Profª. Dra. Márcia C. da S. Galindo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Profª. Dra. Márcia C. da S. Galindo"

Transcrição

1 Profª. Dra. Márcia C. da S. Galindo

2 Conceituando Pôster NBR É um instrumento de comunicação exibido em diversos suportes que sintetiza e divulga o conteúdo a ser apresentado.

3 O que deve conter no Pôster O pôster científico geralmente segue o planejamento de uma publicação: a) Título; b) Autores; c) Introdução; d) Métodos; e) Resultados; f) Conclusões; g) Referências. Obs.: A sequência não precisa ser obrigatoriamente seguida. Deve considerar que a apresentação do pôster deve ser mais dinâmica, enquanto instrumento de comunicação.

4 Elementos Básicos a) Nome da Instituição; b) Autor; c) Orientador; d) Conteúdo; Textos Dados (tabelas, gráficos, diagramas, estatísticas ); Referências Endereço para contato

5 FORMATAÇÃO DO RESUMO O resumo deverá ser elaborado em Português, Word for Windows; Fonte Arial ou Times 12 normal; Espaçamento simples; Sem parágrafos; Alinhamento justificado; Margem com espaçamento de 2 cm; Apenas uma única folha e utilizar TODO o espaço disponível para o resume sem incluir gráficos ou figuras, não utilizar outras cores além da branca e preta.

6 TÍTULO Fonte: Arial 12 com negrito Letras maiúscula Alinhamento Justificado NOME E IDENTIFICAÇÃO DOS AUTORES Três espaçamentos do TÍTULO Fonte Arial ou times normal Alinhamento a direita Abaixo de cada autor deverá ser informada a titulação do mesmo seguido do eu .

7 TEXTO DO RESUMO Iniciando a três espaços após a última informação dos autores O texto deve dispor de: 1) INTRODUÇÃO: verbo no tempo presente e esclarecer sobre o tema. Dê informação básica, defina o problema, o (s) objetivo (s), a justificativa. 2) MÉTODOS: verbo no tempo pretérito e descrever de forma clara os participantes e documento. Explicando os procedimento usados na pesquisa. 3) RESULTADOS: verbo no tempo pretérito e descrever de forma clara os participantes e documentos. Explicando os procedimentos usados na pesquisa. 4) CONCLUSÕES: verbo no tempo presente. 5) RECOMENTADÇÕES: verbo no tempo presente. 6) PALAVRAS CHAVES: no mínimo 03 e no máximo 04

8 FORMATAÇÃO DO PÔSTER 1,20 cm de altura por 0,90 de largura; Boa apresentação gráfica visual (privilegiar figuras, esquemas explicativos ao texto; deve ser lido há uma distância de pelo menos 1 metro).

9 0,90 cm TÍTULO RESUMO Autores com Orientadora com Márcia C. da S. Galindo Palavras-chave: INTRODUÇÃO 1,20 cm MATERIAIS E MÉTODOS CONCLUSÃO RESULTADOS REFERÊNCIAS

10 0,90 cm TÍTULO Márcia C. da S. Galindo Orientadora: Márcia Galindo RESUMO Palavras-chave: INTRODUÇÃO DISCUSSÃO 1,20 cm MATERIAIS E MÉTODOS CONCLUSÃO RESULTADOS REFERÊNCIAS

11 Largura 0,90 cm MODELO Todo o texto é de responsabilidade do (s] autor (s) Altura 1,20 cm O pôster deve ser legível a uma distância de pelo menos 1 metro

12 TÍTULO E NOME DO AUTOR TÍTULO MÁRCIA C. DA S.GALINDO Doutoranda em Ciências da Linguagem marcia_crispt@hotmail.com

13 RESUMO NBR 6028 O resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento. A ordem e a extensão destes itens dependem do tipo de resumo (informativo ou indicativo) e do tratamento que cada item recebe no documento original. O resumo deve ser precedido da referência do documento, com exceção do resumo inserido no próprio documento. O resumo deve ser composto de uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Recomenda-se o uso de parágrafo único. A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do documento. A seguir, deve-se indicar a informação sobre a categoria do tratamento (memória, estudo de caso, análise da situação etc.). Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular. As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave:, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.

14 RESUMO NBR 6028 Devem-se evitar: a) símbolos e contrações que não sejam de uso corrente; b) fórmulas, equações, diagramas etc., que não sejam absolutamente necessários; quando seu emprego for imprescindível, defini-los na primeira vez que aparecerem. Quanto a sua extensão os resumos devem ter: a) de 150 a 500 palavras os de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros) e relatórios técnico-cientifícos; b) de 100 a 250 palavras os de artigos de periódicos; c) de 50 a 100 palavras os destinados a indicações breves.

15 RESUMO Esta pesquisa apresenta as Políticas Públicas de Turismo do Estado do Amapá no período de 2003/2007, com a finalidade de entender como elas foram constituídas. Possui como escopo caracterizar o sistema turístico do Estado através do modelo sistêmico; reconhecer suas políticas de turismo com a utilização do Plano Nacional de Turismo 2003/2007 e o Programa de Regionalização do Turismo Roteiros do Brasil; e analisar os instrumentos que serviram para sua implementação. A metodologia envolveu pesquisa bibliográfica e documental, a bibliográfica permitiu reconhecer as políticas propostas no Estado, e a documental possibilitou compreender de que forma essas políticas foram implementadas. As análises foram realizadas através dos programas e projetos turísticos do Estado do Amapá no período de 2003/2007 com a utilização de Instrumentos Políticos propostos por Bramwel (20001), sendo assim expostos: Encorajamento; Incentivos Financeiros; Investimentos Públicos e; Regulamentação. Palavras-chave: Turismo. Política. Amapá.

16 INTRODUÇÃO Problema Objetivos Justificativa a) Revelar o objetivo do artigo; b) Apresente suas particularidades e motivos para escrever o artigo; c) Mencionar a importância acadêmica e social do artigo; d) Mencionar a metodologia; e) Apresentar a ordem dos capítulos; f) Revelar as expectativas de resultados.

17 INTRODUÇÃO Ao longo da história do Brasil, pode-se falar das políticas públicas como um tema de grande discussão entre o meio acadêmico, governamental, e/ou profissional no que tange seu surgimento, aplicabilidade, interferência e implementação, seja em âmbito nacional, estadual ou municipal. As características das políticas públicas do Brasil eram mais voltadas para outras áreas consideradas de maior importância, sem se preocupar com as peculiaridades de cada região, sendo que as intervenções do governo não eram tão específicas ao ponto de estarem aptos a consolidar uma política pública voltada para o turismo, não obstante, é certo observar que o. Dentro das políticas públicas no Brasil, o setor do turismo vem obtendo maior notoriedade no cenário nacional, haja vista seu grande potencial na captação de divisas e geração de renda e emprego, por isso a existência de grande preocupação neste setor em relação as suas próprias políticas. No passar do tempo o turismo vem sofrendo algumas transformações em diversos aspectos, tanto no social, econômico e principalmente no ambiental, possibilitando que haja a introdução das políticas públicas de turismo neste novo cenário nacional.

18 DISCUSSÃO Descrever como foi a pesquisa; Elencar as dificuldades e descobertas; Questionar as possibilidades e oportunidades da pesquisa.

19 MATERIAIS E MÉTODOS Descrição da metodologia empregada na realização do estudo, de forma sucinta, clara e ordenada; Verbo no infinitivo; Explicar os procedimentos aplicados na pesquisa.

20 RESULTADOS Verbo no pretérito; Descrever a síntese do que foi obtido na pesquisa; Descrever os resultados mais importantes da pesquisa. Unidade territorial Superfície (km 2 ) Comparação (%) Águas interna Brasil Norte s (km 2 ) Comparação (%) Brasil Norte Brasil Norte Amapá , , , % % - 45,27 % 100% ,01 % 1,68% 3,71% ,18 % 100% 4,45 % Tabela 03. Superfície do Brasil, da Região Norte, do Estado do Amapá e das Águas Internas Fonte: Fundação IBGE, 2000.

21 CONCLUSÃO Verbo no presente; Evite especulações; Remeta-se aos objetivos da pesquisa.

22 RECOMENDAÇÕES Verbo no tempo presente; Elaborar perspectivas segundo os resultados da pesquisa; Recomendar ações ou possibilidades encontrada na pesquisa que possa contribuir para outras pesquisas.

23 REFERÊNCIAS NBR 6023 Conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual. Elementos da referência A referência é constituída de elementos essenciais e, quando necessário, acrescida de elementos complementares. Elementos essenciais São as informações indispensáveis à identificação do documento. Os elementos essenciais estão estritamente vinculados ao suporte documental e variam, portanto, conforme o tipo. Elementos complementares São as informações que, acrescentadas aos elementos essenciais, permitem melhor caracterizar os documentos. NOTA - Os elementos essenciais e complementares são retirados do próprio documento. Quando isso não for possível, utilizam-se outras fontes de informação, indicando-se os dados assim obtidos entre colchetes.

24

MANUAL PARA ELEBORAÇÃO RESUMO. Biblioteca Paulo Freire

MANUAL PARA ELEBORAÇÃO RESUMO. Biblioteca Paulo Freire MANUAL PARA ELEBORAÇÃO DE RESUMO Biblioteca Paulo Freire ABNT NBR 6028:2003 Informação e documentação - Resumo Apresentação Jaguariúna Sumário 1. Introdução 1 2. Objetivo 2 3. Definições 3 4. Regras gerais

Leia mais

NORMAS PARA PUBLICAR NA REVISTA ANAP BRASIL

NORMAS PARA PUBLICAR NA REVISTA ANAP BRASIL NORMAS PARA PUBLICAR NA REVISTA ANAP BRASIL CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO Os artigos deverão ser encaminhados para Comissão Avaliadora da ANAP, através do e-mail anapbrasil@amigosdanatureza.org.br. A seleção

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DOS RESUMOS III SIGA Ciência Simpósio Científico de Gestão Ambiental

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DOS RESUMOS III SIGA Ciência Simpósio Científico de Gestão Ambiental NORMAS PARA ELABORAÇÃO DOS RESUMOS III SIGA Ciência Simpósio Científico de Gestão Ambiental Para inscrever o resumo do trabalho, o(s) autor(es) deverá(ão) seguir as normas abaixo e enviar o arquivo juntamente

Leia mais

NORMAS GERAIS PARA A INSCRIÇÃO DOS TRABALHOS (Banner ou Pôster Cientifico)

NORMAS GERAIS PARA A INSCRIÇÃO DOS TRABALHOS (Banner ou Pôster Cientifico) NORMAS GERAIS PARA A INSCRIÇÃO DOS TRABALHOS (Banner ou Pôster Cientifico) Os organizadores colocarão à disposição os espaços para afixarem os painéis, cabendo aos apresentadores providenciarem o material

Leia mais

Normalizaçã. ção o de Trabalhos Acadêmicos (ABNT)

Normalizaçã. ção o de Trabalhos Acadêmicos (ABNT) Seção Técnica de Referência e Atendimento ao Usuário e Documentação STRAUD bibl-refere@marilia.unesp.br Normalizaçã ção o de Trabalhos Acadêmicos (ABNT) Marília 2017 NBR 14724:2011 Apresentação de trabalhos

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DOS DIPLOMADOS DA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA ADESGBA

ASSOCIAÇÃO DOS DIPLOMADOS DA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA ADESGBA ASSOCIAÇÃO DOS DIPLOMADOS DA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA ADESGBA FONTE TIMES 14, NEGRITO CAIXA ALTA sem espaço espaço 1,5 MBA GESTÃO POLÍTICA E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO espaço 1,5 CEPE 2017 5 espaços 1,5

Leia mais

ARTIGO EM PUBLICAÇÃO PERIÓDICA TÉCNICA E/OU CIENTÍFICA IMPRESSA ABNT 6022:2018

ARTIGO EM PUBLICAÇÃO PERIÓDICA TÉCNICA E/OU CIENTÍFICA IMPRESSA ABNT 6022:2018 ARTIGO EM PUBLICAÇÃO PERIÓDICA TÉCNICA E/OU CIENTÍFICA IMPRESSA ABNT 6022:2018 REFERÊNCIA NORMATIVA Documentos indispensáveis para consulta e aplicação deste documento ABNT NBR 6022 - Artigo em publicação

Leia mais

AULA No. 03 Resumo de acordo com a NBR 6028

AULA No. 03 Resumo de acordo com a NBR 6028 Universidade de Pernambuco - UPE Escola Politécnica de Pernambuco POLI Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil -PEC Disciplina: Metodologia do Ensino e Pesquisa Tecnológica Docente: Profa. Dra. Emilia

Leia mais

Universidade de Pernambuco - UPE Escola Politécnica de Pernambuco POLI Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil -PEC

Universidade de Pernambuco - UPE Escola Politécnica de Pernambuco POLI Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil -PEC Universidade de Pernambuco - UPE Escola Politécnica de Pernambuco POLI Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil -PEC Disciplina: Metodologia do Ensino e Pesquisa Tecnológica Docente: Profa. Dra. Emilia

Leia mais

TÍTULO EM CAIXA ALTA CENTRALIZADO NEGRITO (12 ARIAL)

TÍTULO EM CAIXA ALTA CENTRALIZADO NEGRITO (12 ARIAL) UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CÂMPUS SÃO LUÍS DE MONTES BELOS, GO PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL MESTRADO PROFISSIONAL SEMINÁRIOS APLICADOS TÍTULO EM CAIXA ALTA CENTRALIZADO NEGRITO

Leia mais

Normas para apresentação de trabalhos

Normas para apresentação de trabalhos Normas para apresentação de trabalhos Diretrizes básicas para Autores O 6º Congresso Internacional de Tecnologia Educacional da ABT Associação Brasileira de Tecnologia Educacional e o 14 o Workshop do

Leia mais

ESCREVA AQUI O TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA

ESCREVA AQUI O TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA FACULDADE SÃO LEOPOLDO MANDIC DE ARARAS DIRETORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ESCREVA AQUI O TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA Nome do Aluno: Bolsista: Não FAPESP

Leia mais

Documentos acadêmicos Bases de dados Levantamento bibliográfico

Documentos acadêmicos Bases de dados Levantamento bibliográfico Resumo Documentos acadêmicos Bases de dados Levantamento bibliográfico Lembre-se do público leitor!!! Outros pesquisadores da área vão ler o resumo? Meu resumo deve ser acessível a quais leitores? O que

Leia mais

(CAPA) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO VEGETAL. Nome do Acadêmico. Título da Dissertação/Tese

(CAPA) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO VEGETAL. Nome do Acadêmico. Título da Dissertação/Tese (CAPA) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO VEGETAL Nome do Acadêmico Título da Dissertação/Tese Montes Claros Ano de Publicação (FOLHA DE ROSTO) Nome do Autor (somente iniciais maiúsculas) Nome do trabalho:

Leia mais

(FOLHA DE ROSTO) NOME DO Autor (só as iniciais em letras maiúsculas) Nome do trabalho: subtítulo se houver

(FOLHA DE ROSTO) NOME DO Autor (só as iniciais em letras maiúsculas) Nome do trabalho: subtítulo se houver (FOLHA DE ROSTO) NOME DO Autor (só as iniciais em letras maiúsculas) Nome do trabalho: subtítulo se houver Dissertação apresentada ao curso de Mestrado em Sociedade, Ambiente e Território Universidade

Leia mais

(FOLHA DE ROSTO)NOME DO Autor

(FOLHA DE ROSTO)NOME DO Autor (FOLHA DE ROSTO)NOME DO Autor Comentado [N1]: Só as iniciais maiúsculas. Nome do trabalhooooooooooooooooooo: subtítulo se houverrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr (somente iniciais maiusculas) Dissertação

Leia mais

Normas para apresentação de trabalhos Diretrizes básicas para Autores O 6º Congresso Internacional de Tecnologia Educacional da ABT e 14 o Workshop do Núcleo para o Desenvolvimento de Tecnologias e Ambientes

Leia mais

- Para submeter os trabalhos ao Simpósio um dos autores deve estar inscrito e quite com o Simpósio.

- Para submeter os trabalhos ao Simpósio um dos autores deve estar inscrito e quite com o Simpósio. 1. INSTRUÇÕES GERAIS - Para submeter os trabalhos ao Simpósio um dos autores deve estar inscrito e quite com o Simpósio. - Cada inscrição da direito ao envio de 2 (dois) trabalhos completos. - O número

Leia mais

ANEXO 1 FORMULÁRIO Nº 1 - FICHA DE INSCRIÇÃO

ANEXO 1 FORMULÁRIO Nº 1 - FICHA DE INSCRIÇÃO 1 ANEXO 1 EDITAL Nº / Nº de Inscrição: FORMULÁRIO Nº 1 - FICHA DE INSCRIÇÃO DADOS DO ORIENTADOR Nome: CPF: Nº. Identidade: Órgão emissor: Data de nascimento: Nacionalidade: Sexo: M ( ) F ( ) Endereço residencial:

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DIAGRAMAÇÃO. Gesiane Rebouças

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DIAGRAMAÇÃO. Gesiane Rebouças TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DIAGRAMAÇÃO Gesiane Rebouças gesianereboucas@gmail.com ESTRUTURA DE TRABALHOS ACADÊMICOS MONOGRAFIA PARTE EXTERNA - Capa - Lombada*** PARTE INTERNA ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

Leia mais

TCC FORMATAÇÃO. Gesiane Rebouças

TCC FORMATAÇÃO. Gesiane Rebouças TCC FORMATAÇÃO Gesiane Rebouças gesianereboucas@gmail.com ESTRUTURA DE TRABALHOS ACADÊMICOS MONOGRAFIA PARTE EXTERNA - Capa - Lombada*** PARTE INTERNA ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS - Folha de rosto - Ficha catalográfica

Leia mais

NORMAS GERAIS PARA ENVIO DE TRABALHOS

NORMAS GERAIS PARA ENVIO DE TRABALHOS NORMAS GERAIS PARA ENVIO DE TRABALHOS O(s) trabalho(s) deverão ser compostos, por no máximo 4 (quatro) autores, sendo: 1 (um) autor, 3 (três) co - autores, indicados em nota de rodapé a afiliação de cada

Leia mais

Pós-Graduação em Engenharia de Materiais - POSMAT

Pós-Graduação em Engenharia de Materiais - POSMAT CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Pós-Graduação em Engenharia de Materiais - POSMAT NORMAS DOS TRABALHOS ESCRITOS baseados na ABNT 14724, de17 de março de 2011. FORMATAÇÃO I. Deve-se

Leia mais

ANEXO I DA RESOLUÇÃO Nº 15 CONSEPE, DE 21 DE MAIO DE NORMAS PARA REDAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

ANEXO I DA RESOLUÇÃO Nº 15 CONSEPE, DE 21 DE MAIO DE NORMAS PARA REDAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS ANEXO I DA RESOLUÇÃO Nº 15 CONSEPE, DE 21 DE MAIO DE 2010. NORMAS PARA REDAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS Trabalhos acadêmicos: trabalho de conclusão de curso (TCC), trabalho de graduação interdisciplinar

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. O relatório segue padrão ABNT (NBR 14724:2011), como descrito nos próximos itens:

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. O relatório segue padrão ABNT (NBR 14724:2011), como descrito nos próximos itens: NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Os professores e alunos participantes do Programa de Pesquisa e Iniciação Científica deverão apresentar Relatório Final referente às suas atividades,

Leia mais

MANUAL DE NORMALIZAÇÃO DE ARTIGO ACADÊMICO

MANUAL DE NORMALIZAÇÃO DE ARTIGO ACADÊMICO MANUAL DE NORMALIZAÇÃO DE ARTIGO ACADÊMICO Elaborado por: Carmen Torresan Atualizado por: Andreza A. de Oliveira MARINGÁ 2018 Bibliotecária / CRB9 n o 629 Mestre em Educação. Bibliotecária / CRB9 n o 1816

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO DISCENTE TÍTULO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO DISCENTE TÍTULO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO Fonte Arial 12, maiúsculo, espaço simples DISCENTE Fonte Arial, 12, maiúsculo MARGENS (todo

Leia mais

CURSO DE... Letra maiúscula, fonte Times ou Arial, tamanho 12, negrito. NOME DO AUTOR Letra maiúscula, fonte Times ou Arial, tamanho 12, negrito

CURSO DE... Letra maiúscula, fonte Times ou Arial, tamanho 12, negrito. NOME DO AUTOR Letra maiúscula, fonte Times ou Arial, tamanho 12, negrito CURSO DE... NOME DO AUTOR TÍTULO: SUBTÍTULO MARINGÁ ANO NOME DO AUTOR TÍTULO: SUBTÍTULO Recuo de 7 cm, fonte 12, espaço simples Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Metropolitana de Maringá

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO 1. O texto do resumo expandido deve ser organizado em: Título, Autores, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos

Leia mais

MANUAL DE FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

MANUAL DE FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS MANUAL DE FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS Elaborado por: Carmen Torresan Atualizado por: Andreza A. de Oliveira MARINGÁ 2018 Bibliotecária / CRB9 n o 629 Mestre em Educação. Bibliotecária / CRB9 n o

Leia mais

FACULDADE SÃO LUÍS DE FRANÇA ESPECIALIZAÇÃO EM... TÍTULO: SUBTÍTULO (SE HOUVER)

FACULDADE SÃO LUÍS DE FRANÇA ESPECIALIZAÇÃO EM... TÍTULO: SUBTÍTULO (SE HOUVER) FACULDADE SÃO LUÍS DE FRANÇA ESPECIALIZAÇÃO EM... TÍTULO: SUBTÍTULO (SE HOUVER) ARACAJU 2008 Modelo de artigo científico, elaborado conforme as normas da ABNT (NBR 6022, 2003). Por se tratar de trabalho

Leia mais

DICAS SOBRE RESUMO E FICHAMENTO

DICAS SOBRE RESUMO E FICHAMENTO O objetivo destas rápidas orientações é auxiliar na tarefa do pesquisador principiante, instrumentalizando-o de modo que, desde os primeiros passos da sua jornada pelo mundo da investigação acadêmica,

Leia mais

1 Apresentação gráfica Formato do papel: A4 (210 x 297mm); Margens: esquerda e superior: 3cm, direita e inferior: 2cm;

1 Apresentação gráfica Formato do papel: A4 (210 x 297mm); Margens: esquerda e superior: 3cm, direita e inferior: 2cm; Breve orientação para formatação das 6 (seis) primeiras páginas de teses e dissertações, condição obrigatória para que os textos sejam divulgados pela Biblioteca Digital. Em caso de dúvida, consulte o

Leia mais

21 ANEXO III: DAS DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL DE CURSO 2

21 ANEXO III: DAS DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL DE CURSO 2 21 ANEXO III: DAS DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO FINAL DE CURSO 2 O Trabalho Final de Curso (TFC) caracteriza-se pela unicidade e delimitação do tema e pela profundidade do tratamento, e não por

Leia mais

Normalização de Trabalhos Acadêmicos (ABNT): orientações gerais

Normalização de Trabalhos Acadêmicos (ABNT): orientações gerais Seção Técnica de Referência e Atendimento ao Usuário e Documentação STRAUD bibl-refere@marilia.unesp.br Normalização de Trabalhos Acadêmicos (ABNT): orientações gerais Maria Elisa V. Pickler Nicolino,

Leia mais

SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE MANHUAÇU FACULDADE DO FUTURO

SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE MANHUAÇU FACULDADE DO FUTURO SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE MANHUAÇU FACULDADE DO FUTURO NORMAS TÉCNICAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Manhuaçu 2015 Elaboração Juliana dos Santos Paiva e Santos Fabio Fortes

Leia mais

NORMATIZAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

NORMATIZAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS NORMATIZAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS 1. ARTIGO CIENTÍFICO A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) conceitua artigo científico como Parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC 1 ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC 1 Estrutura de apresentação 1.1 Pré-textuais Capa (obrigatório) Lombada (obrigatório) Folha de rosto (obrigatório) Folha de aprovação

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernardete Martins Alves * Susana Margaret de Arruda ** Nome do (s) autor

Leia mais

Faculdade São Lourenço - UNISEPE R. Madame Schimidt, 90 - Federal, São Lourenço - MG,

Faculdade São Lourenço - UNISEPE R. Madame Schimidt, 90 - Federal, São Lourenço - MG, FACULDADE SÃO LOURENÇO Proposta de Projeto de Pesquisa - Iniciação Científica TÍTULO DO TRABALHO Nome do Aluno São Lourenço - MG (ano) TÍTULO DO TRABALHO Proposta de Projeto de Pesquisa para o Programa

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO ESCOLA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS NÚCLEO DE PESQUISA E PRODUÇÃO CIENTÍFICA MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO De acordo com a NBR 6022:2003 da ABNT Brasília/DF 2015 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. MODALIDADES

Leia mais

Importância do resumo. São solicitados nos documentos acadêmicos São indexados nas bases de dados São necessários no levantamento bibliográfico

Importância do resumo. São solicitados nos documentos acadêmicos São indexados nas bases de dados São necessários no levantamento bibliográfico Resumo Exercício Exercício Importância do resumo São solicitados nos documentos acadêmicos São indexados nas bases de dados São necessários no levantamento bibliográfico Volpato (2010): Deve ser um breve

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO BANNER (PÔSTER CIENTÍFICO)

MANUAL PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO BANNER (PÔSTER CIENTÍFICO) MANUAL PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO BANNER (PÔSTER CIENTÍFICO) 1 BANNER (PÔSTER CIENTÍFICO) 1.1 Conceito O banner, painel ou pôster é um tipo de trabalho científico que objetiva, de forma clara e

Leia mais

Título do artigo Subtítulo (opcional)

Título do artigo Subtítulo (opcional) 1 Título do artigo Subtítulo (opcional) Nome Completo dos autores em Ordem Alfabética 1 Professor Orientador (Nome Completo) 2 RESUMO O resumo só poderá ser elaborado depois de concluído o trabalho. Normalmente,

Leia mais

Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar TÍTULO DO ARTIGO: SUBTÍTULO SE HOUVER

Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar TÍTULO DO ARTIGO: SUBTÍTULO SE HOUVER Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar TÍTULO DO ARTIGO: SUBTÍTULO SE HOUVER Faculdade de Araçatuba - FAAR Araçatuba-SP 2016 Nome Completo

Leia mais

1.4 Trabalhos inscritos para as Sessões de Comunicação Oral devem observar as seguintes normas:

1.4 Trabalhos inscritos para as Sessões de Comunicação Oral devem observar as seguintes normas: NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS 1 - Orientações para a Comunicação Oral- PAINEL INTEGRADO 1.1. Os trabalhos científicos deverão constituir-se de textos completos inéditos de pesquisa científica

Leia mais

ADICIONE AQUI O TÍTULO DO SEU ARTIGO, EM LETRA MAIÚSCULA, NEGRITO E CENTRALIZADO: SUBTÍTULO (SE HOUVER)

ADICIONE AQUI O TÍTULO DO SEU ARTIGO, EM LETRA MAIÚSCULA, NEGRITO E CENTRALIZADO: SUBTÍTULO (SE HOUVER) ADICIONE AQUI O TÍTULO DO SEU ARTIGO, EM LETRA MAIÚSCULA, NEGRITO E CENTRALIZADO: SUBTÍTULO (SE HOUVER) SILVA, Maria 1 SILVA, João 2 emaildoautor@fag.edu.br RESUMO Elemento obrigatório, constituído de

Leia mais

b) Revisão: os artigos de revisão analisam e discutem trabalhos já publicados, revisões bibliográficas etc.

b) Revisão: os artigos de revisão analisam e discutem trabalhos já publicados, revisões bibliográficas etc. 1 O Artigo Científico e sua estrutura Artigo científico é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do

Leia mais

INSTRUÇÃO GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE TESES / DISSERTAÇÕES E DO PRODUTO EDUCACIONAL A. INFORMAÇÕES GERAIS

INSTRUÇÃO GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE TESES / DISSERTAÇÕES E DO PRODUTO EDUCACIONAL A. INFORMAÇÕES GERAIS INSTRUÇÃO GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE TESES / DISSERTAÇÕES E DO PRODUTO EDUCACIONAL A. INFORMAÇÕES GERAIS Segundo a NBR 14724:2005 da ABNT, uma dissertação é um documento que representa o resultado de um

Leia mais

NORMAS GERAIS PARA REDAÇÃO DA DISSERTAÇÃO OU TESE

NORMAS GERAIS PARA REDAÇÃO DA DISSERTAÇÃO OU TESE NORMAS GERAIS PARA REDAÇÃO DA DISSERTAÇÃO OU TESE O PPGO admite que as dissertações e teses sejam apresentadas nas modalidades clássica, artigo ou mista. A modalidade clássica refere-se à estrutura de

Leia mais

Mostra científica em saúde 25 de maio de 2012 REGULAMENTO PARA A INSCRIÇÃO DE TRABALHOS

Mostra científica em saúde 25 de maio de 2012 REGULAMENTO PARA A INSCRIÇÃO DE TRABALHOS Mostra científica em saúde 25 de maio de 2012 REGULAMENTO PARA A INSCRIÇÃO DE TRABALHOS INSTRUÇÕES PARA CONFECÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO A SER ENVIADO À COMISSÃO AVALIADORA Prazo de envio 20/04/2012 até 14/05/2012.

Leia mais

TÍTULO (16) SUBTÍTULO (SE HOUVER) (14)

TÍTULO (16) SUBTÍTULO (SE HOUVER) (14) SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL ESCOLA SENAI ETTORE ZANINI CURSO TÉCNICO EM INSTRUMENTAÇÃO (14) NOME DO ALUNO (14) NOME DO ALUNO NOME DO ALUNO NOME DO ALUNO TÍTULO (16) SUBTÍTULO (SE HOUVER)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE AGRONOMIA BIBLIOTECA PROF. ANTÔNIO TAVARES QUINTAS MANUAL DE NORMAS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE AGRONOMIA BIBLIOTECA PROF. ANTÔNIO TAVARES QUINTAS MANUAL DE NORMAS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS 0 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE AGRONOMIA BIBLIOTECA PROF. ANTÔNIO TAVARES QUINTAS MANUAL DE NORMAS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS Porto Alegre 2013 1 SUMÁRIO 1 ESTRUTURA... 2 2 ELEMENTOS

Leia mais

Título do mini-artigo

Título do mini-artigo Título do mini-artigo Nome do Autor 1 Resumo Este trabalho apresenta os elementos que constituem a estrutura de um mini-artigo científico, bem como sua formatação geral para apresentação ao Curso de Mestrado

Leia mais

IV SEMINÁRIO DE EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO EDITAL E REGULAMENTO DE N 0 / TEMA: FUNDAMENTOS E PARADÍGMAS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA 05 de Maio de 2019

IV SEMINÁRIO DE EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO EDITAL E REGULAMENTO DE N 0 / TEMA: FUNDAMENTOS E PARADÍGMAS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA 05 de Maio de 2019 IV SEMINÁRIO DE EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO EDITAL E REGULAMENTO DE N 0 / 2019.1 TEMA: FUNDAMENTOS E PARADÍGMAS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA 05 de Maio de 2019 A Faculdade de Ensino Regional Alternativa-FERA, por

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO?

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO? Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003 COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO? Título do artigo, centralizado. Maria da Silva Pereira* Maria Alves de Arruda** Nome(s) do(s) autor(es). RESUMO

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO NOTA 1 - o aluno que for realizar experimento que envolva pesquisa com seres humanos deverá elaborar um PROJETO DE PESQUISA e submetê-lo ao

Leia mais

NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2)

NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2) TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA: SUBTÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA, SE HOUVER RIO DO SUL ANO NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES)

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernardete Martins Alves * Susana Margaret de Arruda ** Nome do (s) autor

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA - NAC 006/2016 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CURSO (TC) NA MODALIDADE ARTIGO CIENTÍFICO

INSTRUÇÃO NORMATIVA - NAC 006/2016 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CURSO (TC) NA MODALIDADE ARTIGO CIENTÍFICO INSTRUÇÃO NORMATIVA - NAC 006/2016 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CURSO (TC) NA MODALIDADE ARTIGO CIENTÍFICO O coordenador do Núcleo de Atividades Complementares e Trabalho de Curso NAC, nos termos da Resolução

Leia mais

PIM IV. Projeto Integrado Multidisciplinar GESTÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

PIM IV. Projeto Integrado Multidisciplinar GESTÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PIM IV Projeto Integrado Multidisciplinar GESTÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 1 PIM PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR TEMA: Propor a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas do semestre na

Leia mais

DO PROJETO TÍTULO DO RELATÓRIO AUTOR (ES) DO RELATÓRIO SÃO PAULO

DO PROJETO TÍTULO DO RELATÓRIO AUTOR (ES) DO RELATÓRIO SÃO PAULO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP FACULDADE (do aluno) CURSO TÍTULO DO PROJETO Subtítulo do Projeto AUTOR DO PROJETO TÍTULO DO RELATÓRIO AUTOR (ES) DO RELATÓRIO SÃO PAULO 2019 NOTA PRÉVIA

Leia mais

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO DE ACORDO COM AS NORMAS DE DOCUMENTAÇÃO DA ABNT: INFORMAÇÕES BÁSICAS FACULDADE ALDETE MARIA ALVES - FAMA

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO DE ACORDO COM AS NORMAS DE DOCUMENTAÇÃO DA ABNT: INFORMAÇÕES BÁSICAS FACULDADE ALDETE MARIA ALVES - FAMA MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO DE ACORDO COM AS NORMAS DE DOCUMENTAÇÃO DA ABNT: INFORMAÇÕES BÁSICAS FACULDADE ALDETE MARIA ALVES - FAMA PRESIDENTE Eva Dias de Freitas DIRETORA ACADÊMICA

Leia mais

Os trabalhos deverão se caracterizar em três eixos temáticos:

Os trabalhos deverão se caracterizar em três eixos temáticos: Inscrições As inscrições no X SEPE ocorrerão entre os dias 10 de abril e 15 de Maio de 2019. Cada inscrito poderá eleger até 02 minicursos e 01 oficina, além de 01 submissão para comunicação oral no evento.

Leia mais

ESTRUTURA E FORMATAÇÃO PARA PAPERS E ARTIGOS

ESTRUTURA E FORMATAÇÃO PARA PAPERS E ARTIGOS ESTRUTURA E FORMATAÇÃO PARA PAPERS E ARTIGOS 1 FORMA DE APRESENTAÇÃO Para a formatação do artigo há a necessidade de um conhecimento básico de Word, pois são vários os detalhes que você deve observar:

Leia mais

GESTÃO HOSPITALAR. PIM V Projeto Integrado Multidisciplinar

GESTÃO HOSPITALAR. PIM V Projeto Integrado Multidisciplinar GESTÃO HOSPITALAR PIM V Projeto Integrado Multidisciplinar 1 PIM PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR TEMA: Elaborar um estudo acerca da importância da logística operacional em saúde, abordando a gestão

Leia mais

NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DISSERTAÇÃO/TESE

NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DISSERTAÇÃO/TESE NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DISSERTAÇÃO/TESE Canoas, 2019 APRESENTAÇÃO A dissertação ou tese representa o trabalho final para a conclusão do curso de mestrado ou do doutorado. Ela encerra o planejamento,

Leia mais

Normas gerais para submissão de trabalhos

Normas gerais para submissão de trabalhos Normas gerais para submissão de trabalhos A inscrição no evento é condição para o envio do resumo, inclusive para os coautores. Só serão avaliados os resumos e trabalhos em que todos os autores tenham

Leia mais

NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS COMPLETOS PARA A III JORNADA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIFAL-MG

NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS COMPLETOS PARA A III JORNADA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIFAL-MG NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS COMPLETOS PARA A III JORNADA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIFAL-MG A III Jornada de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), que acontecerá nos dias 03

Leia mais

MANUAL DE NORMATIZAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE DISSERTAÇÃO NO FORMATO DE ESTUDO OBSERVACIONAL/EXPERIMENTAL

MANUAL DE NORMATIZAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE DISSERTAÇÃO NO FORMATO DE ESTUDO OBSERVACIONAL/EXPERIMENTAL MANUAL DE NORMATIZAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE DISSERTAÇÃO NO FORMATO DE ESTUDO OBSERVACIONAL/EXPERIMENTAL Passo Fundo 2015 APRESENTAÇÃO De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT,

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DESPORTIVA E DE LAZER ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO TEXTUAL DO TRABALHO FINAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DESPORTIVA E DE LAZER ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO TEXTUAL DO TRABALHO FINAL CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DESPORTIVA E DE LAZER ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO TEXTUAL DO TRABALHO FINAL Porf.a Paulina Gomes 1 INTRODUÇÃO Este roteiro apresenta, de forma resumida, os passos a

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CURSO (TC) NA MODALIDADE ARTIGO CIENTÍFICO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CURSO (TC) NA MODALIDADE ARTIGO CIENTÍFICO INSTRUÇÃO NORMATIVA - NAC 002/2017 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CURSO (TC) NA MODALIDADE ARTIGO CIENTÍFICO O coordenador do Núcleo de Atividades Complementares e Trabalho de Curso NAC, nos termos da Resolução

Leia mais

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

SUBMISSÃO DE TRABALHOS SUBMISSÃO DE TRABALHOS Tema: ARQUIVOLOGIA SEM FRONTEIRAS: INTERFACES DO CAMPO O XX Encontro Nacional dos Estudantes de Arquivologia terá 3 eixos, descritos a seguir: EIXO 1 A interdisciplinaridade entre

Leia mais

MODELO DE PROJETO DE PESQUISA DISPENSA CEP

MODELO DE PROJETO DE PESQUISA DISPENSA CEP CEP FACULDADE SÃO LEOPOLDO MANDIC MODELO DE PROJETO DE PESQUISA ENVOLVENDO SERES HUMANOS MODELO DE PROJETO DE PESQUISA DISPENSA CEP 2015 NOME Projeto de Pesquisa para Trabalho de Conclusão de Curso/ Dissertação

Leia mais

IV Congresso Brasileiro de Educação. Ensino e Aprendizagem na Educação Básica: desafios curriculares. 25/06 a 28/06 de 2013

IV Congresso Brasileiro de Educação. Ensino e Aprendizagem na Educação Básica: desafios curriculares. 25/06 a 28/06 de 2013 IV Congresso Brasileiro de Educação Ensino e Aprendizagem na Educação Básica: desafios curriculares 25/06 a 28/06 de 2013 UNESP Faculdade de Ciências Departamento de Educação I- CRONOGRAMA DO PROCESSO

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES Porto Alegre 2012 2 SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO... 3 2 INTRODUÇÃO... 4 3 ESTRUTURA... 5 3.1 Elementos Pré-Textuais... 6 3.2 Elementos Textuais... 13 3.3 Elementos

Leia mais

Curso de Educação Física - Bacharel. Nome do Aluno TÍTULO DO PROJETO

Curso de Educação Física - Bacharel. Nome do Aluno TÍTULO DO PROJETO Curso de Educação Física - Bacharel Nome do Aluno TÍTULO DO PROJETO PORTO ALEGRE, Ano Nome do Aluno TÍTULO DO PROJETO Projeto de pesquisa referente ao trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito

Leia mais

Orientador: Prof(ª). Dr(ª)...

Orientador: Prof(ª). Dr(ª)... UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC UNIDADE ACADÊMICA... PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM... MESTRADO EM... [MSOffice1] Comentário: Letras maiúsculas, tamanho 10,5, em negrito, alinhamento centralizado.

Leia mais

INTRODUÇÃO [Times New Roman 12, Justificado, Caixa Alta, espaçamento 1,5]

INTRODUÇÃO [Times New Roman 12, Justificado, Caixa Alta, espaçamento 1,5] 1 TÍTULO DO ARTIGO [fonte Times New Roman 14, Centralizado, espaçamento 1.0] Subtítulo [Se houver, fonte Times New Roman 14, Centralizado, espaçamento 1.0] Nome do Autor 1 [Fonte Times New Roman 10, Texto

Leia mais

II MOSTRA DE TRABALHOS DO CURSO DE FARMÁCIA

II MOSTRA DE TRABALHOS DO CURSO DE FARMÁCIA II MOSTRA DE TRABALHOS DO CURSO DE FARMÁCIA - 2016 - DESCRIÇÃO DO EVENTO: O III FARMAVATES e II Mostra de trabalhos do Curso de Farmácia contará com palestras tendo como tema norteador o farmacêutico no

Leia mais

ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO - TCC

ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO - TCC ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO - TCC A estrutura de trabalhos acadêmicos (TCC) compreende: parte externa e parte interna. Com a finalidade de orientar os acadêmicos, a disposição de elementos é dada no

Leia mais

NORMAS PARA INSCRIÇÃO E ENVIO DO POSTER:

NORMAS PARA INSCRIÇÃO E ENVIO DO POSTER: NORMAS PARA INSCRIÇÃO E ENVIO DO POSTER: 1.Temas: Os temas apresentados deverão ser relacionados a OFM, DTM, DOF e/ou relacionados ao tema da Reunião. 2.Ti tulo: O título do trabalho devera apresentar-se

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Centro Paula Souza Faculdade de Tecnologia da Zona Leste GUIA PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Estatística Aplicada Profa Dra. Rosângela Maura Correia Bonici Sumário 1 Introdução... 3 2 Estrutura do

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 O artigo científico tem como finalidade divulgar pesquisas à comunidade científica, portanto, tem como interlocutores cientistas de áreas de ciências afins e, como

Leia mais

FUNDAÇÃO PEDRO LEOPOLDO

FUNDAÇÃO PEDRO LEOPOLDO FUNDAÇÃO PEDRO LEOPOLDO MANUAL DE NORMALIZAÇÃO Trabalhos Acadêmicos (De acordo com as normas da ABNT) Pedro Leopoldo 2011 Catarina Capella Fabrício Veiga Costa Eloísa Helena Rodrigues Guimarães Letícia

Leia mais

Normas para redação e apresentação de Teses e Dissertações

Normas para redação e apresentação de Teses e Dissertações MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI DIAMANTINA - MINAS GERAIS ANEXO DA RESOLUÇÃO Nº. 11-CONSEPE, DE 16 DE MAIO DE 2008. Normas para redação e apresentação de

Leia mais

Edital de seleção de artigos, resumos e resenhas para a Revista Acadêmica de Relações Internacionais

Edital de seleção de artigos, resumos e resenhas para a Revista Acadêmica de Relações Internacionais Edital de seleção de artigos, resumos e resenhas para a Revista Acadêmica de Relações Internacionais A Revista Acadêmica de Relações Internacionais (RARI) tem a honra de apresentar à comunidade acadêmica

Leia mais

EDITAL Nº 28, de 13 de agosto de 2014

EDITAL Nº 28, de 13 de agosto de 2014 EDITAL Nº 28, de 13 de agosto de 2014 11ª SEMANA ACADÊMICA FADISMA ENTREMENTES REGRAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS A Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA), que tem por Missão Educar Sempre, aposta

Leia mais

2 SUMÁRIO LISTA DE FIGURAS... 3 INTRODUÇÃO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO INTRODUÇÃO ESTRUTURA BÁSICA DO RELATÓRIO

2 SUMÁRIO LISTA DE FIGURAS... 3 INTRODUÇÃO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO INTRODUÇÃO ESTRUTURA BÁSICA DO RELATÓRIO Colegiado do curso Bacharelado em Ciência da Computação Guia para Normalização de Relatórios de Estágio Supervisionado Uberlândia - MG 2002 2 SUMÁRIO LISTA DE FIGURAS... 3 INTRODUÇÃO... 4 1 RELATÓRIO DE

Leia mais

Edital de Chamada de Trabalhos do I Encontro de Pesquisa e Extensão da Faculdade Estácio de Castanhal

Edital de Chamada de Trabalhos do I Encontro de Pesquisa e Extensão da Faculdade Estácio de Castanhal Edital de Chamada de Trabalhos do I Encontro de Pesquisa e Extensão da Faculdade Estácio de Castanhal A Diretoria Acadêmica e a Coordenação Pesquisa e Iniciação Científica da Faculdade Estácio de Castanhal,

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 O artigo científico tem como finalidade divulgar pesquisas à comunidade científica, portanto, tem como interlocutores cientistas de áreas de ciências afins e, como

Leia mais

EDITAL Nº 034, de 03 de agosto de 2015

EDITAL Nº 034, de 03 de agosto de 2015 EDITAL Nº 034, de 03 de agosto de 2015 REGRAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS NA 12ª SEMANA ACADÊMICA FADISMA ENTREMENTES EDIÇÃO CIÊNCIAS CONTÁBEIS A Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA), que tem

Leia mais

MODELO: FOLHA DE ROSTO (Fonte: times, 14) NOME DO(S) AUTOR(ES) TÍTULO DO TRABALHO (Fonte: times, 14)

MODELO: FOLHA DE ROSTO (Fonte: times, 14) NOME DO(S) AUTOR(ES) TÍTULO DO TRABALHO (Fonte: times, 14) MODELO: FOLHA DE ROSTO (Fonte: times, 14) NOME DO(S) AUTOR(ES) (6 espaçamentos, entrelinhas 1,5) TÍTULO DO TRABALHO (Fonte: times, 14) (1 espaçamento, entrelinhas 1,5) Nota descritiva: indicar a natureza

Leia mais

NORMATIVA Nº 04/2014

NORMATIVA Nº 04/2014 NORMATIVA Nº 04/2014 DISPÕE SOBRE A MOSTRA DE TRABALHOS DOCENTES E DISCENTES DO CURSO DE DIREITO DA URI CAMPUS DE SANTIAGO, RS I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS: Artigo 1º - A Mostra de Trabalhos Docentes e Discentes

Leia mais

COLEGIADO PLENO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA (MESTRADO PROFISSIONAL)

COLEGIADO PLENO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA (MESTRADO PROFISSIONAL) COLEGIADO PLENO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA (MESTRADO PROFISSIONAL) RESOLUÇÃO n.03/2015 /COLEGIADO PLENO do PGSCol Aprova elementos mínimos a constar na elaboração do Projeto de Qualificação

Leia mais

1 COMO ELABORAR UMA MONOGRAFIA

1 COMO ELABORAR UMA MONOGRAFIA 1 SUMÁRIO 1 COMO ELABORAR UMA MONOGRAFIA... 3 1.1 Sobre a Introdução... 3 1.2 Capa... 5 1.3 Lombada... 5 1.4 Folha de Rosto... 5 1.5 Ficha Catalográfica... 6 1.6 Folha de Aprovação... 7 1.7 Dedicatória...

Leia mais

TÍTULO. Orientador Dr. XXXXXXXXXXXXXX Prof. Adjunto Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências na Educação Básica Universidade do Grande Rio

TÍTULO. Orientador Dr. XXXXXXXXXXXXXX Prof. Adjunto Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências na Educação Básica Universidade do Grande Rio UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO Escola de Ciências, Educação, Letras, Artes e Humanidades Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências Curso de Mestrado Profissional TÍTULO AUTOR Duque de Caxias Maio/2016

Leia mais

FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ

FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DE CAPA, FOLHA DE ROSTO, SUMÁRIO E FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS PROFª Ma. CLEUSA BERNADETE LARRANHAGAS MAMEDES Araputanga, MT 2017 2

Leia mais