10 anos do CPC: fatos e números que marcam essa história

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "10 anos do CPC: fatos e números que marcam essa história"

Transcrição

1

2 REVISTA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE 13 REPORTAGEM 10 anos do CPC: fatos e números que marcam essa história Por Maristela Girotto O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) foi criado em 2005, pela Resolução do Conselho Federal de Contabilidade n.º 1.055, com a finalidade de estudar, preparar e emitir pronunciamentos técnicos com base nas normas contábeis internacionais (IFRS, na sigla em inglês), centralizando e uniformizando o processo de convergência aos padrões emitidos pelo International Accounting Standards Board (Iasb). Ao completar dez anos de criação, o CPC cumpre o seu objetivo com um modelo vigoroso, que envolve seis entidades: Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca), Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec), BM&FBOVESPA, Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi) e Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon). A primeira década do CPC foi comemorada durante o XII Seminário Internacional do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, realizado no dia 9 de novembro, em São Paulo. No evento, lembrou-se também que a primeira tentativa de formação do Comitê ocorreu em 1985, mas muitos anos de negociação foram necessários, entre as entidades, para se chegar ao formato atual. A primeira convergência interna voltada à criação do CPC deu-se, portanto, com a harmonização das correntes acadêmico-filosóficas, o alinhamento dos interesses das entidades nacionais e a reunião de todos os atores envolvidos na geração, comunicação, regulação e uso das informações contábeis e financeiras preparadores, auditores, usuários, academia e diversas entidades governamentais. A partir da formatação de um modelo equilibrado, independente e sustentável para o Comitê, o CFC não apenas emitiu a Resolução n.º 1.055/2005, como também forneceu as condições para a operacionalização das atividades. Conforme previsto no Regimento Interno do CPC, compete ao Conselho Federal de Contabilidade oferecer a estrutura física e de pessoal necessárias para o desenvolvimento dos trabalhos do Comitê. A Coordenadoria de Operações, representada pelo vice-presidente Técnico do CFC, é responsável pela secretaria-geral do CPC. A seguir, a RBC traz um balanço do trabalho realizado pelo Comitê em sua primeira década de atuação.

3 14 10 anos do CPC: fatos e números que marcam essa história Fatos que marcaram a década A inauguração das atividades do CPC ocorreu em agosto de 2006, em cerimônia na BM&FBOVESPA, em São Paulo, e as reuniões ordinárias do Comitê passaram a ser realizadas mensalmente, na sede do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP). O primeiro Pronunciamento Técnico emitido CPC 01 - Redução ao Valor Recuperável de Ativos ficou em audiência pública de dezembro de 2006 a março de Em seguida, a minuta foi encaminhada para a revisão final, com a análise das sugestões apresentadas na audiência, e posterior apreciação em reunião do CPC. Foi aprovado em 14 de setembro de 2007 e divulgado em 1º de novembro de No final de cada ano, era elaborado o Plano de Trabalho para o ano seguinte, desenvolvido com a finalidade de direcionar e dar transparência às ações a serem realizadas pelo CPC, que, em conjunto com o CFC e com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), buscou a integral convergência, em 2010, das normas contábeis brasileiras aos padrões internacionais de contabilidade emitidos pelo Iasb. A assinatura do Memorando de Entendimentos entre o International Accounting Standards Board (Iasb), o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) ocorreu em 28 de janeiro de 2010, em solenidade realizada na sede da BM&FBOVESPA. Em fevereiro de 2010, houve a aprovação da criação da Fundação de Apoio ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis (FACPC) e de seu estatuto. Em 7 de janeiro de 2011, em reunião do CPC, foi feita a comunicação sobre a criação da FACPC, que passou a arcar com os custos relacionados às atividades do Comitê e representação no Divulgação Cerimônia de lançamento do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, realizada na sede da BM&FBOVESPA, em agosto de Da esq. para a dir.: Francisco da Silva Coelho, Maria Clara Cavalcante Bugarim, Alfried Plöger, Raymundo Magliano Filho, Marcelo Fernandez Trindade, Otávio Ribeito Damaso e Eliseu Martins Divulgação Solenidade de assinatura do Memorando de Entendimentos entre o CFC, o CPC e o Iasb, realizada em Da esq. para a dir.: Nelson Carvalho, na época, coordenador de Relações Internacionais do CPC; David Tweedie, então presidente do Iasb; Pedro Malan, trustee da Fundação IFRS no período; e Juarez Domingues Carneiro, presidente do CFC de 2010 a 2013 Iasb e Fundação IFRS, além de dar apoio operacional direto às Coordenadorias de Relações Institucionais, Técnica e de Relações Internacionais. Entidade de direito privado sem fins lucrativos, a FACPC é dotada de Conselho Curador formado pelos presidentes das seis entidades fundadoras do CPC, Conselho de Vogais, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva. A Fundação é mantida com doações de empresas do setor público e privado e entidades que reconhecem seus benefícios para o país, além de eventos e outras atividades do seu objeto social.

4 REVISTA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE 15 A partir da formatação de um modelo equilibrado, independente e sustentável para o Comitê, o CFC não apenas emitiu a Resolução n.º 1.055/2005, como também forneceu as condições para a operacionalização das atividades. Das reuniões ordinárias realizadas pelo CPC, participam como convidados representantes de algumas entidades, como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Banco Central do Brasil, Superintendência de Seguros Privados (Susep), Receita Federal do Brasil (RFB), Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e Confederação Nacional da Indústria (CNI). Além disso, também são convidados a participar, de acordo com o tema em discussão, especialistas e representantes de agências reguladoras e de determinadas entidades para o fornecimento de contribuições técnicas específicas. Um exemplo efetivo de contribuição ao CPC vem sendo fornecido pela RFB, que criou, juntamente com o CPC e entidades-membros, o Grupo Técnico (GT) Contábil. Como fruto do trabalho desse GT, a Receita Federal expediu o Ato Declaratório Executivo Cosit n.º 20, de 13 de julho de [leia mais sobre o GT Contábil na entrevista da página 7 desta edição]. Grupos Técnicos A formação de Grupos Técnicos (GTs) constituiu-se, nessa primeira década do CPC, em uma importante ferramenta para o estudo e a preparação das contribuições enviadas ao Iasb. Alguns dos GTs constituídos são: Flávio Guarnieri/Divulgação CPC Durante a abertura do XII Seminário Internacional do CPC, realizado no dia 9 de novembro de 2015, em São Paulo, o presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, foi homenageado pelo seu trabalho em prol da classe contábil e pela edição da Resolução CFC n.º 1.055/2005, que criou o CPC, durante o seu primeiro mandato à frente do CFC, gestão 2004/2005. Da esq. para a dir.: Edison Arisa Pereira, presidente da Fundação de Apoio ao CPC; e José Martonio Alves Coelho, presidente do CFC Grupo de Trabalho Iasb-CPC Em 2009, o Conselho Federal de Contabilidade, por iniciativa do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, criou o GT Iasb-CPC. O GT foi criado para analisar os exposure drafts e discussion papers do Iasb e oferecer ao CPC sugestões a serem enviadas ao Board para consideração na emissão das normas internacionais de contabilidade. O GT é formado por representantes das entidades que compõe o CPC e prepara suas análises com base na realidade brasileira. Para se ter uma ideia do trabalho realizado por este GT, apenas durante o ano de 2015, o Grupo enviou ao Iasb 21 documentos como contribuições para a formulação de IFRS.

5 16 10 anos do CPC: fatos e números que marcam essa história Grupo Técnico (GT) Notas Explicativas Em 2012, o CPC e o Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado (Codim) constituíram o GT com o objetivo de se fazer um levantamento do que se julga adequado em relação ao conteúdo informacional e à quantidade de Notas Explicativas que devem ser preparadas e divulgadas pelas empresas, segregando-se entre Demonstrações Contábeis intermediárias, Demonstrações Contábeis anuais e Formulário de Referência, sem se realizarem, no primeiro momento, análises sobre a sua conformidade com a legislação/regulação vigente, para, em seguida, se comparar com as exigências atuais com vistas a tomada das providências devidas para a consecução das melhorias desejadas, a partir das seguintes ações: 1 produção de minuta de um Pronunciamento de Orientação do Codim sobre Melhores Práticas de Elaboração e Publicação de Notas Explicativas das Demonstrações Contábeis; 2 produção de sugestões para eventuais mudanças em normas regulamentadoras e/ou legislação aplicável, que visem à melhoria das Notas Explicativas das Demonstrações Contábeis elaboradas e divulgadas pelas companhias abertas e empresas de grande porte; e 3 produção de sugestões para eventuais mudanças nas normas existentes sobre Notas Explicativas elaboradas e divulgadas pelas Pequenas e Médias Empresas. Como fruto do trabalho desse GT, foi editada a OCPC 07. GT Transações entre Entidades sob Controle Comum O grupo foi criado, em 2015, para analisar as combinações de negócios entre entidades sob controle comum, que não são cobertas, atualmente, por nenhum pronunciamento contábil do Iasb. Em decorrência disso, são observadas práticas contábeis distintas ao redor do mundo. O objetivo do CPC, ao criar esse grupo, é o de emitir uma orientação que não esteja em desacordo com o IFRS, levando-se em conta que o Iasb também mantém esse tema em sua agenda de trabalho. Durante o ano de 2015, foi incorporada ao GT a análise de um tema correlato o método de equivalência patrimonial, cuja manutenção tem sido questionada no Iasb. Essa discussão é de extrema relevância no Brasil. O documento produzido pelo GT em relação a esse tema será submetido para apreciação dos membros do CPC e do Iasb. Foram feitas quatro reuniões desse GT, em 2015, e os assuntos encontram-se em análise. CPC em números: Pronunciamentos, Interpretações e Orientações expedidos A ampla relação de documentos publicados a seguir Pronunciamentos (CPC), Interpretações (ICPC), Orientações (OCPC) e suas revisões é o resultado do trabalho realizado pelas entidades que compõem o CPC e fornece as bases da convergência das normas de contabilidade do Brasil ao padrão internacional IFRS nesses dez anos. Após serem submetidos a processos de aprovação dos organismos reguladores brasileiros, como o Conselho Federal de Contabilidade, a Comissão de Valores Mobiliários, a Superintendência de Seguros Privados, entre outros, os documentos do CPC se tornam Normas Brasileiras de Contabilidade (NBCs), Deliberações, Comunicados e outros instrumentos normativos com força de lei. Pronunciamentos Técnicos e suas Revisões em vigência CPC 00 Estrutura Conceitual para Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis (data da aprovação 11/1/2008). Revogado CPC 00 (R1) Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro (2/12/2011) CPC 01 Redução ao Valor Recuperável de Ativos (11/1/2008). Revogado CPC 01 (R1) Redução ao Valor Recuperável de Ativos (6/8/2010) CPC 02 Efeitos das Mudanças nas Taxas de Câmbio e Conversão de Demonstrações Contábeis (14/9/2007). Revogado CPC 02 (R1) Efeitos das Mudanças nas Taxas de Câmbio e Conversão de Demonstrações Contábeis (8/1/2010). Revogado

6 REVISTA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE 17 CPC 02 (R2) Efeitos das Mudanças nas Taxas de Câmbio e Conversão de Demonstrações Contábeis (3/9/2010) CPC 03 Demonstração dos Fluxos de Caixa (9/11/2007). Revogado CPC 03 (R1) Demonstração dos Fluxos de Caixa (8/1/2010). Revogado CPC 03 (R2) Demonstração dos Fluxos de Caixa (3/9/2010) CPC 04 Ativo Intangível (13/7/2008). Revogado CPC 04 (R1) Ativo Intangível (5/11/2010) CPC 05 Divulgação sobre Partes Relacionadas (3/10/2008). Revogado CPC 05 (R1) Divulgação sobre Partes Relacionadas (3/9/2010) CPC 06 Operações de Arrendamento Mercantil (30/10/2008). Revogado CPC 06 (R1) Operações de Arrendamento Mercantil (5/11/2010) CPC 07 Subvenção e Assistência Governamentais (3/10/2008). Revogado CPC 07 (R1) Subvenção e Assistência Governamentais (5/11/2010) CPC 08 Custos de Transação e Prêmios na Emissão de Títulos e Valores Mobiliários (3/10/2008). Revogado CPC 08 (R1) Custos de Transação e Prêmios na Emissão de Títulos e Valores Mobiliários (3/12/2010) CPC 09 Demonstração do Valor Adicionado (DVA) (30/10/2008) CPC 10 Pagamento Baseado em Ações (30/10/2008). Revogado CPC 10 (R1) Pagamento Baseado em Ações (3/12/2010) CPC 11 Contratos de Seguro (5/12/2008) CPC 12 Ajuste a Valor Presente (5/12/2008) CPC 13 Adoção Inicial da Lei n.º /2007 e da Medida Provisória n.º 449/2008 (5/12/2008) CPC 14 Instrumentos Financeiros: Reconhecimento, Mensuração e Evidenciação (Fase I) (data de aprovação: 5/12/2008 Revogado em 2009). Este pronunciamento foi atualizado e corresponde à orientação OCPC 03, deixando de ter aplicabilidade após a utilização do CPC 38, CPC 39 e CPC 40 CPC 15 Combinação de Negócios (26/6/2009). Revogado CPC 15 (R1) Combinação de Negócios (3/6/2011) CPC 16 Estoques (8/5/2009). Revogado CPC 16 (R1) Estoques (8/1/2010) CPC 17 Contratos de Construção (8/5/2009). Revogado CPC 17 (R1) Contratos de Construção (19/10/2012) CPC 18 Investimento em Coligada e em Controlada (6/11/2009). Revogado CPC 18 (R1) Investimento em Coligada e em Controlada (6/7/2012). Revogado CPC 18 (R2) Investimento em Coligada, em Controlada e em Empreendimento Controlado em Conjunto (7/12/2012) CPC 19 Investimento em Empreendimento Controlado em Conjunto (Joint Venture) (6/11/2009). Revogado CPC 19 (R1) Negócios em Conjunto (3/6/2011). Revogado CPC 19 (R2) Negócios em Conjunto (9/11/2012) CPC 20 Custos de Empréstimos (8/5/2009). Revogado CPC 20 (R1) Custos de Empréstimos (2/9/2011) CPC 21 Demonstração Intermediária (26/6/2009). Revogado CPC 21 (R1) Demonstração Intermediária (2/9/2011) CPC 22 Informações por Segmento (26/6/2009) CPC 23 Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro (26/6/2009) CPC 24 Evento Subsequente (17/7/2009) CPC 25 Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes (26/6/2009) CPC 26 Apresentação das Demonstrações Contábeis (26/6/2009). Revogado CPC 26 (R1) Apresentação das Demonstrações Contábeis (2/12/2011) CPC 27 Ativo Imobilizado (26/6/2009) CPC 28 Propriedade para Investimento (26/6/2009)

7 18 10 anos do CPC: fatos e números que marcam essa história CPC 29 Ativo Biológico e Produto Agrícola (7/8/2009) CPC 30 Receitas (7/8/2009). Revogado CPC 30 (R1) Receitas (19/10/2012) CPC 31 Ativo Não Circulante Mantido para Venda e Operação Descontinuada (17/7/2009) CPC 32 Tributos sobre o Lucro (17/7/2009) CPC 33 Benefícios a Empregados (4/9/2009). Revogado CPC 33 (R1) Benefícios a Empregados (7/12/2012) CPC 35 Demonstrações Separadas (6/11/2009). Revogado CPC 35 (R1) Demonstrações Separadas (3/6/2011). Revogado CPC 35 (R2) Demonstrações Separadas (31/10/2012) CPC 36 Demonstrações Consolidadas (6/11/2009). Revogado CPC 36 (R1) Demonstrações Consolidadas (8/1/2010). Revogado CPC 36 (R2) Demonstrações Consolidadas (3/6/2011). Revogado CPC 36 (R3) Demonstrações Consolidadas (7/12/2012) CPC 37 Adoção Inicial das Normas Internacionais de Contabilidade (4/12/2009). Revogado CPC 37 (R1) Adoção Inicial das Normas Internacionais de Contabilidade (5/11/2010) CPC 38 Instrumentos Financeiros: Reconhecimento e Mensuração (2/10/2009) CPC 39 Instrumentos Financeiros: Apresentação (2/10/2009) CPC 40 Instrumentos Financeiros: Evidenciação (2/10/2009). Revogado CPC 40 (R1) Instrumentos Financeiros: Evidenciação (1º/6/2012) CPC 41 Resultado por Ação (8/7/2010) CPC 43 Adoção Inicial dos Pronunciamentos Técnicos CPCs 15 a 40 (4/12/2009). Revogado CPC 43 (R1) Adoção Inicial dos Pronunciamentos Técnicos CPCs 15 a 41 (3/12/2010) CPC 44 Demonstrações Combinadas (2/12/2011) CPC 45 Divulgação de Participações em Outras Entidades (7/12/2012) CPC 46 Mensuração do Valor Justo (7/12/2012) CPC PME Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas (4/12/2009) CPC PME (R1) Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas com Glossário de Termos (4/12/2009) Interpretações Técnicas emitidas ICPC 01 Contratos de Concessão (6/11/2009). Revogado ICPC 01 Contratos de Concessão (2/12/2011) ICPC 02 Contrato de Construção do Setor Imobiliário (4/12/2009) ICPC 03 Aspectos Complementares das Operações de Arrendamento Mercantil (4/12/2009) ICPC 04 Alcance do Pronunciamento Técnico CPC 10 Pagamento Baseado em Ações (4/12/2009). Revogado. O texto desta interpretação está contido no CPC 10 (R1) ICPC 05 Pronunciamento Técnico CPC 10 Pagamento Baseado em Ações Transações de Ações do Grupo e em Tesouraria (4/12/2009). Revogado. O texto desta interpretação está contido no CPC 10 (R1) ICPC 06 Hedge de Investimento Líquido em Operação no Exterior (4/12/2009) ICPC 07 Distribuição de Lucros in Natura (4/12/2009) ICPC 08 Contabilização da Proposta de Pagamento de Dividendos (4/9/2009). Revogado ICPC 08 (R1) Contabilização da Proposta de Pagamento de Dividendos (1º/6/2012) ICPC 09 Demonstrações Contábeis Individuais, Demonstrações Separadas, Demonstrações Consolidadas e Aplicação do Método da Equivalência Patrimonial (4/12/2009). Revogado ICPC 09 (R1) Demonstrações Contábeis Individuais, Demonstrações Separadas, Demonstrações Consolidadas e Aplicação do Método da Equivalência Patrimonial (6/7/2012). Revogado ICPC 09 (R2) Demonstrações Contábeis Individuais, Demonstrações Separadas, Demonstrações Consolidadas e Aplicação do Método da Equivalência Patrimonial (26/9/2014)

8 REVISTA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE 19 ICPC 10 Interpretação sobre a Aplicação Inicial ao Ativo Imobilizado e à Propriedade para Investimento dos Pronunciamentos Técnicos CPCs 27, 28, 37 e 43 (4/12/2009) ICPC 11 Recebimento em Transferência de Ativos dos Clientes (4/12/2009) ICPC 12 Mudanças em Passivos por Desativação, Restauração e Outros Passivos Similares (4/12/2009) ICPC 13 Direitos a Participações Decorrentes de Fundos de Desativação, Restauração e Reabilitação Ambiental (8/7/2010) ICPC 14 Cotas de Cooperados em Entidades Cooperativas e Instrumentos Similares (5/11/2010) ICPC 15 Passivos Decorrentes de Participação em Mercado Específico Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (8/7/2010) ICPC 16 Extinção de Passivos Financeiros com Instrumentos Patrimoniais (3/12/2010) ICPC 17 Contratos de Concessão: Evidenciação (2/12/2011) ICPC 18 Custos de Remoção de Estéril (Stripping) de Mina de Superfície na Fase de Produção (1º/2/2013) ICPC 19 Tributos (26/9/2014) ICPC 20 Limite de Ativo de Benefício Definido, Requisitos de Custeio (Funding) Mínimo e sua Interação (29/9/2014) Orientações Técnicas emitidas OCPC 01 Entidades de Incorporação Imobiliária (8/1/2010). Revogado OCPC 01 (R1) Entidades de Incorporação Imobiliária (5/12/2008) OCPC 02 Esclarecimentos sobre as Demonstrações Contábeis de 2008 (30/1/2008) OCPC 03 Instrumentos Financeiros: Reconhecimento, Mensuração e Evidenciação (CPC 14 R1) (2/10/2009) OCPC 04 Aplicação da Interpretação Técnica ICPC 02 às Entidades de Incorporação Imobiliária Brasileiras (3/12/2010) OCPC 05 Contratos de Concessão (3/12/2010) OCPC 06 Apresentação de Informações Financeiras Pro Forma (2/12/2011) OCPC 07 Evidenciação na Divulgação dos Relatórios Contábil-Financeiros de Propósito Geral (26/9/2014) OCPC 08 Reconhecimento de Determinados Ativos e Passivos nos Relatórios Contábil-Financeiros de Propósito Geral das Distribuidoras de Energia Elétrica Emitidos de Acordo com as Normas Brasileiras e Internacionais de Contabilidade (28/11/2014) Revisões 01 Revisão de Pronunciamentos Técnicos (8/1/2010) 01 Revisão de Interpretações Técnicas (6/12/2013) 02 Revisão de Pronunciamentos Técnicos (8/4/2011) 03 Revisão de Pronunciamentos Técnicos (6/12/2013) 04 Revisão de Pronunciamentos Técnicos (14/3/2014) 05 Revisão de Pronunciamentos Técnicos (14/3/2014) 06 Revisão de Pronunciamentos Técnicos (26/9/2014) 07 Revisão de Pronunciamentos Técnicos (22/12/2014) 08 Revisão de Pronunciamentos Técnicos (7/8/2015) 09 Revisão de Pronunciamentos Técnicos (esta revisão teve a sua minuta finalizada pelo CPC, no dia 4 de dezembro de 2015, e encontra-se em processo de audiência pública, seguindo, posteriormente, à aprovação do CFC e da CVM)

3º EXAME DE QUALIFICAÇÃO TÉCNICA PARA PERITO CONTABIL: 27 DE SETEMBRO DE 2019

3º EXAME DE QUALIFICAÇÃO TÉCNICA PARA PERITO CONTABIL: 27 DE SETEMBRO DE 2019 ANEXO I DETALHAMENTO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO APLICÁVEL AO EXAME DE QUALIFICAÇÃO TÉCNICA PARA PERITO CONTÁBIL DISPOSITIVO (1) DATA (DOU) DESCRIÇÃO LEGISLAÇÃO SOBRE A PROFISSÃO CONTÁBIL Decreto Lei N. os

Leia mais

Edison Arisa Pereira 14 de outubro de 2008

Edison Arisa Pereira 14 de outubro de 2008 Edison Arisa Pereira 14 de outubro de 2008 1 RESUMO O O Comitê de Pronunciamentos Contábeis CPC O O plano de trabalho do CPC, a Lei 11.638 e o Plano de Convergência 2 Comitê de Pronunciamentos Contábeis

Leia mais

Sinopse Normativa Nacional

Sinopse Normativa Nacional Sinopse Nacional Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) Em 2018, mantendo o processo permanente de revisão dos pronunciamentos, das orientações e das interpretações já emitidos, o Comitê de Pronunciamentos

Leia mais

Capitulo I Dos Pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis - CPC

Capitulo I Dos Pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis - CPC - 792 - LIVRO : PLANO CONTÁBIL DAS ENTIDADES ABERTAS DE PREVIDENCIA COMPLEMENTAR, SOCIEDADES SEGURADORAS, SOCIEDADES DE CAPITALIZAÇÃO E RESSEGURADORES LOCAIS ANEXO IV: Título IV - Normas Recepcionadas

Leia mais

Curso Preparatório Suficiência CRC 01/06/2019

Curso Preparatório Suficiência CRC 01/06/2019 Curso Preparatório Suficiência CRC 01/06/2019 Bem-vindos ao curso! Palestrante Izabel Sgambati Gerente Sênior de Auditoria e Consultoria Contábil Desde 2000 em contabilidade, auditoria independente e consultoria

Leia mais

Capítulo I Dos Pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis - CPC

Capítulo I Dos Pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis - CPC LIVRO : PLANO CONTÁBIL DAS ENTIDADES ABERTAS DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR, SOCIEDADES SEGURADORAS, SOCIEDADES DE CAPITALIZAÇÃO E RESSEGURADORES LOCAIS ANEXO IV: Título IV - Normas Recepcionadas Capítulo

Leia mais

NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE PARA AS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE PARA AS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE PARA AS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS Antônio Carlos Palácios Vice Presidente Técnico CRCRS O tema no contexto da CONVERGÊNCIA das Normas Contábeis A CRONOLOGIA DA CONVERGÊNCIA

Leia mais

NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE

NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE 1 NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE 2 OBJETIVOS Entender as principais alterações contábeis referentes ao processo de convergência das normas brasileiras de contabilidade para as normas internacionais

Leia mais

CONVERGÊNCIA ÀS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE. Prof. Eliseu Martins FEA/USP Fipecafi

CONVERGÊNCIA ÀS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE. Prof. Eliseu Martins FEA/USP Fipecafi CONVERGÊNCIA ÀS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE Prof. Eliseu Martins FEA/USP Fipecafi 1 * Modelos Contábeis A Origem da Contabilidade: PARA FINS GERENCIAIS Do empresário (depois o Contador) para

Leia mais

NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE

NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE 1 NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE 2 OBJETIVOS Entender as principais alterações contábeis referentes ao processo de convergência das normas brasileiras de contabilidade para as normas internacionais

Leia mais

Seminário Capital Aberto. Prof. Eliseu Martins FEA/USP Fipecafi

Seminário Capital Aberto. Prof. Eliseu Martins FEA/USP Fipecafi Seminário Capital Aberto Prof. Eliseu Martins FEA/USP Fipecafi 1 * Modelos Contábeis Países de Code Law (cont.) A part da LEI Usuário Principal original O OCredor Referencial Conceitual Conservadorismo

Leia mais

SEMINÁRIO ANEFAC / IBEF IFRS PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS. PALESTRA: Situação do Brasil no Processo de Convergência e Próximos Passos

SEMINÁRIO ANEFAC / IBEF IFRS PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS. PALESTRA: Situação do Brasil no Processo de Convergência e Próximos Passos SEMINÁRIO ANEFAC / IBEF IFRS PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS PALESTRA: Situação do Brasil no Processo de Convergência e Próximos Passos Ernesto Rubens Gelbcke Representante da FIPECAFI no CPC Sócio da

Leia mais

CONSELHO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE ANEXO I

CONSELHO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE ANEXO I ANEXO I DETALHAMENTO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO APLICÁVEL À PROVA DE QUALIFICAÇÃO TÉCNICA GERAL 9º EXAME DE QUALIFICAÇÃO TÉCNICA 1. LEGISLAÇÃO E ÉTICA PROFISSIONAL. a) A LEGISLAÇÃO SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL

Leia mais

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INFORMAÇÕES PARA TOMADA DE DECISÕES CASE WEG

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INFORMAÇÕES PARA TOMADA DE DECISÕES CASE WEG DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INFORMAÇÕES PARA TOMADA DE DECISÕES CASE WEG WILSON JOSÉ WATZKO ACIJS - AGOSTO 2016 Aspectos Regulatórios Gestão/Informações para tomada de decisão Case - WEG 2 INTRODUÇÃO O processo

Leia mais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS REVISÃO DE INTERPRETAÇÕES TÉCNICAS Nº 01

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS REVISÃO DE INTERPRETAÇÕES TÉCNICAS Nº 01 COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS REVISÃO DE INTERPRETAÇÕES TÉCNICAS Nº 01 Este documento de revisão apresenta alterações nas Interpretações Técnicas ICPC 03, ICPC 07, ICPC 13, ICPC 14 e ICPC 16 em conexão

Leia mais

Sumário do Pronunciamento Técnico CPC 37. Adoção Inicial das Normas Internacionais de Contabilidade SUMÁRIO

Sumário do Pronunciamento Técnico CPC 37. Adoção Inicial das Normas Internacionais de Contabilidade SUMÁRIO Sumário do Pronunciamento Técnico CPC 37 Adoção Inicial das Normas Internacionais de Contabilidade Este sumário, que não faz parte do Pronunciamento, está sendo apresentado apenas para identificação dos

Leia mais

Adoção Inicial dos Pronunciamentos Técnicos CPC 15 a 40

Adoção Inicial dos Pronunciamentos Técnicos CPC 15 a 40 COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 43 (R1) Adoção Inicial dos Pronunciamentos Técnicos CPC 15 a 40 Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade IFRS 1 Índice Item INTRODUÇÃO

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO CONTABILIDADE FINANCEIRA & IFRS

PÓS-GRADUAÇÃO CONTABILIDADE FINANCEIRA & IFRS PÓS-GRADUAÇÃO CONTABILIDADE FINANCEIRA & IFRS 1 OBJETIVOS Existe uma forte demanda por profissionais que tenham sólidos conhecimentos teóricos e práticos sobre a contabilização das diversas operações conforme

Leia mais

PEPC 2016 CAPACITADORA: 100 % AUDIT (PE-00028) CONTATO: EPC Auditores QTG BCB SUSEP. EPC Responsável Técnico.

PEPC 2016 CAPACITADORA: 100 % AUDIT (PE-00028) CONTATO: EPC Auditores QTG BCB SUSEP. EPC Responsável Técnico. CAPACITADORA: 100 % AUDIT (PE-00028) CONTATO: 3242-2406 COACH CONTÁBIL PE-01023 40h 40 40 40 0 CAPACITADORA: 4M TREINAMENTOS EMPRESARIAIS E ASESSORIA (PE-00022) CONTATO: 3465.7495 CREDITOS PIS/PASEP E

Leia mais

Pronunciamentos do CPC

Pronunciamentos do CPC Pronunciamentos do CPC Principais reflexos das novidades Idésio S. Coelho Coordenador de Relações Internacionais do CPC e Diretor Técnico do Ibracon X Seminário Internacional CPC de novembro de 203 FACPC

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Legislação Prof. Cláudio Alves A convergência no Brasil visa contribuir de forma decisiva com o desenvolvimento sustentável do país, mediante reforma contábil, no setor público e

Leia mais

SUMÁRIO. 3 PRINCIPAIS GRUPOS DE CONTAS DO BALANÇO PATRIMONIAL E DA DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO, 37 1 Introdução, 37

SUMÁRIO. 3 PRINCIPAIS GRUPOS DE CONTAS DO BALANÇO PATRIMONIAL E DA DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO, 37 1 Introdução, 37 SUMÁRIO 1 PANORAMA GERAL DA CONTABILIDADE NO MUNDO E NO BRASIL E UMA VISÃO GERAL DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS, 1 1 Introdução, 1 2 Processo formal do IASB, 1 3 Histórico do IASB, 2 4 Adoção das IFRS no

Leia mais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 43 (R1) Adoção Inicial dos Pronunciamentos Técnicos CPC 15 a 41

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 43 (R1) Adoção Inicial dos Pronunciamentos Técnicos CPC 15 a 41 COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 43 (R1) Adoção Inicial dos Pronunciamentos Técnicos CPC 15 a 41 Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade IFRS 1 Índice Item INTRODUÇÃO

Leia mais

Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) 1. A Busca da Convergência da Contabilidade aos Padrões Internacionais

Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) 1. A Busca da Convergência da Contabilidade aos Padrões Internacionais Comitê de Pronunciamentos Contábeis () 1 A Busca da Convergência da Contabilidade aos Padrões Internacionais Programa de trabalho 2008 a 2010* * Atualizado em função da edição da Lei n.º 11.638/07 (a)

Leia mais

Estrutura Conceitual. para a Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil Financeiro

Estrutura Conceitual. para a Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil Financeiro Estrutura Conceitual para a Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil Financeiro NOTAS SOBRE O AUTOR DAVID JOSÉ SOARES Técnico em Contabilidade, bacharel em Ciências Contábeis, com atuação na área

Leia mais

CONTABILIDADE BÁSICA I. Profª. Msc Nirlene Aparecida Carneiro Fernandes Centro de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete

CONTABILIDADE BÁSICA I. Profª. Msc Nirlene Aparecida Carneiro Fernandes Centro de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete CONTABILIDADE BÁSICA I Profª. Msc Nirlene Aparecida Carneiro Fernandes Centro de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete 2016 UNIDADE 1 PANORAMA GERAL DA CONTABILIDADE 1.1 Conceito e Objetivo; 1.2 Origem

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Legislação Convergência para as normas internacionais aplicadas ao setor público Prof. Cláudio Alves Processo de Convergência Fontes normativas internacionais NBC TSP (convergência

Leia mais

I SIMPÓSIO MINEIRO DE CONTABILIDADE APLICADA NO SETOR PÚBLICO

I SIMPÓSIO MINEIRO DE CONTABILIDADE APLICADA NO SETOR PÚBLICO I SIMPÓSIO MINEIRO DE CONTABILIDADE APLICADA NO SETOR PÚBLICO A CONVERGÊNCIA DAS NORMAS INTERNACIONAIS AO SETOR PÚBLICO MARIA DA CONCEIÇAO BARROS DE REZENDE SITUAÇAO DA CONTABILIDADE PÚBLICA NO BRASIL

Leia mais

Demonstração Financeira Enel Brasil Investimentos Sudeste S.A. 31 de dezembro de 2017

Demonstração Financeira Enel Brasil Investimentos Sudeste S.A. 31 de dezembro de 2017 Demonstração Financeira Enel Brasil Investimentos Sudeste S.A. 31 de dezembro de 2017 Balanço patrimonial Em 31 de dezembro de 2017 (Em reais) Notas 31/12/2017 Ativo Circulante Caixa e equivalentes de

Leia mais

4 NORMAS DE AUDITORIA

4 NORMAS DE AUDITORIA 4.10 Quadro de normas de contabilidade/auditoria/perícia e profissional A relação abaixo foi extraída do livro eletrônico publicado pelo CFC cujo título é: Princípios Fundamentais e Normas Brasileiras

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC Nº 1055/05 DE 7 DE OUTUBRO DE 2005 CRIA O COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS - (CPC), E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

RESOLUÇÃO CFC Nº 1055/05 DE 7 DE OUTUBRO DE 2005 CRIA O COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS - (CPC), E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. RESOLUÇÃO CFC Nº 1055/05 DE 7 DE OUTUBRO DE 2005 CRIA O COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS - (CPC), E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais

Leia mais

Lei n /07. Alterações na Lei das S.A. - Aspectos tributários

Lei n /07. Alterações na Lei das S.A. - Aspectos tributários CORPORATE TAX Lei n 11.638/07 Alterações na Lei das S.A. - Aspectos tributários TAX A informação contida nesta apresentação é de natureza geral e não contempla circunstâncias de uma pessoa ou empresa em

Leia mais

Oficina Técnica. Demonstração de Resultados do Exercício, Demonstração de Resultado Abrangente e Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido

Oficina Técnica. Demonstração de Resultados do Exercício, Demonstração de Resultado Abrangente e Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400, 3824-5433 (teleatendimento), fax (11) 3824-5487 Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva,

Leia mais

Oficina Técnica. Adoção Inicial das Novas Normas Contábeis. Setembro Elaborado por: Walter Luiz Quaglio

Oficina Técnica. Adoção Inicial das Novas Normas Contábeis. Setembro Elaborado por: Walter Luiz Quaglio Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400, 3824-5433 (teleatendimento), fax (11) 3824-5487 Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva,

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC Nº /09. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

RESOLUÇÃO CFC Nº /09. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, NOTA - A Resolução CFC n.º 1.329/11 alterou a sigla e a numeração desta Norma de NBC T 19.35 para NBC TG 35 e de outras normas citadas: de NBC T 19.28 para NBC TG 31; de NBC T 19.32 para NBC TG 38; de

Leia mais

Oficina Técnica. Adoção Inicial das Novas Normas Contábeis. Setembro Elaborado por: Paulo César Raimundo Peppe

Oficina Técnica. Adoção Inicial das Novas Normas Contábeis. Setembro Elaborado por: Paulo César Raimundo Peppe Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400, 3824-5433 (teleatendimento), fax (11) 3824-5487 Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva,

Leia mais

CIESP CAMPINAS IFRS PARA PEQUENAS E MEDIAS EMPRESAS

CIESP CAMPINAS IFRS PARA PEQUENAS E MEDIAS EMPRESAS CIESP CAMPINAS IFRS PARA PEQUENAS E MEDIAS EMPRESAS Artemio Bertholini Ernesto Rubens Gelbcke Campinas SP 14 de setembro de 2010 COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS CPC ORIGEM O CPC foi criado visando

Leia mais

RFB Auditor - ESAF Análise do Edital - CONTABILIDADE GERAL E AVANÇADA

RFB Auditor - ESAF Análise do Edital - CONTABILIDADE GERAL E AVANÇADA Sumário 1 Estrutura Conceitual... 2 2 Patrimônio... 2 3 Fatos Contábeis... 3 4 Contas... 3 5 Escrituração... 3 6 Provisões... 3 7 Políticas Contábeis, Estimativas e Retificação de Erro.... 4 8 Ativo...

Leia mais

O Comitê de Pronunciamentos - CPC. Irineu De Mula Diretor da Fundação Brasileira de Contabilidade - FBC

O Comitê de Pronunciamentos - CPC. Irineu De Mula Diretor da Fundação Brasileira de Contabilidade - FBC O Comitê de Pronunciamentos - CPC Irineu De Mula Diretor da Fundação Brasileira de - FBC Objetivo: O estudo, o preparo e a emissão de Pronunciamentos Técnicos sobre procedimentos de e a divulgação de informações

Leia mais

2. APRESENTAÇÃO E ELABORAÇÃO DAS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS Apresentação das informações contábeis intermediárias individuais

2. APRESENTAÇÃO E ELABORAÇÃO DAS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS Apresentação das informações contábeis intermediárias individuais TEREOS INTERNACIONAL S.A. NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INTERMEDIÁRIAS INDIVIDUAIS PARA O PERIODO DE NOVE MESES FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2014 (Valores expressos em milhões de reais

Leia mais

Normas Internacionais de Relatório Financeiro (IFRS) e Práticas Contábeis Adotadas no Brasil (BR GAAP) Modelo de demonstrações financeiras para 2011

Normas Internacionais de Relatório Financeiro (IFRS) e Práticas Contábeis Adotadas no Brasil (BR GAAP) Modelo de demonstrações financeiras para 2011 Normas Internacionais de Relatório Financeiro (IFRS) e Práticas Contábeis Adotadas no Brasil Modelo de demonstrações financeiras para 2011 Equipe técnica Deloitte Touche Tohmatsu Auditores Independentes

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC Nº /09. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

RESOLUÇÃO CFC Nº /09. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, NOTA - A Resolução CFC n.º 1.329/11 alterou a sigla e a numeração desta Interpretação de IT 07 para ITG 07 e de outras normas citadas: de NBC T 19.12 para NBC TG 24; de NBC T 19.23 para NBC TG 15; de NBC

Leia mais

Banco Santander, S.A. e empresas que compõem o Grupo Santander

Banco Santander, S.A. e empresas que compõem o Grupo Santander Banco Santander, S.A. e empresas que compõem o Grupo Santander Demonstrações Financeiras Consolidadas correspondentes ao exercício anual findo em 31 de dezembro de 2014, juntamente com o Relatório de Auditoria

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Legislação. Normas da CVM. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Legislação. Normas da CVM. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Legislação Normas da CVM Prof. Cláudio Alves Dentre as principais normas editadas pela Comissão de Valores Mobiliários, podemos citar as de número 247/96 e 457/07. A primeira dispõe

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Contabilidade - Noções Gerais. Estrutura conceitual básica. Valter Ferreira

CONTABILIDADE GERAL. Contabilidade - Noções Gerais. Estrutura conceitual básica. Valter Ferreira CONTABILIDADE GERAL Contabilidade - Noções Gerais Valter Ferreira Breve histórico O tema estrutura conceitual básica, muito cobrado em provas de concursos, está diretamente relacionado às mudanças ocorridas

Leia mais

Painel. Alterações na Legislação das Sociedades por Ações e no Mercado de Valores Mobiliários Lei Federal nº /2007 TAX

Painel. Alterações na Legislação das Sociedades por Ações e no Mercado de Valores Mobiliários Lei Federal nº /2007 TAX Painel Alterações na Legislação das Sociedades por Ações e no Mercado de Valores Mobiliários Lei Federal nº. 11.638/2007 TAX 0 Demonstrações Financeiras Aplicabilidade As normas da Lei n 6.404/76, para

Leia mais

Plano de Trabalho. Comitê de Pronunciamentos Contábeis. Integrantes do CPC COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS

Plano de Trabalho. Comitê de Pronunciamentos Contábeis. Integrantes do CPC COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS Plano de Trabalho Comitê de s Contábeis Integrantes do CPC Associação Brasileira das Companhias Abertas Plano de Trabalho 3 1 Programa de apoio à implementação dos

Leia mais

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 1 de 5 31/01/2015 15:30 Tamanho do Texto + tamanho do texto - NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS A publicação de Notas Explicativas às Demonstrações Financeiras está prevista no 4º do artigo

Leia mais

Departamento de Desenvolvimento Profissional

Departamento de Desenvolvimento Profissional Departamento de Desenvolvimento Profissional Notas Explicativas Armando Madureira Borely Armando.borely@globo.com Rio de Janeiro Janeiro de 2016 Rua 1º de Março, 33 Centro Rio de Janeiro/RJ Cep: 20.010-000

Leia mais

Normas Internacionais de Relatório Financeiro (IFRSs) e Práticas Contábeis Adotadas no Brasil (BR GAAP) Modelo de demonstrações financeiras para 2018

Normas Internacionais de Relatório Financeiro (IFRSs) e Práticas Contábeis Adotadas no Brasil (BR GAAP) Modelo de demonstrações financeiras para 2018 a Normas Internacionais de Relatório Financeiro (IFRSs) e Práticas Contábeis Adotadas no Brasil (BR GAAP) Modelo de demonstrações financeiras para 2018 Acesse este e outros conteúdos em www.deloitte.com.br

Leia mais

sumário Apresentação, xvii Introdução, 1

sumário Apresentação, xvii Introdução, 1 sumário Apresentação, xvii Introdução, 1 1 Estrutura conceitual básica e apresentação das demonstrações contábeis, 3 1.1 Introdução, 3 1.2 Finalidade da estrutura conceitual, 5 1.3 Objetivo do relatório

Leia mais

Visão Geral. Normas Brasileiras e Internacionais (NBC TA / ISA) de Auditoria e de Contabilidade (CPC / IFRS)

Visão Geral. Normas Brasileiras e Internacionais (NBC TA / ISA) de Auditoria e de Contabilidade (CPC / IFRS) Visão Geral Normas Brasileiras e Internacionais (NBC TA / ISA) de Auditoria e de Contabilidade (CPC / IFRS) Palestra Credenciada para Pontuação da NBC PG 12 Código: SP07792 QTG/CMN/SUSEP: 2 Créditos São

Leia mais

CONSELHO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE ANEXO I

CONSELHO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE ANEXO I ANEXO I DETALHAMENTO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA A PROVA DE QUALIFICAÇÃO TÉCNICA GERAL 7º EXAME DE QUALIFICAÇÃO TÉCNICA 1. LEGISLAÇÃO E ÉTICA PROFISSIONAL a) A LEGISLAÇÃO SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL RESOLUÇÃO

Leia mais

Adoção das IPSAS no Brasil Maria Clara Cavalcante Bugarim

Adoção das IPSAS no Brasil Maria Clara Cavalcante Bugarim A contabilidade pública: a experiência internacional Adoção das IPSAS no Brasil Maria Clara Cavalcante Bugarim Internacionalização das Normas Contábeis No setor privado, esse processo foi dividido em duas

Leia mais

Restoque Comércio e Confecções de Roupas S.A. Balanço Patrimonial Consolidado em 31 de dezembro de 2014 Em milhares de reais

Restoque Comércio e Confecções de Roupas S.A. Balanço Patrimonial Consolidado em 31 de dezembro de 2014 Em milhares de reais Restoque Comércio e Confecções de Roupas S.A. Balanço Patrimonial Consolidado em 31 de dezembro de 2014 Em milhares de reais Ativo Passivo e Patrimônio Líquido Circulante R$ Circulante R$ Caixa e equivalentes

Leia mais

PLANO DE ENSINO.

PLANO DE ENSINO. UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DEPARTAMENTO: Ciências Contábeis PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: Contabilidade Avançada PROFESSOR: Diego

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Legislação. Normas Internacionais de Contabilidade IFRS-IASB. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Legislação. Normas Internacionais de Contabilidade IFRS-IASB. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Legislação Prof. Cláudio Alves Os Estados Unidos foram pioneiros em relação à elaboração de uma estrutura democrática para edição de normas contábeis ao criarem em 1973, o Financial

Leia mais

Jaildo Lima de Oliveira

Jaildo Lima de Oliveira BENEFICIOS Y DESAFÍOS ASOCIADOS A LA IMPLEMENTACIÓN DE NORMAS INTERNACIONALES DE INFORMACIÓN FINANCIERA (IFRS) - EXPERIENCIA EN BRASIL Asuncion Paraguai 26 de mayo de 2009 Jaildo Lima de Oliveira Departamento

Leia mais

Contabilidade Interdisciplinar Aula_01

Contabilidade Interdisciplinar Aula_01 Contabilidade Interdisciplinar Aula_01 Prof.ª Raquel A. Araujo raquelangeloaraujo@gmail.com Ementa Estrutura Conceitual da Contabilidade: Legislação específica; Princípios contábeis brasileiros; Comitê

Leia mais

Contabilidade Geral e Avançada

Contabilidade Geral e Avançada Prefácio Durante muitos anos, tive a intenção de escrever um livro sobre a Contabilidade em seus aspectos legais e práticos, com base na Lei nº 6.404/1976 e minhas aulas sobre o assunto. Faz décadas, sempre

Leia mais

SEMINÁRIO APIMEC / CRC. SEMINÁRIO APIMEC / CRC Painel 2: IFRS na Visão dos Profissionais 14/11/2012

SEMINÁRIO APIMEC / CRC. SEMINÁRIO APIMEC / CRC Painel 2: IFRS na Visão dos Profissionais 14/11/2012 SEMINÁRIO APIMEC / CRC SEMINÁRIO APIMEC / CRC Painel 2: IFRS na Visão dos Profissionais 14/11/2012 1 Agenda Contextualização Banco Bradesco S.A. Bases Normativas Bacen GAAP e IFRS Principais Desafios e

Leia mais

ENCERRAMENTO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 17/01/2013 LUCIANO PERRONE

ENCERRAMENTO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 17/01/2013 LUCIANO PERRONE ENCERRAMENTO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 17/01/2013 LUCIANO PERRONE Introdução Enquadramento conforme as Novas Normas Contábeis IFRS. SOCIEDADES ANÔNIMAS DE CAPITAL ABERTO SOCIEDADES DE GRANDE PORTE

Leia mais

ESTUDO DE CASO. Os Novos Ajustes da Lei

ESTUDO DE CASO. Os Novos Ajustes da Lei ESTUDO DE CASO Os Novos Ajustes da Lei 11.638 Os Novos Ajustes da Lei 11.638 As demonstrações financeiras foram elaboradas com base nas práticas contábeis adotadas no Brasil e normas da Comissão de Valores

Leia mais

PEPC 2017 CAPACITADORA: 100 % AUDIT (PE-00028) CONTATO: EPC Auditores QTG BCB SUSEP. EPC Responsável Técnico.

PEPC 2017 CAPACITADORA: 100 % AUDIT (PE-00028) CONTATO: EPC Auditores QTG BCB SUSEP. EPC Responsável Técnico. CAPACITADORA: 100 % AUDIT (PE-00028) CONTATO: 3242-2406 COACH CONTÁBIL PE-01023 40h 40 40 40 0 CAPACITADORA: 4M TREINAMENTOS EMPRESARIAIS E ASESSORIA (PE-00022) CONTATO: 3465.7495 CREDITOS PIS/PASEP E

Leia mais

SUMÁRIO. Prefácio, xv 1 Panorama geral da contabilidade no mundo e no Brasil, 1

SUMÁRIO. Prefácio, xv 1 Panorama geral da contabilidade no mundo e no Brasil, 1 SUMÁRIO Prefácio, xv 1 Panorama geral da contabilidade no mundo e no Brasil, 1 1.1 Introdução, 1 1.2 Exemplos de utilização dos relatórios contábeis, 2 1.3 Impostos calculados com base nos relatórios contábeis,

Leia mais

R E L A T Ó R I O D E T R Ê S M E S E S

R E L A T Ó R I O D E T R Ê S M E S E S 2011 R E L A T Ó R I O D E T R Ê S M E S E S PRINCIPAIS INDICADORES RECEITA em milhões de CHF LUCRO BRUTO em milhões de CHF Margem 3200 2800 2400 2000 1600 1200 800 400 0 2007 2008 2009 1600 60 % 1400

Leia mais

PLANO DE ENSINO.

PLANO DE ENSINO. UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DEPARTAMENTO: Ciências Contábeis PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: Contabilidade Avançada PROFESSOR: Diego

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL PARA AUDITOR-FISCAL DA RFB. Prof. Marcondes Fortaleza

CONTABILIDADE GERAL PARA AUDITOR-FISCAL DA RFB. Prof. Marcondes Fortaleza CONTABILIDADE GERAL PARA AUDITOR-FISCAL DA RFB Prof. Marcondes Fortaleza Professor Marcondes Fortaleza Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil, tendo exercido anteriormente o cargo de Analista-Tributário

Leia mais

PEPC 2017 CAPACITADORA: 100 % AUDIT (PE-00028) CONTATO: EPC Auditores Nome Código CH. ProGP Previc Perito QTG BCB SUSEP

PEPC 2017 CAPACITADORA: 100 % AUDIT (PE-00028) CONTATO: EPC Auditores Nome Código CH. ProGP Previc Perito QTG BCB SUSEP CAPACITADORA: 100 % AUDIT (PE-00028) CONTATO: 3242-2406 COACH CONTÁBIL PE-01023 40h 40 40 40 0 0 0 CAPACITADORA: 4M TREINAMENTOS EMPRESARIAIS E ASESSORIA (PE-00022) CONTATO: 3465.7495 CREDITOS PIS/PASEP

Leia mais

ITR - Informações Trimestrais - 30/09/ DIGITEL SA INDUSTRIA ELETRONICA Versão : 1. Composição do Capital 1. Balanço Patrimonial Ativo 2

ITR - Informações Trimestrais - 30/09/ DIGITEL SA INDUSTRIA ELETRONICA Versão : 1. Composição do Capital 1. Balanço Patrimonial Ativo 2 Índice Dados da Empresa Composição do Capital 1 DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 2 Balanço Patrimonial Passivo 3 Demonstração do Resultado 4 Demonstração do Resultado Abrangente 5 Demonstração

Leia mais

COMUNICADO TÉCNICO IBRACON No 2/2018

COMUNICADO TÉCNICO IBRACON No 2/2018 COMUNICADO TÉCNICO IBRACON No 2/2018 Emissão de relatórios de revisão sobre as Informações Trimestrais ITR elaboradas por entidades de incorporação imobiliária para os trimestres findos em 2018, em atendimento

Leia mais

OPÇÕES DE GESTÃO E GERENCIAMENTO PÚBLICO PARA OS SERVIÇOS MUNICIPAIS. Aspectos Contábeis e Tributários

OPÇÕES DE GESTÃO E GERENCIAMENTO PÚBLICO PARA OS SERVIÇOS MUNICIPAIS. Aspectos Contábeis e Tributários OPÇÕES DE GESTÃO E GERENCIAMENTO PÚBLICO PARA OS SERVIÇOS MUNICIPAIS Aspectos Contábeis e Tributários ASPECTOS CONTÁBEIS E TRIBUTÁRIOS TÓPICOS 1. Internacionalização da Contabilidade 2. Principais Aspectos

Leia mais

Sumário dos assuntos técnicos discutidos na reunião ordinária da CNNT de 7 de maio de Audiência pública das alterações da ICVM 480

Sumário dos assuntos técnicos discutidos na reunião ordinária da CNNT de 7 de maio de Audiência pública das alterações da ICVM 480 Sumário dos assuntos técnicos discutidos na reunião ordinária da CNNT de 7 de maio de 2013 As informações inseridas neste sumário são preparadas para que os Associados acompanhem as discussões em andamento.

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC Nº /09. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

RESOLUÇÃO CFC Nº /09. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, NOTA - A Resolução CFC n.º 1.329/11 alterou a sigla e a numeração desta Norma de NBC T 19.12 para NBC TG 24 e de outras normas citadas: de NBC T 19.7 para NBC TG 25; de NBC T 19.27 para NBC TG 26; de NBC

Leia mais

Disponibilidades Capital social subscrito Capital social a integralizar (9.000)

Disponibilidades Capital social subscrito Capital social a integralizar (9.000) Balanço patrimonial Em 31 de dezembro de 2010 Disponibilidades 1.000 Capital social subscrito 10.000 Capital social a integralizar (9.000) As notas explicativas da administradora são parte integrante das

Leia mais

Banco Santander, S.A. e empresas do Grupo Santander

Banco Santander, S.A. e empresas do Grupo Santander Banco Santander, S.A. e empresas do Grupo Santander Demonstrações Financeiras Intermediárias Condensadas Consolidadas correspondentes ao trimestre findo em 31 de março de 2018 GRUPO SANTANDER BALANÇOS

Leia mais

PLANO DE ENSINO. CARGA HORÁRIA TOTAL: 108 horas/aula TEORIA: 108 PRÁTICA: 00

PLANO DE ENSINO. CARGA HORÁRIA TOTAL: 108 horas/aula TEORIA: 108 PRÁTICA: 00 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DEPARTAMENTO: Ciências Contábeis PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: Contabilidade Avançada PROFESSOR: Diego

Leia mais

SPDM - Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Programa de Atenção Integral à Saúde

SPDM - Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Programa de Atenção Integral à Saúde SPDM - PROGRAMA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE HOSP. REG. ARARANGUÁ CNPJ: 61.699.567/0046-94 ATIVO ATIVO 50.317.086,30 15.104.508,29 19.461.815,76 45.959.778,83 ATIVO CIRCULANTE 46.107.864,19 15.104.508,29

Leia mais

ITR - Informações Trimestrais - 31/03/ REIT SECURITIZADORA DE RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS S/A Versão : 1. Composição do Capital 1

ITR - Informações Trimestrais - 31/03/ REIT SECURITIZADORA DE RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS S/A Versão : 1. Composição do Capital 1 Índice Dados da Empresa Composição do Capital 1 Proventos em Dinheiro 2 DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 3 Balanço Patrimonial Passivo 4 Demonstração do Resultado 5 Demonstração do Resultado Abrangente

Leia mais

PLANO DE ENSINO.

PLANO DE ENSINO. UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DEPARTAMENTO: Ciências Contábeis PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: Contabilidade Avançada PROFESSOR: Diego

Leia mais

Conteúdo Programático: -Atualização IASB -Perspectiva Regulatória - IFRS na América Latina - Reconhecimento de Receitas - Arrendamentos - Contratos

Conteúdo Programático: -Atualização IASB -Perspectiva Regulatória - IFRS na América Latina - Reconhecimento de Receitas - Arrendamentos - Contratos WORKSHOP IFRS 2013 Conteúdo Programático: -Atualização IASB -Perspectiva Regulatória - IFRS na América Latina - Reconhecimento de Receitas - Arrendamentos - Contratos de Seguros - Estrutura Conceitual

Leia mais

COMUNICADO TÉCNICO IBRACON Nº 02/2016

COMUNICADO TÉCNICO IBRACON Nº 02/2016 COMUNICADO TÉCNICO IBRACON Nº 02/2016 Orientação aos auditores independentes em relação à emissão de relatório de auditoria sobre as demonstrações contábeis regulatórias (DCRs), elaboradas de acordo com

Leia mais

ITR - Informações Trimestrais - 30/06/ CEMEPE INVESTIMENTOS S.A. Versão : 1. Composição do Capital 1. Balanço Patrimonial Ativo 2

ITR - Informações Trimestrais - 30/06/ CEMEPE INVESTIMENTOS S.A. Versão : 1. Composição do Capital 1. Balanço Patrimonial Ativo 2 Índice Dados da Empresa Composição do Capital 1 DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 2 Balanço Patrimonial Passivo 3 Demonstração do Resultado 4 Demonstração do Resultado Abrangente 5 Demonstração

Leia mais

PLANO DE ENSINO.

PLANO DE ENSINO. UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DEPARTAMENTO: Ciências Contábeis PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: Contabilidade Avançada PROFESSOR: Diego

Leia mais

ITR - Informações Trimestrais - 30/09/ CEMEPE INVESTIMENTOS SA Versão : 1. Composição do Capital 1. Balanço Patrimonial Ativo 2

ITR - Informações Trimestrais - 30/09/ CEMEPE INVESTIMENTOS SA Versão : 1. Composição do Capital 1. Balanço Patrimonial Ativo 2 Índice Dados da Empresa Composição do Capital 1 DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 2 Balanço Patrimonial Passivo 3 Demonstração do Resultado 4 Demonstração do Resultado Abrangente 5 Demonstração

Leia mais

RIO GRANDE ENERGIA S.A. NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS REGULATÓRIAS PARA OS EXERCÍCIOS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2013 E DE

RIO GRANDE ENERGIA S.A. NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS REGULATÓRIAS PARA OS EXERCÍCIOS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2013 E DE RIO GRANDE ENERGIA S.A. NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS REGULATÓRIAS PARA OS EXERCÍCIOS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2013 E DE 2012 (Valores expressos em milhares de reais, exceto quando indicado

Leia mais

Checklist Apresentação e Divulgação IFRS 2010

Checklist Apresentação e Divulgação IFRS 2010 Checklist Apresentação e Divulgação IFRS 2010 Exercício 2010 Equipe técnica Deloitte Touche Tohmatsu Auditores Independentes Ed Ruiz Rogério Mota Emerson Ferreira Jonas Dal Ponte O site www.iasplus.com

Leia mais

Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro CAPACITAÇÃO EM CONTABILIDADE SOCIETÁRIA E FISCAL. Expositor: Alberto Gonçalves

Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro CAPACITAÇÃO EM CONTABILIDADE SOCIETÁRIA E FISCAL. Expositor: Alberto Gonçalves Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro CAPACITAÇÃO EM CONTABILIDADE SOCIETÁRIA E FISCAL Expositor: Alberto Gonçalves Outubro-2015 1 OS DEZ MANDAMENTOS DA CONTABILIDADE (Observadas

Leia mais

Normas Internacionais de Contabilidade IFRS

Normas Internacionais de Contabilidade IFRS 8 Gestão, Elaboração e Divulgação de Relatórios de Análise Econômica e Financeira e Demonstrações Financeiras Consolidadas da Organização Bradesco, ao Mercado e aos Órgãos Reguladores Introdução As Normas

Leia mais

Os impactos da convergência contábil (IFRS) no setor elétrico. Leonardo George de Magalhães Superintendente de Controladoria

Os impactos da convergência contábil (IFRS) no setor elétrico. Leonardo George de Magalhães Superintendente de Controladoria Os impactos da convergência contábil (IFRS) no setor elétrico Leonardo George de Magalhães Superintendente de Controladoria Convergência brasileira para o IFRS uma tsunami Até 2006 O IFRS era utilizado

Leia mais

ADOÇÃO DAS NORMAS INTERNACIONAIS PELA PRIMEIRA VEZ

ADOÇÃO DAS NORMAS INTERNACIONAIS PELA PRIMEIRA VEZ ADOÇÃO DAS NORMAS INTERNACIONAIS PELA PRIMEIRA VEZ 2 ANDRÉ CARVALHO 7149162 MARCELO DIAS JUNIOR 8599692 3 OBJETIVO Compreender como adotar e implementar pela primeira vez as normas internacionais de contabilidade

Leia mais

PRIMEIROS IMPACTOS DAS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE PARA AS SOCIEDADES COOPERATIVAS

PRIMEIROS IMPACTOS DAS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE PARA AS SOCIEDADES COOPERATIVAS PRIMEIROS IMPACTOS DAS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE PARA AS SOCIEDADES COOPERATIVAS A Lei 11.638, instituída em 2007, estabeleceu que as práticas contábeis no Brasil devem estar em consonância

Leia mais

SINDCONT-SP - CEPAEC; 'SINDCONT-SP - Comunicação - Fernanda Pazopes Gomes Alves'

SINDCONT-SP - CEPAEC; 'SINDCONT-SP - Comunicação - Fernanda Pazopes Gomes Alves' SINDCONT-SP - CEPAEC; 'SINDCONT-SP - Comunicação - Fernanda Pazopes Gomes Alves' SINDCONT-SP - CEPAEC; 'SINDCONT-SP - Comunicação - Fernanda Pazopes Gomes Alves' Palestra Projeto Saber Contábil: Mudanças

Leia mais

2. Em 11 de novembro de 2013 foi editada a MP 627, que entre outras providências,

2. Em 11 de novembro de 2013 foi editada a MP 627, que entre outras providências, COMUNICADO TÉCNICO IBRACON Nº 02/2014 (R1) Orientação aos auditores independentes sobre o entendimento a respeito dos procedimentos adotados, ou a serem adotados, pela Administração das entidades na avaliação

Leia mais

Página 1. Grupo Modelo S.A.

Página 1. Grupo Modelo S.A. Página 1 Grupo Modelo S.A. Agenda Lançamento Grupo Modelo 2015 8h30 9h00 10h15 10h30 11h00 11h30 - Welcome Coffee - Grupo Modelo Pontos de maior atenção - Coffee Break - Grupo Modelo Impostos Ricardo Gomes

Leia mais

Curso Preparatório Suficiência CRC. Parte 5

Curso Preparatório Suficiência CRC. Parte 5 Curso Preparatório Suficiência CRC Parte 5 Contabilidade Pública Registro, controle e análise dos fenômenos contábeis (financeiros orçamentários e patrimoniais) neste caso, o seu objeto é a Administração

Leia mais

Página da CVM na Internet. 1

Página da CVM na Internet.  1 1 Página da CVM na Internet 2 www.cvm.gov.br 1 Introdução Lei 6.385/76 - criou a CVM, autarquia destinada a regulamentar e desenvolver o mercado de capitais e fiscalizar as Bolsas de Valores, as companhias

Leia mais

Contabilidade: Aspectos Introdutórios

Contabilidade: Aspectos Introdutórios FEA / USP Departamento de Contabilidade e Atuária EAC-106 Contabilidade Introdutória Contabilidade: Aspectos Introdutórios Prof. Fernando Dal-Ri Murcia Aspectos Introdutórios Plano de Aula Afinal, o que

Leia mais

Palestra. Lei /07: DFC/ DVA - Obrigatoriedade. Elaborado por:

Palestra. Lei /07: DFC/ DVA - Obrigatoriedade. Elaborado por: Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400, 3824-5433 (teleatendimento), fax (11) 3662-0035 Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva,

Leia mais

Normas Internacionais de Relatório Financeiro (IFRS) e Práticas Contábeis Adotadas no Brasil (BRGAAP) Modelo de demonstrações financeiras para 2016

Normas Internacionais de Relatório Financeiro (IFRS) e Práticas Contábeis Adotadas no Brasil (BRGAAP) Modelo de demonstrações financeiras para 2016 Normas Internacionais de Relatório Financeiro (IFRS) e Práticas Contábeis Adotadas no Brasil (BRGAAP) Modelo de demonstrações financeiras para 2016 Acesse este e outros conteúdos em www.deloitte.com.br

Leia mais