Especialização em Serviço Social e Práticas em Saúde

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Especialização em Serviço Social e Práticas em Saúde"

Transcrição

1 Especialização em Serviço Social e Práticas em Saúde Apresentação CAMPUS COMÉRCIO Inscrições Abertas Turma 02 --> Turma Iniciada: 03/05/2013 Últimas vagas até o dia 05/07/2013. *Alunos matriculados após o início das aulas poderão cursar as disciplinas já realizadas, em outras turmas que ofereçam disciplinas equivalentes (enquadramento orientado pela Coordenação dos cursos). O curso de Serviço Social e Práticas em Saúde surge a partir de um estudo sobre a realidade do Serviço Social no cotidiano dos serviços de saúde, onde destaca-se a necessidade de qualificar ações que mobilizem e impulsionem novas maneiras de realizar a prática, em especial, tendo como referência a saúde como direito universal e com controle social e o projeto ético-político do Serviço Social brasileiro. O grande diferencial é a possibilidade de promover um curso que busque desenvolver um trabalho interdisciplinar e seja pautado especialmente em atividades práticas, interativas e participativas que proporcionem ao aluno uma maior proximidade da realidade profissional na área de Saúde. Objetivos Capacitar profissionais de serviço social atuantes ou que desejem atuar na área de saúde, para desenvolver o planejamento, a implementação, a coordenação e a avaliação das políticas de saúde, proporcionando-lhes o conhecimento do conjunto de teorias, porém com foco mais voltado para o desenvolvimento de práticas, métodos e procedimentos para ação nos diversos âmbitos de atuação deste profissional na área da saúde; Conhecer, explicitar e dar respostas, mais aprofundadamente nas suas relações e conexões - às diferentes expressões da questão social presentes na área da saúde; Criar condições para que o Serviço Social capacite, incentive e contribua na mobilização e organização dos usuários na luta pelos seus direitos - individuais e coletivos - conquistados e a serem ampliados, em todas as áreas, diferente do simples acesso a um recurso. Público alvo O curso é destinado a Portadores de Diploma do Curso de Bacharelado em Serviço Social. Estrutura Curricular:

2 ITEM DISCIPLINA EMENTA

3 1 Planejamento Individual de Carreiras Carreira. Planejamento individual de carreira. Mercado de trabalho. Postura profissional. Elaboração de currículo. Comportamento em entrevistas. Redes sociais. Networking. 2 Políticas de Saúde no Brasil: Desafios e Perspectivas para o profissional de Serviço Social Políticas de saúde no Brasil: aspectos históricos / O sistema único de saúde (SUS): Princípios e diretrizes; Gestão e financiamento; Modelos de atenção à saúde; Desafios e perspectivas / A política de saúde no contexto de seguridade social / Relação com a previdência e a questão do financiamento da saúde / A política de saúde no contexto do trabalho / Saúde e cidadania. 3 Gestão dos serviços de saúde Aspectos gerais do gerenciamento dos serviços de saúde nos diferentes níveis da assistência à saúde, numa visão ética e política, com destaque para a política gerencial, estrutura organizacional, planejamento, recursos materiais, humanos e financeiros dentro do processo de trabalho do Assistente Social na gestão dos serviços de saúde. 4 Projeto ético-político do Serviço Social na saúde Projeto ético político do serviço social: limites e possibilidades / Desafios postos na atualidade para o Serviço Social na Saúde / O Debate do Serviço Social na Saúde: sua relação com o projeto ético-político profissional e com o projeto da reforma sanitária / Parâmetros para a Atuação de Assistentes Sociais na Saúde 5 Serviço Social, sistematização e práticas na área de saúde Hospitalar O Complexo Hospitalar e de Atenção à Saúde: lócus para a concretude das expressões da questão social / Inserção profissional e as demandas para o assistente social no Complexo Hospitalar de Atenção à Saúde 6 A instrumentalidade do Serviço Social na Saúde Avaliação das condições de trabalho do Assistente Social no âmbito da saúde / Conhecimento, instrumentalidade e intervenção profissional / Prática, método e metodologias / Instrumentos de trabalho diretos e indiretos. 7 O Serviço Social no contexto da equipe interdisciplinar na saúde As competências do serviço Social na contemporaneidade / O desenvolvimento de uma visão integrada / A potencialidade do trabalho interdisciplinar na saúde: a contribuição do serviço social 8 O serviço social na dinâmica das relações de gênero e raça nos serviços de saúde O contexto sociopolítico de gênero, raça e etnia / Construindo e desconstruindo a relação gênero e raça e etnia na política pública de saúde / O fazer profissional do assistente social frente as relações de gênero, raça e etnia no âmbito da saúde na contemporaneidade.

4 9 Metodologia Científica Métodos científicos. Diretrizes metodológicas para a leitura, compreensão e documentação de textos e elaboração de seminários, artigo científico, resenha e monografia. Processos e técnicas de elaboração do trabalho científico. Pesquisa tipos; Projeto e relatório de pesquisa etapas. 10 Tópicos Avançados Serviço Social e assistência a pacientes críticos Rede de gestão do cuidado ao paciente crítico / Sistematização do trabalho do Assistente Social ao paciente Crítico / O paciente Crítico sob o olhar do Serviço Social 11 Tópicos Avançados Serviço Social e transplantes A intervenção do assistente social nos procedimentos para o transplante / Avaliação social para transplantes / Atuação do Serviço Social junto aos usuários e familiares no processo de transplantes. 12 Tópicos Avançados Serviço Social e Saúde da mulher e do homem Políticas públicas e programas de saúde da mulher e do homem / A saúde em suas interfases com a questão de gênero / O Serviço Social e sua atuação no âmbito da saúde da mulher e do homem 13 Tópicos Avançados Serviço Social, abordagens a grupos, indivíduos e famílias na saúde. Atenção Básica à Saúde. Tecnologias para abordagem ao indivíduo, família e Comunidade / Acolhimento em saúde / Serviço Social e grupos operativos em saúde. 14 Tópicos Avançados Serviço Social e saúde mental / CAPS / AD / IA Reflexão sobre o papel do CAPS no sistema de saúde / Os modelos de gestão / Centro de atenção psicossocial para usuários de álcool e drogas. Diagnostico e tratamento / Reabilitação psicossocial / Trabalho interdisciplinar / O Assistente Social frente a questão da saúde mental na atualidade. 15 Tópicos Avançados Serviço Social e saúde coletiva - PSF / NASF/UBS 16 Tópicos Avançados Serviço Social e os ciclos de vida 17 Tópicos Avançados Serviço Social, saúde do trabalhador e reabilitação profissional Integralidade em Saúde / O movimento da Saúde Coletiva / A participação do Assistente Social no PSF / NASF e UBS Atenção à saúde nos ciclos de vida / Organização da assistência ao crescimento e desenvolvimento / Atribuições da Equipe de Saúde Conceitos; ambiente e condições de trabalho e saúde; acidentes de trabalho; anamnese ocupacional; Principais métodos e técnicas aplicadas ao diagnóstico e reconhecimento das doenças do trabalho. O Serviço social frente às questões relativas à legislação e as repercussões do trabalho na esfera da saúde, segurança e reabilitação profissional; A reabilitação profissional e a inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.

5 18 Educação, comunicação e praticas emancipatórias em saúde 19 Trabalho de Conclusão de Curso Teorias de educação em saúde dos programas estratégias e ações visando a promoção da saúde, prevenção de doenças e reabilitação. Dinâmica de relacionamento entre técnicos e usuários do serviço de saúde. Orientação para elaboração do texto final do Trabalho de Conclusão de Curso que deverá ser elaborado com base nas áreas definidas pela Coordenação do Curso. Duração do curso O curso terá duração de 18 meses, considerando, nesse tempo, o período destinado à elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Carga Horária 392 horas Número de vagas 40 vagas por turma. Dias e Horários Aulas serão ministradas quinzenalmente, sendo: Sextas-Feiras das 18h45 às 22h25 e Sábados das 8h30 às 12h10 e das 13h30 às 17h10. Seleção O candidato passará por uma avaliação que definirá a sua capacitação para o ingresso no curso. Essa avaliação consistirá em análise do currículo e do histórico escolar. Inscrição Período Inscrições Abertas Local Pelo site: pos.unijorge.edu.br Pré-Requisito Ser portador de diploma de nível superior. Documentação Original e cópia de RG, CPF e diploma de nível superior; 01 (uma) foto 3x4. Investimento Valor do Curso: R$ 6.282,00

6 Mensalidade: 18x R$ 349,00 *Esse valor refere-se à mensalidade média do curso, podendo ocorrer variações a cada mês. Lembrando que a matrícula da pós Unijorge é semestral e o aluno paga a mensalidade proporcional à carga horária cursada no semestre vigente. Não há alteração no valor total do curso. 10% de desconto, concedido à todos os alunos matriculados, para pagamento à vista do valor integral do curso. 20% de desconto, concedido à ex-alunos da UNIJORGE, a partir da segunda mensalidade. O desconto é autorizado mediante solicitação, no portal do aluno, até o 15º dia do mês. A primeira mensalidade deverá ser paga integralmente. Ver regras em Programa de Benefícios. Consulte informações de descontos, através de Convênios, na página Programa de Benefícios. O desconto é autorizado mediante solicitação, no portal do aluno, até o 15º dia do mês. A primeira mensalidade deverá ser paga integralmente. Consulte-nos sobre o programa de financiamento em parceria com o Banco Santander. Consulte-nos para formação de grupos de empresas. Clique aqui e saiba mais sobre Programa de Benefícios. Informações adicionais Todos os cursos de especialização da UNIJORGE são realizados em conformidade com a Resolução 01/2007 (8 de junho de 2007) da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu. É reservado à UNIJORGE o direito a: cancelar o curso caso não seja atingido o número mínimo de alunos matriculados; unir turmas distintas para cumprimento de uma ou mais disciplinas comuns de suas grades curriculares.

Especialização em Enfermagem em Emergência - NOVO

Especialização em Enfermagem em Emergência - NOVO Especialização em Enfermagem em Emergência - NOVO Apresentação Previsão de Início - Agosto Inscrições em Breve - Turma 01 - Campus Stiep A Pós-Graduação em Enfermagem em Emergência surge para atender a

Leia mais

Especialização em Estudos Culturais, História e Linguagens

Especialização em Estudos Culturais, História e Linguagens Especialização em Estudos Culturais, História e Linguagens Apresentação CAMPUS IGUATEMI Inscrições em Breve Turma 07 -->Previsão de Início: Agosto *Alunos matriculados após o início das aulas poderão cursar

Leia mais

Especialização em Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Central de Material Esterilizado

Especialização em Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Central de Material Esterilizado Especialização em Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Central de Material Esterilizado Apresentação CAMPUS STIEP Inscrições em Breve Turma 08 --> A evolução na arte de exercer a enfermagem

Leia mais

Especialização em Anatomia e Biomecânica do Sistema Locomotor - NOVO

Especialização em Anatomia e Biomecânica do Sistema Locomotor - NOVO Especialização em Anatomia e Biomecânica do Sistema Locomotor - NOVO Apresentação Previsão de Início Julho/2013 Inscrições em Breve - Turma 01 - Campus Stiep O curso de Especialização em Anatomia e Biomecânica

Leia mais

Especialização em Engenharia de Avaliação e Perícia - Turma 02

Especialização em Engenharia de Avaliação e Perícia - Turma 02 Especialização em Engenharia de Avaliação e Perícia - Turma 02 Apresentação Previsão de Início - Julho/2013 Inscrições em Breve - Turma 02 - Campus Stiep No Brasil, a Engenharia de Avaliações sempre foi

Leia mais

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS Objetivos do Curso O curso tem como objetivo geral capacitar profissionais na área de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas com capacidade de

Leia mais

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS Objetivos do Curso O curso tem como objetivo geral capacitar profissionais na área de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas com capacidade de

Leia mais

Especialização em Fisiologia do Exercício - NOVO

Especialização em Fisiologia do Exercício - NOVO Especialização em Fisiologia do Exercício - NOVO Apresentação Previsão de Início Agosto Inscrições em Breve - Turma 01 - Campus Stiep O objetivo do curso é prover o profissional de conhecimentos atualizados

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento 1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 3 4 Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula 9 Cronograma de Aulas Pág. 10 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA PARA O ENSINO

Leia mais

Enfermagem em Emergência e UTI (JEQUIÉ)

Enfermagem em Emergência e UTI (JEQUIÉ) Enfermagem em Emergência e UTI (JEQUIÉ) Apresentação Inscrições abertas Objetivos Geral Habilitar o profissional de Enfermagem para o Atendimento e Desenvolvimento de ações de específicas em Emergência

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL APLICADA À NEUROLOGIA

Leia mais

Especialização em Enfermagem do Trabalho - NOVO

Especialização em Enfermagem do Trabalho - NOVO Especialização em Enfermagem do Trabalho - NOVO Apresentação Previsão de Início - Julho/2013 Inscrições em Breve - Turma 01 - Campus Stiep A Pós-Graduação em Enfermagem do Trabalho surge para atender a

Leia mais

A FAT - FACULDADE E ESCOLA OFERECE A VOCÊ 15 CURSOS EM NÍVEL DE PÓS-GRADUAÇÃO:

A FAT - FACULDADE E ESCOLA OFERECE A VOCÊ 15 CURSOS EM NÍVEL DE PÓS-GRADUAÇÃO: A FAT - FACULDADE E ESCOLA OFERECE A VOCÊ 15 CURSOS NÍVEL DE PÓS-GRADUAÇÃO: ESP. CONTABILIDADE E DIREITO TRIBUTÁRIO ESP. EDUCAÇÃO INFANTIL ESP. GESTÃO DA SALA DE AULA ESP. GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS

Leia mais

MBA em Gestão de Proc. de Negócios, Qualidade e Certificações

MBA em Gestão de Proc. de Negócios, Qualidade e Certificações MBA em Gestão de Proc. de Negócios, Qualidade e Certificações Apresentação CAMPUS STIEP Inscrições em Breve Turma 14 --> *Alunos matriculados após o início das aulas poderão cursar as disciplinas já realizadas

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM CENTRO CIRÚRGICO, RECUPERAÇÃO

Leia mais

EDITAL Nº 01/2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - CAPSAD GREGÓRIO DE MATOS

EDITAL Nº 01/2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - CAPSAD GREGÓRIO DE MATOS EDITAL Nº 01/2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - CAPSAD GREGÓRIO DE MATOS O CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS (CAPSad) GREGÓRIO DE MATOS, com sede no Largo Terreiro de Jesus, s/n

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA CLÍNICA - BH Unidade Dias e

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA HOSPITALAR Unidade Dias

Leia mais

MBA EM GESTÃO E ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

MBA EM GESTÃO E ESTRATÉGIA EMPRESARIAL PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA EM GESTÃO E ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Objetivos do Curso O curso tem por objetivo capacitar os participantes no desenvolvimento de competências relacionadas com a utilização dos

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS COM ÊNFASE NOS PAÍSES ÁRABES 1º Semestre de 2018

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS COM ÊNFASE NOS PAÍSES ÁRABES 1º Semestre de 2018 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS COM ÊNFASE NOS PAÍSES ÁRABES 1º Semestre de 2018 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM PSICOLOGIA DE TRÂNSITO

ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM PSICOLOGIA DE TRÂNSITO ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM PSICOLOGIA DE TRÂNSITO Especialização Lato Sensu em Psicologia de Trânsito 1.1 Área do Conhecimento: Ciências da Saúde Grande área: Saúde Subárea: Psicologia de Trânsito 1.2

Leia mais

PROJETO / REGULAMENTO

PROJETO / REGULAMENTO FACULDADE BATISTA PIONEIRA Dr. Pestana, 1021, Ijuí, RS - 98700-000 - (55) 3332-2205 - faculdade@batistapioneira.edu.br Instituição Credenciada no MEC pela Portaria 1.478 de 04/12/2008 Bacharelado em Teologia

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM CONTROLADORIA E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

ESPECIALIZAÇÃO EM CONTROLADORIA E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM CONTROLADORIA E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO Objetivos do Curso O foco do curso é de formar pessoas aptas de gestão capacitada na área de controladoria e planejamento

Leia mais

FACULDADE CATÓLICA DE FORTALEZA

FACULDADE CATÓLICA DE FORTALEZA PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO NO ENSINO DA FILOSOFIA (Turma 2017) Objetivo Geral Desenvolver o ato de filosofar tanto no seu uso teórico como prático com o intuito de capacitar e qualificar professores

Leia mais

COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM PSICOLOGIA DE TRÂNSITO

COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM PSICOLOGIA DE TRÂNSITO ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM PSICOLOGIA DE TRÂNSITO Especialização Lato Sensu em Psicologia de Trânsito 1.1 Área do Conhecimento: Ciências da Saúde Grande área: Saúde Subárea: Psicologia de Trânsito 1.2

Leia mais

Especialização em Gestão Estratégica de Projetos Sociais

Especialização em Gestão Estratégica de Projetos Sociais Especialização em Gestão Estratégica de Apresentação CAMPUS COMÉRCIO Inscrições Abertas Turma 02 --> Início Confirmado: 07/06/2013 últimas vagas até o dia: 05/07/2013 O curso de Especialização em Gestão

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento 1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 3 5 Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula 10 Cronograma de Aulas Pág. 10 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA HOSPITALAR

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA ARTE ESCOLA DE TEATRO E DANÇA DA UFPA EDITAL Nº 009/2013 ICA/UFPA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA ARTE ESCOLA DE TEATRO E DANÇA DA UFPA EDITAL Nº 009/2013 ICA/UFPA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA ARTE ESCOLA DE TEATRO E DANÇA DA UFPA EDITAL Nº 009/2013 ICA/UFPA O DIRETOR GERAL DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA ARTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ,

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO nº 16/94 Autoriza a criação do Curso de Especialização em Serviço Social e Saúde. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA, no uso da competência que

Leia mais

EDITAL 001/ CEH

EDITAL 001/ CEH UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CAMPUS JACAREZINHO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU HUMANIDADES: ESTUDOS INTERDISCIPLINARES

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ORTOPEDIA MULTIDISCIPLINAR Unidade Dias

Leia mais

Previsão de Ingresso: agosto de ESPM Unidade Sul. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações:

Previsão de Ingresso: agosto de ESPM Unidade Sul. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS PRIMEIRA GERÊNCIA Previsão de Ingresso: agosto de 2017 ESPM Unidade Sul Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Filipe S. Szyszko (51)

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM EMERGÊNCIA E URGÊNCIA Unidade

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR Previsão de Ingresso: primeiro semestre de 2016 ESPM Unidade Sul Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Educação Executiva: (51) 3218-1380

Leia mais

EDITAL PÓS Nº 002/2016 INSCRIÇÕES E MATRÍCULAS PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUÇÃO - LATO SENSU 2º SEMESTRE 2016

EDITAL PÓS Nº 002/2016 INSCRIÇÕES E MATRÍCULAS PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUÇÃO - LATO SENSU 2º SEMESTRE 2016 EDITAL PÓS Nº 002/2016 INSCRIÇÕES E MATRÍCULAS PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUÇÃO - LATO SENSU 2º SEMESTRE 2016 Gilceia Maria Lodi, diretora geral da Faculdade São Camilo RJ, no uso de suas atribuições, torna

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2018

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2018 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2018 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

MBA EM MARKETING E ESTRATÉGIAS DIGITAIS

MBA EM MARKETING E ESTRATÉGIAS DIGITAIS PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA EM MARKETING E ESTRATÉGIAS DIGITAIS Objetivos do Curso O curso tem como objetivo fundamental desenvolver competências para atuar de acordo com as tecnologias de informação

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento 1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 3 5 Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula 9 Cronograma de Aulas Pág. 10 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA EM TERAPIA

Leia mais

EDITAL PÓS Nº 002/2016 INSCRIÇÕES E MATRÍCULAS PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUÇÃO - LATO SENSU 2º SEMESTRE 2016

EDITAL PÓS Nº 002/2016 INSCRIÇÕES E MATRÍCULAS PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUÇÃO - LATO SENSU 2º SEMESTRE 2016 EDITAL PÓS Nº 002/2016 INSCRIÇÕES E MATRÍCULAS PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUÇÃO - LATO SENSU 2º SEMESTRE 2016 Gilceia Maria Lodi, diretora geral da Faculdade de Enfermagem Luiza de Marillac, no uso de suas

Leia mais

EDITAL N o 02/2011 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ESPECIALIZAÇÕES EM SAÚDE DA FAMILIA

EDITAL N o 02/2011 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ESPECIALIZAÇÕES EM SAÚDE DA FAMILIA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS Transformada em Universidade pela Lei n 6.660 de 28 de dezembro de 2005 Campus Governador Lamenha Filho Rua Jorge de Lima, 113, Trapiche da Barra,

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO nº 023 /97 Autoriza a reformulação do Curso de Especialização em Ciência da Computação e Informática, que passa a denominar-se Curso de Especialização

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº. 053 /03

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº. 053 /03 DELIBERAÇÃO Nº. 053 /03 Aprova a reformulação do Curso de Especialização em Direito Civil Constitucional. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o artigo

Leia mais

Especialização em Gestão de Segurança da Informação

Especialização em Gestão de Segurança da Informação Especialização em Gestão de Segurança da Informação Apresentação CAMPUS STIEP Inscrições Abertas Turma 06 --> Com a ampliação da utilização das Tecnologias da Informação em todos os setores produtivos

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO DO TRABALHO

PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO DO TRABALHO PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO DO TRABALHO A IMPORTÂNCIA DA PÓS-GRADUAÇÃO: ASCENSÃO PROFISSIONAL Com um mundo em constante transformação, cenário de mudanças exponenciais e oportunidades crescentes,

Leia mais

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI FLORIANÓPOLIS DIREÇÃO GERAL DA FACULDADE: ROBERTO DE MEDEIROS JUNIOR COORDENAÇÃO DA FACULDADE: JEHAN CARLA ZUNINO LUCKMANN COORDENAÇÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU:

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA PÓS-GRADUAÇÃO: ASCENSÃO PROFISSIONAL O QUE UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DEMANDA. Especialização Lato Sensu

A IMPORTÂNCIA DA PÓS-GRADUAÇÃO: ASCENSÃO PROFISSIONAL O QUE UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DEMANDA. Especialização Lato Sensu PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO DO TRABALHO A IMPORTÂNCIA DA PÓS-GRADUAÇÃO: ASCENSÃO PROFISSIONAL Com um mundo em constante transformação, cenário de mudanças exponenciais e oportunidades crescentes,

Leia mais

EDITAL N.º 05/2017 INSCRIÇÃO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FACULDADE ADELMAR ROSADO, PARA O SEMESTRE 2018.

EDITAL N.º 05/2017 INSCRIÇÃO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FACULDADE ADELMAR ROSADO, PARA O SEMESTRE 2018. EDITAL N.º 05/2017 INSCRIÇÃO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FACULDADE ADELMAR ROSADO, PARA O SEMESTRE 2018.1 A FACULDADE ADELMAR ROSADO, por meio da Coordenação de Pós-Graduação,

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA PÓS-GRADUAÇÃO: ASCENSÃO PROFISSIONAL O QUE UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DEMANDA. Especialização Lato Sensu

A IMPORTÂNCIA DA PÓS-GRADUAÇÃO: ASCENSÃO PROFISSIONAL O QUE UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DEMANDA. Especialização Lato Sensu PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO DO TRABALHO A IMPORTÂNCIA DA PÓS-GRADUAÇÃO: ASCENSÃO PROFISSIONAL Com um mundo em constante transformação, cenário de mudanças exponenciais e oportunidades crescentes,

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE/2018

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE/2018 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE/2018 ABERTURA A IBE-FGV, em parceria com o programa de Pós Graduação GVlaw pós graduação lato sensu FGV DIREITO SP (GVlaw) torna

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA QUALIDADE EM SAÚDE Unidade Dias

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE/2017

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE/2017 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE/2017 ABERTURA A IBE-FGV, em parceria com o programa de Pós Graduação GVlaw pós graduação lato sensu FGV DIREITO SP (GVlaw) torna

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 2º Semestre de 2017

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 2º Semestre de 2017 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 2º Semestre de 2017 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA HEMODINÂMICA

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA HOSPITALAR Unidade Dias e

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Aprovado pelo CONSUNI Nº15 em 24/05/2016 ÍNDICE CAPITULO I Da Constituição,

Leia mais

MBA EM MARKETING E ESTRATÉGIAS DIGITAIS

MBA EM MARKETING E ESTRATÉGIAS DIGITAIS PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA EM MARKETING E ESTRATÉGIAS DIGITAIS Objetivos do Curso O curso tem como objetivo fundamental desenvolver competências para atuar de acordo com as tecnologias de informação

Leia mais

Pós-Graduação em GESTÃO EMPRESARIAL Ênfase em Marketing

Pós-Graduação em GESTÃO EMPRESARIAL Ênfase em Marketing Pós-Graduação em GESTÃO EMPRESARIAL Ênfase em Marketing Ingresso setembro de 2017 Informações: (55) 3332-8356 / (55) 3332-7186 O objetivo desse programa é o de desenvolver profissionais capacitados para

Leia mais

2.1 CRIAÇÃO DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

2.1 CRIAÇÃO DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2 PÓS-GRADUAÇÃO PODER EXECUTIVO 2.1 CRIAÇÃO DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU UNIDADE RESPONSÁVEL: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPESQ) LEGISLAÇÃO: Resolução nº 1 CNE/CES/MEC, de 08 de

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO em Liderança e Gestão Estratégica de Negócios

PÓS GRADUAÇÃO em Liderança e Gestão Estratégica de Negócios PÓS GRADUAÇÃO em Liderança e Gestão Estratégica de Negócios Ingresso agosto de 2017 Informações: Educação Executiva ESPM-SUL incompany-rs@espm.br Fone: (51) 3218-1426 O Programa de Pós-Graduação em Liderança

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO EMPRESARIAL 1º Semestre de 2018

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO EMPRESARIAL 1º Semestre de 2018 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO EMPRESARIAL 1º Semestre de 2018 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2017

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2017 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2017 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO PLACE BRANDING MBA EAD 2º Semestre de 2017

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO PLACE BRANDING MBA EAD 2º Semestre de 2017 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO PLACE BRANDING MBA EAD 2º Semestre de 2017 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EXECUTIVO EM NEGÓCIOS DA MODA 2º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EXECUTIVO EM NEGÓCIOS DA MODA 2º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EXECUTIVO EM NEGÓCIOS DA MODA 2º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA HEMODINÂMICA

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM EM CENTRO CIRÚRGICO, RECUPERAÇÃO

Leia mais

Núcleo de Atenção Integral na Saúde da Família. Coordenação da Política Nacional de Promoção da Saúde/SE Coordenação de Gestão da Atenção Básica/SAS

Núcleo de Atenção Integral na Saúde da Família. Coordenação da Política Nacional de Promoção da Saúde/SE Coordenação de Gestão da Atenção Básica/SAS Núcleo de Atenção Integral na Saúde da Família Coordenação da Política Nacional de Promoção da Saúde/SE Coordenação de Gestão da Atenção Básica/SAS SUS - Princípios Gerais 1 - A Saúde Como Direito de Todos

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Currículo iniciado em 2015)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Currículo iniciado em 2015) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Currículo iniciado em 2015) ANTROPOLOGIA 68 h/a 3210 A relação dialética entre o material e o simbólico na construção das identidades sociais e da

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM CARDIOLOGIA PARA MÉDICOS - BH Unidade

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2018/2 Pós-Graduação Lato Sensu

PROCESSO SELETIVO 2018/2 Pós-Graduação Lato Sensu PROCESSO SELETIVO 2018/2 Pós-Graduação Lato Sensu A Diretora Geral da Faculdade FIPECAFI (doravante também designada Instituição ), no uso de suas atribuições legais, torna pública a abertura das inscrições

Leia mais

Pós-Graduação em COMUNICAÇÃO CORPORATIVA

Pós-Graduação em COMUNICAÇÃO CORPORATIVA Pós-Graduação em COMUNICAÇÃO CORPORATIVA Ingresso agosto 2017 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/mba Pós-Graduação em Comunicação Corporativa O Pós em Comunicação Corporativa é um curso de Pós-Graduação

Leia mais

O disposto na Constituição Federal de 1988, Art. 200, inciso III, que diz que compete ao SUS ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde;

O disposto na Constituição Federal de 1988, Art. 200, inciso III, que diz que compete ao SUS ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde; EDITAL NPL 9/2017 ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO SELETIVO PARA A CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO INTEGRAL E PARCIAL EM CURSOS DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU, TENDO EM VISTA O DISPOSTO NO CONTRATO ORGANIZATIVO

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online GESTÃO ESCOLAR Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ONCOLOGIA Unidade Dias e Horários Período

Leia mais

CONTEÚDOS EXIN SERVIÇO SOCIAL

CONTEÚDOS EXIN SERVIÇO SOCIAL CONTEÚDOS EXIN 2016.2 4MA E 4NA DISCIPLINA CONTEÚDO DISCIPLINAS CUMULATIVAS -Etapas do processo de trabalho: Elementos constitutivos. - O significado do Serviço Social na divisão social e técnica do trabalho;

Leia mais

Pós-Graduação MARKETING ESTRATÉGICO Ênfase em Marketing Digital

Pós-Graduação MARKETING ESTRATÉGICO Ênfase em Marketing Digital Pós-Graduação MARKETING ESTRATÉGICO Ênfase em Marketing Digital 8ª turma em Santa Catarina Ingresso março de 2018 Informações: Educação Executiva ESPM-SUL incompany-rs@espm.br Fone: (51) 3218-1426 ESPM

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL ALVES FARIA CONSELHO SUPERIOR DA FACULDADE ALFA AUTORIZADA PELA PORTARIA MEC Nº. 443 DE 30/03/2000

CENTRO EDUCACIONAL ALVES FARIA CONSELHO SUPERIOR DA FACULDADE ALFA AUTORIZADA PELA PORTARIA MEC Nº. 443 DE 30/03/2000 CENTRO EDUCACIONAL ALVES FARIA CONSELHO SUPERIOR DA FACULDADE ALFA AUTORIZADA PELA PORTARIA MEC Nº. 443 DE 30/03/2000 RESOLUÇÃO nº. 01/2013, de 02 de janeiro de 2013 Estabelece os procedimentos para o

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CLÍNICA - BH Unidade Dias

Leia mais

EDITAL Nº. 006/2017 PROCESSO SELETIVO 2017/2 VAGAS REMANESCENTES TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA

EDITAL Nº. 006/2017 PROCESSO SELETIVO 2017/2 VAGAS REMANESCENTES TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA EDITAL Nº. 006/17 PROCESSO SELETIVO 17/2 VAGAS REMANESCENTES TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA O Reitor do UNIALFA Centro Universitário Alves Faria, no uso de suas atribuições regimentais e em

Leia mais

Especialização Multidisciplinar em Hemoterapia e Hematologia - NOVO

Especialização Multidisciplinar em Hemoterapia e Hematologia - NOVO Especialização Multidisciplinar em Hemoterapia e Hematologia - NOVO Apresentação Previsão de Início - Agosto Inscrições em Breve - Turma 01 - Campus Stiep A Pós-Graduação multidisciplinar em Hemoterapia

Leia mais

I DA DENOMINAÇÃO E INFORMAÇÕES DOS CURSOS II DAS INSCRIÇÕES

I DA DENOMINAÇÃO E INFORMAÇÕES DOS CURSOS II DAS INSCRIÇÕES EDITAL 029/2017 DE 03 DE JANEIRO DE 2018 PROCESSO DE INSCRIÇÃO PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU - 2018.1 Especialização em Fundamentos e Filosofia da Maçonaria A Faculdade Maria Milza FAMAM torna público o Edital

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO Lato Sensu EM EXTENSÃO RURAL

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO Lato Sensu EM EXTENSÃO RURAL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO Lato Sensu EM EXTENSÃO RURAL 1. Curso: Curso de Pós-Graduação em nível de ESPECIALIZAÇÃO em EXTENSÃO RURAL. 2. Justificativa O programa de Pós-graduação

Leia mais

Departamento Regional de São Paulo. Vicente de Azevedo. Regulamento do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Motores de Combustão Interna

Departamento Regional de São Paulo. Vicente de Azevedo. Regulamento do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Motores de Combustão Interna [Digite uma citação do documento ou o resumo de um ponto interessante. Você pode posicionar a caixa de texto em qualquer lugar do documento. Use a guia Ferramentas de Desenho para alterar a formatação

Leia mais

ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO A EDITAL Nº 19.2A

ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO A EDITAL Nº 19.2A ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO 2016.2A EDITAL Nº 19.2A SUMÁRIO 1. Da validade 3 2. Das inscrições 3 3. Das entrevistas, avaliação de currículo e de histórico escolar 3 4. Da classificação 3

Leia mais

EDITAL Nº. 024/2016 PROCESSO SELETIVO 2017/1 VAGAS REMANESCENTES TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA ALTERAÇÃO

EDITAL Nº. 024/2016 PROCESSO SELETIVO 2017/1 VAGAS REMANESCENTES TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA ALTERAÇÃO EDITAL Nº. 024/2016 PROCESSO SELETIVO 2017/1 VAGAS REMANESCENTES TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA ALTERAÇÃO O Diretor Superintendente da Faculdade Alves Faria ALFA, no uso de suas atribuições

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento 1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 4 5 Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula 9 Cronograma de Aulas Pág. 10 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA HOSPITALAR

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE SERVIÇOS HOSPITALARES Unidade

Leia mais

Especialização em Ecologia e Intervenções Ambientais

Especialização em Ecologia e Intervenções Ambientais Especialização em Ecologia e Intervenções Ambientais Apresentação CAMPUS IGUATEMI Previsão agosto Turma 10 --> Inscrições em Breve *Alunos matriculados após o início das aulas poderão cursar as disciplinas

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA. Pró-Reitoria de Assistência Estudantil-PRAES EDITAL Nº 01/2014

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA. Pró-Reitoria de Assistência Estudantil-PRAES EDITAL Nº 01/2014 UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA Pró-Reitoria de Assistência Estudantil-PRAES EDITAL Nº 01/2014 O Pró-Reitor de Assistência Estudantil da Universidade do Estado da Bahia, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM CUIDADOS PALIATIVOS

ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM CUIDADOS PALIATIVOS ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM CUIDADOS PALIATIVOS Especialização Lato Sensu em Cuidados Paliativos 1.1 Área do Conhecimento: Ciências da Saúde Grande área: Saúde Subárea: Cuidados Paliativos 1.2 Unidade

Leia mais

Gestão de Arquivos e Tecnologia da Informação

Gestão de Arquivos e Tecnologia da Informação PÓS-GRADUAÇÃO FASAM Gestão de Arquivos e Tecnologia da Informação 2018-19 1. APRESENTAÇÃO O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Arquivos e Tecnologia da Informação, tendo como área do conhecimento

Leia mais

decision.edu.br /faculdadedecision Onde o Futuro Começa Hoje.

decision.edu.br /faculdadedecision Onde o Futuro Começa Hoje. INFORMAÇÕES DO CURSO DE GRADUAÇÃO Áreas de atuação: O curso de Administração possibilita amplas áreas de atuação, formando profissionais para atuar em Marketing, Finanças, Planejamento Estratégico, Governança

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING EAD 2º Semestre de 2017

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING EAD 2º Semestre de 2017 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING EAD 2º Semestre de 2017 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para

Leia mais

EDITAL Nº. 010/2017 PROCESSO SELETIVO 2018/1 VAGAS REMANESCENTES TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA

EDITAL Nº. 010/2017 PROCESSO SELETIVO 2018/1 VAGAS REMANESCENTES TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA EDITAL Nº. 0/2017 PROCESSO SELETIVO 2018/1 VAGAS REMANESCENTES TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA O Reitor do UNIALFA Centro Universitário Alves Faria, no uso de suas atribuições regimentais e

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL SENAI DEPARTAMENTO REGIONAL DO RIO GRANDE DO SUL EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2018/1

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL SENAI DEPARTAMENTO REGIONAL DO RIO GRANDE DO SUL EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2018/1 SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL SENAI DEPARTAMENTO REGIONAL DO RIO GRANDE DO SUL EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2018/1 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENGENHARIA DE REDES DE COMPUTADORES

Leia mais

SUMÁRIO ESTE BOLETIM DE SERVIÇO É CONSTITUÍDO DE 005 (CINCO) PÁGINAS CONTENDO AS SEGUINTES MATÉRIAS: DESPACHOS E DECISÕES DO REITOR...

SUMÁRIO ESTE BOLETIM DE SERVIÇO É CONSTITUÍDO DE 005 (CINCO) PÁGINAS CONTENDO AS SEGUINTES MATÉRIAS: DESPACHOS E DECISÕES DO REITOR... ANO XXXVI N.º 132 18/08/2006 SUMÁRIO ESTE BOLETIM DE SERVIÇO É CONSTITUÍDO DE 005 (CINCO) PÁGINAS CONTENDO AS SEGUINTES MATÉRIAS: SEÇÃO II: PARTE 1: DESPACHOS E DECISÕES DO REITOR...002 PARTE 2: RESUMOS

Leia mais

EDITAL Nº 01 DE 2017

EDITAL Nº 01 DE 2017 EDITAL Nº 01 DE 2017 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E SOCIAL (GITS) O Centro das Humanidades (CHU) e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (PROPGPI) da Universidade

Leia mais

EDITAL. Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Mestrado em Administração da UNIP

EDITAL. Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Mestrado em Administração da UNIP EDITAL Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao da UNIP Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES, de acordo com o Ofício CTC/CAPES de número 073/2005

Leia mais

Especialização em Qualidade e Governança de TI

Especialização em Qualidade e Governança de TI Especialização em Qualidade e Governança de TI Apresentação CAMPUS STIEP Inscrições em Breve Turma 06 --> A demanda por implantação de melhores práticas de gestão na área de TI tem se ampliado de forma

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ENSINO DE ASTRONOMIA EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO A EDITAL Nº 20.1A

ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO A EDITAL Nº 20.1A ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2017.1A EDITAL Nº 20.1A SUMÁRIO 1. Da validade 3 2. Das inscrições 3 3. Das entrevistas, avaliação de currículo e de histórico escolar 3 4. Da classificação 3 5.

Leia mais