REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL"

Transcrição

1 REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL NOIRIEL IGNÁCIO SANTOS LEAL METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA MODALIDADE EAD CURSOS DE GRADUAÇÃO Pró-Reitoria de Ensino ORGANIZADORAS: Ana Paula Aparecida de Souza Aparecida Cristina Cardoso Cristina Herold Constantino MARINGÁ PR 2015

2 Reitor: Wilson de Matos Vice-Reitor: Wilson de Matos Silva Filho Pró-Reitor de Ensino: Valdecir Antonio Simão Presidente da Mantenedora: Cláudio Ferdinandi NÚCLEO DE FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL E METODOLOGIA DA PESQUISA Gestora da disciplina: Cristina Herold Constantino Professoras mediadoras da disciplina: Aparecida Cristina Cardoso, Fabiana Sanches e Noiriel Leal (Liel)

3 Caro acadêmico: O conteúdo que iremos estudar nesta semana é, na verdade, uma continuação ao conteúdo tratado em aulas anteriores sobre a Concordância Nominal e Verbal, pois irá abordar a Regência que se estabelece dentro da sentença entre o termo subordinante e o termo subordinado. Ou seja, ainda continuamos abordando a construção da oração e seus aspectos normativos que dão fluência à frase e, portanto, clareza no entendimento da mensagem que se pretende transmitir. Dessa forma, a REGÊNCIA, seja Nominal ou Verbal, constitui-se em mais uma das ferramentas para uma boa escrita e, consequentemente, uma boa elaboração de texto. Já começamos, acima, abordando a questão da subordinação dentro da oração, pois o termo regente é quem irá subordinar e o termo regido é o subordinado. Essa situação acontece devido aos termos que regem a sentença, muitas vezes, não terem um sentido completo em si mesmo, necessitando de um complemento; em outras palavras, o termo regente está incompleto em seu significado e necessita de uma palavra que complete seu sentido. Então, a relação de regência é basicamente, uma relação de complementação do termo dominante pelo termo subordinado. Outro fator interessante quanto a este assunto gramatical é que já possuímos de forma intrínseca um conhecimento relativamente bom na utilização dos termos de complemento, e não são tão notórios os problemas quanto à Regência na fala, salvo alguns casos de utilização bem enraizados na linguagem coloquial. Conforme Faraco (2010) os problemas sobre Regência não são tão perceptíveis na oralidade, mas principalmente quando passamos para a escrita, pois normalmente nesse processo exigi-se um maior cuidado com a forma e em alguns momentos ficará mais evidente o porquê desse fato. Continuamos, aqui, caro aluno, trabalhando a diretriz do aprendizado contínuo em busca de nos aperfeiçoarmos na apreensão da linguagem de maneira correta e consciente, para podermos utilizá-la com propriedade e, assim, cada vez melhor. Então, vamos novamente caminhar um pouco mais juntos, pois quando abordamos os tópicos da nossa gramática passamos a entendê-la melhor e esse esforço resultará em conhecimento consciente e utilização da linguagem de forma adequada e inteligível. Bom estudo!!!

4 1 REGÊNCIA Conforme conversamos na introdução deste artigo, muitas vezes utilizamos a língua naturalmente de forma correta, porque é habitual em nossa linguagem cotidiana; no entanto, é necessário rever os parâmetros das regras, para aprimorarmos o domínio do conhecimento e não apenas seguirmos na inércia do uso intrínseco. Podemos traduzir a palavra Regência que de acordo com o dicionário Priberam da Língua Portuguesa, se traduz como: reger + ência. Ato ou efeito de reger. [...] Relação de dependência entre as palavras de uma oração. O termo que rege a sentença precisa de uma complementação de seu sentido e o termo regido virá para estabelecer esta relação de dependência. A Regência pode acontecer, então, em dois âmbitos: o nominal e o verbal, dependendo do termo que rege e, consequentemente, do complemento regido. Vamos começar abrangendo a Nominal. 1.2 REGÊNCIA NOMINAL A Regência Nominal se estabelece dentro da oração quando o termo que rege a sentença é um nome. Lembramos, aqui, que os nomes podem ser os substantivos, os adjetivos e os advérbios. Dentro da Regência Nominal a relação de complementação será intermediada pelas preposições; então podemos começar relacionando as mais utilizadas, para uma visualização geral do assunto abordado.

5 Faraco (2010) diz que uma das qualidades mais notáveis da língua é a flexibilidade. Há sempre muitas formas de transmitir as mesmas informações. Então, nós, enquanto usuários da língua, podemos optar por uma ou outra palavra entre as muitas que o Português nos disponibiliza; no entanto, devemos fazer essa escolha da melhor maneira possível, ou seja, com apoio nas regras básicas de normatização. Lembramos que quando falamos em Regência, falamos em necessidade de complementação da ideia apresentada. Vejamos, então, um exemplo de Regência Nominal: a cidade fica longe de tudo ; destacamos em azul o advérbio e em vermelho o seu complemento, que está intermediado pela preposição de, porque quando falamos a cidade fica longe, logo virá a pergunta: longe de quê? Ou seja, mesmo dentro de uma frase pequena precisamos completar a ideia incluindo o complemento do nome para dar sentido pleno à oração. A partir desta explanação, veremos a seguir alguns tópicos sobre a Regência Nominal que merecem destaque pela grande frequência com que aparecem em nosso cotidiano. 2 EMPREGO DA REGÊNCIA NOMINAL Conforme Martins (1997) O Complemento Nominal representa para o nome o que o Objeto Indireto representa para o verbo: ambos complementam palavras que não têm sentido completo. Ele é bacharel em Filosofia. João ficou contente com a nota. Isto é incompatível com os nossos atos. As perguntas que faríamos aos nomes acima seriam: - Ele é bacharel em quê? Em Filosofia. - João ficou contente com o quê? Com a nota. - Isto é incompatível com o quê? Com os nossos atos. Podemos perceber que o complemento nominal vem para esclarecer a pendência de ideia que ocorre nos casos apresentados. A pergunta é quase que automática. Ela tem medo...medo de quê? De aranha.

6 Disponível em: Na imagem acima temos a frase: É frequente o descaso..., que não está com seu sentido completo, até que se responda a pergunta: com o quê? Cuja resposta é: com o ensino público! É importante elencarmos outros casos de utilização da Regência Nominal, cujos nomes regem complementos nominais preposicionados e para isso registramos a lista de Martins (1997), que elenca alguns exemplos de palavras regidas por preposições que introduzem complementos nominais: Acessível ao povo. Alheio ao mundo. Amor à verdade. Análogo à sua tese. Apego ao lar. Aversão a regimes. Avesso a homenagens. Certeza de sucesso. Colocação de quadros. Contrário ao estipulado. Desejoso de vingança. (Des)favorável à pena de morte. Desprezo por alguém. Digno de nota. Equivalente a duas porções. Fiel ao dono. Gosto pelas artes. Hábil em convencer. Idêntico ao nosso. Impróprio para menores. (In)compatível com o seu gênio. Independentemente de nossa vontade. Inerente ao ser humano. Isento de selo. Nocivo à saúde. Obediência aos superiores. Ofensivo à moral. Prejudicial à saúde. Referentemente ao assunto. Tolerante com os outros. Útil para nós. Versado em filosofia.

7 2.1 CRASE Na utilização da língua escrita vamos nos deparar com o surgimento da crase. A crase é a junção do a da preposição + o a do artigo do complemento, ou do pronome demonstrativo. Vamos analisar uma frase (acima listada): Ofensivo à moral. Ofensivo (a quem ou a quê?) + a moral Ofensivo a + a moral Ofensivo à moral Outro exemplo: Refiro-me àquela aluna nova. Refiro-me (a quem?) + aquela aluna nova. Refiro-me a + aquela aluna nova. Refiro-me àquela aluna nova. (Poderia ser também: Refiro-me àquele caso) Com os exemplos, fica mais fácil a visualização de como ocorre a crase na oração; que acontece, como dissemos acima, devido à junção de dois a (da preposição + o artigo ou o pronome demonstrativo). Por isso nunca ocorre crase quando a palavra está no masculino na questão do artigo, pois nome masculino nunca utiliza o artigo a e, portanto, não vai gerar a soma que resultará na crase. Ficou claro perceber porque é na escrita que podemos notar os problemas na utilização da crase. Se na fala não existe uma diferenciação fonética que determina o seu uso, na escrita ela deve ser destacada com a marcação do acento grave. Sendo assim, caso não seja utilizada corretamente, fica evidente a percepção desse fato, pois a própria escrita irá denotar tal situação. Uma vez que conversamos um pouquinho sobre a Regência Nominal, podemos passar à Regência Verbal.

8 3. EMPREGO DA REGÊNCIA VERBAL Disponível em: SP.BOMNEGOCIO.COM Com base no Dicionário Prático de Regência Verbal iremos apresentar a utilização dos verbos e seus complementos, que é onde se estabelece a Regência denominada Verbal. O verbo, assim como os nomes, também pode necessitar de complemento para dar a ideia completa que se pretende passar; e é importante saber que sua classificação irá depender do tipo de complemento que precisa. Vamos começar com a classificação dos verbos, conforme a imagem abaixo: Profmayconisrael.blogspot.com

9 3.1 VERBOS INTRANSITIVOS São os verbos que dentro da frase já possuem ideia completa e, portanto, não precisam de complemento, sendo por isso denominados de Intransitivos. Vejamos alguns exemplos: O pássaro voa. As crianças brincavam. O amor morreu. Percebemos, com clareza, que conseguimos entender a ideia da frase e a mensagem que se quer transmitir. 3.2 VERBOS TRANSITIVOS Conforme Martins (1997), os verbos transitivos são aqueles que não têm sentido completo. Exigem a presença de um complemento, que pode ser o objeto direto ou o objeto indireto VERBOS TRANSITIVOS DIRETOS Profaxavier.blogspot.com São os verbos que precisam de complementação de um objeto direto; ou seja, sem a intermediação de uma preposição entre o verbo e seu complemento. Nas frases ao lado podemos ver exemplos da relação de dependência estabelecida de forma direta. Mariana comprou pão, a pergunta é: comprou o quê? Pão. Vejamos que já na pergunta que se faz ao verbo não aparece a preposição, por isso é denominado de objeto direto, que neste caso é a palavra pão. Mesma situação no segundo exemplo: Mariana abraçou Jaqueline. A pergunta seria: Mariana abraçou quem? Jaqueline. Confirmamos novamente que na pergunta que se faz ao verbo transitivo não aparece a preposição.

10 3.2.2 VERBOS TRANSITIVOS INDIRETOS No caso desses verbos a situação já é diferente, pois entre o verbo e seu complemento há a preposição, ou seja, existe a intermediação da preposição. Vejamos alguns exemplos: Sideplayer.com.br Nas frases exemplificadas ao lado, podemos ver a frase: Aninha gosta de pirulito, a pergunta seria: gosta de quê? De pirulito. Conforme podemos verificar já na pergunta aparece a preposição de, sendo assim, este objeto é designado de indireto, pois está ligado ao verbo pela preposição. O mesmo acontece no segundo exemplo: Maria se preocupa com o marido, a pergunta seria: Se preocupa com quem? Com o marido. Da mesma forma vemos já na pergunta a presença da preposição, neste caso a palavra com VERBOS TRANSITIVOS DIRETOS E INDIRETOS São os verbos que precisam de dois complementos, o objeto direto e o indireto, na mesma sentença e, por isso, sua transitividade passa a ser direta e indireta; ou seja, um dos seus complementos não será intermediado por preposição e o outro sim. Vejamos alguns exemplos: Eewbs3anodblogspot.com O pintor ofereceu o quadro a um amigo, a pergunta seria: ofereceu o quê? O quadro. A quem? A um amigo. Então, na primeira resposta não existe a preposição (apenas o artigo) e na segunda já aparece a preposição na pergunta que fazemos ao verbo. Por isso, podemos ver que este verbo, então, é um verbo transitivo direto e indireto.

11 3.3 PARTICULARIDADES DOS VERBOS Miriamtorres.blog.terra.com.br Alguns verbos, dependendo do sentido, possuem mais de uma regência. T.D. Transitivo Direto T.I. Transitivo Indireto VERBO AGRADAR O pai agrada o filho. (acariciar) T.D. O pai agrada ao filho. (contentar - satisfazer) T.I VERBO ASPIRAR Aspirar aquele ar empoeirado. (T.D.) (sorver) Aspiramos àquele cargo. (T.I.) (desejar)

12 3.3.3 VERBO ASSISTIR A enfermeira assiste o doente. (socorrer ajudar) (T.D.) Ou pode ser: assiste ao doente. (T.I.) Este é um direito que me assiste. (direito razão) (T.I.) O embaixador assiste em Lisboa. (morar residir) (T.I.) Vamos assistir ao filme. (T.I.) (hoje alguns autores já admitem T.D. assistir o filme) VERBO PAGAR Coisa a o (T.D.) Pagar o banco. Pagar a conta atrasada. Pessoa à ao (T.I.) Pagar ao padeiro. Pagar à professora. Pagar (a quem?) + a professora. Pagar a + a professora. Pagar à professora.

13 Disponível em: quandonosfalamos.blogspot.com Com este exemplo retomamos na questão da Regência, agora Verbal, como aparece a crase na escrita, que é simplesmente a junção da preposição a + o artigo a ou o pronome demonstrativo (como já apresentado na Regência Nominal) PRONOMES O E LHE No caso da utilização dos pronomes o e lhe, o o é objeto direto e o lhe objeto indireto. Ele devolveu o livro. Ele devolveu-o. Eu desejo a você toda a felicidade. Eu lhe desejo toda a felicidade.

14 CONSIDERAÇÕES FINAIS Bom, caro aluno, procuramos apresentar de forma clara como ocorre o processo da Regência na utilização das preposições que podem, ou não, intermediar a complementação tanto Nominal quanto Verbal. Sabemos que, como Faraco (2010) informa, já temos um conhecimento intrínseco sobre a utilização da regência no dia-a-dia e, portanto, os problemas com a questão da Regência irão aparecer mais acentuadamente na linguagem escrita, que normalmente é mais formal e deve ser melhor elaborada. No entanto, o caminho para um domínio consciente da gramática deve estar sempre aberto a novos conhecimentos e novas pesquisas. Importante saber que neste campo de Regência podem surgir diferenças na classificação dos verbos no sentido de utilização da forma mais tradicional ou formal ou daquela que linguisticamente é mais usada, como é o caso do verbo assistir (assistir ao filme e a inovação regencial assistir o filme). Esperamos que essa revisão gramatical do tópico abordado tenha contribuído para a ativação deste conteúdo e, inclusive, para um melhor entendimento sobre o assunto, principalmente à compreensão de como a Regência se estabelece. Bom estudo e continue sempre em busca do conhecimento! REFERÊNCIAS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação: referências - elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, p. FARACO, Carlos Alberto. Prática de texto para estudantes universitários / Carlos Alberto Faraco. Cristovão Tezza. 19. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010 MEDEIROS, Redação Científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. São Paulo: Atlas, TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus / Luiz Carlos Travaglia 8.ed. São Paulo: Cortez, SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. Ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez LUFT, Celso Pedro. Dicionário prático de regência verbal. 4. ed. São Paulo: editora Ática, MARTINS, Dileta Silveira. Português instrumental / Dileta Silveira Martins e Lúbia Scliar Ziberknop 19ª ed. Porto Alegre: SAGRA: DC Luzzatto, 1997.

Patrícia Rocha Lopes

Patrícia Rocha Lopes Patrícia Rocha Lopes Regência Verbal Dá-se o nome de regência verbal à relação de subordinação que ocorre entre um verbo e seus complementos. Em alguns casos, a variação de regência provoca uma alteração

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 45 Regências nominal e verbal

Bárbara da Silva. Português. Aula 45 Regências nominal e verbal Bárbara da Silva Português Aula 45 Regências nominal e verbal Regência nominal e verbal Dá-se o nome de regência à relação de subordinação que ocorre entre um verbo (ou um nome) e seus complementos. Ocupa-se

Leia mais

O LUGAR E O OBJETIVO DO FICHAMETO NA ESFERA ACADÊMICA DÉBORA AZEVEDO MALENTACHI

O LUGAR E O OBJETIVO DO FICHAMETO NA ESFERA ACADÊMICA DÉBORA AZEVEDO MALENTACHI O LUGAR E O OBJETIVO DO FICHAMETO NA ESFERA ACADÊMICA DÉBORA AZEVEDO MALENTACHI METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA MODALIDADE EAD CURSOS DE GRADUAÇÃO Pró-Reitoria de Ensino ORGANIZADORAS: Aparecida Cristina

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves Regência A sintaxe de regência estuda as relações entre um nome ou um verbo e seus complementos. Há dois tipos de regência: Regência nominal; Regência verbal. Regência nominal Estuda as relações em que

Leia mais

Prof. Jorge Viana de Moraes

Prof. Jorge Viana de Moraes Prof. Jorge Viana de Moraes Regência É a relação sintática que se estabelece entre um termo regente ou subordinante (que exige outro) e o termo regido ou subordinado (termo regido pelo primeiro) A regência

Leia mais

ATENÇÃO! Material retirado da Internet, que eu considero de fonte segura e confiável. Os endereços estão no fim de cada assunto. Regência verbal Regência verbal é a relação que existe entre os verbos e

Leia mais

CONCORDÂNCIA NOMINAL E VERBAL

CONCORDÂNCIA NOMINAL E VERBAL CONCORDÂNCIA NOMINAL E VERBAL Professora: Noiriel Ignácio Santos Leal (Liel) METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA MODALIDADE EAD CURSOS DE GRADUAÇÃO Pró-Reitoria de Ensino ORGANIZADORAS: Aparecida Cristina

Leia mais

CONCORDÂNCIA NOMINAL E VERBAL

CONCORDÂNCIA NOMINAL E VERBAL CONCORDÂNCIA NOMINAL E VERBAL Noiriel Ignácio Santos Leal METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA MODALIDADE EAD CURSOS DE GRADUAÇÃO Pró-Reitoria de Ensino ORGANIZADORAS: Aparecida Cristina Cardoso Ana Paula

Leia mais

Colégio Social Madre Clélia

Colégio Social Madre Clélia Colégio Social Madre Clélia Professora ANA PAULA Língua Portuguesa / 2ºEM / 2º trimestre 2012 REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL Cuida especialmente das relações de dependência em que se encontram os termos na

Leia mais

REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL

REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL Cuida especialmente das relações de dependência em que se encontram os termos na oração ou as orações entre si no período composto. VEJA: AGORA NOTE: Quando um termo REGENTE é

Leia mais

Colégio Magno Gramática 2.o ano. Regência verbal e regência nominal. Leia a seguir a letra de uma canção de Tom Jobim. Meditação

Colégio Magno Gramática 2.o ano. Regência verbal e regência nominal. Leia a seguir a letra de uma canção de Tom Jobim. Meditação Colégio Magno Gramática 2.o ano Regência verbal e regência nominal Meditação Leia a seguir a letra de uma canção de Tom Jobim. Quem acreditou No amor, no sorriso, na flor Então sonhou, sonhou E perdeu

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 48 Transitividade verbal III

Bárbara da Silva. Português. Aula 48 Transitividade verbal III Bárbara da Silva Português Aula 48 Transitividade verbal III Mudança de Transitividade versus Mudança de Significado Há verbos que, de acordo com a mudança de transitividade, apresentam mudança de significado.

Leia mais

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos Aula 4 1 Regência Verbal e Nominal A REGÊNCIA VERBAL estuda

Leia mais

7 - CESGRANRIO TRANSPETRO - Técnico de Enfermagem do Trabalho Considere a frase. O chefe de vários departamentos identifica a mudança no

7 - CESGRANRIO TRANSPETRO - Técnico de Enfermagem do Trabalho Considere a frase. O chefe de vários departamentos identifica a mudança no 7 - CESGRANRIO - 2011 - TRANSPETRO - Técnico de Enfermagem do Trabalho Considere a frase. O chefe de vários departamentos identifica a mudança no cenário da informática. A palavra identifica pode ser substituída,

Leia mais

Plano de Ensino. Meses Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Aulas Regulares Aulas de

Plano de Ensino. Meses Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Aulas Regulares Aulas de Identificação Plano de Ensino Curso: Direito Disciplina: Língua Portuguesa Ano/semestre: 2012/01 Carga horária: Total: 80h Semanal: 4h Professor: Michelle Teixeira da Silva Período/turno: matutino e noturno

Leia mais

REGÊNCIA VERBAL PROF. OSMAR EDUARDO SENS

REGÊNCIA VERBAL PROF. OSMAR EDUARDO SENS REGÊNCIA VERBAL PROF. OSMAR EDUARDO SENS REGÊNCIA VERBAL Para se entender a regência verbal ou nominal é necessário conhecer as preposições. Por isso complete: 1. a) Preposição é uma palavra invariável

Leia mais

Apresentação 11 Lista de abreviações 13. Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM

Apresentação 11 Lista de abreviações 13. Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM Sumário Apresentação 11 Lista de abreviações 13 Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM O homem, a linguagem e o conhecimento ( 1-6) O processo da comunicação humana ( 7-11) Funções da

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Código da Disciplina: NDC 136 Curso: Pedagogia Semestre de Oferta da Disciplina: 1º p Faculdade Responsável: Núcleo de Disciplinas Comuns Programa em

Leia mais

TIPOS E NORMAS PARA CITAÇÃO

TIPOS E NORMAS PARA CITAÇÃO TIPOS E NORMAS PARA CITAÇÃO NOIRIEL IGNÁCIO SANTOS LEAL CURSOS DE GRADUAÇÃO Pró-Reitoria de Ensino ORGANIZADORAS: Aparecida Cristina Cardoso Cristina Herold Constantino Fabiana Sanches MARINGÁ PR 2014

Leia mais

tudo que você precisa saber

tudo que você precisa saber tudo que você precisa saber sobre língua portuguesa PARA CONCURSOS PÚBLICOS Olá! A disciplina mais cobrada em concursos públicos merece atenção especial. Afinal, saber desenvolver uma boa redação e interpretar

Leia mais

Português 3º ano João J. Regência

Português 3º ano João J. Regência Português 3º ano João J. Regência Regência Regência É a relação sintática que se estabelece entre um termo regente ou subordinante (que admite outro) e o termo regido ou subordinado (termo exigido pelo

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves Termos Integrantes da Oração Introdução São termos que servem para complementar o sentido de certos verbos ou nomes, pois seu significado só se completa com a presença de tais termos. Os termos integrantes

Leia mais

REGÊNCIA NOMINAL e VERBAL

REGÊNCIA NOMINAL e VERBAL REGÊNCIA NOMINAL e VERBAL www.monsterconcursos.com.br pág. 1 REGÊNCIA NOMINAL É aquela em que o nome (substantivo ou adjetivo) pede um complemento nominal com preposição adequada. Esta preposição que introduz

Leia mais

6. PLANOS DE DISCIPLINAS

6. PLANOS DE DISCIPLINAS 6. PLANOS DE DISCIPLINAS DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 100 h (120

Leia mais

ESTRUTURA FÍSICA DE UM PROJETO DE PESQUISA NOIRIEL IGNÁCIO SANTOS LEAL

ESTRUTURA FÍSICA DE UM PROJETO DE PESQUISA NOIRIEL IGNÁCIO SANTOS LEAL ESTRUTURA FÍSICA DE UM PROJETO DE PESQUISA NOIRIEL IGNÁCIO SANTOS LEAL METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA MODALIDADE EAD CURSOS DE GRADUAÇÃO Pró-Reitoria de Ensino ORGANIZADORAS Ana Paula Aparecida de

Leia mais

Integrado Aulas 38 e 39 Apostila 5; pág. 87 Sintaxe de Regência

Integrado Aulas 38 e 39 Apostila 5; pág. 87 Sintaxe de Regência Integrado Aulas 38 e 39 Apostila 5; pág. 87 Sintaxe de Regência Definições Mecanismo que regula as ligações entre um verbo ou um nome (termos regentes) e os seus complementos (termos regidos). Em termos

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 14 O uso da crase I

Bárbara da Silva. Português. Aula 14 O uso da crase I Bárbara da Silva Português Aula 14 O uso da crase I A palavra crase é de origem grega e significa "fusão", "mistura". Na língua portuguesa, é o nome que se dá à "junção" de duas vogais idênticas. É de

Leia mais

Integrado Aulas 38 e 39 Apostila 5; pág. 87 Sintaxe de Regência. Prof. Eloy Gustavo

Integrado Aulas 38 e 39 Apostila 5; pág. 87 Sintaxe de Regência. Prof. Eloy Gustavo Integrado Aulas 38 e 39 Apostila 5; pág. 87 Sintaxe de Regência 1 Definição de Regência Definições Mecanismo que regula as ligações entre um verbo ou um nome (termos regentes) e os seus complementos (termos

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

COLÉGIO ADVENTISTA DE ITAJAÍ

COLÉGIO ADVENTISTA DE ITAJAÍ COLÉGIO ADVENTISTA DE ITAJAÍ Exercícios Aluno: Número: Prof.:Tunas Regência Verbal A regência verbal estuda a relação de dependência que se estabelece entre os verbos e seus complementos. Na realidade

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 9º ANO 1º BIMESTRE AUTORIA ANA LUCIA SOARES DOTTA DE OLIVEIRA Rio de Janeiro 2013 TEXTO GERADOR I A carta de apresentação é uma modalidade

Leia mais

CURSO DE FARMÁCIA Autorizado pela Portaria nº 991 de 01/12/08 DOU Nº 235 de 03/12/08 Seção 1. Pág. 35 PLANO DE CURSO

CURSO DE FARMÁCIA Autorizado pela Portaria nº 991 de 01/12/08 DOU Nº 235 de 03/12/08 Seção 1. Pág. 35 PLANO DE CURSO CURSO DE FARMÁCIA Autorizado pela Portaria nº 991 de 01/12/08 DOU Nº 235 de 03/12/08 Seção 1. Pág. 35 Componente Curricular: Português Instrumental Código: FAR- 402 Pré-requisito: - Período Letivo: 2015.1

Leia mais

REGÊNCIA. A sintaxe de regência estuda as relações entre um nome ou um verbo e seus complementos. Há dois tipos de regência:

REGÊNCIA. A sintaxe de regência estuda as relações entre um nome ou um verbo e seus complementos. Há dois tipos de regência: REGÊNCIA A sintaxe de regência estuda as relações entre um nome ou um verbo e seus complementos. Há dois tipos de regência: Regência nominal; Regência verbal. É a relação de um verbo sobre seus complementos

Leia mais

PORTUGUÊS III Semestre

PORTUGUÊS III Semestre Universidad Nacional Autónoma de México Facultad de Filosofía y Letras Colegio de Letras Modernas Letras Portuguesas PORTUGUÊS III Semestre 2019-1 Profa. Cristina Díaz Padilla Horário: segunda a sexta

Leia mais

CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 10/08/2016 DISCIPLINA PORTUGUÊS PROFESSOR RICARDO ERSE MONITOR LUCIANA FREITAS

CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 10/08/2016 DISCIPLINA PORTUGUÊS PROFESSOR RICARDO ERSE MONITOR LUCIANA FREITAS CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 10/08/2016 DISCIPLINA PORTUGUÊS PROFESSOR RICARDO ERSE MONITOR LUCIANA FREITAS AULA: 04 ANÁLISE SINTÁTICA Ementa Na aula de hoje serão abordados os

Leia mais

Quanto à regência verbal, os verbos podem ser: - Transitivo direto - Transitivo indireto - Transitivo direto e indireto - Intransitivo

Quanto à regência verbal, os verbos podem ser: - Transitivo direto - Transitivo indireto - Transitivo direto e indireto - Intransitivo Regência Verbal Dentre os estudos linguísticos inerentes à sintaxe, encontra-se a sintaxe de regência. Ela é responsável pelo estudo das relações de dependência que se estabelecem entre os termos da oração

Leia mais

Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa / 2 Ano Professora: Lusia Raquel REGÊNCIA VERBAL. Caicó RN 2018

Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa / 2 Ano Professora: Lusia Raquel REGÊNCIA VERBAL. Caicó RN 2018 Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa / 2 Ano Professora: Lusia Raquel REGÊNCIA VERBAL Caicó RN 2018 SINTAXE DE REGÊNCIA CUIDA DAS RELAÇÕES DE DEPENDÊNCIA EM QUE SE ENCONTRAM OS TERMOS

Leia mais

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 PLANO DE CURSO

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 PLANO DE CURSO CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 Componente Curricular: Português Instrumental Código: Fisio 304 Pré-requisito: ------- Período Letivo:

Leia mais

Gêneros Textuais Acadêmicocientíficos. 3/6/5AD836_1.jpg

Gêneros Textuais Acadêmicocientíficos.  3/6/5AD836_1.jpg Gêneros Textuais Acadêmicocientíficos http://images.quebarato.com.br/photos/thumbs/ 3/6/5AD836_1.jpg Olá, Pessoal, Vamos acompanhar mais uma aula da prof. Alessandra. Hoje falaremos sobre alguns gêneros

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Os critérios do ENEM Competências

Os critérios do ENEM Competências Os critérios do ENEM Competências PROFESSORA: VANESSA MENEZES Vocês sabem o que cada competência avalia? Competência 1 Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita. Requisitos básicos do texto

Leia mais

Português. Regência Nominal e Verbal. Professor Carlos Zambeli.

Português. Regência Nominal e Verbal. Professor Carlos Zambeli. Português Regência Nominal e Verbal Professor Carlos Zambeli www.acasadoconcurseiro.com.br Português REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL A regência verbal estuda a relação que se estabelece entre os verbos e os

Leia mais

5 - Assinale a opção que apresenta a regência verbal incorreta, de acordo com a norma culta da língua: a) Os sertanejos aspiram a uma vida mais

5 - Assinale a opção que apresenta a regência verbal incorreta, de acordo com a norma culta da língua: a) Os sertanejos aspiram a uma vida mais 5 - Assinale a opção que apresenta a regência verbal incorreta, de acordo com a norma culta da língua: a) Os sertanejos aspiram a uma vida mais confortável. b) Obedeceu rigorosamente ao horário de trabalho

Leia mais

CONTEÚDOS PARA O 3º. TESTE DE INGRESSO Dezembro 2018 MATEMÁTICA (ingresso em 2019) INGRESSO NO 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL

CONTEÚDOS PARA O 3º. TESTE DE INGRESSO Dezembro 2018 MATEMÁTICA (ingresso em 2019) INGRESSO NO 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDOS PARA O 3º. TESTE DE INGRESSO Dezembro 2018 MATEMÁTICA (ingresso em 2019) INGRESSO NO 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL Frações decimais e números decimais; Operações com frações; Operações com

Leia mais

conteúdo apresentado e disponibilizado seja capaz de promover a preparação do aluno para o concurso vestibular Unicentro e demais

conteúdo apresentado e disponibilizado seja capaz de promover a preparação do aluno para o concurso vestibular Unicentro e demais Profª. Roberta A disciplina tem como objetivo desenvolver a prática de leitura, produção e análise linguística de gêneros textuais, de modo que, o conteúdo apresentado e disponibilizado seja capaz de

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

ELEMENTAR da LÍNGUA PORTUGUESA

ELEMENTAR da LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA ELEMENTAR da LÍNGUA PORTUGUESA A. Gomes Ferreira J. Nunes de Figueiredo 2. CICLO Oo Introdução I. ONDE SE FALA A LÍNGUA PORTUGUESA II. A PALAVRA. A FRASE. SINTAXE E MORFOLOGIA MATÉRIA DAS UNIDADES

Leia mais

CURSO DE FARMÁCIA Autorizado pela Portaria nº 991 de 01/12/08 DOU Nº 235 de 03/12/08 Seção 1. Pág. 35 PLANO DE CURSO

CURSO DE FARMÁCIA Autorizado pela Portaria nº 991 de 01/12/08 DOU Nº 235 de 03/12/08 Seção 1. Pág. 35 PLANO DE CURSO CURSO DE FARMÁCIA Autorizado pela Portaria nº 991 de 01/12/08 DOU Nº 235 de 03/12/08 Seção 1. Pág. 35 Componente Curricular: Português Instrumental Código: FAR- 402 Pré-requisito: ------------ Período

Leia mais

Evento: Concurso Público para Provimento de Cargo Técnico-Administrativo em Educação Edital N 144/2016 PARECER

Evento: Concurso Público para Provimento de Cargo Técnico-Administrativo em Educação Edital N 144/2016 PARECER UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV Evento: Concurso Público para Provimento de Cargo Técnico-Administrativo em Educação Edital N 144/2016 PARECER A Comissão Examinadora da Prova

Leia mais

- Transitivo direto e indireto O garoto ofereceu. - Verbo intransitivo Ele morreu. A criança dormiu.

- Transitivo direto e indireto O garoto ofereceu. - Verbo intransitivo Ele morreu. A criança dormiu. - Transitivo direto e indireto O garoto ofereceu - Verbo intransitivo Ele morreu. A criança dormiu. COMPLEMENTO NOMINAL É o termo que completa o sentido de uma palavra que não seja verbo. Assim, pode referir-se

Leia mais

SUMÁRIO ORTOGRAFIA... 29

SUMÁRIO ORTOGRAFIA... 29 SUMÁRIO CAPÍTULO I ORTOGRAFIA... 29 1. Ditongo... 31 2. Formas variantes... 35 3. Homônimos e parônimos... 36 4. Porque, por que, por quê, porquê... 44 5. Hífen... 45 6. Questões desafio... 50 CAPÍTULO

Leia mais

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA AULA 3 PG 1 Este material é parte integrante da disciplina Linguagem e Argumentação Jurídica oferecido pela UNINOVE. O acesso às atividades, as leituras interativas, os exercícios, chats, fóruns de discussão

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: PORTUGUÊS INSTRUMENTAL Código: ENF - 302 Pré-requisito: Nenhum Período Letivo:

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis MÓDULO 13 SINTAXE V REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis MÓDULO 13 SINTAXE V REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL LÍNGUA PORTUGUESA Professora Rosane Reis MÓDULO 13 SINTAXE V REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL REGÊNCIA A REGÊNCIA PODE SER DIRETA, QUANDO A RELAÇÃO DE DEPENDÊNCIA É REALIZADA POR JUSTAPOSIÇÃO DE TERMOS, OU INDIRETA,

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves PERÍODO COMPOSTO As orações podem ser constituídas da seguinte forma: Períodos simples» são aqueles formados por uma só oração. Exemplo: O mar estava calmo. (Aparece apenas um verbo: estava. Logo, período

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS PLANO DE ENSINO

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS PLANO DE ENSINO Validade: A partir 2º/99 Departamento Acadêmico de Disciplinas Gerais Código 1433 Carga Horária total: 45h Teórica: 20h Laboratório: 0h Exercício: 25h Créditos: 03 Pré-requisitos Não Tem Ementa Processamentos

Leia mais

Sumarizando: o que é uma língua. Métodos para seu estudo...44

Sumarizando: o que é uma língua. Métodos para seu estudo...44 sumário APRESENTAÇÃO...13 1. O que se entende por língua Estudando a língua portuguesa...17 1.1 O Vocabulário: nascimento e morte das palavras. Consultando um dicionário...20 1.2 A Semântica: o sentido

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 37 Preposições I

Bárbara da Silva. Português. Aula 37 Preposições I Bárbara da Silva Português Aula 37 Preposições I Preposição - Preposição é a palavra que estabelece uma relação entre dois ou mais termos da oração. - Essa relação é do tipo subordinativa, ou seja, entre

Leia mais

Regência Verbal. É a relação de um verbo sobre seus complementos (OD, OI) e adjuntos adverbiais.

Regência Verbal. É a relação de um verbo sobre seus complementos (OD, OI) e adjuntos adverbiais. REGÊNCIA VERBAL Regência Verbal É a relação de um verbo sobre seus complementos (OD, OI) e adjuntos adverbiais. Em alguns casos, a variação de regência provoca uma alteração de sentido do verbo. A seguir,

Leia mais

Língua. Portuguesa. Regência

Língua. Portuguesa. Regência Língua Portuguesa Regência A regência verbal estuda a relação que se estabelece entre os verbos e os termos que os complementam(objetos diretos e Objetos indiretos) ou caracterizam (adjuntos adverbiais).

Leia mais

PORTUGUÊS PRÁTICO ORG

PORTUGUÊS PRÁTICO ORG PORTUGUÊS PRÁTICO ORG www.portuguespratico.org !2 A importância do português o português é mais do que uma simples matéria O português é mais do que uma simples matéria, ele é uma ferramenta vital para

Leia mais

A PESQUISA QUALITATIVA

A PESQUISA QUALITATIVA A PESQUISA QUALITATIVA Profª Drª Siderly do Carmo Dahle de Almeida Prof. Dr. Paulo Eduardo de Oliveira CURSOS DE GRADUAÇÃO Pró-Reitoria de Ensino ORGANIZADORAS: Aparecida Cristina Cardoso Cristina Herold

Leia mais

Exercícios de múltipla escolha

Exercícios de múltipla escolha Exercícios de múltipla escolha 1-A classe gramatical da palavra alegria é: a-substantivo b-adjetivo c-advérbio d-pronome e-sujeito 2-A função sintática da palavra alegria é: a-predicado b-predicativo do

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS

CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS CAUSAIS Principais conjunções causais: porque, visto que, já que, uma vez que, como (= porque). Exemplos: - Não pude comprar o CD porque estava em falta. - Ele

Leia mais

Língua Portuguesa UNIDADE DE REVISÃO E RECUPERAÇÃO

Língua Portuguesa UNIDADE DE REVISÃO E RECUPERAÇÃO Língua Portuguesa UNIDADE DE REVISÃO E RECUPERAÇÃO Organizamos esta unidade para orientá-lo na revisão dos conteúdos trabalhados ao longo da disciplina. Siga as orientações desta apresentação, reveja os

Leia mais

Crase Preposição a + artigo feminino a

Crase Preposição a + artigo feminino a CRASE Crase Preposição a + artigo feminino a Vamos à piscina Quem vai, sempre vai a algum lugar. Piscina é um substantivo feminino antecedido do artigo do mesmo gênero. Portanto, neste caso constitui-se

Leia mais

PORTUGUÊS. Relação aula x conteúdo

PORTUGUÊS. Relação aula x conteúdo CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS AULAS CURSO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFCCE) - ASSISTENTE ADMINISTRATIVO - REGULAR Poderá haver substituições de professores, ficando a critério da coordenação pedagógica

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL

EXERCÍCIOS DE REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL EXERCÍCIOS DE REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL 1. (INAZ do Pará / CORE-PE Assistente Jurídico 2019) Na oração Vídeos e jogos permitem interações com as palavras de forma divertida o verbo é: A) Transitivo direto.

Leia mais

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos 1 Aulas Aula Conteúdo Página 1 Emprego das classes e palavras

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Conteúdo: Recuperação do 3 Bimestre L. Portuguesa Transitividade Verbal Sujeito e Predicado Predicativo do Sujeito/Núcleo do Sujeito Transitividade Verbal/Ojetos

Leia mais

Português/Jhonatta 7º Ano CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

Português/Jhonatta 7º Ano CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO 7º Ano 4 Prova Redações: R1 + R2 + R3 Avaliação Parcial Trabalho CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO prova (10,0) + média das redações (10,0) + A.P. (10,0) + Trabalho (10,0) 4 Obs.: Todas as avaliações valem 10,0 pontos.

Leia mais

OBJETO DIRETO E OBJETO INDIRETO EM UM LIVRO DIDÁTICO: GRAMÁTICA NORMATIVA VS. GRAMÁTICA EXPLICATIVA/GERATIVA

OBJETO DIRETO E OBJETO INDIRETO EM UM LIVRO DIDÁTICO: GRAMÁTICA NORMATIVA VS. GRAMÁTICA EXPLICATIVA/GERATIVA OBJETO DIRETO E OBJETO INDIRETO EM UM LIVRO DIDÁTICO: GRAMÁTICA NORMATIVA VS. GRAMÁTICA EXPLICATIVA/GERATIVA Jessé Pantoja SERRÃO (G-UFPA) Antônia Fernanda de Souza NOGUEIRA (UFPA) 120 Resumo Este artigo

Leia mais

DÚVIDAS E DIFICULDADES MAIS FREQUENTES NO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO MODELO ENEM

DÚVIDAS E DIFICULDADES MAIS FREQUENTES NO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO MODELO ENEM DÚVIDAS E DIFICULDADES MAIS FREQUENTES NO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO MODELO ENEM LABORATÓRIO DE REDAÇÃO Corretoras: Patrícia Peres Rayane Ferreira Tainá Veras COMPETÊNCIA I SIGNIFICADO DAS COMPETÊNCIAS

Leia mais

EMENTA OBJETIVO GERAL

EMENTA OBJETIVO GERAL C U R S O D E E N F E R M A G E M Componente Curricular: Português Instrumental Código: ENF- 302 Pré-Requisito: Nenhum Período Letivo: 2010.2 CH Total: 60h Professor: Denise Aparecida Brito Barreto E-mail:

Leia mais

CRONOGRAMA 2ª SÉRIE/2014 Língua Portuguesa Gramática AURÉLIA PEDRONI NASCIMENTO E CESAR AUGUSTUS VISINTIN S. LISBOA

CRONOGRAMA 2ª SÉRIE/2014 Língua Portuguesa Gramática AURÉLIA PEDRONI NASCIMENTO E CESAR AUGUSTUS VISINTIN S. LISBOA CRONOGRAMA 2ª SÉRIE/2014 Língua Portuguesa Gramática AURÉLIA PEDRONI NASCIMENTO E CESAR AUGUSTUS VISINTIN S. LISBOA PRIMEIRO TRIMESTRE: 05/02 a 21/05 ( 73 DIAS LETIVOS ) Primeira semana 05/02 a 07/02 Aula

Leia mais

DISCIPLINA 01 EXPRESSÃO ESCRITA TOTAL 20

DISCIPLINA 01 EXPRESSÃO ESCRITA TOTAL 20 DISCIPLINA 01 EXPRESSÃO ESCRITA - 2014 UNIDADES DIDÁTICAS HORAS PÁGINA I. A SELEÇÃO VOCABULAR: CRITÉRIOS E APLICAÇÕES II. GRAMÁTICA DE TEXTO AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM 10 10-03 05 06 TOTAL 20 Plano de Disciplinas

Leia mais

Conceituando. Geraldo assistiu ao filme. Observe essas duas frases, por exemplo. A correta é a segunda, pois o verbo "assistir" exige preposição "a":

Conceituando. Geraldo assistiu ao filme. Observe essas duas frases, por exemplo. A correta é a segunda, pois o verbo assistir exige preposição a: Hoje Monster Guerreiros, veremos um assunto que, inevitavelmente, é pura decoreba: Regência Verbal. Se você não conhecia, prazer em conhecer (ou "desprazer"). Conceituando Regência Verbal nada mais é do

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA PROFESSORA: Christiane Miranda Buthers de Almeida TURMA: 6º Ano PERÍODO DA ETAPA: 21/05/2018 a 31/08/2018 DISCIPLINA: Língua Portuguesa 1- QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA: 1. Gêneros: * Reconhecer

Leia mais

CURSO DE FARMÁCIA Reconhecido pela Portaria MEC nº 220 de , DOU de PLANO DE CURSO. Componente Curricular: Português Instrumental

CURSO DE FARMÁCIA Reconhecido pela Portaria MEC nº 220 de , DOU de PLANO DE CURSO. Componente Curricular: Português Instrumental CURSO DE FARMÁCIA Reconhecido pela Portaria MEC nº 220 de 01.11.12, DOU de 06.11.12 Componente Curricular: Português Instrumental Código: FAR- 402 Pré-requisito: - Nenhum Período Letivo: 2014.2 Professor:

Leia mais

Fui ao cinema no domingo.

Fui ao cinema no domingo. VERBOS INTRANSITIVOS Os verbos CHEGAR e IR são acompanhados de adjuntos adverbiais de lugar. De acordo com a norma culta, as preposições usadas para indicar direção são A e PARA. A preposição EM deve ser

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PROFª.: THAÍS

LÍNGUA PORTUGUESA PROFª.: THAÍS LÍNGUA PORTUGUESA PROFª.: THAÍS AULA 8 O VERBO E SEUS COMPLEMENTOS pág. 57 A ORAÇÃO E SUA ESTRUTURA BÁSICA Sujeito = o ser sobre o qual se declara alguma coisa. Predicado = o que se declara sobre o sujeito.

Leia mais

SUJEITO + PRONOME RELATIVO + VERBO + COMPLEMENTO. Ex.: Este é o assunto que fiz referência semana passada.

SUJEITO + PRONOME RELATIVO + VERBO + COMPLEMENTO. Ex.: Este é o assunto que fiz referência semana passada. PREPOSIÇÃO Ordem Direta da Oração: Sujeito + verbo + Complemento Ex.: Todos gostam de carnaval. Todos gostam carnaval. PREPOSIÇÃO QUEM ALGO ALGUÉM ALGUMA COISA SUJEITO + PRONOME RELATIVO + VERBO + COMPLEMENTO

Leia mais

Não exige complemento. Ex.: O pássaro cantou. O menino acordou. O bebê nasceu.

Não exige complemento. Ex.: O pássaro cantou. O menino acordou. O bebê nasceu. Retomada Não exige complemento. Ex.: O pássaro cantou. O menino acordou. O bebê nasceu. Obs.: O verbo intransitivo pode vir acompanhado de circunstâncias adverbiais. Ex.: O menino acordou cedo. O homem

Leia mais

MORFOLOGIA CLASSE GRAMATICAL. SUBSTANTIVO: é o que dá nome a todos os seres: vivos, inanimados, racionais, irracionais a fim de identificação.

MORFOLOGIA CLASSE GRAMATICAL. SUBSTANTIVO: é o que dá nome a todos os seres: vivos, inanimados, racionais, irracionais a fim de identificação. MORFOLOGIA CLASSE GRAMATICAL SUBSTANTIVO: é o que dá nome a todos os seres: vivos, inanimados, racionais, irracionais a fim de identificação. PREPOSIÇÃO É a classe de palavras que liga palavras entre si;

Leia mais

Sumário PARTE 1. MORFOLOGIA Pronomes demonstrativos Pronomes relativos O relativo que O relativo qual O relativo quem...

Sumário PARTE 1. MORFOLOGIA Pronomes demonstrativos Pronomes relativos O relativo que O relativo qual O relativo quem... Sumário Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português...... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância

Leia mais

Sumário. Edital sistematizado Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português PARTE 1

Sumário. Edital sistematizado Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português PARTE 1 Sumário Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves Termos essenciais da oração Introdução Chamamos de termos essenciais da oração aqueles compõem a estrutura básica da oração, ou seja, que são necessários para que a oração tenha significado. São eles:

Leia mais

COLÉGIO FERNÃO DIAS PAIS EXAME DE BOLSA º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

COLÉGIO FERNÃO DIAS PAIS EXAME DE BOLSA º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1. TEXTO: - Vocabulário; - Interpretação. 2. ASPECTOS GRAMATICAIS: - Encontros Vocálicos; - Encontros Consonantais; - Separação de sílabas e classificação quanto ao número

Leia mais

A RELAÇÃO ENTRE A REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL E A ARTICULAÇÃO DO SENTIDO NO INTERIOR DOS SINTAGMAS: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

A RELAÇÃO ENTRE A REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL E A ARTICULAÇÃO DO SENTIDO NO INTERIOR DOS SINTAGMAS: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA A RELAÇÃO ENTRE A REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL E A ARTICULAÇÃO DO SENTIDO NO INTERIOR DOS SINTAGMAS: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA Marcos Antônio da Silva Instituto Federal de Alagoas - Campus

Leia mais

textos: discussão e interpretação. de aula.

textos: discussão e interpretação. de aula. PLANO DE ENSINO 2013.1 ENGENHARIA CIVIL Disciplina LÍNGUA PORTUGUESA Código UPR 406 Docente Rita de Cássia Silva Tagliaferre Semestre I Carga horária 40 h 1 EMENTA A leitura e sua prática. A comunicação.

Leia mais

BOLSÃO 2017 / 6º ANO

BOLSÃO 2017 / 6º ANO Você que se inscreveu no Bolsão do Colégio Futuro Vip para cursar o 6º ano do Ensino Fundamental está BOLSÃO 2017 / 6º ANO Fonética Fonema distinção entre FONEMA e LETRA Sílaba número de sílabas / divisão

Leia mais

REVISÃO DE SINTAXE Predicação e Tipos de Predicado

REVISÃO DE SINTAXE Predicação e Tipos de Predicado Sintaxe Aula 3 (Língua Portuguesa / Redação / Hermenêutica / Teologia Patrística / Teologia de Missões) Tel: 8566.8968 REVISÃO DE SINTAXE Predicação e Tipos de Predicado (Língua Portuguesa / Redação /

Leia mais

Morfologia, Sintaxe e Morfossintaxe substantivo, verbo, Morfologia. Morfologia classes gramaticais

Morfologia, Sintaxe e Morfossintaxe substantivo, verbo, Morfologia. Morfologia classes gramaticais Língua Portuguesa Nesta bimestral você aprendeu sobre diversos conceitos como Morfologia, Sintaxe e Morfossintaxe, e partir desses conceitos vamos revisar os principais assuntos estudados. Quando falamos

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 9º ANO 1º BIMESTRE AUTORIA SHIRLEI DE CARVALHO MARTINS DUTRA Rio de Janeiro 2013 TEXTO GERADOR I Curriculum vitæ, que significa currículo,

Leia mais

Língua Portuguesa A MORFOSSINTAXE. Profª. Fernanda Machado

Língua Portuguesa A MORFOSSINTAXE. Profª. Fernanda Machado Língua Portuguesa A MORFOSSINTAXE Profª. Fernanda Machado Nesta bimestral você está aprendendo sobre diversos conceitos como Morfologia e Sintaxe, e partir desses conceitos vamos revisar os principais

Leia mais

PORTUGUÊS com DUDA NOGUEIRA ANATEL / julho 2014

PORTUGUÊS com DUDA NOGUEIRA ANATEL / julho 2014 1 Edital SISTEMATIZADO ANATEL - Língua Portuguesa Edital: http://www.cespe.unb.br/concursos/anatel_14/arquivos/ed_1_abertura.pdf Olá, guerreiros! Em primeiro lugar, vamos aos tópicos exigidos nas últimas

Leia mais

Disciplinas ministradas em outros cursos

Disciplinas ministradas em outros cursos Disciplinas ministradas em outros cursos MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACOMB BIBLIOTECONOMIA NOME DA DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA REDAÇÃO E EXPRESSÃO II PROFESSOR RESPONSÁVEL:

Leia mais

Professora Patrícia Lopes

Professora Patrícia Lopes Professora Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia

Leia mais

Sumário PARTE 1. Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português... 23

Sumário PARTE 1. Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português... 23 Sumário... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português...... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância nominal)

Leia mais