UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE MARKETING VIRAL E AS REDES DE RELACIONAMENTOS Por: Pauline Aparecida de Barros Fernandes Orientador Prof. Carlos Cereja Rio de Janeiro 2010

2 2 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE MARKETING VIRAL E AS REDES DE RELACIONAMENTOS Apresentação de monografia à Universidade Candido Mendes como requisito parcial para obtenção do grau de especialista em Marketing. Por: Pauline Aparecida de Barros Fernandes

3 3 AGRADECIMENTOS Agradeço primeiramente a toda minha família que esteve envolvida diretamente para que este estudo pudesse ser concluído. Aos mestres do Instituto A Vez do Mestre, que com suas experiências puderam me inspirar a dar o melhor de mim para um trabalho bem feito. Ao meu companheiro João Phelipe das Neves que diretamente me ajudou e me compreendeu nas horas difíceis, a Luciana Ferrer que indiretamente contribui para finalização, ao meu grande amigo Rafael Schoch Que pacientemente contribuiu para a confecção deste trabalho acadêmico e a todos que direta ou indiretamente contribuíram.

4 4 DEDICATÓRIA Dedico esta presente monografia a minha amada mãe Sonia Maria de Barros Fernandes, ao meu pai José Aparecido de Oliveira Fernandes, aos meus irmãos Patrick de Barros Fernandes e Christian de Barros Fernandes, ao meu companheiro João Phelipe e a Josefa Menezes, uma grande amiga, todos esses, pois acreditaram em mim e desejam sinceramente o meu sucesso, que me ensinaram a importância do amor, da responsabilidade e da vida. À minha a avó Maria Christina de Oliveira Fernandes, por ser sempre uma mulher que me inspira. Minha mestra da vida.

5 5 RESUMO Esse estudo é baseado em pesquisas com foco no marketing viral, conhecido como boca-a-boca e na divulgação da informação feita pela Internet como um todo. O Marketing Viral uma é estratégia ligada diretamente ao marketing virtual, onde as empresas que utilizam da Internet como um meio de ligação e comunicação para a propagação da sua idéia ou estratégia, bem como interação com o seu cliente, certamente estão pensando no futuro. Uma parcela do marketing viral na web utiliza de redes sociais, onde a dimensão é tão grande e direta que chega a ser muitas vezes imensurável. Nessa monografia foi analisado o comportamento do consumidor on-line, suas características, perfil e hábitos.

6 6 METODOLOGIA Essa presente Monografia é apresentada através de pesquisas profundas sobre o tema Marketing Viral, explicando o conceito de marketing viral, o conceito de marketing virtual, com estudos específicos a livros de marketing de diversos autores, revistas, artigos e Internet. Um estudo amplo sobre o universo virtual e como se beneficiar dele para propagar sua idéia.

7 7 SUMÁRIO INTRODUÇÃO 8 CAPÍTULO I A Internet 11 CAPÍTULO II Marketing Viral 15 CAPÍTULO III Redes de Relacionamento 19 CAPÍTULO IV Marketing Virtual 26 CAPÍTULO V Consumidor On-Line 34 CAPÍTULO VI Cases 43 CONCLUSÃO 48 BIBLIOGRAFIA 51 WEBGRAFIA 52 FOLHA DE AVALIAÇÃO 55

8 8 INTRODUÇÃO Diferente dos métodos tradicionais de marketing, por exemplo, a propaganda, o tema marketing viral espalha a informação de mercado através do boca-a-boca entre os usuários de uma rede, o que acaba por ser mais confiante para muitos consumidores buscar por informações e filtrar as que realmente interessam. Visivelmente, o marketing viral virtual, leva algumas vantagens sobre o método tradicional, e as empresas se utilizam dessa ferramenta através da informação lançada via web baseado em plataformas de comunicação, como BBS, Blogs, Web Site, Feed, s, RSS, sistemas de mensagens instantâneas e assim por diante, propagando a sua informação aos quatros cantos do mundo em segundos. Marketing viral ou publicidade viral referem-se a técnicas de marketing que tentam explorar redes sociais para produzir aumentos de audiência e conhecimento da marca, com processos similares à extensão de uma epidemia. O Marketing está entrelaçado com várias ferramentas, que para fazer dele um sucesso de uma empresa, tem que estar inserido em vários meios simultaneamente. A Internet faz isso, se um corpo não ocupa dois lugares ao mesmo tempo, a internet leva sua informação em milhões de lugares ao mesmo tempo. Nossa interação com o mundo virtual vai além de você abrir seu , você pode pesquisar sobre tudo, falar o que quiser, criar vários perfis para você, tudo virtualmente. Ter cautela com os meios virtuais hoje em dia é uma questão de segurança, até que ponto a exposição em massa é produtiva, como utilizar os meios virtuais em seu benefício, como as empresas se utilizam dessas ferramentas, essas serão algumas questões que essa monografia vem estudar e pesquisar através de livros, artigos e sites, para entender um pouco mais sobre o universo virtual, o marketing viral e a internet.

9 9 As empresas estão cada vez mais inseridas nesse universo virtual geralmente o marketing viral utiliza alguns tipos de campanhas de marketing baseadas na Internet, incluindo o uso de blogs, sites, e de outras formas de mídias digitais, para criar certo rumor de um novo produto ou serviço. O termo "publicidade viral" se refere à idéia de que as pessoas passarão e compartilharão conteúdos diversos. Esta técnica muitas vezes está patrocinada por uma marca, que busca construir conhecimento de um produto ou serviço. Os anúncios virais tomam muitas vezes a forma de divertidos vídeos clipes como Vlog ou jogos com Flashs interativos, imagens e inclusive textos. A Internet tem trazido vários benefícios únicos ao marketing, sendo um deles os baixos custos e as maiores capacidades para a distribuição da informação e mídia para uma audiência mundial. A natureza interativa da Internet, em termos de fornecer respostas instantâneas, é uma qualidade única. É considerado às vezes que o marketing na Internet possui um escopo mais amplo devido não só ao fato de que ele se refere à mídia digital, como a Internet em si e s, como também inclui sistemas que proporcionam o gerenciamento dos dados de cliente digital e de CRM s (Costumer Relacionship Management). Redes sociais e relacionamentos, newsletters, sites, blogs, banners, todos os meios virtuais como forma de divulgação e publicidade, o foco é a propagação da palavra, a veracidade, a imagem e o impacto que causam para as empresas se utilizarem desses meios. A partir desta perspectiva, a presente monografia se estende na complexidade das redes e nas pesquisas do marketing viral e virtual, desenvolvendo uma específica disseminação viral e uma abordagem para a concepção do esquema baseado nas estratégias de comunicação em massa.

10 10 Este estudo foi divido da seguinte maneira: Capitulo I, A Internet, nesse capitulo o foco é o surgimento e a história da Internet, passando pela sua chegada no Brasil, o lançamento da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) sua importância e o backbone. A Internet atualmente e a influencia dela na vida do brasileiro. Capitulo II, O capitulo visa o marketing viral, sua importância e sua propagação na rede, as redes sociais, a técnica do marketing viral e o boca a boca através da Internet. Capitulo III, Redes de Relacionamento, Aqui contextualizarei as Redes de Relacionamento, a sua importância e como os indivíduos se relacionam dentro delas. Quais as principais redes, como aparecem no mercado e qual a influência que elas causam. Capitulo IV, Marketing Virtual, Nesse capitulo explicarei a necessidade e a criação do Marketing Virtual, suas principais tendências, as novas tecnologias como Mobile Marketing e Marketing Advertising e quais os erros do Marketing Virtual na Rede. Capitulo V, O Consumidor On-Line, Esse capitulo é de total importância quando o assunto é Marketing, nele falarei do consumidor online, o tempo que ele passa na Rede, seu comportamento, perfil, sua maneira de interagir dentro da Internet. Explicarei também profundamente sua vida online. Capitulo IV, Cases, Finalizando apresentarei alguns Cases de sucesso de marcas renomadas, o que seus principais gestores buscam na rede e o que alcançaram com as campanhas e esforços que utilizaram a Rede. Concluindo esse trabalho apresentarei dados que comprovam a eficácia do uso da Internet e das Redes de Relacionamento para o sucesso de uma marca, serviço ou produto.

11 11 CAPITULO I A INTERNET História da Internet A Internet surgiu a partir de pesquisas militares nos períodos áureos da Guerra Fria. Na década de 1960, quando dois blocos ideológica e politicamente antagônicos exerciam enorme controle e influência no mundo, qualquer mecanismo, qualquer inovação, qualquer ferramenta nova poderia contribuir nessa disputa liderada pela União Soviética e por Estados Unidos: as duas superpotências compreendiam a eficácia e necessidade absoluta dos meios de comunicação. Nessa perspectiva, o governo dos Estados Unidos temia um ataque russo às bases militares. Um ataque poderia trazer a público informações sigilosas, tornando os EUA vulneráveis. Então foi idealizado um modelo de troca e compartilhamento de informações que permitisse a descentralização das mesmas. Assim, se o Pentágono fosse atingido, as informações armazenadas ali não estariam perdidas. Era preciso, portanto, criar uma rede, a ARPANET, criada pela ARPA (Advanced Research Projects Agency). Em 1962, J.C.R LickLider, cientista da computação do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) já falava em termos da existência de uma Rede Galáxica.

12 12 A ARPANET funcionava através de um sistema conhecido como chaveamento de pacotes, que é um sistema de transmissão de dados em rede de computadores no qual as informações são divididas em pequenos pacotes, que por sua vez contém informações que permitiam a remontagem da mensagem original. O ataque inimigo nunca aconteceu, mas o que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos não sabia era que dava início ao maior fenômeno do século 20, um único meio de comunicação que em apenas 4 anos conseguiria atingir cerca de 50 milhões de pessoas A Internet no Brasil e a RNP No Brasil, os primeiros embriões de rede surgiram em 1988 e ligavam universidades do Brasil a instituições nos Estados Unidos. No mesmo ano, o Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas) começou a testar o AlterNex, o primeiro serviço brasileiro de Internet não-acadêmica e não-governamental. Inicialmente o AlterNex era restrito aos membros do Ibase e associados e só em 1992 foi aberto ao público. Em 1989, o Ministério da Ciência e Tecnologia lança um projeto pioneiro, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Existente ainda hoje, a RNP é uma organização de interesse público cuja principal missão é operar uma rede acadêmica de alcance nacional. Quando foi lançada, a organização tinha o objetivo de capacitar recursos humanos de alta tecnologia e difundir a tecnologia da Internet através da implantação do primeiro backbone nacional.

13 13 O backbone traduzindo, funciona como uma espinha dorsal, é a infraestrutura que conecta todos os pontos de uma rede. O primeiro backbone brasileiro foi inaugurado em 1991, destinado exclusivamente à comunidade acadêmica. Mais tarde, em 1995, o governo resolveu abrir o backbone e fornecer conectividade a provedores de acessos comerciais. A partir dessa decisão, surgiu uma discussão sobre o papel da RNP como uma rede estritamente acadêmica com acesso livre para acadêmicos e taxada para todos os outros consumidores. Com o crescimento da Internet comercial, a RNP voltou novamente a atenção para a comunidade científica. A partir de 1997 iniciou-se uma nova fase na Internet brasileira. O aumento de acessos à rede e a necessidade de uma infra-estrutura mais veloz e segura levou a investimentos em novas tecnologias. Entretanto, devido à carência de uma infra-estrutura de fibra óptica que cobrisse todo o território nacional, primeiramente, optou-se pela criação de redes locais de alta velocidade, aproveitando a estrutura de algumas regiões metropolitanas. Como parte desses investimentos, em 2000, foi implantado o backbone RNP2, com o objetivo de interligar todo o país em uma rede de alta tecnologia. Atualmente, o RNP2 conecta os 27 estados brasileiros e interligam mais de 300 instituições de ensino superior e de pesquisa no país, como o INMETRO e suas sedes regionais. Outro avanço alcançado pela RNP ocorreu em Nesse ano, o então presidente da república transformou a RNP em uma organização social. Com isso ela passa a ter maior autonomia administrativa para executar as tarefas e o poder público ganha meios de controle mais eficazes para avaliar e cobrar os resultados. Como objetivos dessa transformação estão o fornecimento de serviços de infra-estrutura de redes IP avançadas a implantação e a avaliação de novas tecnologias de rede, a disseminação dessas tecnologias e a capacitação de recursos humanos na área de segurança de redes, gerência e rotiamento.

14 14 A partir de 2005, a comunicação entre os Pontos de Presença (Pop) da rede começou a ser ampliada com o uso de tecnologia óptica, o que elevou a capacidade de operação a 11 Gbps A Internet Atualmente e a Economia Brasileira As transações comerciais que passaram por meio eletrônico em 2009 geraram um total de 210 bilhões de reais em negócios em 2009, somados os valores das transações negócio a negócio (B2B), de 150 bilhões de reais, e negócio a consumidor (B2C), de 60 bilhões de reais. O número foi 9% superior ao registrado em 2008 (193 bilhões de reais). Em julho de 2009, o número de brasileiros que usaram a Internet em casa ou no trabalho chegou a 36,4 milhões, um crescimento de 10% em relação aos 33,2 milhões de pessoas que acessaram a web nesses ambientes em junho. Só no ambiente doméstico, a quantidade de internautas ativos ficou em 27,5 milhões e 40,2 milhões de brasileiros que vivem em residências onde há pelo menos um PC conectado, mas nem todos o utilizam. Se considerados também os acessos públicos (LAN houses, bibliotecas, escolas e telecentros), o Brasil conta com 64,8 milhões de usuários de Internet com mais de 16 anos, também de acordo com dados do Ibope Nielsen Online. Para os internautas residenciais, a média de tempo online durante o mês de junho foi de 22 horas e 26 minutos, maior que em outros países como França (19 horas e 34 minutos), Estados Unidos (19 horas e 05 minutos) e Austrália e Japão (ambos com 17 horas e 55 minutos).

15 15 CAPITULO II MARKETING VIRAL O Marketing Viral Com base na descoberta de Rushkoff e Rayport em 1997 e Wilson, em 2000, apresentam seis fatores que influenciam o marketing viral: oferta de produtos e serviços valiosos, fornecendo meios eficazes de comunicação, utilizando em maior escala a divulgação de informações, fazendo uso eficiente de positivismos público e comportamentos, de criação de redes de comunicação e partilha de recursos dos outros. Depois de muitos estudos de caso, Podoshen descobriu em 2006 que apesar de vários modos de marketing viral as empresas são diferentes e heterogêneas, os passos reais do marketing viral adotados por uma empresa parece ser uma integração da concepção dos recursos de informação, disseminação de informações, divulgação de informação, e conseqüentemente gestão. Por outro lado, geralmente acreditavam que embora o marketing viral tem menos despesas dirigida a transferência de informações, o modo de marketing teria algum custo, devido à grave gestão dos processos de marketing viral.

16 16 Marketing Viral, se refere a um modo de marketing ligado aos usuários de Internet, que pode rapidamente copiar informações de marketing a um custo baixo. Diferente do marketing tradicional, o marketing viral espalha a informação de mercado através do boca-a-boca entre os usuários, o que acaba por ser mais confiante para muitos consumidores por meio de indicações. Visivelmente viral a propagação é diferente do tradicional word-ofmouth ou one to one marketing, (O marketing de Boca), e traz algumas vantagens sobre o método tradicional, pois é lançado através de plataformas e ferramentas de comunicação, como BBS, Blogs, Feed, Rss, sistemas de mensagens instantâneas (MSN), e assim por diante. As informações podem ser facilmente armazenadas nos computadores e na web, portanto, a informação existe em todo lugar na Internet e por um longo tempo. A maioria das pessoas pode participar do processo de comercialização em seu tempo de lazer, assim, por natureza, é um modo de não-propagação síncrona de propaganda. O consumidor filtra o que ele quer receber. O recurso de anonimato reduz a limitação induzida por identidades pessoais, tornando mútua a comunicação na web, e muito mais fácil do que cara a cara na vida real. Last but not least (expressão que traduz que o que foi anunciado por último não necessariamente é melhor do que o que anunciado anteriormente), a palavra através da Internet pode se espalhar de forma mais ampla e muito mais rápida a um custo significativamente menor em comparação à maioria se não todos os métodos tradicionais.

17 O Marketing Viral e Redes Sociais. O tradicional marketing de boca e as campanhas de Marketing Viral são realizados através de redes sociais, o Marketing Viral através de redes sociais tem crescido de forma significativa à investigação está sendo desenvolvida recentemente. Social Potencial da Rede (SNP) é um coeficiente numérico, derivados por meio de algoritmos computacionais para representar tanto o tamanho da rede social do indivíduo e da capacidade dos indivíduos de influenciar toda a rede. Identificamos ai um cliente em potencial, denominados usuários Alpha. O SNP foi utilizado com a finalidade de identificar os usuários alfa. Personalização da mensagem, estrutura de rede social e motivação dos clientes são antecedentes importantes que determinam o desempenho de propagação da informação de marketing e comunicações. A técnica do marketing viral permite contaminar as redes de relacionamentos de uma pessoa, com interesses comuns e posteriormente na venda do produto ou serviço que esse grupo de pessoas necessitam. O que se busca com essa ação de estratégia viral, é criar uma rede de consumidores que se sintam atraídos pela solução oferecida pela empresa. Muitas empresas buscam esse relacionamento com o usuários Alpha que normalmente é um formador de opinião e tem seguidores assíduos em suas redes, esse usuário tem influência entre seus seguidores direta ou indiretamente, assim a propagação da idéia, produto ou serviço se expandirá de maneira barata, rápida de muito eficiente. O boca-a-boca através da Internet pode se espalhar de forma mais ampla e muito mais rápida e a um custo significativamente menor em comparação à maioria dos meios de comunicação, se não todos os métodos tradicionais.

18 18 Assim a propagação viralmente falando se refere a uma idéia jogada na rede e atraída por diversos segmentos, uma pessoa quando se conecta a rede, filtra tudo aquilo que lhe é interessante, é um meio de propagação onde o consumidor que paga para ter, escolhe e permite o que quer aceitar ou não. Não podemos induzir ninguém pela rede, e sim lhe passar a informação de uma maneira que ele deseje consumir. Despertando assim o interesse do consumidor para que ele compre pela Internet, ou vá a uma loja e adquira o produto anunciado.

19 19 CAPITULO III REDES DE RELACIONAMENTO As redes sociais são mais do que uma ferramenta digital para ajudar em campanhas políticas. São uma nova maneira de o homem exercer um velho hábito: se relacionar com seus pares. É um sintoma claro da pósmodernidade, mas, a partir do momento que o ser humano vira produto, todas as regras de mercado aplicadas a produtos começam a ser aplicadas no tratamento e venda da imagem do indivíduo. A embalagem, o conceito, a divulgação, o tão falado marketing pessoal. ADOLPHO (http://www. conrado.com.br/artigos/lifestreaming-e-as-redes-sociais-oindividuo-como-produto ) VISITADO 21/07/ MSN (Microsoft Service Network) Sistema de mensagens instantâneas oferece uma ferramenta para os usuários envolvidos para identificar consumidores on-line e se comunicar com outras pessoas de forma síncrona. Essa comunicação com base no sistema é realmente ainda mais conveniente do que BBS e Blogs. De fato, sistemas de mensagens instantâneas se tornaram um dos meios mais favoráveis para o boca-a-boca na Internet, o que impulsionou um rápido desenvolvimento do marketing viral hoje.

20 20 O mais antigo sistema de mensagens instantâneas é o ICQ, originou-se de Israel em Posteriormente, em todo o mundo tornou-se mais e mais popular. O número de usuários de diversos sistemas de mensagens instantâneas na China atingiu 154 milhões em Hoje em dia o mais comum pelos usuários é o MSN. A Rede da Microsoft de Serviços (Microsoft Service Network) ou simplesmente MSN é um portal e uma rede de serviços oferecidos pela Microsoft em suas estratégias envolvendo tecnologias de Internet. O MSN (Microsoft Service Network), foi inicialmente concebido para ser uma grande BBS em 1994 para os usuários do Windows 95. Contrariando a grande tendência da época, Bill Gates afirmava que a Internet era apenas uma "moda passageira" e que os grandes serviços online eram o futuro das conexões caseiras entre computadores pessoais, devido ao grande sucesso que era a America Online (AOL) e a extinta Compuserve. Entretanto, a baixa demanda fez com que o MSN - assim como os demais serviços online da época se convertessem em uma provedora de acesso à Internet distribuindo o conteúdo exclusivo para os assinantes. A partir de 1997, o conteúdo começou a ser gradualmente aberto a todos os assinantes. Em 1996 o MSN não conseguiu se firmar de fato como um grande provedor, ficando atrás de alguns que nem existem mais. Em 1997 a Microsoft faz uma grande campanha de marketing nos Estados Unidos e Europa angariando milhões de assinantes e colocando o MSN como sexto maior provedor nos Estados Unidos. Em 1998 esta campanha foi atrelada ao Windows 98 mas não obteve tanto sucesso como no ano anterior. Em 1999 na Inglaterra o MSN inglês conquistou o posto de maior provedor da Europa. Também nessa época é que o foco do MSN em todo mundo muda para portais tendo inclusive uma filial inaugurada no Brasil em 2000.

21 21 Em 2001 inicia-se uma agressiva campanha de marketing para promover o MSN Messenger, que era apenas um clone do já conhecido ICQ. No Brasilessa campanha foi feita junto ao público jovem com comerciais na MTV e Jovem Pan. Em 2003 o programa da Microsoft já era o mais utilizado pelos internautas. Por esse grande sucesso, a sigla MSN é mais conhecida como um programa mensageiro. Em 2001 também foi introduzido o MSN Explorer que era apenas um navegador baseado no Internet Explorer mais atraente ao público leigo e com fácil acesso aos serviços do portal MSN.com visando estimular seu uso. Apesar de ser incorporado no Windows XP até 2002, o MSN Explorer encontra-se atualmente abandonado. Hoje o MSN ainda mantém grandes portais na Internet integrados pela tecnologia. Net Passport, concentrando mais de vinte milhões de páginas. Através deste conglomerado de sites (que engloba tudo da Microsoft até seu site corporativo) a sigla ocupa o segundo posto em número de acessos nos Estados Unidos. Em 2002 a Microsoft tentou introduzir o MSN 8.0 como um software que englobasse acesso rápido e expandido a todos os seus serviços mediante a uma assinatura mas não obteve sucesso. Em 2003 a estratégia foi abandonada e o domínio MSN.com foi liberado para o serviço de gratuito Hotmail. O último serviço lançado do portal MSN (Microsoft Service Network) é o MSN Soapbox é o serviço de compartilhamento de vídeos da MSN, similar ao Youtube, para rivalizar com o YouTube e prover acessos aos vídeos inseridos pelos próprios usuários. A maioria dos antigos serviços do MSN estão sendo transferidos para a marca Windows Live.

22 22 Em retrospecto, o primeiro que escreveu sobre Marketing Viral na Internet foi o crítico Douglas Rushkoff, em seu livro Media Virus O termo Marketing Viral foi sugerido por Jeffrey Rayport, um membro do corpo docente da Harvard Business School, em seu artigo de 1996 "O vírus do Marketing". O termo foi popularizado mais tarde por Tim Draper e Steve Jurvetson do capital de risco Draper Fisher Jurvetson, em 1997, que descreveu a prática de do Hotmail de propagandas acrescentando em s de saída dos usuários da web. Na prática real, o precursor da empresa de marketing viral chamado Windows Live Hotmail, conhecido como MSN Hotmail ou simplesmente Hotmail, é gratuito baseado na web de serviços de operado pela Microsoft. É uma modalidade de marketing que cada mensagem contém um anúncio do Hotmail. Ele chegou a ter 12 milhões de contas em seu primeiro ano 1996 sozinho, e teve mais de 270 milhões de usuários no mundo inteiro a partir de Atualmente, a PepsiCo, Tupperware Corporation e Microsoft etc escolhi marketing viral como seu modo de marketing principal. Pode-se esperar que mais e mais empresas devem centrar a sua atenção sobre este tipo de marketing eficazes, por isso é importante e até necessário para melhor entender e analisar o marketing viral e seu mecanismo em um cenário geral, o que motiva a pesquisa apresentada neste trabalho. 3.2 Outras Mídias Sociais As redes sociais são um complexo de mídias onde através delas o indivíduo ou instituição passam a ter acesso aos comentários ou assuntos abordados em diversos segmenntos, assim como se relacionar com eles. Podemos dividir as mídias sociais em três segmentos nos quais abordaremos os principais destes. Tais eles: Sites de armazenamento multimidia (imagem e som), Sites colaborativos e Sites de relacionamentos.

23 23 Sites de armazenamento são sites onde o usuário interage com milhares de outros usuários através de inserção de conteudo (upload) nos formatos de: Fotos, Vídeos, músicas e textos. São eles: Youtube (google), Flickr (yahoo) e Blogs (blogger, blogspot, wordpress). Youtube é um portal de vídeos onde o usuário através de uma conta de cria o seu próprio perfil (com informações pessoais, foto de perfil, website, contatos e etc) e através daí poderá colaborar e interagir com outros usuários da rede, seja ele com o seu próprio conteúdo através do upload, que o tornará público, ou indicando vídeos interessantes através do reenvio e troca de links (URL, endereçco eletronico que levará o usuário ao vídeo em questão). Esses vídeos são exibidos em canais personalizados pelos seus donos que permitem ou não que outros expectadores coloquem comentários em seus vídeos e a partir daí a interação fica por conta do usuário, que poderá adicionar amigos ao seu perfil, receber inscritos em seus vídeos, classificarem os vídeos através de "ratings' (pontuação) e trocarem mensagens pessoais. Flickr é um portal de fotos, criado pelo sistema Yahoo de interação, onde os usuários através da conta de Yahoo. Funciona basicamente como o Youtube (videos) no quesito perfil (profile) e interação com outros usuários, porém o Flickr é para envio de arquivos em fotos em uma extensão chamada de "Jpg". Blog é um site gratuíto onde on usuário através da sua criatividade brinca de webdesigner, assim montando a sua própria página para compartilhar textos, fotos e vídeos. O Micro-site funciona como um diário onde o que conta é a frequecia das atualizações, oferecendo conteúdos diversos em tempo real o que supera o conteúdo de um website institucional tradicional, estático por exemplo. Onde cada vez mais leitores, propagam e compartilham o conteúdo entre si formando uma infinita rede de informações. O sistema de adicionar novos amigos, fã clubes, troca de links (URL S), histórico e Post ( termo originado de postagem) garantem a interação entre os usuários numa dimensão virtual intitulada como Blogosfera.

24 24 Os sites colaborativos são sites que proporcionaram o inicio do sistema Boca a boca digital (lembra quando salvávamos em nosso browser sites como favoritos? entao) onde os usuários através de um perfil exibem links sobre um deteminado assunto ou produto. Funcionando como um indicador para aqueles que buscam informações sobre um produto ou serviço. Alguns exemplos como o Digg e De.li.ci.us. Sites de Relacionamentos são sites onde pessoas e empresas interagem através da identificação e troca de mensagens privadas ou públicas. Tais tecnologias hoje em dia, funcionam como um mix das mídias relacionadas acima, onde o usuário através da linguagem por código HTML, podem incorporar notícias, vídeos, citações, fotos e compartilhar em suas páginas de perfis pessoais em sites como o Orkut (site de relacionamento mais famoso no Brasil), ou Facebook (site de relacionamento de grande proporção mundial com penetração no Brasil nas classes A e B) e o Myspace, que é o site de relacionamento mais antigo destes, que hoje tem o seu foco voltado para o universo músical e de relacionamento em geral. O Twitter é um misto de rede social, Blog e ferramenta de comunicação, que permite que os usuários enviem atualizações pessoais sobre onde estão e o que estão fazendo, contendo apenas texto em menos de 140 caracteres, via o SMS, o algum programa instalado no computador, como o Tweetdeck. TORRES, Cláudio (A Bíblia do Marketing Digital, Cap.4, 149).

25 25 No Twitter a idéia é você narrar as suas atividades diárias, deixando os seus seguidores "followers" informados sobre o que você está fazendo. Uma idéa de "Reality Show" online.representado pelo simbolo comunicador de um pássaro. Uma ferramenta muito utilizada pelas empresas hoje em dia, onde a promoção muitas das vezes é direcionada exclusivamente aos usuários do Twitter. TORRES, Cláudio (A Bíblia do Marketing Digital, Cap.4, 111).

26 26 CAPITULO IV MARKETING VIRTUAL Marketing Virtual A necessidade de criar novos elementos gráficos e conteúdo para evoluir e inovar essa mesma presença ( websites, webpages, etc), contribuiu para uma evolução sem limites, nascia assim o marketing virtual. Enquanto as agencias de publicidade e marketing procuravam entender, definir e traçar novas estratégias para esse novo movimento global, explorando cada vez mais a potencialidade do que poderia (e ainda pode) estar por vir, a Internet ganha cada vez mais espaço. Com a capacidade de surpreender, o Marketing virtual explora tudo o que existe de mais inovador para atingir seu público neste novo veículo de comunicação tecnológico, que chamamos de Internet. Estão também inseridas no marketing virtuais, cinco fortes tendências: Interação Relacionamento Mobilidade Agilidade Tecnologia

INTERNET E PROGRAMAÇÃO WEB

INTERNET E PROGRAMAÇÃO WEB História da Internet A Internet surgiu a partir de pesquisas militares do governo dos Estados Unidos nos períodos áureos da Guerra Fria. Na década de 1960, quando dois blocos ideológicos e politicamente

Leia mais

MARKETING DIGITAL E E-BUSINESS AULA III ESTRATÉGIAS DO MARKETING DIGITAL PROF. M. SC. JOSUÉ VITOR MBA EM MARKETING ESTRATÉGICO

MARKETING DIGITAL E E-BUSINESS AULA III ESTRATÉGIAS DO MARKETING DIGITAL PROF. M. SC. JOSUÉ VITOR MBA EM MARKETING ESTRATÉGICO MBA EM MARKETING ESTRATÉGICO MARKETING DIGITAL E E-BUSINESS AULA III ESTRATÉGIAS DO MARKETING DIGITAL PROF. M. SC. JOSUÉ VITOR josuevitor16@gmail.com @josuevitor Marketing Digital Como usar a internet

Leia mais

Marketing digital NARCISO SANTAELLA

Marketing digital NARCISO SANTAELLA Marketing digital 1 Introdução As agências de publicidade recorrem ao marketing digital para conquistar o público que hoje tem na web uma das principais fontes de informação. Utilizar todos os recursos

Leia mais

INTRODUÇÃO. Desde que a imprensa surgiu, a comunicação se baseia na tecnologia:

INTRODUÇÃO. Desde que a imprensa surgiu, a comunicação se baseia na tecnologia: INTRODUÇÃO Desde que a imprensa surgiu, a comunicação se baseia na tecnologia: 1450 Imprensa de Gutemberg 1940 Primeiras transmissões na TV 1960 Internet começa a ser desenvolvida 1973 Primeira ligação

Leia mais

Desde 2008. Mídia Kit 2015. encontrasãopaulo. www.encontrasaopaulo.com.br

Desde 2008. Mídia Kit 2015. encontrasãopaulo. www.encontrasaopaulo.com.br Desde 2008 Mídia Kit 2015 encontrasãopaulo www.encontrasaopaulo.com.br Introdução O Mídia Kit 2015 do guia online Encontra São Paulo tem o objetivo de contextualizar a atuação do site no segmento de buscas

Leia mais

E-books. Introdução às Mídias Sociais. Sebrae

E-books. Introdução às Mídias Sociais. Sebrae E-books Sebrae Marketing e Vendas Introdução às Mídias Sociais O que fazer com as mídias sociais Tipos de ações As principais mídias sociais Dicas e considerações finais Autor Felipe Orsoli 1 SUMÁRIO 1

Leia mais

*Todos os direitos reservados.

*Todos os direitos reservados. *Todos os direitos reservados. A cada ano, as grandes empresas de tecnologia criam novas ferramentas Para o novo mundo digital. Sempre temos que nos renovar para novas tecnologias, a Karmake está preparada.

Leia mais

SITES E BLOGS CONSTRUINDO A SUA MARCA

SITES E BLOGS CONSTRUINDO A SUA MARCA SITES E BLOGS CONSTRUINDO A SUA MARCA Paula Junqueira 7º CONGRESSO RIO DE EDUCAÇÃO CONSTRUINDO A SUA MARCA A marca é o ativo mais importante, independente do tamanho de sua empresa. As mídias sociais são

Leia mais

Integração com a Mídia Social

Integração com a Mídia Social Guia rápido sobre... Integração com a Mídia Social Neste guia... Vamos mostrar como integrar seu marketing com as mídias sociais para você tirar o maior proveito de todo esse burburinho online! Nós ajudamos

Leia mais

ALGUNS DADOS DA INTERNET NO BRASIL. (11) 3522-5338 - www.cvsweb.com.br comercial@cvsweb.com.br

ALGUNS DADOS DA INTERNET NO BRASIL. (11) 3522-5338 - www.cvsweb.com.br comercial@cvsweb.com.br ALGUNS DADOS DA INTERNET NO BRASIL 2 + 67.500.000 + 67,5 MILHÕES DE INTERNAUTAS NO BRASIL FONTE: IBOPE/NIELSEN 58.290.000 58,2 MILHOES DE INTERNAUTAS NO BRASIL ACESSAM A INTERNET SEMANALMENTE -87% FONTE:

Leia mais

7 dicas rápidas de marketing digital para você sair na frente! MARKETING DIGITAL

7 dicas rápidas de marketing digital para você sair na frente! MARKETING DIGITAL DICAS PARA DIVULGAR SUA EMPRESA E AUMENTAR AS VENDAS NO FIM DE ANO 7 dicas rápidas de marketing digital para você sair na frente! MARKETING DIGITAL Sumário Apresentação Capítulo 1 - Crie conteúdo de alta

Leia mais

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões MÍDIA KIT INTERNET Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões Segundo pesquisa da Nielsen IBOPE, até o 1º trimestre/2014 número 18% maior que o mesmo período de 2013. É a demonstração

Leia mais

Peças para diferentes sites

Peças para diferentes sites Encontre aqui um apanhado de indicadores, estudos, análises e pesquisas de variadas fontes, todas vitais para avaliação e mensuração do desempenho e dos negócios no mundo digital. Confira Aunica The Tagnology

Leia mais

Estudo de Web Marketing para a Prova NP1 Dia da prova: 07/10/2011

Estudo de Web Marketing para a Prova NP1 Dia da prova: 07/10/2011 Curso de Marketing Disciplina: Web Marketing Professor: Roberto Marcello Estudo de Web Marketing para a Prova NP1 Dia da prova: 07/10/2011 Web Marketing Web Marketing é qualquer esforço promocional realizado

Leia mais

Frequências: São Paulo 102,1 MHz; Litoral Paulista MHz 90,1; Endereço: Av. Paulista, 2.200 15º andar CEP 01310-300 São Paulo SP

Frequências: São Paulo 102,1 MHz; Litoral Paulista MHz 90,1; Endereço: Av. Paulista, 2.200 15º andar CEP 01310-300 São Paulo SP Empresa Nome fantasia: Rádio Kiss FM Razão Social: Kiss Telecomunicações LTDA. Frequências: São Paulo 102,1 MHz; Litoral Paulista MHz 90,1; Campinas 107,9 MHz; Brasília 94,1 MHz CNPJ: 59.477.240/0001-24.

Leia mais

Conteúdo. Como tudo começou Como a internet funciona O que posso fazer com a internet. Cuidados que se deve ter ao usar a internet

Conteúdo. Como tudo começou Como a internet funciona O que posso fazer com a internet. Cuidados que se deve ter ao usar a internet INTERNET Conteúdo Como tudo começou Como a internet funciona O que posso fazer com a internet E-mail Chat Transferência de arquivos Navegação Cuidados que se deve ter ao usar a internet Internet Como tudo

Leia mais

Informática Aplicada. Aula 3 Internet, Browser e E-mail. Professora: Cintia Caetano

Informática Aplicada. Aula 3 Internet, Browser e E-mail. Professora: Cintia Caetano Informática Aplicada Aula 3 Internet, Browser e E-mail Professora: Cintia Caetano SURGIMENTO DA INTERNET A rede mundial de computadores, ou Internet, surgiu em plena Guerra Fria, no final da década de

Leia mais

Introdução à Tecnologia Web. Conceitos Gerais. Profª MSc. Elizabete Munzlinger www.elizabete.com.br

Introdução à Tecnologia Web. Conceitos Gerais. Profª MSc. Elizabete Munzlinger www.elizabete.com.br IntroduçãoàTecnologiaWeb ConceitosGerais ProfªMSc.ElizabeteMunzlinger www.elizabete.com.br ProfªMSc.ElizabeteMunzlinger www.elizabete.com.br ConceitosGerais Índice 1 História da Internet... 2 a) No Mundo...

Leia mais

Bleez Agência Digital... 3. Quem sou eu... 4. Introdução... 5. Quanto o ecommerce cresceu no Brasil... 7. Quem está comprando no ecommerce...

Bleez Agência Digital... 3. Quem sou eu... 4. Introdução... 5. Quanto o ecommerce cresceu no Brasil... 7. Quem está comprando no ecommerce... Sumário Bleez Agência Digital... 3 Quem sou eu... 4 Introdução... 5 Quanto o ecommerce cresceu no Brasil... 7 Quem está comprando no ecommerce... 10 Por que os brasileiros estão comprando mais... 12 O

Leia mais

Sumário Aspectos Básicos... 3 Como Empresas usam o Facebook... 3 Introdução ao Facebook... 4 Criando um Cadastro... 5 Confirmando E-mail...

Sumário Aspectos Básicos... 3 Como Empresas usam o Facebook... 3 Introdução ao Facebook... 4 Criando um Cadastro... 5 Confirmando E-mail... FACEBOOK Sumário Aspectos Básicos... 3 Como Empresas usam o Facebook... 3 Introdução ao Facebook... 4 Criando um Cadastro... 5 Confirmando E-mail... 8 Características do Facebook... 10 Postagens... 11

Leia mais

Claudio Torres. Novatec

Claudio Torres. Novatec Claudio Torres Novatec Sumário Sobre o autor... 11 Prefácio... 12 Introdução... 15 A Internet como mídia...15 O que você vai ler... 17 Capítulo 1 A Internet do consumidor... 19 Novos concorrentes... 21

Leia mais

O IMPACTO SOCIAL DA INTERNET

O IMPACTO SOCIAL DA INTERNET O IMPACTO SOCIAL DA Miguel Gomes da Costa Junior Rede de milhões de computadores de todo o mundo interligados por linhas telefônicas, fibra ótica e satélites. Poderosa fonte de informação e comunicação

Leia mais

Tabela de Preços Sugeridos

Tabela de Preços Sugeridos WEBSITE Estrutura básica Área institucional Área estática: quem somos, o que fazemos, onde estamos etc. Área de contato E-mail, telefone, formulário etc. Área core Gerenciador de conteúdo para cadastro

Leia mais

5 Coisas que você deve saber sobre a ExactTarget Marketing Cloud

5 Coisas que você deve saber sobre a ExactTarget Marketing Cloud 5 Coisas que você deve saber sobre a ExactTarget Marketing Cloud Aprimore a jornada de seus clientes com a plataforma de marketing digital 1:1 líder de mercado 5 Coisas que você deve saber sobre a ExactTarget

Leia mais

Prezado Futuro Cliente

Prezado Futuro Cliente Prezado Futuro Cliente É com grade satisfação que encaminhamos nossa apresentação institucional e certos de estabelecermos uma parceria de sucesso e duradoura. Ela foi desenvolvida com objetivo de mostrar

Leia mais

Proposta Revista MARES DE MINAS

Proposta Revista MARES DE MINAS SATIS 2011 Proposta Revista MARES DE MINAS 21/03/2011 A SATIS Índice 1 A Satis 1 A Proposta 1 Serviços 2 Mapa do Site 2 SEO 3 Sistema de gerenciamento de conteudo 4 Cronograma e Prazos 5 Investimento 6

Leia mais

http://emailsgratis.net

http://emailsgratis.net E-book GRATUITO Brinde aos visitantes do site Copyright 2014 Daniel Neves Todos os Direitos Reservados REVENDA PROIBIDA Conteúdo Introdução... 3 Pronto pra aprender o método que aplicará a sua lista de

Leia mais

BLOG: GRUPO DE DISCUSSÃO: PODCAST:

BLOG: GRUPO DE DISCUSSÃO: PODCAST: O MUNDO ONLINE Uma das marcas dessa nova era são as redes sociais. Comunidades online como o Facebook, Twitter, Fousquare, Youtube e outras, possibilitam a comunicação entre as pessoas, ao mesmo tempo,

Leia mais

Desenvolvimento em Ambiente Web. Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com

Desenvolvimento em Ambiente Web. Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Desenvolvimento em Ambiente Web Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Internet A Internet é um conjunto de redes de computadores de domínio público interligadas pelo mundo inteiro, que tem

Leia mais

A confluência dos vídeos e a Internet

A confluência dos vídeos e a Internet WHITEPAPER A confluência dos vídeos e a Internet Por que sua empresa deveria investir em vídeos em 2013 e como a Construção Civil pode utilizar os vídeos como diferencial competitivo. 1 Saiba como os vídeos

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA AULA 06 INTERNET

INFORMÁTICA APLICADA AULA 06 INTERNET UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: Bacharelado em Ciências e Tecnologia INFORMÁTICA APLICADA AULA 06 INTERNET Profª Danielle Casillo SUMÁRIO O que é Internet Conceitos básicos de internet

Leia mais

Sumário. Introdução ao Guia dos Anúncios na Internet 3. Links Patrocinados: as novas páginas amarelas

Sumário. Introdução ao Guia dos Anúncios na Internet 3. Links Patrocinados: as novas páginas amarelas 2 Sumário Introdução ao Guia dos Anúncios na Internet 3 Links Patrocinados: as novas páginas amarelas 5 Opções de investimento: o serviço ideal para alcançar os objetivos 8 Como começar a investir? 14

Leia mais

Marketing Digital de resultado para PMEs. Monitoramento na Internet A arma competitiva das pequenas e médias empresas

Marketing Digital de resultado para PMEs. Monitoramento na Internet A arma competitiva das pequenas e médias empresas Monitoramento na Internet A arma competitiva das pequenas e médias empresas 1 Sumário I II V Porque monitorar? O que monitorar? Onde monitorar? Como engajar? 2 Por que Monitorar? 3 I II V Nas mídias sociais

Leia mais

Mídias Sociais. Fatos e Dicas para 2013. Esteja preparado para um ano digital, social e interativo

Mídias Sociais. Fatos e Dicas para 2013. Esteja preparado para um ano digital, social e interativo Mídias Sociais Fatos e Dicas para 2013 Esteja preparado para um ano digital, social e interativo NESTE E-BOOK VOCÊ VAI ENCONTRAR: 1 - Porque as mídias sociais crescem em tamanho e em importância para o

Leia mais

REDES SOCIAIS PARA PEQUENAS EMPRESAS

REDES SOCIAIS PARA PEQUENAS EMPRESAS REDES SOCIAIS PARA PEQUENAS EMPRESAS Entenda a importância da utilização das Redes Sociais para a sua pequena empresa e conheça os fundamentos necessários para obter resultados positivos com a sociabilidade.

Leia mais

E-Mail Marketing: Primeiros Passos

E-Mail Marketing: Primeiros Passos E-Mail Marketing: Primeiros Passos E-Mail Marketing: Primeiros Passos Aprenda a utilizar o email marketing para alavancar o seu negócio O Marketing Digital vem ganhando cada vez mais força entre as empresas

Leia mais

O futuro do YouTube - VEJA.com

O futuro do YouTube - VEJA.com Entrevista O futuro do YouTube 29/08/2009 10:49 Por Leo Branco Nesta semana, Chad Hurley, de 32 anos, um dos criadores do YouTube, esteve no Brasil e falou a VEJA sobre o futuro do maior site de vídeos

Leia mais

Facebook Analytics: Como mensurar e otimizar a presença da sua empresa no Facebook

Facebook Analytics: Como mensurar e otimizar a presença da sua empresa no Facebook Marketing Digital de resultado para Médias e Pequenas Empresas Facebook Analytics: Como mensurar e otimizar a presença da sua empresa no Facebook Ferramentas e experimentos para conseguir melhores resultados

Leia mais

CHECKLIST: PASSO A PASSO PARA PROMOVER LANDING PAGES E ATRAIR LEADS

CHECKLIST: PASSO A PASSO PARA PROMOVER LANDING PAGES E ATRAIR LEADS CHECKLIST: PASSO A PASSO PARA PROMOVER LANDING PAGES E ATRAIR LEADS Elaborar uma oferta e criar uma Landing Page para converter os visitantes do site em Leads é estratégia fundamental nas ações de marketing

Leia mais

Internet e Adolescência - Pontos Positivos

Internet e Adolescência - Pontos Positivos Internet e Adolescência - Pontos Positivos Computadores e Sociedade I Edson A. Storolli F. Gláucia Campiche Bressan Rafael Prandi Guedes Moreira Vitor Manha Utino Introdução Como é o acesso à Internet

Leia mais

Email marketing: os 10 erros mais comuns

Email marketing: os 10 erros mais comuns Email marketing: os 10 erros mais comuns Publicado em: 18/02/2008 Não ter permissão dos contatos para enviar mensagens Um dos princípios fundamentais do email marketing é trabalhar apenas com contatos

Leia mais

Pequena história da Internet

Pequena história da Internet Pequena história da Internet A Internet nasceu em 1969, nos Estados Unidos. Interligava originalmente laboratórios de pesquisa e se chamava ARPAnet (ARPA: Advanced Research Projects Agency). Era uma rede

Leia mais

Thaísa Fortuni. 15 dicas de Mídias Sociais para Moda. Copyright 2015 - Todos os direitos reservados

Thaísa Fortuni. 15 dicas de Mídias Sociais para Moda. Copyright 2015 - Todos os direitos reservados Thaísa Fortuni Thaísa Fortuni 15 dicas de Mídias Sociais para Moda Copyright 2015 - Todos os direitos reservados Sobre Thaísa Fortuni Publicitária por formação, escritora e empreendora digital. Trabalha

Leia mais

O QUE FAZEMOS MISSÃO VISÃO QUEM SOMOS

O QUE FAZEMOS MISSÃO VISÃO QUEM SOMOS O QUE FAZEMOS Provemos consultoria nas áreas de comunicação online, especializados em sites focados na gestão de conteúdo, sincronização de documentos, planilhas e contatos online, sempre integrados com

Leia mais

MARKETING NAS REDES SOCIAIS. Carlos Henrique Cangussu (Discente do 2º ano do curso de Administração das Faculdades Integradas de Três Lagoas AEMS)

MARKETING NAS REDES SOCIAIS. Carlos Henrique Cangussu (Discente do 2º ano do curso de Administração das Faculdades Integradas de Três Lagoas AEMS) 1 MARKETING NAS REDES SOCIAIS Angela de Souza Brasil (Docente Esp. Faculdades Integradas de Três Carlos Henrique Cangussu Daniel Barbosa Maia Elisandra Inês Peirot Schneider Marcelo Da Silva Sivestre Tiago

Leia mais

E-books. Marketing no Facebook. Sebrae

E-books. Marketing no Facebook. Sebrae E-books Sebrae Marketing e Vendas Marketing no Facebook Marketing de conteúdo e engajamento na rede Marketing de conteúdo no Facebook Tipos de conteúdo Edge Rank e os fatores de engajamento Facebook Ads

Leia mais

Quer Criar um Blog Mas não sabe Como? Essas 5 Dicas vão trazer muitos esclarecimentos.

Quer Criar um Blog Mas não sabe Como? Essas 5 Dicas vão trazer muitos esclarecimentos. Quer Criar um Blog Mas não sabe Como? Essas 5 Dicas vão trazer muitos esclarecimentos. Quero criar um blog mas nem sei por onde começar direito?!? Essa é uma dúvida comum para muitos, não se preocupe,

Leia mais

Questão em foco: Colaboração de produto 2.0. Uso de técnicas de computação social para criar redes sociais corporativas

Questão em foco: Colaboração de produto 2.0. Uso de técnicas de computação social para criar redes sociais corporativas Questão em foco: Colaboração de produto 2.0 Uso de técnicas de computação social para criar redes sociais corporativas Tech-Clarity, Inc. 2009 Sumário Sumário... 2 Introdução à questão... 3 O futuro da

Leia mais

Thursday, October 18, 12

Thursday, October 18, 12 O Site Legado do IFP é uma comunidade online e global dos ex-bolsistas do programa. É um recurso e um lugar para você publicar notícias profissionais, recursos e teses para a comunidade global do IFP,

Leia mais

COMO CONQUISTAR CLIENTES COM APLICATIVOS PARA CELULAR

COMO CONQUISTAR CLIENTES COM APLICATIVOS PARA CELULAR COMO CONQUISTAR CLIENTES COM APLICATIVOS PARA CELULAR CONTEÚDO 1 2 3 4 5 6 Por que as empresas precisam estar conectadas ao mundo mobile Como os aplicativos mobile podem atrair mais clientes. Como os aplicativos

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Aprecie as apresentações a seguir. Boa leitura!

APRESENTAÇÃO. Aprecie as apresentações a seguir. Boa leitura! APRESENTAÇÃO A Informatiza Soluções Empresariais está no mercado desde 2006 com atuação e especialização na criação de sites e lojas virtuais. A empresa conta com um sistema completo de administração de

Leia mais

Hábitos de uso e comportamento dos internautas brasileiros em redes sociais

Hábitos de uso e comportamento dos internautas brasileiros em redes sociais Hábitos de uso e comportamento dos internautas brasileiros em redes sociais Março de 2011 @elife_br #elifehabitos O estudo Hábitos de uso e comportamento dos internautas brasileiros em redes sociais buscou

Leia mais

O que é cloud computing (computação nas nuvens)? Entendendo a cloud computing (computação nas nuvens)

O que é cloud computing (computação nas nuvens)? Entendendo a cloud computing (computação nas nuvens) O que é cloud computing (computação nas nuvens)? Introdução A expressão cloud computing começou a ganhar força em 2008, mas, conceitualmente, as ideias por trás da denominação existem há muito mais tempo.

Leia mais

Uso estratégico do Twitter: como usar o microblogging a favor da sua empresa. www.talk2.com.br

Uso estratégico do Twitter: como usar o microblogging a favor da sua empresa. www.talk2.com.br Uso estratégico do Twitter: como usar o microblogging a favor da sua empresa www.talk2.com.br 04 Introdução 4 05 08 10 16 Por que as pessoas seguem uma conta 5 O que você precisa ter e saber antes de criar

Leia mais

REDES SOCIAIS CONHEÇA A HISTÓRIA DAS. Professor Carlos Muniz

REDES SOCIAIS CONHEÇA A HISTÓRIA DAS. Professor Carlos Muniz CONHEÇA A HISTÓRIA DAS REDES SOCIAIS Nesse artigo você vai conhecer com detalhes a História das Redes Sociais. Leia esse artigo até o final e você irá conferir os seguintes tópicos: As redes sociais antecedem

Leia mais

MARKETING DIGITAL MOSTRANDO SUA IDENTIDADE

MARKETING DIGITAL MOSTRANDO SUA IDENTIDADE MARKETING DIGITAL MOSTRANDO SUA IDENTIDADE Por que mostrar sua identidade Atualmente, são 52,5 milhões* de usuários de internet ativos no Brasil. A previsão de investimentos em anúncios online no Brasil

Leia mais

http://dinheiroganhe.com

http://dinheiroganhe.com Você pode distribuir, imprimir, compartilhar por e-mail ou citar em seu site ou blog, desde que o conteúdo não seja alterado e que a fonte original seja citada. http://dinheiroganhe.com SUMÁRIO 1. Introdução...3

Leia mais

COMO ATRAIR VISITANTES PARA SEU WEBSITE

COMO ATRAIR VISITANTES PARA SEU WEBSITE GUIA Inbound Marketing COMO ATRAIR VISITANTES PARA SEU WEBSITE E-BOOK GRÁTIS WWW.FABIODONASCIMENTO.ME Tabela de Conteúdos Introdução... 3 Capítulo 1: Formas de obter Tráfego... 4 Capítulo 2: Como aumentar

Leia mais

INFLUÊNCIAS E POSSIBILIDADES DO USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO

INFLUÊNCIAS E POSSIBILIDADES DO USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFLUÊNCIAS E POSSIBILIDADES DO USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO Gustavo Cançado de Azevedo O autor relaciona educação e tecnologia, tomando como ponto de partida a maneira com que os avanços

Leia mais

PLANEJAMENTO DE MARKETING ELETRÔNICO

PLANEJAMENTO DE MARKETING ELETRÔNICO Instituto FA7 IBMEC MBA em Marketing Disciplina: Professor: Turma: Equipe: Marketing Eletrônico Renan Barroso Marketing II - Fortaleza Ana Hilda Sidrim, Ana Carolina Danziger PLANEJAMENTO DE MARKETING

Leia mais

Social Media em 5 etapas

Social Media em 5 etapas Como estruturar seu sistema de Social Media em 5 etapas O que é este guia? O Guia de inicialização em social media foi criado pela G&P como uma forma de ajudar e incentivar as mais diversas empresas do

Leia mais

Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL. O que é Marketing Multicanal?

Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL. O que é Marketing Multicanal? Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL O que é Marketing Multicanal? Uma campanha MultiCanal integra email, SMS, torpedo de voz, sms, fax, chat online, formulários, por

Leia mais

Produzindo e divulgando fotos e vídeos. Aula 3 Divulgação de fotos e vídeos

Produzindo e divulgando fotos e vídeos. Aula 3 Divulgação de fotos e vídeos Produzindo e divulgando fotos e vídeos Aula 3 Divulgação de fotos e vídeos Objetivos 1 Entender o que são as redes sociais. 2 Definir Marketing Viral. 3 Entender como divulgar fotos e vídeos nas redes

Leia mais

COMÉRCIO ELETRÔNICO UM BREVE HISTÓRICO

COMÉRCIO ELETRÔNICO UM BREVE HISTÓRICO UM BREVE HISTÓRICO COMÉRCIO ELETRÔNICO O comércio sempre existiu desde que surgiram as sociedades. Ele é dito como o processo de comprar, vender e trocar produtos e serviços. Inicialmente praticado pelos

Leia mais

Uma solução completa para sua estrátegia de SOCIAL MEDIA HELLO WORLD!

Uma solução completa para sua estrátegia de SOCIAL MEDIA HELLO WORLD! Uma solução completa para sua estrátegia de SOCIAL MEDIA HELLO WORLD! SocialSuite Rua Claudio Soares, 72-16 andar +55 11 3032 1982 São Paulo - SP Brasil Introdução Esse material foi desenvolvido pela equipe

Leia mais

CONTEÚDOS. Blog REDES SOCIAIS VIDEOS ONLINE PARTILHA DE FOTOGRAFIAS PARTILHA DE APRESENTAÇÕES

CONTEÚDOS. Blog REDES SOCIAIS VIDEOS ONLINE PARTILHA DE FOTOGRAFIAS PARTILHA DE APRESENTAÇÕES CONTEÚDOS ANTES DE INICIAR A SUA AVENTURA NAS REDES, TENHA EM CONTA AS SEGUINTES DICAS: Atribua a administração de cada canal e/ou estratégia a alguém que faça parte da sua empresa; Dê formação à sua equipa

Leia mais

3 As Mídias Sociais como Ferramentas de Marketing

3 As Mídias Sociais como Ferramentas de Marketing 26 3 As Mídias Sociais como Ferramentas de Marketing O surgimento das mídias sociais está intimamente ligado ao fenômeno da geração de conteúdo pelo usuário e ao crescimento das redes sociais virtuais

Leia mais

AMBIENTES ONLINE: que formato tem o ambiente que os jovens procuram online?

AMBIENTES ONLINE: que formato tem o ambiente que os jovens procuram online? AMBIENTES ONLINE: que formato tem o ambiente que os jovens procuram online? Edgar Marcucci Reis 1 Jéssica Naiara dos Santos Batista 2 Resumo: O artigo apresenta uma visão sobre os ambientes online encontrados

Leia mais

SISTEMÁTICA WEBMARKETING

SISTEMÁTICA WEBMARKETING SISTEMÁTICA WEBMARKETING Breve descrição de algumas ferramentas Sobre o Webmarketing Web Marketing é uma ferramenta de Marketing com foco na internet, que envolve pesquisa, análise, planejamento estratégico,

Leia mais

MANUAL DE E-PRODUCTS. Aumente a exposição de sua marca Utilizando as mídias eletrônicas e redes sociais LÍDER MUNDIAL NA ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS

MANUAL DE E-PRODUCTS. Aumente a exposição de sua marca Utilizando as mídias eletrônicas e redes sociais LÍDER MUNDIAL NA ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS MANUAL DE E-PRODUCTS Aumente a exposição de sua marca Utilizando as mídias eletrônicas e redes sociais LÍDER MUNDIAL NA ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS Prezado Expositor, Conheça os principais benefícios de utilizar

Leia mais

Redes Sociais, SEO, Blog ou Adwords: O que devo usar para minha empresa?

Redes Sociais, SEO, Blog ou Adwords: O que devo usar para minha empresa? Redes Sociais, SEO, Blog ou Adwords: O que devo usar para minha empresa? Você já pensou em posicionar sua marca na internet? Construir um relacionamento com seu cliente é uma das formas mais eficazes de

Leia mais

RECOMENDAÇÕES PARA CAPTAR CLIENTES COMPANHIA ROBOFOREX

RECOMENDAÇÕES PARA CAPTAR CLIENTES COMPANHIA ROBOFOREX RECOMENDAÇÕES PARA CAPTAR CLIENTES NA O sucesso do Afiliado depende do número de clientes captados e da atividade de comércio desses clientes. E influenciar na atividade do cliente como um afiliado não

Leia mais

ARKETING INTERNET SEO CRIATIVIDADE AGÊNCIA CRIAÇÃO

ARKETING INTERNET SEO CRIATIVIDADE AGÊNCIA CRIAÇÃO DESIGN CRIAÇÃO AGÊNCIA USABILIDA ARKETING INTERNET SEO DIGIT CRIATIVIDADE DESDE 1999 NO MERCADO, A M2BRNET É UMA AGÊNCIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM SOLUÇÕES PERSONALIZADAS. SI ARQ Desde 1999

Leia mais

PUBLICIDADE ONLINE uma visão geral. João Luiz Serpa Seraine Webdesigner 11/05/2007

PUBLICIDADE ONLINE uma visão geral. João Luiz Serpa Seraine Webdesigner 11/05/2007 PUBLICIDADE ONLINE uma visão geral João Luiz Serpa Seraine Webdesigner 11/05/2007 Nova Economia A nova economia está diretamente ligada à velocidade de informações, comunicação, conhecimento, tecnologia.

Leia mais

Tentar entender como usar melhor os diferentes canais.

Tentar entender como usar melhor os diferentes canais. The New Conversation: Taking Social Media from Talk to Action A Nova Conversação: Levando a Mídia Social da Conversa para a Ação By: Harvard Business Review A sabedoria convencional do marketing por muito

Leia mais

DICAS INCRÍVEIS PARA VOCÊ VENDER MAIS NESTE NATAL!

DICAS INCRÍVEIS PARA VOCÊ VENDER MAIS NESTE NATAL! 10 DICAS INCRÍVEIS PARA VOCÊ VENDER MAIS NESTE NATAL! por: Hodney Fernandes Vesano Mídia Marketing O que você encontrará neste Guia? Este guia irá lhe ensinar algumas das técnincas mais eficazes para fazer

Leia mais

Informática Básica. Internet Intranet Extranet

Informática Básica. Internet Intranet Extranet Informática Básica Internet Intranet Extranet Para começar... O que é Internet? Como a Internet nasceu? Como funciona a Internet? Serviços da Internet Considerações finais O que é Internet? Ah, essa eu

Leia mais

5 dicas incríveis de Facebook Ads para iniciantes. 1 INTRODUÇÃO

5 dicas incríveis de Facebook Ads para iniciantes. 1 INTRODUÇÃO 5 dicas incríveis de Facebook Ads para iniciantes. 1 INTRODUÇÃO Este e book foi criado após ter percebido uma série de dúvidas de iniciantes em Facebook Ads. O seu conteúdo é baseado na utilização da plataforma

Leia mais

http://crayonstock.com/19707 Zoonar 12 SEGREDOS PARA CONQUISTAR CLIENTES COM IMAGENS

http://crayonstock.com/19707 Zoonar 12 SEGREDOS PARA CONQUISTAR CLIENTES COM IMAGENS http://crayonstock.com/19707 Zoonar 12 SEGREDOS PARA CONQUISTAR CLIENTES COM IMAGENS Constantemente, somos bombardeados por incontáveis conteúdos visuais. Imagens ilustram websites, redes sociais, folders,

Leia mais

Usina de Site em gênero Seus principais valores são: iniciativa, qualidade, criatividade, competência e profissionalismo. Ao adquirir serviços e

Usina de Site em gênero Seus principais valores são: iniciativa, qualidade, criatividade, competência e profissionalismo. Ao adquirir serviços e Usina de Site em número Uma agência, uma equipe, uma unidade. São vários membros, estilos diferentes e inúmeras habilidades que se complementam e dão um novo sentido à publicidade e propaganda, guiados

Leia mais

dynam ESTUDOS DE CASO publicidadeonline AGÊNCIA SEARCH ENGINE MARKETING Marketing de Busca

dynam ESTUDOS DE CASO publicidadeonline AGÊNCIA SEARCH ENGINE MARKETING Marketing de Busca dynam publicidadeonline AGÊNCIA SEARCH ENGINE MARKETING Marketing de Busca Veja alguns estudos de casos de sucesso de clientes que confiaram na Dynamo para suas campanhas de Search Engine Marketing. ESTUDOS

Leia mais

10 Coisas Simples Que Você Pode. Fazer Agora Para Gerar Tráfego e Leads Gratuitamente

10 Coisas Simples Que Você Pode. Fazer Agora Para Gerar Tráfego e Leads Gratuitamente 10 Coisas Simples Que Você Pode Fazer Agora Para Gerar Tráfego e Leads Gratuitamente Geração de tráfego e converter os leads resultantes em vendas é o último desafio para qualquer comerciante ou empreendedor,

Leia mais

Introdução. Pra quem é esse ebook?

Introdução. Pra quem é esse ebook? Introdução Se você está lendo esse ebook é porque já conhece o potencial de resultados que o marketing digital e o delivery online podem trazer para a sua pizzaria. Bem como também deve saber que em pouco

Leia mais

tudo o que você precisa saber

tudo o que você precisa saber tudo o que você precisa saber Introdução 03 Qual a diferença do marketing tradicional para o digital 07 Por que sua clínica precisa de Marketing Digital 10 O que pode ou não ser feito no Marketing Médico

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS CLUBE TURISMO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS CLUBE TURISMO MANUAL DE UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS CLUBE TURISMO INTRODUÇÃO: As mídias sociais estão cada vez mais presentes no dia-a-dia das pessoas, oferecendo soluções e transformando as relações pessoais e comerciais.

Leia mais

Como deixar seu negócio on-line. Tendências e a força das mídias sociais no VAREJO!

Como deixar seu negócio on-line. Tendências e a força das mídias sociais no VAREJO! Como deixar seu negócio on-line Tendências e a força das mídias sociais no VAREJO! A palavra de ordem das redes sociais é interação. Comparando a internet com outros meios de comunicação em massa como

Leia mais

SUA EMPRESA VAI RESISTIR A EVOLUÇÃO DIGITAL?

SUA EMPRESA VAI RESISTIR A EVOLUÇÃO DIGITAL? SUA EMPRESA VAI RESISTIR A EVOLUÇÃO DIGITAL? A EVOLUÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO A evolução dos Meios de Comunicação 1990 2000 telex e-mail internet notebook e hoje?? celular MMS TV aberta TV a cabo DVD

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA CIDADE UNIVERCIDADE ESCOLA DE NEGÓCIOS CURSO DE MARKETING

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA CIDADE UNIVERCIDADE ESCOLA DE NEGÓCIOS CURSO DE MARKETING CENTRO UNIVERSITÁRIO DA CIDADE UNIVERCIDADE ESCOLA DE NEGÓCIOS CURSO DE MARKETING AS PRINCIPAIS MUDANÇAS OCORRIDAS NAS PRÁTICAS DE PUBLICIDADE NA INTERNET Autor: Ian Peter Figueiredo Medeiros Orientador:

Leia mais

Nosso Planeta Mobile: Brasil

Nosso Planeta Mobile: Brasil Nosso Planeta Mobile: Brasil Como entender o usuário de celular Maio de 2013 1 Resumo executivo Os smartphones se tornaram indispensáveis para nosso cotidiano. A difusão dos smartphones atinge 26 % da

Leia mais

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão . Indice 1 Introdução 2 Quem Somos 3 O que Fazemos 4 Planejamento 5 Serviços 6 Cases 9 Conclusão . Introdução 11 Segundo dados de uma pesquisa Ibope de 2013, o Brasil ocupa a terceira posição em quantidade

Leia mais

Bem-vindo ao Mídia Kit do História-Erótica! Neste arquivo é possível obter informações úteis e precisas sobre um dos

Bem-vindo ao Mídia Kit do História-Erótica! Neste arquivo é possível obter informações úteis e precisas sobre um dos Bem-vindo ao Mídia Kit do História-Erótica! Neste arquivo é possível obter informações úteis e precisas sobre um dos portais mais populares e picantes do Brasil, como: dados estatísticos, pesquisas de

Leia mais

Título: ESTRATÉGIAS DE AMPLIAÇÃO DA PRESENÇA DO FLEURY MEDICINA E SAÚDE NAS REDES SOCIAIS

Título: ESTRATÉGIAS DE AMPLIAÇÃO DA PRESENÇA DO FLEURY MEDICINA E SAÚDE NAS REDES SOCIAIS Título: ESTRATÉGIAS DE AMPLIAÇÃO DA PRESENÇA DO FLEURY MEDICINA E SAÚDE NAS REDES SOCIAIS Autores: William Malfatti 1 ; Thaís Arruda 2 ; Sergio Auerbach 3 ; Kleber Soares Filho 4 ; Alex Fernandes 5 ; Melina

Leia mais

Mas como você gera sua lista de e-mail? Listei abaixo algumas das formas de construir uma lista de email marketing eficaz;

Mas como você gera sua lista de e-mail? Listei abaixo algumas das formas de construir uma lista de email marketing eficaz; E-mail marketing, muitas vezes considerada uma forma de marketing pessoal, é uma das mais valiosas ferramentas de web marketing, uma das mais visadas e mais focada pelos marqueteiros. Vamos nos concentrar

Leia mais

K-Consultancy Consultoria em Marketing Digital Turístico. Todos os direitos reservados. Kronedesign 2011.

K-Consultancy Consultoria em Marketing Digital Turístico. Todos os direitos reservados. Kronedesign 2011. K-Consultancy Consultoria em Marketing Digital Turístico Atenção: veja as condições de uso para você desfrutar este material com tranquilidade Autoria: Ao compartilhar esta apresentação na internet, você

Leia mais

Tecnologia da Informação. Prof Odilon Zappe Jr

Tecnologia da Informação. Prof Odilon Zappe Jr Tecnologia da Informação Prof Odilon Zappe Jr Internet Internet Internet é o conglomerado de redes, em escala mundial de milhões de computadores interligados, que permite o acesso a informações e todo

Leia mais

O JOVEM BRASILEIRO NA REDE

O JOVEM BRASILEIRO NA REDE O JOVEM BRASILEIRO NA REDE 2014 Perfil dos participantes Tamanho da amostra: CONECTAí: 1.030 participantes YOUPIX: 483 participantes Amostra total = 1.513 respondentes 23% 32% 45% 51% 49% 7% 9% 14% 24%

Leia mais

Rede IPTV DX - Clubes Desportivos

Rede IPTV DX - Clubes Desportivos White Paper 24 de Setembro de 2014 Rede IPTV DX - Clubes Desportivos Alcançando e realizando o potencial do torcedor móvel IPTV Móvel para Clubes Desportivos - DX - 1 O negócio de mídia e venda para torcedores

Leia mais

Crie seu mecanismo de envolvimento: parte 3

Crie seu mecanismo de envolvimento: parte 3 ESCRITO POR David Mogensen PUBLICADO EM Dezembr o 2013 Crie seu mecanismo de envolvimento: parte 3 RESUMO Em um período em que os profissionais de marketing acham que seu trabalho mudou mais em dois anos

Leia mais

Usuários Únicos. Visitas. Pageviews. Educação 6,3% Celebridades 8,0% Esportes 9,2% Notícias 14,5% Família 7,1% Entretenimento 13,1% Negócios 6,7%

Usuários Únicos. Visitas. Pageviews. Educação 6,3% Celebridades 8,0% Esportes 9,2% Notícias 14,5% Família 7,1% Entretenimento 13,1% Negócios 6,7% Lançado em julho de 2000, o clicrbs é um portal de internet voltado às comunidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Com mais de 100 canais, os usuários encontram o conteúdo dos jornais, das rádios

Leia mais