Linguagem R R-Gui e R-Commander
|
|
- Raul Peralta Gama
- 2 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Linguagem R R-Gui e R-Commander 1 INSTALAÇÃO DO PROGRAMA BÁSICO E PACOTES O sistema é formado por um programa básico (R-Gui) e muitos pacotes com procedimentos adicionais. Tudo é gratuito e com código livre, voltado para comunidade acadêmica. O site do R é: Para fazer o download, você deve usar um Cran Mirror, clicando em CRAN na margem esquerda. No Brasil, temos: Universidade Federal do Parana Oswaldo Cruz Foundation, Rio de Janeiro University of Sao Paulo, Sao Paulo University of Sao Paulo, Piracicaba No Cran escolhido, você escolhe o sistema operacional de sua máquina (p. ex., Windows) e faça o download do programa básico: Base. Observe que na página do Download tem algumas informações úteis. Para instalar o programa básico, basta executar o arquivo R-(versão) - (sistema operacional).exe que você baixou. Para o uso posterior do pacote Rcmdr (R- Commander), é aconselhável escolher a inicialização personalizada. Quando perguntar sobre MDI ou SDI, escolher SDI. Depois de instalado o RGui, pode iniciar seção com o ícone no Desktop. A Figura 1, lado esquerdo, mostra a tela inicial do R-Gui. Os comandos da linguagem R podem ser feitos diretamente no R-Gui, mas para pessoas que não estão muito acostumadas com o R (como eu!), pode fazer uso do pacote R-Commander ou Rcmdr, o qual é uma máscara dos comandos, permitindo usar os procedimentos básicos através de Menu. O lado direito da Figura 1 mostra como fazer a instalação do Rcmdr. Qualquer pacote do R que você instala, o próprio sistema irá instalar outros pacotes que são necessários para o pacote que você está instalando. Esta instalação pode ocorrer no momento da instalação ou quando você vai usar pela primeira vez.
2 Figura 1 Tela do R-Gui e ilustração de como instalar o pacote Rcmdr via menu. Instalando o Rcmdr através do R-Gui: Pacotes Instalar pacotes Escolher o cran mirror Escolher o pacote Rcmdr Para usar o R-Commander, voltar ao Menu do R-Gui e clicar em: Pacotes Carregar pacotes Rcmdr Na primeira vez, o sistema deve carregar alguns pacotes para o funcionamento do R-Commander. O sistema pode demorar um pouco para carregar os pacotes. 2 INICIANDO O R-COMMANDER Abrir o R-Gui (no ícone R) Carregar o R-Commander (no Menu do R-Gui: Pacotes >> Carregar Pacotes >> Rcmdr) O R-Commander abre uma tela, como mostrada na Figura 2. Você pode solicitar uma tarefa ao sistema pelo Menu, sendo que o Script dessa tarefa é registrado automaticamente na janela Script, e os resultados na janela de Resultados (abaixo).
3 Figura 1 Tela inicial do Rcmdr. Se você quiser alterar o diretório de trabalho na seção, fazer: Arquivo >> Altere o diretório de trabalho De qualquer forma, você sempre pode escolher o diretório no momento necessário. 2.1 Importando um arquivo de dados Normalmente, as análises estatísticas são feitas sobre um conjunto de dados. Em geral, os dados são digitados usando programas próprios para digitação ou planilhas eletrônicas. Em se usando planilhas eletrônicas, na primeira linha devem ser colocados os nomes das variáveis. Considere que seus dados estão armazenados na Planilha 1 do arquivo exemplo.xls, do Microsoft Excel. A Figura 3 ilustra o processo, que se inicia no Menu Dados. Você deve atribuir um nome para o arquivo de dados sem espaço e sem caracteres especiais (atribuímos o nome dados). O sistema vai te orientar para você localizar seu arquivo de dados. Se o arquivo que você escolher tiver mais de uma planilha, o sistema abre nova janela para você marcar a planilha desejada.
4 Figura 3 Importando um arquivo do Excel. Observe, na Figura 3, que você pode importar dados de várias fontes. Na importação são usados arquivos de fontes de dados ODBC do próprio sistema operacional, de tal forma que há compatibilidade de formatos. Por exemplo, se seu sistema está configurado com decimais no formato português (decimal com vírgula), ao passar para o R, é automaticamente colocado decimal em formato de ponto. Por outro lado, pode haver problema se misturar ambientes de 32 e 64 bits. Para ver ou fazer edição simples no arquivo de dados, pode usar os botões Ver conjunto de dados e Editar conjunto de dados do Menu do R-Commander. A Figura 4 mostra o arquivo no Excel e no R. Observe que na janela do Script aparecem os comandos que o sistema usou quando você pediu pelo Menu para importar os dados e para mostrá-lo. Se você quiser conhecer melhor o comando, basta digitar:? (nome do comando) Marcar esse texto e clicar submeter. O R mostra em HTML toda a sintaxe do comando.
5 Figura 4 As sete primeiras observações do arquivo de dados no Excel e no R. 2.2 Salvando um arquivo de dados Para salvar o novo conjunto de dados, fazemos: Dados >> Conjunto de Dados Ativo >> Salvar conjunto de dados ativo O arquivo será salvo em formato próprio do R (.rda), mas também pode escolher Dados >> Conjunto de Dados Ativo >> Exportar conjunto de dados ativo para gravar em outro formato. O R pode carregar mais de um conjunto de dados. Se estiver trabalhando com vários arquivos de dados, certifique-se qual deles está ativo: no Menu, Conjunto de Dados: Para alterar o conjunto de dados ativo, Dados >> Conjunto de dados ativo >> Selecionar conjunto de dados ativo 3 DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIAS 3.1 Tabelas de distribuição de freqüências simples Para obter uma tabela de distribuição de freqüências, com classificação simples, de variável qualitativa, no Menu do R-Commander, fazer:
6 Estatística >> Resumos >> Distribuições de frequências Marcar a variável qualitativa ou fator de interesse e OK. Os resultados aparecem em formato texto. Para variável quantitativa discreta, você pode transformá-la em fator (Dados >> Modificação de variáveis no conjunto de dados >> Converter variável numérica em fator) e proceder de forma similar ao processo com variável qualitativa. Para variável quantitativa contínua (ou mesmo uma discreta com muitas categorias), você precisa recodificá-la (Dados >> Modificação de variáveis no conjunto de dados >> Recodificar variáveis, como ilustrado na seção 2). Com a variável recodificada, proceder de forma similar ao processo com variável qualitativa. 3.2 Tabelas de distribuição de freqüências com dupla classificação Quando se quer a distribuição de frequências conjunta de duas variáveis qualitativas, fazer: Estatística >> Tabelas de contingência >> Tabela de dupla entrada Na janela que se abre, você deve marcar a variável qualitativa (ou fator) que vai na linha; idem para a que vai na coluna. Você também pode escolher se quer as freqüências absolutas (marcar sem percentual ) ou escolher o tipo de percentual que quer. 3.3 Gráfico de distribuição de freqüências Para variável qualitativa, pode-se fazer um gráfico de colunas (ou barras verticais). No Menu do R-Commander, fazer: Gráficos >> Gráfico de barras Marcar a variável qualitativa ou fator de interesse e OK. Para variável quantitativa contínua (ou mesmo uma discreta com muitas categorias), o gráfico padrão de distribuição de freqüências é o histograma. Fazer: Gráficos >> Histograma Na janela que se abre, marcar a variável de interesse. Você pode escolher o número de classes e escolher a medida de freqüência no eixo vertical: freqüência absoluta (contagem), freqüência relativa (Percentagem) ou, ainda, a densidade (padronização para a área total ser igual à unidade). Ver Figura 6.
7 Figura 6 Histograma da variável altura feito através do Menu do R-Commander. No R não se tem flexibilidade de editar o gráfico, mas pode-se usar o comando que aparece na janela de Script para fazer o gráfico com aparência diferente. Observando essa janela, verifica-se que o comando é Hist. Então, digitar:? Hist Marcar e clicar em submeter. Na ajuda sobre o comando, verifica-se, por exemplo, que com os argumentos xlab= e ylab= você pode escolher os títulos dos eixos. Mudamos também a cor (col= blue ). Então, repetimos o comando com esses argumentos e submetemos (Figura 7).
8 Figura 7 Histograma da variável altura feito através da janela do Script. O histograma é um gráfico bastante típico da Estatística, porém você teria alguma dificuldade de fazer um histograma adequado numa planilha eletrônica. 4 MEDIDAS DESCRITIVAS Medidas descritivas de uma ou mais variáveis quantitativas podem ser facilmente feitas pelo Menu do R-Commander: Estatística >> Resumos >> Resumos numéricos Na janela que se abre você pode desmarcar medidas que não queira ou acrescentar outros percentis (quantis). Se quiser, você pode obter separadamente as medidas por categoria de uma variável qualitativa ou fator. O resultado sai em formato texto na janela de Resultados. Como exemplo, escolhemos a variável quantitativa altura, com resultados separados por sexo (Figura 8).
9 Figura 8 Medidas descritivas da altura, por sexo. 4 DIAGRAMA EM CAIXAS Você pode ter a representação de sua distribuição através de diagramas em caixas (Boxplots). Seguir o caminho: Gráficos >> Boxplot Como exemplo, marcamos a variável altura e escolhemos a variável de grupo sexo. Ver Figura 9.
10 altura F M sexo Figura 9 Diagramas em caixas (Boxplots) de altura das mulheres e dos homens. 5 OUTROS PROCEDIMENTOS Os tópicos anteriores mostraram como baixar, instalar e realizar alguns procedimentos elementares pelo R-Commander. A medida que você aprende novos métodos estatísticos ou tenha novas necessidades de manipulação do arquivo de dados, você pode explorar o Menu do R-Commander para realizar as tarefas. Voltamos a lembrar que nos próprios repositórios ou Crans Mirror do R têm documentações para aprendizagem dessa linguagem. Materiais em português também podem ser localizados pela Internet.
Linguagem R R-Gui e R-Commander
Linguagem R R-Gui e R-Commander 1 INSTALAÇÃO DO PROGRAMA BÁSICO E PACOTES O sistema é formado por um programa básico (R-Gui) e muitos pacotes com procedimentos adicionais. Tudo é gratuito e com código
APOIO À ATIVIDADE DE ANÁLISE DESCRITIVA DESENVOLVIDA NA OFICINA ESTATÍSTICA PARA TODOS"
APOIO À ATIVIDADE DE ANÁLISE DESCRITIVA DESENVOLVIDA NA OFICINA ESTATÍSTICA PARA TODOS" ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS usando o RCOMMANDER (associado ao R) Lisbeth K. Cordani& Ângela Tavares Paes (2013) A
RESUMO DA AULA PRÁTICA DE EXCEL
PARA CONSTRUIR TABELAS: RESUMO DA AULA PRÁTICA DE EXCEL Vai em ; Em seguida irá abrir a janela: Na parte Selecione os dados ou somente a variável que deseja analisar, por exemplo: Em seguida marque a opção
Sistema de Controle de Cheques GOLD
Sistema de Controle de Cheques GOLD Cheques GOLD é um sistema para controlar cheques de clientes, terceiros ou emitidos. Não há limitações quanto as funcionalidades do programa, porém pode ser testado
Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE
Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE Página 2 Sumário Como começar usar?... 03 Iniciando o uso do OneDrive.... 04 Carregar ou Enviar os
Aula 01 Conceitos Iniciais sobre Excel 2010
Aula 01 Conceitos Iniciais sobre Excel 2010 Professor: Bruno Gomes Disciplina: Informática Básica Curso: Gestão de Turismo Sumário da aula: 1. Abrindo o Excel; 2. Conhecendo a Tela do Excel. 3. Inserindo
Amostra OpenOffice.org 2.0 Writer SUMÁRIO
Amostra OpenOffice.org 2.0 Writer SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. INSERIR TEXTO 3. SALVAR UM DOCUMENTO 4. FECHAR UM DOCUMENTO 5. INICIAR UM NOVO DOCUMENTO 6. ABRIR UM DOCUMENTO 7. SELECIONAR TEXTO 8. RECORTAR,
Etapa 1: Limpar o computador e executar o Windows Update
Usuários do Windows 7: Tente usar o utilitário de diagnóstico gratuito da HP para ajudá-lo a encontrar o melhor driver! IMPORTANTE: Você deve seguir estas soluções na ordem que são apresentadas para resolver
Unidade 1: O Painel de Controle do Excel *
Unidade 1: O Painel de Controle do Excel * material do 2010* 1.0 Introdução O Excel nos ajuda a compreender melhor os dados graças à sua organização em células (organizadas em linhas e colunas) e ao uso
Centro de Computação - Unicamp Gerência de Atendimento ao Cliente (e-mail:apoio@turing.unicamp.br) Sumário
Sumário Conceitos Microsoft Access 97... 01 Inicialização do Access... 02 Convertendo um Banco de Dados... 03 Criando uma Tabela... 06 Estrutura da Tabela... 07 Propriedades do Campo... 08 Chave Primária...
Dúvidas Freqüentes sobre o OpenOffice Apresentação
Dúvidas Freqüentes sobre o OpenOffice Apresentação 1 - Como posso inserir mais de um fundo em uma apresentação? 2 - Como uso o slide de uma apresentação em outra apresentação? 3 - Quando recorto um documento
Informática - Básico. Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp
Informática - Básico Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp Índice Apresentação...06 Quais são as características do Windows?...07 Instalando o Windows...08 Aspectos Básicos...09 O que há na tela do Windows...10
Microsoft Office PowerPoint 2007
INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em
3) INSTRUÇÃO DE INSTALAÇÃO NORMAL DA AUTORIDADE DE CERTIFICAÇÃO E CADEIA DE CERTIFICADO
3) INSTRUÇÃO DE INSTALAÇÃO NORMAL DA AUTORIDADE DE CERTIFICAÇÃO E CADEIA DE CERTIFICADO EM ESTAÇÕES COM WINDOWS 7 ESTE PASSO DEVE SER EXECUTADO COMO ADMINISTRADOR LOCAL DO COMPUTADOR. EM ESTAÇÕES COM WINDOWS
Dicas para usar melhor o Word 2007
Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.
ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT
ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT O PowerPoint é uma poderosa ferramenta que faz parte do pacote Office da Microsoft. O principal uso desse programa é a criação de apresentação de slides, para mostrar
ArcSoft MediaConverter
ArcSoft MediaConverter User Manual Português 1 201004 Índice Índice... 2 1. Índice... 3 1.1 Requisitos do sistema... 4 1.2 Extras... 4 2. Convertendo arquivos... 7 2.1 Passo1: Selecionar mídia... 7 2.1.1
MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 04
MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 04 Fazendo Gráficos de Seus Dados Uma planilha calcula e apresenta as diferenças e semelhanças entre os números e suas modificações ao longo do tempo. Mas os dados em si não
Instruções de uso do TABNET. Linha, Coluna e Conteúdo
O Tabnet, aplicativo desenvolvido pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), permite ao usuário fazer tabulações de bases de dados on-line e foi gentilmente cedido para disponibilização
Guia de Início Rápido
Guia de Início Rápido Microsoft PowerPoint 2013 apresenta uma aparência diferente das versões anteriores; desse modo, criamos este guia para ajudá-lo a minimizar a curva de aprendizado. Encontre o que
Universidade de São Paulo/Faculdade de Saúde Pública Curso de Saúde Pública Disciplina: HEP 147 Informática I. Aula Excel
Universidade de São Paulo/Faculdade de Saúde Pública Curso de Saúde Pública Disciplina: HEP 147 Informática I Aula Excel O que é o Excel? O Excel é um aplicativo Windows - uma planilha eletrônica - que
SPSS Statistical Package for the Social Sciences Composto por dois ambientes:
Introdução ao SPSS Essa serie de aulas sobre SPSS foi projetada para introduzir usuários iniciantes ao ambiente de trabalho do SPSS 15, e também para reavivar a memória de usuários intermediários e avançados
Guia de Início Rápido
Guia de Início Rápido O Microsoft PowerPoint 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Encontre o que você precisa Clique
Instalando o Lazarus e outros sistemas de suporte. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011
Instalando o Lazarus e outros sistemas de suporte Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Edição 1 Levante e ande - Instalando o Lazarus e outros sistemas de suporte. Ano: 02/2011 Nesta Edição
ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4
Mic crosoft Excel 201 0 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Interface... 4 Guias de Planilha... 5 Movimentação na planilha... 6 Entrada de textos e números... 7 Congelando painéis... 8 Comentários nas Células...
Introdução ao BrOffice.org Writer 2.0
Introdução ao BrOffice.org Writer 2.0 Matheus Santana Lima 18 de Julho de 2006 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. INSERIR TEXTO 3. SALVAR UM DOCUMENTO 4. FECHAR UM DOCUMENTO 5. INICIAR UM NOVO DOCUMENTO 6. ABRIR
Guia de Início Rápido
Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido
ÍNDICE. www.leitejunior.com.br 16/06/2008 17:48 Leite Júnior
ÍNDICE MICROSOFT INTERNET EXPLORER 6 SP2 (IE6 SP2)...2 JANELA PRINCIPAL...2 PARTES DA JANELA...2 OS MENUS DO IE6...3 MENU ARQUIVO...3 MENU EDITAR...3 MENU EXIBIR...3 MENU FAVORITOS...4 MENU FERRAMENTAS...4
Probabilidade e Estatística I Antonio Roque Aula 8. Introdução ao Excel
Introdução ao Excel Esta introdução visa apresentar apenas os elementos básicos do Microsoft Excel para que você possa refazer os exemplos dados em aula e fazer os projetos computacionais solicitados ao
BEM-VINDO AO dhl PROVIEW
BEM-VINDO AO dhl PROVIEW Guia de Usuário O DHL PROVIEW COLOCA VOCÊ NO CONTROLE DE SEUS ENVIOS. PROVIEW O DHL ProView é uma ferramenta de rastreamento on-line que permite o gerenciamento dos envios, a programação
Manual. Pedido Eletrônico
Manual Pedido Eletrônico ÍNDICE 1. Download... 3 2. Instalação... 4 3. Sistema de Digitação SantaCruz... 8 3.1. Configuração... 8 4. Utilização do Sistema Digitação SantaCruz... 11 4.1. Atualizar cadastros...11
Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico
Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT Power Point Básico Santa Maria, julho de 2006 O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações.
Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal
Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles
COMO INSTALAR O CATÁLOGO
Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o
TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH!
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES (EACH) TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH! Autoria e revisão por: PET Sistemas
Office 365 Manual Outlook 365 Web Application
Office 365 Manual Outlook 365 Web Application Requisitos para usar o Office 365: Ter instalado pelo menos a versão 7 do Internet Explorer, Mozilla Firefox 15, Google Chrome 21 ou Safari no Mac. O que é
Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano
Informática Aplicada Aula 2 Windows Vista Professora: Cintia Caetano AMBIENTE WINDOWS O Microsoft Windows é um sistema operacional que possui aparência e apresentação aperfeiçoadas para que o trabalho
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Instruções para Uso do Software VISIO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS Instruções para Uso do Software VISIO Fevereiro/2006 Instruções para uso do Visio... 03 Instruções para Uso do Software VISIO 2 Instruções para uso do Visio O Visio 2003...
Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4.
1 Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. Interface do sistema... 4 1.4.1. Janela Principal... 4 1.5.
CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD
Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo Pós-Graduação em Gestão de Negócios CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD EMENTA
Bem-vindo ao Guia de Introdução - Utilitários
Bem-vindo ao Guia de Introdução - Utilitários Table of Contents File Recover... 1 Introdução do File Recover... 1 Instalação... 1 Introdução... 2 iii File Recover Introdução do File Recover Instalação
Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.
Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos
MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 04
MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 4 Fazendo Gráficos de Seus Dados Uma planilha calcula e apresenta as diferenças e semelhanças entre os números e suas modificações ao longo do tempo. Mas os dados em si não
MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 06
MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 06 IMPRIMINDO PLANILHAS E GRÁFICOS Até este ponto, você viu como introduzir dados e criar formulas, formatar texto e criar gráficos. Agora você vai apresentar os dados ou
Para fazer a INSTALAÇÃO do Sistema ColREP, leia com atenção os Passos a seguir:
ColREP Sistema Colore para Representantes Comerciais (INSTALAÇÃO). Pag. 1 Para fazer a INSTALAÇÃO do Sistema ColREP, leia com atenção os Passos a seguir: 1º Caso não esteja de posse od CD-Rom de instalação,
Manual de Utilizador. Caderno. Recursos da Unidade Curricular. Gabinete de Ensino à Distância do IPP. http://eweb.ipportalegre.pt. ged@ipportalegre.
Manual de Utilizador Caderno Recursos da Unidade Curricular Gabinete de Ensino à Distância do IPP http://eweb.ipportalegre.pt ged@ipportalegre.pt Índice RECURSOS... 1 ADICIONAR E CONFIGURAR RECURSOS...
Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS. 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica. 1.2) Inicializando o Excel e o Calc
Unidade III 1. APRESENTANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS 1.1) Conceito de Planilha Eletrônica Em certa época, a planilha era um pedaço de papel que os contadores e planejadores de empresas utilizavam para colocar
Procedimentos para Reinstalação do Sisloc
Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...
2008 mdsaraiv@umich.edu. Mini-manual do SAS
Mini-manual do SAS Este mini-manual do SAS tem a finalidade de apenas ensinar alguns comandos de estatísticas comuns e dar possibilidade de se iniciar a manusear dados. Abrindo o SAS A inteface do SAS
Use a mala direta para criar e imprimir cartas e outros
Página 1 de 19 Word > Mala direta Use a mala direta para criar e imprimir cartas e outros documentos Ocultar tudo É possível usar a mala direta quando deseja criar um conjunto de documentos, como uma carta
Google Drive: Acesse e organize seus arquivos
Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no
Como criar e editar Blogs. Manual Básico do. Mario Roberto Barro Jerino Queiroz Ferreira Profª Drª Salete Linhares Queiroz
Como criar e editar Blogs Manual Básico do Mario Roberto Barro Jerino Queiroz Ferreira Profª Drª Salete Linhares Queiroz São Carlos Setembro / 2008 Sumário Introdução...3 Criando um Blog no Edublogs...4
2. ENTRADA DE DADOS 2.1. TEXTOS
2. ENTRADA DE DADOS Os dados digitados em uma célula são divididos em duas categorias principais: constantes ou fórmulas. Um valor constante é um dado digitado diretamente na célula e que não é alterado.
Microsoft PowerPoint
Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint é utilizado para desenvolver apresentações. Os trabalhos desenvolvidos com este aplicativo normalmente são apresentados com o auxílio de um datashow. Apresentações
Microsoft Excel 2000. Alan Cleber Borim - alan.borim@poli.usp.br. http://www.pcs.usp.br/~alan
Microsoft Excel 2000 Alan Cleber Borim - alan.borim@poli.usp.br http://www.pcs.usp.br/~alan Microsoft Índice 1.0 Microsoft Excel 2000 3 1.1 Acessando o Excel 3 1.2 Como sair do Excel 3 1.3 Elementos da
Estratégia para fazer cópias de segurança ( backup ) em nuvem
1 de 20 Estratégia para fazer cópias de segurança ( backup ) em nuvem Resolvi documentar uma solução que encontrei para fazer minhas cópias de segurança. Utilizo um software gratuito chamado Cobian Backup
Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado.
, ()! $ Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. Uma estratégia muito utilizada para organizar visualmente informações numéricas
Solicitação de Manutenção de Veículo. Manual SRM
Manual SRM 1 Índice 1. Requerimentos Técnicos para Utilização do Sistema... 4 1.1 Hardware... 4 1.2 Software... 5 1.3 Conexão à Internet... 9 2. Desabilitação do Bloqueio Automático de Pop-ups...10 3.
0079 - Relatórios Protheus
Relatórios Todos os direitos autorais reservados pela TOTVS S.A. Proibida a reprodução total ou parcial, bem como a armazenagem em sistema de recuperação e a transmissão, de qualquer modo ou por qualquer
Configurando o Controle dos Pais no Windows Vista
Autor: Bruno Leonardo MCP, MCDST, MCSA http://brunoleonardoleal.spaces.live.com 24/06/2007 Configurando o Controle dos Pais no Windows Vista Página 1 de 16 O Controle dos Pais está disponível nas versões
Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela
Aula 01 - Formatações prontas e Sumário Formatar como Tabela Formatar como Tabela (cont.) Alterando as formatações aplicadas e adicionando novos itens Removendo a formatação de tabela aplicada Formatação
Migrando para o Outlook 2010
Neste guia Microsoft O Microsoft Outlook 2010 está com visual bem diferente, por isso, criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Leia-o para saber mais sobre as principais
Microsoft Office Excel
1 Microsoft Office Excel Introdução ao Excel Um dos programas mais úteis em um escritório é, sem dúvida, o Microsoft Excel. Ele é uma planilha eletrônica que permite tabelar dados, organizar formulários,
MANUAL DO PVP SUMÁRIO
Manual PVP - Professores SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 6 2 ACESSANDO O PVP... 8 3 TELA PRINCIPAL... 10 3.1 USUÁRIO... 10 3.2 INICIAL/PARAR... 10 3.3 RELATÓRIO... 10 3.4 INSTITUIÇÕES... 11 3.5 CONFIGURAR... 11
MANUAL DO CatBib* * Este manual deve ser usado junto com o Sistema Bibliodata Online. Elaborado por: Maria do Socorro Gomes de Almeida e Edwin Hübner
MANUAL DO CatBib* Elaborado por: Maria do Socorro Gomes de Almeida e Edwin Hübner RIO DE JANEIRO 2002 * Este manual deve ser usado junto com o Sistema Bibliodata Online SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 3 2. ENTRADA
Guia de transmissão IPTV 2012 (Nova versão do IPTV)
Guia de transmissão IPTV 2012 (Nova versão do IPTV) Versão: 1.1 Data: 02/10/2012 Site do IPTV: http://www.iptv.usp.br Sumário: 1. Introdução 2. Instalação do Flash Media Encoder 3. Criando uma transmissão
ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007
ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO
O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.
Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do
TUTORIAL DO EMBRAPEC
TUTORIAL DO EMBRAPEC I Instalação 1 Instalale o Java (JRE) versão 5 a partir do site da Sun Microsystem http://java.sun.com/javase/downloads/index_jdk5.jsp. Selecione a opção Java Runtime Environment (JRE)
Guia Rápido do Usuário
CERTIDÕES UNIFICADAS Guia Rápido do Usuário CERTUNI Versão 1.0.0 CASA DA MOEDA DO BRASIL Conteúdo Acessando o Sistema... 3 Alterando Senhas... 3 Encerrando sua Sessão... 4 Gerando Pedido... 4 Alterando
MICROSOFT ACCESS MICROSOFT ACCESS. Professor Rafael Vieira Professor Rafael Vieira
MICROSOFT ACCESS MICROSOFT ACCESS Professor Rafael Vieira Professor Rafael Vieira - Access - Programa de base de dados relacional funciona em Windows Elementos de uma Base de Dados: Tabelas Consultas Formulários
Manual de utilização da Ferramenta para disparo de E-mkt
Manual de utilização da Ferramenta para disparo de E-mkt 1 Índice Menu e-mail marketing...03 Conteúdo da mensagem...04 Listas de contatos...15 Ações de e-mail marketing...19 Perguntas frequentes...26 2
Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007
WORD 2007 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa
SISTEMA PARA ACOMPANHAMENTO DE CASOS DE DENGUE
SISTEMA PARA ACOMPANHAMENTO DE CASOS DE DENGUE Este visualizador funciona melhor nos navegadores Mozilla Firefox e Google Chrome (o funcionamento não é completo no Internet Explorer), portanto dê preferencia
Tutorial do ADD Analisador de Dados Dinâmico.
Tutorial do ADD Analisador de Dados Dinâmico. Após clicarmos para entrar no Analisador de Dados Dinâmico aparecerá a tela acima. O Banco de dados já tem que estar configurado. (Ver como fazer em Como configurar
Manual do KNotes. Fabian Dal Santo Greg M. Holmes Revisão: Lauri Watts Tradução: Marcus Gama
Fabian Dal Santo Greg M. Holmes Revisão: Lauri Watts Tradução: Marcus Gama 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Usando o KNotes 6 3 Configuração 9 3.1 Configurando as Opções Padrão do KNotes.......................
Clique no botão novo
Tutorial para uso do programa Edilim Criado pela profª Carina Turk de Almeida Correa 1- Abra o programa Edilim. Clique no botão novo, como mostrado abaixo: Clique no botão novo 2- Todos os arquivos a serem
MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 02
MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 02 Escrevendo Fórmulas Você pode executar cálculos com seus dados usando fórmulas, que são formatadas por operadores de dados e quase sempre por funções. Você vai aprender
Instruções para instalação do Virtual Lab (ChemLab 2.5 ou Physics 3.0)
Instruções para instalação do Virtual Lab (ChemLab 2.5 ou Physics 3.0) 1. Pré-requisitos para instalação do Virtual Lab Windows XP, Windows Vista ou Windows 7 Adobe AIR instalado. Disponível em: http://get.adobe.com/br/air/
Informática Aplicada
Informática Aplicada SO Windows Aula 3 Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2014 APRESENTAÇÃO Todo computador precisa de um sistema operacional. O Windows
Manual Q-Acadêmico 2.0 Módulo Web - Aluno
Manual Q-Acadêmico 2.0 Módulo Web - Aluno Índice 1 Acessando o sistema via internet...3 2 Funcionalidades...6 2.1 Horário Individual...7 2.2 Calendário Acadêmico...8 2.3 Biblioteca...9 2.3.1 Consultar
Manual do Aplicativo Servidor ECD
Manual do Aplicativo Servidor ECD Edição de novembro de 2014 Este manual tem caráter técnico-informativo, sendo propriedade da SWEDA. Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste manual pode ser reproduzida
PRONATEC IFPA. Cursos Mulheres Mil: Operador de Computador. Disciplina: Informática Avançada Parte III. Professore: Adil Daou
PRONATEC IFPA Cursos Mulheres Mil: Operador de Computador Disciplina: Informática Avançada Parte III Professore: Adil Daou Belém 2014 01 Algumas outras funções Vamos inicialmente montar a seguinte planilha
Banco de Dados BrOffice Base
Banco de Dados BrOffice Base Autor: Alessandro da Silva Almeida Disponível em: www.apostilando.com 27/02/2011 CURSO TÉCNICO EM SERVIÇO PÚBLICO Apostila de Informática Aplicada - Unidade VI Índice Apresentação...
Conhecendo o Computador
Capítulo 1 Conhecendo o Computador 1.1 Conhecendo o Computador Tudo que é novo nos causa um certo receio. Com os computadores não é diferente. Tenha sempre em mente que o homem domina a máquina e não a
Microsoft Office Excel 2007
1 Microsoft Office Excel 2007 O Excel é um programa dedicado a criação de planilhas de cálculos, além de fornecer gráficos, função de banco de dados e outros. 1. Layout do Excel 2007 O Microsoft Excel
Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil...
Sumário INTRODUÇÃO... 3 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4 2. Ferramentas e Configurações... 5 2.1 Ver Perfil... 5 2.2 Modificar Perfil... 6 2.3 Alterar Senha... 11 2.4 Mensagens... 11 2.4.1 Mandando
Como Gerar documento em PDF com várias Imagens
Como Gerar documento em PDF com várias Imagens Para Gerar documento em PDF com várias Imagens, temos que seguir dois passos: 1. Inserir Imagens no Word 2. Gerar PDF a partir de documento do Word 1- Inserir
INTRODUÇÃO INICIANDO O WORD INSERIR TEXTO
SUMÁRIO 01 - INTRODUÇÃO 02 - INICIANDO O WORD 03 - INSERIR TEXTO 04 - SALVAR UM DOCUMENTO 05 - FECHAR UM DOCUMENTO 06 - INICIAR UM NOVO DOCUMENTO 07 - ABRIR UM DOCUMENTO 08 - SELECIONAR TEXTO 09 - RECORTAR,
Questões de Informática 2011 - Editores de Texto
1. Existe uma operação específica no Word que serve para destacar um texto selecionado colocando uma moldura colorida em sua volta, como uma caneta "destaque" (iluminadora). Trata-se de a) "Cor da borda".
Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas
Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material
Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade
do Sistema Índice Página 1. Como acessar o sistema 1.1 Requisitos mínimos e compatibilidade 03 2. Como configurar o Sistema 2.1 Painel de Controle 2.2 Informando o nome da Comissária 2.3 Escolhendo a Cor
5.3.3.5 Lab - Monitorar e Gerenciar os Recursos do Sistema no Windows 7
IT Essentials 5.0 5.3.3. - Monitorar e Gerenciar os Recursos do Sistema no Windows 7 Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você vai usar as ferramentas administrativas para
Como criar PDFs rapidamente (tutpdf.php)
1 de 5 6/8/2008 15:23 Anúncios Google Apostila InDesign Programa PDF Acrobat PDF Adobe PDF Editor Acrobat Professional :: Tutoriais Como criar PDFs rapidamente (tutpdf.php) Introdução O formato de arquivos
MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO CLIENTE DE E-MAIL: MICROSOFT OUTLOOK 2003
Universidade do Contestado UnC Campus Mafra/Rio Negrinho/Papanduva MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO CLIENTE DE E-MAIL: MICROSOFT OUTLOOK 2003 SUMÁRIO ENTENDENDO SUA TELA PRINCIPAL...3 Descrição da divisão da
Guia de Início Rápido
Guia de Início Rápido O Microsoft OneNote 2013 apresenta uma aparência diferente das versões anteriores; desse modo, criamos este guia para ajudá-lo a minimizar a curva de aprendizado. Alternar entre o
É o UniNorte facilitando a vida de nossos docentes e discentes.
ACESSO REMOTO Através do Acesso Remoto o aluno ou professor poderá utilizar em qualquer computador que tenha acesso a internet todos os programas, recursos de rede e arquivos acadêmicos utilizados nos