Prof. Mariana M Neves ÉTICA PROFISSIONAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prof. Mariana M Neves ÉTICA PROFISSIONAL"

Transcrição

1 Prof. Mariana M Neves ÉTICA PROFISSIONAL

2 O ESTATUTO DA ADVOCACIA HISTÓRICO - Decreto / Lei 4.215/1963 ESTATUTO DA ADVOCACIA LEI 8.906/ Regulamento Geral - Código de Ética e Disciplina

3 ATIVIDADES ADVOCATÍCIAS NOMINAÇÃO Art. 3 do Estatuto: O exercício da atividade de advocacia no território brasileiro e a denominação de advogado são privativos dos inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil.

4 ATIVIDADES ADVOCATÍCIAS Atividades privativas do advogado 1- Postulação perante órgãos do Poder Judiciário 2- Consultoria, assessoria e direção jurídica * qualquer um que venha a praticar estes atos, sem estar devidamente inscrito na OAB, estará cometendo exercício ilegal da profissão.

5 ATIVIDADES ADVOCATÍCIAS Inscrição cancelada na OAB Art. 4º do Estatuto: São nulos os atos privativos de advogado praticados por pessoa não inscrita na OAB, sem prejuízo das sanções civis, penais e administrativas.

6 ATIVIDADES ADVOCATÍCIAS 1 - Postulação perante os órgãos do Poder Judiciário Consiste em pedir a prestação jurisdicional do Estado-Juiz, por isso exige conhecimento técnico.

7 ATIVIDADES ADVOCATÍCIAS * QUANDO NÃO PRECISA DE ADVOGADO: - A postulação perante os Juizados Especiais Cíveis Até 20 SM Acima de 20 é obrigatória a presença de advogado. Limite do juizado especial: 40 SM

8 ATIVIDADES ADVOCATÍCIAS ATENÇÃO *Nos Juizados Especiais Criminais, o STF já decidiu (através da ADIN n. 3168, que teve como relator o Ministro Joaquim Barbosa) que a presença do advogado é obrigatória e indispensável.

9 ATIVIDADES ADVOCATÍCIAS - A postulação perante a Justiça do Trabalho - Impetração de Habeas Corpus Art. 5, LXVIII da CF/88 - A postulação perante o Juiz de Paz

10 ATIVIDADES ADVOCATÍCIAS - Processo Administrativo Disciplinar Com o advento da Súmula Vinculante n 5 do STF, antiga Súmula 343 do STJ, que previa a obrigatoriedade do advogado para o processo administrativo, perdeu sua eficácia.

11 ATIVIDADES ADVOCATÍCIAS É indispensável a atuação de Advogado: inventários, separação e divórcios extrajudiciais contratos constitutivos de pessoas jurídicas. É obrigatório visto dos advogados nos atos e contratos de pessoas jurídicas, sob pena de nulidade, salvo microempresas e empresas de pequeno porte.

12 ATIVIDADES ADVOCATÍCIAS 2 - Consultoria, assessoria e direção jurídica -Bacharel Consultoria extrajudicial Direção Jurídica

13 Atividade Privativa de Advogado Postular perante órgão do Poder Judiciário Consultoria, assessoria e direção jurídica Confecção de inventários, separação e divórcios extrajudiciais contratos constitutivos de pessoas jurídicas Atividades que Dispensam Advogado Postular perante Juizado Especial Cível Postular perante Justiça do Trabalho Postular perante Juiz de Paz Impetração de Habeas Corpus

14 ATIVIDADES ADVOCATÍCIAS Art. 4º - Regulamento Geral: O indivíduo não advogado que praticar atos privativos de advogado constitui exercício ilegal da profissão

15 Outras pessoas sujeitas ao regramento estatutário Art. 3º, 1º - Estatuto. Advocacia Geral da União -Procuradoria da Fazenda Nacional - Defensoria Pública - Procuradorias e Consultorias Jurídicas dos Estados, do DF, dos Municípios e das respectivas entidades de administração indireta e fundacional

16 Estagiário Art. 3, 2º do Estatuto Todos os atos lícitos ao estagiário deverão estar acompanhados do advogado responsável, sob pena de gerar nulidade (Art. 36, III, do Estatuto).

17 O que o estagiário pode fazer sozinho (i) retirar e devolver autos em cartório, assinando a respectiva carga; (ii) obter junto aos escrivães e chefes de secretarias certidões de peças ou autos de processos em curso ou findos;

18 O que o estagiário pode fazer sozinho (iii) assinar petições de juntada de documentos a processos judiciais ou administrativos. (iv) segundo decisão do Conselho Federal, o estagiário também pode, isoladamente, realizar pedido de informação sobre o andamento de processos judiciais, mas sem retirada e sem vista dos autos.

19 Natureza da atividade advocatícia ATIVIDADE DE CARÁTER PÚBLICO Art. 2º O advogado é indispensável à administração da justiça. 1º No seu ministério privado, o advogado presta serviço público e exerce função social.

20 Natureza da atividade advocatícia 2º No processo judicial, o advogado contribui, na postulação de decisão favorável ao seu constituinte, ao convencimento do julgador, e seus atos constituem múnus público.

21 Natureza da atividade advocatícia O advogado possui um verdadeiro múnus público, leia-se: um encargo a que não se pode fugir, exatamente por conta das circunstâncias e do interesse social envolvidos em sua atividade.

22 Características da Profissão a) Indispensabilidade O acesso igualitário - amplo e irrestrito - à Justiça e a assistência jurídica adequada são direitos invioláveis de cidadão, conforme prevê o art. 5º, incisos XXXV e LXXIV da CF/88.

23 Características da Profissão b) Independência Art. 22 Estatuto c) Inviolabilidade A inviolabilidade de seu escritório ou local de trabalho, bem como de seus instrumentos de trabalho, de sua correspondência escrita, eletrônica, telefônica e telemática, desde que relativas ao exercício da advocacia.

24 Características da Profissão d) Função social e essencialidade à Justiça Objetiva-se a realização da Justiça

25 Divulgação das atividades Art. 1º, parágrafo 3º - Estatuto é interesse da advocacia que sua atividade não seja confundida ou coligada com outra de qualquer natureza (seja cível, comercial, não lucrativa, pública ou privada). Por isso, o Estatuto proíbe a divulgação conjunta com outra atividade.

26 Mandato Judicial O advogado só pode atuar em juízo se tiver um mandato. Ad judicia: advogado pode praticar todos os atos judiciais em todas as instancias, menos os atos que exijam poderes específicos (Art. 5º 3º - Estatuto)

27 Mandato Judicial O advogado não deve aceitar procuração de quem já tenha patrono constituído, sem prévio conhecimento deste, salvo por motivo justo ou por adoção de medidas judiciais urgentes e inadiáveis. (Art. 11 do Estatuto)

28 Mandato Judicial Art. 5º O advogado postula, em juízo ou fora dele, fazendo prova do mandato. 1º O advogado, afirmando urgência, pode atuar sem procuração, obrigando-se a apresentá-la no prazo de quinze dias, prorrogável por igual período.

29 Mandato Judicial Súmula 115 do STJ: Na instância especial é inexistente recurso interposto por advogado sem procuração nos autos.

30 Mandato Judicial Nas hipóteses de sociedade de advogados, o mandado judicial deve ser outorgado individualmente aos que dela façam parte, nos termos do art. 15, 3, do Estatuto.

31 Renúncia É um ato do advogado. É exonerar-se da função outorgada - é obrigatório comunicar ao cliente - não precisa explicar o porque - 10 dias após a notificação ao cliente (Art. 5º 3º) salvo se for substituído antes do prazo legal Se o cliente contratar outro advogado é facultativo ficar olhando o processo Se o cliente não contratar alguém, é dele a responsabilidade.

32 Revogação É ato do cliente Cancelar o mandato não desobriga o pagamento de honorários advocatícios. - honorários permanecem de modo parcial (proporcional aos atos realizados no decorrer do processo) - o prazo de 10 dias não será observado - o advogado só fica responsável pelos atos que praticou durante seu mandato *Não tem que ter justificação.

33 Revogação Atenção aos Prazos!!!! para apresentar procuração: 15 dias - para cuidar do processo quando há renúncia do advogado: 10 dias

34 Quanto tempo dura o mandato do advogado? - Vale lembrar que não há previsão legal de que o mandato judicial seja extinto pelo decurso de tempo. - Havendo a confiança recíproca entre o outorgante e seu patrono no interesse da causa, os poderes outorgados permanecem hígidos.

35 Conflito de interesses entre clientes Havendo conflito de interesses entre seus constituintes, o advogado, com a devida prudência e discernimento, optará por um dos mandatos, devendo renunciar aos demais (e sempre resguardando o sigilo profissional; os advogados não podem representar em juízo clientes com interesses opostos).

36 Substabelecimento COM reservas: (com a participação do novo advogado que foi constituído) Art. 24, parágrafo 2º Estatuto - o advogado constituído vai permanecer não precisa comunicar o cliente honorários do substabelecido

37 Substabelecimento SEM reservas: Art. 24, parágrafo 1º Estatuto - Advogado contratado não vai mais estar no processo - O cliente tem que ser comunicado obrigatoriamente

38 Advogado e preposto É vedado advogado e preposto na mesma ação, o advogado poderá nomear preposto se possuir procuração com poderes especiais e poderá ser preposto se não estiver constituído como advogado nos autos.

39 Lide temerária Demanda proposta exclusivamente com o objetivo de prejudicar interesse de terceiro. Trata-se de prática ilícita. Advogado e cliente responderão solidariamente pelos prejuízos a que derem causa, desde que comprovada a coligação de interesses e os prejuízos em ação própria.

40 Princípios - Princípio da pessoalidade Contato pessoal com o cliente. Ex.: site de consultoria jurídica X - Princípio da confiabilidade

41 Princípios - Princípio do sigilo profissional É um princípio de ordem pública Não é absoluto, podendo ser quebrado em alguns casos Deve permanecer antes, durante e depois da relação cliente/advogado

42 Princípios - Princípio da não mercantilização A advocacia não pode apresentar nenhuma característica típica de empresas mercantis. Ex.: constituir uma sociedade de advogados sob a forma Ltda., estabelecer um nome fantasia para a sua sociedade de advogados, fazer anúncio da sociedade de advogados em outdoors, colocar na publicidade do escritório a lista dos clientes mais importantes.

43 Princípios - Princípio da exclusividade A advocacia não pode ser exercida nem anunciada em conjunto com outra atividade. Cabe em relação ao infrator devido processo disciplinar. - Princípio da publicidade Moderação e discrição. Deve ter caráter informativo.

44 Direitos dos Advogados Art. 6º Não há hierarquia nem subordinação entre advogados, magistrados e membros do Ministério Público, devendo todos tratar-se com consideração e respeito recíprocos. ( Princípio do Ninguém é Melhor que Ninguém )

45 Deveres dos advogados -Atuar com destemor, independência, honestidade, decoro, veracidade, lealdade, dignidade e boa-fé; -Contribuir para o aprimoramento das instituições, do Direito e das leis; -Estimular a conciliação entre os litigantes, prevenindo, sempre que possível, a instauração de litígios;

46 Deveres dos advogados -Aconselhar o cliente a não ingressar em aventura judicial -Pugnar pela solução dos problemas da cidadania e pela efetivação dos seus direitos individuais, coletivos e difusos, no âmbito da comunidade.

47 Direitos dos Advogados Art. 7º - Estatuto i) Exercer, com liberdade, a profissão em todo território nacional para advogar em mais de cinco causas fora do território de sua Seccional, deverá requerer a inscrição complementar (consoante já observado).

48 Direitos dos Advogados ii) A inviolabilidade de seu escritório ou local de trabalho, bem como de seus instrumentos de trabalho, de sua correspondência escrita, eletrônica, telefônica e telemática, desde que relativas ao exercício da advocacia.

49 Direitos dos Advogados iii) Comunicar-se com seus clientes, pessoal e reservadamente, quando estes se acharem presos, detidos ou recolhidos em estabelecimentos civis ou militares. a) Sequer precisa de procuração. b) A violação desta garantia por parte da autoridade pode importar na configuração do crime de abuso (art. 3º da Lei 4.898/65).

50 Direitos dos Advogados c) É ilegal vedar a presença do advogado no contato com seu cliente, ainda que considerado incomunicável. d) O advogado pode fazer contato com o seu cliente independentemente da presença (ou não) do delegado no Distrito Policial.

51 Direitos dos Advogados iv) Ter a presença de representante da OAB, quando preso em flagrante, por motivo ligado ao exercício da advocacia, para lavratura do respectivo auto de prisão, sob pena de nulidade e, nos demais casos, a comunicação expressa à seccional da OAB.

52 Direitos dos Advogados O art.7º, 3º do Estatuto aduz que o advogado somente poderá ser preso em flagrante, no exercício da profissão, em caso de crime inafiançável. *Nos casos de prisão em flagrante desvinculada do exercício da atividade profissional, não há obrigatoriedade do acompanhamento do representante da OAB e pouco importa se o crime é afiançável ou não.

53 Direitos dos Advogados v) Não ser recolhido preso, antes de sentença transitada em julgado, senão em sala de Estado Maior, com instalações e comodidades condignas, e, na sua falta, em prisão domiciliar.

54 Direitos dos Advogados vi) Ingressar livremente nos seguintes recintos: a) nas salas de sessões dos tribunais, mesmo além dos cancelos que separam a parte reservada aos magistrados; b) nas salas e dependências das audiências, secretarias, cartórios, ofícios de justiça, serviços notariais e de registro, e, no caso de delegacias e prisões, mesmo fora de hora de expediente e independentemente da presença de seus titulares;

55 Direitos dos Advogados c) em qualquer edifício ou recinto que funcione repartição judicial ou outro serviço público onde o advogado deva praticar ato ou colher prova informação útil ao exercício da atividade profissional, dentro do expediente ou fora dele, e ser atendido, desde que se ache presente qualquer servidor ou empregado;

56 Direitos dos Advogados d) em qualquer assembleia ou reunião de que participe ou possa participar seu cliente, ou perante a qual este deva comparecer, desde que munido de poderes especiais. *Tenha bom senso

57 Direitos dos Advogados vii) Permanecer sentado ou em pé e retirarse de quaisquer locais indicados no inciso VI do art. 7º do EOAB, independentemente de licença.

58 Direitos dos Advogados viii) Dirigir-se diretamente aos magistrados nas salas e gabinetes de trabalho, independentemente de horário previamente marcado ou outra condição, observando-se a ordem de chegada. Tal impedimento, caso ocorra, poderá levar o juiz a responder processo disciplinar perante a Corregedoria de Justiça ou mesmo perante o CNJ.

59 Direitos dos Advogados ix) Vetado x) Usar da palavra, pela ordem, em qualquer juízo ou tribunal, mediante intervenção sumária, para esclarecer equívoco ou dúvida surgida em relação a fatos, documentos ou afirmações que influam no julgamento, bem como para replicar acusação ou censura que lhe forem feitas.

60 Direitos dos Advogados xi) Reclamar, verbalmente ou por escrito, perante qualquer juízo, tribunal ou autoridade, contra a inobservância de preceito de lei, regulamento ou regimento. xii) Falar, sentado ou em pé, em juízo, tribunal ou órgão de deliberação coletiva da Administração Pública ou do Poder Legislativo.

61 Direitos dos Advogados xiii) Examinar, em qualquer órgão dos Poderes Judiciário e Legislativo, ou da Administração Pública em geral, autos de processos findos ou em andamento, mesmo sem procuração, quando não estejam sujeitos a sigilo, assegurada a obtenção de cópias, podendo tomar apontamentos.

62 Direitos dos Advogados Atenção! Quando um processo chega ao seu fim, a retirada dos autos pode ser feita por advogado, no prazo de dez dias, mesmo que não tenha procuração, exceto nas seguintes situações: o processo tramita sob regime de sigilo; o processo contiver documentos de difícil reparação; por despacho da autoridade competente devidamente motivada, que a justifique a retenção dos autos

63 Direitos dos Advogados xiv) examinar, em qualquer instituição responsável por conduzir investigação, mesmo sem procuração, autos de flagrante e de investigações de qualquer natureza, findos ou em andamento, ainda que conclusos à autoridade, podendo copiar peças e tomar apontamentos, em meio físico ou digital;

64 Direitos dos Advogados xv) ter vista dos processos judiciais ou administrativos de qualquer natureza, em cartório ou na repartição competente, ou retirá-los pelos prazos legais;

65 Direitos dos Advogados xvi) retirar autos de processos findos, mesmo sem procuração, pelo prazo de dez dias; Não se aplica nos seguintes casos: a) aos processos sob regime de segredo de justiça;

66 Direitos dos Advogados Não se aplica nos seguintes casos: b) quando existirem nos autos documentos originais de difícil restauração ou ocorrer circunstância relevante que justifique a permanência dos autos no cartório, secretaria ou repartição, reconhecida pela autoridade em despacho motivado, proferido de ofício, mediante representação ou a requerimento da parte interessada;

67 Direitos dos Advogados Não se aplica nos seguintes casos: c) até o encerramento do processo, ao advogado que houver deixado de devolver os respectivos autos no prazo legal, e só o fizer depois de intimado.

68 Direitos dos Advogados xvii)ser publicamente desagravado, quando ofendido no exercício da profissão ou em razão dela; - Não cabe o desagravo se a ofensa for de caráter pessoal ou estiver relacionada com outras atividades que o advogado exerça.

69 Direitos dos Advogados - Entende-se que o desagravo público é um instrumento de defesa dos direitos e prerrogativas de toda a classe, razão pela qual sequer depende da concordância do ofendido (o qual, inclusive, não pode dispensá-lo), devendo ser promovido a critério do Conselho nos termos do art. 18, 7º do Regulamento Geral.

70 Direitos dos Advogados xviii) usar os símbolos privativos da profissão de advogado; xix) recusar-se a depor como testemunha em processo no qual funcionou ou deva funcionar, ou sobre fato relacionado com pessoa de quem seja ou foi advogado, mesmo quando autorizado ou solicitado pelo constituinte, bem como sobre fato que constitua sigilo profissional;

71 Direitos dos Advogados xx) retirar-se do recinto onde se encontre aguardando pregão para ato judicial, após trinta minutos do horário designado e ao qual ainda não tenha comparecido a autoridade que deva presidir a ele, mediante comunicação protocolizada em juízo. *Não se aplica este último dispositivo quando o juiz estiver presente e o retardamento se der em virtude de atrasos ou prolongamentos de audiências. Ou seja, atrasos repetitivos de pauta não dão o direito de retirada do advogado.

72 Direitos dos Advogados xxi) assistir a seus clientes investigados durante a apuração de infrações, sob pena de nulidade absoluta do respectivo interrogatório ou depoimento e, subsequentemente, de todos os elementos investigatórios e probatórios dele decorrentes ou derivados, direta ou indiretamente, podendo, inclusive, no curso da respectiva apuração: a) apresentar razões e quesitos;

73 Direitos dos Advogados É vedado ao advogado: Art. 34 estatuto - Receber ou solicitar qualquer importância para aplicação ilícita ou desonesta (xviii) - Agenciar causas mediante participação nos honorários - Recusar a prestação de assistência jurídica a Defensoria Pública, sem justificativa (xii)

74 Direitos dos Advogados É vedado ao advogado: -Imputar a terceiro fato definido como crime sem autorização (xv) -Fazer acordo com a parte adversa sem autorização do cliente (viii) -Deturpar o teor da lei, citação doutrinaria ou jurisprudencial (xiv) -Reter abusivamente ou extraviar autos (xxii)

75 Direitos dos Advogados É vedado ao advogado: - Divulgar com outra atividade (ex.: padaria), somente pode ser divulgado boletins informativos para colegas, clientes ou pessoas que os solicitem (art. 29, 3º - Código de Ética)

76 Inviolabilidade do advogado Não é conferir privilégios ao advogado, mas sim garantir o livre exercício de sua atividade, nos termos legais e éticos. Não excluem a possibilidade de condenação ética disciplinar.

77 Inviolabilidade do advogado a) Imunidade profissional, por manifestação e palavra -O advogado tem imunidade profissional, não constituindo injúria, difamação ou desacato puníveis qualquer manifestação de sua parte, no exercício de sua atividade, em juízo ou fora dele, sem prejuízo das sanções disciplinares perante a OAB, pelos excessos que cometer. (Vide ADIN ) NÃO ABRANGE A CALÚNIA -A imunidade do advogado não é absoluta, pois está adstrita aos limites da legalidade e da razoabilidade.

78 Inviolabilidade do advogado b) Proteção ao sigilo profissional O sigilo é um dever! A violação de sigilo profissional pode figurar como crime previsto no art. 154 do Código Penal. Figura também como infração disciplinar, nos termos do art. 26 do Código de Ética e Disciplina e art. 36, inciso I do Estatuto.

79 Inviolabilidade do advogado Quebra do sigilo profissional : -Quando há grave ameaça à vida, -Em defesa de sua dignidade, honra, quando for acusado pelo próprio cliente (nos limites de sua defesa)ou -Para impedir perigo atual ou iminente contra si ou contra outrem. Ex.: quando o advogado se vê atacado pelo próprio cliente perante o Tribunal de Ética da OAB.

80 Inviolabilidade do advogado c) Proteção dos meios de trabalho, incluindo o local, instalações, documentos e dados instrumentos de trabalho (ex: computadores), de sua correspondência escrita (ex: cartas), eletrônica (ex: s), telefônica e telemática, desde que relativas ao exercício da advocacia.

81 Inviolabilidade do advogado O Estatuto somente admite a quebra desta inviolabilidade em uma hipótese: quando houver indícios de autoria e materialidade da prática de crime por parte do próprio advogado (art. 7º, 6º do EOAB). Nos casos excepcionais de busca e apreensão no Escritório do advogado, a diligência deverá ser acompanhada de representante da OAB.

82 Inviolabilidade do advogado É vedada, em qualquer hipótese, a utilização dos documentos, das mídias e dos objetos pertencentes a clientes do advogado averiguado, bem como dos demais instrumentos de trabalho que contenham informações sobre clientes. A não ser que o cliente seja cúmplice do advogado (art. 7º, 7º do Estatuto).

83

DICA 01 Inviolabilidade do escritório ou local de trabalho, instrumento de trabalho, correspondência escrita, eletrônica, telefônica e telemática, des

DICA 01 Inviolabilidade do escritório ou local de trabalho, instrumento de trabalho, correspondência escrita, eletrônica, telefônica e telemática, des XXI EXAME DE ORDEM DICA 01 Inviolabilidade do escritório ou local de trabalho, instrumento de trabalho, correspondência escrita, eletrônica, telefônica e telemática, desde que relativas ao exercício da

Leia mais

AULA 01. Deontologia Jurídica

AULA 01. Deontologia Jurídica Deontologia Jurídica Professor Roberto Morgado rnmorgado@hotmail.com www.morgadodeontologia.blogspot.com Aula 1 AULA 01 Deontologia e o Exame da OAB Estrutura da OAB Atividades Privativas dos Advogados

Leia mais

Ética Geral e Profissional

Ética Geral e Profissional Ética Geral e Profissional Prof. Eurípedes Brito Cunha Júnior britojunior@gmail.com Dos deveres do Advogado Capítulo I do Título I do Código de Ética e Disciplina da OAB (CEDOAB) Dos direitos do Advogado

Leia mais

Organização. Danilo Gonçalves Gaspar Fabiano de Aragão Veiga PROFISSÕES REGULAMENTADAS. COLETÂNEA de Normas

Organização. Danilo Gonçalves Gaspar Fabiano de Aragão Veiga PROFISSÕES REGULAMENTADAS. COLETÂNEA de Normas Organização Danilo Gonçalves Gaspar Fabiano de Aragão Veiga PROFISSÕES REGULAMENTADAS COLETÂNEA de Normas 2017 ADVOGADO LEI N. 8.906, DE 4 DE JULHO DE 1994 Dispõe sobre o Estatuto da Advocacia e a Ordem

Leia mais

Da Advocacia Pública arts , e Seção III Da Advocacia e da Defensoria Pública arts

Da Advocacia Pública arts , e Seção III Da Advocacia e da Defensoria Pública arts ADVOCACIA CF/1988 - Título IV - Da Organização dos Poderes; Capítulo IV - Das Funções Essenciais à Justiça; Seção II Da Advocacia Pública arts. 131-132, e Seção III Da Advocacia e da Defensoria Pública

Leia mais

ESTATUTO DA ADVOCACIA E DA OAB EXAME DE ORDEM

ESTATUTO DA ADVOCACIA E DA OAB EXAME DE ORDEM ESTATUTO DA ADVOCACIA E DA OAB EXAME DE ORDEM Questão 07 (XVI Exame Unificado) O advogado Antônio participava do julgamento de recurso de apelação por ele interposto. Ao proferir seu voto, o Relator acusou

Leia mais

XXII EXAME DE ORDEM ÉTICA PROFISSIONAL PROF.ANDRÉ BARBIERI.

XXII EXAME DE ORDEM ÉTICA PROFISSIONAL PROF.ANDRÉ BARBIERI. XXII EXAME DE ORDEM ÉTICA PROFISSIONAL PROF.ANDRÉ BARBIERI Periscope: @profandrebarbi Atividades Privativas da Advocacia ART. 1º SÃO ATIVIDADES PRIVATIVAS DE ADVOCACIA I - a postulação a qualquer órgão

Leia mais

FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA: DEFENSORIA PÚBLICA E

FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA: DEFENSORIA PÚBLICA E FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA: MINISTÉRIO PÚBLICO, DEFENSORIA PÚBLICA E ADVOCACIA Profª Me. Érica Rios erica.carvalho@ucsal.br MINISTÉRIO PÚBLICO Definição: instituição permanente e essencial à função jurisdicional

Leia mais

RESUMO IMUNIDADE DIREITOS DO ADVOGADO

RESUMO IMUNIDADE DIREITOS DO ADVOGADO RESUMO IMUNIDADE DIREITOS DO ADVOGADO IMUNIDADE O advogado tem imunidade profissional, não constituindo injúria, difamação ou desacato puníveis qualquer manifestação de sua parte, no exercício de sua atividade,

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Ética profissional, advocacia e atividades privativas. Capítulo 2 Da inscrição na OAB Capítulo 3 Do estagiário...

Sumário. Capítulo 1 Ética profissional, advocacia e atividades privativas. Capítulo 2 Da inscrição na OAB Capítulo 3 Do estagiário... Sumário Capítulo 1 Ética profissional, advocacia e atividades privativas de advocacia... 1 1.1. Conceito de Ética... 1 1.2. Principais Diplomas Normativos que regem a Ética Profissional... 1 1.3. Das Atividades

Leia mais

Documentos e Feitos Sob Sigilo ou em Segredo de Justiça

Documentos e Feitos Sob Sigilo ou em Segredo de Justiça Documentos e Feitos Sob Sigilo ou em Segredo de Justiça Os documentos, as medidas cautelares e os procedimentos criminais sigilosos exigirão cuidado diferenciado art. 87 Considera-se sob sigilo qualquer

Leia mais

Cód. barras: STJ (2012) SUMÁRIO. Currículo do Autor... 7 Abreviaturas... 9 Apresentação... 17

Cód. barras: STJ (2012) SUMÁRIO. Currículo do Autor... 7 Abreviaturas... 9 Apresentação... 17 Cód. barras: STJ00094833 (2012) SUMÁRIO Currículo do Autor... 7 Abreviaturas... 9 Apresentação........................................................................ 17 1. Advocacia e Direito de Defesa

Leia mais

Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil

Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil Faculdade Pitágoras Unidade Divinópolis Disciplina: Ética Profissional dos Operadores Jurídicos Prof.: Vitor Dorneli Rodrigues Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil Lei nº 8.906/1994,

Leia mais

DA ADVOCACIA 1ª Parte

DA ADVOCACIA 1ª Parte Página1 1. O ADVOGADO Não é tarefa simples dissertar sobre o advogado. A profissão desperta paixões e ódios. Ao mesmo. Ao mesmo tempo em que se enaltece, de forma romântica e poética, aquele que tem por

Leia mais

f É direito do advogado a inviolabilidade do escritório DEONTOLOGIA FABIANA CAMPOS NEGRO Ética do Advogado

f É direito do advogado a inviolabilidade do escritório DEONTOLOGIA FABIANA CAMPOS NEGRO Ética do Advogado DEONTOLOGIA FABIANA CAMPOS NEGRO Ética do Advogado pelos atos que praticar com dolo ou culpa (art. 32 da Lei 8.906/94 EAOAB). #prontofalei Sigilo: manter se chamado a depor, sobre fatos que tenha tomado

Leia mais

Funções Essenciais à Justiça Arts. 127 a 135, CF/88

Funções Essenciais à Justiça Arts. 127 a 135, CF/88 Direito Constitucional Funções Essenciais à Justiça Arts. 127 a 135, CF/88 Art. 127: O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da

Leia mais

Estatuto da OAB e Código de Ética 50 Dicas certeiras para o Exame da OAB

Estatuto da OAB e Código de Ética 50 Dicas certeiras para o Exame da OAB Estatuto da OAB e Código de Ética 50 Dicas certeiras para o Exame da OAB Salve, salve! Tudo bem? É com imensa alegria que lhe apresento este e- book com 50 dicas matadoras para a 1ª Fase da OAB! Desejo-lhe

Leia mais

Direitos do Advogado. Não existe hierarquia entre membros: OAB Ministério Público Magistratura

Direitos do Advogado. Não existe hierarquia entre membros: OAB Ministério Público Magistratura Direitos do Advogado Não existe hierarquia entre membros: OAB Ministério Público Magistratura Direitos a) inviolabilidade do escritório Direitos a) inviolabilidade do escritório b) Comunicar-se com cliente

Leia mais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) 99112-3636 - netobv@hotmail.com Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais 1 PREVISÃO LEGAL LEI Nº 5.869, DE 11 DE JANEIRO DE 1973. CPC

Leia mais

PROVIMENTO Nº. 44/2007 CGJ.

PROVIMENTO Nº. 44/2007 CGJ. PROVIMENTO Nº. 44/2007 CGJ. Dispõe sobre os critérios para a extração de fotocópias nas Unidades Judiciárias de 1.ª Instância do Estado de Mato grosso e dá outras providências. O CORREGEDOR-GERAL DA JUSTIÇA,

Leia mais

Ética e Disciplina dos Advogados

Ética e Disciplina dos Advogados Biela Jr Minimanual do Novo Código de Ética e Disciplina dos Advogados 2ª edição 2017 Biela Jr -Minimanual novo CED da OAB.indd 3 04/11/2016 15:27:34 2 Dos princípios fundamentais 2.1. Da indispensabilidade

Leia mais

Paulo Machado. Teoria e Questões comentadas. De acordo com as Leis /16, /16 e /16.

Paulo Machado. Teoria e Questões comentadas. De acordo com as Leis /16, /16 e /16. Paulo Machado Teoria e Questões comentadas. De acordo com as Leis 13.245/16, 13.247/16 e 13.363/16. De acordo com o Novo Código de Ética e Disciplina e suas posteriores alterações. De acordo com o Novo

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 4.840, DE 2016 (Do Sr. Alberto Fraga)

PROJETO DE LEI N.º 4.840, DE 2016 (Do Sr. Alberto Fraga) *C0059067A* C0059067A CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 4.840, DE 2016 (Do Sr. Alberto Fraga) Estabelece normas de atuação dos advogados das instituições de ensino superior que mantenham atendimento

Leia mais

Plano de Aula: Da atividade privativa da advocacia ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL - CCJ0097

Plano de Aula: Da atividade privativa da advocacia ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL - CCJ0097 Plano de Aula: Da atividade privativa da advocacia ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL - CCJ0097 Título Da atividade privativa da advocacia Número de Aulas por Semana Número de Semana de Aula 2 Tema A inscrição,

Leia mais

OAB e sua estrutura. Prof. Savio Chalita

OAB e sua estrutura. Prof. Savio Chalita OAB e sua estrutura Prof. Savio Chalita 1. Natureza jurídica da OAB -Conceito clássico (ultrapassado): Autarquia Federal Especial -Conceito recente: ADI 3026/2006 STF: serviço público independente (art.

Leia mais

DA ATIVIDADE DE ADVOCACIA Da atividade de advocacia em Geral. Visto do Advogado (Artigo 2) Patrono e preposto (Artigo 3)

DA ATIVIDADE DE ADVOCACIA Da atividade de advocacia em Geral. Visto do Advogado (Artigo 2) Patrono e preposto (Artigo 3) DA ATIVIDADE DE ADVOCACIA Da atividade de advocacia em Geral Visto do Advogado (Artigo 2) Atos constitutivos de pessoas jurídicas Indispensável registro no órgão competente Vedado advogado que prestem

Leia mais

PERSECUÇÃO PENAL INVESTIGAÇÃO CRIMINAL ACUSAÇÃO CRIMINAL

PERSECUÇÃO PENAL INVESTIGAÇÃO CRIMINAL ACUSAÇÃO CRIMINAL PERSECUÇÃO PENAL INVESTIGAÇÃO CRIMINAL ACUSAÇÃO CRIMINAL INVESTIGAÇÃO CRIMINAL Polícia judiciária Procedimento inquisitivo Ausência de partes Contraposição de interesses Dupla função FUNÇÕES DA INVESTIGAÇÃO

Leia mais

PRERROGATIVAS DA ADVOCACIA

PRERROGATIVAS DA ADVOCACIA PRERROGATIVAS DA ADVOCACIA Prerrogativas são direitos e garantias de titularidade dos advogados e estagiários regularmente inscritos na OAB para que estes possam fazer valer a efetivação da cidadania.

Leia mais

ESTATUTO DA OASTP. Artigo 54.º Do Advogado como Servidor da Justiça e do Direito, sua independência e Isenção

ESTATUTO DA OASTP. Artigo 54.º Do Advogado como Servidor da Justiça e do Direito, sua independência e Isenção Artigo 54.º Do Advogado como Servidor da Justiça e do Direito, sua independência e Isenção 1. O advogado deve, no exercício da profissão e fora dele, considerar-se um servidor da justiça e do direito e,

Leia mais

ÉTICA. Prerrogativas dos advogados. Armindo de Castro Júnior

ÉTICA. Prerrogativas dos advogados. Armindo de Castro Júnior ÉTICA Prerrogativas dos advogados Armindo de Castro Júnior E-mail: armindocastro@uol.com.br Homepage: www.armindo.com.br Facebook: Armindo Castro Celular - WhatsApp: (82) 99143-7312 Prerrogativas e não

Leia mais

Excelentíssimo Senhor Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil

Excelentíssimo Senhor Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil Excelentíssimo Senhor Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil JETHRO FERREIRA DA SILVA JÚNIOR, brasileiro, casado, advogado inscrito na OAB/AL sob o nº 004.706-D, e na OAB/PE sob

Leia mais

Regularmente inscrito na OAB

Regularmente inscrito na OAB Da Atividade de Advocacia Da Atividade de Advocacia em Geral Visto do Advogado (Art. 2) Atos constitutivos de pessoas jurídicas Indispensável registro no órgão competente Vedado advogado que prestem serviços

Leia mais

INQUÉRITO POLICIAL E SISTEMAS DE INVESTIGAÇÃO PRELIMINAR

INQUÉRITO POLICIAL E SISTEMAS DE INVESTIGAÇÃO PRELIMINAR INQUÉRITO POLICIAL E SISTEMAS DE INVESTIGAÇÃO PRELIMINAR Noções preliminares Polícia: Art. 144 - A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale Competência SÚMULAS SOBRE COMPETÊNCIA Súmula Vinculante 45 A competência constitucional do Tribunal do Júri prevalece sobre o foro por prerrogativa de função estabelecido

Leia mais

Prof. Daniela Menezes

Prof. Daniela Menezes Prof. Daniela Menezes REVISÃO FINAL ESTATUTO DA ADVOCACIA E DA OAB ATIVIDADE DE ADVOCACIA (ART. 1 5) Atividades Privativas de Advocacia Impetração de Habeas Corpus Atos e contratos de pessoas jurídicas

Leia mais

Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil

Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil Lei nº 8.906, de 4-7-1994 Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB Código de Ética e Disciplina Atos Privativos dos Advogados Estágio

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos e deveres individuais e coletivos PARTE 02

DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos e deveres individuais e coletivos PARTE 02 DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos e deveres individuais e coletivos PARTE 02 2 Olá pessoal, hoje daremos prosseguimento Dos direitos e garantias fundamentais (direitos e deveres individuais e coletivos).

Leia mais

Atos de Ofício Processo Penal. Professor Luiz Lima CONCURSO TJMG - BANCA CONSULPLAN

Atos de Ofício Processo Penal. Professor Luiz Lima CONCURSO TJMG - BANCA CONSULPLAN Atos de Ofício Processo Penal Professor Luiz Lima CONCURSO TJMG - BANCA CONSULPLAN Cargo Especialidade Escolaridade Vencimentos Oficial de apoio judicial Oficial Judiciário (Classe D) --- Conclusão de

Leia mais

Art. 44. O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se. eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Território e no

Art. 44. O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se. eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Território e no Art. 44. O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Parágrafo único. Cada legislatura terá a duração de quatro anos. Art. 45. A Câmara

Leia mais

FORENSE PROCESSO CIVIL JOSEVAL MARTINS VIANA TEORIA E PRÁTICA

FORENSE PROCESSO CIVIL JOSEVAL MARTINS VIANA TEORIA E PRÁTICA JOSEVAL MARTINS VIANA FORENSE P R Á T I C A em PROCESSO TEORIA E PRÁTICA CIVIL Procuração ad judicia Substabelecimento Exceções de impedimento e suspeição do juiz Intervenção de terceiros Petição inicial

Leia mais

1) Há hierarquia ou subordinação entre advogados, magistrados e membros do Ministério Público?

1) Há hierarquia ou subordinação entre advogados, magistrados e membros do Ministério Público? 1) Há hierarquia ou subordinação entre advogados, magistrados e membros do Ministério Público? Não (art. 6º, caput, do EAOAB). O dever de urbanidade é parte integrante e fundamental na relação daqueles

Leia mais

Advocacia CAPÍTULO I 1.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS Regulamentação legal da advocacia

Advocacia CAPÍTULO I 1.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS Regulamentação legal da advocacia CAPÍTULO I Advocacia 1.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS 1.1.1 Regulamentação legal da advocacia A advocacia, tanto pública como privada, encontra-se regulada pela Lei Federal nº 8.906/94 (Estatuto da Advocacia),

Leia mais

INTERVENÇÕES EM PROCESSOS JUDICIAIS E OUTROS PROCEDIMENTOS para efeitos de cumprimento do disposto nos números 1, 2 e 5 do artigo 22º

INTERVENÇÕES EM PROCESSOS JUDICIAIS E OUTROS PROCEDIMENTOS para efeitos de cumprimento do disposto nos números 1, 2 e 5 do artigo 22º INTERVENÇÕES EM PROCESSOS JUDICIAIS E OUTROS PROCEDIMENTOS para efeitos de cumprimento do disposto nos números 1, 2 e 5 do artigo 22º do REGULAMENTO NACIONAL DE ESTÁGIO (Regulamento nº 913 A/2015) A segunda

Leia mais

Ato Normativo INPI nº 142, de 25 de agosto de Promulga o Código de Conduta Profissional do Agente da Propriedade Industrial.

Ato Normativo INPI nº 142, de 25 de agosto de Promulga o Código de Conduta Profissional do Agente da Propriedade Industrial. Ato Normativo INPI nº 142, de 25 de agosto de 1998 Promulga o Código de Conduta Profissional do Agente da Propriedade Industrial. O Presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI, no

Leia mais

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade Ministério Público Instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado. Incumbência: Defesa da ordem jurídica Defesa do Regime Democrático Defesa dos

Leia mais

ÉTICA Prerrogativas dos advogados

ÉTICA Prerrogativas dos advogados ÉTICA Prerrogativas dos advogados Armindo de Castro Júnior E-mail: armindocastro@uol.com.br Homepage: www.armindo.com.br Facebook: Armindo Castro Celular - WhatsApp: (82) 99143-7312 Prerrogativas e não

Leia mais

Da Ordem dos Advogados do Brasil

Da Ordem dos Advogados do Brasil 1 - Dos Fins e da Organização Da Ordem dos Advogados do Brasil A natureza jurídica da OAB foi objeto de muitas controvérsias, mas o Supremo Tribunal Federal, em recente decisão proferida nos autos da ADI

Leia mais

MANUAL PRÁTICO DE DEFESA DAS PRERROGATIVAS. Sete Lagoas, maio de ª Edição COMISSÃO DE VALORIZAÇÃO DA ADVOCACIA E DEFESA DAS PRERROGATIVAS

MANUAL PRÁTICO DE DEFESA DAS PRERROGATIVAS. Sete Lagoas, maio de ª Edição COMISSÃO DE VALORIZAÇÃO DA ADVOCACIA E DEFESA DAS PRERROGATIVAS 1 MANUAL PRÁTICO DE DEFESA DAS PRERROGATIVAS Sete Lagoas, maio de 2017 1ª Edição 2 46ª Subseção da OAB - Sete Lagoas/MG Gestão 2016/2018 Rua Prof. Fernandino Júnior, 354, centro Tel: (31) 3771-8982 www.oabsetelagoas.org.br

Leia mais

Ofício nº 873 (SF) Brasília, em 22 de agosto de 2017.

Ofício nº 873 (SF) Brasília, em 22 de agosto de 2017. Ofício nº 873 (SF) Brasília, em 22 de agosto de 2017. A Sua Excelência o Senhor Deputado Giacobo Primeiro-Secretário da Câmara dos Deputados Assunto: Projeto de Lei do Senado à revisão. Senhor Primeiro-Secretário,

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I Código de PROCESSO PENAL Comentado DECRETO-LEI Nº 3.689, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941 LIVRO I DO PROCESSO EM GERAL

SUMÁRIO. Parte I Código de PROCESSO PENAL Comentado DECRETO-LEI Nº 3.689, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941 LIVRO I DO PROCESSO EM GERAL Parte I Código de PROCESSO PENAL Comentado DECRETO-LEI Nº 3.689, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941 LIVRO I DO PROCESSO EM GERAL Título I Disposições preliminares (Arts. 1º a 3º)... 3 Título II Do inquérito policial

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 6.854, DE 2006 (Do Sr. Raul Jungmann)

PROJETO DE LEI N.º 6.854, DE 2006 (Do Sr. Raul Jungmann) CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 6.854, DE 2006 (Do Sr. Raul Jungmann) Altera o artigo 1º da Lei nº 8.906, de 04 de julho de 1994, que "dispõe sobre o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados

Leia mais

ÍNDICE TEMÁTICO. ABANDONO DA CAUSA - ética - (CED) art infração disciplinar - arts. 34, XI; 36, I

ÍNDICE TEMÁTICO. ABANDONO DA CAUSA - ética - (CED) art infração disciplinar - arts. 34, XI; 36, I ÍNDICE TEMÁTICO Estatuto: referência direta aos artigos Regulamento Geral: dispositivos antecedidos de (RG) Código de ética e Disciplina: dispositivos antecedidos de (CED) Provimentos: referência ao número

Leia mais

Código de Ética e Disciplina dos Auditores da Justiça Desportiva do Futebol. O PRESIDENTE DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA

Código de Ética e Disciplina dos Auditores da Justiça Desportiva do Futebol. O PRESIDENTE DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA STJD Resolução nº. 003, de 05 setembro de 2014: Institui o Código de Ética e Disciplina dos Auditores da Justiça Desportiva do Futebol. O PRESIDENTE DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA TIÇA, no uso de suas

Leia mais

SERVIDORES DO FORO JUDICIAL E EXTRAJUDICIAL

SERVIDORES DO FORO JUDICIAL E EXTRAJUDICIAL SERVIDORES DO FORO JUDICIAL E EXTRAJUDICIAL São servidores da Justiça: I - Tabelião de Notas, com função cumulada de Tabelião e Oficial de Registro de Contratos Marítimos; II - Oficial do Registro Civil

Leia mais

Paulo Machado. 3ª edição Recife PE. dez-em-etica-3edicao.indd 3 23/06/ :12:25

Paulo Machado. 3ª edição Recife PE. dez-em-etica-3edicao.indd 3 23/06/ :12:25 Paulo Machado Teoria e Questões comentadas; Atualizado de acordo com as Leis 13.245/16, 13.247/16 e com o Novo Código de Ética e Disciplina; Atualizado de acordo com o Novo CPC. 3ª edição Recife PE 2016

Leia mais

Aprovado por Deliberação n.º /2010 ANTEPROJECTO DE LEI SOBRE OS ACTOS PRÓPRIOS DOS ADVOGADOS E SOLICITADORES ASSEMBLEIA NACIONAL. Lei n.

Aprovado por Deliberação n.º /2010 ANTEPROJECTO DE LEI SOBRE OS ACTOS PRÓPRIOS DOS ADVOGADOS E SOLICITADORES ASSEMBLEIA NACIONAL. Lei n. Aprovado por Deliberação n.º /2010 ANTEPROJECTO DE LEI SOBRE OS ACTOS PRÓPRIOS DOS ADVOGADOS E SOLICITADORES ASSEMBLEIA NACIONAL Lei n.º /2010, de de Na sequência da aprovação e entrada em vigor da Lei

Leia mais

Professor Wisley Aula 15

Professor Wisley Aula 15 - Professor Wisley www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 7 PRISÕES 1. INTRODUÇÃO Prisão é a privação da liberdade de locomoção em virtude do

Leia mais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) 99112-3636 - netobv@hotmail.com Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais 1 PREVISÃO LEGAL Art. 104. O advogado não será admitido a

Leia mais

CURSO DE ÉTICA MÉDICA Cons. Cláudia Navarro Carvalho Duarte Lemos 1a. Secretária CRMMG

CURSO DE ÉTICA MÉDICA Cons. Cláudia Navarro Carvalho Duarte Lemos 1a. Secretária CRMMG CURSO DE ÉTICA MÉDICA - 2016 Cons. Cláudia Navarro Carvalho Duarte Lemos 1a. Secretária CRMMG Sigilo Profissional Demanda Judicial Cons. Cláudia Navarro Carvalho Duarte Lemos 1a. Secretária CRMMG Princípio

Leia mais

CNEF FASE DE FORMAÇÃO INICIAL PROGRAMA DE DEONTOLOGIA PROFISSIONAL E ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA

CNEF FASE DE FORMAÇÃO INICIAL PROGRAMA DE DEONTOLOGIA PROFISSIONAL E ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA CNEF FASE DE FORMAÇÃO INICIAL PROGRAMA DE DEONTOLOGIA PROFISSIONAL E ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA 1º 1. A Deontologia Profissional: noção e análise comparativa com a Deontologia no domínio das demais profissões

Leia mais

Plano de Aula: Do mandato advocatício ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL - CCJ0097

Plano de Aula: Do mandato advocatício ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL - CCJ0097 Plano de Aula: Do mandato advocatício ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL - CCJ0097 Título Do mandato advocatício Número de Aulas por Semana Número de Semana de Aula 4 Tema Do Mandato advocatício e da Prática Forense

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL I. Princípios que Regem o Processo Penal... 002 II. Lei Processual Penal e Sistemas do Processo Penal... 007 III. Inquérito Policial... 009 IV. Processo e Procedimento... 015 V.

Leia mais

da União Professora: Karina Jaques O acesso à justiça e a O acesso à justiça direito fundamental assegurado expressamente pela Constituição Federal de 1988, que tem seu alcance ampliado pela garantia da

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior. (Aula 30/10/2017)

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior. (Aula 30/10/2017) CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Júnior (Aula 30/10/2017) Contrato de Mandato e Direito das Coisas. Contrato de Mandato. Conceito: é o contrato pelo qual

Leia mais

SUMÁRIO PARTE 1 PEÇAS PRÁTICO-PROFISSIONAIS E TEORIA ASSOCIADA CAPÍTULO 1. PEÇAS DE LIBERDADE...

SUMÁRIO PARTE 1 PEÇAS PRÁTICO-PROFISSIONAIS E TEORIA ASSOCIADA CAPÍTULO 1. PEÇAS DE LIBERDADE... SUMÁRIO PARTE 1 PEÇAS PRÁTICO-PROFISSIONAIS E TEORIA ASSOCIADA CAPÍTULO 1. PEÇAS DE LIBERDADE... 19 1. Primeiro passo: identificar qual a peça ou instituto o caso concreto apresenta ou requer... 19 1.1.

Leia mais

PROVA ESTÁGIO DPU ) Não é um dos fundamentos da República Federativa do Brasil, conforme expresso no artigo 1º da Constituição Federal:

PROVA ESTÁGIO DPU ) Não é um dos fundamentos da República Federativa do Brasil, conforme expresso no artigo 1º da Constituição Federal: PROVA ESTÁGIO DPU 2017 1) Não é um dos fundamentos da República Federativa do Brasil, conforme expresso no artigo 1º da Constituição Federal: a) a cidadania b) a dignidade da pessoa humana c) os valores

Leia mais

Estágio Supervisionado I

Estágio Supervisionado I Estágio Supervisionado I 5ª etapa TRABALHO Nº 01 Ativ. Acomp. e Obs. em Órgãos Públicos Ministério Público Estadual ou Federal TRABALHO Nº 02 Ativ. Acomp. e Obs. em Órgãos Públicos Advocacia Geral da União

Leia mais

REINALDO ROSSANO LÉO MATOS INFORMÁTICA EXERCÍCIOS QUADRIX LINUX DIREITO PROCESSUAL PENAL

REINALDO ROSSANO LÉO MATOS INFORMÁTICA EXERCÍCIOS QUADRIX LINUX DIREITO PROCESSUAL PENAL REINALDO ROSSANO LÉO MATOS INFORMÁTICA EXERCÍCIOS QUADRIX LINUX DIREITO PROCESSUAL PENAL CARGOS: OFICIAL DE JUSTIÇA E ANALISTA JUDICIÁRIO FUNÇÃO JUDICIÁRIA PROVA OBJETIVA: 9.1.3. A Prova Objetiva será

Leia mais

O aluno deverá consultar seu material didático a fim de responder ao seguinte caso concreto:

O aluno deverá consultar seu material didático a fim de responder ao seguinte caso concreto: ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL - CCJ0042 Título SEMANA 11 Descrição O aluno deverá consultar seu material didático a fim de responder ao seguinte caso concreto: Caso 1 : Procuração e Sociedade de Advogados

Leia mais

INSTITUIÇÕES JUDICIÁRIAS E ÉTICA. AULA 09 DA ADVOCACIA NOÇÕES INICIAIS Profª Patrícia Maria Haddad

INSTITUIÇÕES JUDICIÁRIAS E ÉTICA. AULA 09 DA ADVOCACIA NOÇÕES INICIAIS Profª Patrícia Maria Haddad 1 INSTITUIÇÕES JUDICIÁRIAS E ÉTICA AULA 09 DA ADVOCACIA NOÇÕES INICIAIS Profª Patrícia Maria Haddad (...) ser advogado significa haver renunciado a muitos sonhos e também haver sido esposado um alto encargo,

Leia mais

Estatuto da OAB e Código de Ética DOCENTE CARGA HORÁRIA

Estatuto da OAB e Código de Ética DOCENTE CARGA HORÁRIA CURSO DISCIPLINA DIREITO Estatuto da OAB e Código de Ética DOCENTE PERÍODO CARGA HORÁRIA EMENTA OBJETIVOS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS 7 P 40 h Estatuto da Advocacia e da OAB. Código de Ética e Disciplina.

Leia mais

PROCEDIMENTO DE CONTROLE ADMINISTRATIVO

PROCEDIMENTO DE CONTROLE ADMINISTRATIVO PROCEDIMENTO DE CONTROLE ADMINISTRATIVO 0000547-84.2011.2.00.0000 Requerente: Ordem dos Advogados do Brasil - Seção do Estado do Rio de Janeiro Requerido: Corregedoria Geral da Justiça Federal da 2a Região

Leia mais

XVIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO (2015.3) FGV

XVIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO (2015.3) FGV XVIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO (2015.3) FGV 207. Paulo é contratado por Pedro para promover ação com pedido condenatório em face de Alexandre, por danos causados ao animal de sua propriedade. Em decorrência

Leia mais

Índice Geral. Índice Sistemático do Código de Processo Penal

Índice Geral. Índice Sistemático do Código de Processo Penal Índice Geral Código de Processo Penal Decreto-lei 3.689, de 3 de outubro de 1941... 13 Súmulas Criminais do STF e do STJ Comentadas... 1645 Índice Alfabético-Remissivo... 1905 Bibliografia... 1923 Índice

Leia mais

Índice Geral. Índice Sistemático do Código de Processo Penal

Índice Geral. Índice Sistemático do Código de Processo Penal Índice Geral Código de Processo Penal Decreto-lei 3.689, de 3 de outubro de 1941... 13 Súmulas Criminais do STF e do STJ Comentadas... 1657 Índice Alfabético-Remissivo... 1929 Bibliografia... 1947 Índice

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale NULIDADES Existem vários graus de vícios processuais: Irregularidade Nulidade Relativa Nulidade Absoluta Inexistência irregularidade: vício que não traz prejuízo nulidade

Leia mais

OBRA: GUILHERME DE SOUZA NUCCI-MANUAL DE PROCESSO PENAL E EXECUÇÃO PENAL EDITORA RT OBRA: EUGÊNIO PACELLI DE OLIVEIRA CURSO DE PROCESSO PENAL EDITORA

OBRA: GUILHERME DE SOUZA NUCCI-MANUAL DE PROCESSO PENAL E EXECUÇÃO PENAL EDITORA RT OBRA: EUGÊNIO PACELLI DE OLIVEIRA CURSO DE PROCESSO PENAL EDITORA OBRA: GUILHERME DE SOUZA NUCCI-MANUAL DE PROCESSO PENAL E EXECUÇÃO PENAL EDITORA RT OBRA: EUGÊNIO PACELLI DE OLIVEIRA CURSO DE PROCESSO PENAL EDITORA LUMEN JURIS CONCEITO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO, preparatório

Leia mais

Provimento Nº.../2016. Dispõe sobre a Sociedade Individual de Advocacia

Provimento Nº.../2016. Dispõe sobre a Sociedade Individual de Advocacia Provimento Nº.../2016 Dispõe sobre a Sociedade Individual de Advocacia O CONSELHO FEDERAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 54, V, da Lei n 8.906,

Leia mais

CONTEÚDO / ATIVIDADES Data CH

CONTEÚDO / ATIVIDADES Data CH 1 SOPECE-FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE PERNAMBUCO-PINTO FERREIRA CURSO DE DIREITO-Ética Geral e Profissional-2º Ano-Manhã-2016 Professora: Sueli Gonçalves de Almeida Site: www.loveira.adv.br/material

Leia mais

Ética Prof. Me. Leonardo Fetter

Ética Prof. Me. Leonardo Fetter 1 DA ÉTICA EM GERAL Introdução: Ética dos Advogados O advogado deve zelar pela cultura ética e moral de sua atividade. Lembre-se que o advogado deverá ser exemplo para os demais, assim como as demais carreiras

Leia mais

AULA DEMONSTRATIVA ATOS DE OFÍCIO CÍVEIS OFICIAL DE APOIO JUDICIAL TJMG

AULA DEMONSTRATIVA ATOS DE OFÍCIO CÍVEIS OFICIAL DE APOIO JUDICIAL TJMG AULA DEMONSTRATIVA ATOS DE OFÍCIO CÍVEIS OFICIAL DE APOIO JUDICIAL TJMG Prof. Jean Pitter CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ATOS DE OFÍCIO - TJMG OFICIAL DE APOIO JUDICIAL 1. Processos: conceito, espécies, tipos de

Leia mais

SUMÁRIO. Alessandro Sanchez. André Gualtieri. Fabio Tavares ÉTICA PROFISSIONAL

SUMÁRIO. Alessandro Sanchez. André Gualtieri. Fabio Tavares ÉTICA PROFISSIONAL SUMÁRIO ÉTICA PROFISSIONAL Alessandro Sanchez 1 Da atividade de advocacia 2 Direitos do advogado 3 Da inscrição na OAB 4 Sociedade de advogados 5 Advogado empregado 6 Honorários advocatícios 7 Incompatibilidades

Leia mais

ÉTICA PROFISSIONAL E ESTATUTO DA OAB - ASPECTOS INTRODUTÓRIOS

ÉTICA PROFISSIONAL E ESTATUTO DA OAB - ASPECTOS INTRODUTÓRIOS ÉTICA PROFISSIONAL E ESTATUTO DA OAB - ASPECTOS INTRODUTÓRIOS www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. ASPECTOS INTRODUTÓRIOS... 4 Legislação...4 Quadros da Oab...4 Advogados...4 Estagiários...6 2. ATOS PRIVATIVOS...10

Leia mais

TEMA I A PREPARAÇÃO PARA A AUDIÊNCIA. 1) Preparação para o advogado em audiência. 2) Perguntas. 3) Cálculos

TEMA I A PREPARAÇÃO PARA A AUDIÊNCIA. 1) Preparação para o advogado em audiência. 2) Perguntas. 3) Cálculos A AUDIÊNCIA NO PROCESSO DO TRABALHO 1 TEMA I A PREPARAÇÃO PARA A AUDIÊNCIA 2 1) Preparação para o advogado em audiência 2) Perguntas 3) Cálculos 3 1 TEMA 2 AS PECULIARIDADES NA REALIZAÇÃO DA AUDIÊNCIA

Leia mais

P r o f e s s o r E v e r t o n Z a d i k i a n É t i c a e E A O A B - X X I I I E x a m e d a O A B

P r o f e s s o r E v e r t o n Z a d i k i a n É t i c a e E A O A B - X X I I I E x a m e d a O A B Paulo é contratado por Pedro para promover ação com pedido condenatório em face de Alexandre, por danos causados ao animal de sua propriedade. Em decorrência do processo, houve condenação do réu ao pagamento

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, de de de 2016.

PROJETO DE LEI Nº, de de de 2016. PROJETO DE LEI Nº, de de de 2016. Dispõe sobre a Administração Tributária da União e dá outras providências. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1º A Lei nº 11.457, de 16 de março de 2007, passa a vigorar

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL I. Fontes e Princípios Aplicáveis ao Direito Processual Penal... 002 II. Lei Processual Penal e Sistemas do Processo Penal... 005 III. Inquérito Policial... 006 IV. Processo e

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA DA ASSOCIAÇÃO PAULISTA DA PROPRIEDADE INTELECTUAL - ASPI

CÓDIGO DE ÉTICA DA ASSOCIAÇÃO PAULISTA DA PROPRIEDADE INTELECTUAL - ASPI CÓDIGO DE ÉTICA DA ASSOCIAÇÃO PAULISTA DA PROPRIEDADE INTELECTUAL - ASPI I. - INTRODUÇÃO Assim como na prática da advocacia, o exercício dos operadores das atividades da Propriedade Intelectual, sejam

Leia mais

Administração Pública

Administração Pública Administração Pública Lei Complementar 05/09 São José do Rio Preto artigos 204 e 205 Professor Mateus Silveira www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Pública Lei Complementar Nº 05 de 28 de Dezembro

Leia mais

Abreviaturas Apresentação PARTE 1 DOUTRINA E LEGISLAÇÃO CAPÍTULO I PODER JUDICIÁRIO

Abreviaturas Apresentação PARTE 1 DOUTRINA E LEGISLAÇÃO CAPÍTULO I PODER JUDICIÁRIO S umário Abreviaturas... 21 Apresentação... 23 PARTE 1 DOUTRINA E LEGISLAÇÃO CAPÍTULO I PODER JUDICIÁRIO 1. Conceito, importância, funções e independência... 27 2. Garantias institucionais ou orgânicas

Leia mais

Técnico Judiciário Área Administrativa. Direito Administrativo. Profª Tatiana Marcello

Técnico Judiciário Área Administrativa. Direito Administrativo. Profª Tatiana Marcello Técnico Judiciário Área Administrativa Direito Administrativo Conforme edital Profª Tatiana Marcello Direito Administrativo Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Edital DIREITO ADMINISTRATIVO:

Leia mais

PROCESSO: RES nº / Conselheiro Antônio Pereira Duarte Conselheiro Almino Afonso RELATÓRIO

PROCESSO: RES nº / Conselheiro Antônio Pereira Duarte Conselheiro Almino Afonso RELATÓRIO PROCESSO: RES nº 0.00.000.000394/2011-67 RELATOR: RECORRENTE: Conselheiro Antônio Pereira Duarte Conselheiro Almino Afonso RELATÓRIO Trata-se de proposta de resolução apresentada pelo excelentíssimo conselheiro

Leia mais

ANEXO III DESCRIÇÃO DOS CARGOS CARGO: PROCURADOR DO MUNICÍPIO DE NÍVEL III

ANEXO III DESCRIÇÃO DOS CARGOS CARGO: PROCURADOR DO MUNICÍPIO DE NÍVEL III ANEXO III DESCRIÇÃO DOS CARGOS CARGO: PROCURADOR DO MUNICÍPIO DE NÍVEL III - Exercer a representação judicial da administração direta e indireta do Município em primeira instância, atuando em todas as

Leia mais

RESOLUÇÃO n o 002, de 28 de fevereiro de 2000

RESOLUÇÃO n o 002, de 28 de fevereiro de 2000 RESOLUÇÃO n o 002, de 28 de fevereiro de 2000 Aprova Regimento da Assessoria Jurídica da FUNREI ASJUR O Presidente do Conselho Deliberativo Superior da Fundação de Ensino Superior de São João del-rei FUNREI,

Leia mais

Estatuto da Advocacia e da OAB. e Legislação Complementar

Estatuto da Advocacia e da OAB. e Legislação Complementar Estatuto da Advocacia e da OAB e Legislação Complementar SUMÁRIO I - Estatuto da Advocacia e da OAB Título I - Da Advocacia... 11 Capítulo I - Da Atividade de Advocacia... 11 Capítulo II - Dos Direitos

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO. Nota à 3ª edição. Apresentação à 1ª edição. Introdução. Capítulo I Petição Inicial

ÍNDICE SISTEMÁTICO. Nota à 3ª edição. Apresentação à 1ª edição. Introdução. Capítulo I Petição Inicial ÍNDICE SISTEMÁTICO Nota à 3ª edição Apresentação à 1ª edição Introdução Capítulo I Petição Inicial 1.1. Requisitos 1.1.1. Petição escrita 1.1.2. Indicação do juiz ou tribunal a que é dirigida 1.1.3. Identificação

Leia mais

Legislação Estatutária. Lei /1997 Organização Básica da Polícia Civil

Legislação Estatutária. Lei /1997 Organização Básica da Polícia Civil Legislação Estatutária Lei 10.994/1997 Organização Básica da Polícia Civil Disposições Gerais Art. 2º: À Polícia Civil, instituição permanente do Estado, incumbe o exercício, com exclusividade, das funções

Leia mais

ESTATUTO DA ADVOCACIA E DA OAB. Lei nº 8.906, de 04 de julho de 1994

ESTATUTO DA ADVOCACIA E DA OAB. Lei nº 8.906, de 04 de julho de 1994 ESTATUTO DA ADVOCACIA E DA OAB Lei nº 8.906, de 04 de julho de 1994 Dispõe sobre o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil OAB O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional

Leia mais

Mini Simulado GRATUITO de Direito Processual Penal. TEMA: Diversos

Mini Simulado GRATUITO de Direito Processual Penal. TEMA: Diversos Mini Simulado GRATUITO de Direito Processual Penal TEMA: Diversos 1. A prisão em flagrante deve: a) ser comunicada apenas à família do preso, sob pena de nulidade. b) ser comunicada ao juiz competente,

Leia mais

ROBERTO A. REIS - Advogado

ROBERTO A. REIS - Advogado Rio de Janeiro, 23 de junho de 2015. Exma. Sra. Presidente da Comissão de Direitos Humanos do IAB Dra. MARCIA DINIS Ref. Ao PL. 6705/2013, de autoria do Deputado Arnaldo Faria de Sá que amplia os poderes

Leia mais