know-how em Processos de Auditoria, Controles Internos, Advisory, Due Dilligence, Consultoria Tributária, Preços de Transferência, Compliance, Implantação de ERP

Leia mais

Recomendação de políticas Serviços de nuvem seguros e confiáveis

Recomendação de políticas Serviços de nuvem seguros e confiáveis Recomendação de políticas Serviços de nuvem seguros e confiáveis A oportunidade Na medida em que a computação em nuvem dá origem a novas e poderosas capacidades, ela oferece o potencial de aumentar a produtividade,

Leia mais

Relatório da Estrutura de Gerenciamento Centralizado de Riscos e de Capital do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob)

Relatório da Estrutura de Gerenciamento Centralizado de Riscos e de Capital do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) Relatório da Estrutura de Gerenciamento Centralizado de Riscos e de Capital do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) Relatório da Estrutura de Gerenciamento Centralizado de Riscos e de

Leia mais

RELATÓRIO DE GESTÃO DE RISCOS. Introdução

RELATÓRIO DE GESTÃO DE RISCOS. Introdução RELATÓRIO DE GESTÃO DE RISCOS Introdução A Administração acredita que a gestão efetiva de riscos é vital para o sucesso da Instituição e conseqüentemente mantém um ambiente de gerenciamento de riscos que

Leia mais

Aperfeiçoamentos Regulatórios para Introdução de uma Bolsa de Energia e de uma Clearing House

Aperfeiçoamentos Regulatórios para Introdução de uma Bolsa de Energia e de uma Clearing House Aperfeiçoamentos Regulatórios para Introdução de uma Bolsa de Energia e de uma Clearing House Bolsas de Energia...são parte indispensável para o presente e futuro do setor de energia. Princípios para Bolsa

Leia mais

Apresentação Teleconferência Primeiro Trimestre de de maio de 2018

Apresentação Teleconferência Primeiro Trimestre de de maio de 2018 Apresentação Teleconferência Primeiro Trimestre de 2018 03 de maio de 2018 Para informações adicionais, leia atentamente os Avisos Adicionais no final da apresentação. Divulgação de Resultados Primeiro

Leia mais

FORÇA & ESTABILIDADE. Revisão de outubro de Portugal.indd 1 20/11/ :46

FORÇA & ESTABILIDADE. Revisão de outubro de Portugal.indd 1 20/11/ :46 FORÇA & ESTABILIDADE Revisão de outubro de 214 Portugal.indd 1 2/11/214 17:46 ÍNDICE Visão geral 1 Destaques financeiros 2 Sinistros 4 IG Pool 6 Regulamentação & governança de seguros 7 Investimentos 7

Leia mais

GERENCIAMENTO DO RISCO DE CRÉDITO

GERENCIAMENTO DO RISCO DE CRÉDITO GERENCIAMENTO DO RISCO DE CRÉDITO Projeto de Implementação da Gestão do Risco de Crédito Do Gerenciamento do Risco de Crédito Conforme dispõe o artigo 1º da Resolução nº 3.721 de 30 de abril de 2009 e,

Leia mais

MANUAL DE GESTÃO DE RISCO PARA FUNDOS DE INVESTIMENTOS OBJETIVO

MANUAL DE GESTÃO DE RISCO PARA FUNDOS DE INVESTIMENTOS OBJETIVO Código Circular: R001 MANUAL DE GESTÃO DE RISCO PARA FUNDOS DE INVESTIMENTOS Data de Publicação: 01/06/16 OBJETIVO O presente manual tem por objetivo definir os parâmetros a serem utilizados pela JG Capital

Leia mais

Política de Gestão de Riscos

Política de Gestão de Riscos POLÍTICA ECO GESTÃO DE ATIVOS PAG.: 1 de 8 Política de Gestão de Riscos POLÍTICA ECO GESTÃO DE ATIVOS PAG.: 2 de 8 ÍNDICE 1- Introdução...3 2- Tipos de Riscos...3 2.1 Risco de Mercado...3 2.2 Risco de

Leia mais

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO DE CRÉDITO

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO DE CRÉDITO ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO DE CRÉDITO A Um Investimentos S.A. CTVM, conforme definição da Resolução nº 4.557/17, demonstra através deste relatório a sua estrutura do gerenciamento de Risco de

Leia mais

Sistemas Inteligentes de Transporte. Mauricio Consulo Diretor América Latina

Sistemas Inteligentes de Transporte. Mauricio Consulo Diretor América Latina Sistemas Inteligentes de Transporte Mauricio Consulo Diretor América Latina Clever Devices Empresa com sede em New York, EUA. Richmond, VA Chicago, IL Morrisville, NC Burlington, WA Escritórios regionais:

Leia mais

Nove áreas temáticas do programa

Nove áreas temáticas do programa Nove áreas temáticas do programa Com base no Plano de Ação FLEGT da União Europeia, a gerência do programa estabeleceu nove áreas temáticas apoiadas pelo programa. Sob cada tema, há uma lista indicativa

Leia mais

Submódulo 21.8 Estudos do controle cargafreqüência

Submódulo 21.8 Estudos do controle cargafreqüência Submódulo 21.8 Estudos do controle cargafreqüência Rev. Nº. 0.0 0.1 1.0 Motivo da revisão Este documento foi motivado pela criação do Operador Nacional do Sistema Elétrico. Atendimento à Resolução Normativa

Leia mais

O seu treinador na hora de colocar o time em campo

O seu treinador na hora de colocar o time em campo O seu treinador na hora de colocar o time em campo é uma poderosa solução tática para unificar seus processos, monitorar seu departamento e gerenciar seus prazos fiscais, impulsionando o seu time para

Leia mais

Capacitando cadeias de suprimentos responsáveis

Capacitando cadeias de suprimentos responsáveis Capacitando cadeias de suprimentos responsáveis Março 2019 O que é Sedex A Sedex é uma organização global de associação dedicada a promover melhorias em práticas comerciais éticas e responsáveis em todo

Leia mais

Descrição da Estrutura de Gerenciamento Risco de Liquidez -

Descrição da Estrutura de Gerenciamento Risco de Liquidez - Descrição da Estrutura de Gerenciamento 2011 - Risco de Liquidez - Sumário: 1. Introdução:... 3 2. Objetivo:... 3 3. Diretrizes de Gestão:... 3 4. Responsabilidades:... 4 4.1. Conselho de Administração:...

Leia mais

POLÍTICA DE RISCO DE CRÉDITO

POLÍTICA DE RISCO DE CRÉDITO POLÍTICA DE RISCO DE CRÉDITO Gerência de Riscos e Compliance Página 1 Índice 1. Objetivo... 3 2. Abrangência... 3 3. Vigência... 3 4. Conceito... 3 5. Estrutura da Área... 4 6. Análise de Risco de Crédito...

Leia mais

NÓS CONECTAMOS A INDÚSTRIA COM A EMPRESA A SOLUÇÃO COMPLETA PARA OPERAÇÕES DE MANUFATURA

NÓS CONECTAMOS A INDÚSTRIA COM A EMPRESA A SOLUÇÃO COMPLETA PARA OPERAÇÕES DE MANUFATURA NÓS CONECTAMOS A INDÚSTRIA COM A EMPRESA A SOLUÇÃO COMPLETA PARA OPERAÇÕES DE MANUFATURA INDÚSTRIA 4.0 PRONTO! CONCEBIDA, PROJETADA E DESENVOLVIDA DE ACORDO COM OS PARADIGMAS DA INDÚSTRIA 4.0, BRICK REPLY

Leia mais

URBANIZAÇÃO R O C H A

URBANIZAÇÃO R O C H A URBANIZAÇÃO R O C H A URBANIZAÇÃO: Definição CONCEITOS E ASPECTOS GERAIS Processo de crescimento da população urbana mais rápido que o crescimento da população rural. Causa: êxodo rural. As 15 maiores

Leia mais

como eu posso melhorar o desempenho dos meus acordos de nível de serviço ao cliente e reduzir o custo?

como eu posso melhorar o desempenho dos meus acordos de nível de serviço ao cliente e reduzir o custo? RESUMO DA SOLUÇÃO CA Business Service Insight para Gerenciamento do nível de serviço como eu posso melhorar o desempenho dos meus acordos de nível de serviço ao cliente e reduzir o custo? agility made

Leia mais

A energia da Cummins garante atendimento ininterrupto aos pacientes

A energia da Cummins garante atendimento ininterrupto aos pacientes A energia da Cummins garante atendimento ininterrupto aos pacientes Conhecimento da aplicação Equipamento comprovado Suporte global Confiabilidade, experiência e conhecimento insuperáveis A Cummins tem

Leia mais

SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE

SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE Visão Geral dos O é fundamental para o gerenciamento de um ambiente de TI, uma vez que a eficácia é seriamente comprometida se uma organização não souber quais ativos de software ela possui, onde estão

Leia mais

MOVING BUSINESS FORWARD

MOVING BUSINESS FORWARD www.eurotux.com MOVING BUSINESS FORWARD APRESENTAÇÃO eurotux.com/empresa Criada em 2000, como iniciativa de docentes da Universidade do Minho. Oferece soluções de TI construídas à medida das necessidades

Leia mais

Cidades de Oportunidade 6

Cidades de Oportunidade 6 0Minutos Cidades de Oportunidade Análise da trajetória de cidades para entender os fatores por trás do seu bom funcionamento Cidades de Oportunidade Destaques O achado mais consistente do nosso relatório

Leia mais

Política de Gestão de Riscos Grupo Vinci

Política de Gestão de Riscos Grupo Vinci 1. Aplicabilidade da Política 1.1 Para efeitos desta Política de Gestão de Risco ( Política ), abrange a Vinci Partners Investimentos Ltda. ( Vinci Partners ), Vinci Gestora de Recursos Ltda. ( Vinci Gestora

Leia mais

POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO GESTÃO DE RISCOS E PRE

POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO GESTÃO DE RISCOS E PRE POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO GESTÃO DE RISCOS E PRE Política de Divulgação Atendimento Circular Bacen nº 3.477/09 - Rev 02 Página 1 I. INTRODUÇÃO: O Banco Pottencial em cumprimento e em aderência aos regulamentos

Leia mais

Gestão de sistemas em energia:

Gestão de sistemas em energia: MESTRADO EM ENERGIA Gestão de sistemas em energia: - Planejamento da Operação - Projeto de sistemas de energia Prof. Manuel Jarufe manueljarufe@ceunes.ufes.br Disciplina: Gestão de sistemas em energia

Leia mais

Quadro de Avaliação e Responsabilização (QUAR) - SIADAP 1 - Ministério da Saúde

Quadro de Avaliação e Responsabilização (QUAR) - SIADAP 1 - Ministério da Saúde MISSÃO DO ORGANISMO: Definir, organizar, coordenar, participar e avaliar as atividades e o funcionamento de um Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas

Leia mais

MOVING BUSINESS FORWARD

MOVING BUSINESS FORWARD www.eurotux.com MOVING BUSINESS FORWARD APRESENTAÇÃO eurotux.com/empresa Criada em 2000, como iniciativa de docentes da Universidade do Minho. Especializada em planeamento, integração e implementação de

Leia mais

CFA INSTITUTE RESEARCH CHALLENGE HOSTED BY CFA SOCIETY BRAZIL. Bernardo Carneiro, CFA University Relations May 2015

CFA INSTITUTE RESEARCH CHALLENGE HOSTED BY CFA SOCIETY BRAZIL. Bernardo Carneiro, CFA University Relations May 2015 CFA INSTITUTE RESEARCH CHALLENGE HOSTED BY CFA SOCIETY BRAZIL Bernardo Carneiro, CFA University Relations May 2015 ÍNDICE O CFA Institute e a O CFA Program 2 CFA INSTITUTE Definição: instituição profissional

Leia mais

Relatório de Gerenciamento de Riscos (Pilar lll)

Relatório de Gerenciamento de Riscos (Pilar lll) Relatório de Gerenciamento de Riscos (Pilar lll) Índice Introdução... 3 Estrutura de Gerenciamento de Riscos... 3 Informações Qualitativas... 4 Risco de Crédito... 4 Risco de Mercado... 5 Risco de Liquidez...

Leia mais

Política de Gerenciamento do Risco de Mercado Julho Elaboração: Risco Aprovação: Comex Classificação do Documento: Público

Política de Gerenciamento do Risco de Mercado Julho Elaboração: Risco Aprovação: Comex Classificação do Documento: Público Política de Gerenciamento do Risco de Mercado Julho 2013 Elaboração: Risco Aprovação: Comex Classificação do Documento: Público ÍNDICE 1. OBJETIVO E ABRANGÊNCIA... 3 2. DEFINIÇÕES... 3 3. RESPONSABILIDADES...

Leia mais

Usar Teamcenter acelera o desenvolvimento global de produto, gerando uma grande vantagem competitiva

Usar Teamcenter acelera o desenvolvimento global de produto, gerando uma grande vantagem competitiva Dispositivos de segurança e construção Usar Teamcenter acelera o desenvolvimento global de produto, gerando uma grande vantagem competitiva Produto Teamcenter Desafios de negócio Elevar a eficiência da

Leia mais

5 sinais de que seus. dados o estão desapontando e ações para mudar as coisas. Planejamento Financeiro Integrado

5 sinais de que seus. dados o estão desapontando e ações para mudar as coisas. Planejamento Financeiro Integrado 5 sinais de que seus dados o estão desapontando e ações para mudar as coisas Dados confiáveis e oportunos eles estão no âmago do sucesso de nossa organização - especialmente, quando você tem múltiplas

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO Finalidade deste Documento 1. Esta política é parte integrante dos dispositivos de controle interno e governança da GTI Administração de Recursos Ltda. ( GTI ). 2. A política

Leia mais