ICC fevereiro 2014 Original: inglês. Análise comparativa dos preços mundiais do café e dos produtos manufaturados

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ICC fevereiro 2014 Original: inglês. Análise comparativa dos preços mundiais do café e dos produtos manufaturados"

Transcrição

1 ICC fevereiro 214 Original: inglês P Conselho Internacional do Café 112. a sessão 3 7 março 214 Londres, Reino Unido Análise comparativa dos preços mundiais do café e dos produtos manufaturados Antecedentes Na sequência de uma comunicação recebida da Embaixada do Equador no Reino Unido (documento ED-2178/14), a Secretaria da OIC preparou o estudo que se reproduz nas páginas a seguir: Análise comparativa dos preços mundiais do café e dos produtos manufaturados. Ação Solicita-se ao Conselho que tome nota deste documento.

2 ANÁLISE COMPARATIVA DOS PREÇOS MUNDIAIS DO CAFÉ E DOS PRODUTOS MANUFATURADOS INTRODUÇÃO 1. A metodologia do presente estudo se baseia nas médias mensais dos preços mundiais do café, representados pelo preço indicativo composto da OIC, os preços indicativos dos grupos de café e os preços nas bolsas de futuros de Nova Iorque e Londres, no período de 1965 a 213. A evolução desses preços será então comparada com o comportamento dos preços dos produtos manufaturados que os países exportadores de café importam. Isso permitirá observar a evolução dos termos de troca entre os países exportadores e importadores de café. I EVOLUÇÃO HISTÓRICA E RECENTE DOS PREÇOS MUNDIAIS DO CAFÉ a. Evolução dos preços pagos aos produtores 2. O gráfico 1 mostra a evolução dos preços pagos aos cafeicultores em uma seleção de países produtores de café, quando há dados disponíveis. Os países selecionados são Brasil, Colômbia, El Salvador, Equador, Etiópia, Guatemala, Honduras e Índia. Na maioria dos países exportadores, os valores mais altos foram registrados nos cinco últimos anos, alcançando um pico no ano-safra de 21/11. Com exceção dos preços baixos dos anos 6, os cafeicultores de quase todos os países exportadores obtiveram seus menores preços entre os anos-safra de 2/1 e 23/4. Embora em geral os preços sejam pagos em moeda local, neste estudo eles são expressos em centavos de dólar dos EUA por libra-peso. Assim, parte de sua variação pode ser explicada pela flutuação das taxas de câmbio. Gráfico 1: Preços pagos aos produtores em países exportadores selecionados Brazil Colombia Ecuador El Salvador Ethiopia Guatemala Honduras India

3 - 2 - b. Evolução dos preços pagos pelos consumidores finais 3. Os preços finais de varejo pagos pelos consumidores nos países importadores costumam ser muito mais altos, em particular na Itália e Reino Unido (gráfico 2). No Reino Unido, esse fato pode ser explicado pela preferência dos consumidores pelo café solúvel, que é vendido a preços unitários muito elevados. Os preços de varejo também atingiram picos desde 28. Embora pagos em moeda local, eles aqui também são expressos em centavos de dólar dos EUA por libra-peso, com os efeitos potenciais que podem resultar da flutuação das taxas de câmbio. Gráfico 2: Preços de varejo em países importadores selecionados France Germany Italy Spain United Kingdom USA c. Preços nas bolsas de futuros de Londres e Nova Iorque 4. Os preços de futuros têm a ver com um contrato-papel inteiramente codificado e padronizado alusivo a uma quantidade e classificação do café negociável em um lugar específico e em uma data específica. O contrato é negociado diariamente nas bolsas de futuros. As bolsas de Nova Iorque e Londres são as principais bolsas do comércio internacional de café, lidando com o Arábica e o Robusta, respectivamente. O gráfico 3 mostra os preços médios mensais da 2. a e 3. a posições em ambas. Gráfico 3: Preços nas bolsas de futuros de Nova Iorque & Londres London New York

4 - 3 - d. Preço indicativo composto e preços indicativos dos grupos da OIC 5. O gráfico 4 mostra o comportamento do preço indicativo composto da OIC de 1965 a 213. O registro histórico do preço composto revela os fenômenos cíclicos e a instabilidade que caracterizam o mercado cafeeiro. A alternação entre movimentos ascendentes e descendentes dos preços é evidente. Pode-se ver que houve quatro períodos principais de alta se alternando com períodos de baixa. O primeiro e mais longo período de alta vai de 1971 a 1977, com níveis muito elevados dos preços entre 1975 e Os preços altos do primeiro período podem ser atribuídos ao desequilíbrio entre a oferta e a demanda, que geadas no Brasil agravaram. As quotas de exportação do Convênio Internacional do Café foram suspensas em Seguiu-se um período breve de preços ligeiramente em baixa entre 1978 e 198, que levaram à reintrodução de quotas em 198. Os preços começaram a se recuperar em 1981, e houve um segundo período de alta que durou até Esse período também foi caracterizado por problemas climáticos no Brasil e em outros países produtores. Um período longo de preços baixos começou no final de 1987, a despeito da reintrodução das quotas em outubro de 1987 e de uma breve recuperação em Gráfico 4: Preço indicativo composto da OIC O sistema de quotas foi suspenso em julho de Os preços se mantiveram baixos até Sua recuperação começou em abril de 1994, devido a outra geada no Brasil, que em seguida se consolidou, e eles atingiriam picos em 1994 e no primeiro semestre de 1997, antes de entrarem em um declínio continuado. Este terceiro período de alta foi seguido pelo período mais longo (1998 a 24) e pior de preços baixos de que se tem notícia, conhecido como a crise do café. O quarto período de alta começou em fins de 24 e se manteve até 211, precedendo uma baixa dos preços a partir de 212. A evolução dos preços foi semelhante nos quatro grupos (gráfico 5).

5 - 4 - Gráfico 5: Preços indicativos dos grupos da OIC Colombian Milds Other Milds Brazilian Naturals Robustas II. PREÇOS DOS PRODUTOS MANUFATURADOS E PREÇO INDICATIVO COMPOSTO DA OIC 7. Os preços de certos produtos manufaturados importados pelos países produtores de café podem afetar as divisas geradas por suas exportações de café. Entre eles, os que mais comumente se mencionam são os preços dos insumos usados na cafeicultura, em particular máquinas agrícolas (por exemplo, como tratores) e fertilizantes. Como a disponibilidade de dados confiáveis sobre insumos agrícolas é escassa, este estudo usa em seu lugar o índice das Nações Unidas das exportações de produtos manufaturados nos países desenvolvidos. Isso porque, para muitos países exportadores, o café é uma importante fonte de divisas, mas os insumos mecanizados ou industriais costumam ser importados. O valor dos produtos manufaturados que os países produtores importam, portanto, afeta significativamente o valor relativo do café. a. Preços de máquinas agrícolas e preço indicativo composto da OIC 8. Não dispondo de dados confiáveis sobre os preços de tratores, locomotivas ou aviões, decidimos usar ao invés o índice das Nações Unidas de produtos manufaturados (gráfico 6).

6 - 5 - Gráfico 6: Evolução do preço indicativo composto da OIC e do índice das Nações Unidas de produtos manufaturados (2=1) Index: 2= UN Index ICO composite 9. O gráfico 7 mostra a evolução do preço indicativo composto da OIC em termos nominais e em termos reais, deflacionado pelo índice de produtos manufaturados das Nações Unidas. Pode-se ver que, nos últimos 5 anos, o desempenho dos preços do café em termos reais foi pior que em termos nominais. Em particular, o pico de 211 foi menos espetacular do que se pensava anteriormente e, no final de dezembro de 213, os preços reais do café haviam caído para os mesmos níveis que em meados de 2, imediatamente antes do período conhecido como a crise do café. Gráfico 7: Preço indicativo composto da OIC em termos nominais e reais Nominal Real 1. Com respeito aos preços pagos aos produtores em comparação com o índice de produtos manufaturados, observa-se que o poder aquisitivo dos cafeicultores diminuiu em todos os países exportadores selecionados (gráfico 8).

7 - 6 - Gráfico 8: Preços pagos aos produtores em países exportadores selecionados em termos nominais e reais (em centavos de dólar dos EUA por libra-peso) 3 Brazil Colombia Ecuador El Salvador 2 2 Ethiopia 1 3 Guatemala Honduras India 1 Nominal Real b. Preços dos fertilizantes e preço indicativo composto da OIC 11. De modo geral, dois tipos principais de fertilizantes são usados na agricultura: orgânicos e minerais. Os fertilizantes minerais são os nutrientes do solo que mais se usam para melhorar a produtividade na cafeicultura. Trata-se, sobretudo, de produtos à base de nitrogênio, fosfato e potássio. O gráfico 9 mostra a evolução dos preços de uma seleção de fertilizantes desde 1965.

8 - 7 - Gráfico 9: Evolução dos preços de fertilizantes selecionados (Índice: 2=1) 1 8 Index: 2= Phosphates Potash Urea 12. O poder aquisitivo dos cafeicultores que fazem uso intensivo de fertilizantes importados vem caindo nos últimos anos, pois os preços dos fertilizantes, em alta desde 28, têm resultado em aumentos consideráveis de seus custos de produção. 13. Em geral se considera que, comparado com os setores de produtos manufaturados ou de serviços, o setor de produtos básicos é pouco produtivo. Em resultado, os países dependentes da exportação de produtos básicos ficam sujeitos a uma deterioração de seus termos de troca com os países desenvolvidos. Segundo esse conceito, que foi desenvolvido pelos economistas Raúl Prebisch e Hans Singer, os preços dos produtos minerais e agrícolas seguem uma tendência baixista quando comparados com os preços dos produtos manufaturados, pois a demanda mundial por produtos básicos não muda na mesma proporção que as receitas mundiais. Por outras palavras, um aumento de 1% da receita levaria a um aumento de menos de 1% da demada por produtos básicos. Esta hipótese é derivada da Lei de Engel, em Economia, segundo a qual os consumidores gastam uma fração menor de sua receita em alimentos e outras necessidades básicas à medida que enriquecem. O impacto sobre os termos de troca dos países exportadores de produtos como o café, porém, dependerá da participação dos produtos básicos no total de suas exportações. III. ANÁLISE DA CADEIA DE VALOR 14. A cadeia de valor do café inclui a receita gerada por atividades que se distribuem por toda a cadeia produtiva, da produção ao consumo final. Dados sobre as participações econômicas de todos os intervenientes na cadeia os intermediários e os traders em particular não são fáceis de obter, mas fez-se um esforço no sentido de avaliar o valor global do setor cafeeiro, com base nos preços finais pagos pelos consumidores nos pontos de consumo. O resultado dessa avaliação foi que o consumo total do setor cafeeiro alcançou US$173,4 bilhões em 212 (ver detalhes no Anexo I). É preciso não esquecer, entretanto, que essa estimativa se baseia em várias hipóteses e parâmetros

9 - 8 - estimativos (tais como o preço médio de varejo do café, o custo do café por xícara e o número de xícaras por quilo de café torrado), e que frequentemente não se dispõe de dados precisos completos. Portanto, os resultados dessa avaliação devem ser tratados com certa cautela. Mais informações sobre a cadeia de valor do café podem ser encontradas no documento ICC-16-1 (Cadeia de valor do café em países importadores selecionados). IV. CONCLUSÃO 15. Em conclusão, convém notar que numerosos países em desenvolvimento continuam a depender da exportação de produtos agrícolas, que têm um impacto negativo sobre os respectivos termos de troca, em comparação com os produtos manufaturados. No entanto, a estrutura das exportações desses países mudou com o tempo, levando a uma redução da importância desses produtos básicos. Além disso, a produtividade do café aumentou consideravelmente em muitos países produtores nos últimos 5 anos. Isso permitiu que os países exportadores de café produzissem mais café com maior eficiência, parcialmente compensando perdas nos termos de troca com os países desenvolvidos e, assim, complicando a análise comparativa. Acresce que alguns países exportadores de café também se tornaram fornecedores de produtos manufaturados aos países industrializados, reduzindo ainda mais o impacto do declínio dos termos de troca. 16. Uma análise mais aprofundada do desempenho dos temos de troca de países exportadores de café individualmente considerados permitiria chegar a conclusões mais claras. No Anexo II apresenta-se um conjunto completo de dados estatísticos da OIC sobre preços, preços pagos aos produtores em países exportadores selecionados e preços de varejo em países importadores selecionados.

10 ANEXO I: Valor agregado do consumo para o setor cafeeiro global Total consumption (thousand 6kg bags) Total consumption (thousand kg GBE) At-home consumption (%) Retail price () Retail price (US$/kg) Total at-home value (thousand US$) Out-of-home consumption (%) Cost per cup (US$/kg) Number of cups/kg Total out-ofhome value (thousand US$) Total consumption value (thousand US$) Exporting countries Brazil % % Colombia % % Ethiopia % % India % % Indonesia % % Mexico % % Philippines % % Venezuela % % Vietnam % % Others % % Importing countries E.U Austria % % Belgium % % Bulgaria % % Cyprus % % Czech Republic % % Denmark % % Estonia % % Finland % % France % % Germany % % Greece % % Hungary % % Ireland % % Italy % % Latvia % % Lithuania % % Luxembourg % % Malta % % Netherlands % % Poland % % Portugal % % Romania % % Slovakia % % Slovenia % % Spain % % Sweden % % United Kingdom % % Japan % % Norway % % Switzerland % % Tunisia % % Turkey % % USA % % Other importing countries % % World total

11 ANEXO II: Dados completos sobre preços ICO indicator prices in nominal terms () ICO composite Colombian Milds Other Milds Brazilian Naturals Robustas London New York Prices paid to coffee growers () Brazil Colombia Ecuador El Salvador Ethiopia Guatemala Honduras India Retail prices () France Germany Italy Spain United Kingdom USA ICO indicator prices in real terms () ICO composite Colombian Milds Other Milds Brazilian Naturals Robustas London New York

12 ANEXO II: Dados completos sobre preços ICO indicator prices in nominal terms () ICO composite Colombian Milds Other Milds Brazilian Naturals Robustas London New York Prices paid to coffee growers () Brazil Colombia Ecuador El Salvador Ethiopia Guatemala Honduras India Retail prices () France Germany Italy Spain United Kingdom USA ICO indicator prices in real terms () ICO composite Colombian Milds Other Milds Brazilian Naturals Robustas London New York

CARTA DO DIRETOR-EXECUTIVO

CARTA DO DIRETOR-EXECUTIVO P CARTA DO DIRETOR-EXECUTIVO RELATÓRIO SOBRE O MERCADO CAFEEIRO Julho de 2009 As correções baixistas de preços observadas em junho prosseguiram na primeira metade de julho, mas na segunda metade houve

Leia mais

CARTA DO DIRETOR-EXECUTIVO

CARTA DO DIRETOR-EXECUTIVO International Coffee Organization Organización Internacional del Café Organização Internacional do Café Organisation Internationale du Café P CARTA DO DIRETOR-EXECUTIVO RELATÓRIO SOBRE O MERCADO CAFEEIRO

Leia mais

CARTA DO DIRETOR-EXECUTIVO

CARTA DO DIRETOR-EXECUTIVO International Coffee Organization Organización Internacional del Café Organização Internacional do Café Organisation Internationale du Café P CARTA DO DIRETOR-EXECUTIVO RELATÓRIO SOBRE O MERCADO CAFEEIRO

Leia mais

CARTA DO DIRETOR-EXECUTIVO

CARTA DO DIRETOR-EXECUTIVO P CARTA DO DIRETOR-EXECUTIVO RELATÓRIO SOBRE O MERCADO CAFEEIRO Janeiro de 2009 Em janeiro os preços do café subiram ligeiramente, invertendo a tendência baixista do mercado no último trimestre de 2008,

Leia mais

CARTA DO DIRETOR-EXECUTIVO

CARTA DO DIRETOR-EXECUTIVO P CARTA DO DIRETOR-EXECUTIVO RELATÓRIO SOBRE O MERCADO CAFEEIRO Dezembro de 2008 Os níveis de preços confirmaram em dezembro a tendência baixista que se observava no mercado cafeeiro desde setembro de

Leia mais

P Estudo ICC fevereiro 2011 Original: inglês. Conselho Internacional do Café 106. a sessão março 2011 Londres, Reino Unido

P Estudo ICC fevereiro 2011 Original: inglês. Conselho Internacional do Café 106. a sessão março 2011 Londres, Reino Unido ICC 106 1 21 fevereiro 2011 Original: inglês P Estudo Conselho Internacional do Café 106. a sessão 28 31 março 2011 Londres, Reino Unido Cadeia de valor do café em países importadores selecionados Antecedentes

Leia mais

CARTA DO DIRETOR-EXECUTIVO

CARTA DO DIRETOR-EXECUTIVO International Coffee Organization Organización Internacional del Café Organização Internacional do Café Organisation Internationale du Café P CARTA DO DIRETOR-EXECUTIVO RELATÓRIO SOBRE O MERCADO CAFEEIRO

Leia mais

CARTA DO DIRETOR-EXECUTIVO

CARTA DO DIRETOR-EXECUTIVO P CARTA DO DIRETOR-EXECUTIVO RELATÓRIO SOBRE O MERCADO CAFEEIRO Abril de 2009 A escassez de café colombiano e o aumento sem precedentes dos prêmios pagos por esta origem continuam a dominar a evolução

Leia mais

CARTA DO DIRETOR-EXECUTIVO

CARTA DO DIRETOR-EXECUTIVO P CARTA DO DIRETOR-EXECUTIVO RELATÓRIO SOBRE O MERCADO CAFEEIRO Agosto de 2009 Apesar de uma alta de 4% na média mensal do preço indicativo composto da OIC, que subiu de 112,90 centavos de dólar dos EUA

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL SOBRE O MERCADO CAFEEIRO

RELATÓRIO MENSAL SOBRE O MERCADO CAFEEIRO P RELATÓRIO MENSAL SOBRE O MERCADO CAFEEIRO Janeiro de 2011 Problemas climáticos em muitos países exportadores continuaram a dominar a evolução do mercado, os preços do café e as notícias. Assim, os preços

Leia mais

CARTA DO DIRETOR-EXECUTIVO

CARTA DO DIRETOR-EXECUTIVO International Coffee Organization Organización Internacional del Café Organização Internacional do Café Organisation Internationale du Café P CARTA DO DIRETOR-EXECUTIVO RELATÓRIO SOBRE O MERCADO CAFEEIRO

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL SOBRE O MERCADO CAFEEIRO

RELATÓRIO MENSAL SOBRE O MERCADO CAFEEIRO P RELATÓRIO MENSAL SOBRE O MERCADO CAFEEIRO Novembro de 2010 Em novembro os preços do café subiram muito. A média mensal do preço indicativo composto da OIC foi a mais alta que se registrava desde maio

Leia mais

CARTA DO DIRETOR-EXECUTIVO

CARTA DO DIRETOR-EXECUTIVO P CARTA DO DIRETOR-EXECUTIVO RELATÓRIO SOBRE O MERCADO CAFEEIRO Janeiro de 2010 A tendência altista dos preços do café constatada em dezembro de 2009 se estendeu à primeira quinzena de 2010 e, de 124,96

Leia mais

CARTA DO DIRETOR-EXECUTIVO

CARTA DO DIRETOR-EXECUTIVO P CARTA DO DIRETOR-EXECUTIVO RELATÓRIO SOBRE O MERCADO CAFEEIRO Outubro de 2009 Em outubro os preços do café aumentaram, e a média mensal do preço indicativo composto da OIC registrou 121,09 centavos de

Leia mais

CARTA DO DIRETOR-EXECUTIVO

CARTA DO DIRETOR-EXECUTIVO P CARTA DO DIRETOR-EXECUTIVO RELATÓRIO SOBRE O MERCADO CAFEEIRO Setembro de 2009 A evolução dos preços do café foi altista até meados de setembro, antes de uma correção baixista mais para o fim do mês.

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL SOBRE O MERCADO CAFEEIRO

RELATÓRIO MENSAL SOBRE O MERCADO CAFEEIRO P RELATÓRIO MENSAL SOBRE O MERCADO CAFEEIRO Outubro de 2010 Em outubro os preços do café continuaram firmes, apesar de em conjunto eles terem recuado, devido a uma retração dos preços dos Arábicas. A média

Leia mais

ICC setembro 2016 Original: inglês. Redistribuição de votos no Conselho para o ano cafeeiro de 2015/16

ICC setembro 2016 Original: inglês. Redistribuição de votos no Conselho para o ano cafeeiro de 2015/16 ICC 117-1 15 setembro 2016 Original: inglês P Conselho Internacional do Café 117. a sessão 19 23 setembro 2016 Londres, Reino Unido Redistribuição de votos no Conselho para o ano cafeeiro de 2015/16 Calculada

Leia mais

ICC novembro 2018 Original: inglês. Redistribuição de votos no Conselho para o ano cafeeiro de 2018/19

ICC novembro 2018 Original: inglês. Redistribuição de votos no Conselho para o ano cafeeiro de 2018/19 ICC 123-1 6 novembro 2018 Original: inglês P Conselho Internacional do Café 123. a sessão (extraordinária) 14 novembro 2018 Londres, Reino Unido Redistribuição de votos no Conselho para o ano cafeeiro

Leia mais

ICC Rev março 2017 Original: inglês. Redistribuição de votos no Conselho para o ano cafeeiro de 2016/17

ICC Rev março 2017 Original: inglês. Redistribuição de votos no Conselho para o ano cafeeiro de 2016/17 ICC 119-1 Rev. 1 16 março 2017 Original: inglês P Conselho Internacional do Café 119. a sessão 13 17 março 2017 Londres, Reino Unido Redistribuição de votos no Conselho para o ano cafeeiro de 2016/17 Calculada

Leia mais

ICC Rev setembro 2017 Original: inglês. Redistribuição de votos no Conselho para o ano cafeeiro de 2016/17

ICC Rev setembro 2017 Original: inglês. Redistribuição de votos no Conselho para o ano cafeeiro de 2016/17 ICC 120-1 Rev. 1 26 setembro 2017 Original: inglês P Conselho Internacional do Café 120. a sessão 28 e 29 setembro 2017 Yamoussoukro, Côte d Ivoire Redistribuição de votos no Conselho para o ano cafeeiro

Leia mais

CARTA DO DIRETOR-EXECUTIVO

CARTA DO DIRETOR-EXECUTIVO P CARTA DO DIRETOR-EXECUTIVO RELATÓRIO SOBRE O MERCADO CAFEEIRO Maio de 2009 O impacto do déficit da produção colombiana continuou a influenciar o mercado, e em maio de 2009 a alta dos preços do café foi

Leia mais

ICC Rev abril 2018 Original: inglês. Redistribuição de votos no Conselho para o ano cafeeiro de 2017/18

ICC Rev abril 2018 Original: inglês. Redistribuição de votos no Conselho para o ano cafeeiro de 2017/18 ICC 121-1 Rev. 1 12 abril 2018 Original: inglês P Conselho Internacional do Café 121. a sessão 9 13 abril 2018 Cidade do México, México Redistribuição de votos no Conselho para o ano cafeeiro de 2017/18

Leia mais

ICC setembro 2011 Original: francês. Conselho Internacional do Café 107. a sessão setembro 2011 Londres, Reino Unido

ICC setembro 2011 Original: francês. Conselho Internacional do Café 107. a sessão setembro 2011 Londres, Reino Unido ICC 107 10 22 setembro 2011 Original: francês P Conselho Internacional do Café 107. a sessão 26 30 setembro 2011 Londres, Reino Unido Volatilidade dos preços pagos aos cafeicultores em países exportadores

Leia mais

CARTA DO DIRETOR-EXECUTIVO

CARTA DO DIRETOR-EXECUTIVO P CARTA DO DIRETOR-EXECUTIVO RELATÓRIO SOBRE O MERCADO CAFEEIRO Novembro de 2009 Em novembro os preços dos Suaves Colombianos e dos Naturais Brasileiros se mantiveram firmes, e os dos Outros Suaves caíram

Leia mais

CARTA DO DIRETOR-EXECUTIVO

CARTA DO DIRETOR-EXECUTIVO P CARTA DO DIRETOR-EXECUTIVO RELATÓRIO SOBRE O MERCADO CAFEEIRO Setembro de 2010 Em setembro os preços do café registraram novas altas, e a média mensal do preço indicativo composto da OIC foi de 163,61

Leia mais

ICC março 2019 Original: inglês. Redistribuição de votos no Conselho para o ano cafeeiro de 2018/19

ICC março 2019 Original: inglês. Redistribuição de votos no Conselho para o ano cafeeiro de 2018/19 ICC 124-1 19 março 2019 Original: inglês P Conselho Internacional do Café 124. a sessão 25 29 março 2019 Nairóbi, Quênia Redistribuição de votos no Conselho para o ano cafeeiro de 2018/19 Calculada aos

Leia mais

CARTA DO DIRETOR-EXECUTIVO

CARTA DO DIRETOR-EXECUTIVO P CARTA DO DIRETOR-EXECUTIVO RELATÓRIO SOBRE O MERCADO CAFEEIRO Maio de 2010 Em maio os preços acusaram um ligeiro aumento, e a média mensal do preço indicativo composto da OIC passou para 128,1 centavos

Leia mais

Preços do café continuam a cair, embora a uma taxa menor

Preços do café continuam a cair, embora a uma taxa menor Preços do café continuam a cair, embora a uma taxa menor Os preços do café continuaram em queda enquanto que o mercado permaneceu bem abastecido e os estoques nos países consumidores altos como resultado

Leia mais

Preços de agosto os mais baixos de 57 meses

Preços de agosto os mais baixos de 57 meses Preços de agosto os mais baixos de 57 meses Numa trajetória baixista que persiste há dois anos, a média dos preços internacionais do café caiu para 102,41 centavos de dólar dos EUA por libra-peso em agosto

Leia mais

Mercado de café fecha 2017/18 com excedentes

Mercado de café fecha 2017/18 com excedentes Mercado de café fecha 217/18 com excedentes Estima-se que no ano cafeeiro de 217/18 a produção mundial de café aumentou 5,7%, para 164,81 milhões de sacas, pois a produção de Arábica cresceu 2,2%, para

Leia mais

Julho outro mês de preços baixos

Julho outro mês de preços baixos Julho outro mês de preços baixos Em julho de 2018, o preço indicativo composto da OIC caiu 2,9%, registrando a média mensal de 107,20 centavos de dólar dos EUA por libra-peso, a média mais baixa do mês

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL SOBRE O MERCADO CAFEEIRO

RELATÓRIO MENSAL SOBRE O MERCADO CAFEEIRO P RELATÓRIO MENSAL SOBRE O MERCADO CAFEEIRO Setembro de 2013 Em setembro de 2013 os preços do café continuaram em queda, e o indicativo composto da OIC recuou 4%, atingindo seu nível mais baixo desde abril

Leia mais

ICC fevereiro 2013 Original: francês. Conselho Internacional do Café 110. a sessão 4 8 março 2013 Londres, Reino Unido

ICC fevereiro 2013 Original: francês. Conselho Internacional do Café 110. a sessão 4 8 março 2013 Londres, Reino Unido ICC 11 4 27 fevereiro 213 Original: francês P Conselho Internacional do Café 11. a sessão 4 8 março 213 Londres, Reino Unido Reexportações de café da Alemanha Antecedentes No contexto de seu Programa de

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL SOBRE O MERCADO CAFEEIRO

RELATÓRIO MENSAL SOBRE O MERCADO CAFEEIRO P RELATÓRIO MENSAL SOBRE O MERCADO CAFEEIRO Outubro de 213 Em outubro de 213 os preços do café continuaram caindo, com um declínio rápido dos preços indicativos dos quatro grupos. A média mensal do preço

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL SOBRE O MERCADO CAFEEIRO

RELATÓRIO MENSAL SOBRE O MERCADO CAFEEIRO P RELATÓRIO MENSAL SOBRE O MERCADO CAFEEIRO Abril de 2014 Os preços do café se mantiveram altamente voláteis em abril de 2014, e o preço indicativo composto da OIC registrou sua média mensal mais alta

Leia mais

EB 3871/ setembro 2004 Original : francês. Estudo. Junta Executiva 256 a reunião setembro 2004 Londres, Inglaterra

EB 3871/ setembro 2004 Original : francês. Estudo. Junta Executiva 256 a reunião setembro 2004 Londres, Inglaterra EB 3871/04 International Coffee Organization Organización Internacional del Café Organização Internacional do Café Organisation Internationale du Café 21 setembro 2004 Original : francês Estudo P Junta

Leia mais

Mercado calmo em meio a exportações globais fortes

Mercado calmo em meio a exportações globais fortes Mercado calmo em meio a exportações globais fortes Em fevereiro de 2018 a média do preço indicativo composto da OIC caiu 1,2%, para 114,19 centavos de dólar dos EUA por libra-peso. Os preços indicativos

Leia mais

Preços globais do café se mantêm em alta

Preços globais do café se mantêm em alta Preços globais do café se mantêm em alta Em junho de 2019 a média mensal do indicativo composto da OIC subiu 7,1%, registrando 99,97 centavos de dólar dos EUA por libra-peso, sua primeira alta desde janeiro.

Leia mais

Mercado de café termina 2017 com maior baixa de 21 meses

Mercado de café termina 2017 com maior baixa de 21 meses Mercado de café termina 2017 com maior baixa de 21 meses Em dezembro de 2017 a média mensal do preço indicativo composto da OIC foi de 114 centavos de dólar dos EUA por libra-peso, uma queda de 2,8% em

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL SOBRE O MERCADO CAFEEIRO

RELATÓRIO MENSAL SOBRE O MERCADO CAFEEIRO P RELATÓRIO MENSAL SOBRE O MERCADO CAFEEIRO Fevereiro de 213 Em fevereiro o preço indicativo composto da OIC caiu ainda mais, apesar dos estragos que o surto de ferrugem continuou a causar na América Central.

Leia mais

Tendência baixista no mercado de café se prolonga

Tendência baixista no mercado de café se prolonga Tendência baixista no mercado de café se prolonga Desde agosto de 2017 o preço indicativo composto da OIC caiu todos os meses, exceto em janeiro de 2018. Em março de 2018 ele caiu 1,1%, registrando uma

Leia mais

Preços em ligeira alta em janeiro de 2019

Preços em ligeira alta em janeiro de 2019 Preços em ligeira alta em janeiro de 2019 Em janeiro de 2019, o preço indicativo composto da OIC subiu 0,9%, alcançando 101,56 centavos de dólar dos EUA por libra-peso, pois os preços indicativos de todos

Leia mais

Reação dos fundos a perspectivas de oferta mais positivas leva a correção baixista

Reação dos fundos a perspectivas de oferta mais positivas leva a correção baixista Reação dos fundos a perspectivas de oferta mais positivas leva a correção baixista Os preços do café caíram acentuadamente no final de abril, quando os investidores institucionais venderam suas posições.

Leia mais

Exportações recordes no ano cafeeiro de 2016/17

Exportações recordes no ano cafeeiro de 2016/17 Exportações recordes no ano cafeeiro de 2016/17 Em setembro de 2017 o volume total das exportações alcançou 8,34 milhões de sacas, ante 9,8 milhões em setembro de 2016. Ainda que o último mês do ano cafeeiro

Leia mais

ICC setembro 2006 Original: francês. Conselho Internacional do Café Nonagésima sexta sessão setembro 2006 Londres, Inglaterra

ICC setembro 2006 Original: francês. Conselho Internacional do Café Nonagésima sexta sessão setembro 2006 Londres, Inglaterra ICC 96-7 International Coffee Organization Organización Internacional del Café Organização Internacional do Café Organisation Internationale du Café 25 setembro 2006 Original: francês P Conselho Internacional

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL SOBRE O MERCADO CAFEEIRO

RELATÓRIO MENSAL SOBRE O MERCADO CAFEEIRO P RELATÓRIO MENSAL SOBRE O MERCADO CAFEEIRO Junho de 2013 Em junho de 2013 os preços do café caíram drasticamente. Os fatores fundamentais do mercado, em conjunção com perspectivas macroeconômicas incertas,

Leia mais

Preços sobem ante novas preocupações com a safra brasileira de 2017/18

Preços sobem ante novas preocupações com a safra brasileira de 2017/18 Preços sobem ante novas preocupações com a safra brasileira de 2017/18 Com a chegada de notícias de menor produtividade e de questões de qualidade ligadas à safra brasileira de 2017/18, o indicativo composto

Leia mais

Mercado de café termina 2016/17 em déficit pelo terceiro ano consecutivo

Mercado de café termina 2016/17 em déficit pelo terceiro ano consecutivo Mercado de café termina 2016/17 em déficit pelo terceiro ano consecutivo O preço indicativo composto da OIC continuou sua tendência baixista do final do mês de agosto, registrando uma média de 124,46 centavos

Leia mais

Preços dos Arábicas temporariamente sob pressão, mas preços dos Robustas sobem

Preços dos Arábicas temporariamente sob pressão, mas preços dos Robustas sobem Preços dos Arábicas temporariamente sob pressão, mas preços dos sobem O mercado de café esteve volátil: os preços dos Arábicas caíram, depois voltaram a seus níveis de antes, enquanto os dos fechavam em

Leia mais

Ano cafeeiro de 2013/14 termina em equilíbrio, mas déficit é esperado para o próximo ano

Ano cafeeiro de 2013/14 termina em equilíbrio, mas déficit é esperado para o próximo ano Ano cafeeiro de 2013/14 termina em equilíbrio, mas déficit é esperado para o próximo ano Os preços do café estiveram voláteis mais uma vez durante o mês de setembro, devido principalmente a notícias recebidas

Leia mais

Mercado continua enfraquecendo devido à exportação de grandes volumes e ao aumento dos estoques dos consumidores

Mercado continua enfraquecendo devido à exportação de grandes volumes e ao aumento dos estoques dos consumidores Mercado continua enfraquecendo devido à exportação de grandes volumes e ao aumento dos estoques dos consumidores Em março o preço indicativo composto da OIC caiu ligeiramente. Em geral os preços dos permaneceram

Leia mais

Mercado recua com queda dos preços dos Robustas

Mercado recua com queda dos preços dos Robustas Mercado recua com queda dos preços dos Robustas A média do preço indicativo composto da OIC em novembro de 2017 foi de 117,26 centavos de dólar dos EUA por libra-peso, 2,3% abaixo da média de outubro de

Leia mais

Preços do café os mais baixos de quase um ano Volatilidade cresce

Preços do café os mais baixos de quase um ano Volatilidade cresce Preços do café os mais baixos de quase um ano Volatilidade cresce Em janeiro o tempo observado no Brasil foi o principal indutor dos preços, que primeiro subiram, depois caíram outra vez. As médias mensais

Leia mais

Indicativo composto mensal o mais baixo desde outubro de 2006

Indicativo composto mensal o mais baixo desde outubro de 2006 Indicativo composto mensal o mais baixo desde outubro de 2006 Em março de 2019 a média mensal do preço indicativo composto da OIC caiu 3,1%, só registrando 97,50 centavos de dólar dos EUA por libra-peso.

Leia mais

Preços do café divergem em fevereiro de 2019

Preços do café divergem em fevereiro de 2019 Preços do café divergem em fevereiro de 2019 Em fevereiro de 2019, o indicativo composto diário da OIC caiu 0,9%, para 100,67 centavos de dólar dos EUA por libra-peso, um nível semelhante ao de dezembro

Leia mais

RELATÓRIO SOBRE O MERCADO CAFEEIRO

RELATÓRIO SOBRE O MERCADO CAFEEIRO P RELATÓRIO SOBRE O MERCADO CAFEEIRO Janeiro de 2014 Em janeiro os preços do café subiram sensivelmente, e a média mensal do preço indicativo composto da OIC alcançou seu nível mais alto de quatro meses.

Leia mais

Preços têm maior alta de 4 meses, mas depois caem em vista de um mercado bem suprido

Preços têm maior alta de 4 meses, mas depois caem em vista de um mercado bem suprido Preços têm maior alta de 4 meses, mas depois caem em vista de um mercado bem suprido Por um período breve o preço indicativo composto da OIC ultrapassou 135 centavos de dólar dos EUA por libra-peso, mas

Leia mais

Melhores perspectivas da oferta levam a correção baixista no mercado de café

Melhores perspectivas da oferta levam a correção baixista no mercado de café Melhores perspectivas da oferta levam a correção baixista no mercado de café A recente recuperação dos preços do café sofreu uma inversão significativa em novembro de 2016, atribuível a perspectivas de

Leia mais

Cresce diferença entre as exportações de Arábica e Robusta

Cresce diferença entre as exportações de Arábica e Robusta Cresce diferença entre as exportações de Arábica e Robusta Em abril de 2018, o indicativo composto da OIC caiu 0,4%, para uma média de 112,56 centavos de dólar dos EUA por libra-peso e o preço diário variou

Leia mais

Preços do café de todos os grupos sobem em maio

Preços do café de todos os grupos sobem em maio Preços do café de todos os grupos sobem em maio Depois de três meses em queda, em maio de 2018 o preço indicativo composto da OIC aumentou 0,7%, registrando uma média de 113,34 centavos de dólar dos EUA

Leia mais

CARTA DO DIRETOR-EXECUTIVO

CARTA DO DIRETOR-EXECUTIVO P CARTA DO DIRETOR-EXECUTIVO RELATÓRIO SOBRE O MERCADO CAFEEIRO Julho de 2010 Os preços continuaram a subir, e a média mensal do preço indicativo composto da OIC alcançou 153,41 centavos de dólar dos EUA

Leia mais

Maior alta dos últimos 5 meses no mercado de café

Maior alta dos últimos 5 meses no mercado de café Maior alta dos últimos 5 meses no mercado de café Os preços do café se fortaleceram bastante ao longo de março de 2016, apesar de algum enfraquecimento no final do mês. Essa recuperação, embora também

Leia mais

Preços do café ainda mais baixos no período e menos exportações em março

Preços do café ainda mais baixos no período e menos exportações em março Preços do café ainda mais baixos no período e menos exportações em março Em abril de 2019 o preço indicativo composto da OIC caiu 3,2%, passando a 94,42 centavos de dólar dos EUA por libra-peso, sua média

Leia mais

Apesar de melhora no fim do mês, os preços globais do café acusam menor média mensal do ano cafeeiro

Apesar de melhora no fim do mês, os preços globais do café acusam menor média mensal do ano cafeeiro Apesar de melhora no fim do mês, os preços globais do café acusam menor média mensal do ano cafeeiro Em maio de 2019 a média mensal do indicativo composto da OIC caiu para 93,33 centavos de dólar dos EUA

Leia mais

Consumo aumenta e preços alcançam maior alta de 14 meses

Consumo aumenta e preços alcançam maior alta de 14 meses Consumo aumenta e preços alcançam maior alta de 14 meses Em junho, a recuperação dos preços foi expressiva. Simultaneamente, o real do Brasil ganhou valor em relação ao dólar dos EUA e o período em que

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL SOBRE O MERCADO CAFEEIRO

RELATÓRIO MENSAL SOBRE O MERCADO CAFEEIRO P RELATÓRIO MENSAL SOBRE O MERCADO CAFEEIRO Novembro de A contínua deterioração dos preços do café diminuiu ligeiramente em novembro, mas as médias mensais de todos os preços indicativos da OIC se mantiveram

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL SOBRE O MERCADO CAFEEIRO

RELATÓRIO MENSAL SOBRE O MERCADO CAFEEIRO P RELATÓRIO MENSAL SOBRE O MERCADO CAFEEIRO Setembro de 2011 Em setembro a média mensal do preço indicativo composto da OIC subiu ligeiramente, aumentando para 213,04 centavos de dólar dos EUA por libra

Leia mais

A FUNDAÇÃO PARA A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA (FCT)

A FUNDAÇÃO PARA A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA (FCT) A FUNDAÇÃO PARA A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA (FCT) É A AGÊNCIA PÚBLICA NACIONAL PARA A INVESTIGAÇÃO E A INOVAÇÃO EM PORTUGAL WWW.FCT.PT A VISÃO DA FCT É: TORNAR PORTUGAL UMA REFERÊNCIA MUNDIAL EM CIÊNCIA,

Leia mais

ICC fevereiro 2013 Original: francês. Conselho Internacional do Café 110. a sessão 4 8 março 2013 Londres, Reino Unido

ICC fevereiro 2013 Original: francês. Conselho Internacional do Café 110. a sessão 4 8 março 2013 Londres, Reino Unido ICC 110 5 28 fevereiro 2013 Original: francês P Conselho Internacional do Café 110. a sessão 4 8 março 2013 Londres, Reino Unido Comércio mundial de café solúvel Antecedentes Atenta aos objetivos do Acordo

Leia mais

Preocupações com oferta diminuem e preços caem ligeiramente

Preocupações com oferta diminuem e preços caem ligeiramente Preocupações com oferta diminuem e preços caem ligeiramente Os preços indicativos de todos os grupos da OIC caíram um pouco, mas no caso dos a queda foi maior. Com a suspensão de uma quota de importação,

Leia mais

ICC maio 2005 Original : francês. Conselho Internacional do Café Nonagésima terceira sessão maio 2005 Londres, Inglaterra

ICC maio 2005 Original : francês. Conselho Internacional do Café Nonagésima terceira sessão maio 2005 Londres, Inglaterra ICC 93-5 International Coffee Organization Organización Internacional del Café Organização Internacional do Café Organisation Internationale du Café 16 maio 2005 Original : francês P Conselho Internacional

Leia mais

Escassez de Robusta leva à maior alta de 21 meses no mercado

Escassez de Robusta leva à maior alta de 21 meses no mercado Escassez de Robusta leva à maior alta de 21 meses no mercado Em outubro a alta dos preços do café foi significativa, pois as preocupações com a oferta dos Robustas não se desfizeram. A média mensal do

Leia mais

Mercado de café consolida alta de preços, mas oferta de Robustas ainda preocupa

Mercado de café consolida alta de preços, mas oferta de Robustas ainda preocupa Mercado de café consolida alta de preços, mas oferta de Robustas ainda preocupa Em julho o indicativo composto da OIC registrou sua maior alta de 17 meses. Apesar disso, o mercado encontrou dificuldades

Leia mais

Cenário Mundial da Cafeicultura

Cenário Mundial da Cafeicultura Cenário Mundial da Cafeicultura 19º ENCAFÉ Encontro Nacional das Indústrias de Café 3 a 6 de novembro de 211 Búzios, RJ Robério Silva Diretor-Executivo Preço indicativo composto da OIC Médias mensais:

Leia mais

Preços do Robusta: maior baixa de cinco anos e meio

Preços do Robusta: maior baixa de cinco anos e meio Preços do Robusta: maior baixa de cinco anos e meio Em janeiro o mercado cafeeiro atingiu o ponto mais baixo de sua trajetória de dois anos, devido principalmente à queda de preços dos. 26,9 milhões de

Leia mais

Consumo mundial aumenta, mas preços continuam baixos

Consumo mundial aumenta, mas preços continuam baixos Consumo mundial aumenta, mas preços continuam baixos O mercado cafeeiro se estabilizou um pouco em fevereiro, mas os preços continuam muito baixos. A falta de notícias sobre os fatores fundamentais, com

Leia mais

Preços do café se mantêm em baixa, com estimativas da produção indicando uma modesta recuperação em 2015/16

Preços do café se mantêm em baixa, com estimativas da produção indicando uma modesta recuperação em 2015/16 Preços do café se mantêm em baixa, com estimativas da produção indicando uma modesta recuperação em 2015/16 Em dezembro de 2015 os preços voltaram a cair no mercado cafeeiro, resultando na segunda média

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL SOBRE O MERCADO CAFEEIRO

RELATÓRIO MENSAL SOBRE O MERCADO CAFEEIRO P RELATÓRIO MENSAL SOBRE O MERCADO CAFEEIRO Fevereiro de 2014 Em fevereiro de 2014 houve importantes novidades no mercado cafeeiro, pois os preços dispararam com impressionante rapidez. De menos de 100

Leia mais

Preocupações com oferta de Robustas fazem mercado subir

Preocupações com oferta de Robustas fazem mercado subir Preocupações com oferta de fazem mercado subir Em maio os preços do café fecharam em alta pelo quarto mês consecutivo, com os na dianteira, mas ainda sem alcançar os níveis desta época do ano passado.

Leia mais

Segundo ano de excedentes previsto para 2018/19

Segundo ano de excedentes previsto para 2018/19 Segundo ano de excedentes previsto para 2018/19 Um segundo ano cafeeiro consecutivo de excedentes está previsto, pois em 2018/19 a produção global deve alcançar 167,47 milhões de sacas e o consumo, 165,18

Leia mais

ICC fevereiro 2010 Original: francês. Estudo. Conselho Internacional do Café 104 a sessão 2 4 março 2010 Cidade da Guatemala, Guatemala

ICC fevereiro 2010 Original: francês. Estudo. Conselho Internacional do Café 104 a sessão 2 4 março 2010 Cidade da Guatemala, Guatemala ICC 104-1 10 fevereiro 2010 Original: francês Estudo P Conselho Internacional do Café 104 a sessão 2 4 março 2010 Cidade da Guatemala, Guatemala Consumo de café em países importadores selecionados Antecedentes

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL SOBRE O MERCADO CAFEEIRO

RELATÓRIO MENSAL SOBRE O MERCADO CAFEEIRO P RELATÓRIO MENSAL SOBRE O MERCADO CAFEEIRO Dezembro de 213 Os preços do café caíram constantemente durante 213, com quedas em nove dos doze últimos meses. Em dezembro houve uma pequena alta em relação

Leia mais

Preços do café de todos os grupos caem em junho

Preços do café de todos os grupos caem em junho Preços do café de todos os grupos caem em junho Em junho de 2018 o indicativo composto da OIC caiu 2,6%, registrando 110,44 centavos de dólar dos EUA por libra-peso, sua média mais baixa desde dezembro

Leia mais

Preços do café para outubro são os mais altos de mais de dois anos

Preços do café para outubro são os mais altos de mais de dois anos Preços do café para outubro são os mais altos de mais de dois anos Os preços do café dispararam no início do mês e o preço indicativo composto da OIC subiu 15 centavos em apenas seis dias. As chuvas no

Leia mais

Mercado de café termina 2014 com maior baixa de 10 meses

Mercado de café termina 2014 com maior baixa de 10 meses Mercado de café termina 2014 com maior baixa de 10 meses Em dezembro de 2014 os preços do café continuaram a cair e a média mensal do preço indicativo composto da OIC atingiu seu nível mais baixo desde

Leia mais

Exportações mensais despencam para nível mais baixo de quase cinco anos

Exportações mensais despencam para nível mais baixo de quase cinco anos Exportações mensais despencam para nível mais baixo de quase cinco anos Em julho se exportou 22% menos que no ano passado, com queda dos embarques dos quatro maiores produtores devido a fatores diversos.

Leia mais

Preços caem em novembro após aumento das exportações em outubro

Preços caem em novembro após aumento das exportações em outubro Preços caem em novembro após aumento das exportações em outubro Refletindo uma baixa dos preços indicativos de todos os grupos de café, a média mensal do indicativo composto da OIC caiu 1,5% em novembro,

Leia mais

ICC abril 2006 Original: francês. Estudo. Conselho Internacional do Café Nonagésima quinta sessão maio 2006 Londres, Inglaterra

ICC abril 2006 Original: francês. Estudo. Conselho Internacional do Café Nonagésima quinta sessão maio 2006 Londres, Inglaterra ICC 95-3 International Coffee Organization Organización Internacional del Café Organização Internacional do Café Organisation Internationale du Café 19 abril 2006 Original: francês Estudo P Conselho Internacional

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL SOBRE O MERCADO CAFEEIRO

RELATÓRIO MENSAL SOBRE O MERCADO CAFEEIRO P RELATÓRIO MENSAL SOBRE O MERCADO CAFEEIRO Abril de 2011 Em abril os preços do café, dos Arábicas em particular, atingiram novos picos. A média mensal do preço indicativo da OIC foi a mais alta que se

Leia mais

Preços do Robusta registram maior alta de cinco anos e meio

Preços do Robusta registram maior alta de cinco anos e meio Preços do Robusta registram maior alta de cinco anos e meio Em janeiro o mercado de café se recuperou da queda de preços do final do ano passado. Embora se estendesse a todos os grupos, a alta dos preços

Leia mais

Limites Máximos de Resíduos (LMRs) de pesticidas: Solicita-se também que os Membros enviem ao Diretor-Executivo:

Limites Máximos de Resíduos (LMRs) de pesticidas: Solicita-se também que os Membros enviem ao Diretor-Executivo: ED 2087/10 8 abril 2010 Original: inglês P Informações que se solicita os Membros forneçam até 1 o de junho de 2010: Custos de produção de 2000/01 a 2009/10 Emprego gerado pelo setor cafeeiro LMRs de pesticidas

Leia mais

Mercado de café termina 2015/16 em déficit pelo segundo ano consecutivo

Mercado de café termina 2015/16 em déficit pelo segundo ano consecutivo Mercado de café termina 2015/16 em déficit pelo segundo ano consecutivo Setembro fechou com uma alta de 5,5% nos preços do mercado, devido principalmente a um aumento contínuo dos preços dos Robustas,

Leia mais

SC 38/ setembro 2014 Original: inglês

SC 38/ setembro 2014 Original: inglês SC 38/14 19 setembro 2014 Original: inglês P Comitê de Estatística 7. a reunião 24 setembro 2014 Londres, Reino Unido Cumprimento da exigência de fornecer dados estatísticos Anos cafeeiros de 2001/02 a

Leia mais

CARTA DO DIRETOR-EXECUTIVO

CARTA DO DIRETOR-EXECUTIVO International Coffee Organization Organización Internacional del Café Organização Internacional do Café Organisation Internationale du Café P CARTA DO DIRETOR-EXECUTIVO RELATÓRIO SOBRE O MERCADO CAFEEIRO

Leia mais

Preços na maior baixa de um ano, apesar de previsão de déficit global em 2014/15

Preços na maior baixa de um ano, apesar de previsão de déficit global em 2014/15 Preços na maior baixa de um ano, apesar de previsão de déficit global em 2014/15 A tendência baixista do mercado nos últimos meses prosseguiu em fevereiro. O preço indicativo composto diário da OIC caiu

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL SOBRE O MERCADO CAFEEIRO

RELATÓRIO MENSAL SOBRE O MERCADO CAFEEIRO P RELATÓRIO MENSAL SOBRE O MERCADO CAFEEIRO Julho de 14 Um sentimento renovado de alta, despertado por numerosos relatórios negativos sobre o tamanho da atual safra brasileira, fez o preço indicativo composto

Leia mais

Como reduzir a desigualdade de oportunidades educacionais no Brasil: equalização dos gastos, da eficiência ou adequação à diversidade?

Como reduzir a desigualdade de oportunidades educacionais no Brasil: equalização dos gastos, da eficiência ou adequação à diversidade? Como reduzir a desigualdade de oportunidades educacionais no Brasil: equalização dos gastos, da eficiência ou adequação à diversidade? Ricardo Paes de Barros, Marina de Cuffa, Diana Coutinho, Beatriz Garcia,

Leia mais

WP Board No. 971/05 Rev. 2

WP Board No. 971/05 Rev. 2 WP Board No. 971/05 Rev. 2 International Coffee Organization Organización Internacional del Café Organização Internacional do Café Organisation Internationale du Café 23 maio 2005 Original: inglês P Junta

Leia mais

Produção deve se manter estável apesar da divergência entre Arábicas e Robustas

Produção deve se manter estável apesar da divergência entre Arábicas e Robustas Produção deve se manter estável apesar da divergência entre Arábicas e Robustas Uma estimativa inicial da produção global de café em 2016/17 sugere que o total mundial se manterá relativamente estável,

Leia mais

Indices de Felicidade

Indices de Felicidade Indices de Felicidade FELICIDADE PRESENTE NotaMédiadeFelicidadePresente(de0a10)3-55-66-77-88-9Seminformação Denmark Felicidade Presente (Nota de 0 a 10) Italy Brazil Russia China Fonte: CPS/FGV Processando

Leia mais