Circular. Técnica. O Amarelão do Melão: incidência e epidemiologia em áreas produtivas da região Nordeste ISSN Autor

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Circular. Técnica. O Amarelão do Melão: incidência e epidemiologia em áreas produtivas da região Nordeste ISSN Autor"

Transcrição

1 ISSN O Amarelão do Melão: incidência e epidemiologia em áreas produtivas da região Nordeste Circular Técnica Brasília, DF Julho, 2008 Autor Mirtes Freitas Lima Pesquisadora, PhD. Brasília-DF mflima@cnph.embrapa.br Tatsuya Nagata Pesquisador, PhD. Depto. Biologia Celular - UnB Brasília-DF tatsuya@unb.br Alice Kazuko Inoue-Nagata Pesquisadora, DSc. Brasília-DF alicenag@cnph.embrapa.br Rita de Cássia Souza Dias Pesquisadora, PhD. Embrapa Semi Árido Petrolina - PE ritadias@cpatsa.embrapa.br Antônio Carlos de Ávila Pesquisador, PhD. Brasília - DF antonio.avila@pq.cnpq.br Em 2007, a produção de melão (Cucumis melo L.) no Brasil foi de cerca de toneladas, em mais de ha plantados. No País, a região irrigada do Nordeste é a principal produtora de melão, tendo contribuído com mais de 95% da produção nacional, em As condições climáticas desta região, caracterizadas por altas temperaturas e altos níveis de luz solar, têm favorecido a obtenção de elevadas produtividades e frutos de qualidade superior, o que elevou a cultura ao nível de produto de exportação. No Nordeste, os Estados do Rio Grande do Norte e Ceará, representados, principalmente, pelos Pólos Agrícolas de Mossoró-Assu e Baixo Jaguaribe, respectivamente, são os maiores produtores de melão respondendo por mais de 80% da produção nacional. Em segundo lugar está a região do Submédio do Vale do São Francisco, situado nos Estados da Bahia e Pernambuco, que contribuem com cerca de 12% do total produzido no País. Nestes estados, a produção de melão tem se tornado expressiva com o aumento da exportação de frutos para países da Europa. As viroses sempre tiveram importância significativa entre as diversas enfermidades que atacam o meloeiro, destacando-se dentre estas, a mancha anelar do mamoeiro causada pelo Papaya ringspot virustype watermelon (PRSV-w) como a mais importante. Entretanto, no final da década de 90, uma nova virose denominada pelos produtores de amarelão do meloeiro (Figura 1) surgiu concomitantemente à introdução da mosca-branca Bemisia tabaci biótiopo B na região

2 2 O Amarelão do Melão: incidência e epidemiologia em áreas produtivas da região Nordeste Nordeste (Figura 2). A princípio, os produtores pensavam que os sintomas estivessem associados à alguma deficiência nutricional, devido ao amarelecimento generalizado das folhas basais da planta. Entretanto, estudos realizados a partir de 2000 em áreas produtoras do Nordeste, fortemente, sugeriram que o problema estava relacionado a um novo vírus cuja transmissão está associada à moscabranca. (Figura 3A-B), sendo facilmente observados a longas distâncias (Figura 4A-B). Além do amarelecimento das folhas basais do meloeiro, A Sintomas Surgem a partir de 30 dias do plantio, com o amarelecimento das folhas basais das plantas B Figura 1. Amarelecimento de folhas basais do meloeiro causado pelo MYaV. (Foto: Mirtes F. Lima). Figura 2. Mosca-branca em plantas de melão (Foto: Alice K. Inoue-Nagata). Figura 3A-B. Sintomas de amarelecimento nas folhas basais de plantas de meloeiro em campo causados pelo MYaV (Fotos: Antônio C. de Ávila).

3 O Amarelão do Melão: incidência e epidemiologia em áreas produtivas da região Nordeste 3 também se observa faixa verde das nervuras, mosaico (áreas de coloração verde-escuro e verde-claro; Figura 5) e pontuações cloróticas nas folhas intermediárias da haste. As folhas do ponteiro das plantas permanecem, geralmente, assintomáticas. Em geral, não ocorre redução no tamanho e número dos frutos de melão mas, segundo a maioria dos produtores, ocorre uma significativa redução no teor de açúcar dos frutos, depreciandoos comercialmente e interferindo na comercialização do produto final nos mercados interno e externo. A Etiologia A etiologia do amarelão ainda não foi completamente elucidada. Os sintomas observados em meloeiros afetados pela doença no Brasil são muito semelhantes àqueles causados pelo Cucurbit yellow stunting disorder virus (CYSDV) (gênero Crinivirus) em melão e já relatados em outros países. Entretanto, nenhuma partícula viral associada ao CYSDV foi detectada em plantas doentes, no País. Em meloeiros exibindo sintomas típicos da doença, consistentemente, temse observado somente a presença do vírus denominado Melon yellowing-associated virus (MYaV). Este vírus apresenta partículas alongadas e flexuosas similares àquelas dos membros do gênero Carlavirus da família Flexiviridae. A análise da seqüência parcial do genoma do MYaV indica que este vírus é distinto de outros membros do gênero Carlavirus, sendo considerado uma nova espécie ainda não relatada em qualquer lugar do mundo. Trabalhos de caracterização do MYaV ainda estão em andamento. Atualmente, a identificação do MYaV em plantas infectadas pode ser feita por meio de enxertia, transmissão por mosca-branca e teste B Figura 4A-B. Campo de produção de melão com sintomas acentuados da doença amarelão do meloeiro (Foto: Antônio C. de Ávila). Figura 5. Mosaico verde-amarelo em folhas de meloeiro (Foto: Mirtes F. Lima).

4 4 O Amarelão do Melão: incidência e epidemiologia em áreas produtivas da região Nordeste sorológico (com anti-soro) específico para este A vírus. Epidemiologia Informações epidemiológicas sobre o MYaV ainda são escassas. O agente causal do amarelão pode ser transmitido para plantas sadias por mosca-branca e por enxertia, entretanto, sua transmissão não ocorre por inoculação mecânica. O vírus também não foi transmitido para mudas, pelo plantio de sementes obtidas a partir de frutos de meloeiros exibindo sintomas da doença, sugerindo que a sua transmissão via sementes não ocorre. O MYaV pode infectar, experimentalmente, plantas de maxixe e abóbora por meio de enxertia. Entretanto, ainda não é conhecida a importância do vírus nessas culturas. Sintomas da doença também foram relatados em plantas de cucurbitáceas nativas (bucha e melão Pepino ) e cultivadas (abóbora Baiana Tropical, maxixe, melancia, melão Gaúcho e abobrinha) em estudos de laboratório utilizando o vetor moscabranca. Entretanto, vale ressaltar que até o presente, ainda não foi observada a ocorrência natural dessa virose em plantios de melancia. Levantamentos efetuados em 2007, em áreas dos Estados do Rio Grande do Norte e Ceará e na região do Submédio do Vale do São Francisco, maiores produtores de melão no País, mostraram a presença generalizada dessa virose em campos produtores atingindo, muito freqüentemente, 100% de incidência. Na tentativa de reduzir a disseminação do MYaV por meio do controle da mosca-branca pela aplicação de agrotóxicos e a não eliminação imediata dos restos culturais logo após a colheita, levou a mosca minadora (Liriomyza spp.) a se tornar uma praga devastadora para a região (Figura 6A-B). Dentre os principais problemas verificados destaca-se o manejo inadequado da doença nos principais estados produtores. A permanência de plantios de melão abandonados em campo e, consequentemente, a não eliminação imediata dos restos culturais logo após a colheita favorecem a manutenção de fontes do virus (MYaV) e do vetor (moscabranca) em campo. Outro fator importante e que tem contribuído para o surgimento de sérios problemas é a utilização inadequada de inseticidas na tentativa de reduzir a disseminação do MYaV por meio do controle do vetor. Um exemplo é a elevação da população da mosca minadora (Liriomyza spp.) que tornou-se uma praga devastadora para a região (Figura 6). Figura 6. Danos causados pela mosca minadora (Liriomyza spp.) em meloeiros (Fotos: Antônio C. de Ávila).

5 O Amarelão do Melão: incidência e epidemiologia em áreas produtivas da região Nordeste 5 Controle Literatura Consultada As estratégias recomendadas para o manejo da doença amarelão do meloeiro devem ser adotadas com a implementação de um rigoroso manejo integrado de pragas e doenças (MIP) em todas as áreas produtoras. Dentre as diversas medidas a serem adotadas, a principal é a eliminação de restos de cultura e de plantios abandonados, permitindo dessa forma, a redução da população do vetor transmissor do vírus e, consequentemente, a redução da ocorrência da virose, em novos plantios de meloeiro. A adoção dessa medida também deve propiciar a redução da população da mosca minadora, pela diminuição das fontes do vetor a partir dos campos infestados e pelo aumento da população de inimigos naturais da praga. AVILA, A.C. de; INOUE-NAGATA, A.K.; NEVES, F.M.; MATOS, L.G.; DIAS, R. de C.S.; RANGEL, M.; NAGATA, T. Produção de antisoro e detecção por DAS-ELISA do Melon yellowing-associated vírus em melão. Tropical Plant Pathology, Lavras, v.33, p , COSTA, F.M.; SALES JÚNIOR, R.; RAMOS, N.F.; LIMA, J.A.A.; VILLELA, A.L.G. Ensaios preliminares sobre a transmissibilidade do vírus do amarelão do meloeiro. Fitopatologia Brasileira, Brasília, v.27, p.32, Dentre as medidas utilizadas no manejo da doença em campo na região Nordeste, merece destaque a evitação do patógeno pela proteção das plantas com TNT - tecido não tecido (Figuras 7A-B) até cerca de 35 dias pós-plantio. Esta medida permite o retardamento da infecção das mudas pelo MYaV nos estágios iniciais de crescimento das plantas. Entretanto, o sucesso da utilização desta medida depende diretamente da adoção simultânea de medidas de sanitização em áreas próximas e abandonadas, além do uso racional de agrotóxicos. Na condição atual, a única solução para os diversos problemas fitossanitários que ocorrem na cultura na região Nordeste seria através da implementação de um rigoroso programa integrado de pragas e doenças. Figura 7. Cobertura das plantas de melão em campo de produção com tecido-não-tecido (TNT) (Fotos: Antônio C. de Ávila).

6 6 O Amarelão do Melão: incidência e epidemiologia em áreas produtivas da região Nordeste IBGE. Produção agrícola municipal Lavoura temporária melão. Produção e área plantada de melão, Brasil, Rio de Janeiro (IBGE). Disponível em < br>. Acesso em 04/09/2008. Livieratos, I.C.; Avgelis, A.D.; Coutts, R.H.A. Molecular characterization of the cucurbit yellow stunting disorder virus coat protein gene. Phytopathology, v.89, p , NAGATA, T.; ALVES, D.M.T.; INOUE- NAGATA, A.K.; TIAN, T.Y.; KITAJIMA, E.W.; CARDOSO, J.E.; de AVILA, A.C. A novel flexivirus transmitted by whitefly. Archives of Virology, v.150, p , NAGATA, T.; KITAJIMA, E.W.; ALVES, D.M.T.; CARDOSO, J.E.; INOUE-NAGATA, A.K. OLIVEIRA, M.R.V.; AVILA, A.C. Isolation of a novel carlavirus from melon in Brazil. Plant Pathology, Oxford, v.52, p.797, NAGATA, T.; ALVES, D.M.T.; INOUE- NAGATA, A.K.; TIAN, T.Y.; KITAJIMA, E.W.; CARDOSO, J.E.; de AVILA, A.C. A novel flexivirus transmitted by whitefly. Archives of Virology, v.150, p , SANTOS, A.A. dos; CARDOSO, J.E.; VIDAL, J.C.; OLIVEIRA, J.N.; CARDOSO, J.W. Primeira lista de cucurbitáceas hospedeiras do amarelão do meloeiro. Fitopatologia Brasileira, Brasília, v.27, p , SANTOS, A.A. dos; VIANA, F.M.P.; CARDOSO, J.E.; VIDAL, J.C. Avaliação da transmissão do amarelão-do-meloeiro por sementes. Fortaleza-CE: Embrapa Agroindústria Tropical, p. (Embrapa Agroindústria Tropical. Comunicado Técnico, 98). SILVA, G.F.; SALES JR., R.; MARACAJÁ, P.B.; COSTA, F.M.; MARINHO, R.E.M.; SILVA, E.C Amarelão do meloeiro: ensaios preliminares de transmissão por mosca-branca. Caatinga, Mossoró, v.5, p.29-31, Circular Técnica, 58 Exemplares desta edição podem ser adquiridos na: Endereço: BR 060 km 9 Rod. Brasília-Anápolis C. Postal 218, Brasília-DF Fone: (61) Fax: (61) sac@cnph.embrapa.br 1ª edição 1ª impressão (2008): 1000 exemplares Comitê de Presidente: Gilmar P. Henz Publicações Editor Técnico: Flávia A. Alcântara Membros: Alice Maria Quezado Duval Edson Guiducci Filho Milza M. Lana Expediente Normatização Bibliográfica: Rosane M. Parmagnani Fotos: Alice I. Nagata Antônio C. Ávila Mirtes F. Lima Editoração eletrônica: José Miguel dos Santos

Circular. Técnica. O Amarelão do Melão: incidência e epidemiologia em áreas produtivas da região Nordeste ISSN Autor

Circular. Técnica. O Amarelão do Melão: incidência e epidemiologia em áreas produtivas da região Nordeste ISSN Autor ISSN 1415-3033 58 O Amarelão do Melão: incidência e epidemiologia em áreas produtivas da região Nordeste Circular Técnica Brasília, DF Julho, 2008 Autor Mirtes Freitas Lima Pesquisadora, PhD. Brasília-DF

Leia mais

Carlavirus Melon yellowing-associated virus (MYaV)

Carlavirus Melon yellowing-associated virus (MYaV) Carlavirus Melon yellowing-associated virus (MYaV) 1. Taxonomia Família: Flexiviridae Gênero: Carlavirus Espécie: Melon yellowing-associated virus (MYaV) 2. Nomes Comuns - - Vírus do amarelão do meloeiro

Leia mais

Influência do Amarelão no Grau Brix de Frutos de Melão.

Influência do Amarelão no Grau Brix de Frutos de Melão. Influência do Amarelão no Grau Brix de Frutos de Melão. Sandra Maria Morais Rodrigues 1 ; Ervino Bleicher 1 ; Sávio Gurgel Nogueira 2 1 Universidade Federal do Ceará - Departamento de Fitotecnia; 2 Engenheiro

Leia mais

Circular. Técnica. Doenças do meloeiro (Cucumis melo) causadas por vírus. Autores ISSN

Circular. Técnica. Doenças do meloeiro (Cucumis melo) causadas por vírus. Autores ISSN ISSN 1415-3033 Circular Técnica 54 Doenças do meloeiro (Cucumis melo) causadas por vírus Brasília, DF Novembro, 2007 Autores Antônio Carlos de Ávila Eng. Agr., D.Sc. Embrapa Hortaliças Brasília-DF E-mail:

Leia mais

Detecção por sorologia do Melon yellowing associated virus (MYaV) em áreas produtoras de melão no Nordeste brasileiro

Detecção por sorologia do Melon yellowing associated virus (MYaV) em áreas produtoras de melão no Nordeste brasileiro LIMA MF; NAGATA T; NEVES FM; INOUE-NAGATA AK; MOITA AW; SOUSA C; DELLA VECCHIA M; RANGEL MG; DIAS RCS; DUTRA LS; ÁVILA AC. Detecção por sorologia do Melon yellowing associated virus (MYaV) em áreas produtoras

Leia mais

Detecção do Melon Yellowing associated Virus (MYaV) em Áreas Produtoras de Melão na Região Nordeste

Detecção do Melon Yellowing associated Virus (MYaV) em Áreas Produtoras de Melão na Região Nordeste 59 ISSN 1677-2229 1517-1981 Outubro Novembro, 2000 2009 Detecção do Melon Yellowing associated Virus (MYaV) em Áreas Produtoras de Melão na Região Nordeste Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa

Leia mais

Efeito do amarelão e da mosca-branca na fixação de CO 2, na produção e no teor de sólidos solúveis totais de frutos do meloeiro 1

Efeito do amarelão e da mosca-branca na fixação de CO 2, na produção e no teor de sólidos solúveis totais de frutos do meloeiro 1 Efeito do amarelão e da mosca-branca na fixação de CO 2, na produção e no teor de sólidos solúveis totais de frutos do meloeiro 1 Effect of the melon yellowing-associated virus and whitefly on the carbon

Leia mais

Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento 20

Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento 20 ISSN 1679-6543 Dezembro, 2004 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Centro Nacional de Pesquisa de Agroindústria Tropical Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Boletim de Pesquisa e

Leia mais

Comunicado Técnico. Novas formas de manejo integrado da Traça-do-Tomateiro. Geni Litvin Villas Bôas Marina Castelo Branco Maria Alice de Medeiros

Comunicado Técnico. Novas formas de manejo integrado da Traça-do-Tomateiro. Geni Litvin Villas Bôas Marina Castelo Branco Maria Alice de Medeiros Comunicado Técnico 29 ISSN 1414-9850 Dezembro, 2005 Brasília, DF Novas formas de manejo integrado da Traça-do-Tomateiro Geni Litvin Villas Bôas Marina Castelo Branco Maria Alice de Medeiros A traça-do-tomateiro

Leia mais

Cultivo do Milho. Sumário. Doenças. Rayado Fino Virus)

Cultivo do Milho. Sumário. Doenças. Rayado Fino Virus) E~ Cultivo do Milho Embrapa Milho e Sorgo Sistemas de Produção, 2 ISSN 1679-012X Versão Eletrônica - 3 a edição Set./2007 Sumário Apresentação Economia da produção Zoneamento agrícola Clima e solo Ecofisiologia

Leia mais

Viroses da bananeira

Viroses da bananeira Viroses da bananeira Paulo Ernesto Meissner Filho Pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura A cultura da bananeira pode ser infectada por diversas viroses, como o vírus do topo em leque da bananeira,

Leia mais

NEMATOIDES EM HORTALIÇAS

NEMATOIDES EM HORTALIÇAS Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Hortaliças Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento NEMATOIDES EM HORTALIÇAS Jadir Borges Pinheiro Embrapa Brasília, DF 2017 Exemplares desta

Leia mais

Doenças nas culturas das cucurbitáceas e da cenoura

Doenças nas culturas das cucurbitáceas e da cenoura Sakata Seed Sudamerica Ltda Depto de Suporte Técnico Doenças nas culturas das cucurbitáceas e da cenoura Dr. Kátia R. Brunelli Fitopatologista Agosto/2016 A DOENÇA AMBIENTE PATÓGENO HOSPEDEIRO O que é

Leia mais

Produção Integrada VIABILIDADE TECNICA E ECONÔMICA DO CULTIVO DO MELÃO SOB SISTEMA DE PRODUÇÃO INTEGRADA NO VALE DO SÃO FRANCISCO

Produção Integrada VIABILIDADE TECNICA E ECONÔMICA DO CULTIVO DO MELÃO SOB SISTEMA DE PRODUÇÃO INTEGRADA NO VALE DO SÃO FRANCISCO Produção Integrada VIABILIDADE TECNICA E ECONÔMICA DO CULTIVO DO MELÃO SOB SISTEMA DE PRODUÇÃO INTEGRADA NO VALE DO SÃO FRANCISCO Joston Simão de Assis 1 ; Nivaldo Duarte Costa 2 ; José Maria Pinto 3 1

Leia mais

DOENÇAS DA CENOURA. Carlos Alberto Lopes Ailton Reis

DOENÇAS DA CENOURA. Carlos Alberto Lopes Ailton Reis DOENÇAS DA CENOURA Carlos Alberto Lopes Ailton Reis DOENÇAS DA CENOURA Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Hortaliças Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento DOENÇAS DA CENOURA

Leia mais

Avaliação da Transmissão da Podridão Vermelha do Sisal Durante o Corte e Meios Químicos para

Avaliação da Transmissão da Podridão Vermelha do Sisal Durante o Corte e Meios Químicos para 134 Avaliação da Transmissão da Podridão Vermelha do Sisal Durante o Corte e Meios Avaliação da Transmissão da Podridão Vermelha do Sisal Durante o Corte e Meios Químicos para Prevenção Evaluation of Transmission

Leia mais

Produção de Melão e Melancia. JONY EISHI YURI Pesquisador da Embrapa Semiárido

Produção de Melão e Melancia. JONY EISHI YURI Pesquisador da Embrapa Semiárido Produção de Melão e Melancia JONY EISHI YURI Pesquisador da Embrapa Semiárido 1 Sustentabilidade Sustentabilidade é o desenvolvimento sustentável capaz de suprir as necessidades da geração atual, garantindo

Leia mais

Panorama da cultura do mamoeiro no Brasil: principais problemas da cadeia produtiva¹

Panorama da cultura do mamoeiro no Brasil: principais problemas da cadeia produtiva¹ Panorama da cultura do mamoeiro no Brasil: principais problemas da cadeia produtiva¹ Paulo Ernesto Meissner Filho² Sebastião de Oliveira e Silva³ Arlene Maria Gomes Oliveira² Texto baseado no plano estratégico

Leia mais

Cartilha. Cenário e Manejo de Doenças Disseminadas pela Cigarrinha no Milho

Cartilha. Cenário e Manejo de Doenças Disseminadas pela Cigarrinha no Milho Cartilha Cenário e Manejo de Doenças Disseminadas pela Cigarrinha no Milho Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Milho e Sorgo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Cartilha

Leia mais

Comunicado Técnico 72

Comunicado Técnico 72 Comunicado Técnico 72 ISSN 1679-0162 Novembro, 2003 Sete Lagoas, MG Doenças Foliares de Sorgo Carlos Roberto Casela 1 Alexandre da Silva Ferreira 2 Fernando T. Fernandes 3 Nicésio F. J. A. Pinto 4 A grande

Leia mais

Manejo de tripes em batata

Manejo de tripes em batata Mirtes F. Lima Manejo de tripes em batata Miguel Michereff Filho Entomologia Alice Kazuko Inoue-Nagata - Virologia Tripes Inseto sugador conteúdo celular Ordem: Thysanoptera Família: Thripidae Bayer Frankliniella

Leia mais

Avaliação de Acessos de Cucurbita spp. Visando a sua Utilização como Porta-Enxerto de Melancia e Melão.

Avaliação de Acessos de Cucurbita spp. Visando a sua Utilização como Porta-Enxerto de Melancia e Melão. Avaliação de Acessos de Cucurbita spp. Visando a sua Utilização como Porta-Enxerto de Melancia e Melão. Kátia Nunes de Medeiros 1, Rita de Cássia Souza Dias 2, Carla Maria de Jesus Silva 3, Graziela da

Leia mais

COMPORTAMENTO DE VÔO DA MOSCA-MINADORA (DIPTERA: AGROMYZIDAE) NO MELOEIRO

COMPORTAMENTO DE VÔO DA MOSCA-MINADORA (DIPTERA: AGROMYZIDAE) NO MELOEIRO COMPORTAMENTO DE VÔO DA MOSCA-MINADORA (DIPTERA: AGROMYZIDAE) NO MELOEIRO Jorge Anderson Guimarães 1 ; Marilene Santos de Lima 2 ; Luis Gonzaga P. Neto 3 ; Raimundo Braga Sobrinho 1 ; Francisco Roberto

Leia mais

DIAGNÓSTICO DE DOENÇAS E AVALIAÇÃO DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE MELANCIA NO TOCANTINS

DIAGNÓSTICO DE DOENÇAS E AVALIAÇÃO DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE MELANCIA NO TOCANTINS DIAGNÓSTICO DE DOENÇAS E AVALIAÇÃO DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE MELANCIA NO TOCANTINS Daniel Bandeira da Silva¹ & Gil Rodrigues dos Santos² ¹Aluno do Curso de Agronomia; Campus de Gurupi; e-mail: silva_db@hotmail.com

Leia mais

Comunicado 288 Técnico

Comunicado 288 Técnico Comunicado 288 Técnico Foto: Douglas Lau ISSN 1517-4964 Dezembro, 2010 Passo Fundo, RS Reação de genótipos de trigo ao mosaico comum análise de dados 2009 Douglas Lau1, Paulo Roberto Valle da Silva Pereira1,

Leia mais

J. Albersio A. Lima Aline K. Q. Nascimento M. Fátima B. Gonçalves

J. Albersio A. Lima Aline K. Q. Nascimento M. Fátima B. Gonçalves UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ DEPARTAMENTO DE FITOTECNIA LABORATÓRIO DE VIROLOGIA VEGETAL Cx. Postal 12.168 Fortaleza CE 60.356 000 Fone: (085) 288 9683 Fax 287 1694 e mail: albersio@ufc.br VIROSES DO

Leia mais

Hortaliças Leguminosas

Hortaliças Leguminosas Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Hortaliças Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Hortaliças Leguminosas Warley Marcos Nascimento Editor Técnico Embrapa Brasília, DF 2016

Leia mais

Manejo dos ácaros do gênero Brevipalpus em citros e cafeeiro

Manejo dos ácaros do gênero Brevipalpus em citros e cafeeiro Manejo dos ácaros do gênero Brevipalpus em citros e cafeeiro Brevipalpus phoenicis era uma espécie associada com a transmissão de viroses em citros, café, maracujá e plantas ornamentais. Pesquisas recentes

Leia mais

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de setembro a 01 de outubro de 2010

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de setembro a 01 de outubro de 2010 OBTENÇÃO DE LINHAGENS DE TOMATEIRO COM RESISTÊNCIA A BEGOMOVIRUS MARCELA CARVALHO ANDRADE 1, MARTA SILVA NASCIMENTO 2 ; ISABELA PEREIRA LIMA 3, THIAGO VINCEZI CONRADO 4, WILSON ROBERTO MALUF 5, LUCIANE

Leia mais

Epidemias Severas da Ferrugem Polissora do Milho na Região Sul do Brasil na safra 2009/2010

Epidemias Severas da Ferrugem Polissora do Milho na Região Sul do Brasil na safra 2009/2010 ISSN 1518-4269 Epidemias Severas da Ferrugem Polissora do Milho na Região Sul do Brasil na safra 2009/2010 138 Sete Lagoas, MG Dezembro, 2010 Autores Rodrigo Véras da Costa Luciano Viana Cota Eng. Agr.,

Leia mais

Disciplina: Fitopatologia Agrícola CONTROLE CULTURAL DE DOENÇAS DE PLANTAS

Disciplina: Fitopatologia Agrícola CONTROLE CULTURAL DE DOENÇAS DE PLANTAS Disciplina: Fitopatologia Agrícola CONTROLE CULTURAL DE DOENÇAS DE PLANTAS Controle de doenças de plantas Introdução * Doenças de plantas; * Controle de doenças de plantas: - Prevenção dos prejuízos de

Leia mais

Manga e Melão Desidratados

Manga e Melão Desidratados AGR OIN DÚSTRIA F A M I L I A R Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Agroindústria Tropical Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Manga e Melão Desidratados Manoel Alves de

Leia mais

BRS Ponta Negra Variedade de Sorgo Forrageiro

BRS Ponta Negra Variedade de Sorgo Forrageiro 45 ISSN 679-062 Sete Lagoas, MG Setembro, 2007 BRS Ponta Negra Variedade de Sorgo Forrageiro Fredolino Giacomini dos Santos José Avelino Santos Rodrigues 2 Robert Eugene Schaffert 3 João Maria Pinheiro

Leia mais

Transmissão de um Isolado do Maize rayado fino virus por Daubulus maidis

Transmissão de um Isolado do Maize rayado fino virus por Daubulus maidis Transmissão de um Isolado do Maize rayado fino virus por Daubulus maidis Thiago P. Pires 1 ; Elizabeth de Oliveira 2 ; Isabel.R.P. Souza 2 ; e Paulo C. Magalhães 2 1 Estagiário na Embrapa Milho e Sorgo

Leia mais

Desempenho de Clones de Cajueiro-comum em Pacajus, CE COMUNICADO TÉCNICO

Desempenho de Clones de Cajueiro-comum em Pacajus, CE COMUNICADO TÉCNICO ISSN 1679-6535 Foto: Francisco das Chagas Vidal Neto COMUNICADO TÉCNICO 235 Desempenho de Clones de Cajueiro-comum em Pacajus, CE Fortaleza, CE Março, 2018 Francisco das Chagas Vidal Neto Adroaldo Guimarães

Leia mais

Produção de Melão. JONY EISHI YURI Pesquisador Embrapa Semiárido

Produção de Melão. JONY EISHI YURI Pesquisador Embrapa Semiárido Produção de Melão JONY EISHI YURI Pesquisador Embrapa Semiárido 1 Sustentabilidade Sustentabilidade é o desenvolvimento sustentável capaz de suprir as necessidades da geração atual, garantindo a capacidade

Leia mais

UVA DE MESA Fitossanidade

UVA DE MESA Fitossanidade Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Semiárido Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento UVA DE MESA Fitossanidade 2ª edição revista e ampliada Mirtes Freitas Lima Flávia Rabelo

Leia mais

1 Medidas possíveis de serem utilizadas visando minimizar a incidência dos

1 Medidas possíveis de serem utilizadas visando minimizar a incidência dos 1 Medidas possíveis de serem utilizadas visando minimizar a incidência dos enfezamentos em campos de produção de sementes de milho, discutidas entre os participantes da reunião da APPS realizada em Uberlândia,

Leia mais

Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento

Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento 12 ISSN 1677-2229 Novembro, 2005 Avaliação da Coleção de Germoplasma de Melancia da Embrapa Hortaliças para Tolerância

Leia mais

Avaliação Preliminar de Danos por Brusone em Grãos de Cevada

Avaliação Preliminar de Danos por Brusone em Grãos de Cevada Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento 112 ISSN 1517-4964 Dezembro, 2003 Passo Fundo, RS Avaliação Preliminar de Danos por Brusone em Grãos de Cevada Maria Imaculada P. M. Lima 1 Euclydes

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Semiárido Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento A CULTURA DO MELÃO

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Semiárido Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento A CULTURA DO MELÃO Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Semiárido Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento A CULTURA DO MELÃO 3ª edição revista e atualizada Embrapa Brasília, DF 2017 Coleção Plantar,

Leia mais

Estimativa do Custo de Produção de Algodão, Safra 2002/03, para Mato Grosso do Sul e Mato Grosso

Estimativa do Custo de Produção de Algodão, Safra 2002/03, para Mato Grosso do Sul e Mato Grosso 56 ISSN 1679-0472 Outubro, 2002 Dourados, MS Foto: arquivo Embrapa Agropecuária Oeste Estimativa do Custo de Produção de Algodão, Safra 2002/03, para Mato Grosso do Sul e Mato Grosso Geraldo Augusto de

Leia mais

Circular. Técnica. Principais Doenças do Maxixeiro no Brasil. Autores. Introdução ISSN

Circular. Técnica. Principais Doenças do Maxixeiro no Brasil. Autores. Introdução ISSN ISSN 1415-3033 Principais Doenças do Maxixeiro no Brasil 145 Circular Técnica Fotos: Ailton Reis Foto: Mirtes Lima Brasília, DF Agosto, 2015 Autores Ailton Reis Eng. Agr., D. Sc. em Fitopatologia, pesquisador

Leia mais

AVALIAÇÃO ECONÔMICA DO CONTROLE DE PRAGAS DO MAMOEIRO CULTIVADO EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO INTEGRADA E CONVENCIONAL

AVALIAÇÃO ECONÔMICA DO CONTROLE DE PRAGAS DO MAMOEIRO CULTIVADO EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO INTEGRADA E CONVENCIONAL AVALIAÇÃO ECONÔMICA DO CONTROLE DE PRAGAS DO MAMOEIRO CULTIVADO EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO INTEGRADA E CONVENCIONAL Hermes Peixoto Santos Filho 1 ; José da Silva Souza 1 ; Antonio Alberto Rocha Oliveira 1

Leia mais

Diagnóstico de uso de praguicidas na cultura do melão na região produtora do Ceará e Rio Grande do Norte: Estudo de caso.

Diagnóstico de uso de praguicidas na cultura do melão na região produtora do Ceará e Rio Grande do Norte: Estudo de caso. NOGUEIRA, S.G.; BLEICHER, E.; MELO, Q.M.S. Diagnóstico de uso de praguicidas na cultura do melão na região produtora do Ceará e Rio Grande do Norte: Estudo de caso. Horticultura Brasileira, v. 19, suplemento

Leia mais

UVA DE MESA. Fitossanidade. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Semi-Árido Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

UVA DE MESA. Fitossanidade. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Semi-Árido Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Semi-Árido Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento UVA DE MESA Fitossanidade Editores Técnicos Mirtes Freitas Lima Wellington Antonio Moreira

Leia mais

DOENÇAS das CUCURBITÁCEAS

DOENÇAS das CUCURBITÁCEAS Disciplina: Fitopatologia Agrícola DOENÇAS das CUCURBITÁCEAS Importância: Principais culturas Cucurbitáceas : Melancias Pepinos Melões Abóboras Na região Nordeste seu cultivo é praticado por pequenos produtores

Leia mais

Monitoramento das Pragas da Videira no Sistema de Produção Integrada de Frutas

Monitoramento das Pragas da Videira no Sistema de Produção Integrada de Frutas Monitoramento das Pragas da Videira no Sistema de Produção Integrada de Frutas Francisca Nemaura Pedrosa Haji Marco Antonio de Azevedo Mattos Andréa Nunes Moreira José Adalberto de Alencar Flávia Rabelo

Leia mais

ANÁLISE DAS RELAÇÕES DE TROCA DA MELANCIA PRODUZIDA NA REGIÃO DO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO

ANÁLISE DAS RELAÇÕES DE TROCA DA MELANCIA PRODUZIDA NA REGIÃO DO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO ANÁLISE DAS RELAÇÕES DE TROCA DA MELANCIA PRODUZIDA NA REGIÃO DO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO José Lincoln Pinheiro Araujo 1 ; Edílson Pinheiro Araújo 2 1 Doutor em Economia Agroalimentar, pesquisador da Embrapa

Leia mais

AVALIAÇÃO DA PERDA DE PRODUTIVIDADE DE PLANTAS DE ALGODÃO COM MOSAICO COMUM

AVALIAÇÃO DA PERDA DE PRODUTIVIDADE DE PLANTAS DE ALGODÃO COM MOSAICO COMUM Página 308 AVALIAÇÃO DA PERDA DE PRODUTIVIDADE DE PLANTAS DE ALGODÃO COM MOSAICO COMUM Laísa Nogueira Allem 1 ; Lucia Vieira Hoffmann 2 ; Alice Kazuko Inoue Nagata 3; Paulo Augusto Vianna Barroso 2 1 Bolsista

Leia mais

Impacto potencial das mudanças climáticas sobre as doenças do sorgo no Brasil

Impacto potencial das mudanças climáticas sobre as doenças do sorgo no Brasil Capítulo 19 Impacto potencial das mudanças climáticas sobre as doenças do sorgo no Brasil Elizabeth de Oliveira Fernando Tavares Fernandes José Avelino Santos Rodrigues Flávio Dessaune Tardin Elena Charlotte

Leia mais

DOENÇAS DE PLANTAS CULTIVADAS

DOENÇAS DE PLANTAS CULTIVADAS DOENÇAS DE PLANTAS CULTIVADAS Principais doenças da Melancia CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXÍLIO COORDENADORIA DE ENGENHARIA AGRONÔMICA DOENÇAS FÚNGICAS QUE ATINGEM A MELANCIA INTRODUÇÃO Condições

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Agroindústria Tropical Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento AGRONEGÓCIO CAJU

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Agroindústria Tropical Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento AGRONEGÓCIO CAJU Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Agroindústria Tropical Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento AGRONEGÓCIO CAJU João Pratagil Pereira de Araújo Editor Técnico Embrapa Brasília,

Leia mais

PREVALÊNCIA DE Bursaphelenchus cocophilus EM NÚCLEOS DE IRRIGAÇÃO DE PETROLINA-PE

PREVALÊNCIA DE Bursaphelenchus cocophilus EM NÚCLEOS DE IRRIGAÇÃO DE PETROLINA-PE PREVALÊNCIA DE Bursaphelenchus cocophilus EM NÚCLEOS DE IRRIGAÇÃO DE PETROLINA-PE M.A.R. Moura 1 ; A.M.G.B. Silva 1 ; J.M.C. Castro 2 ; L.A.B. Silva 1 ; A.S. Capucho 1. 1 Universidade Federal do Vale do

Leia mais

DOENÇAS DO QUIABEIRO

DOENÇAS DO QUIABEIRO DOENÇAS DO QUIABEIRO ÍNDICE: A Cultura do Quiabo Doenças Causada por Fungos Oídio (Erysiphe cichoraceaarum de Candolle - Oidium ambrosiae thum.) Cercosporiose (Cercospora malayensis, Cercospora hibiscina)

Leia mais

Anexo 4. Caderno de Campo. Produção Integrada de Melão (PIMe)

Anexo 4. Caderno de Campo. Produção Integrada de Melão (PIMe) Anexo 4 Caderno de Campo Produção Integrada de Melão (PIMe) CADERNO DE CAMPO Produção Integrada de Melão Registro da empresa na P.I.F.: Produtor/Empresa: Nome: Endereço: Município: Estado: CEP Telefone:

Leia mais

DOENÇAS ABIÓTICAS E INJÚRIAS

DOENÇAS ABIÓTICAS E INJÚRIAS DOENÇAS ABIÓTICAS E INJÚRIAS 1. INTRODUÇÃO DOENÇAS ABIÓTICAS DOENÇA: é o MAL FUNCIONAMENTO DE CÉLULAS E TECIDOS do hospedeiro (planta) que resulta da sua CONTÍNUA IRRITAÇÃO por um AGENTE PATOGÊ- NICO OU

Leia mais

Avaliação Preliminar de Híbridos Triplos de Milho Visando Consumo Verde.

Avaliação Preliminar de Híbridos Triplos de Milho Visando Consumo Verde. Avaliação Preliminar de Híbridos Triplos de Milho Visando Consumo Verde. XXIV Congresso Nacional de Milho e Sorgo - 01 a 05 de setembro de 2002 - Florianópolis - SC Monteiro, M. A. R1., Pereira Filho,

Leia mais

ISSN Circular Técnica, 2 SOJA RECOMENDAÇÕES TÉCNICAS PARA MATO GROSSO DO SUL E MATO GROSSO

ISSN Circular Técnica, 2 SOJA RECOMENDAÇÕES TÉCNICAS PARA MATO GROSSO DO SUL E MATO GROSSO ISSN 1517-4557 Circular Técnica, 2 SOJA RECOMENDAÇÕES TÉCNICAS PARA MATO GROSSO DO SUL E MATO GROSSO Dourados-MS 1999 Exemplares desta publicação podem ser solicitados à: Embrapa Agropecuária Oeste Área

Leia mais

Estimativa do Custo de Produção de Arroz de Sequeiro para Mato Grosso, Safra 2002/03

Estimativa do Custo de Produção de Arroz de Sequeiro para Mato Grosso, Safra 2002/03 59 ISSN 1679-0472 Outubro, 2002 Dourados, MS Foto: arquivo Embrapa Agropecuária Oeste Estimativa do Custo de Produção de Arroz de Sequeiro para Mato Grosso, Safra 2002/03 Geraldo Augusto de Melo Filho

Leia mais

Comunicado Técnico. Mancha-de-corinéspora do tomateiro. Importância da Doença. Ailton Reis¹ Leonardo S. Boiteux²

Comunicado Técnico. Mancha-de-corinéspora do tomateiro. Importância da Doença. Ailton Reis¹ Leonardo S. Boiteux² Comunicado 41 Técnico ISSN 1414-9850 Outubro, 2007 Brasília, DF Mancha-de-corinéspora do tomateiro Ailton Reis¹ Leonardo S. Boiteux² Importância da Doença A mancha-de-corinéspora ou mancha-alvo é uma doença

Leia mais

Estimativa do Custo de Produção de Milho 1ª Safra, 2002/03, para Mato Grosso do Sul e Mato Grosso

Estimativa do Custo de Produção de Milho 1ª Safra, 2002/03, para Mato Grosso do Sul e Mato Grosso 57 ISSN 1679-0472 Outubro, 2002 Dourados, MS Foto: Armindo Kichel Estimativa do Custo de Produção de Milho 1ª Safra, 2002/03, para Mato Grosso do Sul e Mato Grosso Geraldo Augusto de Melo Filho 2 Alceu

Leia mais

SITUAÇÃO ATUAL DA PRODUÇÃO INTEGRADA DE MELÃO NOS ESTADOS DO RIO GRANDE DO NORTE E CEARÁ

SITUAÇÃO ATUAL DA PRODUÇÃO INTEGRADA DE MELÃO NOS ESTADOS DO RIO GRANDE DO NORTE E CEARÁ Produção Integrada SITUAÇÃO ATUAL DA PRODUÇÃO INTEGRADA DE MELÃO NOS ESTADOS DO RIO GRANDE DO NORTE E CEARÁ Raimundo Braga Sobrinho 1 ; Jorge Anderson Guimarães 2 ; Luiz Carlos B. Nasser 3 ; Elton Lúcio

Leia mais

ENSAIO ESTADUAL DE CULTIVARES DE TRIGO DO RIO GRANDE DO SUL REAÇÃO AO BYDV

ENSAIO ESTADUAL DE CULTIVARES DE TRIGO DO RIO GRANDE DO SUL REAÇÃO AO BYDV ENSAIO ESTADUAL DE CULTIVARES DE TRIGO DO RIO GRANDE DO SUL 2015 - REAÇÃO AO BYDV Douglas Lau 1, Paulo Roberto Valle da Silva Pereira 1 e Ricardo Lima de Castro 1 1 Embrapa Trigo. Caixa Postal 3081, CEP

Leia mais

Comunicado 04 Técnico ISSN

Comunicado 04 Técnico ISSN Comunicado 04 Técnico ISSN 1980-4032 Setembro, 2006. Boa Vista, RR Foto: Aloisio Alcantara Vilarinho Recomendação do híbrido triplo de milho BRS 3003 para os cerrados de Roraima Aloisio Alcantara Vilarinho

Leia mais

Epidemiologia Vegetal. Etiologia é o estudo da doença, que envolve a relação ciclo patógeno-hospedeiro-ambiente

Epidemiologia Vegetal. Etiologia é o estudo da doença, que envolve a relação ciclo patógeno-hospedeiro-ambiente Epidemiologia Vegetal Etiologia é o estudo da doença, que envolve a relação ciclo patógeno-hospedeiro-ambiente Epidemia é o aumento da doença numa população de plantas em intensidade e/ou extensão, isto

Leia mais

Custo de Produção de Mandioca Industrial

Custo de Produção de Mandioca Industrial 71 ISSN 1679-0472 Novembro, 2002 Dourados, MS Foto: Nilton Pires de Araújo Custo de Produção de Mandioca Industrial 1 Alceu Richetti Geraldo Augusto de Melo Filho Auro Akio Otsubo 2 Neste trabalho são

Leia mais

Caracterização de Atributos Físicos Relacionados à Qualidade de Frutos de

Caracterização de Atributos Físicos Relacionados à Qualidade de Frutos de Caracterização de Atributos Físicos Relacionados à Qualidade de Frutos de Caracterização de Atributos Físicos Relacionados à Qualidade de Frutos de Characterization of Physical Attributes Related to Fruit

Leia mais

Restos Vegetais da Mangueira e Sua Importância como Fonte de Inóculo em Diferentes Sistemas de Manejo

Restos Vegetais da Mangueira e Sua Importância como Fonte de Inóculo em Diferentes Sistemas de Manejo 114 Restos Vegetais da Mangueira e sua Importância como Fonte de Inóculo em Restos Vegetais da Mangueira e Sua Importância como Fonte de Inóculo em Diferentes Sistemas de Manejo Mango Debris and Their

Leia mais

PLANTIO CONSORCIADO DE PIMENTA DEDO-DE-MOÇA COM ADUBOS VERDES: PROMOÇÃO DE CRESCIMENTO E OCORRÊNCIA DE PRAGAS PROJETO DE PESQUISA

PLANTIO CONSORCIADO DE PIMENTA DEDO-DE-MOÇA COM ADUBOS VERDES: PROMOÇÃO DE CRESCIMENTO E OCORRÊNCIA DE PRAGAS PROJETO DE PESQUISA PLANTIO CONSORCIADO DE PIMENTA DEDO-DE-MOÇA COM ADUBOS VERDES: PROMOÇÃO DE CRESCIMENTO E OCORRÊNCIA DE PRAGAS PROJETO DE PESQUISA PROFESSOR: MARCELO TAVARES DE CASTRO ALUNO: FABIOLA DOS REIS LIMA CURSO:

Leia mais

BRS 1060 Híbrido Simples de Milho

BRS 1060 Híbrido Simples de Milho 169 ISSN 1679-0162 Sete Lagoas, MG Dezembro, 2009 BRS 1060 Híbrido Simples de Milho Paulo Evaristo de Oliveira Guimarães, Sidney Netto Parentoni, Cleso Antônio Patto Pacheco, Walter Fernandes Meirelles,

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO TRIANGULO. Fitopatologia Básica. Professora : Fernanda G. Martins Maia

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO TRIANGULO. Fitopatologia Básica. Professora : Fernanda G. Martins Maia CENTRO UNIVERSITÁRIO DO TRIANGULO Fitopatologia Básica Professora : Fernanda G. Martins Maia DIAGNOSE doenças de plantas FITOPATOLOGIA Sintomatologia Etiologia DIAGNOSE Controle Pré-requisito essencial

Leia mais

Comunicado. Técnico. Reação de genótipos de trigo ao mosaico comum análise de dados 2010

Comunicado. Técnico. Reação de genótipos de trigo ao mosaico comum análise de dados 2010 Comunicado 292 Técnico ISSN 1517-4964 Março, 2011 Passo Fundo, RS Foto: Douglas Lau Introdução No Brasil, o mosaico comum do trigo ocorre principalmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no sul do

Leia mais

Estimativa do Custo de Produção do Milho Safrinha 2008, em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso

Estimativa do Custo de Produção do Milho Safrinha 2008, em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso 139 ISSN 1679-0472 Dezembro, 2007 Dourados, MS Foto: Gessi Ceccon Estimativa do Custo de Produção do Milho Safrinha 2008, em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso 1 Alceu Richetti A cultura do milho safrinha,

Leia mais

Identificação do Cowpea mild mottle virus em Soja no Municipio de Sorriso, Mato Grosso

Identificação do Cowpea mild mottle virus em Soja no Municipio de Sorriso, Mato Grosso Identificação do Cowpea mild mottle virus em Soja no Municipio de Sorriso, Mato Grosso LAURINDO 1,D.G., SOLDERA 2,M.C.A., BALESTRI 1, M.R.D., HOFFMANN 3,L.L., MEYER, M.C., ALMEIDA 4, A.M.R. 1 Centro Universitário

Leia mais

Nematoides Fitoparasitas da Cana-de-açúcar: Ocorrência, Danos e Manejo

Nematoides Fitoparasitas da Cana-de-açúcar: Ocorrência, Danos e Manejo 98 Sistema de Produção da Cana-de-açúcar para o Rio Grande do Sul Nematoides Fitoparasitas da Cana-de-açúcar: Ocorrência, Danos e Manejo Cesar Bauer Gomes Cristiano Bellé Andréa Chaves Fiuza Porto cana-de-açúcar,

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Semi-Árido Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento A CULTURA DO MELÃO

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Semi-Árido Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento A CULTURA DO MELÃO Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Semi-Árido Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento A CULTURA DO MELÃO 2 a edição revista e ampliada Embrapa Informação Tecnológica Brasília,

Leia mais

Avaliação da precocidade e de sólidos solúveis em acessos de melancia do Banco Ativo de Germoplasma de Cucurbitaceas do Nordeste brasileiro

Avaliação da precocidade e de sólidos solúveis em acessos de melancia do Banco Ativo de Germoplasma de Cucurbitaceas do Nordeste brasileiro 91 Avaliação da precocidade e de sólidos solúveis em acessos de melancia... Avaliação da precocidade e de sólidos solúveis em acessos de melancia do Banco Ativo de Germoplasma de Cucurbitaceas do Nordeste

Leia mais

Controle químico de doenças fúngicas do milho

Controle químico de doenças fúngicas do milho INFORME TÉCNICO APROSOJA Nº 152/2017 6 de abril de 2017 Controle químico de doenças fúngicas do milho Com base nas recomendações da Embrapa Milho e Sorgo, a Aprosoja orienta seus associados sobre o controle

Leia mais

Cultivo do Sorgo

Cultivo do Sorgo 1 de 9 23/5/2011 14:43 Sumário Apresentação Importância econômica Clima Ecofisiologia Solos Nutrição e Adubação Cultivares Plantio Plantas daninhas Doenças Pragas Colheita e pós-colheita Mercado e comercialização

Leia mais

Estimativa do Custo de Produção de Aveia Branca para a Região de Dourados, MS, 2008

Estimativa do Custo de Produção de Aveia Branca para a Região de Dourados, MS, 2008 43 ISSN 679-0472 Abril, 2008 Dourados, MS Foto: Nilton Pires de Araújo Estimativa do de Produção de Aveia Branca para a Região de Dourados, MS, 2008 Alceu Richetti 2 Gessi Ceccon A aveia branca é uma cultura

Leia mais

Estimativa do Custo de Produção de Arroz Irrigado e de Terras Altas, para a Safra 2008/09, em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso

Estimativa do Custo de Produção de Arroz Irrigado e de Terras Altas, para a Safra 2008/09, em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso 146 ISSN 1679-0472 Agosto, 2008 Dourados, MS Foto: Nilton Pires de Araújo Estimativa do Custo de Produção de Arroz Irrigado e de Terras Altas, para a Safra 2008/09, em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso

Leia mais

Avaliação da produtividade de genótipos de melão nas condições do Submédio do Vale do São Francisco

Avaliação da produtividade de genótipos de melão nas condições do Submédio do Vale do São Francisco Avaliação da produtividade de genótipos de melão nas condições do Submédio do Vale do São Francisco Adila Suelen da Silva Martins 1 ; Jony Eishi Yuri 2 ; Geraldo Milanez de Resende 3 ; Nivaldo Duarte Costa

Leia mais

Método para Estimar a Oferta de Lenha na Substituição de Copa em Cajueiros COMUNICADO TÉCNICO. Afrânio Arley Teles Montenegro José Ismar Girão Parente

Método para Estimar a Oferta de Lenha na Substituição de Copa em Cajueiros COMUNICADO TÉCNICO. Afrânio Arley Teles Montenegro José Ismar Girão Parente ISSN 1679-6535 Foto: Afrânio Arley T. Montenegro COMUNICADO TÉCNICO 238 Método para Estimar a Oferta de Lenha na Substituição de Copa em Cajueiros Fortaleza, CE Junho, 2018 Afrânio Arley Teles Montenegro

Leia mais

ESCRITÓRIO TÉCNICO DE ESTUDOS ECONÔMICOS DO NORDESTE ETENE INFORME RURAL ETENE PRODUÇÃO E ÁREA COLHIDA DE TOMATE NO NORDESTE.

ESCRITÓRIO TÉCNICO DE ESTUDOS ECONÔMICOS DO NORDESTE ETENE INFORME RURAL ETENE PRODUÇÃO E ÁREA COLHIDA DE TOMATE NO NORDESTE. O nosso negócio é o desenvolvimento ESCRITÓRIO TÉCNICO DE ESTUDOS ECONÔMICOS DO NORDESTE ETENE INFORME RURAL ETENE PRODUÇÃO E ÁREA COLHIDA DE TOMATE NO NORDESTE Ano 4 2010 Nº 21 O nosso negócio é o desenvolvimento

Leia mais

Diagnose e manejo de viroses em Cucurbitácea

Diagnose e manejo de viroses em Cucurbitácea Diagnose e manejo de viroses em Cucurbitácea Mirtes Freitas Lima Embrapa Hortaliças. BR 060, Km 09, 70359-970 C.P. 218 Brasília DF; 2 Universidade de Brasília Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasília

Leia mais

MELÃO. Pós-Colheita. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Agroindústria Tropical Ministério da Agricultura e do Abastecimento

MELÃO. Pós-Colheita. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Agroindústria Tropical Ministério da Agricultura e do Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Agroindústria Tropical Ministério da Agricultura e do Abastecimento MELÃO Pós-Colheita Ricardo Elesbão Alves Organizador Embrapa Comunicação para Transferência

Leia mais

Agiberela, conhecida também por fusariose, é uma

Agiberela, conhecida também por fusariose, é uma 137 Giberela em trigo Maria Imaculada Pontes Moreira Lima Agiberela, conhecida também por fusariose, é uma doença de espigas de trigo de expressão econômica mundial para a cultura. É causada, principalmente,

Leia mais

Estimativa do Custo de Produção de Milho para a safra 2008/09 em Mato Grosso do Sul

Estimativa do Custo de Produção de Milho para a safra 2008/09 em Mato Grosso do Sul 147 ISSN 1679-0472 Agosto, 2008 Dourados, MS Foto: Nilton Pires de Araújo Estimativa do Custo de Produção de Milho para a safra 2008/09 em Mato Grosso do Sul 1 Alceu Richetti O grau de incerteza entre

Leia mais

VIABILIDADE DO TRIGO CULTIVADO NO VERÃO DO BRASIL CENTRAL

VIABILIDADE DO TRIGO CULTIVADO NO VERÃO DO BRASIL CENTRAL VIABILIDADE DO TRIGO CULTIVADO NO VERÃO DO BRASIL CENTRAL Auri Fernando de Moraes 1, Alexandre Pereira Bonfá 1, Walter Quadros Ribeiro Júnior 2, Maria Lucrécia Gerosa Ramos 3, Júlio César Albrecht 2, Renato

Leia mais

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Cultivar BRS Sapoti Ipacuru EMBRAPA

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Cultivar BRS Sapoti Ipacuru EMBRAPA Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Cultivar BRS- 227 Sapoti Ipacuru EMBRAPA Espécie Origem e dispersão O sapotizeiro (Manilkara sapota L. Van Royen ) é nativo do sul do México e da América

Leia mais

Doenças Fúngicas na Cultura da Soja:

Doenças Fúngicas na Cultura da Soja: www.portalsyngenta.com.br Doenças Fúngicas na Cultura da Soja: Como controlar? O pesquisador Carlos Alberto Forcelini explica como a ferrugem asiática e outros fungos evoluíram no Brasil e hoje estão entre

Leia mais

Cultivo do. em base agroecológica

Cultivo do. em base agroecológica INHAME Cultivo do em base agroecológica Governo do Estado da Paraíba Ricardo Vieira Coutinho Governador Rômulo José de Gouveia Vice-Governador Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e

Leia mais

Missão da Embrapa Semiárido

Missão da Embrapa Semiárido Experimentação Agrícola com Plantas Oleaginosas realizada pela Embrapa no Semiárido Pernambucano Marcos Antonio Drumond, drumond@cpatsa,embrapa.br Embrapa Semi-Árido, BR 428, Km 152, Zona Rural, 56302-970,

Leia mais

Estimativa de Custo de Produção de Milho 1ª Safra, 2001/02, em Mato Grosso do Sul

Estimativa de Custo de Produção de Milho 1ª Safra, 2001/02, em Mato Grosso do Sul 42 ISSN 1516-8441 Dezembro, 2001 Dourados, MS Foto: Nilton Pires de Araújo Estimativa de Custo de Produção de Milho 1ª Safra, 2001/02, em Mato Grosso do Sul 1 Geraldo Augusto de Melo Filho 2 Alceu Richetti

Leia mais

O produtor pergunta, a Embrapa responde

O produtor pergunta, a Embrapa responde Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Hortaliças Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento O produtor pergunta, a Embrapa responde Rita de Fátima Alves Luengo Adonai Gimenez Calbo

Leia mais

Estimativa do Custo de Produção de Soja, Safra 2002/03, para Mato Grosso do Sul e Mato Grosso

Estimativa do Custo de Produção de Soja, Safra 2002/03, para Mato Grosso do Sul e Mato Grosso 58 ISSN 1679-0472 Outubro, 2002 Dourados, MS Foto: Armindo Kichel Estimativa do Custo de Produção de Soja, Safra 2002/03, para Mato Grosso do Sul e Mato Grosso 1 Alceu Richetti Geraldo Augusto de Melo

Leia mais

Caracterização de Sintomas de Deficiências de Nutrientes em Paricá (Schizolobium amazonicum Huber ex. Ducke)

Caracterização de Sintomas de Deficiências de Nutrientes em Paricá (Schizolobium amazonicum Huber ex. Ducke) ISSN 1517-211X 37 Caracterização de Sintomas de Deficiências de Nutrientes em Paricá (Schizolobium amazonicum Huber ex. Ducke) Apresentação O paricá (Schizolobium amazonicum Huber ex. Ducke) é uma espécie

Leia mais

BRS 1035 Híbrido Simples de Milho

BRS 1035 Híbrido Simples de Milho 125 ISSN 1679-0162 Sete Lagoas, MG Dezembro, 2005 BRS 1035 Híbrido Simples de Milho Sidney Netto Parentoni1 Cleso Antônio Patto Pacheco1 Paulo Evaristo de Oliveira Guimarães1 Pedro Hélio Estevam Ribeiro1

Leia mais

EPIDEMIOLOGIA DA CLOROSE VARIEGADA DOS CITROS

EPIDEMIOLOGIA DA CLOROSE VARIEGADA DOS CITROS EPIDEMIOLOGIA DA CLOROSE VARIEGADA DOS CITROS A. BERGAMIN FILHO FONTE: BLOG LARANJA DOCE PRIMEIRA DETECÇÃO E PRIMEIRA EPIDEMIA CVC MG CLOROSE VARIEGADA DOS CITROS SP K. MATSUOKA - UFV MACAUBAL 1988 COLINA

Leia mais