Cálculo das Probabilidades I - Sexta Lista - Rio, 13/09/2014

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Cálculo das Probabilidades I - Sexta Lista - Rio, 13/09/2014"

Transcrição

1 Cálculo das Probabilidades I - Sexta Lista - Rio, 13/09/ O diâmetro X de{ um cabo elétrico é uma variável aleatória com densidade de probabilidade K(2x x dada por 2 ), 0 x 1 0, x < 0 ou x > 1. (a) Determine o valor de K. (b) Calcule o valor esperado e a variância de X. (c) Calcule P (0 X 0, 5). (d) Determine a função de distribuição de X. { Kx, se 0 < x < 1 2. Seja (a) Determine o valor de K tal que f(x) seja uma densidade de probabilidade. (b) Faça um esboço do gráfico de f(x). (c) Calcule P (0 X 1/2). (d) Calcule o valor esperado e a variância da variável aleatória cuja densidade de probabilidade é dada por f(x). (e) Determine a função de distribuição de X. 3. Seja X uma variável aleatória cuja densidade de probabilidade é dada por { 2x, se 0 x 1 Calcule P ( X X 2 3). 4. Uma variável aleatória X tem densidade de probabilidade dada por { 4 x, se 0 < x < 4 8 (a) Esboce o gráfico desta densidade. (b) Calcule P (X > 2). (c) Determine m tal que P (X > m) = 1 2. (d) Calcule o valor esperado e a variância de X. 5. A densidade de probabilidade de uma variável aleatória X é dada por { K(1 x), se 0 < x < 3 3

2 (a) Determine o valor de K. (b) Determine m tal que P (X < m) = 3 P (X > m). 4 (c) Determine m tal que P (X < m) = P (X m). 6. Uma variável aleatória X tem densidade de probabilidade dada por Kx, se 0 < x < 1 K, se 1 x < 4 (a) Determine o valor de K. (b) Calcule P (0 X 2). (c) Calcule E[X]. 7. Considere a seguinte função: { θx + 1 4, 2 x 2 (a) Determine o conjunto de valores para θ tal que f(x) seja uma densidade de probabilidade. (b) Determine o valor de θ que maximiza a variância do modelo descrito pela função de densidade f(x). 8. A densidade de probabilidade do tempo de vida de um tipo de equipamento eletrônico (medido em horas) é dada por: { 10, x > 10 x 2 0, x 10 (a) Calcule P (X > 20). (b) Determine m tal que P (X > m) = 0, 5. (c) Determine a função de distribuição acumulada de X. (d) Calcule a probabilidade de que em um grupo de 6 destes equipamentos, pelo menos dois tenham duração de pelo menos 15 horas. Que suposições você fez para dar a sua resposta? 9. Trens com destino à A chegam à estação a cada 15 minutos a partir das 7 horas da manhã. Trens com destino à B chegam à mesma estação a cada 15 minutos a partir das 7h07 da manhã. Se um certo passageiro chega a essa estação em um tempo uniformemente distribuído entre 7 e 8 da manhã e pega o primeiro trem que chega à estação, qual é a probabilidade de que ele pegue o trem com destino à A? E se o tempo de chegada do passageiro for uniformemente distribuído entre 7h10 e 8h10?

3 10. Um ponto é escolhido ao acaso de um segmento de reta de comprimento L. Calcule a probabilidade de que razão entre o maior e o menor segmento, determinados pelo ponto escolhido, seja maior do que Se Y é uniformemente distribuída no intervalo (0,5), calcule a probabilidade de que as raízes da equação 4x 2 + 4xY + Y + 2 = 0 sejam reais. 12. Um ônibus viaja entre duas cidades que distam 100 km. Se o ônibus quebra durante o trajeto, a distância do local onde ele quebra para a cidade A é uniformemente distribuída em (0,100). Existem três oficinas para consertar o ônibus: uma na cidade A, uma na cidade B e a outra no meio do trajeto. Sugeriu-se à companhia, que seria mais eficiente que essas oficinas ficassem localizadas, respectivamente, à 25 km, 50 km e 75 km de A. Você concorda com esta sugestão? 13. O número de anos de funcionamento de um certo tipo de rádio é uma variável aleatória exponencialmente distribuída com média 10 anos. Se João compra um rádio usado desse tipo, calcule a probabilidade de que o rádio funcione pelo menos mais 10 anos? 14. O tempo em horas exigido para consertar certo tipo de máquina é exponencialmente distribuído com média de duas horas. (a) Calcule a probabilidade de que o conserto exceda a quatro horas. (b) Determine o tempo t c tal que 90% dos consertos ocorram em tempo inferior a t c. 15. Seja X Uniforme( α, α), α > 0. Determine α de modo que: (a) P ( X < 2/3) = 1/2 (b) P (X > 1) = 1/4 (c) P (X > 1) = 2/ Se X exponencial(λ), mostre que E [ X k] = k!, k = 1, 2, 3,... λk 17. Seja X uma variável com distribuição normal tal que P (X < 5) = 0, 0275 e P (X > 20) = 0, Calcule P (10 < X < 15). 18. A quantidade de óleo contida em cada lata fabricada por uma indústria tem peso distribuído normalmente com média de 990g e desvio-padrão de 10g. Uma lata é rejeitada no comércio se tiver peso inferior à 976g. (a) Se observarmos uma sequência aleatória destas latas em uma linha de produção, determine a probabilidade de que a décima lata seja a primeira a ser rejeitada. (b) Nas condições do item (a), determine a probabilidade de que em 20 latas, três sejam rejeitadas.

4 19. Suponha que a taxa anual de chuva (em cm 3 ) numa certa região seja normalmente distribuída com média 100 e desvio-padrão 10. Calcule a probabilidade de que a taxa anual fique abaixo de 125 cm 3. Proponha uma forma de calcular a probabilidade de que em 10 anos, não ocorra taxa superior a 125 cm 3, especificando as suposições necessárias para o cálculo proposto. 20. Uma variável aleatória X tem distribuição normal com variância 64. Sabendo que P (X > 68) = 0, 1587, pede-se (a) P (X 74), (b) o valor de δ tal que P ( X E[X] δ) = 0, Seja X N(5, σ 2 ) tal que P (X > 9) = 0, 2. Determine o valor de σ A mediana de uma variável aleatória contínua com distribuição acumulada F é o valor m tal que F (m) = 1. Encontre a mediana de X nos seguintes casos. 2 (a) X Uniforme[a, b]. (b) X N(µ, σ 2 ). (c) X exponencial(λ). (d) a densidade de probabilidade de X é dada por x, 0 x < ( 1 x 3), 2 x A moda de uma variável aleatória contínua com densidade de probabilidade f é o valor de x para o qual f(x) assume um valor máximo. Calcule a moda de X nos casos do exercício anterior. 24. Suponha que o tempo gasto (em minutos) de casa à UFRJ seja uma variável aleatória N(60, 64). Se você deseja estar 95% certo de não chegar atrasado na sua aula de Cálculo das Probabilidades I que começa às 8h, qual é o horário limite para você sair de casa? 25. Em um certo banco, o tempo de atendimento por um caixa a cada cliente comporta-se segundo uma variável aleatória exponencial com média 5 minutos. Se um cliente está sendo atendido pelo caixa, quando você entra no banco, qual é a probabilidade de que este cliente permaneça por pelo menos mais 4 minutos sendo atendido? 26. Em 1000 lançamentos de uma moeda, cara ocorreu 580 vezes. é viciada? Por que? É razoável supor que a moeda 27. Dizemos que uma variável aleatória X tem distribuição Cauchy padrão se sua densidade de probabilidade é dada por 1, < x <. π(1+x 2 ) (a) Mostre que f é simétrica em torno de x = 0.

5 (b) Mostre que se X tem distribuição Cauchy padrão, então 1 X padrão. tem distribuição Cauchy (c) Mostre que se X tem distribuição Cauchy padrão, então não existe o valor esperado de X. 28. A velocidade de uma molécula em um gás uniforme é uma variável aleatória cuja densidade de probabilidade é dada por { ax 2 exp { bx 2 }, x > 0. Determine o valor de a em função de b. 29. Dois tipos de moeda são produzidos por uma fábrica: uma perfeita e a outra com probabilidade de dar cara igual à 0,55. Suponha que tenhamos uma dessas moedas, mas que não sabemos se ela é perfeita ou viciada. De forma a decidir qual é o tipo de moeda que temos, realizaremos o seguinte teste estatístico. A moeda será lançada 1000 vezes. Se cara ocorrer pelo menos 525 vezes, decidiremos que a moeda é viciada; caso contrário decidiremos que a moeda é perfeita. (a) Se a moeda é de fato perfeita, qual é a probabilidade de tomarmos uma decisão errada? (b) Se a moeda é de fato viciada, qual é a probabilidade de tomarmos uma decisão errada? 30. Seja X o tempo de vida em horas de um certo equipamento eletrônico e suponha X N(200, σ 2 ). Se um comprador de tais equipamentos exige que pelo menos 90% dos equipamentos tenham vidas superiores a 150 horas, qual é o maior valor de σ, que ainda satisfará a exigência do comprador? 31. Se 65% da população de uma grande comunidade está a favor de certo projeto do governo, aproxime a probabilidade de que uma amostra aleatória de tamanho 100 desta população contenha (a) pelo menos 50 pessoas favoráveis ao projeto; (b) entre 60 e 70 pessoas favoráveis ao projeto; (c) menos de 75 pessoas favoráveis ao projeto. 32. Um restaurante oferece tortas de maçã e de cereja. A cada dia há em seu estoque quantidades iguais de pedaços das duas tortas. Suponha que a cada dia 40 clientes pedem pedaços de tortas e que eles escolhem os sabores com probabilidades iguais. Quantos pedaços de cada tipo o restaurante deve ter em estoque, a cada dia, de modo a garantir que cada cliente tenha cerca 95% de probabilidade de ter seu pedido de sabor de torta atendido? 33. Um teste contém 48 questões do tipo verdadeiro ou falso. Ana tem 3/4 de probabilidade de acertar cada uma das questões e Beatriz chuta todas as questões. É necessário acertar pelo menos 50% do teste para fins de aprovação. Compare as probabilidades de aprovação de Ana e Beatriz.

6 34. A densidade de probabilidade dada por { 1 x exp 1 β 2 2 ( x β ) 2 }, x > 0, é chamada distribuição Rayleigh. Calcule a esperança e a variância associadas a este modelo.

{ C(1 x 2 ), se x ( 1, 1), f(x) = Cxe x/2, se x > 0, x + k, se 0 x 3; 0, c.c. k, se 1 < x 2; kx + 3k, se 2 < x 3;

{ C(1 x 2 ), se x ( 1, 1), f(x) = Cxe x/2, se x > 0, x + k, se 0 x 3; 0, c.c. k, se 1 < x 2; kx + 3k, se 2 < x 3; Universidade de Brasília Departamento de Estatística 4 a Lista de PE 1. Seja X uma variável aleatória com densidade { C(1 x 2 ), se x ( 1, 1), 0, se x / ( 1, 1). a) Qual o valor de C? b) Qual a função

Leia mais

PROVA DE ESTATÍSTICA e PROBABILIDADES SELEÇÃO - MESTRADO/UFMG /2012

PROVA DE ESTATÍSTICA e PROBABILIDADES SELEÇÃO - MESTRADO/UFMG /2012 PROVA DE ESTATÍSTICA e PROBABILIDADES SELEÇÃO - MESTRADO/UFMG - 0/0 Instruções:. Cada questão respondida corretamente vale (um) ponto.. Cada questão respondida incorretamente vale - (menos um) ponto. 3.

Leia mais

Probabilidade e Estatística. stica. Prof. Dr. Narciso Gonçalves da Silva pessoal.utfpr.edu.

Probabilidade e Estatística. stica. Prof. Dr. Narciso Gonçalves da Silva  pessoal.utfpr.edu. Probabilidade e Estatística stica Prof. Dr. Narciso Gonçalves da Silva http://paginapessoal.utfpr.edu.br/ngsilva pessoal.utfpr.edu.br/ngsilva Distribuição Uniforme Uma variável aleatória contínua X está

Leia mais

4. ([Magalhães, 2011] - Seção 2.4) Seja X U( α, α), determine o valor do parâmetro α de modo que:

4. ([Magalhães, 2011] - Seção 2.4) Seja X U( α, α), determine o valor do parâmetro α de modo que: GET189 Probabilidade I Lista de exercícios - Capítulo 6 1. ([Ross, 21] - Capítulo 5) Em uma estação, trens partem para a cidade A de 15 em 15 minutos, começando às 7:h; e trens partem para a cidade B de

Leia mais

Universidade Federal da Paraíba Departamento de Estatística Lista 1 - Outubro de 2013

Universidade Federal da Paraíba Departamento de Estatística Lista 1 - Outubro de 2013 1. Seja X a duração de vida de uma válvula eletrônica e admita que X possa ser representada por uma variável aleatória contínua, com f.d.p. be bx, x 0. Seja p j = P (j X < j + 1). Verifique que p j é da

Leia mais

Exercícios propostos:

Exercícios propostos: INF 16 Exercícios propostos: 1. Sabendo-se que Y=X-5 e que E(X)= e V(X)=1, calcule: a)e(y); b)v(y); c)e(x+y); d)e(x + Y ); e)v(x+y); Resp.: 1; 9; 5; 15; 81. Uma urna contém 5 bolas brancas e 7 bolas pretas.

Leia mais

PRINCIPAIS DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADES

PRINCIPAIS DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADES PRINCIPAIS DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADES Certas distribuições de probabilidades se encaixam em diversas situações práticas As principais são: se v.a. discreta Distribuição de Bernoulli Distribuição binomial

Leia mais

LISTA 3 Introdução à Probabilidade (Profa. Cira.) OBS. Apenas os exercícios indicados como adicional não constam no livro.

LISTA 3 Introdução à Probabilidade (Profa. Cira.) OBS. Apenas os exercícios indicados como adicional não constam no livro. LISTA 3 Introdução à Probabilidade (Profa. Cira.) OBS. Apenas os exercícios indicados como adicional não constam no livro. - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - V. A. C O N T Í N

Leia mais

Probabilidade Lista 6 - Variáveis Aleatórias Contínuas e Vetores Aleatórios

Probabilidade Lista 6 - Variáveis Aleatórias Contínuas e Vetores Aleatórios Probabilidade Lista - Variáveis Aleatórias Contínuas e Vetores Aleatórios Exercício. Uma v.a. X tem distribuição triangular no intervalo [0, ] se sua densidade for dada por 0, x < 0 cx, 0 x /2 c( x), /2

Leia mais

Modelos de Distribuição PARA COMPUTAÇÃO

Modelos de Distribuição PARA COMPUTAÇÃO Modelos de Distribuição MONITORIA DE ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE PARA COMPUTAÇÃO Distribuições Discretas Bernoulli Binomial Geométrica Hipergeométrica Poisson ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE PARA COMPUTAÇÃO

Leia mais

2. EXERCÍCIOS PROPOSTOS SOBRE V.A. E DISTRIB.PROBAB.

2. EXERCÍCIOS PROPOSTOS SOBRE V.A. E DISTRIB.PROBAB. 2. EXERCÍCIOS PROPOSTOS SOBRE V.A. E DISTRIB.PROBAB. 1) Classifique as seguintes variáveis aleatórias como discretas ou contínuas. X : o número de acidentes de automóvel por ano na rodovia BR 116. Y :

Leia mais

Mais sobre Modelos Continuos

Mais sobre Modelos Continuos Mais sobre Modelos Continuos Ricardo Ehlers ehlers@icmc.usp.br Departamento de Matemática Aplicada e Estatística Universidade de São Paulo 1 / 41 Transformação Linear da Uniforme Seja X uma variável aleatória

Leia mais

Exercícios de Teoria da Probabilidade e Processos Estocásticos Parte II

Exercícios de Teoria da Probabilidade e Processos Estocásticos Parte II Exercícios de Teoria da Probabilidade e Processos Estocásticos Parte II 13 de Dezembro de 2013 Exercício 1. Descreva o espaço de probabilidade associado às seguintes experiências aleatórias: 1. Uma moeda

Leia mais

Teoria das Filas aplicadas a Sistemas Computacionais. Aula 09

Teoria das Filas aplicadas a Sistemas Computacionais. Aula 09 Teoria das Filas aplicadas a Sistemas Computacionais Aula 09 Universidade Federal do Espírito Santo - Departamento de Informática - DI Laboratório de Pesquisas em Redes Multimidia - LPRM Teoria das Filas

Leia mais

3. Considere uma amostra aleatória de tamanho 7 de uma normal com média 18. Sejam X e S 2, a média e a variância amostral, respectivamente.

3. Considere uma amostra aleatória de tamanho 7 de uma normal com média 18. Sejam X e S 2, a média e a variância amostral, respectivamente. 1 Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Departamento de Ciências Exatas Professores: Clarice Demétrio, Roseli Leandro e Mauricio Mota Lista 3- Distribuições Amostrais-

Leia mais

1 Distribuição Uniforme

1 Distribuição Uniforme Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - Campus Pombal Disciplina: Estatística Básica - 03 Aula 8 Professor: Carlos Sérgio UNIDADE 4 - Distribuições Contínuas (Notas de Aula) Distribuição Uniforme

Leia mais

Estatística Aplicada

Estatística Aplicada Estatística Aplicada Variável Aleatória Contínua e Distribuição Contínua da Probabilidade Professor Lucas Schmidt www.acasadoconcurseiro.com.br Estatística Aplicada DISTRIBUIÇÕES CONTÍNUAS DE PROBABILIDADE

Leia mais

Universidade Federal de Alfenas Programa de Pós-graduação em Estatística Aplicada e Biometria-PPGEAB Prova de Conhecimentos Específicos

Universidade Federal de Alfenas Programa de Pós-graduação em Estatística Aplicada e Biometria-PPGEAB Prova de Conhecimentos Específicos -PPGEAB Dados que podem ser necessários na resolução de algumas questões: I. Dados da Tabela t de Student com ν graus de liberdade. P (t > t α ) = α ν 0,05 0,025 4 2,132 2,776 5 2,015 2,571 6 1,943 2,447

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CE003 - ESTATÍSTICA II

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CE003 - ESTATÍSTICA II UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CE003 - ESTATÍSTICA II Segunda lista de Exercícios - Variáveis Aleatórias Professora Fernanda 1. Uma máquina caça níquel de cassino possui três roletas. Na primeira e segunda

Leia mais

As restrições acima, sobre, são equivalentes a e. Combinandoas, poderemos escrever.

As restrições acima, sobre, são equivalentes a e. Combinandoas, poderemos escrever. Livro: Probabilidade - Aplicações à Estatística Paul L. Meyer Capitulo 4 Variáveis Aleatórias Unidimensionais. Exemplo 4.9. Ao operar determinada máquina, existe alguma probabilidade de que o operador

Leia mais

Estatística Básica. Variáveis Aleatórias Contínuas. Renato Dourado Maia. Instituto de Ciências Agrárias. Universidade Federal de Minas Gerais

Estatística Básica. Variáveis Aleatórias Contínuas. Renato Dourado Maia. Instituto de Ciências Agrárias. Universidade Federal de Minas Gerais Estatística Básica Variáveis Aleatórias Contínuas Renato Dourado Maia Instituto de Ciências Agrárias Universidade Federal de Minas Gerais Lembrando... Uma quantidade X, associada a cada possível resultado

Leia mais

6.3 Valor Médio de uma Variável Aleatória

6.3 Valor Médio de uma Variável Aleatória 6. 3 V A L O R M É D I O D E U M A V A R I Á V E L A L E A T Ó R I A 135 1. Considere uma urna contendo três bolas vermelhas e cinco pretas. Retire três bolas, sem reposição, e defina a v.a. X igual ao

Leia mais

Processos Estocásticos

Processos Estocásticos Processos Estocásticos Quarta Lista de Exercícios 12 de fevereiro de 2014 1 Sejam X e Y duas VAs que só podem assumir os valores 1 ou -1 e seja p(x, y) = P (X = x, Y = y), x, y { 1, 1} a função de probabilidade

Leia mais

Aula 6 - Variáveis aleatórias contínuas

Aula 6 - Variáveis aleatórias contínuas Aula 6 - Variáveis aleatórias contínuas PhD. Wagner Hugo Bonat Laboratório de Estatística e Geoinformação-LEG Universidade Federal do Paraná 1/2017 Bonat, W. H. (LEG/UFPR) 1/2017 1 / 18 Variáveis aleatórias

Leia mais

Exercícios Funções Multivariadas, Exponencial e Outras

Exercícios Funções Multivariadas, Exponencial e Outras Turma 2017 Exercícios Funções Multivariadas, Exponencial e Outras Problema 1 (bivariada) Um bim de cinco transistores possui dois que são defeituosos. Os transistores são testados um a um, até que os defeituosos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPTO. DE ESTATÍSTICA LISTA 3-ESTATÍSTICA II (CE003) Prof. Benito Olivares Aguilera

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPTO. DE ESTATÍSTICA LISTA 3-ESTATÍSTICA II (CE003) Prof. Benito Olivares Aguilera UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPTO. DE ESTATÍSTICA LISTA 3-ESTATÍSTICA II (CE003) Prof. Benito Olivares Aguilera 2 o Sem./17 MODELOS DISCRETOS. 1. Seja X o número de caras obtidas

Leia mais

ALGUMAS DISTRIBUIÇÕES CONTÍNUAS DE PROBABILIDADE

ALGUMAS DISTRIBUIÇÕES CONTÍNUAS DE PROBABILIDADE ALGUMAS DISTRIBUIÇÕES CONTÍNUAS DE PROBABILIDADE 4. 1 INTRODUÇÃO Serão apresentadas aqui algumas distribuições de probabilidade associadas a v.a. s contínuas. A mais importante delas é a distribuição Normal

Leia mais

x, x < 1 f(x) = 0, x 1 (a) Diga o que entende por amostra aleatória. Determine a função densidade de probabilidade

x, x < 1 f(x) = 0, x 1 (a) Diga o que entende por amostra aleatória. Determine a função densidade de probabilidade Probabilidades e Estatística 2004/05 Colectânea de Exercícios LEIC, LERCI, LEE Capítulo 6 Estimação Pontual Exercício 6.1. Considere a população X com função densidade de probabilidade { x, x < 1 f(x)

Leia mais

Universidade Federal Fluminense INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA

Universidade Federal Fluminense INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA Universidade Federal Fluminense INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA Estatística Básica para Engenharia Prof. Mariana Albi 8 a Lista de Exercícios Assuntos: Inferência Estatística.

Leia mais

Probabilidade II. Departamento de Estatística. Universidade Federal da Paraíba

Probabilidade II. Departamento de Estatística. Universidade Federal da Paraíba Probabilidade II Departamento de Estatística Universidade Federal da Paraíba Prof. Tarciana Liberal (UFPB) Aula Distribuição t de Student 02/14 1 / 1 A distribuição t de Student é uma das distribuições

Leia mais

Solução dos Exercícios - Capítulos 1 a 3

Solução dos Exercícios - Capítulos 1 a 3 Capítulo 9 Solução dos Exercícios - Capítulos a 3 9. Capítulo. a Como o valor se refere aos pacientes estudados, e não a todos os pacientes, esse é o valor de uma estatística amostral. b Estatística amostral

Leia mais

Lista de Exercícios 3 Probabilidades Escola Politécnica, Ciclo Básico

Lista de Exercícios 3 Probabilidades Escola Politécnica, Ciclo Básico Lista de Exercícios 3 Probabilidades 0303200 Escola Politécnica, Ciclo Básico 1 o semestre 2017 1) Um equipamento tem tempo de vida T com distribuição normal, valor esperado de 40 horas e desvio padrão

Leia mais

a) o time ganhe 25 jogos ou mais; b) o time ganhe mais jogos contra times da classe A do que da classe B.

a) o time ganhe 25 jogos ou mais; b) o time ganhe mais jogos contra times da classe A do que da classe B. Universidade de Brasília Departamento de Estatística 5 a Lista de PE. Um time de basquete irá jogar uma temporada de 44 jogos. desses jogos serão disputados contra times da classe A e os 8 restantes contra

Leia mais

Distribuições Amostrais e Estimação Pontual de Parâmetros

Distribuições Amostrais e Estimação Pontual de Parâmetros Distribuições Amostrais e Estimação Pontual de Parâmetros - parte I 19 de Maio de 2011 Introdução Objetivos Ao final deste capítulo você deve ser capaz de: Entender estimação de parâmetros de uma distribuição

Leia mais

Prof. Lorí Viali, Dr.

Prof. Lorí Viali, Dr. Prof. Lorí Viali, Dr. viali@mat.ufrgs.br http://www.mat.ufrgs.br/~viali/ Uma variável aleatória X tem uma distribuição normal se sua fdp for do tipo: f(x) 1.e 1 2. x µ σ 2, x R 2π. σ com - < µ < e σ >

Leia mais

FATEC GT/FATEC SJC. Prof. MSc. Herivelto Tiago Marcondes dos Santos [LISTA 2]

FATEC GT/FATEC SJC. Prof. MSc. Herivelto Tiago Marcondes dos Santos [LISTA 2] FATEC GT/FATEC SJC Prof. MSc. Herivelto Tiago Marcondes dos Santos [LISTA 2] 1. O tempo necessário para um medicamento contra dor fazer efeito foi modelado de acordo com a densidade Uniforme no intervalo

Leia mais

b) Variáveis Aleatórias Contínuas

b) Variáveis Aleatórias Contínuas Disciplina: 221171 b) Variáveis Aleatórias Contínuas Prof. a Dr. a Simone Daniela Sartorio de Medeiros DTAiSeR-Ar 1 Uma variável aleatória é contínua (v.a.c.) se seu conjunto de valores é qualquer intervalo

Leia mais

Capítulo 5 Distribuições de probabilidade normal Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.

Capítulo 5 Distribuições de probabilidade normal Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. Capítulo 5 Distribuições de probabilidade normal slide 1 Descrição do capítulo 5.1 Introdução à distribuição normal e distribuição normal padrão 5.2 Distribuições normais: encontrando probabilidades 5.3

Leia mais

Lista de exercícios propostos de Distribuições Discretas Estatística I OBS: Os exercícios estão dispostos em ordem de dificuldade.

Lista de exercícios propostos de Distribuições Discretas Estatística I OBS: Os exercícios estão dispostos em ordem de dificuldade. Lista de exercícios propostos de Distribuições Discretas Estatística I OBS: Os exercícios estão dispostos em ordem de dificuldade. 1. Sendo X uma variável seguindo uma distribuição Uniforme Discreta, com

Leia mais

2º LISTA DE EXERCÍCIO

2º LISTA DE EXERCÍCIO DISCIPLINA: CÁLCULO DAS PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA I Prof. Luiz Medeiros PERÍODO: 2013.2 2º LISTA DE EXERCÍCIO 1) Em uma empresa de cerâmica sabe-se que existe em média 0,1 defeito por m 2. Um comprador

Leia mais

Métodos Experimentais em Ciências Mecânicas

Métodos Experimentais em Ciências Mecânicas Métodos Experimentais em Ciências Mecânicas Professor Jorge Luiz A. Ferreira Função que descreve a chance que uma variável pode assumir ao longo de um espaço de valores. Uma distribuição de probabilidade

Leia mais

AULA 17 - Distribuição Uniforme e Normal

AULA 17 - Distribuição Uniforme e Normal AULA 17 - Distribuição Uniforme e Normal Susan Schommer Introdução à Estatística Econômica - IE/UFRJ Distribuições Contínuas Em muitos problemas se torna matematicamente mais simples considerar um espaço

Leia mais

Processos de Poisson

Processos de Poisson Processos de Poisson Ricardo Ehlers ehlers@icmc.usp.br Departamento de Matemática Aplicada e Estatística Universidade de São Paulo Capitulo 5 Taylor & Karlin 1 / 37 Distribuição de Poisson Seja a variável

Leia mais

Disciplina: Prof. a Dr. a Simone Daniela Sartorio. DTAiSeR-Ar

Disciplina: Prof. a Dr. a Simone Daniela Sartorio. DTAiSeR-Ar Disciplina: 1171 b) Variáveis Aleatórias Contínuas Prof. a Dr. a Simone Daniela Sartorio DTAiSeR-Ar 1 Uma variável aleatória é contínua (v.a.c.) se seu conjunto de valores é qualquer intervalo dos números

Leia mais

Variáveis aleatórias discretas

Variáveis aleatórias discretas Probabilidades e Estatística + Probabilidades e Estatística I Colectânea de Exercícios 2002/03 LEFT + LMAC Capítulo 3 Variáveis aleatórias discretas Exercício 3.1 Uma caixa contém 6 iogurtes dos quais

Leia mais

b) Variáveis Aleatórias Contínuas

b) Variáveis Aleatórias Contínuas Disciplina: 1171 b) Variáveis Aleatórias Contínuas Prof. a Dr. a Simone Daniela Sartorio de Medeiros DTAiSeR-Ar 1 Uma variável aleatória é contínua (v.a.c.) se seu conjunto de valores é qualquer intervalo

Leia mais

Probabilidade e Estatística

Probabilidade e Estatística Probabilidade e Estatística Distribuições Discretas de Probabilidade Prof. Narciso Gonçalves da Silva www.pessoal.utfpr.edu.br/ngsilva Introdução Distribuições Discretas de Probabilidade Muitas variáveis

Leia mais

Distribuições de Probabilidade Contínuas 1/19

Distribuições de Probabilidade Contínuas 1/19 all Distribuições de Probabilidade Contínuas Professores Eduardo Zambon e Magnos Martinello UFES Universidade Federal do Espírito Santo DI Departamento de Informática CEUNES Centro Universitário Norte

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO NORMAL DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE CONJUNTAS ROTEIRO DISTRIBUIÇÃO NORMAL

DISTRIBUIÇÃO NORMAL DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE CONJUNTAS ROTEIRO DISTRIBUIÇÃO NORMAL ROTEIRO DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE CONJUNTAS 1. Distribuições conjuntas 2. Independência 3. Confiabilidade 4. Combinações lineares de variáveis aleatórias 5. Referências DISTRIBUIÇÃO NORMAL Definição:

Leia mais

Introdução à Estatística e Probabilidade Turma B 5 a lista de exercícios (16/11/2015)

Introdução à Estatística e Probabilidade Turma B 5 a lista de exercícios (16/11/2015) ) Seja uma v.a. X.d.p. (x) = x se 0 x k. a) Encontre k para que (x) seja uma.d.p. b) Encontre sua.d.a. F(x). c) Calcule a média e a variância de X. Introdução à Estatística e Probabilidade Turma B 5 a

Leia mais

Variáveis Aleatórias Contínuas

Variáveis Aleatórias Contínuas Variáveis Aleatórias Contínuas Bacharelado em Administração - FEA - Noturno 2 o Semestre 2017 MAE0219 (IME-USP) Variáveis Aleatórias Contínuas 2 o Semestre 2017 1 / 35 Objetivos da Aula Sumário 1 Objetivos

Leia mais

Lista de Exercícios 3 Probabilidades Escola Politécnica, Ciclo Básico

Lista de Exercícios 3 Probabilidades Escola Politécnica, Ciclo Básico RESOLUÇÃO NA PÁGINA 06 Lista de Exercícios 3 Probabilidades 0303200 Escola Politécnica, Ciclo Básico 1 o semestre 2017 1) Um equipamento tem tempo de vida T com distribuição normal, valor esperado de 40

Leia mais

F (x) = P (X x) = Σ xi xp(x i ) E(X) = x i p(x i ).

F (x) = P (X x) = Σ xi xp(x i ) E(X) = x i p(x i ). Variável Aleatória Uma variável aleatória é uma variável numérica, cujo valor medido pode variar de uma réplica para outra do experimento. Exemplos: (i) Variáveis aleatórias contínuas: corrente elétrica,

Leia mais

Estatística e Probabilidade Aula 06 Distribuições de Probabilidades. Prof. Gabriel Bádue

Estatística e Probabilidade Aula 06 Distribuições de Probabilidades. Prof. Gabriel Bádue Estatística e Probabilidade Aula 06 Distribuições de Probabilidades Prof. Gabriel Bádue Teoria A distribuição de Poisson é uma distribuição discreta de probabilidade, aplicável a ocorrências de um evento

Leia mais

Teoria das Filas aplicadas a Sistemas Computacionais. Aula 08

Teoria das Filas aplicadas a Sistemas Computacionais. Aula 08 Teoria das Filas aplicadas a Sistemas Computacionais Aula 08 Universidade Federal do Espírito Santo - Departamento de Informática - DI Laboratório de Pesquisas em Redes Multimidia - LPRM Teoria das Filas

Leia mais

Distribuições derivadas da distribuição Normal. Distribuição Normal., x real.

Distribuições derivadas da distribuição Normal. Distribuição Normal., x real. Distribuições derivadas da distribuição Normal Distribuição Normal Uma variável aleatória X tem distribuição normal com parâmetros µ e σ, quando sua densidade de probabilidade é f ( x) π σ e ( x µ ) σ,

Leia mais

Testes de Hipóteses. Ricardo Ehlers Departamento de Matemática Aplicada e Estatística Universidade de São Paulo

Testes de Hipóteses. Ricardo Ehlers Departamento de Matemática Aplicada e Estatística Universidade de São Paulo Testes de Hipóteses Ricardo Ehlers ehlers@icmc.usp.br Departamento de Matemática Aplicada e Estatística Universidade de São Paulo Introdução e notação Em geral, intervalos de confiança são a forma mais

Leia mais

4. Distribuições de probabilidade e

4. Distribuições de probabilidade e 4. Distribuições de probabilidade e características Valor esperado de uma variável aleatória. Definição 4.1: Dada uma v.a. discreta (contínua) X com f.m.p. (f.d.p.) f X (), o valor esperado (ou valor médio

Leia mais

Principais distribuições discretas Distribuição de Bernoulli sucesso fracasso X = 1, se sucesso X = 0, se fracasso P(X) TOTAL 1 Exemplo 5:

Principais distribuições discretas Distribuição de Bernoulli sucesso fracasso X = 1, se sucesso X = 0, se fracasso P(X) TOTAL 1 Exemplo 5: Principais distribuições discretas Na prática, sempre se procura associar um fenômeno aleatório a ser estudado, a uma forma já conhecida de distribuição de probabilidade (distribuição teórica) e, a partir

Leia mais

PARA A RESOLUÇÃO DO p-fólio, TENHA EM ATENÇÃO O SEGUINTE:

PARA A RESOLUÇÃO DO p-fólio, TENHA EM ATENÇÃO O SEGUINTE: Nome:... B.I. :... Nº de Estudante:... Curso:... Turma:... Unidade Curricular: Elementos de Probabilidade e Estatística... Código:..1037... Data:..9 de Julho de 009. Assinatura do Vigilante:... PARA A

Leia mais

Lista de Exercícios #5 Assunto: Variáveis Aleatórias Multidimensionais Contínuas

Lista de Exercícios #5 Assunto: Variáveis Aleatórias Multidimensionais Contínuas 1. ANPEC 018 Questão 9 Uma pessoa investe R$ 10.000,00 (I) em duas aplicações cujas taxas de retorno são variáveis aleatórias independentes, R 1 e R, com médias 5% e 14% e desvios-padrão 1% e 8%, respectivamente.

Leia mais

1 Teoria da Decisão Estatística

1 Teoria da Decisão Estatística 1 Teoria da Decisão Estatística 1.1 Teste de Hipótese É uma metodologia estatística que permite tomar decisão sobre uma ou mais populações baseando no conhecimento de informações da amostra. Ao tentarmos

Leia mais

Controle Ótimo - Aula 6 Exemplos e Exercícios

Controle Ótimo - Aula 6 Exemplos e Exercícios Controle Ótimo - Aula 6 Exemplos e Exercícios Adriano A. G. Siqueira e Marco H. Terra Departamento de Engenharia Elétrica Universidade de São Paulo - São Carlos Probabilidades Probabilidade: número entre

Leia mais

Estatística Aplicada II. } Revisão: Probabilidade } Propriedades da Média Amostral

Estatística Aplicada II. } Revisão: Probabilidade } Propriedades da Média Amostral Estatística Aplicada II } Revisão: Probabilidade } Propriedades da Média Amostral 1 Aula de hoje } Tópicos } Revisão: } Distribuição de probabilidade } Variáveis aleatórias } Distribuição normal } Propriedades

Leia mais

Lista de exercícios 2 Métodos Estatísticos Básicos

Lista de exercícios 2 Métodos Estatísticos Básicos Lista de exercícios 2 Métodos Estatísticos Básicos Prof. Regis Augusto Ely 1 de julho de 2014 1 Variáveis aleatórias unidimensionais 1. Suponha que a variável aleatória X tenha os valores possíveis 1,

Leia mais

Probabilidades. última atualização: 5 de junho de 2012

Probabilidades. última atualização: 5 de junho de 2012 Probabilidades última atualização: 5 de junho de 2012 1. (B. & M.) Um empreiteiro apresentou orçamentos separados para a execução da parte elétrica e da parte de encanamento de um edifício. Ele acha que

Leia mais

Nome: N. o : f(u) du para todo o x (V) d) Se F (x) tiver pontos de descontinuidade, então X é discreta (F)

Nome: N. o : f(u) du para todo o x (V) d) Se F (x) tiver pontos de descontinuidade, então X é discreta (F) ESTATÍSTICA I 2. o Ano/Gestão 1. o Semestre Época Normal Duração: 2 horas 1. a Parte Teórica N. o de Exame: RESOLUÇÃO 09.01.2015 Este exame é composto por duas partes. Esta é a 1 a Parte Teórica (Cotação:

Leia mais

Livro Eletrônico. Aula 00. RETA FINAL - Questões Comentadas de Estatística p/ AFRFB 2018 (Com videoaulas)

Livro Eletrônico. Aula 00. RETA FINAL - Questões Comentadas de Estatística p/ AFRFB 2018 (Com videoaulas) Livro Eletrônico Aula 00 RETA FINAL - Questões Comentadas de Estatística p/ AFRFB 018 (Com videoaulas) Professores: Equipe ArthurLima, Jeronymo Marcondes Aula 00 AULA 00 ESTATÍSTICA SUMÁRIO PÁGINA 1. Apresentação

Leia mais

Sumário. 2 Índice Remissivo 11

Sumário. 2 Índice Remissivo 11 i Sumário 1 Principais Distribuições Contínuas 1 1.1 Distribuição Uniforme................................. 1 1.2 A Distribuição Normal................................. 2 1.2.1 Padronização e Tabulação

Leia mais

1 Distribuições Discretas de Probabilidade

1 Distribuições Discretas de Probabilidade 1 Distribuições Discretas de Probabilidade A distribuição discreta descreve quantidades aleatórias (dados de interesse) que podem assumir valores particulares e os valores são finitos. Por exemplo, uma

Leia mais

INTRODUÇÃO À INFERÊNCIA ESTATÍSTICA

INTRODUÇÃO À INFERÊNCIA ESTATÍSTICA UFPE - Universidade Federal de Pernambuco Departamento de Estatística Disciplina: ET-406 Estatística Econômica Professor: Waldemar A. de Santa Cruz Oliveira Júnior INTRODUÇÃO À INFERÊNCIA ESTATÍSTICA Podemos

Leia mais

Bioestatística e Computação I

Bioestatística e Computação I Bioestatística e Computação I Distribuições Teóricas de Probabilidade Maria Virginia P Dutra Eloane G Ramos Vania Matos Fonseca Pós Graduação em Saúde da Mulher e da Criança IFF FIOCRUZ Baseado nas aulas

Leia mais

SME0320 Estatistica ICMC-USP Ricardo Ehlers Lista 4

SME0320 Estatistica ICMC-USP Ricardo Ehlers Lista 4 SME0320 Estatistica ICMC-USP Ricardo Ehlers Lista 4 1. Dois dados honestos são lançados. Calcule a probabilidade condicional de que pelo menos um deles caia no 6 se os dados cairam em números diferentes.

Leia mais

Distribuições Amostrais e Estimação Pontual de Parâmetros

Distribuições Amostrais e Estimação Pontual de Parâmetros Distribuições Amostrais e Estimação Pontual de Parâmetros - parte I 2012/02 1 Introdução 2 3 4 5 Objetivos Ao final deste capítulo você deve ser capaz de: Entender estimação de parâmetros de uma distribuição

Leia mais

PRINCIPAIS DISTRIBUIÇÕES DISCRETAS DE PROBABILIDADE

PRINCIPAIS DISTRIBUIÇÕES DISCRETAS DE PROBABILIDADE PRINCIPAIS DISTRIBUIÇÕES DISCRETAS DE PROBABILIDADE 3.1 INTRODUÇÃO Muitas variáveis aleatórias associadas a experimentos aleatórios têm propriedades similares e, portanto, podem ser descritas através de

Leia mais

Estatística Aplicada I

Estatística Aplicada I Estatística Aplicada I ESPERANCA MATEMATICA AULA 1 25/04/17 Prof a Lilian M. Lima Cunha Abril de 2017 EXPERIMENTO RESULTADOS EXPERIMENTAIS VARIÁVEL ALEATÓRIA X = variável aleatória = descrição numérica

Leia mais

Noções de Simulação. Ciências Contábeis - FEA - Noturno. 2 o Semestre MAE0219 (IME-USP) Noções de Simulação 2 o Semestre / 23

Noções de Simulação. Ciências Contábeis - FEA - Noturno. 2 o Semestre MAE0219 (IME-USP) Noções de Simulação 2 o Semestre / 23 Noções de Simulação Ciências Contábeis - FEA - Noturno 2 o Semestre 2013 MAE0219 (IME-USP) Noções de Simulação 2 o Semestre 2013 1 / 23 Objetivos da Aula Sumário 1 Objetivos da Aula 2 Motivação 3 Geração

Leia mais

Probabilidade Aula 08

Probabilidade Aula 08 332 Probabilidade Aula 8 Magno T. M. Silva Escola Politécnica da USP Maio de 217 A maior parte dos exemplos dessa aula foram extraídos de Jay L. Devore, Probabilidade e Estatística para engenharia e ciências,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Cálculo das Probabilidades e Estatística I. Terceira Lista de Exercícios

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Cálculo das Probabilidades e Estatística I. Terceira Lista de Exercícios UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Cálculo das Probabilidades e Estatística I Professora: Juliana Freitas Pires Terceira Lista de Exercícios Parte I: Variáveis aleatórias, Esperança e Variância Questão 1.

Leia mais

IND 1115 Inferência Estatística Aula 6

IND 1115 Inferência Estatística Aula 6 Conteúdo IND 5 Inferência Estatística Aula 6 Setembro de 004 A distribuição Lognormal A distribuição Beta e sua relação com a Uniforme(0,) Mônica Barros mbarros.com mbarros.com A distribuição Lognormal

Leia mais

1 Noções de Probabilidade

1 Noções de Probabilidade Noções de Probabilidade Já vimos que para se obter informações sobre alguma característica da população, podemos utilizar uma amostra. Estudaremos agora a probabilidade, que é uma ferramenta usada e necessária

Leia mais

Estatística e Modelos Probabilísticos - COE241

Estatística e Modelos Probabilísticos - COE241 Estatística e Modelos Probabilísticos - COE241 Aula passada Para que serve a inferência estatística? Método dos Momentos Maximum Likehood Estimator (MLE) Teste de hipótese: definições Aula de hoje Teste

Leia mais

Exercícios Recomendados

Exercícios Recomendados Sociedade Brasileira de Matemática Mestrado Prossional em Matemática em Rede Nacional MA11 Números e Funções Reais Unidade 11 Função Quadrática - Aplicações Exercícios Exercícios Recomendados 1. Um estudante

Leia mais

VARIÁVEIS ALEATÓRIAS

VARIÁVEIS ALEATÓRIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA VARIÁVEIS ALEATÓRIAS Joaquim H Vianna Neto Relatório Técnico RTE-03/013 Relatório Técnico Série Ensino Variáveis

Leia mais

3 a Lista de PE. Universidade de Brasília Departamento de Estatística

3 a Lista de PE. Universidade de Brasília Departamento de Estatística Universidade de Brasília Departamento de Estatística 3 a Lista de PE 1. Duas bolas são escolhidas aleatoriamente de uma urna contendo 8 bolas brancas, 4 pretas, e duas bolas laranjas. Suponha que um jogador

Leia mais

Variáveis Aleatórias. Probabilidade e Estatística. Prof. Dr. Narciso Gonçalves da Silva

Variáveis Aleatórias. Probabilidade e Estatística. Prof. Dr. Narciso Gonçalves da Silva Probabilidade e Estatística Prof. Dr. Narciso Gonçalves da Silva http://paginapessoal.utfpr.edu.br/ngsilva Variáveis Aleatórias Variável Aleatória Variável aleatória (VA) é uma função que associa a cada

Leia mais

Distribuições conjuntas de probabilidade e complementos

Distribuições conjuntas de probabilidade e complementos Probabilidades e Estatística + Probabilidades e Estatística I Colectânea de Exercícios 2002/03 LEFT + LMAC Capítulo 5 Distribuições conjuntas de probabilidade e complementos Exercício 51 Uma loja de electrodomésticos

Leia mais

MAE0219 Introdução à Probabilidade e Estatística I

MAE0219 Introdução à Probabilidade e Estatística I Exercício 1 1 o semestre de 201 O tempo de vida útil de uma lavadora de roupas automática tem distribuição aproximadamente Normal, com média de 3,1 anos e desvio padrão de 1,2 anos. a Qual deve ser o valor

Leia mais

Estatística (MAD231) Turma: IGA. Período: 2018/2

Estatística (MAD231) Turma: IGA. Período: 2018/2 Estatística (MAD231) Turma: IGA Período: 2018/2 Aula #04 de Probabilidade: 26/10/2018 1 Variáveis Aleatórias Contínuas De modo informal as variáveis aleatórias são contínuas quando resultam de algum tipo

Leia mais

DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE CONJUNTAS DISTRIBUIÇÕES CONJUNTAS ROTEIRO DISTRIBUIÇÃO CONJUNTA

DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE CONJUNTAS DISTRIBUIÇÕES CONJUNTAS ROTEIRO DISTRIBUIÇÃO CONJUNTA ROTEIRO DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE CONJUNTAS 1. Distribuições conjuntas 2. Independência 3. Confiabilidade 4. Combinações lineares de variáveis aleatórias 5. Referências DISTRIBUIÇÃO CONJUNTA Em muitos

Leia mais

Prova 2 - Qúimica Valor: 25 pontos 14/11/2018. Data limite para entregar a prova: 21/11/2018 (quarta-feira).

Prova 2 - Qúimica Valor: 25 pontos 14/11/2018. Data limite para entregar a prova: 21/11/2018 (quarta-feira). Instrucões Utilize um método randômico 1 para selecionar 5 das 20 questões que irão compor sua prova. Por exemplo, simule o lançamento de um dado de 20 faces (www.roll-dice-online.com) para obter 5 números

Leia mais

Probabilidades- Teoria Elementar

Probabilidades- Teoria Elementar Probabilidades- Teoria Elementar Experiência Aleatória Experiência aleatória é uma experiência em que: não se sabe exactamente o resultado que se virá a observar, mas conhece-se o universo dos resultados

Leia mais

SUMÁRIOS DE VARIÁVEIS ALEATÓRIAS CONTINUAS

SUMÁRIOS DE VARIÁVEIS ALEATÓRIAS CONTINUAS 4 SUMÁRIOS DE VARIÁVEIS ALEATÓRIAS CONTINUAS Em muitos problemas de probabilidade que requerem o uso de variáveis aleatórias, uma completa especificação da função de densidade de probabilidade ou não está

Leia mais

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo. Variáveis Aleatórias

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo. Variáveis Aleatórias Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo Variáveis Aleatórias Professora Renata Alcarde Piracicaba março 2014 Renata Alcarde Estatística Geral 27 de Março de 2014 1 / 42

Leia mais

Probabilidade e Estatística

Probabilidade e Estatística Probabilidade e Estatística Aula 7 Distribuição da Média Amostral Leitura obrigatória: Devore: Seções 5.3, 5.4 e 5.5 Chap 8-1 Inferência Estatística Na próxima aula vamos começar a parte de inferência

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS As variáveis aleatórias X e Y seguem uma distribuição de Bernoulli com probabilidade de sucesso igual a 0,4. Considerando S = X + Y e que os eventos aleatórios A = [X = 1] e B

Leia mais

5. PRINCIPAIS MODELOS CONTÍNUOS

5. PRINCIPAIS MODELOS CONTÍNUOS 5. PRINCIPAIS MODELOS CONTÍNUOS 2019 5.1. Modelo uniforme Uma v.a. contínua X tem distribuição uniforme com parâmetros e ( < ) se sua função densidade de probabilidade é dada por f ( x )={ 1 β α, α x β

Leia mais

rio de Guerra Eletrônica EENEM 2008 Estatística stica e Probabilidade Aleatórias nuas

rio de Guerra Eletrônica EENEM 2008 Estatística stica e Probabilidade Aleatórias nuas ITA - Laboratório rio de Guerra Eletrônica EENEM 2008 Estatística stica e Probabilidade Aula 04: Variáveis Aleatórias Contínuas nuas Função densidade de probabilidade contínua nua f(x) a b f(x) 0 para

Leia mais

Probabilidade e Estatística

Probabilidade e Estatística Probabilidade e Estatística Aula 6 Distribuições Contínuas (Parte 02) Leitura obrigatória: Devore, Capítulo 4 Chap 6-1 Distribuições de Probabilidade Distribuições de Probabilidade Distribuições de Probabilidade

Leia mais

A figura 5.1 ilustra a densidade da curva normal, que é simétrica em torno da média (µ).

A figura 5.1 ilustra a densidade da curva normal, que é simétrica em torno da média (µ). Capítulo 5 Distribuição Normal Muitas variáveis aleatórias contínuas, tais como altura, comprimento, peso, entre outras, podem ser descritas pelo modelo Normal de probabilidades. Este modelo é, sem dúvida,

Leia mais