Nome da disciplina: Biotecnologia sob uma perspectiva molecular e aplicada

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Nome da disciplina: Biotecnologia sob uma perspectiva molecular e aplicada"

Transcrição

1 Biotecnologia sob uma perspectiva molecular e aplicada 1 Syllabus Nome da disciplina: Biotecnologia sob uma perspectiva molecular e aplicada Série: 2.a série do Ensino Médio Carga Horária Semanal: 75 minutos Duração: Semestral 2.o semestre Docente(s) responsável(eis): Lucianne Leigue e Mariana Lorenzin. Equipe de professor(es): Lucianne Leigue, Mariana Lorenzin, Carolina L Abbate Oreb. Número de vagas em 2018: máximo de 45 por turma. Pré-requisitos: não há. Objetivos: Identificar a importância da biotecnologia para a sociedade e relacioná-la a fatos, tendências, fenômenos e/ou movimentos da atualidade. Descrever e discutir novas tecnologias envolvendo material genético. Planejar e executar métodos e técnicas de pesquisa em laboratório. Identificar e definir ferramentas biotecnológicas. Compreender a estrutura molecular do material genético dos seres vivos. Explorar técnicas de manipulação de material genético e suas possibilidades de aplicação em diversos contextos. Discutir aspectos éticos envolvidos na biotecnologia. Ementa: Definição da Biotecnologia como Ciência. Estrutura e comparação de modelos do material genético (DNA e RNA). Implicações éticas na Biotecnologia. Método Científico. Técnicas e aplicações da manipulação de material genético. Clonagem. Transgenia. Organismos geneticamente modificados. Células tronco. Descrição do curso Este curso visa oferecer uma visão molecular e aplicada à Biotecnologia em seus diferentes campos de atuação (ambiental, industrial e médico), bem como introduzir o aluno ao universo do material genético dos seres vivos, construir o processo de pesquisa em ambientes laboratoriais e estimular o desenvolvimento do pensamento crítico sobre situações e problemas oriundos da biotecnologia, envolvendo aspectos éticos, econômicos, ambientais e sociais. Por meio de leituras e discussão de artigos científicos, experimentos de laboratório, debates em classe, realização de projetos de pesquisa, palestras e visitas a empresas ou laboratórios biotecnológicos, os alunos poderão vivenciar aspectos da carreira do profissional de Biotecnologia.

2 Biotecnologia sob uma perspectiva molecular e aplicada 2 As aulas serão essencialmente práticas, buscando a interatividade nas atividades em grupo e a construção de propostas interdisciplinares por meio do diálogo com áreas do conhecimento como biologia, ética/filosofia, inglês, matemática, química e saúde pública. O conhecimento será construído com a participação ativa do aluno (por meio de atividades práticas, debates, pesquisas em fontes confiáveis e levantamento de dados para debates), mediado pela atuação do professor. Ao final da disciplina, será desenvolvido um projeto de conclusão a partir de situações problema identificadas na sociedade, considerando as contribuições e os impactos da Biotecnologia e manipulação do material genético em sua solução ou remediação. Avaliação: Método: Os alunos serão avaliados ao longo de todo curso e por meio de rubricas nas seguintes situações: a) atividades individuais e em grupo realizadas em aula, como a discussão de casos, participação em debates, respostas a questionários etc (AT), b) avaliação de um projeto de conclusão da disciplina (PC), c) entrega e desempenho dos relatórios das aulas práticas (RE) e d) desempenho em debates (DE). Observação: As avaliações proposta também contarão com momentos de autoavaliação dos alunos, a partir de rubricas descritivas. Critério: MÉDIA GERAL é composta pela média das Notas AT (20%), PC (20%), RE (40%) e DE (20%). 20 AT + 20 PC + 40 RE + 20 DE MÉDIA GERAL = 100 Será considerado aprovado o aluno que apresentar MÉDIA GERAL superior ou igual a 5,0. Norma de Recuperação: Entrega de um trabalho escrito sobre os conteúdos estudados durante o semestre a partir das orientações que serão dadas pelo professor. Bibliografia: Albagli, S. Da biodiversidade a biotecnologia: a nova fronteira da informac a o. Ciência da Informac a o, v. 27, Biotechnologist. Disponível em: Canhos, V. P.; manfio, G. P. Recursos Microbiolo gicos para Biotecnologia. Campinas, Malajovich, M. A. Biotecnología. Segunda Edição, atualizada. Rio de Janeiro, e- book. Disponível em:

3 Biotecnologia sob uma perspectiva molecular e aplicada 3 Programação aula-a-aula: 2ºsemestre 2018 Aula Conteúdo Estratégias utilizadas Bibliografia Observações 1 Apresentação do curso 2 Biologia Estrutura do DNA: conceitos básicos e construção de um modelo de DNA dupla hélice. 3 Biologia Duplicação do DNA e Expressão gênica 4 Biologia Estrutura do DNA: processo de extração de DNA bacteriano. Apresentação dos temas a serem abordados, trabalhos a serem desenvolvidos e confecção de rubricas para avaliação de participação. Levantar as motivações e expectativas dos alunos com relação ao curso e ao conteúdo. Organização de calendário das atividades e avaliações. Apresentação da proposta do trabalho de conclusão de curso. Será requisitado o uso de aventais nas datas de práticas Introdução à estrutura do DNA. Aula teórica e prática. O entendimento de alguns conceitos básicos em Genética é fundamental para entender como os genes são transmitidos, manipulados e modificados. Parte prática construção de um modelo de DNA dupla hélice, com materiais diversos (ex: balas) com os conceitos sobre duplicação do DNA e expressão gênica (Transcrição e Tradução). Atividade prática com exercícios em post it. Experimento: extração de DNA. Alguns grupos farão a extração de DNA do morango e outros grupos extrairão o DNA bacteriano pelo método de fervura. A extração de DNA é necessária para várias aplicações na biologia molecular, como PCR, digestão com enzimas de restrição, southern blot, etc., assim como análises Molecular da Ce lula. 4. Ed. Porto S.K, William; Cummings, M, R; Spencer, C A.; Palladino, A, Michael. Conceitos de Genética, Molecular da Ce lula. 4. Ed. Porto Molecular da Ce lula. 4. ed. Porto SAMBROOK J, FRITSCH EF, MANIATIS T Molecular Cloning. A Laboratory Manual. 2nd edition. Cold Spring Harbor Laboratory Press, New York. Promover uma mesa redonda para descobrir um pouco mais sobre o perfil de cada aluno. Verificar os alunos que fizeram a disciplina eletiva sobre Microorganismos.

4 Biotecnologia sob uma perspectiva molecular e aplicada 4 5 Biologia Técnica da Reação da Polimerase em Cadeia (PCR): Ferramenta para análise de um gene do DNA bacteriano e de um gene do DNA do morango ambos já extraídos previamente 6 Biologia Técnica da Reação da Polimerase em Cadeia (PCR): 7 Organismos geneticamente modificados e transformação bacteriana 8 Organismos Geneticamente Modificados preparo e análise do material para o debate sobre alimentos transgênicos. de amostras forenses, amostras clínicas, amostras de solo e ambientais. Aula teórica sobre amplificação do DNA e pesquisa de genes. Reação de PCR: após extração do DNA os alunos realizarão uma PCR e amplificarão um gene marcador de espécie bacteriana. Grupo que extraiu DNA do morango irá pesquisar um gene no morango. Corrida do gel/eletroforese e discussão de resultados. para a introdução sobre as técnicas de manipulação de material genético, seguida da construção de modelo em papel de um plasmídeo bacteriano. Discussão teórica para o fechamento sobre as implicações dessa manipulação Os alunos irão apresentar os materiais (artigos científicos, opiniões políticas, econômicas, ONGs) encontrados sobre alimentos transgênicos e começarão a preparar argumentos para o debate da próxima aula. Molecular da Ce lula. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, reimpressa o SAMBROOK J, FRITSCH EF, MANIATIS T Molecular Cloning. A Laboratory Manual. 2nd edition. Cold Spring Harbor Laboratory Press, New York. Apostila LanCe profa. Lygia da Veiga Pereira Nesta aula os alunos deverão trazer material de pesquisa sobre alimentos transgênicos e se organizarem para o debate. 9 Bioética introdução a biotética de aproximadamente 20 a 25 minutos sobre o que é bioética e suas dificuldades. A seguir, preparo para a discussão e resolução de questionário de um case em inglês sobre cultura de Material disponível em: a) Biotech site b) Science cases Buffalo Edu. GOLDIM, J.R. Bioe tica: Origens e Complexidade. Revista HCPA 2006; 26(2): SILVA, I.O.. Biodireito, Bioética e Patrimônio Genético Brasileiro. São Paulo: Ed. Pilates, 2008.

5 Biotecnologia sob uma perspectiva molecular e aplicada 5 tecidos/células tronco ou outro assunto polêmico. Breve introdução teórica sobre clonagem. Atividade proposta: discutir o caso Bringing Back Baby Jason To Clone or Not to Clone Disponível em: sciencecases.lib.buffalo.edu/cs/collection 10 Bioética - Debate sobre os alimentos transgênicos ou clonagem ou células tronco. 11 Cultura de tecidos 12 Apresentação de projeto de conclusão da disciplina O debate será composto por grupos, sendo eles: 1) Grupos dos pesquisadores/cientistas (ecologistas, geneticistas, agrônomos, biólogos) 2) Consumidores 3) Agro-negócio 4) Mediadores Obs.: Eles poderão vir a caráter para melhor interpretação dos papéis. Dentro destes grupos se formarão ainda subgrupos: a) A favor b) Contra Explicação do que é a cultura de tecidos e para que serve. Após parte teórica, discussão sobre um caso polêmico Descrição de uma situação problema, a aplicação do DNA e atuação da Biotecnologia em sua resolução ou proposição de uma nova solução que utilize os princípios biotecnológicos, organismos geneticamente modificados, considerando os impactos econômicos, sociais e ambientais Material bibliográfico deverá ser trazido pelo aluno para auxiliar na defesa das ideias durante o debate. Pereira, LV. Células Troncos Promessas e realidades. 2013, 2ed, São Paulo. Prever momentos durante a disciplina para a elaboração dos projetos, conforme cronograma.

Código da Disciplina: ENEX00957 Carga horária: 68 horas

Código da Disciplina: ENEX00957 Carga horária: 68 horas Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Núcleo Temático: Biotecnologia Disciplina: Fundamentos de Biologia Molecular Código da Disciplina: ENEX00957 Carga

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CÃMPUS JATAÍ PLANO DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CÃMPUS JATAÍ PLANO DE ENSINO Página 1 de 5 PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO Unidade Acadêmica: Câmpus Jataí Curso:Biomedicina Disciplina:Biologia Molecular Carga horária semestral:64 Teórica: 48 Prática: 16 Semestre/ano:1/2013 Turma/turno:

Leia mais

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO. DISCIPLINA: Biologia Molecular: Genética Molecular ( X ) OBRIGATÓRIA DO NÚCLEO COMUM

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO. DISCIPLINA: Biologia Molecular: Genética Molecular ( X ) OBRIGATÓRIA DO NÚCLEO COMUM PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO CURSO: Ciências Biológicas MODALIDADE: ( X ) Bacharelado ( X ) Licenciatura DISCIPLINA: Biologia Molecular: Genética Molecular ( X ) OBRIGATÓRIA DO NÚCLEO COMUM ÁREA COMPLEMENTAR:

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias. Disciplina BIOLOGIA MOLECULAR

Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias. Disciplina BIOLOGIA MOLECULAR Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias Disciplina BIOLOGIA MOLECULAR DBI05366 CAMPUS: Centro de Ciências Agrárias CURSO: Ciências Biológicas HABILITAÇÃO: Bacharelado em Ciências

Leia mais

Plano de Formação 2014/2017

Plano de Formação 2014/2017 Plano de Formação 2014/2017 Curso n.º 19_proforma_14/17 Rumos da engenharia genética e biologia molecular aproximação às práticas letivas (em acreditação) Cronograma /Caracterização N.º de horas: 25 Unidades

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Colégio Técnico Plano de Ensino

Universidade Federal de Minas Gerais Colégio Técnico Plano de Ensino Disciplina: Carga horária total: Universidade Federal de Minas Gerais Plano de Ensino Biotecnologia II Ano: 2015 80 horas/aula Curso: Técnico em Análises Clínicas Regime: Semestral Série: 3 o Ano Observação:

Leia mais

A atuação profissional do graduado em Biotecnologia.

A atuação profissional do graduado em Biotecnologia. A atuação profissional do graduado em Biotecnologia. Com ênfases especialmente fortes em e Celular, e Bioinformática, o profissional em Biotecnologia formado pela UFRGS irá ocupar uma ampla lacuna existente

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá. Curso de Especialização em Biotecnologia e Bioprocessos Ementa e Programa das disciplinas

Universidade Estadual de Maringá. Curso de Especialização em Biotecnologia e Bioprocessos Ementa e Programa das disciplinas Ementa e Programa das disciplinas Iniciação à Pesquisa Fundamentos teóricos da produção do conhecimento científico como instrumento para a análise e desenvolvimento de estudos na área de biotecnologia.

Leia mais

Perguntas para o roteiro de aula. 1) Descreva as principais características estruturais gerais das moléculas de DNA e

Perguntas para o roteiro de aula. 1) Descreva as principais características estruturais gerais das moléculas de DNA e Perguntas para o roteiro de aula Professora: Drª Marilda S. Gonçalves Propriedades físico-químicas dos ácidos nucléicos 1) Descreva as principais características estruturais gerais das moléculas de DNA

Leia mais

Disciplinas Eletivas 1

Disciplinas Eletivas 1 Disciplinas Eletivas 1 Syllabus Nome da disciplina: Pesquisa de Mercado e Opinião Série: 2 o ano Ensino Médio (1º semestre) Carga Horária Semanal: 75min Duração: semestral Docente(s) responsável(eis):

Leia mais

PROGRAMA ANALÍTICO DE DISCIPLINA

PROGRAMA ANALÍTICO DE DISCIPLINA PROGRAMA ANALÍTICO DE DISCIPLINA 15/01/2007 COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FITOTECNIA Km 47 da BR 110 Bairro Presidente Costa e Silva CEP: 59625-900 C. postal 137 Telefone (084)3315.1796

Leia mais

no ensino da Microbiologia e da Genética: Estratégias de e-learning Uma abordagem prática com aplicação nos ensinos Básico B

no ensino da Microbiologia e da Genética: Estratégias de e-learning Uma abordagem prática com aplicação nos ensinos Básico B Estratégias de e-learning no ensino da Microbiologia e da Genética: Uma abordagem prática com aplicação nos ensinos Básico B e Secundário Teresa Vieira 2, Dorit Schuller 1 e Margarida Casal 1 1 Departamento

Leia mais

Genética Molecular. Tema 1: Genética Molecular. Prof. Leandro Parussolo

Genética Molecular. Tema 1: Genética Molecular. Prof. Leandro Parussolo Instituto Federal de Santa Catarina Câmpus Florianópolis Unidade Curricular: Biologia I Tema 1: Genética Molecular Genética Molecular Prof. Leandro Parussolo leandro.parussolo@ifsc.edu.br Genética Estuda

Leia mais

Disciplinas Eletivas 1

Disciplinas Eletivas 1 Disciplinas Eletivas 1 Syllabus Orientações e Modelo Nome da disciplina: DO ATELIÊ AOS MUSEUS: FAZENDO E PENSANDO A ARTE Série: 2 as séries do Ensino Médio Carga Horária Semanal: 75 minutos Duração: Semestral

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ZOO465 Biotecnologia Aplicada ao Melhoramento Animal

Programa Analítico de Disciplina ZOO465 Biotecnologia Aplicada ao Melhoramento Animal 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Zootecnia - Centro de Ciências Agrárias Número de créditos: 5 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 3 2 5 Períodos - oferecimento:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE FARMÁCIA PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE FARMÁCIA PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO DADOS DA DISCIPLINA Nome da Disciplina: Microbiologia de Alimentos Curso: Farmácia Termo: 5º Carga Horária Semanal (h/a): 4 Carga Horária Semestral (h/a): 60 Teórica: 2 Prática: 2 Total:

Leia mais

Olá! Vamos aprender um pouco sobre Biotecnologia? A Biotecnologia é uma ciência que abrange todos estes campos do conhecimento:

Olá! Vamos aprender um pouco sobre Biotecnologia? A Biotecnologia é uma ciência que abrange todos estes campos do conhecimento: Biotecnologia Olá! Vamos aprender um pouco sobre Biotecnologia? A Biotecnologia é uma ciência que abrange todos estes campos do conhecimento: É definida como uma técnica que usa organismo vivo ou parte

Leia mais

Colégio Bandeirantes. Syllabus Programação Linear. Série: terceiro ano, 2º semestre. Carga Horária Semanal: uma aula de 75min.

Colégio Bandeirantes. Syllabus Programação Linear. Série: terceiro ano, 2º semestre. Carga Horária Semanal: uma aula de 75min. Programação Linear 1 Syllabus Programação Linear Série: terceiro ano, 2º semestre Carga Horária Semanal: uma aula de 75min. por semana Duração: semestral Docente(s) responsável(eis): Ricardo Sabo e Gleney

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Campus Santa Helena PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Campus Santa Helena PLANO DE ENSINO Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Santa Helena PLANO DE ENSINO CURSO LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MATRIZ 1 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Resolução nº 077/1 COGEP, de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio. Professor: ALINE RISSO SOUSA RODRIGUES

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio. Professor: ALINE RISSO SOUSA RODRIGUES Plano de Trabalho Docente - 2015 Ensino Médio Código: 0262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Área de Conhecimento: CIÊNCIAS DA NATUREZA Componente Curricular: BIOLOGIA Eixo Tecnológico: GESTÃO

Leia mais

Seleção de clones e screening de bibliotecas genômicas

Seleção de clones e screening de bibliotecas genômicas UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO PÓLO AVANÇADO DE XERÉM GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA CURSO MELH. GEN. E OGMs (XBT353) TURMA 2015/2 Seleção de clones e screening de bibliotecas genômicas Prof. Dr. Silas

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Colégio Técnico Plano de Ensino

Universidade Federal de Minas Gerais Colégio Técnico Plano de Ensino Disciplina: Carga horária total: Plano de Ensino Biologia II Ano: 2015 120 horas/aula Curso: Instrumentação, Informática, eletrônica (203,204,205) Regime: Anual (anual/semestral/outro) Série: 2 série Observação:

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de , DOU de

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de , DOU de CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de 21.10.11, DOU de 24.10.11 Componente Curricular: Citologia e Histologia Código: -- Pré-requisito: -- Período

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Etec: Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã/SP Área de conhecimento: Ciências da Natureza Componente Curricular: Biologia

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de , DOU de

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de , DOU de CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de 21.10.11, DOU de 24.10.11 Componente Curricular: Citologia e Histologia Código: --- Pré-requisito: ----- Período

Leia mais

Inovação e Propriedade Intelectual no mercado de biotecnologia

Inovação e Propriedade Intelectual no mercado de biotecnologia Inovação e Propriedade Intelectual no mercado de biotecnologia Ana Claudia Dias de Oliveira Gerente de PI e Biodiversidade (ABIFINA) Consultora de Inovação e Propriedade Intelectual O profissional de biotecnologia

Leia mais

DESVENDANDO O GENOMA HUMANO

DESVENDANDO O GENOMA HUMANO 2º EM Biologia Professor João DESVENDANDO O GENOMA HUMANO Um breve histórico da Genética Hereditariedade (1865); Localização dos genes nos cromossomos (1911); É proposta a molécula helicoidal de DNA (1953);

Leia mais

O CONTEÚDO DE BIOLOGIA CELULAR APLICADO NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO enem 2012 a 2014

O CONTEÚDO DE BIOLOGIA CELULAR APLICADO NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO enem 2012 a 2014 O CONTEÚDO DE BIOLOGIA CELULAR APLICADO NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO enem 2012 a 2014 Isadora B. GOULART 1 ; Jaqueline C. FUNAYAMA 2 RESUMO Nesse trabalho foram analisadas as provas do ENEM de 2012

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº aprovado pela portaria Cetec nº de Etec Paulino Botelho E.E. ARLINDO BITTENCOURT Código: 092-2 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão

Leia mais

Congresso Regional de Biotecnologia - Avanços e Aplicações -

Congresso Regional de Biotecnologia - Avanços e Aplicações - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET/BIOLOGIA Congresso Regional de Biotecnologia - Avanços e Aplicações - Fevereiro/2006 Uberlândia MG 1- Título do Projeto: Congresso Regional

Leia mais

Bases e aplicações. da tecnologia do DNA recombinante

Bases e aplicações. da tecnologia do DNA recombinante Bases e aplicações da tecnologia do DNA recombinante Por quê entender a Tecnologia do DNA recombinante? y y Doenças: diagnóstico, prognóstico e tratamento Compreensão dos mecanismos biológicos y y y organismos

Leia mais

Cronograma de Atividades 2º Bimestre - 1ª Série / E.M

Cronograma de Atividades 2º Bimestre - 1ª Série / E.M Cronograma de Atividades 2º Bimestre - 1ª Série / E.M. - 2017 Filosofia e Sociologia Data de Pontuação Atividade Descrição Observação 16/05/17 4,0 Slide Elaborar um slide sobre o subtema que está responsável

Leia mais

Objetivos Conceitos Procedimentos e habilidades Atitudes e valores aspectos Comparar cromossomos mitóticos

Objetivos Conceitos Procedimentos e habilidades Atitudes e valores aspectos Comparar cromossomos mitóticos Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓ-GRADUAÇÃO EM DISTÚRBIOS DO DESENVOLVIMENTO Disciplina: Genética dos Distúrbios do Desenvolvimento Código da Disciplina: 900.1235-6

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Etec: Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã/SP Área de conhecimento: Ciências da Natureza Componente Curricular: Biologia

Leia mais

Concurso Público para Técnico-Administrativo Edital 067/2016

Concurso Público para Técnico-Administrativo Edital 067/2016 RECURSO 1 Inscrição 1611301534 (questões 41, 42, 43, 44) QUESTÃO 41 programáticos dos itens 12 A 19, constantes do Anexo III deste Edital." - Itens 12 a 19, de acordo com o Anexo III do edital 067/2016:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente - 2017 Ensino Técnico Etec Sylvio de Mattos Carvalho Plano de Curso nº 224 aprovado pela portaria Cetec nº 168 de 07/05/2013 Código: Município: Matão Eixo Tecnológico: Gestão

Leia mais

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 PLANO DE CURSO

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 PLANO DE CURSO CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 Componente Curricular: Biologia Geral Código: Fisio 102 Pré-requisito: -------- Período Letivo: 2016.1

Leia mais

Linguagem e Comunicação 40 Não há Fundamentos de Ecologia 60 Não há Fundamentos de Química 60 Não há

Linguagem e Comunicação 40 Não há Fundamentos de Ecologia 60 Não há Fundamentos de Química 60 Não há Curso Técnico Concomitante em Biotecnologia Nome do Curso CÂMPUS GAROPABA MATRIZ CURRICULAR Módulo/Semestre 1 Carga horária total:160 h Unidade Curricular C/H Semestral Pré-Requisito Linguagem e Comunicação

Leia mais

Sequenciamento de genoma e transcriptomas

Sequenciamento de genoma e transcriptomas Sequenciamento de genoma e transcriptomas Por que seqüenciar genomas? O seqüenciamento de genomas é o primeiro passo para obter uma descrição completa da composição molecular de cada organismo, pois todas

Leia mais

Prof. Domingos Sávio Giordani

Prof. Domingos Sávio Giordani Prof. Domingos Sávio Giordani dsgiordani@usp.br Como estruturar a pesquisa 1. Formular um problema O problema deve ser Claro e Preciso (usualmente na forma de pergunta) Deve ser empírico Ser suscetível

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Plano de Curso nº 116 aprovado pela portaria Cetec nº 68 de 14/10/2010 Etec: Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico:

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PROFESSOR: Alexei Manso Correa Machado 1. EMENTA O problema científico, a hipótese e a investigação científica. Características, objetivos

Leia mais

BIOTECNOLOGIA AMBIENTAL OU BIOSSOLUÇÃO

BIOTECNOLOGIA AMBIENTAL OU BIOSSOLUÇÃO FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FUNDAÇÃO CECIERJ / CONSÓRCIO CEDERJ PROFESSOR/CURSISTA: ANTONIO CARLOS COLÉGIO: TUTOR (A): SÉRIE: 3ª SÉRIE / ENS. MÉDIO 4º BIMESTRE / 2014 BIOTECNOLOGIA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA PLANO DE ENSINO DE FUNDAMENTOS DE BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR I.IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE BIOLOGIA CELULAR

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS DEPARTAMENTO Engenharia de Alimentos

Leia mais

GENÉTICA E BIOTECNOLOGIA

GENÉTICA E BIOTECNOLOGIA GENÉTICA E BIOTECNOLOGIA CONTROLO DA REPLICAÇÃO DE PLASMÍDEOS Trabalho elaborado por: Andrêa Gouvêa andrealeitegouvea@yahoo.com Ivânia Pereira Lara Bolito Magali Barbosa Grupo 8 biotecnologia A biotecnologia

Leia mais

Os genes e o nosso futuro Bioética, poder e injustiça Bioética e biotecnologia Bioética, ciência e transcendência Projeto genoma humano

Os genes e o nosso futuro Bioética, poder e injustiça Bioética e biotecnologia Bioética, ciência e transcendência Projeto genoma humano GENÉTICA SANCHES, M. A.. Verbete: Genética. In: BORTOLETO FILHO, F; SOUZA,J.C.; KILPP, N.. (Org.). Dicionário Brasileiro de Teologia. São Paulo: ASTE, 2008, v. 1, p. 458-460. Genética é a parte da biologia

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Médio Etec Código: Município: Área de conhecimento: Componente Curricular: Série: C. H. Semanal: Professor: I Competências e respectivas habilidades e valores 1 1

Leia mais

Modelo de referência para a elaboração do plano anual de curso do professor

Modelo de referência para a elaboração do plano anual de curso do professor Modelo de referência para a elaboração do plano anual de curso do professor UNIDADE ESCOLAR: Escola Dinorah Lemos da Silva ÁREA DO CONHECIMENTO: Estudo da Sociedade e da Natureza DOCENTE: Elisabete Silveira

Leia mais

FORMULÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE DISCIPLINA. Nome da Disciplina: BIOSSEGURANÇA E BIOCONTENÇÃO EM LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA

FORMULÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE DISCIPLINA. Nome da Disciplina: BIOSSEGURANÇA E BIOCONTENÇÃO EM LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA FORMULÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE DISCIPLINA Programa: BMM - Microbiologia Sigla da Disciplina: BMM 5827 Nome da Disciplina: BIOSSEGURANÇA E BIOCONTENÇÃO EM LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA Validade Inicial Número

Leia mais

CURSO DE ODONTOLOGIA Autorizado pela Portaria no 135, de 29/01/09, publicada no DOU no 21, de 30/01/09, seção 1, pág.

CURSO DE ODONTOLOGIA Autorizado pela Portaria no 135, de 29/01/09, publicada no DOU no 21, de 30/01/09, seção 1, pág. CURSO DE ODONTOLOGIA Autorizado pela Portaria no 135, de 29/01/09, publicada no DOU no 21, de 30/01/09, seção 1, pág. Componente Curricular: Biologia Geral Código: --- Pré-requisito: --- Período Letivo:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA Rafael Zanoni Bossle Orientadora: Marilaine de Fraga Sant Ana PRODUTO DA DISSERTAÇÃO: MODELAGEM MATEMÁTICA NO

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Plano de Trabalho Docente - 2015 ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Área de conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Leia mais

introdução ao curso

introdução ao curso introdução ao curso http://www.ifsc.usp.br/~rdemarco/ffi0760/ffi0760.htm Cronograma aulas teóricas Aulas teóricas (Segundas-feiras - Sala 146) 30/07-introdução ao curso. 06/08-Busca em bancos de dados

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2010/01 Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA PROFESSOR: JULIANA FERRARI DE OLIVEIRA TURMA: 3BM

Leia mais

PLANO DE COORDENAÇÃO DE ÁREA 2014

PLANO DE COORDENAÇÃO DE ÁREA 2014 PLANO DE COORDENAÇÃO DE ÁREA 2014 Área/Habilitação: Enfermagem/ Agente Comunitário de Saúde/ Ensino Técnico Nº de HAE: 12 ETEC: Prof. Mário Antônio Verza Código: 164 Município: Palmital/SP Nome do Coordenador(a):

Leia mais

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO ( X ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA. DOCENTE RESPONSÁVEL : Prof. Dr. Marcelo Razera Baruffi

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO ( X ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA. DOCENTE RESPONSÁVEL : Prof. Dr. Marcelo Razera Baruffi PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO CURSO: Nutrição DISCIPLINA: Genética e Evolução ( X ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA DEPARTAMENTO: Genética DOCENTE RESPONSÁVEL : Prof. Dr. Marcelo Razera Baruffi Semestre Letivo:

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Plano de Trabalho Docente ETEC MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Área de conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Componente

Leia mais

BIOÉTICA E BIOTECNOLOGIA

BIOÉTICA E BIOTECNOLOGIA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FUNDAÇÃO CECIERJ / CONSÓRCIO CEDERJ PROFESSOR/CURSISTA: DIEGO ZAVOLI ALVES COLÉGIO: TUTOR (A): SÉRIE: 3ª SÉRIE / ENS. MÉDIO 4º BIMESTRE / 2014

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Plano de Curso nº 267 aprovado pela portaria Cetec nº 182 de 26 /09/2013 Etec: Prof. Maria Cristina Medeiros Código:141 Município: Ribeirão

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Plano de Trabalho Docente - 2015 ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Área de conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Leia mais

17/04/2017. Prof. Leonardo F. Stahnke

17/04/2017. Prof. Leonardo F. Stahnke Prof. Leonardo F. Stahnke Algumas características são determinadas por genes localizados em cromossomos diferentes. Nesse caso, a segregação dos alelos ocorre de forma independente durante a meiose. Há,

Leia mais

LICENCIATURA EM QUÍMICA

LICENCIATURA EM QUÍMICA LICENCIATURA EM QUÍMICA EMENTAS DAS DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA 5º SEMESTRE ATIVIDADES ACADÊMICO CIENTÍFICO CULTURAIS II 40 horas Os estudantes deverão cumprir 40 aulas ao longo do semestre em atividades

Leia mais

Entendendo a Física do ENEM PROF. LURIAN MACIEL ALVES

Entendendo a Física do ENEM PROF. LURIAN MACIEL ALVES Entendendo a Física do ENEM PROF. LURIAN MACIEL ALVES Prova de Ciências da Natureza 45 questões, aplicadas no primeiro dia de prova. Envolve fundamentalmente as disciplinas de Química, Física e Biologia,

Leia mais

MDMA MDMA MDMA MDMA CURSOS OFERECIDOS

MDMA MDMA MDMA MDMA CURSOS OFERECIDOS Os cursos já oferecidos pelo Projeto MDMA foram elaborados após verificação de demandas do público-alvo, na maioria das vezes, estando voltados à melhoria do ensino em diferentes áreas do saber. Um breve

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Centro Paula Souza 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 ETEC MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ/SP Área de conhecimento : Ciências da Natureza

Leia mais

COORDENADORIA DE QUÍMICA CODAQUIM 2017

COORDENADORIA DE QUÍMICA CODAQUIM 2017 COORDENADORIA DE QUÍMICA CODAQUIM 2017 PROJETO DE EXTENSÃO 2016 PROVAS: 2009 a 2016 CIÊNCIAS DA NATUREZA (FÍSICA E QUÍMICA) Elaboração 2017: Gabriella Borges e João Avellar EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO

Leia mais

GERÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DE PLANALTINA CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL 02 COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Plano de Ensino

GERÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DE PLANALTINA CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL 02 COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Plano de Ensino Plano de Ensino 1. IDENTIFICAÇÃO: DISCIPLINA: CIÊNCIAS NATURAIS Turma: C / D SÉRIE/ANO: 7ª / 8º Turno: MATUTINO Bimestral: 1º / 2º / 3º / 4º Anual: 2013 Professor: MÁRIO CÉSAR CASTRO E-mail: profmariocastro@gmail.com

Leia mais

PSICOLOGIA EDUCACIONAL I 2003/2004 PLANO DE TRABALHO

PSICOLOGIA EDUCACIONAL I 2003/2004 PLANO DE TRABALHO PSICOLOGIA EDUCACIONAL I 2003/2004 PLANO DE TRABALHO Tema: Bioética: clonagem Grupo: Sofia de Almeida Correia Rego de Freitas Curso: Química Objectivo geral do trabalho: Com o presente trabalho pretende-se

Leia mais

Lista de Exercícios - Monitorias

Lista de Exercícios - Monitorias Monitoria (Biologia - Biologia Molecular) - data (27/06) 01 (UNEAL 2013) Muito tem sido aprendido sobre como as instruções genéticas escritas em um alfabeto de apenas 4 letras os quatros diferentes nucleotídeos

Leia mais

EXERCÍCIOS DE MONITORIA 2º PERÍODO AGOSTO BIOLOGIA RECUP. PARCIAL

EXERCÍCIOS DE MONITORIA 2º PERÍODO AGOSTO BIOLOGIA RECUP. PARCIAL 1ª série Ens. Médio 1. A figura a seguir refere-se à hereditariedade: a) EXERCÍCIOS DE MONITORIA 2º PERÍODO AGOSTO BIOLOGIA RECUP. PARCIAL b) Explique de que forma a molécula de DNA atua no fenômeno da

Leia mais

TIPOS DE PESQUISA. 1 Quanto à abordagem 1.1 Pesquisa qualitativa 1..2 Pesquisa quantitativa

TIPOS DE PESQUISA. 1 Quanto à abordagem 1.1 Pesquisa qualitativa 1..2 Pesquisa quantitativa Estrutura do artigo 1 Título do projeto 2 Introdução 3 Revisão bibliográfica (subdivisão) 4 Procedimentos metodológicos. 4.1 Escolher o tipo de pesquisa 4.2 Estabelecer população e amostra 4.3 Determinar

Leia mais

Plano de Ensino Docente

Plano de Ensino Docente Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE: HISTÓRICO, ENZIMAS DE RESTRIÇÃO E VETORES Aula 3

TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE: HISTÓRICO, ENZIMAS DE RESTRIÇÃO E VETORES Aula 3 TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE: HISTÓRICO, ENZIMAS DE RESTRIÇÃO E VETORES Aula 3 LGN0232 Genética molecular Maria Carolina Quecine Departamento de Genética mquecine@usp.br Homo sapiens: UMA ESPÉCIE TECNOLÓGICA

Leia mais

EDITAL Nº 03/ PBA SELEÇÃO DO DOUTORADO EM BIOTECNOLOGIA AMBIENTAL

EDITAL Nº 03/ PBA SELEÇÃO DO DOUTORADO EM BIOTECNOLOGIA AMBIENTAL EDITAL Nº 03/26 - PBA SELEÇÃO DO DOUTORADO EM BIOTECNOLOGIA AMBIENTAL O professor Dr. João Alencar Pamphile, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia - PBA, da Universidade Estadual de

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Câmpus Ponta Grossa PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Câmpus Ponta Grossa PLANO DE ENSINO Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Ponta Grossa PLANO DE ENSINO CURSO Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais MATRIZ 763 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Resolução 037/11-COGEP

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 294 aprovado pela portaria Cetec nº 774 de 24 / 09 / 2015. ETEC de Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico Em Turismo Receptivo

Plano de Trabalho Docente Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico Em Turismo Receptivo Plano de Trabalho Docente 2010 Ensino Técnico ETEC Gustavo Teixeira São Pedro Código: 0236 Município: - São Pedro Área Profissional: Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico Em Turismo

Leia mais

PONTOS PARA A PROVA DIDÁTICA

PONTOS PARA A PROVA DIDÁTICA Página 1 de 6 DISCIPLINAS: Estatística Pontos das Disciplinas: 1. CONCEITOS BASICOS, ORGANIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS, DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIA. 2. MEDIDAS DE POSIÇÃO 3. MEDIDAS DE DISPERSÃO

Leia mais

CURSO BIOTECNOLOGIA. Aplicada à Agropecuária. 9 a 20 de julho de Embrapa Cerrados Auditório Roberto Engel Aduan. 4 a edição

CURSO BIOTECNOLOGIA. Aplicada à Agropecuária. 9 a 20 de julho de Embrapa Cerrados Auditório Roberto Engel Aduan. 4 a edição CURSO BIOTECNOLOGIA Aplicada à Agropecuária 9 a 20 de julho de 2012 Embrapa Cerrados Auditório Roberto Engel Aduan 4 a edição Introdução A Biotecnologia, conceitualmente, é a união de biologia com tecnologia,

Leia mais

Estágio Supervisionado em Química I

Estágio Supervisionado em Química I Estágio Supervisionado em Química I Profª Tathiane Milaré AULA 1 Planejamento das atividades Objetivos Gerais da Disciplina vivenciar situações do cotidiano da escola e, em especial, aquelas dirigidas

Leia mais

Vamos iniciar o estudo da unidade fundamental que constitui todos os organismos vivos: a célula.

Vamos iniciar o estudo da unidade fundamental que constitui todos os organismos vivos: a célula. Aula 01 Composição química de uma célula O que é uma célula? Vamos iniciar o estudo da unidade fundamental que constitui todos os organismos vivos: a célula. Toda célula possui a capacidade de crescer,

Leia mais

Pareceres dos Projetos de Biologia Molecular

Pareceres dos Projetos de Biologia Molecular Pareceres dos Projetos de Biologia Molecular Grupo 1: A técnica pro-drug combinando o adhsvtk e a droga gcv como uma estratégia de terapia gênica Através das técnicas Pro-Drug e Suicide Gene therapy, o

Leia mais

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS CR C/H Avaliações e Intervenções em Processos Preventivos Linha Condições de Risco para o Adoecimento Linha

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS CR C/H Avaliações e Intervenções em Processos Preventivos Linha Condições de Risco para o Adoecimento Linha ESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE E DESENVOLVIMENTO HUMANO: Atividades Curriculares Disciplinas Obrigatórias Disciplinas Eletivas Orientação de Trabalho Final Descrição CR* C/H**

Leia mais

GENETICA BÁSICA VETERINÁRIA. Profa. Larissa Coelho Marques

GENETICA BÁSICA VETERINÁRIA. Profa. Larissa Coelho Marques GENETICA BÁSICA VETERINÁRIA Profa. Larissa Coelho Marques Disciplina Genética Básica Veterinária Teórica 40hs Contato institucional: larissa.marques@unama.br Plano de Ensino Disponível no Portal Aspectos

Leia mais

EDUCAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA

EDUCAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA EDUCAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA Dra. Maria Antonia Malajovich Coordenadora de Biotecnologia Instituto de Tecnologia ORT MariaAntonia@ort.org.br WORLD ORT Organização filantrópica judaica com sede em Londres.

Leia mais

ENEM PROVA AZUL RESUMO

ENEM PROVA AZUL RESUMO ENEM 2009 - PROVA AZUL RESUMO 2009 (19 questões) 1 Ecologia - Desequilíbrio Ambiental Bioquímica 1 2 Fisiologia Humana - Interpretação gráfica Biotecnologia 1 3 Doenças virais e Bioquímica - Soro x Vacina

Leia mais

EMENTA DOS CURSOS PROPOSTOS AO PROGRAMA DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO MODALIDADE CURSOS LIVRES Chamada de Seleção 1º Trimestre de 2017

EMENTA DOS CURSOS PROPOSTOS AO PROGRAMA DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO MODALIDADE CURSOS LIVRES Chamada de Seleção 1º Trimestre de 2017 Biotecnologia microbiana O Curso visa apresentar conceitos de biotecnologia microbiana e suas aplicações para obtenção de proteínas recombinantes. O curso será constituído das seguintes etapas: 1.Crescimento

Leia mais

Ensino Fundamental II 8º ano PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Ciências PROFESSOR Daniel Lucena Brasil CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO

Ensino Fundamental II 8º ano PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Ciências PROFESSOR Daniel Lucena Brasil CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO Ensino Fundamental II 8º ano PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Ciências PROFESSOR Daniel Lucena Brasil CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 45 semanas 4 horas 8º ano A 2017 EMENTA 1.1- Como nosso corpo

Leia mais

PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO ON-LINE DE RECURSOS EDUCATIVOS PARA A DIFUSÃO E POPULARIZAÇÃO DA BIOTECNOLOGIA.

PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO ON-LINE DE RECURSOS EDUCATIVOS PARA A DIFUSÃO E POPULARIZAÇÃO DA BIOTECNOLOGIA. PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO ON-LINE DE RECURSOS EDUCATIVOS PARA A DIFUSÃO E POPULARIZAÇÃO DA BIOTECNOLOGIA. Itácio Queiroz de Mello Padilha 1, João Paulo Di Mônaco Durbano 1, Flávio Ribeiro Nogueira Barbosa

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 224 aprovado pela portaria Cetec nº 168 de 07/05/2013 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Gestão

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA. Disciplina: BIOQUÍMICA BÁSICA Código da Disciplina: NDC 119

PROGRAMA DE DISCIPLINA. Disciplina: BIOQUÍMICA BÁSICA Código da Disciplina: NDC 119 PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: BIOQUÍMICA BÁSICA Código da Disciplina: NDC 119 Curso: Medicina Veterinária Período de oferta da disciplina: 1 p Faculdade responsável: Núcleo de Disciplinas Comuns (NDC)

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO FACULDADE DE ENFERMAGEM. CARGA HORÁRIA TEÓRICA: 30 horas

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO FACULDADE DE ENFERMAGEM. CARGA HORÁRIA TEÓRICA: 30 horas SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO FACULDADE DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA GERAL (Turmas A e B) GRADE: Resolução CEPEC Nº 831 MATRIZ

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU CURSO DE MESTRADO DISCIPLINAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU CURSO DE MESTRADO DISCIPLINAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU CURSO DE MESTRADO DISCIPLINAS BIOESTATÍSTICA Ementa: conceitos básicos; descrição e apresentação de dados; representação gráfica; análise descritiva; introdução

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PROFESSOR: Alexei Manso Correa Machado 1. EMENTA: A disciplina tem como objetivo apresentar aos alunos os fundamentos da construção do

Leia mais

Dicas para o ENEM 2015 BIOLOGIA. Professora Priscila F Binatto

Dicas para o ENEM 2015 BIOLOGIA. Professora Priscila F Binatto Dicas para o ENEM 2015 BIOLOGIA Professora Priscila F Binatto TEMAS MAIS FREQUENTES Questões ambientais: temas atuais, como sustentabilidade, desmatamento, poluição, preservação e uso dos recursos hídricos,

Leia mais

Recuperaçã o paralela 1ª ETAPA LETIVA 2º ANO EM. Avaliaçã o ANO/SÉRIE: Data da Avaliaçã o. Componente. Conteúdo

Recuperaçã o paralela 1ª ETAPA LETIVA 2º ANO EM. Avaliaçã o ANO/SÉRIE: Data da Avaliaçã o. Componente. Conteúdo Avaliaçã o Recuperaçã o paralela 1ª ETAPA LETIVA ANO/SÉRIE: 2º ANO EM Componente Data da Avaliaçã o Conteúdo Língua portuguesa 23/05. Interpretação de texto (verbal e não verbal); ordem canônica e ordem

Leia mais

UN.2 -PATRIMÓNIO GENÉTICO E ALTERAÇÕES AO MATERIAL GENÉTICO Cap.2.1. Alterações do Material Genético Engenharia genética.

UN.2 -PATRIMÓNIO GENÉTICO E ALTERAÇÕES AO MATERIAL GENÉTICO Cap.2.1. Alterações do Material Genético Engenharia genética. UN.2 -PATRIMÓNIO GENÉTICO E ALTERAÇÕES AO MATERIAL GENÉTICO Cap.2.1. Alterações do Material Genético Engenharia genética Biologia 12º ano UN.2 -PATRIMÓNIO GENÉTICO E ALTERAÇÕES AO MATERIAL GENÉTICO Situação

Leia mais