O manuseamento e a localização no programa das novidades estão descritas no manual de Novidades da versão 2010.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O manuseamento e a localização no programa das novidades estão descritas no manual de Novidades da versão 2010."

Transcrição

1 Catálogo de Novidades Versão NOVO METAL 3D A versão 2010 incorpora um novo módulo e inúmeras novidades e melhorias. O manuseamento e a localização no programa das novidades estão descritas no manual de Novidades da versão ÍNDICE Novo Módulo Ligações III - Soldadas para Edificação Novidades e Melhorias Módulos Ligações I e Ligações II o Novos tipos de ligações soldadas no módulo Ligações I o Recorte de banzos e alma em vigas articuladas à alma de pilares Exportação de peças de alumínio para TEKLA Structure, TecnoMetal 4D e formato CIS/2 Listagens de verificação de estados limite últimos para perfis de madeira Geração de acções acidentais de incêndio para madeira Duração da aplicação de cargas Implementação do Eurocódigo 3 EN : 2006 Assistente de introdução de dados Barras de betão e genéricas Animação da deformada Outras novidades o Pasta de destino dos ficheiros de desenhos e listagens o Exportação de ficheiros DXF e DWG o Edição do cabeçalho de listagens o Menus flutuantes o Windows 7

2 2 Novo Metal 3D Novo Módulo Ligações III Soldadas para verificação Com Ligações III - Soldadas para edificação permite a CYPECAD, Novo Metal 3D e Estruturas 3D integradas de CYPECAD realizar o cálculo e dimensionamento automático de ligações soldadas de perfis laminados e compostos em duplo T de tipologias habituais nos pórticos de edificação. A norma implementada para o cálculo de ligações soldadas pertencentes a pórticos de edificação em CYPECAD é o Eurocódigo 3 EN :2005 As tipologias de ligações soldadas implementadas neste módulo são as seguintes: Ligação de peças de igual perfil em prolongamento recto mediante chapa divisória. encastrada à alma do pilar (no extremo do pilar) encastrada à alma do pilar (pilar contínuo) (Só no Novo Metal 3D e em Estruturas 3D integradas do CYPECAD) encastrada ao banzo do pilar (no extremo do pilar) outra a um banzo (no extremo do pilar) outra num banzo (pilar contínuo) (Só no Novo Metal 3D e em Estruturas 3D integradas do CYPECAD) vigas encastradas ao banzo do pilar (no extremo do pilar) duas aos banzos (no extremo do pilar)

3 Catálogo de Novidades Versão de duas aos banzos (pilar contínuo) (Só no Novo Metal 3D e em Estruturas 3D integradas do CYPECAD) duas aos banzos (em transição de pilares) pilar (pilar contínuo) (Só no Novo Metal 3D e em Estruturas 3D integradas do CYPECAD) encastrada à alma do pilar (em transição de pilares) pilar (no extremo do pilar) pilar e outra a um banzo (pilar contínuo) (Só no Novo Metal 3D e em Estruturas 3D integradas de CYPECAD) pilar e outra a um banzo (no extremo do pilar) outra a um banzo (em transição de pilares) pilar e duas aos banzos (pilar contínuo) (Só no Novo Metal 3D e em Estruturas 3D integradas de CYPECAD) pilar e duas aos banzos (no extremo do pilar) pilar (em transição de pilares)

4 4 Novo Metal 3D pilar e outra a um banzo (em transição de pilares) Ligação soldada em cumeeira de peças de igual perfil Pormenor de tirante articulada a outra Placa de amarração pilar e duas aos banzos (em transição de pilares) vigas articuladas a outra Existem também mais estes tipos de ligações: Ligações em transições de pilar Ligações soldadas de viga encastrada ao banzo do pilar (sem cartela e com vigas horizontais), com uma ou nenhuma viga ortogonal articulada. Ligações soldadas de duas vigas encastradas aos banzos do pilar (sem cartela e com vigas horizontais), sem vigas ortogonais articuladas. As vigas podem ter alturas diferentes e não necessita de ter os banzos alinhados. Ligações em pilar contínuo. Este módulo Ligações III só dimensiona as ligações em pilares contínuos em Estruturas 3D integradas de CYPECAD ou no Novo Metal 3D. Ligações soldadas de viga encastrada ao banzo do pilar (sem cartela e com vigas horizontais), sem vigas ortogonais articuladas à alma. Ligações soldadas de duas vigas encastradas aos banzos do pilar (sem cartela e com vigas horizontais), sem vigas ortogonais articuladas. Ligações em extremo de pilar Ligações soldadas de viga encastrada ao banzo do pilar (sem cartela e com qualquer ângulo da viga relativo ao plano horizontal), com uma, duas ou nenhuma viga ortogonal articulada. Ligações soldadas de duas vigas iguais encastradas aos banzos do pilar (sem cartela e com vigas horizontais), com uma ou nenhuma viga ortogonal articulada.

5 Catálogo de Novidades Versão Listagens de ligações CYPECAD e Novo Metal 3D geram uma listagem de ligações com os seguintes dados: Especificações das ligações soldadas - Norma - Materiais - Disposições construtivas - Verificações Referências e simbologia Verificações em placas de amarração Relação de ligações listadas Memória de cálculo - Pormenor construtivo de cada tipo de ligação - Descrição dos componentes de cada tipo de ligação - Resultados de verificações de cada tipo de ligação - Medição de soldaduras, chapas e parafusos por cada tipo de ligação Medição conjunta de soldaduras, chapas e parafusos de todas as ligações dimensionadas. Desenhos de ligações soldadas Os pormenores construtivos das ligações calculadas e dimensionadas pelo programa podem fazer parte dos desenhos da estrutura. Os desenhos das Ligações incluem os seguintes elementos: Pormenor construtivo da ligação Quadro com especificações das ligações soldadas na estrutura metálica - Norma - Materiais - Disposições construtivas - Verificações Quadro de referências e simbologia Quadro de medição conjunta de soldaduras e chapas de todas as ligações dimensionadas.

6 6 Novo Metal 3D Novidades e Melhorias Módulos Ligações I e Ligações II Novos tipos de ligações soldadas no módulo Ligações I Ligações em transições de pilares Ligações soldadas de viga encastrada no banzo do pilar (com cartela, sem cartela ou com qualquer ângulo da viga relativo ao plano horizontal), com uma ou nenhuma viga ortogonal articulada. Ligações soldadas de viga articulada ao banzo do pilar (com qualquer ângulo da viga relativo ao plano horizontal), sem vigas ortogonais articuladas. Ligações soldadas de duas vigas encastradas aos banzos do pilar (com cartela, sem cartela ou com qualquer ângulo relativo ao plano horizontal), sem vigas ortogonais articuladas. As vigas podem ter alturas e inclinações diferentes, não precisam de ter os banzos alinhados, e uma viga pode ter cartela e a outra não. Ligações entre vigas Ligações soldadas na cumeeira mediante chapa frontal, com peças de alturas diferentes incluindo com diferentes alinhamentos sem necessidade de ter que coincidir algum dos banzos (sempre e quando os banzos de uma das vigas estejam contidos dentro dos banzos da outra viga). Admitem-se inclinações diferentes entre as duas vigas (em versões anteriores a diferença das pendentes devia ser pequena). Ligações soldadas de viga horizontal com viga ascendente ou descendente com peças de alturas diferentes incluindo com diferentes alinhamentos sem necessidade de ter que coincidir algum dos banzos (sempre e quando os banzos de uma das vigas estejam contidos dentro dos banzos da outra viga). As disposições das vigas em transições de pilar indicadas anteriormente (vigas de alturas e pendentes diferentes, uma com cartela e outra sem ela, sem necessidade de existir alinhamento nos banzos...) também são válidas para as ligações em pilar contínuo ou no extremo do pilar. Estas ligações já existiam em versões anteriores e agora ampliam-se com mais casos particulares para assim dispor das mesmas prestações que as ligações em transições de pilar. Recorte de banzos e alma em vigas articuladas à alma de pilares Quando as vigas articuladas à alma de um pilar interferirem com os rigidificadores colocados pelas vigas encastradas aos banzos deste, os módulos Ligações I, Soldadas Naves com perfis laminados e compostos em duplo T e Ligações II, Aparafusadas Naves com perfis laminados e compostos em duplo T, dimensionam a ligação recortando na viga articulada um banzo, ambas e inclusive parte da alma conforme seja necessário.

7 Catálogo de Novidades Versão Exportação de peças de alumínio para TEKLA Structure, TecnoMetal 4D e formato CIS/2 Novo Metal 3D e Estruturas 3D integradas de CYPECAD podem exportar para TEKLA Structure, para TecnoMetal 4D e para o formato CIS/2 as peças de alumínio dimensionadas. Listagens de verificação de estados limite últimos para perfis de madeira Implementou-se as listagens justificativas de cálculo relativo aos estados limite últimos para perfis de madeira calculados e dimensionados segundo o Eurocódigo 5. Nestas listagens verifica-se a resistência para a situação de temperatura ambiente e para a situação de incêndio (esta última no caso do utilizador ter activado a verificação da resistência ao fogo).

8 8 Novo Metal 3D Geração de acções acidentais de incêndio para madeira Implementou-se a geração automática de acções acidentais de incêndio para a madeira segundo a norma implementada para o cálculo de perfis de madeira, Eurocódigo. Duração da aplicação de cargas Implementou-se a classificação das acções em relação à duração da carga, segundo o Eurocódigo 5. Este melhoramento é importante para o cálculo da resistência dos perfis de madeira Implementação do Eurocódigo 3 EN : 2006 Implementou-se o Eurocódigo 3 EN : 2006 para o dimensionamento de perfis enformados a frio de secção tubular e rectangular oca, calhas Z, C, U, W e ómega. Assistente de introdução de dados Quando se cria uma obra no Novo Metal 3D surge um assistente que permite ao utilizador introduzir os dados gerais da obra: Normas (Betão para fundações, Aço laminado e composto, Aço enformado, Madeira e Alumínio extrudido) e activação da norma de sismo (análise dinâmica espectral). Acções adicionais. Estados Limite (combinações de acções). Dados do aço (laminado ou composto e enformado). Dados da madeira. Dados do alumínio extrudido. Dados da fundação.

9 Catálogo de Novidades Versão Barras de betão e genéricas É possível introduzir no Novo Metal 3D barras de betão ou de qualquer outro material. No diálogo Descrever perfil existem mais dois ícones: Barra de betão e Perfil genérico. Barras de betão. É possível introduzir barras rectangulares e circulares de betão. O programa calcula os esforços sobre estas barras, e apresenta os resultados por acções, por combinações e por envolventes. Não se realiza verificação de resistência das barras de betão, ou seja, não se verifica nem se dimensionam as suas secções. Outros materiais. Novo Metal 3D permite definir barras genéricas de qualquer material. O programa calcula os esforços sobre estas barras, e apresenta os resultados por acções, por combinações e por envolventes. Não se realiza verificação de resistência das barras de genéricas, ou seja, não se verifica nem se dimensionam as suas secções. O utilizador define as seguintes características das barras após seu posicionamento na estrutura: Geometria da secção. Introduzem-se as distâncias entre o centro de gravidade e o contorno envolvente da secção medidas nos quatro sentidos das duas direcções dos eixos locais da secção: Largura esquerda Largura direita Altura inferior Altura superior Características mecânicas. Área Área de esforço transverso (Avy) Área de esforço transverso (Avz) Inércia à flexão (Iyy) Inércia à flexão (Izz) Inércia à torção (It) Características do material Módulo de elasticidade Módulo de Poisson Coeficiente de dilatação Peso específico Animação da deformada Foi implementado a possibilidade de obter uma animação da deformada. No diálogo Diagramas (menu Cálculo > Diagramas), existe um novo ícone à direita da opção Deformada que permite ver, numa vista 3D da estrutura, a animação da sua deformada para a combinação seleccionada no mesmo diálogo. Outras novidades Pasta de destino dos ficheiros de desenhos e listagens Ao gerar os desenhos e listagens, fica memorizado a pasta onde se guardarão estes documentos. Se a pasta onde se guardam contiver o nome da obra, na seguinte obra que se crie, substituir-se-á esta pelo nome da obra em edição. Desta maneira podemos ter uma pasta onde se guardam os desenhos e/ou listagens dependente ou não do nome da obra. Exportação de ficheiros DXF e DWG Os programas da CYPE Ingenieros que importam ou exportam ficheiros no formato DXF ou DWG admitem cores RGB nestes ficheiros. Além disso, podem-se ler entidades tipo Hatch sólidos com gradientes. Edição do cabeçalho de listagens É possível editar o cabeçalho das listagens de todos os programas: Activar/desactivar a descrição de obra e a data de impressão. Incorporar ou não a imagem de um logótipo.

10 10 Novo Metal 3D Menus flutuantes Os menus ou diálogos flutuantes podem apresentar-se de dois modos opcionais: Na horizontal (modo existente até agora) As opções do diálogo flutuante estão representadas por ícones e dispõem-se na horizontal. Na vertical (novo modo) As opções do diálogo flutuante estão representadas por ícones e por textos descritivos, e dispõem-se na vertical. Windows 7 Os programas da CYPE foram testados satisfatoriamente com o novo sistema operativo Windows 7. Estando garantido a operatividade dos mesmos.

O manuseamento e a localização no programa das novidades estão descritas no manual de Novidades da versão 2010.

O manuseamento e a localização no programa das novidades estão descritas no manual de Novidades da versão 2010. Catálogo de Novidades Versão 2010 1 A versão 2010 incorpora um novo módulo e inúmeras novidades e melhorias. O manuseamento e a localização no programa das novidades estão descritas no manual de Novidades

Leia mais

Instalações do edifício

Instalações do edifício Catálogo de Novidades Versão 2010 1 A versão 2010 incorpora algumas novidades e melhorias. O manuseamento e a localização no programa das novidades estão descritas no manual de Novidades da versão 2010.

Leia mais

Software para Engenharia e Construção. Manual do Utilizador. CYPE-Connect. CYPE-Connect. Manual do Utilizador

Software para Engenharia e Construção. Manual do Utilizador. CYPE-Connect. CYPE-Connect. Manual do Utilizador Software para Engenharia e Construção -Connect -Connect 2 IMPORTANTE: ESTE TEXTO REQUER A SUA ATENÇÃO E A SUA LEITURA A informação contida neste documento é propriedade da Ingenieros, S.A. e nenhuma parte

Leia mais

Tricalc 10.0 Muito mais que uma nova versão Arktec Portugal Lda

Tricalc 10.0 Muito mais que uma nova versão Arktec Portugal Lda Bem-vindos ao Webinário Tricalc 10.0 Muito mais que uma nova versão Arktec Portugal Lda A Arktec iniciou nas últimas semanas um conjunto de Webinários que visam dar a conhecer, de uma forma prática e objetiva,

Leia mais

Novidades. versão Tradução e Adaptação: Top Informática, Lda.

Novidades. versão Tradução e Adaptação: Top Informática, Lda. Novidades versão 2009.1 Tradução e Adaptação: Top Informática, Lda. 2 Novidades IMPORTANTE: ESTE TEXTO REQUER A SUA ATENÇÃO E A SUA LEITURA A informação contida neste documento é propriedade da CYPE Ingenieros,

Leia mais

Economia em Estruturas de Aço com análise real de 2ª Ordem P-Delta Arktec Portugal Lda

Economia em Estruturas de Aço com análise real de 2ª Ordem P-Delta Arktec Portugal Lda Bem-vindos ao Webinário Economia em Estruturas de Aço com análise real de 2ª Ordem P-Delta Arktec Portugal Lda A Arktec iniciou nas últimas semanas um conjunto de Webinários que visam dar a conhecer, de

Leia mais

MacEstrut Pro. Cálculo de Esforços em Estruturas, Dimensionamento e Desenho de Betão Armado. p/ computadores Apple Macintosh

MacEstrut Pro. Cálculo de Esforços em Estruturas, Dimensionamento e Desenho de Betão Armado. p/ computadores Apple Macintosh MacEstrut Pro p/ computadores Apple Macintosh Cálculo de Esforços em Estruturas, Dimensionamento e Desenho de Betão Armado Programa registado no Ministério da Cultura João M. Coutinho Rodrigues ÍNDICE

Leia mais

Projeto de Estrutura em Aço com Arktec Tricalc e TConnect. Arktec Portugal Lda

Projeto de Estrutura em Aço com Arktec Tricalc e TConnect. Arktec Portugal Lda com Arktec Tricalc e TConnect Arktec Portugal Lda Bem-vindos ao Webinário Projeto de Estrutura em Aço com Arktec Tricalc e TConnect Arktec Portugal Lda Webinário 01 27 Outubro 2016 A Arktec tem apresentado

Leia mais

Gerador de pórticos. Manual do utilizador. Gerador de pórticos. Exemplo prático. Manual do utilizador

Gerador de pórticos. Manual do utilizador. Gerador de pórticos. Exemplo prático. Manual do utilizador Software para Arquitetura, Engenharia e Construção Gerador de pórticos Gerador de pórticos Exemplo prático 2 IMPORTANTE: ESTE TEXTO REQUER A SUA ATENÇÃO E A SUA LEITURA A informação contida neste documento

Leia mais

ESTRUTURAS ESPECIAIS Mestrado em Engenharia Civil 5º Ano 2º Semestre 6 de Junho de 2011 Responsável: Prof. José Oliveira Pedro

ESTRUTURAS ESPECIAIS Mestrado em Engenharia Civil 5º Ano 2º Semestre 6 de Junho de 2011 Responsável: Prof. José Oliveira Pedro ESTRUTURAS ESPECIAIS Mestrado em Engenharia Civil 5º Ano º Semestre 6 de Junho de 0 Responsável: Prof. José Oliveira Pedro Identifique todas as folhas com o número e nome. Justifique adequadamente todas

Leia mais

COMPLEXO DESPORTIVO DE VIMIOSO

COMPLEXO DESPORTIVO DE VIMIOSO COMPLEXO DESPORTIVO DE VIMIOSO PROJECTO DE ESTABILIDADE COMPLEXO DESPORTIVO DE VIMIOSO 1/9 TERMO DE RESPONSABILIDADE Nuno Manuel Martins, Eng. Técnico Civil, titular do cartão do cidadão com numero do

Leia mais

Anexo 4. Resistência dos Materiais I (2º ano; 2º semestre) Objetivos. Programa

Anexo 4. Resistência dos Materiais I (2º ano; 2º semestre) Objetivos. Programa Resistência dos Materiais I (2º ano; 2º semestre) Objetivos O aluno deverá ficar apto a conhecer os fundamentos do comportamento mecânico de sólidos deformáveis sujeitos a acções exteriores e, em particular

Leia mais

Passagens Inferiores. Elaborado pela Top-Informática, Lda. para a CYPE Ingenieros, S.A. 1ª Edição (Outubro 2009)

Passagens Inferiores. Elaborado pela Top-Informática, Lda. para a CYPE Ingenieros, S.A. 1ª Edição (Outubro 2009) 2 IMPORTANTE: ESTE TEXTO REQUER A SUA ATENÇÃO E A SUA LEITURA A informação contida neste documento é propriedade da Ingenieros, S.A. e nenhuma parte dela pode ser reproduzida ou transferida sob nenhum

Leia mais

Contenção Periférica. Elaborado pela Top-Informática, Lda. para a CYPE Ingenieros, S.A. 1ª Edição (Outubro 2009)

Contenção Periférica. Elaborado pela Top-Informática, Lda. para a CYPE Ingenieros, S.A. 1ª Edição (Outubro 2009) 2 IMPORTANTE: ESTE TEXTO REQUER A SUA ATENÇÃO E A SUA LEITURA A informação contida neste documento é propriedade da Ingenieros, S.A. e nenhuma parte dela pode ser reproduzida ou transferida sob nenhum

Leia mais

CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA

CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA mcalc 2008 Geração, análise e dimensionamento de estruturas metálicas Apresentamos a versão 2008 do ST_mCalc Esse programa representa tudo o que os profissionais que trabalham com estruturas metálicas

Leia mais

Contenção periférica

Contenção periférica Software para Arquitetura, Engenharia e Construção Contenção periférica Contenção periférica Exemplo prático 2 IMPORTANTE: ESTE TEXTO REQUER A SUA ATENÇÃO E A SUA LEITURA A informação contida neste documento

Leia mais

Disciplina de Estruturas Metálicas

Disciplina de Estruturas Metálicas Disciplina de Estruturas Metálicas Aulas de Problemas Francisco Virtuoso, Eduardo Pereira e Ricardo Vieira 2013/2014 Versão actualizada a partir de Aulas de problemas capítulo 4 versão de 2009/2010 Capítulo

Leia mais

Curso de Dimensionamento de Pilares Mistos EAD - CBCA. Módulo

Curso de Dimensionamento de Pilares Mistos EAD - CBCA. Módulo Curso de Dimensionamento de Pilares Mistos EAD - CBCA Módulo 4 Sumário Módulo 4 Dimensionamento de Pilares Mistos 4.1. Considerações Gerais página 3 4.2. Critérios de dimensionamento página 3 4.3. Dimensionamento

Leia mais

Passagens inferiores

Passagens inferiores Software para Arquitetura, Engenharia e Construção Passagens inferiores Passagens inferiores Memória de cálculo 2 IMPORTANTE: ESTE TEXTO REQUER A SUA ATENÇÃO E A SUA LEITURA A informação contida neste

Leia mais

ESTRUTURAS DE BETÃO 2. 9 de Julho de 2007 Época de Recurso Duração: 3h

ESTRUTURAS DE BETÃO 2. 9 de Julho de 2007 Época de Recurso Duração: 3h Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Departamento de Engenharia Civil ESTRUTURS DE BETÃO 2 9 de Julho de 2007 Época de Recurso Duração: 3h Notas importantes: Responda com precisão e de forma

Leia mais

1. Adaptabilidade às Necessidades dos Clientes

1. Adaptabilidade às Necessidades dos Clientes O RFEM é um programa 3D de elementos finitos (elementos de barra, área, sólidos e de contacto) para análise linear, não-linear, dinâmica, estabilidade e dimensionamento estrutural, desenvolvido pela Dlubal

Leia mais

Disciplina de Estruturas Metálicas

Disciplina de Estruturas Metálicas DECivil Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura Disciplina de Estruturas Metálicas Aulas de Problemas Prof. Francisco Virtuoso Prof. Eduardo Pereira 2009/2010 Capítulo 7 Ligações em estruturas

Leia mais

Software para Engenharia e Construção. Vigas contínuas. Manual do Utilizador. Vigas contínuas. Manual do Utilizador

Software para Engenharia e Construção. Vigas contínuas. Manual do Utilizador. Vigas contínuas. Manual do Utilizador Software para Engenharia e Construção Vigas contínuas Vigas contínuas 2 IMPORTANTE: ESTE TEXTO REQUER A SUA ATENÇÃO E A SUA LEITURA A informação contida neste documento é propriedade da Ingenieros, S.A.

Leia mais

Comportamento ao fogo de lajes mistas aço-betão Método de cálculo simplificado

Comportamento ao fogo de lajes mistas aço-betão Método de cálculo simplificado ao fogo de lajes mistas aço-betão simplificado Objetivo do método de cálculo 3 Conteúdo da apresentação em situação de incêndio simplificado de lajes de betão reforçadas a 0 C Modelo da laje de pavimento

Leia mais

Passagens Inferiores. Traduzido e adaptado pela Top-Informática, Lda. para a CYPE Ingenieros, S.A. 1ª Edição (Outubro 2009)

Passagens Inferiores. Traduzido e adaptado pela Top-Informática, Lda. para a CYPE Ingenieros, S.A. 1ª Edição (Outubro 2009) 2 IMPORTANTE: ESTE TEXTO REQUER A SUA ATENÇÃO E A SUA LEITURA A informação contida neste documento é propriedade da Ingenieros, S.A. e nenhuma parte dela pode ser reproduzida ou transferida sob nenhum

Leia mais

Elementos estruturais

Elementos estruturais Software para Arquitetura, Engenharia e Construção Elementos estruturais Elementos estruturais Exemplo prático 2 IMPORTANTE: ESTE TEXTO REQUER A SUA ATENÇÃO E A SUA LEITURA A informação contida neste documento

Leia mais

Comportamento ao fogo de lajes mistas aço-betão Novas evidências experimentais

Comportamento ao fogo de lajes mistas aço-betão Novas evidências experimentais Comportamento ao fogo de lajes mistas aço-betão Conteúdos da apresentação dos novos ensaios ao fogo Ensaios ao fogo à escala real no âmbito dos projetos: FRACOF (Ensaio 1 - fogo padrão ISO) COSSFIRE (Ensaio

Leia mais

Ações Normais. Ações permanentes diretas agrupadas

Ações Normais. Ações permanentes diretas agrupadas Propriedades Gerais dos Aços: Propriedade Valor Módulo de Elasticidade E = 200.000 MPa Módulo de Elasticidade Transversal G = 70.000 MPa Coeficiente de Poisson ν = 0,3 Coeficiente de Dilatação Térmica

Leia mais

RESISTÊNCIA DE MATERIAIS II

RESISTÊNCIA DE MATERIAIS II RESISTÊNCIA DE MATERIAIS II - 2014-2015 PROBLEMAS DE CORTE Problema 1 (problema 50(b) da colectânea) Considere a viga em consola submetida a uma carga concentrada e constituída por duas peças de madeira,

Leia mais

CYPECAD. Manual do utilizador. Tradução e Adaptação: Top Informática, Lda.

CYPECAD. Manual do utilizador. Tradução e Adaptação: Top Informática, Lda. CYPECAD Manual do utilizador Tradução e Adaptação: Top Informática, Lda. 2 Estruturas IMPORTANTE: ESTE TEXTO REQUER A SUA ATENÇÃO E A SUA LEITURA A informação contida neste documento é propriedade da CYPE

Leia mais

RSTAB 8 Poderoso & fácil de utilizar

RSTAB 8 Poderoso & fácil de utilizar RSTAB 8 Poderoso & fácil de utilizar Trabalho com estruturas que dá gosto Software de análise estrutural 3D para pórticos Software para Análises Estruturais e Dinâmicas Estruturas de Betão Armado Estruturas

Leia mais

RESISTÊNCIA DE MATERIAIS II

RESISTÊNCIA DE MATERIAIS II RESISTÊNCIA DE MATERIAIS II - 014-015 Problema 1 PROBLEMAS DE TORÇÃO A viga em consola representada na figura tem secção em T e está submetida a uma carga distribuída e a uma carga concentrada, ambas aplicadas

Leia mais

UNIDADE CURRICULAR PROJECTO DE ESTRUTURAS PARTE ESTRUTURAS METÁLICAS 6º SEMESTRE ENUNCIADOS DE PROBLEMAS AVALIAÇÃO A REALIZAR EM GRUPO

UNIDADE CURRICULAR PROJECTO DE ESTRUTURAS PARTE ESTRUTURAS METÁLICAS 6º SEMESTRE ENUNCIADOS DE PROBLEMAS AVALIAÇÃO A REALIZAR EM GRUPO UNIDADE CURRICULAR PROJECTO DE ESTRUTURAS PARTE ESTRUTURAS METÁLICAS 6º SEMESTRE ENUNCIADOS DE PROBLEMAS AVALIAÇÃO A REALIZAR EM GRUPO SEMESTRE INVERNO 2014/2015 Problema 1 A estrutura de pavimento de

Leia mais

MECÂNICA ESTRUTURAL. Sessão de Apresentação das áreas de especialização MIEC. Sala SC.3.4. Coordenador: Luís S. Silva Apresentação: Rui Simões

MECÂNICA ESTRUTURAL. Sessão de Apresentação das áreas de especialização MIEC. Sala SC.3.4. Coordenador: Luís S. Silva Apresentação: Rui Simões Plano Estratégico e de Ação DEC 2015-2020 29-1-2014 1 Sessão de Apresentação das áreas de especialização MIEC FACULDADE DE CIENCIAS E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DE COIMBRA MECÂNICA ESTRUTURAL Sala SC.3.4

Leia mais

FIDESC4 Um programa de cálculo para verificação da resistência ao fogo de elementos em aço com secção transversal de Classe 4

FIDESC4 Um programa de cálculo para verificação da resistência ao fogo de elementos em aço com secção transversal de Classe 4 FIDESC4 Um programa de cálculo para verificação da resistência ao fogo de elementos em aço com secção transversal de Classe 4 Paulo Vila Real Élio Maia Carlos Couto Cláudia Amaral Prof. Catedrático Universidade

Leia mais

ANEXO I Características geométricas e Elásticas das chapas dos Revestimentos dos Alçados e da Cobertura

ANEXO I Características geométricas e Elásticas das chapas dos Revestimentos dos Alçados e da Cobertura ANEXOS ANEXO I Características geométricas e Elásticas das chapas dos Revestimentos dos Alçados e da Cobertura TFM - Dimensionamento de um Pavilhão Metálico para Armazenagem de Paletes de Madeira Anexo

Leia mais

Vigas-Faixa. TQS Informá ca - Rua dos Pinheiros 706 / casa São Paulo/SP - Tel.:(011) Fax.:(011) Page: 1 of 5

Vigas-Faixa. TQS Informá ca - Rua dos Pinheiros 706 / casa São Paulo/SP - Tel.:(011) Fax.:(011) Page: 1 of 5 Vigas-Faixa Na versão 8.2, foi incorporado no sistema TQS o elemento "Viga-Faixa". O objetivo é o de tratar vigas largas e baixas que normalmente são utilizadas em projetos de lajes convencionais, protendidas

Leia mais

PAVILHÕES PARA INDÚSTRIA E AGRICULTURA. Sistemas em aço para apoio e armazenamento. Catálogo Geral XFRAME

PAVILHÕES PARA INDÚSTRIA E AGRICULTURA. Sistemas em aço para apoio e armazenamento. Catálogo Geral XFRAME PAVILHÕES PARA INDÚSTRIA E AGRICULTURA Sistemas em aço para apoio e armazenamento Catálogo Geral 016.01 XFRAME 0 XFRAME PAVILHÕES CHAVE NA MÃO SOLUÇÃO INTEGRAL Solução desenvolvida e industrializada para

Leia mais

Verificação de uma Fundação em Microestacas

Verificação de uma Fundação em Microestacas Manual de engenharia No. 36 Atualização 06/2017 Verificação de uma Fundação em Microestacas Programa: Arquivo: Grupo de Estacas Demo_manual_en_36.gsp O objetivo deste manual de engenharia é mostrar como

Leia mais

Muros em consola de B. A.

Muros em consola de B. A. Muros em consola de B. A. Muros em consola de B. A. Exemplo prático Software para Arquitetura, Engenharia e Construção 2 IMPORTANTE: ESTE TEXTO REQUER A SUA ATENÇÃO E A SUA LEITURA A informação contida

Leia mais

Pequenos detalhes da norma NBR-6118:2003 provocaram alterações importantes no modelo estrutural.

Pequenos detalhes da norma NBR-6118:2003 provocaram alterações importantes no modelo estrutural. Análise estrutural e 2ª ordem global Pequenos detalhes da norma NBR-6118:2003 provocaram alterações importantes no modelo estrutural. Modelos separados para ELU e ELS Para verificações de estados limites

Leia mais

SÉRIE RF 1 FOLHA / 2 FOLHAS BATENTE 1 FOLHA / 2 FOLHAS BATENTE 2 FOLHAS BATENTE

SÉRIE RF 1 FOLHA / 2 FOLHAS BATENTE 1 FOLHA / 2 FOLHAS BATENTE 2 FOLHAS BATENTE SÉRIE RF SÉRIE RF 1 FOLHA / 2 FOLHAS BATENTE 1 FOLHA / 2 FOLHAS BATENTE 2 FOLHAS BATENTE SÉRIE RF 1 2 3 4 Fotografias gerais e pormenores SÉRIE RF 5 6 7 Fotografias gerais e pormenores 6 1 FOLHA / 2

Leia mais

TELHADOS COBERTURAS. Elementos e tipos para se definir a Planta de Cobertura. Profª Dayane Cristina Alves Ferreira

TELHADOS COBERTURAS. Elementos e tipos para se definir a Planta de Cobertura. Profª Dayane Cristina Alves Ferreira TELHADOS COBERTURAS Elementos e tipos para se definir a Planta de Cobertura. Profª Dayane Cristina Alves Ferreira dayengcivil@yahoo.com.br Cobertura O TELHADO é uma categoria de COBERTURA, em geral caracterizado

Leia mais

MEMÓRIA DE CÁLCULO. Figura 1 - Dimensões e eixos considerados no provete submetido a ensaio.

MEMÓRIA DE CÁLCULO. Figura 1 - Dimensões e eixos considerados no provete submetido a ensaio. MEMÓRIA DE CÁLCULO ENSAIO EM LABORATÓRIO O ensaio experimental tem como objetivo determinar a contribuição da resina epóxido para o comportamento estrutural do tabuleiro e garantir a fiabilidade do modelo

Leia mais

Cypedoc. Manual de utilização e manutenção do edifício

Cypedoc. Manual de utilização e manutenção do edifício Cypedoc. Manual de utilização e manutenção do edifício Cypedoc. Manual de utilização e manutenção do edifício Software para Arquitetura, Engenharia e Construção 2 IMPORTANTE: ESTE TEXTO REQUER A SUA ATENÇÃO

Leia mais

P-Δ deslocamentos horizontais dos nós da estrutura ou efeitos globais de segunda ordem;

P-Δ deslocamentos horizontais dos nós da estrutura ou efeitos globais de segunda ordem; 3 Estabilidade e Análise Estrutural O objetivo da análise estrutural é determinar os efeitos das ações na estrutura (esforços normais, cortantes, fletores, torsores e deslocamentos), visando efetuar verificações

Leia mais

PAVILHÕES PARA INDÚSTRIA E AGRICULTURA. Sistemas em aço para apoio e armazenamento. Catálogo Geral XFRAME

PAVILHÕES PARA INDÚSTRIA E AGRICULTURA. Sistemas em aço para apoio e armazenamento. Catálogo Geral XFRAME PAVILHÕES PARA INDÚSTRIA E AGRICULTURA Sistemas em aço para apoio e armazenamento Catálogo Geral 016.01 0 PAVILHÕES CHAVE NA MÃO SOLUÇÃO INTEGRAL Solução desenvolvida e industrializada de forma a ser facilmente

Leia mais

A análise estrutural do edifício é feita considerando as diversas etapas construtivas pelas quais o edifício

A análise estrutural do edifício é feita considerando as diversas etapas construtivas pelas quais o edifício Edifício Pré-moldado Antes de iniciarmos a definição do edifício, é necessário planejarmos como será feita a montagem da estrutura pré-moldada, para que possamos fornecer estas informações na edição de

Leia mais

Capítulo 9 Vigas sujeitas às cargas transversais, tensão de corte

Capítulo 9 Vigas sujeitas às cargas transversais, tensão de corte Capítulo 9 Vigas sujeitas às cargas transversais, tensão de corte Problema A viga da figura ao lado está sujeita à carga indicada. Calcule: a) A tensão normal máxima b) A tensão de corte máxima c) As tensões

Leia mais

MECSOL34 Mecânica dos Sólidos I

MECSOL34 Mecânica dos Sólidos I MECSOL34 Mecânica dos Sólidos I Curso Superior em Tecnologia Mecatrônica Industrial 3ª fase Prof.º Gleison Renan Inácio Sala 9 Bl 5 joinville.ifsc.edu.br/~gleison.renan Tópicos abordados Conceito de Tensão

Leia mais

MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA DE DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURAS

MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA DE DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURAS DECivil Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA DE DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURAS Exercícios 7 Dimensionamento de estruturas metálica. Ricardo

Leia mais

ANÁLISE DA ESTABILIDADE E DIMENSIONAMENTO DE PÓRTICOS METÁLICOS DE SINALIZAÇÃO EM AUTO-ESTRADAS

ANÁLISE DA ESTABILIDADE E DIMENSIONAMENTO DE PÓRTICOS METÁLICOS DE SINALIZAÇÃO EM AUTO-ESTRADAS ANÁLISE DA ESTABILIDADE E DIMENSIONAMENTO DE PÓRTICOS METÁLICOS DE SINALIZAÇÃO EM AUTO-ESTRADAS FÁBIO MOUTINHO PAIVA Relatório de Projecto submetido para satisfação parcial dos requisitos do grau de MESTRE

Leia mais

ESTRUTURA DE CONCRETO MEMÓRIA DE CÁLCULO

ESTRUTURA DE CONCRETO MEMÓRIA DE CÁLCULO ESTRUTURA DE CONCRETO MEMÓRIA DE CÁLCULO RESPONSÁVEL: Eng. Eduardo Both CREA: 5063648354 OBRA: LOCAL: 6098 - Subestação Universidade Federal do Sul da Bahia UFSB CEPLAC (SEDE), BR-415, RODOVIA ITABUNA/ILHÉUS

Leia mais

Cálculos Justificativos. Edifício Administrativo. Fundações e Estruturas

Cálculos Justificativos. Edifício Administrativo. Fundações e Estruturas Fundações e Estruturas Edifício Administrativo Cálculos Justificativos Março de 2010 ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO... 1 2 SOLUÇÃO ESTRUTURAL,... 2 3 MODELOS DE CÁLCULO... 3 4 ANÁLISE DE RESULTADOS... 6 4.1 Análise

Leia mais

ÍNDICE LISTA DE EXEMPLOS PREFÁCIO 1 INTRODUÇÃO 1.1 Considerações gerais 1.2 Conceito de estrutura mista 1.3 Principais características 1.

ÍNDICE LISTA DE EXEMPLOS PREFÁCIO 1 INTRODUÇÃO 1.1 Considerações gerais 1.2 Conceito de estrutura mista 1.3 Principais características 1. ÍNDICE LISTA DE EXEMPLOS PREFÁCIO 1 INTRODUÇÃO 1.1 Considerações gerais 1.2 Conceito de estrutura mista 1.3 Principais características 1.4 Evolução histórica 1.5 Conexão de corte 1.6 Distinção entre conexão

Leia mais

ESCAVAÇÃO PERIFÉRICA

ESCAVAÇÃO PERIFÉRICA ESCAVAÇÃO PERIFÉRICA ECOCENTRO VALORIZAÇÃO AMBIENTAL Zona Industrial de Cedrim - Sever do Vouga Câmara Municipal de Sever do Vouga TERMO DE RESPONSABILIDADE Anabela de Sá Marques, Engenheira Civil, moradora

Leia mais

ESTRUTURAS ESPECIAIS Mestrado Integrado em Engenharia Civil 5º Ano 2º Semestre 15 de Junho de 2013 Responsável: Prof. José Oliveira Pedro

ESTRUTURAS ESPECIAIS Mestrado Integrado em Engenharia Civil 5º Ano 2º Semestre 15 de Junho de 2013 Responsável: Prof. José Oliveira Pedro Identifique todas as folhas com o número e nome. Justifique adequadamente todas as suas respostas. Desligue o telemóvel. Permitida a consulta de tabelas e regulamentos. Duração: 2h30m ESTRUTURAS ESPECIAIS

Leia mais

~.o~.q.tg.º ::.or;lrgj~q

~.o~.q.tg.º ::.or;lrgj~q INSTITUTO SIJPtRlflR t ENG~'iHARIA Ut COIMHHA ÍNDICE SERViÇO DEDõ(UMENTAÇÃO Registo ~.o~.q.tg.º ::.or;lrgj~q 02 - b ~5~l o PREÂMBULO 13 0.1 OBJECTIVOS DOS EUROCÓDIGOS 0.2 ANTECEDENTES DO PROGRAMA DOS EUROCÓDIGOS

Leia mais

SÉRIE PLANO 1 FOLHA / 2 FOLHAS BATENTE 1 FOLHA / 2 FOLHAS BATENTE

SÉRIE PLANO 1 FOLHA / 2 FOLHAS BATENTE 1 FOLHA / 2 FOLHAS BATENTE SÉRIE PLANO SÉRIE PLANO 1 FOLHA / 2 FOLHAS BATENTE 1 FOLHA / 2 FOLHAS BATENTE Produto vencedor do Red Dot Design Award 2013 Produto patenteado registo nº. 002200311 1 FOLHA / 2 FOLHAS BATENTE Caracterização

Leia mais

Estruturas Metálicas

Estruturas Metálicas Estruturas Metálicas Estruturas Metálicas Vantagens: Precisão na fabricação das peças alto controle de qualidade; Garantia das propriedades dos matérias; Resistente a choques e vibrações; Obras mais rápidas

Leia mais

Curso de Dimensionamento de Estruturas de Aço EAD - CBCA. Módulo2. Parte 2

Curso de Dimensionamento de Estruturas de Aço EAD - CBCA. Módulo2. Parte 2 Curso de Dimensionamento de Estruturas de Aço EAD - CBCA Módulo2 Parte 2 Sumário Módulo 2 : 2ª Parte Dimensionamento de um Mezanino Estruturado em Aço 1º Estudo de Caso Mezanino página 3 1. Cálculo da

Leia mais

Barras prismáticas submetidas a momento fletor e força cortante

Barras prismáticas submetidas a momento fletor e força cortante Barras prismáticas submetidas a momento fletor e força cortante Introdução Os esforços mais comuns de incidência em vigas estruturais são a força cortante e o momento fletor, os quais são causados por

Leia mais

Software para Engenharia e Construção. MMemória de Cálculo. Gerador de pórticos. Memória de Cálculo

Software para Engenharia e Construção. MMemória de Cálculo. Gerador de pórticos. Memória de Cálculo Software para Engenharia e Construção M Gerador de pórticos Gerador de pórticos 2 IMPORTANTE: ESTE TEXTO REQUER A SUA ATENÇÃO E A SUA LEITURA A informação contida neste documento é propriedade da Ingenieros,

Leia mais

Figura 1 Planta e Corte A-B da estrutura de betão armado.

Figura 1 Planta e Corte A-B da estrutura de betão armado. Problema 1 (9,0 val.) DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURAS Mestrado em Engenharia Civil 4º Ano 2º Semestre 03 de Junho de 2011 Responsável: Prof. Francisco Virtuoso Identifique todas as folhas com o número e

Leia mais

Dimensionamento de Estruturas em Aço. Parte 1. Módulo. 2ª parte

Dimensionamento de Estruturas em Aço. Parte 1. Módulo. 2ª parte Dimensionamento de Estruturas em Aço Parte 1 Módulo 2 2ª parte Sumário Módulo 2 : 2ª Parte Dimensionamento de um Mezanino Estruturado em Aço 1º Estudo de Caso Mezanino página 3 1. Cálculo da Viga V2 =

Leia mais

Beneficiação Geral e Ampliação da Escola EB63 + JI Praça de Goa, Freguesia de Belém

Beneficiação Geral e Ampliação da Escola EB63 + JI Praça de Goa, Freguesia de Belém Trabalho: Beneficiação Geral e Ampliação da Escola EB63 + JI Praça de Goa, Freguesia de Belém Referência: P.04.11.2250 Cliente: Câmara Municipal de Lisboa Assunto: Resposta aos Comentários feitos ao Projeto

Leia mais

CAPÍTULO IV ASPECTOS NORMATIVOS PARA CONTENTORES

CAPÍTULO IV ASPECTOS NORMATIVOS PARA CONTENTORES CAPÍTULO IV ASPECTOS NORMATIVOS PARA CONTENTORES 4.1 Introdução Neste capítulo, apresentam-se as disposições normativas dos eurocódigos estruturais que podem ser usadas para verificar a segurança dos elementos

Leia mais

ESTRUTURAS MISTAS DE AÇO E CONCRETO. Prof. Marcos Alberto Ferreira da Silva

ESTRUTURAS MISTAS DE AÇO E CONCRETO. Prof. Marcos Alberto Ferreira da Silva ESTRUTURAS MISTAS DE AÇO E CONCRETO Prof. Marcos Alberto Ferreira da Silva PALESTRA TÉCNICA ESTRUTURAS MISTAS DE AÇO E CONCRETO Prof. Marcos Alberto Ferreira da Silva Rio de Janeiro, 2016 Qual o sistema

Leia mais

Plano de Formação. Curso Tekla Structure s Steel Detailing Módulo de Iniciação de Estrutura s Metálicas (28h)

Plano de Formação. Curso Tekla Structure s Steel Detailing Módulo de Iniciação de Estrutura s Metálicas (28h) Plano de Formação Curso Tekla Structure s Steel Detailing Módulo de Iniciação de Estrutura s Metálicas (28h) Identificação do Curso: Tema: Curso Tekla Structures Módulo de Iniciação de Estruturas Metálicas

Leia mais

Projeto de Estrutura em Betão com Arktec Tricalc (sobre DWG) Arktec Portugal Lda

Projeto de Estrutura em Betão com Arktec Tricalc (sobre DWG) Arktec Portugal Lda Bem-vindos ao Webinário com Arktec Tricalc (sobre DWG) Arktec Portugal Lda A Arktec iniciou nas últimas semanas um conjunto de Webinários que visam dar a conhecer, de uma forma prática e objetiva, as características

Leia mais

Conceituação de Projeto

Conceituação de Projeto Noção Gerais sobre Projeto de Estruturas Metálicas Etapas e documentos de projetos Diretrizes normativas e Desenhos de projeto Eng. Wagner Queiroz Silva, D.Sc UFAM Conceituação de Projeto Pré-projeto ou

Leia mais

Geradores de orçamentos

Geradores de orçamentos Geradores de orçamentos Geradores de orçamentos Exemplo prático Software para Arquitetura, Engenharia e Construção 2 IMPORTANTE: ESTE TEXTO REQUER A SUA ATENÇÃO E A SUA LEITURA A informação contida neste

Leia mais

Dimensionamento da geometria de uma sapata de fundação

Dimensionamento da geometria de uma sapata de fundação Manual de engenharia No. 9 Atualização: 01/2019 Dimensionamento da geometria de uma sapata de fundação Programa: Arquivo: Sapata Demo_manual_09.gpa Neste Manual de Engenharia, vamos mostrar como dimensionar

Leia mais

Dimensionamento e análise da deformação de um grupo de estacas

Dimensionamento e análise da deformação de um grupo de estacas Manual de engenharia No. 18 Atualização: 04/2019 Dimensionamento e análise da deformação de um grupo de estacas Programa: Arquivo: Grupo de Estacas Demo_manual_18.gsp O objetivo deste capítulo é explicar

Leia mais

MEMÓRIA DE CÁLCULO PRÉMIO SECIL UNIVERSIDADES ENGENHARIA CIVIL Fig.1 Vista tridimensional do modelo de cálculo local da viga caixão

MEMÓRIA DE CÁLCULO PRÉMIO SECIL UNIVERSIDADES ENGENHARIA CIVIL Fig.1 Vista tridimensional do modelo de cálculo local da viga caixão MEMÓRIA DE CÁLCULO MATERIAIS Para evitar que uma nova estrutura se torne ostensiva relativamente a outra existente no mesmo local, a solução mais convencional incide em adoptar para a nova construção os

Leia mais

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Departamento de Engenharia Civil ESTRUTURAS DE BETÃO 2. 1ª Parte (SEM CONSULTA)

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Departamento de Engenharia Civil ESTRUTURAS DE BETÃO 2. 1ª Parte (SEM CONSULTA) Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Departamento de Engenharia Civil ESTRUTURS DE ETÃO 2 1ª Parte (SEM CONSULT) 13 de Junho de 2002 1ª Chamada Duração: 1h 1) (4 valores) Figura 1a representa

Leia mais

CYPECAD. Manual do utilizador CYPECAD. Exemplo prático - modelação clássica - volume II. Manual do utilizador

CYPECAD. Manual do utilizador CYPECAD. Exemplo prático - modelação clássica - volume II. Manual do utilizador Software para Arquitetura, Engenharia e Construção CAD CAD Exemplo prático - modelação clássica - volume II 2 IMPORTANTE: ESTE TEXTO REQUER A SUA ATENÇÃO E A SUA LEITURA A informação contida neste documento

Leia mais

Princípios de uso da Alvenaria Estrutural

Princípios de uso da Alvenaria Estrutural Princípios de uso da Alvenaria Estrutural Jean Marie Désir Disponível em http://www.chasqueweb.ufrgs.br/~jeanmarie/eng01208/eng01208.html Sites da disciplina http://www.chasqueweb.ufrgs.br/~jeanmarie/eng01208/eng01208.html

Leia mais

MEMÓRIA DESCRITIVA DE ESTRUTURA

MEMÓRIA DESCRITIVA DE ESTRUTURA PROJECTO TIPO PARA DEPÓSITO INTERMEDIÁRIO DE MEDICAMENTOS MEMÓRIA DESCRITIVA DE ESTRUTURA INDICE INDICE... i 1 INTRODUÇÃO...1 2 LEGISLAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO...1 3 CARACTERIZAÇÃO DO SOLO DE FUNDAÇÃO...1

Leia mais

ESTRUTURAS METÁLICAS E DE MADEIRAS PROF.: VICTOR MACHADO

ESTRUTURAS METÁLICAS E DE MADEIRAS PROF.: VICTOR MACHADO ESTRUTURAS METÁLICAS E DE MADEIRAS PROF.: VICTOR MACHADO UNIDADE II - ESTRUTURAS METÁLICAS DEFINIÇÕES As formas mais comuns de metais ferrosos são o aço, o ferro fundido e o ferro forjado, sendo o aço

Leia mais

INTERFACE GRÁFICO PARA ANÁLISE NÃO-LINEAR DE PÓRTICOS PLANOS SUJEITOS A CARGAS DINÂMICAS E/OU ESTÁTICAS

INTERFACE GRÁFICO PARA ANÁLISE NÃO-LINEAR DE PÓRTICOS PLANOS SUJEITOS A CARGAS DINÂMICAS E/OU ESTÁTICAS MÉTODOS COMPUTACIONAIS EM ENGENHARIA Lisboa, 31 de Maio 2 de Junho, 2004 APMTAC, Portugal 2004 INTERFACE GRÁFICO PARA ANÁLISE NÃO-LINEAR DE PÓRTICOS PLANOS SUJEITOS A CARGAS DINÂMICAS E/OU ESTÁTICAS H.

Leia mais

Editor de painéis de lajes

Editor de painéis de lajes Editor de painéis de lajes O menu para lançamento de paineis de lajes tem comandos orientados para o posicionamento de chapas tamanho padrão, retangulares fora de padrão e recortadas. O desenho com painel

Leia mais

O que é Resistência dos Materiais?

O que é Resistência dos Materiais? Roteiro de aula O que é Resistência dos Materiais? Definições Resistência x Rigidez Análise x Projeto Áreas de Aplicação Forças externas Esforços internos Elementos estruturais Hipóteses básicas Unidades

Leia mais

PROJECTO DE ESTABILIDADE BETÃO ARMADO, ESCAVAÇÃO E CONTENÇÃO PERIFÉRICA

PROJECTO DE ESTABILIDADE BETÃO ARMADO, ESCAVAÇÃO E CONTENÇÃO PERIFÉRICA PROJECTO DE ESTABILIDADE BETÃO ARMADO, ESCAVAÇÃO E CONTENÇÃO PERIFÉRICA CONSTRUÇÃO DE QUARTEL / SEDE DA ASSOCIAÇÃO ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DO BOMBARRAL PRAÇA DA RÉPUBLICA BOMBARRAL

Leia mais

Pré-dimensionamento das fôrmas dos elementos de concreto

Pré-dimensionamento das fôrmas dos elementos de concreto Pré-dimensionamento das fôrmas dos elementos de concreto China International Trust&Investment Plaza CITIC - Sky Central Plaza - 1997 Guangzhou/China (391m/322m) Referência: Introdução à concepção estrutural

Leia mais

MEGANT. Ligador não aparente removível Chapa tridimensional furada em liga de alumínio MEGANT - 01 GAMA COMPLETA POTENTE ÚNICO UNIVERSAL

MEGANT. Ligador não aparente removível Chapa tridimensional furada em liga de alumínio MEGANT - 01 GAMA COMPLETA POTENTE ÚNICO UNIVERSAL MEGANT Ligador não aparente removível Chapa tridimensional furada em liga de alumínio GAMA COMPLETA Disponível em 9 variações, satisfaz de modo eficaz quaisquer exigências de carga CAMPOS DE EMPREGO Junções

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2018/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

Estruturas de Aço e Madeira Aula 06 Vigas de Alma Cheia (1)

Estruturas de Aço e Madeira Aula 06 Vigas de Alma Cheia (1) Estruturas de Aço e Madeira Aula 06 Vigas de Alma Cheia (1) - Introdução: Estados Limites Últimos para Vigas - Ideias Básicas para o Dimensionamento de Vigas em Aço - Classificação das Vigas Metálicas

Leia mais

3. Metodologia utilizada na modelagem numérica dos conglomerados

3. Metodologia utilizada na modelagem numérica dos conglomerados 52 3. Metodologia utilizada na modelagem numérica dos conglomerados Neste capítulo apresenta-se a metodologia utilizada para a determinação das propriedades mecânicas dos conglomerados, utilizando a interpretação

Leia mais

Modificações incorporadas a e 13.2 após a edição do manual

Modificações incorporadas a e 13.2 após a edição do manual Revisão 13.2.02 Modificações incorporadas a e 13.2 após a edição do manual Grupos e novas colunas em ficheiros de SQL Server Quando se selecionar na função Ficheiro>Configurar bases de dados a opção SQL

Leia mais

SÉRIE M 1 FOLHA / 2 FOLHAS BATENTE 1 FOLHA BATENTE

SÉRIE M 1 FOLHA / 2 FOLHAS BATENTE 1 FOLHA BATENTE SÉRIE M SÉRIE M 1 FOLHA / 2 FOLHAS BATENTE 1 FOLHA BATENTE SÉRIE M SÉRIE M 8 1 FOLHA / 2 FOLHAS BATENTE Caracterização Modelo Tipologia P1M (EI 60) 1 folha de batente P90M (EI 90) 1 folha de batente

Leia mais

série Difusores de deslocamento

série Difusores de deslocamento série 90 Difusores de www.koolair.com SÉRIE S-90 1 ÍNDICE Descrição geral Série S-90 2 S-90-C Circular 3 S-90-SC Semicircular 6 S-90-CC Em forma de quadrante 9 S-90-R Rectangular 12 S-90-R3 Rectangular

Leia mais

Exercícios Aulas Práticas 2004/2005

Exercícios Aulas Práticas 2004/2005 Exercícios Aulas Práticas 2004/2005 Manuel Teixeira Brás César Mário Nuno Moreira Matos Valente 1/17 2/17 Tema: Corpos Rígidos: Sistemas Equivalentes de Forças 7 - Uma força de 150 N é aplicada à alavanca

Leia mais

Capítulo 9 Vigas sujeitas às cargas transversais, tensão de corte = 0, 24,8MPa. = 2,5MPa, Apoio em cima

Capítulo 9 Vigas sujeitas às cargas transversais, tensão de corte = 0, 24,8MPa. = 2,5MPa, Apoio em cima Capítulo 9 Vigas sujeitas às cargas transversais, tensão de corte Problema A viga da figura ao lado está sujeita à carga indicada. Calcule: a) A tensão normal máxima b) A tensão de corte máxima c) As tensões

Leia mais

ESTRUTURAS DE BETÃO ARMADO II

ESTRUTURAS DE BETÃO ARMADO II ESTRUTURAS DE BETÃO ARMADO II ENUNCIADOS DOS EXERCÍCIOS DAS AULAS PRÁTICAS 2002/2003 PROBLEMA 1.1 Considere o pavimento representado na figura e constituído por dois painéis de laje aligeirada de vigotas.

Leia mais

SÉRIE W. 1 Fotografia geral

SÉRIE W. 1 Fotografia geral SÉRIE W SÉRIE W Fotografia geral 4 FOLHA / FOLHAS VAIVÉM Caracterização Modelo Tipologia WGL folha de vaivém WGL folhas de vaivém Certificações Grau pára-chamas (NF 04.0) Grau corta-fogo (NF 04.0) PF 30

Leia mais

TecnoMETAL. A solução ideal para você projetar, detalhar e calcular estruturas de aço.

TecnoMETAL. A solução ideal para você projetar, detalhar e calcular estruturas de aço. TecnoMETAL A solução ideal para você projetar, detalhar e calcular estruturas de aço. B&P Soluções em Tecnologia e Informação Ltda. Rua Perpétua Teles 11 Petrópolis Porto Alegre RS Brasil CEP 90460-120

Leia mais