CARACTERIZAÇÃO POR ESPECTROSCOPIA NO INFRAVERMELHO DE UMA RESINA EPÓXI DGEBA COM UM NOVO AGENTE DE CURA DE POLIAMINOAMIDA E AMINA ALIFÁTICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CARACTERIZAÇÃO POR ESPECTROSCOPIA NO INFRAVERMELHO DE UMA RESINA EPÓXI DGEBA COM UM NOVO AGENTE DE CURA DE POLIAMINOAMIDA E AMINA ALIFÁTICA"

Transcrição

1 CARACTERIZAÇÃO POR ESPECTROSCOPIA NO INFRAVERMELHO DE UMA RESINA EPÓXI DGEBA COM UM NOVO AGENTE DE CURA DE POLIAMINOAMIDA E AMINA ALIFÁTICA L. P. Ceron 1, S. M. O. Einloft 1,2, R. A. Ligabue 1,2, N. F. Lopes 2 Rua Barão de Ubá 154 / 303, CEP , Porto Alegre, RS Luciano@rennertextil.com.br 1 PUCRS, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais 2 PUCRS, Faculdade de Química RESUMO O crescimento da aplicação em engenharia de filtração de materiais termorrígidos a base de epóxi é cada vez mais sofisticado, pois novas condições térmicas e melhorias de desempenho são exigidas em filtros industriais de particulados. Este trabalho tem como objetivo principal o estudo e caracterização por FTIR de uma nova resina epóxi, usando o monômero do tipo diglicidil éter de bisferol-a (DGEBA) com um agente de cura formado por poliaminoamida e amina, para utilizar como adesivo em filtro cartucho plissado. Foi caracterizada individualmente a resina DGEBA e o agente de cura, por espectroscopia FT-MIR, para identificar as formulações dos seus compostos. A mistura de 50% do DGEBA com 50% do agente de cura foi identificada por espectroscopia FT-MIR, que evidencia as alterações espectrométricas ocorridas na reação estudada, identificando o agente de cura de menor proporção na resina epóxi. Palavras-chave: Agente de Cura, DGEBA, Filtro Cartucho, FTIR, Particulados.

2 INTRODUÇÃO Os cartuchos plissados têm sido largamente utilizados no combate a poluição atmosférica e industrial, causada pela dispersão de materiais particulados no ar e que se origina dos mais diversos processos industriais e de extração, tais como: mineração, carvão, cimenteiras, cerâmicas, madeireiras, siderurgias e químicas. Os principais motivos da aplicação de cartuchos em filtros industriais são: custo relativamente baixo de implantação, recuperar filtros de mangas subdimensionados, facilidade de operação e alta eficiência na remoção de particulados (1). A aplicação de resina epóxi vem crescendo significativamente, na engenharia de filtração industrial, devido as suas excelentes propriedades como adesivos para colagem de não-tecidos em cartuchos [2]. A resina epoxídica é um polímero termorrígido bastante utilizado como matriz curada na preparação de materiais compósitos, principalmente devido às suas excelentes propriedades, tais como, estabilidade térmica, resistência a solventes, boa adesão, entre outras. Estas propriedades estão diretamente relacionadas à escolha do agente de cura e do processo de cura (3,4). A resina epóxi à base de diglicidil éter de bisfenol-a, conhecida como DGEBA, escolhida para estudo neste trabalho, é muito usadas devido ao menor custo e maior versatilidade (5). Normalmente chamadas de epóxis epis-bis, devido à formação pela reação de epicloridrina e bisfenol, a DGEBA é uma resina epóxi difuncional, líquida e de baixo peso molecular, mais comumente utilizada por apresentar boa fluidez, baixa retração durante a cura, fácil processamento e boa resistência física (6). A estrutura química da DGEBA é mostrada na Figura 1. Figura 1 - Estrutura química da resina epóxi DGEBA.

3 Os agentes de cura (ou reticulação) são responsáveis pelas características e o desempenho dos sistemas epóxis, pois são empregados para abrir o anel, transformando a resina em sistemas tridimensionais insolúveis e infusíveis, devido à formação de ligações cruzadas durante a cura (7,8). Os agentes de reticulação mais utilizados são aminas alifáticas, aminas cicloalifáticas, aminas aromáticas, anidridos e poliaminas. Polimercaptanas podem ser usadas em compósitos com resinas epoxídicas e como mistura com outros agentes de última geração como amina e poliaminoamida (Figura 2) (9). Figura 2 - Estruturas químicas de uma amina e poliaminoamida. O monitoramento dos grupos formados na reação de cura é importante para estabelecer a relação estrutura-propriedade e otimizar as condições de uso do produto final (10). A espectroscopia no infravermelho (FT-IR), nas regiões espectral 4000 a 400 cm -1 (MIR) e 6500 a 4000 cm -1 (NIR) têm sido utilizadas para avaliação de reações de cura em resinas epoxídicas (11). Assim, com o objetivo de desenvolver uma nova formulação de epóxi com propriedades de alta resistência térmica, avaliou-se por FTIR-MIR a resina epóxi DGEBA com um novo agente de cura de poliaminoamida e amina. MATERIAIS E MÉTODOS A resina epóxi DGEBA foi curada utilizando-se uma razão de 50% de resina : 50% de agente de cura. O agente de cura é uma mistura 90:10 poliaminoamida : amina. A análise de IV foi feita utilizando-se um Espectrômetro FTIR da Perkim- Elmer, modelo Spectrum 100, no modo de transmissão em uma escala entre 4000 a 450 cm -1. A resina epóxi DGEBA e o agente de cura foram analisados puros, aplicados diretamente na placa de ATR. A mistura curada foi analisada em pastilha de KBr.

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO O espectro de infravermelho da resina DGEBA mostrado na Figura 3, apresenta bandas nas regiões de: 3288 cm -1 atribuída a deformação axial de OH; 2922 e 2852 cm -1 atribuída à deformação axial de C-H alifático; 1646 cm -1 identifica a deformação axial de C-C aromático; 1272 cm -1 atribuída a deformação axial da ligação O-C (anel aromático) e em 1124 cm -1 caracteriza a deformação angular da ligação C-O-C do éter alifático (12,13). Figura 3 - Espectro de IV de DGEBA.

5 O espectro infravermelho do agente de cura, formado por 90% de poliamidoamida e 10% de amida, é apresentado na Figura 4 e apresenta bandas nas regiões de: 3504 cm -1 atribuída a deformação axial de N-H livre; 2966 cm -1 atribuída a deformação axial de C-H alifático; 1607 cm -1 atribuída a deformação angular de da ligação N-H de NH 2 ou NH (banda amida II); 1455 cm -1 atribuída a deformação axial de C-N e em 826 cm -1 ocorre a deformação angular simétrica da ligação N-H (14). Figura 4 - Espectro de IV do Agente de Cura.

6 O espectro infravermelho da resina curada DGEBA 50%:50% é mostrado na Figura 5, onde pode-se observar bandas nas regiões de: 3351 cm -1 atribuída a deformação axial de O-H formado a partir da reação de cura; 2925 cm -1 e 2853 cm -1 atribuídas a deformação axial de C-H alifático; 1647 cm -1 atribuída a deformação axial de C-C aromático; 1609 cm -1 atribuída a deformação angular de da ligação N-H de NH 2 ou NH (banda amida II); 1460 cm -1 atribuída a deformação axial de C-N e em 828 cm -1 representa a deformação angular simétrica de N-H (14). Figura 5 - Espectro de IV da mistura DGEBA com Agente de Cura (50%:50%). CONCLUSÕES A técnica de espectroscopia FTIR/MIR mostrou-se uma técnica eficiente para acompanhar o processo de cura de uma resina DGEBA utilizando-se um novo agente de cura à base de poliaminoamida e amina alifática. REFERÊNCIAS 1. KOMATSU, C. E.; ASSUNÇÃO, J. V. Tecnologia de controle da poluição do ar para material particulado, gases, vapores e odores e verificação de sistemas. São Paulo: CETESB, p.

7 2. DIAS, T. A eficiência do filtro cartucho. Meio Filtrante, São Bernando do Campo, v. 5, n. 23, p , BRUS, J.; URBANOVA, M.; STRACHOTA, A. Epoxy networks reinforced with polyhedral oligomeric silsesquioxanes: Structure and segmental dynamics as studied by solid-state NMR. Macromolecules, v. 41, p , OOI, S. K.; COOK, W. D.; SIMON, G. P.; SUCH, C. H. DSC studies of the curing mechanisms and kinetics of DGEBA using imidazole curing agents. Polymer, v. 41, p , CHOUDHARY, V.; JAIN, P.; VARMA, I. K. Effect of structure on thermal behaviour of epoxy resins. European Polymer Jornal, v. 39, p , BIAGINI, A. B.; MARCON, T. G. ; SCHMIDT, T. M. ; AMICO, S. C. ; FORTE, M. M. Avaliação de propriedades físicas, térmicas e mecânicas de formulações epóxi em diferentes condições de cura. In: 17 CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, Foz do Iguaçu, Anais... Foz do Iguaçu, HARPER, C. A. Handbook of Plastics - Elastomers and Composites. 2 ed. New York: McGraw-Hill, JESUS, M. S. Desenvolvimento de um Compósito Polímero-Metal à Base de Resina Epóxi para Aplicações em Moldes Rápidos f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais)-Pós-Graduação em Engenharia de Materiais, UFSC, Florianópolis, ROMÃO, B. M. V.; DINIZ, M. F.; AZEREDO, M. F. P.; LOURENÇO, V. L.; PARDINI, L. C.; DUTRA, R. C. L.; BUREL, F. Caracterização por FT-IR de Agentes de Cura Utilizados em Resinas Epoxídicas-II-Polimercaptana, Poliaminoamida e Amina Modificada. Polímeros: Ciência e Tecnologia. v. 13, n. 3, p , CHERDOUD-CHIBANI, A.; MOUZALI, M.; ABADIE, M. J. M. Jornal Appl. Polym. Sci., n. 69, p. 1167, WEYER. L. G. Applied Spectroscopy Reviews 21, n. 1, p. 1, PIRES, G. Materiais nanoestruturados do sistema epoxídico DGEBA/dietilenotriamina modificado com um éster de silsesquioxano: propriedades mecânicas e térmicas. 156p. Dissertação (Mestrado em Ciências dos Materiais) Departamento de Física e Química, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, GONZÁLES-BENITO, J. The nature of the structural gradient in epoxy curing at a glass fiber/epoxy matrix interface using FTIR imaging. Journal Colloid and Interface Science, v. 267, p , SILVERSTEIN, R. M. Identificação Espectrométrica de Compostos Orgânicos. 3 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, p.

8 CHARACTERIZATION BY INFRARED SPECTROSCOPY OF AN EPOXY RESIN DGEBA WITH A NEW CURING AGENT POLYAMINOAMIDE AND ALIPHATIC AMINE ABSTRACT The growth of engineering applications of filtration material to thermoset epoxy is increasingly sophisticated, as new thermal conditions and performance improvements are required in industrial filters for particulates. This work has as main goal the study and FTIR characterization of a new epoxy resin, using the monomer diglycidyl ether type bisferol-a (DGEBA) with a curing agent formed by poliaminoamida and amine for use as an adhesive in cartridge filter pleated. Was characterized individually to DGEBA resin and curing agent, FT-MIR spectroscopy to identify the formulations of the compounds. A mixture of 50% of DGEBA with 50% of curing agent was identified by FT-MIR, which shows better the spectrometric changes occurring in the reaction studied, identifying the healer of lower proportion in the epoxy resin. Key-words: Curing Agent, DGEBA, Filter Cartridge, FTIR, Particulate.

EMPREGO DE TÉCNICAS DE ANÁLISE TÉRMICA E FTIR NA AVALIAÇÃO DE RESINAS EPÓXI CURADAS ATRAVÉS DE IRRADIAÇÃO DE MICRO-ONDAS RESUMO

EMPREGO DE TÉCNICAS DE ANÁLISE TÉRMICA E FTIR NA AVALIAÇÃO DE RESINAS EPÓXI CURADAS ATRAVÉS DE IRRADIAÇÃO DE MICRO-ONDAS RESUMO EMPREGO DE TÉCNICAS DE ANÁLISE TÉRMICA E FTIR NA AVALIAÇÃO DE RESINAS EPÓXI CURADAS ATRAVÉS DE IRRADIAÇÃO DE MICRO-ONDAS D. F. Kersting 1 *, H. Wiebeck 1, F. J. Esper 2 Av.Prof. Mello Moraes n o 2463 -CEP

Leia mais

Romão, B. M. V. et al. - Caracterização por FT-IR dos agentes de cura

Romão, B. M. V. et al. - Caracterização por FT-IR dos agentes de cura Romão, B. M. V. et al. - aracterização por FT-IR dos agentes de cura aracterização por FT-IR de Agentes de ura Utilizados em Resinas Epoxídicas-II-Polimercaptana, Poliaminoamida e Amina Modificada Benedita

Leia mais

OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE BLENDAS DE POLI(m-FENILENO. SANTOS, Sandra Cruz dos; LOGUERCIO, Lara Fernandes; GARCIA, Irene Teresinha Santos 1 ;

OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE BLENDAS DE POLI(m-FENILENO. SANTOS, Sandra Cruz dos; LOGUERCIO, Lara Fernandes; GARCIA, Irene Teresinha Santos 1 ; OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE BLENDAS DE POLI(m-FENILENO ISOFTALAMIDA) E POLI(p-CRESOLFORMALDEÍDO) SANTOS, Sandra Cruz dos; LOGUERCIO, Lara Fernandes; GARCIA, Irene Teresinha Santos 1 ; 1 Deptº de Química

Leia mais

AVALIAÇÃO DA PROPORCIONALIDADE DA MISTURA NA CINÉTICA DE CURA DA RESINA EPÓXI*

AVALIAÇÃO DA PROPORCIONALIDADE DA MISTURA NA CINÉTICA DE CURA DA RESINA EPÓXI* AVALIAÇÃO DA PROPORCIONALIDADE DA MISTURA NA CINÉTICA DE CURA DA RESINA EPÓXI* Maria Olivia de Barros Almeida 1 Michelli Siquiera Monteiro de Barros 2 Thamise Sampaio Vasconcelos Vilela 3 Resumo O intuito

Leia mais

ESTUDO COMPARATIVO DA ADERÊNCIA DE DIFERENTES ADESIVOS EPOXÍDICOS. INFLUÊNCIA DO TRATAMENTO COM ÁGUA DESTILADA.

ESTUDO COMPARATIVO DA ADERÊNCIA DE DIFERENTES ADESIVOS EPOXÍDICOS. INFLUÊNCIA DO TRATAMENTO COM ÁGUA DESTILADA. ESTUDO COMPARATIVO DA ADERÊNCIA DE DIFERENTES ADESIVOS EPOXÍDICOS. INFLUÊNCIA DO TRATAMENTO COM ÁGUA DESTILADA. Filiberto González Garcia 1,2*, Maik A. Pires Lopes 2, Francisco C. Rodrigues Junior 2, Eduardo

Leia mais

AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA CONCENTRAÇÃO DE TRIGLICIDILISOBUTIL-POSS EM UMA RESINA EPÓXI NAS PROPRIEDADES DO NANOCOMPÓSITO

AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA CONCENTRAÇÃO DE TRIGLICIDILISOBUTIL-POSS EM UMA RESINA EPÓXI NAS PROPRIEDADES DO NANOCOMPÓSITO AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA CONCENTRAÇÃO DE TRIGLICIDILISOBUTIL-POSS EM UMA RESINA EPÓXI NAS PROPRIEDADES DO NANOCOMPÓSITO M. LONGHI 1, V. PISTOR 2, L. P. ZINI 3, C. BALDASSO 4, S. R. KUNST 5, A. J. ZATTERA

Leia mais

Influência da Estrutura Química do Co-Monômero nas Propriedades Mecânicas e Adesivas de Redes Epoxídicas

Influência da Estrutura Química do Co-Monômero nas Propriedades Mecânicas e Adesivas de Redes Epoxídicas Influência da Estrutura Química do Co-Monômero nas Propriedades Mecânicas e Adesivas de Redes Epoxídicas Filiberto González Garcia Laboratório de Biomateriais, UNIFEI Maria E. Leyva, Alvaro A. A. de Queiroz

Leia mais

Polímeros: Ciência e Tecnologia ISSN: Associação Brasileira de Polímeros Brasil

Polímeros: Ciência e Tecnologia ISSN: Associação Brasileira de Polímeros Brasil Polímeros: Ciência e Tecnologia ISSN: 0104-1428 abpol@abpol.org.br Associação Brasileira de Polímeros Brasil Ferrari, Vanesa C. G. M.; Lourenço, Vera L.; Dutra, Rita de C. L.; Diniz, Milton F.; Azevedo,

Leia mais

Análise Estrutural. José Carlos Marques Departamento de Química Universidade da Madeira

Análise Estrutural. José Carlos Marques Departamento de Química Universidade da Madeira Análise Estrutural José Carlos Marques Departamento de Química Universidade da Madeira Programa Espectroscopia interacção luz /átomos-moléculas Espectroscopia UV-vis transições electrónicas determinação

Leia mais

REPARO DE DUTOS DANIFICADOS UTILIZANDO MATERIAIS COMPÓSITOS

REPARO DE DUTOS DANIFICADOS UTILIZANDO MATERIAIS COMPÓSITOS REPARO DE DUTOS DANIFICADOS UTILIZANDO MATERIAIS COMPÓSITOS Lizabeth Grace Castellares CENPES/PETROBRÁS Trabalho apresentado na 6 Conferência Sobre Tecnologia de Equipamentos, Salvador, agosto, 2002 As

Leia mais

ESTUDO CINÉTICO EM ADESIVO EPOXÍDICO CONTENDO GRUPOS MERCAPTANA

ESTUDO CINÉTICO EM ADESIVO EPOXÍDICO CONTENDO GRUPOS MERCAPTANA ESTUDO CINÉTICO EM ADESIVO EPOXÍDICO CONTENDO GRUPOS MERCAPTANA Hilzette P. C. Andrade, Silvana N. Cassu, Margarete F. P. Azevedo, Vera L. Lourenço, Rita C. L. Dutra* Instituto de Aeronáutica e Espaço

Leia mais

Espectroscopia no IV

Espectroscopia no IV Espectroscopia no IV Bibliografia: Pavia, D.L. et al., Introdução à Espectroscopia, Ed. Cengage Learning, 2010. Bruice, P.Y. et al., Química Orgânica, Ed. Prendice Hall, 2004. Região do Infravermelho na

Leia mais

poli mero macromolécula monômero

poli mero macromolécula monômero A palavra polímero origina-se do grego poli (muitos) e mero (unidade de repetição). Assim, um polímero é uma macromolécula composta por muitas (dezenas a milhares) unidades de repetição denominadas meros,

Leia mais

DETERMINAÇÃO DE PARÂMETROS CINÉTICOS DE CURA DO COMPÓSITO DE EPÓXI REFORÇADO COM 20% DE FIBRAS DE MALVA*

DETERMINAÇÃO DE PARÂMETROS CINÉTICOS DE CURA DO COMPÓSITO DE EPÓXI REFORÇADO COM 20% DE FIBRAS DE MALVA* 3349 DETERMINAÇÃO DE PARÂMETROS CINÉTICOS DE CURA DO COMPÓSITO DE EPÓXI REFORÇADO COM 20% DE FIBRAS DE MALVA* Lucio Fabio Cassiano Nascimento 1 Luis Henrique Leme Louro 2 Sérgio Neves Monteiro 3 Jheison

Leia mais

EFEITO CINÉTICO DE COMPENSAÇÃO OBSERVADO NA REAÇÃO DE CURA DE RESINA EPÓXI (DGEBA) COM DICIANODIAMIDA

EFEITO CINÉTICO DE COMPENSAÇÃO OBSERVADO NA REAÇÃO DE CURA DE RESINA EPÓXI (DGEBA) COM DICIANODIAMIDA EFEITO CINÉTICO DE COMPENSAÇÃO OBSERVADO NA REAÇÃO DE CURA DE RESINA EPÓXI (DGEBA) COM DICIANODIAMIDA P. E. FERREIRA 1, J. G. R. POÇO 2,3 1 Trabalho Final apresentado ao IPT para obtenção do Mestrado Profissional

Leia mais

Polímeros: Ciência e Tecnologia ISSN: Associação Brasileira de Polímeros Brasil

Polímeros: Ciência e Tecnologia ISSN: Associação Brasileira de Polímeros Brasil Polímeros: Ciência e Tecnologia ISSN: 1-1 abpol@abpol.org.br Associação Brasileira de Polímeros Brasil Pessanha, Maikon C. R.; Dias, Dylmar P.; Filgueira, Marcello; Paranhos, Ronaldo P. R.; Farias, Otávio

Leia mais

Missão Colocar a nanotecnologia a serviço

Missão Colocar a nanotecnologia a serviço Missão Colocar a nanotecnologia a serviço do desenvolvimento tecnológico e sustentável, fornecendo produtos e serviços em plásticos e borrachas com nanomateriais de carbono. Nanotecnologia Investimentos

Leia mais

Espectroscopia no Infravermelho (IR)

Espectroscopia no Infravermelho (IR) Espectroscopia no Infravermelho (IR) INFRARED (IR) 0,78 µm a 1000 µm 12800 cm -1 a 10 cm -1 Região Comprimento de onda (µm) Número de onda (cm -1 ) Frequência (Hz) Próximo 0,78 a 2,5 12800 a 4000 3,8 x

Leia mais

Elastômeros de Alta Performance em Spray

Elastômeros de Alta Performance em Spray Elastômeros de Alta Performance em Spray Poliuréias e Poliuretanos Sergio Zampieri São Paulo, Outubro de 2009 Tecnologias Disponíveis em Spray Poliuréia Poliuretano Elastômero híbrido ( poliuretano / poliuréia

Leia mais

PROPRIEDADES MECÂNICAS DA RESINA DGEBA MODIFICADA E FORMULAÇÃO DE COMPÓSITOS DIAMANTADOS PARA USO ABRASIVO

PROPRIEDADES MECÂNICAS DA RESINA DGEBA MODIFICADA E FORMULAÇÃO DE COMPÓSITOS DIAMANTADOS PARA USO ABRASIVO PROPRIEDADES MECÂNICAS DA RESINA DGEBA MODIFICADA E FORMULAÇÃO DE COMPÓSITOS DIAMANTADOS PARA USO ABRASIVO Magno L. T. Bessa 1* (M), Rubén J. S. Rodríguez 1, Camila R. Amaral 2 1 - Universidade Estadual

Leia mais

ESTUDO DAS PROPRIEDADES DINÂMICO MECÂNICAS DE MEMBRANAS DE TPU E PU DE ÓLEO DE MAMONA COM POLIANILINA.

ESTUDO DAS PROPRIEDADES DINÂMICO MECÂNICAS DE MEMBRANAS DE TPU E PU DE ÓLEO DE MAMONA COM POLIANILINA. ESTUDO DAS PROPRIEDADES DINÂMICO MECÂNICAS DE MEMBRANAS DE TPU E PU DE ÓLEO DE MAMONA COM POLIANILINA. Franco D. R. Amado 1*, Luiz F. Rodrigues Jr. 2, Maria M. C. Forte 2, Carlos A. Ferreira 2 1* Depto.

Leia mais

INVESTIGAÇÃO DOS POSSÍVEIS SÍTIOS DE ADSORÇÃO DE Cd +2 E Hg +2 EM SOLUÇÃO AQUOSA

INVESTIGAÇÃO DOS POSSÍVEIS SÍTIOS DE ADSORÇÃO DE Cd +2 E Hg +2 EM SOLUÇÃO AQUOSA 6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG INVESTIGAÇÃO DOS POSSÍVEIS SÍTIOS DE ADSORÇÃO DE Cd +2 E Hg +2 EM SOLUÇÃO

Leia mais

Polímeros: Ciência e Tecnologia ISSN: Associação Brasileira de Polímeros Brasil

Polímeros: Ciência e Tecnologia ISSN: Associação Brasileira de Polímeros Brasil Polímeros: Ciência e Tecnologia ISSN: 0104-1428 abpol@abpol.org.br Associação Brasileira de Polímeros Brasil González-Garcia, Filiberto; Miguez, Eduardo; Soares, Bluma G. Caracterização do sistema éter

Leia mais

Utilização de fibras moídas no fabrico de ferramentas de matriz polimérica

Utilização de fibras moídas no fabrico de ferramentas de matriz polimérica Utilização de fibras moídas no fabrico de ferramentas de matriz polimérica Pedro V. Vasconcelos 1, F. Jorge Lino 2, Rui J. L. Neto 3 1 ESTG/ IPVC - Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Ap. 574, 4900-908

Leia mais

FOTOPOLIMERIZAÇÃO DE SISTEMAS MULTIFUNCIONAIS PARA UTILIZAÇÃO EM DISPOSITIVOS ÓPTICOS: ASPECTOS MECÂNICOS

FOTOPOLIMERIZAÇÃO DE SISTEMAS MULTIFUNCIONAIS PARA UTILIZAÇÃO EM DISPOSITIVOS ÓPTICOS: ASPECTOS MECÂNICOS FOTOPOLIMERIZAÇÃO DE SISTEMAS MULTIFUNCIONAIS PARA UTILIZAÇÃO EM DISPOSITIVOS ÓPTICOS: ASPECTOS MECÂNICOS Marco Henrique Zangiacomi, Edison Bittencourt Mestre em Engenharia química, Professor Titular Cidade

Leia mais

Caracterização de Blenda de Poli (Ácido Láctico-co-Glicólico) Poliisopreno para Aplicação como Biomaterial

Caracterização de Blenda de Poli (Ácido Láctico-co-Glicólico) Poliisopreno para Aplicação como Biomaterial Caracterização de Blenda de Poli (Ácido Láctico-co-Glicólico) Poliisopreno para Aplicação como Biomaterial Douglas R. Marques 1 e Luis A. dos Santos 1 1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil,

Leia mais

RTIGOTÉCNICOCIENTÍFICOEstudo da Reação entre Polietileno Glicol e Resina Epoxídica na Presença de N,N-dimetilbenzilamina

RTIGOTÉCNICOCIENTÍFICOEstudo da Reação entre Polietileno Glicol e Resina Epoxídica na Presença de N,N-dimetilbenzilamina RTIGOTÉCNICOCIENTÍFICOEstudo da Reação entre Polietileno Glicol e Resina Epoxídica na Presença de N,N-dimetilbenzilamina AMario Zacharuk, Daniela Becker Centro de Ciências Tecnológicas, UDESC Instituto

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA E DE ALIMENTOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA E DE ALIMENTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA E DE ALIMENTOS RELATÓRIO DE VIAGEM PUCRS Aluna: Alexsandra Valério Orientadores: Cláudia Sayer Pedro H. H. Araújo

Leia mais

3 Comportamento dos materiais compósitos em exposição a altas temperaturas

3 Comportamento dos materiais compósitos em exposição a altas temperaturas 3 Comportamento dos materiais compósitos em exposição a altas temperaturas 3.1 Considerações Gerais Uma das grandes desvantagens de muitos materiais compósitos é o baixo desempenho em condições de elevada

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DE RESINAS EPÓXI PARA COMPÓSITOS CURADAS ATRAVÉS DE IRRADIAÇÃO DE MICRO ONDAS

CARACTERIZAÇÃO DE RESINAS EPÓXI PARA COMPÓSITOS CURADAS ATRAVÉS DE IRRADIAÇÃO DE MICRO ONDAS CARACTERIZAÇÃO DE RESINAS EPÓXI PARA COMPÓSITOS CURADAS ATRAVÉS DE IRRADIAÇÃO DE MICRO ONDAS Daniel Kersting 1,2*, Hélio Wiebeck 2, Fábio José Esper 3 1) Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo CTMSP.

Leia mais

ESTUDO DA REAÇÃO ENTRE POLIETILENO GLICOL E RESINAS EPÓXI USANDO N,N-DIMETILBENZILAMINA COMO CATALISADOR

ESTUDO DA REAÇÃO ENTRE POLIETILENO GLICOL E RESINAS EPÓXI USANDO N,N-DIMETILBENZILAMINA COMO CATALISADOR ESTUDO DA REAÇÃO ENTRE POLIETILENO GLICOL E RESINAS EPÓXI USANDO N,N-DIMETILBENZILAMINA COMO CATALISADOR Mario Zacharuk 1, Luiz A. F. Coelho 1, Daniela Becker 2, Sergio H. Pezzin 1*, 1 Centro de Ciências

Leia mais

ESTUDO DA CURA DE SISTEMAS EPÓXI/MMT UTILIZANDO DSC-MODULADO

ESTUDO DA CURA DE SISTEMAS EPÓXI/MMT UTILIZANDO DSC-MODULADO ESTUDO DA CURA DE SISTEMAS EPÓXI/MMT UTILIZANDO DSC-MODULADO Virgínia S. de Souza 1*, Otávio Bianchi 1, Raquel S. Mauler 1, Martha F. S. Lima 2 1* Universidade Federal do Rio Grande do Sul- Instituto de

Leia mais

SÍNTESE DE BETA FOSFATO TRICÁLCICO, POR REAÇÃO DE ESTADO SÓLIDO, PARA USO BIOMÉDICO

SÍNTESE DE BETA FOSFATO TRICÁLCICO, POR REAÇÃO DE ESTADO SÓLIDO, PARA USO BIOMÉDICO SÍNTESE DE BETA FOSFATO TRICÁLCICO, POR REAÇÃO DE ESTADO SÓLIDO, PARA USO BIOMÉDICO T. C. S. PEREIRA 1, G. R. SANTOS 1 e G. A. FERNANDES 1 1 Universidade Federal de Itajubá, Instituto de Engenharia Mecânica

Leia mais

AVALIAÇÃO DA DEGRADAÇÃO TÉRMICA DA RESINA EPÓXI PURA E

AVALIAÇÃO DA DEGRADAÇÃO TÉRMICA DA RESINA EPÓXI PURA E AVALIAÇÃO DA DEGRADAÇÃO TÉRMICA DA SINA EPÓXI PURA E MODIFICADA Nara G. Berry a, Fábio L. Barcia b, Bluma G. Soraes b, Ana Cristina Fontes Moreira b, Thiago Paulo Amaral b, José Roberto M.d Almeida c a,c

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DE BLENDAS POLIETILENO/POLIPROPILENO POR ESPECTROSCOPIA NO INFRAVERMELHO E CALORIMETRIA EXPLORATÓRIA DIFERENCIAL

IDENTIFICAÇÃO DE BLENDAS POLIETILENO/POLIPROPILENO POR ESPECTROSCOPIA NO INFRAVERMELHO E CALORIMETRIA EXPLORATÓRIA DIFERENCIAL IDENTIFICAÇÃO DE BLENDAS POLIETILENO/POLIPROPILENO POR ESPECTROSCOPIA NO INFRAVERMELHO E CALORIMETRIA EXPLORATÓRIA DIFERENCIAL Gleisa Pitareli 1*, Edilene de Cássia D. Nunes 2, Eufemia Paez Soares 3, Aline

Leia mais

2 Técnicas de Reforço com Materiais Compósitos em Estruturas de Concreto

2 Técnicas de Reforço com Materiais Compósitos em Estruturas de Concreto 2 Técnicas de Reforço com Materiais Compósitos em Estruturas de Concreto 2.1. Notas Iniciais Este capítulo trata de algumas propriedades dos materiais compósitos, as características físico-químicas da

Leia mais

ANÁLISE CINÉTICA ISOTÉRMICA E NÃO ISOTÉRMICA DE CURA DE RESINA EPÓXI-AMINA

ANÁLISE CINÉTICA ISOTÉRMICA E NÃO ISOTÉRMICA DE CURA DE RESINA EPÓXI-AMINA ANÁLISE CINÉTICA ISOTÉRMICA E NÃO ISOTÉRMICA DE CURA DE RESINA EPÓXI-AMINA Mariane M. S. P. de Abreu 1, Carlos Y. Shigue 1 *, Carlos A. Baldan 1-2, Ernesto.Ruppert Filho 3 1 * Departamento de Engenharia

Leia mais

Desenvolvimento de Materiais Híbridos com Aplicações Biomédicas. Prof. Joana Lancastre

Desenvolvimento de Materiais Híbridos com Aplicações Biomédicas. Prof. Joana Lancastre Desenvolvimento de Materiais Híbridos com Aplicações Biomédicas Prof. Joana Lancastre JULHO DE 2014 Introdução Os materiais híbridos são materiais constituídos por uma componente orgânica (polímero - PDMS)

Leia mais

Huntsman Advanced Materials

Huntsman Advanced Materials Huntsman Advanced Materials Feiplar/Feipur Painel Aeroespacial Novembro 2012 Ronny Konrad Divisões de negócio Diferenciação Inorgânico Polyurethanes Performance Products Advanced Materials Textile Effects

Leia mais

DETERMINAÇÃO DOS ESTÁGIOS DE GELIFICAÇÃO E DE VITRIFICAÇÃO NA CURA DE UM SISTEMA EPÓXI-AMINA POR ANÁLISES DIELÉTRICA E DINÂMICO-MECÂNICA

DETERMINAÇÃO DOS ESTÁGIOS DE GELIFICAÇÃO E DE VITRIFICAÇÃO NA CURA DE UM SISTEMA EPÓXI-AMINA POR ANÁLISES DIELÉTRICA E DINÂMICO-MECÂNICA DETERMINAÇÃO DOS ESTÁGIOS DE GELIFICAÇÃO E DE VITRIFICAÇÃO NA CURA DE UM SISTEMA EPÓXI-AMINA POR ANÁLISES DIELÉTRICA E DINÂMICO-MECÂNICA Mariane M. S. P. de Abreu 1*, Carlos Y. Shigue 1, Pedro C. de Oliveira

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO ESPECTROSCÓPICA E FISICO- QUÍMICA DE FILMES DE BLENDAS DE AMIDO E CARBOXIMETILCELULOSE.

CARACTERIZAÇÃO ESPECTROSCÓPICA E FISICO- QUÍMICA DE FILMES DE BLENDAS DE AMIDO E CARBOXIMETILCELULOSE. CARACTERIZAÇÃO ESPECTROSCÓPICA E FISICO- QUÍMICA DE FILMES DE BLENDAS DE AMIDO E CARBOXIMETILCELULOSE. C. H. FERREIRA 1, E. F. PASSOS 1, P. T. MARQUES 1 1 Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Pato

Leia mais

Soluções em Adesão Estrutural, Fixação e Vedação para Indústria Náutica

Soluções em Adesão Estrutural, Fixação e Vedação para Indústria Náutica Engineered Polymers Soluções em Adesão Estrutural, Fixação e Vedação para Indústria Náutica Polymers Sealants Polymers Adhesives PP&F Asia Polymers South America Aperfeiçoando a produção de barcos com

Leia mais

ESTUDO DAS PROPRIEDADES DE COMPÓSITOS DE RESINA EPÓXI E MICROESFERAS OCAS DE CINZAS DE CARVÃO

ESTUDO DAS PROPRIEDADES DE COMPÓSITOS DE RESINA EPÓXI E MICROESFERAS OCAS DE CINZAS DE CARVÃO ESTUDO DAS PROPRIEDADES DE COMPÓSITOS DE RESINA EPÓXI E MICROESFERAS OCAS DE CINZAS DE CARVÃO Valéria Dutra Ramos Helson Moreira da Costa Resumo Compósitos de resina epóxi e microesferas ocas de cinzas

Leia mais

Leyva, M.E. 1 ; Garcia, F.G. 1 ; Soares, B.G. 2

Leyva, M.E. 1 ; Garcia, F.G. 1 ; Soares, B.G. 2 ISSN 1517-7076 artigo 11140, pp. 955-960, 2012 Estudo da mistura do éter diglicidílico do bisfenol-a com poli(etileno-co-acetato de vinila)-g-poli(metacrilato de metila) por espectroscopia dielétrica e

Leia mais

TABELA DE VALORES DE ABSORÇÃO NO INFRAVERMELHO PARA COMPOSTOS ORGÂNICOS

TABELA DE VALORES DE ABSORÇÃO NO INFRAVERMELHO PARA COMPOSTOS ORGÂNICOS TABELA DE VALORES DE ABSORÇÃO NO INFRAVERMELHO PARA COMPOSTOS ORGÂNICOS 1) 3.600-2.700 cm -1 A absorção nesta região é associada às vibrações de deformação axial nos átomos de hidrogênio ligados a carbono,

Leia mais

MARCOS JULIANO COELHO NANOCOMPÓSITOS DE EPÓXI REFORÇADOS COM NANOPARTÍCULAS DE ÓXIDO DE ALUMÍNIO (ALFA ALUMINA) OU ÓXIDO DE TITÂNIO (TITÂNIA)

MARCOS JULIANO COELHO NANOCOMPÓSITOS DE EPÓXI REFORÇADOS COM NANOPARTÍCULAS DE ÓXIDO DE ALUMÍNIO (ALFA ALUMINA) OU ÓXIDO DE TITÂNIO (TITÂNIA) UNIVERSIDADE DO ETADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA DEM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS PGCEM MARCOS JULIANO

Leia mais

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE POLÍMEROS HÍBRIDOS ORGÂNICO/INORGÂNICOS VIA POLIMERIZAÇÃO EM SOLUÇÃO

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE POLÍMEROS HÍBRIDOS ORGÂNICO/INORGÂNICOS VIA POLIMERIZAÇÃO EM SOLUÇÃO SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE POLÍMEROS HÍBRIDOS ORGÂNICO/INORGÂNICOS VIA POLIMERIZAÇÃO EM SOLUÇÃO T. R. AUGUSTINHO 1, G. MOTZ 2, R. A. F. MACHADO 1 1 Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento

Leia mais

Avaliação espectroscópica de ácidos húmicos extraídos de solos sob adição de diferentes compostos orgânicos

Avaliação espectroscópica de ácidos húmicos extraídos de solos sob adição de diferentes compostos orgânicos Avaliação espectroscópica de ácidos húmicos extraídos de solos sob adição de diferentes compostos orgânicos Spectroscopic evaluation of humic acids extracted from soils under addition of different organic

Leia mais

Disciplina: MAF 2130 Química aplicada às engenharias

Disciplina: MAF 2130 Química aplicada às engenharias Pontifícia Universidade Católica de Goiás Av. Universitária 1.440, Setor Universitário Goiânia-GO, CEP: 74605-010 Fone: +55 62 3946-1000 Disciplina: MAF 2130 Química aplicada às engenharias Prof. Dr. Julio

Leia mais

Dyneon TM Fluorelastômero. Guia de Produto. 3 Inovação

Dyneon TM Fluorelastômero. Guia de Produto. 3 Inovação Dyneon TM Fluorelastômero Guia de Produto 3 Inovação Introdução Os fluorelastômeros Dyneon TM, BRE TM e Aflas TM TFE são elastômeros sintéticos fluorados, conhecidos como Borracha Fluorada, desenvolvidos

Leia mais

NANOCOMPÓSITOS DE FILMES DE ACETATO DE CELULOSE E CLOISITE 20A

NANOCOMPÓSITOS DE FILMES DE ACETATO DE CELULOSE E CLOISITE 20A NANOCOMPÓSITOS DE FILMES DE ETATO DE CELULOSE E CLOISITE 20A Wilson Alves Ribeiro Neto 1 ; José Manoel Marconcini 2 1 Bolsista Capes, Embrapa Instrumentação, São Carlos, SP; neto.wr@gmail.com 2 Pesquisador

Leia mais

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45 Produto COMPOUND INJEÇÃO oferece excelente resistência química e mecânica, penetrando nas trincas e fissuras, proporcionando uma perfeita colmatação e o monolitismo da estrutura de concreto em razão de

Leia mais

Determinação da massa equivalente de hidrogênio amina em endurecedores do tipo amina alifática por titulação potenciométrica

Determinação da massa equivalente de hidrogênio amina em endurecedores do tipo amina alifática por titulação potenciométrica ISSN 1517-77 Revista Matéria, v. 15, n. 1, pp. 7 75, http://www.materia.coppe.ufrj.br/sarra/artigos/artigo17 Determinação da massa equivalente de hidrogênio amina em endurecedores do tipo amina alifática

Leia mais

QUITOSANA QUIMICAMENTE MODIFICADA COM ACETILACETONA NA AUSÊNCIA DE SOLVENTE

QUITOSANA QUIMICAMENTE MODIFICADA COM ACETILACETONA NA AUSÊNCIA DE SOLVENTE QUITOSANA QUIMICAMENTE MODIFICADA COM ACETILACETONA NA AUSÊNCIA DE SOLVENTE José Francisco B. Júnior, Pedro D. R. Monteiro, Jairton de M. Alencar, Luizângela R. Silva, José Milton E. de Matos, Kaline S.

Leia mais

22º CBECiMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais 06 a 10 de Novembro de 2016, Natal, RN, Brasil

22º CBECiMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais 06 a 10 de Novembro de 2016, Natal, RN, Brasil CARACTERIZAÇÃO POR INFRAVERMELHO DO COMPÓSITO FORMADO POR POLIESTIRENO EXPANDIDO E CELULOSE MICROCRISTALINA R. N. Silva 1*, V. D. B. Nunes 1, F. C. Figueiredo 1, J. R. S. Júnior 1 1 Universidade Federal

Leia mais

AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO TÉRMICO DURANTE A CURA DE RESINAS EPOXÍ E DE POLIURETANO APLICADAS NO REVESTIMENTO DE COMPONENTES ELETRÔNICOS

AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO TÉRMICO DURANTE A CURA DE RESINAS EPOXÍ E DE POLIURETANO APLICADAS NO REVESTIMENTO DE COMPONENTES ELETRÔNICOS AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO TÉRMICO DURANTE A CURA DE RESINAS EPOXÍ E DE POLIURETANO APLICADAS NO REVESTIMENTO DE COMPONENTES ELETRÔNICOS Caio M. Barroso 1 *, João P. da S. Bandeira 1, Rodrigo T. de Amorim

Leia mais

INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE PEBAX COMO AGENTE COMPATIBILIZANTE À BLENDA IMISCÍVEL DE POLIPROPILENO/POLIAMIDA6

INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE PEBAX COMO AGENTE COMPATIBILIZANTE À BLENDA IMISCÍVEL DE POLIPROPILENO/POLIAMIDA6 INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE PEBAX COMO AGENTE COMPATIBILIZANTE À BLENDA IMISCÍVEL DE POLIPROPILENO/POLIAMIDA6 Jerusa Roeder* Ricardo Vinicius Bof de Oliveira Valdir Soldi Alfredo Tibúrcio Nunes Pires Departamento

Leia mais

PREPARAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE COMPÓSITOS PARA USO EM ODONTOLOGIA ESTUDO DA MATRIZ POLIMÉRICA

PREPARAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE COMPÓSITOS PARA USO EM ODONTOLOGIA ESTUDO DA MATRIZ POLIMÉRICA PREPARAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE COMPÓSITOS PARA USO EM ODONTOLOGIA ESTUDO DA MATRIZ POLIMÉRICA Alexandre Gatti *, Sidney J. L. Ribeiro, Younes Messaddeq * Instituto de Química UNESP CP 355 CEP.: 14801-970

Leia mais

IMPACTO DA RELAÇÃO MÁSSICA ENTRE A RESINA E RESÍDUOS DE MÁRMORE CALCÍTICO NA FORMULAÇÃO DO MÁRMORE ARTIFICIAL RESUMO

IMPACTO DA RELAÇÃO MÁSSICA ENTRE A RESINA E RESÍDUOS DE MÁRMORE CALCÍTICO NA FORMULAÇÃO DO MÁRMORE ARTIFICIAL RESUMO IMPACTO DA RELAÇÃO MÁSSICA ENTRE A RESINA E RESÍDUOS DE MÁRMORE CALCÍTICO NA FORMULAÇÃO DO MÁRMORE ARTIFICIAL F. S. Silva¹, ²*, C. E. G. Ribeiro¹, R. J. S. Rodriguez 2 fernandas@ifes.edu.br 1 - Instituto

Leia mais

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*.

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*. EMENTÁRIO As disciplinas ministradas pela Universidade Federal de Viçosa são identificadas por um código composto por três letras maiúsculas, referentes a cada Departamento, seguidas de um número de três

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO MECÂNICA DE COMPÓSITOS POLIMÉRICOS BOBINADOS EM DIVERSAS ORIENTAÇÕES DO REFORÇO

CARACTERIZAÇÃO MECÂNICA DE COMPÓSITOS POLIMÉRICOS BOBINADOS EM DIVERSAS ORIENTAÇÕES DO REFORÇO CARACTERIZAÇÃO MECÂNICA DE COMPÓSITOS POLIMÉRICOS BOBINADOS EM DIVERSAS ORIENTAÇÕES DO REFORÇO Eduardo da Silva Leitão 1, Gerson Marinucci 2, Osni de Carvalho 1, Arnaldo H.P. de Andrade 2 1-Centro Tecnológico

Leia mais

Estudo da Incorporação de Resíduo de Fabricação de Pás Eólicas para Aerogeradores em Cimento Portland

Estudo da Incorporação de Resíduo de Fabricação de Pás Eólicas para Aerogeradores em Cimento Portland UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Campus de Sorocaba Estudo da Incorporação de Resíduo de Fabricação de Pás Eólicas para Aerogeradores em Cimento Portland Study of Incorporation of

Leia mais

SEM CÓDIGO DISCIPLINA LAB TEO

SEM CÓDIGO DISCIPLINA LAB TEO 1 Algoritmo e Linguagem de Programação 2 2 1 Matemática para Engenharias 4 1 Projetos de Engenharia 4 1 Teoria das Organizações 2 1 Empreendedorismo 2 1 Metodologia Científica e Tecnológica 2 1 Comunicação

Leia mais

PREPARAÇÃO DE COMPLEXOS DE INCLUSÃO DA SULFADIAZINA DE PRATA E DE PAPAÍNA COM A β-ciclodextrina

PREPARAÇÃO DE COMPLEXOS DE INCLUSÃO DA SULFADIAZINA DE PRATA E DE PAPAÍNA COM A β-ciclodextrina PREPARAÇÃO DE COMPLEXOS DE INCLUSÃO DA SULFADIAZINA DE PRATA E DE PAPAÍNA COM A β-ciclodextrina Yane Melo Doerl Costa¹; Janaina C. O. Villanova²; Ana Cláudia P. Raminelli³ Aluna de graduação do curso de

Leia mais

AVALIAÇÃO QUÍMICA E MECÂNICA DE UM COMPÓSITO A BASE DE PET COM ADIÇÃO DE BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR

AVALIAÇÃO QUÍMICA E MECÂNICA DE UM COMPÓSITO A BASE DE PET COM ADIÇÃO DE BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR AVALIAÇÃO QUÍMICA E MECÂNICA DE UM COMPÓSITO A BASE DE PET COM ADIÇÃO DE BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR Fernanda G. L. Medeiros Borsagli 1 2 Andre G. Ferreira 2 A. Borsagli 3 1 Rua Dom Prudêncio Gomes, 595/102

Leia mais

APLICAÇÃO DOS POLÍMEROS EM ODONTOLOGIA CLASSIFICAÇÃO DOS POLÍMEROS REQUISITOS PARA UMA RESINA ODONTOLÓGICA. 1. Compatibilidade Biológicos:

APLICAÇÃO DOS POLÍMEROS EM ODONTOLOGIA CLASSIFICAÇÃO DOS POLÍMEROS REQUISITOS PARA UMA RESINA ODONTOLÓGICA. 1. Compatibilidade Biológicos: APLICAÇÃO DOS POLÍMEROS EM ODONTOLOGIA Próteses totais Base, reembasadores, dentes artificiais. Materiais restauradores de cavidades Resinas compostas 2016-1 - Anusavice, Cap. 7 p. 136 Selantes Materiais

Leia mais

Investigação do efeito do tempo de exposição à temperatura ambiente de um filme adesivo estrutural de resina epoxídica.

Investigação do efeito do tempo de exposição à temperatura ambiente de um filme adesivo estrutural de resina epoxídica. Universidade do Vale do Paraíba Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo Investigação do efeito do tempo de exposição à temperatura ambiente de um filme adesivo estrutural de resina epoxídica.

Leia mais

ANEXO II TABELA DE PONTUAÇÃO DE TÍTULOS

ANEXO II TABELA DE PONTUAÇÃO DE TÍTULOS ANEXO II TABELA DE PONTUAÇÃO DE TÍTULOS 1.- GRAUS ACADÊMICOS (máximo 3,0 pontos) 1.1. Diploma de graduação a partir do segundo em área afim 0,20 p/curso 0,20 1.2. Certificado de curso de aperfeiçoamento

Leia mais

AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA AO IMPACTO DE COMPÓSITOS DE FIBRAS CONTÍNUAS/EPÓXI COM APLICAÇÕES AEROESPACIAIS

AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA AO IMPACTO DE COMPÓSITOS DE FIBRAS CONTÍNUAS/EPÓXI COM APLICAÇÕES AEROESPACIAIS AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA AO IMPACTO DE COMPÓSITOS DE FIBRAS CONTÍNUAS/EPÓXI COM APLICAÇÕES AEROESPACIAIS Rogério Almeida Silva 1,2 ; Edson Cocchieri Botelho 3* ; Mirabel Cerqueira Rezende 4 1 Depto de

Leia mais

Influence of Chemical Structure of Co-monomer on Thermomechanical and Durability of Adhesive Joints to the Action of the Water.

Influence of Chemical Structure of Co-monomer on Thermomechanical and Durability of Adhesive Joints to the Action of the Water. RTIGOTÉCNICOCIENTÍFICOInfluência da Estrutura Química do Co-Monômero nas Propriedades Termomecânicas e Durabilidade de Uniões Adesivas Submetidas à Ação da Água AFiliberto González Garcia, Maria E. Leyva,

Leia mais

INFLUÊNCIA DO CATALISADOR NA COMPATIBILIZAÇÃO IN SITU DA BLENDA PE/EPÓXI/PE-co-PEG

INFLUÊNCIA DO CATALISADOR NA COMPATIBILIZAÇÃO IN SITU DA BLENDA PE/EPÓXI/PE-co-PEG INFLUÊNCIA DO CATALISADOR NA COMPATIBILIZAÇÃO IN SITU DA BLENDA PE/EPÓXI/PE-co-PEG D.Becker; F. C. Nack; L.A. F. Coelho; B. L. Silva Centro de Ciências Tecnológicas - CCT Universidade do Estado de Santa

Leia mais

Aditivos de Superfície

Aditivos de Superfície DOWSIL é a marca Dow para a linha líder global em silicones, oferecendo expertise em produtos de alta performance que revolucionam o mercado há decadas. As tecnologias em silicone da DOWSIL auxiliam os

Leia mais

Química Orgânica. Polímeros sintéticos by Pearson Education

Química Orgânica. Polímeros sintéticos by Pearson Education Química Orgânica Polímeros sintéticos Um polímero é uma molécula grande feita pela junção de unidades repetidas de moléculas pequenas chamadas monômeros. Polímeros de crescimento de cadeia, também conhecidos

Leia mais

ESTUDO DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE COMPÓSITOS POLIMÉRICOS COM VARIAÇÃO DA ORIENTAÇÃO DO REFORÇO

ESTUDO DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE COMPÓSITOS POLIMÉRICOS COM VARIAÇÃO DA ORIENTAÇÃO DO REFORÇO ESTUDO DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE COMPÓSITOS POLIMÉRICOS COM VARIAÇÃO DA ORIENTAÇÃO DO REFORÇO E. da S. Leitão 1, G. Marinucci 2, O. de Carvalho 1 Av. Prof. Lineu Prestes, 2242-Cidade Universitária-Butantã-SP

Leia mais

COMPOUND ADESIVO PL. -colagem de concreto, ferro, madeira, azulejo, cerâmica, pedra, fibrocimento, vidro, plásticos;

COMPOUND ADESIVO PL. -colagem de concreto, ferro, madeira, azulejo, cerâmica, pedra, fibrocimento, vidro, plásticos; Produto COMPOUND ADESIVO PL é um adesivo estrutural de base epóxi e pega lenta, de alta fluidez, possibilitando a sua aplicação até em locais de difícil acesso e em situações que exijam colagens com maior

Leia mais

Polímeros: Ciência e Tecnologia ISSN: Associação Brasileira de Polímeros Brasil

Polímeros: Ciência e Tecnologia ISSN: Associação Brasileira de Polímeros Brasil Polímeros: Ciência e Tecnologia ISSN: 0104-1428 abpol@abpol.org.br Associação Brasileira de Polímeros Brasil González Garcia, Filiberto; Leyva, Maria E.; de Queiroz, Alvaro A. A. Influência da Estrutura

Leia mais

acquamaxima.com.br MEIOS FILTRANTES

acquamaxima.com.br MEIOS FILTRANTES MEIOS FILTRANTES Meios Filtrantes, areia, carvão ativado granulado. Resinas de troca iônica Catiônica, aniônica, mista e especial são do tipo 1 e possuem uma resistência física excelente, principalmente

Leia mais

Materiais Poliméricos. Conceitos Gerais

Materiais Poliméricos. Conceitos Gerais Materiais Poliméricos Conceitos Gerais ESTRUTURA DOS POLIMEROS DEFINIÇÃO São moléculas muito grandes (macromoléculas) formadas pela repetição de pequenas e simples unidades químicas (monômeros), ligadas

Leia mais

COMPOUND ADESIVO. -colagem de concreto, ferro, madeira, azulejo, cerâmica, pedra, fibrocimento, vidro e plásticos; -reparos em concreto;

COMPOUND ADESIVO. -colagem de concreto, ferro, madeira, azulejo, cerâmica, pedra, fibrocimento, vidro e plásticos; -reparos em concreto; Produto COMPOUND ADESIVO é um adesivo estrutural de base epóxi que apresenta altas resistências em baixas idades, média fluidez, possibilitando grande facilidade para manuseio. Proporciona alto rendimento

Leia mais

ESTUDO DO DESGASTE ABRASIVO DE AÇO CARBONITRETADO EM DIFERENTES RELAÇÕES AMÔNIA/PROPANO

ESTUDO DO DESGASTE ABRASIVO DE AÇO CARBONITRETADO EM DIFERENTES RELAÇÕES AMÔNIA/PROPANO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIAS DOS MATERIAIS PIPE ENGENHARIA E CIÊNCIAS DOS MATERIAIS - SETOR DE TECNOLOGIA SÉRGIO ZAGONEL ESTUDO DO DESGASTE ABRASIVO

Leia mais

Licenciatura em Engenharia Civil - Mestrado em Estruturas de Engenharia Civil Ciclo de Palestras Técnicas Construção Com Novos Materiais

Licenciatura em Engenharia Civil - Mestrado em Estruturas de Engenharia Civil Ciclo de Palestras Técnicas Construção Com Novos Materiais apresenta... PULTRUSÃO 1 MERCADO 20% 7% 7% 6% 20% 23% Industrial. Transportes Energetico Consumo Militar Construção Desporto 17% CRESCIMENTO DO MERCADO 2 INTRODUÇÃO DEFINIÇÃO DE COMPÓSITO A combinação

Leia mais

ANÁLISE CINÉTICA DE CURA DE RESINAS EPOXÍDICAS COM ENDURECEDOR A BASE DE ANIDRIDO POR CALORIMETRIA EXPLORATÓRIA DIFERENCIAL

ANÁLISE CINÉTICA DE CURA DE RESINAS EPOXÍDICAS COM ENDURECEDOR A BASE DE ANIDRIDO POR CALORIMETRIA EXPLORATÓRIA DIFERENCIAL ANÁLISE INÉTIA DE URA DE RESINAS EPXÍDIAS M ENDUREEDR A BASE DE ANIDRID PR ALRIMETRIA EXPLRATÓRIA DIFERENIAL Mariane M. S. P. de Abreu 1 *, arlos Y. Shigue 1, Rafaela G. S. Santos 1, arlos A. Baldan 1-2,

Leia mais

ESTUDO CINÉTICO EM REAÇÕES DE FORMAÇÃO DE POLIURETANOS

ESTUDO CINÉTICO EM REAÇÕES DE FORMAÇÃO DE POLIURETANOS ESTUDO CINÉTICO EM REAÇÕES DE FORMAÇÃO DE POLIURETANOS Viviane de Lima 1 *, Nicoli S. Pelissoli 2, Jeane E. L. Dullius 2, Rosane A. Ligabue 2, Sandra M. O. Einloft 2 1 Pós - Graduação em Engenharia e Tecnologia

Leia mais

ANÁLISE DA REGIÃO DA FRATURA DE COMPÓSITOS DE MATRIZ POLIMÉRICA REFORÇADOS COM FIBRAS DE BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR*

ANÁLISE DA REGIÃO DA FRATURA DE COMPÓSITOS DE MATRIZ POLIMÉRICA REFORÇADOS COM FIBRAS DE BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR* ANÁLISE DA REGIÃO DA FRATURA DE COMPÓSITOS DE MATRIZ POLIMÉRICA REFORÇADOS COM FIBRAS DE BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR* Verônica Scarpini Candido 1 Sérgio Neves Monteiro 2 Resumo Compósitos poliméricos reforçados

Leia mais

PROPRIEDADES TÉRMICAS, ESPECTROSCÓPICAS E DE CONDUTIVIDADE ELÉTRICA EM COMPLEXOS DE POLI(VINILPIRIDINAS)/CLORETO DE FERRO(III)

PROPRIEDADES TÉRMICAS, ESPECTROSCÓPICAS E DE CONDUTIVIDADE ELÉTRICA EM COMPLEXOS DE POLI(VINILPIRIDINAS)/CLORETO DE FERRO(III) PROPRIEDADES TÉRMICAS, ESPECTROSCÓPICAS E DE CONDUTIVIDADE ELÉTRICA EM COMPLEXOS DE POLI(VINILPIRIDINAS)/CLORETO DE FERRO(III) Adriana L. Santana 1*, Paula N. Oliveira 1, Alfredo T. N. Pires 1, José R.

Leia mais

Estimação de parâmetros cinéticos da reação de cura do sistema DGEBA mpda

Estimação de parâmetros cinéticos da reação de cura do sistema DGEBA mpda www.scientiaplena.org.br VOL. 13, NUM. 6 2018 doi: 10.14808/sci.plena.2018.064213 Estimação de parâmetros cinéticos da reação de cura do sistema DGEBA mpda Kinetic parameter estimation of the curing reaction

Leia mais

COMPARAÇÃO DE ADESIVOS EPOXIDÍCOS TENACIFICADOS. Igor Fontes Manoel Prudente

COMPARAÇÃO DE ADESIVOS EPOXIDÍCOS TENACIFICADOS. Igor Fontes Manoel Prudente COMPARAÇÃO DE ADESIVOS EPOXIDÍCOS TENACIFICADOS Igor Fontes Manoel Prudente Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Engenharia Metálurgica e de Materiais, COPPE, da Universidade

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA ALTERNATIVA PARA ENSAIOS QUALITATIVOS DE SUBSTÂNCIAS VISCOSAS EM ESPECTRÔMETRO DE INFRAVERMELHO

DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA ALTERNATIVA PARA ENSAIOS QUALITATIVOS DE SUBSTÂNCIAS VISCOSAS EM ESPECTRÔMETRO DE INFRAVERMELHO SOARES, L. A.; GIL, E. S.; REZENDE, K.R. Desenvolvimento de uma metodologia alternativa para ensaios qualitativos de substâncias viscosas em espectrômetro de infravermelho. In: CONGRESSO DE PESQUISA, ENSINO

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DA RESINA POLURETANAS PRODUZIDA A PARTIR DE OLÉOS VEGETAIS.

CARACTERIZAÇÃO DA RESINA POLURETANAS PRODUZIDA A PARTIR DE OLÉOS VEGETAIS. CARACTERIZAÇÃO DA RESINA POLURETANAS PRODUZIDA A PARTIR DE OLÉOS VEGETAIS. Elaine R. P. Pinto 1* (PG), Armando F. Gameiro Jr 1* (PG), Ademir Francisco dos Santos 1 (PG), Wanderson Trindade 1 (PG), Wagner

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO POR FTIR DAS MUDANÇAS QUÍMICAS NO PET RECICLADO APÓS PROCESSAMENTO REATIVO COM EXTENSORES DE CADEIA

CARACTERIZAÇÃO POR FTIR DAS MUDANÇAS QUÍMICAS NO PET RECICLADO APÓS PROCESSAMENTO REATIVO COM EXTENSORES DE CADEIA CARACTERIZAÇÃO POR FTIR DAS MUDANÇAS QUÍMICAS NO PET RECICLADO APÓS PROCESSAMENTO REATIVO COM EXTENSORES DE CADEIA Breno H. Bimestre *, Clodoaldo Saron Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de

Leia mais

APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS FTIR DE TRANSMISSÃO E FOTOACÚSTICA À CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS ALTAMENTE ENERGÉTICOS PARTE II

APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS FTIR DE TRANSMISSÃO E FOTOACÚSTICA À CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS ALTAMENTE ENERGÉTICOS PARTE II Quim. Nova, Vol. 25, No. 5, 722-728, 2002 APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS FTIR DE TRANSMISSÃO E FOTOACÚSTICA À CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS ALTAMENTE ENERGÉTICOS PARTE II Artigo Elizabeth da Costa Mattos* e Itamar

Leia mais

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DO DILUENTE REATIVO PGE NA CINÉTICA DE CURA DE RESINA EPÓXI UTILIZADA EM COMPÓSITOS ESTRUTURAIS

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DO DILUENTE REATIVO PGE NA CINÉTICA DE CURA DE RESINA EPÓXI UTILIZADA EM COMPÓSITOS ESTRUTURAIS ARTIGO ESTUDO DA INFLUÊNCIA DO DILUENTE REATIVO PGE NA CINÉTICA DE CURA DE RESINA EPÓXI UTILIZADA EM COMPÓSITOS ESTRUTURAIS Michelle Leali Costa Departamento de Física - Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATERIAIS PARA ENGENHARIA OLIVIA DE ANDRADE RAPONI

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATERIAIS PARA ENGENHARIA OLIVIA DE ANDRADE RAPONI UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATERIAIS PARA ENGENHARIA OLIVIA DE ANDRADE RAPONI DESENVOLVIMENTO DE UM MÓDULO DIELÉTRICO PARA MONITORAMENTO DA CURA DE RESINAS TERMORRÍGIDAS

Leia mais

PMT3100 Exercícios 2017

PMT3100 Exercícios 2017 UNIDADE 1 Conceitos Gerais UNIDADE 3 Classificação dos Materiais 1. As propriedades exibidas pelos materiais podem ser explicadas em grande parte pelo tipo de ligação química que está neles presente. Em

Leia mais

SÍNTESE E CARCATERIZAÇÃO DE BETA FOSFATO TRICÁLCICO OBTIDO POR MISTURA A SECO EM MOINHO DE ALTA ENERGIA

SÍNTESE E CARCATERIZAÇÃO DE BETA FOSFATO TRICÁLCICO OBTIDO POR MISTURA A SECO EM MOINHO DE ALTA ENERGIA SÍNTESE E CARCATERIZAÇÃO DE BETA FOSFATO TRICÁLCICO OBTIDO POR MISTURA A SECO EM MOINHO DE ALTA ENERGIA T. C. S. PEREIRA 1 e G. A. FERNANDES 2 1 Universidade Federal de Itajubá, Instituto de Recursos Naturais

Leia mais

USO DE FTIR PARA ANÁLISE DE BACTÉRIAS CAUSADORAS DO CANCRO CÍTRICO E CVC

USO DE FTIR PARA ANÁLISE DE BACTÉRIAS CAUSADORAS DO CANCRO CÍTRICO E CVC ISSN 43-6244 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Centro Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento de Instrumentação Agropecuária Ministério da Agricultura e do Abastecimento Rua XV de Novembro, 452

Leia mais

MATRIZES POLIMÉRICAS (RESINAS)

MATRIZES POLIMÉRICAS (RESINAS) MATRIZES POLIMÉRICAS (RESINAS) TIPOS MATRIZES POLIMÉRICAS TERMOFIXAS (REAÇÃO IRREVERSÍVEL) TERMOPLÁSTICAS (POSSÍVEL REVERSIBILIDADE) TIPOS MATRIZES POLIMÉRICAS TERMOFIXAS (REAÇÃO IRREVERSÍVEL) TERMOPLÁSTICAS

Leia mais

CORRELAÇÃO ENTRE A CAPACIDADE DE INCHAMENTO E AS CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS DE POLÍMEROS SUPERABSORVENTES

CORRELAÇÃO ENTRE A CAPACIDADE DE INCHAMENTO E AS CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS DE POLÍMEROS SUPERABSORVENTES CORRELAÇÃO ENTRE A CAPACIDADE DE INCHAMENTO E AS CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS DE POLÍMEROS SUPERABSORVENTES Rachel O. Nasser 1, Gisela K. Lopes 1, Cristina T. Andrade 1*, Sylvia C. S. Teixeira 2 1 Instituto

Leia mais