APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Omeprazol Mer 20 mg Cápsulas gastrorresistentes Omeprazol

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Omeprazol Mer 20 mg Cápsulas gastrorresistentes Omeprazol"

Transcrição

1 FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Omeprazol Mer 20 mg Cápsulas gastrorresistentes Omeprazol Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico. Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outros; o medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas. Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detetar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico. Neste folheto 1. O que é Omeprazol Mer e para que é utilizado 2. Antes de tomar Omeprazol Mer 3. Como tomar Omeprazol Mer 4. Efeitos secundários possíveis 5. Como conservar Omeprazol Mer 6. Outras informações 1. O QUE É OMEPRAZOL MER E PARA QUE É UTILIZADO Este medicamento pertence ao grupo terapêutico Aparelho digestivo. Antiácidos e antiulcerosos. Modificadores da secreção gástrica. Inibidores da bomba de protões. É utilizado no tratamento de: - Úlceras na parte superior do intestino (úlcera duodenal). - Úlceras do estômago (úlcera gástrica). - Inflamação do tubo digestivo causada pelo refluxo do conteúdo gástrico em adultos e em crianças (esofagite de refluxo). - Manutenção da esofagite de refluxo para prevenção de recidiva. - Tumores do pâncreas produtores de hormonas causando um excesso de ácido no estômago (síndrome de Zollinger-Ellison). - Úlceras da parte superior do intestino causadas pela toma de medicamentos que se destinam a tratar dores e problemas das articulações (úlceras gástricas e duodenais ou erosões relacionadas com a toma de anti-inflamatórios não esteroides). - Manutenção de úlceras gástricas e duodenais ou erosões relacionadas com a toma de anti-inflamatórios não esteroides para prevenção de recidivas. - Doença com sintomas causada pelo refluxo do conteúdo gástrico (doença do refluxo gastro-esofágico sintomático) - Úlceras associadas a infeção com a bactéria designada Helicobacter pylori (erradicação do Helicobacter pylori na úlcera péptica) - Dor ou desconforto do abdómen superior relacionados com acidez (dispepsia). 2. ANTES DE TOMAR OMEPRAZOL MER Não tome Omeprazol Mer: - se tem alergia ao omeprazol ou a qualquer outro componente de Omeprazol Mer; - se está previsto fazer uma análise específica ao sangue (Cromogranina A)

2 Advertências e precauções Fale com o seu médico antes de tomar Omeprazol Mer: - se já teve reações cutâneas após tratamento com um medicamento similar a Omeprazol Mer que reduza a acidez do estômago. No caso de sofrer uma erupção cutânea, especialmente em áreas da pele expostas ao sol, fale com o seu médico o mais cedo possível, dado que poderá ter de interromper o seu tratamento com Omeprazol Mer. Lembre-se de mencionar igualmente quaisquer outros efeitos adversos, tal como dores nas articulações. Tome especial cuidado com Omeprazol Mer O Omeprazol Mer não pode ser tomado por crianças com menos de 2 anos. O Omeprazol Mer deve ser usado com precaução em doentes idosos e nos insuficientes renais ou hepáticos, especialmente em elevadas doses. Tomar Omeprazol Mer com outros medicamentos Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica. Tomar Omeprazol Mer com alimentos e bebidas Omeprazol Mer pode ser tomado com os alimentos ou em jejum. Gravidez e aleitamento Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento. Deverá avisar o seu médico se durante o período de tratamento com Omeprazol Mer ficar grávida ou se estiver a amamentar. Condução de veículos e utilização de máquinas Omeprazol Mer geralmente não afeta a capacidade de condução de veículos ou uso de máquinas. Informações importantes sobre alguns componentes de Omeprazol Mer Omeprazol Mer contém lactose e sacarose se foi informado pelo seu médico que tem intolerância a alguns açúcares, contacte-o antes de tomar este medicamento. 3. COMO TOMAR OMEPRAZOL MER Tomar Omeprazol Mer sempre de acordo com as indicações do médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas. A dose habitual é: Úlcera duodenal, úlcera gástrica, esofagite de refluxo: A dose usual para o tratamento da úlcera duodenal é de Omeprazol Mer 20 mg, uma vez ao dia, durante 2 a 4 semanas.

3 A dose usual para o tratamento da úlcera gástrica e da esofagite de refluxo é de 20 mg de Omeprazol Mer, uma vez ao dia, durante 4 a 8 semanas. Nota: Em casos isolados de úlcera duodenal, úlcera gástrica e refluxo gastroesofágico a dose de Omeprazol Mer pode ser aumentada para 40 mg uma vez ao dia. A dose recomendada em crianças com esofagite de refluxo é de 10mg, uma vez ao dia em crianças com peso entre 10 e 20 kg e de 20 mg em crianças com peso superior a 20 kg, durante 4 a 8 semanas. Tratamento de manutenção da esofagite de refluxo para prevenção da recidiva: A dose usual de Omeprazol Mer é de 10 mg a 20 mg, dependendo da resposta clínica. Síndrome de Zollinger-Ellison: A dose inicial recomendada é de 60 mg/ dia. O seu médico ajustará a dose de acordo com as suas necessidades e também decidirá durante quanto tempo deverá tomar o seu medicamento. Se a dose diária for superior a 80 mg deverá ser repartida por duas tomas diárias. Úlceras gástricas e duodenais ou erosões relacionadas com a toma de antiinflamatórios não esteroides: Para o tratamento da úlcera causada pela toma do medicamentos, que se destinam a tratar dores e problemas das articulações, recomenda-se Omeprazol Mer 20 mg, uma vez ao dia durante 4 a 8 semanas. Tratamento de manutenção de úlceras gástricas e duodenais ou erosões relacionadas com a toma de anti-inflamatórios não esteroides para prevenção da recidiva: Para evitar o reaparecimento da úlcera ou dores, a dose usual de Omeprazol Mer é de 20 mg por dia. Doença do refluxo gastro-esofágico sintomático: A dose usual de Omeprazol Mer é de mg uma vez ao dia durante 2 a 4 semanas. O seu médico poderá ajustar a dose de acordo com as suas necessidades. Erradicação do Helicobacter pylori na úlcera péptica: A dose usual de Omeprazol Mer é de 20 mg duas vezes ao dia em combinação com os antibióticos abaixo indicados: Amoxicilina 1000 mg e claritromicina 500 mg, ambos duas vezes ao dia durante uma semana. ou Claritromicina 250 mg e metronidazol mg, ambos duas vezes ao dia durante uma semana. Se os sintomas não desaparecerem após um destes tratamentos, o seu médico poderá tentar outro tratamento utilizando um antibiótico diferente. Dispepsia:

4 Para o alívio dos sintomas de dor ou desconforto abdominais, a dose recomendada de Omeprazol Mer é de mg uma vez ao dia. Geralmente a toma de Omeprazol Mer deve ser feita de manhã. O seu médico informá-lo-á quantas cápsulas deve tomar e quando. Omeprazol Mer pode ser tomado com os alimentos ou em jejum. As cápsulas devem ser tomadas inteiras com líquido e não devem ser mastigadas nem esmagadas. Se tiver dificuldades em engolir, a cápsula poderá ser aberta e o seu conteúdo engolido ou suspendido num líquido levemente ácido, p. ex. sumo, iogurte ou em água não gaseificada. Pode beber imediatamente o líquido ou nos 30 minutos seguintes. Agite sempre antes de beber. Para se assegurar que toma todo o medicamento, volte a encher o copo com líquido até meio e beba novamente o líquido. Alternativamente poderá abrir a cápsula e engolir os grânulos com líquido. Os grânulos não devem ser mastigados ou esmagados. Se tomar Omeprazol Mer mais do que deveria Embora não tenham sido observados sinais ou sintomas em doentes que tomaram doses muito elevadas de Omeprazol, aconselhamos a chamar imediatamente o seu médico ou farmacêutico em caso de sobredosagem. Caso se tenha esquecido de tomar Omeprazol Mer Não tome uma dose a dobrar para compensar uma cápsula que se esqueceu de tomar. Se parar de tomar Omeprazol Mer Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico. 4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS Como os demais medicamentos, Omeprazol Mer pode causar efeitos secundários em algumas pessoas. Foram referidos os efeitos secundários frequentes: Diarreia, obstipação (prisão de ventre), flatulência (possivelmente dor abdominal), náuseas, vómitos, sonolência, dificuldades em adormecer, vertigens e dor de cabeça, Pólipos benignos no estômago. Na maioria destes casos os sintomas melhoram durante a continuação do tratamento. Foram referidos os efeitos secundários pouco frequentes: Comichão, erupção da pele, queda de cabelo, eritema multiforme, sensibilidade à luz solar, tendência para aumento da sudação, síndrome de Stevens-Johnson, necrólise epidérmica tóxica, edema periférico. Poderão ocorrer alterações da visão (por ex. visão turva) ou do gosto. Verificaram-se para Omeprazol casos raros de dores nas articulações e nos músculos, fraqueza muscular, sensação de formigueiro/picada, dores de cabeça, aumento das enzimas hepáticas, alterações no sangue (redução do número das células no sangue, p. ex. diminuição do número de glóbulos brancos, de plaquetas ou mesmo ausência de glóbulos brancos, e de outras células sanguíneas). Poderão ocorrer casos de confusão mental e alucinações, sobretudo em doentes em estado

5 muito grave. Muito raramente verificaram-se casos de secura de boca, inflamação da boca, infeções por fungos do tubo digestivo, problemas de rins e fígado (por ex. inflamação dos rins, hepatite com ou sem icterícia, alteração da função do fígado), urticária, febre, inchaço, broncoconstrição, reação alérgica grave (choque anafilático), encefalopatia, desenvolvimento das mamas nos homens e alteração dos níveis de sal sanguíneos (níveis baixos de sódio). Poderão ocorrer casos de agitação, agressividade e depressão, sobretudo em doentes em estado muito grave. Efeitos secundários com frequência desconhecida: erupções cutâneas, possivelmente acompanhadas de dores nas articulações. Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detetar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico. 5. COMO CONSERVAR OMEPRAZOL MER Não conservar acima de 25º C. Manter fora do alcance e da vista da crianças. Não utilize Omeprazol Mer após o prazo de validade impresso na embalagem exterior a seguir a {VAL}. O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado. Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente. 6. OUTRAS INFORMAÇÕES Qual a composição de Omeprazol Mer - A substância ativa é o omeprazol. - Os outros componentes são: lactose anidra, hidroxipropilmetilcelulose, L- hidroxipropilcelulose, laurilsulfato de sódio, fosfato disssódico dodeca-hidratado, ftalato de etilo, ftalato de hipromelose, sacarose, amido de milho, gelatina, dióxido de titânio (E 171). Qual o aspeto de Omeprazol Mer e conteúdo da embalagem O Omeprazol Mer apresenta-se em cápsulas gastrorresistentes. As cápsulas estão embaladas em blisters de OPA-Alu-PVC/ Alu. Embalagens de 14, 26 e 56 cápsulas gastrorresistentes. Titular da Autorização de Introdução no Mercado e Fabricante Titular da AIM: Mer Medicamentos, Lda. Rua João de Deus, Amadora Fabricante: Farmalabor Produtos Farmacêuticos, S.A.

6 Zona Industrial de Condeixa-a-Nova Condeixa-a-Nova e Generis Farmacêutica, S.A. Rua João de Deus, 19, Venda Nova Amadora Este folheto foi aprovado pela ultima vez em

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. - Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO APROVADO EM INFARMED. Generis Farmacêutica, S.A. Rua João de Deus, Amadora

FOLHETO INFORMATIVO APROVADO EM INFARMED. Generis Farmacêutica, S.A. Rua João de Deus, Amadora FOLHETO INFORMATIVO Omeprazol Generis 20 mg cápsulas gastro-resistentes Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. - Conserve este folheto Informativo. Pode ter necessidade de o ler novamente.

Leia mais

O que contém ALBOSAN Cada cápsula contém como substância activa o omeprazol. ALBOSAN cápsulas é apresentado na dosagem de 20 mg de omeprazol.

O que contém ALBOSAN Cada cápsula contém como substância activa o omeprazol. ALBOSAN cápsulas é apresentado na dosagem de 20 mg de omeprazol. FOLHETO INFORMATIVO Este folheto dá-lhe informação útil sobre este medicamento. Leia-o cuidadosamente antes de começar o tratamento. Se tiver alguma questão ou dúvida não hesite em perguntar ao seu médico

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Omepra 20 mg cápsulas gastrorresistentes Omeprazol Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

Omeprazol Germed 20 mg cápsulas gastro-resistentes. Omeprazol

Omeprazol Germed 20 mg cápsulas gastro-resistentes. Omeprazol Folheto Informativo: Informação para o utilizador Omeprazol Germed 20 mg cápsulas gastro-resistentes Omeprazol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém

Leia mais

Omeprazol Genkern pertence a um grupo de medicamentos denominados inibidores da bomba de protões, que reduzem a produção de ácido no seu estômago.

Omeprazol Genkern pertence a um grupo de medicamentos denominados inibidores da bomba de protões, que reduzem a produção de ácido no seu estômago. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Omeprazol Genkern 20 mg Cápsulas gastrorresistentes Omeprazol Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. -Conserve este folheto. Pode

Leia mais

Projecto de Folheto Informativo

Projecto de Folheto Informativo Projecto de Folheto Informativo Leia atentamente este folheto antes de começar a tomar o medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. - Caso tenha dúvidas consulte o seu

Leia mais

Gasec 10 mg é um tipo de medicamento denominado "inibidor da bomba de protões", que reduz a produção de ácido no seu estômago.

Gasec 10 mg é um tipo de medicamento denominado inibidor da bomba de protões, que reduz a produção de ácido no seu estômago. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Gasec 10 mg cápsulas gastrorresistentes Omeprazol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido

Leia mais

PROCLOR, CÁPSULAS a 10 mg

PROCLOR, CÁPSULAS a 10 mg FOLHETO INFORMATIVO PROCLOR, CÁPSULAS a 10 mg Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente Este medicamento pode ser adquirido sem receita médica. No entanto, é necessário utilizar

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO Leia todo este Folheto Informativo com atenção antes de começar a tomar o medicamento. Conserve este Folheto Informativo. Pode ser necessário voltar a lê-lo. Se tiver alguma dúvida,

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Levocetirizina Mer 5 mg Comprimidos revestidos por película

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Levocetirizina Mer 5 mg Comprimidos revestidos por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Levocetirizina Mer 5 mg Comprimidos revestidos por película Dicloridrato de levocetirizina Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Alertin 10 mg comprimidos Loratadina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Anastrozol Generis 1 mg comprimidos revestidos por película Anastrozol

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Anastrozol Generis 1 mg comprimidos revestidos por película Anastrozol FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Anastrozol Generis 1 mg comprimidos revestidos por película Anastrozol Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este

Leia mais

Antes de tomar Paracetamol Azevedos é importante que leia esta secção e esclareça quaisquer dúvidas que possa ter com o seu médico.

Antes de tomar Paracetamol Azevedos é importante que leia esta secção e esclareça quaisquer dúvidas que possa ter com o seu médico. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Paracetamol Azevedos 1000 mg Comprimidos Paracetamol Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Fosfomicina tolife 3000 mg Granulado para solução oral

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Fosfomicina tolife 3000 mg Granulado para solução oral FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Fosfomicina tolife 3000 mg Granulado para solução oral APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR PEPCIDINA COMPRIMIDOS A 20 mg E 40 mg famotidina Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

Zidoril contém ácidos gordos polinsaturados ómega 3 altamente purificados.

Zidoril contém ácidos gordos polinsaturados ómega 3 altamente purificados. Folheto informativo: Informação para o utilizador Zidoril 1000 mg cápsulas moles Ésteres etílicos 90 do ácido ómega-3 Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Anastrozol Solufarma 1 mg Comprimidos revestidos por película

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Anastrozol Solufarma 1 mg Comprimidos revestidos por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Anastrozol Solufarma 1 mg Comprimidos revestidos por película APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. Conserve este

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Ezetimiba Teva, 10 mg, Comprimidos Ezetimiba

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Ezetimiba Teva, 10 mg, Comprimidos Ezetimiba FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Ezetimiba Teva, 10 mg, Comprimidos Ezetimiba Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Pantoprazol Helm 40 mg Comprimidos gastrorresistentes Pantoprazol, sódico sesqui-hidratado Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Anastrozol DNA Pharma 1 mg Comprimidos revestidos por película

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Anastrozol DNA Pharma 1 mg Comprimidos revestidos por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Anastrozol DNA Pharma 1 mg Comprimidos revestidos por película Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. -Conserve este folheto.

Leia mais

O Rabeprazol Zentiva é um medicamento que reduz a produção de ácido gástrico (inibidor da bomba de protões).

O Rabeprazol Zentiva é um medicamento que reduz a produção de ácido gástrico (inibidor da bomba de protões). Folheto informativo: Informação para o utilizador Rabeprazol Zentiva 10 mg comprimidos gastrorresistentes Rabeprazol Zentiva 20 mg comprimidos gastrorresistentes Rabeprazol sódico Leia atentamente este

Leia mais

Fosfomicina Generis 2000 mg Granulado para solução oral. Fosfomicina Generis 3000 mg Granulado para solução oral

Fosfomicina Generis 2000 mg Granulado para solução oral. Fosfomicina Generis 3000 mg Granulado para solução oral FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador Fosfomicina Generis 2000 mg Granulado para solução oral. Fosfomicina Generis 3000 mg Granulado para solução oral Leia atentamente este folheto antes de

Leia mais

1. O QUE É RABEPRAZOL KRKA E PARA QUE É UTILIZADO

1. O QUE É RABEPRAZOL KRKA E PARA QUE É UTILIZADO FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Rabeprazol Krka, 10 mg, comprimidos gastrorresistentes Rabeprazol Krka, 20 mg, comprimidos gastrorresistentes Rabeprazol sódico Leia atentamente este folheto

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Finasterida Generis 1 mg comprimidos revestidos por película Finasterida

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Finasterida Generis 1 mg comprimidos revestidos por película Finasterida FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Finasterida Generis 1 mg comprimidos revestidos por película Finasterida Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Supofen 125 mg supositórios Supofen 250 mg supositórios Supofen 500 mg supositórios Paracetamol APROVADO EM Este folheto contém informações importantes

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR APROVADO EM LAPOL 30, 30 mg cápsulas Lansoprazol Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto Informativo. Pode ter necessidade de o ler novamente.

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto Informativo. Pode ter necessidade de o ler novamente. FOLHETO INFORMATIVO Nazonite 120 mg Comprimidos Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto Informativo. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso ainda tenha

Leia mais

1. O QUE É PANTOPRAZOL OMBENE E PARA QUE É UTILIZADO

1. O QUE É PANTOPRAZOL OMBENE E PARA QUE É UTILIZADO FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Pantoprazol Ombene 40 mg Comprimidos gastrorresistentes Pantoprazol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR TIORFAN 100 mg cápsulas Racecadotril Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

1. O QUE É PANTOPRAZOL AUROBINDO 20 mg E PARA QUE É UTILIZADO

1. O QUE É PANTOPRAZOL AUROBINDO 20 mg E PARA QUE É UTILIZADO FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Pantoprazol Aurobindo 20 mg comprimidos gastrorresistentes Pantoprazol, sódico sesqui-hidratado Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento.

Leia mais

Pantoprazol Labesfal 40 mg Comprimidos gastrorresistentes. 2. O que precisa de saber antes de tomar Pantoprazol Labesfal

Pantoprazol Labesfal 40 mg Comprimidos gastrorresistentes. 2. O que precisa de saber antes de tomar Pantoprazol Labesfal Folheto informativo: Informação para o utilizador Pantoprazol Labesfal 40 mg Comprimidos gastrorresistentes Pantoprazol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois

Leia mais

- Esofagite de refluxo: Uma inflamação do seu esófago (o tubo que liga a garganta ao estômago) acompanhada de regurgitação ácida do estômago.

- Esofagite de refluxo: Uma inflamação do seu esófago (o tubo que liga a garganta ao estômago) acompanhada de regurgitação ácida do estômago. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Pantoprazol Jaba 40mg Comprimidos gastrorresistentes Pantoprazol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

Omeprazol arrowblue 20 mg cápsulas gastrorresistentes

Omeprazol arrowblue 20 mg cápsulas gastrorresistentes FOLHETO INFORMATIVO Omeprazol arrowblue 20 mg cápsulas gastrorresistentes Leia atentamente o folheto informativo antes de começar a tomar este medicamento. Este folheto contém um resumo da informação disponível

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador Folheto informativo: Informação para o utilizador Rabeprazol Ciclum 10 mg Comprimidos gastrorresistentes Rabeprazol Ciclum 20 mg Comprimidos gastrorresistentes Rabeprazol Leia com atenção todo este folheto

Leia mais

- Esofagite de refluxo: Uma inflamação do seu esófago (o tubo que liga a garganta ao estômago) acompanhada de regurgitação ácida do estômago.

- Esofagite de refluxo: Uma inflamação do seu esófago (o tubo que liga a garganta ao estômago) acompanhada de regurgitação ácida do estômago. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Pantoprazol Ratiopharm 40 mg Comprimidos gastrorresistentes Pantoprazol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Fluvermal (100 mg) + (20 mg/ml) comprimidos + suspensão oral Flubendazol

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Fluvermal (100 mg) + (20 mg/ml) comprimidos + suspensão oral Flubendazol FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Fluvermal (100 mg) + (20 mg/ml) comprimidos + suspensão oral Flubendazol APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Beta-histina Labesfal 24 mg comprimidos Cloridrato de beta-histina

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Beta-histina Labesfal 24 mg comprimidos Cloridrato de beta-histina FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Beta-histina Labesfal 24 mg comprimidos Cloridrato de beta-histina APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve

Leia mais

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Esomeprazol Cinfa, 20 mg, Comprimidos gastrorresistentes Esomeprazol sódico Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. - Conserve este

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR VASILIUM, 10 mg, Comprimidos Flunarizina Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. -Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o

Leia mais

Não tome Doxi-Om - Se tem alergia ao dobesilato de cálcio ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6).

Não tome Doxi-Om - Se tem alergia ao dobesilato de cálcio ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6). FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Doxi-Om 500 mg cápsula Dobesilato de cálcio Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação importante

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. 1. O que é a Rivastigmina Generis e para que é utilizada

FOLHETO INFORMATIVO. 1. O que é a Rivastigmina Generis e para que é utilizada FOLHETO INFORMATIVO Rivastigmina Generis 1,5 mg Cápsulas Rivastigmina Generis 3 mg Cápsulas Rivastigmina Generis 4,5 mg Cápsulas Rivastigmina Generis 6 mg Cápsulas Leia atentamente este folheto antes de

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Pantoprazol Teva 20 mg Comprimidos gastrorresistentes

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Pantoprazol Teva 20 mg Comprimidos gastrorresistentes FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Pantoprazol Teva 20 mg Comprimidos gastrorresistentes Pantoprazol, sódico sesqui-hidratado Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento.

Leia mais

Se tiver alguma questão sobre o modo como ZYVIR actua ou porque lhe foi prescrito este medicamento, fale com o seu médico.

Se tiver alguma questão sobre o modo como ZYVIR actua ou porque lhe foi prescrito este medicamento, fale com o seu médico. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR ZYVIR 250mg comprimidos revestidos ZYVIR 500 mg comprimidos revestidos famciclovir Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Donepezilo Dornipur 5 mg e 10 mg Comprimidos revestidos por película

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Donepezilo Dornipur 5 mg e 10 mg Comprimidos revestidos por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Donepezilo Dornipur 5 mg e 10 mg Comprimidos revestidos por película Cloridrato de donepezilo Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Pantoprazol Jaba 20mg Comprimidos gastrorresistentes. Pantoprazol

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Pantoprazol Jaba 20mg Comprimidos gastrorresistentes. Pantoprazol FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Pantoprazol Jaba 20mg Comprimidos gastrorresistentes Pantoprazol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR 20 mg comprimidos gastrorresistentes Pantoprazol Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: informação para o utilizador

FOLHETO INFORMATIVO: informação para o utilizador FOLHETO INFORMATIVO: informação para o utilizador Ácido Alendrónico Alenoratio 70 mg Comprimidos Alendronato sódico tri-hidratado Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. - Conserve

Leia mais

2. O que precisa de saber antes de tomar Paracetamol Alter

2. O que precisa de saber antes de tomar Paracetamol Alter Folheto informativo: Informação para o utilizador Paracetamol Alter 1000 mg comprimidos Paracetamol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Lansoprazol tolife 15 mg cápsula gastrorresistente Lansoprazol tolife 30 mg cápsula gastrorresistente Lansoprazol Leia atentamente este folheto antes de

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Broncoterol 0,02 mg Comprimidos Cloridrato de Clenbuterol APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento - Conserve este folheto.

Leia mais

Bromax é usado para facilitar a ação mucolítica do tratamento antibacteriano das infeções respiratórias em presença de hipersecreção brônquica.

Bromax é usado para facilitar a ação mucolítica do tratamento antibacteriano das infeções respiratórias em presença de hipersecreção brônquica. Folheto informativo: Informação para o utilizador Bromax 30 mg comprimidos Ambroxol (sob a forma de cloridrato) Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

O seu médico pode ter-lhe receitado Rabeprazol Liconsa para outra utilização. Siga sempre as instruções do médico.

O seu médico pode ter-lhe receitado Rabeprazol Liconsa para outra utilização. Siga sempre as instruções do médico. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Rabeprazol Liconsa 10 mg comprimidos gastrorresistentes Rabeprazol Liconsa 20 mg comprimidos gastrorresistentes Rabeprazol sódico Leia atentamente este

Leia mais

Loperamida Generis pertence a um grupo de medicamentos conhecidos como obstipantes. Este medicamento torna as fezes sólidas e menos frequentes.

Loperamida Generis pertence a um grupo de medicamentos conhecidos como obstipantes. Este medicamento torna as fezes sólidas e menos frequentes. Folheto informativo: Informação para o utilizador Loperamida Generis 2 mg Comprimidos Cloridrato de loperamida Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação

Leia mais

Trimetazidina Sandoz, 35 mg, comprimidos de libertação prolongada Dicloridrato de trimetazidina

Trimetazidina Sandoz, 35 mg, comprimidos de libertação prolongada Dicloridrato de trimetazidina Folheto Informativo: Informação para o utilizador Trimetazidina Sandoz, 35 mg, comprimidos de libertação prolongada Dicloridrato de trimetazidina Este medicamento está sujeito a monitorização adicional.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Pantoprazol Alter 20 mg Comprimidos gastrorresistentes

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Pantoprazol Alter 20 mg Comprimidos gastrorresistentes FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Pantoprazol Alter 20 mg Comprimidos gastrorresistentes Pantoprazol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Omeprazol GP 20 mg cápsulas gastrorresistentes Omeprazol GP 40 mg cápsulas gastrorresistentes Omeprazol Leia com atenção todo este folheto antes de começar

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Pantoprazol Ratiopharm 20 mg Comprimidos gastrorresistentes

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Pantoprazol Ratiopharm 20 mg Comprimidos gastrorresistentes FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Pantoprazol Ratiopharm 20 mg Comprimidos gastrorresistentes Pantoprazol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois

Leia mais

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Pantoprazol Mepha 20 mg Comprimidos gastrorresistentes.

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Pantoprazol Mepha 20 mg Comprimidos gastrorresistentes. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Pantoprazol Mepha 20 mg Comprimidos gastrorresistentes Pantoprazol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR NIFLUX, 50 mg/ml + 8 mg/ml, Xarope Carbocisteína + Sobrerol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Pantoprazol Bluepharma 20 mg Comprimidos gastrorresistentes

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Pantoprazol Bluepharma 20 mg Comprimidos gastrorresistentes FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Pantoprazol Bluepharma 20 mg Comprimidos gastrorresistentes Pantoprazol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR APROVADO EM LANZOGASTRO, 15 mg, cápsulas gastrorresistentes (Lansoprazol) - Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento - Conserve este

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Panadol Extra 500 mg + 65 mg Comprimidos revestidos por película

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Panadol Extra 500 mg + 65 mg Comprimidos revestidos por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Panadol Extra 500 mg + 65 mg Comprimidos revestidos por película Paracetamol Cafeína APROVADO EM Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Veroven 20 mg/g gel Hidrosmina APROVADO EM Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação importante

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Pantoprazol tolife 40 mg Comprimidos gastrorresistentes

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Pantoprazol tolife 40 mg Comprimidos gastrorresistentes FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Pantoprazol tolife 40 mg Comprimidos gastrorresistentes Pantoprazol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Omeprazol Mepraz 20 mg cápsulas gastrorresistentes

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Omeprazol Mepraz 20 mg cápsulas gastrorresistentes FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR APROVADO EM Omeprazol Mepraz 20 mg cápsulas gastrorresistentes Omeprazol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Nicorandilo Generis 10mg comprimidos Nicorandilo Generis 20mg comprimidos Nicorandilo $3529$'2(0 Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento.

Leia mais

1. O que é Alfuzosina Sandoz 10 mg Comprimidos de libertação prolongada e para que é utilizada?

1. O que é Alfuzosina Sandoz 10 mg Comprimidos de libertação prolongada e para que é utilizada? FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Alfuzosina Sandoz 10 mg Comprimidos de libertação prolongada Alfuzosina (cloridrato) Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve

Leia mais

lidina 0,125 mg/0,5 ml, colírio, solução Cetotifeno

lidina 0,125 mg/0,5 ml, colírio, solução Cetotifeno FOLHETO INFORMATIVO FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR lidina 0,125 mg/0,5 ml, colírio, solução Cetotifeno Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Supofen, 500 mg, Comprimidos Paracetamol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido sem

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Spasmomen 40 mg comprimidos revestidos por película Brometo de otilónio

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Spasmomen 40 mg comprimidos revestidos por película Brometo de otilónio FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Spasmomen 40 mg comprimidos revestidos por película Brometo de otilónio Leia com atenção este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém

Leia mais

FOLHETO DA INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Pantoprazole Bluefish Comprimidos gastrorresistentes de 20 mg Pantoprazol

FOLHETO DA INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Pantoprazole Bluefish Comprimidos gastrorresistentes de 20 mg Pantoprazol FOLHETO DA INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Pantoprazole Bluefish Comprimidos gastrorresistentes de 20 mg Pantoprazol APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento.

Leia mais

Folheto Informativo APROVADO EM INFARMED

Folheto Informativo APROVADO EM INFARMED Folheto Informativo APROVADO EM FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. - Caso tenha dúvidas, consulte

Leia mais

1. O que é Omeprazol Farmoz e para que é utilizado

1. O que é Omeprazol Farmoz e para que é utilizado Folheto informativo: Informação para o utilizador Omeprazol Farmoz 40 mg cápsulas gastrorresistentes Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Omeprazol Proclor 20 mg cápsulas gastrorresistentes

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Omeprazol Proclor 20 mg cápsulas gastrorresistentes Folheto informativo: Informação para o utilizador Omeprazol Proclor 20 mg cápsulas gastrorresistentes Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Pulmiben Lisina 2700 mg Pó para solução oral Carbocisteina, lisinato mono-hidratado Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Orgaran 750 U/0.6 ml solução injetável. Danaparóide sódico

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Orgaran 750 U/0.6 ml solução injetável. Danaparóide sódico Folheto informativo: Informação para o utilizador Orgaran 750 U/0.6 ml solução injetável Danaparóide sódico Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Trimetazidina Itraxel 35 mg comprimidos de libertação prolongada Trimetazidina

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Trimetazidina Itraxel 35 mg comprimidos de libertação prolongada Trimetazidina FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Trimetazidina Itraxel 35 mg comprimidos de libertação prolongada Trimetazidina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve

Leia mais

O que é Betaserc Betaserc contém beta-histina. Betaserc é um tipo de medicamento chamado de "análogo da histamina".

O que é Betaserc Betaserc contém beta-histina. Betaserc é um tipo de medicamento chamado de análogo da histamina. Folheto informativo: Informação para o utilizador Betaserc 16 mg comprimidos Beta-histina, dicloridrato Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Proton 40 mg cápsulas gastrorresistentes.

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Proton 40 mg cápsulas gastrorresistentes. Folheto informativo: Informação para o utilizador Proton 40 mg cápsulas gastrorresistentes Omeprazol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Desloratadina Teva 2,5 mg Comprimidos orodispersíveis Desloratadina

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Desloratadina Teva 2,5 mg Comprimidos orodispersíveis Desloratadina FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Desloratadina Teva 2,5 mg Comprimidos orodispersíveis Desloratadina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. 1. O QUE É Lactulose Pharmakern E PARA QUE É UTILIZADO

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. 1. O QUE É Lactulose Pharmakern E PARA QUE É UTILIZADO FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Lactulose Pharmakern 666,7 mg/ml Xarope Lactulose, líquida Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode

Leia mais

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Terbinafina Normon 250 mg Comprimidos Terbinafina

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Terbinafina Normon 250 mg Comprimidos Terbinafina FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Terbinafina Normon 250 mg Comprimidos Terbinafina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. -Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: informação para o doente. Relmus 8 mg comprimidos orodispersíveis.

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: informação para o doente. Relmus 8 mg comprimidos orodispersíveis. Folheto informativo: informação para o doente Relmus 8 mg comprimidos orodispersíveis Tiocolquicosido Este medicamento está sujeito a monitorização adicional. Isto irá permitir a rápida identificação de

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Pioglitazona Mepha, 45 mg Comprimidos Pioglitazona Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

Esofagite de refluxo: Uma inflamação do seu esófago (o tubo que liga a sua garganta ao estômago) acompanhada de regurgitação de ácido gástrico.

Esofagite de refluxo: Uma inflamação do seu esófago (o tubo que liga a sua garganta ao estômago) acompanhada de regurgitação de ácido gástrico. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Pantoprazol Ciclum 40 mg Pó para solução injectável Pantoprazol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Esomeprazol Generis 20 mg Cápsulas gastrorresistentes Esomeprazol Generis 40 mg Cápsulas gastrorresistentes Leia com atenção todo este folheto antes de

Leia mais

É utilizado no tratamento dos sintomas da osteoartrose, isto é, dor e limitação da função.

É utilizado no tratamento dos sintomas da osteoartrose, isto é, dor e limitação da função. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Glucosamina Labesfal 1500 mg pó para solução oral Sulfato de glucosamina Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. - Conserve este

Leia mais

Advertências e precauções Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de tomar Antigrippine trieffect.

Advertências e precauções Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de tomar Antigrippine trieffect. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Antigrippine trieffect, comprimidos revestidos por película Paracetamol 500 mg, Cloridrato de fenilefrina 5 mg Leia com atenção todo este folheto antes

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Anastrozol Aristo 1 mg Comprimidos revestidos por película Anastrozol

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Anastrozol Aristo 1 mg Comprimidos revestidos por película Anastrozol FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Anastrozol Aristo 1 mg Comprimidos revestidos por película Anastrozol Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR AUTRITIS 4%, 40 mg/ ml, SOLUÇÃO CUTÂNEA Indometacina Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento - Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento.

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Folheto Informativo: Informação para o utilizador Remotil 10 mg Comprimidos efervescentes Domperidona Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O DOENTE

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O DOENTE FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O DOENTE RELMUS 4 mg cápsulas RELMUS 8 mg cápsulas Tiocolquicosido Este medicamento está sujeito a monitorização adicional. Isto irá permitir a rápida identificação

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Septolete Mel e Lima, 5 mg/ 1 mg, pastilhas Benzocaína/cloreto de cetilpiridínio Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente.

Leia mais

Trimetazidina Mepha LP 35 mg Comprimidos de libertação prolongada

Trimetazidina Mepha LP 35 mg Comprimidos de libertação prolongada FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Trimetazidina Mepha LP 35 mg Comprimidos de libertação prolongada Trimetazidina, dicloridrato Este medicamento está sujeito a monitorização adicional.

Leia mais