PROVA ESPECÍFICA Cargo 46 QUESTÃO 41

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROVA ESPECÍFICA Cargo 46 QUESTÃO 41"

Transcrição

1 29 PROVA ESPECÍFICA Cargo 46 QUESTÃO 41 A comunicação pode contribuir de forma estratégica tanto na prevenção quanto na atuação nas corporações no que diz respeito às emergências e crises. Sobre as ações a esse respeito, assinale a afirmativa INCORRETA: a) Um assunto público é um item em disputa; um item que surge e que mostra sinais de que pode se transformar numa disputa. b) A crise é um estágio no qual os acontecimentos futuros que afetam uma organização serão determinados. É um ponto que resulta em mudança. c) Para a atuação nas situações de crises, emergências e assuntos públicos existe um padrão reativo, que leva em conta os mesmos protocolos e fases de ações. d) O que distingue uma emergência de uma crise é que esta última indica um conjunto de acontecimentos que pode ter caráter crucial na existência da organização. QUESTÃO 42 Robert Ernest apresenta uma tipologia que aborda a cultura organizacional como conjunto de valores que a empresa possui e guia suas ações e todas as relações e interações que mantém. Sobre essa tipologia para culturas organizacionais, faça a devida associação entre as colunas a seguir: 1. Sistematizada ( ) Reativa e participativa 2. Empresarial ( ) Pró-ativa e participativa 3. Interativa ( ) Pró-ativa e não-participativa 4. Integrada ( ) Reativa e não-participativa a) 1, 2, 3, 4. b) 2, 1, 4, 3. c) 3, 4, 2, 1. d) 4, 3, 1, 2.

2 30 QUESTÃO 43 James E. Grunig deu grandes contribuições para os estudos a respeito da comunicação organizacional, destacando-se as relações públicas. É o caso, por exemplo, dos chamados modelos para planejar a comunicação excelente e simétrica. Sobre essa concepção elaborada por Grunig, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas: ( ) O modelo publicity tem o objetivo de despertar a atenção da mídia ao divulgar notícias sobre a organização. É uma comunicação de mão única. ( ) O modelo de informação pública ou difusão de informação se vale dos métodos da publicidade e propaganda para atingir o consumidor potencial. ( ) O modelo considerado mais moderno de relações públicas é o simétrico de duas mãos e busca-se o equilíbrio entre o interesse da organização e o dos públicos envolvidos. ( ) O modelo assimétrico de duas mãos visa, principalmente, o interesse da organização e não se utiliza de pesquisa e outros métodos de comunicação. a) V, V, F, F. b) V, F, V, F. c) F, V, F, V. d) F, F, V, V. QUESTÃO 44 Há determinadas situações-limite em que se pode admitir ou pelo menos compreender que determinada empresa deixe de responder a algum questionamento da mídia ou da opinião pública. Entre esses casos, estão os relacionados a seguir, EXCETO: a) Informações sobre investimentos e lucro futuro, por exemplo, pois isso pode violar a lei das Sociedades Anônimas. b) Em função de o assunto abordado oferecer riscos de exposição negativa de um produto/serviço e acarretar prejuízos econômicos. c) Se a organização está em meio a uma disputa jurídica, é lícito explicar que não pode responder a determinada pergunta, pois o assunto está sub judice. d) Quando o assunto envolve informações que podem ser valiosas para os concorrentes como, por exemplo, de um novo produto, uma grande negociação etc.

3 31 QUESTÃO 45 Numere a Coluna II de acordo com a Coluna I, associando termos correntes da comunicação organizacional. 1. Promoção ( ) Identificação sistemática e ações relativas às políticas sobre assuntos que preocupam uma organização. 2. Assuntos públicos ( ) Disseminação de mensagens através dos meios de comunicação com objetivo de favorecer interesses particulares de organizações. 3. Gerenciamento de conflitos ( ) Ação com instâncias que têm influência na determinação de políticas públicas e legislação. 4. Propaganda ( ) Tem objetivo de criar e estimular interesse numa organização ou causa. a) 1, 3, 4, 2. b) 2, 1, 3, 4. c) 3, 4, 2, 1. d) 4, 2, 1, 3. QUESTÃO 46 Sobre os diversos tipos e formatos de documentos utilizados de maneira corrente pela área da comunicação de uma organização, assinale a afirmativa INCORRETA: a) O relatório é um documento que apresenta prestação de contas de resultado parcial ou final de um trabalho desenvolvido. b) O memorando é usado quando o interessado se dirige ao serviço público, para solicitação junto à autoridade competente. c) O memorando é uma comunicação dirigida ao público interno, geralmente em impresso próprio, de maneira informal, mas com conteúdo exclusivamente profissional. d) O release é uma comunicação dirigida a fornecedores e ao público externo que mantém relacionamento comercial com a organização.

4 32 QUESTÃO 47 A conceituação acerca dos públicos de uma organização encontra, de autor para autor, pequenas distinções, mas mantém em comum a nomenclatura. Sobre essa conceituação, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas: ( ) A noção de stakeholders diz respeito a públicos potenciais, alvos de interesse futuro da organização. ( ) O chamado público misto compreende os mesmos grupos em situações e momentos distintos da relação destes com a organização. ( ) Os estudos mais recentes têm questionado a nomenclatura clássica que tem como paradigma o critério geográfico, ou seja, de contigüidade e proximidade física. ( ) As categorias definidas para públicos interno, externo e misto muitas vezes são confusas e acabam por superpor-se. a) F, F, V, V. b) F, V, F, V. c) V, F, F, V. d) V, V, F, F. QUESTÃO 48 Em relações públicas nem sempre a pesquisa de opinião se mostra a solução mais adequada para a obtenção de determinados diagnósticos. Opta-se, muitas vezes, pela auditoria de opinião. A respeito da auditoria, assinale a afirmativa INCORRETA: a) O survey é o instrumento mais indicado para a execução das auditorias de pesquisa. b) Pode ser entendida como um exame analítico e pericial com objetivo de se chegar a um balanço de opiniões. c) A auditoria vai muito além da pesquisa, estando capacitada para oferecer bases sólidas para monitorar anseios e expectativas do público de interesse. d) Destina-se ao levantamento do perfil real da organização e do nível de conhecimento e aceitação de seus produtos e serviços e grau de satisfação de seus públicos.

5 33 QUESTÃO 49 Uma das gafes do trabalho cerimonial pode ser a colocação indevida de bandeiras durante os eventos. Sobre essa disposição, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas: ( ) Em solenidades em que será exposta a bandeira da organização, esta deve estar mais à direta da Bandeira Nacional e da do Estado. ( ) As bandeiras dos países estrangeiros são dispostas pela ordem alfabética, tomando-se como referência a língua falada no país simbolizado pela bandeira. ( ) Em situações em que a Bandeira Nacional está ladeada por uma bandeira de um Estado brasileiro e de outro País, a do outro País deve estar à direita da Bandeira Nacional. ( ) A Bandeira Nacional ocupará sempre o centro. A partir dela são colocadas as demais, por ordem de precedência, a partir da sua direita. a) F, V, F, V. b) F, F, V, V. c) F, V, V, F. d) V, F, F, V. QUESTÃO 50 Podem ser considerados objetivos de programas de relações públicas de relacionamento com a comunidade, EXCETO: a) Cobrar do poder público a oferta de benefícios e políticas de atendimento a demandas da comunidade. b) Orientar a comunidade sobre formas de acesso ao serviço ou benefício resultante de determinado projeto. c) Identificar e tratar previamente insatisfações e incômodos e minimizar interferências na rotina das pessoas envolvidas. d) Estabelecer relacionamento entre empreendedor e comunidade que contribua para a sustentação do projeto e assegure sua condução na base do diálogo.

6 34 QUESTÃO 51 Robert Sour, ao teorizar sobre a moral empresarial, aponta para dois tipos de moral empresarial: a da parcialidade e do oportunismo e a da integridade e da parceria. Sobre esses modelos morais, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas: ( ) Pelo mito da imoralidade, na ética da parcialidade, os negócios são neutros, ou seja, fazer negócio é diferente da vida cotidiana e, por isso mesmo, o jogo e as regras são diferentes. ( ) A moral da parcialidade diz respeito à observação exclusiva dos interesses em detrimento de aspectos legais e éticos. ( ) A moral da parceria é crítica a uma visão imediatista, opta por articular alianças duradouras. ( ) A moral da parcialidade lança mão dos mitos da amoralidade e da imoralidade para justificar os negócios. a) V, F, V, F. b) V, V, F, F. c) F, F, V, V. d) F, V, F, V. QUESTÃO 52 Leia atentamente os itens a seguir que correspondem às fases da ação das relações públicas e numere-os, apontando a sua ordem cronológica de execução: 1. Antecipar problemas potenciais, necessidades e oportunidades. 2. Analisar o clima geral de atitudes e a relação da organização com o seu universo. 3. Execução de atividades planejadas. 4. Formular políticas. 5. Respostas, avaliações e ajustes. 6. Planejar os meios de melhorar a atitude de um grupo. a) 1, 3, 2, 4, 6, 5. b) 2, 1, 4, 3, 6, 5. c) 2, 3, 1, 4, 6, 5. d) 6, 2, 1, 3, 4, 5.

7 35 QUESTÃO 53 De acordo com o Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas, são consideradas funções específicas de relações públicas, EXCETO: a) Diagnosticar o relacionamento das organizações com seus públicos. b) Prospectar e analisar novas possibilidades de constituição de públicos e produtos. c) Implementar programas e instrumentos que assegurem a interação das entidades com seus públicos. d) Propor políticas e estratégias que atendam às necessidades de relacionamento das entidades. QUESTÃO 54 Sobre o conceito de stakeholders, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO: a) Restringe-se a grupos e pessoas que mantêm, com a organização, relacionamento de negócios e parcerias. b) Diz respeito àqueles públicos afetados pelas decisões de uma organização ou porque suas decisões afetam a organização. c) Denota as pessoas e grupos conectados à organização por um relacionamento estruturado em um encadeamento lógico. d) Do ponto de vista dos negócios, os mais legítimos são os acionistas, consumidores e funcionários. QUESTÃO 55 Das atividades relacionadas abaixo, assinale a alternativa que NÃO diz respeito ao trabalho da área de comunicação de uma organização com a mídia de massa: a) Divulgação dos produtos e serviços, bem como oferta de negócios a que se dedica a organização. b) Conseguir cobertura da imprensa e disseminar informações sobre eventos e fatos da organização. c) Divulgar as opiniões e os pontos de vista da organização sobre assuntos relacionados a ela, quando isso se mostrar fundamental para a empresa. d) Produção cultural e de interesse público: eventos especiais, concursos, prêmios, edições de livros e relatórios especiais.

8 36 QUESTÃO 56 É o processo que tem por finalidade transmitir ou conduzir informações para estabelecer comunicação limitada, orientada e freqüente com determinado número de pessoas homogêneas e identificadas A noção acima, formulada por Teobaldo de Souza Andrade, diz respeito a um conceito sobre: a) comunicação dirigida. b) comunicação de marketing. c) ações específicas de comunicação. d) ações estratégicas adotadas em situações de crises. QUESTÃO 57 Numere a Coluna II de acordo com a Coluna I, associando devidamente os termos utilizados correntemente em relações públicas: 1. Briefing ( ) Técnica utilizada em pesquisas qualitativas. 2. Rapport ( ) Corrente principal. Centro nervoso. 3. Focus group ( ) Sumário sobre um projeto, empresa, negócio. 4. Main stream ( ) Relacionamento empático. a) 1, 2, 3, 4. b) 2, 1, 4, 3. c) 3, 4, 1, 2. d) 4, 3, 2, 1. QUESTÃO 58 Sobre as formas vocativa e de tratamento para autoridades, assinale a afirmativa INCORRETA: a) Na forma vocativa para altas patentes, a convocação deve dar-se na ordem: Senhor (patente) nome. b) A forma de tratamento adequada para as pessoas em geral é Vossa Senhoria. c) Vossa Excelência é a forma de tratamento adequada tanto para políticos quanto para autoridades da Justiça. d) A forma vocativa correta para representantes como embaixadores e cônsules é Vossa Excelência.

9 37 QUESTÃO 59 Pode-se apontar para duas teorias éticas que balizariam as posturas e ações humanas: a da convicção e da responsabilidade. Sobre essas duas matrizes éticas, assinale a afirmativa INCORRETA: a) A ética da convicção é uma ética do dever, do absoluto, já que seus princípios convertem-se em imperativos incondicionais. Possui caráter doutrinário. b) Para a teoria da ética da responsabilidade, mesmo o cometimento de um crime pode ser eticamente justificado. c) A ética da responsabilidade resulta de deliberações norteadas pela projeção de resultados presumidos. d) As duas matrizes éticas estão sempre em situação de oposição. QUESTÃO 60 O sucesso de grandes eventos depende, cada vez mais, da adoção de processos de gerenciamento estratégico. Sobre as formas de adoção dessas estratégias e sua implementação, assinale a afirmativa INCORRETA: a) A missão é considerada como a realização da visão pensada para o evento. b) A declaração de visão do evento descreve em termos mais amplos a tarefa reservada à organização do evento. c) Fazem parte do gerenciamento estratégico os mecanismos para implementar e avaliar as estratégias escolhidas. d) Metas são declarações mais abrangentes que os objetivos, que são usados para mensurar o avanço na direção das metas do evento. ATENÇÃO COM SUA ESCRITA HABITUAL, TRANSCREVA, PARA O ESPAÇO RESERVADO PELA COMISSÃO, NA FOLHA DE RESPOSTAS, A SEGUINTE FRASE: Dois indivíduos podem ter exatamente o mesmo conhecimento de algo, porém ter capacidades muito diferentes de utilizar seus conhecimentos.

Planejamento Integrado de Comunicação. Isabela Pimentel - Comunicação Integrada

Planejamento Integrado de Comunicação. Isabela Pimentel - Comunicação Integrada Planejamento Integrado de Comunicação Isabela Pimentel - Comunicação Integrada Pra que planejar? Para as organizações o planejamento é importante porque permite um redimensionamento contínuo de suas ações

Leia mais

Sobre as atividades privativas das relações públicas. 3º Relações Públicas caracterizam-se pela aplicação de conceitos e técnicas de:

Sobre as atividades privativas das relações públicas. 3º Relações Públicas caracterizam-se pela aplicação de conceitos e técnicas de: Sobre as atividades privativas das relações públicas De acordo com a redação da RN 43, artigo 1, 2 e 3, são atividades restritas aos profissionais de Relações Públicas: Art. 1º Esta Resolução contém a

Leia mais

Índice de mortalidade de médias e pequenas empresas. Brasil: 70% USA: 50% Pesquisa Small Business Administrator: 98% falta ou falha de planejamento.

Índice de mortalidade de médias e pequenas empresas. Brasil: 70% USA: 50% Pesquisa Small Business Administrator: 98% falta ou falha de planejamento. Plano de negócio Índice de mortalidade de médias e pequenas empresas Brasil: 70% USA: 50% Pesquisa Small Business Administrator: 98% falta ou falha de planejamento. O que é Plano de Negócio? Descrição

Leia mais

DESCRIÇÃO DE CARGO CBO:

DESCRIÇÃO DE CARGO CBO: MISSÃO DO CARGO Responder pelas estratégias de campanhas, liderando as ações utilizando e desenvolvendo conhecimento específico sobre os temas ou casos bem como articulando parceiros, organizações da sociedade

Leia mais

ANEXO I MODELO DE PLANO DE NEGÓCIOS

ANEXO I MODELO DE PLANO DE NEGÓCIOS ANEXO I MODELO DE PLANO DE NEGÓCIOS 1. Resumo Executivo (Síntese das principais informações que constam em seu PN. É a principal seção do Plano de Negócios, pois através dele é que o leitor decidirá se

Leia mais

749, item 11, de Pauta nº 176

749, item 11, de Pauta nº 176 POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO DA PETROBRAS DISTRIBUIDORA 1. ATA DE APROVAÇÃO Política aprovada pelo Conselho de Administração da Petrobras Distribuidora - ATA BR 749, item 11, de 15-12-2017 - Pauta nº 176 2.

Leia mais

Núcleo de Pós Graduação Pitágoras

Núcleo de Pós Graduação Pitágoras Núcleo de Pós Graduação Pitágoras MBA em Gestão Estratégica de Projetos e Negócios Disciplina: Gestão Estratégica da Informação, do Conhecimento e Gerenciamento da Comunicação Aula - Gerenciamento da Comunicação

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA ESPECIALIZADA

ASSESSORIA DE IMPRENSA ESPECIALIZADA Seja bem-vindo ASSESSORIA DE IMPRENSA ESPECIALIZADA 1 - Para que serve a assessoria de imprensa? Basicamente para fortalecer a imagem e divulgar o nome de empresas, associações, nomes, marcas, produtos,

Leia mais

Manual de Políticas Internas RSC ENGENHARIA

Manual de Políticas Internas RSC ENGENHARIA Manual de Políticas Internas RSC ENGENHARIA Sumário 1 INTRODUÇÃO...3 2- DEFINIÇÃO...3 3- OBJETIVO...3 4 - PROVIMENTO DE PESSOAL...4 4.1 PRINCÍPIOS...4 5 REMUNERAÇÃO E BENEFICIOS...4 5.1 PRINCIPIOS...5

Leia mais

Objetivos desta aula. Noções de Marketing 21/10/09

Objetivos desta aula. Noções de Marketing 21/10/09 Noções de Marketing 21/10/09 Atendimento. Marketing em empresas de serviços. Marketing de relacionamento. Segmentação de mercado e segmentação do setor bancário. Propaganda e Promoção. Satisfação, Valor

Leia mais

POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO

POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO 1. ATA DE APROVAÇÃO Política aprovada pelo Conselho de Administração da TBG, pauta 59/17 em 24 de agosto de 2017. 2. ABRANGÊNCIA Aplica-se à TBG. 3. PRINCÍPIOS 3.1. A companhia

Leia mais

Conflito de Interesses

Conflito de Interesses Congresso Internacional QualiHosp Conflito de Interesses SP 26 de abril de 2015 Governança Corporativa Transparência e Sustentabilidade LUIZ DE LUCA Coordenador Comissão GC em Saúde - IBGC Superintendente

Leia mais

Norma Permanente. Página 1 de 8. Assunto: Engajamento com Partes Interessadas Código da Norma: NAD-42

Norma Permanente. Página 1 de 8. Assunto: Engajamento com Partes Interessadas Código da Norma: NAD-42 Página 1 de 8 Índice Resumo: Estabelece as diretrizes para o engajamento com partes interessadas. 1. OBJETIVO 2. ABRANGÊNCIA 3. DEFINIÇÕES 3.1. PARTE INTERESSADA 3.2. ENGAJAMENTO DE PARTES INTERESSADAS

Leia mais

James E. Grunig. Teórico ReferÊncia em estudos de excelência na área de Relações Públicas

James E. Grunig. Teórico ReferÊncia em estudos de excelência na área de Relações Públicas James E. Grunig Teórico ReferÊncia em estudos de excelência na área de Relações Públicas We believe PR should be practiced to serve the public interest, to develop mutual understanding between organizations

Leia mais

Política de Sustentabilidade. Junho /2010. PI Rev. A

Política de Sustentabilidade. Junho /2010. PI Rev. A Junho /2010 PI.034.00000001 Rev. A SUMÁRIO 1. SUSTENTABILIDADE : ESSÊNCIA DA CAB AMBIENTAL 2. MISSÃO 3.VISÃO 4. OBEJTIVO 5. SUSTENTABILIDADE NA PRÁTICA 6. COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO CHAVES PARA O SUCESSO

Leia mais

2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Modular Noções de Administração Questões Giovanna Carranza

2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Modular Noções de Administração Questões Giovanna Carranza 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Modular Noções de Administração Questões Giovanna Carranza 11. A Análise SWOT é uma ferramenta de gestão muito utilizada como

Leia mais

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz Objetivos Abrangência Diretrizes...2

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz Objetivos Abrangência Diretrizes...2 Rede D Or São Luiz Sumário 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz...2 1.1. Objetivos...2 1.2. Abrangência...2 1.3. Diretrizes...2 Diretriz Econômica...2 Diretriz Social...3 Diretriz Ambiental...4

Leia mais

ROTEIRO CQH Por Que Mudar?

ROTEIRO CQH Por Que Mudar? OTEIO CQH - 2008 AHP 12/07 Por Que Mudar? Processo dinâmico em todo o mundo CQH rede de Prêmios do PNQ Credibilidade por acompanhar as mudanças Missão: melhoria contínua Alinhamento com o PNGS para o estabelecimento

Leia mais

Capítulo 2. Planejamento Estratégico e Processos de Marketing

Capítulo 2. Planejamento Estratégico e Processos de Marketing Capítulo 2 Planejamento Estratégico e Processos de Marketing 1 Plano Formal Muitas empresas operam sem planos formais, ainda assim, estes planos podem fornecer muitos benefícios tais como: Encoraja a administração

Leia mais

Gestão de Stakeholders: a importância da comunidade

Gestão de Stakeholders: a importância da comunidade Gestão de Stakeholders: a importância da comunidade Cecilia Seravalli Soares É a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona

Leia mais

POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO DA STRATURA ASFALTOS S.A. Aprovador Diretor Administrativo Financeiro Data: 24/09/2018

POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO DA STRATURA ASFALTOS S.A. Aprovador Diretor Administrativo Financeiro Data: 24/09/2018 Código: PG-0ST-0011-0 CORPORATIVO POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO DA STRATURA ASFALTOS S.A. Órgão aprovador: ST CA Órgão gestor: ST CGRC Status: Aprovada Aprovador Diretor Administrativo Financeiro Data: 24/09/2018

Leia mais

Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006

Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006 Curso e Learning Sistema de Gestão de Segurança da Informação Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006 Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste

Leia mais

Código de Ética. 1 Introdução

Código de Ética. 1 Introdução CÓDIGO DE ÉTICA Código de Ética Ética não é apenas uma questão de conduta. O cumprimento aos seus princípios básicos é de fundamental importância para a boa imagem de quem os pratica e, principalmente,

Leia mais

Proposta de Política de Comunicação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Proposta de Política de Comunicação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ REITORIA Proposta de Política de Comunicação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná OBS: Política elaborada pela comissão designada

Leia mais

1

1 Unidade 01 Conceitos: Planejamento - Estratégia é uma técnica administrativa que, através da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças, dos seus pontos

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 71162 Assinale a alternativa que apresenta um exemplo das novas tendências de recrutamento e seleção de pessoas. 1) processo seletivo reativo 2) atividade descentralizada, realizada em parceria

Leia mais

Glossário 32 Edital SENAI SESI de inovação Edital SENAI SESI de inovação 2010

Glossário 32 Edital SENAI SESI de inovação Edital SENAI SESI de inovação 2010 Glossário 32 Edital SENAI SESI de inovação 2010 Glossário Atividades - Ações que os executores realizam para alcançar os resultados. O gerenciamento deve garantir que as atividades gerem os resultados

Leia mais

APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL

APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL 1 INTRODUÇÃO Explicar o formato de análise de diagnóstico/relatório técnico do trabalho. Contextualizar o leitor, descrevendo

Leia mais

Governança Corporativa Transparência e Sustentabilidade

Governança Corporativa Transparência e Sustentabilidade FECOMERCIO - 21/11 SÃO PAULO Governança Corporativa Transparência e Sustentabilidade LUIZ DE LUCA Coordenador Comissão GC em Saúde - IBGC Superintendente Corporativo Hospital Samaritano Governança Corporativa

Leia mais

Gestão e Empreendedorismo

Gestão e Empreendedorismo Unidade III Gestão e Empreendedorismo Eliomar Borges Furquim Plano de negócios (PN): uma Visão geral. Objetivo específico - Ao concluir este módulo, você vai ser capaz de compreender o que é um Plano de

Leia mais

SSC570 Empreendedores em Informática. Plano de Negócios. Profa. Ellen Francine ICMC/USP

SSC570 Empreendedores em Informática. Plano de Negócios. Profa. Ellen Francine ICMC/USP SSC570 Empreendedores em Informática Plano de Negócios Profa. Ellen Francine ICMC/USP 1 Motivação Por que preparar um plano de negócios? 2 Processo Empreendedor Identificar e avaliar a oportunidade Desenvolver

Leia mais

Etapas do processo de Administração Estratégica. DPS aula 3 Negócios

Etapas do processo de Administração Estratégica. DPS aula 3 Negócios Etapas do processo de Administração Estratégica Aula 3 Professor Douglas Pereira da Silva 1 2 As etapas envolvidas na administração estratégica Etapa 1: Análise do ambiente O processo de administração

Leia mais

PROVA ESPECÍFICA Cargo 36

PROVA ESPECÍFICA Cargo 36 29 PROVA ESPECÍFICA Cargo 36 QUESTÃO 41 De acordo com Ana Lukower, o que caracteriza um conjunto de normas jurídicas, regras de comportamento, costumes e ritos de uma sociedade em um dado momento histórico,

Leia mais

Comportamento Ético. Aula 9- Camara/Assembleia/TRT 29/07/2018

Comportamento Ético. Aula 9- Camara/Assembleia/TRT 29/07/2018 Ética - Prof. Alex Diniz Ética Necessária para viver em sociedade Do grego ethos: costumes, hábitos, tradições de um povo Moral: Do latim mores, "relativo aos costumes". Moral Comportamento Situação +

Leia mais

Observatório da Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior

Observatório da Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior ORSIES Observatório da Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior O ORSIES é uma rede colaborativa que pretende fomentar a responsabilidade social das Instituições de Ensino Superior e promover

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 2 1. Introdução A Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores Públicos dos Municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória COOPMETRO é uma entidade

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 ETEC: Mairiporã Código: 271 Município: Mairiporã EE: Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional:

Leia mais

Gestão da Imagem e Reputação Aula 1

Gestão da Imagem e Reputação Aula 1 Gestão da Imagem e Reputação Aula 1 Isabela Pimentel Aula 1: Mapeamento de Públicos de Interesse para o Planejamento Aula 2: Assessoria e Relacionamento com influenciadores Programação Aula 3: Imagem e

Leia mais

Aula 14. Controle Total da Qualidade EAD 762

Aula 14. Controle Total da Qualidade EAD 762 Aula 14 Os consumidores percebem maior risco na compra de serviços do que na compra de produtos Controle Total da Qualidade Os consumidores usam o preço e evidências EAD 762 físicas como as maiores pistas

Leia mais

Prover soluções eficientes e flexíveis de TIC para que a Unifesp cumpra sua missão.

Prover soluções eficientes e flexíveis de TIC para que a Unifesp cumpra sua missão. O Departamento de Comunicação Institucional (DCI Unifesp) está subordinado à Reitoria e tem como função estabelecer as diretrizes de uma política global de comunicação para a Unifesp. Missão Prover soluções

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional CESPE 2014 ICMBio O planejamento estabelece o alicerce para as funções de organizar, dirigir e controlar. CESPE 2014 CADE A distribuição de tarefas e de recursos entre os membros

Leia mais

Relatório de Estágio Supervisionado II Diagnóstico organizacional da Empresa Criativa Publicidade

Relatório de Estágio Supervisionado II Diagnóstico organizacional da Empresa Criativa Publicidade Faculdade Luciano Feijão Luís Gustavo de Andrade Frederico Relatório de Estágio Supervisionado II Diagnóstico organizacional da Empresa Criativa Publicidade Sobral/2015 Faculdade Luciano Feijão Luís Gustavo

Leia mais

Gerenciamento das Partes Interessadas (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento das Partes Interessadas (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento das Partes Interessadas (PMBoK 5ª ed.) Este é o capítulo 13 do PMBoK e é uma área muito importante para o PMI, pois antes de levar em consideração o cumprimento dos prazos, orçamento e qualidade,

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Política de e RSA 2/12 Título Subtítulo Versão Data da Revisão Gestor da Informação Nome do Arquivo Política de e Responsabilidade Socioambiental 1.0

Leia mais

POLÍTICA DE RISCO OPERACIONAL DOS FUNDOS E CARTEIRAS GERIDOS PELO SICREDI

POLÍTICA DE RISCO OPERACIONAL DOS FUNDOS E CARTEIRAS GERIDOS PELO SICREDI POLÍTICA DE RISCO OPERACIONAL DOS FUNDOS E CARTEIRAS GERIDOS PELO SICREDI Versão: outubro/2016 1. OBJETIVO Em concordância com as diretrizes da Política de Gerenciamento de Riscos dos Fundos e Carteiras

Leia mais

EMPREENDEDORISMO O PLANO DE NEGÓCIOS (ESTRUTURA)

EMPREENDEDORISMO O PLANO DE NEGÓCIOS (ESTRUTURA) EMPREENDEDORISMO O PLANO DE NEGÓCIOS OBJETIVOS Apresentar a estrutura do Plano de Negócios; Apresentar a importância de um Plano de Negócios. 2 ROTEIRO Introdução Plano de Negócios (Estrutura) Filme Conclusão

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE VELA 2017 / cbvela.org.br. Fornecedor Oficial

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE VELA 2017 / cbvela.org.br. Fornecedor Oficial PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE VELA 2017 / 2020 Patrocinador Oficial cbvela.org.br @cbvelaoficial Parceiro Oficial /cbvela Fornecedor Oficial Rio de Janeiro (RJ), 27 de junho de

Leia mais

Marketing Academy. Talent Development for Business Growth

Marketing Academy. Talent Development for Business Growth Marketing Academy Talent Development for Business Growth Marketing Classes Promoção Manuela Palma Novo 3M Confidential 16 September 3M 2015. All Rights Reserved. PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO Estratégia

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS 1. Objetivo geral: Assessorar tecnicamente a gestão e promover a implementação e articulação interprogramática das atividades relacionadas

Leia mais

- REGIMENTO INTERNO. Secretaria de Comunicação. Leis Nº 6.529/05 e Nº 6.551/06, Decretos Nº /06 e Nº

- REGIMENTO INTERNO. Secretaria de Comunicação. Leis Nº 6.529/05 e Nº 6.551/06, Decretos Nº /06 e Nº - REGIMENTO INTERNO Secretaria de Comunicação Leis Nº 6.529/05 e Nº 6.551/06, Decretos Nº 12.659/06 e Nº 15.052 I - Secretaria Executiva: - assessorar o Secretário Municipal no exercício de suas atribuições;

Leia mais

Gerenciamento de Crises e Continuidade do Negócio

Gerenciamento de Crises e Continuidade do Negócio Gerenciamento de Crises e Continuidade do Negócio Palestrante Washington Grimas Arquiteto de Soluções de TI ITIL COBIT PMI TOGAF DOCENTE Objetivos Conceitos e Definições Fatores Críticos de Sucesso Normatizações

Leia mais

Anexo Eletrônico Nº 5 Lista de capacitações recomendadas em horas para os departamentos da Unidade 1

Anexo Eletrônico Nº 5 Lista de capacitações recomendadas em horas para os departamentos da Unidade 1 Anexo Eletrônico Nº 5 Lista de capacitações recomendadas em horas para os departamentos da Unidade 1 Formação Conhecimentos Depto. A Depto. B Depto. C Depto. D Administração - - - - Administração Sociologia,

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Banco Cooperativo Sicredi S.A. Versão: Julho/2015 Página 1 de 1 1 INTRODUÇÃO O Sicredi é um sistema de crédito cooperativo que valoriza a

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 1. Identificação do Curso UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE a. Curso de Especialização em: Marketing e Comunicação Integrada b. Área: Ciências Sociais Aplicadas c. Área temática (tema): Comunicação

Leia mais

Qual o nível de maturidade da Gestão de Configuração e Eliminação de Problemas na sua TI? Descubra nesta palestra!

Qual o nível de maturidade da Gestão de Configuração e Eliminação de Problemas na sua TI? Descubra nesta palestra! Qual o nível de maturidade da Gestão de Configuração e Eliminação de Problemas na sua TI? Descubra nesta palestra! Valtomir Santos (Kid) Kid@hdibrasil.com.br Infraestrutura Negócio Gestão de Eventos Gestão

Leia mais

Política de Comunicação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Política de Comunicação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Reitoria Diretoria de Comunicação Política de Comunicação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Introdução Esta Política prevê

Leia mais

Os projetos são frequentemente utilizados como meio de atingir o plano estratégico de uma organização.

Os projetos são frequentemente utilizados como meio de atingir o plano estratégico de uma organização. Disciplina: Gestão de Projetos Prof. Luis Fernando Marques 1 Projetos e planejamento estratégico Os projetos são frequentemente utilizados como meio de atingir o plano estratégico de uma organização. 2

Leia mais

Rev.: 02 Elaborado por: GT Política de Comunicação da Previnorte Aprovado por: DEX/RD nº 052/17 de 26/06/2017 Página 1 de 7

Rev.: 02 Elaborado por: GT Política de Comunicação da Previnorte Aprovado por: DEX/RD nº 052/17 de 26/06/2017 Página 1 de 7 Aprovado por: DEX/RD nº 052/17 de 26/06/2017 Página 1 de 7 1. Objetivos Orientar, coordenar e desenvolver as ações de comunicação organizacional da Previnorte, alinhadas aos planos e políticas institucionais,

Leia mais

Comunicação integrada: do conceito à prática desafios e tendências Aula 1

Comunicação integrada: do conceito à prática desafios e tendências Aula 1 Comunicação integrada: do conceito à prática desafios e tendências Aula 1 Isabela Pimentel Apresentação Como montar o planejamento integrado de comunicação da sua empresa? O que fazer para produzir mensagens

Leia mais

Aula 3 Administração Integrada

Aula 3 Administração Integrada Aula 3 Administração Integrada MEG O MEG está descrito em três versões: Critérios de Excelência, para organização em estágios avançados; Rumo à Excelência, para organizações em estágios intermediários;

Leia mais

Reunião 6. O Plano de Negócios

Reunião 6. O Plano de Negócios Reunião 6 O Plano de Negócios Pauta O que é um plano de negócios? Por que planejar o seu negócio? Qual a estrutura de um plano de negócio? Como construir um plano de negócio? O Plano de Negócios É um conjunto

Leia mais

Informações sobre os Roteiros

Informações sobre os Roteiros Informações sobre os Roteiros O MakeMoney traz roteiros especialmente desenvolvidos para elaboração de Planos de Negócios, Estudos de Viabilidade e Planos de Inovação e Competitividade. Este documento

Leia mais

Carga Horária : 50 horas

Carga Horária : 50 horas Carga Horária : 50 horas Sumário 1- O Que Significa Administrar Decisões 2- A Importância da Informação no Processo Decisório 3- Métodos de Decisões 4- Classificações das Decisões 5- Metodologia da Decisão

Leia mais

Sistema de Gestão da Qualidade

Sistema de Gestão da Qualidade LV -001 0 Página 1 de 20 RESUMO DA AUDITORIA Data da auditoria: / / Auditor(es): Pessoas contatadas: Pontos positivos detectados: Pontos que precisam de melhoria: Não Conformidades Encontradas: Assinatura

Leia mais

GUIA SOBRE CONTROLADORIA ESTRATÉGICA

GUIA SOBRE CONTROLADORIA ESTRATÉGICA GUIA SOBRE CONTROLADORIA ESTRATÉGICA SUMÁRIO INTRODUÇÃO 3 AFINAL, O QUE É UMA CONTROLADORIA ESTRATÉGICA? 6 COMO ELA FUNCIONA NA PRÁTICA? 10 O QUE FAZ UM CONTROLLER? 14 COMO FAZER UMA CONTROLARIA DA MELHOR

Leia mais

DIGITAL & IMPRESSO O BOLETIM DO EMPRESÁRIO DIGITAL & IMPRESSO

DIGITAL & IMPRESSO O BOLETIM DO EMPRESÁRIO DIGITAL & IMPRESSO A EMPRESA A Balaminut, fundada em 1990, tem seu negócio focado na gestão do conhecimento, com o propósito de encantar seus clientes com soluções sustentáveis para que gere prosperidade e perenidade para

Leia mais

Santa Casa Fundada. Inaugurada em 1826

Santa Casa Fundada. Inaugurada em 1826 Santa Casa Fundada em 1803 Inaugurada em 1826 PERFIL Organização Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre Instituição de direito privado, filantrópica, de ensino e assistência social, reconhecida

Leia mais

CURSO ONLINE: O PROCESSO DECISÓRIO ORGANIZACIONAL

CURSO ONLINE: O PROCESSO DECISÓRIO ORGANIZACIONAL CURSO ONLINE: O PROCESSO DECISÓRIO ORGANIZACIONAL 1 O QUE SIGNIFICA ADMINISTRAR DECISÕES Administrar uma decisão é fazer uma escolha racional, dentre alternativas disponíveis e que se faz presente em todos

Leia mais

PROJETOS SOCIAIS. Prof. Danilo Pastorelli danilopastorelli.wordpress.com

PROJETOS SOCIAIS. Prof. Danilo Pastorelli danilopastorelli.wordpress.com prof.dpastorelli@usjt.br danilopastorelli.wordpress.com PLANO DE NEGÓCIOS: a arte de materializar o projeto social (Parte 1) questão geradora Realmente é necessária a elaboração de um Plano de Negócios

Leia mais

Gestão de Projetos. Introdução. Prof. Dr. Braz Bello Junior Aula 1

Gestão de Projetos. Introdução. Prof. Dr. Braz Bello Junior Aula 1 Gestão de Projetos Introdução Prof. Dr. Braz Bello Junior Aula 1 Gestão Estratégica de Informação 2 Conceitos básicos Projeto é um esforço temporário, com início e término definidos, empreendido para criar

Leia mais

Política de Comunicação do IFRS: conceito, metodologia e participação. Wilson da Costa Bueno Bento Gonçalves/RS 05/03/2015

Política de Comunicação do IFRS: conceito, metodologia e participação. Wilson da Costa Bueno Bento Gonçalves/RS 05/03/2015 Política de Comunicação do IFRS: conceito, metodologia e participação Wilson da Costa Bueno Bento Gonçalves/RS 05/03/2015 Conceito Política de Comunicação é o conjunto sistematizado de princípios, valores,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS

ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS Atualizado em 27/10/2015 CONCEITOS BÁSICOS Administração, em seu conceito tradicional, é definida como um conjunto de atividades, princípios, regras, normas que têm

Leia mais

Política de Sustentabilidade do Grupo Neoenergia

Política de Sustentabilidade do Grupo Neoenergia Política de Sustentabilidade do Grupo Neoenergia 1 Índice: 1. Introdução 2. Objetivo 3. Abrangência e público-alvo 4. Referências 5. Valores 6. Princípios de Sustentabilidade 7. Responsabilidades 8. Atualização

Leia mais

MAI5027 Empreendedorismo. Plano de Negócios. Profa. Ellen Francine ICMC/USP

MAI5027 Empreendedorismo. Plano de Negócios. Profa. Ellen Francine ICMC/USP MAI5027 Empreendedorismo Plano de Negócios Profa. Ellen Francine ICMC/USP 1 Motivação Por que preparar um plano de negócios? 2 Processo Empreendedor Identificar e avaliar a oportunidade Desenvolver o plano

Leia mais

O que é mídia? Os participantes de um evento na Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) foram surpreendidos com a pergunta O que é Mídia?.

O que é mídia? Os participantes de um evento na Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) foram surpreendidos com a pergunta O que é Mídia?. A MÍDIA E O MÍDIA O que é mídia? O papel do mídia no contexto de uma campanha. Habilidades e competências para o trabalho nesta área. A importância da mídia para uma campanha de sucesso. O que é mídia?

Leia mais

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Habilidade, métodos, políticas, técnicas e práticas QUEM SOMOS Somos uma empresa jovem com a visão de valorização do recurso humano como impulso

Leia mais

Visão: Onde a empresa quer chegar daí a um tempo. Pode ser no médio ou longo prazo, em 5 ou 10 anos. Não confundir com os objetivos específicos.

Visão: Onde a empresa quer chegar daí a um tempo. Pode ser no médio ou longo prazo, em 5 ou 10 anos. Não confundir com os objetivos específicos. Modelo de Planejamento Estratégico ISO 9001:2015 Missão: A Razão de existir da empresa. O que te faz especial, o que te empolga. Algo bonito para empolgar os colaboradores também. Visão: Onde a empresa

Leia mais

Organização - Estrutura Organizacional

Organização - Estrutura Organizacional Organização - Estrutura Organizacional Criar a estrutura da empresa de modo a facilitar o alcance dos resultados. Alocar/dispor os recursos humanos e materiais em uma estrutura. Maneira pela qual as atividades

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO. Processo de planejar, organizar, dirigir e controlar recursos a fim de alcançar os objetivos da organização

ADMINISTRAÇÃO. Processo de planejar, organizar, dirigir e controlar recursos a fim de alcançar os objetivos da organização ADMINISTRAÇÃO Processo de planejar, organizar, dirigir e controlar recursos a fim de alcançar os objetivos da organização Planejamento Organização Direção Controle Definir a missão Formular objetivos Definir

Leia mais

Relatório de gestão na forma de relato integrado

Relatório de gestão na forma de relato integrado Relatório de gestão na forma de relato integrado Ana Lucia Epaminondas Assessora da Secretaria de Métodos e Suporte ao Controle Externo Novembro/2018 Prestação de contas por meio de relatório integrado

Leia mais

Pense nisso... ORGANIZAÇÃO E GERÊNCIA. Evolução do Pensamento Estratégico 16/05/2011. Aula 08. Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CE

Pense nisso... ORGANIZAÇÃO E GERÊNCIA. Evolução do Pensamento Estratégico 16/05/2011. Aula 08. Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CE Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CE Notas de Aula Curso Gerência Comercial Aula 08 ORGANIZAÇÃO E GERÊNCIA Professor Felipe Neri Evolução do Pensamento Estratégico A palavra estratégia é de

Leia mais

ESAF Ministério da Fazenda - ATA São procedimentos que se destinam a assegurar o direito fundamental de acesso à informação, exceto: a)

ESAF Ministério da Fazenda - ATA São procedimentos que se destinam a assegurar o direito fundamental de acesso à informação, exceto: a) ESAF - 2014 Ministério da Fazenda - ATA São procedimentos que se destinam a assegurar o direito fundamental de acesso à informação, exceto: a) Observância do sigilo como exceção. b) Utilização de meios

Leia mais

Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional

Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional Excelência na Gestão Desafio dos Pequenos Negócios INSTITUCIONAL SEBRAE MISSÃO Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: CST EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Missão A missão do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Estácio de Sá consiste em formar profissionais

Leia mais

Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização. Ana Paula Penido

Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização. Ana Paula Penido Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização Ana Paula Penido Planejamento Pensar antes de agir. Planejamento é fundamentalmente um processo de decisão: escolher entre alternativas

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO, INTEGRIDADE, RISCOS E CONTROLES INTERNOS MGI MINAS GERAIS PARTICIPAÇÕES S.A.

POLÍTICA DE GESTÃO, INTEGRIDADE, RISCOS E CONTROLES INTERNOS MGI MINAS GERAIS PARTICIPAÇÕES S.A. POLÍTICA DE GESTÃO, INTEGRIDADE, RISCOS E CONTROLES INTERNOS MGI MINAS GERAIS PARTICIPAÇÕES S.A. 1 SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 3 2. ABRANGÊNCIA... 4 3. DEFINIÇÕES... 4 4. FUNDAMENTAÇÃO... 5 5. REVISÃO DESTA

Leia mais

Checklist. Sua empresa está preparada para gerir crises nas redes sociais?

Checklist. Sua empresa está preparada para gerir crises nas redes sociais? Checklist Sua empresa está preparada para gerir crises nas redes sociais? O cenário da comunicação mudou. Com o advento das redes sociais e a maior proximidade entre usuários, clientes, consumidores e

Leia mais

Profª Valéria Castro V

Profª Valéria Castro V Profª Valéria Castro Críticas Sistemas tradicionais de mensuração de desempenho devido ao foco em medidas financeiras de curto prazo. Dificultam a criação de valor econômico para o futuro. BSC propõe o

Leia mais

Gestão Mercadológica. Unidade 12 - Comunicação de Marketing. Capítulo 18 - Gerenciamento da comunicação de massa

Gestão Mercadológica. Unidade 12 - Comunicação de Marketing. Capítulo 18 - Gerenciamento da comunicação de massa Gestão Mercadológica Unidade 12 - Comunicação de Marketing Capítulo 18 - Gerenciamento da comunicação de massa Tópicos Desenvolvimento e gerenciamento de um plano de propaganda; Decisão sobre a mídia e

Leia mais

CARTA DE PRINCÍPIOS Indústria Brasileira de Árvores (Ibá)

CARTA DE PRINCÍPIOS Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) CARTA DE PRINCÍPIOS Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), entidade que representa institucionalmente as principais empresas do setor de árvores plantadas, criada

Leia mais

Introdução. A questão do meio ambiente nas organizações 23/06/2017 HISTÓRICO. Apresentação da relação das organizações com a questão ambiental;

Introdução. A questão do meio ambiente nas organizações 23/06/2017 HISTÓRICO. Apresentação da relação das organizações com a questão ambiental; Introdução A questão do meio ambiente nas organizações. Apresentação da relação das organizações com a questão ambiental; Apresentação de algumas ferramentas para implantação da gestão ambiental pela empresa.

Leia mais

ÍNDICE. Vendas -3- CAPÍTULO 4 VENDAS PESSOAIS VENDAS PELO TELEFONE TELEMARKETING VENDA TÉCNICA... 56

ÍNDICE. Vendas -3- CAPÍTULO 4 VENDAS PESSOAIS VENDAS PELO TELEFONE TELEMARKETING VENDA TÉCNICA... 56 Vendas -1- ÍNDICE CAPÍTULO 1 VENDAS... 07 ETAPAS QUE COMPÕEM A VENDA... 09 FORMAS DE PROJEÇÃO DE VENDAS... 11 INFLUÊNCIAS INTERNAS NA ATIVIDADE DE VENDAS... 14 IMPORTÂNCIA DAS VENDAS PARA SOCIEDADE...

Leia mais

Negociação Comercial

Negociação Comercial Negociação Comercial Aula 5-16/02/09 1 Negociação Comercial CONCEITOS INTELIGENCIA COMPETITIVA 2 INTELIGENCIA COMPETITIVA 1. Conceitos 2. Inteligência Competitiva no ambiente dos negócios 3. O Sistema

Leia mais

Gerência de Projetos Introdução

Gerência de Projetos Introdução Gerência de Projetos Introdução sergio.angelim@cesar.org.br O que é um projeto? É um meio utilizado para organizar e implementar um planejamento estratégico e que é: Executado por pessoas; Limitado por

Leia mais

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. Aula 5

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. Aula 5 CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ENGENHARIA DE SOFTWARE Aula 5 1 AGENDA GERENCIAMENTO DE PROJETOS Tecnicas e conhecimentos (PMI) Processo Praxis 3.0 (Baseado em PMI) Visão Geral Atividades Bibliografia 2 Questões

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO EM VENDAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO EM VENDAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO EM VENDAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DC 4023 08/10/13 Rev. 01 1. Dados Legais Autorizado pelo Parecer 40 de 26/02/2008, Decreto 1.297 Publicado D.O 18.346 de 22/04/2008. Parecer

Leia mais

Prospecção, PI, TT e Políticas Públicas para efetivação da Inovação no Vale do São Francisco

Prospecção, PI, TT e Políticas Públicas para efetivação da Inovação no Vale do São Francisco Prospecção, PI, TT e Políticas Públicas para efetivação da Inovação no Vale do São Francisco Prospecção Tecnológica Cenário Global Inovação Prospecção Tecnológica para quê? Cenário Global Globalização;

Leia mais

PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO 2015/2016. Fevereiro de 2016

PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO 2015/2016. Fevereiro de 2016 2011 PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO 2015/2016 Melissa [Escrever o nome da empresa] 01-01-2011 Fevereiro de 2016 1 Índice 1. Enquadramento estratégico da autoavaliação... 3 1.1. Introdução... 3 1.2. Âmbito e

Leia mais

OBJETIVO PÚBLICO-ALVO PROGRAMA

OBJETIVO PÚBLICO-ALVO PROGRAMA Curso de Auditoria Interna, Controle Interno e Gestão de Riscos carga-horária: 16 horas OBJETIVO Fornecer aos participantes o conhecimento básico e bases técnicas e práticas fundamentais para que possam

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DO BANCO DA AMAZÔNIA

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DO BANCO DA AMAZÔNIA POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DO BANCO DA AMAZÔNIA A Socioambiental (PRSA) substitui a Política Corporativa pela Sustentabilidade (2011), e incorpora a contribuição das partes interessadas

Leia mais