É A COMUNIDADE DOS SALVOS POR CRISTO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "É A COMUNIDADE DOS SALVOS POR CRISTO"

Transcrição

1 O QUE É A IGREJA? PARTE 1 O QUE É A IGREJA? É A COMUNIDADE DOS SALVOS POR CRISTO PARA QUE ESTUDAR A LOCAL UNIVERSAL HISTÓRIA DA IGREJA?

2 PARA QUE ESTUDAR A HISTÓRIA DA IGREJA? 1. AUXILIA NA COMPREENSÃO DO TEMPO PRESENTE 2. É UM GUIA PARA NOSSAS AÇÕES 3. NOS INCENTIVA A IR ADIANTE, É UMA FORÇA MOTIVADORA, NOS TRAZENDO ESPERANÇA O INÍCIO DA I G R E J A 4. NOS AJUDA A VER A AÇÃO E A OBRA DE DEUS ATRAVÉS DA DOS SÉCULOS MAS RECEBEREIS PODER, AO DESCER SOBRE VÓS O ESPÍRITO SANTO, E SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS TANTO EM JERUSALÉM, COMO EM TODA A JUDÉIA E SAMARIA, E ATÉ AOS CONFINS DA TERRA (ATOS 1:8) ONDE E COMO COMEÇOU? NO NASCIMENTO DE CRISTO (GAL. 4:4) NO RECONHECIMENTO DE JESUS COMO FILHO DE DEUS PELOS APÓSTOLOS (MAT.16:18; 18:17) NO DIA DE PENTECOSTES (AT.2:5-11)?

3 JERUSALÉM JUDEUS DE TODAS AS PARTES DO MUNDO MEDITERRÂNEO ESTAVAM PRESENTES EM JERUSALÉM PARA VER A FESTA DO PENTECOSTES (ATOS 2:5-11). A MANIFESTAÇÃO SOBRENATURAL DO PODER DIVINO NO FALAR EM LÍNGUAS E A VINDA DO ESPÍRITO SANTO LEVARAM OS JUDEUS PRESENTES A DECLARAREM AS MARAVILHAS DAS OBRAS DE DEUS EM SUAS PRÓPRIAS LÍNGUAS (ATOS 2:11). PEDRO APROVEITOU A OPORTUNIDADE PARA PROFERIR O PRIMEIRO SERMÃO E PROCLAMAR A CRISTO E A GRAÇA SALVADORA. POR FIM, TRÊS MIL PESSOAS ACEITARAM A SUA PALAVRA E FORAM BATIZADOS (ATOS 2:41). FOI DESTA MANEIRA (?) QUE A IGREJA, O CORPO DO CRISTO, COMEÇOU EXISTIR. O CRESCIMENTO FOI RÁPIDO. OUTROS ERAM ACRESCIDOS DIARIAMENTE AO NÚMERO DOS TRÊS MIL, ATÉ CHEGAREM LOGO A CINCO MIL (ATOS 4:4). HÁ MENÇÃO DE MULTIDÕES SE INTEGRANDO À IGREJA (ATOS 5:14). MUITOS ERAM JUDEUS HELENISTAS DA DISPERSÃO, QUE ESTAVAM EM JERUSALÉM PARA CELEBRAR A PÁSCOA JUDÁICA (ATOS 6:1). MUITOS SACERDOTES SÃO MENCIONADOS COMO ESTANDO ENTRE OS MEMBROS DA IGREJA PRIMITIVA EM JERUSALÉM (ATOS 6:7). TALVEZ ALGUNS DELES TIVESSEM VISTO A ABERTURA DO GRANDE VÉU DO TEMPLO, LOGO DEPOIS DA MORTE DE CRISTO, E ISSO, JUNTO COM A PREGAÇÃO DOS APÓSTOLOS, SE COMPROMETERAM COM CRISTO. ESTE CRESCIMENTO TÃO RÁPIDO CHAMOU A ATENÇÃO E PROVOCOU OPOSIÇÃO POR PARTE DOS JUDEUS.

4 OS PRIMEIROS CRISTÃOS NÃO CRIAM QUE PERTENCESSEM A UMA NOVA RELIGIÃO, MAS SIM QUE A ERA MESSIÂNICA HAVIA CHEGADO (ATOS 3:12-26; 28:17-20). ERAM PERSEGUIDOS PELOS JUDEUS, NÃO PORQUE SE OPUNHAM AO JUDAÍSMO, MAS PORQUE CRIAM, E PREGAVAM, QUE EM JESUS HAVIAM SE CUMPRIDO AS PROMESSAS FEITAS A ISRAEL. OS LÍDERES JUDEUS VIAM NO CRISTIANISMO UMA HERESIA A COMBATER (JOÃO 16:1-3). MUITOS JUDEUS CRIAM QUE A RAZÃO PELA QUAL HAVIAM PERDIDO SUA ANTIGA INDEPENDÊNCIA,E HAVIAM SIDO REDUZIDOS AO PAPEL DE SÚDITOS DO IMPÉRIO, ERA QUE O POVO NÃO HAVIA SIDO SUFICIENTEMENTE FIEL À FÉ DE SEUS ANTEPASSADOS. O SENTIMENTO NACIONALISTA E PATRIÓTICO SE INTENSIFICAVA DIANTE DA POSSIBILIDADE DE QUE ESSES NOVOS HEREGES PUDESSEM UMA VEZ MAIS PROVOCAR A IRA DE DEUS SOBRE ISRAEL. INICIALMENTE, A IGREJA ERA FORMADA APENAS POR JUDEUS (ISRAELITAS), QUE MANTINHAM UMA ESTREITA LIGAÇÃO COM A LEI E O TEMPLO. POR ESSA RAZÃO, OS CRISTÃOS DA IGREJA DE JERUSALÉM CONTINUAVAM GUARDANDO O SÁBADO E ASSISTINDO O CULTO NO TEMPLO. MAS COMO O PRIMEIRO DIA DA SEMANA ERA O DIA DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR, ELES SE REUNIAM NESSE DIA PARA PARTIR O PÃO EM COMEMORAÇÃO A ESSA RESSURREIÇÃO. O FOCO DAQUELES ENCONTROS DE COMUNHÃO NÃO SE CENTRALIZAVAM SOBRE A PAIXÃO DO SENHOR, MAS SOBRE SUA RESSURREIÇÃO E SOBRE O FATO DE QUE ELE HAVIA INAUGURADO UM NOVO TEMPO. FOI SÓ SÉCULOS MAIS TARDE QUE O CULTO COMEÇOU A CENTRALIZAR SUA ATENÇÃO SOBRE A CRUCIFICAÇÃO, E NÃO SOBRE A RESSURREIÇÃO. NAQUELA IGREJA PRIMITIVA O PARTIR DO PÃO ERA CELEBRADO COM ALEGRIA E SINGELEZA DE CORAÇÃO (ATOS 2:46).

5 NA IGREJA PRIMITIVA, OS DIRIGENTES ERAM OS DOZE APÓSTOLOS, EMBORA TUDO PAREÇA INDICAR QUE PEDRO E JOÃO ERAM OS PRINCIPAIS (GÁL 2:9). ALÉM DOS DOZE, ENTRETANTO, TIAGO, IRMÃO DO SENHOR, GOZAVA TAMBÉM DE GRANDE AUTORIDADE. PODEMOS VER NOS DISCURSOS DE PEDRO TRÊS GRANDES DOUTRINAS QUE SE DESTACAM: A PRIMEIRA, E A MAIOR, ERA O CARÁTER MESSIÂNICO DE JESUS; OUTRA DOUTRINA ESSENCIAL ERA A RESSURREIÇÃO DE JESUS; A TERCEIRA ERA A SEGUNDA VINDA DE JESUS. A ARMA DA IGREJA ERA O TESTEMUNHO DE SEUS MEMBROS... À MEDIDA QUE O NÚMERO SE MULTIPLICAVA, AUMENTAVA OS TESTEMUNHOS, POIS CADA MEMBRO FALAVA COMO UM MENSAGEIRO DE CRISTO, SEM HAVER DISTINÇÃO ENTRE CLÉRIGOS E LEIGOS. AO PRINCÍPIO DESTE GRANDIOSO ESFORÇO, ESSE PUNHADO DE GENTE SIMPLES NECESSITAVA DE AJUDA SOBRENATURAL, POIS SE PROPUNHAM, SEM ARMAS NEM PRESTÍGIO SOCIAL, A TRANSFORMAR UMA NAÇÃO... ESSA AJUDA APARECEU NA FORMA DE GRANDES MILAGRES. O AMOR DE CRISTO DESSA GENTE FAZIA COM QUE TAMBÉM MOSTRASSEM UM AMOR PARA COM SEUS CONDISCÍPULOS, UMA UNIDADE DE ESPÍRITO, UM GOZO NA COMUNHÃO E, ESPECIALMENTE, UM INTERESSE ABNEGADO NOS MEMBROS NECESSITADOS DA IGREJA. LEMOS ACERCA DE UMA ENTREGA DE PROPRIEDADES POR PARTE DOS DISCÍPULOS MAIS RICOS. ESSA ENTREGA ERA INTEIRAMENTE VOLUNTÁRIA, NÃO DEBAIXO DE COAÇÃO OU PROMESAS.

6 ESSA PRÁTICA SURGIU COM A EXPECTATIVA DO PRONTO REGRESSO DE CRISTO. ESSE EXPERIMENTO FINANCEIRO FOI UM FRACASSO E FOI ABANDONADO RAPIDAMENTE. DEIXOU A IGREJA DE JERUSALÉM TÃO POBRE, QUE PELO ESPAÇO DE UMA GERAÇÃO SE REUNIRAM COLETAS NO ESTRANGEIRO PARA SUA SUBSISTÊNCIA. APÓS A MORTE DE ESTEVÃO, UMA GRANDE PERSEGUIÇÃO DESABOU SOBRE A IGREJA POR PARTE DOS JUDEUS, QUE CONSIDERAVAM O CRISTIANISMO UMA HERESIA A COMBATER (ATOS 8:1-5). MAIS TARDE, A PERSEGUIÇÃO ATINGIU TAMBÉM OS PRÓPRIOS APÓSTOLOS (ATOS 12:1-3). OS CRISTÃOS DISPERSOS LEVAVAM O EVANGELHO, COMEÇANDO A SE FORMAR IGREJAS FORA DA JUDÉIA. A PARTIR DO CAPÍTULO 9, O LIVRO DE ATOS COMEÇA A FALAR DO MINISTÉRIO DE PAULO, O APÓSTOLO DOS GENTIOS. A IGREJA FORA DE JERUSALÉM VAI SE TORNANDO O CENTRO DA NARRATIVA. EM JERUSALÉM, APÓS ALGUNS PROBLEMAS, A IGREJA ACEITOU OS GENTIOS COMO IRMÃOS ( CONCÍLIO DE JERUSALÉM, ATOS 15:1-31), CHEGANDO ATÉ A RECEBER SUA AJUDA MATERIAL (ROMANOS 15:26-27). MÁRTIRES: IRMÃOS QUE PAGARAM COM A VIDA SEU COMPROMISSO COM CRISTO

7 ESTEVÃO (APEDREJADO, JERUSALÉM, 34 DC). PEDRO (CRUCIFICADO, ROMA). PAULO (DECAPITADO, ROMA). COMO FOI O INÍCIO? TIAGO, O APÓSTOLO (ESPADA, JERUSALÉM, 44 DC). FILIPE, O APÓSTOLO (CRUCIFICADO, FRIGIA, 54 DC). MATEUS (LANÇA, ETIÓPIA, 60 DC). TIAGO, IRMÃO DE JESUS (APEDREJADO, JERUSALÉM). MATIAS (APEDREJADO E DECAPITADO, JERUSALÉM). ANDRÉ (CRUCIFICADO, ÁSIA). JUDAS, O APÓSTOLO (CRUCIFICADO, ÁSIA, 72 DC). BARTOLOMEU (CRUCIFICADO, ÍNDIA). TOMÉ (LANÇA, ÍNDIA). LUCAS (ENFORCADO, GRÉCIA). SIMÃO, O ZELOTE (CRUCIFICADO, ÁFRICA, 74 DC). BARNABÉ (73 DC).... E MUITOS OUTROS! ATÉ HOJE! O SER HUMANO PODE ESTAR DISPOSTO A MORRER POR AQUILO QUE ELE JULGA SER VERDADE, MAS NINGUÉM ESTÁ DISPOSTO A MORRER POR AQUILO QUE ELE SABE QUE É MENTIRA. Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos... Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas (2Coríntios 4:8-9 e 17-18). 18).

8 PARA CASA: ATOS 1-7 A HISTÓRIA DA IGREJA NO PRIMEIRO SÉCULO DESTAQUES O QUE ACONTECEU NO PRIMEIRO SÉCULO? OS ESCRITOS DO NOVO TESTAMENTO SÃO COMPILADOS. O CRISTIANISMO SE ESPALHA. O INÍCIO DAS PERSEGUIÇÕES. DETALHANDO UM POUCO MAIS OS ENSINOS DE JESUS SÃO COLETADOS E PRESERVADOS. OS ESCRITOS DO NOVO TESTAMENTO SÃO COMPLETADOS. UMA NOVA GERAÇÃO DE LÍDERES SUCEDE AOS APÓSTOLOS. APESAR DISSO, A EXPECTATIVA DE QUE O SENHOR VOLTARÁ A QUALQUER MOMENTO CONTINUA EM ALTA. O FIM ESTÁ PERTO. O EVANGELHO É LEVADO À UMA GRANDE PARTE DO MUNDO CONHECIDO DO IMPÉRIO ROMANO; E ATÉ PARA REGIÕES ALÉM DESTE.

9 IGREJAS LOCAIS COMEÇAM NAS SINAGOGAS JUDAICAS EM TODAS AS PARTES DO IMPÉRIO. O CRISTIANISMO É VISTO, EM PRINCÍPIO, COMO PARTE DO JUDAÍSMO. A IGREJA PASSA POR UMA FORTE CRISE PARA ENTENDER-SE A SI MESMA COMO UMA FÉ UNIVERSAL, E EM COMO RELACIONAR-SE COM AS SUAS RAÍZES JUDAICAS. O CRISTIANISMO COMEÇA A SE DISTANCIAR DO JUDAICO. UMA TRANSIÇÃO-CHAVE TOMA LUGAR QUANDO DA REVOLTA DOS JUDEUS CONTRA A AUTORIDADE ROMANA. NO ANO 70 OS CRISTÃOS NÃO TOMAM PARTE NA REVOLTA E SE MUDAM PARA PELLA, NA JORDÂNIA. NO ANO 90 OS JUDEUS, REUNIDOS EM JAMNIA, CONFIRMAM O CÂNON DAS ESCRITURAS HEBRAICAS. OS MESMOS LIVROS SÃO RECONHECIDOS COMO AUTORITATIVOS PELOS CRISTÃOS. PERSEGUIÇÕES TESTAM A IGREJA. O HISTORIADOR JUDEU FLÁVIO JOSEFO, EM SUA OBRA ANTIGUIDADES, IDA AO PÚBLICO MAIS TARDE NESSE SÉCULO, PARECE EXPRESSAR SURPRESA PELO FATO DE OS CRISTÃOS AINDA ESTAREM EXISTINDO. PRINCIPAIS PERSEGUIÇÕES INCLUEM NERO EM ROMA, QUE ACUSA OS CRISTÃOS PELO INCÊNDIO DEVASTADOR QUE ASSOLOU A CIDADE NO ANO 64. ELE USA CRISTÃOS COMO TOCHAS HUMANAS PARA ILUMINAR OS SEUS JARDINS. O IMPERADOR DOMICIANO ORDENA SER CULTUADO COMO "SENHOR E DEUS". O LIVRO DE APOCALIPSE É ESCRITO DURANTE O REINADO DELE, E PROCLAMA A CRISTO COMO O ÚNICO DIGNO DO NOSSO CULTO. CONTEXTO EXISTENTE PARA AS PERSEGUIÇÕES AOS CRISTÃOS...

10 CONTEXTO POLÍTICO... CONTEXTO RELIGIOSO... NO IMPÉRIO ROMANO AS RELIGIÕES APENAS ERAM TOLERADAS QUANDO CONTRIBUÍAM PARA A ESTABILIDADE DO IMPÉRIO. O CRISTIANISMO EXIGIA SUPREMA LEALDADE MORAL E ESPIRITUAL A CRISTO, COLOCANDO CÉSAR EM SEGUNDO PLANO. OS CRISTÃOS SE RECUSAVAM A OFERECER INCENSO NOS ALTARES DEVOTADOS AO IMPERADOR. AOS OLHOS DOS ROMANOS OS CRISTÃOS ERAM DESLEAIS. OS ROMANOS NÃO SE OPUNHAM A ADORAR NOVOS DEUSES, DESDE QUE SE SUBORDINASSEM À PRIMAZIA DA RELIGIÃO DO ESTADO. A ADORAÇÃO DOS ROMANOS ERA MECÂNICA E EXTERNA. OS CRISTÃOS NÃO ADORAVAM AS VÁRIAS DIVINDADES, NÃO TINHAM ÍDOLOS E SEU CULTO ERA ESPIRITUAL E INTERNO E, POR CAUSA DISSO, ERAM VISTOS COMO ATEUS. CONTEXTO SOCIAL... O EVANGELHO AVANÇAVA PRINCIPALMENTE ENTRE OS POBRES, PREGANDO A IGUALDADE DE TODOS OS HOMENS EM CRISTO (COLOSSENSES 3:9-11). ISSO TRAZIA DESPREZO E MEDO POR PARTE DOS LÍDERES DA ARISTOCRACIA. OS CRISTÃOS NÃO PARTICIPAVAM DOS FREQÜENTES AJUNTAMENTOS PAGÃOS NOS TEMPLOS, TEATROS E LUGARES DE RECREAÇÃO. SEU INCONFORMISMO COM OS PADRÕES SOCIAIS VIGENTES LHES TROUXE GRANDE ANTIPATIA, LEVANDO OS PAGÃOS A CHAMÁ-LOS DE INIMIGOS DA RAÇA HUMANA. O SIGILO DOS CULTOS CRISTÃOS SUSCITOU UMA SÉRIE DE BOATOS (INCESTO, CANIBALISMO, PRÁTICAS DESUMANAS, ETC). CONTEXTO ECONÔMICO... POR TRÁS DAS VÁRIAS RELIGIÕES PAGÃS, OPERAVA UMA LUCRATIVA MÁQUINA ECONÔMICA. ESSA MÁQUINA, IMPORTANTE PARA A ECONOMIA DO IMPÉRIO, ESTAVA SENDO SERIAMENTE AMEAÇADA PELOS CRISTÃOS (ATOS 19:24-27). 27).

11 PERSEGUIÇÕES DO PRIMEIRO SÉCULO A PRIMEIRA DAS PERSEGUIÇÕES GENERALIZADAS DE ROMA CONTRA A IGREJA FOI QUANDO NERO ERA O IMPERADOR. NERO SE DEIXOU LEVAR POR SEUS SONHOS DE GRANDEZA E PODER, LEVANDO O POVO A ESPERAR PELO PIOR. NA NOITE DE 18 DE JULHO DE 64 DC, UM GRANDE INCÊNDIO COMEÇOU EM ROMA. O POVO SUSPEITOU QUE O PRÓPRIO IMPERADOR ERA O RESPONSÁVEL. PERSEGUIÇÕES DO PRIMEIRO SÉCULO NERO COLOCOU A CULPA NOS CRISTÃOS E ESTES FORAM ALVOS DE INTENSA CRUELDADE. APÓS UM PERÍODO DE INTENSA PERTURBAÇÃO SOCIAL NO IMPÉRIO COM A MORTE DE NERO, COUBE AO IMPERADOR DOMICIANO, QUE SUBIU AO PODER EM 81 DC, A FAMA DE TORNAR A PERSEGUIR OS CRISTÃOS. OS PRIMEIROS ATAQUES À IGREJA NÃO VIERAM POR PARTE DOS ROMANOS, MAS DOS JUDEUS, CRENDO QUE, ASSIM FAZENDO, ESTARIAM SERVINDO A DEUS (JOÃO 16:1-3). MAIS TARDE, QUANDO O CRISTIANISMO TORNOU-SE A RELIGIÃO DOMINANTE, A SITUAÇÃO SE INVERTEU. MOTIVADOS PELAS HISTÓRIAS DE PERSEGUIÇÕES, MUITOS DESENVOLVERAM UM SENTIMENTO ANTI- JUDAICO, LEVANDO A MATANÇAS DE IGUAL CRUELDADE. ANO 100 DC: DUAS GERAÇÕES DEPOIS DE CRISTO PERCENTAGEM DE CRISTÃOS: 0.6% RAÇAS NA IGREJA: OUTRAS: 70%; BRANCA: 30%; EVANGELIZAÇÃO: 28% DO MUNDO ESCRITURAS: 6 IDIOMAS TOTAL DE MÁRTIRES DESDE 33 DC: (1.2% DO TODOS OS CRISTÃOS; 370 POR ANO)

12 PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS DO PRIMEIRO SÉCULO ANO 64 INCÊNDIO DE ROMA O IMPERADOR NERO ACUSA OS CRISTÃOS E INTENSIFICA AS PERSEGUIÇÕES ANO 70 TITO DESTROI JERUSALÉM E O TEMPLO. AUMENTA A SEPARAÇÃO ENTRE O CRISTIANISMO E O JUDAISMO PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS DO PRIMEIRO SÉCULO COM A MESMA INTENSIDADE QUE OS APÓSTOLOS OBEDECIAM À GRANDE COMISSÃO, AS PERSEGUIÇÕES ACONTECIAM. OS APÓSTOLOS E PRIMEIROS CRISTÃOS FORAM SENDO APEDREJADOS, DECAPITADOS, CRUCIFICADOS, QUEIMADOS E MORTOS À ESPADA (AT 8.1-4; HB ). À MEDIDA QUE OS PRIMEIROS CRISTÃOS IAM SAINDO DO CENÁRIO, OUTROS FORAM LEVANTADOS POR DEUS COM O MESMO ZELO E AUTORIDADE, A FIM DE DAREM CONTINUIDADE À EXPANSÃO DO EVANGELHO. PARA CASA: ATOS 8,9 E 15

Uma leitura apressada dos Atos dos Apóstolos poderia nos dar a impressão de que todos os seguidores de Jesus o acompanharam da Galileia a Jerusalém,

Uma leitura apressada dos Atos dos Apóstolos poderia nos dar a impressão de que todos os seguidores de Jesus o acompanharam da Galileia a Jerusalém, Uma leitura apressada dos Atos dos Apóstolos poderia nos dar a impressão de que todos os seguidores de Jesus o acompanharam da Galileia a Jerusalém, lá permanecendo até, pelo menos, pouco depois de Pentecostes.

Leia mais

No princípio era aquele que é a Palavra... João 1.1 UMA IGREJA COM PROPÓSITOS. Pr. Cristiano Nickel Junior

No princípio era aquele que é a Palavra... João 1.1 UMA IGREJA COM PROPÓSITOS. Pr. Cristiano Nickel Junior No princípio era aquele que é a Palavra... João 1.1 UMA IGREJA COM PROPÓSITOS Pr. Cristiano Nickel Junior O propósito é que a Igreja seja um exército com bandeiras Martyn Lloyd-Jones No princípio era aquele

Leia mais

Se Jesus ressuscitou, onde estão as testemunhas?

Se Jesus ressuscitou, onde estão as testemunhas? Se Jesus ressuscitou, onde estão as testemunhas? 1 Coríntios 15.1-11 1. Irmãos, quero lembrar-lhes o evangelho que lhes preguei, o qual vocês receberam e no qual estão firmes. 2. Por meio deste evangelho

Leia mais

Roteiro 5 Os apóstolos de Jesus. A missão dos doze apóstolos.

Roteiro 5 Os apóstolos de Jesus. A missão dos doze apóstolos. FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro 1 Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo Roteiro 5 Os apóstolos de Jesus. A missão dos doze apóstolos. 1 2 3 4 5

Leia mais

Todos Batizados em um Espírito

Todos Batizados em um Espírito 1 Todos Batizados em um Espírito Leandro Antonio de Lima Podemos ver os ensinos normativos a respeito do batismo com o Espírito Santo nos escritos do apóstolo Paulo, pois em muitas passagens ele trata

Leia mais

Apocalipse. Contexto:

Apocalipse. Contexto: Apocalipse Contexto: Última década do Século I Imperador Domiciano Culto ao Imperador Perseguição imperial Igreja de mártires João é o último apóstolo vivo João, o último apóstolo vivo, exilado na ilha

Leia mais

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé.

Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9. I A primeira ideia do texto é o apelo à firmeza da fé. 1 Mosaicos #7 Escolhendo o caminho a seguir Hb 13:8-9 Introdução: Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre. Não se deixem levar pelos diversos ensinos estranhos. É bom que o nosso coração seja

Leia mais

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula IV - Introdução ao Novo Testamento e o caráter Literário dos evangelhos A ORIGEM DO NOME A expressão traduzida

Leia mais

IIIDomingo Tempo Pascal- ANO A «..Ficai connosco, Senhor, porque o dia está a terminar e vem caindo a noite

IIIDomingo Tempo Pascal- ANO A «..Ficai connosco, Senhor, porque o dia está a terminar e vem caindo a noite Ambiente: Os comentadores destacaram, muitas vezes, a intenção teológica deste relato. Que é que isto significa? Significa que não estamos diante de uma reportagem jornalística de uma viagem geográfica,

Leia mais

Aula 5.1 Conteúdo: As grandes Religiões de matriz ocidental Judaísmo Cristianismo Islamismo ENSINO RELIGIOSO CONTEÚDO E HABILIDADES

Aula 5.1 Conteúdo: As grandes Religiões de matriz ocidental Judaísmo Cristianismo Islamismo ENSINO RELIGIOSO CONTEÚDO E HABILIDADES CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Aula 5.1 Conteúdo: As grandes Religiões de matriz ocidental Judaísmo Cristianismo Islamismo 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO

Leia mais

Assunto: Estudo das várias leis que estavam em operação no tempo de Cristo. 1) Lei Romana = Lei que os cidadãos obedeciam

Assunto: Estudo das várias leis que estavam em operação no tempo de Cristo. 1) Lei Romana = Lei que os cidadãos obedeciam Lição 1 Leis no tempo de Cristo Assunto: Estudo das várias leis que estavam em operação no tempo de Cristo 1) Lei Romana = Lei que os cidadãos obedeciam 2) Lei Civil do A.T. = Tinha a ver com os costumes

Leia mais

10.7 Pedro e a pedra; início das profecias sobre a Igreja

10.7 Pedro e a pedra; início das profecias sobre a Igreja 10.7 Pedro e a pedra; início das profecias sobre a Igreja Aula 53 A primeira vez que a Igreja é profetizada diretamente, está em Mateus: Mateus 16:13~18;... edificarei a minha igreja. V.18; no original

Leia mais

São Paulo ganha dos companheiros. São atribuías a S.Paulo 14 cartas. Umas são dele mesmo: Romanos, 1 e 2 aos Corintios, a Filemom, aos Gálatas, aos

São Paulo ganha dos companheiros. São atribuías a S.Paulo 14 cartas. Umas são dele mesmo: Romanos, 1 e 2 aos Corintios, a Filemom, aos Gálatas, aos No Antigo Testamento são citadas algumas cartas, como no 2ºMacabeus, capi.1º. Mas é no Novo Testamento que muitas cartas foram conservadas como parte integrante da revelação de Deus. No Novo Testamento

Leia mais

O Movimento de Jesus

O Movimento de Jesus O Movimento de Jesus Tudo começou na Galiléia Quando Jesus começou a percorrer a Palestina, indo das aldeias às cidades, anunciando a Boa Nova do Evangelho, o povo trabalhador ia atrás dele. A fama de

Leia mais

Gr.Bíblico. Evangelho de. Nossa Senhora Conceição. São Mateus Ano litúrgico A

Gr.Bíblico. Evangelho de. Nossa Senhora Conceição. São Mateus Ano litúrgico A Evangelho de São Mateus Ano litúrgico A O Segundo Envangelho O TEMPO DE JESUS E O TEMPO DA IGREJA Este Evangelho, transmitido em grego pela Igreja, deve ter sido escrito originariamente em aramaico, a

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; e Ele passou a ensiná-los dizendo... Mateus 5.

Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; e Ele passou a ensiná-los dizendo... Mateus 5. Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; e Ele passou a ensiná-los dizendo... Mateus 5.1-2 E na minha nação excedia em judaísmo a muitos da minha

Leia mais

Carta de Paulo aos romanos:

Carta de Paulo aos romanos: Carta de Paulo aos romanos: Paulo está se preparando para fazer uma visita à comunidade dos cristãos de Roma. Ele ainda não conhece essa comunidade, mas sabe que dentro dela existe uma grande tensão. A

Leia mais

A Unidade de Deus. Jesus Cristo é o Único Deus. Pai Filho Espírito Santo. Quem é Jesus? Como os Apóstolos creram e ensinaram? O que a Bíblia diz?

A Unidade de Deus. Jesus Cristo é o Único Deus. Pai Filho Espírito Santo. Quem é Jesus? Como os Apóstolos creram e ensinaram? O que a Bíblia diz? A Unidade de Deus Quem é Jesus? Como os Apóstolos creram e ensinaram? O que a Bíblia diz? Vejamos a seguir alguns tópicos: Jesus Cristo é o Único Deus Pai Filho Espírito Santo ILUSTRAÇÃO Pai, Filho e Espírito

Leia mais

#61. 10.14 O batismo do Espírito Santo

#61. 10.14 O batismo do Espírito Santo 10.14 O batismo do Espírito Santo #61 Estudamos o novo nascimento e vimos como o Espírito Santo realiza essa obra juntamente com a Palavra de Deus. Tínhamos que entender o novo nascimento e como alguém

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA A IMPORTÂNCIA DAS OBRAS DE FÉ William Soto Santiago Cayey Porto Rico 16 de Março de 2011 Reverendo William Soto Santiago, Ph. D. CENTRO DE DIVULGAÇÃO DO EVANGELHO DO REINO http://www.cder.com.br E-mail:

Leia mais

COMO E ONDE OS DONS DE PODER SE MANIFESTAM

COMO E ONDE OS DONS DE PODER SE MANIFESTAM DONS DE PODER Lição 4-27 de Abril de 2014 Texto Áureo: I Coríntios 2.4 A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito

Leia mais

O PLANO CONTRA LÁZARO

O PLANO CONTRA LÁZARO João 12 Nesta Lição Estudará... Jesus em Betânia O Plano Contra Lázaro Jesus Entra em Jerusalém Alguns Gregos Vão Ver Jesus Anuncia a Sua Morte Os Judeus Não Crêem As Palavras de Jesus Como Juiz JESUS

Leia mais

Daniel fazia parte de uma grupo seleto de homens de Deus. Ele é citado pelo profeta Ezequiel e por Jesus.

Daniel fazia parte de uma grupo seleto de homens de Deus. Ele é citado pelo profeta Ezequiel e por Jesus. Profeta Daniel Daniel fazia parte de uma grupo seleto de homens de Deus. Ele é citado pelo profeta Ezequiel e por Jesus. O livro de Daniel liga-se ao livro do Apocalipse do Novo Testamento, ambos contêm

Leia mais

Estudo 17 Testemunhar a Cristo: um desafio diário. Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406

Estudo 17 Testemunhar a Cristo: um desafio diário. Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Estudo 17 Testemunhar a Cristo: um desafio diário Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Roteiro 1- Introdução 2- Fundamento Bíblico 3- Conclusão 1. Introdução Voce entende por que é importante

Leia mais

Estêvão, o primeiro mártir do cristianismo

Estêvão, o primeiro mártir do cristianismo Estêvão, o primeiro mártir do cristianismo Roteiro 11 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo Objetivos Elaborar

Leia mais

PAGINA 1 BÍBLIA PASSO A PASSO NOVO TESTAMENTO

PAGINA 1 BÍBLIA PASSO A PASSO NOVO TESTAMENTO PAGINA 1 BÍBLIA PASSO A PASSO NOVO TESTAMENTO 11. PERÍODOS DA VIDA DE JESUS 28 E a fama de Jesus se espalhou depressa por toda a região da Galiléia. Jesus cura a sogra de Pedro: 29 Logo depois, Jesus,

Leia mais

A ESPERANÇA QUE VEM DO ALTO. Romanos 15:13

A ESPERANÇA QUE VEM DO ALTO. Romanos 15:13 A ESPERANÇA QUE VEM DO ALTO Romanos 15:13 - Ora o Deus de esperança vos encha de toda a alegria e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo. Só Deus pode nos dar uma

Leia mais

A filha da mulher cananeia (Mateus 15:21-28). PREPARANDO MISSIONÁRIOS. O endemoniado gadareno (Marcos 5:1-20).

A filha da mulher cananeia (Mateus 15:21-28). PREPARANDO MISSIONÁRIOS. O endemoniado gadareno (Marcos 5:1-20). Lição 8-22 de agosto de 2015 O plano de Jesus era preparar primeiro o povo judeu como base para as missões para outras culturas. Não obstante, não disperdiçou as oportunidades que se apresentaram para

Leia mais

O CÂNON Sagrado compreende 46 Livros no ANTIGO TESTAMENTO e 27 Livros no NOVO TESTAMENTO.

O CÂNON Sagrado compreende 46 Livros no ANTIGO TESTAMENTO e 27 Livros no NOVO TESTAMENTO. Ao contrário do que parece à primeira vista, a Bíblia não é um livro único e independente, mas uma coleção de 73 livros, uma mini biblioteca que destaca o a aliança e plano de salvação de Deus para com

Leia mais

Deus está implantando o Seu Reino aqui na Terra e Ele tem deixado bem claro qual é a visão dele para nós:

Deus está implantando o Seu Reino aqui na Terra e Ele tem deixado bem claro qual é a visão dele para nós: Visão do MDa Na visão do MDA, é possível à Igreja Local ganhar multidões para Jesus sem deixar de cuidar bem de cada cristão é o modelo de discipulado um a um em ação. O MDA abrange diversos fatores desenvolvidos

Leia mais

A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ

A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ O BATISMO DO SENHOR JESUS CRISTO E O COMEÇO DE SEU MINIST ÉRIO Volume 03 Escola: Nome : Professor (a): Data : / / 5) VAMOS BRINCAR DE FORCA? Marque com um x na letra

Leia mais

Estudo Sobre A Ceia Do Senhor: Livre Ou Restrita?

Estudo Sobre A Ceia Do Senhor: Livre Ou Restrita? Estudo Sobre A Ceia Do Senhor: Livre Ou Restrita? Pr. Pedro Almeida 1. Textos: 1- Mt. 26:26-29 2- Mc. 14:22-26 3- Lc. 22:14-20 4- At. 2:42 5- At. 20:7 6-1Co. 10:1-4 7-1Co. 10:15-22 8-1Co. 11:17-34 2. Introdução:

Leia mais

O texto nomeia os 11, mais algumas mulheres, das quais só menciona Maria, com os irmãos de Jesus. Aqui aparece um fato curioso e edificante.

O texto nomeia os 11, mais algumas mulheres, das quais só menciona Maria, com os irmãos de Jesus. Aqui aparece um fato curioso e edificante. Aula 25 Creio na Igreja Católica.1 Frei Hipólito Martendal, OFM. 1. Leitura de At 2, 1-15. Ler e explicar... Dia de Pentecostes (=Quinquagésima) é o 50º dia depois da Páscoa. Os judeus celebravam a Aliança

Leia mais

Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3).

Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3). Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3). O capítulo três do Evangelho de João conta uma história muito interessante, dizendo que certa noite

Leia mais

18 Estudos Bíblicos para Evangelismo e Discipulado

18 Estudos Bíblicos para Evangelismo e Discipulado LIÇÃO 1 - EXISTE UM SÓ DEUS 18 Estudos Bíblicos para Evangelismo e Discipulado A Bíblia diz que existe um único Deus. Tiago 2:19, Ef. 4 1- O Deus que Criou Todas as coisas, e que conduz a sua criação e

Leia mais

Pr. Ademilson Ribeiro Presidente do Ministério Graça Plena

Pr. Ademilson Ribeiro Presidente do Ministério Graça Plena Pr. Ademilson Ribeiro Presidente do Ministério Graça Plena Texto: (2º cor 9.6) "Celebrai com júbilo ao Senhor" Introdução Ao completar dez anos (10) de existência, o Ministério Graça Plena chega em 2014,

Leia mais

Apostila Fundamentos. Batismo nas Águas. batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo... Mt 28:19

Apostila Fundamentos. Batismo nas Águas. batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo... Mt 28:19 Apostila Fundamentos Batismo nas Águas batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo... Mt 28:19 B a t i s m o n a s Á g u a s P á g i n a 2 Batismo nas Águas Este é outro passo que está

Leia mais

O líder influenciador

O líder influenciador A lei da influência O líder influenciador "Inflenciar é exercer ação psicológica, domínio ou ascendências sobre alguém ou alguma coisa, tem como resultado transformações físicas ou intelectuais". Liderança

Leia mais

Lembrança da Primeira Comunhão

Lembrança da Primeira Comunhão Lembrança da Primeira Comunhão Jesus, dai-nos sempre deste pão Meu nome:... Catequista:... Recebi a Primeira Comunhão em:... de... de... Local:... Pelas mãos do padre... 1 Lembrança da Primeira Comunhão

Leia mais

Texto base Jo 8: 12 a 59

Texto base Jo 8: 12 a 59 Texto base Jo 8: 12 a 59 EU SOU Eternidade, Imutabilidade e Fidelidade pactual a. A busca equivocada Após a multiplicação dos pães e peixes, Jesus deixou a multidão (Jo 6: 1 a 15) A multidão resolveu procurá-lo

Leia mais

Lição 1 - Apresentando o Evangelho Texto Bíblico Romanos 1.16,17

Lição 1 - Apresentando o Evangelho Texto Bíblico Romanos 1.16,17 Lição 1 - Apresentando o Evangelho Texto Bíblico Romanos 1.16,17 Paulo escreveu uma carta à Igreja de Roma, mas não foi ele o instrumento que Deus usou para fazer acontecer uma Agência do Reino de Deus

Leia mais

Enquadramento Histórico

Enquadramento Histórico Enquadramento Histórico Aquilo que os cristãos conhecem de Paulo resume-se a dois ou três momentos da sua vida: a conversão na estrada de Damasco, o discurso no areópago de Atenas, o martírio na cidade

Leia mais

Nesta nova série Os Discursos de Jesus vamos aprofundar as Palavras de Jesus :- seus discursos, suas pregações e sermões. Ele falou aos seus

Nesta nova série Os Discursos de Jesus vamos aprofundar as Palavras de Jesus :- seus discursos, suas pregações e sermões. Ele falou aos seus Nesta nova série Os Discursos de Jesus vamos aprofundar as Palavras de Jesus :- seus discursos, suas pregações e sermões. Ele falou aos seus apóstolos na intimidade, falou a um grupo maior que se aproximava

Leia mais

QUEM ANUNCIA AS BOAS NOVAS COOPERA COM O CRESCIMENTO DA IGREJA. II Reunião Executiva 01 de Maio de 2015 São Luís - MA

QUEM ANUNCIA AS BOAS NOVAS COOPERA COM O CRESCIMENTO DA IGREJA. II Reunião Executiva 01 de Maio de 2015 São Luís - MA QUEM ANUNCIA AS BOAS NOVAS COOPERA COM O CRESCIMENTO DA IGREJA II Reunião Executiva 01 de Maio de 2015 São Luís - MA At 9.31 A igreja, na verdade, tinha paz por toda Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se

Leia mais

PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA e SÃO LOURENÇO Em obediência à vossa palavra, lançarei as redes (Lc 5,5b)

PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA e SÃO LOURENÇO Em obediência à vossa palavra, lançarei as redes (Lc 5,5b) Evangelho A palavra Evangelho significa: Boas Novas. Portando, não temos quatro evangelhos, mas quatro evangelistas que escreveram, cada um, conforme sua visão, as boas-novas de salvação, acerca do Senhor

Leia mais

MESOPOTÂMIA ORIENTE MÉDIO FENÍCIA ISRAEL EGITO PÉRSIA. ORIENTE MÉDIO origem das primeiras civilizações

MESOPOTÂMIA ORIENTE MÉDIO FENÍCIA ISRAEL EGITO PÉRSIA. ORIENTE MÉDIO origem das primeiras civilizações MESOPOTÂMIA FENÍCIA ISRAEL EGITO ORIENTE MÉDIO PÉRSIA ORIENTE MÉDIO origem das primeiras civilizações CIVILIZAÇÕES DA ANTIGUIDADE ORIENTAL Mesopotâmia - Iraque Egito Hebreus Israel Fenícios Líbano Pérsia

Leia mais

Um sonho possível. O mundo vai ver uma flor Brotar do impossível chão.

Um sonho possível. O mundo vai ver uma flor Brotar do impossível chão. Um Sonho Possível Um sonho possível O mundo vai ver uma flor Brotar do impossível chão. Jesus foi morto e sepultado Um Sonho Possível: Encontrar-me com Deus, através da Cruz de Cristo. Um Sonho

Leia mais

Filho de Zebedeu. Irmão de Tiago. João 21:20-24 descreve o autor como sendo "o discípulo que Jesus amava Filhos do trovão; Marcos 3:17

Filho de Zebedeu. Irmão de Tiago. João 21:20-24 descreve o autor como sendo o discípulo que Jesus amava Filhos do trovão; Marcos 3:17 Aula 4 05/11/2014 Filho de Zebedeu Irmão de Tiago João 21:20-24 descreve o autor como sendo "o discípulo que Jesus amava Filhos do trovão; Marcos 3:17 João provavelmente morava em Betsaida, na Galileia

Leia mais

No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!

No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! SÉRIE: QUEM É JESUS? Jesus é o Cordeiro de Deus Data: / 09 / 2010 - Semana 4. No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! 1 / 7 1)

Leia mais

Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens. (1 Timóteo 2:1)

Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens. (1 Timóteo 2:1) Ministério de Intercessão A Intercessão e a Batalha Espiritual Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens. (1 Timóteo 2:1) O que é Intercessão?

Leia mais

2º Aquele que não pratica (não pratica a Lei), mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é

2º Aquele que não pratica (não pratica a Lei), mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é Muitos, ao ouvirem que o cristão não precisa praticar as obras da Lei, como: guarda do sábado, sacrifício de jejum, uso do véu, devolução de dízimo, etc., logo fazem a seguinte pergunta: A Lei de Deus

Leia mais

Lição 07 A COMUNIDADE DO REI

Lição 07 A COMUNIDADE DO REI Lição 07 A COMUNIDADE DO REI OBJETIVO: Apresentar ao estudante, o ensino bíblico sobre a relação entre a Igreja e o Reino de Deus, para que, como súdito desse reino testemunhe com ousadia e sirva em amor.

Leia mais

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ESTUDO 4 A PESCA MILAGROSA

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ESTUDO 4 A PESCA MILAGROSA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ESTUDO 4 A PESCA MILAGROSA A PESCA MILAGROSA LUCAS 5:1-11; JOÃO 21:1-17 A PRIMEIRA PESCA MARAVILHOSA JÁ ESTÁ TUDO PAGO! NÃO DEVO + Porque estudar os milagres de Jesus? Jesus nos

Leia mais

Educação de Filhos de 0 a 5 anos. Edilson Soares Ribeiro Cláudia Emília Ribeiro 31/03/2013

Educação de Filhos de 0 a 5 anos. Edilson Soares Ribeiro Cláudia Emília Ribeiro 31/03/2013 Educação de Filhos de 0 a 5 anos Edilson Soares Ribeiro Cláudia Emília Ribeiro 31/03/2013 Bom dia! Aula 4 Nosso Objetivos Educando Filhos segundo a Vontade de Deus Desenvolvimento da criança Influências

Leia mais

Visão MDA. Sidnei Souza Hewlett-Packard 01/01/2014

Visão MDA. Sidnei Souza Hewlett-Packard 01/01/2014 2014 Visão MDA [Digite o subtítulo do documento] VI [Digite o resumo do documento aqui. Em geral, um resumo é um apanhado geral do conteúdo do documento. Digite o resumo do documento aqui. Em geral, um

Leia mais

OS IRMÃOS DA COPA. HONDURAS Wilson, Jhony e Jerry Palacios. COSTA DO MARFIM Yaya e Kolo Touré. PARAGUAI Edgard e Diego Barreto

OS IRMÃOS DA COPA. HONDURAS Wilson, Jhony e Jerry Palacios. COSTA DO MARFIM Yaya e Kolo Touré. PARAGUAI Edgard e Diego Barreto OS IRMÃOS DA COPA HONDURAS Wilson, Jhony e Jerry Palacios COSTA DO MARFIM Yaya e Kolo Touré PARAGUAI Edgard e Diego Barreto ALEMANHA e GANA Jerome e Kevin Prince Boateng OS FILHOS DO TROVÃO TIAGO E JOÃO

Leia mais

Segundo os Evangelhos, Jesus teria vivido toda sua infância, adolescência e juventude em Nazaré com sua família e com o povo dessa pequena aldeia.

Segundo os Evangelhos, Jesus teria vivido toda sua infância, adolescência e juventude em Nazaré com sua família e com o povo dessa pequena aldeia. Jesus e sua vida Segundo os Evangelhos, Jesus teria vivido toda sua infância, adolescência e juventude em Nazaré com sua família e com o povo dessa pequena aldeia. Seu nascimento foi no meio de muitas

Leia mais

Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL

Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL 1 Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL 04/03/2001 N Jo 9 1 Jesus ia caminhando quando viu um homem que tinha nascido cego. 2 Os seus discípulos perguntaram:

Leia mais

Apêndice 2. Instruções para Manejar Bem a Palavra da Verdade

Apêndice 2. Instruções para Manejar Bem a Palavra da Verdade APÊNDICE 2 259 Apêndice 2 Instruções para Manejar Bem a Palavra da Verdade Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade (2

Leia mais

Pensando no Culto. Aula 21/12/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Pensando no Culto. Aula 21/12/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Pensando no Culto Aula 21/12/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira #osfieispiram! As vossas festas de lua nova e as vossas solenidades, a minha alma as aborrece; já me são pesadas; estou cansado de

Leia mais

O NASCIMENTO DE JESUS

O NASCIMENTO DE JESUS Bíblia para crianças apresenta O NASCIMENTO DE JESUS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:M. Maillot Adaptado por: E. Frischbutter; Sarah S. O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da

Leia mais

Mas isso irá requerer uma abordagem pessoal, persistente, muita oração e uma ferramenta poderosa para nos ajudar a fazer isso!

Mas isso irá requerer uma abordagem pessoal, persistente, muita oração e uma ferramenta poderosa para nos ajudar a fazer isso! 2015 NOSSO CONTEXTO GLOBAL: Quase 3 bilhões de pessoas online Quase 2 bilhões de smartphones 33% de toda a atividade online é assistindo a vídeos BRAZIL: Mais de 78% dos jovens (15-29) usam internet. São

Leia mais

O Calendário Judaico. Cronologia. Cronologia HARMONIZAÇÃO CRONOLÓGICA O ANO DO NASCIMENTO DE JESUS. Mt 2:1-23 Época do Nascimento:

O Calendário Judaico. Cronologia. Cronologia HARMONIZAÇÃO CRONOLÓGICA O ANO DO NASCIMENTO DE JESUS. Mt 2:1-23 Época do Nascimento: Há Harmonia Entre os Evangelhos? Mar/Abr/2015 Vlademir Hernandes AULA 3 15/3/2015 Recapitulação A importância dos Evangelhos Por que 4 evangelhos Bibliografia A necessidade de harmonização Exercícios sobre

Leia mais

EVANGELHOS DE MATEUS E MARCOS

EVANGELHOS DE MATEUS E MARCOS Lição 3 EVANGELHOS DE MATEUS E MARCOS 1. Mateus O Evangelho de Mateus recebe o nome do seu autor, que significa presente do Senhor. Mateus foi um judeu, coletor de impostos para o governo romano, ou seja,

Leia mais

Relacionamento com Deus

Relacionamento com Deus Relacionamento com Deus Apocalipse 3:14-19 Lucas 11 Mateus 6 Pra Ivonne Muniz Junho 2014 Apocalipse 3:14-19 E ao anjo da igreja de Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o

Leia mais

MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA

MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA 1 40 dias vivendo para Jesus 12/05/2013 At 1 4 Um dia, quando estava com os apóstolos, Jesus deu esta ordem: Fiquem em Jerusalém e esperem até que o Pai

Leia mais

REIS BONS E REIS MAUS

REIS BONS E REIS MAUS Bíblia para crianças apresenta REIS BONS E REIS MAUS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem

Leia mais

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula XXII A PRIMEIRA CARTA DE PEDRO E REFLEXÕES SOBRE O SOFRIMENTO Até aqui o Novo Testamento tem dito pouco sobre

Leia mais

O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO

O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO Vós ouviste o que vos disse: Vou e retorno a vós. Se me amásseis, ficaríeis alegres por eu ir para o Pai, porque o Pai é maior do que eu. João

Leia mais

Naquela ocasião Jesus disse: "Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos

Naquela ocasião Jesus disse: Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos As coisas encobertas pertencem ao Senhor, ao nosso Deus, mas as reveladas pertencem a nós e aos nossos filhos para sempre, para que sigamos todas as palavras desta lei. Deuteronômio 29.29 Naquela ocasião

Leia mais

A RECONCILIAÇÃO DE TODAS AS COISAS

A RECONCILIAÇÃO DE TODAS AS COISAS Colossenses 1:13-23 A RECONCILIAÇÃO DE TODAS AS COISAS Um dos assuntos que é muito proeminente nas epístolas de Paulo é o de RECONCILIAÇÃO. Ligado com este assunto, estão algumas das verdades mais notáveis

Leia mais

...E os discípulos puderam finalmente crer...

...E os discípulos puderam finalmente crer... Ele está vivo!! Quem? O coelhinho? Afinal de contas, o que significa Páscoa? Messias ressuscitou no início do primeiro dia da semana e apareceu a Maria Madalena, que foi contar a novidade aos Seus amigos.

Leia mais

Só Deus é bom! do jovem rico

Só Deus é bom! do jovem rico Só Deus é bom! As memórias do jovem rico Carlos Mesters Só Deus é bom! As memórias do jovem rico Direção editorial: Claudiano Avelino dos Santos Assistente editorial: Jacqueline Mendes Fontes Revisão:

Leia mais

BASES DA CONVERSÃO CRISTÃ E DO DISCIPULADO

BASES DA CONVERSÃO CRISTÃ E DO DISCIPULADO BASES DA CONVERSÃO CRISTÃ E DO DISCIPULADO O que é uma pessoa cristã? É a pessoa que acredita que o Deus vivo é revelado em e por meio de Jesus Cristo, que aceita Jesus Cristo como Senhor e Salvador, que

Leia mais

NOME DO CURSO ORAR É AÇÃO EBA. Nome do professor

NOME DO CURSO ORAR É AÇÃO EBA. Nome do professor ORAR É AÇÃO EBA Aprendendo a ORAR com Paulo Ef. 1:15-19. Por isso também eu, tendo ouvido da fé que há entre vós no Senhor Jesus e o amor para com todos os santos, não cesso de dar graças por vós, fazendo

Leia mais

1- INTRODUÇÃO. A história da vida de Jesus Cristo encontra-se em toda Bíblia. VT Jesus em profecia NT Jesus histórico

1- INTRODUÇÃO. A história da vida de Jesus Cristo encontra-se em toda Bíblia. VT Jesus em profecia NT Jesus histórico Vida de Cristo 1- INTRODUÇÃO A história da vida de Jesus Cristo encontra-se em toda Bíblia. VT Jesus em profecia NT Jesus histórico Entre o VT e o NT 400 anos de silêncio. No tempo de Jesus a Judéia estava

Leia mais

EVANGELHO Mt 22,1-14 «.Na verdade, muitos são os chamados, mas poucos os escolhidos.».

EVANGELHO Mt 22,1-14 «.Na verdade, muitos são os chamados, mas poucos os escolhidos.». «.Na verdade, muitos são os chamados, mas poucos os escolhidos.». Ambiente: Continuamos em Jerusalém, nos dias que antecedem a Páscoa. Os dirigentes religiosos judeus aumentam a pressão sobre Jesus. Instalados

Leia mais

CURSO DE PREPARAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE LÍDERES 2013 Presbitério de Campinas. Espiritualidade do Líder Pr. Thiago Jachetto de Campos

CURSO DE PREPARAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE LÍDERES 2013 Presbitério de Campinas. Espiritualidade do Líder Pr. Thiago Jachetto de Campos CURSO DE PREPARAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE LÍDERES 2013 Presbitério de Campinas Pr. Thiago Jachetto de Campos Religião INTRODUÇÃO Religare (latim) Nossa espiritualidade é a resposta à graça de Deus e não

Leia mais

O NASCIMENTO DO SALVADOR

O NASCIMENTO DO SALVADOR Mensagem pregada pelo Pr Luciano R. Peterlevitz no culto de natal na Igreja Batista Novo Coração, em 20 de dezembro de 2015. Evangelho de Lucas 2.8-20: 8 Havia pastores que estavam nos campos próximos

Leia mais

1ª Leitura - Ex 17,3-7

1ª Leitura - Ex 17,3-7 1ª Leitura - Ex 17,3-7 Dá-nos água para beber! Leitura do Livro do Êxodo 17,3-7 Naqueles dias: 3 O povo, sedento de água, murmurava contra Moisés e dizia: 'Por que nos fizeste sair do Egito? Foi para nos

Leia mais

Apostila de Fundamentos. Arrependimento. Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados...

Apostila de Fundamentos. Arrependimento. Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados... Apostila de Fundamentos Arrependimento Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados... (Atos 3:19) A r r e p e n d i m e n t o P á g i n a 2 Arrependimento É muito importante

Leia mais

Sumário. Prefácio...3. 1. As evidências da ressurreição de Cristo...5. 2. Se Jesus está vivo, onde posso encontrá-lo?...15

Sumário. Prefácio...3. 1. As evidências da ressurreição de Cristo...5. 2. Se Jesus está vivo, onde posso encontrá-lo?...15 1 Sumário Prefácio...3 1. As evidências da ressurreição de Cristo...5 2. Se Jesus está vivo, onde posso encontrá-lo?...15 Comunidade Presbiteriana Chácara Primavera Ministério de Grupos Pequenos Março

Leia mais

Nasce uma nova Igreja

Nasce uma nova Igreja Nasce uma nova Igreja O Livro dos Atos dos Apóstolos é a segunda parte do Evangelho de São Lucas. No Evangelho, Lucas apresenta a vida e a atividade terrena de Jesus como a grande viagem que vai da Galiléia

Leia mais

O Deus testemunhado por Jesus Cristo o Pai. Objetivos 12/4/2012. Identidade e relevância da cristologia. Cláudio Ribeiro

O Deus testemunhado por Jesus Cristo o Pai. Objetivos 12/4/2012. Identidade e relevância da cristologia. Cláudio Ribeiro O Deus testemunhado por Jesus Cristo o Pai Cláudio Ribeiro Objetivos Avaliar a doutrina de Trindade suas raízes, premissas fundamentais, ênfases e mudanças no contexto global da história da Igreja e as

Leia mais

Colorindo Missões. Para obter este recurso em português e em outras línguas, visite: www.colorindomissoes.blogspot.com.br

Colorindo Missões. Para obter este recurso em português e em outras línguas, visite: www.colorindomissoes.blogspot.com.br Colorindo Missões Olá irmãos! É com felicidade que apresentamos a vocês a revista Colorindo Missões, uma revista totalmente gratuita de atividades para crianças, que tem como objetivo ensiná-las, de forma

Leia mais

A Bíblia afirma que Jesus é Deus

A Bíblia afirma que Jesus é Deus A Bíblia afirma que Jesus é Deus Há pessoas (inclusive grupos religiosos) que entendem que Jesus foi apenas um grande homem, um mestre maravilhoso e um grande profeta. Mas a Bíblia nos ensina que Jesus

Leia mais

Porque Deus mandou construir o tabernáculo?

Porque Deus mandou construir o tabernáculo? Aula 39 Área da Adoração Êxodo 19:5~6 Qual o significado de: vós me sereis reino sacerdotal? Significa que toda a nação, não parte, me sereis reino sacerdotal, povo santo, nação santa. Israel era uma nação

Leia mais

THEREZINHA OLIVEIRA REENCARNAÇÃO É ASSIM. 3 a ed.

THEREZINHA OLIVEIRA REENCARNAÇÃO É ASSIM. 3 a ed. THEREZINHA OLIVEIRA REENCARNAÇÃO É ASSIM 3 a ed. Campinas SP 2006 APRESENTAÇÃO A doutrina das vidas sucessivas ou reencarnação é também chamada palingenesia, de duas palavras gregas palin, de novo; genesis,

Leia mais

Implantar o Seu Reino na Terra

Implantar o Seu Reino na Terra CHAMADOS PARA RESPLANDECER A LUZ DO SENHOR ENTRE TODOS OS POVOS Disse Jesus: Venham a mim todos que estão cansados e oprimidos e eu darei alivio para vocês Mat. 11.28 VISÃO DO MDA MÉTODO DE DISCIPULADO

Leia mais

3 Componentes da Missão. Holística

3 Componentes da Missão. Holística 3 Componentes da Missão Darrell Guder Seja a testemunho Diga o testemunho Faça o testemunho Lesslie Newbigin Novo ser Palavra Ação Holística Palavras Ações Novo Ser Fundamental Reunidos Dispersos História

Leia mais

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ESTUDO 3 MILAGRES DE JESUS

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ESTUDO 3 MILAGRES DE JESUS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ESTUDO 3 MILAGRES DE JESUS JESUS ACALMA AS TEMPESTADES MATEUS 8:23-27; 14:22-33; MARCOS 4:35-41 OS MILAGRES: R E L E M B R A N D O - São ricos em significados (nos acorda dos milagres

Leia mais

Selecionando e Desenvolvendo Líderes

Selecionando e Desenvolvendo Líderes DISCIPULADO PARTE III Pr. Mano Selecionando e Desenvolvendo Líderes A seleção de líderes é essencial. Uma boa seleção de pessoas para a organização da célula matriz facilitará em 60% o processo de implantação

Leia mais

Poderá interromper e dialogar com o grupo; montar perguntas durante a exibição; montar grupos de reflexão após a exibição, e assim por diante.

Poderá interromper e dialogar com o grupo; montar perguntas durante a exibição; montar grupos de reflexão após a exibição, e assim por diante. O Catequista, coordenador, responsável pela reunião ou encontro, quando usar esse material, tem toda liberdade de organizar sua exposição e uso do mesmo. Poderá interromper e dialogar com o grupo; montar

Leia mais

www.entrenacoes.com.br UMA IGREJA FORTE, SE FAZ COM MINISTÉRIOS FORTES

www.entrenacoes.com.br UMA IGREJA FORTE, SE FAZ COM MINISTÉRIOS FORTES www.entrenacoes.com.br UMA IGREJA FORTE, SE FAZ COM MINISTÉRIOS FORTES A RESPONSABILIDADE É PESSOAL A CEEN é uma igreja que tem a responsabilidade de informar e ensinar os valores e princípios de Deus,

Leia mais

1ª Leitura - Gn 1,20-2,4a

1ª Leitura - Gn 1,20-2,4a 1ª Leitura - Gn 1,20-2,4a Façamos o homem à nossa imagem e segundo a nossa semelhança. Leitura do Livro do Gênesis 1,20-2,4a 20Deus disse: 'Fervilhem as águas de seres animados de vida e voem pássaros

Leia mais

Lição 9 Completar com Alegria

Lição 9 Completar com Alegria Lição 9 Completar com Alegria A igreja estava cheia. Era a época da colheita. Todos tinham trazido algo das suas hortas, para repartir com os outros. Havia muita alegria enquanto as pessoas cantavam louvores

Leia mais

Aspetos inclusivos e exclusivos na fé nova-apostólica

Aspetos inclusivos e exclusivos na fé nova-apostólica Igreja Nova Apostólica Internacional Aspetos inclusivos e exclusivos na fé nova-apostólica Depois de, na última edição, termos abordado os aspetos inclusivos e exclusivos no Antigo e no Novo Testamento,

Leia mais

PERGUNTAS & RESPOSTAS - FONTE ESTUDOS BÍBLICOS 2015

PERGUNTAS & RESPOSTAS - FONTE ESTUDOS BÍBLICOS 2015 PERGUNTAS & RESPOSTAS - FONTE ESTUDOS BÍBLICOS 2015 1) A Cruz era um instrumento de execução. Para os romanos, que tipo de pessoa era executado na cruz? E para os judeus? Resposta: Os romanos a usavam

Leia mais

DAVI, O REI (PARTE 1)

DAVI, O REI (PARTE 1) Bíblia para crianças apresenta DAVI, O REI (PARTE 1) Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem

Leia mais