Módulo 07- Rotinas e Procedimentos Administrativos. Disciplina: Procedimentos Disciplinares e Sindicância

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Módulo 07- Rotinas e Procedimentos Administrativos. Disciplina: Procedimentos Disciplinares e Sindicância"

Transcrição

1

2 APRESENTAÇÃO Toda sociedade se organiza através de suas Leis, normas e regras e no interior do estabelecimento prisional não poderia ser diferente. Como a prisão é o reflexo da sociedade, sua imagem invertida, transformada em possível ameaça àqueles que infringem sua organização legal, absorvedora do sujeito marginalizado e do sujeito marginal acaba por exercer uma espécie de poder sobre os indivíduos encarcerados, configurando-se em vigilância individual e contínua, de controle, de punição e recompensas e regalias, e em forma de correção, isto é, de formação e transformação dos indivíduos em função de certas normas. Para esse tríplice aspecto vigilância, controle e correção, a Lei de Execuções Penais LEP, juntamente com a Instrução Normativa SEJUC nº 001/00, regulamentou normas que são necessárias a uma convivência social mais digna e respeitosa, no interior das unidades prisionais. Conforme a LEP, em seu Capítulo IV, o preso tem Direitos, Deveres e Disciplina estabelecidos. Este módulo será responsável para tratar especificamente da Disciplina (normas e regras) que deve ser obedecida pelos detentos, no interior e no exterior das Unidades Prisionais, bem como suas devidas implicações quando desrespeitadas. O Procedimento Disciplinar destina-se a estabelecer princípios básicos de conduta, da disciplina, direitos e deveres dos presos no Sistema Penitenciário do Estado. As normas contidas no Procedimento Disciplinar deverão ser aplicadas em conformidade com a Lei Federal nº (Lei de Execuções Penais LEP), de 11 de julho de 1984, com suas alterações legais, harmonicamente com o conjunto de preceitos e princípios constitucionais aplicáveis O Conselho Disciplinar surge para atender às disposições da Lei de Execuções Penais, Lei Federal nº 7.210/1984, visando estabelecer os princípios básicos aos presos no Sistema Penitenciário do Estado. Esta disciplina trata de explicar o Setor do Conselho Disciplinar, desde sua formação - membros e componentes sua importância e suas decisões, até as consequências advindas das punições impostas em decisões. Trabalharemos, também, a importância do agente penitenciário durante todo o procedimento disciplinar, desde o flagrante do fato, a formulação da comunicação, a oitiva das testemunhas do fato, o direito ao contraditório e a ampla defesa do acusado, até a absolvição ou até o cumprimento da punição, quando houver condenação. A disciplina procurará expandir o conhecimento dos agentes penitenciários no trato com o preso faltoso, suas responsabilidades e consequências diante do fato, levando-os a pensar (racionalizar) seu papel de agente ressocializador, em que é imprescindível o respeito mútuo, evitando assim possíveis arbitrariedades e consequências desastrosas quando motivados pela emoção.

3 Assim, conscientes de suas responsabilidades, lidar com as adversidades do dia a dia, bem como a indisciplina será mais fácil para o exercício da função e consequentemente o alcance do objetivo de seu real papel. 1- Conselho Disciplinar Procedimento Disciplinar As sanções disciplinares devem ser aplicadas com toda a possível presteza, sem o que ficaria comprometida a eficácia da punição e anulados seus efeitos preventivos e ressocializadores. A Lei prevê também que a aplicação da sanção disciplinar deve obedecer ao procedimento adequado para sua apuração, conforme o regulamento. Trata-se da institucionalização do princípio da garantia jurisdicional, ou seja, de prever o procedimento de acordo com normas jurídicas escritas. Cabendo à lei local ou ao regulamento da prisão prever o devido processamento. Em Pernambuco é utilizada a Instrução Normativa SEJUC nº 001/00, que estabelece seu próprio rito quanto à natureza da falta ou das sanções aplicáveis ao fato. O que é o Conselho Disciplinar? É um procedimento administrativo disciplinar, previsto pela LEP, em seu art. 59 e Instrução Normativa SEJUC nº 001/00, com competência para apreciar as infrações à disciplina, cometidas pelos detentos, nas cadeias públicas e unidades prisionais de pequeno, médio e grande porte, com a aplicação de suas devidas sanções. O que é a Disciplina, segundo a LEP? Todo sistema penitenciário deve conter, como visto, adequado catálogo de medidas que tendam a manter a ordem e a disciplina no âmbito carcerário. Para a LEP, em seu art. 44, A disciplina consiste na colaboração com a ordem, na obediência às determinações das autoridades e seus agentes e no desempenho do trabalho. Ou seja, no cumprimento de todos os deveres do condenado. Como, porém, a disciplina se insere na execução da pena, que exige um processo de individualização, procura-se um jogo de equilíbrio entre punições e recompensas como fator indispensável ao processo de readaptação social. Procura-se propiciar boas condições psicológicas para o condenado reconhecer a culpabilidade pela infração penal que cometeu e dispor-se a não reincidir, já porque a vivência da disciplina suscita, desenvolve e consolida bons hábitos de boa conduta para com as pessoas da mesma categoria hierárquica, assim como para com as de diversa (inferior ou superior) categoria, o que, conforme o caso, contribui para a educação ou a reeducação, ou então para não degeneração, não degradação, e pois, para o futuro ajustamento ou reajustamento familiar, comunitário e social. De outro lado, com as recompensas, estimula-se o preso a manter ou aprimorar seu comportamento, nesse mesmo processo de readaptação. Com esse sistema de equilíbrio de sanções e recompensas, submete-se o problema da disciplina a tratamento legislativo científico e humanizado.

4 Quem está submetido à disciplina? Ainda conforme o Parágrafo único, O condenado à pena privativa de liberdade ou restritiva de direitos e preso provisório. Quem não está submetido à disciplina? Não estão sujeitos às normas de disciplina, por exclusão, os internados submetidos a medida de segurança. Considerou a lei que o inimputável e mesmo o chamado semiimputável que necessita de tratamento, por não terem a capacidade de discernimento ou determinação ideal para serem submetidos à pena, não devem estar sujeitos também às sanções disciplinares. É evidente, porém, que mesmo esses devem ser sujeitos às regras mínimas referentes à preservação da boa ordem do estabelecimento, devendo obediência a horários, a determinações quanto ao tratamento etc. Como é composto o Conselho Disciplinar? Conforme Instrução Normativa SEJUC 001/00, é composto pelo Diretor(a) e ou Gerente Executivo da Unidade Prisional, como presidente e por dois técnicos, indicados por este, sendo os trabalhos secretariados por um servidor designado pelo presidente. O conselho Disciplinar terá como suplentes, respectivamente, o Diretor Adjunto ou Gerente Adjunto da Unidade, substituirá o presidente nos casos de impedimentos e suspeições, e dois membros indicados e designados na forma prescrita. Quais são os deveres do preso quando submetido ao Conselho Disciplinar? Comparecer a todas as audiências, quando intimado; Falar sempre a verdade, quando interrogado; Cumprir as sanções impostas pelo Conselho Disciplinar. Como são classificadas as faltas disciplinares? As faltas disciplinares são classificadas como de natureza leve, média e grave. E pune-se a tentativa com a sanção correspondente à falta consumada. A legislação local especificará as leves e médias, bem assim as respectivas sanções. Ou, seja, cabe ao legislador local a previsão das faltas médias e leves. Nos termos da exposição de motivos, as peculiaridade de cada região, o tipo de criminalidade, mutante quanto aos meios e modos de execução, a natureza do bem jurídico ofendido e outros aspectos, sugerem tratamentos disciplinares que se harmonizem com as características do ambiente. É imprescindível que o legislador estadual estabeleça como faltas disciplinares as infrações aos deveres do preso previstas no art. 39 da LEP, como exceção evidentemente, das que já se constituem como falta grave, sob pena de se tornarem inócuas as disposições do referido artigo.

5 2- Tipologia das faltas Conforme a Instrução Normativa SEJUC nº 001/00, constitui falta em grau leve: 1) Atitude de acinte ou desconsideração perante funcionários ou visitas; 2) Emprego de linguagem desrespeitosa; 3) Apresentar-se de forma irreverente diante do Diretor, do Gerente Executivo, de funcionários, visitantes ou outras pessoas; 4) Desatenção em sala de aula ou de trabalho; 5) Permutar, penhorar ou dar como garantia objeto de sua propriedade a outro(a) preso(a), internado(a) ou a funcionário(a); 6) Executar, sem autorização, o trabalho de outrem; 7) Descuidar da higiene pessoal; 8) Descuidar da higiene e da conservação do patrimônio do estabelecimento; 9) Dissimular ou alegar doença ou estado de precariedade física para eximir-se de obrigações; 10) Comprar ou vender, sem autorização, a outros presos(as), internados(as) ou funcionários(as); 11) Portar ou manter na cela ou alojamento, material de jogos não permitidos; 12) Produzir ruídos que perturbem o descanso dos(as) demais presos(as) e as atividades no estabelecimento; 13) Procrastinar, discutir cumprimento de ordem, ou recusar o dever de trabalho; 14) Responder por outrem à chamada ou revista e/ou deixar de responder às chamadas regulamentares, quando presente; 15) Transitar pelo estabelecimento, manter-se em locais não permitidos ou ausentar-se sem permissão, dos locais de presença obrigatória; 16) Proceder de forma grosseira ou discutir com outros(as) presos(as); 17) Sujar pisos, paredes ou danificar objetos que devem ser conservados; 18) Desobedecer aos horários regulamentares 19) Descumprir prescrição médica;

6 20) Abordar autoridade ou pessoa estranha ao estabelecimento, sem autorização; 21) Lavar ou secar roupa em local não permitido; 22) Fazer refeições em local não permitido; 23) Utilizar-se de local impróprio para satisfação das necessidades; 24) Conversar através de janela, guichê da cela, setor de trabalho ou local não apropriado; 25) Descumprir as normas de visitação social ou íntima. Conforme a Instrução Normativa SEJUC nº 001/00, constitui falta em grau médio: a) Deixar de acatar determinações superiores; b) Imputar falsamente fato ofensivo a administração, funcionário(a), preso(a) ou a internado(a); c) Dificultar a averiguação, ocultando fato ou coisa relacionada com a falta de outrem; d) Manter, na cela, objeto não permitido; e) Abandonar, sem permissão, o trabalho; f) Praticar ato libidinoso, obsceno ou gesto indecoroso; g) Causar dano material ao estabelecimento ou à coisa alheia; h) Praticar jogo previamente não permitido; i) Abster-se de alimento como protesto ou rebeldia; j) Utilizar-se de outrem para transportar correspondência ou objeto sem conhecimento da administração; k) Provocar, mediante intriga, discórdia entre funcionários(as), presos(as), ou internados(as), para satisfazer interesse pessoal ou causar tumulto; l) Colocar outro(a) preso(a) ou internado(a) à sua submissão, ou a de grupos, em proveito próprio ou alheio; m) Confeccionar, portar ou utilizar chave ou instrumento de segurança do estabelecimento, salvo quando autorizado;

7 n) Veicular, por meio escrito ou oral, acusação infundada à administração ou ao pessoal penitenciário; o) Utilizar material, ferramenta ou utensílios do estabelecimento em proveito próprio ou alheio, sem autorização; p) Desviar material de trabalho, de estudo, de recreação e outros, para local indevido; q) Recusar-se a deixar a cela quando determinado, mantendo-se em atitude de rebeldia; r) Deixar de frequentar, sem justificativa, as aulas no grau em que esteja matriculado; s) Maltratar animais; t) Alterar ou fazer uso indevido de documentos ou cartões de identificação fornecidos pela administração, para transitar no interior do estabelecimento, ou fora dele, pessoalmente ou para uso de terceiro(s), com mesmo fim; u) Praticar fato definido como crime culposo; v) Portar, ou ter em sua guarda, ou fazer uso de bebida com teor alcoólico ou apresentar-se embriagado. Conforme a Lei de Execuções Penais e Instrução Normativa SEJUC nº 001/00, constitui falta em grau grave: a) Incitar ou participar de movimento para subverter a ordem ou a disciplina; b) Fugir; c) Possuir, indevidamente, instrumento capaz de ofender a integridade física de outrem; d) Provocar acidente de trabalho; e) Descumprir, no regime aberto, as condições impostas; f) Inobservar os deveres previstos nos incisos II e V do art. 39, da LEP. g) O preso que tiver em sua posse, utilizar ou fornecer aparelho telefônico, de rádio ou similar, que permita a comunicação com outros presos ou com o ambiente externo.

8 Detalhamento das faltas graves A primeira falta disciplinar grave é a de incitar ou participar de movimento para subverter a ordem ou a disciplina. Participar, nos termos do dispositivo, é tomar parte, é colaborar com o movimento de subversão da ordem ou da disciplina, quer por meios materiais, como praticando violências, ameaças, etc., quer por meios morais, como planejando ou organizando as atividades. Também responde pela falta quem incita, ou seja, quem induz, provoca, excita, estimula os companheiros à prática de atos de subversão ou indisciplina de caráter coletivo. Convencendo ou estimulando outros presos por meios de discursos, conversas ou qualquer outro meio a organizar, deflagrar ou continuar com o movimento de rebeldia, caracterizada, estará a infração para o sujeito. Mesmo que não ocorra o movimento coletivo, incide o instigador no dispositivo da modalidade de tentativa, punível com a sanção à falta consumada. O movimento a que se refere a lei pode se constituir crime de motim de presos (art. 354 do Código Penal - CP) ou mesmo a resistência ou desobediência coletiva, ativa ou passiva, contra as ordens expressas dos funcionários ou regulamentos. Desnecessário, portanto, que se pratique violência ou ameaças, não exigidos no dispositivo em estudo, configurando-se a falta também nos movimentos pacíficos de recusa ao trabalho, de volta às celas, de greve de fome, de algazarra etc. Não importa, também, o fim visado pelo movimento, que pode até ser considerado justo, como é o de pretender melhores condições de trabalho, oportunidades de recreação etc. Tais reivindicações devem ser efetuadas na forma dos regulamentos. A fuga, e, consequentemente sua tentativa, também é falta disciplinar grave. Ao contrário do que ocorre na legislação penal, que considera crime apenas a evasão praticada com violência, a falta disciplinar configura-se ainda quando o preso não se utiliza desse meio para deixar a prisão. Também é indiferente que o preso tenha causado danos ao patrimônio ou tenha sido auxiliado ou favorecido por funcionários ou companheiros. Inclui-se no dispositivo, evidentemente, a fuga realizada durante a permanência fora do estabelecimento, como nas hipóteses de saídas autorizadas, trabalho externo, traslado etc. Também constitui falta disciplinar grave possuir, indevidamente, instrumento capaz de ofender a integridade física de outrem. Fato comum nos estabelecimentos penitenciários é a obtenção ou fabricação pelo preso de armas (revólveres, punhais etc) ou outros instrumentos idôneos para o ataque pessoal (estiletes, lâminas, furadores etc), confeccionados com materiais de uso nas cozinhas ou oficinas. É desnecessário para a caracterização da falta que o preso seja surpreendido portando arma ou instrumento, pois a lei se compensa com o simples fato de ele o possuir. Responde pela infração quem o guarda, por exemplo, na cela, no local de trabalho ou em qualquer outro a que eventualmente possa ter acesso. Comprovada a posse caracterizada, está a falta, sem que seja necessária demonstração de que o instrumento seria utilizado para ofender a integridade física de outrem; basta a constatação de que era ele idôneo para esse fim. Ressalta a lei a possibilidade de estar o preso autorizado a possuir ou usar o instrumento para suas atividades diárias (trabalho na cozinha, nas oficinas etc), já que somente se considera haver a infração quando a posse é indevida.

9 É também falta grave provocar acidente de trabalho. Refere-se a lei ao comportamento doloso do sujeito e não à culpa, como aliás, em todos os outros dispositivos do art. 50, da LEP. Aliás, o verbo provocar tem mais o sentido de produzir, promover, que implica a ideia de desejar que ocorra alguma coisa. Se o legislador quisesse prever também a provocação culposa do acidente de trabalho, seria expresso na descrição do fato culposo, cominando para ele sanções menos severas. A causação culposa de acidente de trabalho, como qualquer crime culposo, é prevista na Instrução Normativa SEJUC nº 001/00, como falta média, que não pode estar equiparada à conduta intencional. O dispositivo em estudo vale tanto para o trabalho interno como para o externo, já que a lei não distingue entre eles para o efeito da disciplina, mas não se refere ao trabalho do preso albergado. Este não é submetido à disciplina prisional, prevista na Lei de Execução Penal, mas regido apenas pelas regras de trabalho livre, como a Consolidação das Leis do Trabalho, a Lei de Acidentes do Trabalho e as demais leis trabalhistas. Entretanto, a provocação de acidente de trabalho pelo albergado poderá constituir-se em crime (dano, lesões corporais, homicídio etc.), passando aí a constituir-se em falta grave nos termos do art. 52 da LEP. Comete falta grave também aquele que descumprir, no regime aberto, as condições impostas. As condições gerais e obrigatórias do regime aberto estão previstas no art. 115 da LEP: I permanecer no local que for designado, durante o repouso e nos dias de folga; II sair para o trabalho e retornar, nos horários fixados; III não se ausentar da cidade onde reside, sem autorização judicial; IV comparecer a juízo, para informar e justificar suas atividades quando determinado. Além dessas condições, outras podem ser impostas pelo juiz, caso a caso, modificáveis no curso da execução. Comete falta grave, portanto o condenado que está cumprindo pena em regime aberto e desobedece a qualquer dessas condições legais ou judiciais. A infração às normas do trabalho interno ou externo dos presos submetidos a regime fechado ou semiaberto constituirá, eventualmente, outra falta disciplinar. Também nessa hipótese, a lei está se referindo a conduta intencional, não configurando a infração penal mera negligência, pequenos atrasos com relação aos horários fixados etc. Arrola-se na Lei de Execução Penal como falta disciplinar grave inobservar os deveres previstos nos incisos II e V do art. 39 desta lei. Assim, a desobediências à ordem de um funcionário e o desrespeito a qualquer pessoa com que o preso deva relacionar-se (art. 39, II), bem como a inexecução do trabalho, das tarefas e das ordens recebidas (art. 39, V), são condutas sancionadas como faltas graves. Deve-se observar, porém que não comete falta disciplinar o preso que descumpre ordem ilegal, pois ninguém está obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei (art.5, II, da Constituição Federal). Também não deve ser sancionada a recusa de trabalho quando o condenado justifica sua rebeldia passiva por motivo justo, como por exemplo, temer represálias de companheiros de cárcere. Não configura, ainda, a ausência do condenado, por alguns momentos, do local de trabalho, interno ou externo. Também é falta grave a prática de fato previsto como crime doloso, quando um preso de posse de uma arma branca comente um homicídio contra outro preso dentro da Unidade Prisional, ou mesmo, quando é flagrado com drogas ilícitas; devendo, nesse caso também, responder penalmente pela falta administrativa.

10 Com a evolução da tecnologia e o advento de aparelhos telefônicos móveis, passou-se a discutir a respeito de consequências jurídicas que deveriam ser impostas àqueles que se encontram no cumprimento de pena criminal e possuem e/ou se utilizam de tais aparelhos de telefonia celular no interior de estabelecimentos penais, bem como no tocante às medidas punitivas direcionadas àqueles que, de qualquer maneira, introduzem ou permitem a entrada dos mesmos aparelhos no ambiente carcerário, para utilização dos detentos. A Lei n.º /2007, que entrou em vigor no dia 29 de março de 2007, resolveu a discussão a respeito da matéria, ao acrescentar o inciso VII ao artigo 50 da Lei de Execução Penal (Faltas Graves), estabelecendo que constitui falta grave no cumprimento de pena privativa de liberdade, ter o preso, em sua posse, utilizar ou fornecer aparelho telefônico, de rádio ou similar, que permita a comunicação com outros presos ou com o ambiente externo. Também a Lei n.º , de 28 de março de 2007, introduziu o art. 319-A ao Código Penal Brasileiro, possibilitando punir com detenção, de três meses a um ano, o Diretor de Penitenciária e/ou agente público que deixar de cumprir seu dever de vedar ao preso o acesso a aparelho telefônico, de rádio ou similar, que permita a comunicação com outros presos ou com o ambiente externo. E, finalmente, a Lei n.º , de 6 de agosto de 2009, introduziu o art. 349-A ao Código Penal Brasileiro e passou a punir com detenção, de três meses a um ano, "ingressar, promover, intermediar, auxiliar ou facilitar a entrada de aparelho telefônico de comunicação móvel, de rádio ou similar, sem autorização legal, em estabelecimento prisional". Como é feita a instauração do procedimento disciplinar? Quando cometida a falta disciplinar, será promovido o registro de ocorrência e, se necessário, imediato isolamento provisório por prazo não superior a 10 dias, contados do dia do cometimento da falta. O fato será comunicado ao Diretor, Gerente ou Chefe da Unidade, por meio da Comunicação Interna, onde deverá contar nome do preso faltoso, prontuário, cela e pavilhão e detalhamento do ocorrido, com nome das vítimas e testemunhas e anexado às provas que motivaram a comunicação, bem como a assinatura do agente penitenciário comunicante. Recebida a comunicação, o Diretor, Gerente ou Chefe da Unidade deve, de imediato, tomar as seguintes providências: - Decidir pelo arquivamento do termo de ocorrência, quando entender que o fato seja de pouca gravidade ou a ausência de indícios de autoria desaconselharem a instauração do Procedimento ou, ainda, quando o fato não constituir infração disciplinar, fundamentando obrigatoriamente sua decisão ou - decidir pela instauração do Procedimento Disciplinar, quando acatar a acusação. Decidindo pela instauração do procedimento, o Diretor, Gerente ou Chefe da Unidade determinará a abertura do Procedimento Disciplinar para apuração da falta através de Portaria Administrativa, e, se necessário, o isolamento preventivo do acusado. Uma vez determinado o isolamento preventivo, dará ciência ao faltoso através de ofício, conforme art. 60 da Lei nº 7.210/84

11 O Conselho Disciplinar, ao receber a Portaria Administrativa, dá seguimento ao procedimento com a Portaria de Abertura, instaurando o conselho, onde cientifica o preso faltoso sobre a infração que lhe é atribuída e intima-o para oitiva, bem como os técnicos e advogado ou defensor para se reunirem em sala própria e horário indicado, com data não superior a 10 dias contados da data de recebimento da Portaria Administrativa. O Conselho Disciplinar só aprecia e julga faltas administrativas? Sim. Entretanto, entre as faltas citadas na Instrução Normativa, há artigos que citam ser falta administrativa praticar fato definido como crime doloso e/ou crime culposo, ou seja, o conselho pode e deve apreciar e julgar essas faltas, sem prejuízo do processo penal. Após o preso ser autuado em flagrante delito por infração ao Código Penal, isso não impede que contra ele seja instaurado um procedimento administrativo disciplinar. Quando o preso comete algum crime no interior da Unidade Prisional, como deverá proceder o agente penitenciário? Quando em flagrante delito, deve ser dado voz de prisão, sendo o acusado encaminhado à Delegacia de Polícia, a fim de que seja Lavrado o Auto Prisão de Flagrante. Ao retornar à Unidade, deverá ser encaminhado à Cela de Isolamento, devendo o Agente elaborar Comunicação Interna circunstanciada do fato, isso para o caso de presos em regime fechado, já que quando o preso for do regime semiaberto, regime aberto ou esteja em livramento condicional, automaticamente será encaminhado pela autoridade a uma unidade prisional de regime fechado. O que acontece durante audiência do Conselho Disciplinar? Na data e hora prevista, será lavrado o Termo de Declaração, sendo ouvidos o acusado, a vítima e as testemunhas (quando houver), e o comunicante do fato. E, após a apresentação da defesa feita pelo Defensor ou Advogado particular, é feita a votação para decidir sobre a culpabilidade do acusado. Como é feita a decisão (votação)? As decisões do Conselho Disciplinar serão tomadas por maioria, cabendo a seu presidente o voto de desempate. Sendo vedadas como sanções disciplinares os castigos corporais, clausura em cela escura, sanções coletivas, bem como toda punição cruel, desumana, degradante e de qualquer forma de tortura, conforme art. 45, da LEP. Esse princípio ocorre do preceito constitucional segundo o qual nenhuma pena passará da pessoa do delinquente (art. 5º, XLV, da Constituição Federal CF). Muitas vezes, a manutenção da ordem e da disciplina tem servido como justificativa para que se inflijam aos presos sanções coletivas, quando é princípio básico de justiça que não se deve aplicar qualquer sanção em caso de simples dúvida ou suspeita. Sabendo-se que tem ocorrido comumente punição a todos os presos de uma cela ou pavilhão, quando a administração deseja castigar autores de uma infração disciplinar que não são conhecidos. Essa punição coletiva atinge o interno em sua liberdade e dignidade.

12 A aplicação da sanção disciplinar deve ser individualizada (princípio da culpabilidade individual), levando-se em conta a autoria da falta, a natureza, os motivos, as circunstâncias, as consequências do fato, como também seu tempo de prisão, na fixação da reprimenda, inclusive a pessoa do infrator. A lei não prevê qualquer dispositivo a respeito do concurso de faltas disciplinares. Porém, somente poderá ser aplicada uma sanção, e, nesse caso a mais grave, se um fato constituir, em tese, duas faltas disciplinares. A isso obriga o princípio non bis in idem, que veda a punição múltipla por um só fato. Quanto às decisão do Conselho Disciplinar: - Quando o acusado for condenado, deverá cumprir a punição conforme a classificação da falta praticada, podendo ser em grau leve, médio ou grave - Quando o acusado for absolvido, deverá retornar às suas atividades cotidianas. - Quando, por falta de provas que justifiquem uma punição, deve o procedimento ser arquivado. Como deverá proceder o Conselho Disciplinar após a votação (decisão tomada)? Com a decisão do Conselho Disciplinar definida, será emitido Portaria de Encerramento que conterá a síntese dos fatos apurados, a tipificação das faltas apuradas, os elementos de convicção do Conselho e a responsabilidade do(s) acusado(s) no fato. Qualquer que seja a decisão, o preso tomará ciência através da Portaria de Encerramento do Procedimento Disciplinar. Como deverá proceder o advogado (ou defensor) ou o preso(a) punido no Conselho Disciplinar que discordar da decisão? Poderá ser interposto pedido de reconsideração das decisões do Conselho Disciplinar, diretamente pelo(a) preso(a) punido(a) ou por advogado(a) legalmente habilitado(a), cujo requerimento será dirigido ao Presidente do mesmo Conselho, no prazo de três dias, contados da intimação pessoal ao punido(a), quando a decisão não for unânime ou se apresentar contrária à prova produzida. A revisão poderá ser requerida, nos moldes previstos no parágrafo anterior, quando for indeferido pedido de reconsideração; quando a decisão estiver baseada em prova testemunhal ou documental falsa ou quando a decisão contrariar a prova produzida, sendo os autos remetidos, após despacho do presidente, ao Superintendente do Sistema Penitenciário, em 48 horas, remeterá o feito à Comissão Revisional da SERES, sob sua presidência, para apreciação e decisão da matéria no prazo de 10 dias. Compete ao Superintendente da SERES designar, através de Portaria, que será publicada no Diário Oficial do Estado do Estado, os dois membros que comporão a Comissão Revisional da SERES, que poderá ser permanente.

13 Os recursos, bem como os pedidos de reconsideração e de revisão, serão obrigatoriamente instruídos com a cópia reprográfica do processo que deu azo á punição, que obrigatoriamente conterá cópia dos assentamentos carcerários do(a) requerente. Julgados procedentes, total ou parcialmente, os pleitos do pedido de reconsideração ou revisão, supra, as punições já aplicadas serão, respectivamente, tornadas sem efeito ou atenuadas, de tudo ficando registro nos assentamentos carcerários do(a) presos(a), ciente o Juiz das Execuções Penais e o órgão do Ministério Público da mesma Vara. A nulidade da decisão será reconhecida em qualquer época, quando houver sido inobservado o princípio da ampla defesa. A execução da pena disciplinar será suspensa, quando desaconselhada em parecer de médico da Unidade Prisional ou Hospitalar que acolher ou estiver acolhendo o(a) preso(a), sendo executada quando cessar a causa impeditiva e á luz de parecer médico. Quando não houver pedido recurso, como o Conselho Disciplinar finalizará o procedimento? Após a ciência do preso na Portaria de Encerramento, esta será encaminhada à Gerência de Segurança (para assegurar cumprimento da sanção imposta), para a Gerência de Registro e Movimentação Carcerária (para ser arquivada a decisão na pasta e lançada no assentamento carcerário e Histórico Disciplinar), ao Juiz e Promotor das Execuções Penais (para decisões nas possíveis progressões ou regressões) e Corregedoria de Justiça (para ciência da ausência de envolvimento de agentes penitenciários nos fatos). Passado esses trâmites, finaliza-se o Conselho Disciplinar, e todo o procedimento ficará arquivado na Unidade Prisional. A decisão punitiva prescreve? Sim. Conforme art. 19, da Instrução Normativa SEJUC n 001/00, Qualquer que seja a sanção disciplinar aplicada, com ou sem recurso provido, e desde que não tenha o preso(a) voltado a infringir as normas expressas, durante o período de 12 (doze) meses consecutivos, contados a partir de sua ciência à decisão punitiva, retomará ele a condição de primário para fins disciplinares. Quando ocorre a prescrição da persecução punitiva? a) Nos casos de infrações em grau leve, em seis meses; b) Nos casos de infrações em grau médio, um ano; c) Nos casos de infrações em grau grave, em dois anos.

14 Os casos prescricionais, regidos acima, contam-se da data do fato e se interrompem pela recaptura do(a) foragido(a) ou com a instauração do processo disciplinar nos demais casos. O que acontece administrativamente ao preso provisório ou condenado em pena privativa de liberdade quando condenado no Conselho Disciplinar por infração à disciplina? Segundo a LEP, as faltas são classificadas como Leve, Média e Grave, porém ela apenas trata das consequências com relação à Falta Grave, entretanto os Estados da Federação são livres para determinar e homologar através de Portaria as faltas de nível leve e médio. Quanto ao preso condenado por infração disciplinar, conforme Instrução Normativa SEJUC 001/00, o mesmo deverá cumprir a punição correspondente a sua falta, em local apropriado, respeitando seus direitos. As sanções disciplinares para o caso de faltas leves serão: a) Advertência verbal ou repreensão; b) Suspensão de visitas até dez dias, exceto com relação à visita íntima, salvo se estiver relacionada com a falta cometida; c) Isolamento na própria cela ou em local adequado, de dois a cinco dias. As sanções disciplinares para o caso de faltas médias serão: a) Repreensão; b) Suspensão de visitas de dez a vinte dias, exceto com relação á visita íntima, salvo se estiver relacionada com a falta cometida; c) Isolamento na própria cela ou em local adequado, de cinco a dez dias. As sanções disciplinares para o caso de faltas graves serão: a) Suspensão de visitas de vinte a trinta dias, exceto com relação á visita íntima, salvo se estiver relacionada com a falta cometida; b) Isolamento na própria cela ou em local apropriado, de vinte a trinta dias. Então, dependendo da decisão do Conselho Disciplinar, o preso faltoso cumprirá uma dessas sanções, lembrando que, cometidos vários fatos, pune-se levando em consideração o mais grave.

15 O que acontece penalmente ao preso provisório ou condenado em pena privativa de liberdade quando condenado por infração grave? A aplicação e a execução da sanção disciplinar de isolamento serão sempre comunicadas ao juiz de execução. Trata-se de providência em princípio destinada a possibilitar ao magistrado melhor fiscalização na aplicação dessa sanção disciplinar de caráter severo, evitando-se o abuso na utilização do isolamento. A falta disciplinar grave, como a prática de crime doloso (sem necessidade de que tenha sido objeto de sentença condenatória transitada em julgado) é causa de regressão (art. 118, I), de revogação de autorização de saída temporária (art. 152), e da perda do direito de remição (art. 117). Na hipótese de regime disciplinar diferenciado, a própria inclusão depende de decisão judicial. Cabe exclusivamente ao juiz encarregado da execução decidir sobre a regressão, não podendo a autoridade administrativa determiná-la. Se o condenado que praticar a falta grave estiver no regime fechado, não se podendo fazê-lo regredir para regime mais severo, inexistente, além de ser submetido à sanção disciplinar, está sujeito ao efeito secundário da regressão, ou seja terá interrompido o tempo de cumprimento da pena para efeito de progressão, devendo cumprir mais um sexto do restante a partir da falta grave para obtê-la. 3- CONCLUSÃO Verifica-se que a finalidade do Conselho Disciplinar não é, simplesmente, o castigo, ou seja, o pagamento pela falta praticada. É de ressocializar, recuperar, reeducar, ou educar o condenado, amparado pela natureza jurídica. É preciso nunca esquecer que o direito, o procedimento disciplinar e a execução da pena constituem apenas um meio para reintegração social, indispensável, mas nem por isso o de maior alcance, porque a melhor defesa da sociedade se obtém pela política social do Estado e pela ajuda pessoal. O papel do agente de segurança não é aquele em que se suporta, através do autoritarismo, da tirania, da força, da prática da tortura e tampouco aquele em que apenas abre e fecha cadeados. O agente penitenciário é um representante legal do Estado que exerce, através dele, sua função e sua autoridade, entretanto ele também tem a responsabilidade e o dever de respeitar o direito dos presos, pois, como preceitua o art. 40, da LEP, que se impõe a todas as autoridade o respeito à integridade física e moral dos condenados e dos presos provisórios. Estão assim protegidos os direitos humanos fundamentais do homem (vida, saúde, integridade corporal e dignidade humana), os mais importantes, porque servem de suporte aos demais, que não existiriam sem aqueles. Em virtude dessa declaração, que tem caráter constitucional, pois que prevista no art. 5º, XLIX, da Carta Magna, estão proibidos os maus tratos e castigos que, por sua crueldade ou conteúdo desumano, degradante, vexatório e humilhante, atentam contra a dignidade da pessoa, sua vida, sua integridade física e moral. Ainda que seja difícil desligar esses direitos dos demais, pois, dada sua natureza, eles se encontram compreendidos entre os restantes, é possível admiti-los isoladamente, estabelecendo, como faz a lei, as condições para que não sejam afetados.

16 Em todas as dependências penitenciárias, e em todos os momentos e situações, devem ser satisfeitas as necessidades de higiene e segurança de ordem material, bem como as relativas ao tratamento digno da pessoa humana do preso. A Lei nº 9.455, de 07 de abril de 1997, que define os crimes de tortura, tipifica o ilícito penal quem submete pessoa presa ou sujeita a medida de segurança a sofrimento físico ou mental, por intermédio de prática de ato não previsto em lei ou não resultante de medida legal, bem como aquele que se omite em face dessas condutas, que tinha o dever de apurá-las (art. 1, 1º e 2º). O agente penitenciário tem a responsabilidade de manter a disciplina no interior das unidades prisionais mas, ao exceder ou abusar do poder que tem, pode sofrer consequências desastrosas, tais como processos administrativos, civil e penal. Para evitar esses problemas, deve ele recorrer ao Conselho Disciplinar, que tem competência legal para aplicar as sanções devidas, isentando-o de qualquer problema. 4- BIBLIOGRAFIA Execução Penal Mirabete, Julio Fabrini 11º Edição Código Penal Brasileiro Instrução Normativa SEJUC nº 001/00 Melo, Humberto Cabral Vieira Constituição Federal de 1988 Lei , de Lei ,

TRABALHO CARTILHA DO REEDUCANDO

TRABALHO CARTILHA DO REEDUCANDO TRABALHO VOLTA AO CRIME CARTILHA DO REEDUCANDO CARTILHA DO REEDUCANDO ÍNDICE Introdução...5 Deveres...6 Direitos...7 Disciplina...10 Sanções...11 Formulário para Habeas Corpus...12 Petição Simplificada...13

Leia mais

PROCESSO PENAL COMNENTÁRIOS RECURSOS PREZADOS, SEGUEM OS COMENTÁRIOS E RAZÕES PARA RECURSOS DAS QUESTÕES DE PROCESSO PENAL.

PROCESSO PENAL COMNENTÁRIOS RECURSOS PREZADOS, SEGUEM OS COMENTÁRIOS E RAZÕES PARA RECURSOS DAS QUESTÕES DE PROCESSO PENAL. PROCESSO PENAL COMNENTÁRIOS RECURSOS PREZADOS, SEGUEM OS COMENTÁRIOS E RAZÕES PARA RECURSOS DAS QUESTÕES DE PROCESSO PENAL. A PROVA FOI MUITO BEM ELABORADA EXIGINDO DO CANDIDATO UM CONHECIMENTO APURADO

Leia mais

Brigada 1 Combate Voluntário a Incêndios Florestais CNPJ 05 840 482 0001/01

Brigada 1 Combate Voluntário a Incêndios Florestais CNPJ 05 840 482 0001/01 REGIMENTO INTERNO O presente Regimento Interno, dirigido aos associados da ONG Brigada 1, inscrita no CNPJ 05.840.482/0001-01 e previsto no Art. 4º do Capítulo II do Estatuto da Instituição, visa estabelecer

Leia mais

Interessado: Conselho e Administração do Condomínio. Data: 17 de Agosto de 2007. Processo: 01/2007

Interessado: Conselho e Administração do Condomínio. Data: 17 de Agosto de 2007. Processo: 01/2007 Interessado: Conselho e Administração do Condomínio. Data: 17 de Agosto de 2007. Processo: 01/2007 Atribuição de multa aos condôminos infratores. Modo de aplicação. Eficácia da multa. O Senhor Síndico,

Leia mais

ADVERTÊNCIA E SUSPENSÃO DISCIPLINAR

ADVERTÊNCIA E SUSPENSÃO DISCIPLINAR ADVERTÊNCIA E SUSPENSÃO DISCIPLINAR A CLT ao estabelecer em seu artigo 2º a definição de empregador, concede a este o poder e o risco da direção da atividade, controlando e disciplinando o trabalho, aplicando,

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 128, DE 2014

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 128, DE 2014 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 128, DE 2014 Altera a Lei de Execução Penal e o Código Penal para criminalizar o diretor do estabelecimento penal ou o agente público competente pela não atribuição de trabalho

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO. PORTARIA Nº CF-POR-2012/00116 de 11 de maio de 2012

PODER JUDICIÁRIO. PORTARIA Nº CF-POR-2012/00116 de 11 de maio de 2012 PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL CONSELHO DA JUSTIÇA FEDERAL PORTARIA Nº CF-POR-2012/00116 de 11 de maio de 2012 Dispõe sobre a composição, o funcionamento e as atribuições dos Comitês Gestores do Código

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL IV

DIREITO PROCESSUAL PENAL IV AULA DIA 25/05/2015 Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA E-mail: tiago_csouza@hotmail.com DIREITO PROCESSUAL PENAL IV Procedimento Sumaríssimo (Lei 9.099/95) - Estabelece a possibilidade de conciliação civil,

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE LEI Nº 215, DE 2015 (EM APENSO OS PLS NºS 1.547 E 1.589, DE 2015)

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE LEI Nº 215, DE 2015 (EM APENSO OS PLS NºS 1.547 E 1.589, DE 2015) COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE LEI Nº 215, DE 2015 (EM APENSO OS PLS NºS 1.547 E 1.589, DE 2015) Acrescenta inciso V ao art. 141 do Decreto- Lei nº 2.848, de 7 de dezembro

Leia mais

O MENSALÃO E A PERDA DE MANDATO ELETIVO

O MENSALÃO E A PERDA DE MANDATO ELETIVO O MENSALÃO E A PERDA DE MANDATO ELETIVO José Afonso da Silva 1. A controvérsia 1. A condenação, pelo Supremo Tribunal Federal, na Ação Penal 470, de alguns deputados federais tem suscitado dúvidas relativamente

Leia mais

Doutrina - Omissão de Notificação da Doença

Doutrina - Omissão de Notificação da Doença Doutrina - Omissão de Notificação da Doença Omissão de Notificação da Doença DIREITO PENAL - Omissão de Notificação de Doença CP. Art. 269. Deixar o médico de denunciar à autoridade pública doença cuja

Leia mais

COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONAL. MENSAGEM N o 479, DE 2008

COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONAL. MENSAGEM N o 479, DE 2008 COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONAL MENSAGEM N o 479, DE 2008 Submete à consideração do Congresso Nacional o texto do Tratado de Extradição entre a República Federativa do Brasil e o Governo

Leia mais

FATO TÍPICO. Conduta (dolosa ou culposa; comissiva ou omissiva) Nexo de causalidade Tipicidade

FATO TÍPICO. Conduta (dolosa ou culposa; comissiva ou omissiva) Nexo de causalidade Tipicidade TEORIA GERAL DO CRIME FATO TÍPICO Conduta (dolosa ou culposa; comissiva ou omissiva) Resultado Nexo de causalidade Tipicidade RESULTADO Não basta existir uma conduta. Para que se configure o crime é necessário

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº, DE DE 2010.

RESOLUÇÃO Nº, DE DE 2010. RESOLUÇÃO Nº, DE DE 2010. Dispõe sobre a divulgação de dados processuais eletrônicos na rede mundial de computadores, expedição de certidões judiciais e dá outras providências. O PRESIDENTE DO CONSELHO

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS SECRETARIA DE ESTADO DE GESTÃO E PLANEJAMENTO GABINETE

ESTADO DE GOIÁS SECRETARIA DE ESTADO DE GESTÃO E PLANEJAMENTO GABINETE r_------ ------------------- ------~ - ~ ~J INSTRUÇÃO NORMATIVA N aj.9 /2015-GAB, DE0Z,3DE J)tYci.Q. DE 2015 Dispõe sobre o controle e a fiscalização de frequência dos servidores públicos do Poder Executivo

Leia mais

Validade, Vigência, Eficácia e Vigor. 38. Validade, vigência, eficácia, vigor

Validade, Vigência, Eficácia e Vigor. 38. Validade, vigência, eficácia, vigor Validade, Vigência, Eficácia e Vigor 38. Validade, vigência, eficácia, vigor Validade Sob o ponto de vista dogmático, a validade de uma norma significa que ela está integrada ao ordenamento jurídico Ela

Leia mais

Segurança e Saúde dos Trabalhadores

Segurança e Saúde dos Trabalhadores Segurança e Saúde dos Trabalhadores [1]CONVENÇÃO N. 155 I Aprovada na 67ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (Genebra 1981), entrou em vigor no plano internacional em 11.8.83. II Dados referentes

Leia mais

Câmara Municipal de São Pedro do Sul

Câmara Municipal de São Pedro do Sul Regulamento A elaboração do presente regulamento resulta da necessidade de definir regras e harmonizar os procedimentos relacionados com a duração e organização do tempo de trabalho, conforme impõe o definido

Leia mais

Princípios norteadores

Princípios norteadores Princípios norteadores A Associação pela Reforma Prisional, Conectas Direitos Humanos, Instituto dos Defensores de Direitos Humanos, Instituto Sou da Paz, Instituto Terra, Trabalho e Cidadania, Instituto

Leia mais

VERITAE TRABALHO - PREVIDÊNCIA SOCIAL - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX PREVIDÊNCIA SOCIAL E TRIBUTOS

VERITAE TRABALHO - PREVIDÊNCIA SOCIAL - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX PREVIDÊNCIA SOCIAL E TRIBUTOS VERITAE TRABALHO - PREVIDÊNCIA SOCIAL - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX PREVIDÊNCIA SOCIAL E TRIBUTOS Orientador Empresarial Crimes contra a Ordem Tributária Representações pela RFB - Procedimentos a

Leia mais

AUTORIZAÇÃO DE USO DE BEM PERMANENTE EM AMBIENTE EXTERNO A UFRB

AUTORIZAÇÃO DE USO DE BEM PERMANENTE EM AMBIENTE EXTERNO A UFRB AUTORIZAÇÃO DE USO DE BEM PERMANENTE EM AMBIENTE EXTERNO A UFRB 1 BASE LEGAL LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 (Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das Autarquias

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

RESPONSABILIDADE CIVIL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA RESPONSABILIDADE CIVIL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1 Suponha se que Maria estivesse conduzindo o seu veículo quando sofreu um acidente de trânsito causado por um ônibus da concessionária do serviço público

Leia mais

CAPÍTULO XVI DAS PENALIDADES

CAPÍTULO XVI DAS PENALIDADES CAPÍTULO XVI DAS PENALIDADES Art. 256. A autoridade de trânsito, na esfera das competências estabelecidas neste Código e dentro de sua circunscrição, deverá aplicar, às infrações nele previstas, as seguintes

Leia mais

ANTEPROJETO DE REGIMENTO GERAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL (Sob apreciação do MEC para fins de homologação) Título II Da estrutura

ANTEPROJETO DE REGIMENTO GERAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL (Sob apreciação do MEC para fins de homologação) Título II Da estrutura ANTEPROJETO DE REGIMENTO GERAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL (Sob apreciação do MEC para fins de homologação) Art. 8º... Título II Da estrutura Capítulo I Do Conselho Universitário Seção I Da

Leia mais

DEPARTAMENTO DA POLÍCIA FEDERAL PORTARIA Nº 1.129, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1995

DEPARTAMENTO DA POLÍCIA FEDERAL PORTARIA Nº 1.129, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1995 DEPARTAMENTO DA POLÍCIA FEDERAL PORTARIA Nº 1.129, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1995 O Diretor do Departamento de Polícia Federal, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo ítem III, do Artigo 30 do Regimento

Leia mais

CONSELHOS TUTELARES FUNÇÕES E ATRIBUIÇÕES

CONSELHOS TUTELARES FUNÇÕES E ATRIBUIÇÕES CONSELHOS TUTELARES FUNÇÕES E ATRIBUIÇÕES Conselho Tutelar Órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente,

Leia mais

RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE FACULDADE nº 002/04

RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE FACULDADE nº 002/04 RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE FACULDADE nº 002/04 O Prof. Sérgio Clementi, Diretor da Faculdade de Engenharia, do Centro Universitário Fundação Santo André, no uso de suas atribuições estatutárias e resolve:

Leia mais

Conselho da Justiça Federal

Conselho da Justiça Federal RESOLUÇÃO Nº 058, DE 25 DE MAIO DE 2009 Estabelece diretrizes para membros do Poder Judiciário e integrantes da Polícia Federal no que concerne ao tratamento de processos e procedimentos de investigação

Leia mais

REGIMENTO DISCIPLINAR PENITENCIÁRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

REGIMENTO DISCIPLINAR PENITENCIÁRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DECRETO Nº 46.534, DE 04 DE AGOSTO DE 2009. (publicado no DOE nº 148, de 05 de agosto de 2009) (com as alterações do Decreto 47.594, de 23/11/2010) Aprova o Regimento Disciplinar Penitenciário do Estado

Leia mais

CONTRATO DE TRABALHO. Empregado Preso

CONTRATO DE TRABALHO. Empregado Preso CONTRATO DE TRABALHO Empregado Preso Muitas dúvidas surgem quando o empregador toma conhecimento que seu empregado encontra-se preso. As dúvidas mais comuns são no sentido de como ficará o contrato de

Leia mais

REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I. Da Finalidade

REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I. Da Finalidade REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I Da Finalidade Art. 1ª Fica instituído o Regimento Interno da da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, em conformidade com o Decreto nº. 6.029 de 1º de fevereiro

Leia mais

Súmulas em matéria penal e processual penal.

Súmulas em matéria penal e processual penal. Vinculantes (penal e processual penal): Súmula Vinculante 5 A falta de defesa técnica por advogado no processo administrativo disciplinar não ofende a Constituição. Súmula Vinculante 9 O disposto no artigo

Leia mais

PLANO DE RESPOSTA DA PROVA DISSERTATIVA PARA O CARGO DE DELEGADO

PLANO DE RESPOSTA DA PROVA DISSERTATIVA PARA O CARGO DE DELEGADO PLANO DE RESPOSTA DA PROVA DISSERTATIVA PARA O CARGO DE DELEGADO PEÇA D E S P A C H O 1. Autue-se o Auto de Prisão em Flagrante; 2. Dê-se o recibo de preso ao condutor; 3. Autue-se o Auto de Apresentação

Leia mais

Políticas de utilização dos laboratórios de informática

Políticas de utilização dos laboratórios de informática FACULDADE VALE DO SALGADO ICÓ CEARÁ Missão: Formar profissionais capazes de contribuir para o desenvolvimento do país, embasados na responsabilidade social e na ética, visando o bem estar e a qualidade

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO DISTRITO FEDERAL

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO DISTRITO FEDERAL RESOLUÇÃO CRM/DF nº 378/2015 (Publicada no DODF de 25 de março de 2015, Seção 03, p. 47) Dispõe sobre a instituição do Termo de Ajustamento de Conduta no âmbito da jurisdição do Conselho Regional de Medicina

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE LEI N o 3.966, DE 2004 Modifica a Lei nº 9.609, de 1998, que dispõe sobre a proteção da propriedade intelectual de programa de computador. Autor:

Leia mais

PORTARIA CAU/SP Nº 063, DE 31 DE AGOSTO DE 2015.

PORTARIA CAU/SP Nº 063, DE 31 DE AGOSTO DE 2015. PORTARIA CAU/SP Nº 063, DE 31 DE AGOSTO DE 2015. Aprova a Instrução Normativa nº 06, de 31 de agosto de 2015, que regulamenta os trâmites administrativos dos Contratos no âmbito do Conselho de Arquitetura

Leia mais

Prof. Alison Rocha QUESTÕES COMENTADAS DA LEI DE EXECUÇÕES PENAIS

Prof. Alison Rocha QUESTÕES COMENTADAS DA LEI DE EXECUÇÕES PENAIS Prof. Alison Rocha QUESTÕES COMENTADAS DA LEI DE EXECUÇÕES PENAIS A respeito da execução penal, instituída pela Lei n.º 7.210/1984, assinale a opção correta. a) O trabalho do condenado, como dever social

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO Atualizado até 13/10/2015 RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO NOÇÕES INTRODUTÓRIAS Quando se fala em responsabilidade, quer-se dizer que alguém deverá

Leia mais

PONTO 1: Concurso de Crimes PONTO 2: Concurso Material PONTO 3: Concurso Formal ou Ideal PONTO 4: Crime Continuado PONTO 5: PONTO 6: PONTO 7:

PONTO 1: Concurso de Crimes PONTO 2: Concurso Material PONTO 3: Concurso Formal ou Ideal PONTO 4: Crime Continuado PONTO 5: PONTO 6: PONTO 7: 1 PROCESSO PENAL PONTO 1: Concurso de Crimes PONTO 2: Concurso Material PONTO 3: Concurso Formal ou Ideal PONTO 4: Crime Continuado PONTO 5: PONTO 6: PONTO 7: 1. CONCURSO DE CRIMES 1.1 DISTINÇÃO: * CONCURSO

Leia mais

Marco Civil da Internet

Marco Civil da Internet Marco Civil da Internet Tendências em Privacidade e Responsabilidade Carlos Affonso Pereira de Souza Professor da Faculdade de Direito da UERJ Diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS) @caffsouza

Leia mais

O Novo Regime das Medidas Cautelares no Processo Penal

O Novo Regime das Medidas Cautelares no Processo Penal 202 O Novo Regime das Medidas Cautelares no Processo Penal Juliana Andrade Barichello 1 O objetivo deste trabalho é discorrer sobre os principais pontos das palestras, enfatizando a importância das alterações

Leia mais

CONTADOR JOSE LUIZ VAILATTI. Lei 12. 846/2013 LEI ANTI CORRUPÇÃO EMPRESARIAL

CONTADOR JOSE LUIZ VAILATTI. Lei 12. 846/2013 LEI ANTI CORRUPÇÃO EMPRESARIAL CONTADOR JOSE LUIZ VAILATTI Lei 12. 846/2013 LEI ANTI CORRUPÇÃO EMPRESARIAL Atender às exigências internacionais de combate a corrupção Estimular a prática do compliance. Ética corporativa na administração.

Leia mais

RESOLVEU: I - probidade na condução das atividades no melhor interesse de seus clientes e na integridade do mercado;

RESOLVEU: I - probidade na condução das atividades no melhor interesse de seus clientes e na integridade do mercado; Estabelece normas e procedimentos a serem observados nas operações em bolsas de valores e dá outras providências. O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS torna público que o Colegiado, em sessão

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC OU ATIVIDADE EQUIVALENTE DO CURSO DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA DA ADMINISTRAÇÃO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC OU ATIVIDADE EQUIVALENTE DO CURSO DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA DA ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC OU ATIVIDADE EQUIVALENTE DO CURSO DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA DA ADMINISTRAÇÃO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1. O presente Regulamento

Leia mais

DOE Seção I quinta-feira, 19 de março de 2015, páginas 29/30.

DOE Seção I quinta-feira, 19 de março de 2015, páginas 29/30. DOE Seção I quinta-feira, 19 de março de 2015, páginas 29/30. Resolução SS 28, de 18-3-2015 Dispõe sobre a instrução de processos de afastamento para participar de congressos, cursos e outros eventos culturais,

Leia mais

MATERIAL DE AULA LEI Nº 9.296, DE 24 DE JULHO DE 1996.

MATERIAL DE AULA LEI Nº 9.296, DE 24 DE JULHO DE 1996. MATERIAL DE AULA I) Ementa da aula Interceptação Telefônica. II) Legislação correlata LEI Nº 9.296, DE 24 DE JULHO DE 1996. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO. (Alterada pelas Resoluções nº 65/2011 e 98/2013) RESOLUÇÃO Nº 20, DE 28 DE MAIO DE 2007.

CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO. (Alterada pelas Resoluções nº 65/2011 e 98/2013) RESOLUÇÃO Nº 20, DE 28 DE MAIO DE 2007. CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO (Alterada pelas Resoluções nº 65/2011 e 98/2013) RESOLUÇÃO Nº 20, DE 28 DE MAIO DE 2007. Regulamenta o art. 9º da Lei Complementar nº 75, de 20 de maio de 1993 e

Leia mais

A PRISÃO PREVENTIVA E AS SUAS HIPÓTESES PREVISTAS NO ART. 313 DO CPP, CONFORME A LEI Nº 12.403, DE 2011.

A PRISÃO PREVENTIVA E AS SUAS HIPÓTESES PREVISTAS NO ART. 313 DO CPP, CONFORME A LEI Nº 12.403, DE 2011. A PRISÃO PREVENTIVA E AS SUAS HIPÓTESES PREVISTAS NO ART. 313 DO CPP, CONFORME A LEI Nº 12.403, DE 2011. Jorge Assaf Maluly Procurador de Justiça Pedro Henrique Demercian Procurador de Justiça em São Paulo.

Leia mais

ANÁLISE DO EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SDM Nº 15/2011 BM&FBOVESPA

ANÁLISE DO EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SDM Nº 15/2011 BM&FBOVESPA ANÁLISE DO EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SDM Nº 15/2011 MINUTA PROPOSTA CVM Art. 1º As pessoas habilitadas a atuar como integrantes do sistema de distribuição, os analistas, os consultores e os administradores

Leia mais

Atribuições estaduais e municipais na fiscalização ambiental

Atribuições estaduais e municipais na fiscalização ambiental Atribuições estaduais e municipais na fiscalização ambiental Rodolfo Torres Advogado Assessor Jurídico do INEA Especialista em Direito Ambiental pela PUC/RJ Fiscalização: noções gerais Manifestação do

Leia mais

CONSIDERANDO o que o Sr. João Lima Goes relatou ao Conselho Tutelar de Alto Piquiri Paraná, cuja cópia segue em anexo;

CONSIDERANDO o que o Sr. João Lima Goes relatou ao Conselho Tutelar de Alto Piquiri Paraná, cuja cópia segue em anexo; RECOMENDAÇÃO ADMINISTRATIVA nº 05/2012 CONSIDERANDO que, nos termos do art. 201, inciso VIII, da Lei nº 8.069/90, compete ao Ministério Público zelar pelo efetivo respeito aos direitos e garantias legais

Leia mais

NBA 10: INDEPENDÊNCIA DOS TRIBUNAIS DE CONTAS. INTRODUÇÃO [Issai 10, Preâmbulo, e NAT]

NBA 10: INDEPENDÊNCIA DOS TRIBUNAIS DE CONTAS. INTRODUÇÃO [Issai 10, Preâmbulo, e NAT] NBA 10: INDEPENDÊNCIA DOS TRIBUNAIS DE CONTAS INTRODUÇÃO [Issai 10, Preâmbulo, e NAT] 1. Os Tribunais de Contas somente podem realizar suas tarefas quando são independentes da entidade auditada e são protegidos

Leia mais

PARECER CRM/MS N 11/2012 PROCESSO CONSULTA CRM-MS N 03 / 2012 ASSUNTO: Falta a plantão médico PARECERISTA: Conselheiro Faisal Augusto Alderete Esgaib

PARECER CRM/MS N 11/2012 PROCESSO CONSULTA CRM-MS N 03 / 2012 ASSUNTO: Falta a plantão médico PARECERISTA: Conselheiro Faisal Augusto Alderete Esgaib PARECER CRM/MS N 11/2012 PROCESSO CONSULTA CRM-MS N 03 / 2012 ASSUNTO: Falta a plantão médico PARECERISTA: Conselheiro Faisal Augusto Alderete Esgaib EMENTA: O médico poderá faltar a um plantão preestabelecido,

Leia mais

RESPONSABILIDADE ADMINISTRATIVA, CIVIL E PENAL NA SUPERVISÃO DOS FUNDOS DE PENSÃO. Rio de Janeiro, 11 de agosto de 2015

RESPONSABILIDADE ADMINISTRATIVA, CIVIL E PENAL NA SUPERVISÃO DOS FUNDOS DE PENSÃO. Rio de Janeiro, 11 de agosto de 2015 RESPONSABILIDADE ADMINISTRATIVA, CIVIL E PENAL NA SUPERVISÃO DOS FUNDOS DE PENSÃO Rio de Janeiro, 11 de agosto de 2015 1 RESPONSABILIDADES TRIPARTITES RESPONSABILIDADE ADMINISTRATIVA RESPONSABILIDADE CIVIL

Leia mais

Catalão / GO, 04 de novembro de 2010. Resolução CONSUP FACULDADE CESUC 002/2010

Catalão / GO, 04 de novembro de 2010. Resolução CONSUP FACULDADE CESUC 002/2010 Catalão / GO, 04 de novembro de 2010. Resolução CONSUP FACULDADE CESUC 002/2010 Estabelece normas para a realização do Trabalho de Curso (TCC) obrigatório nos cursos de graduação da Faculdade de Ensino

Leia mais

AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE

AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE 4.1 - Tabela de Temporalidade Como é cediço todos os arquivos possuem um ciclo vital, composto pelas fases corrente, intermediária e permanente. Mas como saber quando

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2010/CPG

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2010/CPG INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2010/CPG Estabelece procedimento para o reconhecimento e o registro de diploma de conclusão de curso de Pós-Graduação expedidos por instituições de ensino superior estrangeiras.

Leia mais

RESPONSABILIDADE DO SERVIDOR E DEVERES DO ADMINISTRADOR

RESPONSABILIDADE DO SERVIDOR E DEVERES DO ADMINISTRADOR RESPONSABILIDADE DO SERVIDOR E DEVERES DO ADMINISTRADOR A punição administrativa ou disciplinar não depende de processo civil ou criminal a que se sujeite também o servidor pela mesma falta, nem obriga

Leia mais

COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E COMBATE AO CRIME ORGANIZADO

COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E COMBATE AO CRIME ORGANIZADO COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E COMBATE AO CRIME ORGANIZADO PROJETO DE LEI N o 4.230, DE 2004 (Apensados os Projetos de Lei n os. 6.254, de 2005, 269, de 2007) Acrescenta parágrafo único ao art. 126 da

Leia mais

Art. 99. As medidas previstas neste Capítulo poderão ser aplicadas isolada ou cumulativamente, bem como substituídas a qualquer tempo.

Art. 99. As medidas previstas neste Capítulo poderão ser aplicadas isolada ou cumulativamente, bem como substituídas a qualquer tempo. Conforme o Estatuto da Criança e do Adolesecente Art. 98. As medidas de proteção à criança e ao adolescente são aplicáveis sempre que os direitos reconhecidos nesta Lei forem ameaçados ou violados: I -

Leia mais

egrégio Conselho da Magistratura a aplicação da pena, nos termos da Lei Estadual 4.930/85. 3.3.8.2 - A aplicação das penalidades de advertência e

egrégio Conselho da Magistratura a aplicação da pena, nos termos da Lei Estadual 4.930/85. 3.3.8.2 - A aplicação das penalidades de advertência e egrégio Conselho da Magistratura a aplicação da pena, nos termos da Lei Estadual 4.930/85. 3.3.8.2 - A aplicação das penalidades de advertência e censura independe de sindicância ou processo, podendo ser

Leia mais

FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA

FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA Cachoeira, março de 2011 REGULAMENTO DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE PEDAGOGIA Capítulo I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º

Leia mais

Prescrição da pretensão punitiva

Prescrição da pretensão punitiva PRESCRIÇÃO PENAL 1 CONCEITO É o instituto jurídico mediante o qual o Estado, por não fazer valer o seu direito de punir em determinado tempo, perde o mesmo, ocasionando a extinção da punibilidade. É um

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº DE 2011

PROJETO DE LEI Nº DE 2011 PROJETO DE LEI Nº DE 2011 Altera a Lei nº 8.137, de 27 de dezembro de 1990, a Lei 8.666, de 21 de junho de 1993 e a Lei nº 8.884, de 11 de junho de 1994. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1º O art. 4º

Leia mais

CRIMES PRATICADOS PELA INTERNET

CRIMES PRATICADOS PELA INTERNET ESTUDO CRIMES PRATICADOS PELA INTERNET Ribamar Soares Consultor Legislativo da Área II Direito Civil e Processual Civil, Direito Penal e Processual Penal, de Família, do Autor, de Sucessões, Internacional

Leia mais

NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES DO IFSULDEMINAS

NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES DO IFSULDEMINAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES

Leia mais

Tribunal de Justiça do Distrito Federal

Tribunal de Justiça do Distrito Federal Tribunal de Justiça do Distrito Federal Circunscrição :4 - GAMA Processo :2011.04.1.003085-4 Vara : 11 - TRIBUNAL DO JÚRI E VARA DOS DELITOS DE TRÂNSITO DO GAMA Autos nº: 2011.04.1.003085-4 AUTORA: JUSTIÇA

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSAS ESTUDOS DA CAPES MESTRADO e DOUTORADO EDITAL 1º/2013

PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSAS ESTUDOS DA CAPES MESTRADO e DOUTORADO EDITAL 1º/2013 UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSAS ESTUDOS

Leia mais

PROJETO DE LEI N, DE 2007. (Da Sra. Elcione Barbalho)

PROJETO DE LEI N, DE 2007. (Da Sra. Elcione Barbalho) PROJETO DE LEI N, DE 2007. (Da Sra. Elcione Barbalho) Dispõe sobre normas gerais de segurança em casas de espetáculos e similares. O Congresso Nacional decreta: Art. 1.º Esta lei estabelece normas gerais

Leia mais

RESOLUÇÃO CONCEA NORMATIVA Nº 21, DE 20 DE MARÇO DE 2015

RESOLUÇÃO CONCEA NORMATIVA Nº 21, DE 20 DE MARÇO DE 2015 RESOLUÇÃO CONCEA NORMATIVA Nº 21, DE 20 DE MARÇO DE 2015 Altera os critérios e procedimentos para requerimento, emissão, revisão, extensão, suspensão e cancelamento do Credenciamento Institucional para

Leia mais

Banco de Interpretação ISO 9001:2008. Gestão de recursos seção 6

Banco de Interpretação ISO 9001:2008. Gestão de recursos seção 6 6 RSI 028 Pode ser interpretadado no item 6.0 da norma ABNT NBR ISO 9001 que o conceito de habilidade pode ser definido como Habilidades Técnicas e Comportamentais e que estas podem ser planejadas e registradas

Leia mais

A Lei 6.019/74 que trata da contratação da mão de obra temporária abrange todos os segmentos corporativos ou há exceções?

A Lei 6.019/74 que trata da contratação da mão de obra temporária abrange todos os segmentos corporativos ou há exceções? LUANA ASSUNÇÃO ALBUQUERK Especialista em Direito do Trabalho Advogada Associada de Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados O CONTRATO TEMPORÁRIO DE TRABALHO São as conhecidas contratações

Leia mais

REQUISITOS PARA O EXERCÍCIO DA ATIVIDADE EMPRESARIAL

REQUISITOS PARA O EXERCÍCIO DA ATIVIDADE EMPRESARIAL 1. Capacidade para o exercício da empresa Atualmente, existe a possibilidade de a atividade empresarial ser desenvolvida pelo empresário individual, pessoa física, o qual deverá contar com capacidade para

Leia mais

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA. Lei nº /2012, de de. Sobre a execução da prestação de trabalho em favor da comunidade

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA. Lei nº /2012, de de. Sobre a execução da prestação de trabalho em favor da comunidade DIRECÇÃO NACIONAL DE ASSESSORIA JURÍDICA E LEGISLAÇÃO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA Lei nº /2012, de de Sobre a execução da prestação de trabalho em favor da comunidade A presente lei define as regras aplicáveis

Leia mais

REGULAMENTO DISCIPLINAR CAPÍTULO I. Artigo 1º Âmbito de aplicação

REGULAMENTO DISCIPLINAR CAPÍTULO I. Artigo 1º Âmbito de aplicação REGULAMENTO DISCIPLINAR CAPÍTULO I PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS Artigo 1º Âmbito de aplicação 1. O presente Regulamento Disciplinar é aplicável aos estudantes do ISAL - Instituto Superior de Administração e

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR N. 13, DE 8 DE DEZEMBRO DE 1987

LEI COMPLEMENTAR N. 13, DE 8 DE DEZEMBRO DE 1987 LEI COMPLEMENTAR N. 13, DE 8 DE DEZEMBRO DE 1987 Dá nova redação aos artigos que menciona, entre outras providências, da Lei Complementar n. 3, de 12 de janeiro de 1981, que dispõe sobre a Organização

Leia mais

Penitenciário do Distrito Federal.

Penitenciário do Distrito Federal. PARECER N.º /2015 - CCJ DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA, sobre o PROJETO DE LEI N.º 308, de 2015, que Institui o Código Disciplinar Penitenciário do Distrito Federal. Autores: Deputados RODRIGO DELMASSO

Leia mais

Excelentíssimo Dr. Roberto Monteiro Gurgel Santos, DD. Presidente do Conselho Nacional do Ministério Público:

Excelentíssimo Dr. Roberto Monteiro Gurgel Santos, DD. Presidente do Conselho Nacional do Ministério Público: Excelentíssimo Dr. Roberto Monteiro Gurgel Santos, DD. Presidente do Conselho Nacional do Ministério Público: Venho à presença de Vossa Excelência, nos termos do Regimento Interno deste Conselho, apresentar

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 008, DE 27 JUNHO DE 2007. R E S O L V E

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 008, DE 27 JUNHO DE 2007. R E S O L V E INSTRUÇÃO NORMATIVA N 008, DE 27 JUNHO DE 2007. Recomenda a observação da norma constante no Anexo I. O Sistema de Controle Interno do Município de Lucas do Rio Verde, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES DO MUNICÍPIO DE GUARAPARI / ES IPG

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES DO MUNICÍPIO DE GUARAPARI / ES IPG INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 002/2010 ESTABELECE NORMAS DE ADMINISTRAÇÃO PATRIMONIAL DO INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES DO MUNICÍPIO DE GUARAPARI / ES IPG E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O Diretor Presidente

Leia mais

Prática Forense Penal Capítulo X Ações de Impugnação

Prática Forense Penal Capítulo X Ações de Impugnação Prática Forense Penal Capítulo X Ações de Impugnação 12) Revisão criminal contra sentença condenatória que for contrária ao texto expresso de lei penal T foi condenado por apropriação indébita previdenciária,

Leia mais

Prova: PC-SP - 2011 - PC-SP - Delegado de Polícia Disciplina: Direitos Humanos Assuntos: Convenção Interamericana para Prevenir e Punir a Tortura;

Prova: PC-SP - 2011 - PC-SP - Delegado de Polícia Disciplina: Direitos Humanos Assuntos: Convenção Interamericana para Prevenir e Punir a Tortura; Prova: FGV - 2012 - OAB - Exame de Ordem Unificado - IX - Primeira Fase Disciplina: Direitos Humanos Assuntos: Convenção Interamericana para Prevenir e Punir a Tortura; Com relação à Convenção Interamericana

Leia mais

Espelho Penal Peça. Endereçamento correto da interposição 1ª Vara Criminal do Município X 0 / 0,25

Espelho Penal Peça. Endereçamento correto da interposição 1ª Vara Criminal do Município X 0 / 0,25 Espelho Penal Peça O examinando deve redigir uma apelação, com fundamento no artigo 593, I, do Código de Processo Penal. A petição de interposição deve ser endereçada ao juiz de direito da 1ª vara criminal

Leia mais

REGIMENTO INTERNO HOME234

REGIMENTO INTERNO HOME234 REGIMENTO INTERNO HOME234 REGRAS PARA UMA BOA CONVIVÊNCIA E SEGURANÇA 01. Porta Principal: Os hóspedes não podem abrir a porta principal a pessoas que não conhecem, e a ninguém após as 22h00min e deverá

Leia mais

NORMAS DE CONVIVÊNCIA

NORMAS DE CONVIVÊNCIA NORMAS DE CONVIVÊNCIA Prezado aluno, Através deste manual, que deve ser consultado sempre que necessário, você terá acesso a informações sobre a estrutura e funcionamento do colégio e sobre os procedimentos

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 003/2011-CONSUNIV

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 003/2011-CONSUNIV UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 003/2011-CONSUNIV Dispõe sobre a regulamentação do Programa de Serviço Voluntário na UEA. O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Aspectos penais em tópicos sintéticos: QUEM É O FUNCIONÁRIO PÚBLICO OU EQUIPARADO?

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Aspectos penais em tópicos sintéticos: QUEM É O FUNCIONÁRIO PÚBLICO OU EQUIPARADO? Do que trata? * Crimes contra a administração pública, cometidos por funcionário público. QUEM É O FUNCIONÁRIO PÚBLICO OU EQUIPARADO? Considera-se funcionário público, para os efeitos penais (Conforme

Leia mais

DIREITO PENAL. Exame de Ordem 2009.2 Prova Prático-Profissional 1 PEÇA PROFISSIONAL

DIREITO PENAL. Exame de Ordem 2009.2 Prova Prático-Profissional 1 PEÇA PROFISSIONAL DIREITO PENAL PEÇA PROFISSIONAL José de Tal, brasileiro, divorciado, primário e portador de bons antecedentes, ajudante de pedreiro, nascido em Juazeiro BA, em 7/9/1938, residente e domiciliado em Planaltina

Leia mais

EXERCÍCIOS ATO INFRACIONAL.

EXERCÍCIOS ATO INFRACIONAL. EXERCÍCIOS ATO INFRACIONAL. 1.José foi inserido em medida sócio-educativa de internação, com prazo indeterminado. Durante o cumprimento da medida sócio-educativa, já tendo completado dezoito anos, praticou

Leia mais

Mais do que faculdade, uma escola de empreendedores. Regulamento do Colegiado de curso da Faculdade Montes Belos

Mais do que faculdade, uma escola de empreendedores. Regulamento do Colegiado de curso da Faculdade Montes Belos Mais do que faculdade, uma escola de empreendedores Regulamento do Colegiado de curso da Faculdade Montes Belos São Luís de Montes Belos, novembro de 2011 REGULAMENTO COLEGIADO DE CURSOS REGULAMENTO INTERNO

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 11, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2012

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 11, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2012 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 11, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2012 Estabelece os critérios de concessão de acesso ao Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse SICONV. O SECRETÁRIO DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA

Leia mais

REGULAMENTO DA COMISSÃO EXECUTIVA DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REDITUS - SOCIEDADE GESTORA DE PARTICIPAÇÕES SOCIAIS, S.A.

REGULAMENTO DA COMISSÃO EXECUTIVA DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REDITUS - SOCIEDADE GESTORA DE PARTICIPAÇÕES SOCIAIS, S.A. REGULAMENTO DA COMISSÃO EXECUTIVA DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REDITUS - SOCIEDADE GESTORA DE PARTICIPAÇÕES SOCIAIS, S.A. ARTIGO 1.º (Âmbito e Aplicabilidade) 1. O presente regulamento estabelece as regras

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO I. DENOMINAÇÃO / SEDE

REGULAMENTO INTERNO I. DENOMINAÇÃO / SEDE I. DENOMINAÇÃO / SEDE Art.º 1.º A Instinto, Associação Protetora de Animais da Covilhã, é uma associação sem fins lucrativos, que se rege pelos Estatutos, pelo presente Regulamento Interno e demais disposições

Leia mais