A MORDIDA ABERTA. A mordida aberta pode estar associada com:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A MORDIDA ABERTA. A mordida aberta pode estar associada com:"

Transcrição

1 1 A MORDIDA ABERTA A mordida aberta é a ausência de contato vertical normal entre dentes antagonistas. Pode ser anterior ou posterior e se apresentar com o trespasse vertical dos incisivos (sem contatos oclusais ou funcionais) ou sem trespasse vertical dos incisivos. SEM TRESPASSE VERTICAL COM TRESPASSE VERTICAL A mordida aberta pode estar associada com: Crescimento vertical preponderante Musculatura hipotônica Respiração bucal Altura facial anterior aumentada Base craniana posterior curta As principais causas são: Deglutição atípica Sucção digital Chupeta Interposição labial Distúrbios fonoaudiológicos Respiração bucal Anquilose dentária Anormalidades no processo de erupção Alterações anatômicas e na tonicidade dos músculos linguais e peribucais Macroglossia verdadeira A sucção digital pode ocasionar mordida aberta combinando interferência na erupção normal dos incisivos com excessiva erupção dos dentes posteriores, deslocando a mandíbula para baixo e para trás.

2 2 Outras causas podem ser : Traumas ou patologias condilares Iatrogenias Podem alterar o grau ou a direção do movimento mandibular. Movimentos ortodônticos que provoquem extrusão ou distalização dos dentes posteriores podem produzir mordida aberta de causa iatrogênica. O diagnóstico utiliza a análise facial, avaliação cefalométrica e avaliação dentária com exame clínico e de modelos. Na análise facial podemos observar as proporções entre os terços da face (geralmente inferior aumentado), o nível de exposição dos incisivos superiores, o espaço interlabial, o perfil do paciente, a posição da mandíbula, o vedamento labial. Na avaliação cefalométrica de Jarabak a altura facial anterior N-Me é comparada com a altura facial posterior S-Go. A altura facial posterior, de Jarabak, apresenta valor de ± 61% da altura facial anterior, expressando esse valor um padrão de crescimento normal. Valores menores expressam crescimento vertical e maiores que 61% expressam crescimento horizontal. Isto é explicado pelo aumento ou diminuição da altura do ramo, caracterizando braquicefalia (aumento do comprimento do ramo) ou dolicocefalia (diminuição da altura do ramo). A cefalometria de Jarabak também permite avaliar um excesso de crescimento vertical da maxila que é caracterizado por diminuição do ângulo goníaco superior e aumento do ângulo goníaco inferior o que pode acarretar mordida aberta. Nesses casos, o pano palatal mostra a espinha nasal anterior elevada e a espinha nasal posterior mais baixa. Na cefalometria do tipo padrão da USP, haverá divergência dos planos horizontais. Os planos palatino e mandibular formam entre si ângulo com valor aproximado de 25. Verificar se há aumento. Nas cefalometrias de Ricketts e McNamara podemos observar a altura facial anterior, a posição do incisivo em relação ao plano oclusal funcional e a tendência de crescimento.

3 3 Na avaliação dentária consideramos que o trespasse vertical é influenciado pelas dimensões dentoalveolares anterior e posterior, aumentadas ou reduzidas. No hábito de sucção digital ou no uso de chupeta, os incisivos superiores geralmente se apresentam vestibularizados e a altura alveolar reduzida, em decorrência da interferência ambiental na erupção dentária. O fator muscular exerce grande influência na quantidade de erupção, tanto que casos de desenvolvimento dentoalveolar excessivo, na região posterior do arco superior, apresentam musculatura hipotônica associada. Nos casos de mordida aberta esquelética, é comum o nível de erupção e a dimensão dentoalveolar se apresentarem dentro dos limites de normalidade. O tratamento pode ser executado com mecânica ortodôntica, ortopedia funcional dos maxilares, terapia miofuncional, cirurgia ortognática e terapias combinadas. Na dentição decídua precisamos eliminar hábitos deletérios e corrigir as disfunções neuromusculares. Nos casos com padrão de crescimento favorável, a eliminação do hábito e o equilíbrio da atividade muscular produzem a correção da maloclusão. Na dentição decídua a mordida aberta esquelética raramente é observada, mas devemos considerar esta possibilidade quando se apresentar associada a um aumento da AFAI. Nestes casos, mesmo com a eliminação do fator etiológico ambiental não ocorre a correção da maloclusão. Na dentição decídua, nos casos de mordida aberta esquelética, a eliminação do hábito objetiva reduzir a gravidade da maloclusão. Na dentição mista é preciso corrigir os hábitos deletérios juntamente com qualquer intervenção clínica. Na dentição mista podemos utilizar no tratamento: - Barra ondulada associada ou não com parafuso expansor e arco de Hawley - AEB com tração alta - Splint com barra ondulada

4 4 - Aparelhos ortopédicos funcionais: (SN3, Bionator de Balters fechado, modeladores elásticos de Bimler ou reguladores de função de Frankel). Aparelho funcional no tratamento da M.A. Na dentição mista podemos utilizar também aparelhos fixos: - Grade palatina adaptada em um arco superior soldado às bandas - Grade palatina adaptada ao Quadri-hélice ou Bi-hélice - Arco Base de Ricketts Na dentição permanente é possível extruir incisivos superiores e inferiores ou intruir molares e premolares de acordo com o diagnóstico do caso. Na dentição permanente podemos realizar, centro de certos limites, a extrusão de incisivos superiores e inferiores. Um aparelho fixo composto por um arco ortodôntico com fio.016 ou.018 e com alça em L (arco inferior) e com alça em L invertido (por distal dos laterais) no arco superior pode ser utilizado.

5 5 Um arco ortodôntico com fio.016 ou.018 e com curva de Spee acentuada no arco inferior e curva reversa no arco superior, também pode ser usado. Ainda podemos utilizar arcos ortodônticos superior e inferior com elásticos intermaxilares verticais anteriores (elásticos em caixa). Há ainda o arco base de Ricketts.

6 6 Pode ser feita intrusão de premolares e molares com um arco auxiliar de intrusão posterior. Molas de intrusão.

7 7 Ou ancoragem extra-bucal com tração vertical. Também planos de mordida posterior associados ou não com tração extra-bucal. Planos de mordida com molas.

8 8 A mordida aberta posterior geralmente decorre de hábitos como interposição lateral da língua durante a deglutição. A causa pode ser a anquilose de decíduos e permanentes. A membrana periodontal comprometida impede a movimentação. A função oclusal também poderá ser restabelecida com procedimentos restauradores. Ao avaliar um caso de maloclusão, não pense no método de tratamento nem nos aparelhos até que o caso tenha sido classificado e se tenha compreendido profundamente todas as suas peculiaridades e variações da normalidade, a oclusão e os traços faciais. Então, surgirão as necessidades e o tratamento adequado. Edward Hartley Angle MORDIDA ABERTA CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES Na mordida aberta, é importante uma abordagem multidiciplinar com considerações sobre a etiologia, para o diagnóstico e o tratamento corretos. A mordida aberta é uma das más oclusões de maior comprometimento estético-funcional, além de apresentar alterações dentárias e esqueléticas. Pode ser desenvolvida a partir de fatores etiológicos como hábitos bucais deletérios como a sucção do polegar ou da chupeta, amígdalas hipertróficas, respiração bucal, anquilose dentária ou anormalidades no processo de erupção. Estes fatores interferem no crescimento e desenvolvimento normais das estruturas faciais, modificando não somente a morfologia, mas também a função. Para que o tratamento ortodôntico tenha efetividade e estabilidade, não basta apenas a correção do problema morfológico. Outros tratamentos e abordagens também são importantes para a manutenção da oclusão normal conseguida pelo tratamento ortodôntico. A psicologia, a otorrinolaringologia, a fonoaudiologia, etc., podem ser necessários para tratar o problema e reeducar os padrões funcionais musculares. As arcadas dentárias, na fase de dentição decídua, não apresentam de curva de Spee e os dentes não têm inclinação, estando posicionados verticalmente nas bases ósseas. O arco da dentição decídua é semi-circular e pode haver a presença de espaços primatas e espaços interincisivos. Um importante método para análise das arcadas dentárias, na dentição decídua, foi desenvolvido por Carrea mas não é de domínio da maioria dos ortodontistas. Figun e Garino (1989) afirmam que os dentes decíduos cumprem funções tanto fisiológicas como biológicas.

9 9 Funções fisiológicas: mastigação estabelecimento de uma linha e plano de oclusão manutenção da dimensão vertical início da fonação manutenção do espaço para a erupção dos dentes permanentes Função biológicas: ação estimulante para o crescimento ósseo alveolar dos maxilares atuação no processo de erupção dos dentes permanentes (orientação e posicionamento), pela relação de proximidade que têm com os mesmos. O início da dentição mista ocorre com a erupção dos primeiros molares permanentes, dentes importantes para o estabelecimento de uma oclusão dentária dentro dos padrões de normalidade, com relação normal de molares e caninos. Os fatores que podem desenvolver uma oclusão anormal podem ser de origem hereditária, congênita ou adquirida. O padrão de crescimento e desenvolvimento apresenta forte componente hereditário. Como exemplo, temos as mordidas abertas esqueléticas, os problemas relativos ao número e ao tamanho dos elementos dentários (discrepâncias de modelo e de Bolton). As anomalias congênitas são as que se formam durante a vida intrauterina. Entre as alterações congênitas estão as fissuras lábiopalatinas, os tumores, a paralisia cerebral, hemangiomas ou mesmo a sífilis congênita. Anomalias adquiridas são alterações dentofaciais que surgem pela ação de fatores locais ou gerais. Hábitos como a sucção de dedo e chupeta, a interposição de lábio ou de língua e a respiração bucal podem causar alterações nas arcadas dentárias tais como as mordidas abertas e interferirem na dicção, na mastigação, no vedamento labial passivo, na respiração, etc. Outros fatores que podem desenvolver uma oclusão anormal são a desnutrição e as pressões anormais por hábito ou função. O crescimento e o desenvolvimento da face humana dependem em 40% da carga genética do indivíduo e em 60% das funções inerentes ao meio ambiente. Estas conclusões são da teoria das matrizes funcionais de Melvin Moss, que define a face como a região mais dinâmica do organismo, com crescimento e desenvolvimento diretamente relacionado à ação correta das funções relacionadas a

10 10 ela tais como a sucção, a respiração, a deglutição, a mastigação, a fonoarticulação, enfim à atuação de toda a musculatura orofacial. Para uma criança se tornar um adulto com características faciais funcionais harmoniosas, estéticas e saudáveis não é apenas necessário que apresente um potencial genético correto, mas é preciso que ao longo do período de crescimento e desenvolvimento ela reúna condições funcionais adequadas que possibilitem um caminho tranquilo em direção à maturidade da região facial. As funções têm a capacidade de confirmarem ou não, o potencial genético. Quando as funções se desenvolvem de forma alterada, principalmente durante o crescimento e o desenvolvimento de uma criança, podem ocorrer severos distúrbios dentofaciais, entre eles uma mordida aberta anterior. Durante a erupção, espera-se que os dentes e o osso alveolar circundante desenvolvam-se até que o antagonista oclusal, do arco oposto, seja encontrado, ocorrendo um relacionamento vertical correto entre os arcos maxilar e mandibular. Urias (1994) concluiu que a mordida aberta é uma alteração em que não há contato vertical entre os dentes superiores e inferiores, embora os demais dentes possam estar em oclusão. As mordidas abertas podem ser dentoalveolares, quando os componentes esqueléticos do indivíduo não estão comprometidos, ou esqueléticas, no quais além dos distúrbios dentoalveolares há também problemas basais. Como as demais deformidades dentofaciais, a mordida aberta tem como etiologia os fatores hereditários e principalmente os fatores ambientais externos, dentre eles os hábitos orais. Os hábitos orais são definidos como sendo prováveis de determinarem tanto direta como indiretamente desvios na morfologia dento-alveolar. Para Massler (1983), em geral, os hábitos resultam da repetição de um ato que, em sua essência primordial, tem uma determinada finalidade. O hábito se implantaria por ser agradável e resultar em alguma satisfação para os indivíduos. Surgiriam de necessidades psicológicas que podem ou não ter efeito nas arcadas dentárias.

11 11 Segundo Moyers (1979), todos os hábitos são padrões de contração muscular aprendidos, de natureza complexa, alguns deles servindo como estímulo para o crescimento normal dos maxilares, o que ocorre, por exemplo, na ação normal do lábio e na mastigação correta. Já os hábitos anormais podem interferir no padrão regular do crescimento facial e devem ser diferenciados dos hábitos normais desejáveis que são uma parte da função buco-faríngea normal e consequentemente exercem um papel importante no crescimento crânio-facial e na fisiologia oclusal. Os padrões anormais habituais e deletérios de conduta muscular frequentemente estão associados com o crescimento ósseo anormal, más posições dentárias, distúrbios na respiração e na fala, perturbação no equilíbrio da musculatura facial e problemas psicológicos. Quanto à etiologia da maloclusão os hábitos são classificados de forma distinta, conforme os autores. Korkhaus (1939) concluiu que os hábitos seriam de origem exógena, fatores que agiriam mais diretamente sobre as estruturas bucodentárias provenientes da ação de fatores externos ou estranhos ao organismo. Graber (1974) concluiu que os hábitos anormais de pressão ou irregularidades funcionais são extrínsecos (que agiriam sobre a dentadura, provenientes de fora). Moyers (1979) afirma que os hábitos que mais perturbam a oclusão são a sucção de dedos, interposição lingual, onicofagia e mordedura e/ou sucção de lábio. Medeiros (1992) classifica os hábitos dividindo-os em intra-orais e extra-orais. Os hábitos intra-orais seriam sucção de língua, do polegar, bochechas, lábios e objetos, a onicofagia, o bruxismo, morder a língua e a respiração oral. Os hábitos extra-orais seriam sustentação do queixo, posições anormais de travesseiro, etc. Para Lino (1992) os hábitos orais que enquadram-se como fatores extrínsecos causadores de maloclusão são a sucção, a deglutição atípica, a respiração bucal, a postura e a fonação incorreta. Os fatores extrínsecos seriam aqueles que não estão diretamente ligados aos arcos dentários, ou seja, não pertencem morfologicamente às bases apicais ou ossos alveolares.

12 12 Moyers (1979) comenta que assim como variam os fatores que originam os hábitos, variam também as faces. É a combinação do hábito mais a face em crescimento que origina o problema clínico. É uma clara referência sobre a biotipologia facial determinar variações no resultado final fenotípico resultante de um hábito inadequado. Isto é, o resultado final seria consequência do mau hábito, mas dependente da biotipologia facial. Moresca e Feres (1992) afirmam que, diante de um paciente com um hábito oral, é importante considerar a idade do indivíduo, a dentição, a oclusão e todas as funções envolvidas. Caso estejam ocorrendo durante o período de crescimento e desenvolvimento da face, os hábitos viciosos podem gerar forças musculares anormais e persistentes com o risco de distorção da correta morfologia da região dentomaxilar, sendo a mais comum a mordida aberta anterior. É preciso considerar a forma de frear o hábito que está causando os desvios. Atitudes drásticas como meio para o abandono do hábito só serviriam de motivo para o indivíduo procurar um hábito substitutivo. Da criança precisamos obter colaboração, incentivando a eliminação do hábito e mostrando suas consequências. Os principais hábitos viciosos com potencial de nocividade são: - Respiração bucal; - Sucção de dedo, língua, lábios e bochechas; - Uso de chupetas ou mamadeiras por tempo além do normal; - Postura inadequadas de língua durante a deglutição, fonação e posturação (projeção anteriorizada de língua causando pressão exagerada sobre os dentes, falta de vedamento labial, alterações fonéticas, hiperfunção do mentoniano); - Posturas inadequadas de cabeça em atividades diurnas e noturnas; - Inadequações posturais como dormir de bruços, com a mão ou braço sobre o rosto, ler apoiando a face que podem levar a mordidas cruzadas e mastigação inadequada com todas as suas conseqüências; - Hábitos alimentares inadequados quanto à textura dos alimentos; - Onicofagia causando projeção anterior da mandíbula para conseguir poder de corte dos incisivos em posição topo a topo e alterações ao nível da ATM;

13 13 - Deglutição não nutritiva como gerada pelo mascar gomas rotineiramente. A respiração bucal, sucção de polegar e o uso de chupeta e mamadeira são os maiores causadores de mordida aberta. A Respiração Bucal Na respiração nasal, o nariz não é apenas um condutor passivo pelo qual o ar é captado e dirigido para a faringe. Diferente da cavidade oral, o nariz é um órgão especializado exercendo funções de filtragem ou purificação, aquecimento e umidificação do ar inspirado. Segundo Bloch (1889) a relação da respiração bucal com deformidades de arcada dentária vem sendo descrita desde muito tempo. Marchesan (1994) afirma que a respiração bucal ou de suplência, pode provocar alterações morfológicas definidas na região dentofacial, como uma mordida aberta anterior. Estas alterações ocorrem durante o crescimento e são consequências de pressões musculares inadequadas sobre o esqueleto craniofacial. A respiração bucal interfere negativamente na postura adequada da língua em repouso e em ação. Na respiração bucal deixamos de ter a necessária massagem e pressionamento de ar junto à região bucosinusal (nariz e seios paranasais), um dos principais fatores estimuladores do crescimento e desenvolvimento do terço médio da face. De acordo com Almeida e Weber (1990), na respiração oral, a mandíbula é posicionada inferiormente com a língua em repouso no assoalho da boca e seria esta alteração postural que induziria as modificações dentárias e esqueléticas, semelhantes às causadas pela sucção digital. Devido à postura da língua, ocorre também a erupção contínua dos dentes posteriores, aumentando as dimensões verticais do paciente, e em conseqüência acarretando mordida aberta anterior. Quando respiramos pelo nariz ocorrem estímulos corretos de crescimento e desenvolvimento facial pela ação da musculatura que estimula os ossos (matrizes funcionais periosteais segundo Moss). Se houver respiração bucal, a estimulação poderá ocorrer modo inadequado, favorecendo um crescimento e desenvolvimento desarmônico. A boca é uma via para respirarmos apenas quando se torna impossível a respiração nasal. A respiração nasal é inata e deverá permanecer perfeita até a fase adulta sob o risco de ocorrerem deformidades faciais se houver intercorrências neste período.

14 14 A respiração oral é altamente comprometedora na definição da forma e contorno dos arcos dentários bem como de todo processo nasomaxilar (Lino, 1992). Uma vez instalada a respiração de suplência ou de substituição, serão grandes as possibilidades do indivíduo, em crescimento, vir a desenvolver distúrbios miofuncionais, já que são bastante intensas as adaptações funcionais e musculares decorrentes da instalação desta respiração incorreta, porque a manutenção constante da boca aberta altera todo o equilíbrio neuromuscular da face (Barroso, 1997). Todd (1936) já afirmava que as alterações na face ocorrem entre os 2 e 12 anos, período de maior velocidade de crescimento facial. A respiração pode se tornar oral devido a obstruções nasais ou apenas por ato vicioso. As causas de obstrução nasal são muitas, classificadas por Mucellin de acordo com a faixa etária. Recém-nascidos: atresia de coana (fechamento da parte posterior do nariz por uma membrana mucosa ou placa óssea) e tumores nasais (cisto dermóide, hemangiomas e tumores neurogênicos). Infância: hipertrofia das Vegetações Adenóides (aumento do tecido linfóide existente na rinofaringe, com o fechamento ou diminuição do espaço para passagem da coluna de ar). Hipertrofia das amígdalas palatinas (aumento excessivo nos pólos superiores das amígdalas que se comprimem na região da úvula, causando dificuldade respiratória). Rinite Alérgica (caracteriza-se por obstrução nasal, coriza, espirros e prurido nasal intenso). Desvio de septo nasal (causado por traumatismo nasal). Hematoma do septo nasal Fratura nasal Corpos estranhos Rinite Vestibular (infecção na região de pelos da fossa nasal). Puberdade: angiofibroma juvenil (tumor benigno com característica invasiva).

15 15 Pólipo nasal (massa única ou multilobulada que se forma na fossa nasal, com crescimento progressivo da obstrução). Rinite medicamentosa (complicação devido ao uso excessivo de vasoconstritores nasais tópicos). E os demais já citados anteriormente: desvio do septo nasal, rinite alérgica, hipertrofia das adenóides e amígdalas palatinas. Petrelli (1994) relata que a hipertrofia das vegetações adenóides é a maior causadora da face alongada, seguida pela rinite alérgica e amigdalite de repetição. As causas de respiração bucal podem ser além dos problemas orgânicos acima citados: - hipotonia da musculatura elevadora da mandíbula, devido à alimentação pastosa, levando à boca aberta com língua mal posicionada. - apenas postura viciosa: o indivíduo simplesmente permanece de boca aberta, sem muitas vezes perceber isso, não existindo nenhum empecilho mecânico ou funcional para a respiração nasal. Marsechan e Krakauer (1995), afirmam que o respirador bucal pode apresentar vários sintomas característicos da chamada Síndrome do Respirador Bucal. Alterações Craniofaciais e Dentárias: - Crescimento craniofacial predominante vertical; - Angulo goníaco aumentado; - Palato ogival ou inclinado; - Dimensões faciais estreitas; - Hipodesenvolvimento dos maxilares; - Narinas estreitas ou inclinadas; - Microrrinia com menor espaço na cavidade nasal; - Desvio de septo; - Classe II, overjet, mordida aberta ou cruzada; - Protrusão dos superiores. Alterações dos Orgãos Fono Articuladores: - Hipotrofia, hipotonia e hipofunção dos músculos elevadores da mandíbula;

16 16 - Alteração de tônus com hipofunção dos lábios e bochechas; - Lábio superior retraído ou curto, e inferior evertido ou interposto entre dentes; - Lábios secos e rachados com alteração de cor; - Gengivas hipertrofiadas com alteração de cor e freqüentes sangramentos; - Anteriorização da língua ou elevação do dorso para regular o fluxo de ar; - Propriocepção bucal bastante alterada. Alterações Corporais: - Deformidades toráxicas; - Musculatura abdominal flácida ou distendida; - Olheiras com assimetria de posicionamento dos olhos, olhar cansado; - Cabeça mal posicionada em relação ao pescoço, trazendo alterações para a coluna no intuito de compensar este mau posicionamento; - Ombros caídos para frente comprimindo o tórax; - Alterações da membrana timpânica, diminuição da audição; - Assimetria facial visível, principalmente em bucinador; - Indivíduo muito magro, às vezes obeso e sem cor. Alterações das Funções Orais: - Mastigação ineficiente levando a problemas digestivos e engasgos pela incoordenação da respiração com a mastigação; - Deglutição atípica com ruído, projeção anterior da língua, contração exagerada do orbicular, movimentos compensatórios de cabeça; - Fala imprecisa, trancada, com excessos de saliva, sem sonorização pelas otites frequentes; - Voz rouca ou anasalada.

17 17 Outras Alterações Possíveis: - Sinusites freqüentes, otites de repetição; - Aumento das amígdalas faríngeas e palatinas; - Halitose e diminuição da percepção do paladar e olfato; - Maior incidência de cáries. - Alteração do sono, ronco, baba noturna, insônia, expressão facial vaga; - Redução do apetite, alterações gástricas, sede constante, engasgos, palidez, inapetência, perda de peso com menor desenvolvimento físico ou obesidade; - Menor rendimento físico com cansaço frequente; - Agitação, ansiedade, impaciência, impulsividade, desânimo; - Dificuldades de atenção e concentração, gerando dificuldades escolares. Para se diagnosticar o quadro de síndrome do respirador bucal não é necessário a presença de todos os sintomas acima citados. Sucção do Polegar, uso de Chupeta e Mamadeira Moresca e Feres (1994), Tomé, Farret e Jurach (1996) relatam que de todos os hábitos infantis, a sucção de dedos ou chupeta parece ser o mais frequente e danoso para a oclusão e ossos maxilares, sendo a maior causa de alterações no equilíbrio do aparelho estomatognático. Camargo (1997) concluiu que a mamadeira deve ter o bico com a forma e o tamanho próximos do formato e tamanho do bico do seio materno. A posição da mamadeira em relação à criança deve ser de 90 e a criança ao tomá-la deve estar mais verticalizada para facilitar a sua respiração. A mamadeira deve ser retirada na fase de erupção dos dentes decíduos, ao oitavo ou nono mês de vida. Após esta idade, o ideal é oferecer à criança caneca de transição, copo com tampinha, colher, etc. Assim como a mamadeira, a chupeta deve ter seu tamanho compatível com a cavidade bucal da criança. Ela deve ser usada apenas como complemento da sucção, levando à repleção gástrica, composição muscular e satisfação psicoemocional. Seu uso deve ser racional e, embora existam ainda algumas controvérsias a respeito do

18 18 limite de idade para seu uso, a maioria dos autores concorda que não deve ultrapassar os 2 1/2, 3 anos de idade. Moresca e Feres (1994) relatam que o hábito de sucção do polegar pode relacionar-se inicialmente a um problema de amamentação, fator imitativo ou resultar de um problema emocional complexo. Moyers (1949) afirma que a causa mais comum de sucção de polegar são os movimentos labiais insuficientes, isto é, uma capacidade inadequada na fase de sucção no ato de alimentação. Para ele, bebês que se alimentam em seios com fluxo rápido de leite ou em mamadeiras, estão mais sujeitos à sucção de polegar do que aqueles que dispunham de seios ou mamadeiras dotadas de fluxo mais lentos. Moyers afirma que intervalos de alimentação menores, diminui a incidência dos hábitos bucais em bebê. A mamadeira oferece o volume de leite suficiente para alimentação porém não satisfaz a necessidade de sucção. Na ânsia de se satisfazer, a criança começa a fazer sucção do polegar ou outro dedo e só irá dormir quando se sentir satisfeita. Com o exagero na sucção poderá instalar-se o hábito indesejável. Instabilidade emocional e familiar pode também gerar hábitos viciosos. Muitas vezes, na tentativa de chamar atenção dos pais, a criança expressa seus sentimentos através de atitudes como sucção de polegar e onicofagia. Estes hábitos teriam um fundo psicológico. A psicanálise sugere que o hábito de sucção do polegar está associado ao prazer. Para muitos, os problemas de sucção do polegar estão baseados na Psicologia. A teoria comportamental, diferente da psicanálise, sugere que este hábito seja um mero padrão de comportamento aprendido sem causa fundamental ou problema emocional ou psicológico. Quando extinto o hábito, não é esperada sua substituição por outro. Em geral, as crianças abandonam a necessidade de sucção por volta dos 3 anos. Moresca e Feres (1994) afirmaram que a sucção persistente após os 4 anos de idade poderá levar a alterações como o retrognatismo mandibular, o prognatismo maxilar, a mordida aberta, a musculatura labial superior hipotônica, a musculatura labial inferior hipertônica, a atresia do palato, a interposição de língua, atresia do arco superior, respiração bucal e calo ósseo na região do polegar. As alterações oclusais causadas pelo hábito dependerão de variáveis como a posição ocupada pelo dedo, as contrações buco-faciais associadas, a posição da mandíbula durante a sucção, o padrão esquelético facial, a força aplicada aos dentes e ao processo alveolar e a freqüência e a duração do hábito.

19 ** Este material tem por objetivo complementar as anotações de aula sobre a mordida aberta. A compreensão do assunto envolve uma aula teórica sobre a mordida aberta, sua etiologia, diagnóstico e tratamento ortodôntico e ortopédico funcional, com a apresentação de casos clínicos. Conhecimentos sobre disjunção clínica e cirúrgica complementam as informações da aula. 19

20 20 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS SERRA-NEGRA, J.M.;PORDEUS,I.A.; ROCHA JR., J.F., Estudo da associação entre aleitamento, hábitos bucais e maloclusões, Rev Odontol Univ São Paulo, 11(2):79-86, abr/jun., TALAFERRO, A. Curso Básico de Psicanálise, ed. Martins Fontes, pag , abr, HENRIQUES, JOSÉ FERNANDO CASTANHA; JANSON, GUILHERME DOS REIS PEREIRA; ALMEIDA, RENATO RODRIGUES DE; DAINESI, EDUARDO ALVARES; HAYASAKI, SANDRA MÁRCIA. Mordida Aberta Anterior: a importância da abordagem multidisciplinar e considerações sobre etiologia, diagnóstico e tratamento. Rev dent press ortod. ortop. maxilar 5(3):29-36, maio-jun ELLEN LUCE RESENDE CASTRO FAYYAT. A influência de hábitos orais e respiração bucal no aparecimento de mordida aberta anterior em crianças com dentição decídua. Centro de especializacão em fonoaudiologia, Belo Horizonte, HANNA, J.C., Breast feeding versus bottle feeding in relation to oral habits, J Dent Child, 34:243-9, LANNOY, Dorin, Psicologia da Criança, SP, ed. do Brasil, pag 63, 1973 MOYERS, R.E., Ortodontia. 4a. ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, ; , TOLEDO, O.A., Odontopediatria, fundamentos para a prática clínica, 2a. Ed., São Paulo: Editorial Premier, 1996, 340 p. ALVES, A.C.; BASTOS, E. et al., Hábito vicioso de sucção digital, Rev ABO Nac, 3(4):255-8, ago/set., LANNOY, Dorin, Psicologia da Criança, SP, ed. do Brasil, pag 63, TURGEON O'BRIEN, H.; LACHAPELLE,D. et al., Nutritive e nonnutritive sucking habits: a review, J Dent Child, 63(5): 321-7, sep/oct., 1996.

PUCPR - O.R.T.O.D.O.N.T.I.A - GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO F I C H A C L Í N I C A Nome do/a Paciente: Número: 1.0 IDENTIFICAÇÃO DO PACIENTE 1.1 Nome: 1.2 Data de Nascimento: Sexo: F M Idade: 1.3 Peso: Kg

Leia mais

Mordida Profunda Definição. Trespasse vertical

Mordida Profunda Definição. Trespasse vertical Mordida Profunda Definição Trespasse vertical Mordida Profunda Diagnóstico Os fatores que contribuem variam de acordo com a oclusão: u Em boas oclusões é determinda por fatores dentários: t Comprimento

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA ODONTOLOGIA NO ALEITAMENTO MATERNO

A IMPORTÂNCIA DA ODONTOLOGIA NO ALEITAMENTO MATERNO A IMPORTÂNCIA DA ODONTOLOGIA NO ALEITAMENTO MATERNO FLÁVIA PEDREIRA CIRURGIÃ DENTISTA DO HOSPITAL E MATERNIDADE PÚBLICA DONA REGINA 20 DE FEVEREIRO DE 2014 Se pretendermos que as crianças tenham uma qualidade

Leia mais

Cirurgia Ortognática e Estética Facial: Qual sua importância na Odontologia Integrada?

Cirurgia Ortognática e Estética Facial: Qual sua importância na Odontologia Integrada? Cirurgia Ortognática e Estética Facial: Qual sua importância na Odontologia Integrada? A avaliação da estética facial, bem como sua relação com a comunicação e expressão da emoção, é parte importante no

Leia mais

MÁ-OCLUSÃO. Ortodontista: Qualquer desvio de posição do dente em relação ao normal

MÁ-OCLUSÃO. Ortodontista: Qualquer desvio de posição do dente em relação ao normal MÁ-OCLUSÃO Ortodontista: Qualquer desvio de posição do dente em relação ao normal Sanitarista: Inconveniente estético ou funcional de grande magnitude que possa interferir no relacionamento do indivíduo

Leia mais

Breve Panorama Histórico

Breve Panorama Histórico Análise Facial Breve Panorama Histórico Norman Kingsley Kingsley (final do séc.xix): s a articulação dos dentes secundária à aparência facial. Breve Panorama Histórico Edward Angle (in (início séc. s XX)

Leia mais

CIRURGIAS ORTOGNÁTICAS

CIRURGIAS ORTOGNÁTICAS CIRURGIAS ORTOGNÁTICAS Informações ao paciente Contém: 1. Explicação geral sobre cirurgias ortognáticas, 2. Perguntas e respostas, A cirurgia ortognática, também chamada de ortodontia cirúrgica, é um tipo

Leia mais

Programa Laboratorial (hands on em Manequim)

Programa Laboratorial (hands on em Manequim) PROGRAMA DE CURSO DE EXCELÊNCIA EM ORTODONTIA COM 8 MÓDULOS DE 2 DIAS MENSAIS Prof. ROQUE JOSÉ MUELLER - Tratamento Ortodôntico de alta complexidade em adultos : diagnóstico, planejamento e plano de tratamento.

Leia mais

MANTENEDORES DE ESPAÇO

MANTENEDORES DE ESPAÇO MANTENEDORES DE ESPAÇO Conceito São aparelhos ortodônticos usados para manter o espaço nas arcadas dentárias, por perda precoce de dentes decíduos. Classificação Quanto ao uso: fixos semifixos removíveis

Leia mais

Reabilitação cirúrgica dos Fissurados de lábio e palato. M.Sc.Viviane Marques

Reabilitação cirúrgica dos Fissurados de lábio e palato. M.Sc.Viviane Marques Reabilitação cirúrgica dos Fissurados de lábio e palato M.Sc.Viviane Marques DIAGNÓSTICO 1º diagnóstico: Através da ultrasonografia (Entre a 12ª e 14ª semana de gestação). O diagnóstico das fissuras submucosa

Leia mais

A Importância da Saúde Bucal. na Saúde Geral

A Importância da Saúde Bucal. na Saúde Geral PALESTRA A Importância da Saúde Bucal na Saúde Geral A saúde começa pela boca Os dentes são importantes na mastigação dos alimentos, fala, e estética, influenciando diretamente na auto-estima do indivíduo

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO APARELHO Componentes do aparelho extrabucal 3

APRESENTAÇÃO DO APARELHO Componentes do aparelho extrabucal 3 Série Aparelhos Ortodônticos EXTRABUCAL INTRODUÇÃO A ancoragem extrabucal ainda é um dos recursos mais utilizados e recomendados no tratamento da má oclusão de Classe II, primeira divisão, caracterizada

Leia mais

ELEMENTOS ESSENCIAIS DIAGNÓSTICO. Prof. Hélio Almeida de Moraes.

ELEMENTOS ESSENCIAIS DIAGNÓSTICO. Prof. Hélio Almeida de Moraes. ELEMENTOS ESSENCIAIS DE DIAGNÓSTICO Prof. Hélio Almeida de Moraes. ÍNDICE INTRODUÇÃO 1 Documentação do Paciente: 2 1- Ficha Clínica:- 2 A- Identificação: 2 B- Anamnese: 3 História da Família 3 História

Leia mais

Tratamento da má oclusão de Classe II divisão 1 a, através de recursos ortodônticos e ortopédicos faciais (funcionais e mecânicos): relato de caso

Tratamento da má oclusão de Classe II divisão 1 a, através de recursos ortodônticos e ortopédicos faciais (funcionais e mecânicos): relato de caso Caso Clínico Tratamento da má oclusão de Classe II divisão 1 a, através de recursos ortodônticos e ortopédicos faciais (funcionais e mecânicos): relato de caso José Euclides Nascimento* Luciano da Silva

Leia mais

Uma vez estando estabelecidos os conceitos de oclusão normal, a etapa. subseqüente do processo de aprendizado passa a ser o estudo das variações

Uma vez estando estabelecidos os conceitos de oclusão normal, a etapa. subseqüente do processo de aprendizado passa a ser o estudo das variações 1 INTRODUÇÃO Uma vez estando estabelecidos os conceitos de oclusão normal, a etapa subseqüente do processo de aprendizado passa a ser o estudo das variações desse padrão. Vale a pena relembrarmos a definição

Leia mais

PROBLEMAS DE VOZ EM ALUNOS RESPIRADORES ORAIS: REVISÃO INICIAL DA LITERATURA NACIONAL

PROBLEMAS DE VOZ EM ALUNOS RESPIRADORES ORAIS: REVISÃO INICIAL DA LITERATURA NACIONAL 1 PROBLEMAS DE VOZ EM ALUNOS RESPIRADORES ORAIS: REVISÃO INICIAL DA LITERATURA NACIONAL NISHIMURA, Cintia Megumi KAJIHARA, Olinda Teruko INTRODUÇÃO A respiração é uma função vital que interfere no funcionamento

Leia mais

Fonodialogando. Sucção Digital UM OLHAR DA FONOAUDIOLOGIA. Um hábito que poderá trazer consequências no desenvolvimento da criança

Fonodialogando. Sucção Digital UM OLHAR DA FONOAUDIOLOGIA. Um hábito que poderá trazer consequências no desenvolvimento da criança Fonodialogando Sucção Digital Um hábito que poderá trazer consequências no desenvolvimento da criança UM OLHAR DA FONOAUDIOLOGIA O que é Sucção? Asucção é um reflexo próprio da espécie adquirido na o n

Leia mais

Breastfeeding and Baby s Oral Cavity healthy development

Breastfeeding and Baby s Oral Cavity healthy development Aleitamento Materno no Desenvolvimento e Formação Saudável da Cavidade Bucal do Bebê Breastfeeding and Baby s Oral Cavity healthy development Marila Rezende Azevedo Helio Gomes da Silva RESUMO É fundamental

Leia mais

BOARD BRASILEIRO DE ORTODONTIA E ORTOPEDIA FACIAL

BOARD BRASILEIRO DE ORTODONTIA E ORTOPEDIA FACIAL Montagem das Pastas As pastas devem estar organizadas na seguinte ordem: I- Externo Página Título: colocar na capa frontal da pasta (a capa tem um envelope plástico para esta finalidade). BOARD BRASILEIRO

Leia mais

FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA CETASE

FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA CETASE FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA CETASE CENTRO DE ESTUDOS E TRATAMENTO DAS ALTERAÇÕES FUNCIONAIS DO SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO Área de Prótese Fixa e Escultura Dental FICHA CLÍNICA 1 - Dados Pessoais

Leia mais

RADIOLOGIA EM ORTODONTIA

RADIOLOGIA EM ORTODONTIA RADIOLOGIA EM ORTODONTIA Sem dúvida alguma, o descobrimento do RX em 1.895, veio revolucionar o diagnóstico de diversas anomalias no campo da Medicina. A Odontologia, sendo área da saúde, como não poderia

Leia mais

Prefeitura Municipal de Porto Alegre Secretaria Municipal de Saúde Coordenação da Rede de Atenção Primária em Saúde (CGRAPS) Área Técnica de Saúde

Prefeitura Municipal de Porto Alegre Secretaria Municipal de Saúde Coordenação da Rede de Atenção Primária em Saúde (CGRAPS) Área Técnica de Saúde Prefeitura Municipal de Porto Alegre Secretaria Municipal de Saúde Coordenação da Rede de Atenção Primária em Saúde (CGRAPS) Área Técnica de Saúde Bucal HIGIENE BUCAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA A finalidade

Leia mais

MORDIDA ABERTA ANTERIOR

MORDIDA ABERTA ANTERIOR 1 FACULDADES UNIDAS DO NORTE DE MINAS FUNORTE INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE SILVIA MAGALI FORSTER MORDIDA ABERTA ANTERIOR SANTA CRUZ DO SUL RS 2012 2 SILVIA MAGALI FORSTER MORDIDA ABERTA ANTERIOR Trabalho

Leia mais

GRADE OU ESPORÃO? UMA COMPARAÇÃO ENTRE OS PONTOS DE VISTA ENTRE ORTODONTISTAS DE BELO HORIZONTE

GRADE OU ESPORÃO? UMA COMPARAÇÃO ENTRE OS PONTOS DE VISTA ENTRE ORTODONTISTAS DE BELO HORIZONTE CEFAC CENTRO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA CLÍNICA MOTRICIDADE ORAL GRADE OU ESPORÃO? UMA COMPARAÇÃO ENTRE OS PONTOS DE VISTA ENTRE ORTODONTISTAS DE BELO HORIZONTE ANA MARIA PARIZZI BELO HORIZONTE

Leia mais

Figura A - Linha horizontal de referência no plano oclusal, e perpendicular vertical passando no centro da fossa pterigomaxilar

Figura A - Linha horizontal de referência no plano oclusal, e perpendicular vertical passando no centro da fossa pterigomaxilar 1 PUCPR, ORTODONTIA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO MUDANÇAS REGIONAIS DA FACE Camargo ES, Maruo H, Guariza-Filho O, Tanaka O. As mudanças de crescimento podem ser descritas, para melhor compreensão, como regiões

Leia mais

IGC - Índice do Grau de Complexidade

IGC - Índice do Grau de Complexidade IGC - Índice do Grau de Complexidade Uma medida da complexidade do caso DI -American Board of Orthodontics Autorização American Board of Orthodon1cs- ABO Atualização: 13.05.2013 12. Outros Itens pontuados

Leia mais

A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE AS ORTODONTIA E ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES E A FONOAUDIOLOGIA: EXISTE ESTA RELAÇÃO NOS DIAS DE HOJE?

A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE AS ORTODONTIA E ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES E A FONOAUDIOLOGIA: EXISTE ESTA RELAÇÃO NOS DIAS DE HOJE? CEFAC Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica Motricidade Oral A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE AS ORTODONTIA E ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES E A FONOAUDIOLOGIA: EXISTE ESTA RELAÇÃO NOS DIAS

Leia mais

Técnicas radiográficas. Técnicas Radiográficas Intraorais em Odontologia. Técnicas Radiográficas Intraorais. Técnicas Radiográficas

Técnicas radiográficas. Técnicas Radiográficas Intraorais em Odontologia. Técnicas Radiográficas Intraorais. Técnicas Radiográficas Técnicas Radiográficas Intraorais em Odontologia Técnicas radiográficas Divididas em dois grandes grupos: Técnicas Intraorais Profª Paula Christensen Técnicas Radiográficas Técnicas Extraorais Técnicas

Leia mais

O aparelho de Herbst com Cantilever (CBJ) Passo a Passo

O aparelho de Herbst com Cantilever (CBJ) Passo a Passo O aparelho de Herbst com Cantilever (CBJ) Passo a Passo çã APARELHO DE HERBST COM CANTILEVER (CBJ) MAYES, 1994 Utiliza quatro coroas de açoa o nos primeiros molares e um cantilever,, a partir dos primeiros

Leia mais

Chupeta. O que toda mãe/pai deveria saber antes de oferecer uma para seu bebê. Andreia Stankiewicz. Fonte: comunidadeams.wordpress.

Chupeta. O que toda mãe/pai deveria saber antes de oferecer uma para seu bebê. Andreia Stankiewicz. Fonte: comunidadeams.wordpress. Chupeta O que toda mãe/pai deveria saber antes de oferecer uma para seu bebê Andreia Stankiewicz Fonte: comunidadeams.wordpress.com A oferta da chupeta se difundiu amplamente na sociedade contemporânea.

Leia mais

Análise das alterações miofuncionais na correção da mordida aberta anterior

Análise das alterações miofuncionais na correção da mordida aberta anterior Caso Clínico Análise das alterações miofuncionais na correção da mordida aberta anterior Joanna A. Binato*, Wagner S. Alviano**, Maria da Conceição A. Ferraz***, Margareth M. G. de Souza**** A mordida

Leia mais

RESPIRAÇÃO ORAL, APRENDIZAGEM ESCOLAR E DESENVOLVIMENTO INFANTIL

RESPIRAÇÃO ORAL, APRENDIZAGEM ESCOLAR E DESENVOLVIMENTO INFANTIL RESPIRAÇÃO ORAL, APRENDIZAGEM ESCOLAR E DESENVOLVIMENTO INFANTIL KAZAKEVICH, Juliana Godói (UEM) KAJIHARA, Olinda Teruko (Orientadora/UEM) Agência Financiadora CAPES INTRODUÇÃO A respiração nasal, condição

Leia mais

Escrito por Administrator Ter, 02 de Fevereiro de 2010 09:14 - Última atualização Qua, 10 de Março de 2010 08:44

Escrito por Administrator Ter, 02 de Fevereiro de 2010 09:14 - Última atualização Qua, 10 de Março de 2010 08:44 Mitos e Verdades da Odontologia Mitos: Quanto maior e colorida for nossa escova dental, melhor! Mentira. A escova dental deve ser pequena ou média para permitir alcançar qualquer região da nossa boca.

Leia mais

Borracha Natural - conservação amônia. vulcanizado. Sintéticos carvão,petróleo e álcoois vegetais TIPOS DE ELÁSTICOS

Borracha Natural - conservação amônia. vulcanizado. Sintéticos carvão,petróleo e álcoois vegetais TIPOS DE ELÁSTICOS Curso de Aperfeiçoamento em Ortodontia Elásticos TIPOS DE ELÁSTICOS Borracha Natural - conservação amônia sensível ao ozônio vulcanizado Sintéticos carvão,petróleo e álcoois vegetais Elasticidade é a propriedade

Leia mais

Dr. Felipe Groch CRO 101.353 Especialização em Implantes Dentários

Dr. Felipe Groch CRO 101.353 Especialização em Implantes Dentários Nosso consultório odontológico está equipado para oferecer ao produtor rural todos os tratamentos odontológicos disponíveis na atualidade. Segue abaixo uma discriminação detalhada de cada tratamento oferecido

Leia mais

Fraturas do Terço Médio da Face

Fraturas do Terço Médio da Face Fraturas do Terço Médio da Face Epidemiologia: Pico de incidência entre 15 e 30 anos Homens correspondem a 60-80% As principais causas são acidente automobilístico, agressão, esportes radicais e quedas

Leia mais

- ADITEME - Atendimento Especial de Pacientes com Disfunção da Articulação Temporomandibular. Conceitos Restauradores de Oclusão: - Relação Cêntrica;

- ADITEME - Atendimento Especial de Pacientes com Disfunção da Articulação Temporomandibular. Conceitos Restauradores de Oclusão: - Relação Cêntrica; Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Odontologia Extensão Universitária - ADITEME - Atendimento Especial de Pacientes com Disfunção da Articulação Temporomandibular Conceitos Restauradores de Oclusão:

Leia mais

Aparelhos Ortodônticos Removíveis com Alta Retenção

Aparelhos Ortodônticos Removíveis com Alta Retenção Aparelhos Ortodônticos Removíveis com Alta Retenção Um novo conceito de ver e atuar com os aparelhos ortodônticos removíveis José Roberto Ramos Na maioria dos casos, o emprego dos aparelhos ortodônticos

Leia mais

Importância do exame radiográfico

Importância do exame radiográfico Exames e Indicações Importância do exame radiográfico O exame radiográfico de rotina associado ao exame clínico é a maneira mais efetiva de se obter o índice diagnóstico de 100% de cárie (segundo Estevam

Leia mais

CIRURGIA DO NARIZ (RINOPLASTIA)

CIRURGIA DO NARIZ (RINOPLASTIA) CIRURGIA DO NARIZ (RINOPLASTIA) Anualmente milhares de pessoas se submetem a rinoplastia. Algumas destas pessoas estão insatisfeitas com a aparência de seus narizes há muito tempo; outras não estão contentes

Leia mais

OCLUSÃO! ! Posições mandibulares. ! Movimentos mandibulares. ! Equilíbrio de forças atuantes - vestibulolingual

OCLUSÃO! ! Posições mandibulares. ! Movimentos mandibulares. ! Equilíbrio de forças atuantes - vestibulolingual Universidade de Brasília Departamento de Odontologia OCLUSÃO! NOÇÕES DE OCLUSÃO! Estudo das relações estáticas e dinâmicas entre as estruturas do sistema mastigatório!! Movimentos mandibulares Disciplina

Leia mais

ORTODONTIA - ORTOPEDIA FACIAL E FONOAUDIOLOGIA UMA RELAÇÃO DE FORMA E FUNÇÃO

ORTODONTIA - ORTOPEDIA FACIAL E FONOAUDIOLOGIA UMA RELAÇÃO DE FORMA E FUNÇÃO CEFAC CENTRO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA CLÍNICA MOTRICIDADE ORAL ORTODONTIA - ORTOPEDIA FACIAL E FONOAUDIOLOGIA UMA RELAÇÃO DE FORMA E FUNÇÃO ANDRÉA JÚNIA CANHETTI MEIRELLES LONDRINA 2000 1 RESUMO

Leia mais

TRATAMENTO DE UMA CLASSE II COM IMPACTAÇÃO DE CANINO E DE PRÉ-MOLAR

TRATAMENTO DE UMA CLASSE II COM IMPACTAÇÃO DE CANINO E DE PRÉ-MOLAR Miguel da Nóbrega Médico Especialista em Estomatologia DUO Faculdade de Cirurgia Dentária Universidade Toulouse miguel.nobrega@ortofunchal.com TRATAMENTO DE UMA CLASSE II COM IMPACTAÇÃO DE CANINO E DE

Leia mais

Diretrizes Assistenciais

Diretrizes Assistenciais Diretrizes Assistenciais Protocolo de Tratamento Odontológico Versão eletrônica atualizada em Janeiro 2009 A EQUIPE DE SAÚDE BUCAL NA UTMO Fernanda de Paula Eduardo Letícia Mello Bezinelli Pacientes que

Leia mais

LINK CATÁLOGO DE EXAMES

LINK CATÁLOGO DE EXAMES Porque pedir um exame radiográfico? LINK CATÁLOGO DE EXAMES O exame radiográfico é solicitado para a visualização clinica das estruturas ósseas da cavidade bucal. Para isso, existem as mais diversas técnicas

Leia mais

TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO CONSELHO DELIBERATIVO DO TST-SAÚDE ATO DELIBERATIVO Nº 23, DE 29 DE SETEMBRO DE 2009

TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO CONSELHO DELIBERATIVO DO TST-SAÚDE ATO DELIBERATIVO Nº 23, DE 29 DE SETEMBRO DE 2009 TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO CONSELHO DELIBERATIVO DO TST-SAÚDE ATO DELIBERATIVO 23, DE 29 DE SETEMBRO DE 2009 Dispõe sobre a assistência odontológica na especialidade de Ortodontia. O PRESIDENTE DO CONSELHO

Leia mais

CRONOGRAMA CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA. APROVADO: MEC e CFO

CRONOGRAMA CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA. APROVADO: MEC e CFO CRONOGRAMA CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA APROVADO: MEC e CFO 1º. MÓDULO: 1º. DIA: Apresentação da Especialização / Aula teórica de Classificação das Más-oclusões 2º. DIA: Aula teórica de Etiologia

Leia mais

É a etapa inicial do tratamento do canal, consiste em o dentista atingir a polpa dentária (nervinho do dente).

É a etapa inicial do tratamento do canal, consiste em o dentista atingir a polpa dentária (nervinho do dente). É a etapa inicial do tratamento do canal, consiste em o dentista atingir a polpa dentária (nervinho do dente). Consiste na regularização do alvéolo (local onde está inserido o dente), geralmente após a

Leia mais

HÁBITOS VICIOSOS ORTODONTIA PREVENTIVA. Prof. Valmir Vicente Giacon.

HÁBITOS VICIOSOS ORTODONTIA PREVENTIVA. Prof. Valmir Vicente Giacon. HÁBITOS VICIOSOS ORTODONTIA PREVENTIVA Prof. Valmir Vicente Giacon. ÍNDICE I - INTRODUÇÃO... 1 II - CLASSIFICAÇÃO DOS HÁBITOS... 2 III - HÁBITOS... 3 IV - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS... 14 1 I - INTRODUÇÃO

Leia mais

manter um dente recém- período suficientemente prolongado correção ortodôntica que se conceito polêmico.

manter um dente recém- período suficientemente prolongado correção ortodôntica que se conceito polêmico. Introdução CONTENÇÕES EM ORTODONTIA em ortodontia é o procedimento para manter um dente recém- movimentado em posição por um período suficientemente prolongado para assegurar a manutenção da correção ortodôntica

Leia mais

Orientação para interessados em tratamento ortodôntico

Orientação para interessados em tratamento ortodôntico 1 Orientação para interessados em tratamento ortodôntico Dras. Rosana Gerab Tramontina e Ana Carolina Muzete de Paula Ortodontia é a ciência que estuda o crescimento e o desenvolvimento da face e das dentições

Leia mais

SÍNDROME DO RESPIRADOR BUCAL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES EM DIAGNÓSTICO, PREVENÇÃO E TRATAMENTO

SÍNDROME DO RESPIRADOR BUCAL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES EM DIAGNÓSTICO, PREVENÇÃO E TRATAMENTO INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FUNORTE/SOEBRÁS SÍNDROME DO RESPIRADOR BUCAL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES EM DIAGNÓSTICO, PREVENÇÃO E TRATAMENTO RICARDO ÁVILA DE PAIVA CAMPO BELO - MG MAIO / 2011 INSTITUTO DE

Leia mais

APARELHOS ORTODÔNTICOS. e ORTOPÉDICOS CUIDADOS & CURIOSIDADES. Ortodontia & Ortopedia Facial. Dr. Guilherme Thiesen CRO-SC 6117

APARELHOS ORTODÔNTICOS. e ORTOPÉDICOS CUIDADOS & CURIOSIDADES. Ortodontia & Ortopedia Facial. Dr. Guilherme Thiesen CRO-SC 6117 APARELHOS ORTODÔNTICOS e ORTOPÉDICOS CUIDADOS & CURIOSIDADES Dr. Guilherme Thiesen CRO-SC 6117 Ortodontia & Ortopedia Facial ORTODONTIA E Ortopedia Facial CUI CURI DADOS & OSIDADES Dr. Guilherme Thiesen

Leia mais

Como a palavra mesmo sugere, osteointegração é fazer parte de, ou harmônico com os tecidos biológicos.

Como a palavra mesmo sugere, osteointegração é fazer parte de, ou harmônico com os tecidos biológicos. PRINCIPAIS PERGUNTAS SOBRE IMPLANTES DENTÁRIOS. O que são implantes osseointegrados? É uma nova geração de implantes, introduzidos a partir da década de 60, mas que só agora atingem um grau de aceitabilidade

Leia mais

Cirurgia Ortognática Bimaxilar: Relato de Caso

Cirurgia Ortognática Bimaxilar: Relato de Caso Cirurgia Ortognática Bimaxilar: Relato de Caso LUNA, Aníbal H. B.; ALVES, Giorvan Ânderson dos Santos; FIGUEIREDO, Ludmila Silva de; PAIVA, Marcos A. Farias; CAVALCANTI, Raquel Lopes; RESUMO Introdução:

Leia mais

Tipos de tratamentos utilizados para os pectus: vantagens e desvantagens de cada um

Tipos de tratamentos utilizados para os pectus: vantagens e desvantagens de cada um Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Tipos de tratamentos utilizados para os pectus: vantagens e desvantagens de cada um 1 - Órteses de

Leia mais

Grade Palatina como Auxiliar no Fechamento da Mordida Aberta Anterior

Grade Palatina como Auxiliar no Fechamento da Mordida Aberta Anterior TRABALHO DE PESQUISA Grade Palatina como Auxiliar no Fechamento da Mordida Aberta Anterior Palatine Bar as an Auxiliary Measure to Close Anterior Open Bite Sérgio Rúbio Pinto Bastos* Bastos SRP. Grade

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS MALOCLUSÕES DENTÁRIAS MAIS COMUNS PRESENTES NA DENTIÇÃO DECÍDUA: Papel dos pais e responsáveis junto à Odontopediatria

AVALIAÇÃO DAS MALOCLUSÕES DENTÁRIAS MAIS COMUNS PRESENTES NA DENTIÇÃO DECÍDUA: Papel dos pais e responsáveis junto à Odontopediatria 1º Ten Al CHRISTIANE GUIMARÃES DA SILVA MENEZES AVALIAÇÃO DAS MALOCLUSÕES DENTÁRIAS MAIS COMUNS PRESENTES NA DENTIÇÃO DECÍDUA: Papel dos pais e responsáveis junto à Odontopediatria RIO DE JANEIRO 2008

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Faculdade de Odontologia Departamento de Odontopediatria e Ortodontia

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Faculdade de Odontologia Departamento de Odontopediatria e Ortodontia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Faculdade de Odontologia Departamento de Odontopediatria e Ortodontia DISCIPLINAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ODONTOPEDIATRIA 1. ODONTOPEDIATRIA PROFESSOR RESPONSÁVEL:

Leia mais

incisivos inferiores 1,3,4,6. Há também um movimento do nariz para frente, tornando o perfil facial menos côncavo e, conseqüentemente,

incisivos inferiores 1,3,4,6. Há também um movimento do nariz para frente, tornando o perfil facial menos côncavo e, conseqüentemente, Série Aparelhos Ortodônticos MÁSCARA FACIAL INTRODUÇÃO Inúmeras formas de tratamento têm sido relatadas para a correção precoce da má oclusão de Classe III. No entanto, talvez por muitos casos necessitarem

Leia mais

Educação e Saúde Profa Vânia Vieira Costa

Educação e Saúde Profa Vânia Vieira Costa Educação e Saúde Profa Vânia Vieira Costa Aula IV 15/05/2012 AULA DE HOJE Saúde Bucal Saúde Ocular TDAH Google imagens A boca não apenas como um órgão http://www.fotosearch.com.br/ www.mesarubra.blogger.com.br/boca.jpg

Leia mais

TRANSTORNOS ESPECÍFICOS DO DESENVOLVIMENTO DA FALA E DA LINGUAGEM F80.0 DISLALIA (ARTICULAÇÃO; COMUNICAÇÃO FONOLÓGICA; FUNCIONAL ARTICULAÇÃO)

TRANSTORNOS ESPECÍFICOS DO DESENVOLVIMENTO DA FALA E DA LINGUAGEM F80.0 DISLALIA (ARTICULAÇÃO; COMUNICAÇÃO FONOLÓGICA; FUNCIONAL ARTICULAÇÃO) 27/12/2007 ANEXO 49 TABELA da CLASSIFICAÇÃO ESTATÍSTICA INTERNACIONAL DE DOENÇAS E PROBLEMAS RELACIONADOS À SAÚDE FONOAUDIOLÓGICA CID 10 /OMS /1997 6ª VERSÃO 2008 CÓDIGO F80 DESCRIÇÃO TRANSTORNOS ESPECÍFICOS

Leia mais

RESPIRAÇÃO BUCAL E ALTERAÇÕES ESQUELÉTICAS E DENTÁRIAS

RESPIRAÇÃO BUCAL E ALTERAÇÕES ESQUELÉTICAS E DENTÁRIAS CEFAC CENTRO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA CLÍNICA MOTRICIDADE ORAL RESPIRAÇÃO BUCAL E ALTERAÇÕES ESQUELÉTICAS E DENTÁRIAS MONOGRAFIA DE CONCLUSÃO DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MOTRICIDADE ORAL.

Leia mais

Solicitação de Exames

Solicitação de Exames Solicitação de Exames Dr. Fábio Eduardo Maiello Monteiro Alves CROSP: 85.833 Paciente: Data: / / Solicito os exames assinalados com a finalidade de: Entregar no consultório Enviar por E-mail Atualizar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÃNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO PRÓTESE DENTÁRIA FICHA DA SUBFUNÇÃO/COMPONENTE CURRICULAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÃNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO PRÓTESE DENTÁRIA FICHA DA SUBFUNÇÃO/COMPONENTE CURRICULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÃNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO PRÓTESE DENTÁRIA FICHA DA SUBFUNÇÃO/COMPONENTE CURRICULAR FUNÇÃO: Recuperação / Reabilitação SUBFUNÇÃO OU COMPONENTE CURRICULAR:

Leia mais

TRATAMENTO ORTODÔNTICO DA MORDIDA ABERTA ANTERIOR EM PACIENTES ADULTOS

TRATAMENTO ORTODÔNTICO DA MORDIDA ABERTA ANTERIOR EM PACIENTES ADULTOS TRATAMENTO ORTODÔNTICO DA MORDIDA ABERTA ANTERIOR EM PACIENTES ADULTOS Jorge Ferreira Rodrigues 1 Marcella Maria Ribeiro do Amaral Andrade 2 Ernesto Dutra Rodrigues 3 Resumo O tratamento ortodôntico da

Leia mais

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FUNORTE/SOEBRÁS ALTERNATIVAS DE TRATAMENTO PARA MORDIDA ABERTA ANTERIOR

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FUNORTE/SOEBRÁS ALTERNATIVAS DE TRATAMENTO PARA MORDIDA ABERTA ANTERIOR INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FUNORTE/SOEBRÁS ALTERNATIVAS DE TRATAMENTO PARA MORDIDA ABERTA ANTERIOR MARINA CAROLINA PINTO DE OLIVEIRA Monografia apresentada ao programa de Especialização em Ortodontia

Leia mais

Mordida Aberta Anterior - Considerações e Apresentação de um Caso Clínico

Mordida Aberta Anterior - Considerações e Apresentação de um Caso Clínico Artigo Inédito Relatos clínicos e de técnicas, investigações científicas e revisões literárias Mordida Aberta Anterior - Considerações e Apresentação de um Caso Clínico A mordida aberta anterior pode ser

Leia mais

ESCOLIOSE Lombar: Sintomas e dores nas costas

ESCOLIOSE Lombar: Sintomas e dores nas costas ESCOLIOSE Lombar: Sintomas e dores nas costas O que é escoliose? É um desvio látero-lateral que acomete acoluna vertebral. Esta, quando olhada de frente, possui aparência reta em pessoas saudáveis. Ao

Leia mais

Descrição, passo a passo, do aparelho de Herbst com coroas de açoa. o superiores e splint removível vel inferior

Descrição, passo a passo, do aparelho de Herbst com coroas de açoa. o superiores e splint removível vel inferior Descrição, passo a passo, do aparelho de Herbst com coroas de açoa o superiores e splint removível vel inferior MORO, A.; et al. Descrição, passo a passo, do aparelho de Herbst com coroas de aço superiores

Leia mais

O POSICIONAMENTO DA LÍNGUA NA MORDIDA ABERTA: Atuação ortodôntica e fonoaudiológica

O POSICIONAMENTO DA LÍNGUA NA MORDIDA ABERTA: Atuação ortodôntica e fonoaudiológica CEFAC Centro de Especialização em Fonoaudiologia clínica Motricidade Oral O POSICIONAMENTO DA LÍNGUA NA MORDIDA ABERTA: Atuação ortodôntica e fonoaudiológica Monografia de conclusão do curso de Especialização

Leia mais

Apnéia do Sono e Ronco Guia Rápido

Apnéia do Sono e Ronco Guia Rápido Homehealth provider Apnéia do Sono e Ronco Guia Rápido Ronco: atrás do barulho, um problema de saúde mais sério www.airliquide.com.br O que é Apnéia do Sono? Apnéia do sono é uma síndrome que pode levar

Leia mais

MELHORA NO PADRÃO DE TONICIDADE MUSCULAR DE PACIENTES COM SÍNDROME DE DOWN ESTIMULADOS PRECOCEMENTE

MELHORA NO PADRÃO DE TONICIDADE MUSCULAR DE PACIENTES COM SÍNDROME DE DOWN ESTIMULADOS PRECOCEMENTE MELHORA NO PADRÃO DE TONICIDADE MUSCULAR DE PACIENTES COM SÍNDROME DE DOWN ESTIMULADOS PRECOCEMENTE Karla Larissa Vas Estero 1, Lizzie Ramos Moretti 1, Luciana Manzotti de Marchi 2, Maria Paula Jacobucci

Leia mais

Exame Miofuncional Orofacial - MBGR Marchesan IQ, Berretin-Felix G, Genaro KF, RehderMI 2. MEDIDAS DA FACE, DOS MOVIMENTOS MANDIBULARES E DA OCLUSÃO

Exame Miofuncional Orofacial - MBGR Marchesan IQ, Berretin-Felix G, Genaro KF, RehderMI 2. MEDIDAS DA FACE, DOS MOVIMENTOS MANDIBULARES E DA OCLUSÃO 1 Exame Miofuncional Orofacial - MBGR Marchesan IQ, Berretin-Felix G, Genaro KF, RehderMI Nome: N o Data do exame: / / Idade: anos e meses DN: / / 1. POSTURA CORPORAL (Observar o paciente em pé e descalço)

Leia mais

Dicas para a Saúde Bucal do seu Bebê

Dicas para a Saúde Bucal do seu Bebê Dicas para a Saúde Bucal do seu Bebê Cirurgiã-Dentista CROSP 52214 Mamãe Você pode muito para influenciar positivamente a saúde e o bem-estar do seu filho! A gestação é um período muito importante para

Leia mais

2. Quando o implante dental é indicado?

2. Quando o implante dental é indicado? Dúvidas sobre implantodontia: 1. O que são implantes? São cilindros metálicos (titânio) com rosca semelhante a um parafuso que são introduzidos no osso da mandíbula (arco inferior) ou da maxila (arco superior),

Leia mais

Princípios de OCLUSÃO

Princípios de OCLUSÃO Aperfeiçoamento em Prótese Convencional e sobre Implantes Bibliografia Recomendada HOBO, S. et al. Osseointegração e Reabilitação Oclusal. 1 ed. São Paulo: Quintessence, 1997. Princípios de OCLUSÃO Princípios

Leia mais

21/6/2011. eduardoluizaph@yahoo.com.br

21/6/2011. eduardoluizaph@yahoo.com.br A imagem não pode ser exibida. Talvez o computador não tenha memória suficiente para abrir a imagem ou talvez ela esteja corrompida. Reinicie o computador e abra o arquivo novamente. Se ainda assim aparecer

Leia mais

Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral. Direcção-Geral da Saúde Divisão de Saúde Escolar

Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral. Direcção-Geral da Saúde Divisão de Saúde Escolar Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral Direcção-Geral da Saúde Divisão de Saúde Escolar Para apoio às acções de promoção e educação para a saúde em Saúde Oral Produzido pela: Divisão de Saúde Escolar

Leia mais

Exame do Sistema Estomatognático usando Análise Oclusal e Índice Epidemiológico para DCMs. Ana Carla Rios

Exame do Sistema Estomatognático usando Análise Oclusal e Índice Epidemiológico para DCMs. Ana Carla Rios Exame do Sistema Estomatognático usando Análise Oclusal e Índice Epidemiológico para DCMs Ana Carla Rios O Exame do Sistema Estomatognático utilizando a análise oclusal é parte importante do processo diagnóstico

Leia mais

Sinonímia Alterações Herdadas e Congênitas Defeitos de Desenvolvimento da Região Maxilofacial e Oral

Sinonímia Alterações Herdadas e Congênitas Defeitos de Desenvolvimento da Região Maxilofacial e Oral Sinonímia Alterações Herdadas e Congênitas Defeitos de Desenvolvimento da Região Maxilofacial e Oral Doença Hereditária: é um desvio da normalidade transmitidos por genes e que podem estar presentes ou

Leia mais

INSTITUTO MINEIRO DE PÓS-GRADUAÇÃO FUNORTE/SOEBRÁS

INSTITUTO MINEIRO DE PÓS-GRADUAÇÃO FUNORTE/SOEBRÁS INSTITUTO MINEIRO DE PÓS-GRADUAÇÃO FUNORTE/SOEBRÁS RESPIRAÇÃO ORAL E SUAS CONSEQUÊNCIAS UMA REVISÃO DA LITERATURA LETÍCIA DUARTE SOUZA Monografia apresentada ao Programa de Especialização em Ortodontia

Leia mais

TIP-EDGE e a TÉCNICA DIFERENCIAL DO ARCO RETO.

TIP-EDGE e a TÉCNICA DIFERENCIAL DO ARCO RETO. TIP-EDGE e a TÉCNICA DIFERENCIAL DO ARCO RETO....Tip-Edge é um braquete com um slot edgewise modificado, pré-ajustado, que permite inclinação da coroa em uma direção e ainda cria ancoragem através de movimento

Leia mais

Cronologia dental. Professor: Bruno Aleixo Venturi. Hermann Blumenau Complexo Educacional Curso Técnico em Saúde Bucal

Cronologia dental. Professor: Bruno Aleixo Venturi. Hermann Blumenau Complexo Educacional Curso Técnico em Saúde Bucal Cronologia dental Professor: Bruno Aleixo Venturi Hermann Blumenau Complexo Educacional Curso Técnico em Saúde Bucal Anatomia dental A Anatomia dental é um segmento dedicado ao estudo da estrutura dental

Leia mais

Série Aparelhos Ortodônticos

Série Aparelhos Ortodônticos Série Aparelhos Ortodônticos Em geral, o protocolo de tratamento nos casos de Classe III, principalmente naqueles com deficiência maxilar, tem sido a disjunção, seguida pela protração da ma-xila. De acordo

Leia mais

CEFAC Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica. Motricidade Oral. Os Efeitos da Respiração Bucal No Sistema Estomatognático

CEFAC Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica. Motricidade Oral. Os Efeitos da Respiração Bucal No Sistema Estomatognático CEFAC Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica Motricidade Oral Os Efeitos da Respiração Bucal No Sistema Estomatognático Annita dos Reis Kibrit Monografia de conclusão do Curso de Especialização

Leia mais

Tratamento da mordida aberta anterior: relato de caso clínico

Tratamento da mordida aberta anterior: relato de caso clínico Caso Clínico Tratamento da mordida aberta anterior: relato de caso clínico Márcio José Reis*, Carla Nogueira Pinheiro**, Mirelle Malafaia*** Resumo Fazendo parte das más oclusões verticais, a mordida aberta

Leia mais

Unidade 1 Adaptação e Lesão Celular

Unidade 1 Adaptação e Lesão Celular DISCIPLINA DE PATOLOGIA Prof. Renato Rossi Jr Unidade 1 Adaptação e Lesão Celular Objetivo da Unidade: Identificar e compreender os mecanismos envolvidos nas lesões celulares reversíveis e irreversíveis.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CAMPUS DE SOBRAL CURSO DE ODONTOLOGIA PATOLOGIA GERAL E ORAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CAMPUS DE SOBRAL CURSO DE ODONTOLOGIA PATOLOGIA GERAL E ORAL SUB- PATOLOGIA GERAL E ORAL Estomatologia Métodos de Diagnóstico I e II Processos Patológicos PROGRAMA SUGERIDO (PROVA ESCRITA / DIDÁTICA / PRÁTICA) - TEMAS 1. Cistos dos maxilares. 2. Neoplasias benignas

Leia mais

Reginaldo César Zanelato

Reginaldo César Zanelato Reginaldo César Zanelato Nos pacientes portadores da má oclusão de Classe II dentária, além das opções tradicionais de tratamento, como as extrações de pré-molares superiores e a distalização dos primeiros

Leia mais

RESPOSTAS para FREQUENTES

RESPOSTAS para FREQUENTES RESPOSTAS para PERGUNTAS FREQUENTES NA ÁREA de motricidade orofacial A Motricidade Orofacial á a área da Fonoaudiologia que estuda a musculatura dos lábios, língua, bochechas e face e as funções a elas

Leia mais

A Importância do Eixo Corporal na Síndrome do Deglutidor Atípico

A Importância do Eixo Corporal na Síndrome do Deglutidor Atípico UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU PROJETO A VEZ DO MESTRE PSICOMOTRICIDADE A Importância do Eixo Corporal na Síndrome do Deglutidor Atípico Por: Tatiana Ferreira Torraco Orientador:

Leia mais

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ODONTOLOGIA ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL EAP PI CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA JOÃO CARLOS DORNELES FERREIRA

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ODONTOLOGIA ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL EAP PI CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA JOÃO CARLOS DORNELES FERREIRA 10 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ODONTOLOGIA ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL EAP PI CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA JOÃO CARLOS DORNELES FERREIRA ORTODONTIA E ORTOPEDIA FACIAL: Importância na Prevenção

Leia mais

T4B TRAINER PARA BRAQUETES CORRIGE HÁBITOS MIOFUNCIONAIS DELETÉRIOS REDUZ O TRAUMA SOBRE OS TECIDOS MOLES CAUSADOS PELOS BRAQUETES

T4B TRAINER PARA BRAQUETES CORRIGE HÁBITOS MIOFUNCIONAIS DELETÉRIOS REDUZ O TRAUMA SOBRE OS TECIDOS MOLES CAUSADOS PELOS BRAQUETES T4B TRAINER PARA BRAQUETES CORRIGE HÁBITOS MIOFUNCIONAIS DELETÉRIOS REDUZ O TRAUMA SOBRE OS TECIDOS MOLES CAUSADOS PELOS BRAQUETES AUMENTA A EFICIÊNCIA DOS APARELHOS FIXOS TRATA OS SINTOMAS DE ATM EM TEMPO

Leia mais

COMPORTAMENTO SEGURO

COMPORTAMENTO SEGURO COMPORTAMENTO SEGURO A experiência demonstra que não é suficiente trabalhar somente com estratégias para se conseguir um ambiente de trabalho seguro. O ideal é que se estabeleça a combinação de estratégias

Leia mais

PROCESSO DE PRESCRIÇÃO E CONFECÇÃO DE ÓRTESES PARA PACIENTES NEUROLÓGICOS EM UM SERVIÇO DE TERAPIA OCUPACIONAL

PROCESSO DE PRESCRIÇÃO E CONFECÇÃO DE ÓRTESES PARA PACIENTES NEUROLÓGICOS EM UM SERVIÇO DE TERAPIA OCUPACIONAL PROCESSO DE PRESCRIÇÃO E CONFECÇÃO DE ÓRTESES PARA PACIENTES NEUROLÓGICOS EM UM SERVIÇO DE TERAPIA OCUPACIONAL Lígia Maria Presumido Braccialli. (bracci@marilia.unesp.br) Aila Narene Dahwache Criado Rocha.

Leia mais

O Papel da Hipertrofia Adenotonsilar na Síndrome do Respirador Bucal

O Papel da Hipertrofia Adenotonsilar na Síndrome do Respirador Bucal O Papel da Hipertrofia Adenotonsilar na Síndrome do Respirador Bucal Mesa Redonda Moderador: Paulo L. Pontes Participantes: Ana Tereza Britto, Gabriela D. de Carvalho, Marcos Mocellin e Ricardo Godinho

Leia mais

INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM PORTADORES DE MÁ OCLUSÃO DE CLASSE III (DENTÁRIA E/OU ESQUELÉTICA)

INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM PORTADORES DE MÁ OCLUSÃO DE CLASSE III (DENTÁRIA E/OU ESQUELÉTICA) CEFAC CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA CLÍNICA MOTRICIDADE ORAL INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM PORTADORES DE MÁ OCLUSÃO DE CLASSE III (DENTÁRIA E/OU ESQUELÉTICA) VERIDIANA PROSINI RECIFE 1998

Leia mais