Especialização em Serviço Social e Práticas em Saúde

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Especialização em Serviço Social e Práticas em Saúde"

Transcrição

1 Especialização em Serviço Social e Práticas em Saúde Apresentação CAMPUS COMÉRCIO Inscrições Abertas Turma 02 --> Turma Iniciada: 03/05/2013 Últimas vagas até o dia 05/07/2013. *Alunos matriculados após o início das aulas poderão cursar as disciplinas já realizadas, em outras turmas que ofereçam disciplinas equivalentes (enquadramento orientado pela Coordenação dos cursos). O curso de Serviço Social e Práticas em Saúde surge a partir de um estudo sobre a realidade do Serviço Social no cotidiano dos serviços de saúde, onde destaca-se a necessidade de qualificar ações que mobilizem e impulsionem novas maneiras de realizar a prática, em especial, tendo como referência a saúde como direito universal e com controle social e o projeto ético-político do Serviço Social brasileiro. O grande diferencial é a possibilidade de promover um curso que busque desenvolver um trabalho interdisciplinar e seja pautado especialmente em atividades práticas, interativas e participativas que proporcionem ao aluno uma maior proximidade da realidade profissional na área de Saúde. Objetivos Capacitar profissionais de serviço social atuantes ou que desejem atuar na área de saúde, para desenvolver o planejamento, a implementação, a coordenação e a avaliação das políticas de saúde, proporcionando-lhes o conhecimento do conjunto de teorias, porém com foco mais voltado para o desenvolvimento de práticas, métodos e procedimentos para ação nos diversos âmbitos de atuação deste profissional na área da saúde; Conhecer, explicitar e dar respostas, mais aprofundadamente nas suas relações e conexões - às diferentes expressões da questão social presentes na área da saúde; Criar condições para que o Serviço Social capacite, incentive e contribua na mobilização e organização dos usuários na luta pelos seus direitos - individuais e coletivos - conquistados e a serem ampliados, em todas as áreas, diferente do simples acesso a um recurso. Público alvo O curso é destinado a Portadores de Diploma do Curso de Bacharelado em Serviço Social. Estrutura Curricular:

2 ITEM DISCIPLINA EMENTA

3 1 Planejamento Individual de Carreiras Carreira. Planejamento individual de carreira. Mercado de trabalho. Postura profissional. Elaboração de currículo. Comportamento em entrevistas. Redes sociais. Networking. 2 Políticas de Saúde no Brasil: Desafios e Perspectivas para o profissional de Serviço Social Políticas de saúde no Brasil: aspectos históricos / O sistema único de saúde (SUS): Princípios e diretrizes; Gestão e financiamento; Modelos de atenção à saúde; Desafios e perspectivas / A política de saúde no contexto de seguridade social / Relação com a previdência e a questão do financiamento da saúde / A política de saúde no contexto do trabalho / Saúde e cidadania. 3 Gestão dos serviços de saúde Aspectos gerais do gerenciamento dos serviços de saúde nos diferentes níveis da assistência à saúde, numa visão ética e política, com destaque para a política gerencial, estrutura organizacional, planejamento, recursos materiais, humanos e financeiros dentro do processo de trabalho do Assistente Social na gestão dos serviços de saúde. 4 Projeto ético-político do Serviço Social na saúde Projeto ético político do serviço social: limites e possibilidades / Desafios postos na atualidade para o Serviço Social na Saúde / O Debate do Serviço Social na Saúde: sua relação com o projeto ético-político profissional e com o projeto da reforma sanitária / Parâmetros para a Atuação de Assistentes Sociais na Saúde 5 Serviço Social, sistematização e práticas na área de saúde Hospitalar O Complexo Hospitalar e de Atenção à Saúde: lócus para a concretude das expressões da questão social / Inserção profissional e as demandas para o assistente social no Complexo Hospitalar de Atenção à Saúde 6 A instrumentalidade do Serviço Social na Saúde Avaliação das condições de trabalho do Assistente Social no âmbito da saúde / Conhecimento, instrumentalidade e intervenção profissional / Prática, método e metodologias / Instrumentos de trabalho diretos e indiretos. 7 O Serviço Social no contexto da equipe interdisciplinar na saúde As competências do serviço Social na contemporaneidade / O desenvolvimento de uma visão integrada / A potencialidade do trabalho interdisciplinar na saúde: a contribuição do serviço social 8 O serviço social na dinâmica das relações de gênero e raça nos serviços de saúde O contexto sociopolítico de gênero, raça e etnia / Construindo e desconstruindo a relação gênero e raça e etnia na política pública de saúde / O fazer profissional do assistente social frente as relações de gênero, raça e etnia no âmbito da saúde na contemporaneidade.

4 9 Metodologia Científica Métodos científicos. Diretrizes metodológicas para a leitura, compreensão e documentação de textos e elaboração de seminários, artigo científico, resenha e monografia. Processos e técnicas de elaboração do trabalho científico. Pesquisa tipos; Projeto e relatório de pesquisa etapas. 10 Tópicos Avançados Serviço Social e assistência a pacientes críticos Rede de gestão do cuidado ao paciente crítico / Sistematização do trabalho do Assistente Social ao paciente Crítico / O paciente Crítico sob o olhar do Serviço Social 11 Tópicos Avançados Serviço Social e transplantes A intervenção do assistente social nos procedimentos para o transplante / Avaliação social para transplantes / Atuação do Serviço Social junto aos usuários e familiares no processo de transplantes. 12 Tópicos Avançados Serviço Social e Saúde da mulher e do homem Políticas públicas e programas de saúde da mulher e do homem / A saúde em suas interfases com a questão de gênero / O Serviço Social e sua atuação no âmbito da saúde da mulher e do homem 13 Tópicos Avançados Serviço Social, abordagens a grupos, indivíduos e famílias na saúde. Atenção Básica à Saúde. Tecnologias para abordagem ao indivíduo, família e Comunidade / Acolhimento em saúde / Serviço Social e grupos operativos em saúde. 14 Tópicos Avançados Serviço Social e saúde mental / CAPS / AD / IA Reflexão sobre o papel do CAPS no sistema de saúde / Os modelos de gestão / Centro de atenção psicossocial para usuários de álcool e drogas. Diagnostico e tratamento / Reabilitação psicossocial / Trabalho interdisciplinar / O Assistente Social frente a questão da saúde mental na atualidade. 15 Tópicos Avançados Serviço Social e saúde coletiva - PSF / NASF/UBS 16 Tópicos Avançados Serviço Social e os ciclos de vida 17 Tópicos Avançados Serviço Social, saúde do trabalhador e reabilitação profissional Integralidade em Saúde / O movimento da Saúde Coletiva / A participação do Assistente Social no PSF / NASF e UBS Atenção à saúde nos ciclos de vida / Organização da assistência ao crescimento e desenvolvimento / Atribuições da Equipe de Saúde Conceitos; ambiente e condições de trabalho e saúde; acidentes de trabalho; anamnese ocupacional; Principais métodos e técnicas aplicadas ao diagnóstico e reconhecimento das doenças do trabalho. O Serviço social frente às questões relativas à legislação e as repercussões do trabalho na esfera da saúde, segurança e reabilitação profissional; A reabilitação profissional e a inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.

5 18 Educação, comunicação e praticas emancipatórias em saúde 19 Trabalho de Conclusão de Curso Teorias de educação em saúde dos programas estratégias e ações visando a promoção da saúde, prevenção de doenças e reabilitação. Dinâmica de relacionamento entre técnicos e usuários do serviço de saúde. Orientação para elaboração do texto final do Trabalho de Conclusão de Curso que deverá ser elaborado com base nas áreas definidas pela Coordenação do Curso. Duração do curso O curso terá duração de 18 meses, considerando, nesse tempo, o período destinado à elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Carga Horária 392 horas Número de vagas 40 vagas por turma. Dias e Horários Aulas serão ministradas quinzenalmente, sendo: Sextas-Feiras das 18h45 às 22h25 e Sábados das 8h30 às 12h10 e das 13h30 às 17h10. Seleção O candidato passará por uma avaliação que definirá a sua capacitação para o ingresso no curso. Essa avaliação consistirá em análise do currículo e do histórico escolar. Inscrição Período Inscrições Abertas Local Pelo site: pos.unijorge.edu.br Pré-Requisito Ser portador de diploma de nível superior. Documentação Original e cópia de RG, CPF e diploma de nível superior; 01 (uma) foto 3x4. Investimento Valor do Curso: R$ 6.282,00

6 Mensalidade: 18x R$ 349,00 *Esse valor refere-se à mensalidade média do curso, podendo ocorrer variações a cada mês. Lembrando que a matrícula da pós Unijorge é semestral e o aluno paga a mensalidade proporcional à carga horária cursada no semestre vigente. Não há alteração no valor total do curso. 10% de desconto, concedido à todos os alunos matriculados, para pagamento à vista do valor integral do curso. 20% de desconto, concedido à ex-alunos da UNIJORGE, a partir da segunda mensalidade. O desconto é autorizado mediante solicitação, no portal do aluno, até o 15º dia do mês. A primeira mensalidade deverá ser paga integralmente. Ver regras em Programa de Benefícios. Consulte informações de descontos, através de Convênios, na página Programa de Benefícios. O desconto é autorizado mediante solicitação, no portal do aluno, até o 15º dia do mês. A primeira mensalidade deverá ser paga integralmente. Consulte-nos sobre o programa de financiamento em parceria com o Banco Santander. Consulte-nos para formação de grupos de empresas. Clique aqui e saiba mais sobre Programa de Benefícios. Informações adicionais Todos os cursos de especialização da UNIJORGE são realizados em conformidade com a Resolução 01/2007 (8 de junho de 2007) da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu. É reservado à UNIJORGE o direito a: cancelar o curso caso não seja atingido o número mínimo de alunos matriculados; unir turmas distintas para cumprimento de uma ou mais disciplinas comuns de suas grades curriculares.

Especialização em Enfermagem em Emergência - NOVO

Especialização em Enfermagem em Emergência - NOVO Especialização em Enfermagem em Emergência - NOVO Apresentação Previsão de Início - Agosto Inscrições em Breve - Turma 01 - Campus Stiep A Pós-Graduação em Enfermagem em Emergência surge para atender a

Leia mais

Especialização em Estudos Culturais, História e Linguagens

Especialização em Estudos Culturais, História e Linguagens Especialização em Estudos Culturais, História e Linguagens Apresentação CAMPUS IGUATEMI Inscrições em Breve Turma 07 -->Previsão de Início: Agosto *Alunos matriculados após o início das aulas poderão cursar

Leia mais

Especialização em Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Central de Material Esterilizado

Especialização em Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Central de Material Esterilizado Especialização em Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Central de Material Esterilizado Apresentação CAMPUS STIEP Inscrições em Breve Turma 08 --> A evolução na arte de exercer a enfermagem

Leia mais

Especialização em Anatomia e Biomecânica do Sistema Locomotor - NOVO

Especialização em Anatomia e Biomecânica do Sistema Locomotor - NOVO Especialização em Anatomia e Biomecânica do Sistema Locomotor - NOVO Apresentação Previsão de Início Julho/2013 Inscrições em Breve - Turma 01 - Campus Stiep O curso de Especialização em Anatomia e Biomecânica

Leia mais

Especialização em Engenharia de Avaliação e Perícia - Turma 02

Especialização em Engenharia de Avaliação e Perícia - Turma 02 Especialização em Engenharia de Avaliação e Perícia - Turma 02 Apresentação Previsão de Início - Julho/2013 Inscrições em Breve - Turma 02 - Campus Stiep No Brasil, a Engenharia de Avaliações sempre foi

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM SAÚDE DO TRABALHADOR

PÓS GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM SAÚDE DO TRABALHADOR PÓS GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM SAÚDE DO TRABALHADOR O curso de Pós-graduação em Enfermagem em Saúde do Trabalhador tem como escopo garantir o aperfeiçoamento profissional contínuo de enfermeiros que atuam

Leia mais

Especialização em Fisiologia do Exercício - NOVO

Especialização em Fisiologia do Exercício - NOVO Especialização em Fisiologia do Exercício - NOVO Apresentação Previsão de Início Agosto Inscrições em Breve - Turma 01 - Campus Stiep O objetivo do curso é prover o profissional de conhecimentos atualizados

Leia mais

1.NOME DO CURSO 2. OBJETIVO 3.JUSTIFICATIVA

1.NOME DO CURSO 2. OBJETIVO 3.JUSTIFICATIVA A Faculdade de Tecnologia SENAI Ítalo Bologna, oferta a especialização de Pós-graduação Lato Sensu em INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS INDUSTRIAIS a ser realizada na Faculdade Senai Ítalo Bologna.

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ONCOLÓGICA

PÓS GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ONCOLÓGICA PÓS GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ONCOLÓGICA O curso de Pós-graduação em Enfermagem Oncológica tem como escopo capacitar enfermeiros que atuam ou pretendem atuar em serviços de oncologia, a fim de garantir uma

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA COM ÊNFASE NA SAÚDE DA FAMÍLIA

PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA COM ÊNFASE NA SAÚDE DA FAMÍLIA PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA COM ÊNFASE NA SAÚDE DA FAMÍLIA O curso de Pós-graduação em Saúde Pública com ênfase na Saúde da Família tem como escopo garantir o aperfeiçoamento profissional e capacitar

Leia mais

MBA EM COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL EM SAÚDE

MBA EM COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL EM SAÚDE MBA EM COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL EM SAÚDE O MBA em Comunicação Organizacional em Saúde tem como escopo garantir o aperfeiçoamento profissional e capacitar profissionais para atuação dentro da área de

Leia mais

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS Objetivos do Curso O curso tem como objetivo geral capacitar profissionais na área de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas com capacidade de

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM CENTRO CIRURGICO E CME

PÓS GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM CENTRO CIRURGICO E CME PÓS GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM CENTRO CIRURGICO E CME O curso de Pós-graduação em Enfermagem em Centro Cirúrgico e CME tem como escopo capacitar enfermeiros que atuam ou pretendem atuar em Centro Cirúrgico,

Leia mais

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS Objetivos do Curso O curso tem como objetivo geral capacitar profissionais na área de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas com capacidade de

Leia mais

MBA EM LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS

MBA EM LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS MBA EM LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS O MBA em Liderança e Gestão de Pessoas tem como escopo garantir o aperfeiçoamento profissional e capacitar profissionais na área de gestão de pessoas, possibilitando

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM NEFROLOGIA

PÓS GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM NEFROLOGIA PÓS GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM NEFROLOGIA O curso de Pós-graduação em Enfermagem em Nefrologia tem como escopo garantir o aperfeiçoamento profissional contínuo de enfermeiros que atuam ou desejam atuar

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA COM ÊNFASE EM CARDIOLOGIA

PÓS GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA COM ÊNFASE EM CARDIOLOGIA PÓS GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA COM ÊNFASE EM CARDIOLOGIA O curso de Pós-graduação em Enfermagem em Urgência e Emergência com ênfase em Cardiologia tem como escopo garantir o aperfeiçoamento

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA ADULTO

PÓS GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA ADULTO PÓS GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA ADULTO O curso de Pós-graduação em Enfermagem em Terapia Intensiva Adulto tem como escopo garantir o aperfeiçoamento profissional contínuo dos enfermeiros

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM SAÚDE DO IDOSO E GERONTOLOGIA

PÓS GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM SAÚDE DO IDOSO E GERONTOLOGIA PÓS GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM SAÚDE DO IDOSO E GERONTOLOGIA O curso de Pós-graduação em Enfermagem em Saúde do Idoso e Gerontologia tem como escopo capacitar enfermeiros que atuam ou pretendem atuar em

Leia mais

MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS EM SAÚDE

MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS EM SAÚDE MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS EM SAÚDE O MBA em Controladoria e Finanças em Saúde tem como escopo garantir o aperfeiçoamento profissional e capacitar profissionais para assumir posições executivas e

Leia mais

MBA EM GESTÃO E AUDITORIA EM SAÚDE

MBA EM GESTÃO E AUDITORIA EM SAÚDE MBA EM GESTÃO E AUDITORIA EM SAÚDE O MBA em Gestão e Auditoria em Saúde tem como escopo garantir o aperfeiçoamento profissional para o desempenho das funções de Auditores Internos, Gestão da Qualidade

Leia mais

MBA EM GESTÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE

MBA EM GESTÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE MBA EM GESTÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE O MBA em Gestão de Serviços de Saúde tem como escopo garantir o aperfeiçoamento profissional, oferecer instrumentos e solidificar conhecimentos gerenciais para todos

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA CLÍNICA - BH Unidade Dias e

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA HOSPITALAR Unidade Dias

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL APLICADA À NEUROLOGIA

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA ADULTO

PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA ADULTO PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA ADULTO O curso de Pós-graduação em Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto tem como escopo garantir o aperfeiçoamento profissional contínuo de fisioterapeutas

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento 1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 3 4 Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula 9 Cronograma de Aulas Pág. 10 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA PARA O ENSINO

Leia mais

Enfermagem em Emergência e UTI (JEQUIÉ)

Enfermagem em Emergência e UTI (JEQUIÉ) Enfermagem em Emergência e UTI (JEQUIÉ) Apresentação Inscrições abertas Objetivos Geral Habilitar o profissional de Enfermagem para o Atendimento e Desenvolvimento de ações de específicas em Emergência

Leia mais

Especialização em Enfermagem do Trabalho - NOVO

Especialização em Enfermagem do Trabalho - NOVO Especialização em Enfermagem do Trabalho - NOVO Apresentação Previsão de Início - Julho/2013 Inscrições em Breve - Turma 01 - Campus Stiep A Pós-Graduação em Enfermagem do Trabalho surge para atender a

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA NA ASSISTÊNCIA CARDIOVASCULAR

PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA NA ASSISTÊNCIA CARDIOVASCULAR PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA NA ASSISTÊNCIA CARDIOVASCULAR O curso de Pós-graduação em Fisioterapia na Assistência Cardiovascular tem como escopo garantir o aperfeiçoamento profissional contínuo de fisioterapeutas

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM CENTRO CIRÚRGICO, RECUPERAÇÃO

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento 1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 3 5 Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula 10 Cronograma de Aulas Pág. 10 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA HOSPITALAR

Leia mais

EDITAL Nº 01/2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - CAPSAD GREGÓRIO DE MATOS

EDITAL Nº 01/2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - CAPSAD GREGÓRIO DE MATOS EDITAL Nº 01/2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - CAPSAD GREGÓRIO DE MATOS O CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS (CAPSad) GREGÓRIO DE MATOS, com sede no Largo Terreiro de Jesus, s/n

Leia mais

MBA em Gestão de Proc. de Negócios, Qualidade e Certificações

MBA em Gestão de Proc. de Negócios, Qualidade e Certificações MBA em Gestão de Proc. de Negócios, Qualidade e Certificações Apresentação CAMPUS STIEP Inscrições em Breve Turma 14 --> *Alunos matriculados após o início das aulas poderão cursar as disciplinas já realizadas

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE/2019

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE/2019 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE/2019 ABERTURA A IBE-FGV, em parceria com o programa de Pós Graduação FGVlaw pós graduação lato sensu FGV DIREITO SP (FGVlaw) torna

Leia mais

EDITAL N.º 05/2017 INSCRIÇÃO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FACULDADE ADELMAR ROSADO, PARA O SEMESTRE 2018.

EDITAL N.º 05/2017 INSCRIÇÃO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FACULDADE ADELMAR ROSADO, PARA O SEMESTRE 2018. EDITAL N.º 05/2017 INSCRIÇÃO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FACULDADE ADELMAR ROSADO, PARA O SEMESTRE 2018.1 A FACULDADE ADELMAR ROSADO, por meio da Coordenação de Pós-Graduação,

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DESENVOLVIMENTO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS E INTERNET

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DESENVOLVIMENTO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS E INTERNET PROCESSO SELETIVO 2018-1 EDITAL PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DESENVOLVIMENTO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS E INTERNET GOIÂNIA GO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MOBILE EM DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA A Faculdade

Leia mais

MBA EM MARKETING EM SAÚDE

MBA EM MARKETING EM SAÚDE MBA EM MARKETING EM SAÚDE O MBA Marketing em Saúde tem como escopo garantir o aperfeiçoamento profissional e capacitar profissionais para atuar em Marketing aplicado à área da Saúde permitindo a atuação

Leia mais

EDITAL 001/ CEH

EDITAL 001/ CEH UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CAMPUS JACAREZINHO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU HUMANIDADES: ESTUDOS INTERDISCIPLINARES

Leia mais

FACULDADE CATÓLICA DE FORTALEZA

FACULDADE CATÓLICA DE FORTALEZA PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO NO ENSINO DA FILOSOFIA (Turma 2017) Objetivo Geral Desenvolver o ato de filosofar tanto no seu uso teórico como prático com o intuito de capacitar e qualificar professores

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento 1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 3 5 Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula 9 Cronograma de Aulas Pág. 10 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA EM TERAPIA

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM SEGURANÇA DO PACIENTE E GESTÃO DE RISCOS ASSISTENCIAIS

PÓS GRADUAÇÃO EM SEGURANÇA DO PACIENTE E GESTÃO DE RISCOS ASSISTENCIAIS PÓS GRADUAÇÃO EM SEGURANÇA DO PACIENTE E GESTÃO DE RISCOS ASSISTENCIAIS O Curso de Pós-Graduação em Segurança do Paciente e Gestão de Riscos Ocupacionais tem como escopo capacitar profissionais no intuito

Leia mais

1.NOME DO CURSO 2. OBJETIVO 3.JUSTIFICATIVA

1.NOME DO CURSO 2. OBJETIVO 3.JUSTIFICATIVA A Faculdade de Tecnologia SENAI Ítalo Bologna, oferta a especialização de Pós-graduação Lato Sensu em MBI EM MODA E ECONOMIA CRIATIVA a ser realizada na Faculdade Senai Ítalo Bologna. 1.NOME DO CURSO PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - TEA

PÓS GRADUAÇÃO EM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - TEA PÓS GRADUAÇÃO EM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - TEA O curso de Pós-graduação em Transtorno do Espectro Autista tem como escopo garantir o aperfeiçoamento profissional e preparar profissionais para atuarem

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE/2018

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE/2018 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE/2018 ABERTURA A IBE-FGV, em parceria com o programa de Pós Graduação GVlaw pós graduação lato sensu FGV DIREITO SP (GVlaw) torna

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ORTOPEDIA MULTIDISCIPLINAR Unidade Dias

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM ASSISTÊNCIA OBSTÉTRICA E NEONATAL

PÓS GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM ASSISTÊNCIA OBSTÉTRICA E NEONATAL PÓS GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM ASSISTÊNCIA OBSTÉTRICA E NEONATAL O curso de Pós-graduação em Enfermagem em Assistência Obstétrica e Neonatal tem como escopo garantir o aperfeiçoamento profissional contínuo

Leia mais

EDITAL Nº 01/2019 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - CAPSAD GREGÓRIO DE MATOS

EDITAL Nº 01/2019 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - CAPSAD GREGÓRIO DE MATOS EDITAL Nº 01/2019 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - CAPSAD GREGÓRIO DE MATOS O CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS (CAPSad) GREGÓRIO DE MATO, com sede no Largo Terreiro de Jesus, s/n Centro

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE/2017

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE/2017 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE/2017 ABERTURA A IBE-FGV, em parceria com o programa de Pós Graduação GVlaw pós graduação lato sensu FGV DIREITO SP (GVlaw) torna

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA HEMODINÂMICA

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA HEMODINÂMICA

Leia mais

EDITAL N o 02/2011 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ESPECIALIZAÇÕES EM SAÚDE DA FAMILIA

EDITAL N o 02/2011 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ESPECIALIZAÇÕES EM SAÚDE DA FAMILIA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS Transformada em Universidade pela Lei n 6.660 de 28 de dezembro de 2005 Campus Governador Lamenha Filho Rua Jorge de Lima, 113, Trapiche da Barra,

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA HOSPITALAR Unidade Dias e

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA PÓS-GRADUAÇÃO: ASCENSÃO PROFISSIONAL O QUE UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DEMANDA. Especialização Lato Sensu

A IMPORTÂNCIA DA PÓS-GRADUAÇÃO: ASCENSÃO PROFISSIONAL O QUE UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DEMANDA. Especialização Lato Sensu PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO DO TRABALHO A IMPORTÂNCIA DA PÓS-GRADUAÇÃO: ASCENSÃO PROFISSIONAL Com um mundo em constante transformação, cenário de mudanças exponenciais e oportunidades crescentes,

Leia mais

PROJETO / REGULAMENTO

PROJETO / REGULAMENTO FACULDADE BATISTA PIONEIRA Dr. Pestana, 1021, Ijuí, RS - 98700-000 - (55) 3332-2205 - faculdade@batistapioneira.edu.br Instituição Credenciada no MEC pela Portaria 1.478 de 04/12/2008 Bacharelado em Teologia

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM CAPTAÇÃO, DOAÇÃO E TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS

Leia mais

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI FLORIANÓPOLIS DIREÇÃO GERAL DA FACULDADE: ROBERTO DE MEDEIROS JUNIOR COORDENAÇÃO DA FACULDADE: JEHAN CARLA ZUNINO LUCKMANN COORDENAÇÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU:

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM AUDITORIA EM SAUDE,

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM AUDITORIA EM SAUDE, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA DE SAÚDE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM AUDITORIA EM SAÚDE EDITAL Nº 12/2018-ESUFRN PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM AUDITORIA

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA NEONATO PEDIÁTRICA

PÓS GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA NEONATO PEDIÁTRICA PÓS GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA NEONATO PEDIÁTRICA O curso de Pós-graduação em Enfermagem em Terapia Intensiva Neonato Pediátrica tem como escopo garantir o aperfeiçoamento profissional

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM NEUROPSICOLOGIA

PÓS GRADUAÇÃO EM NEUROPSICOLOGIA PÓS GRADUAÇÃO EM NEUROPSICOLOGIA O curso de Pós-graduação em Neuropsicologia tem como escopo garantir o aperfeiçoamento profissional e capacitar profissionais para atuar principalmente em consultórios,

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM PUBLICIDADE EM SAÚDE

PÓS-GRADUAÇÃO EM PUBLICIDADE EM SAÚDE PÓS-GRADUAÇÃO EM PUBLICIDADE EM SAÚDE O Curso de Pós-graduação em Publicidade em Saúde tem como escopo garantir o aperfeiçoamento profissional e capacitar profissionais para a oferta de informação de qualidade.

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO nº 16/94 Autoriza a criação do Curso de Especialização em Serviço Social e Saúde. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA, no uso da competência que

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM EMERGÊNCIA E URGÊNCIA Unidade

Leia mais

O disposto na Constituição Federal de 1988, Art. 200, inciso III, que diz que compete ao SUS ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde;

O disposto na Constituição Federal de 1988, Art. 200, inciso III, que diz que compete ao SUS ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde; EDITAL NPL 9/2017 ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO SELETIVO PARA A CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO INTEGRAL E PARCIAL EM CURSOS DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU, TENDO EM VISTA O DISPOSTO NO CONTRATO ORGANIZATIVO

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA QUALIDADE EM SAÚDE Unidade Dias

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA HEMODINÂMICA

Leia mais

MBA EM COMUNICAÇÃO JORNALÍSTICA EM SAÚDE

MBA EM COMUNICAÇÃO JORNALÍSTICA EM SAÚDE MBA EM COMUNICAÇÃO JORNALÍSTICA EM SAÚDE O MBA em Comunicação Jornalística em Saúde tem como escopo garantir o aperfeiçoamento profissional e capacitar profissionais para a oferta de informação de qualidade.

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO nº 023 /97 Autoriza a reformulação do Curso de Especialização em Ciência da Computação e Informática, que passa a denominar-se Curso de Especialização

Leia mais

Especialização em Gestão de Segurança da Informação

Especialização em Gestão de Segurança da Informação Especialização em Gestão de Segurança da Informação Apresentação CAMPUS STIEP Inscrições Abertas Turma 06 --> Com a ampliação da utilização das Tecnologias da Informação em todos os setores produtivos

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ONCOLOGIA Unidade Dias e Horários Período

Leia mais

VICE-DIRETORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO NUPPE EDITAL Nº 01/2019

VICE-DIRETORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO NUPPE EDITAL Nº 01/2019 VICE-DIRETORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO NUPPE EDITAL Nº 01/2019 A Católica do Tocantins, através do Núcleo de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão - NUPPE, torna público que

Leia mais

INFORMAÇÕES REFERENTES AO CURSO DE MESTRADO:

INFORMAÇÕES REFERENTES AO CURSO DE MESTRADO: CURSO DE MESTRADO EM DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E VIOLÊNCIA (PPGDHCV) ÁREA BÁSICA: CIÊNCIA POLÍTICA, DO CENTRO UNIVERSITÁRIO EURO AMERICANA UNIEURO, RECONHECIDO PELA PORTARIA 609, DE 14 DE MAIO DE 2019

Leia mais

Previsão de Ingresso: agosto de ESPM Unidade Sul. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações:

Previsão de Ingresso: agosto de ESPM Unidade Sul. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS PRIMEIRA GERÊNCIA Previsão de Ingresso: agosto de 2017 ESPM Unidade Sul Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Filipe S. Szyszko (51)

Leia mais

VICE-DIRETORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO NUPPE EDITAL Nº 07/2018

VICE-DIRETORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO NUPPE EDITAL Nº 07/2018 VICE-DIRETORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO NUPPE EDITAL Nº 07/2018 A Católica do Tocantins, através do Núcleo de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, torna público que estão abertas

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL ALVES FARIA CONSELHO SUPERIOR DA FACULDADE ALFA AUTORIZADA PELA PORTARIA MEC Nº. 443 DE 30/03/2000

CENTRO EDUCACIONAL ALVES FARIA CONSELHO SUPERIOR DA FACULDADE ALFA AUTORIZADA PELA PORTARIA MEC Nº. 443 DE 30/03/2000 CENTRO EDUCACIONAL ALVES FARIA CONSELHO SUPERIOR DA FACULDADE ALFA AUTORIZADA PELA PORTARIA MEC Nº. 443 DE 30/03/2000 RESOLUÇÃO nº. 01/2013, de 02 de janeiro de 2013 Estabelece os procedimentos para o

Leia mais

MBA EM MARKETING FARMACÊUTICO

MBA EM MARKETING FARMACÊUTICO MBA EM MARKETING FARMACÊUTICO O MBA em Marketing Farmacêutico tem como escopo garantir o aperfeiçoamento profissional e capacitar profissionais para atuar em Marketing aplicado à área da Saúde e promover

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS COM ÊNFASE NOS PAÍSES ÁRABES 1º Semestre de 2018

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS COM ÊNFASE NOS PAÍSES ÁRABES 1º Semestre de 2018 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS COM ÊNFASE NOS PAÍSES ÁRABES 1º Semestre de 2018 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM EM CENTRO CIRÚRGICO, RECUPERAÇÃO

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA NA ASSISTÊNCIA ONCOLÓGICA

PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA NA ASSISTÊNCIA ONCOLÓGICA PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA NA ASSISTÊNCIA ONCOLÓGICA O curso de Pós-graduação em Fisioterapia na Assistência Oncológica tem como escopo garantir o aperfeiçoamento profissional contínuo de fisioterapeutas

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online GESTÃO ESCOLAR Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO CLÍNICA E HOSPITALAR

PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO CLÍNICA E HOSPITALAR PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO CLÍNICA E HOSPITALAR O curso de Pós-graduação em Nutrição Clínica e Hospitalar tem como escopo garantir o aperfeiçoamento profissional capacitar e atualizar o nutricionista para

Leia mais

EDITAL DE ABERTUDA DE INSCRIÇÕES PARA O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

EDITAL DE ABERTUDA DE INSCRIÇÕES PARA O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS INSTITUTO DE CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO EDITAL DE ABERTUDA DE INSCRIÇÕES PARA O

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM PSICOLOGIA DE TRÂNSITO

ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM PSICOLOGIA DE TRÂNSITO ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM PSICOLOGIA DE TRÂNSITO Especialização Lato Sensu em Psicologia de Trânsito 1.1 Área do Conhecimento: Ciências da Saúde Grande área: Saúde Subárea: Psicologia de Trânsito 1.2

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE

PÓS GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE PÓS GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE O curso de Pós-graduação em Docência do Ensino Superior em Saúde tem como escopo garantir o aperfeiçoamento profissional e capacitar profissionais

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento 1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 4 5 Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula 9 Cronograma de Aulas Pág. 10 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA HOSPITALAR

Leia mais

COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM PSICOLOGIA DE TRÂNSITO

COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM PSICOLOGIA DE TRÂNSITO ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM PSICOLOGIA DE TRÂNSITO Especialização Lato Sensu em Psicologia de Trânsito 1.1 Área do Conhecimento: Ciências da Saúde Grande área: Saúde Subárea: Psicologia de Trânsito 1.2

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA HOSPITALAR COM ÊNFASE CLÍNICA

PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA HOSPITALAR COM ÊNFASE CLÍNICA PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA HOSPITALAR COM ÊNFASE CLÍNICA O curso de Pós-graduação em Farmácia Hospitalar com Ênfase Clínica tem como escopo garantir o aperfeiçoamento profissional para a promoção do uso

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Aprovado pelo CONSUNI Nº15 em 24/05/2016 ÍNDICE CAPITULO I Da Constituição,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2018/2 Pós-Graduação Lato Sensu

PROCESSO SELETIVO 2018/2 Pós-Graduação Lato Sensu PROCESSO SELETIVO 2018/2 Pós-Graduação Lato Sensu A Diretora Geral da Faculdade FIPECAFI (doravante também designada Instituição ), no uso de suas atribuições legais, torna pública a abertura das inscrições

Leia mais

EDITAL Nº 01 DE 2017

EDITAL Nº 01 DE 2017 EDITAL Nº 01 DE 2017 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E SOCIAL (GITS) O Centro das Humanidades (CHU) e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (PROPGPI) da Universidade

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ENSINO DE BIOLOGIA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ATIVIDADE FÍSICA PARA PREVENÇÃO, TRATAMENTO

Leia mais

Art. 4. Os cursos de pós-graduação são organizados em módulos, cada um deles correspondendo a uma área do conhecimento a ser transmitido ao aluno.

Art. 4. Os cursos de pós-graduação são organizados em módulos, cada um deles correspondendo a uma área do conhecimento a ser transmitido ao aluno. TÍTULO I DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO E SEUS OBJETIVOS: Artigo 1. Os cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos no Centro de Pós-Graduação da FIAP têm como objetivo formar e capacitar profissionais para

Leia mais

Valor do curso RS ,00 à vista ou 12 parcelas de R$ 1.500,00 com vencimento todo dia 05 ou 20 de cada mês.

Valor do curso RS ,00 à vista ou 12 parcelas de R$ 1.500,00 com vencimento todo dia 05 ou 20 de cada mês. Edital de Seleção APERFEIÇOAMENTO EM CUIDADOS PALIATIVOS Ano letivo 2017. O Diretor de Ensino e Pesquisa do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa IEP/HSL, no uso de suas atribuições, faz saber que

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA HOSPITALAR

PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA HOSPITALAR PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA HOSPITALAR O curso de Pós-graduação em Psicologia Hospitalar tem como escopo garantir o aperfeiçoamento profissional e capacitar profissionais para atuar Propiciar conhecimentos

Leia mais

EDITAL Nº. 019/2018 PROCESSO SELETIVO DE VAGAS REMANESCENTES 2019/1 TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA

EDITAL Nº. 019/2018 PROCESSO SELETIVO DE VAGAS REMANESCENTES 2019/1 TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA EDITAL Nº. 019/18 PROCESSO SELETIVO DE VAGAS REMANESCENTES 19/1 TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA O Reitor do UNIALFA Centro Universitário Alves Faria, no uso de suas atribuições estatutárias,

Leia mais