Capítulo 0 A Paróquia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Capítulo 0 A Paróquia"

Transcrição

1 -1 - Capítulo 0 A Paróquia Tema 1: O Domingo Para os cristãos de todo o mundo, o domingo é o dia mais importante da semana. É chamado Dia do Senhor, porque foi no domingo, o primeiro dia da semana, em que Jesus ressuscitou. Para que se reúnem os cristãos todos os domingos na igreja da sua paróquia? A primeira festa dos cristãos foi o domingo. No início os cristãos reuniam-se ao domingo para rezar e fazer a fracção do pão, pois era o dia em que festejavam a alegria da ressurreição de Jesus. Desde então todos os domingos os cristãos de todas as paróquias do mundo reúnem-se para tomarem parte da missa. Há um mandamento da Igreja que diz assim: «No domingo e nos outros dias festivos de preceito, os fiéis devem participar na missa.» Quem preside quase sempre à missa em cada domingo é o pároco. Há sempre uma hora marcada para a missa. A missa tem vários nomes: eucaristia, ceia do Senhor e fracção do pão. E o que acontece durante a missa? Ouve-se a palavra de Deus, canta-se, dizem-se orações, leva-se o pão e o vinho ao altar, faz-se o Jesus fez na Última Ceia, dá-se a comungar o pão consagrado que é o Corpo de Cristo. Por fim, as pessoas regressam às suas casas e procuram viver cada vez mais de acordo com o que Deus lhes disse na sua Palavra e o Espírito Santo lhes segredou no coração. Tema 2: A assembleia Os cristãos reunidos na igreja no domingo formam uma assembleia. Jesus fez esta promessa aos seus discípulos: «Quando dois ou três estiverem reunidos em Meu nome, Eu estarei no meio deles» (Mt 18,20). Esta presença de Jesus faz com que a reunião dos cristãos e a sua assembleia sejam muito diferentes de outras reuniões e de outras assembleias. Esta reunião faz-se para celebrar a Liturgia, ou seja para escutar Deus que fala, para lhe dirigir cânticos e orações, e para comungar o Corpo de Jesus. Donde vêm as pessoas que se reúnem? Vêm de suas casas. E quem é que vem? Vêm homens e mulheres, rapazes raparigas e crianças. E porque vêm as pessoas àquela reunião? Porque não podem passar sem celebrar todos os domingos a Ceia do Senhor. Domingo em que não se reúnem é como se fosse um dia sem sol.

2 - 2 - Quem as mandou celebrar essa Ceia? Foi Jesus, quando disse aos seus apóstolos: «Fazei isto em memória de Mim». Nós chamamos missa ou eucaristia a essa Ceia que celebramos quando nos reunimos, todos os domingos. Tema 3: Os ministros Para que uma assembleia litúrgica possa celebrar a missa, precisa de ministros. A palavra ministro significa: o que serve, o servidor. Quem são eles? São os encarregados de fazer algum serviço na assembleia. Na assembleia litúrgica cristã, os que fazem as leituras, os que recolhem as ofertas, os que servem ao altar, todos são ministros litúrgicos. Os diversos ministros litúrgicos servem ao mesmo tempo a Deus e às pessoas reunidas. Para que a celebração da missa decorra bem, são precisos pelo menos quatro ministros. Quais são eles? São o presidente, o leitor, o cantor e o acólito. O presidente só pode ser um bispo ou um presbítero (=padre), porque só eles podem fazer o que Jesus mandou aos seus Apóstolos, ou seja, mudar o pão e o vinho no Corpo e Sangue de Cristo. O leitor é preciso para fazer as leituras. O cantor é preciso para cantar o salmo responsorial e para dirigir o canto da assembleia. E o acólito, para que é ele preciso? O acólito é preciso para muitas coisas. Mas antes de dizermos quais são essas coisas, temos de ver quem é o acólito e quem pode ser acólito. Isto será tratado mais tarde.

3 - 3 - Capitulo 1 A igreja e o seu interior Tema 1: A palavra «igreja» Entre os edifícios das aldeias, vilas e cidades de qualquer país há alguns que se distinguem de todos os outros principalmente pela sua forma e dimensões. São as igrejas. Vamos falar delas neste segundo encontro. A palavra «igreja» quer dizer três coisas: 1. O grupo de cristãos de uma terra, de uma região ou do mundo inteiro; 2. O grupo de uma terra reunidos em assembleia; 3. Os edifícios onde esses grupos de cristãos se reúnem. Quando escrevemos comum I grande (Igreja) referimo-nos, sobretudo, ao conjunto dos cristãos duma região ou de um país (Igreja ou Diocese de ) ou de todo o mundo (Igreja Católica). Pelo contrário, quando a escrevemos com um i pequeno (igreja), então é para falar dos edifícios onde os cristãos se reúnem, como por exemplo a igreja de Santo António de, a igreja da Nossa Senhora de, e assim por diante.

4 - 4 - Tema 2: A Porta principal e o Átrio Uma igreja tem uma porta principal e pode ter portas laterais. Muitas igrejas, logo a seguir à porta da entrada, têm um pequeno átrio, isto é, um espaço vazio. Isso quer dizer que quem vem de fora não entra logo na igreja. Nele as pessoas podem abrigar-se do sol e da chuva e conversar antes e depois de saírem da igreja. Tema 3: A Nave O lugar onde estão os fiéis chama-se nave, porque, pelo seu feitio e altura parece um grande navio. Existe um local reservado para o coro, outro para se fazerem as admonições. Existe também uma mesa na parte de trás onde se coloca as oferendas. Deve-se evitar formar grupos entre os fiéis, salvo aqueles que realizam algum serviço na assembleia.

5 - 5 - Tema 4: O presbitério A palavra presbitério vem de presbítero, que é outro nome que se dá aos padres. Assim, tal como, a nave é um lugar para os fiéis, assim o presbitério é o lugar dos presbíteros e de todos os ministros litúrgicos. É de se reparar que da nave para chegar ao presbitério subimos sempre alguns degraus ou seja que ele está num plano acima da nave. Isto para se ver bem o que aí se faz, isto porque é aí que é o centro comum e onde decorrem os ritos principais. É no presbitério que se encontram o altar, a cadeira presidencial, o ambão, por vezes o sacrário, bancos para os outros ministros e uma mesa chamada credência, onde se colocam as coisas necessárias para a celebração da missa. Falar-se-á disso mais à frente. Tema 5: A Pia Baptismal Todas as igrejas têm um lugar próprio para fazer os baptismos. Chama-se a esse lugar capela baptismal ou baptistério. É aí dentro que se encontra a pia baptismal que podem ser de muitos feitios. No princípio não havia pias

6 - 6 - baptismais, mas verdadeiras piscinas, onde toda a gente era baptizada mergulhando na água. Daí vem a palavra baptismo que significa mergulho em grego. É uma das partes mais importantes da igreja, pois lá renascem os cristãos pela água e pelo Espírito Santo. Também há nas igrejas pequenas pias com água benta junto às entradas da igreja para que ao entrarem os fiéis possam benzer-se com água benta e lembrarem-se do seu próprio baptismo. Tema 6: O Sacrário Nos primeiros tempos da Igreja o pão consagrado para as pessoas, muitos doentes poderem comungar antes de morrer, guardava-se numa caixa fechada, na Sacristia. Depois veio outro tempo em que, em cada igreja havia sempre uma capela do Santíssimo Sacramento. Era aí que, depois da missa, se guardava o pão consagrado num cofre, que se chama sacrário ou tabernáculo, para os doentes, mas também para a adoração ao Santíssimo Sacramento. Mais tarde o sacrário começou a pôr-se no presbítero. É assim que continua a fazer-se em muitas igrejas. Mas está mandado que, nas igrejas novas, haja uma capela do Santíssimo, que também serve para aí se rezar em silêncio, quando se entra na igreja ou noutros momentos. Diante do sacrário está continuamente acesa uma lâmpada (lamparina, vela ou eléctrica) especial que indica e honra a presença de Cristo.

7 - 7 - Tema 7: A Sacristia e a sala de paramentar Na Sacristia guardam-se as vestes litúrgicas e outras coisas necessárias às celebrações. Deve existir uma cruz onde se conclui a missa com uma palavras proferidas pelo presidente à qual os ministros que os acompanham devem responder. É onde o presidente e outros ministros se paramentam e desparamentam. Os acólitos devem ter uma sala à parte onde se paramentam e onde estão as suas alvas e cíngulos; se tal não for possível será na própria sacristia.

8 - 8 - Capítulo 2 O Acolitado Tema 1: Introdução Histórica O ministério de acólito remonta aos primórdios da Igreja. Uma carta do Papa S. Cornélio a Fábio de Antioquia, escrita no ano 251, testemunha que, em Roma, nessa altura, o Papa tinha reunido à sua volta 46 presbíteros, 7 diáconos, 7 subdiáconos, 42 acólitos e 52 exorcistas, leitores e porteiros. Uma outra carta, do final do século IV, do Papa S. Siríaco a Himero de Tarragona, dá-nos conta do acolitado como um serviço generalizado nas comunidades cristãs. Ao longo dos séculos, nas catedrais, à volta do bispo, ou nas comunidades que iam surgindo, jamais se extingui este ministério exercido por gerações e gerações de rapazes. Tema 2: O Acólito A palavra acólito vem do verbo acolitar, que significa acompanhar no caminho. Dado que se pode acompanhar alguém indo à frente, ao lado ou atrás de outras pessoas, acólito é aquele ou aquela que, na celebração da liturgia, precede, vai ao lado, ou segue outras pessoas, para as servir e ajudar. Quem é que o acólito acompanha e serve? Em primeiro lugar acompanha e serve o presidente da celebração da missa, que tanto pode ser o bispo como o presbítero; em segundo lugar acompanha e serve o diácono, o ministro extraordinário da comunhão, ou outras pessoas que precisam de ser ajudadas durante a celebração. Tema 3: Quem pode ser acólito? É preciso dizer que existem dois tipos de acólitos. Há os chamados acólitos instituídos e os acólitos não instituídos. Acólitos instituídos Chamam-se assim porque o bispo duma diocese chamou-os e os fez acólitos. Esse chamamento e essa instituição feita pelo bispo significam que esse acólito é convidado a participar muito empenhadamente na celebração da eucaristia.

9 - 9 - Quais podem ser instituídos acólitos? No nosso país só os rapazes ou homens que se preparam para ser diáconos ou padres. Este é o caso dos seminaristas. Acólitos não instituídos Existem em maior número que os primeiros. São os que estão aos domingos a acolitar nas nossas paróquias. Podem ser rapazes ou raparigas. São chamados pelo pároco de cada paróquia. Tema 4: Aparência e comportamentos Todos os domingos, muito antes de começar a missa, o acólito vai para a igreja, sempre bem vestido e limpo; cabelo e barba, mãos e unhas, roupa e sapatos. O acólito deve estar preparado espiritualmente para receber a sagrada comunhão. É importante que todos os acólitos comunguem pois estes servem de exemplo para o resto das pessoas na missa. Ao chegar à porta da igreja, o acólito deve saudar os companheiros e as outras pessoas que ali estiverem. Pode também esperar pelos outros acólitos que ainda não tiverem vindo. Ao entrar na igreja o acólito deve observar os expositores buscando alguma novidade. O acólito caso não vá acolitar deverá dirigir-se para os bancos da frente. Pode ser preciso chama-lo para algum serviço durante a celebração. Tema 5: A Alva e o Cíngulo Todos os que servem no altar usam uma veste branca de nome alva. Todos, desde o padre até ao acólito. O sentido de usarmos esta veste é para mostrarmos a pureza e a santidade recebida no nosso baptismo também feita com um veste branca. As alvas devem estar sempre muito limpas e passadas a ferro. O cíngulo é um cordão que serve para apertar a alva à cintura, através de um nó que o acólito deverá aprender a dar. Depois o acólito deve arranjar a alva de modo a que esta não fique amarrotada, ou pedir a alguém que o ajude.

10 Capítulo 3 Gestos e atitudes na Liturgia Na Liturgia, o acólito faz gestos e toma atitudes corporais. Vamos ver quais são os gestos e atitudes mais importantes. Tema 1: Sinal da Cruz Quando os nossos pais nos levam para sermos baptizados, o sacerdote, os nossos pais e os nossos padrinhos fizeram-nos o sinal da cruz na testa. Ao fazermos o sinal da cruz, por um lado, relembramos que Jesus Cristo morreu por nós para nos salvar dos nossos pecados; e por outro lado, ao mesmo tempo que nos benzemos (fazemos o sinal da cruz em nós mesmos), dizemos as palavras Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo ao mesmo tempo que abrimos um espaço onde fazemos algo em nome d Ele, assim como professamos que acreditamos na Santíssima Trindade. Também nos persignamos, isto é, fazemos o sinal da cruz na testa, na boca e no peito. Isto acontece na missa na altura do Evangelho. Para que exista alguma uniformidade nos nossos gestos não façamos isso quando algum de nós não pode (por ser ceroferário ou turiferário).

11 Tema 2: Estar de pé Na missa estamos de pé nos momentos mais importantes. É a posição do cristão pois ele é a presença constante de Cristo. Estamos de pé: Desde o início do cântico de entrada até à oração colecta, inclusive; Durante o Aleluia, ou outro cântico que preceda o Evangelho, e durante a proclamação do Evangelho; Durante a profissão de fé e a oração dos fiéis; Desde a oração sobre as oblatas até ao fim da missa, excepto nos momentos abaixo mencionados. Nota: durante o evangelho todos estão de pé a olhar para quem lê; Durante a oração eucarística todos de pé a olhar para o altar. Tema 3: Caminhar Na missa, para se fazer quase tudo, caminha-se (NÃO SE CORRE!). Assim acontece na procissão de entrada, quando o leitor vai ler ao ambão, durante a preparação do altar, durante a comunhão dos fiéis, e ainda noutros. O acólito deve ser ensinado a caminhar na igreja na presença de Deus.

12 É IMPORTANTE que em todas as deslocações de um acólito, ele seja o mais discreto possível. Só deve mesmo andar quando de facto, for preciso. Tema 4: Estar sentado Quando está sentado o acólito deve manter-se de forma digna e bem sentado, com as costas direitas e os pés direitos no chão. Nunca com as pernas cruzadas ou esticadas, pois não estamos em nenhuma esplanada; estamos na igreja, na missa. As mãos não devem estar a passear: devem estar em cima dos joelhos (como na imagem). Muito importante: não falar com os outros acólitos pois estamos a distrairmo-nos e a distrair os outros. Estamos sentados: Durante as leituras que precedem os o Evangelho e o salmo responsorial; Durante a homilia; Durante a preparação dos dons até «orai irmãos»; Durante o silêncio (ou acção de graças) após a comunhão, se o padre se sentar.

13 Tema 5: de Joelhos O estar de joelhos é uma atitude humildade e de adoração perante o que contemplamos. Estar de joelhos não é estar sentados nos calcanhares; é estar direito e com o corpo elevado. Estamos de joelhos: Desde a epiclese até terminar a elevação do cálice; Na exposição solene do Santíssimo Sacramento, enquanto o sacerdote ou diácono leva e expõe o Santíssimo, e sempre que quem preside está ajoelhado; No início da celebração da Paixão do Senhor, na Sexta-Feira Santa, quando os sacerdotes se prostram de rosto por terra, e quando, na Oração Universal, o diácono ou outro ministro dá essa indicação.

14 Tema 6: Genuflexão A genuflexão consiste em dobrar um joelho até ao solo, por respeito, e a voltar a erguer-se de seguida. O corpo deve manter-se direito. O acólito deve genuflectir sempre que passa diante do Santíssimo Sacramento, a não ser que vá em procissão ou leve alguma coisa nas mãos. Fora da eucaristia, genuflecte-se sempre que se passa em frente ao sacrário ou em frente à custodia quanto está o Santíssimo exposto. Genuflecte-se também à cruz desde a celebração da Paixão na Sexta-Feira Santa até à Vigília Pascal.

15 Tema 7: Inclinação A inclinação é um sinal de reverência e de honra que se presta às próprias pessoas ou às suas imagens. Há duas espécies de inclinação: de cabeça (pequena inclinação) e do corpo (inclinação profunda). Inclinação profunda: Quando o sacrário com o Santíssimo Sacramento não está no presbitério, antes e depois da missa e sempre que se tiver de passar diante do altar; Quando na profissão de fé dizemos «e encarnou»; Quando, antes de comungar, o sacerdote genuflecte; Quando o sacerdote diz «Eis o Cordeiro de Deus»; Sempre seja necessário passar diante do bispo; O que incensa, ao Santíssimo Sacramento e às pessoas que vai incensar, antes e depois da incensação. Pequena inclinação Quando na celebração se pronuncia o nome de Jesus, da Virgem Santa Maria ou do Santo cuja memórias se celebra a missa; Durante a incensação da Cruz; Quando na «confissão», se diz «por minha culpa, minha tão grande culpa»; Sempre que seja necessário passar diante do presbítero; Sempre que se entrega algum objecto nas mãos do sacerdote; Ao leitor (ara acólito acolhedor);

16 Quando o sacerdote abre ou fecha a porta do sacrário (se este estiver no presbitério); No momento da comunhão em que dizemos «ámen»; Para saudar aquele de quem se receba a paz; À cruz da sacristia, antes e depois da missa. Tema 8: Outros gestos Bate-se no peito: o É sinal de oração de coração humilde e consciente como o publicano que ficou à distância e nem sequer se atrevia a erguer os olhos ao Céu, mas dizia «Meus Deus, tende compaixão de mim que sou pecador» e desceu justificado para sua casa (Lc 18, 13-14). o Na «confissão», ao dizer «minha culpa, minha» bate-se duas vezes no peito com a mão direita estendida. A Paz Quando o sacerdote ou o diácono diz «saudai-vos na Paz de Cristo», o acólito recebe primeiro a paz do sacerdote, diácono e ministro da comunhão e depois aos outros acólitos.

17 Como se dá a paz Aquele que vai dar a paz, volta-se, sem o saudar, para aquele que vai receber. Coloca as palmas e os antebraços sobre os braços daquele que vai receber a paz; inclina-se para a direita e aproxima a face esquerda da face esquerda deste último, dizendo «a paz esteja contigo». Como se recebe a paz Aquele que vai receber, saúda com uma inclinação de cabeça aquele que lhe leva a paz. Com as mãos abertas e voltadas para cima, e com os antebraços fazendo um ângulo recto com os braços, toca, com as mãos, e os cotovelos do que lhe dá a paz, inclinando-se também para a direita. Responde: «e contigo também». Depois, ambos se endireitam e saúdam com uma pequena inclinação. Posição das mãos o Durante a celebração, sempre que estão de pé ou de joelhos, ou se deslocam sem objectos nas mãos, os acólitos põem as mãos juntas, isto é, têm as mãos juntas diante do peito, comas palmas das mãos, os dedos esticados e os polegares cruzados o Estando sentados, pousam as palmas das mãos sobre os joelhos. Observações: Quando o Santíssimo Sacramento está exposto, não se saúda ninguém. Deve-se sempre evitar estar de costas, quer para o altar, quer para as pessoas mais elevadas em dignidade. Para maior dignidade e beleza da missa, é preciso que as atitudes e movimentos dos acólitos sejam executados simultaneamente. Exemplo disso é: sentar e levantar ao mesmo tempo que o padre, inclinações, genuflexões (usar a nossa visão periférica). Tudo isto exige algum treino e prática.

18 Capítulo 4 Os acessórios de culto Este capítulo tem pouco texto mas tem algumas fotografias com os nomes dos diversos objectos que usamos durante a missa e não só. Junto das fotografias há uma pequena explicação. Tema 1: Os Vasos Sagrados Cálice e Patena Servem para oferecer, consagrar e comungar do Corpo e Sangue de Cristo Píxide ou Cibório Vaso com tampa, destinada a conservar as hóstias consagradas no sacrário. Caixa-Cibório Espécie de caixa utilizada para levar o viático aos doentes.

19 Custódia Destinada à exposição solene do Santíssimo Sacramento. Lúnula Faz parte da Custódia. Trata-se de um pequeno semi-círculo, geralmente de metal precioso, que serve para segurara a hóstia consagrada. Tema 2: Outros Vasos Âmbulas Vasos destinados a conterem os Santos Óleos (dos Catecúmenos, do Santo Crisma, dos Doentes). Galhetas Para apresentar no altar o vinho e a água.

20 Turíbulo e Naveta Para as incensações na celebrações Litúrgicas e para guardar o incenso. (mais há frente explicar-se-á como se incensa) Vasos de Abluções ou Lavandas Para a purificação dos dedos do sacerdote.

21 Caldeira e Hissope Para as aspersões com água benta. Purificador Encontra-se, com água, junto do sacrário, para o sacerdote purificar os dedos quando dá a Comunhão fora da missa. Tema 3: Panos de altar Toalhas de altar Crismal Pano que, nos altares consagrados, em sinal de respeito pelas unções, se coloca entre o altar e a toalha. Corporal Pano quadrado sobre o qual são colocados directamente a Patena e o Cálice, e também a Custódia durante a exposição do Santíssimo Sacramento. Quando não está a ser utilizado, pode guardar-se devidamente dobrado.

22 Pala Pequeno pano quadrado que pode colocar-se, facultativamente, sobre o Cálice. Sanguíneo Pano destinado a enxugar o cálice depois das abluções, bem como a boca e os dedos do sacerdote que o Sangue e o Corpo de Cristo tocaram. Manustérgio Toalha apresentada pelo acólito ao sacerdote no momento em que este lava as mãos.

23 Tema 4: Vestes sagradas Alva Veste comum a todos os ministros Cíngulo Cordão que ajusta a alva à cintura Amito Espécie de lenço que é utilizado para envolver o pescoço, caso a alva esteja decotada Casula Veste utilizada pelo sacerdote para a celebração da missa. Os concelebrantes podem não utilizá-la. Tem a cor consoante a cor litúrgica. Estola Faixa que tem a cor consoante a cor litúrgica. Os padres e bispos põem-na sobre o peito. Os diáconos põem-na a tiracolo. Dalmática A veste própria dos diáconos. Véu de Ombros ou Umeral Os sacerdotes e os diáconos utilizam-no na procissão do Santíssimo Sacramento. Os presbíteros também usam para dar a bênção. Tema 5: Insígnias Episcopais O bispo, nas celebrações litúrgicas, utiliza as vestes sagradas próprias de daquele de quem preside. Além das que são comuns aos presbíteros, usa, na cabeça o solidéu (pequeno barrete, de cor violeta para os bispos, vermelho para os cardeais e branca para o Papa).

24 As insígnias episcopais usadas pelo bispo são: Anel: símbolo da fidelidade à Igreja, sua esposa. Báculo: sinal do múnus pastoral Mitra e Cruz Peitoral Palio (usado pelos arcebispos, sobre a Casula, nas cerimónias litúrgicas que se realizam no território sob sua jurisdição). Tema 6: Outros objectos de culto Pálio É um sobre-céu portátil, suspenso por meio de varas, que serve nas procissões para cobrir o Santíssimo Sacramento ou o Santo Lenho. Umbela Espécie de pequeno pálio redondo, utilizada para cobrir o Santíssimo Sacramento quando transportado em procissão no interior da igreja. Tema 7: Cores litúrgicas Usa-se cor branca Tempo Pascal e Natal; Festas do Senhor (excepto o Domingo de Ramos, na Paixão do Senhor e a Exaltação da Santa Cruz); Festas e Memórias da dedicação de uma Igreja; Festa e Memória de Nossa Senhora, dos Anjos e dos Santos (excepto os Apóstolos e Evangelistas e os Martíres); Festa se Todos-os-Santos, nascimento de S. João Baptista, S. João Evangelista, Cadeira de S. Pedro e Conversão de S. Paulo; Missas Rituais, Missas para Diversas Necessidades e Missas Votivas. Usa-se cor verde Tempo Comum ou Per Annum. Usa-se cor vermelha Domingo de Ramos e Sexta-Feira Santa; Domingo de Pentecostes; Exaltação da Santa Cruz; Festas de Apóstolos e Evangelistas; Festa e Memórias de Mártires;

25 Usa-se cor roxa Tempo do Advento e Quaresma; Missa de Defuntos (também se pode usar paramentos de cor preta). Podem usar-se paramentos cor-de-rosa nos domingos «Gaudete» (III do Advento) e «Laetare» (IV da Quaresma), e, por antigo privilégio, nalgumas igrejas, paramentos azuis na solenidade da Imaculada Conceição.

26 Capítulo 5 Os Momentos da Missa A missa tem duas grandes partes: a liturgia da palavra e a liturgia eucarística. No entanto, estas duas partes estão muito relacionadas, de tal maneira que são uma só coisa: A Missa. De facto, podemos dizer que a Missa é como um banquete com um só alimento que é Jesus Cristo mas é servido em duas mesas: a mesa da palavra (ambão) e a mesa da eucaristia (altar). Tema 1: Ritos Iniciais (introdução) O primeiro momento é quando a assembleia recebe o sacerdote que, em nome de Jesus, vai presidir à celebração. Depois inicia-se a celebração com o Sinal da Cruz e a Saudação inicial O sacerdote saúda a assembleia manifestando a presença de Deus no meio dela. Segue-se o Acto Penitencial Convite a reconhecermos os nossos pecados, para recebermos o perdão e a misericórdia de Deus. Depois cantamos o Glória um cântico de louvor e de súplica a Deus, criando em nós a atitude de dar graças a Deus, própria da missa. Esta introdução termina com a Oração Colecta Aqui há momento de silêncio para que todos tomem consciência de que estão na presença de Deus, e que se preparem para o que vai acontecer na Missa. Depois o sacerdote diz a oração em nome de todos. Tema 2: Liturgia da Palavra Leitura I Leitura do Antigo Testamento. (Na Páscoa é dos Actos dos Apóstolos) Salmo Responsorial É a resposta da assembleia à primeira Leitura Leitura II Leitura dos Actos dos Apóstolos ou das Cartas Evangelho O Evangelho, porque é a narração da vida de Jesus Cristo, é o ponto mais alto da liturgia da Palavra. É que toda a Bíblia fala de Jesus, e só quem acredita em Jesus compreende totalmente a Bíblia. Por isso é escutado de pé, aclamado com o Aleluia, e todos se persignam (sinal da cruz na testa, na boca e no peito).

27 Homilia Segue-se a homilia, em que o sacerdote explica algum aspecto das leituras exortando a assembleia a imitar aquilo que foi proclamado. Credo O Credo é um resumo da Bíblia, isto é, de tudo o que foi revelado por Deus e que nós acreditamos. Na Missa rezamos o Credo para exprimir a nossa aceitação daquilo que foi escutado nas leituras, e recordamos o essencial da fé católica. Oração dos Fiéis Nesta oração, a assembleia reza por toda a Igreja, por todos os homens da Terra, pelos governantes, pelos que sofrem, etc. Somos um Povo que reza a Deus pedindo a sua bênção para todos os Povos. Tema 3: Liturgia Eucarística Apresentação dos dons Prepara-se o altar, com o pão e o vinho para a eucaristia. Se houver outras ofertas como dinheiro também é entregue aqui. Oração sobre as oblatas Oração que se diz quando tudo está preparado para a Eucaristia. Pede-se que estes dons terrenos (pão e vinho) se transformem para nós em alimento de vida eterna. ORAÇÃO EUCARISTICA É a grande oração em que todos pela voz do sacerdote, louvam a Deus e o bendizem. Esta oração tem várias partes. Começa com o convite do sacerdote a que todos dêem graças a Deus ( Demos graças ao Senhor Nosso Deus ). Depois proclamamos a glória de Deus três vezes Santo, que fez maravilhas por amor a nós. Seguidamente invocamos o Espírito Santo, para que transforme o pão e o vinho, em Corpo e Sangue de Cristo. Então o sacerdote repete os gestos e as palavras de Jesus na Última Ceia, consagrando o Pão e o Vinho. Depois oramos a Deus pela unidade da igreja, pelo Papa e os bispos; recordamos os que já partiram para junto do Pai; pedimos para também nós participarmos um dia na assembleia do céu, com todos os Santos. A oração termina quando o sacerdote eleva o Corpo e Sangue de Cristo, em louvor ao Pai e toda a assembleia responde: Ámen (Assim seja!). RITOS DA COMUNHÃO Finalizada a oração eucarística está na altura de recebermos o Corpo (e o Sangue de Cristo): Pai-Nosso Os que comem do mesmo Pão, formam um só Corpo na mesma Fé. Por isso rezamos, todos juntos, como Jesus, o Filho de Deus nos ensinou, e assim chamamos a Deus «nosso Pai».

28 Saudação da Paz Quem não está em paz com os irmãos, não está preparado para receber o alimento da Unidade e da Paz. Por isso realizamos este gesto de reconciliação e perdão. Não se trata de um simples cumprimento: é o compromisso de todos os cristãos na construção da Paz com todos os homens. Partir do Pão Normalmente o pão já vem partido em partículas (por razões práticas). No entanto, o sacerdote parte uma hóstia e mostra-a partida a toda a assembleia, para significar que é só um pão que é partido e repartido por todos. Comunhão Todos os que estão de consciência limpa aproximam-se para receber do Corpo de Cristo, numa atitude de amor e de alegria. A comunhão leva-se também a casa dos doentes e dos que não podem ir à missa. Oração depois da comunhão Oração que se diz no final da comunhão, pedindo que o alimento que comungámos nos dê força para vivermos santamente e podermos chegar ao Reino dos Céus. Tema 4: Ritos de Conclusão Bênção final e Despedida (Ide em Paz ) A grande bênção é a Eucaristia e a comunhão. No entanto, esta bênção final significa que, ao sairmos da igreja, Deus nos acompanha e guia para praticarmos e anunciarmos o que ouvimos e celebrámos na missa.

29 Capítulo 6 Cerimonial do acólito para uma missa celebrada no Domingo ou festa de preceito (Forma Típica) «Tenha-se em grande apreço a missa celebrada com uma comunidade, sobretudo com a comunidade paroquial, já que esta representa a Igreja universal, num lugar e tempo determinado, especialmente na celebração comunitária Domingo» (IGMR, 75). Convém que seja celebrada com canto e com número adequado de ministros (cf. IGMR, 77). «Todos, ministros ou simples fiéis, façam tudo e só o que lhes compete ( )» (IGMR, 58). Tema 1: Preparativos a) Cerimonário (C) Além de coordenar o serviço de todos, prepara o seguinte: Leva o Evangeliário para a sacristia; Junto à do sacerdote, coloca o Missal; No ambão, o Leccionário e o texto da oração dos fiéis; No local donde partirá a procissão com as oferendas, coloca uma mesa coberta com uma toalha branca; Verifica se os microfones estão colocados e se a aparelhagem sonora está operacional. Nota: Evangeliário é o livro, dignamente encadernado, que contém os Evangelhos dos Domingos, das solenidades e das Festas. Não existindo, poder-se-á substituir por um Leccionário igual ao que está no seu lugar próprio: o ambão. Um diácono, ou, na sua falta, um acólito, poderá transportar o Evangeliário na procissão de entrada. b) Turiferário (T) e Naveteiro (N) Limpam o Turíbulo e acendem-no; Verificam se há incenso na Naveta e se a colher está limpa c) Cruciferário ( ) Leva a cruz procissional para a sacristia e verifica se a base está no lugar próprio, no presbitério.

30 d) Os Acólitos (Acólito de Altar Aa; Acólito ao Livro Al) Verificam, no Directório Litúrgico, a cor dos paramentos do dia. Sobre o arcaz ou noutro local apropriado colocamos paramentos do sacerdote (e do diácono, e dos concelebrantes, se for o caso), por esta ordem: o Casula o Estola o Cíngulo o Alva o Amito (se for necessário) Nota: O diácono pode não levar Dalmática; e os concelebrantes podem não usar Casula. Levam para a credência: o Cálice o Corporal o Sanguíneo o Patena com a hóstia o Lavabo, jarro e Manustérgio o Bandejas para a Comunhão dos fiéis. Levam para a mesa de onde parte a procissão das oferendas: o Píxide ou Patena com partículas para a Comunhão dos fiéis o Galhetas com vinho e a água e) Ceroferários (Cr) Preparam os ciriais: pelo menos dois ciriais, podendo ser quatro ou seis, e até sete quando a missa for presidida pelo bispo a diocese. Acendem, na igreja, as velas e as luzes necessárias, e renovam a lamparina do sacrário. Verificam se há fósforos na sacristia e colocam o pavio na credência. Tema 2 Na Sacristia (ou no local donde parte a procissão de entrada) a) Os acólitos acolhem o sacerdote, (já com as suas tarefas preparatórias cumpridas) já paramentados. b) O Cerimonário ajuda o sacerdote a paramentar-se. c) Os Ceroferários acendem os ciriais. d) O turiferário e o Naveteiro aproximam-se para o sacerdote colocar incenso no Turíbulo.

31 Tema 3 A Celebração 1. Chegada a hora de começar a missa todos os acólitos saúdam a Cruz que está na sacristia e forma-se a procissão da entrada deste modo: a. Turiferário com o turíbulo fumegante; b. Ligeiramente atrás, à esquerda do turiferário, vai o naveteiro; c. Ceroferários e no meio o cruciferário com a Cruz Processional. d. Ceroferários e no meio o diácono (ou um acólito) com o Evangeliário. e. Acolhedores f. Outros acólitos g. Acólito que leve o missal se aplicável h. À direita do sacerdote o cerimoniário ligeiramente à frente i. Celebrante e Co-celebrantes. Nota: se a missa for presidida por um bispo, atrás dele vão os acólitos responsáveis pela mitra e pelo báculo. 2. Chegando à entrada do presbitério, os acólitos que não levam as mãos ocupadas, fazem dois a dois, uma inclinação diante do altar. Se for possível fazem inclinação, todos ao mesmo tempo com o presidente da celebração. 3. O turiferário e o naveteiro aproximam-se do presidente. Após ser imposto o incenso, o turiferário entrega o turíbulo ao sacerdote (ou também ao cerimoniário ou ao diácono e estes ao sacerdote). Durante a incensação da Cruz os acólitos fazem uma inclinação. O cerimoniário (ou o diácono) acompanha o sacerdote durante a incensação, segurando a ponta direita da casula. Terminada a incensação o turiferário aproxima-se e recebe o turíbulo.

32 Quem transporta o Evangeliário põem-no no altar. Os ceroferário e o cruciferário colocam o que transportam nos devidos locais. Preparamse todos para fazer a segunda inclinação ao altar (todos juntos), na altura em que o sacerdote (s) beija (m) o altar. 5. O turíbulo vai para a sacristia (ou outro lugar destinado para tal) e a naveta vais para a credência. O acólito ao livro apresenta o Missal ao sacerdote para os ritos iniciais e para a oração colecta. 6. Finda a oração colecta todos os acólitos se sentam ao mesmo tempo que o sacerdote. Excepto os acolhedores que vão receber os leitores e os salmistas à entrada do presbitério. Durante as leituras e salmo estão de cada lado do ambão. Após cada leitura acompanham o leitor até à saída do presbitério. Os acolhedores, antes e depois de executarem esta tarefa, fazem ao presbítero, uma pequena inclinação. 7. Durante a segunda leitura, o turiferário vai buscar o turíbulo. 8. No início do Aleluia (ou outro cântico, conforme o tempo litúrgico), todos se levantam excepto o padre que preside. O turiferário e o naveteiro aproximam-se do sacerdote que impões e benze o incenso. 9. Quem vai ler o Evangelho faz a procissão com o Evangeliário ladeado de dois ceroferários transportando os ciriais que acompanhavam o Evangeliário na procissão de entrada.

33 Depois do Sacerdote (ou diácono) saudar o Povo e anunciar qual o Evangelho (para uma melhor uniformidade não se persignem os acólitos se só alguns o poderem), o turiferário apresenta o turíbulo. Finda a incensação o turiferário retira-se junto do ambão mas do presbitério. 11. Durante a proclamação do Evangelho, os ceroferários estão do mesmo modo que os acolhedores voltados um para o outro. 12. Finda a proclamação do Evangelho, o Evangeliário permanece no ambão e os ceroferários colocam os ciriais em torno do ambão ou do altar se apenas existirem dois círios. Todos se sentam enquanto o que celebrante ou mesmo um co-celebrante faz a homilia. 13. Finda a homilia o acólito do livro apresenta o Missal para a recitação do «Credo». Às palavras «E encarnou pelo Espírito Santo e Se fez homem», todos fazem uma inclinação (genuflectem nas solenidades do Natal e da Anunciação do Senhor). 14. Os acólitos acolhedores vão à entrada do presbitério receber o leitor da oração dos fiéis. O acólito do livro apresenta ao sacerdote o livro da oração dos fiéis. O leitor só deixa o ambão depois da oração conclusiva, sendo depois acompanhado pelos acolhedores à saída do presbitério. 15. Quando o presbítero se senta os acólitos não tenham funções a cumprir se sentam também (ao mesmo tempo). Entretanto (dois ou mais) acólitos levam para o altar o corporal, o cálice, a patena com a hóstia e o sanguíneo. O cerimoniário prepara o altar. 16. O Cerimoniário organiza a procissão das oferendas: vem à frente seguido do turiferário e os que trazem as galhetas da água e do vinho e outras oferendas (como cestos com dinheiro). As restantes oferendas não devem ficar em cima do altar. Em algumas paróquias nas oferendas vêm já o cálice com o vinho e a patena com a hóstia.

34 O padre e acólitos (os que forem necessários) e o diácono levantam-se e vão para a frente do altar para receber as oferendas. 18. O sacerdote recebe a patena (e o cálice, se ocorrer que venha na procissão das oferendas), e entrega ao diácono ou a um dos acólitos que a leva para o altar. Recebe também as galhetas e entrega-as a outro acólito. O Cerimoniário recebe outras ofertas que normalmente incluem o dinheiro e leva para um lugar próprio que não deve ser em cima do altar. 19. O Sacerdote regressa ao altar e o acólito que transporta o Missal apresenta-o para serem lidas as fórmulas prescritas para a apresentação dos dons. 20. O presbítero eleva a patena com a hóstia eleva a patena e quando a poisa o acólito aproxima-se para lhe apresentar as galhetas do vinho e da água. 21. O turiferário vai buscar o turíbulo e o naveteiro, a naveta; e procedem como em 3. O cerimoniário incensa o celebrante, o concelebrantes se os houver, os acólitos e o povo. O turiferário retira-se depois de receber o turíbulo para o local já referido e a naveta vai para a credência.

35 Um dos acólitos (dois ou três) apresenta o lavabo: a. Um: lavabo na mão esquerda, jarro na mão direita, manustérgio pendurado no braço direito. b. Dois: igual quando só com um mas um acólito segura o manustérgio com as duas mãos c. Três: todos os acólitos seguram nas lavandas com as duas mãos. No final os acólitos fazem uma inclinação ao sacerdote. Nota: é possível que também seja utilizado sabonete e limão especialmente quando há bênção com os santos óleos. 23. Quando o sacerdote regressa ao centro do altar, o acólito do livro apresenta o livro para a oração das oblatas, o prefácio e a oração eucarística determinada. 24. Cantando o «Sanctus», o turiferário impõe incenso no turíbulo e desloca-se para a frente do altar de costas para a assembleia.

36 No início da Narração da última ceia todos se ajoelham, excepto o acólito que continua a segurar o Missal. Nota: «Um pouco antes da Consagração, se for oportuno, um dos acólitos poderá chamar a atenção dos fiéis com toque de campainha. Esta pode-se tocar também a cada elevação, segundo os costumes locais» (IGMR, 109). 26. A cada elevação, o turiferário incensa. 27. Quando o celebrante diz «Mistério da Fé», todos se levantam. 28. O turíbulo é guardado para o local designado. 29. Finda a Oração Eucarística o acólito do livro abre o Missal nos Ritos da Comunhão. 30. Quando o Sacerdote ou o Diácono disser: «Saudai-vos na paz de Cristo», os acólitos saúdam o presidente o concelebrantes e por fim os outros acólitos. Se existirem muitos acólitos, o que torna demoroso o rito da paz, os acólitos dão a paz a alguns e o sacerdote saúda na paz o cerimoniário e o acólito do livro. 31. O Sacerdote genuflecte depois da oração preparatória da Comunhão, acólitos fazem uma inclinação profunda. 32. Quando o presbítero diz: «Eis o Cordeiro de Deus» os acólitos fazem uma inclinação profunda. 33. Os acólitos aguardam que o sacerdote lhes leve a comunhão que poderá, ou não, ser das duas espécies.

37 Os acólitos acompanham então os ministros da comunhão com a bandeja. O cerimoniário deve acompanhar o celebrante. 35. O acólito que está com o ministro da comunhão deve ter a bandeja por baixo da patena ou píxide e acompanha o corpo no ar até à boca de quem vem receber a comunhão. Se quem vier receber for para comungar na mão a bandeja deve parar por baixo das mãos dessa pessoa. 36. Terminada a Comunhão dos fiéis, um presbítero ou outro ministro da comunhão faz a purificação, no altar ou na credência, que consiste em limpar a patenas e as bandejas (e outros vasos sagrados), com o sanguíneo. O acólito encarregado das galhetas entrega a galheta da água ao ministro. 37. Se antes ou depois da Comunhão dos Fiéis existir necessidade de abrir o sacrário, e localizando-se este no presbitério, os acólitos voltam-se para este, inclinando-se na abertura e fecho deste. Estando o sacrário localizado fora do presbitério dois ceroferários (sem os ciriais) acompanham o ministro num pequeno cortejo. 38. Depois da Comunhão os acólitos sentam-se se o sacerdote se sentar (ao mesmo tempo que este). 39. O acólito do livro apresenta o Missal ao celebrante para este fazer a oração depois da comunhão. 40. Dito o «Ide em Paz», o cortejo (se houver), para a sacristia como o da entrada. Tema 4 Ao chegar à sacristia 1. Na sacristia todos fazem referência à Cruz e respondem à jaculatória dita pelo sacerdote. 2. O cerimoniário ajuda o presbítero a desparamentar-se. Todos ainda paramentados, arrumam aquilo que está encarregado cada um. 3. Os acólitos guardam os seus paramentos no local designado.

38 Observações Se o presidente for um bispo ter em conta: A) O bispo faz uso do báculo durante a procissão da entrada, enquanto se escuta a proclamação do Evangelho e faz a Homília e na bênção final; B) Pode usar mitra: sempre que se senta (ao ministrar o sacramento da Confirmação) e nas circunstâncias em que usa o báculo; C) O acólito mitreiro entrega e recebe a mitra do diácono ou sacerdote que assiste o bispo; D) Durante a missa, o bispo só não usa o solidéu desde o início da oração eucarística até terminar de distribuir a Comunhão. Nessa altura, o Bispo senta-se e um acólito deverá levar-lhe o solidéu numa bandeja.

39 Capítulo 7 Devocionário Os acólitos Devem ser instruídos também na oração, por isso está aqui, neste pequeno devocionário, além dos já (supostamente) conhecidos Pai- Nosso e Avé Maria, outras orações incluindo a nossa Oração. Pai-Nosso Pai-Nosso, que estais no Céu santificado seja o Vosso Nome. Venha a nós o Vosso Reino, seja feita a Vossa Vontade assim na terra como no céu. O Pão- Nosso de cada dia nos dai hoje. Perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixei cair em tentação mas livrai-nos do mal. Ámen. Avé Maria Avé Maria cheia de graça o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Ámen. Oração do Acólito Senhor Jesus Cristo, sempre vivo e presente connosco, tornai-me digno de Vos servir no altar da Eucaristia, onde se renova o sacrifício da Cruz e Vos oferecei por todos os homens. Vós que quereis ser para cada um o amigo e o sustentáculo no caminho da vida, concedei-me uma fé humilde e forte, alegre e generosa, pronta para vos testemunhar e servir. E porque me chamaste ao vosso serviço, permiti que vos procure e vos encontre, e pelo sacramento do Vosso Corpo e Sangue, permaneça unido a Vós para sempre. Ámen. Glória Glória a Deus nas alturas e paz aos homens por Ele amados. Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória. Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigénito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai: Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós; Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica; Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só Vós sois o Santo; só Vós sois o Senhor; só Vós, o Altíssimo Jesus Cristo; com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Ámen.

40 Credo Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra, de todas coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele, todas as coisas foram feitas. E, por nós homens, e para nossa salvação desceu dos céus. (todos se inclinam às palavras: «E encarnou e Se fez homem») E encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras; e subiu aos Céus, onde está sentado à direita do Pai. De novo há-de vir em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu Reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos Profetas. Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica. Professo um só baptismo para a remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos, e vida do mundo que há-de vir. Ámen. Salve Rainha Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve. A Vós bradamos os degredados filhos de Eva: A Vós suspiramos gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, os vossos olhos misericordiosos a nós volvei. E depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do Vosso ventre. Ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Ámen.

41 Oração da manhã Em nome (t) do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ámen. Salmo 62, 2-9 Senhor, sois o meu Deus: desde a aurora Vos procuro. A minha alma tem sede de Vós. Por Vós suspiro Como terra árida, sequiosa, sem água. Quero contemplar-vos na santuário, Para ver o vosso poder e glória. A Vossa graça vale mais que a vida: Por isso, os meus lábios hão-de cantar-vos louvores. Assim Vos Bendirei toda a minha vida E em Vosso Louvor levantarei as mãos Serei saciado com saborosos manjares E com vozes de júbilo Vos louvarei. Quando no leito Vos recordo, Passo a noite a pensar em Vós. Porque Vos tornastes meu refúgio, Exulto à sombra das Vossas asas. Unido a Vós estou, Senhor. A Vossa mão me serve de amparo. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, Como era no princípio, agora e sempre. Ámen. Oferecimento das obras do dia Ofereço-Vos, ó meus Deus, Em união com o Santíssimo Coração de Jesus E por meu o do Imaculado Coração de Maria, As orações, os trabalhos, as alegrias e os sofrimentos deste dia, Em reparação de todas as ofensas E por todas as intenções, Pelas quais o mesmo divino Coração Está continuamente intercedendo E sacrificando-se nos nossos altares. Eu Vo-la ofereço, de modo particular, (conforme o mês, acrescentar as intenções do Santo Padre) Tudo por Vós, Sagrado Coração de Jesus!

42 Consagração a Nossa Senhora Ó Senhora minha, ó minha Mãe! Eu me ofereço todo a Vós E, em prova da minha devoção para convosco, Vos consagro neste dia os meus olhos, os meus ouvidos, A minha boca, o meu coração E inteiramente o meu ser. E porque assim sou vosso, ó incomparável Mãe, Guardai-me e defendei-me Como coisa e propriedade Vossa. Lembrai-vos que Vos pertenço, Terna Mãe, Senhora nossa! Ah, guardai-me e defendei-me Como coisa própria Vossa. Ámen. Ao Anjo da Guarda Santo Anjo do Senhor, meu zeloso Guardador: Pois que a ti me confiou a piedade divina, Hoje e sempre me governa, Rege, guarda e ilumina. Ámen. Pai-Nosso Oração do meio-dia Angelus V/ O Anjo do Senhor anunciou a Maria. R/ E Ela concebeu do Espírito Santo. Avé Maria. V/ Eis a escrava do Senhor. R/ Faça-se em Mim segundo a Vossa palavra. Avé Maria. V/ E o Verbo Se fez homem. R/ E habitou entre nós. Avé Maria. V/ Rogai por nós, Santa Mãe de Deus. R/ Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

43 Oremos: Infundi, Senhor como Vos pedimos, A Vossa graça em nossas almas, para que nós, Que pela Vossa anunciação do Anjo viemos ao conhecimento Da Encarnação de Jesus Cristo Vosso Filho, Pela sua Paixão e Morte de Cruz Sejamos reconduzidos à glória da Ressurreição. Por Cristo Nosso Senhor. Ámen. Ou Regina Caeli (no tempo Pascal) V/ Rainha do Céu, alegrai-vos, Aleluia! R/ Porque Aquele que mereceste trazer em Vosso ventre, Aleluia! V/ Ressuscitou como disse, Aleluia! R/ Rogai por nós a Deus, Aleluia! V/ Alegrai-Vos e exultai, ó Virgem Maria, Aleluia! R/ Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, Aleluia! Oremos: Ó Deus, que Vos dignaste alegrar o mundo Com a ressurreição de Vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, Concedei-nos, Vos Suplicamos, A graça de alcançarmos pela protecção da Virgem Maria, Sua Mãe, A glória da vida eterna. Por Cristo Nosso Senhor. Ámen. Visita ao Santíssimo Meus Deus, eu creio, adoro, espero e amo-vos. Peço-Vos perdão para os que crêem, não adoram, não esperam e não vos amam. (3x) Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, adoro-vos profundamente e ofereço-vos o preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, presente em todos os sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E, pelos méritos infinitos do Seu Santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-vos a conversão dos pobres pecadores.

44 Salmo 22 O Senhor é meu pastor: nada me falta. Leva-me a descansar em verdes prados, Conduz-me às águas refrescantes E reconforta a minha alma. Ele me guia por sendas direitas Por amor do seu nome. Ainda que tenha de andar por vales tenebrosos, Não temerei nenhum mal, porque Vós estais comigo: O Vosso cajado e o Vosso báculo me enchem de confiança. Para mim preparais a mesa À vista dos meus adversários; Com óleo me perfumais a cabeça E o meu cálice transborda. A bondade e a graça hão-de acompanhar-me Todos os dia da minha vida, E habitarei a casa do Senhor Para todo o sempre. Glória ao Pai, ao Filho E ao Espírito Santo, Como era no princípio Agora e sempre. Ámen Oração do Acólito Pai-Nosso Ficai connosco, Senhor!

45 Bênção da mesa Antes das refeições Oremos: Abençoai-nos, Senhor, e a estes alimentos que recebemos da vossas mãos. Por Cristo Nosso Senhor. Ámen. Depois das refeições Damo-Vos graças, Deus omnipotente, por todos os vossos benefícios. Vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos. Ámen. V/ Que o Senhor nos dê a sua Paz. R/ E a vida eterna. Oração da noite Em nome do Pai ( ), do Filho e do Espírito Santo. Ámen. Acção de Graças Eu Vos adoro, meu Deus E Vos amo de todo o meu coração. Dou-Vos graças por me terdes criado, Feito cristão e conservado neste dia. Perdoai-me as faltas que hoje cometi E se algum bem fiz, aceitai-o. Guardai-me durante o repouso E livrai-me dos perigos. A Vossa graça esteja sempre comigo E com todos os que me são queridos. Ámen. Exame de Consciência Meus Deus, dai-me luz para conhecer os pecados que hoje cometi, as causas deles e os meios de os evitar. Deveres para com Deus: lembrei-me de Deus durante o dia oferecendo-lhe o meu trabalho, dando-lhe graças, recorrendo a Ele com confiança de filho? Deixei de O testemunhar por vergonha ou respeito humano? Rezei? Deveres para com o próximo: Tive a preocupação de ajudar os que me rodeiam? Esforcei-me para que houvesse alegria e paz na minha família, no meu trabalho, na minha escola? Fiz algum apostolado? Caí na murmuração? Soube perdoar? Rezei pelos que mais precisam?

Formação de GAPRT. Grupo de Acólitos da Paróquia de Rio Tinto

Formação de GAPRT. Grupo de Acólitos da Paróquia de Rio Tinto Formação de Acólitos GAPRT Grupo de Acólitos CORES LITÚRGICAS BRANCO VERMELHO VERDE ROXO ROSA AZUL BRANCO n n n n Tempo Pascal e Natal. Festas e memórias do Senhor (excepto no Domingo de Ramos e a Exaltação

Leia mais

CELEBRAÇÃO ARCIPRESTAL DA EUCARISTIA EM ANO DA FÉ

CELEBRAÇÃO ARCIPRESTAL DA EUCARISTIA EM ANO DA FÉ CELEBRAÇÃO ARCIPRESTAL DA EUCARISTIA EM ANO DA FÉ SEIA 23 DE JUNHO 2013 ENTRADA NÓS SOMOS AS PEDRAS VIVAS DO TEMPLO DO SENHOR, NÓS SOMOS AS PEDRAS VIVAS DO TEMPLO DO SENHOR, POVO SACERDOTAL, IGREJA SANTA

Leia mais

Cântico: Dá-nos um coração

Cântico: Dá-nos um coração Cântico: Dá-nos um coração Refrão: Dá-nos um coração, grande para amar, Dá-nos um coração, forte para lutar. 1. Homens novos, criadores da história, construtores da nova humanidade; homens novos que vivem

Leia mais

Lausperene. Senhor Jesus, Eu creio que estais presente no pão da Eucaristia. Senhor, eu creio em Vós.

Lausperene. Senhor Jesus, Eu creio que estais presente no pão da Eucaristia. Senhor, eu creio em Vós. Lausperene Cântico: Dá-nos um coração Refrão: Dá-nos um coração, grande para amar, Dá-nos um coração, forte para lutar. 1. Homens novos, criadores da história, construtores da nova humanidade; homens novos

Leia mais

Explicação da Missa MISSA

Explicação da Missa MISSA Explicação da Missa Reunidos todos os catequizandos na Igreja, num primeiro momento mostram-se os objetos da missa, ensinam-se os gestos e explicam-se os ritos. Em seguida celebra-se a missa sem interrupção.

Leia mais

FESTA DO Pai-Nosso. 1º ano. Igreja de S. José de S. Lázaro. 7 de Maio de 2005

FESTA DO Pai-Nosso. 1º ano. Igreja de S. José de S. Lázaro. 7 de Maio de 2005 FESTA DO Pai-Nosso Igreja de S. José de S. Lázaro 1º ano 1 7 de Maio de 2005 I PARTE O acolhimento será feito na Igreja. Cada criança ficará com os seus pais nos bancos destinados ao seu catequista. Durante

Leia mais

Celebração Comunitária do SACRAMENTO DO BAPTISMO

Celebração Comunitária do SACRAMENTO DO BAPTISMO Celebração Comunitária do SACRAMENTO DO BAPTISMO O Baptismo, porta da vida e do reino, é o primeiro sacramento da nova lei, que Cristo propôs a todos para terem a vida eterna, e, em seguida, confiou à

Leia mais

Orações. para todas as horas. 170 orações para diversas circunstâncias

Orações. para todas as horas. 170 orações para diversas circunstâncias Orações para todas as horas 170 orações para diversas circunstâncias Apresentação A oração nos liga ao sagrado, coloca-nos em contato íntimo e profundo com o Pai. Existem vários formas de rezar, muitas

Leia mais

Lembrança da Primeira Comunhão

Lembrança da Primeira Comunhão Lembrança da Primeira Comunhão Jesus, dai-nos sempre deste pão Meu nome:... Catequista:... Recebi a Primeira Comunhão em:... de... de... Local:... Pelas mãos do padre... 1 Lembrança da Primeira Comunhão

Leia mais

Missa - 10/5/2015. Entrada

Missa - 10/5/2015. Entrada Missa - 10/5/2015 ntrada m F#m 1. Todos unidos formamos um só corpo, um povo que na Páscoa nasceu. G Membros de Cristo, no sangue redimidos, Igreja peregrina de eus. m F#m Vive conosco a força do spírito,

Leia mais

Entrada da Palavra: Comentário da Palavra: Permaneçamos em pé para acolher o Livro Santo de Nossa Fé, a Palavra de Deus, cantando.

Entrada da Palavra: Comentário da Palavra: Permaneçamos em pé para acolher o Livro Santo de Nossa Fé, a Palavra de Deus, cantando. Celebração de Encerramento PREPARAR 1. Bíblia e velas para a Procissão de Entrada da Palavra 2. Sementes de girassóis para cada catequista depositar num prato com terra diante do altar durante a homilia

Leia mais

TOMADA DE POSSE DO NOVO PÁROCO - CELEBRAÇÃO (cf. Cerimonial dos Bispos, nn. 1185-1198) DIOCESE DE CRUZEIRO DO SUL AC/AM

TOMADA DE POSSE DO NOVO PÁROCO - CELEBRAÇÃO (cf. Cerimonial dos Bispos, nn. 1185-1198) DIOCESE DE CRUZEIRO DO SUL AC/AM Página 1 TOMADA DE POSSE DO NOVO PÁROCO - CELEBRAÇÃO (cf. Cerimonial dos Bispos, nn. 1185-1198) DIOCESE DE CRUZEIRO DO SUL AC/AM 01. Canto de Entrada 02. Saudação inicial do celebrante presidente 03. Leitura

Leia mais

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO PROFISSÃO DE FÉ AMBIENTAÇÃO Irmãos, celebramos hoje o Domingo de Pentecostes, dia por excelência da manifestação do Espírito Santo a toda a Igreja. O Espírito manifesta-se onde quer, como quer e a quem

Leia mais

Vivendo a Liturgia Ano A

Vivendo a Liturgia Ano A Vivendo a Liturgia Junho/2011 Vivendo a Liturgia Ano A SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR (05/06/11) A cor litúrgica continua sendo a branca. Pode-se preparar um mural com uma das frases: Ide a anunciai

Leia mais

HISTÓRIA DO SANTO TERÇO

HISTÓRIA DO SANTO TERÇO HISTÓRIA DO SANTO TERÇO A recitação dos Salmos, desde o século IX, continua sendo a oração oficial da Igreja, conhecida como Liturgia das Horas. Os 150 Salmos recitados pelos monges eram assistidos pelos

Leia mais

Vivendo a Liturgia - ano A / outubro 2011

Vivendo a Liturgia - ano A / outubro 2011 Vivendo a Liturgia - ano A / outubro 2011 27ºDOMINGO DO TEMPO COMUM (02/10/11) Parábola dos Vinhateiros Poderia ser feito um mural específico para esta celebração com uma das frases: Construir a Igreja

Leia mais

Glória! Glória! Glória! Glória ao Senhor! Glória pelos séculos sem fim!

Glória! Glória! Glória! Glória ao Senhor! Glória pelos séculos sem fim! Page 1 of 6 GUIÃO DA CELEBRAÇÃO DA 1ª COMUNHÃO 2006 Ambientação Irmãos: Neste Domingo, vamos celebrar e viver a Eucaristia com mais Fé e Amor e também de uma maneira mais festiva, já que é o dia da Primeira

Leia mais

CELEBRAÇÃO DA FESTA DA PALAVRA

CELEBRAÇÃO DA FESTA DA PALAVRA PARÓQUIA DE SANTA MARIA DE BORBA CELEBRAÇÃO DA FESTA DA PALAVRA Feliz o homem que ama a Palavra do Senhor e Nela medita dia e noite (Sl 1, 1-2) 4º ANO da CATEQUESE 17 de Janeiro de 09 ENTRADA PROCESSIONAL

Leia mais

CATEDRAL DIOCESANA DE CAMPINA GRANDE PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

CATEDRAL DIOCESANA DE CAMPINA GRANDE PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO CATEDRAL DIOCESANA DE CAMPINA GRANDE PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO SOBRE NÓS FAZEI BRILHAR O ESPLENDOR DE VOSSA FACE! 3 º DOMINGO DA PÁSCOA- ANO B 22 DE ABRIL DE 2012 ANIM: (Saudações espontâneas)

Leia mais

(DO LIVRO AS FESTAS DA CATEQUESE PEDROSA FERREIRA) Material a preparar: -Um grande coração de cartolina. -Marcadores de várias cores

(DO LIVRO AS FESTAS DA CATEQUESE PEDROSA FERREIRA) Material a preparar: -Um grande coração de cartolina. -Marcadores de várias cores (DO LIVRO AS FESTAS DA CATEQUESE PEDROSA FERREIRA) Material a preparar: -Um grande coração de cartolina -Marcadores de várias cores -Folhas cada qual com a sua letra ocantinhodasao.com.pt/public_html Página

Leia mais

TRÍDUO PASCAL ORAÇÕES À MESA

TRÍDUO PASCAL ORAÇÕES À MESA TRÍDUO PASCAL ORAÇÕES À MESA 1. Quinta-Feira Santa Ao almoço D: Irmãos, Jesus Cristo fez de nós um reino de sacerdotes para Deus o nosso pai. T: A Ele, glória e poder / pelos séculos dos séculos. Amém.

Leia mais

CATEQUESE 1 Estamos reunidos de novo. CATEQUESE 1 Estamos reunidos de novo

CATEQUESE 1 Estamos reunidos de novo. CATEQUESE 1 Estamos reunidos de novo CATEQUESE 1 Estamos reunidos de novo Tens uma tarefa importante para realizar: 1- Dirige-te a alguém da tua confiança. 2- Faz a pergunta: O que admiras mais em Jesus? 3- Regista a resposta nas linhas.

Leia mais

Catequese e adoração das crianças ao Santíssimo Sacramento

Catequese e adoração das crianças ao Santíssimo Sacramento Catequese e adoração das crianças ao Santíssimo Sacramento Paróquia de Calheiros, 1 e 2 de Março de 2008 Orientadas por: Luís Baeta CÂNTICOS E ORAÇÕES CÂNTICOS CRISTO VIVE EM MIM Cristo vive em mim, que

Leia mais

Quero estar preparado para Te abrir a porta, Senhor. Quero estar preparado para Te abrir a porta, Senhor. Mostra-me o Teu amor, dá-me a Tua salvação.

Quero estar preparado para Te abrir a porta, Senhor. Quero estar preparado para Te abrir a porta, Senhor. Mostra-me o Teu amor, dá-me a Tua salvação. I Domingo do Advento I Domingo do Advento Quero estar preparado para Te abrir a porta, Senhor. Mostra-me o Teu amor, dá-me a Tua salvação. Podes contar comigo. Estou atento para Te escutar e para que tenhas

Leia mais

Rita de Sá Freire. Maria: a Mãe do Eterno e Sumo Sacerdote - Homenagem ao Dia do Padre 4 de agosto

Rita de Sá Freire. Maria: a Mãe do Eterno e Sumo Sacerdote - Homenagem ao Dia do Padre 4 de agosto Rita de Sá Freire Maria: a Mãe do Eterno e Sumo Sacerdote - Homenagem ao Dia do Padre 4 de agosto No dia 4 de agosto, a Igreja comemora São João Maria Vianney, Padroeiro dos Padres. Gostaria de prestar

Leia mais

Rosarium Virginis Mariae

Rosarium Virginis Mariae EDITORA AVE-MARIA Introdução O Rosário da Virgem Maria, que ao sopro do Espírito Santo de Deus se foi formando gradualmente no segundo milênio, é oração amada por numerosos santos e estimulada pelo magistério.

Leia mais

Formação de Acólitos. GAPRT Grupo de Acólitos da Paróquia de Rio Tinto

Formação de Acólitos. GAPRT Grupo de Acólitos da Paróquia de Rio Tinto Formação de Acólitos GAPRT Grupo de Acólitos Os Acessórios de Culto Os Vasos Sagrados Panos de Altar As Vestes Litúrgicas Outros Objectos de Culto Os Vasos Sagrados Cálice Âmbulas Patena Galhetas Píxide

Leia mais

CANTOS DO FOLHETO O DOMINGO

CANTOS DO FOLHETO O DOMINGO CANTOS DO FOLHETO O DOMINGO 1. UM POUCO ALÉM DO PRESENTE (10º DOMINGO) 1. Um pouco além do presente, Alegre, o futuro anuncia A fuga das sombras da noite, A luz de um bem novo dia. REFRÃO: Venha teu reino,

Leia mais

BAPTISMO DAS CRIANÇAS (Sem Missa)

BAPTISMO DAS CRIANÇAS (Sem Missa) BAPTISMO DAS CRIANÇAS (Sem Missa) Cântico de Entrada SAUDAÇÃO E MONIÇÃO INICIAL DIÁLOGO COM OS PAIS E PADRINHOS Que nome escolhestes para o vosso filho? Pais: (dizem o nome do filho). Que pedis à Igreja

Leia mais

É o próprio sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus, que Ele instituiu para perpetuar o

É o próprio sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus, que Ele instituiu para perpetuar o 3 - Eucaristia O que é a Eucaristia? É o próprio sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus, que Ele instituiu para perpetuar o sacrifício da cruz no decorrer dos séculos até ao seu regresso, confiando

Leia mais

PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO E SÃO VICENTE CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA DA VÍGILIA DE PENTECOSTES COM OFÍCIO DIVINO Comunidade São Sebastião 19h30min

PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO E SÃO VICENTE CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA DA VÍGILIA DE PENTECOSTES COM OFÍCIO DIVINO Comunidade São Sebastião 19h30min PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO E SÃO VICENTE CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA DA VÍGILIA DE PENTECOSTES COM OFÍCIO DIVINO Comunidade São Sebastião 19h30min Terço Como de costume RITOS INICIAIS Enquanto se entoa o refrão

Leia mais

CURSO PARA ACÓLITOS 1 A NOSSA PARÓQUIA. 1. Tempo de oração Acolhimento Sinal da cruz Pequena oração

CURSO PARA ACÓLITOS 1 A NOSSA PARÓQUIA. 1. Tempo de oração Acolhimento Sinal da cruz Pequena oração CURSO PARA ACÓLITOS 1 A NOSSA PARÓQUIA 1. Tempo de oração Acolhimento Sinal da cruz Pequena oração 2. A nossa paróquia Vamos começar hoje um pequeno curso. Ele destina-se a preparar acólitos para a nossa

Leia mais

Cálice e Patena. Servem para oferecer, consagrar e comungar o pão e o vinho.

Cálice e Patena. Servem para oferecer, consagrar e comungar o pão e o vinho. Objectos Litúrgicos Introdução Antes de começarmos a ver quais os objectos litúrgicos usados nas celebrações litúrgicas, é importante saber que estes são abençoados. Tendo isto em conta, eles deverão ser

Leia mais

ROSÁRIO ANGLICANO. contemplativa nos diversos níveis da tradição cristã.

ROSÁRIO ANGLICANO. contemplativa nos diversos níveis da tradição cristã. ROSÁRIO ANGLICANO contemplativa nos diversos níveis da tradição cristã. O Círculo do Rosário Anglicano simboliza a roda do tempo; na tradição cristã o número 4 representa os quatro braços da cruz: quando

Leia mais

S. Luís Maria Grignion de Montfort. Método para rezar com fruto o Santo Rosário, segundo São Luís Maria de Montfort

S. Luís Maria Grignion de Montfort. Método para rezar com fruto o Santo Rosário, segundo São Luís Maria de Montfort S. Luís Maria Grignion de Montfort Método para rezar com fruto o Santo Rosário, segundo São Luís Maria de Montfort "Não é possível expressar quanto a Santíssima irgem estima o Rosário sobre todas as demais

Leia mais

O Canto Litúrgico. Como escolher os cantos para nossas celebrações?

O Canto Litúrgico. Como escolher os cantos para nossas celebrações? O Canto Litúrgico Como escolher os cantos para nossas celebrações? O que é Liturgia? Liturgia é antes de tudo "serviço do povo", essa experiência é fruto de uma vivencia fraterna, ou seja, é o culto, é

Leia mais

Ser criança. https://www.youtube.com/watch?v=-gsdp2zscjy. Oração Deus, ajuda-me a ser sempre Criança.

Ser criança. https://www.youtube.com/watch?v=-gsdp2zscjy. Oração Deus, ajuda-me a ser sempre Criança. 2ª feira, 01 de junho: Dia Mundial da Criança Bom dia! Hoje é o dia Mundial da Criança. Hoje é dia de lembrarmos todos a criança que existe em nós. Porque todos devemos ser sempre crianças. Desde o vosso

Leia mais

DOMINGO VII DA PÁSCOA. Vésperas I

DOMINGO VII DA PÁSCOA. Vésperas I DOMINGO VII DA PÁSCOA (Onde a solenidade da Ascensão não é transferida para este Domingo). Semana III do Saltério Hi n o. Vésperas I Sa l m o d i a Salmos e cântico do Domingo III. Ant. 1 Elevado ao mais

Leia mais

OUTRAS ORAÇÕES PAI NOSSO ORAÇÃO A SÃO JERÔNIMO. Pai nosso que estais nos céus. Santificado seja o vosso nome. Venha a nós o vosso reino

OUTRAS ORAÇÕES PAI NOSSO ORAÇÃO A SÃO JERÔNIMO. Pai nosso que estais nos céus. Santificado seja o vosso nome. Venha a nós o vosso reino OUTRAS ORAÇÕES PAI NOSSO Pai nosso que estais nos céus Santificado seja o vosso nome Venha a nós o vosso reino Seja feita a vossa vontade Assim na Terra como no Céu O pão nosso de cada dia nos dai hoje

Leia mais

Nossa Senhora Chitãozinho & Xororó Cubra-me com seu manto de amor Guarda-me na paz desse olhar Cura-me as feridas e a dor me faz suportar

Nossa Senhora Chitãozinho & Xororó Cubra-me com seu manto de amor Guarda-me na paz desse olhar Cura-me as feridas e a dor me faz suportar Nossa Senhora Chitãozinho & Xororó Cubra-me com seu manto de amor Guarda-me na paz desse olhar Cura-me as feridas e a dor me faz suportar Que as pedras do meu caminho Meus pés suportem pisar Mesmo ferido

Leia mais

CELEBRAÇÃO DO MATRIMÓNIO

CELEBRAÇÃO DO MATRIMÓNIO CELEBRAÇÃO DO MATRIMÓNIO Assinatura do Registo A assinatura do Registo será colocada na Liturgia, conforme prática local ou critério do Oficiante. Celebração da Santa Ceia No caso de ser pedida a Celebração

Leia mais

IV FÓRMULAS DE BÊNÇÃO PARA LAUDES E VÉSPERAS

IV FÓRMULAS DE BÊNÇÃO PARA LAUDES E VÉSPERAS IV FÓRMULAS DE BÊNÇÃO PARA LAUDES E VÉSPERAS I. Nas celebrações do Tempo Advento Deus omnipotente e misericordioso, que vos dá a graça de comemorar na fé a primeira vinda do seu Filho Unigénito e de esperar

Leia mais

SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO

SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO Quinta-feira depois da Santíssima Trindade ou no Domingo seguinte SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO Solenidade LEITURA I Ex 24, 3-8 «Este é o sangue da aliança que Deus firmou convosco» Leitura do Livro

Leia mais

Vinho Novo Viver de Verdade

Vinho Novo Viver de Verdade Vinho Novo Viver de Verdade 1 - FILHOS DE DEUS - BR-LR5-11-00023 LUIZ CARLOS CARDOSO QUERO SUBIR AO MONTE DO SENHOR QUERO PERMANECER NO SANTO LUGAR QUERO LEVAR A ARCA DA ADORAÇÃO QUERO HABITAR NA CASA

Leia mais

Adoração ao Santíssimo Sacramento. Catequese Paroquial de Nossa Senhora da Lapa. 4 de Março de 2014

Adoração ao Santíssimo Sacramento. Catequese Paroquial de Nossa Senhora da Lapa. 4 de Março de 2014 Adoração ao Santíssimo Sacramento Catequese Paroquial de Nossa Senhora da Lapa 4 de Março de 2014 Leitor: Quando nós, cristãos, confessamos a Trindade de Deus, queremos afirmar que Deus não é um ser solitário,

Leia mais

Por isso, redescobrir a Eucaristia na plenitude é redescobrir o CRISTO. Hoje queremos agradecer este grande dom, que Cristo nos deu.

Por isso, redescobrir a Eucaristia na plenitude é redescobrir o CRISTO. Hoje queremos agradecer este grande dom, que Cristo nos deu. O Pão da Vida Na solenidade de Corpus Christi, queremos recordar que os atos redentores de Cristo, que culminam na sua morte e ressurreição, atualizam-se na Eucaristia, celebrada pelo Povo de Deus e presidida

Leia mais

DOMINGO V DA QUARESMA

DOMINGO V DA QUARESMA DOMINGO V DA QUARESMA LEITURA I Ez 37, 12-14 «Infundirei em vós o meu espírito e revivereis» Leitura da Profecia de Ezequiel Assim fala o Senhor Deus: «Vou abrir os vossos túmulos e deles vos farei ressuscitar,

Leia mais

7 E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. 8 Porque três são os que dão testemunho: o Espírito, e a água, e o sangue; e

7 E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. 8 Porque três são os que dão testemunho: o Espírito, e a água, e o sangue; e I João 1 1 O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam, a respeito do Verbo da vida 2 (pois a vida foi manifestada, e nós

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA DO TOCANTINS MINISTÉRIO DE MÚSICA E ARTES INSTRUÇÃO PARA MÚSICA LITÚRGICA NOS EVENTOS DA RCC 1

RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA DO TOCANTINS MINISTÉRIO DE MÚSICA E ARTES INSTRUÇÃO PARA MÚSICA LITÚRGICA NOS EVENTOS DA RCC 1 RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA DO TOCANTINS MINISTÉRIO DE MÚSICA E ARTES INSTRUÇÃO PARA MÚSICA LITÚRGICA NOS EVENTOS DA RCC 1 1) O lugar do Ministério de Música Para começar, vamos falar dos cantores do

Leia mais

PARA O BAPTISMO DAS CRIANÇAS

PARA O BAPTISMO DAS CRIANÇAS BAPTISMO DAS CRIANÇAS 301 PARA O BAPTISMO DAS CRIANÇAS Pode utilizar-se uma das fórmulas, de entre as que se propõem no Rito do Baptismo ou aqui. Também é lícito escolher vários elementos da mesma fórmula,

Leia mais

Tema ASCENSÃO DO SENHOR

Tema ASCENSÃO DO SENHOR Encontro n. 6 ema ASCENSÃO DO SENHOR I. ACOLHIDA Ambiente: Lenço branco sobre a mesa, como sinal de despeida; uma cadeira vazia ou um banco próximo ao altar. Bíblia sobre o altar, vela acesa, com flores.

Leia mais

Tríduo Pascal - Ano C

Tríduo Pascal - Ano C 1 A celebração da Missa Vespertina da Ceia do Senhor inaugura o Sagrado Tríduo Pascal, o coração do ano litúrgico, no qual celebramos a morte, sepultura e a ressurreição de Jesus Cristo. Trata-se de um

Leia mais

CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA

CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos B. Scalabrinianas Centro de Estudos Migratórios Cristo Rei-CEMCREI Rua Castro Alves, 344 90430-130 Porto Alegre-RS cemcrei@cpovo.net www.cemcrei.org.br

Leia mais

Lição Um. Um Novo Princípio. O Poder Transformador de Cristo

Lição Um. Um Novo Princípio. O Poder Transformador de Cristo Livro 1 página 4 Lição Um Um Novo Princípio O Poder Transformador de Cristo Da Palavra de Deus: Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo

Leia mais

Vamos adorar a Deus. Jesus salva (Aleluia)

Vamos adorar a Deus. Jesus salva (Aleluia) Vamos adorar a Deus //: SI LA SOL LA SI SI SI LA LA LA SI SI SI SI LA SOL LA SI SI SI LA LA SI LA SOOL SOOL :// Vamos adorar a Deus, Meu Senhor e Salvador Vamos adorar a Deus, com o nosso louvor. B I S

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Terça-feira da 1ª Semana da Quaresma Ó Deus, força

Leia mais

Começando pela realidade da assembléia, antes de mais nada é preciso perguntar-se: Qual a realidade desta comunidade reunida?

Começando pela realidade da assembléia, antes de mais nada é preciso perguntar-se: Qual a realidade desta comunidade reunida? Agora você vai conhecer dicas indispensáveis para o ministério de música no serviço à liturgia. Mas as orientações aqui apresentadas não dispensam as observações do celebrante. É ele quem preside e, por

Leia mais

Após as festas do Natal, em que celebramos o mistério da infância de Jesus, a liturgia nos introduz no mistério da sua vida pública.

Após as festas do Natal, em que celebramos o mistério da infância de Jesus, a liturgia nos introduz no mistério da sua vida pública. Após as festas do Natal, em que celebramos o mistério da infância de Jesus, a liturgia nos introduz no mistério da sua vida pública. No BATISMO DE JESUS, no Rio Jordão, revela-se o Filho amado de Deus,

Leia mais

Vigília Jubilar. Vigília do dia 17 para 18. Abrir às 21 horas do dia 17/10 e encerrar às 6h da manhã do dia 18/10.

Vigília Jubilar. Vigília do dia 17 para 18. Abrir às 21 horas do dia 17/10 e encerrar às 6h da manhã do dia 18/10. Vigília Jubilar Vigília do dia 17 para 18. Abrir às 21 horas do dia 17/10 e encerrar às 6h da manhã do dia 18/10. Material: Uma Bíblia Vela da missão Velas para todas as pessoas ou pedir que cada pessoa

Leia mais

ORAÇÃO EM FAMÍLIA Quaresma e Tempo Pascal

ORAÇÃO EM FAMÍLIA Quaresma e Tempo Pascal 1 PARÓQUIA DE Nª SRª DA CONCEIÇÃO, MATRIZ DE PORTIMÃO ORAÇÃO EM FAMÍLIA Quaresma e Tempo Pascal (O Ícone da Sagrada Família deve ser colocado na sala, num lugar de relevo e devidamente preparado com uma

Leia mais

HINOS DE DESPACHO. www.hinarios.org 01 O DAIME É O DAIME. O Daime é o Daime Eu estou afirmando É o divino pai eterno E a rainha soberana

HINOS DE DESPACHO. www.hinarios.org 01 O DAIME É O DAIME. O Daime é o Daime Eu estou afirmando É o divino pai eterno E a rainha soberana HINOS DE DESPACHO Tema 2012: Flora Brasileira Estrela D Alva www.hinarios.org 1 2 01 O DAIME É O DAIME O é o Eu estou afirmando É o divino pai eterno E a rainha soberana O é o O professor dos professores

Leia mais

Ministério dos leitores PREPARAR PARA PROCLAMAR

Ministério dos leitores PREPARAR PARA PROCLAMAR Ministério dos leitores PREPARAR PARA PROCLAMAR Os fiéis, de acordo com o Livro dos Atos dos Apóstolos, quando se reúnem dominicalmente, no dia do Senhor têm como finalidade primeira escutar a Palavra

Leia mais

A Bíblia é para nós, cristãos, o ponto de referência de nossa fé, uma luz na caminhada de nossa vida.

A Bíblia é para nós, cristãos, o ponto de referência de nossa fé, uma luz na caminhada de nossa vida. LITURGIA DA PALAVRA A Palavra de Deus proclamada e celebrada - na Missa - nas Celebrações dos Sacramentos (Batismo, Crisma, Matrimônio...) A Bíblia é para nós, cristãos, o ponto de referência de nossa

Leia mais

ANO B. DOMINGO II DA PÁSCOA ou da Divina Misericórdia. (Outras intenções: adultos e crianças baptizados nesta Páscoa...).

ANO B. DOMINGO II DA PÁSCOA ou da Divina Misericórdia. (Outras intenções: adultos e crianças baptizados nesta Páscoa...). 122 ANO B DOMINGO II DA PÁSCOA ou da Divina Misericórdia (Se estiverem presentes adultos que tenham sido baptizados na última Páscoa, as intenções da oração dos fiéis poderão hoje ser propostas por eles).

Leia mais

SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS PADROEIRO DA DIOCESE DE UNIÃO DA VITÓRIA (01/07/11)

SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS PADROEIRO DA DIOCESE DE UNIÃO DA VITÓRIA (01/07/11) Vivendo a Liturgia Julho/2011 SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS PADROEIRO DA DIOCESE DE UNIÃO DA VITÓRIA (01/07/11) É Importante lembrar que o Sagrado Coração de Jesus é o Padroeiro de nossa Diocese,

Leia mais

JESUS CRISTO PADECEU SOB PÔNCIO PILATOS, FOI CRUCIFICADO, MORTO E SEPULTADO

JESUS CRISTO PADECEU SOB PÔNCIO PILATOS, FOI CRUCIFICADO, MORTO E SEPULTADO JESUS CRISTO PADECEU SOB PÔNCIO PILATOS, FOI CRUCIFICADO, MORTO E SEPULTADO 25-02-2012 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze Como se deu a entrada messiânica em Jerusalém? No tempo estabelecido,

Leia mais

Avisos. Domingo VI do Tempo Comum De 14 de Fevereiro de 2010 a 21-2-2010. AVISOS PAROQUIAIS sempre disponíveis em www.vidaparoquial.blogspot.

Avisos. Domingo VI do Tempo Comum De 14 de Fevereiro de 2010 a 21-2-2010. AVISOS PAROQUIAIS sempre disponíveis em www.vidaparoquial.blogspot. Quarta-Feira Quinta-Feira Quinta-Feira Avisos Domingo VI do Tempo Comum De 14 de Fevereiro de 2010 a 21-2-2010 Jagardo Para os cristãos começa na próxima quarta-feira o tempo mais importante da fé, o ciclo

Leia mais

NOVENA A SÃO PEREGRINO: PROTETOR DOS DOENTES DE CÂNCER. Comentarista: Quem foi São Peregrino? São Peregrino, foi um frade da Ordem dos

NOVENA A SÃO PEREGRINO: PROTETOR DOS DOENTES DE CÂNCER. Comentarista: Quem foi São Peregrino? São Peregrino, foi um frade da Ordem dos NOVENA A SÃO PEREGRINO: PROTETOR DOS DOENTES DE CÂNCER Comentarista: Quem foi São Peregrino? São Peregrino, foi um frade da Ordem dos Servos de Maria e ficou conhecido como o protetor contra o câncer.

Leia mais

CSLD centro para desenvolvimento da vida espiritual

CSLD centro para desenvolvimento da vida espiritual *Adaptado de inúmeras versões Cristo comigo, Cristo à minha frente, Cristo atrás de mim, Cristo em mim, Cristo abaixo de mim, Cristo sobre mim, Cristo a minha direita, Cristo a minha esquerda, Cristo quando

Leia mais

Jo 15.2 = Toda vara em mim que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.

Jo 15.2 = Toda vara em mim que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. A Responsabilidade dos Filhos de Deus Texto Base: 1º João 2.6 = Aquele que diz que está nele também deve andar como ele andou. Introdução: O nosso dever é andar como Ele (Jesus) andou.. Todos que O aceitam

Leia mais

01 C À tua presença. C D- À Tua presença venho, SENHOR, C G. Com reverência, pois Tu és Deus; C F E assim poder receber

01 C À tua presença. C D- À Tua presença venho, SENHOR, C G. Com reverência, pois Tu és Deus; C F E assim poder receber 01 C À tua presença C - À Tua presença venho, SNHOR, C Com reverência, pois Tu és eus; C F assim poder receber C o que Tu tens para mim, F F- C assim também entregar o que há em mim. C Quero exaltar Teu

Leia mais

A grande refeição é aquela que fazemos em torno da Mesa da Eucaristia.

A grande refeição é aquela que fazemos em torno da Mesa da Eucaristia. EUCARISTIA GESTO DO AMOR DE DEUS Fazer memória é recordar fatos passados que animam o tempo presente em rumo a um futuro melhor. O povo de Deus sempre procurou recordar os grandes fatos do passado para

Leia mais

Instituição e Renovação de Ministérios Extraordinários na Diocese

Instituição e Renovação de Ministérios Extraordinários na Diocese Instituição e Renovação de Ministérios Extraordinários na Diocese 1. RITO DE INSTITUIÇÃO DOS MINISTROS(AS) DA COMUNHÃO Diácono: Queiram levantar-se os que receberão o mandato de Ministros Extraordinários

Leia mais

Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL

Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL 1 Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL 04/03/2001 N Jo 9 1 Jesus ia caminhando quando viu um homem que tinha nascido cego. 2 Os seus discípulos perguntaram:

Leia mais

A Bíblia seja colocada em lugar de destaque, ao lado de uma vela acesa.

A Bíblia seja colocada em lugar de destaque, ao lado de uma vela acesa. Encontro com a Palavra Agosto/2011 Mês de setembro, mês da Bíblia 1 encontro Nosso Deus se revela Leitura Bíblica: Gn. 12, 1-4 A Bíblia seja colocada em lugar de destaque, ao lado de uma vela acesa. Boas

Leia mais

NOVENA DOS PAIS QUE ORAM PELOS FILHOS

NOVENA DOS PAIS QUE ORAM PELOS FILHOS Pe. Nilton César Boni, cmf NOVENA DOS PAIS QUE ORAM PELOS FILHOS EDITORA AVE-MARIA Apresentação Aos membros da família cristã podem aplicar-se de modo particular as palavras com que Cristo promete a sua

Leia mais

COLÉGIO AGOSTINIANO SÃO JOSÉ PASTORAL EDUCATIVA São José do Rio Preto MISSA DO DIA DOS PAIS

COLÉGIO AGOSTINIANO SÃO JOSÉ PASTORAL EDUCATIVA São José do Rio Preto MISSA DO DIA DOS PAIS COLÉGIO AGOSTINIANO SÃO JOSÉ PASTORAL EDUCATIVA São José do Rio Preto MISSA DO DIA DOS PAIS RITOS INICIAIS ANIM.: Celebramos hoje a Eucaristia, ação de graças a Deus, nosso Pai, por todos os pais do colégio.

Leia mais

A transmissão da fé na Família. Reunião de Pais. Família

A transmissão da fé na Família. Reunião de Pais. Família A transmissão da fé na Família Reunião de Pais Família Plano Pastoral Arquidiocesano Um triénio dedicado à Família Passar de uma pastoral sobre a Família para uma pastoral para a Família e com a Família

Leia mais

A ESPERANÇA QUE VEM DO ALTO. Romanos 15:13

A ESPERANÇA QUE VEM DO ALTO. Romanos 15:13 A ESPERANÇA QUE VEM DO ALTO Romanos 15:13 - Ora o Deus de esperança vos encha de toda a alegria e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo. Só Deus pode nos dar uma

Leia mais

1º VESTIBULAR BÍBLICO DA UMADUP. Livro de João

1º VESTIBULAR BÍBLICO DA UMADUP. Livro de João Upanema/RN, 03 de Agosto de 2013 1º VESTIBULAR BÍBLICO DA Livro de João Leia com atenção as instruções abaixo: 1. Verifique se o caderno de prova contém 30 (trinta) questões. Em caso negativo, comunique

Leia mais

QUEM ANUNCIA AS BOAS NOVAS COOPERA COM O CRESCIMENTO DA IGREJA. II Reunião Executiva 01 de Maio de 2015 São Luís - MA

QUEM ANUNCIA AS BOAS NOVAS COOPERA COM O CRESCIMENTO DA IGREJA. II Reunião Executiva 01 de Maio de 2015 São Luís - MA QUEM ANUNCIA AS BOAS NOVAS COOPERA COM O CRESCIMENTO DA IGREJA II Reunião Executiva 01 de Maio de 2015 São Luís - MA At 9.31 A igreja, na verdade, tinha paz por toda Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se

Leia mais

Evangelhos. www.paroquiadecascais.org

Evangelhos. www.paroquiadecascais.org Evangelhos 1. Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 5, 1-12a) ao ver a multidão, Jesus subiu ao monte e sentou-se. Rodearam-n O os discípulos e Ele começou a ensiná-los, dizendo:

Leia mais

ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO NA ABERTURA DO ANO SACERDOTAL 19 de junho de 2009. Fidelidade de Cristo, fidelidade do Sacerdote

ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO NA ABERTURA DO ANO SACERDOTAL 19 de junho de 2009. Fidelidade de Cristo, fidelidade do Sacerdote ARQUIDIOCESE DE FLORIANÓPOLIS ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO NA ABERTURA DO ANO SACERDOTAL 19 de junho de 2009 Fidelidade de Cristo, fidelidade do Sacerdote 1 - MOTIVAÇÃO INICIAL: Dir.: Em comunhão

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA A IMPORTÂNCIA DAS OBRAS DE FÉ William Soto Santiago Cayey Porto Rico 16 de Março de 2011 Reverendo William Soto Santiago, Ph. D. CENTRO DE DIVULGAÇÃO DO EVANGELHO DO REINO http://www.cder.com.br E-mail:

Leia mais

O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO

O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO Vós ouviste o que vos disse: Vou e retorno a vós. Se me amásseis, ficaríeis alegres por eu ir para o Pai, porque o Pai é maior do que eu. João

Leia mais

Os Sacramentos estão presentes em cada fase da vida do Cristão

Os Sacramentos estão presentes em cada fase da vida do Cristão Os Sacramentos estão presentes em cada fase da vida do Cristão A vida litúrgica começa muito cedo. Os Sacramentos são conhecidos como encontros pessoais com Cristo. Também são vistos como sinais da salvação.

Leia mais

Colégio Marista São José-Tijuca. Reunião de Pais 1ª Eucaristia 18 de novembro de 2015

Colégio Marista São José-Tijuca. Reunião de Pais 1ª Eucaristia 18 de novembro de 2015 Colégio Marista São José-Tijuca Reunião de Pais 1ª Eucaristia 18 de novembro de 2015 A EUCARISTIA: ONDE COMEÇA? A Eucaristia: presença viva de Jesus Cristo ressuscitado. Sacramento da unidade, restaurador

Leia mais

A Bíblia realmente afirma que Jesus

A Bíblia realmente afirma que Jesus 1 de 7 29/06/2015 11:32 esbocandoideias.com A Bíblia realmente afirma que Jesus Cristo é Deus? Presbítero André Sanchez Postado por em: #VocêPergunta Muitas pessoas se confundem a respeito de quem é Jesus

Leia mais

O que é Batismo? > É o sacramento pelo qual renascemos para a vida divina e nos tornamos filhos de Deus. Sacramento da iniciação a vida Cristã;

O que é Batismo? > É o sacramento pelo qual renascemos para a vida divina e nos tornamos filhos de Deus. Sacramento da iniciação a vida Cristã; Pastoral do Batismo Sacramentos Batismo O que é Batismo? > É o sacramento pelo qual renascemos para a vida divina e nos tornamos filhos de Deus. Sacramento da iniciação a vida Cristã; Consiste em derramar

Leia mais

SUMÁRIO Páginas A alegria 10 (A alegria está no coração De quem já conhece a Jesus...) Abra o meu coração 61 (Abra o meu coração Deus!...

SUMÁRIO Páginas A alegria 10 (A alegria está no coração De quem já conhece a Jesus...) Abra o meu coração 61 (Abra o meu coração Deus!... SUMÁRIO Páginas A alegria 10 (A alegria está no coração De quem já conhece a Jesus...) Abra o meu coração 61 (Abra o meu coração Deus!...) A cada manhã 71 (A cada manhã as misericórdias se renovam...)

Leia mais

Catecismo da Doutrina Cristã

Catecismo da Doutrina Cristã Catecismo da Doutrina Cristã (Edição revista e atualizada) EDITORA AVE-MARIA Apresentação à nova edição Estamos apresentando aos fiéis cristãos o Catecismo da doutrina cristã, revisto e atualizado. Conservamos

Leia mais

Aparição da Mãe Divina. Colina do Cristo Redentor, Carmo da Cachoeira, MG, Brasil. Domingo, 12 de fevereiro de 2012, às 20h40.

Aparição da Mãe Divina. Colina do Cristo Redentor, Carmo da Cachoeira, MG, Brasil. Domingo, 12 de fevereiro de 2012, às 20h40. Aparição da Mãe Divina. Colina do Cristo Redentor, Carmo da Cachoeira, MG, Brasil. Domingo, 12 de fevereiro de 2012, às 20h40. Como no dia de ontem, o grupo reuniu-se às 19h30 para iniciar a tarefa de

Leia mais

Cântico: Em nome do Pai. Celebrante: O Senhor esteja convosco Assembleia: Ele está no meio de nós.

Cântico: Em nome do Pai. Celebrante: O Senhor esteja convosco Assembleia: Ele está no meio de nós. Acende a 3 vela (Samuel Estaço) Cântico: Em nome do Pai Em nome do Pai Em nome do Filho Em nome do Espírito Santo Estamos aqui. (bis) Oração depois da comunhão - RITOS DE CONCLUSÃO - Celebrante: Ao professarmos

Leia mais

I DOMINGO DA QUARESMA

I DOMINGO DA QUARESMA I DOMINGO DA QUARESMA LITURGIA DA PALAVRA / I Gen 2, 7-9; 3, 1-7 Leitura do Livro do Génesis O Senhor Deus formou o homem do pó da terra, insuflou em suas narinas um sopro de vida, e o homem tornou-se

Leia mais

agora a algumas questões Quem pode receber o

agora a algumas questões Quem pode receber o Pe. Henrique Soares da Costa Já vimos, nos artigos teologia do Batismo, isto é, do agora a algumas questões precedentes, os principais aspectos da significado deste sacramento. Respondamos, práticas. Quem

Leia mais

Ano XVI - N.º924-26/02/2012 BAPTISMO

Ano XVI - N.º924-26/02/2012 BAPTISMO Ano XVI - N.º924-26/02/2012 BAPTISMO Leitura do Livro do Génesis Deus disse a Noé e a seus filhos: «Estabelecerei a minha aliança convosco, com a vossa descendência e com todos os seres vivos que vos acompanham:

Leia mais

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA ÍNDICE GERAL

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA ÍNDICE GERAL CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA ÍNDICE GERAL CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA ÍNDICE GERAL PRÓLOGO I. A Vida do homem conhecer e amar a Deus II. Transmitir a fé a catequese III. Finalidade e destinatários deste

Leia mais

Sagrado Coração de Jesus

Sagrado Coração de Jesus Trezena em honra ao Sagrado Coração de Jesus Com reflexões sobre suas doze promessas a Santa Margarida Maria de Alacoque EDITORA AVE-MARIA Introdução Antes de o prezado leitor iniciar esta Trezena em honra

Leia mais

O POVO DE DEUS FOLHA SEMANAL DA ARQUIDIOCESE DE BRASÍLIA Ano L - Brasília, 26 de abril de 2015 - Nº 28 QUARTO DOMINGO DA PÁSCOA Cor Litúrgica: Branco

O POVO DE DEUS FOLHA SEMANAL DA ARQUIDIOCESE DE BRASÍLIA Ano L - Brasília, 26 de abril de 2015 - Nº 28 QUARTO DOMINGO DA PÁSCOA Cor Litúrgica: Branco O POVO DE DEUS FOLHA SEMANAL DA ARQUIDIOCESE DE BRASÍLIA Ano L - Brasília, 26 de abril de 2015 - Nº 28 QUARTO DOMINGO DA PÁSCOA Cor Litúrgica: Branco 1 Animador: Meus irmãos, Jesus é o Bom Pastor por excelência,

Leia mais