DIFERENÇAS DE TRADUÇÃO E O SIGNIFICADO DA PALAVRA HEBRAICA yāqār, NO SALMO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIFERENÇAS DE TRADUÇÃO E O SIGNIFICADO DA PALAVRA HEBRAICA yāqār, NO SALMO"

Transcrição

1 Anais do V Congresso da ANPTECRE Religião, Direitos Humanos e Laicidade ISSN: Licenciado sob uma Licença Creative Commons DIFERENÇAS DE TRADUÇÃO E O SIGNIFICADO DA PALAVRA HEBRAICA yāqār, NO SALMO Antônio Renato Gusso Pós-Doutor Faculdades Batista do Paraná Projeto de Interpretação, atualização e transmissão dos ensinos bíblicos ST 16 TRADUÇÃO DA BÍBLIA NO BRASIL Resumo: A comunicação parte da constatação de diferenças na tradução e, consequentemente, interpretação popular e aplicação da palavra hebraica yāqār, em algumas versões bíblicas brasileiras do Salmo A comparação entre versões demonstra que alguns tradutores entenderam, ou pelo menos verteram a palavra de forma negativa, enquanto outros de forma bem diferente, positiva. Assim, percebe-se que alguns dão a entender que Deus tem prazer na morte de seus fiéis, enquanto outros, compreenderam que a palavra mostra o contrário, que Deus vê a morte destes com pesar. Como exemplo disto podem ser citadas as versões Revista e Corrigida, de João Ferreira de Almeida e a Nova Tradução na Linguagem de Hoje. O objetivo, então, é chegar a uma conclusão a respeito do real significado da palavra yāqār, neste contexto específico, pois está claro que ela não pode comportar mensagens contrárias em um mesmo espaço no texto. O método utilizado é, principalmente, o de comparação de versões, mostrando diversas interpretações e traduções do texto, seguida da contextualização da palavra em foco. Isto com o apoio da pesquisa bibliográfica, tanto em comentários bíblicos como em dicionários e outros. Como resultado é demonstrado que as traduções que fazem justiça ao significado pretendido pelo autor são as que mostram Deus como alguém que olha com pesar, ou seja, não gosta, nem permite, que os que lhe são fiéis venham a morrer por qualquer motivo. Isto, ainda que não se possa defender com base apenas no vocabulário, se sustenta plenamente na observação cuidadosa do contexto, o fator preponderante para atribuir o significado à palavra. Palavras-chave: Versões Bíblicas, contexto literário, tradução, Salmo, yāqār

2 Introdução Aqueles que têm trabalhado na área pastoral, aplicando os ensinos bíblicos para as ocasiões do dia a dia, têm boas possibilidades de se confrontarem com uma interpretação popular do Salmo que mostra Deus como alguém que se agrada da morte de seus fiéis. Muitas mensagens, por exemplo, em funerais, consolam os enlutados com esta leitura e interpretação. Isto com base em versões bíblicas, bem conhecidas do povo, que apresentam o texto com, no mínimo, uma palavra ambígua para traduzir o hebraico yāqār, que é o adjetivo "precioso/a". O problema é tão claro que a SBB disponibiliza um artigo para explicar a razão da diferença de tradução deste versículo entre a Nova Tradução na Linguagem de Hoje e as versões de Ferreira de Almeida publicadas por ela mesma (SBB Suporte, 2015). Buscando esclarecer a necessidade de uma tradução que não seja dúbia para o leitor comum, acostumado, muitas vezes a decorar versículos sem levar em conta o contexto, esta comunicação apresenta algumas possibilidades lexicais para a tradução de yāqār, algumas das versões diferentes em português, a contextualização do versículo e uma palavra conclusiva. Quanto às transliterações do hebraico utilizadas no trabalho, seguem as sugestões da "Gramática Instrumental do Hebraico", publicada por Edições Vida Nova (Gusso, 2008). 1. Algumas possibilidades lexicais As palavras possuem tantos significados quantos os contextos lhes atribuem. Por isso, é impossível que um dicionário apresente uma relação completa de todos eles. Tratando-se de uma língua antiga, no caso o hebraico do AT, onde não há mais a possibilidade de surgir uma nova palavra, ainda é possível fazer relações dos usos utilizados no conjunto. Contudo, isto não dispensa do tradutor uma atenção especial ao escolher a palavra na língua receptora para representar a original. Assim, neste ponto, serão vistos alguns dos significados propostos para a palavra, para que depois possa ser escolhida a melhor dentro do contexto do Salmo 116.

3 Acir Raymann, com um grupo de eruditos brasileiros, apresentou como possibilidades de tradução para yāqār, os adjetivos "raro, precioso, caro, de valor, nobre" (1989, p.93). William L. Holladay, de acordo com a tradução brasileira de seu Léxico Hebraico e Aramaico do AT, vertido do inglês americano, separou como sugestões de possibilidades para a tradução de yāqār as seguintes palavras: 1) raro/rara, para a qual citou como referência 1Sm 3.1, que aparece no texto bíblico com a explicação de que as visões naquele tempo não eram frequentes (ARA), o que explica o opção por "rara", mas, também 2Sm 12.30, texto que descreve o tipo de pedras da coroa de determinado rei, do que se interpreta como preciosa; 2) De grande valor, valioso/a, para o que citou Sl 36.8, que na ARA foi traduzida por "delícias", Pv 3.15, na ARA traduzida como "preciosa", falando assim da sabedoria: "Mais preciosa é do que pérolas", e, ainda, Jó 31.26, texto que faz referência ao esplendor da lua; e 3) Nobre, tomando como base Jr , onde a ARA apresenta um contraste entre "precioso e vil" (2010, p.201). Plampin simplificou utilizando apenas uma palavra portuguesa para traduzir yāqār. Utilizou como base os mesmos textos que Holladay havia usado, 1 com a inclusão de apenas mais um, que foi o de 1Rs 10.2, referência a pedras preciosas. Com base neles apresentou como possibilidade apenas o termo "precioso" (1997, p.155). Em especial para esta comunicação talvez seja os significados que John E. Hartley apresenta para yāqār. Como ele escreve para um dicionário teológico, vai mais longe do que outros autores. Ele apresenta significados e os comenta. Em sua explicação a respeito de yāqār ele também cita o próprio Salmo , dizendo que entre as várias coisas consideradas preciosas, como a sabedoria, a bondade de Deus, os lábios instruídos, etc, está a morte dos santos aos olhos de Deus (1998, p.652). Mais adiante, Hartley, tratando diretamente do valor da vida diz: "No AT a vida é encarada como tendo grande valor. Davi não quis matar Saul mesmo quando esteve em posição de superioridade, pois considerou preciosa a vida do rei (1Sm , 21; 2Rs 1.13s.). Uma mulher adúltera causa enormes danos porque quer se assenhorar daquilo que o homem tem de mais precioso, a sua vida (Pv 6.26). Deus também protege e livra o seu povo da opressão porque considera precioso o seu sangue (Sl 72.14) - (1998, p.653). 1 A versão original de Holladay, em inglês, é de O trabalho de Plampin é de 1997.

4 positivo. As possibilidades são muitas, mas, no geral, apontam para um sentido bom, 2. Algumas versões diferentes para o português Já foram vistas algumas possibilidades positivas de tradução, mas agora serão apresentadas algumas versões deste texto bíblico para que se verifique como foi traduzida a palavra yāqār, antes de decidir qual utilizar ou "criar". Para fins didáticos as versões serão divididas em positivas e negativas. Ou seja, versões que podem dar a entender que Deus se alegra com a morte de seus fiéis e versões que podem dar a entender que Deus sofre com ela Versões Positivas (Deus gosta da morte de seus fiéis) "Preciosa (yāqār) é aos olhos do SENHOR a morte dos seus santos". (ARA) A versão Almeida Revista e Atualizada é uma das mais populares no Brasil e muito utilizada na leitura pública nos cultos. Assim, a contribuição dela para a crença popular, quase doutrina, a respeito do prazer de Deus com a morte dos seus fiéis, em grande parte, vem dela, com base neste versículo. Muitos leitores têm entendido "preciosa" como apontando para algo que Deus gosta, que lhe dá prazer. "É valiosa (yāqār) aos olhos de Iahweh a morte dos seus fiéis". (BJ) A BJ em português traduziu yāqār por "valiosa", mas percebeu a necessidade de esclarecer a tradução e explicou em nota que a morte é valiosa porque romperia a relação existente entre Iahweh e os fiéis. Ao mesmo tempo, menciona que as versões que optam pela tradução "preciosa", interpretaram o texto de acordo com o dogma da ressurreição. Ao que parece a própria BJ faz esta opção, pois, as palavras "valiosa" e "preciosa" não diferem em muito.

5 "Preciosa (yāqār) é, a Seus olhos, a morte de Seus devotos". (Gorodovits e Fridlin, 2006) A versão produzida por David Gorodovits e Jairo Fridlin, ainda que leve o nome de Bíblia Hebraica, na verdade é uma tradução do tanak para o português, em sua ordem canônica, realizada por judeus. Em sua página a respeito da bibliografia consultada pode ser encontrada a versão bíblica de João Ferreira de Almeida da Imprensa Bíblica Brasileira, de 1979 (Gorodovits e Fridlin, 2006, p.8), a qual também utilizou como tradução para yāqār a palavra "preciosa" Versões Negativas (Deus não gosta da morte de seus fiéis) "A vida (māwet) dos seus seguidores é preciosa (yāqār) aos olhos do SENHOR". (AS21) A versão Almeida Século 21 preservou a palavra "preciosa" para traduzir yāqār, mas sentiu necessidade de traduzir māwet, normalmente entendido como morte, por "vida". Assim, fugiu de um problema, mas caiu em outro, ainda que dê bom sentido no contexto. Talvez esta troca de "morte" para "vida" tenha sido influenciada por Artur Weiser, que ao comentar o Salmo , explicou que o orante oferecia um sacrifício ao Deus fiel e amoroso, para o qual "a vida de seus fiéis é demais preciosa para ele abandoná-los" (1994, p.559). Ou, ainda, tenham ido buscar em uma fonte ainda mais distante, como João Calvino, que ao comentar o versículo disse que percebia nele que as "vidas" dos servos de Deus são preciosas aos seus olhos (2009, p.146). "É custosa (yāqār) aos olhos de Javé a morte dos seus fiéis". (BP) A versão diz em nota que "a menção da morte indica que o agradecimento foi feito após a cura de uma doença grave". Também interpreta morte, por vida, dizendo que "a vida de cada pessoa é valiosa para Deus".

6 "O SENHOR vê com pesar (yāqār) a morte de seus fiéis". (NVI) "O SENHOR Deus sente pesar (yāqār) quando vê morrerem os que são fiéis a ele". (NTLH) A NVI, assim como a NTLH, utilizando traduções dinâmicas, optaram traduzir yāqār por "pesar". A Bíblia de estudos da NTLH, em seu comentário a respeito deste versículo, procura dar base para a tradução diferente das mais antigas da própria Sociedade Bíblica do Brasil. Faz isto citando Ezequiel 33.11, onde, na mesma versão, está escrito: "Diga-lhes que juro pela minha vida que eu, o SENHOR Deus, não me alegro com a morte de um pecador. Eu gostaria que ele parasse de fazer o mal e vivesse. Povo de Israel, pare de fazer o mal. Por que é que vocês estão querendo morrer?". O comentarista, claramente combatendo a ideia de que Deus se alegra com a morte do fiel, defende que Deus não se alegra com a morte do pecador, e muito menos com a morte dos fiéis, pois, para Ele, a vida destes lhe é preciosa, como também assevera o Salmo 72.14, o qual diz: "Ele os livra da exploração e da violência; a vida deles é preciosa (yāqār) para ele" (NTLH). 3. A Contextualização do versículo Como defende Tate este é um salmo de gratidão, no qual o adorador canta diante da congregação (vs. 18 e 19), em forma de testemunho, que Iavé ouviu as suas orações e o livrou da morte (vs. 3-11). O que faz em uma composição que pode ser dividida em duas partes (1-9 e 10-19), encerrada por altos brados de louvor pela ação salvadora. Quanto ao v. 15, especificamente, destacando a palavra analisada nesta comunicação, ele cita a tradução tradicional inglesa precius (preciosa), mas sente que deve explicá-la, e assim explica em termos que apontam para o significado de "precioso", mas como algo que traz preocupação e tristeza para Iavé (1994, p.508). O contexto do versículo é o próprio Salmo, a unidade completa. Assim, uma divisão do texto em partes pode apresentar uma visão contextual geral e ajudar na opção de tradução. Ela pode ser esboçada assim, por exemplo, em frases retiradas da ARA: 1) "Amo o SENHOR..." (v.1); 2) Os laços da morte me cercaram (v.3); 3) "invoquei

7 o nome do SENHOR..." (v.4); 4) "...ele me salvou..." (v.6); 5) "...o SENHOR tem sido generoso para comigo..." (v.7); 6) "Pois livraste da morte a minha alma..." (v.8); 7) "Que darei ao SENHOR por todos os seus benefícios..." (v.12); 8) "...quebraste as minhas cadeias..." (v.16); 9) "Oferecer-te-ei sacrifícios..." (v.17); 10) "Cumprirei os meus votos...aleluia!" (18-19). Conclusão Não se pode dizer que as versões que dão margem para uma interpretação positiva (que Deus gosta da morte dos fiéis) estejam completamente erradas. Afinal, no geral, a palavra yāqār tem significado positivo. Também, mesmo que se utilize uma palavra positiva para a tradução, como "preciosa", o contexto, apresentando o livramento do fiel, mostra claramente que a morte deve ser entendida como preciosa a ponto de Deus não deixar que ela ocorra com facilidade. É simples deduzir: Ora, se Deus gosta da morte do fiel porque não o deixou morrer? A fraqueza mesmo destas traduções, talvez seja não levar em consideração o fato da prática da leitura de versículos fora de contextos. Isto também deve ser levado em conta na hora da tradução. Assim, conclui-se que as versões que apontam para uma forma negativa de Deus ver a morte de seus fiéis, se encaixa melhor com o significado original do texto. Este sentido pode ser bem transmitido por traduções dinâmicas, como as da NVI e NTLH, conforme citadas acima, mas também em traduções formais, desde que se escolha uma palavra adequada, como fez a Edição Pastoral ao optar pela palavra "custosa" como tradução de yāqār. Ainda, dentro do contexto, que aponta para o desgosto de Deus com a morte e não o prazer, fica como sugestão a tradução de yāqār pela palavra "pesarosa". Então, uma boa possibilidade de tradução formal poderia ser: É pesarosa (yāqār) aos olhos de Iavé a morte dos seus fiéis. Referenciais Bíblia de Estudo NTLH. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, Bíblia Sagrada: A Bíblia de Jerusalém, nova edição, revista. 2ª. impr. São Paulo: Paulinas, 1985.

8 Bíblia Sagrada: Almeida Século ed. Revisada. São Paulo: Edições Vida Nova, Bíblia Sagrada: Edição Pastoral. São Paulo: Paulus, Bíblia Sagrada: Nova Versão Internacional \ Bíblia; [traduzido pela Comissão de Tradução da Sociedade Bíblica Internacional]. - São Paulo: Editora Vida, Bíblia Sagrada. Traduzida em Português por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. 2 ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, CALVINO, João. Salmos - volume.4. São José dos Campos, SP: Editora Fiél, GORODOVITS, David; FRIDLIN, Jairo. Bíblia hebraica: baseada no hebraico e à luz do Talmud e das fontes judaicas, São Paulo: Editora e Livraria Sêfer LTDA, GUSSO, Antônio R. Gramática instrumental do hebraico. 2 ed. São Paulo: Vida Nova, HARTLEY, J. E. yāqār. Em HARRIS, R. L.; ARCHER, Jr. G. L.; WALTKE, B. K. (Editores). Dicionário internacional de teologia do Antigo Testamento. São Paulo: Vida Nova, HOLLADAY, W. L. Léxico hebraico e aramaico do A. T. São Paulo: Vida Nova, PLAMPIN, Richard T. Léxico hebraico e aramaico do A.T. Curitiba: STBP, RAYMANN, Acir. yāqār. Em KIRST, Nelson; KILPP, Nelson; SCHWANTES, Milton; RAYMANN, Acir; ZIMMER, Rudi. Dicionário Hebraico-Português & Aramaico Português. São Leopoldo: Editora Sinodal; Petrópolis: Editora Vozes, SBB Suporte: suporte.sbb.com.br/hc/pt-br/articles/ por-que-a-tradução-do- Salmo na-Nova-Tradução-na-Linguagem-de-Hoje-é-tão-diferente-da-traduçãode-Almeida- (Consulta em 13/05/2015, 20h05). TATE, Marvin E. Psalms. Em MILLS, Watson E.; WILSON, Richard F. Mercer commentary on the Bible. Macon, Georgia: Mercer University Press, WEISER, Artur. Os Salmos. São Paulo: Paulus, (Coleção grande comentário bíblico).

Bíblia evangélica: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cânticos Bíblia hebraica: Rute, Crônicas, Esdras, Neemias, Ester, Lamentações, Daniel

Bíblia evangélica: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cânticos Bíblia hebraica: Rute, Crônicas, Esdras, Neemias, Ester, Lamentações, Daniel Bíblia evangélica: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cânticos Bíblia hebraica: Rute, Crônicas, Esdras, Neemias, Ester, Lamentações, Daniel Data e Origem Cada livro tem uma história própria Salmos, Jó

Leia mais

Curso de PANORAMA DO ANTIGO TESTAMENTO I I Semestre de 2017 DE GÊNESIS A ESTER. Professor: José Martins Júnior. (11) (Whatsapp Telegram)

Curso de PANORAMA DO ANTIGO TESTAMENTO I I Semestre de 2017 DE GÊNESIS A ESTER. Professor: José Martins Júnior. (11) (Whatsapp Telegram) Curso de PANORAMA DO ANTIGO TESTAMENTO I I Semestre de 2017 DE GÊNESIS A ESTER Professor: José Martins Júnior (11) 9.8383-5316 (Whatsapp Telegram) Email: pastorjunioropbb2815@gmail.com Blog: www.reflexoes-e-flexoes.blogspot.com.br

Leia mais

Introdução e visão geral da história, estrutura e teologia do AT. Jörg Garbers Ms. de Teologia

Introdução e visão geral da história, estrutura e teologia do AT. Jörg Garbers Ms. de Teologia Introdução e visão geral da história, estrutura e teologia do AT Jörg Garbers Ms. de Teologia Introdução a literatura e a pesquisa dos escritos I Jörg Garbers Ms. de Teologia O nome provém da tradução

Leia mais

Dr. Antônio Renato Gusso 1

Dr. Antônio Renato Gusso 1 A UTILIZAÇÃO DO ANTIGO TESTAMENTO NO NOVO TESTAMENTO BEALE, G. K. Manual do uso do Antigo Testamento no Novo Testamento: exegese e interpretação. São Paulo: Vida Nova, 2013. 224 p. Dr. Antônio Renato Gusso

Leia mais

Curso de PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO I I Semestre de Professor: José Martins Júnior. Quartas-feiras. (11) (Whatsapp)

Curso de PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO I I Semestre de Professor: José Martins Júnior. Quartas-feiras. (11) (Whatsapp) Curso de PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO I I Semestre de 2017 Professor: José Martins Júnior Quartas-feiras (11) 9.8383-5316 (Whatsapp) pastorjunioropbb2815@gmail.com www.reflexoes-e-flexoes.blogspot.com.br

Leia mais

Introdução Traduções e Referências Bíblicas Lição Conceitos Básicos. Lição Criação. Lição 3...

Introdução Traduções e Referências Bíblicas Lição Conceitos Básicos. Lição Criação. Lição 3... SUMÁRIO Introdução... 7 Traduções e Referências Bíblicas... 8 Lição 1... 10 Conceitos Básicos Lição 2... 12 Criação Lição 3... 14 Queda Lição 4... 16 A Promessa do Senhor Lição 5... 18 A Chegada do Salvador

Leia mais

O PAPEL PROFÉTICO DA IGREJA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

O PAPEL PROFÉTICO DA IGREJA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO O PAPEL PROFÉTICO DA IGREJA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO A PARTIR DO PROFETA AMÓS 1 0 / 1 0 / 2 0 1 6 I G R E J A B AT I S TA B E T E L O PAPEL PROFÉTICO DA IGREJA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO A PARTIR DO PROFETA

Leia mais

Orientações para o uso do Novo Testamento Grego

Orientações para o uso do Novo Testamento Grego ISSN 1676-3742 Orientações para o uso do Novo Testamento Grego Antônio Renato Gusso ALAND, Kurt; ALAND, Barbara. O texto do Novo Testamento: Introdução às edições científicas do Novo Testamento Grego bem

Leia mais

Voltando às nossas raízes LENDO A PALAVRA DE DEUS COM INTEGRIDADE

Voltando às nossas raízes LENDO A PALAVRA DE DEUS COM INTEGRIDADE Voltando às nossas raízes LENDO A PALAVRA DE DEUS COM INTEGRIDADE Voltando às nossas raízes A Bíblia é o nosso ponto de partida. A Bíblia substituída Para nossos problemas interiores auto-ajuda Para o

Leia mais

Vox Scripturae - Revista Teológica Internacional

Vox Scripturae - Revista Teológica Internacional 250 Vox Scripturae - Revista Teológica Internacional Vox Scripturae Revista Teológica Internacional São Bento do Sul/SC vol. XXIV n. 1 jan-jun 2016 p. 235-238 Resenhas 251 ISSN 0104-0073 eissn 2447-7443

Leia mais

Metas/Objetivos Descritores de Desempenho/Conteúdos Estratégias/Metodologias Avaliação

Metas/Objetivos Descritores de Desempenho/Conteúdos Estratégias/Metodologias Avaliação Domínio Religião e experiência religiosa Cultura cristã e visão cristã da vida Ética e moral cristã DEPARTAMENTO DE PASTORAL DISCIPLINA: EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA PLANIFICAÇÃO DE 5º ANO Calendarização:

Leia mais

Utilização do Dicionário de Grego Bíblico

Utilização do Dicionário de Grego Bíblico Utilização do Dicionário de Grego Bíblico Edson de Faria Francisco. São Bernardo do Campo, março de 2014. Este texto é dedicado à utilização do dicionário de grego bíblico, explicando cada componente de

Leia mais

Introdução e visão geral da História de Israel e dos textos do Antigo Testamento. Jörg Garbers Ms. de Teologia

Introdução e visão geral da História de Israel e dos textos do Antigo Testamento. Jörg Garbers Ms. de Teologia Introdução e visão geral da História de Israel e dos textos do Antigo Testamento Jörg Garbers Ms. de Teologia 29.06.2013 08:00-09:30 Saudação / Apresentação / Bibliografia / Recapitulação das narrativas

Leia mais

PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA DIOCESE DE JUNDIAÍ

PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA DIOCESE DE JUNDIAÍ PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA DIOCESE DE JUNDIAÍ Material Estudo Bíblico Parte I Apresentação Pe Antônio 24/08 A BÍBLIA SAGRADA Palavra de Deus. Deus fala ao seu povo Deus se revela, se manifesta, intervém

Leia mais

Aula 7 : 22/Mar/2015. Te m a d a A u l a O Evangelho de João Proclamando Fé em Jesus como única fonte de salvação

Aula 7 : 22/Mar/2015. Te m a d a A u l a O Evangelho de João Proclamando Fé em Jesus como única fonte de salvação Te m a G e r a l A h i s t ó r i a d e J e s u s V i d a e M i n i s t é r i o Aula 7 : 22/Mar/2015 Te m a d a A u l a Escola Bíblica Dominical COXIPÓ lorikrama@hotmail.com Visão Geral Título Autoria Datação

Leia mais

Evangelhos e atos. Observações

Evangelhos e atos. Observações NOVO TESTAMENTO Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente nos falou por seu Filho (Hebreus 1,1-2) EVANGELHOS E ATOS Evangelhos e atos Os melhores recursos

Leia mais

Curso de PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO II II Semestre de 2016 DE ATOS A APOCALIPSE. Professor: José Martins Júnior. (11) (Whatsapp Telegram)

Curso de PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO II II Semestre de 2016 DE ATOS A APOCALIPSE. Professor: José Martins Júnior. (11) (Whatsapp Telegram) Curso de PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO II II Semestre de 2016 DE ATOS A APOCALIPSE Professor: José Martins Júnior (11) 9.8383-5316 (Whatsapp Telegram) Email: pastorjunioropbb2815@gmail.com Blog: www.reflexoes-e-flexoes.blogspot.com.br

Leia mais

Nova Esperança para a Vida Por David Batty

Nova Esperança para a Vida Por David Batty Nova Esperança para a Vida Por David Batty Projeto 302 Nome do Aluno Data do Início / / Data do Fim / / 2 Nova Esperança Para a Vida Lição 302 David Batty 1ª Edição Brasil As referências Bíblicas usadas

Leia mais

Tornando a Bíblia relevante para o nosso século A

Tornando a Bíblia relevante para o nosso século A Tornando a Bíblia relevante para o nosso século A Para interpretar a mensagem do AT e fazer a devida aplicação da perícope, antes de tudo precisamos conhecer o gênero literário e a estrutura narrativa

Leia mais

Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 1 Curso Aprendizes do Evangelho Aula 2

Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 1 Curso Aprendizes do Evangelho Aula 2 Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 1 Curso Aprendizes do Evangelho Aula 2 A Bíblia é considerado o livro mais importante dentre todos os que já foram escritos em todos os tempos e lugares, o mais editado

Leia mais

PARTE 2 - A PALAVRA NORMATIVA. O CÂNONE BÍBLICO

PARTE 2 - A PALAVRA NORMATIVA. O CÂNONE BÍBLICO Índice Siglas e abreviaturas 6 Introdução 7 PARTE 1 - A PALAVRA INSPIRADA CAPÍTULO I - NATUREZA DA INSPIRAÇÃO BÍBLICA 12 1. A inspiração bíblica no limiar do Vaticano II 13 1.1. Deus, autor principal,

Leia mais

BIBLIOLOGIA IV Epístolas e Apocalipse. Prof. Eloi Pereira dos Santos Faesp Extensão Mairiporã

BIBLIOLOGIA IV Epístolas e Apocalipse. Prof. Eloi Pereira dos Santos Faesp Extensão Mairiporã BIBLIOLOGIA IV Epístolas e Apocalipse Prof. Eloi Pereira dos Santos Faesp Extensão Mairiporã Objetivos da Disciplina Facilitar o estudo, compreensão e o uso adequado da Bíblia. Familiarizar o aluno com

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM arta-feira da 3ª Semana da Páscoa Qu 1) Oração Permanecei,

Leia mais

4ª LIÇÃO - DIAGRAMA DE JOÃO 3:16

4ª LIÇÃO - DIAGRAMA DE JOÃO 3:16 0 4ª LIÇÃO - DIAGRAMA DE JOÃO 3:16 O diagrama de João 3:16 é altamente eficaz e simples na explicação do Plano de Salvação Seguem algumas dicas importantes: 1) Seja breve, pois pode ser que ocorra alguma

Leia mais

A dieta bíblica. Pedro replicou: De modo nenhum, Senhor! Porque jamais comi coisa alguma comum e imunda. (At 10:14)

A dieta bíblica. Pedro replicou: De modo nenhum, Senhor! Porque jamais comi coisa alguma comum e imunda. (At 10:14) A dieta bíblica Pedro replicou: De modo nenhum, Senhor! Porque jamais comi coisa alguma comum e imunda. (At 10:14) OBJETIVO Ajudar o estudante da Escola Bíblica a entender e a defender o que cremos acerca

Leia mais

À minha querida esposa Marina e aos amados filhos Paulo, Elizabeth, Cristina e Débora, companheiros de todos os momentos, dedico o presente livro.

À minha querida esposa Marina e aos amados filhos Paulo, Elizabeth, Cristina e Débora, companheiros de todos os momentos, dedico o presente livro. À minha querida esposa Marina e aos amados filhos Paulo, Elizabeth, Cristina e Débora, companheiros de todos os momentos, dedico o presente livro. SUMÁRIO PREFÁCIO...009 Unidade 01 NOÇÕES ORTOGRÁFICAS...011

Leia mais

Lição 5 ATOS 1. Atos destinado a Teófilo período 63 d.c apóstolo Pedro apóstolo Paulo Atos do Espírito Santo que Jesus operou por meio da igreja

Lição 5 ATOS 1. Atos destinado a Teófilo período 63 d.c apóstolo Pedro apóstolo Paulo Atos do Espírito Santo que Jesus operou por meio da igreja Lição 5 ATOS 1. Atos O livro de Atos foi o segundo escrito por Lucas, também destinado a Teófilo. Acredita-se que originalmente não tivesse título, sendo inserido Atos ou Atos dos Apóstolos nos manuscritos

Leia mais

Utilização do BibleWorks NA 27

Utilização do BibleWorks NA 27 Utilização do BibleWorks NA 27 Edson de Faria Francisco. São Bernardo do Campo, março de 2014. 1. Introdução O software BibleWorks é um programa para todos aqueles que trabalham com textos bíblicos. O

Leia mais

Exemplo do trabalho Final II

Exemplo do trabalho Final II Christian Preaching College Um novo conceito de educação Exegese Básica Exemplo do trabalho Final II Aluno: Professor: Weslley W. de Oliveira Somerville, 23 de Outubro de 2013 Texto bíblico Mateus 9.9-13

Leia mais

Você conhece a sua Bíblia?

Você conhece a sua Bíblia? Você conhece a sua Bíblia? Atividade da última aula Vamos praticar?? Compare a introdução de Paulo em Gálatas 1.6-10 com outras introduções nas cartas aos Romanos 1. 8-10 e 1 Coríntios 1. 4-9. Há algum

Leia mais

A CONVOCAÇÃO DE UM DISCÍPULO DE PROFETA DESTAQUES EXEGÉTICOS EM 1 REIS

A CONVOCAÇÃO DE UM DISCÍPULO DE PROFETA DESTAQUES EXEGÉTICOS EM 1 REIS A. R. Gusso, A convocação VOX SCRIPTURAE de um discípulo.... 16:1 7-15 7 A CONVOCAÇÃO DE UM DISCÍPULO DE PROFETA DESTAQUES EXEGÉTICOS EM 1 REIS 19.19-21 Antônio Renato Gusso 1 I. INTRODUÇÃO O texto de

Leia mais

OS TRÊS OFÍCIOS DE CRISTO

OS TRÊS OFÍCIOS DE CRISTO VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 CRISTOLOGIA OS TRÊS OFÍCIOS

Leia mais

ESCRITOS & POESIA HEBRAICA

ESCRITOS & POESIA HEBRAICA Jörg Garbers ESCRITOS & POESIA HEBRAICA INTRODUÇÃO 1 INTRODUÇÃO Os escritos formam a última parte do cânon do AT. Na Bíblia evangélica pertencem aos escritos os seguintes livros: Jó Salmos Provérbios Eclesiastes

Leia mais

SUMÁRIO. Agradecimentos...9 Plano detalhado da obra...13 Introdução...21

SUMÁRIO. Agradecimentos...9 Plano detalhado da obra...13 Introdução...21 SUMÁRIO Agradecimentos...9 Plano detalhado da obra...13 Introdução...21 1. O alfabeto hebraico...23 2. As vogais...41 3. Princípios básicos da formação e divisão das sílabas...49 4. O artigo...55 5. O

Leia mais

3- Mas ao entrarmos nesse caminho de conhecer ao Senhor, enfrentamos questões cruciais na vida que nos leva a pensar em nosso relacionamento com Deus.

3- Mas ao entrarmos nesse caminho de conhecer ao Senhor, enfrentamos questões cruciais na vida que nos leva a pensar em nosso relacionamento com Deus. SUGESTÃO DE QUEBRA GELO / DINÂMICA: MÍMICA Objetivo: Descontrair o grupo, quebrar o gelo. Material: Um prêmio (Caixa de bombom, balas, pirulitos, etc.). Desenvolvimento: 1. Divida a célula em grupos (dois

Leia mais

1º Trimestre de 2017: Vida Cristã

1º Trimestre de 2017: Vida Cristã LIÇÃO 01 Salvação, a nova vida com Cristo Forme um quarteto. Pesquise sobre as fases da metamorfose da lagarta/ borboleta em comparação a conversão do cristão. + 10 pontos bônus (pela criatividade na apresentação:

Leia mais

Mostrando Respeito Projeto 205. Por David Batty

Mostrando Respeito Projeto 205. Por David Batty Mostrando Respeito Projeto 205 Por David Batty 2 Nome Mostrando Respeito Data de início I Pedro 2:17-18 Data de término Projeto 205 Você provavelmente se lembra de várias situações em que alguém te desrespeitou.

Leia mais

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI)

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) Teologia Bíblica da Missão de Deus Paulo Adolfo Nos livros poéticos vemos ação responsiva, por parte de Israel, aos atos salvíficos de Deus. Respostas: Pessoais;

Leia mais

ARCANJO SÃO RAFAEL A FIGURA

ARCANJO SÃO RAFAEL A FIGURA ARCANJO SÃO RAFAEL A FIGURA Pedro Cantoneiro, aluno 147291 da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa Iconografia com o Professor Luis Urbano Afonso Biografia São Rafael é um arcanjo presente nas

Leia mais

Síntese do Novo Testamento (Curso de Formação Ministerial, 2014) Prof. Marco Aurélio Correa

Síntese do Novo Testamento (Curso de Formação Ministerial, 2014) Prof. Marco Aurélio Correa 1 Evangelho de João Este evangelho tem 21 capítulos. Evangelho do Filho de Deus / Divino. 1 - Autor: João, o apóstolo, ele foi o último dos apóstolos a morrer. 2 - Data: Alguns escritores acreditam que

Leia mais

Resenhas Books Reviews Reseñas

Resenhas Books Reviews Reseñas Resenhas Books Reviews Reseñas Antigo Testamento Interlinear Hebraico-Português: Breve apresentação e descrição Interlinear Old Testament Hebrew-Portuguese: a short presentation and description Antiguo

Leia mais

Lição 02 O Livro que veio do Céu Parte 2

Lição 02 O Livro que veio do Céu Parte 2 Lição 02 O Livro que veio do Céu Parte 2 Utilidade e propósito da Bíblia A Bíblia mostra nossos pecados, que nos afastam de Deus, e indica o caminho que nos leva de volta a Ele. Pois toda a Escritura Sagrada

Leia mais

A leitura da Bíblia. questões centrais

A leitura da Bíblia. questões centrais questões centrais O que é a Bíblia? Quem é o autor e como escreveu? O que é o tema central? Por quê devo lê-la? Quando devo lê-la? Como? Requisitos? Como? Ajuda? Um novo propósito! o que é a Bíblia (1)

Leia mais

INFERNO, HADES, SHEOL, GEENA O que é isso?

INFERNO, HADES, SHEOL, GEENA O que é isso? VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 ESCATOLOGIA INFERNO, HADES,

Leia mais

SUMÁRIO. Prefácio Abreviações... 15

SUMÁRIO. Prefácio Abreviações... 15 SUMÁRIO Prefácio... 13 Abreviações... 15 1. O gênero das cartas de Paulo... 17 Comunicação no século 1 o... 18 O ambiente oral... 18 O ambiente retórico... 19 O ambiente literário... 19 Sumário... 20 Cartas

Leia mais

AMÓS A JUSTIÇA DIVINA JOEL GUIMARÃES / PAULO MARCOS

AMÓS A JUSTIÇA DIVINA JOEL GUIMARÃES / PAULO MARCOS AMÓS A JUSTIÇA DIVINA JOEL GUIMARÃES / PAULO MARCOS AMÓS Reflita sobre a corrupção espiritual, moral e toda a injustiça social vivida pela nação de Israel bem como suas implicações no relacionamento com

Leia mais

Introdução ao Antigo Testamento I

Introdução ao Antigo Testamento I Introdução ao Antigo Testamento I I.EMENTA Aspectos introdutórios do Antigo Testamento: canonicidade, formação e estudo do Antigo Testamento. A nomenclatura Antigo Testamento e outras. Cronologia do Antigo

Leia mais

O livro continua a avaliação do sentido e da função da autoridade.

O livro continua a avaliação do sentido e da função da autoridade. O 2º Livro de Samuel continua a narração do primeiro. O núcleo do livro é a figura de DAVI, cuja história começa no 1º livro de Samuel capítulo 16. O livro traz também as lutas dos pretendentes para suceder

Leia mais

O Apocalipse de João foi feito para incitar a esperança, e não o pavor.

O Apocalipse de João foi feito para incitar a esperança, e não o pavor. LIÇÃO 01 O PONTO DE PARTIDA Texto Bíblico: Apocalipse 1.1-3 Objetivos: Desenvolver interesse em estudar o livro de Apocalipse. Entender que o objetivo do livro do Apocalipse não é trazer medo, mas esperança

Leia mais

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI)

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) Teologia Bíblica da Missão de Deus RELEMBRAR A MISSÃO NOS EVANGELHOS 1. Jesus Cristo homem é o exemplo padrão para o exercício da Missão de Deus (intimidade

Leia mais

DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR

DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR Bíblia para crianças apresenta DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

Bem aventurado os misericordiosos...

Bem aventurado os misericordiosos... Bem aventurado os misericordiosos... Mateus 5.7 Mateus 5: 7 Bem aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia. (NVI) Outras versões Mateus 5: 7 Felizes as pessoas que têm misericórdia dos outros,

Leia mais

LIÇÃO 02 - A BÍBLIA É A INSPIRADA PALAVRA DE DEUS

LIÇÃO 02 - A BÍBLIA É A INSPIRADA PALAVRA DE DEUS LIÇÃO 02 - A BÍBLIA É A INSPIRADA PALAVRA DE DEUS TEXTO BÍBLICO Salmos 119.1-12 DESTAQUE " Como pode um jovem conservar pura a sua vida? É só obedecer aos teus mandamentos." (Salmos 119.9). LEITURA DEVOCIONAL

Leia mais

Marcos 9,11: E interrogaram-no, dizendo: Por que dizem os escribas ser necessário que Elias venha primeiro?.

Marcos 9,11: E interrogaram-no, dizendo: Por que dizem os escribas ser necessário que Elias venha primeiro?. MARCOS 9,11 JOÃO BATISTA E ELIAS vivendopelapalavra.com Revisão e comentários: Helio Clemente Marcos 9,11: E interrogaram-no, dizendo: Por que dizem os escribas ser necessário que Elias venha primeiro?.

Leia mais

DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR

DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR Bíblia para crianças apresenta DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Janie Forest O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem de Hoje 1998

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração 30 DE DEZEMBRO Deus eterno e todo-poderoso, que

Leia mais

Panorama do AT - Ester

Panorama do AT - Ester Panorama do AT - Ester Ester mostra o cuidado de Deus pelo seu povo, mesmo diante de uma conspiração nacional e altos poderes envolvidos. Apesar disso é o único livro da Bíblia que não traz o nome de Deus.

Leia mais

Gr.Bíblico. Evangelho de. Nossa Senhora Conceição

Gr.Bíblico. Evangelho de. Nossa Senhora Conceição Evangelho de São Lucas Ano litúrgico C O Terceiro Envangelho O TEMPO DE JESUS E O TEMPO DA IGREJA Este evangelho põe em relevo as etapas da obra de Deus na História. Mais do que Mateus e Marcos, ao falar

Leia mais

COM DEUS APRENDI A PERDER PARA GANHAR

COM DEUS APRENDI A PERDER PARA GANHAR COM DEUS APRENDI A PERDER PARA GANHAR Marcos 8:35 Na semana passada aprendemos um pouco mais sobre Salvação, que nada mais é que a própria pessoa de Jesus Cristo agindo em nosso interior, transformando

Leia mais

Eis-te aqui! Eis um livro com uma mensagem! - O perdão do teu passado - Um propósito para a tua vida futura - Uma morada no céu

Eis-te aqui! Eis um livro com uma mensagem! - O perdão do teu passado - Um propósito para a tua vida futura - Uma morada no céu Eis-te aqui! Eis um livro com uma mensagem! Uma mensagem que vai responder à tua pergunta o que posso fazer aqui na terra? Há uma mensagem que responde a todas as tuas perguntas e dúvidas. Este livro demonstra

Leia mais

IV JORNADA BÍBLICO-TEOLÓGICA 2004

IV JORNADA BÍBLICO-TEOLÓGICA 2004 Ano 1 - Número 2-2º. Semestre 2005 www.unasp.edu.br/kerygma p.78 IV JORNADA BÍBLICO-TEOLÓGICA 2004 UMA PESQUISA SOBRE HEBREUS 9:25 Ricardo do Carmo Coelho Graduando em Teologia pelo Unasp, Campus Engenheiro

Leia mais

Monoteísmo Noaico. por Sha ul Bensiyon

Monoteísmo Noaico. por Sha ul Bensiyon Monoteísmo Noaico por Sha ul Bensiyon Aula 19 As Escrituras As Escrituras A visão judaica/noaica acerca das Escrituras é muito diferente da visão cristã: Cristianismo: Livros cuja autoria é praticamente

Leia mais

Programa de Leitura da Bíblia. Teologia Faberj. Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos.

Programa de Leitura da Bíblia. Teologia Faberj. Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos. Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos. (Salmo 119:105) 0 PROGRAMA DE LEITURA DA BÍBLIA A leitura da Bíblia Sagrada é de suma importância para todos os estudantes da Palavra

Leia mais

GENEROS TEXTUAIS E O LIVRO DIDÁTICO: DESAFIOS DO TRABALHO

GENEROS TEXTUAIS E O LIVRO DIDÁTICO: DESAFIOS DO TRABALHO GENEROS TEXTUAIS E O LIVRO DIDÁTICO: DESAFIOS DO TRABALHO Fernanda Félix da Costa Batista 1 INTRODUÇÃO O trabalho com gêneros textuais é um grande desafio que a escola tenta vencer, para isso os livros

Leia mais

Estudo Resumido sobre a Bíblia sagrada.

Estudo Resumido sobre a Bíblia sagrada. Estudo Resumido sobre a Bíblia sagrada. Introdução - É muito importante estudarmos a Bíblia Sagrada, pois ela nos revela a vontade de DEUS e nos ensina a viver essa vontade de forma que através dela nos

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A PASTORAL DO DÍZIMO

ORIENTAÇÕES PARA A PASTORAL DO DÍZIMO ORIENTAÇÕES PARA A PASTORAL DO DÍZIMO Sumário Introdução 1. A compreensão do dízimo 1.1 Os fundamentos do dízimo 1.2 O que é o dízimo? 1.3 As dimensões do dízimo 1.4 As finalidades do dízimo 2. Orientações

Leia mais

Nova tradução da sistemática

Nova tradução da sistemática Nova tradução da sistemática Etienne A. Higuet TILLICH, Paul. Teologia Sistemática. São Leopoldo RS, Escola Superior de Teologia e Edição Sinodal, 5ª. Revista, 2005. Tradução: Getúlio Bertelli e Geraldo

Leia mais

"Este não é o carpinteiro, o filho de Maria, o irmão de Tiago, José, Judas e Simão? E suas irmãs não estão entre nós?"

Este não é o carpinteiro, o filho de Maria, o irmão de Tiago, José, Judas e Simão? E suas irmãs não estão entre nós? Mt 13,55-56 e Mc 6,3 igualmente dizem: "Este não é o carpinteiro, o filho de Maria, o irmão de Tiago, José, Judas e Simão? E suas irmãs não estão entre nós?" Observe: apenas o "carpinteiro" é chamado de

Leia mais

CONCEITOS BASILARES. Vejamos um caso de Interpretação Bíblica:

CONCEITOS BASILARES. Vejamos um caso de Interpretação Bíblica: CONCEITOS BASILARES Claro está que para início de nossos estudos precisaremos compreender alguns conceitos primários e entre eles está o da Hermenêutica. Entenda-se pois Hermenêutica como um viés da Filosofia

Leia mais

Tornando a bíblia relevante no presente século.

Tornando a bíblia relevante no presente século. Tornando a bíblia relevante no presente século. Ao todo teremos três aulas para discutir tópicos especiais dentro da temática da hermenêutica bíblica e suas implicações na modernidade. 1º Um convite à

Leia mais

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico REGULAMENTO OFICIAL Alfabeto Bíblico Tem como objetivo levar o competidor a encontrar na Bíblia versículos que comecem com cada letra do alfabeto da língua portuguesa e contenham em seu texto, uma palavra-chave,

Leia mais

Pe. José Weber, SVD. Cantos do Evangelho. Anos A, B e C & Solenidades e Festas

Pe. José Weber, SVD. Cantos do Evangelho. Anos A, B e C & Solenidades e Festas Cantos do Evangelho Pe. José Weber, SVD Cantos do Evangelho Anos A, B e C & Solenidades e Festas Direção editorial Claudiano Avelino dos Santos Autor de todas as melodias Pe. José Weber, SVD Organização

Leia mais

OS LIVROS POÉTICOS PROVÉRBIOS E ECLESIASTES

OS LIVROS POÉTICOS PROVÉRBIOS E ECLESIASTES Lição 11 OS LIVROS POÉTICOS PROVÉRBIOS E ECLESIASTES Introdução Tanto Provérbios como Eclesiastes são livros de sabedoria, pois desertam os jovens e as demais pessoas a viverem segundo a sabedoria de Deus

Leia mais

Objeto de estudo: Os livros Apócrifos!

Objeto de estudo: Os livros Apócrifos! Objeto de estudo: Os livros Apócrifos! Versículo-chave: 2Pe 1.21 porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito

Leia mais

Deus. Coisas físicas Nº1

Deus. Coisas físicas Nº1 A ESSÊNCIA DE TUDO, A Santidade, Retidão e Justiça de Nº1 Deus Deus é diferente de todos os outros seres. Só Ele é infinito e não criado. Todos os demais são finitos e criados. O termo bíblico para essa

Leia mais

o Sacrifício de Jesus

o Sacrifício de Jesus A Santa Missa o Sacrifício de Jesus Curso de Teologia Paróquia de Nossa Senhora da Assunção «A Liturgia é o cume para o qual se dirige a atividade da Igreja e, ao mesmo tempo, a fonte de onde provém toda

Leia mais

Hoje falaremos de A BÍBLIA OUTROS NOMES FATOS E PARTICULARIDADES DA BÍBLIA

Hoje falaremos de A BÍBLIA OUTROS NOMES FATOS E PARTICULARIDADES DA BÍBLIA Hoje falaremos de A BÍBLIA OUTROS NOMES FATOS E PARTICULARIDADES DA BÍBLIA ANTIGO TESTAMENTO ESTRUTURA DO ANTIGO TESTAMENTO CONFORME O JUDAÍSMO ESTRUTURA DO ANTIGO TESTAMENTO CONFORME O PROTESTANTISMO

Leia mais

PALAVRA & VIDA 3º TRIMESTRE/2017 LIÇÃO 08- CHEGOU A HORA DE RECEBER AS TERRAS DA PROMESSA!

PALAVRA & VIDA 3º TRIMESTRE/2017 LIÇÃO 08- CHEGOU A HORA DE RECEBER AS TERRAS DA PROMESSA! LIÇÃO 08- CHEGOU A HORA DE RECEBER AS TERRAS DA PROMESSA! Texto Bíblico: Josué 13.11-33. Objetivos da lição: Entender que Deus é fiel e cumpre suas promessas; Compreender que o tempo certo do cumprimento

Leia mais

O corpo físico é mau e inferior à alma?

O corpo físico é mau e inferior à alma? O corpo físico é mau e inferior à alma? Compreendendo a natureza humana por Paulo Sérgio de Araújo INTRODUÇÃO Conforme a teoria das idéias (ou teoria das formas ) do filósofo grego Platão (428-347 a.c.),

Leia mais

Bíblia para crianças apresenta DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR

Bíblia para crianças apresenta DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR Bíblia para crianças apresenta DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

Celebração Dominical da Palavra. Cap. 07 Ione Buyst

Celebração Dominical da Palavra. Cap. 07 Ione Buyst Celebração Dominical da Palavra Cap. 07 Ione Buyst A Igreja de Cristo, desde o dia de Pentecostes, após a descida do Espírito Santo, sempre se reuniu fielmente para celebrar o mistério pascal, no dia que

Leia mais

Subsídio conceitual para o Mês da Bíblia

Subsídio conceitual para o Mês da Bíblia Subsídio conceitual para o Mês da Bíblia Aquilo que existia desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com nossos olhos, o que contemplamos e o que nossas mãos tocaram: falamos da Palavra, que é a Vida.

Leia mais

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOSSORÓ RN

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOSSORÓ RN IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOSSORÓ RN CURSO SOBRE O CREMOS DA ASSEMBLEIA DE DEUS Segundo Artigo de Fé: Cremos, Na inspiração divina verbal e plenária da Bíblia Sagrada, única regra infalível

Leia mais

Os quatro "passos" da leitura orante

Os quatro passos da leitura orante A leitura orante nada mais é do que a maneira como gerações e gerações de judeus e cristãos leram as Sagradas Escrituras, procurando nelas uma palavra do Deus vivo para a sua vida, em cada momento de sua

Leia mais

NOME DO CURSO: PROFETA JOEL PROFETA JOEL JOEL S. GUIMARÃES. Joel S. Guimarães

NOME DO CURSO: PROFETA JOEL PROFETA JOEL JOEL S. GUIMARÃES. Joel S. Guimarães PROFETA JOEL JOEL S. GUIMARÃES A IBCU tem como MISSÃO servir e honrar a Deus e, na Sua dependência, proclamar ao mundo Sua verdade, integrar em Sua família os que creem, reproduzir neles o caráter de Jesus

Leia mais

Batista Pioneira Bíblia,

Batista Pioneira Bíblia, Esta resenha é parte integrante da Revista Batista Pioneira Bíblia, Teologia e prática online - ISSN 2316-686X impresso: ISSN 2316-462X revista.batistapioneira.edu.br/ LENDO A TORAH COMO ESCRITURA CRISTÃ

Leia mais

REZANDO COM O EVANGELHO DO DIA (LECTIO DIVINA) Reflexões de Frei Carlos Mesters, O.Carm Reflexões e Ilustração de Pe. Lucas de Paula Almeida, CM

REZANDO COM O EVANGELHO DO DIA (LECTIO DIVINA) Reflexões de Frei Carlos Mesters, O.Carm Reflexões e Ilustração de Pe. Lucas de Paula Almeida, CM REZANDO COM O EVANGELHO DO DIA (LECTIO DIVINA) Reflexões de Frei Carlos Mesters, O.Carm Reflexões e Ilustração de Pe. Lucas de Paula Almeida, CM Quarta-feira da 6ª Semana do Tempo Comum 1) Oração Ó Deus,

Leia mais

Os Livros dos Macabeus

Os Livros dos Macabeus Os Livros dos Macabeus O nome dos Livros surgiu do apelido de Macabeus (martelo) dado a Judas, filho mais famoso de Matatias. O texto foi escrito em Hebraico no início do 1º século a.c. Os livros descrevem

Leia mais

O Hospedeiro. Uma reflexão a partir do Salmo 23

O Hospedeiro. Uma reflexão a partir do Salmo 23 Uma reflexão a partir do 1 O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará. 2 Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; 3 refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas

Leia mais

27/02/2017. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM

27/02/2017. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM FÉ: Primeiro você coloca o pé, depois Deus coloca o chão. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM Para muitos, a

Leia mais

Carlos Drummond de Andrade

Carlos Drummond de Andrade Carlos Drummond de Andrade Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Carlos

Leia mais

Escolha o assunto e os limites do estudo

Escolha o assunto e os limites do estudo Método Tópico Escolha o assunto e os limites do estudo Tema: unção (unção, ungir, ungido) descobrir o significado da unção no AT e NT. Quem era ungido por Deus (ou Jesus ou o Espírito Santo)? O que é a

Leia mais

BIBLIA SAGRADA EDICAO REVISTA PDF

BIBLIA SAGRADA EDICAO REVISTA PDF BIBLIA SAGRADA EDICAO REVISTA PDF ==> Download: BIBLIA SAGRADA EDICAO REVISTA PDF BIBLIA SAGRADA EDICAO REVISTA PDF - Are you searching for Biblia Sagrada Edicao Revista Books? Now, you will be happy that

Leia mais

Utilização do Nestle-Aland Novum Testamentum Graece (NA 27 )

Utilização do Nestle-Aland Novum Testamentum Graece (NA 27 ) Utilização do Nestle-Aland Novum Testamentum Graece (NA 27 ) Edson de Faria Francisco. São Bernardo do Campo, março de 2014. A Nestle-Aland Novum Testamentum Graece, 27ª edição (NA 27 ) (Stuttgart, 1993),

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta O SÁBIO REI

Bíblia para crianças. apresenta O SÁBIO REI Bíblia para crianças apresenta O SÁBIO REI SALOMÃO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem

Leia mais

Lição 11 O altar aceitável por Deus Texto bíblico: Josué

Lição 11 O altar aceitável por Deus Texto bíblico: Josué Lição 11 O altar aceitável por Deus Texto bíblico: Josué 22.10-34 Quando Deus ministrou as instruções iniciais que foram precedidas das leis, nelas estavam também incluída a construção do altar que deveria

Leia mais

MESTRADO EM TEOLOGIA

MESTRADO EM TEOLOGIA MESTRADO EM TEOLOGIA Edital 2013/01 Este edital se destina especificamente a candidatos ao Mestrado em Teologia, com início em março de 2012. 1.Objetivo O Programa de Mestrado em Teologia visa o desenvolvimento

Leia mais

E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É me dado todo o poder no céu e na terra.

E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É me dado todo o poder no céu e na terra. Casas Abertas Estudos Diversos Batismo O batismo cristão é uma de duas ordenanças que Jesus instituiu para a igreja: E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É me dado todo o poder no céu e na terra.

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Terça-feira da 4ª Semana da Páscoa Concedei, ó

Leia mais

A BÍBLIA E A ORAÇÃO 1 João 5:14,15

A BÍBLIA E A ORAÇÃO 1 João 5:14,15 A BÍBLIA E A ORAÇÃO 1 João 5:14,15 Quero dar a todos as boas vindas a este encontro, quando Dave Butts e eu vamos falar sobre a oração. Dave é presidente do Ministério Colheita, e presidente do Conselho

Leia mais