MÉTODOS QUANTITATIVOS AULA 1. Material adaptado do Prof. ANTONIO VIANA MATIAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MÉTODOS QUANTITATIVOS AULA 1. Material adaptado do Prof. ANTONIO VIANA MATIAS"

Transcrição

1 MÉTODOS QUANTITATIVOS AULA 1 Material adaptado do Prof. ANTONIO VIANA MATIAS Rio de Janeiro, 2017

2 Nesta aula serão abordados os seguintes assuntos: A PESQUISA OPERACIONAL E A SUA EVOLUÇÃO - A evolução da Pesquisa Operacional (PO); - A aplicabilidade e abrangência da PO. AS FASES DE UM ESTUDO DA PESQUISA OPERACIONAL - O uso dos Métodos Quantitativos no processo de toma de decisão; - A utilização de modelagem para representar um sistema real; - Estruturar modelos matemáticos.

3 OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA A disciplina busca fundamentar e capacitar o profissional na modelagem de modelos matemáticos relativamente simples e desenvolver técnicas que permitam resolver problemas de Programação Linear e Teoria dos Jogos de larga aplicação no campo da gestão empresarial, como ferramentas de tomada de decisão.

4 OBJETIVOS ESPECÍFIOS DA DISCIPLINA Ao final da disciplina o aluno estará capacitado a: - Identificar problemas na área de gestão, onde as teorias matemáticas e as técnicas e métodos utilizados em Pesquisa Operacional podem ser aplicados, no processo de tomada de decisão. - Conhecer as fases de um estudo em Pesquisa Operacional necessárias para a resolução de problemas gerenciais.

5 OBJETIVOS ESPECÍFIOS DA DISCIPLINA cont. Modelar matematicamente problemas de pequena e média complexidade e resolvê-los através do algoritmo simplex e o Solver. Utilizar pacotes computacionais para a resolução de problemas de Pesquisa Operacional. Identificar através da Teoria dos Jogos as formulações matemáticas para a análise de conflitos, desenvolvendo o raciocínio lógico do aluno.

6 CONCEITOS BÁSICOS O que é método? É a Escolha de procedimentos sistemáticos para a descrição e explicação de fenômenos. O que é Métodos Quantitativos? Os Métodos Quantitativos são caracterizados pelo emprego da quantificação tanto nas modalidades de coleta de informações, quanto no tratamento delas por meio de técnicas matemáticas e estatísticas.

7 O QUE É PESQUISA OPERACIONAL? A Pesquisa Operacional (PO) é uma ciência aplicada, também chamada de ciência da Administração, é um método quantitativo que ajuda no planejamento, na solução de problemas e no processo de tomada de decisão. Os problemas administrativos podem ter aspectos tanto qualitativos quanto quantitativos. Os aspectos que podem ser alvo da análise qualitativa incluem variáveis como intenção dos concorrentes e motivação dos trabalhadores. Já os aspectos analisados pela perspectiva quantitativa incluem fatores como custos de matérias-primas, participação de mercado, preços de produtos etc.

8 A FINALIDADE DA PESQUISA OPERACIONAL O objeto da Pesquisa Operacional (PO) é a melhoria da performance das organizações e do trabalho através da formulação de modelos matemáticos a serem resolvidos com o auxilio da informática, tendo foco a tomada de decisões uma característica importante. A PO facilita o processo de análise e de decisão, utilizando modelos, que permitem experimentação da solução proposta. Isto significa que uma decisão pode ser mais bem avaliada e testada antes de ser efetivamente implementada.

9 O foco principal dos Métodos Quantitativos é a melhoria do processo de solução de problemas, por tomá-lo mais racional e analítico. A maioria dos métodos quantitativos é baseada no critério de decisão econômica. A Pesquisa Operacional é um corpo multidisciplinar de conhecimento científico originado em aplicações militares durante a Segunda Guerra Mundial, nos Estados Unidos e Grã-Bretanha. Desde 1945 este conhecimento vem sendo aplicado com crescente sucesso a problemas industriais e comerciais. As primeiras aplicações ocorriam essencialmente em grandes companhias e até hoje, 90% das 500 maiores companhias utilizam Pesquisa Operacional.

10 APLICAÇÃO DA PESQUISA OPERACIONAL A Pesquisa Operacional é aplicada na resolução de problemas reais, utilizando-se de modelos matemáticos para a determinação da melhor alocação de recursos limitados ou escassos, com objetivo de dar racionalidade aos processos de tomada de decisão. Lachtermacher (2004) preconiza que o ensino de Pesquisa Operacional para executivos ou alunos da área de negócios passou a ter o foco na modelagem do problema, na interpretação do resultado e na sua aplicabilidade aos problemas gerenciais.

11 APLICAÇÃO DA PESQUISA OPERACIONAL cont. Entre os diversos tipos de problemas em que a pesquisa operacional pode ser utilizada para ajudar no processo de decisão, destacam-se: qadministração da Produção q Análise de Investimentos q Logística q Custo de Transporte

12 EXEMPLO DE APLICAÇÃO DA PO NA GUERRA Em 15 de maio de 1940, com as forças alemãs avançando rapidamente na França, a Seção de Pesquisa de Stanmore foi requisitada para analisar um pedido francês de dez esquadrões de caça adicionais (um esquadrão é formado por 12 aviões) quando as perdas estavam ocorrendo a uma taxa de aproximadamente três esquadrões a cada dois dias. A equipe preparou grafos para o primeiro-ministro Winston Churchill, baseados em um estudo das presentes perdas diárias e taxas de reposição, indicando quão rapidamente tal ação poderia esgotar a força de caças.

13 EXEMPLO DE APLICAÇÃO DA PO NA GUERRA cont. Como resultado nenhum avião foi mandado e os que estavam em ação na França foram retirados. Esta é considerada como sendo a mais estratégica contribuição no curso da guerra feita pela Pesquisa Operacional, pois as aeronaves e pilotos salvos puderam ficar disponíveis para a subsequente e vital defesa da Grã-Bretanha.

14 Guerra anti-submarinos Em 1941 uma Seção de Pesquisa Operacional (ORS) foi estabelecida no Comando Costeiro, que executou alguns dos mais conhecidos trabalhos de Pesquisa Operacional da Segunda Guerra. A responsabilidade do Comando Costeiro consistiu, em grande parte, na coordenação de vôos solitários de longo alcance com o objetivo de avistar e atacar U-boats (U-boote - submarinos alemães) na superfície.

15 PRINCIPAIS TÉCNICAS E INSTRUMENTOS DA PO PROGRAMAÇÃO LINEAR os problemas de Programação Linear referem-se à distribuição eficiente de recursos limitados entre atividades competitivas, com a finalidade de atender a um determinado objetivo, por exemplo maximização de lucro ou minimização de custo; TEORIA DOS JOGOS um dos campos mais complexos de investigação em PO, é o estudo da competição entre oponentes. Seus fundamentos foram lançados por John Neumman, que em 1927 demonstrou o Teorema Minimax;

16 PRINCIPAIS TÉCNICAS E INSTRUMENTOS DA PO TEORIA DAS FILAS a teoria das Filas estuda, do ponto de vista matemático, filas como seqüência de espera. A formação de filas de espera ocorre quando a solicitação por serviço supera a capacidade de efetuá-lo; PROGRAMAÇÃO DINÂMICA é um método matemático, desenvolvido há mais de 60 anos pelo americano Ricard Bellman, que permite determinar a solução ótima de um sistema que opera ou cujas decisões ocorrem em fase ou em conseqüência;

17 PRINCIPAIS TÉCNICAS E INSTRUMENTOS DA PO MODELOS DE CONTROLE DE ESTOQUE as empresas mantém estoques de matérias-primas e produtos acabados. Os estoques de matérias-primas servem como insumo para o processo de produção e os estoques de produtos acabados são usados para satisfazer a demanda dos consumidores. Como estes estoques exigem muito investimento, são importantes as decisões referentes a eles.

18 PRINCIPAIS TÉCNICAS E INSTRUMENTOS DA PO TEORIA DA DECISÃO permite que a partir de um número finito de linhas de ações possíveis, atingir um determinado resultado. Decidir consiste em escolher uma destas linhas de ação que possibilite o resultado esperado.

19 EXERCÍCIOS 1)Existem diversas definições para Pesquisa Operacional. Qual das definições abaixo está incorreta: 1pesquisa Operacional é uma ferramenta, ou melhor, um conjunto de ferramentas. É uma fonte de modelos e de métodos de como resolver os modelos. 2pesquisa Operacional é uma abordagem não científica para problemas não acadêmicos. 3a Pesquisa Operacional, que diz respeito à alocação eficiente de recursos escassos. 4pesquisa operacional é um método científico à tomada de decisão.

20 EXERCÍCIOS 2)A Programação Linear se refere: 1a utilização dos ramos da matemática originários de especulação técnicas. 2ao estudo da competição entre oponentes. 3ao estudo de um número finito de linhas de ações possíveis, para atingir um determinado objetivo. 4à distribuição eficiente de recursos limitados entre atividades competitivas.

21 Até aqui você aprendeu: ü A origem da Pesquisa Operacional e a sua aplicabilidade no processo de tomada de decisão. ü As principais técnicas da Pesquisa Operacional: Programação Linear, Programação Dinâmica, Teoria dos Jogos, Teoria das Filas, Teoria da Decisão, Teoria dos Grafos e Modelos de Controle de Estoques.

22 Os Métodos Quantitativos se apoiam em quatro ciências fundamentais: Matemática, Estatística, Economia e Informática, e são especialmente úteis quando: - O problema é complexo e não se consegue chegar a uma solução adequada sem emprego de análise quantitativa; - O problema é importante envolve questões de segurança; - O problema é novo e não se dispõe de experiência prévia que permite antecipar o tipo de decisão a ser tomada; - O problema é repetitivo e a decisão pode ser tomada de forma automática, economizando tempo e recursos.

23 FASES DE UM ESTUDO DE PESQUISA OPERACIONAL Na modelagem de um problema, recomenda-se a adoção do seguinte roteiro: ü Definição do Problema; ü Construção do Modelo; ü Solução do Modelo; ü Validação do Modelo; e ü Implementação dos resultados.

24 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA Três aspectos a serem levados em conta: 1) Descrição exata dos objetivos do estudo. 2) Identificação das alternativas de decisão existentes. 3) Reconhecimento das limitações, restrições e exigências do sistema.

25 CONSTRUÇÃO DO MODELO É a fase mais criativa: a qualidade de todo o processo depende do grau de representação da realidade. Os modelos variam de simples modelos conceituais até complexos modelos matemáticos.

26 SOLUÇÃO DO MODELO Depende da: - Escolha do algoritmo ou método matemático mais adequados às características do modelo. - Disponibilidade de software apropriado para solução e produção das informações necessárias para a decisão.

27 VALIDAÇÃO DO MODELO - O modelo é válido quando for capaz de fornecer uma previsão ACEITÁVEL do comportamento do sistema. - Modo de avaliar: utilizar dados passados e verificar se o modelo reproduz o comportamento manifestado pelo sistema.

28 IMPLEMENTAÇÃO DA SOLUÇÃO - A solução deve ser convertida em regras operacionais. - Deve ser controlada e monitorada pela equipe responsável; eventuais correções podem ser necessárias.

29 AVALIAÇÃO FINAL ü Garante a adequação das decisões às reais necessidades do sistema e a aceitação mais fácil pelos setores envolvidos. ü Nenhum modelo capta todas as características e nuanças da realidade: A EXPERIÊNCIA É FUNDAMENTAL

30 FACILIDADES OFERECIDAS PELOS MODELOS -Visualização da estrutura do sistema real em análise. -Representação das informações e suas inter-relações. -Sistemática de análise e avaliação do valor de cada alternativa. -Instrumento de comunicação e discussão com outras pessoas.

31 TIPOS DE VARIÁVEIS -VARIÁVEIS DE DECISÃO: Fornecem a base para a decisão. -NÃO-CONTROLÁVEIS OU EXÓGENAS: São fatores ou dados externos ao modelo, ou condições que devem ser respeitadas. -CONTROLÁVEIS OU ENDÓGENAS: Geradas pelo modelo, dependem dos dados e das informações, e da estrutura do modelo, são os cálculos internos, ou para resultados intermediários. As variáveis de decisão são também variáveis endógenas.

32

33 A equação da demanda da empresa é: Z = x y, sendo: x = o preço do pastel da empresa y = o preço médio dos pasteis da concorrência. Dados adicionais: -Preço médio praticado pela concorrência... $7,00 -Custo unitário da massa (por pastel)... $1,30 -Custo unitário do recheio (por pastel)... $2,00 -Custo unitário do processo (por pastel)... $0,40 -Custo fixo... $6.000,00

34

35

36

37 Modelo de Lucro Mensal Variável de Decisão valores Preço unitário do Pastel (R$) 7 PARÂMETROS Preço médio praticado pela concorrência (R$) 7 Custo unitário da Massa (R$) 1,3 Custo unitário do recheiro (R$) 2 Custo do Processo unitário (R$) 0,4 Custo Fixo (R$) 6000 Equação de Demanda de Pastéis (Z) Termo Independente coeficiente do preço do pastel (X) Coeficiente do preço médio da concorrência (Y) 5000 Resultados físicos Demanda dos Pastéis Resultados Financeiros Receita ($) custo de ingrdiente (R$) Custo do processo (R$) 6000 Custo Fixo (R$) 6000 Custo Total (R$) Lucro Operacional 43500

38 Modelo de Lucro Mensal Variável de Decisão valores Preço unitário do Pastel (R$) 6,8 PARÂMETROS Preço médio praticado pela concorrência (R$) 7 Custo unitário da Massa (R$) 1,3 Custo unitário do recheiro (R$) 2 Custo do Processo unitário (R$) 0,4 Custo Fixo (R$) 6000 Equação de Demanda de Pastéis (Z) Termo Independente coeficiente do preço do pastel (X) Coeficiente do preço médio da concorrência (Y) 5000 Resultados físicos Demanda dos Pastéis Resultados Financeiros Receita ($) custo de ingrdiente (R$) Custo do processo (R$) 6400 Custo Fixo (R$) 6000 Custo Total (R$) Lucro Operacional 43600

39 DETERMINAÇÃO DE PREÇO lucro de um fabricante é função do preço de venda. A função que melhor descreve esse fato é: Lucro = - x x , onde x é o preço de venda e y é o lucro. Construa uma tabela de preço x=20, x=30, x=40, x=50, x=60, x =70, x=80 e x=90, e apure o lucro (y). Existe um valor de x em que o preço é ótimo? Qual?

40 Valor de Y = Valor do lucro X Lucro = - x x (20) x = = (30) x = = (40) x = = (50) x = = (60) x = = (70) x = = (80) x = = (90) x = = 2.100

41 EXERCÍCIOS 1)Uma família propôs realizar uma refeição econômica, quando são disponíveis apenas dois tipos de alimentos M e N e a dieta prescrita inclui quatro elementos nutritivos: A, B, C e D. Os alimentos M e N, não incluem simultaneamente os elementos nutritivos especificados. Um quilo de M contém: 100 gramas de A, 100 gramas de C e 200 gramas de D. Um quilo de N contém: 100 gramas de B. 200 gramas de C e 100 gramas de D. Um indivíduo deve consumir diariamente 400 gramas de A, 600 gramas de B, grama de C e gramas de D. O preço de um quilo de M é R$ 10,00 e de N R$ 4,00. Quais as quantidades de alimentos M e N devem ser consumidos diariamente por indivíduo, para que a dieta seja a mais econômica? No problema acima, as variáveis de decisão são: 1 as quantidades dos elementos nutritivos A, B, C e D. 2 o preço do quilo de M e N. 3 as quantidades dos alimento M e N. 4 a necessidade mínima de cada elemento nutritivo.

42 EXERCÍCIOS 1)Uma família propôs realizar uma refeição econômica, quando são disponíveis apenas dois tipos de alimentos M e N e a dieta prescrita inclui quatro elementos nutritivos: A, B, C e D. Os alimentos M e N, não incluem simultaneamente os elementos nutritivos especificados. 1Kg de M contém: 100 g de A, 100 g de C e 200 g de D. 1 Kg de N contém: 100 g de B. 200 g de C e 100 g de D. Um indivíduo deve consumir diariamente 400 g de A, 600 g de B, g de C e g de D. O preço de 1 Kg de M é R$ 10,00 e de N R$ 4,00. Quais as quantidades de alimentos M e N devem ser consumidos diariamente por indivíduo, para que a dieta seja a mais econômica? Considerando o texto do exercício acima, os parâmetros fornecidos são: 1as quantidades dos elementos nutritivos A, B, C e D. 2o preço do quilo de M e N. 3as quantidades dos alimento M e N. 4a necessidade mínima de cada elemento nutritivo.

43 Nesta aula você aprendeu: ü A origem da Pesquisa Operacional e a sua aplicabilidade no processo de tomada de decisão. ü As principais técnicas da Pesquisa Operacional: Programação Linear, Programação Dinâmica, Teoria dos Jogos, Teoria das Filas, Teoria da Decisão, Teoria dos Grafos e Modelos de Controle de Estoques. ü Como utilizar os Métodos Quantitativos no processo de tomada de decisão; ü Como construir modelos matemáticos para representar um sistema real.

Ementa. Prof. José Luiz

Ementa. Prof. José Luiz Ementa Pesquisa Operacional Tomada de decisões na administração; o processo da tomada de decisão; construção do modelo de decisão. Métodos estatísticos; árvores de decisão; simulações estatísticas. Programações;

Leia mais

Pesquisa Operacional PESQUISA OPERACIONAL PESQUISA OPERACIONAL PESQUISA OPERACIONAL PESQUISA OPERACIONAL PESQUISA OPERACIONAL.

Pesquisa Operacional PESQUISA OPERACIONAL PESQUISA OPERACIONAL PESQUISA OPERACIONAL PESQUISA OPERACIONAL PESQUISA OPERACIONAL. Ementa Pesquisa Operacional Tomada de decisões na administração; o processo da tomada de decisão; construção do modelo de decisão. Métodos gráficos; Métodos algébricos; Método Simplex; Programações; Métodos

Leia mais

Pesquisa Operacional aplicada ao Planejamento e Controle da Produção e de Materiais Programação Linear

Pesquisa Operacional aplicada ao Planejamento e Controle da Produção e de Materiais Programação Linear Pesquisa Operacional aplicada ao Planejamento e Controle da Produção e de Materiais Programação Linear Introdução à Pesquisa Operacional Origens militares Segunda guerra mundial Aplicada na alocação de

Leia mais

04/03/2016 CONCEITOS DE DECISÃO E O ENFOQUE GERENCIAL DA PESQUISA OPERACIONAL PESQUISA OPERACIONAL: CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES:

04/03/2016 CONCEITOS DE DECISÃO E O ENFOQUE GERENCIAL DA PESQUISA OPERACIONAL PESQUISA OPERACIONAL: CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES: CONCEITOS DE DECISÃO E O ENFOQUE GERENCIAL DA PESQUISA OPERACIONAL CAPÍTULO 1 em: ANDRADE, Eduardo L. de; INTRODUÇÃO À PESQUISA OPERACIONAL. 4 a. ed. Rio de Janeiro: Editora LTC PESQUISA OPERACIONAL: Conjunto

Leia mais

CURSO DE LOGÍSTICA INTEGRADA DE PRODUÇÃO. Ferramentas de Apoio à Decisão Prof. Dr. Fabrício Broseghini Barcelos PARTE 01

CURSO DE LOGÍSTICA INTEGRADA DE PRODUÇÃO. Ferramentas de Apoio à Decisão Prof. Dr. Fabrício Broseghini Barcelos PARTE 01 CURSO DE LOGÍSTICA INTEGRADA DE PRODUÇÃO Ferramentas de Apoio à Decisão Prof. Dr. Fabrício Broseghini Barcelos PARTE 01 Tomada de Decisão É o processo de identificar um problema específico e selecionar

Leia mais

Modelos e Modelagem. Roteiro

Modelos e Modelagem. Roteiro Modelos e Modelagem Lupércio F. Bessegato PUC Minas IEC 2007 Roteiro 1. O processo de modelagem 2. Tipos de modelos 3. Modelos determinísticos e probabilísticos 4. Modelos interativos: 5. Modelagem e tomada

Leia mais

Pesquisa Operacional. Ementa. Prof. Edézio

Pesquisa Operacional. Ementa. Prof. Edézio Ementa Pesquisa Operacional A apresentação da PO Modelos e forma-padrão de PPL Solução gráfica de um PPL O algoritmo Simplex Teoria dos Jogos Livro texto Silva, Ermes Medeiros..et al.l., Pesquisa Operacional,

Leia mais

Pesquisa Operacional Introdução. Profa. Alessandra Martins Coelho

Pesquisa Operacional Introdução. Profa. Alessandra Martins Coelho Pesquisa Operacional Introdução Profa. Alessandra Martins Coelho julho/2014 Operational Research Pesquisa Operacional - (Investigação operacional, investigación operativa) Termo ligado à invenção do radar

Leia mais

Pesquisa Operacional. Evanivaldo Castro Silva Júnior

Pesquisa Operacional. Evanivaldo Castro Silva Júnior Evanivaldo Castro Silva Júnior Conteúdo Fundamentos da Pesquisa Operacional. Modelos Lineares. Métodos de solução gráfica e algoritmo simplex. Aplicações de Programação Linear. Análise de Sensibilidade.

Leia mais

Pesquisa Operacional Introdução. Profa. Alessandra Martins Coelho

Pesquisa Operacional Introdução. Profa. Alessandra Martins Coelho Pesquisa Operacional Introdução Profa. Alessandra Martins Coelho agosto/2013 Operational Research Pesquisa Operacional - (Investigação operacional, investigación operativa) Termo ligado à invenção do radar

Leia mais

PESQUISA OPERACIONAL INTRODUÇÃO À DISCIPLINA HISTÓRICO CARACTERÍSTICAS

PESQUISA OPERACIONAL INTRODUÇÃO À DISCIPLINA HISTÓRICO CARACTERÍSTICAS PESQUISA OPERACIONAL INTRODUÇÃO À DISCIPLINA HISTÓRICO CARACTERÍSTICAS ORIGENS 1938: convocação de cientistas para a análise de situações militares. Segunda Guerra: alocar recursos escassos nas operações

Leia mais

Pesquisa Operacional. Definição. Sumário 2/23/2016

Pesquisa Operacional. Definição. Sumário 2/23/2016 Pesquisa Operacional Prof. Adriano Maranhão Apresentação (Professor) Site: www.resenhadevalor.com.br Graduado em Ciências da Computação UVA/2009 Pós-graduado em Engenharia de Software INTA/2010 DTI/Sobral

Leia mais

Unemat Campus de Sinop Curso de Engenharia Elétrica 8º semestre. Disciplina: Introdução à Otimização Linear de Sistemas

Unemat Campus de Sinop Curso de Engenharia Elétrica 8º semestre. Disciplina: Introdução à Otimização Linear de Sistemas Unemat Campus de Sinop Curso de Engenharia Elétrica 8º semestre Disciplina: Introdução à Otimização Linear de Sistemas Slides: Introdução à Pesquisa Operacional - para situar a otimização linear Professora

Leia mais

PESQUISA OPERACIONAL. UNIDADE 1 Introdução à Pesquisa Operacional. Prof. Me. Carlos Guimarães

PESQUISA OPERACIONAL. UNIDADE 1 Introdução à Pesquisa Operacional. Prof. Me. Carlos Guimarães PESQUISA OPERACIONAL UNIDADE 1 Introdução à Pesquisa Operacional Prof. Me. Carlos Guimarães Objetivo Introduzir o tema Pesquisa Operacional por meio da apresentação: Da sua origem; Das sociedades profissionais

Leia mais

Cap. 2 Pesquisa Operacional na Tomada de Decisão

Cap. 2 Pesquisa Operacional na Tomada de Decisão FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DO SUL DE MINAS Cap. Pesquisa Operacional na Tomada de Decisão 5/3/00 Prof. Antonio Marcos Goulart. PESQUISA OPERACIONAL NA TOMADA DE DECISÃO Origem da Pesquisa

Leia mais

Pesquisa Operacional. Introdução à Pesquisa Operacional Programação Linear

Pesquisa Operacional. Introdução à Pesquisa Operacional Programação Linear Pesquisa Operacional Introdução à Pesquisa Operacional Programação Linear 1 Sumário Modelagem e limitações da Programação Linear. Resolução Gráfica. Forma padrão de um modelo de Programação Linear. Definições

Leia mais

Aula 01: Introdução Otimização Linear e Inteira Túlio A. M. Toffolo

Aula 01: Introdução Otimização Linear e Inteira Túlio A. M. Toffolo Aula 01: Introdução Otimização Linear e Inteira Túlio A. M. Toffolo http://www.toffolo.com.br BCC464/PCC174 2018/2 Slides baseados no material de Haroldo Gambini Aula de Hoje 1 Otimização 2 Pesquisa Operacional

Leia mais

3 Decisões de Localização de Instalações

3 Decisões de Localização de Instalações 3 Decisões de Localização de Instalações Historicamente, o estudo contemporâneo dos problemas de localização foi iniciado por Alfred Weber, que estudou a localização de uma fábrica com o objetivo de minimizar

Leia mais

PESQUISA OPERACIONAL Introdução. Professor Volmir Wilhelm Professora Mariana Kleina

PESQUISA OPERACIONAL Introdução. Professor Volmir Wilhelm Professora Mariana Kleina PESQUISA OPERACIONAL Introdução Professor Volmir Wilhelm Professora Mariana Kleina PESQUISA OPERACIONAL Ementa Revisão de Álgebra Linear. Modelos de Programação Linear. O Método Simplex. O Problema do

Leia mais

Unidade: Pesquisa Operacional e a Tomada de

Unidade: Pesquisa Operacional e a Tomada de Unidade: Pesquisa Operacional e a Tomada de Unidade I: Decisão 0 Unidade: Pesquisa Operacional e a Tomada de Decisão Pesquisa Operacional é um ramo da ciência administrativa que fornece instrumentos para

Leia mais

TP052-PESQUISA OPERACIONAL I Introdução. Prof. Volmir Wilhelm Curitiba, Paraná, Brasil

TP052-PESQUISA OPERACIONAL I Introdução. Prof. Volmir Wilhelm Curitiba, Paraná, Brasil TP052-PESQUISA OPERACIONAL I Introdução Prof. Volmir Wilhelm Curitiba, Paraná, Brasil TP052-PESQUISA OPERACIONAL I Ementa Revisão de Álgebra Linear. Modelos de Programação Linear. O Método Simplex. O Problema

Leia mais

Pesquisa Operacional Aula 1 - Introdução

Pesquisa Operacional Aula 1 - Introdução Pesquisa Operacional Aula 1 - Introdução Prof. Marcelo Musci aula@musci.info www.musci.info Plano de Ensino Objetivo Geral Apresentar aos alunos uma introdução aos conceitos, técnicas e aplicação da Pesquisa

Leia mais

Pesquisa Operacional. Introdução à Pesquisa Operacional

Pesquisa Operacional. Introdução à Pesquisa Operacional Pesquisa Operacional Introdução à Pesquisa Operacional 1 PESQUISA OPERACIONAL PO Sumário Origens A natureza O impacto Principais sociedades profissionais ligadas à PO Algumas publicações científicas ligadas

Leia mais

Programação Linear e Inteira, Introdução

Programação Linear e Inteira, Introdução Programação Linear e Inteira Introdução Haroldo Gambini Santos Universidade Federal de Ouro Preto 15 de agosto de 2010 1 / 25 Conteúdo 1 Introdução 2 Pesquisa Operacional 3 Prob. da Dieta 4 Método Gráco

Leia mais

APOSTILA DE PROCESSOS DECISÓRIOS (JAN/2018)

APOSTILA DE PROCESSOS DECISÓRIOS (JAN/2018) APOSTILA DE PROCESSOS DECISÓRIOS (JAN/2018) Profª Mônica Roberta Silva, M.Sc. www.retadechegada.com (21) 3902-1462 e (21) 9157-5825 monicarobs@hotmail.com 1 Processo Decisório Bazerman (2004:4) aponta

Leia mais

Introdução à Pesquisa Operacional

Introdução à Pesquisa Operacional Define o que é pesquisa operacional. Aplicações, histórico da P.O. Importância na tomada de decisões, modelagem matemática, vantagens da utilização de modelos, tipos de modelos, procedimentos para a modelagem,

Leia mais

O Que é PO? Pesquisa Operacional DECISÃO

O Que é PO? Pesquisa Operacional DECISÃO O Que é PO? Pesquisa Operacional Áreas da PO, Fases do studo de PO A Pesquisa Operacional é um método científico de tomada de decisões. m linhas gerais consiste na descrição de um sistema organizado com

Leia mais

EAD 350 Pesquisa Operacional Aula 01 Parte 2

EAD 350 Pesquisa Operacional Aula 01 Parte 2 EAD 350 Pesquisa Operacional Aula 01 Parte 2 Profa. Daielly M. N. Mantovani Profa. Adriana Backx Noronha Viana Prof. Cesar Alexandre de Souza daielly@usp.br FEA/USP Elaboração de Modelos de PO Definição

Leia mais

Pesquisa Operacional Aula 3 Modelagem em PL

Pesquisa Operacional Aula 3 Modelagem em PL Pesquisa Operacional Aula 3 Modelagem em PL Prof. Marcelo Musci aula@musci.info www.musci.info Programação Linear Programação Linear: Preocupação em encontrar a melhor solução para problemas associados

Leia mais

EAD 350 Pesquisa Operacional Aula 01 Parte 2

EAD 350 Pesquisa Operacional Aula 01 Parte 2 EAD 350 Pesquisa Operacional Aula 01 Parte 2 Prof. Adriana Backx Noronha Viana (Material: Prof. Cesar Alexandre de Souza) backx@usp.br FEA/USP Problema... Vocês foram contratados pela Wyndor Glass Company

Leia mais

1 Introdução Motivação

1 Introdução Motivação 1 Introdução 1.1. Motivação A programação linear, ao menos na modelagem matemática que se conhece hoje, foi desenvolvida durante a segunda grande guerra quando foi utilizada no planejamento e execução

Leia mais

PROGRAMAÇÃO LINEAR 11º ANO MATEMÁTICA A

PROGRAMAÇÃO LINEAR 11º ANO MATEMÁTICA A PROGRAMAÇÃO LINEAR 11º ANO MATEMÁTICA A Prof.ª: Maria João Mendes Vieira ESC 11MatA 2012/2013 PROGRAMAÇÃO LINEAR A programação linear é uma "ferramenta" matemática que permite encontrar a solução ótima

Leia mais

PESQUISA OPERACIONAL APLICADA A LOGÍSTICA

PESQUISA OPERACIONAL APLICADA A LOGÍSTICA PESQUISA OPERACIONAL APLICADA A LOGÍSTICA Pós-Graduação em Logística e Supply Chain Valdick Sales 1 APRESENTAÇÃO Valdick sales Graduado em Ciência da Computação pela UFPE. Pós-Graduado em Redes e Banco

Leia mais

PROGRAMAÇÃO LINEAR E APLICAÇÕES

PROGRAMAÇÃO LINEAR E APLICAÇÕES E APLICAÇÕES Faculdade de Tecnologia de Ourinhos Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Prof. Dr. Sidney C. Ferrari Pesquisa Operacional Notas Históricas Os caminhos da PO podem ser traçados

Leia mais

Programação Matemática

Programação Matemática Programação Matemática Professoras: Franklina Toledo e Maristela Santos* Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - ICMC Universidade de São Paulo USP *Estes slides foram feitos em colaboração

Leia mais

Programação Linear: Profa. Silvana Bocanegra UFRPE - DEINFO

Programação Linear: Profa. Silvana Bocanegra UFRPE - DEINFO Programação Linear: Profa. Silvana Bocanegra UFRPE - DEINFO Tipos de Problemas 1. Dada uma variedade de alimentos, escolher uma dieta de menor custo que atenda as necessidades nutricionais de um indivíduo?

Leia mais

Unidade II PESQUISA OPERACIONAL. Profa. Ana Carolina Bueno

Unidade II PESQUISA OPERACIONAL. Profa. Ana Carolina Bueno Unidade II PESQUISA OPERACIONAL Profa. Ana Carolina Bueno Programação linear É um subitem da programação matemática. É um dos modelos utilizados em pesquisa operacional. Consiste em otimizar (maximizar

Leia mais

PESQUISA OPERACIONAL I

PESQUISA OPERACIONAL I PESQUISA OPERACIONAL I Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza edwin.professor@gmail.com www.engenharia-puro.com.br/edwin Objetivos A disciplina busca possibilitar ao Aluno: Fornecer conhecimentos de Pesquisa

Leia mais

Programação Linear M É T O D O S : E S T A T Í S T I C A E M A T E M Á T I C A A P L I C A D A S D e 1 1 d e m a r ç o a 2 9 d e a b r i l d e

Programação Linear M É T O D O S : E S T A T Í S T I C A E M A T E M Á T I C A A P L I C A D A S D e 1 1 d e m a r ç o a 2 9 d e a b r i l d e Programação Linear A otimização é o processo de encontrar a melhor solução (ou solução ótima) para um problema. Existe um conjunto particular de problemas nos quais é decisivo a aplicação de um procedimento

Leia mais

Conteúdo. Introdução. Notas. Programação Linear Inteira, Introdução. Notas. Notas

Conteúdo. Introdução. Notas. Programação Linear Inteira, Introdução. Notas. Notas Programação Linear Inteira Introdução Haroldo Gambini Santos Universidade Federal de Ouro Preto 30 de agosto de 2011 1 / 26 Conteúdo 1 Otimização 2 Pesquisa Operacional 3 Prob. da Dieta 4 Método Gráco

Leia mais

* O que originou a designação Operational Research no Reino Unido, A origem da Investigação Operacional (IO)?

* O que originou a designação Operational Research no Reino Unido, A origem da Investigação Operacional (IO)? A origem da Investigação Operacional (IO)? A IO surgiu no final da II Guerra Mundial quando os Aliados se viram confrontados com problemas (relativamente aos recursos logísticos e às operações* das forças

Leia mais

Apresentação da Investigação Operacional

Apresentação da Investigação Operacional Investigação Operacional 1 Apresentação da Investigação Operacional Slide 1 Transparências de apoio à leccionação de aulas teóricas Origens da Investigação Operacional Grã-Bretanha 1936 Slide 2 fonte:

Leia mais

PESQUISA OPERACIONAL. Fabiano F. T. dos Santos. Instituto de Matemática e Estatística

PESQUISA OPERACIONAL. Fabiano F. T. dos Santos. Instituto de Matemática e Estatística PESQUISA OPERACIONAL Fabiano F. T. dos Santos Instituto de Matemática e Estatística Dualidade em Programação Linear Todo problema de programação linear, que chamaremos de primal, traz consigo um segundo

Leia mais

Introdução a Teste de Software

Introdução a Teste de Software Universidade Católica de Pelotas Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina de Qualidade de Software Introdução a Teste de Software Prof. Luthiano Venecian 1 Conceitos Teste de software

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE PROGRAMAÇÃO LINEAR EM UMA MICROEMPRESA DE USINAGEM

UTILIZAÇÃO DE PROGRAMAÇÃO LINEAR EM UMA MICROEMPRESA DE USINAGEM UTILIZAÇÃO DE PROGRAMAÇÃO LINEAR EM UMA MICROEMPRESA DE USINAGEM Tiago Bruno Ribeiro 1, Paulo André de Oliveira 2 1 FATEC,Botucatu,São Paulo, Brasil. E-mail tiaggo.bruno@hotmail.com 2 FATEC,Botucatu,São

Leia mais

PROFESSOR DOCENTE I - ADMINISTRAÇÃO CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

PROFESSOR DOCENTE I - ADMINISTRAÇÃO CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 26. Os eventos em administração ocorreram respeitando a evolução das diversas técnicas, conforme uma linha do tempo que pode ser traçada em ordem de acontecimentos. Leia atentamente

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Sistêmica Teoria Matemática da Administração Parte 1. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Sistêmica Teoria Matemática da Administração Parte 1. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Abordagem Sistêmica Teoria Matemática da Administração Parte 1 Prof. Fábio Arruda TEORIA MATEMÁTICA DA ADMINISTRAÇÃO Abordagem Sistêmica A Teoria Matemática aplicada aos problemas administrativos

Leia mais

Prof. Gustavo Suriani de Campos Meireles, M.Sc.

Prof. Gustavo Suriani de Campos Meireles, M.Sc. Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia Curso de Graduação em Engenharia de Produção ENG 1090 Introdução à Engenharia de Produção Prof. Gustavo Suriani de Campos Meireles,

Leia mais

Programação Linear (PL)

Programação Linear (PL) Programação Linear (PL) Prof. Paulo Cesar F. De Oliveira, BSc, PhD 07/08/15 P C F de Oliveira 2014 1 Características Técnicas mais utilizadas na abordagem de problemas em PO Técnica de solução programável

Leia mais

Tópicos em Otimização de Licenciatura em Computação Introdução

Tópicos em Otimização de Licenciatura em Computação Introdução Tópicos em Otimização de Licenciatura em Computação Introdução Slides (2-6) foram disponibilizados pelo Prof. Fernando Gomide -UNICAMP Otimização (Programação Matemática) O que é é um procedimento matemático

Leia mais

MODELAGEM E SIMULAÇÃO

MODELAGEM E SIMULAÇÃO MODELAGEM E SIMULAÇÃO Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza edwin@engenharia-puro.com.br www.engenharia-puro.com.br/edwin Análise da Decisão Pela própria natureza da vida, todos nós devemos continuamente

Leia mais

Ferramenta de Suporte à Tomada de Decisão na Indústria Têxtil

Ferramenta de Suporte à Tomada de Decisão na Indústria Têxtil Fabrício Bueno Borges dos Santos fabriciob@cefetsc.edu.br Ferramenta de Suporte à Tomada de Decisão na Indústria Têxtil Trabalho ilustrativo da disciplina Informática Aplicada Araranguá, 2008 Sumário 1Introdução...1

Leia mais

Programação Linear. (1ª parte) Informática de Gestão Maria do Rosário Matos Bernardo 2016

Programação Linear. (1ª parte) Informática de Gestão Maria do Rosário Matos Bernardo 2016 Programação Linear (1ª parte) Informática de Gestão 61020 Maria do Rosário Matos Bernardo 2016 Conteúdos Introdução O modelo de programação linear: Problema de minimização Exemplo Formalização Problema

Leia mais

Otimização. Conceitos Fundamentais. Paulo Henrique Ribeiro Gabriel Faculdade de Computação Universidade Federal de Uberlândia 2016/2

Otimização. Conceitos Fundamentais. Paulo Henrique Ribeiro Gabriel Faculdade de Computação Universidade Federal de Uberlândia 2016/2 Otimização Conceitos Fundamentais Paulo Henrique Ribeiro Gabriel phrg@ufu.br Faculdade de Computação Universidade Federal de Uberlândia 2016/2 Paulo H. R. Gabriel (FACOM/UFU) GSI027 2016/2 1 / 30 Agradecimentos

Leia mais

1 - A capacidade de fluxo que corresponde a capacidade máxima que pode passar pelo arco.

1 - A capacidade de fluxo que corresponde a capacidade máxima que pode passar pelo arco. CONCEITOS DE REDE Uma rede é formada por um conjunto de nós, um conjunto de arcos e de parâmetros associados aos arcos. Nós Arcos Fluxo Interseções Rodovias Veículos Rodoviários Aeroportos Aerovia Aviões

Leia mais

Etapas do processo de Administração Estratégica. DPS aula 3 Negócios

Etapas do processo de Administração Estratégica. DPS aula 3 Negócios Etapas do processo de Administração Estratégica Aula 3 Professor Douglas Pereira da Silva 1 2 As etapas envolvidas na administração estratégica Etapa 1: Análise do ambiente O processo de administração

Leia mais

Lógica de Programação

Lógica de Programação Resolução de problemas utilizando computador Módulo II Prof. RANILDO LOPES Computador: ferramenta para processamento automático de dados Processamento de dados: atividade que transforme dados de entrada

Leia mais

Tópicos Especiais em Computação I

Tópicos Especiais em Computação I Tópicos Especiais em Computação I Pesquisa Operacional Exercícios (Simplex) Prof. Fabio Henrique N. Abe Fabio.henrique.abe@gmail.comd Método Simplex Desenvolvido por George Dantzig em 1947 É um procedimento

Leia mais

APLICAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO LINEAR PARA MINIMIZAÇÃO DE CUSTOS NO PROCESSO PRODUTIVO DE UMA VIDRAÇARIA

APLICAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO LINEAR PARA MINIMIZAÇÃO DE CUSTOS NO PROCESSO PRODUTIVO DE UMA VIDRAÇARIA APLICAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO LINEAR PARA MINIMIZAÇÃO DE CUSTOS NO PROCESSO PRODUTIVO DE UMA VIDRAÇARIA Bernardo Moreira Vergara (UEPA) bervergara2006@hotmail.com Gabriel da Silva Andrade (UEPA) gabrielandradesilva@hotmail.com

Leia mais

Quanto aos Métodos Quantitativos utilizados, temos: Modelo de Localização

Quanto aos Métodos Quantitativos utilizados, temos: Modelo de Localização 4. Conclusão Nesta conclusão são apresentadas às características principais do negócio Cargill, a motivação do Estudo Logístico e os Métodos utilizados, assim como os Resultados obtidos com o Estudo Logístico,

Leia mais

Anais do IV Simpósio de Engenharia de Produção - ISSN:

Anais do IV Simpósio de Engenharia de Produção - ISSN: Programação linear inteira na otimização dos lucros: aplicação em uma panificadora para auxiliar no processo de tomada de decisão Resumo Lays Capingote Serafim da Silva (UFG) laysengenharia7@gmail.com

Leia mais

Introdução à Lógica de Programação

Introdução à Lógica de Programação Sistemas Operacionais e Introdução à Programação Introdução à Lógica de Programação 1 Resolução de problemas usando computador Computador: ferramenta para processamento automático de dados Processamento

Leia mais

Vários modelos: um SAD pode incluir vários modelos, cada um representando uma parte diferente do problema de tomada de decisão Categorias de modelos

Vários modelos: um SAD pode incluir vários modelos, cada um representando uma parte diferente do problema de tomada de decisão Categorias de modelos MODELAGEM E ANÁLISE Modelagem Questões atuais de modelagem Vários modelos: um SAD pode incluir vários modelos, cada um representando uma parte diferente do problema de tomada de decisão Categorias de modelos

Leia mais

AULA 03 MODELOS DE PROGRAMAÇÃO LINEAR. Eduardo Camargo de Siqueira PESQUISA OPERACIONAL TECNÓLOGO EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

AULA 03 MODELOS DE PROGRAMAÇÃO LINEAR. Eduardo Camargo de Siqueira PESQUISA OPERACIONAL TECNÓLOGO EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS AULA 03 MODELOS DE PROGRAMAÇÃO LINEAR Eduardo Camargo de Siqueira PESQUISA OPERACIONAL TECNÓLOGO EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PROGRAMAÇÃO LINEAR A PL usa um modelo matemático para descrever

Leia mais

PROGRAMAÇÃO LINEAR. Tipo de problemas: cálculo do plano óptimo de distribuição de mercadorias; minimiação de desperdícios no corte de materiais;

PROGRAMAÇÃO LINEAR. Tipo de problemas: cálculo do plano óptimo de distribuição de mercadorias; minimiação de desperdícios no corte de materiais; PROGRAMAÇÃO LINEAR Atribuição de recursos limitados a actividades concorrentes de modo a atingir-se um objectivo. Tipo de problemas: estrutura ideal das fabricações atendendo ao equipamento, mão de obra,

Leia mais

Pesquisa Operacional aula 3 Modelagem PL. Profa. Alessandra Martins Coelho

Pesquisa Operacional aula 3 Modelagem PL. Profa. Alessandra Martins Coelho Pesquisa Operacional aula 3 Modelagem PL Profa. Alessandra Martins Coelho agosto/2013 Exercício Considerando que x j representa as variáveis de decisão, classificar os problemas a seguir em uma das categorias:

Leia mais

Anexo A - Uso de Modelos em Planejamento de Transportes. 1 Importância dos Modelos Formais em Planejamento de Transportes

Anexo A - Uso de Modelos em Planejamento de Transportes. 1 Importância dos Modelos Formais em Planejamento de Transportes 210 Anexo A - Uso de Modelos em Planejamento de Transportes 1 Importância dos Modelos Formais em Planejamento de Transportes O planejamento de transportes, segundo Black (1981, visa encontrar as melhores

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO E RESOLUÇÃO DE MODELOS MATEMÁTICOS UTILIZANDO A PLANILHA EXCEL

IMPLEMENTAÇÃO E RESOLUÇÃO DE MODELOS MATEMÁTICOS UTILIZANDO A PLANILHA EXCEL IMPLEMENTAÇÃO E RESOLUÇÃO DE MODELOS MATEMÁTICOS UTILIZANDO A PLANILHA EXCEL 1. INTRODUÇÃO Este tutorial apresenta, passo-a-passo, o processo de implementação e resolução de modelos matemáticos na planilha

Leia mais

Slide 1. c 2000, 1998 José Fernando Oliveira, Maria Antónia Carravilla FEUP

Slide 1. c 2000, 1998 José Fernando Oliveira, Maria Antónia Carravilla FEUP Construção de Modelos de Programação Linear e Inteira Slide 1 Transparências de apoio à leccionação de aulas teóricas Versão 2 c 2000, 1998 Construção de Modelos de Programação Linear e Inteira 1 Modelização

Leia mais

Prof. Denise Benino - UNINOVE

Prof. Denise Benino - UNINOVE Pequisa Operacional - Prof. Denise Benino denise.benino@uninove.br Introdução Pesquisa Operacional A Pesquisa Operacional é uma ciência aplicada voltada para a resolução de problemas reais. Tendo como

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE ORÇAMENTO

DESENVOLVIMENTO DE ORÇAMENTO DESENVOLVIMENTO DE ORÇAMENTO Orçamento empresarial Orçamento empresarial é representado pelo orçamento geral que, por sua vez, é composto pelos orçamentos específicos. O orçamento geral retrata a estratégia

Leia mais

EAD 350 Pesquisa Operacional Aula 04 Parte 1 Resolução de Exercícios

EAD 350 Pesquisa Operacional Aula 04 Parte 1 Resolução de Exercícios EAD 350 Pesquisa Operacional Aula 04 Parte 1 Resolução de Exercícios Profa. Adriana Backx Noronha Viana (Adapt. Material Prof. Cesar Alexandre de Souza) backx@usp.br FEA/USP Aula 3 Enunciado 4 Uma pequena

Leia mais

DIREITOS DE DECISÃO: O NÍVEL DE EMPOWERMENT

DIREITOS DE DECISÃO: O NÍVEL DE EMPOWERMENT DIREITOS DE DECISÃO: O NÍVEL DE EMPOWERMENT Brickley, Smith e Zimmerman DIREITOS DE DECISÃO: O NÍVEL DE EMPOWERMENT Pode uma simples alteração dos direitos de decisão realmente ter um impacto na produtividade

Leia mais

DECISÕES ESTRATÉGICAS DE CURTO PRAZO: Programação Linear

DECISÕES ESTRATÉGICAS DE CURTO PRAZO: Programação Linear DECISÕES ESTRATÉGICAS DE CURTO PRAZO:! O que é?! Como a pode ajudar na maximização da lucratividade?! Como a pode ajudar na minimização dos custos?! Como determinar um mix de produção através da Programação

Leia mais

Requisitos de Software

Requisitos de Software Requisitos de Software Engenharia de requisitos Estabelece os serviços que o cliente requer de um sistema e as restrições sob as quais tal sistema operará e será desenvolvido. Tais serviços e restrições

Leia mais

PESQUISA OPERACIONAL -PROGRAMAÇÃO LINEAR MÉTODO SIMPLEX. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc.

PESQUISA OPERACIONAL -PROGRAMAÇÃO LINEAR MÉTODO SIMPLEX. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. PESQUISA OPERACIONAL -PROGRAMAÇÃO LINEAR MÉTODO SIMPLEX Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. ROTEIRO Esta aula tem por base o Capítulo 3 do livro de Taha (2008): Motivação Conceitos Matemáticos Iniciais

Leia mais

B-727 Electra Bandeirante SP Rio ,4 SP P.Alegre ,8 Tonelagem

B-727 Electra Bandeirante SP Rio ,4 SP P.Alegre ,8 Tonelagem $ )508/$d (&. Uma fábrica produz tipos de chapas metálicas, A-B-C, que são prensadas e esmaltadas. A prensa dispõe de.000 minutos mensais e cada chapa, A ou B, leva 1 minuto para ser prensada, enquanto

Leia mais

Aula 22: Formulações com número exponencial de variáveis

Aula 22: Formulações com número exponencial de variáveis Aula 22: Formulações com número exponencial de variáveis Otimização Linear e Inteira Túlio Toffolo http://www.toffolo.com.br BCC464 / PCC174 2018/2 Departamento de Computação UFOP Aula de Hoje 1 Correção

Leia mais

Simplex. Investigação Operacional José António Oliveira Simplex

Simplex. Investigação Operacional José António Oliveira Simplex 18 Considere um problema de maximização de lucro relacionado com duas actividades e três recursos. Na tabela seguinte são dados os consumos unitários de cada recurso (A, B e C) por actividade (1 e 2),

Leia mais

Sistemas de Informação e Decisão. Douglas Farias Cordeiro

Sistemas de Informação e Decisão. Douglas Farias Cordeiro Sistemas de Informação e Decisão Douglas Farias Cordeiro Decisão Tomamos decisões a todo momento! O que é uma decisão? Uma decisão consiste na escolha de um modo de agir, entre diversas alternativas possíveis,

Leia mais

UNIDADE III Processo Decisório

UNIDADE III Processo Decisório Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 3.1. Os conceitos, níveis e tipos de decisão nas organizações. 3.2. Fases do ciclo de tomada de decisão. 3.3. Principais modelos

Leia mais

Palavras e frases chave: Programação Linear; Tomada de decisões; Objectivos. Clasificação AMS: (opcional)

Palavras e frases chave: Programação Linear; Tomada de decisões; Objectivos. Clasificação AMS: (opcional) VI Congreso Galego de Estatística e Investigación de Operacións Vigo 5-7 de Novembro de 2003 PROGRAMAÇÃO LINEAR: TOMADA DE DECISÕES, UMA NOVA ABORDAGEM NO ENSINO SECUNDÁRIO Maria José Teixeira do Nascimento

Leia mais

Programação Linear. Gabriel Ferreira Gabriel Tutia Gabriel Yida Thiago Ferraz

Programação Linear. Gabriel Ferreira Gabriel Tutia Gabriel Yida Thiago Ferraz Programação Linear Gabriel Ferreira 8989404 Gabriel Tutia 8989085 Gabriel Yida 8989432 Thiago Ferraz 8989001 O que é? É um caso especial de programação matemática ou otimização matemática Método para encontrar

Leia mais

Avaliação Quantitativa de Sistemas

Avaliação Quantitativa de Sistemas Avaliação Quantitativa de Sistemas Contexto A Avaliação Quantitativa de Sistemas permite a avaliação de sistemas antes mesmo da sua implementação física. Dessa forma, é possível avaliar um sistema projetado

Leia mais

PESQUISA OPERACIONAL. UNIDADE 2 Visão Geral do Modelo

PESQUISA OPERACIONAL. UNIDADE 2 Visão Geral do Modelo PESQUISA OPERACIONAL UNIDADE 2 Visão Geral do Modelo Prof. Me. Carlos Guimarães 1 / 13 Objetivo Introduzir os elementos de um modelo de pesquisa operacional por meio da apresentação: Do conceito de modelo;

Leia mais

CESPE A governança corporativa acentua a necessidade de eficácia e accountability na gestão dos bens públicos.

CESPE A governança corporativa acentua a necessidade de eficácia e accountability na gestão dos bens públicos. CESPE 2013 A respeito de governança corporativa na gestão pública, julgue os itens a seguir. 01. No setor público, a governança corporativa refere-se à administração das agências do setor público mediante

Leia mais

Universidade da Beira Interior Departamento de Matemática. Ficha de exercícios nº3: Dualidade. Interpretação Económica.

Universidade da Beira Interior Departamento de Matemática. Ficha de exercícios nº3: Dualidade. Interpretação Económica. Ano lectivo: 2008/2009; Universidade da Beira Interior Departamento de Matemática INVESTIGAÇÃO OPERACIONAL Ficha de exercícios nº3: Dualidade. Interpretação Económica. Cursos: Economia 1. Formule o problema

Leia mais

SSC546 Avaliação de Sistemas Computacionais Parte 1 -Aula 3 Sarita Mazzini Bruschi

SSC546 Avaliação de Sistemas Computacionais Parte 1 -Aula 3 Sarita Mazzini Bruschi Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Departamento de Sistemas de Computação SSC546 Avaliação de Sistemas Computacionais Parte 1 -Aula 3 Sarita Mazzini Bruschi Material

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING Teoria Geral da Administração Professora: Daniele Campos Grupo: Cassius Silva Abreu Italo B. Leão Bettega Luiza Cunha de Menezes Natália Souto Pereira Raphael Gebhard Martins

Leia mais

Sistema de Gestão da Qualidade

Sistema de Gestão da Qualidade LV -001 0 Página 1 de 20 RESUMO DA AUDITORIA Data da auditoria: / / Auditor(es): Pessoas contatadas: Pontos positivos detectados: Pontos que precisam de melhoria: Não Conformidades Encontradas: Assinatura

Leia mais

Faculdade de Engenharia Optimização. Prof. Doutor Engº Jorge Nhambiu

Faculdade de Engenharia Optimização. Prof. Doutor Engº Jorge Nhambiu 1 Aula 1 Introdução: Os principais passos na Optimização para a resolução dum problema: Formulação; Modelação; Resolução; Avaliação; Decisão; Implementação. Esquema Geral. 2 I. Introdução A Investigação

Leia mais

Modelagem e Decisão Introdução e Aplicação de modelagem em Administração

Modelagem e Decisão Introdução e Aplicação de modelagem em Administração Modelagem e Decisão Introdução e Aplicação de modelagem em Administração Modelagem e Decisão (07181) Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (ICEAC) Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

Investigação Operacional

Investigação Operacional Modelos de Programação Linear (Mestrado) Engenharia Industrial http://dps.uminho.pt/pessoais/zan - Escola de Engenharia Departamento de Produção e Sistemas 1 Modelação Matemática As técnicas e algoritmos

Leia mais

PLANO DE ENSINO

PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO 2014.2 Gestão de Processos Decisórios 5º. Semestre Carga Horária: 47 h Ementa Conceituação e desenvolvimento de modelos de otimização e de séries temporais. Realização de inferências estatísticas,

Leia mais

2 Análise de insumo-produto

2 Análise de insumo-produto 2 Análise de insumo-produto Apresenta-se neste capítulo o marco conceitual relativo à análise de insumoproduto, com destaque para sua aplicação na elaboração do balanço social decorrente dos impactos econômicos

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES PARA A ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

A IMPORTÂNCIA DA PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES PARA A ENGENHARIA DE PRODUÇÃO A IMPORTÂNCIA DA PARA A ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 1 INTRODUÇÃO A Programação de Computadores é uma das disciplinas obrigatórias do ciclo básico do curso de graduação em Engenharia de Produção na UFMG. Os

Leia mais

Disciplina que estuda métodos analíticos para auxiliar na tomada de decisões.

Disciplina que estuda métodos analíticos para auxiliar na tomada de decisões. Edgard Jamhour Disciplina que estuda métodos analíticos para auxiliar na tomada de decisões. Procura encontrar soluções ótimas ou próximo de ótimas para problemas de engenharia industrial, economia e finanças,

Leia mais

Programação Linear. MÉTODOS QUANTITATIVOS: ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA APLICADAS De 30 de setembro a 13 de novembro de 2011 prof. Lori Viali, Dr.

Programação Linear. MÉTODOS QUANTITATIVOS: ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA APLICADAS De 30 de setembro a 13 de novembro de 2011 prof. Lori Viali, Dr. Programação Linear São problemas complexos, muitas vezes de difícil solução e que envolvem significativas reduções de custos, melhorias de tempos de processos, ou uma melhor alocação de recursos em atividades.

Leia mais

parte I Uma estrutura para planejamento e controle, 5

parte I Uma estrutura para planejamento e controle, 5 Prefácio, xiii Nota à Quinta Edição, xv Nota à Quarta Edição, xvii Nota à Terceira Edição, xix Nota à Segunda Edição, xxi Introdução, 1 parte I Uma estrutura para planejamento e controle, 5 1 Contabilidade

Leia mais