DIFERENÇAS DE TRADUÇÃO E O SIGNIFICADO DA PALAVRA HEBRAICA yāqār, NO SALMO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIFERENÇAS DE TRADUÇÃO E O SIGNIFICADO DA PALAVRA HEBRAICA yāqār, NO SALMO"

Transcrição

1 Anais do V Congresso da ANPTECRE Religião, Direitos Humanos e Laicidade ISSN: Licenciado sob uma Licença Creative Commons DIFERENÇAS DE TRADUÇÃO E O SIGNIFICADO DA PALAVRA HEBRAICA yāqār, NO SALMO Antônio Renato Gusso Pós-Doutor Faculdades Batista do Paraná renatogusso@hotmail.com Projeto de Interpretação, atualização e transmissão dos ensinos bíblicos ST 16 TRADUÇÃO DA BÍBLIA NO BRASIL Resumo: A comunicação parte da constatação de diferenças na tradução e, consequentemente, interpretação popular e aplicação da palavra hebraica yāqār, em algumas versões bíblicas brasileiras do Salmo A comparação entre versões demonstra que alguns tradutores entenderam, ou pelo menos verteram a palavra de forma negativa, enquanto outros de forma bem diferente, positiva. Assim, percebe-se que alguns dão a entender que Deus tem prazer na morte de seus fiéis, enquanto outros, compreenderam que a palavra mostra o contrário, que Deus vê a morte destes com pesar. Como exemplo disto podem ser citadas as versões Revista e Corrigida, de João Ferreira de Almeida e a Nova Tradução na Linguagem de Hoje. O objetivo, então, é chegar a uma conclusão a respeito do real significado da palavra yāqār, neste contexto específico, pois está claro que ela não pode comportar mensagens contrárias em um mesmo espaço no texto. O método utilizado é, principalmente, o de comparação de versões, mostrando diversas interpretações e traduções do texto, seguida da contextualização da palavra em foco. Isto com o apoio da pesquisa bibliográfica, tanto em comentários bíblicos como em dicionários e outros. Como resultado é demonstrado que as traduções que fazem justiça ao significado pretendido pelo autor são as que mostram Deus como alguém que olha com pesar, ou seja, não gosta, nem permite, que os que lhe são fiéis venham a morrer por qualquer motivo. Isto, ainda que não se possa defender com base apenas no vocabulário, se sustenta plenamente na observação cuidadosa do contexto, o fator preponderante para atribuir o significado à palavra. Palavras-chave: Versões Bíblicas, contexto literário, tradução, Salmo, yāqār

2 Introdução Aqueles que têm trabalhado na área pastoral, aplicando os ensinos bíblicos para as ocasiões do dia a dia, têm boas possibilidades de se confrontarem com uma interpretação popular do Salmo que mostra Deus como alguém que se agrada da morte de seus fiéis. Muitas mensagens, por exemplo, em funerais, consolam os enlutados com esta leitura e interpretação. Isto com base em versões bíblicas, bem conhecidas do povo, que apresentam o texto com, no mínimo, uma palavra ambígua para traduzir o hebraico yāqār, que é o adjetivo "precioso/a". O problema é tão claro que a SBB disponibiliza um artigo para explicar a razão da diferença de tradução deste versículo entre a Nova Tradução na Linguagem de Hoje e as versões de Ferreira de Almeida publicadas por ela mesma (SBB Suporte, 2015). Buscando esclarecer a necessidade de uma tradução que não seja dúbia para o leitor comum, acostumado, muitas vezes a decorar versículos sem levar em conta o contexto, esta comunicação apresenta algumas possibilidades lexicais para a tradução de yāqār, algumas das versões diferentes em português, a contextualização do versículo e uma palavra conclusiva. Quanto às transliterações do hebraico utilizadas no trabalho, seguem as sugestões da "Gramática Instrumental do Hebraico", publicada por Edições Vida Nova (Gusso, 2008). 1. Algumas possibilidades lexicais As palavras possuem tantos significados quantos os contextos lhes atribuem. Por isso, é impossível que um dicionário apresente uma relação completa de todos eles. Tratando-se de uma língua antiga, no caso o hebraico do AT, onde não há mais a possibilidade de surgir uma nova palavra, ainda é possível fazer relações dos usos utilizados no conjunto. Contudo, isto não dispensa do tradutor uma atenção especial ao escolher a palavra na língua receptora para representar a original. Assim, neste ponto, serão vistos alguns dos significados propostos para a palavra, para que depois possa ser escolhida a melhor dentro do contexto do Salmo 116.

3 Acir Raymann, com um grupo de eruditos brasileiros, apresentou como possibilidades de tradução para yāqār, os adjetivos "raro, precioso, caro, de valor, nobre" (1989, p.93). William L. Holladay, de acordo com a tradução brasileira de seu Léxico Hebraico e Aramaico do AT, vertido do inglês americano, separou como sugestões de possibilidades para a tradução de yāqār as seguintes palavras: 1) raro/rara, para a qual citou como referência 1Sm 3.1, que aparece no texto bíblico com a explicação de que as visões naquele tempo não eram frequentes (ARA), o que explica o opção por "rara", mas, também 2Sm 12.30, texto que descreve o tipo de pedras da coroa de determinado rei, do que se interpreta como preciosa; 2) De grande valor, valioso/a, para o que citou Sl 36.8, que na ARA foi traduzida por "delícias", Pv 3.15, na ARA traduzida como "preciosa", falando assim da sabedoria: "Mais preciosa é do que pérolas", e, ainda, Jó 31.26, texto que faz referência ao esplendor da lua; e 3) Nobre, tomando como base Jr , onde a ARA apresenta um contraste entre "precioso e vil" (2010, p.201). Plampin simplificou utilizando apenas uma palavra portuguesa para traduzir yāqār. Utilizou como base os mesmos textos que Holladay havia usado, 1 com a inclusão de apenas mais um, que foi o de 1Rs 10.2, referência a pedras preciosas. Com base neles apresentou como possibilidade apenas o termo "precioso" (1997, p.155). Em especial para esta comunicação talvez seja os significados que John E. Hartley apresenta para yāqār. Como ele escreve para um dicionário teológico, vai mais longe do que outros autores. Ele apresenta significados e os comenta. Em sua explicação a respeito de yāqār ele também cita o próprio Salmo , dizendo que entre as várias coisas consideradas preciosas, como a sabedoria, a bondade de Deus, os lábios instruídos, etc, está a morte dos santos aos olhos de Deus (1998, p.652). Mais adiante, Hartley, tratando diretamente do valor da vida diz: "No AT a vida é encarada como tendo grande valor. Davi não quis matar Saul mesmo quando esteve em posição de superioridade, pois considerou preciosa a vida do rei (1Sm , 21; 2Rs 1.13s.). Uma mulher adúltera causa enormes danos porque quer se assenhorar daquilo que o homem tem de mais precioso, a sua vida (Pv 6.26). Deus também protege e livra o seu povo da opressão porque considera precioso o seu sangue (Sl 72.14) - (1998, p.653). 1 A versão original de Holladay, em inglês, é de O trabalho de Plampin é de 1997.

4 positivo. As possibilidades são muitas, mas, no geral, apontam para um sentido bom, 2. Algumas versões diferentes para o português Já foram vistas algumas possibilidades positivas de tradução, mas agora serão apresentadas algumas versões deste texto bíblico para que se verifique como foi traduzida a palavra yāqār, antes de decidir qual utilizar ou "criar". Para fins didáticos as versões serão divididas em positivas e negativas. Ou seja, versões que podem dar a entender que Deus se alegra com a morte de seus fiéis e versões que podem dar a entender que Deus sofre com ela Versões Positivas (Deus gosta da morte de seus fiéis) "Preciosa (yāqār) é aos olhos do SENHOR a morte dos seus santos". (ARA) A versão Almeida Revista e Atualizada é uma das mais populares no Brasil e muito utilizada na leitura pública nos cultos. Assim, a contribuição dela para a crença popular, quase doutrina, a respeito do prazer de Deus com a morte dos seus fiéis, em grande parte, vem dela, com base neste versículo. Muitos leitores têm entendido "preciosa" como apontando para algo que Deus gosta, que lhe dá prazer. "É valiosa (yāqār) aos olhos de Iahweh a morte dos seus fiéis". (BJ) A BJ em português traduziu yāqār por "valiosa", mas percebeu a necessidade de esclarecer a tradução e explicou em nota que a morte é valiosa porque romperia a relação existente entre Iahweh e os fiéis. Ao mesmo tempo, menciona que as versões que optam pela tradução "preciosa", interpretaram o texto de acordo com o dogma da ressurreição. Ao que parece a própria BJ faz esta opção, pois, as palavras "valiosa" e "preciosa" não diferem em muito.

5 "Preciosa (yāqār) é, a Seus olhos, a morte de Seus devotos". (Gorodovits e Fridlin, 2006) A versão produzida por David Gorodovits e Jairo Fridlin, ainda que leve o nome de Bíblia Hebraica, na verdade é uma tradução do tanak para o português, em sua ordem canônica, realizada por judeus. Em sua página a respeito da bibliografia consultada pode ser encontrada a versão bíblica de João Ferreira de Almeida da Imprensa Bíblica Brasileira, de 1979 (Gorodovits e Fridlin, 2006, p.8), a qual também utilizou como tradução para yāqār a palavra "preciosa" Versões Negativas (Deus não gosta da morte de seus fiéis) "A vida (māwet) dos seus seguidores é preciosa (yāqār) aos olhos do SENHOR". (AS21) A versão Almeida Século 21 preservou a palavra "preciosa" para traduzir yāqār, mas sentiu necessidade de traduzir māwet, normalmente entendido como morte, por "vida". Assim, fugiu de um problema, mas caiu em outro, ainda que dê bom sentido no contexto. Talvez esta troca de "morte" para "vida" tenha sido influenciada por Artur Weiser, que ao comentar o Salmo , explicou que o orante oferecia um sacrifício ao Deus fiel e amoroso, para o qual "a vida de seus fiéis é demais preciosa para ele abandoná-los" (1994, p.559). Ou, ainda, tenham ido buscar em uma fonte ainda mais distante, como João Calvino, que ao comentar o versículo disse que percebia nele que as "vidas" dos servos de Deus são preciosas aos seus olhos (2009, p.146). "É custosa (yāqār) aos olhos de Javé a morte dos seus fiéis". (BP) A versão diz em nota que "a menção da morte indica que o agradecimento foi feito após a cura de uma doença grave". Também interpreta morte, por vida, dizendo que "a vida de cada pessoa é valiosa para Deus".

6 "O SENHOR vê com pesar (yāqār) a morte de seus fiéis". (NVI) "O SENHOR Deus sente pesar (yāqār) quando vê morrerem os que são fiéis a ele". (NTLH) A NVI, assim como a NTLH, utilizando traduções dinâmicas, optaram traduzir yāqār por "pesar". A Bíblia de estudos da NTLH, em seu comentário a respeito deste versículo, procura dar base para a tradução diferente das mais antigas da própria Sociedade Bíblica do Brasil. Faz isto citando Ezequiel 33.11, onde, na mesma versão, está escrito: "Diga-lhes que juro pela minha vida que eu, o SENHOR Deus, não me alegro com a morte de um pecador. Eu gostaria que ele parasse de fazer o mal e vivesse. Povo de Israel, pare de fazer o mal. Por que é que vocês estão querendo morrer?". O comentarista, claramente combatendo a ideia de que Deus se alegra com a morte do fiel, defende que Deus não se alegra com a morte do pecador, e muito menos com a morte dos fiéis, pois, para Ele, a vida destes lhe é preciosa, como também assevera o Salmo 72.14, o qual diz: "Ele os livra da exploração e da violência; a vida deles é preciosa (yāqār) para ele" (NTLH). 3. A Contextualização do versículo Como defende Tate este é um salmo de gratidão, no qual o adorador canta diante da congregação (vs. 18 e 19), em forma de testemunho, que Iavé ouviu as suas orações e o livrou da morte (vs. 3-11). O que faz em uma composição que pode ser dividida em duas partes (1-9 e 10-19), encerrada por altos brados de louvor pela ação salvadora. Quanto ao v. 15, especificamente, destacando a palavra analisada nesta comunicação, ele cita a tradução tradicional inglesa precius (preciosa), mas sente que deve explicá-la, e assim explica em termos que apontam para o significado de "precioso", mas como algo que traz preocupação e tristeza para Iavé (1994, p.508). O contexto do versículo é o próprio Salmo, a unidade completa. Assim, uma divisão do texto em partes pode apresentar uma visão contextual geral e ajudar na opção de tradução. Ela pode ser esboçada assim, por exemplo, em frases retiradas da ARA: 1) "Amo o SENHOR..." (v.1); 2) Os laços da morte me cercaram (v.3); 3) "invoquei

7 o nome do SENHOR..." (v.4); 4) "...ele me salvou..." (v.6); 5) "...o SENHOR tem sido generoso para comigo..." (v.7); 6) "Pois livraste da morte a minha alma..." (v.8); 7) "Que darei ao SENHOR por todos os seus benefícios..." (v.12); 8) "...quebraste as minhas cadeias..." (v.16); 9) "Oferecer-te-ei sacrifícios..." (v.17); 10) "Cumprirei os meus votos...aleluia!" (18-19). Conclusão Não se pode dizer que as versões que dão margem para uma interpretação positiva (que Deus gosta da morte dos fiéis) estejam completamente erradas. Afinal, no geral, a palavra yāqār tem significado positivo. Também, mesmo que se utilize uma palavra positiva para a tradução, como "preciosa", o contexto, apresentando o livramento do fiel, mostra claramente que a morte deve ser entendida como preciosa a ponto de Deus não deixar que ela ocorra com facilidade. É simples deduzir: Ora, se Deus gosta da morte do fiel porque não o deixou morrer? A fraqueza mesmo destas traduções, talvez seja não levar em consideração o fato da prática da leitura de versículos fora de contextos. Isto também deve ser levado em conta na hora da tradução. Assim, conclui-se que as versões que apontam para uma forma negativa de Deus ver a morte de seus fiéis, se encaixa melhor com o significado original do texto. Este sentido pode ser bem transmitido por traduções dinâmicas, como as da NVI e NTLH, conforme citadas acima, mas também em traduções formais, desde que se escolha uma palavra adequada, como fez a Edição Pastoral ao optar pela palavra "custosa" como tradução de yāqār. Ainda, dentro do contexto, que aponta para o desgosto de Deus com a morte e não o prazer, fica como sugestão a tradução de yāqār pela palavra "pesarosa". Então, uma boa possibilidade de tradução formal poderia ser: É pesarosa (yāqār) aos olhos de Iavé a morte dos seus fiéis. Referenciais Bíblia de Estudo NTLH. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, Bíblia Sagrada: A Bíblia de Jerusalém, nova edição, revista. 2ª. impr. São Paulo: Paulinas, 1985.

8 Bíblia Sagrada: Almeida Século ed. Revisada. São Paulo: Edições Vida Nova, Bíblia Sagrada: Edição Pastoral. São Paulo: Paulus, Bíblia Sagrada: Nova Versão Internacional \ Bíblia; [traduzido pela Comissão de Tradução da Sociedade Bíblica Internacional]. - São Paulo: Editora Vida, Bíblia Sagrada. Traduzida em Português por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. 2 ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, CALVINO, João. Salmos - volume.4. São José dos Campos, SP: Editora Fiél, GORODOVITS, David; FRIDLIN, Jairo. Bíblia hebraica: baseada no hebraico e à luz do Talmud e das fontes judaicas, São Paulo: Editora e Livraria Sêfer LTDA, GUSSO, Antônio R. Gramática instrumental do hebraico. 2 ed. São Paulo: Vida Nova, HARTLEY, J. E. yāqār. Em HARRIS, R. L.; ARCHER, Jr. G. L.; WALTKE, B. K. (Editores). Dicionário internacional de teologia do Antigo Testamento. São Paulo: Vida Nova, HOLLADAY, W. L. Léxico hebraico e aramaico do A. T. São Paulo: Vida Nova, PLAMPIN, Richard T. Léxico hebraico e aramaico do A.T. Curitiba: STBP, RAYMANN, Acir. yāqār. Em KIRST, Nelson; KILPP, Nelson; SCHWANTES, Milton; RAYMANN, Acir; ZIMMER, Rudi. Dicionário Hebraico-Português & Aramaico Português. São Leopoldo: Editora Sinodal; Petrópolis: Editora Vozes, SBB Suporte: suporte.sbb.com.br/hc/pt-br/articles/ por-que-a-tradução-do- Salmo na-Nova-Tradução-na-Linguagem-de-Hoje-é-tão-diferente-da-traduçãode-Almeida- (Consulta em 13/05/2015, 20h05). TATE, Marvin E. Psalms. Em MILLS, Watson E.; WILSON, Richard F. Mercer commentary on the Bible. Macon, Georgia: Mercer University Press, WEISER, Artur. Os Salmos. São Paulo: Paulus, (Coleção grande comentário bíblico).

Bíblia evangélica: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cânticos Bíblia hebraica: Rute, Crônicas, Esdras, Neemias, Ester, Lamentações, Daniel

Bíblia evangélica: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cânticos Bíblia hebraica: Rute, Crônicas, Esdras, Neemias, Ester, Lamentações, Daniel Bíblia evangélica: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cânticos Bíblia hebraica: Rute, Crônicas, Esdras, Neemias, Ester, Lamentações, Daniel Data e Origem Cada livro tem uma história própria Salmos, Jó

Leia mais

Introdução e visão geral da história, estrutura e teologia do AT. Jörg Garbers Ms. de Teologia

Introdução e visão geral da história, estrutura e teologia do AT. Jörg Garbers Ms. de Teologia Introdução e visão geral da história, estrutura e teologia do AT Jörg Garbers Ms. de Teologia Introdução a literatura e a pesquisa dos escritos I Jörg Garbers Ms. de Teologia O nome provém da tradução

Leia mais

Orientações para o uso do Novo Testamento Grego

Orientações para o uso do Novo Testamento Grego ISSN 1676-3742 Orientações para o uso do Novo Testamento Grego Antônio Renato Gusso ALAND, Kurt; ALAND, Barbara. O texto do Novo Testamento: Introdução às edições científicas do Novo Testamento Grego bem

Leia mais

PREGAÇÃO CRISTÃ COM BASE EM TODOS OS TEXTOS DA BÍBLIA

PREGAÇÃO CRISTÃ COM BASE EM TODOS OS TEXTOS DA BÍBLIA PREGAÇÃO CRISTÃ COM BASE EM TODOS OS TEXTOS DA BÍBLIA GOLDSWORTHY, Graeme. Pregando toda a bíblia como a escritura cristã: a aplicação da teologia bíblica à pregação expositiva. São José dos Campos: Fiel,

Leia mais

Curso de PANORAMA DO ANTIGO TESTAMENTO I I Semestre de 2017 DE GÊNESIS A ESTER. Professor: José Martins Júnior. (11) (Whatsapp Telegram)

Curso de PANORAMA DO ANTIGO TESTAMENTO I I Semestre de 2017 DE GÊNESIS A ESTER. Professor: José Martins Júnior. (11) (Whatsapp Telegram) Curso de PANORAMA DO ANTIGO TESTAMENTO I I Semestre de 2017 DE GÊNESIS A ESTER Professor: José Martins Júnior (11) 9.8383-5316 (Whatsapp Telegram) Email: pastorjunioropbb2815@gmail.com Blog: www.reflexoes-e-flexoes.blogspot.com.br

Leia mais

Vox Scripturae - Revista Teológica Internacional

Vox Scripturae - Revista Teológica Internacional 250 Vox Scripturae - Revista Teológica Internacional Vox Scripturae Revista Teológica Internacional São Bento do Sul/SC vol. XXIV n. 1 jan-jun 2016 p. 235-238 Resenhas 251 ISSN 0104-0073 eissn 2447-7443

Leia mais

Dr. Antônio Renato Gusso 1

Dr. Antônio Renato Gusso 1 A UTILIZAÇÃO DO ANTIGO TESTAMENTO NO NOVO TESTAMENTO BEALE, G. K. Manual do uso do Antigo Testamento no Novo Testamento: exegese e interpretação. São Paulo: Vida Nova, 2013. 224 p. Dr. Antônio Renato Gusso

Leia mais

Introdução Traduções e Referências Bíblicas Lição Conceitos Básicos. Lição Criação. Lição 3...

Introdução Traduções e Referências Bíblicas Lição Conceitos Básicos. Lição Criação. Lição 3... SUMÁRIO Introdução... 7 Traduções e Referências Bíblicas... 8 Lição 1... 10 Conceitos Básicos Lição 2... 12 Criação Lição 3... 14 Queda Lição 4... 16 A Promessa do Senhor Lição 5... 18 A Chegada do Salvador

Leia mais

Voltando às nossas raízes LENDO A PALAVRA DE DEUS COM INTEGRIDADE

Voltando às nossas raízes LENDO A PALAVRA DE DEUS COM INTEGRIDADE Voltando às nossas raízes LENDO A PALAVRA DE DEUS COM INTEGRIDADE Voltando às nossas raízes A Bíblia é o nosso ponto de partida. A Bíblia substituída Para nossos problemas interiores auto-ajuda Para o

Leia mais

O PAPEL PROFÉTICO DA IGREJA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

O PAPEL PROFÉTICO DA IGREJA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO O PAPEL PROFÉTICO DA IGREJA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO A PARTIR DO PROFETA AMÓS 1 0 / 1 0 / 2 0 1 6 I G R E J A B AT I S TA B E T E L O PAPEL PROFÉTICO DA IGREJA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO A PARTIR DO PROFETA

Leia mais

Curso de PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO I I Semestre de Professor: José Martins Júnior. Quartas-feiras. (11) (Whatsapp)

Curso de PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO I I Semestre de Professor: José Martins Júnior. Quartas-feiras. (11) (Whatsapp) Curso de PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO I I Semestre de 2017 Professor: José Martins Júnior Quartas-feiras (11) 9.8383-5316 (Whatsapp) pastorjunioropbb2815@gmail.com www.reflexoes-e-flexoes.blogspot.com.br

Leia mais

Introdução e visão geral da História de Israel e dos textos do Antigo Testamento. Jörg Garbers Ms. de Teologia

Introdução e visão geral da História de Israel e dos textos do Antigo Testamento. Jörg Garbers Ms. de Teologia Introdução e visão geral da História de Israel e dos textos do Antigo Testamento Jörg Garbers Ms. de Teologia 29.06.2013 08:00-09:30 Saudação / Apresentação / Bibliografia / Recapitulação das narrativas

Leia mais

Nova Esperança para a Vida Por David Batty

Nova Esperança para a Vida Por David Batty Nova Esperança para a Vida Por David Batty Projeto 302 Nome do Aluno Data do Início / / Data do Fim / / 2 Nova Esperança Para a Vida Lição 302 David Batty 1ª Edição Brasil As referências Bíblicas usadas

Leia mais

Utilização do Dicionário de Grego Bíblico

Utilização do Dicionário de Grego Bíblico Utilização do Dicionário de Grego Bíblico Edson de Faria Francisco. São Bernardo do Campo, março de 2014. Este texto é dedicado à utilização do dicionário de grego bíblico, explicando cada componente de

Leia mais

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 PNEUMATOLOGIA OS DONS DO

Leia mais

INFERNO, HADES, SHEOL, GEENA O que é isso?

INFERNO, HADES, SHEOL, GEENA O que é isso? VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 ESCATOLOGIA INFERNO, HADES,

Leia mais

PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA DIOCESE DE JUNDIAÍ

PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA DIOCESE DE JUNDIAÍ PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA DIOCESE DE JUNDIAÍ Material Estudo Bíblico Parte I Apresentação Pe Antônio 24/08 A BÍBLIA SAGRADA Palavra de Deus. Deus fala ao seu povo Deus se revela, se manifesta, intervém

Leia mais

PARTE 2 - A PALAVRA NORMATIVA. O CÂNONE BÍBLICO

PARTE 2 - A PALAVRA NORMATIVA. O CÂNONE BÍBLICO Índice Siglas e abreviaturas 6 Introdução 7 PARTE 1 - A PALAVRA INSPIRADA CAPÍTULO I - NATUREZA DA INSPIRAÇÃO BÍBLICA 12 1. A inspiração bíblica no limiar do Vaticano II 13 1.1. Deus, autor principal,

Leia mais

Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 1 Curso Aprendizes do Evangelho Aula 2

Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 1 Curso Aprendizes do Evangelho Aula 2 Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 1 Curso Aprendizes do Evangelho Aula 2 A Bíblia é considerado o livro mais importante dentre todos os que já foram escritos em todos os tempos e lugares, o mais editado

Leia mais

Mostrando Respeito Projeto 205. Por David Batty

Mostrando Respeito Projeto 205. Por David Batty Mostrando Respeito Projeto 205 Por David Batty 2 Nome Mostrando Respeito Data de início I Pedro 2:17-18 Data de término Projeto 205 Você provavelmente se lembra de várias situações em que alguém te desrespeitou.

Leia mais

Tornando a Bíblia relevante para o nosso século A

Tornando a Bíblia relevante para o nosso século A Tornando a Bíblia relevante para o nosso século A Para interpretar a mensagem do AT e fazer a devida aplicação da perícope, antes de tudo precisamos conhecer o gênero literário e a estrutura narrativa

Leia mais

Efésios 4: E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente.

Efésios 4: E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente. LIÇÃO Nº 1 A FORMAÇÃO DO CARÁTER CRISTÃO Subsídio sendo elaborado por Inacio de Carvalho Neto, atualizado constantemente até 01/04/2017. Email do autor:ibcneto@inaciocarvalho.com.br. Comentários iniciais:

Leia mais

VISÃO PANORÂMICA DA BÍBLIA

VISÃO PANORÂMICA DA BÍBLIA VISÃO PANORÂMICA DA BÍBLIA Por Evaristo Filho SEMINÁRIO TEOLÓGICO EVANGÉLICO BÍBLICO SETEB Global http://seminarioevangelico.com.br setebonline@gmail.com 2 Apresentação da Disciplina Informações Gerais

Leia mais

SUMÁRIO. Agradecimentos...9 Plano detalhado da obra...13 Introdução...21

SUMÁRIO. Agradecimentos...9 Plano detalhado da obra...13 Introdução...21 SUMÁRIO Agradecimentos...9 Plano detalhado da obra...13 Introdução...21 1. O alfabeto hebraico...23 2. As vogais...41 3. Princípios básicos da formação e divisão das sílabas...49 4. O artigo...55 5. O

Leia mais

Evangelhos e atos. Observações

Evangelhos e atos. Observações NOVO TESTAMENTO Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente nos falou por seu Filho (Hebreus 1,1-2) EVANGELHOS E ATOS Evangelhos e atos Os melhores recursos

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM arta-feira da 3ª Semana da Páscoa Qu 1) Oração Permanecei,

Leia mais

Aula 06. A adoração no tabernáculo, no templo e na sinagoga

Aula 06. A adoração no tabernáculo, no templo e na sinagoga Aula 06. A adoração no tabernáculo, no templo e na sinagoga Volta, com misericórdia a Jerusalém, tua cidade; reedifica-a como edifício eterno, rapidamente, em nossos dias. Sê bendito, Senhor, que reedificas

Leia mais

Aula 7 : 22/Mar/2015. Te m a d a A u l a O Evangelho de João Proclamando Fé em Jesus como única fonte de salvação

Aula 7 : 22/Mar/2015. Te m a d a A u l a O Evangelho de João Proclamando Fé em Jesus como única fonte de salvação Te m a G e r a l A h i s t ó r i a d e J e s u s V i d a e M i n i s t é r i o Aula 7 : 22/Mar/2015 Te m a d a A u l a Escola Bíblica Dominical COXIPÓ lorikrama@hotmail.com Visão Geral Título Autoria Datação

Leia mais

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI)

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) Teologia Bíblica da Missão de Deus Paulo Adolfo Nos livros poéticos vemos ação responsiva, por parte de Israel, aos atos salvíficos de Deus. Respostas: Pessoais;

Leia mais

Metas/Objetivos Descritores de Desempenho/Conteúdos Estratégias/Metodologias Avaliação

Metas/Objetivos Descritores de Desempenho/Conteúdos Estratégias/Metodologias Avaliação Domínio Religião e experiência religiosa Cultura cristã e visão cristã da vida Ética e moral cristã DEPARTAMENTO DE PASTORAL DISCIPLINA: EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA PLANIFICAÇÃO DE 5º ANO Calendarização:

Leia mais

DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR

DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR Bíblia para crianças apresenta DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Janie Forest O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem de Hoje 1998

Leia mais

À minha querida esposa Marina e aos amados filhos Paulo, Elizabeth, Cristina e Débora, companheiros de todos os momentos, dedico o presente livro.

À minha querida esposa Marina e aos amados filhos Paulo, Elizabeth, Cristina e Débora, companheiros de todos os momentos, dedico o presente livro. À minha querida esposa Marina e aos amados filhos Paulo, Elizabeth, Cristina e Débora, companheiros de todos os momentos, dedico o presente livro. SUMÁRIO PREFÁCIO...009 Unidade 01 NOÇÕES ORTOGRÁFICAS...011

Leia mais

AMÓS A JUSTIÇA DIVINA JOEL GUIMARÃES / PAULO MARCOS

AMÓS A JUSTIÇA DIVINA JOEL GUIMARÃES / PAULO MARCOS AMÓS A JUSTIÇA DIVINA JOEL GUIMARÃES / PAULO MARCOS AMÓS Reflita sobre a corrupção espiritual, moral e toda a injustiça social vivida pela nação de Israel bem como suas implicações no relacionamento com

Leia mais

Curso de PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO II II Semestre de 2016 DE ATOS A APOCALIPSE. Professor: José Martins Júnior. (11) (Whatsapp Telegram)

Curso de PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO II II Semestre de 2016 DE ATOS A APOCALIPSE. Professor: José Martins Júnior. (11) (Whatsapp Telegram) Curso de PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO II II Semestre de 2016 DE ATOS A APOCALIPSE Professor: José Martins Júnior (11) 9.8383-5316 (Whatsapp Telegram) Email: pastorjunioropbb2815@gmail.com Blog: www.reflexoes-e-flexoes.blogspot.com.br

Leia mais

O livro continua a avaliação do sentido e da função da autoridade.

O livro continua a avaliação do sentido e da função da autoridade. O 2º Livro de Samuel continua a narração do primeiro. O núcleo do livro é a figura de DAVI, cuja história começa no 1º livro de Samuel capítulo 16. O 2º livro traz também, as lutas dos pretendentes para

Leia mais

1º Trimestre de 2017: Vida Cristã

1º Trimestre de 2017: Vida Cristã LIÇÃO 01 Salvação, a nova vida com Cristo Forme um quarteto. Pesquise sobre as fases da metamorfose da lagarta/ borboleta em comparação a conversão do cristão. + 10 pontos bônus (pela criatividade na apresentação:

Leia mais

O livro continua a avaliação do sentido e da função da autoridade.

O livro continua a avaliação do sentido e da função da autoridade. O 2º Livro de Samuel continua a narração do primeiro. O núcleo do livro é a figura de DAVI, cuja história começa no 1º livro de Samuel capítulo 16. O livro traz também as lutas dos pretendentes para suceder

Leia mais

Exemplo do trabalho Final II

Exemplo do trabalho Final II Christian Preaching College Um novo conceito de educação Exegese Básica Exemplo do trabalho Final II Aluno: Professor: Weslley W. de Oliveira Somerville, 23 de Outubro de 2013 Texto bíblico Mateus 9.9-13

Leia mais

Resenhas Books Reviews Reseñas

Resenhas Books Reviews Reseñas Resenhas Books Reviews Reseñas Antigo Testamento Interlinear Hebraico-Português: Breve apresentação e descrição Interlinear Old Testament Hebrew-Portuguese: a short presentation and description Antiguo

Leia mais

Lição 02 O Livro que veio do Céu Parte 2

Lição 02 O Livro que veio do Céu Parte 2 Lição 02 O Livro que veio do Céu Parte 2 Utilidade e propósito da Bíblia A Bíblia mostra nossos pecados, que nos afastam de Deus, e indica o caminho que nos leva de volta a Ele. Pois toda a Escritura Sagrada

Leia mais

DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR

DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR Bíblia para crianças apresenta DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

Bem aventurado os misericordiosos...

Bem aventurado os misericordiosos... Bem aventurado os misericordiosos... Mateus 5.7 Mateus 5: 7 Bem aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia. (NVI) Outras versões Mateus 5: 7 Felizes as pessoas que têm misericórdia dos outros,

Leia mais

ESCRITOS & POESIA HEBRAICA

ESCRITOS & POESIA HEBRAICA Jörg Garbers ESCRITOS & POESIA HEBRAICA INTRODUÇÃO 1 INTRODUÇÃO Os escritos formam a última parte do cânon do AT. Na Bíblia evangélica pertencem aos escritos os seguintes livros: Jó Salmos Provérbios Eclesiastes

Leia mais

Lição 1. A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico

Lição 1. A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico Lição 1 A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico Alvo da lição Saber Conhecer as principais contribuições do mundo judaico para o evangelho. Sentir Demonstrar gratidão a Deus por ter preservado importantes

Leia mais

BIBLIOLOGIA IV Epístolas e Apocalipse. Prof. Eloi Pereira dos Santos Faesp Extensão Mairiporã

BIBLIOLOGIA IV Epístolas e Apocalipse. Prof. Eloi Pereira dos Santos Faesp Extensão Mairiporã BIBLIOLOGIA IV Epístolas e Apocalipse Prof. Eloi Pereira dos Santos Faesp Extensão Mairiporã Objetivos da Disciplina Facilitar o estudo, compreensão e o uso adequado da Bíblia. Familiarizar o aluno com

Leia mais

OS TRÊS OFÍCIOS DE CRISTO

OS TRÊS OFÍCIOS DE CRISTO VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 CRISTOLOGIA OS TRÊS OFÍCIOS

Leia mais

Lição 5 ATOS 1. Atos destinado a Teófilo período 63 d.c apóstolo Pedro apóstolo Paulo Atos do Espírito Santo que Jesus operou por meio da igreja

Lição 5 ATOS 1. Atos destinado a Teófilo período 63 d.c apóstolo Pedro apóstolo Paulo Atos do Espírito Santo que Jesus operou por meio da igreja Lição 5 ATOS 1. Atos O livro de Atos foi o segundo escrito por Lucas, também destinado a Teófilo. Acredita-se que originalmente não tivesse título, sendo inserido Atos ou Atos dos Apóstolos nos manuscritos

Leia mais

Monoteísmo Noaico. por Sha ul Bensiyon

Monoteísmo Noaico. por Sha ul Bensiyon Monoteísmo Noaico por Sha ul Bensiyon Aula 19 As Escrituras As Escrituras A visão judaica/noaica acerca das Escrituras é muito diferente da visão cristã: Cristianismo: Livros cuja autoria é praticamente

Leia mais

Síntese do Novo Testamento (Curso de Formação Ministerial, 2014) Prof. Marco Aurélio Correa

Síntese do Novo Testamento (Curso de Formação Ministerial, 2014) Prof. Marco Aurélio Correa 1 Evangelho de João Este evangelho tem 21 capítulos. Evangelho do Filho de Deus / Divino. 1 - Autor: João, o apóstolo, ele foi o último dos apóstolos a morrer. 2 - Data: Alguns escritores acreditam que

Leia mais

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) Copyright 2004 por Antônio Renato Gusso. Todos os direitos em língua portuguesa reservados por: A. D. Santos Editora Al. Júlia da Costa, 215 80410-070 - Curitiba - Paraná - Brasil +55(41)3207-9595 www.adsantos.com.br

Leia mais

OS LIVROS POÉTICOS PROVÉRBIOS E ECLESIASTES

OS LIVROS POÉTICOS PROVÉRBIOS E ECLESIASTES Lição 11 OS LIVROS POÉTICOS PROVÉRBIOS E ECLESIASTES Introdução Tanto Provérbios como Eclesiastes são livros de sabedoria, pois desertam os jovens e as demais pessoas a viverem segundo a sabedoria de Deus

Leia mais

A CONVOCAÇÃO DE UM DISCÍPULO DE PROFETA DESTAQUES EXEGÉTICOS EM 1 REIS

A CONVOCAÇÃO DE UM DISCÍPULO DE PROFETA DESTAQUES EXEGÉTICOS EM 1 REIS A. R. Gusso, A convocação VOX SCRIPTURAE de um discípulo.... 16:1 7-15 7 A CONVOCAÇÃO DE UM DISCÍPULO DE PROFETA DESTAQUES EXEGÉTICOS EM 1 REIS 19.19-21 Antônio Renato Gusso 1 I. INTRODUÇÃO O texto de

Leia mais

4ª LIÇÃO - DIAGRAMA DE JOÃO 3:16

4ª LIÇÃO - DIAGRAMA DE JOÃO 3:16 0 4ª LIÇÃO - DIAGRAMA DE JOÃO 3:16 O diagrama de João 3:16 é altamente eficaz e simples na explicação do Plano de Salvação Seguem algumas dicas importantes: 1) Seja breve, pois pode ser que ocorra alguma

Leia mais

ARCANJO SÃO RAFAEL A FIGURA

ARCANJO SÃO RAFAEL A FIGURA ARCANJO SÃO RAFAEL A FIGURA Pedro Cantoneiro, aluno 147291 da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa Iconografia com o Professor Luis Urbano Afonso Biografia São Rafael é um arcanjo presente nas

Leia mais

3- Mas ao entrarmos nesse caminho de conhecer ao Senhor, enfrentamos questões cruciais na vida que nos leva a pensar em nosso relacionamento com Deus.

3- Mas ao entrarmos nesse caminho de conhecer ao Senhor, enfrentamos questões cruciais na vida que nos leva a pensar em nosso relacionamento com Deus. SUGESTÃO DE QUEBRA GELO / DINÂMICA: MÍMICA Objetivo: Descontrair o grupo, quebrar o gelo. Material: Um prêmio (Caixa de bombom, balas, pirulitos, etc.). Desenvolvimento: 1. Divida a célula em grupos (dois

Leia mais

Conferência Doutrinária, Pastoral e Teológica 20º Concílio Geral. Palavra do Bispo Roberto Alves de Souza Bispo da 4ª Região Eclesiástica

Conferência Doutrinária, Pastoral e Teológica 20º Concílio Geral. Palavra do Bispo Roberto Alves de Souza Bispo da 4ª Região Eclesiástica Conferência Doutrinária, Pastoral e Teológica 20º Concílio Geral Palavra do Bispo Roberto Alves de Souza Bispo da 4ª Região Eclesiástica julho de 2016 Teresópolis RJ Bispo Roberto: Bom dia Bispo Adonias

Leia mais

Deus quer que dos nossos lábios saiam um cântico novo e espontâneo que declare a Sua grandeza.

Deus quer que dos nossos lábios saiam um cântico novo e espontâneo que declare a Sua grandeza. LIÇÃO 13 UM CÂNTICO NOVO Texto Bíblico: Salmos 33.3; 40.3; 96.1 Objetivos da lição: Entender que todos os verdadeiros discípulos precisam cantar um cântico novo. Compreender que somente o Senhor Deus é

Leia mais

Panorama do AT - Ester

Panorama do AT - Ester Panorama do AT - Ester Ester mostra o cuidado de Deus pelo seu povo, mesmo diante de uma conspiração nacional e altos poderes envolvidos. Apesar disso é o único livro da Bíblia que não traz o nome de Deus.

Leia mais

HERMENÊUTICA Princípios de Interpretação Bíblica

HERMENÊUTICA Princípios de Interpretação Bíblica HERMENÊUTICA Princípios de Interpretação Bíblica Por Evaristo Filho SEMINÁRIO TEOLÓGICO EVANGÉLICO BÍBLICO SETEB Global http://seminarioevangelico.com.br setebonline@gmail.com 2 Apresentação da Disciplina

Leia mais

ESTUDO BÍBLICO ALUNO

ESTUDO BÍBLICO ALUNO LIÇÃO 07 PLANO DA SALVAÇÃO ESTUDO BÍBLICO ALUNO A palavra homem em muitas partes da Bíblia tem o significado genérico, inclui a raça humana, homens e mulheres. No livro de I Reis 8:46a, o rei Salomão dizia

Leia mais

Marcos 9,11: E interrogaram-no, dizendo: Por que dizem os escribas ser necessário que Elias venha primeiro?.

Marcos 9,11: E interrogaram-no, dizendo: Por que dizem os escribas ser necessário que Elias venha primeiro?. MARCOS 9,11 JOÃO BATISTA E ELIAS vivendopelapalavra.com Revisão e comentários: Helio Clemente Marcos 9,11: E interrogaram-no, dizendo: Por que dizem os escribas ser necessário que Elias venha primeiro?.

Leia mais

Duas tarefas da aula anterior: 1ª) memorizar o versículo- chave;

Duas tarefas da aula anterior: 1ª) memorizar o versículo- chave; Duas tarefas da aula anterior: 1ª) memorizar o versículo- chave; 2ª) Aprender a classificar os livros do Antigo Testamento, enumerandoos sequencialmente. Versículo-chave: Rm 15.4 Classificação dos livros

Leia mais

LIÇÃO 02 - A BÍBLIA É A INSPIRADA PALAVRA DE DEUS

LIÇÃO 02 - A BÍBLIA É A INSPIRADA PALAVRA DE DEUS LIÇÃO 02 - A BÍBLIA É A INSPIRADA PALAVRA DE DEUS TEXTO BÍBLICO Salmos 119.1-12 DESTAQUE " Como pode um jovem conservar pura a sua vida? É só obedecer aos teus mandamentos." (Salmos 119.9). LEITURA DEVOCIONAL

Leia mais

As Escrituras. Entendes o que lês? ED IPJG Família Cristã 15 de Julho de 2012 Max Alfredo Erhardt

As Escrituras. Entendes o que lês? ED IPJG Família Cristã 15 de Julho de 2012 Max Alfredo Erhardt As Escrituras Entendes o que lês? ED IPJG Família Cristã 15 de Julho de 2012 Max Alfredo Erhardt Bibliografia Simplesmente Cristão N. T. Wright Cap 13 A Bíblia e Seus Intérpretes Augustus Nicodemus Lopes

Leia mais

Introdução ao Antigo Testamento I

Introdução ao Antigo Testamento I Introdução ao Antigo Testamento I I.EMENTA Aspectos introdutórios do Antigo Testamento: canonicidade, formação e estudo do Antigo Testamento. A nomenclatura Antigo Testamento e outras. Cronologia do Antigo

Leia mais

Utilização do BibleWorks NA 27

Utilização do BibleWorks NA 27 Utilização do BibleWorks NA 27 Edson de Faria Francisco. São Bernardo do Campo, março de 2014. 1. Introdução O software BibleWorks é um programa para todos aqueles que trabalham com textos bíblicos. O

Leia mais

Introdução. à Bíblia

Introdução. à Bíblia Introdução à Bíblia Pr. Kenneth Eagleton Escola Teológica Batista Livre (ETBL) Campinas, SP 2012 1 Oitava Lição Traduções da Bíblia As línguas originais O Antigo Testamento foi originalmente escrito na

Leia mais

Dicionario Grego Transliterado Portugues

Dicionario Grego Transliterado Portugues Dicionario Grego Transliterado Portugues 1 / 6 2 / 6 3 / 6 Dicionario Grego Transliterado Portugues Dicionário Transliterado Português Hebraico /Hebraico Português (Huzeff Zlochevsky) Este dicionário apresenta

Leia mais

ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL:

ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: ROTEIRO PGM INFANTIL KIDS ROTEIRO PGM INFANTIL DE 16 A 22 DE SETEMBRO DE 2018 estação estação KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: 9h Espaço Baby (0 a 2 anos) Tempo Lúdico

Leia mais

IV JORNADA BÍBLICO-TEOLÓGICA 2004

IV JORNADA BÍBLICO-TEOLÓGICA 2004 Ano 1 - Número 2-2º. Semestre 2005 www.unasp.edu.br/kerygma p.78 IV JORNADA BÍBLICO-TEOLÓGICA 2004 UMA PESQUISA SOBRE HEBREUS 9:25 Ricardo do Carmo Coelho Graduando em Teologia pelo Unasp, Campus Engenheiro

Leia mais

Salmo 3 Senhor... está tão difícil... ED IPJG Família Cristã 24 de Março de 2013 Max Alfredo Erhardt

Salmo 3 Senhor... está tão difícil... ED IPJG Família Cristã 24 de Março de 2013 Max Alfredo Erhardt Salmo 3 Senhor... está tão difícil... ED IPJG Família Cristã 24 de Março de 2013 Max Alfredo Erhardt Introdução e Recordação O problema com a interpretação dos Salmos Porque a Bíblia é a Palavra de Deus,

Leia mais

Células Intergeracionais

Células Intergeracionais Células Intergeracionais 21/0 /02/16 /16 TEMA: Parábolas de Jesus Versículo Chave: "E Jesus terminou, dizendo: se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam. Marcos 4.9 Quebra Gelo FAZENDO COMPRAS - Um

Leia mais

CONCEITOS BASILARES. Vejamos um caso de Interpretação Bíblica:

CONCEITOS BASILARES. Vejamos um caso de Interpretação Bíblica: CONCEITOS BASILARES Claro está que para início de nossos estudos precisaremos compreender alguns conceitos primários e entre eles está o da Hermenêutica. Entenda-se pois Hermenêutica como um viés da Filosofia

Leia mais

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO Mensagem Três Hebreus como uma explicação de Levítico Leitura bíblica: Hb 1:2-3, 8; 2:10, 17; 4:14-15; 10:5-10; 13:8 I. Levítico é um livro de tipos, um livro de tipologia; os tipos mais refinados e detalhados

Leia mais

Curso de Teologia Prof. Márcio Ruben. Capítulo 2. Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento.

Curso de Teologia Prof. Márcio Ruben. Capítulo 2. Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento. Capítulo 2 Bibliologia Introdução Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento. Estudaremos os materiais utilizados: pergaminho, papiro, tipo de escrita, línguas utilizadas,

Leia mais

Resenhas. Vox Scripturae Revista Teológica Internacional São Bento do Sul/SC vol. XXIII n. 1 jan-jun p

Resenhas. Vox Scripturae Revista Teológica Internacional São Bento do Sul/SC vol. XXIII n. 1 jan-jun p Resenhas 407 Resenhas Vox Scripturae Revista Teológica Internacional São Bento do Sul/SC vol. XXIII n. 1 jan-jun 2015 - p. 159-162 408 Vox Scripturae - Revista Teológica Internacional Vox Scripturae Revista

Leia mais

DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR

DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR Bíblia Online para crianças apresenta DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR Escrito por Edward Hughes Ilustrado por Janie Forest and Lazarus Adaptado por Lyn Doerksen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado

Leia mais

O Arrependimento. E não presumais, de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão ( Mt 3:9 )

O Arrependimento. E não presumais, de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão ( Mt 3:9 ) O Arrependimento O arrependimento bíblico não se constitui em uma mudança de atitude promovida pela consciência humana. Uma vida integra diante dos homens diz de outro aspecto da vida cristã, e não do

Leia mais

Culto 6 A Palavra que convence 25 de março de 2018

Culto 6 A Palavra que convence 25 de março de 2018 OBJETIVO Culto 6 A Palavra que convence 25 de março de 2018 As crianças entenderão que a palavra de Deus nos convence do pecado e transforma a nossa vida. BASE BÍBLICA João 17.17; Atos 9.1-19; Romanos

Leia mais

A dieta bíblica. Pedro replicou: De modo nenhum, Senhor! Porque jamais comi coisa alguma comum e imunda. (At 10:14)

A dieta bíblica. Pedro replicou: De modo nenhum, Senhor! Porque jamais comi coisa alguma comum e imunda. (At 10:14) A dieta bíblica Pedro replicou: De modo nenhum, Senhor! Porque jamais comi coisa alguma comum e imunda. (At 10:14) OBJETIVO Ajudar o estudante da Escola Bíblica a entender e a defender o que cremos acerca

Leia mais

Edson de Faria Francisco. São Bernardo do Campo, março de 2014.

Edson de Faria Francisco. São Bernardo do Campo, março de 2014. Textus Receptus e Novum Testamentum Graece Edson de Faria Francisco. São Bernardo do Campo, março de 2014. 1. Textus Receptus e Novum Testamentum Graece Atualmente, existem várias edições do Novo Testamento

Leia mais

Bíblia para crianças apresenta DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR

Bíblia para crianças apresenta DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR Bíblia para crianças apresenta DE PERSEGUIDOR A SEGUIDOR Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

Tema: Um Novo Começo

Tema: Um Novo Começo Tema: Um Novo Começo Para essa aula você vai precisar: Cartaz com o princípio do dia / Mapa-múndi / Figuras para contar a lição / Venda para olhos e objeto para fazer a brincadeira da atividade 2 Texto

Leia mais

Jardim da Infância: Lição 02 Melhores Amigos 13 a 20 de Abril 2019

Jardim da Infância: Lição 02 Melhores Amigos 13 a 20 de Abril 2019 Jardim da Infância: Lição 02 Melhores Amigos 13 a 20 de Abril 2019 HISTÓRIA DA SEMANA Quem é seu melhor amigo? O que vocês gostam de fazer juntos? Davi e Jônatas se consideravam os melhores amigos e amavam

Leia mais

NOME DO CURSO: PROFETA JOEL PROFETA JOEL JOEL S. GUIMARÃES. Joel S. Guimarães

NOME DO CURSO: PROFETA JOEL PROFETA JOEL JOEL S. GUIMARÃES. Joel S. Guimarães PROFETA JOEL JOEL S. GUIMARÃES A IBCU tem como MISSÃO servir e honrar a Deus e, na Sua dependência, proclamar ao mundo Sua verdade, integrar em Sua família os que creem, reproduzir neles o caráter de Jesus

Leia mais

I Timóteo 5:8 8 Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.

I Timóteo 5:8 8 Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel. 1 I Timóteo 5:8 8 Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel. Eclesiastes 1:16 a 18 16 Falei eu com o meu coração, dizendo: Eis que

Leia mais

PACKER, J. I. Eleição. In: DOUGLAS, J. D. Ed. Ger. O novo dicionário da Bíblia. São Paulo: Edições Vida Nova, v. 1. p. 487.

PACKER, J. I. Eleição. In: DOUGLAS, J. D. Ed. Ger. O novo dicionário da Bíblia. São Paulo: Edições Vida Nova, v. 1. p. 487. ELEIÇÃO NO ANTIGO TESTAMENTO Antô nio Renato Gusso 1 Dentre todos os povos da terra, Deus voluntariamente escolheu a Israel para que fosse o seu povo. Este fato é notório no Antigo Testamento e os escolhidos

Leia mais

Objeto de estudo: Os livros Apócrifos!

Objeto de estudo: Os livros Apócrifos! Objeto de estudo: Os livros Apócrifos! Versículo-chave: 2Pe 1.21 porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito

Leia mais

Paulo usa a metáfora da árvore sagrada do versículo 16. Nesta ilustração reveladora, ele ressalta que, embora a maioria dos ramos (os judeus) que por

Paulo usa a metáfora da árvore sagrada do versículo 16. Nesta ilustração reveladora, ele ressalta que, embora a maioria dos ramos (os judeus) que por Paulo usa a metáfora da árvore sagrada do versículo 16. Nesta ilustração reveladora, ele ressalta que, embora a maioria dos ramos (os judeus) que por sua incredulidade foram quebrados... (Romanos 11:20)

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 7 Jesus Sumo Sacerdote de uma ordem superior TEXTO BÍBLICO Hebreus 7.1-19 OBJETIVOS DA LIÇÃO 1 - Explicar o aspecto tipológico do Messias. 2 - Destacar a natureza do sacerdócio de Cristo. 3 - Expor

Leia mais

Você conhece a sua bíblia?

Você conhece a sua bíblia? Você conhece a sua bíblia? RECORDANDO... Um breve tratado sobre as Escrituras - 66 livros: 39 AT + 27 NT - Ela é a revelação de Deus - Autores diferentes mas uma mesma mente formadora Interpretando a Bíblia

Leia mais

Todavia, procura-se citar o maior número possível de obras. O presente texto é dividido em três blocos principais:

Todavia, procura-se citar o maior número possível de obras. O presente texto é dividido em três blocos principais: Publicação no Brasil de Obras Relacionadas às Línguas Bíblicas: Breves Apontamentos 1 Edson de Faria Francisco Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) Introdução Essa comunicação é destinada a comentar,

Leia mais

DEUS RESPONDE ORAÇÕES?

DEUS RESPONDE ORAÇÕES? DEUS RESPONDE ORAÇÕES? 1. Pedro é liberto da prisão miraculosamente em Atos 12, mas João Batista permanece preso e tem sua cabeça cortada em Marcos 6? 2. Um homem paralítico é curado instantaneamente em

Leia mais

Você conhece a sua Bíblia?

Você conhece a sua Bíblia? Você conhece a sua Bíblia? Atividade da última aula Vamos praticar?? Compare a introdução de Paulo em Gálatas 1.6-10 com outras introduções nas cartas aos Romanos 1. 8-10 e 1 Coríntios 1. 4-9. Há algum

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração 30 DE DEZEMBRO Deus eterno e todo-poderoso, que

Leia mais

ESTUDOS SOBRE O EVANGELHO SEGUNDO JOÃO

ESTUDOS SOBRE O EVANGELHO SEGUNDO JOÃO 1 ESTUDOS SOBRE O EVANGELHO SEGUNDO JOÃO Lição 4: Jesus, o Salvador rejeitado Pr Paulo Marcos PIB de Pouso Alegre 2 1. Introdução O Evangelho Segundo João Lição 4: Jesus o Salvador (João 1.10-12) Todos

Leia mais

Células Intergeracionais

Células Intergeracionais Células Intergeracionais 12/0 /06/16 14 TEMA: DEUS E O POVO Versículo Chave: O, Senhor Deus, tu es o meu defensor e o meu protetor. Tu es o meu Deus. Quebra Gelo Distribuir a cada criança, um papel com

Leia mais

O corpo físico é mau e inferior à alma?

O corpo físico é mau e inferior à alma? O corpo físico é mau e inferior à alma? Compreendendo a natureza humana por Paulo Sérgio de Araújo INTRODUÇÃO Conforme a teoria das idéias (ou teoria das formas ) do filósofo grego Platão (428-347 a.c.),

Leia mais

Com relação à sua composição temos que distinguir dois aspectos: a autoria de um Salmo específico a composição do livro todo

Com relação à sua composição temos que distinguir dois aspectos: a autoria de um Salmo específico a composição do livro todo Introdução ao dos Salmos - Canta Israel Salmos é um dos livros mais apreciados pelos cristãos. Quem nunca encontrou conforto e consolo em tempos de necessidade em suas páginas? Porém, sua autoria, teologia,

Leia mais