Valores e vectores próprios

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Valores e vectores próprios"

Transcrição

1 Valores e Vectores Prórios - Matemática II- /5 Valores e vectores rórios De nem-se valores e vectores rórios aenas ara matrizes quadradas, elo que, ao longo deste caítulo e quando mais nada seja eseci cado, A designa uma matriz quadrada de ordem n: De nição Seja um número real. Diz-se que é um valor rório da matriz A se existe uma matriz coluna não nula X n tal que AX X. À matriz coluna X chama-se vector rório da matriz A associado ao valor rório. Exemlo: ; elo que é vector rório de associado ao valor rório : Determinação dos valores rórios de uma matriz Pretende-se determinar R ara o qual exista X n tal que AX X: Tem-se que : AX X,, AX X n,, AX I n X n,, (A I n ) X n () A exressão () é um sistema homogéneo cuja matriz é A I n : Como se rocura uma solução X n ; o sistema tem de ter soluções não nulas, isto é, tem de ser indeterminado. É sabido que um sistema homogéneo é indeterminado se e só se a característica da matriz do sistema é menor que n ou, ainda, se o determinante da matriz é nulo. Assim, os valores rórios da matriz são os valores tais que car (A I n ) < n; ou tais que det (A I n ) : É esta última equação, chamada equação característica de A; que se utiliza ara o cálculo dos valores rórios. O determinante de A xi n é um olinómio denominado olinómio característico da matriz A: Resumindo: Os valores rórios da matriz A são as raizes do olinómio característico de A; det (A xi n ) : À matriz A xi n chama-se matriz característica de A: Quando um valor rório tem multilicidade k como raiz do olinómio característico, diz-se que tem multilicidade algébrica k:

2 Valores e Vectores Prórios - Matemática II- /5 Observações:. O olinómio característico de A tem grau n; elo que tem no máximo n raizes. Uma matriz de ordem n tem, ortanto, no máximo n valores rórios.. Uma matriz real ode não ter valores rórios reais. Por exemlo, as raizes do olinómio característico da matriz são i e i: Exemlos:. Seja A : A matriz característica de A é x A xi x elo que o olinómio característico de A é x det x x x ; cujas raizes são e : Os valores rórios de A são e ; ambos com multilicidade algébrica.. Seja A 5 : O olinómio característico de A é que tem como raizes ; e x det x x 5 x x ; : Os valores rórios de A são ; e ; todos com multilicidade algébrica.. A matriz 5 tem olinómio característico x + x, elo que os seus valores rórios são ; com multilicidade algébrica, e ; com multilicidade algébrica.. Valores rórios da matriz identidade: A matriz identidade I n tem como matriz característica a matriz I n xi n ; que é uma matriz escalar em que os elementos da diagonal rincial são iguais a x: O olinómio característico de I n é ( x) n e o único valor rório de I n é, com multilicidade algébrica n:

3 Valores e Vectores Prórios - Matemática II- /5 5. Valores rórios de uma matriz diagonal: Se A [a ij ] nn é uma matriz diagonal, a sua matriz característica é também diagonal elo que o olinómio característico é (a x) (a x) (a nn x) e os valores rórios são a ; a ; ; a nn.. Valores rórios de uma matriz triangular: Se A [a ij ] nn é uma matriz triangular (suerior ou inferior), a sua matriz característica é também triangular elo que o olinómio característico é (a x) (a x) (a nn x) e os valores rórios são a ; a ; ; a nn.. Valores rórios da transosta de uma matriz A: det A > xi n det A > xi > n det h (A xi n ) >i det (A xi n ) : Conclui-se que as matrizes A e A > têm o mesmo olinómio característico e, ortanto, os mesmos valores rórios. Determinação dos vectores rórios de uma matriz Deois de determinados os valores rórios de A; ara determinar os vectores rórios associados a um determinado valor rório basta resolver o sistema homogéneo (A I n ) X : As soluções não nulas deste sistema são os vectores rórios da matriz A associados a : Nota: Para um valor rório ; o sistema (A I n ) X tem garantidamente soluções não nulas, ois foi determinado de modo a que o sistema fosse indeterminado. Exemlos:. A matriz A (exemlo acima) tem valores rórios e : Vamos calcular a exressão geral dos vectores rórios associados a cada um dos valores rórios. : Os vectores rórios de A associados a são as soluções não nulas do sistema (A ( ) I ) X ; ou seja, as soluções não nulas de do sistema homogéneo cuja matriz é + A ( ) I + que tem or solução geral X y Os vectores rórios associados a ; y R. são da forma y ; y Rn fg.

4 Valores e Vectores Prórios - Matemática II- /5 : Os vectores rórios de A associados a são as soluções não nulas do sistema (A I ) X ; ou seja, as soluções não nulas de do sistema homogéneo cuja matriz é que tem or solução geral X y A I ; y R. Os vectores rórios associados a são da forma y. Para a matriz A 5 (do exemlo acima), os valores rórios associados a são as soluções não nulas do sistema A I X em que A I A forma condensada desta matriz é rocurados têm a exressão geral z. Para a matriz rório têm a exressão geral ; y Rn fg. + 5 : 5 ; elo que os vectores rórios 5 ; z Rn fg : 5, (exemlo acima) os vectores rórios associados ao valor y 5 + z com y; z R, não simultaneamente nulos. 5 ;

5 Valores e Vectores Prórios - Matemática II- /5 Multilicidade geométrica Chama-se multilicidade geométrica de um valor rório ao grau de indeterminação do sistema (A I n ) X : O grau de indeterminação de corresonde ao número de arâmetros livres na exressão geral dos vectores rórios associados a : Exemlos. Todos os valores rórios calculados nos exemlos anteriores têm multilicidade geométrica, exceto no exemlo da ágina, em que o valor rório tem multilicidade geométrica ; como se ode veri car através do exemlo da ágina. 5. A matriz A 5 5 tem um único valor rório, 5; com multilicidade 5 algébrica : Os vectores rórios associados a 5 são as soluções não nulas do sistema cuja matriz é A 5I 5 : Como esta matriz tem característica ; o grau de indeterminação do sistema é e, ortanto, 5 tem multilicidade geométrica : Neste último exemlo constata-se que as multilicidades algébrica e geométrica de um valor rório odem ser diferentes. Pode-se, no entanto, rovar a seguinte relação entre as multilicidades: Teorema A multilicidade geométrica de um valor rório de uma matriz é menor ou igual à sua multilicidade algébrica. Deste teorema conclui-se facilmente o seguinte corolário: Corolário: Se um valor rório tem multilicidade algébrica ; a sua multilicidade geométrica é também : Subesaços rórios Se é um valor rório da matriz A, chama se subesaço rório de ao conjunto U formado ela matriz nula e or todos os vectores rórios associados ao valor rório : U fx n : AX Xg : O subesaço rório de um valor rório é constituído ela solução geral do sistema (A I n ) X n e a multilicidade geométrica de é o número de arâmetros livres nessa solução.

6 Valores e Vectores Prórios - Matemática II- /5 5 Veri ca-se que:. Se X ; X U então X + X U. Daqui conclui-se que: Se X e X são vectores rórios da matriz A associados ao valor rório ; então X + X ou é a matriz nula ou é um vector rório de A associado ao valor rório.. Se X U e k R, então kx U : Daqui conclui-se que: Se X é um vector rório da matriz A associado ao valor rório e k é um número real, então kx ou é a matriz nula ou é um vector rório de A associado ao valor rório. Exemlos:. Para A. Para A. Para A tem-se U ( y 5 tem-se U 8 >< 5 tem-se U >: y Valores rórios e invertibilidade 8 >< >: z ; y R ) z e U ( y 9 > 5 ; z R >; : 9 > 5 ; y; z R >;. ; y R Se uma matriz A admite o valor rório, então é raiz do olinómio característico de A; isto é, det (A I n ) e a matriz tem determinante nulo, elo que não é invertível. Por outro lado se A não é invertível, car (A) < n e o sistema AX n tem soluções não nulas, ou seja, existe X tal que AX n e, ortanto, é valor rório de A: Acabámos de mostrar que: ) : Teorema: Uma matriz A não é invertível se e só tem como valor rório. ou Teorema: Uma matriz A é invertível se e só se não tem como valor rório.

7 Valores e Vectores Prórios - Matemática II- /5 Pode-se então enunciar o seguinte resultado: Teorema: Seja A uma matriz quadrada de ordem n. São equivalentes as a rmações: (a) car (A) < n: (b) A matriz A não é invertível. (c) det (A). (d) O sistema AX é indeterminado. (e) A matriz A admite o valor rório : Diagonalização de matrizes Uma matriz A diz-se semelhante a uma matriz B se existir uma matriz P; invertível, tal que B P AP: Proosição: Se uma matriz A é semelhante a uma matriz B, então A e B têm o mesmo olinómio característico e, ortanto, os mesmos valores rórios. Demonstração: Se A é semelhante a B, existe P; invertível, tal que B P AP: Então: det (B xi n ) det P AP xi n det P AP xp P det P (A xi n ) P det P det (A xi n ) det P (det P ) det (A xi n ) det P det (A xi n ) : Uma matriz A diz-se diagonalizável se é semelhante a uma matriz diagonal, isto é, se existirem matrizes D; diagonal, e P; invertível, tais que D P AP: À matriz P chama-se matriz diagonalizante. Exemlos:. Qualquer matriz diagonal é diagonalizável, ois qualquer matriz é semelhante a si rória. De facto A In AI n :. A matriz A é diagonalizável, ois Observações:. Se uma matriz A é diagonalizável os seus valores rórios são as entradas diagonais da matriz D a que A é semelhante; ois, ela roosição acima, os seus valores rórios são os mesmos da matriz D, ou seja, as suas entradas diagonais:

8 Valores e Vectores Prórios - Matemática II- /5. Quando uma matriz é diagonalizável, torna-se fácil o cálculo de otências de qualquer ordem da matriz: Para uma matriz D diagonal, D diag fd ; : : : ; d n g tem-se, D k diag d k ; : : : ; d k n ; 8k N: Sendo A diagonalizável, existem D; diagonal, e P, invertível, tais que D P AP e, ortanto, A P DP : Para k N; A k P DP k P DP P DP : : : P DP {z } k vezes P D P P D P P : : : P P {z } {z } {z } I n I n I n DP P D k P Teorema Seja A uma matriz quadrada de ordem n: A matriz A é diagonalizável se e só se existe uma matriz invertível P cujas colunas são vectores rórios de A: Demonstração: Mostrar uma a rmação envolvendo se e só se é rovar uma equivalência ) entre duas condições, ou seja, rovar duas imlicações, uma em cada sentido. Suonhamos que A é diagonalizável. Então existem matrizes n D e P n n n n nn 5 ; invertível tais que P AP D. Daqui sai que AP P D:Temos então: n n n n AP n n n n nn n n n n nn 5 () Por outro lado, designando as colunas de P or P ; : : : ; P n ; veri ca-se que Igualando () e () obtém-se: AP [AP AP : : : AP n ] () AP P ; AP P ; : : : ; AP n n P n Como P é invertível, todas as suas colunas são não nulas e, ortanto, cada P i ; ara i ; : : : ; n; é um vector rório de A associado ao valor rório i : ( Suonhamos agora que existe uma matriz invertível P cujas colunas P ; : : : ; P n são vectores rórios de A associados, resectivamente, a valores rórios ; : : : ; n : Tem-se: AP P ; AP P ; : : : ; AP n n P n

9 Valores e Vectores Prórios - Matemática II- /5 8 Utilizando () obtém-se AP [AP AP : : : AP n ] [ P P : : : n P n ] n n n n n n n nn n n P D; n n nn n em que D é uma matriz diagonal em que as entradas diagonais são os valores rórios de A: Como AP P D imlica que P AP D; A é diagonalizável. Coloca se agora a questão de saber quando existe uma matriz invertível P cujas colunas são vectores rórios de A: A resosta é dada no seguinte teorema: Teorema: Sendo A uma matriz quadrada de ordem n; existe uma matriz invertível P cujas colunas são vectores rórios de A se e só se a soma das multilicidades algébricas dos valores rórios de A é n e as multilicidades algébrica e geométrica de cada valor rório de A coincidem: Dos dois últimos teoremas conclui-se: Corolário : Uma matriz quadrada A; de ordem n; é diagonalizável se e só se a soma das multilicidades algébricas dos valores rórios de A é n e as multilicidades algébrica e geométrica de cada valor rório de A coincidem: Corolário : Se uma matriz quadrada A; de ordem n; tem n valores rórios distintos, então é diagonalizável. Nota: Este último corolário não é se e só se. Há matrizes diagonalizáveis que não têm n valores rórios distintos. Exemlos:. A matriz 5 tem um único valor rório real, : As multilicidades algébrica e geométrica de coincidem (são ambas ), mas a soma das multilicidades algébricas dos valores rórios não é e A não é diagonalizável.

10 Valores e Vectores Prórios - Matemática II- /5 9. A matriz 5, tem dois valores rórios: com multilicidade algébrica e com multilicidade algébrica. A soma 8 das multilicidades 9algébricas é ; mas, < como o subesaço rório de é U : 5 ; com R ;, a multilicidade geométrica de é. Como as multilicidades algébrica e geométrica de não coincidem, A não é diagonalizável.. A matriz 5 tem dois valores rórios: com multilicidade algébrica e com multilicidade algébrica. A soma das multilicidades algébricas é : Os subesaços rórios são 8 < U : e 8 < U : ; com R ( tem multilicidade geométrica ) ; 9 5 ; com ; R ( tem multilicidade geométrica ) ; elo que as multilicidades algébrica e geométrica dos dois valores rórios coincidem. Conclui-se que esta matriz é diagonalizável. Neste caso, ara se construir a matriz diagonalizante P; escolhem-se três vectores rórios de A; um associado a associados a e dois. Para garantir a invertibilidade de P; escolhe-se, na exressão geral dos vectores rórios, um ligado a cada um dos diferentes arâmetros que aí guram. A matriz diagonal D tem na diagonal os valores rórios de A, ela ordem em que guram, nas colunas de P; os vectores rórios a eles associados: Se P 5 ; P AP 5.. A matriz 5 tem três valores rórios distintos, or isso é diagonalizável.

Valores e vectores próprios

Valores e vectores próprios ALGA - Eng Civil e EngTopográ ca - ISE - / - Valores e vectores próprios 5 Valores e vectores próprios Neste capítulo, sempre que não haja especi cação em contrário, todas as matrizes envolvidas são quadradas

Leia mais

Multiplicidade geométrica

Multiplicidade geométrica Valores e Vectores Próprios - ALGA - /5 Multiplicidade geométrica Chama-se multiplicidade geométrica de um valor próprio ao grau de indeterminação do sistema (A I n ) X : O grau de indeterminação de corresponde

Leia mais

Apontamentos de Álgebra Linear

Apontamentos de Álgebra Linear Aontamentos de Álgebra Linear (inclui as alicações não avaliadas) Nuno Martins Deartamento de Matemática Instituto Suerior Técnico Dezembro de 08 Índice Matrizes: oerações e suas roriedades Resolução de

Leia mais

AUTOVALORES E AUTOVETORES

AUTOVALORES E AUTOVETORES AUTOVALORES E AUTOVETORES Prof a Simone Aparecida Miloca Definição 1 Uma tranformação linear T : V V é chamada de operador linear. Definição Seja T : V V um operador linear. existirem vetores não-nulos

Leia mais

EXERCÍCIOS DE ÁLGEBRA LINEAR

EXERCÍCIOS DE ÁLGEBRA LINEAR IST - 1 o Semestre de 016/17 MEBiol, MEAmbi EXERCÍCIOS DE ÁLGEBRA LINEAR FICHA - Vectores e valores próprios 1 1 Vectores e valores próprios de transformações lineares Dada uma transformação linear T V!

Leia mais

7 temos que e u =

7 temos que e u = Capítulo 1 Complementos de Álgebra Linear 11 Introdução Seja A = [a ij ] uma matriz quadrada de ordem n e pensemos na transformação linear R n! R n que a cada cada vector u R n faz corresponder um vector

Leia mais

ALGA- 2005/ (i) det. 7 (ii) det. det (A) = a 11 a 22 a 33 a 44 a 55 a Calcule: (a) det

ALGA- 2005/ (i) det. 7 (ii) det. det (A) = a 11 a 22 a 33 a 44 a 55 a Calcule: (a) det ALGA- 00/0. (a) Calcule o sinal das seguintes ermutações: (i) (; ; ; ; ) (ii) (; ; ; ; ; ) (b) Use os resultados da alínea (a) ara calcular, usando a de nição, os determinantes: 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

Leia mais

TÓPICOS. Valores e vectores próprios. Equação característica. Matrizes semelhantes. Matriz diagonalizável. Factorização PDP -1

TÓPICOS. Valores e vectores próprios. Equação característica. Matrizes semelhantes. Matriz diagonalizável. Factorização PDP -1 Note bem: a leitura destes apontamentos não dispensa de modo algum a leitura atenta da bibliografia principal da cadeira Chama-se a atenção para a importância do trabalho pessoal a realizar pelo aluno

Leia mais

Valores e vectores próprios

Valores e vectores próprios Valores e vectores próprios Álgebra Linear C (Engenharia Biológica) 0 de Dezembro de 006 Conteúdo Motivação e definições Propriedades 4 3 Matrizes diagonalizáveis 5 Motivação e definições Considere a matriz

Leia mais

Álgebra Linear. Determinantes, Valores e Vectores Próprios. Jorge Orestes Cerdeira Instituto Superior de Agronomia

Álgebra Linear. Determinantes, Valores e Vectores Próprios. Jorge Orestes Cerdeira Instituto Superior de Agronomia Álgebra Linear Determinantes, Valores e Vectores Próprios Jorge Orestes Cerdeira Instituto Superior de Agronomia - 200 - ISA/UTL Álgebra Linear 200/ 2 Conteúdo Determinantes 5 2 Valores e vectores próprios

Leia mais

Sistemas de equações lineares

Sistemas de equações lineares Matemática II - / - Sistemas de Equações Lineares Sistemas de equações lineares Introdução Uma equação linear nas incógnitas ou variáveis x ; x ; :::; x n é uma expressão da forma: a x + a x + ::: + a

Leia mais

Avaliação e programa de Álgebra Linear

Avaliação e programa de Álgebra Linear Avaliação e programa de Álgebra Linear o Teste ( de Março): Sistemas de equações lineares e matrizes. Espaços lineares. o Teste ( de Maio): Matriz de mudança de base. Transformações lineares. o Teste (

Leia mais

Matemática /09 - Determinantes 37. Determinantes. det A = a 11 a 22 a 12 a 21 = = 2

Matemática /09 - Determinantes 37. Determinantes. det A = a 11 a 22 a 12 a 21 = = 2 Matemática - 008/09 - Determinantes Determinantes de ordem e. Determinantes O erminante de uma matriz quadrada é um número real obtido a partir da soma de erminados produtos de elementos da matriz. Vamos

Leia mais

Espaços vectoriais reais

Espaços vectoriais reais Espaços Vectoriais - Matemática II - 2004/05 40 Introdução Espaços vectoriais reais O que é que têm em comum o conjunto dos pares ordenados de números reais, o conjunto dos vectores livres no espaço, o

Leia mais

ficha 4 valores próprios e vectores próprios

ficha 4 valores próprios e vectores próprios Exercícios de Álgebra Linear ficha 4 valores próprios e vectores próprios Exercícios coligidos por Jorge Almeida e Lina Oliveira Departamento de Matemática, Instituto Superior Técnico 2 o semestre 2011/12

Leia mais

Valores próprios (de uma matriz): tais que det(a I) = 0. Vectores próprios (de uma matriz) associados a um valor próprio : v 2 N (A I)n f0g

Valores próprios (de uma matriz): tais que det(a I) = 0. Vectores próprios (de uma matriz) associados a um valor próprio : v 2 N (A I)n f0g Polinómio característico: det(a I) Valores próprios (de uma matriz): tais que det(a I) Vectores próprios (de uma matriz) associados a um valor próprio : v N (A I)n fg N (A I) é o subespaço próprio associado

Leia mais

Proposição 0 (Divisão Euclidiana): Dados a b, b b * existem q, r b unicamente determinados tais que 0 r < b e a = bq + r

Proposição 0 (Divisão Euclidiana): Dados a b, b b * existem q, r b unicamente determinados tais que 0 r < b e a = bq + r "!$#%& '!)( * +-,/.10 2/3"456387,:9;2 .1?/@.1, ACB DFEHG IJDLK8MHNLK8OHP Q RTSVUVWYXVZ\[^]_W Este artigo se roõe a ser uma referência sobre os temas citados no título, que aarecem naturalmente em diversos

Leia mais

ÁLGEBRA LINEAR A FICHA 6. Por definição do determinante de uma matriz 3 3, tem-se det A = 7.

ÁLGEBRA LINEAR A FICHA 6. Por definição do determinante de uma matriz 3 3, tem-se det A = 7. Instituto Superior Técnico Departamento de Matemática Secção de Álgebra e Análise Última actualização: 20/Nov/2003 ÁLGEBRA LINEAR A FICHA 6 SOLUÇÕES SUMÁRIAS DOS EXERCÍCIOS ÍMPARES Propriedades dos Determinantes

Leia mais

Exercício: Identifique e faça um esboço do conjunto solução da. 3x xy + y 2 + 2x 2 3y = 0

Exercício: Identifique e faça um esboço do conjunto solução da. 3x xy + y 2 + 2x 2 3y = 0 Motivação Exercício: Identifique e faça um esboço do conjunto solução da equação 3x 2 + 2 3xy + y 2 + 2x 2 3y = 0 Motivação Exercício: Identifique e faça um esboço do conjunto solução da equação 3x 2 +

Leia mais

Espaços vectoriais reais

Espaços vectoriais reais ALGA - 00/0 - Espaços Vectoriais 49 Introdução Espaços vectoriais reais O que é que têm em comum o conjunto dos pares ordenados de números reais, o conjunto dos vectores livres no espaço, o conjunto das

Leia mais

Matrizes - Matemática II /05 1. Matrizes

Matrizes - Matemática II /05 1. Matrizes Matrizes - Matemática II - 00/0 1 Matrizes Introdução Se m e n são números naturais, chama-se matriz real de tipo m n a uma função A de nida no conjunto f(i; j) i f1; ; ; mg e j f1; ; ; ngg e com valores

Leia mais

Sistemas de equações lineares

Sistemas de equações lineares ALGA- / - Sistemas de Equações Lineares Sistemas de equações lineares Introdução Uma equação linear nas incógnitas ou variáveis x ; x ; :::; x n é uma expressão da forma: a x + a x + ::: + a n x n = b

Leia mais

Instituto Superior Técnico Departamento de Matemática Última actualização: 3/Dez/2003 ÁLGEBRA LINEAR A

Instituto Superior Técnico Departamento de Matemática Última actualização: 3/Dez/2003 ÁLGEBRA LINEAR A Instituto uperior Técnico Departamento de Matemática ecção de Álgebra e Análise Última actualização: 3/Dez/2003 ÁLGEBRA LINEAR A REVIÃO DA PARTE IV Parte IV - Diagonalização Conceitos: valor próprio, vector

Leia mais

matematicaconcursos.blogspot.com

matematicaconcursos.blogspot.com Professor: Rômulo Garcia Email: machadogarcia@gmail.com Conteúdo Programático: Teoria dos Números Exercícios e alguns conceitos imortantes Números Perfeitos Um inteiro ositivo n diz-se erfeito se e somente

Leia mais

ALGA - Eng.Civil e Eng.Topográ ca-ise-2011/2012- Determinantes 32. Determinantes

ALGA - Eng.Civil e Eng.Topográ ca-ise-2011/2012- Determinantes 32. Determinantes ALGA - Eng.Civil e Eng.Topográ ca-ise-0/0- Determinantes Permutações Determinantes Seja n N. Uma permutação p (p ; p ; : : : ; p n ) dos elementos do conjunto f; ; ; ng é um arranjo dos n números em alguma

Leia mais

Limite e Continuidade

Limite e Continuidade Matemática Licenciatura - Semestre 200. Curso: Cálculo Diferencial e Integral I Professor: Robson Sousa Limite e Continuidade Neste caítulo aresentaremos as idéias básicas sobre ites e continuidade de

Leia mais

ALGA - Eng.Civil e Eng. Topográ ca - ISE /

ALGA - Eng.Civil e Eng. Topográ ca - ISE / ALGA - Eng.Civil e Eng. Topográ ca - ISE - 0/0 0. (a) Calcule o sinal das seguintes permutações (i) (; ; ; ; ) (ii) (; ; ; ; ; ) (b) Use os resultados da alínea (a) para calcular, usando a de nição, os

Leia mais

Determinantes. ALGA 2007/2008 Mest. Int. Eng. Electrotécnica Determinantes 1 / 17

Determinantes. ALGA 2007/2008 Mest. Int. Eng. Electrotécnica Determinantes 1 / 17 Capítulo 2 Determinantes ALGA 2007/2008 Mest Int Eng Electrotécnica Determinantes 1 / 17 Definições ALGA 2007/2008 Mest Int Eng Electrotécnica Determinantes 2 / 17 Definições Seja A = [a kl ] uma matriz

Leia mais

MATEMÁTICA 3 MÓDULO 1. Lógica. Professor Renato Madeira

MATEMÁTICA 3 MÓDULO 1. Lógica. Professor Renato Madeira MATEMÁTICA 3 Professor Renato Madeira MÓDULO 1 Lógica SUMÁRIO 1. Proosição. Negação 3. Conectivos 4. Condicionais 4.1. Relação de imlicação 4.. Relação de equivalência 5. Álgebra das roosições 6. Quantificadores

Leia mais

Capítulo 4 - Valores e Vectores Próprios

Capítulo 4 - Valores e Vectores Próprios Capítulo 4 - Valores e Vectores Próprios Carlos Balsa balsa@ipb.pt Departamento de Matemática Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Bragança Matemática I - 1 o Semestre 2011/2012 Matemática I 1/ 17

Leia mais

MAT2458 ÁLGEBRA LINEAR PARA ENGENHARIA II 2 a Prova - 2 o semestre de T ( p(x) ) = p(x + 1) p(x), (a) 8, (b) 5, (c) 0, (d) 3, (e) 4.

MAT2458 ÁLGEBRA LINEAR PARA ENGENHARIA II 2 a Prova - 2 o semestre de T ( p(x) ) = p(x + 1) p(x), (a) 8, (b) 5, (c) 0, (d) 3, (e) 4. MAT2458 ÁLGEBRA LINEAR PARA ENGENHARIA II 2 a Prova - 2 o semestre de 218 Q1. Considere a transformação linear T : P 3 (R) P 2 (R), dada por T ( p(x) ) = p(x + 1) p(x), para todo p(x) P 3 (R), e seja A

Leia mais

Álgebra Linear e Geometria Anaĺıtica

Álgebra Linear e Geometria Anaĺıtica Álgebra Linear e Geometria Anaĺıtica 2016/17 MIEI+MIEB+MIEMN Slides da 4 a Semana de aulas Cláudio Fernandes (FCT/UNL) Departamento de Matemática 1 / 27 Programa 1 Matrizes 2 Sistemas de Equações Lineares

Leia mais

Capítulo 1. Matrizes e Sistema de Equações Lineares. 1.1 Corpos

Capítulo 1. Matrizes e Sistema de Equações Lineares. 1.1 Corpos Capítulo 1 Matrizes e Sistema de Equações Lineares Neste capítulo apresentaremos as principais de nições e resultados sobre matrizes e sistemas de equações lineares que serão necessárias para o desenvolvimento

Leia mais

6 Valores e Vectores Próprios de Transformações Lineares

6 Valores e Vectores Próprios de Transformações Lineares Nova School of Business and Economics Prática Álgebra Linear 6 Valores e Vectores Próprios de Transformações Lineares 1 Definição Valor próprio de uma transformação linear ( ) Número real (ou complexo)

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE SETÚBAL DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA TÓPICOS DE RESOLUÇÃO do Teste Final 2012/2013

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE SETÚBAL DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA TÓPICOS DE RESOLUÇÃO do Teste Final 2012/2013 ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE SETÚBAL DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA TÓPICOS DE RESOLUÇÃO do Teste Final 0/0 A) B) C) D) [,0]. Considere as seguintes a rmações: I. ~x

Leia mais

Aula 1 Autovetores e Autovalores de Matrizes Aula 2 Autovetores e Autovalores de Matrizes Casos Especiais 17

Aula 1 Autovetores e Autovalores de Matrizes Aula 2 Autovetores e Autovalores de Matrizes Casos Especiais 17 Sumário Aula 1 Autovetores e Autovalores de Matrizes.......... 8 Aula 2 Autovetores e Autovalores de Matrizes Casos Especiais 17 Aula 3 Polinômio Característico................. 25 Aula 4 Cálculo de Autovalores

Leia mais

Provas. As notas da primeira e segunda prova já foram digitadas no Minha UFMG. Caso você não veja sua nota, entre em contato com o professor.

Provas. As notas da primeira e segunda prova já foram digitadas no Minha UFMG. Caso você não veja sua nota, entre em contato com o professor. Provas As notas da primeira e segunda prova já foram digitadas no Minha UFMG. Caso você não veja sua nota, entre em contato com o professor. Terceira prova. Sábado, 15/junho, 10:00-12:00 horas, ICEx. Diagonalização

Leia mais

CÁLCULO I Ano Lectivo o Semestre

CÁLCULO I Ano Lectivo o Semestre Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa CÁLCULO I Ano Lectivo 6-7 - o Semestre CORRECÇÃO EXAME a ÉPOCA Gruo a) A frase é falsa or dois motivos: - Função com derivada contém o caso em que as

Leia mais

Diagonalização unitária e diagonalização ortogonal. Observação. Neste capítulo considera-se o produto interno

Diagonalização unitária e diagonalização ortogonal. Observação. Neste capítulo considera-se o produto interno Diagonalização unitária e diagonalização ortogonal Observação. Neste capítulo considera-se o produto interno usual. De nição. Chama-se transposta conjugada de uma matriz A à matriz A T e denota-se por

Leia mais

Sistemas de Equações Lineares

Sistemas de Equações Lineares Capítulo 2 Sistemas de Equações Lineares 21 Generalidades Chamamos equação linear nas variáveis (incógnitas) x 1, x 2, x 3,, x n uma igualdade da forma a a 1 x 1 + a 2 x 2 + a 3 x 3 + + a n x n = b Os

Leia mais

Produto interno, externo e misto de vectores

Produto interno, externo e misto de vectores MTDI I - 00/08 - Produto Interno Produto interno, externo e misto de vectores A noção de produto interno (ou escalar) de vectores foi introduzida no ensino secundário, para vectores com duas ou três coordenadass.

Leia mais

Parte 3 - Produto Interno e Diagonalização

Parte 3 - Produto Interno e Diagonalização Parte 3 - Produto Interno e Diagonalização Produto Escalar: Sejam u = (u 1,..., u n ) e v = (v 1,..., v n ) dois vetores no R n. O produto escalar, ou produto interno euclidiano, entre esses vetores é

Leia mais

Álgebra Linear e Geometria Anaĺıtica. Matrizes e Sistemas de Equações Lineares

Álgebra Linear e Geometria Anaĺıtica. Matrizes e Sistemas de Equações Lineares universidade de aveiro departamento de matemática Álgebra Linear e Geometria Anaĺıtica Agrupamento IV (ECT, EET, EI) Capítulo 1 Matrizes e Sistemas de Equações Lineares Geometria anaĺıtica em R 3 [1 01]

Leia mais

Inversão de Matrizes

Inversão de Matrizes Inversão de Matrizes Prof. Márcio Nascimento Universidade Estadual Vale do Acaraú Centro de Ciências Exatas e Tecnologia Curso de Licenciatura em Matemática Disciplina: Álgebra Matricial - 2015.2 21 de

Leia mais

Álgebra Linear. 8 a Lista: a) Use o processo de ortogonalização de Gram Schmidt para construir uma base ortonormada para W.

Álgebra Linear. 8 a Lista: a) Use o processo de ortogonalização de Gram Schmidt para construir uma base ortonormada para W. Álgebra Linear Cursos: Química, Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Engenharia Biológica, Engenharia do Ambiente 1 ō ano/1 ō Semestre 2006/07 8 a Lista: Nos exercícios em que n~ao se especifica

Leia mais

Matrizes e sistemas de equações algébricas lineares

Matrizes e sistemas de equações algébricas lineares Capítulo 1 Matrizes e sistemas de equações algébricas lineares ALGA 2007/2008 Mest Int Eng Biomédica Matrizes e sistemas de equações algébricas lineares 1 / 37 Definições Equação linear Uma equação (algébrica)

Leia mais

ALGA - Eng. Civil e Eng. Topográ ca - ISE /

ALGA - Eng. Civil e Eng. Topográ ca - ISE / ALGA - Eng. Civil e Eng. Topográ ca - ISE - /. Se possível dê exemplos de (a) Uma equação não linear. (b) Uma equação linear com termo independente igual ao seu número de aluno e tenha dois coe cientes

Leia mais

Matrizes - ALGA /05 1. Matrizes

Matrizes - ALGA /05 1. Matrizes Matrizes - ALGA - 004/0 1 Matrizes Introdução Se m e n são números naturais, chama-se matriz real de tipo m n a uma função A de nida no conjunto f(i; j) : i f1; ; :::; mg e j f1; ; :::; ngg e com valores

Leia mais

2.1 Elementos de uma Matriz: Matriz Generalizada Classi cação de Matrizes Matrizes Especiais...

2.1 Elementos de uma Matriz: Matriz Generalizada Classi cação de Matrizes Matrizes Especiais... Sumário 1 Introdução 1 Matrizes 1.1 Elementos de uma Matriz:......................... 1. Matriz Generalizada............................ 1. Classi cação de Matrizes.......................... 1..1 Matrizes

Leia mais

ALGA - Eng. Civil e Eng. Topográ ca - ISE / Matrizes 1. Matrizes

ALGA - Eng. Civil e Eng. Topográ ca - ISE / Matrizes 1. Matrizes ALGA - Eng. Civil e Eng. Topográ ca - ISE - 011/01 - Matrizes 1 Matrizes Introdução Se m e n são números naturais, chama-se matriz real de tipo m n (m vezes n ou m por n) a uma aplicação A : f1; ; :::;

Leia mais

Geometria anaĺıtica e álgebra linear

Geometria anaĺıtica e álgebra linear Geometria anaĺıtica e álgebra linear Francisco Dutenhefner Departamento de Matematica ICEx UFMG 22/08/13 1 / 24 Determinante: teorema principal Teorema: Se A é uma matriz quadrada, então o sistema linear

Leia mais

1.3 Matrizes inversas ] [ 0 1] = [ ( 1) ( 1) ] = [1 0

1.3 Matrizes inversas ] [ 0 1] = [ ( 1) ( 1) ] = [1 0 1.3 Matrizes inversas Definição: Seja A uma matriz de ordem k n, a matriz B de ordem n k é uma inversa à direita de A, se AB = I. A Matriz C de ordem n k é uma inversa à esquerda de A, se CA = I. Exemplo

Leia mais

Notas de Aulas de Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares

Notas de Aulas de Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares FATEC Notas de Aulas de Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares Prof Dr Ânderson Da Silva Vieira 2017 Sumário Introdução 2 1 Matrizes 3 11 Introdução 3 12 Tipos especiais de Matrizes 3 13 Operações

Leia mais

Determinante de uma matriz quadrada

Determinante de uma matriz quadrada Determinante de uma matriz quadrada A toda matriz quadrada A está associado um número real, chamado determinante de A. Ele é obtido por meio de certas operações com os elementos da matriz. O determinante

Leia mais

Departamento de Matemática

Departamento de Matemática Departamento de Matemática ALGA e Álgebra Linear Folhas Práticas - /6 EAmb/EC/EGI/EM Determinantes (*) Calcule o valor do determinante das seguintes matrizes A = + i, B = i, C = 6 i, D = 6 i i E = 6, F

Leia mais

Matemática- 2008/ Se possível, dê exemplos de: (no caso de não ser possível explique porquê)

Matemática- 2008/ Se possível, dê exemplos de: (no caso de não ser possível explique porquê) Matemática- 00/09. Se possível, dê exemplos de (no caso de não ser possível explique porquê) (a) Uma matriz do tipo ; cujos elementos principais sejam 0. (b) Uma matriz do tipo ; cujo elemento na posição

Leia mais

exercícios de álgebra linear 2016

exercícios de álgebra linear 2016 exercícios de álgebra linear 206 maria irene falcão :: maria joana soares Conteúdo Matrizes 2 Sistemas de equações lineares 7 3 Determinantes 3 4 Espaços vetoriais 9 5 Transformações lineares 27 6 Valores

Leia mais

Métodos Matemáticos II

Métodos Matemáticos II Sumário Métodos Matemáticos II Nuno Bastos Licenciatura em Tecnologias e Design Multimédia Escola Superior de Tecnologia de Viseu Gabinete 4 nbastos@mat.estv.ipv.pt http://www.estv.ipv.pt/paginaspessoais/nbastos.

Leia mais

IST-2010/11-1 o Semestre-MArq Matemática I 1 o TESTE (VERSÃO A) 6 de Novembro de 2010

IST-2010/11-1 o Semestre-MArq Matemática I 1 o TESTE (VERSÃO A) 6 de Novembro de 2010 IST-00/- o Semestre-MArq Matemática I o TESTE (VERSÃO A) 6 de Novembro de 00 Nome: Número: Sala: O teste que vai realizar tem a duração de hora e 0 minutos e consiste de 5 roblemas. Os roblemas,, e 4 deverão

Leia mais

Aritmética. Lei da Reciprocidade Quadrática

Aritmética. Lei da Reciprocidade Quadrática Aritmética Lei da Recirocidade Quadrática Carlos Humberto Soares Júnior PROFMAT - SBM Objetivo Determinar uma ( ) fórmula ara calcular o símbolo de Legendre a, em que é um rimo ímar. PROFMAT - SBM Aritmética,

Leia mais

Matemática II /06 - Matrizes 1. Matrizes

Matemática II /06 - Matrizes 1. Matrizes Matemática II - 00/0 - Matrizes Matrizes Introdução Se m e n são números naturais, chama-se matriz real de tipo m n (m vezes n ou m por n) a uma função A : f; ; :::; mg f; ; :::; ng R: (i; j) A (i; j)

Leia mais

MATEMÁTICA COMENTÁRIO DA PROVA

MATEMÁTICA COMENTÁRIO DA PROVA COMENTÁRIO DA PROVA Os objetivos desta rova discursiva foram lenamente alcançados. Os conteúdos rinciais foram contemlados, inclusive comlementando os tóicos abordados na ª. fase, mostrando uma conveniente

Leia mais

Álgebra Linear e Geometria Anaĺıtica. Espaços Vetoriais Reais

Álgebra Linear e Geometria Anaĺıtica. Espaços Vetoriais Reais universidade de aveiro departamento de matemática Álgebra Linear e Geometria Anaĺıtica Agrupamento IV (ECT, EET, EI) Capítulo 4 Espaços Vetoriais Reais Definição de espaço vetorial real [4 01] O conjunto

Leia mais

Seja f um endomorfismo de um espaço vectorial E de dimensão finita.

Seja f um endomorfismo de um espaço vectorial E de dimensão finita. 6. Valores e Vectores Próprios 6.1 Definição, exemplos e propriedades Definição Seja f um endomorfismo de um espaço vectorial E, com E de dimensão finita, e seja B uma base arbitrária de E. Chamamos polinómio

Leia mais

Álgebra Linear. Curso: Engenharia Electrotécnica e de Computadores 1 ō ano/1 ō S 2006/07

Álgebra Linear. Curso: Engenharia Electrotécnica e de Computadores 1 ō ano/1 ō S 2006/07 Álgebra Linear Curso: Engenharia Electrotécnica e de Computadores ō ano/ ō S 6/7 a Lista: SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES E ÁLGEBRA DE MATRIZES Sistemas de equações lineares. Quais das seguintes equações

Leia mais

Teste 1 de Matemática I - Curso de Arquitectura

Teste 1 de Matemática I - Curso de Arquitectura Teste de Matemática I - Curso de Arquitectura de Outubro de 9 - Teste B Resolva por eliminação de Gauss e descreva geometricamente o conjunto de soluções dos sistemas em R < x + y + z = (a) ( val) x +

Leia mais

Complementos de Cálculo Diferencial

Complementos de Cálculo Diferencial Matemática - 009/0 - Comlementos de Cálculo Diferencial 47 Comlementos de Cálculo Diferencial A noção de derivada foi introduzida no ensino secundário. Neste teto retende-se relembrar algumas de nições

Leia mais

Resolução do efólio B

Resolução do efólio B Resolução do efólio B Álgebra Linear I Código: 21002 I. Questões de escolha múltipla. Em cada questão de escolha múltipla apenas uma das afirmações a), b), c), d) é verdadeira. Indique-a marcando no quadrado

Leia mais

Matrizes de uma aplicação linear relativamente a referenciais diferentes

Matrizes de uma aplicação linear relativamente a referenciais diferentes 5 a : aula (h) 8/0/00 Representação matricial de uma apl linear (/) 5- Instituto Superior Técnico 00/ o semestre Álgebra Linear o ano das Lics em Engenharia Informática e de Computadores Matrizes de uma

Leia mais

Vetores e Geometria Analítica

Vetores e Geometria Analítica Vetores e Geometria Analítica ECT2102 Prof. Ronaldo Carlotto Batista 23 de fevereiro de 2016 AVISO O propósito fundamental destes slides é servir como um guia para as aulas. Portanto eles não devem ser

Leia mais

1 Lógica e teoria dos conjuntos

1 Lógica e teoria dos conjuntos Lógica e teoria dos conjuntos.. Introdução à lógica bivalente Pág. 0 Atividade de diagnóstico.. N..,5 Z.. 5.. Q.5. π R π.6. Q + +.7. Z.8. 0 Z 0.......... x = 5 x+ = 5 x = 5 x = S = { } x + = 0 ( x ) 9

Leia mais

Geovan Tavares, Hélio Lopes e Sinésio Pesco PUC-Rio Departamento de Matemática Laboratório Matmidia

Geovan Tavares, Hélio Lopes e Sinésio Pesco PUC-Rio Departamento de Matemática Laboratório Matmidia Álgebra Linear Computacional Geovan Tavares, Hélio Lopes e Sinésio Pesco PUC-Rio Departamento de Matemática Laboratório Matmidia http://www.matmidia.mat.puc-rio.br 1 Álgebra Linear Computacional - Parte

Leia mais

Hewlett-Packard DETERMINANTE. Aulas 01 a 04. Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz

Hewlett-Packard DETERMINANTE. Aulas 01 a 04. Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Hewlett-Packard DETERMINANTE Aulas 0 a 04 Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Ano: 206 Sumário DETERMINANTE... Exemplo... Exemplo 2... EXERCÍCIOS FUNDAMENTAIS... Exemplo 3... EXERCÍCIOS FUNDAMENTAIS...

Leia mais

Recados. Listas 1 e 2 - disponíveis no site. Procurar Monitoria GAAL 2013/1 UFMG no Facebook. Primeira Prova: sábado, 06 de abril

Recados. Listas 1 e 2 - disponíveis no site. Procurar Monitoria GAAL 2013/1 UFMG no Facebook. Primeira Prova: sábado, 06 de abril Recados Listas 1 e 2 - disponíveis no site Procurar Monitoria GAAL 2013/1 UFMG no Facebook Primeira Prova: sábado, 06 de abril Horário: 10:00-12:00 no ICEx Da aula anterior: Da aula anterior: Teorema:

Leia mais

Diagonalização unitária e diagonalização ortogonal. (Positividade do produto interno) Raíz quadrada. Formas quadráticas.

Diagonalização unitária e diagonalização ortogonal. (Positividade do produto interno) Raíz quadrada. Formas quadráticas. Aplicações: Diagonalização unitária e diagonalização ortogonal (Positividade do produto interno) Raíz quadrada Formas quadráticas Mínimos quadrados Produto externo e produto misto (Área do paralelogramo.

Leia mais

folha prática 5 valores próprios e vetores próprios página 1/3

folha prática 5 valores próprios e vetores próprios página 1/3 folha prática 5 valores próprios e vetores próprios página 1/ Universidade de Aveiro Departamento de Matemática 1. Determine os valores próprios e vetores próprios de cada uma das seguintes matrizes. Averigue

Leia mais

ÁLGEBRA LINEAR A FICHA 2

ÁLGEBRA LINEAR A FICHA 2 Instituto Superior Técnico Departamento de Matemática Secção de Álgebra e Análise Última actualização: 7/Out/3 ÁLGEBRA LINEAR A FICHA SOLUÇÕES SUMÁRIAS DOS EXERCÍCIOS ÍMPARES Matrizes: Inversão e Formas

Leia mais

A forma canônica de Jordan

A forma canônica de Jordan A forma canônica de Jordan 1 Matrizes e espaços vetoriais Definição: Sejam A e B matrizes quadradas de orden n sobre um corpo arbitrário X. Dizemos que A é semelhante a B em X (A B) se existe uma matriz

Leia mais

Nota importante: U é a matriz condensada obtida no processo de condensação da matriz

Nota importante: U é a matriz condensada obtida no processo de condensação da matriz Decomposição P T LU A denominada decomposição P T L U é um processo que pode ser extremamente útil no cálculo computacional, na resolução de sistemas de equações lineares. Propriedade Seja A uma matriz

Leia mais

Matrizes Semelhantes e Matrizes Diagonalizáveis

Matrizes Semelhantes e Matrizes Diagonalizáveis Diagonalização Matrizes Semelhantes e Matrizes Diagonalizáveis Nosso objetivo neste capítulo é estudar aquelas transformações lineares de R n para as quais existe pelo menos uma base em que elas são representadas

Leia mais

Produto interno no espaço vectorial R n

Produto interno no espaço vectorial R n ALGA - Eng.Civil e Eng. Topográ ca - ISE - 00/0 - Produto Interno Produto interno no espaço vectorial R n A noção de produto interno (ou escalar) de vectores foi introduzida no ensino secundário, para

Leia mais

Ficha de Exercícios nº 3

Ficha de Exercícios nº 3 Nova School of Business and Economics Álgebra Linear Ficha de Exercícios nº 3 Transformações Lineares, Valores e Vectores Próprios e Formas Quadráticas 1 Qual das seguintes aplicações não é uma transformação

Leia mais

Álgebra Linear - Exercícios resolvidos

Álgebra Linear - Exercícios resolvidos Exercício 1: Álgebra Linear - Exercícios resolvidos Sejam E = L({(1, 1, 1), (1, 2, 2)}) e F = L({(, 1, 1), (1, 1, 2)}). a) Determine a dimensão de E + F. b) Determine a dimensão de E F. Resolução: a) Temos

Leia mais

Álgebra Linear. Cursos: Química, Engenharia Química, Engenharia de Materiais,Engenharia Biológica, Engenharia do Ambiente 1 ō ano/1 ō Semestre 2006/07

Álgebra Linear. Cursos: Química, Engenharia Química, Engenharia de Materiais,Engenharia Biológica, Engenharia do Ambiente 1 ō ano/1 ō Semestre 2006/07 Álgebra Linear Cursos: Química, Engenharia Química, Engenharia de Materiais,Engenharia Biológica, Engenharia do Ambiente ō ano/ ō Semestre 2006/07 a Lista: SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES E ÁLGEBRA DE MATRIZES

Leia mais

Cálculo Diferencial e Integral 2 Formas Quadráticas

Cálculo Diferencial e Integral 2 Formas Quadráticas Instituto Superior Técnico Departamento de Matemática Secção de Álgebra e Análise Cálculo Diferencial e Integral 2 Formas Quadráticas 1 Formas quadráticas Uma forma quadrática em R n é um polinómio do

Leia mais

Apontamentos das Aulas Teóricas de Álgebra Linear. LEAN - LEMat - MEAer - MEAmbi - MEEC - MEMec. Nuno Martins. Departamento de Matemática

Apontamentos das Aulas Teóricas de Álgebra Linear. LEAN - LEMat - MEAer - MEAmbi - MEEC - MEMec. Nuno Martins. Departamento de Matemática Apontamentos das Aulas Teóricas de Álgebra Linear para LEAN - LEMat - MEAer - MEAmbi - MEEC - MEMec Nuno Martins Departamento de Matemática Instituto Superior Técnico Fevereiro de 0 Índice Sistemas de

Leia mais

5. Seja A uma matriz qualquer. Assinale a afirmativa

5. Seja A uma matriz qualquer. Assinale a afirmativa UFRJ Instituto de Matemática Disciplina: Algebra Linear II - MAE 125 Professor: Bruno, Gregório, Luiz Carlos, Mario, Milton, Monique e Umberto Data: 12 de julho de 2013 Terceira Prova 1. Considere no espaço

Leia mais

Apostila de Matemática 11 Determinante

Apostila de Matemática 11 Determinante Apostila de Matemática 11 Determinante 1.0 Definições A determinante só existe se a matriz for quadrada. A tabela é fechada por 2 traços. Determinante de matriz de ordem 1 a 11. 1 2.0 Determinante Matriz

Leia mais

Invertendo a exponencial

Invertendo a exponencial Reforço escolar M ate mática Invertendo a exonencial Dinâmica 3 2ª Série 1º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO Matemática 2ª do Ensino Médio Algébrico Simbólico Função Logarítmica Aluno Primeira

Leia mais

Aulas Teóricas de Álgebra Linear

Aulas Teóricas de Álgebra Linear Aulas Teóricas de Álgebra Linear Instituto Superior Técnico - o Semestre 009/00 MEAmbi - MEBiol Matrizes De nição Uma matriz A, do tipo m n (m por n), é uma tabela de mn números dispostos em m linhas e

Leia mais

Interbits SuperPro Web

Interbits SuperPro Web 1 (Ita 018) Uma progressão aritmética (a 1, a,, a n) satisfaz a propriedade: para cada n, a soma da progressão é igual a n 5n Nessas condições, o determinante da matriz a1 a a a4 a5 a 6 a a a 7 8 9 a)

Leia mais

MATEMÁTICA DISCRETA ARITMÉTICA RACIONAL (6/6) Carlos Luz. EST Setúbal / IPS Maio 2012

MATEMÁTICA DISCRETA ARITMÉTICA RACIONAL (6/6) Carlos Luz. EST Setúbal / IPS Maio 2012 MATEMÁTICA DISCRETA ARITMÉTICA RACIONAL (6/6) Carlos Luz EST Setúbal / IPS 21 27 Maio 2012 Carlos Luz (EST Setúbal / IPS) Aritmética Racional (6/6) 21 27 Maio 2012 1 / 15 Congruências Lineares De nição

Leia mais

Revisão: Matrizes e Sistemas lineares. Parte 01

Revisão: Matrizes e Sistemas lineares. Parte 01 Revisão: Matrizes e Sistemas lineares Parte 01 Definição de matrizes; Tipos de matrizes; Operações com matrizes; Propriedades; Exemplos e exercícios. 1 Matrizes Definição: 2 Matrizes 3 Tipos de matrizes

Leia mais

Profs. Alexandre Lima e Moraes Junior 1

Profs. Alexandre Lima e Moraes Junior  1 Raciocínio Lógico-Quantitativo para Traumatizados Aula 07 Matrizes, Determinantes e Solução de Sistemas Lineares. Conteúdo 7. Matrizes, Determinantes e Solução de Sistemas Lineares...2 7.1. Matrizes...2

Leia mais

Hewlett-Packard DETERMINANTE. Aulas 01 a 05. Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz

Hewlett-Packard DETERMINANTE. Aulas 01 a 05. Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Hewlett-Packard DETERMINANTE Aulas 0 a 05 Elson Rodrigues, Gabriel Carvalho e Paulo Luiz Sumário DETERMINANTE... Exemplo... Exemplo...... Exemplo...... TEOREMA DE LAPLACE... I) COFATOR... Exemplo... II)

Leia mais