Passando dados binários para um serviço Web

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Passando dados binários para um serviço Web"

Transcrição

1 Prática em Laboratório N.03 Passando dados binários para um serviço Web Observação: Você não pode utilizar o GlassFish v3 para essa prática pois ele não reconhece o atributo wsdllocation para serviços Web. Passando dados binários para um Serviço Web O objetivo desta prática é criar um cliente usando Java Swing que irá consumir (e exibir) as imagens de um módulo EJB (Enterprise Java Bean) através de um serviço Web. Obtenha os arquivos da Prática N.03 Você deve recuperar os arquivos relacionados a essa prática a partir do Moodle. 1. Crie um diretório vazio no disco local (por exemplo, com o nome Pratica3). 2. Acesse o Moodle e salve todos os arquivos da Prática N.03 no diretório criado. Criando um módulo EJB Realize os seguintes passos para criar um Enterprise Java Bean (EJB) que contém as imagens que serão passadas ao cliente através de um serviço Web como dados binários. 1. Escolha Arquivo > Novo Projeto (Ctrl-Shift-N). Selecione Módulo EJB dentro da categoria Java EE e clique em Próximo. 2. Nomeie o projeto FlowerAlbum e clique em Próximo. 3. Selecione o servidor GlassFish V2 e clique em Finalizar. Criando um serviço Web a partir de uma classe Java 1. Clique com o botão direito do mouse no nó FlowerAlbum e escolha Novo > Bean de Sessão. 2. Chame o bean de sessão de Flower e digite flower.album no Pacote. Selecione o tipo de sessão como Sem estado(stateless)e crie apenas a interface Remota. Clique em Finalizar.

2 A IDE adiciona um bean de sessão ao nó Pacotes de código-fonte, junto com a interface remota. No nó Enterprise Beans, um novo elemento é adicionado com nome de Flower. 4. Selecione o elemento Flower com o botão direto do mouse e escolha Adicionar > Método de negócio. 5. Digite os seguintes dados no diálogo de Método de negócio: o o Nome: getflower Tipo de retorno: byte[] Clique em Adicionar. Digite name em Nome. Em seguida, clique na aba Exceções e selecione Adicionar.

3 6. O diálogo Localizar tipo srá exibido. Digite IO selecione a exceção IOException (java.io). Clique em OK para retornar ao diálogo de Método de negócio, que exibe a exceção IOException.

4 Clique em OK. Agora você já possui um esboço de método na classe que implementa o bean, além da declaração do método na interface remota. 7. Chame novamente o diálogo de Método de negócio. Desta vez, ente com os seguintes dados: o o Nome: allflowers Tipo de retorno: List<byte[]> Como antes, adicione a exceção IOException usando a aba Exceções. 8. Observe que na interface remota os métodos gerados anteriormente foram declarados com public interface FlowerRemote { byte[] getflower(string name) throws IOException; List<byte[]> allflowers() throws IOException; Verifique que na classe que implementa o bean os stubs para os métodos também foram public class FlowerBean implements FlowerRemote { public byte[] getflower(string name) throws IOException { return null; public List<byte[]> allflowers() throws IOException { return null; Alternativamente, ao invés de utilizar o diálogo de Método de negócio, você poderia adicionar manualmente os códigos tanto à classe do bean quanto à interface remota. Entretanto, quando o diálogo é utilizado, a IDE adiciona código em ambos simultaneamente. 9. Ajuste as importações na classe do bean e na interface remota. Posione o cursor em qualquer lugar do código, clique com o botão direito do mouse e selecione Corrigir importações. Um diálogo aparece exibindo todas as importações necessárias. Selecione OK. Caso você tenha opção de selecionar uma entre várias classes List para importar, selecione java.util.list. Para Flower.java, as instruções de importação são: import java.io.bytearrayoutputstream; import java.util.list; import java.io.ioexception; import java.io.inputstream;

5 import java.net.url; import java.util.arraylist; import javax.ejb.stateless; Para FlowerRemote.java, as instruções de importação são: import java.io.ioexception; import java.util.list; import javax.ejb.remote; 10. You have now declared your methods in the remote interface and implemented stubs in the bean class. The Projects window now shows two new nodes in the Enterprise Beans node, for your new methods, as shown here. 11. Preencha a classe do bean com o seguinte public class Flower implements FlowerRemote { private static final String[] FLOWERS = {"aster", "honeysuckle", "rose", "sunflower"; public byte[] getflower(string name) throws IOException { URL resource = this.getclass().getresource("/flower/album/resources/"+name+".jpg"); return getbytes(resource); public List<byte[]> allflowers() throws IOException { List<byte[]> flowers = new ArrayList<byte[]>(); for (String flower:flowers) { URL resource = this.getclass().getresource("/flower/album/resources/"+flower+".jpg");

6 flowers.add(getbytes(resource)); return flowers; private byte[] getbytes(url resource) throws IOException { InputStream in = resource.openstream(); ByteArrayOutputStream bos = new ByteArrayOutputStream(); byte[] buf = new byte[1024]; for(int read; (read = in.read(buf))!= -1;) { bos.write(buf, 0, read); return bos.tobytearray(); 12. Selecione o nó correspondente ao pacote flower.album e crie um novo subpacote chamado resources (clique com o botão direito e selecione Novo > Pacote Java). Copie os seguintes arquivos de imagens para o pacote: o o o o rose.jpg sunflower.jpg aster.jpg honeysuckle.jpg Na janela de Projeto, as imagens devem aparecer da seguinte forma: Em seu código, observe que os métodos getflower e allflowers utilizam as imagens armazenadas neste pacote. Seu módulo EJB está completo! Em seguida, você irá criar um serviço Web para acessar o módulo EJB, de forma a recupara as imagens.

7 Criando um serviço Web O serviço Web que será gerado irá utilizar o módulo EJB criado previamente para recupara dados binários (isto é, as imagens). 1. Escolha Arquivo > Novo projeto (Ctrl-Shift-N). Selecione aplicação Web na categoria Java Web. 2. Nomeie o projeto FlowerService e clique em Próximo. 3. Selecione o servidor GlassFish V2 e clique em Finalizar. 4. Coloque o módulo EJB no classpath do projeto, dessa forma o serviço Web irá conseguir ter acesso ao módulo. Para tanto, clique com o botão direito sobre o nó Bibliotecas e selecione Adicionar projeto. Localize e selecione o FlowerAlbum. 5. Clique com o botão direito do mouse no nó FlowerService e escolha Novo > Serviço Web. 6. Chame o serviço Web de FlowerService e digite flower.album no Pacote. 7. Selecione Criar serviço Web a partir do Bean de sessão existente. Clique em Procurar para localizar e selecionar o módulo EJB Flower. Em seguida, clique em OK e Finalizar.

8 8. Clique em no botão Projeto no canto superior esquerdo do editor. O Visual Designer será exibido. 9. Clique no botão Código-fonte para retornar a visão do código. Altere o código classe de forma que ela fique com o seguinte conteúdo. import java.awt.image; import java.io.bytearrayinputstream; import java.io.ioexception; import java.util.arraylist; import java.util.iterator; import java.util.list; import javax.ejb.ejb; import javax.imageio.imageio; import javax.imageio.imagereadparam; import javax.imageio.imagereader; import javax.imageio.stream.imageinputstream; import javax.jws.webmethod; import = "FlowerService") public class FlowerService private FlowerRemote = "getflower")

9 public Image getflower(string name) throws IOException { byte[] bytes = ejbref.getflower(name); return getimage(bytes, = "allflowers") public List<Image> allflowers() throws IOException { List<byte[]> flowers = ejbref.allflowers(); List<Image> flowerlist = new ArrayList<Image>(flowers.size()); for (byte[] flower : flowers) { flowerlist.add(getimage(flower, true)); return flowerlist; private Image getimage(byte[] bytes, boolean isthumbnail) throws IOException{ ByteArrayInputStream bis = new ByteArrayInputStream(bytes); Iterator readers = ImageIO.getImageReadersByFormatName("jpeg"); ImageReader reader = (ImageReader) readers.next(); Object source = bis; // File or InputStream ImageInputStream iis = ImageIO.createImageInputStream(source); reader.setinput(iis, true); ImageReadParam param = reader.getdefaultreadparam(); if (isthumbnail) { param.setsourcesubsampling(4, 4, 0, 0); return reader.read(0, param); O serviço Web está completo, delegating to the EJB module, and exposing its images. Testado o serviço Web Agora, você irá criar uma aplicação contendo ambos componente (o módulo EJB e o serviço Web) que foram criados anteriormente. Após a implantação dessa aplicação, você poderá testar o serviço Web. 1. Escolha Arquivo> Novo Projeto (Ctrl-Shift-N). Selecione Aplicativo corporativo dentro da categoria Java EE. 2. Nomeie o projeto FlowerApplication e clique em Próximo.

10 3. Selecione o servidor GlassFish V2 e antes de clicar em Finalizar, assegure-se de desmarcar as opções Criar módulo EJB e Criar módulo de aplicativo Web, uma vez que você ira utilizar os módulos criados anteriormente. 4. Clique com o botão direito em no nó Módulos Java EE de FlowerApplication e selecione Adicionar Módulo Java EE. Localize e selecione ambos (usado tecla shift) os módulos criados anteriormente FlowerAlbum e FlowerService. Você irá observar que os dois módulos são adicionados a aplicação. 5. Clique com o botão direito em FlowerApplication e selecione Propriedades. Selecione a categoria Executar. Digite /FlowerService?Tester no campo URL relativa e clique em OK.

11 6. Clique com o botão direito em FlowerApplication e selecione Executar. O servidor ao tiver ativa, a IDE irá inicializá-lo. Em seguida a aplicação (com os 2 módulos) será implantada no servidor. Finalmente, em virtude da configuração anterior de URL relativa, o navegador ser ativado e a aplicação Tester executada. Assim que a aplicação Tester estiver ativa, retorne a janela do Netbeans (sem fechar o navegador) e selecionar a aba (janela) de Serviços da IDE, expanda o nó Servidores > GlassFish V2 > Aplicativos > Aplicativos empresariais, e observe que a aplicação FlowerApplication foi implantada com sucesso.

12 7. Clique em WSDL File na aplicação Tester e observe o documento WSDL. 8. O documento WSDL no navegador exibe várias informações entre as quais está a localização do esquema. Digite ou copie/cole a URL do esquema no navegador para poder visualizá-lo.

13 9. Retorne a aplicação Tester. Digite o nome de uma das imagens, por exemplo, "rose" e clique no botão getflower, você irá observar informações sobre a invocação do serviço. Quando você examinar o que foi retornado (em "Method Returned"), verá apenas lixo. Você deseja na verdade obter uma imagem, e não uma série de símbolos desconexos. Entretanto, como java.awt.image não é um tipo de esquema XML válido, é necessário que se configure manualmente o arquivo do esquema para retornar dados binários (image/jpeg). Modificando o Esquema e o Documento WSDL para Dados Binários A seguir, você irá modificar o documento WSDL e o esquema XML do serviço Web criado anteriormente. Essa modificação irá permitir que o serviço Web e seus clientes troquem imgens no formato JPEG.

14 1. Na janela de Projetos, expanda o nó da aplicação para Web FlowerService até que você localize o nó WEB-INF. 2. Clique com o botão direito no nó WEB-INF e selecione Novo > Outro > Diretório. Nomeie o diretório como wsdl. 3. Expanda o nó Serviços Web e clique com botão direito em FlowerService. Selecione Gerar e Copiar WSDL. Localize FlowerService > web > WEB-INF > wsdl e clique OK. Você irá observar as cópias FlowerService.wsdl e FlowerService_schema1.xsd que aparecem no nó wsdl.

15 4. Você deve explicitamente configurar o servidor para utilizar sua nova versão do documento WSDL, caso contrário o servidor de aplicações irá gerar um documento WSDL próprio quando o serviço for implantado. Abra FlowerService.java e localize a Adicione a essaanotação o parâmetro wsdllocation="web-inf/wsdl/flowerservice.wsdl" como pode ser visto = "FlowerService", wsdllocation = "WEB-INF/wsdl/FlowerService.wsdl") 5. Modifique o esquema de modo que ele especifique o tipo esperado do conteúdo que será retornado. Abra o arquivo do esquema e localize os tipo complexos allflowersresponse e getflowerresponse: <xs:complextype name="allflowersresponse"> <xs:sequence> <xs:element name="return" type="xs:base64binary" minoccurs="0" maxoccurs="unbounded"/> </xs:sequence> </xs:complextype> <xs:complextype name="getflowerresponse"> <xs:sequence> <xs:element name="return" type="xs:base64binary" minoccurs="0"/> </xs:sequence> </xs:complextype>

16 6. Adicione os seguintes atributos a ambos os elementos de retorno (<xs:element name="return".../>):. xmime:expectedcontenttypes="image/jpeg" xmlns:xmime=" Ao final, os tipos complexos deverão ter a seguinte declaração. <xs:complextype name="allflowersresponse"> <xs:sequence> <xs:element name="return" type="xs:base64binary" minoccurs="0" maxoccurs="unbounded" xmime:expectedcontenttypes="image/jpeg" xmlns:xmime=" </xs:sequence> </xs:complextype> <xs:complextype name="getflowerresponse"> <xs:sequence> <xs:element name="return" type="xs:base64binary" minoccurs="0" xmime:expectedcontenttypes="image/jpeg" xmlns:xmime=" </xs:sequence> </xs:complextype> 7. Agora, quando você reimplantar a aplicação FlowerApplication e executar Tester, a invocação da operação getflower irá retornar as informações corretamente como abaixo: Agora que a aplicação Tester confirmou que as imagens estão sendo corretamente retornadas, podemos criar um cliente Swing para recuperá-las e exibi-las. Criando um cliente Swing 1. Escolha Arquivo > Novo Projeto (Ctrl-Shift-N). Selecione Aplicativo Java dentro da categoria Java. Digite FlowerClient em Nome do Projeto e clique em Finalizar.

17 2. Clique com o botão direito em FlowerClient e selecione Novo > Cliente para serviço Web. Selecione o botão de rádio WSDL URL e digite a URL do documento WSDL associado ao serviço criado, por default Clique em Finalizar. 3. Clique com o botão direito novamente em FlowerClient e selecione Novo > Formulário JFrame. Nomeie o frame como FlowerFrame. Coloque-o no pacote flowerclient. 4. Adicione um JPanel ao FlowerFrame. Expanda-o para preencher o FlowerFrame completamente. Nomeie o painel como gardenflowerspanel. 5. Adicione os seguintes componentes ao painel gardenflowerspanel, iniciando da parte superior do painel (ver exemplo abaixo). o Rótulo. nome da variável: titlelabel, texto: Flores do Jardim, posição: Centrada no topo. Coloque o texto em negrito e aumente o tamanho da fonte. o o Grupo de botões. Nome da variável: buttongroup1. Adicione os seguintes 04 botões de opção em uma linha horizontal logo abaixo de titlelabel. Na propriedade buttongroup de cada botão, colocá-lo como membro de buttongroup1. Nome da Variável Selecionado Texto asterradiobutton true Aster honeysuckleradiobutton false Honeysuckle roseradiobutton false Rose sunflowerradiobutton false Sunflower

18 o Painel de rolagem. nome da variável: mainscrollpane. posição: abaixo dos botões de opção, ocupando todo o espaço horizontal e cerca de 2/3 do restante do espaço vertical. Dentro dele: Painel. nome da variável: mainpanel. layout: Borda. posição: Filling the mainscrollpane. Botão. nome da variável: mainpicturebutton. texto: Aguardando Imagem... posição: dentro de mainpanel (devido ao layout Border do painel, o botão irá automaticamente preencher todo o espaço) o Painel de rolagem. nome da variável: thumbnailscrollpane. posição: Abaixo de mainscrollpane, preenchendo o espaço horizontal e o restante do espaço vertical. Dentro dele: Painel. nome da variável: thumbnailpanel. layout: Grade. posição: Preenchendo o thumbnailscrollpane. O Layout Grade significa que os 04 botões seguintes terão o mesmo tamanho e preencherão completamente o painel thumbnailpanel. Botões. Adicione 04 botões dentro do painel thumbnailpanel usando a seguintes informações Nome da Variável asterbutton honeysucklebutton rosebutton sunflowerbutton Texto Aguandando... Aguandando... Aguandando... Aguandando Este ponto, o frame FlowerFrame deve parece com a seguinte janela. 7. No editor de código, inicialize o frame FlowerFrame da seguinte forma:

19 public static final String[] FLOWERS = {"aster", "honeysuckle", "rose", "sunflower"; private Map<String, Image> flowers; public FlowerFrame(Map<String, Image> flowers) { this.flowers = flowers; for (String flower:flowers) { flowers.put(flower,null); initcomponents(); settitle("flores do Jardim [aguardando imagem]"); ItemListener rblistener = new RBListener(); asterradiobutton.additemlistener(rblistener); honeysuckleradiobutton.additemlistener(rblistener); roseradiobutton.additemlistener(rblistener); sunflowerradiobutton.additemlistener(rblistener); ActionListener blistener = new ButtonListener(); asterbutton.addactionlistener(blistener); honeysucklebutton.addactionlistener(blistener); rosebutton.addactionlistener(blistener); sunflowerbutton.addactionlistener(blistener); 8. Quando um botão de opção for selecionado, deseja-se que uma nova imagem seja exibida no botão principal. private class RBListener implements ItemListener { public void itemstatechanged(itemevent e) { showflower();

20 public void showflower() { Image img = null; if (asterradiobutton.isselected()) { img = flowers.get("aster"); if (img!= null) { mainpicturebutton.seticon(new ImageIcon(img)); settitle("flores do Jardim [Aster]"); else if (honeysuckleradiobutton.isselected()) { img = flowers.get("honeysuckle"); if (img!= null) { mainpicturebutton.seticon(new ImageIcon(img)); settitle("flores do Jardim [Honeysuckle]"); else if (roseradiobutton.isselected()) { img = flowers.get("rose"); if (img!= null) { mainpicturebutton.seticon(new ImageIcon(img)); settitle("flores do Jardim [Rose]"); else if (sunflowerradiobutton.isselected()) { img = flowers.get("sunflower"); if (img!= null) { mainpicturebutton.seticon(new ImageIcon(img)); settitle("flores do Jardim [Sunflower]"); if (img == null) { mainpicturebutton.seticon(null); settitle("flores do Jardim [aguardando imagem]"); else mainpicturebutton.settext(""); 9. Quando um dos botões da parte inferior da janela for selecionado, o botão de opção correspondente será ativado: private class ButtonListener implements ActionListener { public void actionperformed(actionevent e) {

21 if (e.getsource() == asterbutton) asterradiobutton.setselected(true); else if (e.getsource() == honeysucklebutton) honeysuckleradiobutton.setselected(true); else if (e.getsource() == rosebutton) roseradiobutton.setselected(true); else if (e.getsource() == sunflowerbutton) sunflowerradiobutton.setselected(true); 10. Na classe principal Main, o método setthumbnails irá ser chamado, porém ele deve ser declarado em FlowerFrame. public void setthumbnails(map<string, Image> thumbs) { Image img = thumbs.get("aster"); if (img!= null) { asterbutton.seticon(new ImageIcon(img)); asterbutton.settext(""); img = thumbs.get("honeysuckle"); if (img!= null) { honeysucklebutton.seticon(new ImageIcon(img)); honeysucklebutton.settext(""); img = thumbs.get("rose"); if (img!= null) { rosebutton.seticon(new ImageIcon(img)); rosebutton.settext(""); img = thumbs.get("sunflower"); if (img!= null) { sunflowerbutton.seticon(new ImageIcon(img)); sunflowerbutton.settext(""); 11. Corrija as importações em FlowerFrame. O conjunto completo de importações deve se como o seguinte: import java.awt.image; import java.awt.event.actionevent;

22 import java.awt.event.actionlistener; import java.awt.event.itemevent; import java.awt.event.itemlistener; import java.util.map; import javax.swing.imageicon; 12. Adicione o seguinte códigoa classe principal em Main.java. public class Main { private static int downloadedpictures; public static void main(string[] args) { final Map<String,Image> flowers = new HashMap<String,Image>(4); final Map<String,Image> thumbs = new HashMap<String,Image>(4); // Exibe o frame FlowerFrame. final FlowerFrame frame = new FlowerFrame(flowers); frame.setvisible(true); // Client conecta ao serviço Web. FlowerService_Service service = new FlowerService_Service(); final FlowerService port = service.getflowerserviceport(); Runnable[] tasks = new Runnable[4]; // A operacao getflower do serviço Web eh chamada // 04 vezes, cada uma em uma thread separada. // Quando a operação termina a imagem eh exibida em // um dos botoes. for (int i=0; i<4;i++) { final int index = i; tasks[i] = new Runnable() { public void run() { try { // Chama a operacao getflower // do serviço Web Image img = port.getflower(flowerframe.flowers[index]);

23 System.out.println("imagem carregada: "+ FlowerFrame.FLOWERS[index]); // Adiciona strings ao hashmap: flowers.put(flowerframe.flowers[index],img); // Chama a operação showflower // do frame FlowerFrame: frame.showflower(); catch (IOException_Exception ex) { ex.printstacktrace(); downloadedpictures++; ; new Thread(tasks[i]).start(); // A operação allflowers é chamada em uma thread separada // logo após as 4primeiras threads terminarem. // Após as imagens serem carregadas, elas são exibidas nos // botões na parte inferior do frame. Runnable thumbstask = new Runnable() { public void run() { try { while (downloadedpictures < 4) { try {Thread.sleep(100); catch (InterruptedException ex) { // Chama a operação allflowers // doservico Web: List<Image> images = port.allflowers(); System.out.println("icones carregados"); if (images!= null && images.size() == 4) { for (int i=0;i<4;i++) { thumbs.put(flowerframe.flowers[i],images.get(i)); frame.setthumbnails(thumbs);

24 catch (IOException_Exception ex) { ex.printstacktrace(); ; new Thread(thumbsTask).start(); 13. Corrija as importações em FlowerFrame. O conjunto completo de importações deve se como o seguinte: import flower.album.flowerservice; import flower.album.flowerservice_service; import flower.album.ioexception_exception; import java.awt.image; import java.util.hashmap; import java.util.list; import java.util.map; 14. Remova o método main existente na classe FlowerFrame. O serviço Web está completo! Clique com o botão direito no cliente e selecione Executar. Caso as imagens não apareçam, selecione Limpar e Construir no projeto FlowerService e execute o cliente novamente. Veja abaixo como deve ficar sua aplicação cliente em execução.

25

Prática em Laboratório N.02 Criando um serviço Web via NetBeans

Prática em Laboratório N.02 Criando um serviço Web via NetBeans Prática em Laboratório N.02 Criando um serviço Web via NetBeans O objetivo deste exercício é criar um projeto apropriado para desenvolver um contêiner que você resolva utilizar. Uma vez criado o projeto,

Leia mais

Prática em Laboratório N.01 Criando um Serviço Web via Console

Prática em Laboratório N.01 Criando um Serviço Web via Console Prática em Laboratório N.01 Criando um Serviço Web via Console O objetivo criar um serviço Web via console usando apenas um editor de texto. Obtenha os arquivos da Prática N.01 Você deve recuperar os arquivos

Leia mais

Tutorial de Computação Introdução a Programação Gráfica em Java para MEC1100 v2010.10

Tutorial de Computação Introdução a Programação Gráfica em Java para MEC1100 v2010.10 Tutorial de Computação Introdução a Programação Gráfica em Java para MEC1100 v2010.10 Linha de Equipamentos MEC Desenvolvidos por: Maxwell Bohr Instrumentação Eletrônica Ltda. Rua Porto Alegre, 212 Londrina

Leia mais

marcio@dsc.ufcg.edu.br priscillakmv@gmail.com

marcio@dsc.ufcg.edu.br priscillakmv@gmail.com DSC/CEEI/UFCG marcio@dsc.ufcg.edu.br priscillakmv@gmail.com 1 Realiza atividades com ênfase em Ensino, Pesquisa e Extensão (Ensino) 2 Configurando o projeto Adicionando código ao arquivo com o código-fonte

Leia mais

JAVA COM BANCO DE DADOS PROFESSORA DANIELA PIRES

JAVA COM BANCO DE DADOS PROFESSORA DANIELA PIRES Conteúdo O Projeto... 2 Criação de Pacotes... 4 Factory:... 6 DAO:... 15 GUI (Graphical User Interface ou Interface Gráfica de Cadastro)... 18 Evento SAIR... 23 Evento CADASTRAR... 24 1 O Projeto Arquivo

Leia mais

Criando uma agenda simples com NetBeans 6.5

Criando uma agenda simples com NetBeans 6.5 Criando uma agenda simples com NetBeans 6.5 (Swing application framework e Beansbinding) Já faz algum tempo que escrevi uma agenda simples usando o Eclipse com o Visual Class Editor. Demorei em torno de

Leia mais

Prática em Laboratório N.04 (Parte 01) Criando uma aplicação composta a partir de um serviço Web

Prática em Laboratório N.04 (Parte 01) Criando uma aplicação composta a partir de um serviço Web Prática em Laboratório N.04 (Parte 01) Criando uma aplicação composta a partir de um serviço Web O objetivo deste exercício é fornecer uma introdução a criação de uma aplicação composta de modo a ilustrar

Leia mais

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Neste capítulo nós iremos examinar as características da interface do gerenciador de arquivos Konqueror. Através dele realizaremos as principais operações com arquivos

Leia mais

Analisar os sistemas operacionais apresentados na figura e responder as questões abaixo: Identificar

Analisar os sistemas operacionais apresentados na figura e responder as questões abaixo: Identificar Projeto Integrador Sistemas Operacionais Prof.ª Lucilia Ribeiro GTI 3 Noturno Grupo: Anderson Alves da Mota. André Luiz Silva. Misael bezerra dos santos. Sandro de almeida silva. Analisar os sistemas operacionais

Leia mais

MÓDULO 4 SWING Parte 3

MÓDULO 4 SWING Parte 3 Aplicações de Linguagem de Programação Orientada a Objetos 2ºsem/2011 (Professores: Tiago e Daniele) // Exemplo11 Ação do Mouse import javax.swing.*; import java.awt.*; import java.awt.event.actionevent;

Leia mais

Como criar um EJB. Criando um projeto EJB com um cliente WEB no Eclipse

Como criar um EJB. Criando um projeto EJB com um cliente WEB no Eclipse Como criar um EJB Criando um projeto EJB com um cliente WEB no Eclipse Gabriel Novais Amorim Abril/2014 Este tutorial apresenta o passo a passo para se criar um projeto EJB no Eclipse com um cliente web

Leia mais

Criação de Applets com o JBuilder Professor Sérgio Furgeri

Criação de Applets com o JBuilder Professor Sérgio Furgeri OBJETIVOS DA AULA: Apresentar o processo de criação em uma interface gráfica para a Internet; Fornecer subsídios para que o aluno possa compreender onde aplicar Applets; Demonstrar a criação de uma Applet

Leia mais

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Iniciando o Windows XP...2 Desligar o computador...3 Área de trabalho...3

Leia mais

Manual da Ferramenta Metadata Editor

Manual da Ferramenta Metadata Editor 4 de março de 2010 Sumário 1 Introdução 3 2 Objetivos 3 3 Visão Geral 3 3.1 Instalação............................. 3 3.2 Legenda.............................. 4 3.3 Configuração Inicial........................

Leia mais

O programa abaixo exemplifica o uso da classe Image para carregar e mostrar uma imagem localizada em um arquivo.

O programa abaixo exemplifica o uso da classe Image para carregar e mostrar uma imagem localizada em um arquivo. 7. Carregando e mostrando imagens locais Esta aula complementa os estudos de programação de interfaces gráficas em Java mostrando como podemos carregar imagens de arquivos locais ou da Internet para uso

Leia mais

Estruturando um aplicativo

Estruturando um aplicativo Com o Visual FoxPro, é possível criar facilmente aplicativos controlados por eventos e orientados a objetos em etapas. Esta abordagem modular permite que se verifique a funcionalidade de cada componente

Leia mais

JAVA APLICAÇÕES GRÁFICAS Propriedades Utilizadas: imagecomposite FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS

JAVA APLICAÇÕES GRÁFICAS Propriedades Utilizadas: imagecomposite FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS JAVA APLICAÇÕES GRÁFICAS Propriedades Utilizadas: imagecomposite FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS Nome do aluno: Diego Silva de Oliveira Identificação da Turma: 070801805 Data: 16/05/2010 imagecomposite

Leia mais

Jogo Da Velha. - Parte 1 - Fazendo a parte gráfica do jogo da Velha

Jogo Da Velha. - Parte 1 - Fazendo a parte gráfica do jogo da Velha Jogo Da Velha - Parte 1 - Fazendo a parte gráfica do jogo da Velha por: Lerói Oliveira Equipe PAJÉ cti.paje@gmail.com http://www.cti.furg.br/informatica/paje Primeiro vamos usar a classe JFrame para criar

Leia mais

Sistema de Recursos Humanos

Sistema de Recursos Humanos Sistema de Recursos Humanos Projeto 1 O objetivo desse sistema é gerenciar a admissão e a demissão de funcionários. Esse funcionário pode ou não ter dependentes. Esse funcionário está alocado em um departamento

Leia mais

Prática da Disciplina de Sistemas Distribuídos Serviços Web IFMA DAI Professor Mauro Lopes C. Silva

Prática da Disciplina de Sistemas Distribuídos Serviços Web IFMA DAI Professor Mauro Lopes C. Silva 1. O que são Serviços Web (Web Services)? Prática da Disciplina de Sistemas Distribuídos Serviços Web IFMA DAI Professor Mauro Lopes C. Silva A ideia central dos Web Services parte da antiga necessidade

Leia mais

Tutorial RMI (Remote Method Invocation) por Alabê Duarte

Tutorial RMI (Remote Method Invocation) por Alabê Duarte Tutorial RMI (Remote Method Invocation) por Alabê Duarte Este tutorial explica basicamente como se implementa a API chamada RMI (Remote Method Invocation). O RMI nada mais é que a Invocação de Métodos

Leia mais

Scriptlets e Formulários

Scriptlets e Formulários 2 Scriptlets e Formulários Prof. Autor: Daniel Morais dos Reis e-tec Brasil Programação Avançada Para Web Página1 Meta Permitir ao aluno aprender a criar um novo projeto Java para web no Netbeans IDE,

Leia mais

Cookies. Krishna Tateneni Jost Schenck Tradução: Lisiane Sztoltz

Cookies. Krishna Tateneni Jost Schenck Tradução: Lisiane Sztoltz Krishna Tateneni Jost Schenck Tradução: Lisiane Sztoltz 2 Conteúdo 1 Cookies 4 1.1 Política............................................ 4 1.2 Gerenciamento....................................... 5 3 1

Leia mais

INF1013 MODELAGEM DE SOFTWARE

INF1013 MODELAGEM DE SOFTWARE INF1013 MODELAGEM DE SOFTWARE Departamento de Informática Ivan Mathias Filho ivan@inf.puc-rio.br Programa Capítulo 18 Sockets OLadoServidor O Lado Cliente Múltiplos Clientes 1 Programa Capítulo 18 Sockets

Leia mais

Instruções de instalação e remoção para os drivers de impressora PostScript e PCL do Windows Versão 8

Instruções de instalação e remoção para os drivers de impressora PostScript e PCL do Windows Versão 8 Instruções de instalação e remoção para os drivers de impressora PostScript e PCL do Windows Versão 8 Este arquivo ReadMe contém as instruções para a instalação dos drivers de impressora PostScript e PCL

Leia mais

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO 1 ÍNDICE 1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO... 3 1.1 REQUISITOS BASICOS DE SOFTWARE... 3 1.2 REQUISITOS BASICOS DE HARDWARE... 3 2 EXECUTANDO O INSTALADOR... 3 2.1 PASSO 01... 3 2.2 PASSO

Leia mais

Web Services utilizando JAX-WS

Web Services utilizando JAX-WS Web Services utilizando JAX-WS JAX-WS Facilitar o uso da API JAX-RPC e do modelo de implantação Anotações baseados em JSR-181 Exemplo Básico: Anotações: @WebService @WebMethod @WebParam @WebResult Exemplo

Leia mais

Java Exemplo MDI. Tela Principal

Java Exemplo MDI. Tela Principal Java Exemplo MDI Nesta aula criaremos uma aplicação simples de cadastro para avaliar o nível de dificuldade/facilidade que é desenvolver softwares com a tecnologia Java. No NetBeans, crie um novo projeto

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS -INTERFACES GRÁFICAS. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. frozza@ifc-camboriu.edu.br

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS -INTERFACES GRÁFICAS. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. frozza@ifc-camboriu.edu.br PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS -INTERFACES GRÁFICAS Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. frozza@ifc-camboriu.edu.br ROTEIRO 2. Programação visual com a IDE Netbeans Projetos Tipos de projetos Desenvolvimento

Leia mais

Criando documentação com javadoc

Criando documentação com javadoc H Criando documentação com javadoc H.1 Introdução Neste apêndice, fornecemos uma introdução a javadoc ferramenta utilizada para criar arquivos HTML que documentam o código Java. Essa ferramenta é usada

Leia mais

JAVA NETBEANS PGOO Prof. Daniela Pires Conteúdo

JAVA NETBEANS PGOO Prof. Daniela Pires Conteúdo Conteúdo Estruturas de repetição (loops, laços)... 2 WHILE (enquanto)... 2 DO... WHILE (faça... enquanto)... 2 FOR... 3 FOREACH... 4 EXERCICIO LOOP FOR... 4 Novo Projeto... 5 Controles SWING... 10 1 Estruturas

Leia mais

Guia de Instalação e Inicialização. Para WebReporter 2012

Guia de Instalação e Inicialização. Para WebReporter 2012 Para WebReporter 2012 Última revisão: 09/13/2012 Índice Instalando componentes de pré-requisito... 1 Visão geral... 1 Etapa 1: Ative os Serviços de Informações da Internet... 1 Etapa 2: Execute o Setup.exe

Leia mais

Unidade 7: Middleware JDBC e Java DB Prof. Daniel Caetano (Fonte: Tutorial Oficial do NetBeans)

Unidade 7: Middleware JDBC e Java DB Prof. Daniel Caetano (Fonte: Tutorial Oficial do NetBeans) Programação Servidor para Sistemas Web 1 Unidade 7: Middleware JDBC e Java DB Prof. Daniel Caetano (Fonte: Tutorial Oficial do NetBeans) Objetivo: Capacitar o aluno para criar bancos de dados usando Java

Leia mais

NetBeans. Conhecendo um pouco da IDE

NetBeans. Conhecendo um pouco da IDE NetBeans Conhecendo um pouco da IDE Professor: Edwar Saliba Júnior Sumário Apresentação:...1 Criando Um Novo Projeto de Software:...1 Depurando Um Código-fonte:...4 Entendendo o Código-fonte:...7 Dica

Leia mais

Persistência de Objetos no SGBD PostgreSQL, Utilizando as APIs: JDBC, JDK, Swing e Design Patteners DAO.

Persistência de Objetos no SGBD PostgreSQL, Utilizando as APIs: JDBC, JDK, Swing e Design Patteners DAO. Persistência de Objetos no SGBD PostgreSQL, Utilizando as APIs: JDBC, JDK, Swing e Design Patteners DAO. Robson Adão Fagundes http://robsonfagundes.blogspot.com/ Mini curso Desenvolvimento de aplicação

Leia mais

INSTALAÇÃO E USO DO GOOGLE APP ENGINE PLUGIN utilizando o Eclipse Galileo

INSTALAÇÃO E USO DO GOOGLE APP ENGINE PLUGIN utilizando o Eclipse Galileo INSTALAÇÃO E USO DO GOOGLE APP ENGINE PLUGIN utilizando o Eclipse Galileo Requisitos de Ambiente: Desenvolvido por: Fabrício Alves e Daniela Claro contato: fabufbc@dcc.ufba.br, dclaro@ufba.br Java 1.6

Leia mais

Microsoft PowerPoint 2003

Microsoft PowerPoint 2003 Página 1 de 36 Índice Conteúdo Nº de página Introdução 3 Área de Trabalho 5 Criando uma nova apresentação 7 Guardar Apresentação 8 Inserir Diapositivos 10 Fechar Apresentação 12 Abrindo Documentos 13 Configurar

Leia mais

Descrição. Implementação. Departamento de Informática e Estatística Universidade Federal de Santa Catarina LAB 4 Transferência de Arquivos

Descrição. Implementação. Departamento de Informática e Estatística Universidade Federal de Santa Catarina LAB 4 Transferência de Arquivos Departamento de Informática e Estatística Universidade Federal de Santa Catarina LAB 4 Transferência de Arquivos Descrição Implemente nesta atividade de laboratório um programa em Java utilizando threads

Leia mais

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN S U M Á R I O 1Tela de Login...2 2 Painel......3 3 Post...4 4 Ferramentas de Post...10 5 Páginas...14 6 Ferramentas de páginas...21 7 Mídias...25 8 Links......30 1 1- TELA DE LOGIN Para ter acesso ao wordpress

Leia mais

Para desenvolver a atividade a atividade desta aula utilizaremos o ambiente de desenvolvimento integrado NetBeans.

Para desenvolver a atividade a atividade desta aula utilizaremos o ambiente de desenvolvimento integrado NetBeans. 1 - Criando uma classe em Java Para desenvolver a atividade a atividade desta aula utilizaremos o ambiente de desenvolvimento integrado NetBeans. Antes de criarmos a(s) classe(s) é necessário criar o projeto

Leia mais

MANUAL BACKUP XDENTAL 2012

MANUAL BACKUP XDENTAL 2012 MANUAL BACKUP XDENTAL 2012 Sumário CONFIGURANDO BACKUP... 2 ESCOLHENDO O TAMANHO DO ARQUIVO DE BACKUP... 4 CONFIGURANDO HORÁRIO DE INÍCIO DO BACKUP... 5 CONFIGURANDO BACKUP AO INICIAR O SISTEMA XDENTAL...

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM Manual DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DIRGTI 2015 Sumário 1. Introdução... 3 2. Acessando o serviço...

Leia mais

Instalação: permite baixar o pacote de instalação do agente de coleta do sistema.

Instalação: permite baixar o pacote de instalação do agente de coleta do sistema. O que é o projeto O PROINFODATA - programa de coleta de dados do projeto ProInfo/MEC de inclusão digital nas escolas públicas brasileiras tem como objetivo acompanhar o estado de funcionamento dos laboratórios

Leia mais

Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização

Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização Sumário 1. Configurações Iniciais...2 1.1. Configurando o Menu Personalizado...2 1.2. Configurando os Widgets...3 2. Localize o nome de

Leia mais

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

Criação de Applets Package: Class Name Base Class: Generate header comments: Can run standalone: Generate Standard methods:

Criação de Applets Package: Class Name Base Class: Generate header comments: Can run standalone: Generate Standard methods: Criação de Applets Após ter sido criado o projeto, ao contrário dos exemplos anteriores onde criávamos uma aplicação na guia General da janela Object Gallery, agora iremos criar uma applet que está contida

Leia mais

Exercícios de Revisão Java Básico

Exercícios de Revisão Java Básico Exercícios de Revisão Java Básico (i) Programação básica (estruturada) 1) Faça um programa para calcular o valor das seguintes expressões: S 1 = 1 1 3 2 5 3 7 99... 4 50 S 2 = 21 50 22 49 23 48...250 1

Leia mais

MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO

MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO Diretoria de Vigilância Epidemiológica/SES/SC 2006 1 Módulo 04 - Exportação e Importação de Dados Manual do SINASC Módulo Exportador Importador Introdução O Sistema SINASC

Leia mais

Java com Banco de Dados Posgree

Java com Banco de Dados Posgree Java com Banco de Dados Posgree Prof. Luiz Claudio Ferreira de Souza www.luizclaudiofs.blogspot.com 1 Driver para ligação Java e Postgre http://jdbc.postgresql.org/download.html www.luizclaudiofs.blogspot.com

Leia mais

Microsoft Office FrontPage 2003

Microsoft Office FrontPage 2003 Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Gestão Área Interdepartamental de Tecnologias de Informação e Comunicação Microsoft Office FrontPage 2003 1 Microsoft Office FrontPage 2003 O Microsoft

Leia mais

Permissão de Usuários

Permissão de Usuários Permissão de Usuários 1 Conteúdo 1. Propósito 3 2. Permissão de Usuários PrefGest 4 3. Permissão de Usuário para PrefCad 10 2 1. Propósito Este documento destina-se a explicar a ação para liberar permissões

Leia mais

LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS

LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 1/35 LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS No Microsoft Office Word 2007 é possível automatizar tarefas usadas frequentemente criando

Leia mais

INTRODUÇÃO AO JAVA PARA PROGRAMADORES C

INTRODUÇÃO AO JAVA PARA PROGRAMADORES C PROGRAMAÇÃO SERVIDOR EM SISTEMAS WEB INTRODUÇÃO AO JAVA PARA PROGRAMADORES C Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-1 Objetivos Apresentar a grande semelhança entre Java e C Apresentar a organização diferenciada

Leia mais

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP

Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Informática básica Telecentro/Infocentro Acessa-SP Aula de hoje: Verificando data e hora, desligando o computador, janelas, copiar colar, excluindo um arquivo. Prof: Lucas Aureo Guidastre Verificando data

Leia mais

Criar Pastas. Para acessar o seu webmail siga os próximos dois passos:

Criar Pastas. Para acessar o seu webmail siga os próximos dois passos: Caro usuário, Agora que você já tem o seu email profissional favor ver abaixo quais os passos necessários para que você acesse os seus emails via webmail. Em primeiro lugar queremos informar que a sua

Leia mais

Exercícios 07 Introdução à POO (Interface Gráfica)

Exercícios 07 Introdução à POO (Interface Gráfica) Exercícios 07 Introdução à POO (Interface Gráfica) Importante: Desenvolva cada questão em um mesmo projeto, porém em diferentes pacotes. ex. Questão 1: lab03.aula11_out.questao01, Questão 2: lab03.aula11_out.questao02.

Leia mais

Introdução a relatórios Crosstab com ireport/jasperreports

Introdução a relatórios Crosstab com ireport/jasperreports Introdução a relatórios Crosstab com ireport/jasperreports 1. Introdução O objetivo deste tutorial é mostrar como montar um relatório crosstab, também conhecido como relatório de referência cruzada, usando

Leia mais

Ave: Manual do usuário

Ave: Manual do usuário As iniciais no canto superior esquerdo indicam a atual lista de espécies em uso. Clique neste campo para abrir uma grade com todas Ave: Manual do usuário Introdução A Janela Inicial O botão Listas Sobre

Leia mais

Prática em Laboratório N.04 Criando uma aplicação composta a partir de um serviço Web

Prática em Laboratório N.04 Criando uma aplicação composta a partir de um serviço Web Prática em Laboratório N.04 Criando uma aplicação composta a partir de um serviço Web O objetivo deste exercício é fornecer uma introdução a criação de uma aplicação composta de modo a ilustrar o processo

Leia mais

CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS

CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS Este tutorial tem como objetivo instruir passo à passo como criar templates de peças, utilizar os novos recursos de cadastro de propriedade de peças e criação de legenda. 1-

Leia mais

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word 1 Iniciando o Word 2010 O Word é um editor de texto que utilizado para criar, formatar e imprimir texto utilizado para criar, formatar e imprimir textos. Devido a grande quantidade de recursos disponíveis

Leia mais

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2 Manual de Utilização COPAMAIL Zimbra Versão 8.0.2 Sumário ACESSANDO O EMAIL... 1 ESCREVENDO MENSAGENS E ANEXANDO ARQUIVOS... 1 ADICIONANDO CONTATOS... 4 ADICIONANDO GRUPOS DE CONTATOS... 6 ADICIONANDO

Leia mais

Is Event Dispatcher Threade (Animation)

Is Event Dispatcher Threade (Animation) JAVA APLICAÇÕES GRÁFICAS Propriedades Utilizadas: Is Event Dispatcher Threade (Animation) FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS Nome do aluno: João Vitor Ávila dos Santos Identificação da Turma: 3º Semestre/

Leia mais

Tutorial SGCD. 1. Efetuando Login no Sistema. 2. Criando uma nova página. 3. Editando uma página já existente

Tutorial SGCD. 1. Efetuando Login no Sistema. 2. Criando uma nova página. 3. Editando uma página já existente Tutorial SGCD 1. Efetuando Login no Sistema 2. Criando uma nova página 3. Editando uma página já existente 4. Anexando arquivos em páginas e no menu esquerdo 5. Colocando Imagens em páginas 6. Colocando

Leia mais

Eclipse IDE Dá-se importância aos antepassados quando já não temos nenhum. Francois Chateaubriand

Eclipse IDE Dá-se importância aos antepassados quando já não temos nenhum. Francois Chateaubriand Eclipse IDE Dá-se importância aos antepassados quando já não temos nenhum. Francois Chateaubriand O Eclipse O Eclipse (www.eclipse.org) e uma IDE (integrated development environment). Diferente de uma

Leia mais

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT O PowerPoint é uma poderosa ferramenta que faz parte do pacote Office da Microsoft. O principal uso desse programa é a criação de apresentação de slides, para mostrar

Leia mais

1 Criando um aplicativo visual em Java

1 Criando um aplicativo visual em Java 1 Criando um aplicativo visual em Java Inicie o Netbeans e nele crie um novo projeto, em categorias escolha Java e em projetos escolha Aplicativo Java, na próxima janela escreva o nome do projeto PrimeiroAplicativoVisual

Leia mais

Novell Vibe 3.4. Novell. 1º de julho de 2013. Inicialização Rápida. Iniciando o Novell Vibe. Conhecendo a interface do Novell Vibe e seus recursos

Novell Vibe 3.4. Novell. 1º de julho de 2013. Inicialização Rápida. Iniciando o Novell Vibe. Conhecendo a interface do Novell Vibe e seus recursos Novell Vibe 3.4 1º de julho de 2013 Novell Inicialização Rápida Quando você começa a usar o Novell Vibe, a primeira coisa a se fazer é configurar sua área de trabalho pessoal e criar uma área de trabalho

Leia mais

Novell Vibe 4.0. Março de 2015. Inicialização Rápida. Iniciando o Novell Vibe. Conhecendo a interface do Novell Vibe e seus recursos

Novell Vibe 4.0. Março de 2015. Inicialização Rápida. Iniciando o Novell Vibe. Conhecendo a interface do Novell Vibe e seus recursos Novell Vibe 4.0 Março de 2015 Inicialização Rápida Quando você começa a usar o Novell Vibe, a primeira coisa a se fazer é configurar sua área de trabalho pessoal e criar uma área de trabalho de equipe.

Leia mais

TUTORIAL NetBeans 6.5

TUTORIAL NetBeans 6.5 TUTORIAL NetBeans 6.5 O NetBeans é uma apenas uma Interface para auxiliar o desenvolvimento. Nessa IDE conseguimos trabalhar com a linguagem Java, que estamos estudando na disciplina Linguagem de Programação

Leia mais

INTERFACE COM O USUÁRIO (em Java) Programação Orientada a Objetos

INTERFACE COM O USUÁRIO (em Java) Programação Orientada a Objetos INTERFACE COM O USUÁRIO (em Java) Programação Orientada a Objetos Chegamos à interface com o usuário. Você já utilizou alguns métodos para dialogar com o usuário, quer enviando mensagens quer lendo dados.

Leia mais

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO Criação de Conta de Usuário...03 Edição da Conta de Usuário...10 Download do Backup Online Embratel...10 Descrição dos Conjuntos de Cópia de Segurança...19

Leia mais

DESKTOP TERMINAIS HÍBRIDOS

DESKTOP TERMINAIS HÍBRIDOS I. DADOS DO EQUIPAMENTO Nome do Equipamento Modelo Fabricante Nº RIT Desktop TERMINAIS HÍBRIDOS HP 1ª a 4ª Gerações Itautec 1ª a 4ª Gerações HP / ITAUTEC RIT169 Responsável pela elaboração Data da elaboração

Leia mais

SISTEMA EXPERIMENTALL 15/11/2009. Olá! A partir de agora vamos conhecer a IDE NetBeans 6.7.1 efetuando um micro projeto swing.

SISTEMA EXPERIMENTALL 15/11/2009. Olá! A partir de agora vamos conhecer a IDE NetBeans 6.7.1 efetuando um micro projeto swing. 15/11/2009 Olá! A partir de agora vamos conhecer a IDE NetBeans 6.7.1 efetuando um micro projeto swing. Crie um novo projeto clicando em arquivo e em novo projeto. Escolha a opção java, aplicativo java

Leia mais

Unidade 9: Middleware JDBC para Criação de Beans

Unidade 9: Middleware JDBC para Criação de Beans Programação Servidor para Sistemas Web 1 Unidade 9: Middleware JDBC para Criação de Beans Implementando MVC Nível 1 Prof. Daniel Caetano Objetivo: Preparar o aluno para construir classes de entidade com

Leia mais

Persistência de Classes em Tabelas de Banco de Dados

Persistência de Classes em Tabelas de Banco de Dados UTFPR DAELN - Disciplina de Fundamentos de Programação II ( IF62C ). 1 Persistência de Classes em Tabelas de Banco de Dados 1) Introdução! Em algumas situações, pode ser necessário preservar os objetos

Leia mais

Revisão: Introdução. - Integração com o AutoManager; 1 Atualização de versão do banco de dados PostgreSQL

Revisão: Introdução. - Integração com o AutoManager; 1 Atualização de versão do banco de dados PostgreSQL Urano Indústria de Balanças e Equipamentos Eletrônicos Ltda. Rua Irmão Pedro 709 Vila Rosa Canoas RS Fone: (51) 3462.8700 Fax: (51) 3477.4441 Características do Software Urano Integra 2.2 Data: 12/05/2014

Leia mais

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3. A série... 3

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3. A série... 3 WORD 2007 E 2010 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3 A série... 3 01 CAPTURAS DE TELA WORD 2010... 3 02 IMAGENS 2007/2010... 5 03 NOTAS DE RODAPÉ... 13 04 NUMERAÇÃO DE PÁGINAS... 15 05 CONTAR PALAVRAS...

Leia mais

TUTORIAL III: ADICIONANDO AJUDA. Adicionando Ajuda

TUTORIAL III: ADICIONANDO AJUDA. Adicionando Ajuda Adicionando Ajuda Para construir arquivos de ajuda do Windows, é necessário saber quais são os componentes de um arquivo de ajuda. Você tem três arquivos básicos que são parte de cada arquivo de ajuda:

Leia mais

Versão 2.2.0 PIMACO AUTOADESIVOS LTDA. Assistente Pimaco + 2.2.0. Ajuda ao Usuário

Versão 2.2.0 PIMACO AUTOADESIVOS LTDA. Assistente Pimaco + 2.2.0. Ajuda ao Usuário Versão 2.2.0 PIMACO AUTOADESIVOS LTDA. Assistente Pimaco + 2.2.0 Ajuda ao Usuário A S S I S T E N T E P I M A C O + 2.2.0 Ajuda ao usuário Índice 1. BÁSICO 1 1. INICIANDO O APLICATIVO 2 2. O AMBIENTE DE

Leia mais

Digitalização. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424

Digitalização. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424 Digitalização Este capítulo inclui: Digitalização básica na página 4-2 Instalando o driver de digitalização na página 4-4 Ajustando as opções de digitalização na página 4-5 Recuperando imagens na página

Leia mais

Manual de Instalação: Agente do OCS Inventory NG

Manual de Instalação: Agente do OCS Inventory NG Manual de Instalação: Agente do OCS Inventory NG Abril 2013 Sumário 1. Agente... 1 2. Onde instalar... 1 3. Etapas da Instalação do Agente... 1 a. Etapa de Instalação do Agente... 1 b. Etapa de Inserção

Leia mais

Instalação do IBM SPSS Modeler Server Adapter

Instalação do IBM SPSS Modeler Server Adapter Instalação do IBM SPSS Modeler Server Adapter Índice Instalação do IBM SPSS Modeler Server Adapter............... 1 Sobre a Instalação do IBM SPSS Modeler Server Adapter................ 1 Requisitos de

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais

Usar Atalhos para a Rede. Logar na Rede

Usar Atalhos para a Rede. Logar na Rede GUIA DO USUÁRIO: NOVELL CLIENT PARA WINDOWS* 95* E WINDOWS NT* Usar Atalhos para a Rede USAR O ÍCONE DA NOVELL NA BANDEJA DE SISTEMA Você pode acessar vários recursos do software Novell Client clicando

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO. Serviço Administração do CA

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO. Serviço Administração do CA 1 de 12 Analista de Suporte I 1 Acesso ao sistema O sistema de chamados esta disponível na web no endereço HTTP://sme.netcenter.com.br O acesso ao sistema é feito com o número de designação do estabelecimento.

Leia mais

Este manual visa orientar o usuário na geração/emissão do boleto online pelo Portal Educacional.

Este manual visa orientar o usuário na geração/emissão do boleto online pelo Portal Educacional. GERAÇÃO/EMISSÃO DO BOLETO ONLINE (Portal Educacional) Este manual visa orientar o usuário na geração/emissão do boleto online pelo Portal Educacional. Acessar o portal da EST www.est.edu.br e clicar em

Leia mais

Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008

Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008 Goiânia, 16/09/2013 Aluno: Rafael Vitor Prof. Kelly Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008 Objetivo Esse tutorial tem como objetivo demonstrar como instalar e configurar o IIS 7.0 no Windows Server

Leia mais

Como criar e editar Blogs. Manual Básico do. Mario Roberto Barro Jerino Queiroz Ferreira Profª Drª Salete Linhares Queiroz

Como criar e editar Blogs. Manual Básico do. Mario Roberto Barro Jerino Queiroz Ferreira Profª Drª Salete Linhares Queiroz Como criar e editar Blogs Manual Básico do Mario Roberto Barro Jerino Queiroz Ferreira Profª Drª Salete Linhares Queiroz São Carlos Setembro / 2008 Sumário Introdução...3 Criando um Blog no Edublogs...4

Leia mais

Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008

Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008 Goiânia, 16/09/2013 Aluno: Rafael Vitor Prof. Kelly Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008 Objetivo Esse tutorial tem como objetivo demonstrar como instalar e configurar o IIS 7.0 no Windows Server

Leia mais

A U T O R I Z O R R I GUIA DE INSTALAÇÃO W E B. Versão: 1.02 Agosto/2006 Versão: AW 4.004.006

A U T O R I Z O R R I GUIA DE INSTALAÇÃO W E B. Versão: 1.02 Agosto/2006 Versão: AW 4.004.006 A U T O R I Z A D O R W E B B I O M E T R I A GUIA DE INSTALAÇÃO Versão: 1.02 Agosto/2006 Versão: AW 4.004.006 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 UTILIZANDO A BIOMETRIA... 4 INSTALAÇÃO... 5 CADASTRO DA DIGITAL...15

Leia mais

Instalação, configuração e manual

Instalação, configuração e manual Cardápio Moura Instalação, configuração e manual Conteúdo Instalação... 4 Requisitos mínimos... 4 Windows 8... 5 Instalação do IIS no Windows 8... 5 Configuração do IIS no WINDOWS 8... 15 Windows 7...

Leia mais

Configuração de assinatura de e-mail

Configuração de assinatura de e-mail Configuração de assinatura de e-mail Este manual irá lhe auxiliar a configurar a sua assinatura de E-mail no Microsoft Outlook (Desktop) e no Outlook Web App (Webmail). Gerando a sua assinatura de e-mail

Leia mais

Modo Estrutura é o ambiente de definição e estruturação dos campos, tipos de dados, descrição e propriedades do campo.

Modo Estrutura é o ambiente de definição e estruturação dos campos, tipos de dados, descrição e propriedades do campo. Unidade 02 A- Iniciando o Trabalho com o ACCESS: Criar e Salvar um Banco de Dados Acessar o ACCESS Criar e Salvar o Banco de Dados Locadora Encerrar o Banco de Dados e o Access Criando um Banco de Dados

Leia mais

INTRODUÇÃO 12. DOCUMENTAÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO 12. DOCUMENTAÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO 12. DOCUMENTAÇÃO Na plataforma Java SE 7, há cerca de 4000 classes e interfaces disponíveis para utilizarmos em nossas aplicações Podemos visualizar a documentação dessas classes e interfaces

Leia mais