Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.2.2

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.2.2"

Transcrição

1 Manual do Teclado de Satisfação Local Versão de fevereiro de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento

2 1. Introdução O Teclado de Satisfação é uma solução SEAT que permite ao usuário fazer avaliações de qualidade, diretamente, em pontos de atendimento da sua empresa. Fácil de usar, o Teclado de Satisfação permite a realização de pesquisas sobre múltiplas áreas negociais. A avaliação do grau de satisfação dos clientes em relação ao atendimento recebido por determinados funcionários, à qualidade dos produtos e serviços fornecidos, ou com o ambiente em que ele se encontra são exemplos de pesquisas que podem ser feitas com esta ferramenta. Esta solução possibilita a geração de relatórios no formato CSV (que pode ser lido pelo Excel ou LibreOffice, por exemplo) indicando a data, hora, avaliação e o funcionário ou serviço que foi avaliado. Além disso, o teclado também pode ser integrado com o Web Opinião, um serviço fornecido pela SEAT, que permite a visualização de relatórios e gráficos em um ambiente baseado na tecnologia de nuvem, ou seja, a partir de qualquer lugar com acesso à internet. Para mais informações sobre o Web Opinião, visite e entre em contato com a SEAT.

3 2. Visão geral A solução Teclado de Satisfação é composta de um aparelho físico (o hardware que fica conectado ao computador por uma porta USB) e de um software que é usado para ativar este aparelho e configurá-lo. O software é composto de quatro arquivos, salvos na pasta de instalação do teclado: Configuracoes.jar, Avaliacao.jar, Sincronizacao.jar e Supervisor.jar. Cada um destes arquivos serve um propósito diferente, e serão tratados ao longo do manual Pré requisitos Para rodar o software do Teclado de Satisfação, seu computador precisará do JAVA versão 7 ou superior, e de uma porta USB livre. O próprio instalador do software dá a opção de fazer a instalação do JAVA, caso você ainda não o possua Utilização Para ativar o Teclado de Satisfação e realizar uma avaliação, execute o arquivo Avaliacao.jar (por padrão, o instalador criará um atalho para este arquivo na área de trabalho). Será apresentado, então, um botão Avaliar que, quando apertado, ativa o hardware para o recebimento de avaliações. Caso a opção exigir autenticação do usuário seja selecionada no arquivo de configurações, Avaliacao.jar também apresentará os campos necessários para inserção dos dados de login, antes da avaliação ser feita. Para configurar o comportamento do Teclado de Satisfação, cadastrar usuários e gerar relatórios locais, execute o arquivo Configuracoes.jar. Este arquivo estará localizado na pasta de instalação do teclado. Este arquivo também é usado para configurar a sincronização com o Web Opinião, caso o usuário tenha contratado este serviço. Para informações detalhadas sobre as opções de configuração do teclado, leia o item 4. Para mais informações acerca do Web Opinião, leia o item Integração com outros softwares O Teclado de Satisfação também pode ser integrado com softwares externos. Para mais informações, leia o item 5.5.

4 3. Instalação Para instalar o Teclado de Satisfação siga os seguintes passos: 1. Insira o CD de instalação. O setup para a instalação deverá abrir automaticamente. Caso você não possua o CD de instalação, somente um arquivo no formato.exe, basta executar este arquivo. 2. Siga os passos apresentados na tela para realizar a instalação. Caso o instalador detecte que o software já está instalado (para versão ou superior), a seguinte tela será apresentada antes da instalação:

5 Caso a versão já instalada na máquina seja igual à do instalador, será dada a opção de REPARAR a instalação. Caso a versão já instalada na máquina seja menor que a do instalador, será dada a opção de ATUALIZAR o software para a versão mais nova. Caso a versão já instalada na máquina seja maior que a do instalador, será dada a opção de VOLTAR PARA A VERSÃO ANTERIOR. Selecione a opção Desinstalar caso deseje desinstalar o software. Durante o processo de instalação, por padrão, será criado um atalho para o arquivo Avaliar.jar, que quando chamado ativará o teclado e permitirá fazer avaliações. Após a instalação, será dada a opção de abrir o arquivo de configurações: Apesar de não ser necessário para fazer as avaliações, este arquivo pode ser usado para cadastrar os usuários que podem ser avaliados pela aplicação ou para alterar o funcionamento do equipamento. Para mais informações sobre o arquivo de configurações, leia o item 4.

6 4. Configuração Antes de usar o Teclado de Satisfação, certos parâmetros podem ser configurados. Para isso, usase o arquivo Configuracoes.jar. Este arquivo se encontra na pasta da instalação do teclado (por padrão C:\SEAT\Teclado de Satisfação Local ). Nas próximas linhas, serão descritas cada uma das configurações que podem ser alteradas neste software Visão geral Ao abrir o arquivo de configuração, a seguinte tela será apresentada: Abas de navegação Informação de atualização Conteúdo Botão Sair Tooltip de ajuda Abas de navegação Teclado virtual Botão salvar As abas de navegação permitem alterar o conteúdo apresentado na tela. Cada aba contém um conjunto de opções que podem ser configuradas pelo usuário Conteúdo Apresenta um conjunto de opções, que podem ser modificadas pelo usuário, de acordo com a aba selecionada Tooltip de ajuda Fornece informações de ajuda a respeito do conteúdo da aba selecionada. Para ativar o tooltip, basta passar o mouse sobre ele

7 Teclado virtual Abre um teclado virtual, que pode ser usado em sistemas que não possuem um teclado (por exemplo, aqueles com tela de toque) ou por usuários com necessidades especiais Botão salvar Salva todas as configurações alteradas, de todas as abas Botão sair Fecha a aplicação Informação de atualização Caso seja detectado que exista uma atualização do software disponível, será apresentado este hyperlink no topo da tela. Ao clicar no link, você será encaminhado a um site na internet de onde você poderá fazer o download da atualização.

8 4.2. Aba Usuários A aba Usuários permite o cadastro, alteração e inativação de usuários, também fornecendo a opção de ativar ou não a tela de login, antes de realizar uma avaliação Tela principal É a primeira tela apresentada ao usuário quando se entra na aba Usuários. Nela temos as seguintes opções: Usuário logado Botões de controle Opções de autenticação do usuário Usuário logado Indica qual usuário está logado no sistema. Enquanto ele estiver logado, todas as avaliações feitas serão vinculadas a ele. A primeira linha apresenta o nome e a segunda o login do usuário Botões de controle Permitem a realização de diversas operações sobre os usuários cadastrados. Clique em Cadastrar para cadastrar um novo usuário; clique em Logout para fazer o logout do usuário ativo; clique em Escolher para abrir a tela de visualização dos usuários, possibilitando fazer o login, desativá-los ou editar suas informações Opções de autenticação do usuário Caso a opção Exigir autenticação do usuário esteja marcada, serão exigidas as informações de login do usuário quando ele tentar fazer uma avaliação. Após feito o login, se o usuário estiver ocioso por um tempo maior que o configurado no campo Tempo para desconectar automaticamente, ele será deslogado. Para mais informações sobre a autenticação do usuário, consulte o item

9 Tela de Cadastro de Usuários Para cadastrar um usuário, clique no botão Cadastrar na tela principal da aba de usuários. Será então exibida uma tela com vários campos que poderão ser preenchidos. Para concluir o cadastro clique em Salvar. Para cancelar o cadastro e voltar a tela principal, clique em Cancelar.

10 Tela de Visualização de Usuários A tela de visualização dos usuários pode será aberta ao se apertar o botão Escolher, na tela principal da aba de usuários. Lista de usuários Lista de usuários Exibe todos os usuários cadastrados no sistema. Esta lista é composta dos usuários cadastrados por meio do próprio software e dos que foram obtidos a partir da sincronização com o Web Opinião. Clique em um usuário para poder fazer as operações referentes a ele Botão voltar Cancela a visualização dos usuários e volta para a tela inicial da aba de usuários Checkbox Mostrar Inativos Faz com que a lista de usuários mostrada apresente somente os usuários inativos. Usuários inativos não podem fazer login no sistema, nem ser o alvo das pesquisas de satisfação Botão Desativar Desativa o usuário selecionado Botão Editar Edita os dados do usuário selecionado Botão Selecionar Faz o login do usuário selecionado, possibilitando ao mesmo ser avaliado pelo Teclado de Satisfação.

11 Tela de Edição de Usuários Ao se apertar o botão Editar será exibida uma nova tela para edição de usuários. Selecione Alterar dados de usuário para editar os dados gerais de um usuário (nome, por exemplo) e Alterar Senha para alterar a senha cadastrada. Obs.: As senhas dos usuários não são sincronizadas com o WebOpinião. Caso o software esteja configurado para exigir a autenticação (item ), você deverá cadastrar uma nova senha para tais usuários, usando o botão Alterar Senha.

12 4.3. Aba Avaliação A aba Avaliação fornece as opções necessárias para configurar o hardware do teclado, servindo também para configurar a forma como as avaliações são feitas. Timeout do teclado Botão Testar Teclado Checkboxes Timeout do teclado Configura o tempo do timeout do teclado. Durante uma avaliação, caso este tempo se exceda sem que ninguém tenha apertado um botão, o teclado se desligará automaticamente Botão Testar Teclado Testa o hardware, ativando o teclado e checando se ele está funcionando corretamente. Ao apertar neste botão, o teclado deverá fazer um barulho e acender seu LED. Aperte em um botão do teclado qualquer para testar se ele está funcionando Checkbox Incluir observação a cada avaliação Marcar esta checkbox fará com que, antes de cada avaliação, apareça uma caixa de texto para que se coloque uma observação (para mais informações leia o item 5.3.1) Checkbox Ativar modo perpétuo Marcar esta checkbox fará com que o teclado fique continuamente ligado após sua ativação. Após cada avaliação feita o teclado se reativará automaticamente, sem ser necessário ativá-lo novamente Checkbox Mostrar mensagens de erro para a avaliação Marcar esta checkbox fará com que, caso haja uma falha na ativação do teclado, uma mensagem de erro apareça na tela.

13 4.4. Aba Relatórios A aba Relatórios fornece as opções necessárias para gerar relatórios, em formato CSV (que pode ser lido pelo excel ou libre office), de todos os dados que estão salvos na base de dados local. Caminho do arquivo Checkboxes Caminho do arquivo Campos do filtro por data Configura o caminho onde o relatório será salvo. Aperte no botão Procurar para selecionar o diretório desejado Checkbox Mostrar pesquisas avaliadas com sucesso Ao marcar esta opção, o relatório apresentará todas as pesquisas que foram avaliadas com sucesso Checkbox Mostrar pesquisas que falharam Ao marcar esta opção, o relatório apresentará todas as pesquisas que tiveram algum tipo de falha, como, por exemplo, timeout do teclado ou erro no hardware.

14 Checkbox Filtrar por data Ao marcar esta opção, o relatório apresentará somente as pesquisas cuja data de emissão está dentro do intervalo informado. Para selecionar uma data, clique no botão com o ícone de calendário. Isto fará com que se abra uma nova janela onde você poderá escolher a data desejada Botão Gerar Clique neste botão para gerar o relatório a partir dos parâmetros configurados.

15 4.5. Aba Sincronização A aba Sincronização permite que você sincronize os usuários e avaliações registrados na base de dados local com o Web Opinião, caso este serviço tenha sido contratado. Para mais informações sobre o Web Opinião, leia o item 6. Obs.: Para que a sincronização possa ser realizada com sucesso, você precisará também configurar as abas Web Opinião e Proxy, possibilitando a comunicação com servidor deste serviço. Leia os itens 4.6 e 4.7 para mais informações sobre como realizar estas operações. Habilitação da sincronização Habilitação da sincronização automática Checkbox Sincronizar com WebOpiniao Marque esta checkbox para habilitar todas as outras opções referentes à sincronização com o Web Opinião Sincroniza r a utomaticamente Esta opção ativa a sincronização automática com o Web Opinião. Caso ela seja marcada, o software se comunicará com este serviço nos intervalos de tempo configurados, sincronizando a base de dados local com a que está configurada no Web Opinião. Para mais informações a respeito da sincronização, leia o item 5.4

16 Hora de início da sincronização Indica a hora que a sincronização automática irá se iniciar. Após iniciada, ela permanecerá em execução até que um usuário a cancele manualmente (item 5.4) ou caso o computador seja desligado. Se, por exemplo, definir-se a hora de início para as 16:00, o software só começará a sincronizar os dados caso detecte que a hora do sistema esteja entre 16:00 e 23:59. Caso deseje que a sincronização fique ativa para o dia todo, coloque como hora de início 00:00. A sincronização será feita de tempos em tempos, de acordo de tempo definido em intervalo entre as sincronizações Intervalo entre as sincronizações Após iniciada a sincronização automática, serão feitas sincronizações com o servidor dentro do período de tempo configurado neste campo. Se, por exemplo colocar-se 60 minutos como valor-base, o programa se conectará ao Web Opinião de uma em uma hora para sincronizar seus dados Botão Obter usuários Este botão faz com que se sincronize a lista de usuários local com a cadastrada no Web Opinião, instantaneamente. Para informações sobre como cadastrar um usuário no Web Opinião, leia o item 6.2. Obs.: Usuários obtidos do Web Opinião não vem com senha cadastrada. Caso a opção Exigir autenticação do usuário esteja marcada (item ), você deverá definir uma senha para os mesmos usando a tela de edição do usuário e alterando a senha (item 4.2.4) Botão Enviar avaliações Este botão envia a lista de avaliações realizadas, cadastradas na base local, instantaneamente ao Web Opinião.

17 4.6. Aba Web Opinião A aba Web Opinião dá as opções necessárias para a conexão com o servidor do Web Opinião. Esta aba só será habilitada caso seja marcada a opção Sincronizar com o Web Opinião na aba Sincronização. URL do WebOpinião Código do teclado URL do WebOpiniao Informa o endereço do servidor do Web Opinião. Por padrão, será Deixe este valor do jeito que está, a não ser que a equipe técnica da SEAT informe um endereço diferente Código do teclado Para sincronizar seus dados com o Web Opinião, será necessário obter um código de teclado válido deste serviço. Para mais informações sobre como obter um código de teclado válido, leia o item Botão Testar Tenta se conectar com o servidor do Web Opinião no caminho indicado pelo campo URL do WebOpinião. Caso a URL esteja correta e o teclado com o código passado for encontrado, a mensagem Conexão estabelecida com sucesso teclado obtido deverá aparecer. Isso significa que está tudo funcionando e que seu teclado está vinculado corretamente ao Web Opinião. Caso haja uma falha na conexão, verifique se suas informações de proxy estão corretas e se os campos URL do WebOpiniao e Código do teclado foram informados corretamente.

18 4.7. Aba Proxy Caso sua rede utilize um proxy, use esta aba para configurar as informações referentes ao mesmo. Esta aba só será habilitada caso seja marcada a opção Sincronizar com o Web Opinião na aba Sincronização. Menu Tipo Informações de proxy Menu Tipo Indica qual é o tipo de proxy usado. Marque NENHUM, caso não use proxy; SIMPLES, se seu proxy somente precisar de servidor e porta; USUARIO, caso seu proxy precise de servidor, porta, usuário e senha Informações de proxy São as informações pertinentes ao proxy que devem ser preenchidas caso seja selecionado o tipo de proxy SIMPLES ou USUARIO.

19 5. Uso 5.1. Pré requisitos Para ativar o teclado e realizar avaliações, é necessário que seu hardware de teclado esteja funcionando corretamente. Você pode testar o seu teclado na aba Avaliação da tela de configurações (item 4.3.2) É recomendável, mas não obrigatório, que exista um usuário cadastrado no seu sistema para ser avaliado. Existem duas formas de cadastrar um usuário: localmente, na sua própria máquina (item 4.2.2), ou sincronizando a sua lista local com a cadastrada no serviço Web Opinião (item 4.5) Realizando avaliações login do usuário Antes de fazer uma avaliação, você poderá selecionar qual usuário está sendo avaliado. Para isso deverá ser feito o login do mesmo. Existem três formas de se fazer isso: selecionando manualmente o usuário desejado dentre os cadastrados no sistema; ativando a opção Exigir autenticação do usuário, para que o próprio usuário faça o seu login ao usar o teclado; ou usando o arquivo Supervisor.jar Login manual Para fazer o login manual, execute o arquivo Configuracoes.jar, localizado na pasta onde foi instado o software, e selecione a aba Usuários. Aperte no botão Escolher para mostrar a lista de usuários cadastrados.

20 Clique no o usuário desejado e depois no botão Selecionar O login será feito, o nome e matrícula do usuário aparecerão na tela principal da aba de usuários. O usuário logado será aquele que receberá as avaliações quando o teclado for ativado. Para fazer o logout do usuário e selecionar outro, clique no botão Logout.

21 Exigir autenticação do usuário Caso a checkbox Exigir autenticação do usuário esteja marcada na tela de configurações (item ), uma tela de login aparecerá quando o usuário tentar fazer uma avaliação, desde que nenhum outro usuário esteja logado. Para fazer o login, preencha os campos e aperte no botão Entrar. Obs.: Usuários obtidos a partir da sincronização com o serviço Web Opinião não possuem, inicialmente, nenhuma senha configurada. Para configurar uma senha para estes usuários siga os passos descritos no item Após feito o login, uma tela como a apresentada a seguir deve aparecer: Logout Botão Avaliar Tempo para logout automático Logout Selecione esta opção para fazer o logout, permitindo que outro usuário logue no sistema e faça suas avaliações Botão Avaliar Clique neste botão para ativar o teclado e fazer a sua avaliação.

22 Tempo de logout automático Tempo, configurado na aba Usuários da tela de configurações, que indica o limite de tempo que um usuário ocioso permanecerá logado. Quando este tempo se esgotar, será feito o logout do usuário automaticamente Supervisor.jar Caso seja feita outra avaliação o tempo será resetado. O login do usuário também pode ser feito pelo arquivo Supervisor.jar, que se encontra na pasta de instalação do software. O login é feito da mesma forma que a explicada no item 5.2.1, sendo que a única diferença é que o arquivo Supervisor.jar não apresenta nenhuma opção de configuração, cadastro ou edição de usuários. Esta opção é útil, por exemplo, quando há a necessidade de se exigir autenticação dos usuários sendo avaliados, mas um supervisor, e não os próprios atendentes, seria responsável por escolher quem está usando o sistema.

23 5.3. Realizando avaliações executando o software de avaliação Para realizar avaliações, execute o arquivo Avaliacao.jar. Uma tela aparecerá com o botão Avaliar. Clique neste botão para ativar o teclado e realizar as avaliações. Observações: Caso a checkbox Exigir autenticação do usuário esteja marcada na tela de configurações (item ), será exigido o login e senha do usuário antes que ele possa fazer suas avaliações. Caso a opção modo perpétuo do teclado estiver marcada (item 4.3.4), o botão Avaliar será substituido por um botão Ativar. Após ativado, o teclado permanecerá ligado até que o computador desligue ou a opção modo perpétuo seja desmarcada. Ao se ativar o arquivo Avaliacao.jar, surgirá um ícone especial na barra de tarefas: Clicando sobre o ícone com o botão direito do mouse você poderá fazer logout do aplicativo ou fechar o programa. Você também pode clicar no ícone com o botão esquerdo do mouse para abrir a janela do programa, caso você a tenha fechado.

24 Campo de observação Caso a checkbox Incluir observação a cada avaliação esteja marcada no software de configuração, uma caixa de texto aparecerá antes de o teclado ser ativado Preencha a observação e aperte em OK para salvá-la junto à avaliação do teclado, ou aperte em Cancelar para não salvar nenhuma observação Modo perpétuo do teclado Caso a checkbox Ativar o modo perpétuo para o teclado seja marcada no software de configuração, o teclado se religará automaticamente após uma avaliação realizada. Além disso, o teclado não se desligará automaticamente e não será feito o logout automático do usuário selecionado.

25 5.4. Sincronização com o Web Opinião A sincronização automática com o web opinião será realizada caso esta opção seja marcada no arquivo de configurações (item 4.5.2). A sincronização automática se iniciará assim que o usuário marcar esta opção na tela de configuração e apertar o botão salvar. Por padrão, o software de sincronização também se inciará automaticamente toda vez que o sistema ligar. O usuário também pode iniciar a sincronização manualmente, executando o arquivo Sincronizacao.jar na pasta de instalação do teclado. Após iniciada, aparecerá um ícone na barra de tarefas indicando que a sincronização está ativa. Caso deseje interromper a sincronização, clique sobre o ícone com o botão direito do mouse a aperte em Interromper a sincronização. Para ver informações sobre a sincronização, como a hora configurada para sincronização ou o intervalo de tempo em que sincronizações serão feitas, clique com o botão esquerdo sobre o ícone Integrando o Teclado de Satisfação com outro software. O teclado local pode ser integrado com outros softwares, como por exemplo o PDV de um restaurante. Nestes casos, é desejável que o teclado se ative para receber avaliações assim que o software externo finalize alguma operação (no caso do PDV, por exemplo, assim que uma venda for concluída). Nestes casos, para ativar o teclado sem usar o arquivo Avaliacao.jar, basta que o software externo chame o arquivo ativar-teclado.jar (arquivo oculto que fica localizado na pasta principal do software do Teclado de Satisfação) Observações Caso a opção Exigir autenticação do usuário esteja marcada (item ), o arquivo ativar-teclado.jar não funcionará até que seja feito o login manual do usuário sendo avaliado. Para mais informações sobre o login manual, leia os itens e Para evitar que mensagens de erro do software do teclado apareçam na tela, desmarque a opção Mostrar mensagens de erro para a avaliação (item ).

26 6. Web Opinião O Web Opinião é um software da SEAT que permite ao cliente criar suas próprias pesquisas de satisfação e enviá-las por a outras pessoas. Esta ferramenta pode ser integrada com o Teclado de Satisfação, permitindo a visualização de gráficos e relatórios mais detalhados, tudo isso num ambiente baseado em nuvem, ou seja, todos os dados são armazenados na internet, e podem ser acessados de qualquer lugar e a qualquer hora. Para mais informações sobre o Web Opinião, visite o site Para integrar o Web Opinião com o Teclado de Satisfação, temos os seguintes itens a considerar:

27 6.1. Cadastrando um teclado no Web Opinião Para cadastrar teclados no Web Opinião, será necessário primeiramente criar uma unidade. Uma unidade é o elemento que guarda um conjunto de teclados usados nas avaliações. Para criar uma unidade, vá ao menu principal e clique em Minhas Unidades Na tela que segue, aperte no botão Novo para criar sua unidade.

28 Uma nova tela aparecerá contendo o formulário para criação da unidade. Informe os dados desejados e clique em SALVAR Após cadastrada a unidade, poderão então ser cadastrados os teclados. Para isso aperte no botão Editar Pontos de Pesquisa

29 Na próxima tela, crie quantos pontos de pesquisa forem necessários para o seu negócio. Cada ponto de pesquisa corresponderá a um teclado diferente. Após cadastrados seus pontos de pesquisa, clique em Configurar Teclado para vincular um código de teclado ao ponto de pesquisa desejado. Na tela de configuração de teclados, o Web Opinião gerará um código único automaticamente. Este é o código que será usado pelo software de configurações. As outras opções não são relevantes para o software do Teclado de Satisfação, podendo ser deixadas do jeito que estão. Você pode também apertar na seta apontando para esquerda para voltar à página de pontos de pesquisa e vincular mais teclados.

30 Para finalizar a vinculação, abra o software Configuracoes.jar, localizado na pasta onde o software está instalado, vá até a aba Web Opinião e copie o código gerado no campo Código do teclado. Aperte no botão Testar para testar a comunicação com o Web Opinião. Para mais informações a respeito do teste, leia o item Cadastrando clientes no Web Opinião Para cadastrar um cliente no Web Opinião, cliente este que poderá ser sincronizado com o software de teclado local, primeiro selecione a opção Contas de Usuários no menu principal

31 Na tela seguinte, selecione Novo para cadastrar novos usuários. Para isso, informe um nome, um usuário (que é o login que será usado para fazer o acessar o sistema), uma senha e, como perfil, selecione Usuário do teclado de avaliação. Obs.: A senha cadastrada no Web Opinião não é, necessariamente, a mesma senha usada para fazer o login no software do teclado. Ao obter um usuário do Web Opinião, você deverá definir uma senha para ele no software de configuração do teclado. Para mais informações, leia o item Após cadastrar os seus usuários, você precisará vinculá-los a um ponto de pesquisa. Feito isto, todos os usuários vinculados a este ponto serão obtidos durante sincronização do software do teclado com o Web Opinião.

32 Para vincular um usuário a um ponto de pesquisa, clique no botão Editar Ponto de Pesquisa Na próxima tela, clique em Adicionar Pontos de Pesquisa e na tela seguinte selecione o ponto de pesquisa que será usado no software de configuração do teclado Aperte em adicionar para finalizar a operação.

33 7. Perguntas Frequentes 1. Quando aperto no botão Testar teclado nada acontece. O que devo fazer? Este problema acontece quando o hardware do teclado não consegue se comunicar com o software. Para corrigi-lo tente as seguintes soluções: i. Tente trocar a porta USB onde o teclado de avaliação está conectado. Caso o seu Windows tente instalar algum driver automaticamente, aguarde até que a operação seja concluída e teste o teclado novamente. ii. Verifique a instalação do arquivo "rxtxserial.dll": Para o correto funcionamento do teclado, usa-se um arquivo chamado "rxtxserial.dll", que é instalado na pasta principal do software (por padrão, 'C:\SEAT\Teclado de Satisfação"). Existem duas versões deste arquivo: uma 32 bits e uma 64 bits. A versão instalada deve ser compatível com a sua versão do java (que também pode ser 32 ou 64 bits). Por padrão, o instalador irá detectar a versão do java instalada na sua máquina e usará o "rxtxserial.dll" correspondente. Mas em algumas máquinas, pode ser que existam duas versões do java, ou talvez outra versão seja instalada após a instalação do software do teclado. Neste caso, identifique a versão do java que está sendo usada para rodar o programa (32 ou 64 bits): Abra o prompt de comando; Digite o comando java -version ; Se aparecer x64 em algum lugar, significa que você está usando um java 64 bits, caso contrário o java 32 bits. Após identificada a versão do seu java, vá a pasta principal do software e siga os passos: Abra a pasta rxtx; Caso seu java seja 32 bits, abra a pasta 32. Caso contrário abra a pasta 64 ; Copie o arquivo rxtxserial.dll ; Volte à pasta principal do software; Cole o arquivo, substituindo o antigo. Após seguir estes passos, teste o teclado novamente e verifique se ele está sendo identificado. iii. Verifique se o driver do seu teclado está instalado corretamente

34 Na pasta de instalação do software, existe uma pasta chamada driver. Dentro desta pasta, existe um arquivo chamado dpinst.exe. Rode este arquivo para reinstalar o driver. 2. Ao apertar o botão TESTAR na aba do WebOpinião, recebo uma mensagem de erro Nestes casos, verifique: Se o endereço está escrito corretamente: ele deve conter no início e uma porta (por exemplo :80 ) no fim; Se o código do teclado está correto; Caso sua rede use proxy, verifique a aba Proxy para verificar se os dados informados estão corretos. 3. O software de sincronização com o WebOpinião não está sendo inciado automaticamente quando ligo meu computador. E agora? Primeiro, verifique se a opção "Sincronizar Automaticamente" está marcada na tela de configurações. Caso esta opção esteja marcada, mas o software de sincronização não estiver iniciando automaticamente quando o Windows liga, siga os seguintes passos: i. Crie um atalho do arquivo Sincronizacao.jar, que está localizado na pasta principal do software (por padrão C:\SEAT\Teclado de Satisfação"); ii. Coloque este atalho na pasta "C:\ProgramData\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs\Startup" (requer permissão de administrador)

35 4. Quando abro o relatório gerado no excel, as datas aparecem como #####. Como corrigir isso? Este problema acontece porque a coluna do excel correspondente às datas é muito pequena para o texto dentro dela. Para corrigi-lo, basta aumentar a largura da tal coluna:

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.4.1

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.4.1 Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.4.1 26 de agosto de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação é uma

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.6.0

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.6.0 Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.6.0 09 de novembro de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação é uma

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Online Web Opinião Versão 1.0.5

Manual do Teclado de Satisfação Online Web Opinião Versão 1.0.5 Manual do Teclado de Satisfação Online Web Opinião Versão 1.0.5 09 de julho de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Versão 1.2.3 27 de novembro de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação

Leia mais

Manual Instalação Pedido Eletrônico

Manual Instalação Pedido Eletrônico Manual Instalação Pedido Eletrônico 1 Cliente que não utiliza o Boomerang, mas possui um sistema compatível. 1.1 Instalação do Boomerang Inserir o CD no drive do computador, clicar no botão INICIAR e em

Leia mais

Tutorial Administrativo (Backoffice)

Tutorial Administrativo (Backoffice) Manual - Software ENTRANDO NO SISTEMA BACKOFFICE Para entrar no sitema Backoffice, digite no seu navegador de internet o seguinte endereço: http://pesquisa.webbyapp.com/ Entre com o login e senha. Caso

Leia mais

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO 1 ÍNDICE 1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO... 3 1.1 REQUISITOS BASICOS DE SOFTWARE... 3 1.2 REQUISITOS BASICOS DE HARDWARE... 3 2 EXECUTANDO O INSTALADOR... 3 2.1 PASSO 01... 3 2.2 PASSO

Leia mais

Manual de instalação, configuração e utilização do Assinador Betha

Manual de instalação, configuração e utilização do Assinador Betha Manual de instalação, configuração e utilização do Assinador Betha Versão 1.5 Histórico de revisões Revisão Data Descrição da alteração 1.0 18/09/2015 Criação deste manual 1.1 22/09/2015 Incluído novas

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

Capture Pro Software. Introdução. A-61640_pt-br

Capture Pro Software. Introdução. A-61640_pt-br Capture Pro Software Introdução A-61640_pt-br Introdução ao Kodak Capture Pro Software e Capture Pro Limited Edition Instalando o software: Kodak Capture Pro Software e Network Edition... 1 Instalando

Leia mais

Memeo Instant Backup Guia de Referência Rápida

Memeo Instant Backup Guia de Referência Rápida Introdução O Memeo Instant Backup é uma solução de backup simples para um mundo digital complexo. Fazendo backup automático e contínuo de seus valiosos arquivos na sua unidade C, o Memeo Instant Backup

Leia mais

Instruções para instalação do Virtual Lab (ChemLab 2.5 ou Physics 3.0)

Instruções para instalação do Virtual Lab (ChemLab 2.5 ou Physics 3.0) Instruções para instalação do Virtual Lab (ChemLab 2.5 ou Physics 3.0) 1. Pré-requisitos para instalação do Virtual Lab Windows XP, Windows Vista ou Windows 7 Adobe AIR instalado. Disponível em: http://get.adobe.com/br/air/

Leia mais

Etapa 1: Limpar o computador e executar o Windows Update

Etapa 1: Limpar o computador e executar o Windows Update Usuários do Windows 7: Tente usar o utilitário de diagnóstico gratuito da HP para ajudá-lo a encontrar o melhor driver! IMPORTANTE: Você deve seguir estas soluções na ordem que são apresentadas para resolver

Leia mais

Grifon Alerta. Manual do Usuário

Grifon Alerta. Manual do Usuário Grifon Alerta Manual do Usuário Sumário Sobre a Grifon Brasil... 4 Recortes eletrônicos... 4 Grifon Alerta Cliente... 4 Visão Geral... 4 Instalação... 5 Pré-requisitos... 5 Passo a passo para a instalação...

Leia mais

Índice. Atualizado em: 01/04/2015 Página: 1

Índice. Atualizado em: 01/04/2015 Página: 1 MANUAL DO USUÁRIO Índice 1. Introdução... 3 2. Acesso ao Sistema... 4 2.1. Instalação... 4 2.1.1. Servidor - Computador Principal... 4 2.1.2. Estação - Computador na Rede... 6 2.1.3. Estação - Mapeamento

Leia mais

Usar o Office 365 no iphone ou ipad

Usar o Office 365 no iphone ou ipad Usar o Office 365 no iphone ou ipad Guia de Início Rápido Verificar o email Configure o seu iphone ou ipad para enviar e receber emails de sua conta do Office 365. Verificar o seu calendário onde quer

Leia mais

Manual. Pedido Eletrônico

Manual. Pedido Eletrônico Manual Pedido Eletrônico ÍNDICE 1. Download... 3 2. Instalação... 4 3. Sistema de Digitação SantaCruz... 8 3.1. Configuração... 8 4. Utilização do Sistema Digitação SantaCruz... 11 4.1. Atualizar cadastros...11

Leia mais

Qlik Sense Cloud. Qlik Sense 2.0.2 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados.

Qlik Sense Cloud. Qlik Sense 2.0.2 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Qlik Sense Cloud Qlik Sense 2.0.2 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Qlik, QlikTech,

Leia mais

CONFIGURAÇÃO SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS 7

CONFIGURAÇÃO SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS 7 CONFIGURAÇÃO SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS 7 Check list de configuração do windows 7 Check Ordem Descrição 1 Windows Embedded 7 com template "Application Compatibility " 2 Drivers 3 Memória virtual 4 Ajustar

Leia mais

BlackBerry Internet Service. Versão: 4.5.1. Guia do usuário

BlackBerry Internet Service. Versão: 4.5.1. Guia do usuário BlackBerry Internet Service Versão: 4.5.1 Guia do usuário Publicado: 09/01/2014 SWD-20140109134951622 Conteúdo 1 Primeiros passos... 7 Sobre os planos de serviço de mensagens oferecidos para o BlackBerry

Leia mais

MANUAL PORTAL CLIENTE AVANÇO

MANUAL PORTAL CLIENTE AVANÇO MANUAL PORTAL CLIENTE AVANÇO [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para Suporte Avanço Autor:

Leia mais

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR 1 - Integra Services Atenção: o Integra Services está disponível a partir da versão 2.0 do software Urano Integra. O Integra Services é um aplicativo que faz parte

Leia mais

Instalação do VOL Backup para Desktops

Instalação do VOL Backup para Desktops Este é o guia de instalação e configuração da ferramenta VOL Backup para desktops. Deve ser seguido caso você queira instalar ou reinstalar o VOL Backup em sistemas Windows 2000, XP, Vista ou 7, 32 ou

Leia mais

Tutorial. Windows Live Mail

Tutorial. Windows Live Mail Tutorial Windows Live Mail Instalação, Configuração e Utilização Windows Live Mail O Windows Live Mail permite que você envie e receba mensagens de várias contas de e-mail em um mesmo local, servindo também

Leia mais

Manual de Apoio à Assinatura Eletrônica DISO

Manual de Apoio à Assinatura Eletrônica DISO Manual de Apoio à Assinatura Eletrônica DISO Índice Hyperlinks Descanse o mouse na frase, aperte sem largar o botão Ctrl do seu teclado e click com o botão esquerdo do mouse para confirmar. Introdução

Leia mais

TUTORIAL GOOGLE DRIVE

TUTORIAL GOOGLE DRIVE TUTORIAL GOOGLE DRIVE Armazenar e compartilhar arquivos ou pastas no google drive. Para compartilhar e armazenar arquivos no google drive é necessário ter uma conta google ou conta no gmail. Após criar

Leia mais

Manual. Rev 2 - junho/07

Manual. Rev 2 - junho/07 Manual 1.Desbloquear o software ------------------------------------------------------------------02 2.Botões do programa- --------------------------------------------------------------------- 02 3. Configurações

Leia mais

Este arquivo está disponível em: http://www.unesc.net/diario/manual

Este arquivo está disponível em: http://www.unesc.net/diario/manual Este arquivo está disponível em: http://www.unesc.net/diario/manual Diário On-line Apresentação ----------------------------------------------------------------------------------------- 5 Requisitos Básicos

Leia mais

COMO INSTALAR O CATÁLOGO

COMO INSTALAR O CATÁLOGO Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o

Leia mais

Portaria Express 3.0

Portaria Express 3.0 Portaria Express 3.0 A portaria do seu condomínio mais segura e eficiente. Com a preocupação cada vez mais necessária de segurança nos condomínio e empresas, investe-se muito em segurança. Câmeras, cercas,

Leia mais

LASERTECK SOFTECK MANUAL DO USUÁRIO

LASERTECK SOFTECK MANUAL DO USUÁRIO LASERTECK SOFTECK MANUAL DO USUÁRIO 2013 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 REQUISITOS DO SISTEMA... 3 3 INSTALAÇÃO... 3 4 COMO COMEÇAR... 3 5 FORMULÁRIOS DE CADASTRO... 4 6 CADASTRO DE VEÍCULO... 6 7 ALINHAMENTO...

Leia mais

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade do Sistema Índice Página 1. Como acessar o sistema 1.1 Requisitos mínimos e compatibilidade 03 2. Como configurar o Sistema 2.1 Painel de Controle 2.2 Informando o nome da Comissária 2.3 Escolhendo a Cor

Leia mais

Obs: É necessário utilizar um computador com sistema operacional Windows 7.

Obs: É necessário utilizar um computador com sistema operacional Windows 7. Instalando os Pré-Requisitos Os arquivos dos 'Pré-Requisitos' estão localizados na pasta Pré-Requisitos do CD HyTracks que você recebeu. Os arquivos também podem ser encontrados no servidor. (www.hytracks.com.br/pre-requisitos.zip).

Leia mais

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2 Manual de Utilização COPAMAIL Zimbra Versão 8.0.2 Sumário ACESSANDO O EMAIL... 1 ESCREVENDO MENSAGENS E ANEXANDO ARQUIVOS... 1 ADICIONANDO CONTATOS... 4 ADICIONANDO GRUPOS DE CONTATOS... 6 ADICIONANDO

Leia mais

MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO

MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO Diretoria de Vigilância Epidemiológica/SES/SC 2006 1 Módulo 04 - Exportação e Importação de Dados Manual do SINASC Módulo Exportador Importador Introdução O Sistema SINASC

Leia mais

Atualizaça o do Maker

Atualizaça o do Maker Atualizaça o do Maker Prezados Clientes, Nós da Playlist Software Solutions empresa líder de mercado no desenvolvimento de software para automação de rádios - primamos pela qualidade de nossos produtos,

Leia mais

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO Criação de Conta de Usuário...03 Edição da Conta de Usuário...10 Download do Backup Online Embratel...10 Descrição dos Conjuntos de Cópia de Segurança...19

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc

Procedimentos para Instalação do Sisloc Procedimentos para Instalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 3. Instalação da base de dados Sisloc... 16 Passo a passo... 16 4. Instalação

Leia mais

Guia Sphinx: instalação, reposição e renovação

Guia Sphinx: instalação, reposição e renovação Sphinx : software para coleta e análise de dados acadêmicos e gerenciais. Tecnologia e informação para a decisão! Copyright Sphinx Todos direitos reservados Guia Sphinx: instalação, reposição e renovação

Leia mais

Este documento consiste em 48 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Janeiro de 2010.

Este documento consiste em 48 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Janeiro de 2010. Manual de Configuração Este documento consiste em 48 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Janeiro de 2010. Impresso no Brasil. Sujeito a alterações técnicas. A reprodução

Leia mais

Portal Contador Parceiro

Portal Contador Parceiro Portal Contador Parceiro Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa 1. Portal Contador Parceiro... 03 2. Acesso ao Portal... 04 3. Profissionais...11 4. Restrito...16 4.1 Perfil... 18 4.2 Artigos...

Leia mais

Cliente Microsoft Outlook do Avaya Modular Messaging Versão 5.0

Cliente Microsoft Outlook do Avaya Modular Messaging Versão 5.0 Cliente Microsoft Outlook do Avaya Modular Messaging Versão 5.0 Importante: as instruções contidas neste guia só serão aplicáveis se seu armazenamento de mensagens for Avaya Message Storage Server (MSS)

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM Manual DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DIRGTI 2015 Sumário 1. Introdução... 3 2. Acessando o serviço...

Leia mais

Introdução... 1. Instalação... 2

Introdução... 1. Instalação... 2 ONTE DO Introdução... 1 O que é IPP?... 1 Qual é a função de um software Samsung IPP?... 1 Instalação... 2 Requisitos do sistema... 2 Instalar o software Samsung IPP... 2 Desinstalar o software Samsung

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

Token SafeNet Authentication Cliente 8.3 (x32 e x64)

Token SafeNet Authentication Cliente 8.3 (x32 e x64) Token SafeNet Authentication Cliente 8.3 (x32 e x64) Manual do Usuário Índice O que é Token?... 03 Instalação do Token... 04 Verificação do Certificado... 07 Troca de Senhas... 10 O que é Token? É um dispositivo

Leia mais

REP idx. Manual de integração com Ponto Secullum 4

REP idx. Manual de integração com Ponto Secullum 4 REP idx Manual de integração com Ponto Secullum 4 Esse manual é fornecido da forma como está e as informações nele contidas estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. As imagens neste manual são unicamente

Leia mais

MEDCLIN Software de Clínica Médica

MEDCLIN Software de Clínica Médica MEDCLIN Software de Clínica Médica WWW.ASASSOFTWARES.COM.BR Índice 1 Informações Básicas... 1 1.1 Sair da aplicação... 1 1.2 Travar aplicação... 1 1.3 Menu Diversos -> 5.1 Licenciamento do Sistema... 1

Leia mais

Instalação, configuração e manual

Instalação, configuração e manual Cardápio Moura Instalação, configuração e manual Conteúdo Instalação... 4 Requisitos mínimos... 4 Windows 8... 5 Instalação do IIS no Windows 8... 5 Configuração do IIS no WINDOWS 8... 15 Windows 7...

Leia mais

Manual do Usuário Nextel Cloud. Manual do Usuário. Versão 1.0.1. Copyright Nextel 2014. http://nextelcloud.nextel.com.br

Manual do Usuário Nextel Cloud. Manual do Usuário. Versão 1.0.1. Copyright Nextel 2014. http://nextelcloud.nextel.com.br Manual do Usuário Nextel Cloud Manual do Usuário Versão 1.0.1 Copyright Nextel 2014 http://nextelcloud.nextel.com.br 1 Manual do Usuário Nextel Cloud 1 Índice 1 Índice... 2 2 Nextel Cloud... 3 3 Instalação

Leia mais

Personata Recorder. Manual de Instalação e Configuração

Personata Recorder. Manual de Instalação e Configuração Personata Recorder Manual de Instalação e Configuração Julho / 2013 1 Índice 1- Pré-requisitos......3 2 Verificação do Hardware......3 3 Instalação......5 4 Configuração Inicial......8 4.1 Localização......8

Leia mais

MANUAL DO PVP SUMÁRIO

MANUAL DO PVP SUMÁRIO Manual PVP - Professores SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 6 2 ACESSANDO O PVP... 8 3 TELA PRINCIPAL... 10 3.1 USUÁRIO... 10 3.2 INICIAL/PARAR... 10 3.3 RELATÓRIO... 10 3.4 INSTITUIÇÕES... 11 3.5 CONFIGURAR... 11

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

INTRODUÇÃO 2 ACESSO AO SIGTECWEB 3 TEMPO DE CONEXÃO 5 NAVEGAÇÃO 7 BARRA DE AÇÕES 7 COMPORTAMENTO DOS BOTÕES 7 FILTROS PARA PESQUISA 8

INTRODUÇÃO 2 ACESSO AO SIGTECWEB 3 TEMPO DE CONEXÃO 5 NAVEGAÇÃO 7 BARRA DE AÇÕES 7 COMPORTAMENTO DOS BOTÕES 7 FILTROS PARA PESQUISA 8 ÍNDICE INTRODUÇÃO 2 ACESSO AO SIGTECWEB 3 TEMPO DE CONEXÃO 5 NAVEGAÇÃO 7 BARRA DE AÇÕES 7 COMPORTAMENTO DOS BOTÕES 7 FILTROS PARA PESQUISA 8 ACESSO ÀS FERRAMENTAS 9 FUNÇÕES 12 MENSAGENS 14 CAMPOS OBRIGATÓRIOS

Leia mais

LICENCIAMENTO V14 USANDO REPRISE LICENSE MANAGER

LICENCIAMENTO V14 USANDO REPRISE LICENSE MANAGER LICENCIAMENTO V14 USANDO REPRISE LICENSE MANAGER V14 de BricsCAD vem com um novo sistema de licenciamento, com base na tecnologia de licenciamento de Reprise Software. Este novo sistema oferece um ambiente

Leia mais

INSTALANDO SOFTWARE Ifox irestaurantes

INSTALANDO SOFTWARE Ifox irestaurantes INSTALANDO SOFTWARE Ifox irestaurantes Antes de instalar qualquer programa do ifox irest, verificar: 1) Verifique se o Microsoft.Net Framework 4.5 está instalado, para isto, abrir o Painel de Controle

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Se ainda tiver dúvidas entre em contato com a equipe de atendimento: Por telefone: 0800 642 3090 Por e-mail atendimento@oisolucoespraempresas.com.br Introdução... 3 1. O que é o programa Oi Backup Empresarial?...

Leia mais

INSTALAÇÃO DO CHEF FOODS NET

INSTALAÇÃO DO CHEF FOODS NET INSTALAÇÃO DO CHEF FOODS NET Obs.: Caso já possua um programa compactador de arquivo pular a etapa 1. 1 - Compactador de Arquivo Para instalar o Chef Foods Net você precisa de um programa descompactador

Leia mais

Universidade de São Paulo Centro de Informática de Ribeirão Preto TUTORIAL HOTMAIL

Universidade de São Paulo Centro de Informática de Ribeirão Preto TUTORIAL HOTMAIL Universidade de São Paulo Centro de Informática de Ribeirão Preto TUTORIAL HOTMAIL Tutorial Hotmail Sobre o MSN Hotmail Acessando o Hotmail Como criar uma conta Efetuando o login Verificar mensagens Redigir

Leia mais

Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais - Prodemge. Manual do Usuário. Versão 1.1. ExpressoMG

Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais - Prodemge. Manual do Usuário. Versão 1.1. ExpressoMG Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais - Prodemge Manual do Usuário Versão 1.1 ExpressoMG 14/10/2015 Sumário 1. Apresentação... 4 1.1 Objetivos do Manual... 4 1.2 Público Alvo...

Leia mais

Procedimentos para Instalação do SISLOC

Procedimentos para Instalação do SISLOC Procedimentos para Instalação do SISLOC Sumário 1. Informações Gerais...3 2. Instalação do SISLOC...3 Passo a passo...3 3. Instalação da Base de Dados SISLOC... 11 Passo a passo... 11 4. Instalação de

Leia mais

Sumário. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse 2.

Sumário. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse 2. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse 2. As descrições fornecidas nesta documentação são baseadas nos sistemas operacionais Windows 7 e Mac OS X Mountain Lion. Leia

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO. Serviço Administração do CA

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO. Serviço Administração do CA 1 de 12 Analista de Suporte I 1 Acesso ao sistema O sistema de chamados esta disponível na web no endereço HTTP://sme.netcenter.com.br O acesso ao sistema é feito com o número de designação do estabelecimento.

Leia mais

Manual de Atualização Versão 3.6.4.

Manual de Atualização Versão 3.6.4. Manual de Atualização Versão 3.6.4. Sumário 1. AVISO... 1 2. INTRODUÇÃO... 2 3. PREPARAÇÃO PARA ATUALIZAÇÃO... 3 4. ATUALIZANDO GVCOLLEGE E BASE DE DADOS... 7 5. HABILITANDO NOVAS VERSÕES DO SISTEMA....

Leia mais

GerNFe 1.0 Sistema de Gerenciador de Notas Fiscais Eletrônicas

GerNFe 1.0 Sistema de Gerenciador de Notas Fiscais Eletrônicas GerNFe 1.0 Manual do usuário Página 1/13 GerNFe 1.0 Sistema de Gerenciador de Notas Fiscais Eletrônicas O programa GerNFe 1.0 tem como objetivo armazenar em local seguro e de maneira prática para pesquisa,

Leia mais

Manual Backup Online. Manual do Usuário. Versão 1.0.1. Copyright Backup Online 2014. https://backuponlinegvt.com.br

Manual Backup Online. Manual do Usuário. Versão 1.0.1. Copyright Backup Online 2014. https://backuponlinegvt.com.br Manual Backup Online Manual do Usuário Versão 1.0.1 Copyright Backup Online 2014 https://backuponlinegvt.com.br 1 Manual Backup Online 1 Índice 1 Índice... 2 2 Backup Online...Erro! Indicador não definido.

Leia mais

Seu manual do usuário BLACKBERRY INTERNET SERVICE http://pt.yourpdfguides.com/dref/1117388

Seu manual do usuário BLACKBERRY INTERNET SERVICE http://pt.yourpdfguides.com/dref/1117388 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para BLACKBERRY INTERNET SERVICE. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Software de Ferramenta de Backup

MANUAL DO USUÁRIO. Software de Ferramenta de Backup MANUAL DO USUÁRIO Software de Ferramenta de Backup Software Ferramenta de Backup Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. Este manual serve como referência para

Leia mais

Manual do Usuário Nextel Cloud. Manual do Usuário. Versão 1.0.1. Copyright Nextel 2014. http://nextelcloud.nextel.com.br

Manual do Usuário Nextel Cloud. Manual do Usuário. Versão 1.0.1. Copyright Nextel 2014. http://nextelcloud.nextel.com.br Manual do Usuário Versão 1.0.1 Copyright Nextel 2014 http://nextelcloud.nextel.com.br 1 1 Nextel Cloud... 3 2 Instalação do Nextel Cloud... 4 3 Configuração e uso dos componentes Nextel Cloud... 7 3.1

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Criação de Formulários no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Criação de Formulários no Google Drive Introdução...

Leia mais

TUTORIAL INSTALAÇÃO DA ROTINA 2075 NO LINUX

TUTORIAL INSTALAÇÃO DA ROTINA 2075 NO LINUX Apresentação O departamento de varejo da PC Sistemas inovou seu produto de frente de caixa, permitindo seu funcionamento no sistema operacional do Linux com a distribuição Ubuntu. O cliente poderá usar

Leia mais

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral Índice 03 Capítulo 1: Visão Geral 04 Capítulo 2: Conta de Usuário 04 Criação 08 Edição 09 Grupo de Usuários 10 Informações da Conta 12 Capítulo 3: Download do Backup Online Embratel 16 Capítulo 4: Cópia

Leia mais

Manual do Assinador de Documentos

Manual do Assinador de Documentos Manual do Usuário Manual do Assinador de Documentos PROJUDI Template Versão 1.1 SUMÁRIO 1. Requisitos Básicos... 3 2. Atualizar a Versão do Java... 3 2.1 Adicionar Site à Lista de Exceções... 10 3. Baixar

Leia mais

Manual de Instalação ProJuris8

Manual de Instalação ProJuris8 Manual de Instalação ProJuris8 Sumário 1 - Requisitos para a Instalação... 3 2 - Instalação do Firebird.... 4 3 - Instalação do Aplicativo ProJuris 8.... 8 4 - Conexão com o banco de dados.... 12 5 - Ativação

Leia mais

CONFIGURAÇÃO DO OUTLOOK EXPRESS

CONFIGURAÇÃO DO OUTLOOK EXPRESS CONFIGURAÇÃO DO OUTLOOK EXPRESS Antes de configurar o Outlook, é necessário fazer a instalação do certificado de segurança. Veja a seguir como fazer 1 Faça o download do arquivo: https://www.pae.sc.gov.br/down/caciasc.crt

Leia mais

Manual de migração do e-mail Live@edu. Versão <01.00> Associacao Paranaense de Cultura

Manual de migração do e-mail Live@edu. Versão <01.00> Associacao Paranaense de Cultura Manual de migração do e-mail Live@edu Versão Associacao Paranaense de Cultura Histórico da Revisão 03/09/2010 01.00 Versão piloto Carlos Costa Cedro Confidencial Associacao Paranaense de Cultura,

Leia mais

Manual de Instalação e Configuração. Módulo Remote. (G2KA) para NFSE. v1.0

Manual de Instalação e Configuração. Módulo Remote. (G2KA) para NFSE. v1.0 Manual de Instalação e Configuração Módulo Remote (G2KA) para NFSE v1.0 Página 1 Sumário 1 Download e Instalação... 3 2 Configuração... 5 3 Inicialização Manual... 8 4 Inicialização via serviço do Windows...

Leia mais

Recursos do Outlook Web Access

Recursos do Outlook Web Access Recursos do Outlook Web Access Este material foi criado pela Secretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação (SETIC) do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região. Seu intuito é apresentar algumas

Leia mais

Aplicativo da Manifestação do Destinatário. Manual

Aplicativo da Manifestação do Destinatário. Manual Aplicativo da Manifestação do Destinatário Manual Novembro de 2012 1 Sumário 1 Aplicativo de Manifestação do Destinatário...4 2 Iniciando o aplicativo...4 3 Menus...5 3.1 Manifestação Destinatário...5

Leia mais

Sistema de Controle de Cheques GOLD

Sistema de Controle de Cheques GOLD Sistema de Controle de Cheques GOLD Cheques GOLD é um sistema para controlar cheques de clientes, terceiros ou emitidos. Não há limitações quanto as funcionalidades do programa, porém pode ser testado

Leia mais

DRIVE CONTÁBIL NASAJON

DRIVE CONTÁBIL NASAJON DRIVE CONTÁBIL NASAJON Módulo Gestão de Documentos Versão 1.0 Manual do Usuário 1 Sumário Os Módulos do Gerenciador de NFe: Informações Básicas Primeiro Acesso: Requisitos Acesso ao Drive Contábil Nasajon

Leia mais

Implementação do Office365. O365 Migração de usuários. Preparado por: Edilson Alves da Nóbrega Divisão de Informática Administração Central

Implementação do Office365. O365 Migração de usuários. Preparado por: Edilson Alves da Nóbrega Divisão de Informática Administração Central Implementação do Office365 O365 Migração de usuários Preparado por: Edilson Alves da Nóbrega Divisão de Informática Administração Central Abril de 2015 Controle de Versões Registro Data Autor Versão Histórico

Leia mais

Script de Configuração dos E-mails @SEE (Webmail /Outlook Express)

Script de Configuração dos E-mails @SEE (Webmail /Outlook Express) Script de Configuração dos E-mails @SEE (Webmail /Outlook Express) A Secretaria de Estado da Educação está disponibilizando uma nova ferramenta para acesso ao e-mail @see. Essa nova ferramenta permitirá

Leia mais

Revisão: Introdução. - Integração com o AutoManager; 1 Atualização de versão do banco de dados PostgreSQL

Revisão: Introdução. - Integração com o AutoManager; 1 Atualização de versão do banco de dados PostgreSQL Urano Indústria de Balanças e Equipamentos Eletrônicos Ltda. Rua Irmão Pedro 709 Vila Rosa Canoas RS Fone: (51) 3462.8700 Fax: (51) 3477.4441 Características do Software Urano Integra 2.2 Data: 12/05/2014

Leia mais

Manual de operação. BS Ponto Versão 5.1

Manual de operação. BS Ponto Versão 5.1 Manual de operação BS Ponto Versão 5.1 conteúdo 1. Instalação do sistema Instalando o BS Ponto Configurando o BS Ponto 2. Cadastrando usuários Cadastro do usuário Master Alterando a senha Master Cadastro

Leia mais

Cadastro de Orçamento Utilizando Tablet Android

Cadastro de Orçamento Utilizando Tablet Android Cadastro de Orçamento Utilizando Tablet Android Instalação, configuração e manual 1 Conteúdo Instalação... 4 Requisitos mínimos... 4 Windows 8... 5 Instalação do IIS no Windows 8... 5 Configuração do IIS

Leia mais

Instalação Cliente Notes 6.5

Instalação Cliente Notes 6.5 Instalação Cliente Notes 6.5 1/1 Instalação Cliente Notes 6.5 LCC.008.2005 Versão 1.0 Versão Autor ou Responsável Data 1.0 Fabiana J. Santos 18/11/2005 RESUMO Este documento apresenta um roteiro de instalação

Leia mais

Utilizando o correio eletrônico da UFJF com Thunderbird e IMAP

Utilizando o correio eletrônico da UFJF com Thunderbird e IMAP Utilizando o correio eletrônico da UFJF com Thunderbird e IMAP O cliente de e-mail web utilizado pela UFJF é um projeto OpenSource que não é desenvolvido pela universidade. Por isso, pode ocorrer que alguns

Leia mais

Configurando o Sistema Operacional TC-OS

Configurando o Sistema Operacional TC-OS Configurando o Sistema Operacional TC-OS O TC-OS é o Sistema Operacional das soluções Thin Clients da ThinNetworks. Foi desenvolvido especialmente para servir a thin clients possibilitando-os se conectar

Leia mais

SIGEP WEB - Gerenciador de Postagens dos Correios Manual do Usuário

SIGEP WEB - Gerenciador de Postagens dos Correios Manual do Usuário MANUAL DO USUÁRIO 2 ÍNDICE 1. PRÉ REQUISITOS PARA UTILIZAÇÃO DO SIGEP WEB 04 2. PROCEDIMENTOS PARA DOWNLOAD DO SISTEMA 04 3. INSTALANDO O SIGEP WEB 07 4. CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA 09 COMPARTILHANDO O BANCO

Leia mais

IMPORTANTE: O sistema Off-line Dr.Micro é compatível com os navegadores Mozilla Firefox e Internet Explorer.

IMPORTANTE: O sistema Off-line Dr.Micro é compatível com os navegadores Mozilla Firefox e Internet Explorer. CONFIGURANDO O SISTEMA OFFLINE DR.MICRO IMPORTANTE: O sistema Off-line Dr.Micro é compatível com os navegadores Mozilla Firefox e Internet Explorer. 1- Ao acessar a plataforma online a opção Minha Escola

Leia mais

Ajuda das opções Fiery 1.3 (cliente)

Ajuda das opções Fiery 1.3 (cliente) 2015 Electronics For Imaging. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. 29 de janeiro de 2015 Conteúdo 3 Conteúdo...5 Ativar uma opção Fiery...6

Leia mais

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br Manual do Usuário Versão 1.0.0 Copyright Vivo 2013 http://vivosync.com.br 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 Vivo Sync... 4 3 Vivo Sync Web... 5 3.1 Página Inicial... 5 3.1.1 Novo Contato... 6 3.1.2 Editar Contato...

Leia mais

Produto: CL Titânio Assunto: Quais as funções que podem ser executadas no software client?

Produto: CL Titânio Assunto: Quais as funções que podem ser executadas no software client? Produto: CL Titânio Assunto: Quais as funções que podem ser executadas no software client? Assim que abrir o DVR Client, no canto superior direito há um grupo de opções denominado Login, preencha de acordo

Leia mais

Manual Tim Protect Backup. Manual do Usuário. Versão 1.0.2. Copyright Tim 2013. http://tim.com.br

Manual Tim Protect Backup. Manual do Usuário. Versão 1.0.2. Copyright Tim 2013. http://tim.com.br Manual do Usuário Versão 1.0.2 Copyright Tim 2013 http://tim.com.br 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 Tim Protect Backup...Erro! Indicador não definido. 3 Instalação do Tim Protect Backup... 4 4 Configurações...

Leia mais

e-nota NFS-e Sistema de Geração e Emissão de Nota Fiscal de Serviço eletrônica

e-nota NFS-e Sistema de Geração e Emissão de Nota Fiscal de Serviço eletrônica Página1 e-nota NFS-e Sistema de Geração e Emissão de Nota Fiscal de Serviço eletrônica Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. O que é Nota Fiscal de Serviço eletrônica

Leia mais

MDaemon GroupWare. Versão 1 Manual do Usuário. plugin para o Microsoft Outlook. Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon

MDaemon GroupWare. Versão 1 Manual do Usuário. plugin para o Microsoft Outlook. Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon MDaemon GroupWare plugin para o Microsoft Outlook Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon Versão 1 Manual do Usuário MDaemon GroupWare Plugin for Microsoft Outlook Conteúdo 2003 Alt-N Technologies.

Leia mais

Manual do Usuário Cyber Square

Manual do Usuário Cyber Square Manual do Usuário Cyber Square Criado dia 27 de março de 2015 as 12:14 Página 1 de 48 Bem-vindo ao Cyber Square Parabéns! Você está utilizando o Cyber Square, o mais avançado sistema para gerenciamento

Leia mais

Manual do MySuite. O MySuite é a solução adotada pela MKData para gerenciar o atendimento aos clientes.

Manual do MySuite. O MySuite é a solução adotada pela MKData para gerenciar o atendimento aos clientes. Manual do MySuite O MySuite é a solução adotada pela MKData para gerenciar o atendimento aos clientes. Esta ferramenta visa agilizar e priorizar o suporte técnico, criando um canal de interatividade no

Leia mais