1.1. ANÁLISE DOS DADOS AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA: respondida por alunos, professores e coordenadores

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1.1. ANÁLISE DOS DADOS AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA: respondida por alunos, professores e coordenadores"

Transcrição

1 1.1. ANÁLISE DOS DADOS AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA: respondida por alunos, professores e coordenadores O questionário aplicado na Avaliação Interna passou por algumas atualizações em 2013, o número de questões sofreu uma redução em relação ao segundo semestre de 2012 e, principalmente a parametrização da escala de respostas foi alterada. Até 2012 a escala de respostas era definida pelos conceitos Muito bom, Bom, Regular, Deficiente e Muito deficiente, a partir de 2013 passou a ser definida pelos conceitos Extremamente satisfeito e Muito insatisfeito, numa escala de 1 a 5, onde 1 significa Muito insatisfeito e 5 significa Extremamente satisfeito. Para critério de análise, convencionou-se que a soma dos conceitos 3, 4, e 5, em cada aspecto, expressaria o índice de satisfação e que a soma dos conceitos 1 e 2, o índice de insatisfação dos respondentes. Foram consideradas potencialidades as três questões que apresentaram maior índice na somatória dos conceitos 3, 4 e 5 (desde que maior ou igual a 50%). Já para os aspectos considerados fragilidades, considerou-se a identificação das questões que apresentaram 25% ou mais na somatória dos conceitos 1 e 2. No segundo semestre de 2013, dando continuidade ao processo de aprimoramento da Avaliação Interna, decidiu-se alterar novamente o critério de análise dos resultados. O índice de satisfação passou a ser expressado pela soma dos conceitos 4 e 5. O conceito 3 passou a ser considerado neutro, podendo ser apontado como ponto de atenção dependendo da tendência. Já o índice de insatisfação continuou sendo considerado o somatório dos conceitos 1 e 2. Quanto aos critérios para definição das potencialidades e fragilidades não ocorreram alterações. Em 2014, quanto aos critérios para definição das potencialidades e fragilidades, decidiuse fazer apenas uma adequação, passando a considerar fragilidades as três questões que apresentaram índices maiores ou iguais a 25% de insatisfação (somatória dos conceitos 1 e 2). Para as potencialidades, manteve-se o mesmo critério: as três questões com os melhores índices de Satisfação (somatória dos conceitos 4 e 5) desde que iguais ou acima de 50%. Para 2015, não houve alteração no critério de análise dos resultados da Avaliação Interna. A meta de adesão para este período avaliativo foi de 60% para os alunos e de 90% para os docentes.

2 O corpo discente atingiu 70,4% de adesão no segundo semestre de 2015 (de um total de 9776 avaliadores, 6948 alunos responderam). O índice de adesão discente no primeiro semestre foi de 74,3%. Desde os índices de adesão se mantêm sempre acima da meta estipulada. O corpo docente ultrapassou a meta, atingindo 95% de adesão (de um total de 297 avaliadores, 282 professores responderam a avaliação), sendo que esses índices vêm em um crescendo desde o 2º semestre de 2008, quando a adesão foi de 65%. Estes dados apontam para um processo de consolidação da cultura avaliativa entre a comunidade acadêmica da IES. O ISA, Índice de Satisfação do Aluno, é a média obtida da nota geral atribuída ao campus e da nota geral atribuída ao professor, pelos alunos, possuindo uma variação de 0 a 5 pontos. O Índice de Satisfação do Aluno ISA constitui um referencial que permite uma visão consolidada com relação à qualidade da instituição do ponto de vista do aluno em dois aspectos: campus (por meio da média aritmética da nota atribuída ao campus e aos professores do mesmo campus) e curso (por meio da média aritmética da nota do curso e da nota do professor). A análise do Índice de Satisfação do Aluno com relação à Instituição sinaliza que, no geral, a instituição atende as expectativas dos alunos e que, enquanto os campi permanecem nos níveis médios da avaliação, os professores atingem os patamares mais elevados, conforme os dados extraídos do gráfico abaixo: O ISA em todos os campi encontra-se acima de 3,5, com exceção do campus Jabaquara que obteve 3,41 (mesmo abaixo de 3,5, o campus Jabaquara apresentou uma evolução em relação ao ISA do ano anterior que foi 3,34). A média do professor alcança patamares acima de 3,87 em todos os campi.

3 Gráfico 1: ISA Campus Fonte: SIA - Estácio UNIRADIAL Como forma de apresentar os principais resultados obtidos na Avaliação Institucional de 2015, foram selecionados os dados que ilustram a avaliação do campus, dos cursos e da disciplina/professor, realizada por alunos e professores. Ao analisar as questões que compõem o resultado do campus é possível identificar os aspectos considerados mais vulneráveis pelos alunos: velocidade de internet wi-fi nos campi com índice de insatisfação de 52,8%; atendimento telefônico receptivo e atendimento telefônico ativo com 37,8% e 35,2% respectivamente. Os aspectos que se destacaram como potencialidades foram: a satisfação geral com a biblioteca das unidades com 59,3% de índice de satisfação; limpeza das áreas comuns dos campi e limpeza das salas de aula com 59,2% e 63,1% respectivamente. A avaliação dos professores com relação à Instituição indicou os seguintes aspectos como potencialidades: divulgação do Processo de Avaliação Institucional com índice de satisfação de 80,8%; atuação da Direção Geral do campus com 78,5% e a atuação da Gerência Acadêmica com 70,1%. Quanto às fragilidades, nenhum aspecto ultrapassou o índice mínimo de insatisfação definido nos critérios de análise. No entanto, o aspecto, condições e equipamentos das salas dos professores figurou como ponto de atenção devido a proximidade com o índice mínimo de insatisfação ( 25%).

4 Quanto à avaliação do curso, os aspectos mais bem avaliados pelos alunos foram: satisfação geral com o curso com 51,3% de índice de satisfação; Plano de ensino apresentado pelos professores considerando: objetivos, metodologias de ensino, critérios de avaliação, conteúdos e bibliografia da disciplina com 52,4% e a satisfação geral com o Coordenador do curso com 57,6%. As questões apontadas como fragilidade foram: entrega do prazo correto do material didático impresso das disciplinas com índice de insatisfação de 43,5%; acesso ao material didático digital via Leitor Estácio, em seu próprio equipamento (desktop, notebook, smartphone, etc) com 38,2% de índice de insatisfação. As questões relacionadas às oportunidades oferecidas para participar de Atividades Acadêmicas Complementares (AAC) no âmbito do Ensino, Pesquisa e Extensão também tiveram índices de insatisfação relevantes e mereceram atenção dos coordenadores e gestores. Os professores atribuíram conceitos altos para todas as questões que compõem a avaliação do curso (acima de 70% de índice de satisfação). Constituíram destaques, os seguintes aspectos: A atuação do coordenador do curso com 85,9% de índice de satisfação; Qualidade do projeto pedagógico do curso com 82% e Nível de efetiva implementação do Projeto Pedagógico de Curso com 79,8%. Vale destacar que os aspectos mais bem avaliados pelos alunos fazem referência ao corpo docente. Entre as questões mais bem avaliadas estão: Assiduidade (frequência às aulas) e a pontualidade com 82,3% de índice de satisfação; Satisfação referente à coerência entre o conteúdo ministrado e o que é cobrado nas avaliações com 74,7% e Satisfação com o domínio do professor em relação ao conteúdo da disciplina com 74,2% de índice de satisfação. As fragilidades apontadas na Avaliação Institucional geram Planos de Ação que são sistematicamente acompanhados pela CPA. Quanto à Pesquisa de Clima Organizacional, que é aplicada anualmente para todos os colaboradores (docentes e técnico-administrativos), a CPA fez um estudo dos dados que foram disponibilizados para compreender a realidade dos campi de São Paulo. As dimensões avaliadas na Pesquisa de Clima Organizacional foram: Treinamento e Desenvolvimento, Comunicação, Cultura e Valores, Reconhecimento e Incentivos, Liderança, Suporte Organizacional, Engajamento. Como forma de ilustrar os resultados dessa pesquisa, são apresentados os índices de favorabilidade das dimensões avaliadas. É válido destacar que os resultados da Pesquisa de Clima Organizacional foram amplamente debatidos pelos gestores da IES, de forma global e em seus

5 respectivos campi. A CPA, com o objetivo de destacar desse universo de dados os pontos principais que se apresentam como potencialidades e fragilidades, selecionou os três aspectos com menos de 50% de favorabilidade (fragilidade) e os três aspectos com 50% ou mais de favorabilidade (potencialidade). Nos resultados gerais, observa-se uma evolução em relação aos resultados apresentados no ano anterior em quase todas as dimensões avaliadas. Os melhores índices de favorabilidade foram obtidos pelas dimensões: Treinamento e Desenvolvimento (70%), Cultura e Valores (69%), Engajamento (69%). Nenhuma dimensão ficou abaixo dos 54%. Importante ressaltar que estas dimensões alcançaram resultados diferenciados nos campi. Apenas o campus Chácara apresentou índices de favorabilidade abaixo de 50%: dimensão Comunicação (45%), Suporte Organizacional (45%) e Reconhecimento e Incentivos (44%). Todas as outras dimensões atingiram média acima de 50%. Os melhores resultados concentram-se nas dimensões: Cultura e Valores, Engajamento, e Treinamento e Desenvolvimento e Liderança, onde todos os campi alcançaram médias acima de 50%. As questões menos favoráveis indicam os aspectos que devem ser desenvolvidos pelos diferentes setores da instituição, com propostas e ações de melhoria. Destacamos a seguir os principais aspectos com menores índices de favorabilidade por campus: Na unidade Jabaquara, as questões com menos índice de favorabilidade foram: adequadas (docentes 21% e administrativos 24%); - Meu salário é adequado em relação ao de outras pessoas que exercem as mesmas funções que eu, em outra empresa do setor de educação (administrativos 19%); - Eu tenho os recursos suficientes que preciso para fazer o meu trabalho (docentes 35%). Na unidade Chácara Flora, as questões com menor índice de favorabilidade foram: - Existem oportunidades na Empresa que me permitem crescer profissionalmente (docentes 11%). - Os sistemas (tecnologias) que dão suporte às minhas atividades são adequados (administrativos 27%); adequadas (administrativo 33%). Na unidade Brooklin, as questões foram: adequadas (docentes 47% e administrativos 41%);

6 - Meu salário é adequado em relação ao de outras pessoas que exercem as mesmas funções que eu, em outra empresa do setor de educação (administrativos 25%); - As condições em meu trabalho facilitam eu ser tão produtivo quanto posso ser (docentes 47%). Na unidade Santo Amaro: - Meu salário é adequado em relação ao de outras pessoas que exercem as mesmas funções que eu, em outra empresa do setor de educação (administrativos 20%); - Eu tenho os recursos suficientes que preciso para fazer o meu trabalho (administrativos 24%); adequadas (docentes 38%). Na unidade Interlagos, as questões foram: adequadas (docentes 46% e administrativos 38%); - Eu tenho os recursos suficientes que preciso para fazer o meu trabalho (docentes 46% e administrativos 27%); - Meu salário é adequado em relação ao de outras pessoas na Empresa, que exercem as mesmas funções que eu (administrativos 30%). Na Vila dos Remédios, as questões com menor índice de favorabilidade foram: adequadas (administrativos 29%); - Os sistemas (tecnologias) que dão suporte às minhas atividades são adequados (administrativos 36%); - Meu salário é adequado em relação ao de outras pessoas que exercem as mesmas funções que eu, em outra empresa do setor de educação (administrativos 36%);

1.1. ANÁLISE DOS DADOS 1.1.1. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA: respondida por alunos, professores e coordenadores

1.1. ANÁLISE DOS DADOS 1.1.1. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA: respondida por alunos, professores e coordenadores 1.1. ANÁLISE DOS DADOS 1.1.1. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA: respondida por alunos, professores e coordenadores No primeiro semestre de 2013 o questionário aplicado na Avaliação Interna passou por algumas

Leia mais

PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PAI 2012

PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PAI 2012 FACULDADE AMADEUS PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PAI 2012 ORGANIZAÇÃO: COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE AMADEUS - CPA REPRESENTANTES Presidente: Eduardo de Andrade Gonçalves Vice-presidente:

Leia mais

ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DOCENTE INSTITUCIONAL CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DOCENTE INSTITUCIONAL CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ELETRÔNICA 2016 NOTA EXPLICATIVA: I A metodologia de análise dos dados relativos à Avaliação Institucional Eletrônica /2016 considerou: a) os dados gerais da instituição, visando

Leia mais

Missão Visão Valores VALORES INOVAÇÃO RESULTADO ÉTICA FOCO NO ALUNO QUALIDADE SIMPLICIDADE GENTE E MERITOCRACIA

Missão Visão Valores VALORES INOVAÇÃO RESULTADO ÉTICA FOCO NO ALUNO QUALIDADE SIMPLICIDADE GENTE E MERITOCRACIA Missão Visão Valores Promover a formação e ascensão profissional dos nossos alunos através de uma educação de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das comunidades onde atuamos Ser

Leia mais

ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DOCENTE INSTITUCIONAL CURSO DE ENGENHARIA CIVIL NOTURNO

ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DOCENTE INSTITUCIONAL CURSO DE ENGENHARIA CIVIL NOTURNO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ELETRÔNICA 2016 NOTA EXPLICATIVA: I A metodologia de análise dos dados relativos à Avaliação Institucional Eletrônica /2016 considerou: a) os dados gerais da instituição, visando

Leia mais

ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DOCENTE INSTITUCIONAL

ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DOCENTE INSTITUCIONAL AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ELETRÔNICA 2015 NOTA EXPLICATIVA: I A metodologia de análise dos dados relativos à Avaliação Institucional Eletrônica /2015 considerou: a) os dados gerais da instituição, visando

Leia mais

PLANO DE AÇÃO

PLANO DE AÇÃO INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO SUPERIOR COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO PLANO DE AÇÃO 2016-207 São Luís 2016 1 INTRODUÇÃO O plano de ações da CPA define os rumos dos trabalhos que serão desenvolvidas pela

Leia mais

RELATÓRIO DA AUTO AVALIAÇÃO CICLO 8

RELATÓRIO DA AUTO AVALIAÇÃO CICLO 8 Instituto Paulista de Ensino FIPEN CPA - Comissão Própria de Avaliação RELATÓRIO DA AUTO AVALIAÇÃO CICLO 8 Dezembro/2014 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 4 A O PROCESSO DE AUTO AVALIACÃO... 6 B - DIMENSÕES... 7 1.

Leia mais

Relatório Parcial Comissão Própria de Avaliação 2015

Relatório Parcial Comissão Própria de Avaliação 2015 Relatório Parcial Comissão Própria de Avaliação 15 Infraestrutura - DISCENTES Quadro 1. Questões respondidas pelos discentes em relação à estrutura da Instituição QUESTÕES ITEM AVALIADO 1 Espaço físico

Leia mais

FACULDADE BARRETOS COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA

FACULDADE BARRETOS COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA FACULDADE BARRETOS COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DISCENTES Barretos, Março 2010 RELATÓRIO FINAL DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATOR: Prof. Dr. Rodrigo Ruiz Sanches

Leia mais

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL LEVANTAMENTO DAS MEDIDAS REALIZADAS

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL LEVANTAMENTO DAS MEDIDAS REALIZADAS AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL LEVANTAMENTO DAS MEDIDAS REALIZADAS RELATÓRIO DO CURSO DE ZOOTECNIA CPA 2011/12 Porto Velho RO 2011/2012 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA Profª Drª. Nelice Milena Batistelli

Leia mais

INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO DIRETORIA ACADÊMICA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA

INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO DIRETORIA ACADÊMICA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO DIRETORIA ACADÊMICA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO DOCENTE SÃO LUÍS 2012 1. INTRODUÇÃO O Plano de Desenvolvimento Institucional PDI do Instituto

Leia mais

ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DOCENTE INSTITUCIONAL CURSO DE ENGENHARIA CIVIL INTEGRAL

ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DOCENTE INSTITUCIONAL CURSO DE ENGENHARIA CIVIL INTEGRAL AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ELETRÔNICA 2016 NOTA EXPLICATIVA: I A metodologia de análise dos dados relativos à Avaliação Institucional Eletrônica /2016 considerou: a) os dados gerais da instituição, visando

Leia mais

PLANO DE AÇÃO Comissão Própria de Avaliação

PLANO DE AÇÃO Comissão Própria de Avaliação 1 CENTRO EDUCACIONAL VISCONDE DE TAUNAY CEVITA FACULDADES INTEGRADAS DE PARANAÍBA FIPAR COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO PLANO DE AÇÃO Comissão Própria de Avaliação 2010 2 APRESENTAÇÃO O Plano de Ação ora

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2010 FACULDADE DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS DE ITABIRA FACCI

BOLETIM INFORMATIVO AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2010 FACULDADE DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS DE ITABIRA FACCI BOLETIM INFORMATIVO AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2010 FACULDADE DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS DE ITABIRA FACCI 1. Apresentação A FACCI aplicou, entre agosto e setembro de 2010, uma pesquisa de

Leia mais

Cadernos de Avaliação Institucional

Cadernos de Avaliação Institucional CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE GRADUAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO - CPA Cadernos de Avaliação Institucional Administração Resultado da Avaliação do Curso Corpo

Leia mais

RELATÓRIO GERAL AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2012

RELATÓRIO GERAL AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2012 RELATÓRIO GERAL AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2012 2012 Dados da Instituição FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DO SUL DE MINAS - FACESM Código: 508 Faculdade privada sem fins lucrativos Estado: Minas Gerais

Leia mais

Pesquisa de Satisfação

Pesquisa de Satisfação Pesquisa de Satisfação Análise dos dados Ciclo de Estudos Avançados Tema: REDAÇÃO: práticas textuais de leitura e escrita. Período: 9/3 a 4/5/217, quintas-feiras às 17h. Professora Responsável: Ma. Denise

Leia mais

ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DOCENTE INSTITUCIONAL

ANÁLISE DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DOCENTE INSTITUCIONAL AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ELETRÔNICA 2015 NOTA EXPLICATIVA: I A metodologia de análise dos dados relativos à Avaliação Institucional Eletrônica /2015 considerou: a) os dados gerais da instituição, visando

Leia mais

Dimensão 3: Responsabilidade Social da Instituição de Ensino Superior

Dimensão 3: Responsabilidade Social da Instituição de Ensino Superior 72 73 No que concerne na autoavaliação para o ensino, pesquisa, a pós-graduação e a extensão, os dados apontam a satisfação para as questões da dimensão 2. Com exceção, do nível de formação dos alunos

Leia mais

Cadernos de Avaliação Institucional

Cadernos de Avaliação Institucional CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE GRADUAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO - CPA Cadernos de Avaliação Institucional Engenharia de Minas Araxá Resultado da Avaliação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. A articulação das atividades de pesquisa, com as demais atividades acadêmicas, é...

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. A articulação das atividades de pesquisa, com as demais atividades acadêmicas, é... A articulação das atividades de pesquisa, com as demais atividades acadêmicas, é... Página 1944 de 4930 A qualidade do ensino ministrado pelos professores, ao longo do seu curso, tem sido... Página 1945

Leia mais

Representante do corpo técnicoadministrativo. Comissão Gislei Amorim de Souza Rondon e Neiva Propodoski Representantes do corpo docente

Representante do corpo técnicoadministrativo. Comissão Gislei Amorim de Souza Rondon e Neiva Propodoski Representantes do corpo docente AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR Gláucia Cristina Negreiros Silva Fonseca Representante do corpo técnicoadministrativo e Coordenadora da Comissão Gislei Amorim de Souza Rondon e Neiva Propodoski

Leia mais

Relatório Produzido Pela Comissão Própria de Avaliação CPA. Referência Ano de 2016

Relatório Produzido Pela Comissão Própria de Avaliação CPA. Referência Ano de 2016 Relatório Produzido Pela Comissão Própria de Avaliação CPA Referência Ano de 2016 1 INTRODUÇÃO O processo de avaliação do desempenho organizacional da FAM é desenvolvido a partir das diretrizes constantes

Leia mais

RELATÓRIO PESQUISA DE SATISFAÇÃO 2012

RELATÓRIO PESQUISA DE SATISFAÇÃO 2012 1 de 59 INICIAR RELATÓRIO PESQUISA DE SATISFAÇÃO RECURSOS HUMANOS & INSIGHT GESTÃO Resultado Final Anos Média Simples Todas as Perguntas Média Ponderada Usando as 3 Perguntas Finais 2010 58% 69% 72% 2011

Leia mais

Síntese da Avaliação. WebSAI Etec de Carapicuíba

Síntese da Avaliação. WebSAI Etec de Carapicuíba da Avaliação WebSAI 2012 Etec de Carapicuíba 144 Carapicuíba A avaliação desta unidade foi o resultado da pesquisa WebSAI, realizada em novembro de 2012, envolvendo as comunidades escolares, dados institucionais

Leia mais

Síntese da Avaliação. WebSAI Etec de São Paulo

Síntese da Avaliação. WebSAI Etec de São Paulo da Avaliação WebSAI 2012 Etec de São Paulo 18 São Paulo A avaliação desta unidade foi o resultado da pesquisa WebSAI, realizada em novembro de 2012, envolvendo as comunidades escolares, dados institucionais

Leia mais

Pesquisa Mestrado Alunos Regulares/Disciplinas Isoladas. Turma 2016/ º semestre de Estado e Administração

Pesquisa Mestrado Alunos Regulares/Disciplinas Isoladas. Turma 2016/ º semestre de Estado e Administração Pesquisa Mestrado Alunos Regulares/Disciplinas Isoladas Turma 2016/2018 2º semestre de 2016 Estado e Administração 1 Análise dos dados Pesquisa Mestrado Alunos Regulares/Disciplinas Isoladas Turma 2016/2018

Leia mais

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA COORDENADORIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COAI COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PARTE I O DISCENTE AVALIA AS AÇÕES DO CURSO Prezado(a)

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER Portaria do MEC 688, de 25 de maio de 2012.

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER Portaria do MEC 688, de 25 de maio de 2012. CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER Portaria do MEC 688, de 25 de maio de 2012. PLANO DE AÇÃO E MELHORIAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL MODALIDADE A DISTÂNCIA CURITIBA 2015 1 Plano de de Melhorias

Leia mais

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2009.1 CORPO DOCENTE 2009.1 Auto-avaliação docente - 2009.1 Pontualidade no início e término das aulas 14,29% 28,57% Compatibilidade

Leia mais

Campus Sorriso. FORMULÁRIO PARA COLETA DE OPINIÕES DOS DISCENTES Questionário Avaliação Discente CPA SRS 3 semestre Gestão ambiental

Campus Sorriso. FORMULÁRIO PARA COLETA DE OPINIÕES DOS DISCENTES Questionário Avaliação Discente CPA SRS 3 semestre Gestão ambiental Campus Sorriso FORMULÁRIO PARA COLETA DE OPINIÕES DOS DISCENTES Questionário Avaliação Discente CPA SRS 3 semestre Gestão ambiental Esta pesquisa tem por objetivo obter informações sobre as variáveis em

Leia mais

Pesquisa Mestrado Alunos Regulares/Disciplinas Isoladas. Turma 2016/ º semestre de Ordem Social e Novos Sujeitos

Pesquisa Mestrado Alunos Regulares/Disciplinas Isoladas. Turma 2016/ º semestre de Ordem Social e Novos Sujeitos Pesquisa Mestrado Alunos Regulares/Disciplinas Isoladas Turma 2016/2018 1º semestre de 2016 Ordem Social e Novos Sujeitos 1 Análise dos dados Pesquisa Mestrado Alunos Regulares/Disciplinas Isoladas Turma

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES

MANUAL DE INSTRUÇÕES MANUAL DE INSTRUÇÕES 2014 / 1 1. Sobre a Avaliação Institucional A LDB (Lei de Diretrizes e Bases 9394/96) consolidou como pilar essencial da educação superior, a necessidade dos processos de avaliação,

Leia mais

Pesquisa Mestrado Alunos Regulares/Disciplinas Isoladas. Turma 2016/ º semestre de Horizontalização dos Direitos Fundamentais Sociais

Pesquisa Mestrado Alunos Regulares/Disciplinas Isoladas. Turma 2016/ º semestre de Horizontalização dos Direitos Fundamentais Sociais Pesquisa Mestrado Alunos Regulares/Disciplinas Isoladas Turma 2016/2018 2º semestre de 2016 Horizontalização dos Direitos Fundamentais Sociais 1 Análise dos dados Pesquisa Mestrado Alunos Regulares/Disciplinas

Leia mais

Síntese da Avaliação. WebSAI Etec Francisco Garcia - Mococa

Síntese da Avaliação. WebSAI Etec Francisco Garcia - Mococa da Avaliação WebSAI 2012 Etec Francisco Garcia - Mococa 60 Mococa A avaliação desta unidade foi o resultado da pesquisa WebSAI, realizada em novembro de 2012, envolvendo as comunidades escolares, dados

Leia mais

Síntese da Avaliação. WebSAI Etec Jacinto Ferreira de Sá - Ourinhos

Síntese da Avaliação. WebSAI Etec Jacinto Ferreira de Sá - Ourinhos da Avaliação WebSAI 2012 Etec Jacinto Ferreira de Sá - Ourinhos 66 Ourinhos A avaliação desta unidade foi o resultado da pesquisa WebSAI, realizada em novembro de 2012, envolvendo as comunidades escolares,

Leia mais

Pesquisa Mestrado Alunos Regulares. Turma 2017/ º semestre de Metodologia e Análise do Discurso Jurídico

Pesquisa Mestrado Alunos Regulares. Turma 2017/ º semestre de Metodologia e Análise do Discurso Jurídico Pesquisa Mestrado Alunos Regulares Turma 2017/2019 1º semestre de 2017 Metodologia e Análise do Discurso Jurídico 1 Análise dos dados Pesquisa Mestrado Alunos Regulares Turma 2017/2019 1º semestre de 2017

Leia mais

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA)

PESQUISA AVALIATIVA GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) PESQUISA AVALIATIVA 2013.2 GERAL (GRADUAÇÃO TRADICIONAL E TECNOLÓGICA) 2015 1 GRÃO CHANCELER DOM MURILO SEBASTIÃO RAMOS KRIEGER REITOR PROF. DR. PE. MAURÍCIO DA SILVA FERREIRA SUPERINTENDENTE ACADÊMICA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS NÚCLEO DE AVALIAÇÃO DA UNIDADE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS NÚCLEO DE AVALIAÇÃO DA UNIDADE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS NÚCLEO DE AVALIAÇÃO DA UNIDADE RELATÓRIO DA ANÁLISE DOS DADOS DA AVALIAÇÃO DO SEMESTRE 2014/2 DA FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS:

Leia mais

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA COORDENADORIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COAI COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PARTE I O DOCENTE AVALIA AS AÇÕES DO CURSO Prezado(a)

Leia mais

Questões Nota % DE NOTAS 4 e 5

Questões Nota % DE NOTAS 4 e 5 O conhecimento adquirido no curso com relação às suas necessidades profissionais (as suas necessidades profissionais foram atendidas com o conhecimento adquirido? Pontue de 1 a 5) 1 - Um - Fraco - 12 (2.19%)

Leia mais

RELATÓRIO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2011 PESQUISA REALIZADA JUNTO AOS PROFESSORES

RELATÓRIO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2011 PESQUISA REALIZADA JUNTO AOS PROFESSORES RELATÓRIO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 011 PESQUISA REALIZADA JUNTO AOS PROFESSORES DEZEMBRO DE 011 I DADOS DA INSTITUIÇÃO Nome: FACULDADES OPET Código da IES: 5403 Instituição privada com fins lucrativos

Leia mais

Recursos no Processo Civil

Recursos no Processo Civil Recursos no Processo Civil Indicador: pesquisa de satisfação do usuário dos grupos de estudos Periodicidade: por atividade de pesquisa Método de cálculo: formulário disponibilizado para os participantes

Leia mais

RESULTADOS AVALIAÇÃO DE CURSO 2016/1

RESULTADOS AVALIAÇÃO DE CURSO 2016/1 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA/UFSC RESULTADOS AVALIAÇÃO DE CURSO 2016/1 CPA Processo de Avaliação Diagnóstico (Fragilidades e potencialidades) Feedback (objetivos alcançados?) Formativo (produz informações)

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO DE 2016 DO CAMPUS BELÉM RELATÓRIO PARCIAL

Leia mais

AEMS-ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA DE MS FACULDADES INTEGRADAS DE TRÊS LAGOAS RELATÓRIO GERAL RESPOSTA DE ALUNOS DA I.E.S. 2º SEMESTRE DE 2015

AEMS-ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA DE MS FACULDADES INTEGRADAS DE TRÊS LAGOAS RELATÓRIO GERAL RESPOSTA DE ALUNOS DA I.E.S. 2º SEMESTRE DE 2015 AEMS-ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA DE MS FACULDADES INTEGRADAS DE TRÊS LAGOAS RELATÓRIO GERAL RESPOSTA DE ALUNOS DA I.E.S. 2º SEMESTRE DE 2015 1.1 Organização Institucional Q1 Cumprimento da missão das

Leia mais

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE ENSINO SUPERIOR UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS RELATÓRIO GERAL RESPOSTA DE ALUNOS DA I.E.S. 1º SEMESTRE DE 2016

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE ENSINO SUPERIOR UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS RELATÓRIO GERAL RESPOSTA DE ALUNOS DA I.E.S. 1º SEMESTRE DE 2016 ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE ENSINO SUPERIOR UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS RELATÓRIO GERAL RESPOSTA DE ALUNOS DA I.E.S. 1º SEMESTRE DE 2016 1.1 Organização Institucional Q1 Cumprimento da missão

Leia mais

QUESTIONÁRIO DOCENTES 2014

QUESTIONÁRIO DOCENTES 2014 QUESTIONÁRIO DOCENTES 2014 Prezado Professor, O presente questionário fez parte da Avaliação Institucional Interna do ITES, conduzida pela CPA (Comissão Própria de Avaliação). As abstenções foram desconsideradas.

Leia mais

Pesquisa Mestrado Alunos Regulares/Disciplinas Isoladas 2015/ º semestre de Teoria do Direito

Pesquisa Mestrado Alunos Regulares/Disciplinas Isoladas 2015/ º semestre de Teoria do Direito Pesquisa Mestrado Alunos Regulares/Disciplinas Isoladas 215/217 1º semestre de 215 Teoria do Direito 1 Análise dos dados Pesquisa Mestrado Alunos Regulares/Disciplinas Isoladas 215/217 1º semestre de 215

Leia mais

APÊNDICE A Questionários Aplicados

APÊNDICE A Questionários Aplicados APÊNDICE A Questionários Aplicados CPA Comissão Própria de Avaliação 60 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS SERTÃOZINHO COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA AUTOAVALIAÇÃO

Leia mais

IQO ITES QUESTIONARIO ONLINE

IQO ITES QUESTIONARIO ONLINE IQO ITES QUESTIONARIO ONLINE Q. Docentes Media: 1:14:46 QUESTIONÁRIO DOCENTES 215 Prezado Professor, O presente questionário faz parte da Avaliação Institucional Interna do ITES, conduzida pela CPA (Comissão

Leia mais

Pesquisa Mestrado Alunos Regulares/Disciplinas Isoladas 2015/ º semestre de Metodologia e Análise do Discurso Jurídico

Pesquisa Mestrado Alunos Regulares/Disciplinas Isoladas 2015/ º semestre de Metodologia e Análise do Discurso Jurídico Pesquisa Mestrado Alunos Regulares/Disciplinas Isoladas 215/217 1º semestre de 215 Metodologia e Análise do Discurso Jurídico 1 Análise dos dados Pesquisa Mestrado Alunos Regulares/Disciplinas Isoladas

Leia mais

Boletim CPA/UFRPE Curso de Economia Doméstica Campus Dois Irmãos Edição n. 01 Ciclo Avaliativo:

Boletim CPA/UFRPE Curso de Economia Doméstica Campus Dois Irmãos Edição n. 01 Ciclo Avaliativo: Curso de Economia Doméstica Campus Dois Irmãos Edição n. 01 Ciclo Avaliativo: 2012-2014 Apresentando o Boletim CPA: É com enorme satisfação que a Comissão Própria de Avaliação (CPA/UFRPE), responsável

Leia mais

Boletim CPA/UFRPE Curso de Licenciatura em Química Campus Dois Irmãos Edição n. 01 Ciclo Avaliativo:

Boletim CPA/UFRPE Curso de Licenciatura em Química Campus Dois Irmãos Edição n. 01 Ciclo Avaliativo: Curso de Licenciatura em Química Campus Dois Irmãos Edição n. 01 Ciclo Avaliativo: 2012-2014 Apresentando o Boletim CPA: É com enorme satisfação que a Comissão Própria de Avaliação (CPA/UFRPE), responsável

Leia mais

Visualização Completa do Questionários

Visualização Completa do Questionários Visualização Completa do Questionários Informações do Questionário Programa Autoavaliação Institucional UFSM 2016 Questionário Questões Gerais Descrição do Programa A ção do instrumento de autoavaliação

Leia mais

Boletim CPA/UFRPE Curso de Engenharia de Alimentos Unidade Acadêmica de Garanhuns Edição n. 01 Ciclo Avaliativo:

Boletim CPA/UFRPE Curso de Engenharia de Alimentos Unidade Acadêmica de Garanhuns Edição n. 01 Ciclo Avaliativo: Edição n. 01 Ciclo Avaliativo: 2012-2014 Apresentando o Boletim CPA: É com enorme satisfação que a Comissão Própria de Avaliação (CPA/UFRPE), responsável por coordenar os processos internos de avaliação

Leia mais

Relatório Setorial de Autoavaliação

Relatório Setorial de Autoavaliação COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA AUTOAVALIAÇÃO 2011.2 Relatório Setorial de Autoavaliação Síntese das autoavaliações do CURSO DE GESTÃO PÚBLICA Divulgação restrita ao Curso de Gestão Pública Cruz das

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES 2015/1

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES 2015/1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS NÚCLEO DE AVALIAÇÃO DA UNIDADE RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES 2015/1 Em resposta ao Of. Circular Nº 170/2014, da Secretaria de

Leia mais

Pesquisa Mestrado Alunos Regulares/Disciplinas Isoladas 2015/ º semestre de Garantias Penais Processuais da Cidadania

Pesquisa Mestrado Alunos Regulares/Disciplinas Isoladas 2015/ º semestre de Garantias Penais Processuais da Cidadania Pesquisa Mestrado Alunos Regulares/Disciplinas Isoladas 215/217 1º semestre de 215 Garantias Penais Processuais da Cidadania 1 Análise dos dados Pesquisa Mestrado Alunos Regulares/Disciplinas Isoladas

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA RELATÓRIO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL AVALIAÇÃO DOCENTE PERÍODO 2013 FIQUE SABENDO

FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA RELATÓRIO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL AVALIAÇÃO DOCENTE PERÍODO 2013 FIQUE SABENDO FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA RELATÓRIO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL AVALIAÇÃO DOCENTE PERÍODO 2013 FIQUE SABENDO COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA PORTO VELHO - 2013 COMISSÃO PRÓPRIA DE

Leia mais

FATEP Faculdade Pentágono

FATEP Faculdade Pentágono mantida pelo Instituto Pentágono de Ensino Superior. RELATÓRIO AUTO-AVALIAÇÃO 2012 I. DADOS DA INSTITUIÇÃO Nome/ Código da IES - Faculdade Tecnologia Pentágono - 3978 Caracterização da IES: Particular,

Leia mais

REGULAMENTO DA POLÍTICA DE ACOMPANHAMENTO DOCENTE DA FACULDADE DE ANICUNS POLÍTICA DE ACOMPANHAMENTO DOCENTE

REGULAMENTO DA POLÍTICA DE ACOMPANHAMENTO DOCENTE DA FACULDADE DE ANICUNS POLÍTICA DE ACOMPANHAMENTO DOCENTE REGULAMENTO DA POLÍTICA DE ACOMPANHAMENTO DOCENTE DA FACULDADE DE ANICUNS POLÍTICA DE ACOMPANHAMENTO DOCENTE As atividades desenvolvidas em toda Instituição de Ensino Superior não prescindem de políticas

Leia mais

IUNI Educacional FIS FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS, GERENCIAS E EDUCAÇÃO DE SINOP

IUNI Educacional FIS FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS, GERENCIAS E EDUCAÇÃO DE SINOP IUNI Educacional FIS FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS, GERENCIAS E EDUCAÇÃO DE SINOP RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL R.A.I. Documento elaborado pelos membros da CPA FIS FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS,

Leia mais

OUVIDORIA DO UniCEUB RELATÓRIO TRIMESTRAL DE JANEIRO A MARÇO DE 2016 ANA CLAUDIA MALLAB LOPES CHAMON RONALDO VIANA ANDRADE

OUVIDORIA DO UniCEUB RELATÓRIO TRIMESTRAL DE JANEIRO A MARÇO DE 2016 ANA CLAUDIA MALLAB LOPES CHAMON RONALDO VIANA ANDRADE OUVIDORIA DO UniCEUB RELATÓRIO TRIMESTRAL DE JANEIRO A MARÇO DE 2016 ANA CLAUDIA MALLAB LOPES CHAMON RONALDO VIANA ANDRADE BRASÍLIA DF Abril - 2016 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 2 1 ESTATÍSTICA DE ATENDIMENTOS...

Leia mais

RELATÓRIO GERAL AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ

RELATÓRIO GERAL AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ RELATÓRIO GERAL AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2008-2009 UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ 2009 1. INTRODUÇÃO A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) já realizou duas amplas

Leia mais

P.A.I. PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

P.A.I. PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL P.A.I. PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL O QUE É O P.A.I? O PAI - Programa de Avaliação Institucional, promove os processos de avaliação internos baseados nos preceitos do Ministério da Educação e da

Leia mais

Universidade Federal do Piauí. Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento Diretoria de Informação e Avaliação Institucional

Universidade Federal do Piauí. Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento Diretoria de Informação e Avaliação Institucional Universidade Federal do Piauí Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento Diretoria de Informação e Avaliação Institucional ABRIL/2011 FUNDAMENTOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Constituição Federal (art. 205-214)

Leia mais

FACULDADE DE TALENTOS HUMANOS FACTHUS

FACULDADE DE TALENTOS HUMANOS FACTHUS FACULDADE DE TALENTOS HUMANOS FACTHUS PRÊMIO PAULO FREIRE PROFESSOR DESTAQUE REGULAMENTO UBERABA-MG 2017 PRÊMIO PAULO FREIRE PROFESSOR DESTAQUE REGULAMENTO SUMÁRIO CAPÍTULO I DO PRÊMIO... 03 CAPÍTULO II

Leia mais

GRÁFICO 1: Estrutura geral e local de realização do I Seminário Temático de Planejamento Estratégico FONTE: CT&D/CPE/CPE

GRÁFICO 1: Estrutura geral e local de realização do I Seminário Temático de Planejamento Estratégico FONTE: CT&D/CPE/CPE GRÁFICO 1: Estrutura geral e local de realização do I Seminário Temático de Planejamento Estratégico FONTE: CT&D/CPE/CPE 1. Em adequação do auditório ao número de participantes 95% dos avaliadores consideraram

Leia mais

Síntese da Avaliação

Síntese da Avaliação AAI - Área de Avaliação Institucional da Avaliação SAI / Etec 2008 Centro Paula Souza A avaliação do Centro Paula Souza foi o resultado da pesquisa SAI / Etec 2008, realizada em 140 Etecs e 3 extensões,

Leia mais

Processo eleitoral COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA

Processo eleitoral COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA Processo eleitoral COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA 2015-2018 O QUE É UMA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO? COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO REGIMENTO GERAL A CPA é um órgão de assessoramento do IFRN. Regulamentação:

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CEFET-MG

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CEFET-MG CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CEFET-MG Diretoria Geral Prof. Dr Flávio Antônio dos Santos Vice-Diretoria Profa. Maria Inês Gariglio Diretoria de Graduação Profa. Dra. Suzana Lanna

Leia mais

RELATÓRIO GERENCIAL AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE, CURSO E COORDENADOR DE CURSO GRADUAÇÃO PRESENCIAL REGIME QUADRIMESTRAL

RELATÓRIO GERENCIAL AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE, CURSO E COORDENADOR DE CURSO GRADUAÇÃO PRESENCIAL REGIME QUADRIMESTRAL RELATÓRIO GERENCIAL AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE, CURSO E COORDENADOR DE CURSO GRADUAÇÃO PRESENCIAL REGIME QUADRIMESTRAL MÓDULO B 2015 CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER COMISSÃO PRÓPRIA DE

Leia mais

NAU INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA

NAU INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA NAU INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA Equipe Representação Portaria Giovana da Silva Lenzi (Coordenadora) Gabriela Bettella Cybis (Vice- Coordenadora) Patricia Kruse Klaser Luciana Neves Nunes Esequia

Leia mais

BOLETIM ESPECIAL CPA/2016

BOLETIM ESPECIAL CPA/2016 Unidade Guarapari BOLETIM ESPECIAL CPA/2016 Você sabe o que é CPA? CPA Comissão Própria de Avaliação - é uma comissão de Autoavaliação que tem o objetivo de coordenar e articular o processo interno de

Leia mais

FACULDADE DE PAULÍNIA FACP

FACULDADE DE PAULÍNIA FACP PROJETO DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL FACULDADE DE PAULÍNIA FACP Comissão Própria de Avaliação - CPA Paulínia SP 2005 SUMÁRIO Introdução... 3 1. Princípios... 4 2. Objetivos... 8 3. Metodologia... 9

Leia mais

Comissão. Própria de Avaliação Relatório Ano-Base 2016

Comissão. Própria de Avaliação Relatório Ano-Base 2016 Comissão INSTITUTO FEDERAL Farroupilha Própria de Avaliação Relatório Ano-Base 2016 Núcleo São Borja Anelise Silva Cruz Deise Busnelo Prestes Roos Éderson Tavares dos Santos Renilza Carneiro Disconci Sabrina

Leia mais

RELATÓRIO DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE EXTERNO EMBRAPA MEIO AMBIENTE ANO BASE Sistema de Gestão da Qualidade

RELATÓRIO DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE EXTERNO EMBRAPA MEIO AMBIENTE ANO BASE Sistema de Gestão da Qualidade RELATÓRIO DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE EXTERNO EMBRAPA MEIO AMBIENTE ANO BASE - 2012 Sistema de Gestão da Qualidade 1/13 SUMÁRIO 1. - Introdução.... 3 2. - Metodologia.... 3 2.1 - Amostragem e

Leia mais

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES SOBRE SEU AMBIENTE DE TRABALHO ATRAVÉS DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES SOBRE SEU AMBIENTE DE TRABALHO ATRAVÉS DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES SOBRE SEU AMBIENTE DE TRABALHO ATRAVÉS DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL WILLIAM

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CEFET-MG. Diretor-Geral Prof. Flávio Antônio dos Santos

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CEFET-MG. Diretor-Geral Prof. Flávio Antônio dos Santos CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CEFET-MG Diretor-Geral Prof. Flávio Antônio dos Santos Vice-Diretora Profª. Maria Inês Gariglio Diretora de Graduação Profª. Suzana Lanna Burnier

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO: DOCENTES CAMPUS SOROCABA TABELAS DESCRITIVAS - VISÃO ESTUDANTES

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO: DOCENTES CAMPUS SOROCABA TABELAS DESCRITIVAS - VISÃO ESTUDANTES RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO: DOCENTES CAMPUS SOROCABA TABELAS DESCRITIVAS - VISÃO ESTUDANTES Quanto à contribuição das atividades/disciplinas cursadas até o momento para a formação dos alunos do campus de Sorocaba,

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - BRASILIA

ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - BRASILIA ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - BRASILIA Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA UEPG SINAES ENADE 2009

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA UEPG SINAES ENADE 2009 RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA UEPG SINAES ENADE 2009 Ponta Grossa 2012 REITORIA Reitor João Carlos Gomes Vice-reitor Carlos Luciano Sant Ana Vargas PRÓ-REITORIA

Leia mais

Relatório dos Resultados do Questionário de Satisfação aos Clientes Externos do GPP

Relatório dos Resultados do Questionário de Satisfação aos Clientes Externos do GPP Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral Relatório dos Resultados do Questionário de Satisfação aos Clientes Externos do GPP 2015 Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE - IRATI

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE - IRATI UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE - IRATI Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)

Leia mais

Pesquisa de Satisfação

Pesquisa de Satisfação Pesquisa de Satisfação Análise dos dados Formato do Evento: 3ª Palestra do Fórum Permanente de Direito Civil Tema: Testamento Vital: desdobramentos jurídicos da relação médico-paciente Professores Responsáveis:

Leia mais

AVALIAÇÃO DO CORPO DOCENTE NA VISÃO DOS ALUNOS

AVALIAÇÃO DO CORPO DOCENTE NA VISÃO DOS ALUNOS PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL AVALIAÇÃO DO CORPO DOCENTE NA VISÃO DOS ALUNOS RELATÓRIO PRELIMINAR JOINVILLE/SC 2010 1 APRESENTAÇÃO À Comunidade Acadêmica, Órgãos Colegiados Superiores e Unidades

Leia mais

Considerando a Resolução CSE/UFCG nº 26/2007, que homologa o Regulamento de Ensino de Graduação.

Considerando a Resolução CSE/UFCG nº 26/2007, que homologa o Regulamento de Ensino de Graduação. UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SEMIÁRIDO UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS RESOLUÇÃO

Leia mais

E I X O S

E I X O S 0011 0010 1010 1101 0001 0100 1011 5 E I X O S 10 dimensões 5 eixos 8- Planejamento e Avaliação. 1- Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional. 0011 3- Responsabilidade 0010 1010 1101 Social 0001

Leia mais

ATA DA REUNIÃO DA CPA FEAD - Primeiro Semestre de 2014

ATA DA REUNIÃO DA CPA FEAD - Primeiro Semestre de 2014 ATA DA REUNIÃO DA CPA FEAD - Primeiro Semestre de 2014 Às onze horas do dia dez de junho de dois mil e quatorze, reuniram-se os membros da CPA Comissão Própria de Avaliação da FEAD, sob a presidência da

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES EXECUTADAS PELA CPA- Ano: 2011

RELATÓRIO DE ATIVIDADES EXECUTADAS PELA CPA- Ano: 2011 COMISSÃO PROPRIA DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE ATIVIDADES EXECUTADAS PELA CPA- Ano: 2011 São Luis- MA 2011 1 RELATÓRIO DE ATIVIDADES EXECUTADAS PELA CPA - 2011 Programa de sensibilização de discente, coordenadores

Leia mais

Programa de Formação de Coordenadores de Curso

Programa de Formação de Coordenadores de Curso Programa de Formação de Coordenadores de Curso Coordenação de Avaliação Pró-reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação Universidade Federal do Pampa Instituído pela Lei 10.861 de 14 de Abril

Leia mais

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO CURSO DE FISIOTERAPIA

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO CURSO DE FISIOTERAPIA RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO CURSO DE FISIOTERAPIA No Curso de Fisioterapia, tanto o Enade quanto o Enem assumem lugar de destaque, já que a primeira verificará o nível de formação dos egressos do Curso,

Leia mais

DA AVALIAÇÃO DOCENTE PELO DISCENTE (ADD)

DA AVALIAÇÃO DOCENTE PELO DISCENTE (ADD) DA AVALIAÇÃO DOCENTE PELO DISCENTE (ADD) NOVEMBRO/2017 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL IFMS Endereço: Rua Ceará, 972 - Campo Grande - MS CEP: 79.021-000 CNPJ:

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA Associação de Ensino Superior de Música Rua: José Maria Lisboa, 745 Jardim Paulista São Paulo CEP: 01423-001 CNPJ: 09.126.883/0001-55 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL São

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA RELATÓRIO GERAL DAS AVALIAÇÕES INSTITUCIONAIS

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA RELATÓRIO GERAL DAS AVALIAÇÕES INSTITUCIONAIS COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA RELATÓRIO GERAL DAS AVALIAÇÕES INSTITUCIONAIS - 2014/1 e 2014/2 - Comissão Própria de Avaliação Leonora Maria da Silva Prata Coordenadora Professores Manoel Francisco

Leia mais