Tópicos avançados em sistemas de telecomunicações. Renato Machado

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tópicos avançados em sistemas de telecomunicações. Renato Machado"

Transcrição

1 Renato Machado UFSM - Universidade Federal de Santa Maria DELC - Departamento de Eletrônica e Computação renatomachado@ieee.org renatomachado@ufsm.br Santa Maria, 14 de Março de 2012

2 Sumário

3 O projeto de sistemas de comunicações sem fio confiáveis e de alta taxa de transmissão continua sendo um grande desafio em função das próprias características do canal de comunicação radiomóvel. Em um ambiente radiomóvel, analisando-se a resposta ao impulso do canal, pode-se caracterizar os tipos de desvanecimento existentes.

4 Basicamente, no que diz respeito às dimensões da região em que se estuda o comportamento do sinal recebido, existem dois tipos de desvanecimentos: : refere-se à intensidade média do sinal avaliada em termos de uma grande distância de separação entre o transmissor e o receptor. Basicamente, a potência média do sinal diminui com o quadrado da distância entre o transmissor e o receptor.

5 Em ambientes urbanos, essa relação deixa de ser quadrática e a perda de potência do sinal passa a ser ainda mais acentuada à medida em que a separação transmissor-receptor aumenta. Esse desvanecimento também é afetado pela existência de grandes objetos no percurso de transmissão, tais como colinas, prédios, árvores, etc.

6 Desvanecimento em pequena escala Desvanecimento em pequena escala: refere-se às bruscas mudanças na amplitude e na fase do sinal em pequenos deslocamentos entre transmissor e receptor ou em curtos intervalos de tempo. As características desse desvanecimento são: o espalhamento temporal do sinal e o ambiente variante no tempo devido à mobilidade relativa existente entre transmissor e receptor. O efeito dessa mobilidade é a natureza variante no tempo do multi-percurso.

7 Figura: Desvanecimento de larga e pequena escala. Fonte: (RAPPAPORT, 1996).

8 Nesta disciplina, um foco maior é dado ao desvanecimento em pequena escala, pois a consideração deste se faz necessária em projetos de sistemas de comunicações radiomóveis confiáveis e eficientes (nosso foco de estudo), enquanto que o desvanecimento de larga escala está mais relacionado a assuntos de dimensionamento da célula e posicionamento da estação radiobase (parte do conteúdo da disciplina de telefonia celular).

9 Os principais efeitos do desvanecimento em larga escala são as perdas de potência do sinal no espaço livre e o sombreamento do sinal por obstáculos.

10 O modelo mais simples de perda por propagação considera um sinal transmitido no espaço livre entre uma antena transmissora e uma receptora separadas por uma distância d.

11 Suponha que o sinal se propaga em linha reta e sem obstáculos entre o transmissor e o receptor. O modelo de canal associado com esta transmissão é chamado de canal com linha de visada direta. Neste modelo, a potência do sinal recebido decai proporcionalmente com o quadrado da distância e é dada por ( ) λ 2 P r = P t G t G r, 4πd em que P t é a potência transmitida, λ é o comprimento de onda da portadora do sinal, G t e G r são os ganhos de potência das antenas transmissora e receptora, respectivamente.

12 ( ) λ 2 P r = P t G t G r, (1) 4πd A Equação (1) é conhecida como fórmula de Friis ou por equação de perdas por propagação no espaço livre.

13 Modelo de dois raios Um modelo mais acurado, chamado modelo de dois raios, considera que em um canal radiomóvel o sinal em linha de visada possui a interferência de um segundo sinal refletido no solo. Neste modelo a potência recebida pode ser aproximada por ( ) ht h 2 r P r = P t d 2 G t G r, (2) em que h t e h r são as alturas efetivas das antenas transmissora e receptora, respectivamente.

14 Modelo de dois raios ( ) ht h 2 r P r = P t d 2 G t G r, O modelo de dois raios considera que d 2 h t h r. Neste caso o expoente de perdas é 4, ou seja, a potência recebida decai proporcionalmente com a quarta potência da distância (40 db/década). Em ambientes reais, o canal radiomóvel tem seu expoente de perdas entre 2, 5 e 6.

15 Modelos heurísticos Vários modelos heurísticos para perda por percurso foram desenvolvidos, entre os quais os mais conhecidos estão os modelos de (OKUMURA et al., 1968), (HATA; NAGATSU, 1980) e (ERCEG et al., 1999).

16 O sombreamento é caracterizado por variações aleatórias na potência do sinal recebido devidas às obstruções causadas por objetos durante o percurso de propagação do sinal. Estas variações também são causadas por alterações nas superfícies refletoras e objetos dispersivos. O modelo para o sombreamento do canal depende do tamanho das antenas, da frequência da portadora e, principalmente, das características dos obstáculos, tais como, localização, tamanho e propriedades dielétricas.

17 Como as características dos objetos são geralmente desconhecidas, um modelo estatístico deve ser utilizado para descrever esta atenuação.

18 O modelo mais comum para o sombreamento é o log-normal (JAKES, 1974). Este modelo foi estudado experimentalmente. Os resultados empíricos mostraram sua validade para descrever as variações de potência recebida tanto no ar livre como em ambientes fechados (ERCEG et al., 1999; GHASSEMZADEH et al., 2003).

19 No modelo de sombreamento log-normal a potência recebida possui uma distribuição log-normal com função densidade de probabilidades dada por f(x) = 1 2πσ e (x µ)2 2σ 2, (3) em que x = 10log 10 x (em db) é a variável aleatória representando as variações do nível da potência recebida. µ e σ são, respectivamente, a média e o desvio padrão de x, ambos expressos em decibéis.

20 A média pode ser baseada em um modelo anaĺıtico ou heurístico. µ, quando medida heuristicamente, é igual ao desvanecimento em larga escala médio, pois tanto a perda de percurso quanto as perdas por sombreamento estão incorporadas nas medições. Para o método anaĺıtico, µ deve incorporar tanto a perda de percurso (por exemplo, calculada através da Equação (1)) como a atenuação causada pelo obstáculo.

21 Para se estudar o canal com desvanecimento de pequena escala devem-se considerar dois fenômenos, quais sejam, a propagação por multipercursos e o efeito Doppler. Esses dois fenômenos serão discutidos a seguir.

22 A propagação por multipercursos é um fenômeno extremamente comum na realização de uma comunicação sem fio. Os multipercursos são os vários caminhos percorridos pelo sinal entre o transmissor e o receptor. O sinal propagado é submetido aos fenômenos da reflexão, difração e espalhamento quando se defronta com obstáculos como prédios, postes, árvores, torres, etc.

23 O resultado desse fenômeno são sinais que chegam ao receptor com diferentes atrasos e diferentes intensidades, resultando em uma diferença de fase entre esses sinais.

24 Os sinais recebidos somam-se fasorialmente, e com isso o sinal resultante poderá ser fortemente atenuado (interferência destrutiva). As alterações do ambiente, tais como o movimento do transmissor ou do receptor e de objetos situados nos arredores do canal radiomóvel, que modificam as características dos multipercursos, provocam oscilações na amplitude do sinal.

25 A taxa com que tais variações do sinal recebido ocorre está diretamente relacionada com a velocidade com o que o receptor de desloca. Essas variações são denominadas de desvanecimento por multipercursos.

26 Um ambiente contendo multipercursos é ilustrado na figura abaixo. Figura: Ambiente com multipercursos.

27 Havendo um movimento relativo entre o transmissor e o receptor, os multipercursos estarão sujeitos à percepção de um desvio na frequência. A esse desvio se dá o nome de efeito Doppler, que é proporcional à velocidade de deslocamento relativa entre o transmissor e o receptor.

28 Figura:. Imagine um terminal móvel percorrendo uma distância d a uma velocidade constante v e recebendo um único sinal com frequência f c Hertz de uma fonte fixa F, como mostra a figura abaixo. F α X v d Y

29 Seja α o ângulo formado entre a direção de movimento do terminal e a direção de incidência do sinal recebido. O desvio Doppler do sinal recebido é dado pela seguinte equação: f d = v f c c cos α (4) em que c é a velocidade da luz. Na prática, como os sinais percorrem diferentes caminhos, formando diferentes ângulos de incidência, cada componente de multipercurso sofrerá um desvio diferente na frequência, resultando em um aumento da largura de faixa do sinal.

30 Para efeito de ilustração, considere que um pulso extremamente estreito, idealmente um impulso, seja transmitido através de um canal com multipercursos e variante no tempo.

31 Como é possível se notar na figura abaixo, o sinal recebido relativo ao pulso transmitido no instante t 0 é uma composição de vários pulsos com atrasos e amplitudes diferentes. Considere agora que a transmissão deste pulso seja repetida várias vezes. t = t 0 t = t1 t = t1+ τ11 t = t1 + τ12 t = t 0 + β t = t2 t = t2+ τ21 t = t2+ τ22 t = t2 + τ23 t = t 0 + α t = t 3 t = t 3+ τ 31 t = t 0 + γ t = t 4 t = t 4+ τ41 t = t 4+ τ42 t = t 4+ τ43 t = t 4 + τ44

32 Observando-se novamente a figura abaixo, pode-se notar que para o mesmo pulso transmitido em instantes diferentes de tempo o canal responde de forma diferente, ou seja, o tamanho individual de cada pulso, o atraso relativo entre eles e até mesmo o número de pulsos mudam a cada nova transmissão através do canal. t = t 0 t = t1 t = t1+ τ11 t = t1 + τ12 t = t 0 + β t = t2 t = t2+ τ21 t = t2+ τ22 t = t2 + τ23 t = t 0 + α t = t 3 t = t 3+ τ 31 t = t 0 + γ t = t 4 t = t 4+ τ41 t = t 4+ τ42 t = t 4+ τ43 t = t 4 + τ44

33 Essas mudanças são de certa forma imprevisíveis, portanto é bem razoável se caracterizar estatisticamente o canal variante no tempo.

34 O sinal transmitido pode ser representado por (PROAKIS, 1995): x(t) = Re{u(t)e j2πfct } (5) em que u(t) é a envoltória complexa em banda base de x(t) e f c é a frequência da portadora.

35 Como associado a cada caminho existe um atraso e um fator de atenuação, e ambos são variantes no tempo devido às variações do meio de propagação, o sinal recebido pode ser expresso da seguinte forma: y(t) = n α n (t)x[t τ n (t)] (6) em que α n (t) e τ n (t) são, respectivamente, o fator de atenuação e o atraso de propagação do sinal relativo ao n-ésimo caminho no instante de tempo t.

36 Substituindo-se a Equação (5) na Equação (6), tem-se: { } y(t) = Re α n (t)e j2πfcτn(t) u[t τ n (t)]e j2πfct n (7)

37 A representação do sinal y(t) em banda base é dada pela seguinte equação: r(t) = n α n (t)e j2πfcτn(t) u[t τ n (t)] (8) da qual se pode concluir que a resposta ao impulso variante no tempo do canal em banda base equivalente é dada por: h(τ,t) = n α n (t)e j2πfcτn(t) δ[τ τ n (t)]. (9)

38 h(τ,t) = n α n (t)e j2πfcτn(t) δ[τ τ n (t)]. (10) Considerando-se sistemas reais de comunicações móveis, os fatores de atenuação e os atrasos presentes na Equação (10) variam de forma aleatória.

39 Em ambientes onde a comunicação é feita praticamente apenas pelas componentes de multipercursos, como as comunicações que ocorrem na telefonia móvel, a resposta ao impulso h(τ,t) é normalmente modelada por um processo Gaussiano complexo de média nula e variância σ 2. Assim, a envoltória h(τ,t) desse processo obedece à distribuição do tipo Rayleigh. { ( ) x exp x2, para 0 x < p(x) = σ 2 2σ 2 (11) 0, para x < 0

40 A função densidade de probabilidade de uma variável aleatória x que obedece à distribuição do tipo Rayleigh é mostrada na figura abaixo, e é dada por: p(x) x O canal assim descrito é dito ser um canal com desvanecimento Rayleigh.

41 Já em outros sistemas de comunicações móveis, tais como na comunicação via satélite, existe uma predominância de uma componente direta do sinal. Para esses casos, o sinal recebido consiste na componente direta do sinal, que apresenta maior intensidade, e nas componentes de multipercursos.

42 A envoltória das componentes de multipercursos somadas à componente de linha de visada direta obedece à distribuição de Rice. Esses canais são chamados de canais com desvanecimento Rice. p(x) = { ( ) x ( σ exp x2 +A 2 2 2σ J A x ) 2 0 σ, para A 0,x 0 2 0, para x < 0 (12)

43 A função densidade de probabilidade de uma variável aleatória x que obedece à distribuição de Rice é mostrada na figura abaixo, e é dada por: p(x) R x Figura: Função densidade de probabilidade Rice para vários fatores Rice

44 É possível se notar que quando não há linha de visada direta entre o transmissor e o receptor, ou seja, A = 0, tem-se que J 0 (0) = 1 e a função densidade de probabilidade em (12) se reduz à função densidade de probabilidade Rayleigh, dada em (11).

1 O canal de comunicação radiomóvel

1 O canal de comunicação radiomóvel 1 O canal de comunicação radiomóvel O projeto de sistemas de comunicações sem fio confiáveis e de alta taxa de transmissão continua sendo um grande desafio em função das próprias características do canal

Leia mais

2. Canal de rádio propagação móvel

2. Canal de rádio propagação móvel 2. Canal de rádio propagação móvel Em um sistema de comunicações móveis sem fio, o sinal transmitido sofre atenuação com a distância e desvanecimentos que variam de acordo com as características do canal.

Leia mais

TE111 Comunicação Digital. Qualidade do Canal Sem Fio. TE111 Análise de Canais de Comunicação sem Fio. Evelio M. G. Fernández. 18 de setembro de 2016

TE111 Comunicação Digital. Qualidade do Canal Sem Fio. TE111 Análise de Canais de Comunicação sem Fio. Evelio M. G. Fernández. 18 de setembro de 2016 TE111 Comunicação Digital Análise de Canais de Comunicação sem Fio 18 de setembro de 2016 Qualidade do Canal Sem Fio Desvanecimento em larga escala, devido às perdas de propagação em função da distância

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO. Professor Leonardo Gonsioroski

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO. Professor Leonardo Gonsioroski UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO 1. Introdução 2. Como conhecer o Canal Rádio móvel 3. Rádio-Propagação 4. Mecanismos de Propagação 5. Análise do Canal 6. Técnicas

Leia mais

3 Propagação de Ondas Milimétricas

3 Propagação de Ondas Milimétricas 3 Propagação de Ondas Milimétricas O desempenho de sistemas de comunicação sem fio depende da perda de propagação entre o transmissor e o receptor. Ao contrário de sistemas cabeados que são estacionários

Leia mais

Sistemas de Comunicação Sem Fio

Sistemas de Comunicação Sem Fio Sistemas de Comunicação Sem Fio Aspectos de Propagação de Sistemas Móveis Celulares Prof. Cláudio Henrique A. Rodrigues, M. Sc. Revisão Sinal Contínuo no Tempo x Sinal Discreto no Tempo Um sinal é um sinal

Leia mais

1 Propagação em sistemas rádio móveis

1 Propagação em sistemas rádio móveis 1 Propagação em sistemas rádio móveis O canal de comunicação rádio móvel impõe limitações fundamentais ao desempenho dos sistemas de comunicação sem fio. O percurso de transmissão entre transmissor e receptor

Leia mais

4 Canal Espaço-Temporal

4 Canal Espaço-Temporal 4 Canal Espaço-Temporal Neste capítulo serão apresentados os conceitos básicos para se entender o comportamento do canal espaço-temporal. 4.1 Variabilidade do Canal sem io Em um sistema sem fio o sinal

Leia mais

6. Conclusões Estatística do sinal

6. Conclusões Estatística do sinal 6. Conclusões Ao longo deste trabalho, foram descritas as características principais do sistema WiMAX e da tecnologia OFDM, a fim de contextualizá-los, uma vez que um sinal baseado nessas características

Leia mais

Propagação em Pequena Escala. CMS Bruno William Wisintainer

Propagação em Pequena Escala. CMS Bruno William Wisintainer Propagação em Pequena Escala CMS 60808 2016-1 Bruno William Wisintainer bruno.wisintainer@ifsc.edu.br Definição Modelos que caracterizam as variações rápidas da potência do sinal quando o móvel é deslocado

Leia mais

Comunicações Móveis. Aulas 05 Propagação Rádio-Móvel. Prof. Ugo Dias 1

Comunicações Móveis. Aulas 05 Propagação Rádio-Móvel. Prof. Ugo Dias 1 Comunicações Móveis Aulas 05 Propagação Rádio-Móvel 1 Aula anterior Propagação de rádio Propagação no espaço livre Modelagem Empírica Sombreamento Modelagem Estatística 2 Em uma determinada fase de um

Leia mais

Comunicações Móveis (2016/01) Prof. André Noll Barreto. Prova 1 (25/04/2016)

Comunicações Móveis (2016/01) Prof. André Noll Barreto. Prova 1 (25/04/2016) Prova 1 (25/04/2016) Aluno: Matrícula: Questão 1 (4 pontos) Um engenheiro deve projetar uma rede para uma estrada, utilizando torres com 25m de altura e antenas omnidirecionais com ganho de 3dB e modems

Leia mais

3 Caracterização do Canal de Rádio Propagação

3 Caracterização do Canal de Rádio Propagação 3 Caracterização do Canal de Rádio Propagação Neste capítulo são apresentados conceitos sobre o canal de propagação em sistemas móveis, com ênfase no ambientes microcelulares. São discutidos as variações

Leia mais

IURI RODRIGUES BARAN EXPLORANDO A COERÊNCIA TEMPORAL E A COMUNICAÇÃO OPORTUNÍSTICA EM SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO MÓVEL MULTIUSUÁRIO

IURI RODRIGUES BARAN EXPLORANDO A COERÊNCIA TEMPORAL E A COMUNICAÇÃO OPORTUNÍSTICA EM SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO MÓVEL MULTIUSUÁRIO IURI RODRIGUES BARAN EXPLORANDO A COERÊNCIA TEMPORAL E A COMUNICAÇÃO OPORTUNÍSTICA EM SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO MÓVEL MULTIUSUÁRIO FLORIANÓPOLIS 2006 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

Fundamentos físicos da Sismoestratigrafia

Fundamentos físicos da Sismoestratigrafia Fundamentos físicos da Sismoestratigrafia Ondas em meios sólidos elásticos Uma onda é uma perturbação da matéria que se propaga em uma direção, ou seja, as partículas em um determinado ponto de um meio

Leia mais

1 Métodos de predição de cobertura Modelos empíricos

1 Métodos de predição de cobertura Modelos empíricos 1 Métodos de predição de cobertura Modelos empíricos Os principais modelos de propagação teóricos apresentados para determinar a cobertura de células de um sistema de telefonia móvel foram: Propagação

Leia mais

4 CÁLCULO DA INTERFERÊNCIA DEVIDA AO ESPALHAMENTO PELA CHUVA

4 CÁLCULO DA INTERFERÊNCIA DEVIDA AO ESPALHAMENTO PELA CHUVA 4 CÁLCULO DA INTERFERÊNCIA DEVIDA AO ESPALHAMENTO PELA CHUVA A interferência vem sendo reconhecida como um potencial problema para os sistemas de rádio comunicações por micro-ondas. A interferência é usualmente

Leia mais

ASPECTOS DE PROPAGAÇÃO EM AMBIENTE MÓVEL CELULAR

ASPECTOS DE PROPAGAÇÃO EM AMBIENTE MÓVEL CELULAR CAPÍTULO 3 ASPECTOS DE PROPAGAÇÃO EM AMBIENTE MÓVEL CELULAR O projeto de um sistema de comunicações móvel celular têm a finalidade de prover acesso ao serviço em toda a área proposta ao usuário, e isto

Leia mais

Relação entre comprimento de onda e frequência.

Relação entre comprimento de onda e frequência. Espectro Eletromagnético. Relação entre comprimento de onda e frequência. Relação entre comprimento de onda e frequência. FENÔMENOS ONDULATÓRIOS Reflexão Refração Difração Interferência Batimento Ressonância

Leia mais

Telefonia Celular. Renato Machado

Telefonia Celular. Renato Machado Renato Machado UFSM - Universidade Federal de Santa Maria DELC - Departamento de Eletrônica e Computação renatomachado@ieee.org renatomachado@ufsm.br 23 de Agosto de 2011 Sumário 1 2 3 4 Idealmente, assumindo

Leia mais

4 Sistemas MIMO, Multiple Input Multiple Output

4 Sistemas MIMO, Multiple Input Multiple Output 4 Sistemas MIMO, Multiple Input Multiple Output Como já foi dito no primeiro capítulo, um sistema MIMO corresponde a um conjunto de antenas na transmissão e na recepção, caracterizando um sistema que utiliza

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR Setor de Tecnologia Departamento de Engenharia Elétrica. Disciplina: TE053 - Ondas Eletromagnéticas

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR Setor de Tecnologia Departamento de Engenharia Elétrica. Disciplina: TE053 - Ondas Eletromagnéticas UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR Setor de Tecnologia Departamento de Engenharia Elétrica 4 a LISTA DE EXERCÍCIOS Disciplina: TE053 - Ondas Eletromagnéticas Professor: César Augusto Dartora 1 *1) Mostre

Leia mais

Transmissão e comunicação de dados. Renato Machado

Transmissão e comunicação de dados. Renato Machado Renato Machado UFSM - Universidade Federal de Santa Maria DELC - Departamento de Eletrônica e Computação renatomachado@ieee.org renatomachado@ufsm.br 23 de Abril de 2012 Sumário 1 2 3 4 Térmico de Intermodulação

Leia mais

3 Modelos de predição de cobertura

3 Modelos de predição de cobertura 3 Modelos de predição de cobertura A necessidade de predizer e planejar sistemas de comunicação na faixa de VHF e UHF fez surgir uma série de modelos de perda de propagação. Em geral esses modelos são

Leia mais

UFSM-CTISM. Projeto de Redes sem Fio Aula-04

UFSM-CTISM. Projeto de Redes sem Fio Aula-04 UFSM-CTISM Projeto de Redes sem Fio Aula-04 Professor: Andrei Piccinini Legg Santa Maria, 2012 Ocorre quando uma onda eletromagnética em colide com um objeto que possui dimensões muito grandes em comparação

Leia mais

A difração descreve as modificações sofridas por ondas eletromagnéticas quando são obstruídas. Por exemplo, a frente de onda da Figura 1 abaixo.

A difração descreve as modificações sofridas por ondas eletromagnéticas quando são obstruídas. Por exemplo, a frente de onda da Figura 1 abaixo. 1 Difração A difração descreve as modificações sofridas por ondas eletromagnéticas quando são obstruídas. Por exemplo, a frente de onda da Figura 1 abaixo. Figura 1: Frente de onda obstruída por obstáculo.

Leia mais

2 Efeitos de Propagação

2 Efeitos de Propagação 2 Efeitos de Propagação O canal de rádio propagação estabelece limitações fundamentais sobre o desempenho dos sistemas de comunicação sem fio. O meio de propagação entre transmissor e receptor pode variar

Leia mais

Propagação Radioelétrica 2017/II Profa. Cristina

Propagação Radioelétrica 2017/II Profa. Cristina Propagação Radioelétrica 2017/II Profa. Cristina Módulo II Fenômenos de Propagação Efeitos da Refração na Propagação Fenômenos de Propagação Quando uma onda se propaga e encontra certo meio, como um obstáculo

Leia mais

Propagação Radioelétrica 2017/II Profa. Cristina

Propagação Radioelétrica 2017/II Profa. Cristina Propagação Radioelétrica 2017/II Profa. Cristina Módulo III Distância em visada direta Zona de Fresnel Zona de interferência e Zona de difração Distância em visada direta Devido à curvatura da Terra, existe

Leia mais

3 Sistemas SFN. 3.1 Características da SFN

3 Sistemas SFN. 3.1 Características da SFN 3 Sistemas SFN Neste capítulo vamos, inicialmente, abordar as variantes possíveis de uma configuração SFN e a geometria adequada para uma análise mais aprofundada destes sistemas. Nas seções subsequentes,

Leia mais

Física IV P1-1 de setembro de 2016

Física IV P1-1 de setembro de 2016 Questão 1 Física IV - 4323204 P1-1 de setembro de 2016 (I) Considere um conjunto de duas fendas de largura l, espaçadas por uma distância de 5l. Sobre estas duas fendas incide uma onda plana monocromática,

Leia mais

Física. Física Moderna

Física. Física Moderna Física Física Moderna 1. Introdução O curso de física IV visa introduzir aos alunos os conceitos de física moderna através de uma visão conceitual dos fenômenos e uma abordagem simplificada das demonstrações.

Leia mais

3 Propagação 3.1. Introdução

3 Propagação 3.1. Introdução 3 Propagação 3.. Introdução A propagação se dá por diferentes mecanismos e efeitos dependentes da faixa de freqüências utilizada e da distância considerada. São de interesse desse trabalho aqueles de relevância

Leia mais

Propagação em Larga Escala (Modelos Empíricos): Okumura, Hata e Cost231. CMS Bruno William Wisintainer

Propagação em Larga Escala (Modelos Empíricos): Okumura, Hata e Cost231. CMS Bruno William Wisintainer Propagação em Larga Escala (Modelos Empíricos): Okumura, Hata e Cost231 CMS 60808 2016-1 Bruno William Wisintainer bruno.wisintainer@ifsc.edu.br Modelo de Okumura É um modelo empírico baseados em testes

Leia mais

Área de Serviço 2 Área de Serviço 1

Área de Serviço 2 Área de Serviço 1 Planejamento de Sistemas de omunicações elulares e de Rádio cesso onceitos básicos Elementos do Sistema elular Área de Serviço Área de Serviço S/ER - estação rádio base (ER) MS/M - entro de controle móvel

Leia mais

Computação Móvel: Teoria da Informação e Modulação

Computação Móvel: Teoria da Informação e Modulação Computação Móvel: Teoria da Informação e Modulação Mauro Nacif Rocha DPI/UFV 1 Teoria da Informação Conceitos Básicos Transmissão: Informação + Sinais + Meios Físicos 2 1 Sinais Analógico Digital Variação

Leia mais

Propagação Radioelétrica 2017/II Profa. Cristina

Propagação Radioelétrica 2017/II Profa. Cristina Propagação Radioelétrica 2017/II Profa. Cristina Módulo II Fenômenos de Propagação Efeitos da Reflexão na Propagação Reflexão Ocorre quando uma onda EM incide em uma superfície refletora. Parte da energia

Leia mais

Interferência e Capacidade do Sistema

Interferência e Capacidade do Sistema Interferência e Capacidade do istema A interferência conduz à redução da qualidade do sinal, a chamadas perdidas e a chamadas bloqueadas devido a erros no fluxo de sinais nos canais de controle, voz e

Leia mais

5 Configurações 3D (5.1) onde (5.2) (5.3)

5 Configurações 3D (5.1) onde (5.2) (5.3) 5 Configurações 3D Neste capítulo, o modelo proposto descrito no capítulo 2 será usado para analisar os efeitos do terreno irregular. O terreno irregular, representando configurações tridimensionais hipotéticas,

Leia mais

Propagação Radioelétrica 2017/II Profa. Cristina

Propagação Radioelétrica 2017/II Profa. Cristina Propagação Radioelétrica 2017/II Profa. Cristina Módulo II Fenômenos de Propagação Efeitos da Difração na Propagação Difração Difração é a propriedade que toda onda eletromagnética tem de circundar o ápice

Leia mais

CET em Telecomunicações e Redes Telecomunicações. Lab 13 Antenas

CET em Telecomunicações e Redes Telecomunicações. Lab 13 Antenas CET em e Redes Objectivos Familiarização com o conceito de atenuação em espaço livre entre o transmissor e o receptor; variação do campo radiado com a distância; razão entre a directividade e ganho de

Leia mais

Ondas Mecânicas. Exemplos de interferência construtiva, genérica e destrutiva.

Ondas Mecânicas. Exemplos de interferência construtiva, genérica e destrutiva. Ondas Mecânicas A soma de ondas é vectorial. Por isso, quando duas ou mais ondas se propagam no mesmo meio observam se fenómenos de interferência. resultantes Exemplos de interferência construtiva, genérica

Leia mais

FÍSICA:TERMODINÂMICA, ONDAS E ÓTICA

FÍSICA:TERMODINÂMICA, ONDAS E ÓTICA FÍSICA:TERMODINÂMICA, ONDAS E ÓTICA RESUMO: UNIDADES 5 E 6 Professora Olivia Ortiz John 2017 1 Unidade 5: Ondas e Fenômenos Ondulatórios Definição e classificação das ondas Parâmetros que descrevem uma

Leia mais

Fenómenos ondulatórios

Fenómenos ondulatórios Fenómenos ondulatórios Relação entre a velocidade de propagação da onda, o comprimento da onda e o período: v. f ou v T Reflexão de ondas Na reflexão de ondas, o ângulo de reflexão r é igual ao ângulo

Leia mais

SEL413 Telecomunicações. 1. Notação fasorial

SEL413 Telecomunicações. 1. Notação fasorial LISTA de exercícios da disciplina SEL413 Telecomunicações. A lista não está completa e mais exercícios serão adicionados no decorrer do semestre. Consulte o site do docente para verificar quais são os

Leia mais

4 Análise dos dados de atenuação por chuva

4 Análise dos dados de atenuação por chuva 4 Análise dos dados de atenuação por chuva A atenuação por chuva tem características estacionárias e dinâmicas que podem ser analisadas através de suas estatísticas. 4.1. Estatísticas estacionárias da

Leia mais

Princípios das comunicações sem fio

Princípios das comunicações sem fio Introdução à Computação Móvel Prof. Francisco José da Silva e Silva Prof. Rafael Fernandes Lopes Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Princípios

Leia mais

Física 4. Guia de Estudos P1

Física 4. Guia de Estudos P1 Física 4 Guia de Estudos P1 1. Introdução O curso de física IV visa introduzir aos alunos os conceitos de física moderna através de uma visão conceitual dos fenômenos e uma abordagem simplificada das demonstrações.

Leia mais

Resolução dos exercícios propostos do livro texto referente a primeira etapa do curso Rodrigo César Pacheco

Resolução dos exercícios propostos do livro texto referente a primeira etapa do curso Rodrigo César Pacheco dos exercícios propostos do livro texto referente a primeira etapa do curso Rodrigo César Pacheco Exercícios do capítulo 1 (páginas 24 e 25) Questão 1.1 Uma fonte luminosa emite uma potência igual a 3mW.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física A MATEMÁTICA DA REVERBERAÇÃO (Material para professores

Leia mais

4. Modelos Adotados para o Simulador

4. Modelos Adotados para o Simulador 57 4. Modelos Adotados para o Simulador 4.1. Modelo de Tráfego para Voz O modelo de tráfego adotado na implementação do simulador foi ado em [14] e [15]. Este modelo considera que os instantes de chegada

Leia mais

Redes de Computadores. Meios de comunicação sem fios

Redes de Computadores. Meios de comunicação sem fios Meios de comunicação sem fios Características da ligação! Largura de banda de um meio de transmissão, W, é a diferença entre a maior e a menor frequência comportadas, ou seja, é a amplitude da sua gama

Leia mais

Diagrama do olho PROJETO E AVALIAÇÃO SISTÊMICOS por Mônica de Lacerda Rocha - CPqD

Diagrama do olho PROJETO E AVALIAÇÃO SISTÊMICOS por Mônica de Lacerda Rocha - CPqD 1 A técnica de medida conhecida como diagrama de olho, feita no domínio do tempo, é uma ferramenta importante para se avaliar o desempenho de um sistema óptico digital, pois permite uma visualização da

Leia mais

5 Análise dos Dados e Resultados

5 Análise dos Dados e Resultados 5 Análise dos Dados e Resultados Neste capítulo é descrita a campanha de medição realizada, o tipo de modelagem adotada, os procedimentos utilizados para aquisição dos dados, e o processamento de dados

Leia mais

5. Modelo de propagação ajustado

5. Modelo de propagação ajustado Modelo de propagação ajustado 77 5. Modelo de propagação ajustado Para determinar as constantes a serem utilizadas no modelo de propagação é necessário um bom volume de medidas, para que o ajuste do modelo

Leia mais

Pós Graduação INATEL Modulação Digital Parte 2

Pós Graduação INATEL Modulação Digital Parte 2 Pós Graduação INATEL Modulação Digital Parte 2 TP302 - Modulação Digital 1/89 Agenda Motivos e objetivos. Classificação dos Canais Móveis. Canais com Múltiplos Percursos. Modelos Probabilísticos. Espalhamento

Leia mais

2 Modelos de Sinais para Sistemas DS-CDMA

2 Modelos de Sinais para Sistemas DS-CDMA 2 Modelos de Sinais para Sistemas DS-CDMA Dentre os modelos de sinais de sistemas de múltiplo acesso existem dois cenários de interesse que foram tratados em nosso trabalho: o enlace direto ou downlink,

Leia mais

Introdução aos Sistemas de Comunicações

Introdução aos Sistemas de Comunicações aos Sistemas de Comunicações Edmar José do Nascimento () http://www.univasf.edu.br/ edmar.nascimento Universidade Federal do Vale do São Francisco Colegiado de Engenharia Elétrica Roteiro 1 Sistemas de

Leia mais

Decibel db Exemplo dbw e dbm Exercícios. Tópicos avançados em sistemas de telecomunicações. Renato Machado

Decibel db Exemplo dbw e dbm Exercícios. Tópicos avançados em sistemas de telecomunicações. Renato Machado Renato Machado UFSM - Universidade Federal de Santa Maria DELC - Departamento de Eletrônica e Computação renatomachado@ieee.org renatomachado@ufsm.br Santa Maria, 12 de Março de 2012 Sumário 1 2 3 4 Sumário

Leia mais

Uma onda se caracteriza como sendo qualquer perturbação que se propaga no espaço.

Uma onda se caracteriza como sendo qualquer perturbação que se propaga no espaço. 16 ONDAS 1 16.3 Uma onda se caracteriza como sendo qualquer perturbação que se propaga no espaço. Onda transversal: a deformação é transversal à direção de propagação. Deformação Propagação 2 Onda longitudinal:

Leia mais

Utilização das Redes Neurais Artificiais na Adaptação de Modelos de Propagação em Ambiente Fechado AMBIENTE E SETUP DE MEDIÇÃO

Utilização das Redes Neurais Artificiais na Adaptação de Modelos de Propagação em Ambiente Fechado AMBIENTE E SETUP DE MEDIÇÃO Utilização das Redes Neurais Artificiais na Adaptação de Modelos de Propagação em Ambiente Fechado JULIANA MONTEIRO, MÁRCIO RODRIGUES, GLEYCE CALDEIRA E JOSIANE RODRIGUES. Instituto de Estudos Superiores

Leia mais

Fenómenos ondulatórios

Fenómenos ondulatórios Fenómenos ondulatórios Características das ondas Uma onda é descrita pelas seguintes características físicas: Amplitude, A Frequência, f Comprimento de onda, Velocidade, v Características das ondas A amplitude

Leia mais

Resolução aprimoramento aula 2

Resolução aprimoramento aula 2 Resolução aprimoramento aula APRIMO (encontro ) 1. (Ufrj 005) Uma onda na forma de um pulso senoidal tem altura máxima de,0 cm e se propaga para a direita com velocidade de 1,0 10 4 cm/s, num fio esticado

Leia mais

Física Módulo 2 Ondas

Física Módulo 2 Ondas Física Módulo 2 Ondas Ondas, o que são? Onda... Onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio, como, por exemplo, na água. Uma onda transfere energia de um ponto para outro,

Leia mais

6 Resultados. PUC-Rio - Certificação Digital Nº /CA

6 Resultados. PUC-Rio - Certificação Digital Nº /CA 119 6 Resultados A análise do canal rádio UWB foi feita em três ambientes interiores com características diferentes: o corredor do segundo andar do prédio Cardeal Leme da PUC-Rio (corredor Leme), corredores

Leia mais

1 O esquema de Alamouti: Diversidade na transmissão

1 O esquema de Alamouti: Diversidade na transmissão 1 O esquema de Alamouti: Diversidade na transmissão 1.1 O Caso de uma antena receptora A Figura?? mostra a representação em banda básica do esquema de Alamouti com diversidade na transmissão. O esquema

Leia mais

FENÔMENOS OSCILATÓRIOS E TERMODINÂMICA AULA 4 ONDAS II

FENÔMENOS OSCILATÓRIOS E TERMODINÂMICA AULA 4 ONDAS II FENÔMENOS OSCILATÓRIOS E TERMODINÂMICA AULA 4 ONDAS II PROF.: KAIO DUTRA Ondas Sonoras Ondas sonoras são definidas como qualquer onda longitudinal. O ponto S representa uma pequena fonte sonora, chamada

Leia mais

2 Modelos de Predição de Perda Média de Propagação

2 Modelos de Predição de Perda Média de Propagação 2 Modelos de Predição de Perda Média de Propagação Neste capítulo é apresentado um resumo dos principais métodos para determinação da perda média de propagação na faixa de UF. São modelos empíricos ou

Leia mais

Física IV Escola Politécnica GABARITO DA SUB 06 de dezembro de 2018

Física IV Escola Politécnica GABARITO DA SUB 06 de dezembro de 2018 Física IV - 4323204 Escola Politécnica - 2018 GABARITO DA SUB 06 de dezembro de 2018 Questão 1 Considere uma estrela situada à uma distância D medida por um observador em repouso na Terra. Um astronauta

Leia mais

Filtros, Multiplexadores, Demutiplexadores Compensadores de Dispersão

Filtros, Multiplexadores, Demutiplexadores Compensadores de Dispersão MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Campus São José Área de Telecomunicações Filtros, Multiplexadores,

Leia mais

Física IV Escola Politécnica GABARITO DA P2 16 de outubro de 2012

Física IV Escola Politécnica GABARITO DA P2 16 de outubro de 2012 Física IV - 4320402 Escola Politécnica - 2012 GABARITO DA P2 16 de outubro de 2012 Questão 1 Ondas longas de rádio, com comprimento de onda λ, de uma estação radioemissora E podem chegar a um receptor

Leia mais

Camada de Enlace. Prof. Leonardo Barreto Campos. 1/26

Camada de Enlace. Prof. Leonardo Barreto Campos.  1/26 Camada de Enlace Prof. Leonardo Barreto Campos http://sites.google.com/site/leonardobcampos 1/26 Sumário Introdução Enlaces e Redes Sem Fio Erros de bits Terminal oculto e desvanecimento Detecção e Correção

Leia mais

2 Caracterização do canal de propagação em macrocélulas

2 Caracterização do canal de propagação em macrocélulas Caracterização do canal de propagação em macrocélulas.1 Introdução A compreensão dos mecanismos de propagação e o estabelecimento de modelos matemáticos apropriados para o canal de radio-propagação móvel

Leia mais

5. Resultados Variabilidade do sinal

5. Resultados Variabilidade do sinal 5. Resultados Este capítulo tem como objetivo expor os resultados das análises estatísticas de variabilidade do sinal transmitido pelo canal de rádio propagação móvel, bem como expor os resultados de correlações

Leia mais

Técnicas de diversidade

Técnicas de diversidade Instituto Federal de Santa Catarina Curso superior de tecnologia em sistemas de telecomunicação Comunicações móveis 2 Técnicas de diversidade Prof. Diego da Silva de Medeiros São José, outubro de 2011

Leia mais

1- Quais das seguintes freqüências estão dentro da escala do ultrassom? 2- A velocidade média de propagação nos tecidos de partes moles é?

1- Quais das seguintes freqüências estão dentro da escala do ultrassom? 2- A velocidade média de propagação nos tecidos de partes moles é? Exercícios de Física 1- Quais das seguintes freqüências estão dentro da escala do ultrassom? a) 15 Hz b) 15 KHz c) 15 MHz d) 17.000 Hz e) 19 KHz 2- A velocidade média de propagação nos tecidos de partes

Leia mais

ASSUNTO: Produção e Propagação de Ondas Eletromagnéticas.

ASSUNTO: Produção e Propagação de Ondas Eletromagnéticas. UNIDADES DE TRANSMISSÃO 1 QUESTIONÁRIO DA UNIDADE I ASSUNTO: Produção e Propagação de Ondas Eletromagnéticas. Nome: N o : Turma: Para cada período mencionado, analise seu conteúdo e marque " F " para uma

Leia mais

Fenómenos ondulatórios

Fenómenos ondulatórios Sumário UNIDADE TEMÁTICA 2. 2- Comunicação de informação a longas distâncias. 2.2- Propriedades das ondas. - Reflexão e refração de ondas. - Leis da reflexão e da refração. - Índice de refração de um meio.

Leia mais

UTILIZAÇÃO DA TRANSFORMADA DA INCERTEZA PARA DETERMINAÇÃO DO MELHOR MODELO DE PROPAGAÇÃO PARA SISTEMA DE COMUNICAÇÃO MÓVEL UBÍQUA

UTILIZAÇÃO DA TRANSFORMADA DA INCERTEZA PARA DETERMINAÇÃO DO MELHOR MODELO DE PROPAGAÇÃO PARA SISTEMA DE COMUNICAÇÃO MÓVEL UBÍQUA UTILIZAÇÃO DA TRANSFORMADA DA INCERTEZA PARA DETERMINAÇÃO DO MELHOR MODELO DE PROPAGAÇÃO PARA SISTEMA DE COMUNICAÇÃO MÓVEL UBÍQUA João Batista José Pereira 1, Wivianne Cristina dos Santos 2 1 Professor

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA II ONDAS SONORAS. Prof.

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA II ONDAS SONORAS. Prof. CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA II ONDAS SONORAS Prof. Bruno Farias Ondas Sonoras De todas as ondas mecânicas da natureza,

Leia mais

ONDAS : Oscilação. Onda & Meio. MEIO : onde a onda se propaga. água. ondas na água. corda. ondas em cordas. luz. vácuo. som

ONDAS : Oscilação. Onda & Meio. MEIO : onde a onda se propaga. água. ondas na água. corda. ondas em cordas. luz. vácuo. som ONDAS : Oscilação MEIO : onde a onda se propaga Onda & Meio ondas na água ondas em cordas luz som água corda vácuo ar ONDAS : SÓ transporta energia NÃO transporta matéria http://www.glenbrook.k12.il.us/gbssci/phys/mmedia/waves/lw.html

Leia mais

Prof. Fernando Massa Fernandes https://www.fermassa.com/microondas-i.php Sala 5017 E fernando.fernandes@uerj.br Aula 9 Revisão - Incidência normal à superfície da interface (meio geral) Γ é o coeficiente

Leia mais

5 Análise de Desempenho

5 Análise de Desempenho 57 5 Análise de Desempenho Neste capítulo são apresentados o modelo do sistema de transmissão digital considerado neste trabalho e a descrição do programa de simulação implementado. Em seguida, serão apresentados

Leia mais

1 T. Ondas acústicas ONDAS. Formalismo válido para diversos fenómenos: o som e a luz, por exemplo, relacionados com dois importantes sentidos.

1 T. Ondas acústicas ONDAS. Formalismo válido para diversos fenómenos: o som e a luz, por exemplo, relacionados com dois importantes sentidos. Ondas acústicas ONDAS Formalismo válido para diversos fenómenos: o som e a luz, por exemplo, relacionados com dois importantes sentidos. Descrição válida para fenómenos periódicos ALGUNS CONCEITOS RELACIONADOS

Leia mais

Apostila 8 Setor B. Aulas 37 e 38. Página 150. G n o m o

Apostila 8 Setor B. Aulas 37 e 38. Página 150. G n o m o Apostila 8 Setor B Aulas 37 e 38 FENÔMENOS Página 150 ONDULATÓRIOS G n o m o Frentes de Onda a) Fonte pontual b) Fonte reta Reflexão 1ª lei: o raio incidente, a reta normal no ponto de incidência e o raio

Leia mais

3 Resultados Numéricos

3 Resultados Numéricos 3 Resultados Numéricos Neste capítulo, a metodologia apresentada na Seção 2.3 é utilizada para determinar as distâncias mínimas baseadas em pfd ao longo da costa brasileira. Os resultados obtidos são de

Leia mais

3 Demodulação de sensores a rede de Bragg

3 Demodulação de sensores a rede de Bragg 3 Demodulação de sensores a rede de Bragg Como mostrado antes, uma resolução de aproximadamente 1 pm é necessária para medir uma mudança na temperatura de aproximadamente.1 C e uma mudança na deformação

Leia mais

Olimpíada Brasileira de Física a Fase Gabarito Comentado para a prova de 3º ano

Olimpíada Brasileira de Física a Fase Gabarito Comentado para a prova de 3º ano Olimpíada Brasileira de Física 2003-2 a Fase Gabarito Comentado para a prova de 3º ano Observações: 1 A prova tem valor total de 44 pontos. Cada questão tem valor total de 6 pontos. A questão 7 tem valor

Leia mais

Introdução aos Proc. Estocásticos - ENG 430

Introdução aos Proc. Estocásticos - ENG 430 Introdução aos Proc. Estocásticos - ENG 430 Fabrício Simões IFBA 16 de novembro de 2015 Fabrício Simões (IFBA) Introdução aos Proc. Estocásticos - ENG 430 16 de novembro de 2015 1 / 34 1 Motivação 2 Conceitos

Leia mais

Aula 8. Atenuação. Capítulo 6 - Battan

Aula 8. Atenuação. Capítulo 6 - Battan Aula 8 Atenuação Capítulo 6 - Battan Atenuação Quando derivamos a equação do radar, nós assumimos que a distância entre o volume iluminado e o alvo estava preenchida por um meio não atenuante. Em outras

Leia mais

3 Métodos para cálculo de cobertura e interferências.

3 Métodos para cálculo de cobertura e interferências. 3 Métodos para cálculo de cobertura e interferências. 3.1 Introdução. Os modelos do canal são essenciais para a análise, projeção e implantação do sistema de comunicação com uma confiável transferência

Leia mais

Propagação Radioelétrica 2017/II Profa. Cristina

Propagação Radioelétrica 2017/II Profa. Cristina Propagação Radioelétrica 2017/II Profa. Cristina Módulo II Introdução ao link budget Propagação no espaço livre Equação de Friis Introdução ao link budget O desempenho de um link de comunicações depende

Leia mais

CURCEP 2015 ONDULATÓRIA 2

CURCEP 2015 ONDULATÓRIA 2 CURCEP 2015 ONDULATÓRIA 2 FÍSICA B PROF.: BORBA FENÔMENOS ONDULATÓRIOS: Reflexão: Quando uma onda atinge uma superfície de separação de dois meios, e retorna ao meio de origem. Quando a corda tem a extremidade

Leia mais

PARTE 3: COMUNICAÇÃO POR SATÉLITE AULA 18: ANTENAS. Sistemas de Telecomunicações II Prof. Flávio Ávila

PARTE 3: COMUNICAÇÃO POR SATÉLITE AULA 18: ANTENAS. Sistemas de Telecomunicações II Prof. Flávio Ávila PARTE 3: COMUNICAÇÃO POR SATÉLITE AULA 18: ANTENAS Sistemas de Telecomunicações II Prof. Flávio Ávila Antenas nas estações terrenas 2 Três classes principais Antenas cornetas (Horn Antenna) Rede de antenas

Leia mais

Ondas e propagação Comunicações I - Elisa Bandeira 2 1

Ondas e propagação Comunicações I - Elisa Bandeira 2 1 Ondas e propagação 2 1 Comprimento de onda é a distância entre valores repetidos num padrão de onda. É normalmente representado pela letra grega lambda (λ). Frequência é a velocidade de repetição de qualquer

Leia mais

Os valores da perda no percurso foram calculados com o auxílio da equação

Os valores da perda no percurso foram calculados com o auxílio da equação 8 Resultados Nesta seção serão apresentados os resultados obtidos em campo para cada conjunto de amostras, nas métricas e parâmetros já citados. Os dados coletados podem ser visualizados como base de dados

Leia mais

Física B Semiextensivo V. 4

Física B Semiextensivo V. 4 Física B Semiextensivo V. 4 Exercícios 0) V V F V F 0) C 03) A 04) D a) Verdadeira. b) Verdadeira. Devemos fazer com que a onda emitida entre em ressonância com a vibração da antena. c) Falsa. Para ocorrer

Leia mais

Lista de Exercícios GQ1

Lista de Exercícios GQ1 1 a QUESTÃO: Determine a Transformada Inversa de Fourier da função G(f) definida pelo espectro de amplitude e fase, mostrado na figura abaixo: 2 a QUESTÃO: Calcule a Transformadaa de Fourier do Sinal abaixo:

Leia mais

Propriedades das ondas Prof. Theo Z. Pavan

Propriedades das ondas Prof. Theo Z. Pavan Propriedades das ondas Prof. Theo Z. Pavan Física Acústica Resumo Movimento Harmônico Simples (MHS) A solução mais geral é x = A cos(wt + f) onde A = amplitude w = frequência angular f = fase Movimento

Leia mais