OSCILADOR ELETRÔNICO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "OSCILADOR ELETRÔNICO"

Transcrição

1 1 OSCILADORES Os osciladores são circuitos muito importantes e cujo conhecimento é fundamental para que possamos estudar o receptor superheterodino, que possui um oscilador interno. Um circuito oscilador tem por função gerar correntes alternadas, que podem ser de baixa ou alta frequência. Uma das aplicações dos osciladores é nos geradores de sinais, utilizados na pesquisa de defeitos nos equipamentos que amplificam frequências. Os geradores de áudio possuem um oscilador que gera freqüências (uma de cada vez) na faixa de O a Hz. Os geradores de RF possuem um oscilador que pode gerar qualquer freqüência na faixa de 200 KHz a KHz. A maneira de utilização destes instrumentos de teste será vista, oportunamente. Em principio, servem para injetar sinais nos amplificadores de áudio e nos amplificadores de RF, ajudando-nos a encontrar o estágio defeituoso. Nos transmissores de rádio, conforme o diagrama bloco do transmissor de AM da figura 5, do polígrafo 15, vimos que a onda e eletromagnética é gerada num circuito oscilador. Os demais estágios nada mais são do que amplificadores de RF de alta potência, e uma antena que irradia o sinal até distâncias consideráveis. Visto a importância dos osciladores, vamos em seguida procurar explicar o que é OSCILAÇÃO. Exemplos de oscilações mecânicas: qualquer objeto que balança uniformemente para cima e para baixo, para a esquerda e direita, ou para frente e para trás - apresenta um movimento oscilatório. Vamos considerar o movimento do pêndulo de um relógio. Observe como podemos representar num gráfico o movimento de um pêndulo. Considerando inicialmente a posição A, em que o pêndulo está parado. No momento em que atinge o extremo esquerdo do seu movimento (B), pára momentaneamente e volta, passando novamente peia posição A, até atingir a posição C, no extremo direito.

2 2 O movimento do pêndulo para a esquerda está representado no gráfico como positivo, acima da linha horizontal. Para a direita, negativo. Assim, o movimento do pêndulo presenta uma SENÓIDE (ONDA SENOIDAL). Como há uma perda de energia no movimento d pêndulo, devido ao atrito, esta perda deve ser compensada. Isto é realizado fazendo-se com que o pêndulo receba energia de alguma fonte externa. Caso contrário, o movimento do pêndulo vai amortecenco até parar totalmente. O gráfico da figura 3 mostra a curva do movimento do pêndulo, sem a compensação da perda de energia devido ao atrito: Essa curva representa uma ONDA AMORTECIDA. É semelhante à de uma senóide, mas cuja amplitude vai decrescendo gradativamente. Observe que o tempo de cada ciclo permanece constante (ti = t2 = t3). Para manter o movimento no pêndulo, a energia adicional deve ser aplicada no tempo correto. Quando se empurra uma criança num balanço (o movimento do balanço também é um movimento oscilatório), o empurrão é a energia adicional que deve ser dada no momento exato, no momento em que o balanço pára no extremo direito ou esquerdo seu movimento da aplicação da energia no tempo e no sentido correto é dito que está em fase com o sentido do movimento original. Resumindo: para manter as oscilações, devemos aplicar uma energia adicional no momento exato, ou seja, deve estar em fase com o movimento oscilatório original.

3 3 OSCILADOR ELETRÔNICO O oscilador eletrônico é composto de uma bobina e de um capacitor ligados em paralelo. Para que você entenda como as oscilaçõeses são produzidas, veja o circuito da figura 5. A chave S1 pode colocar o capacitor em paralelo com a fonte de tensão contínua, em A, ou em paralelo com a bobina, em B. Quando se coloca a chave para a posição A, o capacitor se carrega até atingir a tensão da fonte e permanece carregado. Após a carga do capacitor, não circula mais nenhuma corrente no circuito. O capacitor vai acumular energia e vai ficar com a polaridade indicada na figura 06. Se você tem dúvidas como o capacitor se carrega, revise a lição referente a este assunto. Com o capacitor carregado, invertemos a chave para a posição B. Você deve estar lembrado que um indutor (indutor = bobina) apresenta a característica de se opor à variação da corrente que passa por ele. Quando circula uma corrente por uma bobina, surge um campo magnético ao redor da mesma. À medida que a corrente cresce, o campo magnético se expande. Se a corrente diminui, o campo magnético se contrai. Qualquer variação na corrente é sentida pelo campo magnético, se expandindo ou contraindo. Durante a contração ou expansão do campo magnético, as linhas de força magnéticas cortam as espiras da bobina, gerando uma tensão que resiste às variações da corrente, fazendo com que a corrente se mantenha no seu valor original.

4 4 Com a chave na posição B, o capacitor está em paralelo com a bobina e começa a se descarregar através dela, gerando um campo magnético que se opõe ao fluxo de corrente pela bobina. Por esta razão, o capacitor demora certo tempo para se descarregar. Este tempo é diretamente proporcional ao valor da indutância, isto é, quanto maior for o valor da indutância, maior será o tempo de descarga do capacitor. No exato instante em que a chave é ligada em B, a tensão no circuito é máxima (igual ao valor da fonte), a corrente é zero e o campo magnético, logicamente, também será zero em torno da bobina. Esta situaçãoo está representada na figura 7. O gráfico, no ponto marcado E, na linha vertical, representa a tensão no capacitor, que é igual à tensão na bobina (lembre-se de que o capacitor e a bobina estão em paralelo). Na medida em que a corrente circula pelo circuito, o campo magnético se expande em torno da bobina e a tensão decresce situação é mostrada na figura 8.

5 5 A corrente continua circulando até a descarga total do capacitor. Quando o capacitor está totalmente descarregado, a tensão no circuito é zero e toda a energia está acumulada na forma de um campo magnético em torno da bobina. Esta situação está mostrada no gráfico, figura 9. O campo magnético da bobina entra em colapso e começa a se contrair, gerando uma corrente que flui no mesmo sentido da corrente antes separada pelo capacitor, carregando-o, só que com polaridade oposta. A placa, que era positiva, passa a ser negativa; a negativa passa a ser positiva. A tensão no circuito cresce negativamente à medida que a energia magnética do campo vai diminuindo, e o capacitor ficando novamente carregado. O capacitor, que antes estava gerando a corrente elétrica, a gora está novamente acumulando cargas elétricas. O capacitor continua a se carregar até que todo o campo magnético da bobina tenha desaparecido. Esta situação é idêntica a da figura 7, só que o capacitor está carregado com polaridade oposta. (figura 11). A tensão no circuito é máxima no sentido negativo. Nesta situação, o capacitor vai novamente se descarregar pela bobina, o campo magnético começa novamente a se formar, a tensão tende novamente a zero. Veja a figura 12.

6 Na descarga total do capacitor, o campo magnético entra novamente em colapso e gera uma corrente que carregará o capacitor com polaridade oposta: A tensão agora cresce tendendo ao seu valor máximo positivo, representado na figura 13. A forma de onda resultante das trocas de energia entre o capacitor e a bobina será uma senóide: 6 A frequência dessa senóide é determinada pelos valores do capacitor e do induior, calculada pela fórmula: Devido às perdas de energia provocadas pela resistência existente no circuito, a onda senoidal gerada será amortecida até que desapareça totalmente. Em cada ciclo, amplitude será um pouco menor. Para evitar isso e manter as oscilações indefinidamente, é necessario a aplicação de energia adicional ao circuito LC em paralelo. (É muito comum encontrarmos na literatura técnica a expressão "CIRCUITO TANQUE", aplicada aos circuitos LC em paralelo.) Essa energia adicional deve ser aplicada no momento certo, isto é, deve estar em fase com o movimento oscilatório. Se ligarmos o circuito LC a um transistor, de modo que a oscilação gerada possa ser amplificada, e uma pequena parcela desta tensão puder ser novamente aplicada no circuito LC, de maneira que compense a perda de amplitude sofrida pela resistência do circuito estará resolvido o nosso problema. É bom observar que o transistor não vai gerar as oscilações, mas apenas compensar a energia perdida. Quem é responsável pelas oscilações é o circuito LC em paralelo ou, se o aluno preferir, o circuito tanque. A fração do sinal que é aplicado ao circuito tanque para manter as oscilações é chamada de REALIMENTAÇÃO POSITIVA.

7 7 ESTABILIDADE DE FREQUÊNCIA DOS OSCILADORES É talvez a característica mais importante num oscilador. Já comentamos, quando apresentamos o diagrama bloco de um transmissor de AM, que as causas que podem variar a frequência de um oscilador são: variações de temperatura das tensões de polarização do elemento amplificador, variações na carga, ou seja, no nível do sinal retirado do oscilador, etc. A variação de freqência do oscilador local num receptor super heterodino, quando é muito acentuada, pode ser notada quando o rádio está perfeitamente sintonizado para uma emissora e, após alguns minutos, apresenta sintomas de receptor dessintonizado obrigando o ouvinte a reajustar o botão da sintonia. Felizmente, são adotados certos cuidados para evitar essas variações de freqência nos circuitos osciladores. CIRCUITOS OSCILADORES OSClLADOR ARMSTRONG: é parecido com um oscilador de RF, com uma bobina separada, para poder aplicar a realimentação no circuito. Essa bobina é chamada de BOBINA DE REAÇÃO. É enrolada junto ao tanque LC na mesma forma. No circuito da figura 16, a frequência é determinada pela indutância da bobina L1- L2 e do capacitor variável (Cv), que permite um ajuste na frequência de oscilação dentro de uma gama de frequências. O capacitor C1 permite que a oscilação produzida no tanque seja

8 aplicada na base do transistor sem afetar a polarização da base, isto é, não permite que a tensão continua da base do transistor seja desviada para a massa através da bobina L1. A oscilação produzida pode ser retirada do oscilador através do capacitor C4. C1 acopla uma parcela da onda amplificada à bobina L1, que fornece a realimentação positiva, através de indução magnética, ao circuito tanque, mantendo a oscilação. C2, no emissor do transistor, evita a realimentação negativa, agindo como um desvio para a frequência gerada no tanque, de modo que não haja diminuição do ganho do transistor. R1, R2. R3 e R4 são os resistores de polarização. As oscilações começam no momento em que a tensão continua da fonte Vcc é aplicada ao circuito. No momento em que a chave é ligada, circula uma pequena corrente pela bobina de reação (L2). É formado um campo magnético em expansão, que induz uma tensão na bobina (L1) do tanque LC. Esta tensão é suficiente para dar inicio às oscilações e, a partir dai, o transistor e a bobina de reação só precisam aplicar a realimentação positiva, o "reforço", e as oscilações mantidas. OSClLADOR HARTLEY: no oscilador Hartley, a indutância é dividida para se obter a realimentação. A polarização de coletor no ocilador Hartley da figura 17 é obtida através do enrolamento L1 da bobina. A realimentação é obtida da tensão induzida no momento L(2.3) da bobina e acoplada através do capacitor C1 à base do transistor. 8 OSClLADOR COLPITTS: no oscilador Colpitts, o circuito sintonizado é formado pela bobina e pela capacitância (associação de dois capacitores ligados em série C1 e C2). O resistor R3 é o resistor de carga do coletor. R4 desenvolve o sinal do oscilador que é aplicado no emissor do transistor. A realimentação positiva é conseguida acoplando ao circuito tanque parte do sinal que se desenvolve em R3 através do capacitor C4. O sinal pode ser retirado através do acoplamento indutivo do tanque para uma bobina.

9 9 OSCILADOR A CRISTAL: a grande vantagem do oscilador a cristal é a sua alta estabilidade de frequência. Nenhum outro oscilador apresenta estabilidade de frequência tão elevada. Já estudamos, quando apresentamos os microfones, o efeito piezoelétrico, apresentado principalmente pelos cristais de quartzo, pela turmalina e pelos sais de Rochelle. O efeito piezoelétrico consiste no aparecimento de uma corrente elétrica quando o cristal é submetido a uma pressão mecanica, ou na sua contração e expansão quando nele é aplicada uma tensão alternada. Um cristal apresenta uma frequência própria de vibração. Essa frequência é chamada de FREQUÊNCIA DE RESSONÂNCIA. Quando a tensão alternada, aplicada no cristal, coincide com a sua frequência de ressonância, seu movimento de expansão e contração é bem maior do que nas outras frequêcias. Na prática, o cristal é colocado entre duas chapas condutoras e protegido por uma embalagem totalmente fechada.

10 10 O circuito equivalente de um cristal com as suas placas condutora é um circuito ressonante em paralelo. Fig.21. O resistor representa as perdas no circuito. A frequência de oscilação depende da espessura do cristal. Quanto mais fino for o cristal, mais alta é a sua frequência de ressonância. O único inconveniente desse tipo de oscilador é que a frequência é fixa, não pode ser variada.

11 Um circuito em que se utiliza a alta estabilidade de frequência de um cristal é mostrado na figura 22. Trata-se de um oscilador Armstrong controlado com cristal e com bobina de realimentação. É o cristal que determina a frequência do oscilador. A realimentação é conseguida através da indutância mútua entre os enrolamentos do transformador. O restante do circuito é convencional. Os resistores R1, R2, R3 e R4 dão as condições necessárias de polarização para o circuito. O capacitor C1 desacopla o emissor para os sinais alternados gerados pela oscilação, evitando a realimentação negativa. 11 RECEPTORES DE RÀDIO Até agora, você já estudou o emprego dos transistores nos circuitos amplificadores e osciladores. Com a teoria básica que já lhe foi apresentada, podemos, finalmente, começar a estudar os receptores de rádio. O receptor de rádio para uso doméstico é um equipamento destinado a detetar e reproduzir as informações sonoras contidas nas ondas eletromagnéticas, emitidas pelas antenas das estações transmissoras. As caracteristicas mais importantes que um receptor deve apresentar são: a sensibilidade, a seletividade e a fidelidade. - SENSIBILIDADE - é definido como sendo a capacidade que um receptor tem de captar sinais fracos, amplificá-ias e entregar ao alto falante um sinal com razoável qualidade. - SELETIVIDADE - é a caracteristica que tem um receptor de selecionar o sinal da emissora desejada, entre todos os sinais que chegam na antena do receptor. Um rádio com baixa seletividade pode captar mais de uma emissora ao mesmo tempo, que estão próximas em frequência. Por exemplo: uma emissora "A" transmitindo na frequência de 720 KHz, e outra emissora "B" transmitindo na frequência de 740 KHz. Um receptor de boa seletividade consegue captar apenas a emissora "A" ou "B", enquanto que um receptor com baixa seletividade não consegue fazer a separação das duas emissoras, porque a frequência das mesmas é muito próxima.. - FIDELIDADE - é a caracteristica que deve apresentar um receptor de reproduzir o som exatamente como foi gerado no estúdio da emissora, sem distorções.

12 RESUMINDO - um receptor de boa qualidade deverá apresentar uma boa seletividade, sensibilidade e fidelidade. 12 O RECEPTOR DE GALENA Os primeiros receptores, no inicio do século passado, eram chamados de receptores de galena. Os mais simples consistiam de uma antena, um circuito sintonizado, e um retificador que consistia num pedaço de galena em contato com um fio fino, um capacitar e um par de fones. Sua sensibilidade era muito fraca, por isso só funcionava bem nas proximidades do transmissor. Hoje, o pedaço de galena com o fio fino pode ser substituido por um diodo semicondutor. As ondas eletromagnéticas, captadas pela antena, geram correntes que circulam da antena para a terra através da bobina L1 e induzem tensões de rádio- frequência no circuito sintonizado, formado pela bobina L2 e o capacitar variável, correspondentes às emissoras que estão atingindo a antena. A emissora cuja frequência coincide com a freqüência de ressonância do tanque é aplicada no detetor, formado pelo diodo D1 e o capacitor C1. As demais tensões, correspondentes às outras emissoras que estão atingindo a antena, neste mesmo momento são desviadas para a massa e se perdem. O detetor é um circuito fundamental num receptor de rádio. Tem por função recuperar o sinal de áudio da onda portadora de alta frequência. FUNCIONAMENTO DO CIRCUITO DETETOR - A onda modulada de rádio - frequência, do tanque sintonizado, é retificada pelo diodo D1. A retificação permite que o sinal de áudio seja separado da portadora de alta freqüência. O capacitor C1 apresenta uma baixa reatância para alta frequência, que é desviada para a massa. Mas para as frequências de áudio, a reatância do capacitor é muito alta, e o mesmo é aplicado diretamente aos fones, reproduzindo o som. Observe que o circuito apresentado não dispõe de nenhum estágio amplificador, razão da sua baixíssima sensibilidade. Funciona somente com a energia da onda eletromagnética. A seletividade também é muito ruim, porque só tem um circuito sintonizado. A frequência de ressonância do tanque pode ser ajustada pelo capacitor variável, da seguinte maneira:

13 - aumentando-se a sua capacitância, a frequência de ressonância do tanque diminui; - diminuindo a sua capacitância, e freqüência de ressonância sobe. 13 RECEPTOR DE RÁDIO-FREQUÊNCIA SINTONIZADO (RFS) Na escala de evolução dos receptores, o próximo que surgiu foi o receptor de RFS (receptor de rádio- frequência sintonizado). Seu diagrama-bloco está apresentado na figura 24. O amplificador de RF dá ao receptor de RFS bem mais sensibilidade e seletividade que os receptores mais antigos. O detetor tem a mesma função que nos receptores à galena, isto é, retificam o sinal, permitindo a recuperação do áudio que está junto com a portadora de alta- frequência. O sinal de áudio do detetor é aplicado num amplificador de áudio que eleva o nível do sinal, e dai é aplicada ao alto falante, que reproduz o som. Um receptor de RFS pode dispor de mais de um estágio amplificador de RF antes do detetor e, portanto, um maior número de circuitos sintonizados. Quanto maior for o número de estágios amplificadores de RF num receptor, maior será a sua sensibilidade e seletividade. O acoplamento entre estágios amplificadores de RF é geralmente feito com o uso de transformadores de RF, hermeticamente fechados dentro de blindagens, que evitam acoplamentos e oscilações indesejáveis. NOTA - as blindagens alteram a indutância das bobinas; qualquer ajuste nas bobinas como os feitos na calibragem dos circuitos sintonizados, que será estudado oportunamente, deverá ser feito com a blindagem em seu lugar. COMUTAÇÂO DE FAIXAS Quando um receptor é destinado a receber freqüências de outras faixas, em que um circuito sintonizado não consegue cobrir todas as frequências, é necessário substituir o circuito sintonizado normalmente, o que se faz é substituir a bobina do tanque.

14 O sistema mais usado é soldar um dos terminais das bobinas a uma chave seletora ou chave de onda, de modo que, com o acionamento da chave, qualquer das bobinas possa ser selecionada e, assim, formar o circuito sintonizado junto com o capacitor variável. Na figura 25, temos um exemplo de como pode ser feita a seleção de 3 faixas de frequências (3 ondas), usando uma chave de um pólo e três posições. 14 RECEPTOR SUPER HETERODINO É o receptor que se usa nos dias de hoje. Praticamente todos os receptores comerciais são deste tipo. É por esta razão que você deve dedicar especial atenção ao seu estudo. Veja o diagrama-bloco figura 26. Neste tipo de receptor, a frequência do sinal da emissora sintonizada é convertido em. Uma frequência mais baixa, chamada frequência intermediária ou simplesmente "F1". A FI é uma frequência constante que independe da frequência da emissora sintonizada. Essa conversão é feita num estágio KISTURADOR, que mistura os sinais da emissora com um sinal gerado no oscilador local do receptor. Nessa mistura de sinais, é gerada uma 3ª frequência, a frequência intermediária, que é a diferença entre a frequência do sinal de entrada (da emissora) com a frequência gerada no receptor (no oscilador local). Como a FI será sempre uma frequência constante, os amplificadores de F1 podem ser sintonizados com grande precisão. Em troca, conseguimos uma alta seletividade e uma grande sensibilidade, características muito desejáveis num receptor. Os receptores de RFS usam apenas amplificadores de RF com circuitos sintonizados, continuamente variáveis, cuja frequência é ajustada por capacitores de várias seções, sempre que se sintoniza uma emissora numa estação diferente. Mas é muito dificil se conseguir que cada seção do capacitor seja exatamente igual. Em consequência, a frequência de cada tanque dificilmente é exatamente a mesma. Por isso, não é vantajoso um maior número de circuitos sintonizados, o que limita a sensibilidade e seletividade.

15 O receptor super heterodino supera esse inconveniente. A frequência da portadora modulada é convertida para outra frequência, a de FI, que é fixa. A FI contém as mesmas informações da portadora. Qualquer que seja a frequência da emissora sintonizada, ela será sempre convertida para a frequência de FI (cujo valor mais comum é de 455 KHz, nos receptores de AM). Com isso, se consegue uma grande seletividade e sensibilidade. 15 A seguir, temos uma comparação entre os dois tipos de receptores. No receptor de RFS, sempre que se sintoniza uma emissora diferente, as frequências de ressonância de todos os circuitos sintonizados se alteram. No receptor super heterodino, os amplificadores de FI trabalham numa frequência fixa: o resultado é uma melhor sensibilidade e seletividade.

16 Num receptor super heterodino, quando sintonizamos uma estação de 720 KHz, por exemplo, os circuitos sintonizados do amplificador de RF são sintonizados para essa frequência, e o oscilador local automaticamente fica ajustado para a frequência de 1175 KHz. Estes dois sinais (720 KHz da emissora e 1175 KHz do oscilador local) são aplicados no misturador. No misturador eles entram em "batimento", isto é, se misturam, gerando uma frequência de 455 KHz que é a diferença entre a frequência do oscilador local e da emissora. A saida do circuito misturador é aplicada num circuito sintonizado na frequência fixa de 455 KHz do amplificador de FI. Supondo-se que, junto com a estação de 720 KHz, um sinal de uma outra estação, muito forte, de 830 KHz, conseguisse passar pelos circuitos sintonizados de entrada e chegasse até o misturador, entrando em batimento com o oscilador local. A frequência gerada por esse sinal indesejável será: 1175 Khz(do oscilador local) khz (da emissora indesejada) = 345 KHz. Como a sintonia do amplificador de FI não varia (está sempre sintonizada em 455 KHz), o único sinal que conseguirá acesso ao amplificador de FI é produzido pela emissora de 720 KHz. O sinal de 345 KHz, produzido pela emissora de 830 KHz, será rejeitado pelos circuitos em 455 KHz do amplificador de FI. 16 A alta potência de operação da maioria das emissoras atuais fez com que os fabricantes dos modernos receptores domésticos (são todos aqueles destinados à recepção de música e demais programas de entretenimento) dispensassem o amplificador de RF. Os sinais de antena, selecionados por um circuito sintonizado, são normalmente aplicados diretamente no misturador. Assim, há somente dois circuitos sintonizados variáveis em todo o receptor, ajustados por um capacitor variável duplo (a linha tracejada unindo os dois capacitores variáveis da figura 28 indica que os mesmos são comandados conjuntamente, pelo mesmo eixo). Um circuito sintonizado variável seleciona o sinal da emissora desejada, que é aplicada no misturador; o outro atua na frequência do oscilador local, de modo a manter constante a diferença entre os dois sinais. Se quisermos ouvir a estação de 830 Khz, teremos que sintonizar o receptor novamente. Variando-se o botão de sintonia do receptor, mudamos a posição do capacitor variável duplo, sendo que a frequência de ressonância do circuito sintonizado de antena é modificada para 830 KHz. Automaticamente, a outra seção do capacitor variável altera a

17 frequência de ressonância do circuito sintonizado do oscilador local, alterando a sua frequência para 1285 KHz. O batimento dos sinais no misturador gera FI de 455 KHz, cuja frequência se mantém constante. A emissora com frequência de 720 KHz, se conseguir chegar até o misturador, passando pelo circuito sintonizado de 830 KHz, entrará em batimento com o oscilador local, geraria : frequências de: 1285 KHz (do oscilador local) KHz (da emissora - 2) = 565 KHz. 17 Essa frequência (565 KHz) é rejeitada pelos circuitos sintonizados em 455 KHz do amplificador de FI. Observe que o oscilador local funciona sempre numa frequência 455 KHz acima da frequência da emissora. A faixa de ondas médias varia de 535 KHz a 1605 KHz. A frequência do oscilador local deve variar, então, de 980 KHz até KHz. Nos receptores transistorizados de uma única faixa, por razões de economia, geralmente é utilizado um transistor tanto para o misturador (estágio conversor) como para o oscilador local. Este tipo de circuito é mostrado na figura 30. O sinal gerado pelo oscilador é acoplado por um capacitor ao teminal do emissor do transistor. O sinal da estação sintonizada é aplicado ao terminal da base, ocorrendo o batimento entre as duas frequências. O resultado do batimento será de 455 KHz, obtido no terminal do coletor, sendo aplicado ao primeiro tanque de frequência intermediária. Este tanque, constituído por um transformador e um capacitor, possui duas funções distintas: - deixar passar apenas o sinal de FI; - efetuar o casamento de impedância entre a saída do estágio conversor e a entrada do amplificador de FI.

18 18 FREQUÊNCIA IMAGEM Supondo um receptor super heterodino sintonizado numa emissora cuja frequência seja 550 KHz. O seu oscilador local estará gerando uma frequência de 1005 KHz para gerar a FI de 455 KHz (1.005 KHz KHz = 455 KHz). Agora, veja o que acontece se uma emissora de alta potência, cuja frequência seja KHz, esteja operando próxima do receptor. Nestas condições, um único circuito sintonizado no circuito de antena provavelmente não vai impedir que este sinal venha a atingir o circuito misturador. Essa frequência de KHz, menos a frequência de 1005 KHz do oscilador local, vai também produzir uma frequência de 455 KHz, que coincide com a frequência intermediária. O amplificador de frequência intermediária vai amplificar os dois sinais de 455 KHz, um produzido pela emissora de 500 KHz, e o outro produzido pela emissora indesejável de 460 KHz. O resultado será a produção de e uma mistura de sons no alto falante. Essa interferência é da de interferência por FREQUÊNCIA IMAGEM. A frequência imagem é calculada facilmente somando-se frequência da emissora sintonizada com o dobro da frequência de canal de FI (910 KHz). Por exemplo: a frequência imagem, quando o receptor estiver sintonizado na frequência de 720 KHz, será: - frequência imagem: 720 KHz KHz = KHz A maneira de evitar a interferência por frequência imagem consiste em dotar o receptor de um maior número de circuitos sintonizados no circuito antena, usando um amplificador de RF. A seletividade do receptor aumenta a frequência imagem indesejável não consegue acesso até o misturador.

19 19 Exercícios: P1- Explique o comportamento do indutor em corrente continua. P2- Explique o comportamento do capacitor em corrente continua. P3- Explique o funcionamento do circuito tanque (LC) e represente em um gráfico a forma de onda resultante. P4- Qual a função dos Osciladores? P5- Por que ocorrem as oscilações elétricas em um circuito LC? P6- O que pode provocar instabilidade no oscilador? P7- Quando a bobina do circuito sintonizado é dividida para se obter a realimentação, Qual o tipo de oscilador? P8- Qual a desvantagem dos osciladores a cristal? P9- Como é chamada a capacidade de um receptor em reproduzir exatamente o sinal original gerado na emissora? P10- Em um receptor de AM, como é chamado o circuito que separa o sinal de áudio da portadora? P11- Qual o beneficio que se tem, em um receptor, ao aumentarmos o número de circuitos sintonizados? P12- Qual o nome que se da ao receptor que transforma a frequência original da emissora em uma frequência fixa? P13- Um receptor em que a FI é de 455KHz, estando sintonizado em uma frequência de 800KHz, qual será a frequência do oscilador local?

RECEPTOR AM DSB. Transmissor. Circuito Receptor AM DSB - Profº Vitorino 1

RECEPTOR AM DSB. Transmissor. Circuito Receptor AM DSB - Profº Vitorino 1 RECEPTOR AM DSB Transmissor Circuito Receptor AM DSB - Profº Vitorino 1 O receptor super-heteródino O circuito demodulador que vimos anteriormente é apenas parte de um circuito mais sofisticado capaz de

Leia mais

Introdução ao estudo dos osciladores

Introdução ao estudo dos osciladores Introdução ao estudo dos osciladores Os receptores de rádio modernos, que você usa em seu lar ou automóvel, contém osciladores. Todo transmissor usa um oscilador para produzir os sinais que transmite,.

Leia mais

CAPÍTULO 9 OSCILADORES TRANSISTORIZADOS

CAPÍTULO 9 OSCILADORES TRANSISTORIZADOS CAPÍTULO 9 OSCILADORES TRANSISTORIZADOS INTRODUÇÃO Os osciladores são dispositivos cuja função principal é transformar energia CC aplicada, em energia AC. Para que haja essa transformação é necessário

Leia mais

Filtros de sinais. Conhecendo os filtros de sinais.

Filtros de sinais. Conhecendo os filtros de sinais. Filtros de sinais Nas aulas anteriores estudamos alguns conceitos importantes sobre a produção e propagação das ondas eletromagnéticas, além de analisarmos a constituição de um sistema básico de comunicações.

Leia mais

Eletrônica Aula 07 CIN-UPPE

Eletrônica Aula 07 CIN-UPPE Eletrônica Aula 07 CIN-UPPE Amplificador básico Amplificador básico É um circuito eletrônico, baseado em um componente ativo, como o transistor ou a válvula, que tem como função amplificar um sinal de

Leia mais

Estabilizada de. PdP. Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/02/2006 Última versão: 18/12/2006

Estabilizada de. PdP. Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/02/2006 Última versão: 18/12/2006 TUTORIAL Fonte Estabilizada de 5 Volts Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/02/2006 Última versão: 18/12/2006 PdP Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos http://www.maxwellbohr.com.br

Leia mais

EXPERIMENTANDO COM UM RECEPTOR CASEIRO PARA ONDAS CURTAS. Amer J. Feres, PY2DJW.

EXPERIMENTANDO COM UM RECEPTOR CASEIRO PARA ONDAS CURTAS. Amer J. Feres, PY2DJW. EXPERIMENTANDO COM UM RECEPTOR CASEIRO PARA ONDAS CURTAS. Amer J. Feres, PY2DJW. py2djw@gmail.com Montar seu próprio receptor caseiro é uma experimentação muito divertida e além disto aprende-se muito.

Leia mais

São componentes formados por espiras de fio esmaltado numa forma dentro da qual pode ou não existir um núcleo de material ferroso.

São componentes formados por espiras de fio esmaltado numa forma dentro da qual pode ou não existir um núcleo de material ferroso. Luciano de Abreu São componentes formados por espiras de fio esmaltado numa forma dentro da qual pode ou não existir um núcleo de material ferroso. É um dispositivo elétrico passivo que armazena energia

Leia mais

Microfone e altifalante. Conversão de um sinal sonoro num sinal elétrico. sinal elétrico num sinal sonoro.

Microfone e altifalante. Conversão de um sinal sonoro num sinal elétrico. sinal elétrico num sinal sonoro. Microfone e altifalante Conversão de um sinal sonoro num sinal elétrico. Conversão de um sinal elétrico num sinal sonoro. O funcionamento dos microfones e dos altifalantes baseia-se na: - acústica; - no

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro. Princípios de Instrumentação Biomédica. Módulo 4

Universidade Federal do Rio de Janeiro. Princípios de Instrumentação Biomédica. Módulo 4 Universidade Federal do Rio de Janeiro Princípios de Instrumentação Biomédica Módulo 4 Faraday Lenz Henry Weber Maxwell Oersted Conteúdo 4 - Capacitores e Indutores...1 4.1 - Capacitores...1 4.2 - Capacitor

Leia mais

CONSIDERAÇÕES SOBRE OS RECEPTORES DE CONVERSÃO DIRETA

CONSIDERAÇÕES SOBRE OS RECEPTORES DE CONVERSÃO DIRETA CONSIDERAÇÕES SOBRE OS RECEPTORES DE CONVERSÃO DIRETA Muito se tem falado sobre os receptores de conversão direta, mas muita coisa ainda é desconhecida da maioria dos radioamadores sobre tais receptores.

Leia mais

REVISÃO ENEM. Prof. Heveraldo

REVISÃO ENEM. Prof. Heveraldo REVISÃO ENEM Prof. Heveraldo Fenômenos Elétricos e Magnéticos Carga elétrica e corrente elétrica. Lei de Coulomb. Campo elétrico e potencial elétrico. Linhas de campo. Superfícies equipotenciais. Poder

Leia mais

TRANSFORMADORES ADRIELLE C. SANTANA

TRANSFORMADORES ADRIELLE C. SANTANA TRANSFORMADORES ADRIELLE C. SANTANA Aplicações As três aplicações básicas dos transformadores e que os fazem indispensáveis em diversas aplicações como, sistemas de distribuição de energia elétrica, circuitos

Leia mais

Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Exatas e da Natureza Departamento de Informática

Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Exatas e da Natureza Departamento de Informática Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Exatas e da Natureza Departamento de Informática Francisco Erberto de Sousa 11111971 Saulo Bezerra Alves - 11111958 Relatório: Capacitor, Resistor, Diodo

Leia mais

(1) Slide 1. Osciladores e temporizadores

(1) Slide 1. Osciladores e temporizadores (1) Slide 1 Osciladores e temporizadores A maioria dos equipamentos eletrônicos inclui alguma forma de oscilador ou temporizador, que podem ser com formatos de onda pulsada, senoidal, quadrada, em dente-de-serra

Leia mais

Circuitos do Receptor Super-Heteródino de AM: Parte 1

Circuitos do Receptor Super-Heteródino de AM: Parte 1 Circuitos do Receptor Super-Heteródino de AM: Parte 1 Receptor regenerativo Radiodifusão em AM: ondas médias Faixa entre 535 khz e 1650 khz Largura de banda de áudio: W = 5 khz Largura de banda de AM:

Leia mais

EXPERIMENTS MANUAL Manual de Experimentos Manual de Experimentos 1

EXPERIMENTS MANUAL Manual de Experimentos Manual de Experimentos 1 SEMICONDUCTOR III Semiconductor III Semicondutor III M-1105A *Only illustrative image./imagen meramente ilustrativa./imagem meramente ilustrativa. EXPERIMENTS MANUAL Manual de Experimentos Manual de Experimentos

Leia mais

Aplicações com OpAmp. 1) Amplificadores básicos. Amplificador Inversor

Aplicações com OpAmp. 1) Amplificadores básicos. Amplificador Inversor 225 Aplicações com OpAmp A quantidade de circuitos que podem ser implementados com opamps é ilimitada. Selecionamos aqueles circuitos mais comuns na prática e agrupamos por categorias. A A seguir passaremos

Leia mais

Copyright 2001 de Wander Rodrigues

Copyright 2001 de Wander Rodrigues Copyright 2001 de Wander Rodrigues Estabilidade de Freqüência!A estabilidade de freqüência de um oscilador realimentado está diretamente relacionada com o, Q - fator de qualidade do circuito tanque ou

Leia mais

Técnico em Eletrotécnica

Técnico em Eletrotécnica Técnico em Eletrotécnica Caderno de Questões Prova Objetiva 2015 01 Em uma corrente elétrica, o deslocamento dos elétrons para produzir a corrente se deve ao seguinte fator: a) fluxo dos elétrons b) forças

Leia mais

Corrente elétrica corrente elétrica.

Corrente elétrica corrente elétrica. Corrente elétrica Vimos que os elétrons se deslocam com facilidade em corpos condutores. O deslocamento dessas cargas elétricas é chamado de corrente elétrica. A corrente elétrica é responsável pelo funcionamento

Leia mais

Lição 5. Instrução Programada

Lição 5. Instrução Programada Instrução Programada Lição 5 Na lição anterior, estudamos a medida da intensidade de urna corrente e verificamos que existem materiais que se comportam de modo diferente em relação à eletricidade: os condutores

Leia mais

Experimento 8 Circuitos RC e filtros de freqüência

Experimento 8 Circuitos RC e filtros de freqüência Experimento 8 Circuitos RC e filtros de freqüência 1. OBJETIVO O objetivo desta aula é ver como filtros de freqüência utilizados em eletrônica podem ser construídos a partir de um circuito RC. 2. MATERIAL

Leia mais

Bloco 3 do Projeto: Comparador com Histerese para Circuito PWM

Bloco 3 do Projeto: Comparador com Histerese para Circuito PWM Bloco 3 do Projeto: Comparador com Histerese para Circuito PWM O circuito de um PWM Pulse Width Modulator, gera um trem de pulsos, de amplitude constante, com largura proporcional a um sinal de entrada,

Leia mais

Tutorial de Eletrônica Aplicações com 555 v2010.05

Tutorial de Eletrônica Aplicações com 555 v2010.05 Tutorial de Eletrônica Aplicações com 555 v2010.05 Linha de Equipamentos MEC Desenvolvidos por: Maxwell Bohr Instrumentação Eletrônica Ltda. Rua Porto Alegre, 212 Londrina PR Brasil http://www.maxwellbohr.com.br

Leia mais

Lei de Coulomb: Campo Elétrico:

Lei de Coulomb: Campo Elétrico: Lei de Coulomb: Método para distribuição de cargas: Dividir a distribuição em infinitos dq Analisar feito por dq Dividir em suas componentes dfx e dfy Analisar se há alguma forma de simetria que simplifica

Leia mais

DIAGRAMA DE BLOCOS DE UMA FONTE DE TENSÃO

DIAGRAMA DE BLOCOS DE UMA FONTE DE TENSÃO DIAGRAMA DE BLOCOS DE UMA FONTE DE TENSÃO Essa deficiência presente nos retificadores é resolvida pelo emprego de um filtro Essa deficiência presente nos retificadores é resolvida pelo emprego de um filtro

Leia mais

Laboratório 7 Circuito RC *

Laboratório 7 Circuito RC * Laboratório 7 Circuito RC * Objetivo Observar o comportamento de um capacitor associado em série com um resistor e determinar a constante de tempo do circuito. Material utilizado Gerador de função Osciloscópio

Leia mais

Prof. Antonio Carlos Santos. Aula 7: Polarização de Transistores

Prof. Antonio Carlos Santos. Aula 7: Polarização de Transistores IF-UFRJ Elementos de Eletrônica Analógica Prof. Antonio Carlos Santos Mestrado Profissional em Ensino de Física Aula 7: Polarização de Transistores Este material foi baseado em livros e manuais existentes

Leia mais

Os capacitores são componentes largamente empregados nos circuitos eletrônicos. Eles podem cumprir funções tais como o armazenamento de cargas

Os capacitores são componentes largamente empregados nos circuitos eletrônicos. Eles podem cumprir funções tais como o armazenamento de cargas Os capacitores são componentes largamente empregados nos circuitos eletrônicos. Eles podem cumprir funções tais como o armazenamento de cargas elétricas ou a seleção de freqüências em filtros para caixas

Leia mais

Eletrônica II. Amplificadores de Potência. Notas de Aula José Maria P. de Menezes Jr.

Eletrônica II. Amplificadores de Potência. Notas de Aula José Maria P. de Menezes Jr. Eletrônica II Amplificadores de Potência Notas de Aula José Maria P. de Menezes Jr. Amplificadores Amplificador é um equipamento que utiliza uma pequena quantidade de energia para controlar uma quantidade

Leia mais

Capítulo 11 MOTORES ELÉTRICOS DE CORRENTE CONTÍNUA E UNIVERSAL. Introdução

Capítulo 11 MOTORES ELÉTRICOS DE CORRENTE CONTÍNUA E UNIVERSAL. Introdução Capítulo 11 MOTORES ELÉTRICOS DE CORRENTE CONTÍNUA E UNIVERSAL Esta aula apresenta o princípio de funcionamento dos motores elétricos de corrente contínua, o papel do comutador, as características e relações

Leia mais

Como utilizar um multímetro digital

Como utilizar um multímetro digital 1 Como utilizar um multímetro digital Um multímetro digital oferece a facilidade de mostrar diretamente em seu visor, que chamamos de display de cristal líquido, ou simplesmente display, o valor numérico

Leia mais

Os motores de CA podem ser monofásicos ou polifásicos. Nesta unidade, estudaremos os motores monofásicos alimentados por uma única fase de CA.

Os motores de CA podem ser monofásicos ou polifásicos. Nesta unidade, estudaremos os motores monofásicos alimentados por uma única fase de CA. Motores elétricos Os motores de CA podem ser monofásicos ou polifásicos. Nesta unidade, estudaremos os motores monofásicos alimentados por uma única fase de CA. Para melhor entender o funcionamento desse

Leia mais

Capítulo. Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores a cristal.

Capítulo. Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores a cristal. 9 Osciladores Capítulo a Cristal Meta deste capítulo Entender o princípio de funcionamento de osciladores a cristal. objetivos Entender o princípio de funcionamento de osciladores a cristal; Analisar osciladores

Leia mais

MASSACHUSETTS INSTITUTE OF TECHNOLOGY Introdução ao Laboratório Eletrônico: 6.071 Laboratório 2: Componentes Passivos. 3º Trimestre de 2002

MASSACHUSETTS INSTITUTE OF TECHNOLOGY Introdução ao Laboratório Eletrônico: 6.071 Laboratório 2: Componentes Passivos. 3º Trimestre de 2002 MASSACHUSETTS INSTITUTE OF TECHNOLOGY Introdução ao Laboratório Eletrônico: 6.071 Laboratório 2: Componentes Passivos 1 Exercícios Pré-Laboratório Semana 1 1.1 Filtro RC 3º Trimestre de 2002 Figura 1:

Leia mais

Hoje estou elétrico!

Hoje estou elétrico! A U A UL LA Hoje estou elétrico! Ernesto, observado por Roberto, tinha acabado de construir um vetor com um pedaço de papel, um fio de meia, um canudo e um pedacinho de folha de alumínio. Enquanto testava

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE INSTRUMENTAÇÃO F 530 BALANÇA A BASE DE PIEZOELÉTRICOS

RELATÓRIO FINAL DE INSTRUMENTAÇÃO F 530 BALANÇA A BASE DE PIEZOELÉTRICOS RELATÓRIO FINAL DE INSTRUMENTAÇÃO F 530 BALANÇA A BASE DE PIEZOELÉTRICOS Aluna: Thais Moreno Casagrande RA:025245 Orientador: Prof. Juan Carlos P. Campoy Prof. Responsável: Dr. José Joaquim Lunazzi IFGW/UNICAMP

Leia mais

Eletrônica Industrial Apostila sobre Modulação PWM página 1 de 6 INTRODUÇÃO

Eletrônica Industrial Apostila sobre Modulação PWM página 1 de 6 INTRODUÇÃO Eletrônica Industrial Apostila sobre Modulação PWM página 1 de 6 Curso Técnico em Eletrônica Eletrônica Industrial Apostila sobre Modulação PWM Prof. Ariovaldo Ghirardello INTRODUÇÃO Os controles de potência,

Leia mais

Figura - Radio em 1920.

Figura - Radio em 1920. Curiosidade: Muitos dos primeiros receptores AM com alimentação AC (para as válvulas) funcionavam com o chassi ligado ao neutro da rede (como terra), freqüentemente, ao se inverter a posição da tomada,

Leia mais

Capítulo 1: Eletricidade. Corrente continua: (CC ou, em inglês, DC - direct current), também chamada de

Capítulo 1: Eletricidade. Corrente continua: (CC ou, em inglês, DC - direct current), também chamada de Capítulo 1: Eletricidade É um fenômeno físico originado por cargas elétricas estáticas ou em movimento e por sua interação. Quando uma carga encontra-se em repouso, produz força sobre outras situadas em

Leia mais

www.corradi.junior.nom.br - Eletrônica Básica - UNIP - Prof. Corradi Informações elementares - Projetos práticos. Circuitos retificadores

www.corradi.junior.nom.br - Eletrônica Básica - UNIP - Prof. Corradi Informações elementares - Projetos práticos. Circuitos retificadores www.corradi.junior.nom.br - Eletrônica Básica - UNIP - Prof. Corradi Informações elementares - Projetos práticos. Circuitos retificadores Introdução A tensão fornecida pela concessionária de energia elétrica

Leia mais

LEI DE OHM. Professor João Luiz Cesarino Ferreira. Conceitos fundamentais

LEI DE OHM. Professor João Luiz Cesarino Ferreira. Conceitos fundamentais LEI DE OHM Conceitos fundamentais Ao adquirir energia cinética suficiente, um elétron se transforma em um elétron livre e se desloca até colidir com um átomo. Com a colisão, ele perde parte ou toda energia

Leia mais

I Retificador de meia onda

I Retificador de meia onda Circuitos retificadores Introdução A tensão fornecida pela concessionária de energia elétrica é alternada ao passo que os dispositivos eletrônicos operam com tensão contínua. Então é necessário retificá-la

Leia mais

Como funciona o MOSFET (ART977)

Como funciona o MOSFET (ART977) Como funciona o MOSFET (ART977) Os transistores de efeito de campo não são componentes novos. Na verdade, em teoria foram criados antes mesmo dos transistores comuns bipolares. No entanto, com a possibilidade

Leia mais

Introdução aos circuitos seletores de frequências. Sandra Mara Torres Müller

Introdução aos circuitos seletores de frequências. Sandra Mara Torres Müller Introdução aos circuitos seletores de frequências Sandra Mara Torres Müller Aqui vamos estudar o efeito da variação da frequência da fonte sobre as variáveis do circuito. Essa análise constitui a resposta

Leia mais

Edited by Foxit PDF Editor Copyright (c) by Foxit Software Company, 2004-2007 For Evaluation Only.

Edited by Foxit PDF Editor Copyright (c) by Foxit Software Company, 2004-2007 For Evaluation Only. Edited by Foxit PDF Editor Copyright (c) by Foxit Software Company, 2004-2007 For Evaluation Only. BUG - Mini transmissor FM Os transmissores são as montagens favoritas dos rádios aficcionados: Temos um

Leia mais

Proposta de Trabalho para a Disciplina de Introdução à Engenharia de Computação PESQUISADOR DE ENERGIA

Proposta de Trabalho para a Disciplina de Introdução à Engenharia de Computação PESQUISADOR DE ENERGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA E INSTITUTO DE INFOMÁTICA ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO Bruno Silva Guedes Cartão: 159033 Proposta de Trabalho

Leia mais

Caracterização temporal de circuitos: análise de transientes e regime permanente. Condições iniciais e finais e resolução de exercícios.

Caracterização temporal de circuitos: análise de transientes e regime permanente. Condições iniciais e finais e resolução de exercícios. Conteúdo programático: Elementos armazenadores de energia: capacitores e indutores. Revisão de características técnicas e relações V x I. Caracterização de regime permanente. Caracterização temporal de

Leia mais

Introdução teórica aula 6: Capacitores

Introdução teórica aula 6: Capacitores Introdução teórica aula 6: Capacitores Capacitores O capacitor é um elemento capaz de armazenar energia. É formado por um par de superfícies condutoras separadas por um material dielétrico ou vazio. A

Leia mais

DIODO SEMICONDUTOR. Conceitos Básicos. Prof. Marcelo Wendling Ago/2011

DIODO SEMICONDUTOR. Conceitos Básicos. Prof. Marcelo Wendling Ago/2011 DIODO SEMICONDUTOR Prof. Marcelo Wendling Ago/2011 Conceitos Básicos O diodo semicondutor é um componente que pode comportar-se como condutor ou isolante elétrico, dependendo da forma como a tensão é aplicada

Leia mais

Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/02/2006 Última versão: 18/12/2006. PdP. Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos

Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/02/2006 Última versão: 18/12/2006. PdP. Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos TUTORIAL Montagem da Ponte H Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/02/2006 Última versão: 18/12/2006 PdP Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos http://www.maxwellbohr.com.br contato@maxwellbohr.com.br

Leia mais

Circuitos Elétricos Circuitos Magneticamente Acoplados

Circuitos Elétricos Circuitos Magneticamente Acoplados Introdução Circuitos Elétricos Circuitos Magneticamente Acoplados Alessandro L. Koerich Engenharia de Computação Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Os circuitos que estudamos até o momento

Leia mais

CAPACITOR. Simbologia: Armazenamento de carga

CAPACITOR. Simbologia: Armazenamento de carga CAPACITOR O capacitor é um componente eletrônico capaz de armazenar cargas elétricas. É composto por duas placas de material condutor, eletricamente neutras em seu estado natural, denominadas armaduras,

Leia mais

O que você deve saber sobre

O que você deve saber sobre O que você deve saber sobre Além de resistores, os circuitos elétricos apresentam dispositivos para gerar energia potencial elétrica a partir de outros componentes (geradores), armazenar cargas, interromper

Leia mais

Unidade 12 - Capacitores

Unidade 12 - Capacitores Unidade 1 - Capacitores Capacidade Eletrostática Condutor Esférico Energia Armazenada em um capacitor Capacitor Plano Associação de Capacitores Circuitos com capacitores Introdução Os primeiros dispositivos

Leia mais

Princípios de Eletricidade e Eletrônica. Aula 2 Reatância. Prof. Marcio Kimpara

Princípios de Eletricidade e Eletrônica. Aula 2 Reatância. Prof. Marcio Kimpara 1 Princípios de Eletricidade e Eletrônica Aula 2 Reatância Universidade Federal de Mato Grosso do Sul FAENG / Engenharia Elétrica Campo Grande MS 2 Para relembrar (aula passada)... Tensão e Corrente Alternada

Leia mais

Conversão Analógica Digital

Conversão Analógica Digital Slide 1 Conversão Analógica Digital Até agora, discutimos principalmente sinais contínuos (analógicos), mas, atualmente, a maioria dos cálculos e medições é realizada com sistemas digitais. Assim, precisamos

Leia mais

LEI DE OHM LEI DE OHM. Se quisermos calcular o valor da resistência, basta dividir a tensão pela corrente.

LEI DE OHM LEI DE OHM. Se quisermos calcular o valor da resistência, basta dividir a tensão pela corrente. 1 LEI DE OHM A LEI DE OHM é baseada em três grandezas, já vistas anteriormente: a Tensão, a corrente e a resistência. Com o auxílio dessa lei, pode-se calcular o valor de uma dessas grandezas, desde que

Leia mais

Analisador de Espectros

Analisador de Espectros Analisador de Espectros O analisador de espectros é um instrumento utilizado para a análise de sinais alternados no domínio da freqüência. Possui certa semelhança com um osciloscópio, uma vez que o resultado

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO Amanda 5ª Atividade: Codificador e codificação de linha e seu uso em transmissão digital Petrópolis, RJ 2012 Codificador: Um codoficador

Leia mais

Antena Escrito por André

Antena Escrito por André Antena Escrito por André Antenas A antena é um dispositivo passivo que emite ou recebe energia eletromagnéticas irradiada. Em comunicações radioelétricas é um dispositivo fundamental. Alcance de uma Antena

Leia mais

Analise de Circuitos Horizontais. Marcus Manhães manharider@yahoo.com.br

Analise de Circuitos Horizontais. Marcus Manhães manharider@yahoo.com.br Analise de Circuitos Horizontais Marcus Manhães manharider@yahoo.com.br Introdução Ao longo de nossa experiência em manutenção eletrônica, nos deparamos inúmeras vezes com dificuldades muito significativas

Leia mais

Capacitor. Utilidade do Capacitor

Capacitor. Utilidade do Capacitor Capacitor Componentes que, embora não conduzam corrente elétrica entre seus terminais, são capazes de armazenar certa corrente, que será "descarregada", assim que não houver resistência entre seus terminais.

Leia mais

Introdução 5. Amplificação com FET 6. Polarização do FET 6 Polarização do terminal dreno 7 Polarização do terminal porta 7

Introdução 5. Amplificação com FET 6. Polarização do FET 6 Polarização do terminal dreno 7 Polarização do terminal porta 7 Sumário Introdução 5 Amplificação com FET 6 Polarização do FET 6 Polarização do terminal dreno 7 Polarização do terminal porta 7 Estágio amplificador com FET 8 Princípio de funcionamento 9 Características

Leia mais

A lei da indução electromagnética é o que fundamenta o funcionamento do microfone e do altifalante de indução.

A lei da indução electromagnética é o que fundamenta o funcionamento do microfone e do altifalante de indução. Índice Introdução Indução electromagnética Força electromotriz Microfone e Altifalante Finalidades do microfone e do altifalante de indução Funcionalidade de ambos Tipos de microfones Conclusão Bibliografia

Leia mais

MAN 006A-08-12 Uso do Alicate Amperímetro

MAN 006A-08-12 Uso do Alicate Amperímetro MAN 006A-08-12 Uso do Alicate Amperímetro Geração: equipe técnica Metalfrio. Revisão: Alexandre Mendes, Fernando Madalena, Gustavo Brotones e Rafael Atílio. http://treinamento.metalfrio.com.br treinamento@metalfrio.com.br

Leia mais

Descobertas do electromagnetismo e a comunicação

Descobertas do electromagnetismo e a comunicação Descobertas do electromagnetismo e a comunicação Porque é importante comunicar? - Desde o «início dos tempos» que o progresso e o bem estar das sociedades depende da sua capacidade de comunicar e aceder

Leia mais

Amplificador de Radiofreqüência

Amplificador de Radiofreqüência Laboratório de Telecomunicações 1 Amplificador de Radiofreqüência Objetivos Comportamentais 1 Identificar um estágio amplificador de radiofreqüência utilizado em um transmissor típico e medir as tensões

Leia mais

Amplificador Operacional Básico. Amplificador Operacional Básico

Amplificador Operacional Básico. Amplificador Operacional Básico Amplificador Operacional Básico Eng.: Roberto Bairros dos Santos. Um empreendimento Bairros Projetos didáticos www.bairrospd.kit.net Este artigo descreve como identificar o amplificador operacional, mostra

Leia mais

Motores Síncronos ADRIELLE C SANTANA

Motores Síncronos ADRIELLE C SANTANA Motores Síncronos ADRIELLE C SANTANA Motores Síncronos Possuem velocidade fixa e são utilizados para grandes cargas, (em função do seu alto custo que faz com que ele não seja viável para aparelhos menores)

Leia mais

Como funciona o Reed-Switches (MEC089)

Como funciona o Reed-Switches (MEC089) Como funciona o Reed-Switches (MEC089) Escrito por Newton C. Braga Um componente de grande utilidade que pode ser usado como sensor em muitas aplicações mecatrônicas, robóticas e de automação é o reed-switch

Leia mais

ATIVIDADE: USANDO UM ELETROÍMÃ

ATIVIDADE: USANDO UM ELETROÍMÃ ELETROÍMÃS 4.1- ELETROÍMÃS ELETROÍMÃS Você já ficou sabendo que em movimento, como numa corrente elétrica, gera magnetismo. Você também já ficou sabendo que um imã em movimento próximo de um condutor faz

Leia mais

O Capacitor Q = V. C. V C = Vcc. (1 e t/τ ) τ = R. C

O Capacitor Q = V. C. V C = Vcc. (1 e t/τ ) τ = R. C O Capacitor Componente eletrônico constituído de duas placas condutoras, separadas por um material isolante. É um componente que, embora não conduza corrente elétrica entre seus terminais, é capaz de armazenar

Leia mais

GERADORES MECÂNICOS DE ENERGIA ELÉTRICA

GERADORES MECÂNICOS DE ENERGIA ELÉTRICA GERADORES MECÂNICOS DE ENERGIA ELÉTRICA Todo dispositivo cuja finalidade é produzir energia elétrica à custa de energia mecânica constitui uma máquina geradora de energia elétrica. O funcionamento do

Leia mais

Geradores de Corrente Contínua UNIDADE 2 Prof. Adrielle de Carvalho Santana

Geradores de Corrente Contínua UNIDADE 2 Prof. Adrielle de Carvalho Santana Geradores de Corrente Contínua UNIDADE 2 Prof. Adrielle de Carvalho Santana INTRODUÇÃO Um gerador de corrente continua é uma máquina elétrica capaz de converter energia mecânica em energia elétrica. Também

Leia mais

PY2GEA - Grêmio de Radiamadores da Rodada Encontro de Amigos

PY2GEA - Grêmio de Radiamadores da Rodada Encontro de Amigos 1 de 6 8/8/2007 18:40 PY2GEA - Grêmio de Radiamadores da Rodada Encontro de Amigos APOSTILA DO EXAME SOBRE RADIOAELETRICIDADE 80 A 120 QUESTÕES DE ESCOLHA SIMPLES Assinale X entre os parênteses que indicar

Leia mais

O uso dos diodos nos alternadores implicam numa série de cuidados, tais como:

O uso dos diodos nos alternadores implicam numa série de cuidados, tais como: Resumo - Alternador O uso dos diodos nos alternadores implicam numa série de cuidados, tais como: Não ligar a bateria com polaridade invertida; Não ligar o alternador sem carga ou retirar a carga com alternador

Leia mais

Imprimir. Influência das Harmônicas na Alimentação de Dispositivos Eletrônicos: Efeitos, e como eliminá-los

Imprimir. Influência das Harmônicas na Alimentação de Dispositivos Eletrônicos: Efeitos, e como eliminá-los 1/ 9 Imprimir PROJETOS / Energia 20/08/2012 10:20:00 Influência das Harmônicas na Alimentação de Dispositivos Eletrônicos: Efeitos, e como eliminá-los Na primeira parte deste artigo vimos que a energia

Leia mais

APOSTILA MÓDULO - 4. figura 2 HALL. figura 3. tomada de entrada balanceada CANON

APOSTILA MÓDULO - 4. figura 2 HALL. figura 3. tomada de entrada balanceada CANON APOSTILA MÓDULO 4 AULA 4 AMPLIFICADORES OPERACIONAIS 2 Amplificação de sinais diferenciais bobina magnética e HALL O circuito Schmitt Trigger analisado detalhadamente Os pontos NSD e NID (Nível Superior

Leia mais

Espaço SENAI. Missão do Sistema SENAI

Espaço SENAI. Missão do Sistema SENAI Sumário ntrodução 5 ndução 6 Auto-indução 7 ndutores em corrente alternada 14 Fator de qualidade (q) 16 Determinação experimental da indutância de um indutor 16 Associação de indutores 18 Relação de fase

Leia mais

DH 406A SISTEMA DE TREINAMENTO EM MICROONDAS. Descrição de componentes

DH 406A SISTEMA DE TREINAMENTO EM MICROONDAS. Descrição de componentes DH 406A SISTEMA DE TREINAMENTO EM MICROONDAS Descrição de componentes 2 1 INTRODUÇÃO O sistema de treinamento em microondas DH-0406A foi desenvolvido para permitir explorar experimentalmente alguns conceitos

Leia mais

CAPÍTULO 2 - TIPOS DE MÁQUINAS ASSÍNCRONAS TRIFÁSICAS

CAPÍTULO 2 - TIPOS DE MÁQUINAS ASSÍNCRONAS TRIFÁSICAS CAPÍTULO 2 - TIPOS DE MÁQUINAS ASSÍNCRONAS TRIFÁSICAS 2.1 INTRODUÇÃO O objetivo do presente trabalho é estudar o funcionamento em regime permanente e em regime dinâmico da Máquina Assíncrona Trifásica

Leia mais

Laboratório de Circuitos Elétricos II

Laboratório de Circuitos Elétricos II PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ ESCOLA POLITÉCNICA CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO DISCIPLINA DE CIRCUITOS ELÉTRICOS II NOME DO ALUNO: Laboratório de Circuitos Elétricos II Prof. Alessandro

Leia mais

Video Lecture RF. Laps

Video Lecture RF. Laps Video Lecture RF Laps Agenda 1. Considerações no projeto de circuitos RF 2. Casamento de impedância 3. Parâmetros S e Carta de Smith 4. Dispositivos/blocos comumente usados 5. Arquiteturas de transceptores

Leia mais

Aula 4 Corrente Alternada e Corrente Contínua

Aula 4 Corrente Alternada e Corrente Contínua FUNDMENTOS DE ENGENHI ELÉTIC PONTIFÍCI UNIVESIDDE CTÓLIC DO IO GNDE DO SUL FCULDDE DE ENGENHI ula 4 Corrente lternada e Corrente Contínua Introdução Corrente lternada e Corrente Contínua Transformadores

Leia mais

Roteiro 25 Interferência sonora e batimento sonoro

Roteiro 25 Interferência sonora e batimento sonoro Roteiro 25 Interferência sonora e batimento sonoro 1 INTRODUÇÃO A interferência sonora consiste em um recebimento de duas ou mais ondas de fontes diferentes. Neste caso, teremos uma região do espaço na

Leia mais

TRANSFORMADORES. P = enrolamento do primário S = enrolamento do secundário

TRANSFORMADORES. P = enrolamento do primário S = enrolamento do secundário TRANSFORMADORES Podemos definir o transformador como sendo um dispositivo que transfere energia de um circuito para outro, sem alterar a frequência e sem a necessidade de uma conexão física. Quando existe

Leia mais

Manual Montagem VFO Ararinha PY2MG Versão Mutirão Rev. 2

Manual Montagem VFO Ararinha PY2MG Versão Mutirão Rev. 2 Manual Montagem VFO Ararinha PY2MG Versão Mutirão Rev. 2 1 Para a montagem do transceptor para SSB Ararinha 4b, você precisará de um multímetro, uma pequena lupa, uma ponta de prova para RF, soldador de

Leia mais

RECEPÇÃO DE ONDAS ELETROMAGNETICAS COM RÁDIO GALENA. Resumo. Rádio Galena

RECEPÇÃO DE ONDAS ELETROMAGNETICAS COM RÁDIO GALENA. Resumo. Rádio Galena RECEPÇÃO DE ONDAS ELETROMAGNETICAS COM RÁDIO GALENA Área Temática:Educação. Flavio Roberto Ruzza¹ Clementina Verginia Andreolla² Palavras - chave: ondas eletromagnéticas, recepção, galena, radiofreqüência.

Leia mais

*Capacitores. Prof. Jener Toscano Lins e Silva

*Capacitores. Prof. Jener Toscano Lins e Silva Capacitores Prof. Jener Toscano Lins e Silva *É um dispositivo usado para filtrar ruídos ou armazenar cargas elétricas. *É constituído por dois condutores (ou placas) paralelos separados por um isolante

Leia mais

Receptores elétricos

Receptores elétricos Receptores elétricos 1 Fig.20.1 20.1. A Fig. 20.1 mostra um receptor elétrico ligado a dois pontos A e B de um circuito entre os quais existe uma d.d.p. de 12 V. A corrente que o percorre é de 2,0 A. A

Leia mais

Transformador. Índice. Estrutura

Transformador. Índice. Estrutura Transformador Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Um transformador ou trafo é um dispositivo destinado a transmitir energia elétrica ou potência elétrica de um circuito a outro, transformando tensões,

Leia mais

Motores de Indução ADRIELLE DE CARVALHO SANTANA

Motores de Indução ADRIELLE DE CARVALHO SANTANA ADRIELLE DE CARVALHO SANTANA Motores CA Os motores CA são classificados em: -> Motores Síncronos; -> Motores Assíncronos (Motor de Indução) O motor de indução é o motor CA mais usado, por causa de sua

Leia mais

CONVERSORES E CONTROLADORES DE FASE. Circuitos de retificação monofásicos

CONVERSORES E CONTROLADORES DE FASE. Circuitos de retificação monofásicos CONVERSORES E CONTROLADORES DE FASE Um conversor é um equipamento utilizado para converter potência alternada em potência contínua. Num conversor simples, que usa somente diodos retificadores, a tensão

Leia mais

Laboratório de Conversão Eletromecânica de Energia B

Laboratório de Conversão Eletromecânica de Energia B Laboratório de Conversão Eletromecânica de Energia B Prof a. Katia C. de Almeida 1 Obtenção Experimental dos Parâmetros do Circuito Equivalente do Motor de Indução Monofásico 1.1 Introdução 1.1.1 Motores

Leia mais

Curso de Caixas Acústicas Parte 4 capacitores, divisores de frequência e atenuadores

Curso de Caixas Acústicas Parte 4 capacitores, divisores de frequência e atenuadores Curso de Caixas Acústicas Parte 4 capacitores, divisores de frequência e atenuadores Autor: Fernando A. B. Pinheiro Entrar em uma loja e escolher os falantes é facílimo. Conseguir um marceneiro para fabricar

Leia mais

Como funciona o motor de corrente contínua

Como funciona o motor de corrente contínua Como funciona o motor de corrente contínua Escrito por Newton C. Braga Este artigo é de grande utilidade para todos que utilizam pequenos motores, principalmente os projetistas mecatrônicos. Como o artigo

Leia mais

Projeto de um Controlador de Temperatura Proporcional, Analógico, com Sensor de Temperatura Usando Transistor Bipolar

Projeto de um Controlador de Temperatura Proporcional, Analógico, com Sensor de Temperatura Usando Transistor Bipolar Projeto de um Controlador de Temperatura Proporcional, Analógico, com Sensor de Temperatura Usando Transistor Bipolar Introdução O objetivo deste Laboratório de EE-641 é proporcionar ao aluno um ambiente

Leia mais