CURSO DE GESTÃO E CONTROLE DE RECURSOS FEDERAIS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSO DE GESTÃO E CONTROLE DE RECURSOS FEDERAIS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO"

Transcrição

1 F c a g s e d a d l u Integrada s I p i t Apoio n a a CURSO DE GESTÃO E CONTROLE DE RECURSOS FEDERAIS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO PRIMEIRA ETAPA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL COM ÊNFASE NA ÁREA DE EDUCAÇÃO Portaria nº de 15 de setembro de Atende a Resolução CES/CNE nº 1 de 08/06/ MEC TRÊS FINAIS DE SEMANAS Módulo I - 01 e 02/11/2014 Módulo II - 15 e 16/11/2014 Módulo III - 13 e 14/12/2014 MATRÍCULAS ABERTAS Tel.: (71) / Telefax.: (71) / fundacemssa@yahoo.com.br Celular (Oi): (71) / fundacem@fundacem.org.br Celular (TIM): (71) /

2 CURSO DE GESTÃO E CONTROLE DE RECURSOS FEDERAIS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO PRIMEIRA ETAPA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL COM ÊNFASE NA ÁREA DE EDUCAÇÃO A Administraça o Pu blica municipal brasileira carece de pro issionais adequadamente quali icados para o bom enfrentamento te cnico dos desa ios dia rios que a gesta o pu blica exige. Quando se trata da gesta o da Educaça o, essa exige ncia e mais eminente. Atualmente, ha um clamor nacional pela priorizaça o da Educaça o como forma de proporcionar melhor qualidade de vida aos seus cidada os em termos de formaça o educacional. Educar e uma missa o fundamental, estrate gica e exige ncia constitucional. A nova Administraça o Pu blica na a rea de Educaça o deve ter como base a estruturaça o de quadros te cnicos devidamente quali icados para o exercıćio dessa nobre missa o. A FUNDACEM ao completar 10 anos de atuaça o na a rea de quali icaça o pro issional de servidores pu blicos municipais oferece, juntamente com as Faculdades Integradas Ipitanga, o curso ine dito de GESTÃO E CONTROLE DE RECURSOS FEDERAIS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO, que e ao mesmo tempo a primeira etapa do CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL, COM ÊNFASE NA ÁREA DE EDUCAÇÃO, lato sensu, com 480 horas, dividido em 4 etapas, com aulas presenciais em inais de semanas, complementadas com aulas a dista ncia. O curso de Especializaça o oferece tambe m a opça o de HABILITAÇÃO PARA O MAGISTÉRIO SUPERIOR, possibilitando aos concluintes o exercıćio da doce ncia nas instituiço es de ensino superior do setor pu blico e privado. A proposta do curso apresenta um programa que aborda de forma ampla as teorias e pra ticas de administraça o pu blica e gesta o educacional, com vistas a melhorar a quali icaça o dos agentes pu blicos para atuar na direça o, supervisa o, coordenaça o e orientaça o pedago gica, contribuindo com o aumento dos padro es de qualidade da educaça o e conscientizaça o da funça o social da escola. Vale ressaltar, que o corpo docente do curso e constituıd o por educadores da mais alta quali icaça o pro issional, compreendendo doutores, mestres e especialistas renomados, com trabalhos reconhecidos nacionalmente na a rea de Educaça o. Como produto inal, o curso propo e a revisa o, monitoramento e o aprimoramento dos planos municipais de educaça o dos municıṕios participantes. Venha se especializar com a FUNDACEM e as Faculdades Integradas Ipitanga! PÚBLICO ALVO: Dirigentes Municipais de Educaça o: Secreta rios de Educaça o, Diretores de Departamentos de Educaça o, Coordenadores Pedago gicos, Diretores de Administraça o e de Finanças, Assessores Te cnicos, Supervisores de Ensino, Diretores e Vice-Diretores de Escolas, Professores, membros dos Conselhos Municipais de Educaça o, Controladores Internos, Contadores, Administradores Procuradores Jurıd icos, Agentes Pu blicos de a reas a ins, Prefeitos e Vereadores.

3 CURSO DE GESTÃO E CONTROLE DE RECURSOS FEDERAIS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO PRIMEIRA ETAPA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL COM ÊNFASE NA ÁREA DE EDUCAÇÃO OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO CURSO: Formar educadores para atuaça o competente na gesta o educacional e escolar; Capacitar para ana lise e re lexa o crıt ica sobre as polıt icas educacionais e seu re lexo na escola; Proporcionar a formaça o continuada aos pro issionais da Educaça o atrave s de conhecimentos pertinentes ao campo da gesta o educacional; Re letir e debater sobre os con litos que se fazem presentes nas relaço es interpessoais na escola; Planejar, implementar, acompanhar e avaliar as atividades desenvolvidas, com vistas ao sucesso do processo educativo nas escolas; Preparar pro issionais para atuar na direça o, supervisa o, coordenaça o e orientaça o pedago gica em instituiço es educacionais; Contribuir com o aumento dos padro es de qualidade da educaça o e com a concretizaça o da funça o social da escola; Preparar o gestor para liderar, de maneira democra tica, a proposta pedago gica da escola; Ampliar as possibilidades que fazem parte do trabalho do gestor escolar; Capacitar pro issionais para que possam re letir, discutir e avaliar o processo educacional na atuaça o como administrador, supervisor ou orientador; Mobilizar recursos cognitivos a im de subsidiar a tomada de decisa o e da instituiça o; Gerenciar o desenvolvimento das pessoas e da instituiça o educacional; Elaborar projetos polıt icos pedago gicos que visem a inclusa o social do pu blico jovem e adulto.

4 CURSO DE GESTÃO E CONTROLE DE RECURSOS FEDERAIS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO PRIMEIRA ETAPA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL COM ÊNFASE NA ÁREA DE EDUCAÇÃO CURSO DE GESTÃO E CONTROLE DOS RECURSOS FEDERAIS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO 100H 01 e 02 de novembro 15 e 16 de novembro 13 e 14 de dezembro/2014 Administração Municipal e Gestão de Recursos Federais 60H Controle Interno e Externo dos Recursos Federais 40H METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA/ PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO 20H 31 de janeiro/2015 e 01 de fevereiro/2015 SEGUNDA ETAPA CURSO DE QUALIFICAÇÃO DA GESTÃO PEDAGÓGICA 100H 28 fevereiro e 01 março/ e 29 março/ e 26 abril/2015 Fundamentos Filoso icos, Polıt icos e Sociais da Gesta o Educacional 35H Polıt icas Pu blicas e a Gesta o Educacional 35H Gesta o Pedago gica: Nıv eis e Modalidades de Ensino 30H TERCEIRA ETAPA CURSO DE QUALIFICAÇÃO DA GESTÃO EDUCACIONAL E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR 100H 23 e 24 maio/ e 28 junho/ e 19 julho/2015 Gesta o Educacional e Organizaça o Escolar 35H Desenvolvimento Humano em Diferentes Abordagens 35H Polıt ica de Educaça o de Jovens e Adultos 30H QUARTA ETAPA CURSO DE QUALIDADE NO GERENCIAMENTO FINANCEIRO E DE PESSOAL NA ÁREA DE EDUCAÇÃO 100H 22 e 23 agosto/ e 20 setembro/ e 25 outubro/2015 Planejamento Financeiro, Educacional e Projeto Institucional 35H Con litos Interpessoais, Motivaça o e a Gesta o Escolar 35H Plano de Carreira do Magiste rio e Demais Pro issionais da Educaça o 30H 07 e 08 novembro/2015 Docência e Prática no Ensino Superior (Disciplina Optativa) 20H 05 e 06 dezembro/2015 Docência e Prática no Ensino Superior (Disciplina Optativa) 20H CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO (QUATRO ETAPAS) DISCIPLINAS PRESENCIAIS C/ OPTATIVA 300H DISCIPLINAS A DISTANCIA 160H TRABALHO DE CONCLUSAO DO CURSO TCC 60H CARGA HORÁRIA TOTAL 520H Observação: Os que tiverem somente Curso Te cnico ou 2º Grau obtera o o Certi icado de CURSO DE EXTENSÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL COM ÊNFASE EM EDUCAÇÃO com 400 horas.

5 CURSO DE GESTÃO E CONTROLE DE RECURSOS FEDERAIS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO 01 e 02 de Novembro/2014 (manhã e tarde) ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL E GESTÃO DE RECURSOS FEDERAIS Profa. EDVONEIDE SAMPAIO JONES SANTOS Administraça o pu blica municipal; Ana lise crıt ica dos modelos de administraça o pu blica: Patrimonialismo, Burocracia e Gerencialismo; O processo de publicizaça o das atividades de Educaça o; Governabilidade e Governança; Accountability. Governo Eletro nico; Administraça o direta e indireta; Regime jurıd ico-administrativo; Gesta o de recursos federais; Receita pu blica; Transfere ncias constitucionais; Transfere ncias legais; Transfere ncias volunta rias. Gerenciamento dos recursos dos programas federais; Polıt icas de Estado e de Governo na a rea de educaça o; Adesa o aos programas; Requisitos para adesa o aos programas; Permisso es e proibiço es na aplicaça o de recursos; Sanço es pela inobserva ncia das normas pertinentes; PNAE Programa nacional de alimentaça o escolar; PNATE Programa nacional de transporte escolar; PDDE Programa dinheiro direto na escola; EJA Programa de apoio a Estados e Municıṕios para educaça o fundamental de jovens e adultos; FUNDEB Fundo de manutença o e desenvolvimento da educaça o ba sica e de valorizaça o dos pro issionais da educaça o. 15 de Novembro/2014 (manhã) ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL E GESTÃO DE RECURSOS FEDERAIS Prof. FERNANDO CARLOS CARDOSO ALMEIDA Planejamento orçamenta rio na a rea da educaça o; Funço es econo micas do Estado; Princıṕios orçamenta rios; Instrumentos de planejamento; PPA Plano Plurianual; LDO Lei de Diretrizes Orçamenta rias; LOA Lei Orçamenta ria Anual. Estudo de casos. 15 de Novembro/2014 (tarde) ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL E GESTÃO DE RECURSOS FEDERAIS Profa. GRAÇA PRATES Plano Nacional da Educaça o PNE, ; Gerenciamento dos recursos dos programas federais; Quota do sala rio educaça o; Caminho da escola; PNBE Biblioteca na escola; PNLD Livro dida tico; Plano de Aço es Articuladas PAR; Proinfa ncia; Proinfo; Prestaça o de contas de recursos federais; Ana lise da prestaça o de contas de recursos federais pela Controladoria Geral da Unia o CGU; Documentos a serem apresentados; Conteu do formal e material da prestaça o de contas.

6 16 de Novembro/2014 (manhã) ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL E GESTÃO DE RECURSOS FEDERAIS Profa. GRAÇA PRATES Conselhos Municipais da Area de Educaça o; Os conselhos municipais; Funço es dos conselhos municipais: iscalizadora, mobilizadora e deliberativa; Condiço es para o exercıćio da funça o de conselheiro municipal; Conselho de Alimentaça o Escolar; Conselho do FUNDEB; Mecanismos de exercıćio do controle social; Formas de exercıćio do controle social; O direito a informaça o e o controle social. 16 de Novembro/2014 (tarde) ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL E GESTÃO DE RECURSOS FEDERAIS Prof. ANTONIO FRANÇA DA COSTA Fiscalizaça o de recursos federais pelo Tribunal de Contas da Unia o na a rea de Educaça o; Compete ncia do Tribunal; Processo no a mbito do TCU; Hipo teses de prestaça o de contas ao TCU; Tomada de Contas; Auditoria de recursos federais na a rea da educaça o; Cadeia de responsabilidade em apuraça o de irregularidade; Su mulas do TCU aplica veis a a rea de educaça o; Transfere ncias para educaça o: principais problemas nos Municı pios; Encaminhamento de informaço es eletro nicas; SIOPE O Sistema de informaço es sobre orçamentos pu blicos em educaça o; SIMEC Sistema Integrado de Monitoramento Execuça o e Controle; Contas Online SIGPC Sistema de Gesta o de Prestaça o de Contas; SINCONV Sistema de conve nios e contratos de repasses. 13 de dezembro/2014 (manhã) CONTROLE INTERNO E EXTERNO DOS RECURSOS FEDERAIS Profa. GRAÇA PRATES Plano Municipal de Educaça o. 13 de dezembro/2014 (tarde) CONTROLE INTERNO E EXTERNO DOS RECURSOS FEDERAIS Prof. Dr. ROMUALDO ANSELMO DOS SANTOS Prestaça o de contas de recursos federais: Ana lise da prestaça o de contas de recursos federais pela Controladoria Geral da Unia o CGU; Documentos a serem apresentados; Conteu do formal e material da prestaça o de contas. 14 de dezembro/2014 (manhã) CONTROLE INTERNO E EXTERNO DOS RECURSOS FEDERAIS Prof. Msc. LUCAS HAYNE DANTAS RIBEIRO Licitaço es e contratos administrativos na a rea de educaça o; Princıṕios licitato rios;

7 Obrigatoriedade de licitar; Exceço es a regra de licitar; Modalidades de licitaça o; Tipos de licitaça o; Contratos administrativos; Caracterı sticas dos contratos administrativos; Cla usulas contratuais; Rescisa o contratual (unilateral, amiga vel e judicial). 14 de dezembro/2014 (tarde) CONTROLE INTERNO E EXTERNO DOS RECURSOS FEDERAIS Prof. VITOR HUGO MORAIS DE ALMEIDA Atuaça o das Controladorias Internas Municipais na Area de Educaça o; Fundamentos legais; Organizaça o administrativa e funço es; Planejamento das aço es; Rotinas e atividades; Resoluça o do TCM n 1.125/05; Operaço es objeto de controles especı icos. 31 de janeiro/2015 e 01 de fevereiro/2015 METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA/PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/ RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO Prof. DR. ANTÔNIO CARLOS RIBEIRO Esta disciplina pretende fornecer, dentro de uma visa o siste mica integrada, a pesquisa como um feno meno social, evidenciando as principais tende ncias, dotando os participantes de oportunidades para repensar os procedimentos e as aço es para o me todo cientı- ico e a pra tica da pesquisa. Funça o social da pesquisa. Tipos e caracterıśticas da pesquisa e instrumentalizaça o metodolo gica. Aprendendo a ser pesquisador. Cie ncia. Pesquisa como processo social. Metodologias qualitativas e quantitativas. Me todos e te cnicas. Iniciaça o ao projeto de pesquisa. Normas de citaça o e refere ncias de acordo com a ABNT. Ana lise do Plano Municipal de Educaça o, Acompanhamento, Execuça o de Metas e avaliaça o contıńua; Relato rio Anual de Assiste ncia Social. (Esse trabalho sera desenvolvido com base nos princıṕios da metodologia cientı ica para elaboraça o de artigo ou monogra ia inal do curso). SEGUNDA ETAPA 28 de fevereiro/2015 e 01 de março/2015 FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS, POLÍTICOS E SOCIAIS DA GESTÃO EDUCACIONAL Profa. Dra. MIRÉIA CARVALHO Fundamentos da educaça o e do trabalho a partir de Durkheim, Marx e Weber; fundamentos da Gesta o Educacional a partir das relaço es entre fa brica e escola; ana lise das relaço es entre Estado, sociedade e educaça o a partir do confronto entre Estado do bem estar social e Estado neoliberal e suas relaço es com a gesta o. A questa o dos fundamentos; As Concepço es cla ssicas; Comte/Durkheim/Parson; Marx/Gmasci/ Pistrak; Weber. Os Fundamentos da Gesta o da Fa brica e da Escola: As Revoluço es industriais, as fa bricas e as escolas; O Modelo Taylorista-fordista; Os Novos modelos de gesta o da fa brica e da escola. Estado, sociedade e educaça o: Origens e evoluça o do conceito de Estado; O Estado de bem estar social; O Estado neoliberal; Estado, educaça o e gesta o educacional. Os Problemas contempora neos para a fundamentaça o da gesta o educacional: Globalizaça o e neoliberalismo; Modernidade versos po s-modernidade.

8 28 e 29 de março de 2015 POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL Profa. Dra. ROSEMARY LACERDA RAMOS Constituiça o Federal. Leis Educacionais Atuais. Planejamento Educacional. Estado e educaça o: Nacionalismo e educaça o no Brasil; Estado neoliberal e instituiço es sociais; Neoliberalismo e organizaça o da educaça o; Globalizaça o e descentralizaça o. Legislaça o educacional: Constituiça o Federal 1988; LDB Lei 9394/96; Gesta o democra tica; Autonomia escolar. Plano Nacional de Educaça o: Diretrizes e metas. 25 e 26 de abril/2015 GESTÃO PEDAGÓGICA: NÍVEIS E MODALIDADES DE ENSINO Profa. Msc. LUIZA OLÍVIA LACERDA RAMOS Gesta o pedago gica, nıv eis e modalidades de ensino: Gesta o pedago gica Formaça o: inicial, permanente e continuada; Formaça o dos professores; Aprendizagem dos estudantes e avaliaça o externa. Nıv eis de ensino educaça o ba sica: ensino infantil, ensino fundamental e ensino me dio. Educaça o superior. Modalidades de ensino: educaça o a dista ncia e tecnologias educacionais; educaça o pro issional e tecnolo gica; educaça o especial e educaça o do campo. TERCEIRA ETAPA 23 e 24 de maio/2015 GESTÃO EDUCACIONAL E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR Profa. Dra. ROSEMARY LACERDA RAMOS Teorias da administraça o escolar e gesta o educacional. Matrizes teo ricas da administraça o escolar no Brasil. Tende ncias atuais da administraça o escolar. Matrizes teo ricas da administraça o escolar; Polı tica e administraça o da educaça o no Brasil: Aspectos histo ricos e legislaça o. Gesta o democra tica do ensino pu blico: Os princıṕios da gesta o democra tica do ensino. Democracia: Conceitos e potencialidades; Novas con iguraço es da gesta o educacional; O Estado e a formaça o do cidada o; A produça o do conhecimento em polıt icas e gesta o da educaça o; A organizaça o escolar: A organizaça o escolar a partir da relaça o com a comunidade; Eleiça o de diretores; Conselho escolar e Conselho de classe; Regimento escolar; Projeto institucional. 27 e 28 de junho/2015 DESENVOLVIMENTO HUMANO EM DIFERENTES ABORDAGENS Profa. Dra. ROSILDA ARRUDA FERREIRA A disciplina abrange a teoria do desenvolvimento diale ticos de Wallon: Aspectos gerais da teoria Henry Wallon; A importa ncia da emoça o no desenvolvimento; Implicaço es educacionais dos estudos de Wallon. A concepça o simbo lico Cultural de Gardner: Howard Gardner e a Teoria das Intelige ncias Mu ltiplas; Principais conceitos; Contribuiço es

9 educacionais. A Teoria Ecolo gica: O desenvolvimento ecolo gico siste mico de Urie Bronfenbrenner relacionados a aprendizagem e seus interca mbios junto ao contexto da gesta o educacional; Principais conceitos; os sistemas componentes do desenvolvimento. 18 e 19 de julho/2015 POLÍTICA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Prof. Msc. GEDEAN RIBEIRO NASCIMENTO Histo rico das polıt icas educacionais da Educaça o de Jovens e Adultos no Brasil. Condiço es atuais das polıt icas de EJA em seus aspectos legais. Permane ncias e mudanças nas histo ria da educaça o de pessoas jovens e adultas que implicam na situaça o atual da EJA; Planos, leis, reformas e programas educacionais que contemplaram a EJA no Brasil. Desa ios presentes e futuros da EJA no Brasil: Processo de democratizaça o da educaça o e a inclusa o social; A nova identidade da educaça o de adultos na legislaça o atual sobre educaça o (po s Constituinte 1988); O papel do Estado na oferta de ensino aos jovens e adultos; A difusa o das parcerias nos serviços pu blicos na o-estatais; A educaça o continuada ao longo da vida; As implicaço es das polıt icas de inclusa o social nos sistemas de educaça o e na elaboraça o do Projeto Polıt ico Pedago gico do EJA: Propostas pertinentes a inclusa o de jovens e adultos na educaça o continuada; Elaboraça o de metas compatıv eis com o inanciamento da EJA, com a capacitaça o dos professores e dos objetivos dos sistemas de ensino; Como viabilizar propostas para uma educaça o popular. QUARTA ETAPA 22 e 23 de agosto/2015 PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E PROJETO INSTITUCIONAL Profa. Dra. ROSILDA ARRUDA FERREIRA Papel social da escola. O professor como gestor escolar na reconstruça o do fazer pedago gico. Planejamento Educacional. Politicas, estrutura e construça o do Projeto Institucional. Planejamento Participativo. Fundamentos Teo ricos-metodolo gicos: Planejamento Educacional: entre o Estado e a Escola; A organizaça o institucional frente a legislaça o vigente; Fundamentos teo ricos-metodolo gicos da construça o do Projeto Institucional; A construça o do coletivo escolar e o planejamento participativo; Projeto institucional: polıt icas, estruturas e organizaça o; O projeto institucional como articulador e metodologia da pra xis pedago gica; As responsabilidade do professor como agente gestor do fazer administrativo. Tema ticas e/ou aspectos a serem comtemplados na construça o do projeto institucional: Componentes curriculares e cargas hora rias; Interdisciplinaridade; Avaliaça o; Relaço es intra e interpessoais na escola (ambiente, afetividade, poder, limites...); Interaça o escola-comunidade; Formaça o continuada de professores; Valorizaça o das diferenças culturais.

10 19 e 20 de setembro/2015 CONFLITOS INTERPESSOAIS, MOTIVAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR Profa. Msc. GEISA ARLETE DO CARMO SANTOS Esta disciplina contempla dois aspectos centrais: o enfoque teo rico e investigativo sobre a moralidade, numa perspectiva psicogene tica e a re lexa o sobre as relaço es interpessoais na escola diante dos con litos sociomorais, nas dimenso es cognitiva, afetiva, so cioantropolo gica, moral, administrativa e pedago gica, de forma a contribuir para o favorecimento de pra ticas educativas mais justas, solida rias e e ticas. A construça o da moralidade: O desenvolvimento moral e a construça o da autonomia na proposta psicogene tica; O desenvolvimento cognitivo, afetivo e social e seus entrelaçamentos com a moralidade. A escola, os con litos interpessoais e a gesta o escolar: Compreendendo alguns conceitos: con litos, agressividade, viole ncia; O professor: os con litos interpessoais e os sentimentos; O professor: a agressividade, a viole ncia e a indisciplina na escola; O professor: autoridade e autoritarismo; A gesta o escolar e a articulaça o dos con litos interpessoais. 24 e 25 de outubro/2015 PLANO DE CARREIRA DO MAGISTÉRIO E DEMAIS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO Profa. Msc. ARICÉLIA RIBEIRO DO NASCIMENTO Plano de carreira e legislaça o correlata do magiste rio e dos demais pro issionais da educaça o: Normas constitucionais aplicadas aos agentes pu blicos; Estatuto do servidor pu blico; agentes pu blicos; cargo, emprego e funça o pu blica; regime jurıd ico do servidor (estatuta rio e celetista); direito ao acesso a cargos, empregos e funço es pu blicas; condiço es de ingresso; sistema remunerato rio; compete ncia para ixaça o e alteraça o da remuneraça o e do subsı dio; irredutibilidade de remuneraça o; direito de greve e associaça o sindical; proibiça o de acumulaça o de cargos; estabilidade; afastamento para o exercıćio de mandato eletivo; provimento; vaca ncia; direitos e deveres; responsabilidade civil; responsabilidade administrativa; responsabilidade penal; sindica ncia; processo administrativo disciplinar; plano de carreira dos pro issionais do magiste rio; plano de carreira dos demais agentes pu blicos; carreiras; estrutura da carreira e impacto inanceiro; quali icaça o pro issional; recrutamento e da seleça o; jornada de trabalho; plano de pagamento; remuneraça o; vantagens; cede ncia, cessa o e permuta; Contrataça o tempora ria. 07 e 08 de novembro/2015; 05 e 06 de dezembro/2015 DOCÊNCIA E PRÁTICA NO ENSINO SUPERIOR (DISCIPLINA OPTATIVA) Prof. Dr. ANTONIO CARLOS RIBEIRO Polıt icas de Educaça o Superior; Teoria da Aprendizagem; Etica na Educaça o; Curriculum e suas implicaço es; Doce ncia e Criatividade/Di iculdade de aprendizagem; Planejamento Dida tico/orientaço es Metodolo gicas; Avaliaça o; Relaço es Interpessoais; Atividades teo ricas e pra ticas de ensino: que sera o exercidas pelos alunos:

11 CORPO DOCENTE DA PRIMEIRA ETAPA Antônio França da Costa: Po s-graduaça o em Direito Pu blico com e nfase em Direito Administrativo pelo Complexo Jurıd ico Dama sio de Jesus em conve nio com a Universidade Potiguar - UnP, graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em Administraça o Pu blica pela Escola de Governo de Minas Gerais - Fundaça o Joa o Pinheiro. Atualmente e Auditor Federal do Tribunal de Contas da Unia o, exercendo a funça o de Auditor-Chefe da Secretaria de Controle Externo do Tribunal de Contas da Unia o no Estado da Bahia. Edvoneide Sampaio Jones Santos: Possui graduaça o em Licenciatura em Letras com France s pela Universidade Estadual de Feira de Santana- UEFS. Atualmente e Te cnica do Gabinete da Corregedoria Setorial da Secretaria da Educaça o do Estado da Bahia GAB/SEC, desde Atuou como: Assessora Especial do Gabinete da Secretaria Municipal de Educaça o Mata de Sa o Joa o; Assessora Especial do Gabinete da Secretaria Municipal de Educaça o Dias D'Avila; Assessora Te cnica das Editoras ATICA e SCIPIONE em Salvador; Lıd er do Projeto Fortalecimento da Gesta o e Autonomia Educacional Programa Educar Para Vencer; Selecionada para atuar em Tete/Maputo Africa Empresa: Odebrecht Serviços no Exterior Ltd. OSEL, Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Projeto Carva o Moatize Mozambique; Especialista em Projetos I e II Programa Educar Para Vencer, Projeto Gesta o Municipal e Projeto Gesta o Educacional; Coordenadora de Area Programa Educar Para Vencer; Gerente de Gesta o Educacional FUNDESCOLA-MEC / COPE/ COEP-BA; Secreta ria Municipal de Educaça o da Prefeitura Municipal de Ipira BA; Coordenadora Estadual de Educaça o da Secretaria da Educaça o do Estado da Bahia / BA. Fernando Carlos Cardoso Almeida: Especialista em Administraça o Financeira e em Direito do Estado e Lei de Responsabilidade Fiscal, Prof. de Curso de Po s-graduaça o da UNIJORGE, UCSAL, UNIRB, Prof.º convidado da Escola de Gesta o Pu blica do Estado do Amapa. Consultor em Gesta o Pu blica, Bacharel em Cie ncias Conta beis. Lucas Hayne: Mestre em Direito Pu blico pela UFBA. Especialista em Direito do Estado pela Unyahna/JusPodivm. Professor de Direito Administrativo na Faculdade Ruy Barbosa e na Fundaça o Escola Superior do Ministe rio Pu blico do Estado da Bahia. Procurador Federal, atuante na Seça o de Consultoria e Assessoramento da Procuradoria Federal na Bahia. Membro do Instituto de Direito Administrativo da Bahia. Maria das Graças Guimarães Prates Maciel: Possui graduaça o em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (1982). E po s-graduada em Consultoria Educacional (CEPOM) e mestranda em Cie ncias da Educaça o (ULHT). Atualmente e consultora da Prefeitura Municipal de Tanhaçu, Jaguaripe e Camamu, auto noma - presta serviços de consultoria na a rea de gesta o de sistema de ensino e Direito Educacional, gesta o de recursos inanceiros e pessoal, realiza estudos de viabilidade econo mico inanceiro, planejamento, gesta o de plano de carreira e remuneraça o, monitoramento e avaliaça o em Secretaria de Educaça o. Desde 1996 presta serviços de consultoria e assessoria em gesta o de sistema municipal de ensino (SME, CME CAE, CACS/FUNDEB, etc) em mais de 40 municıṕios do Estado da Bahia, gerenciamento de programas e projetos educacionais (PDDE, PDE, PAR, etc) programa de formaça o de pro issionais de educaça o em instituiço es pu blicas e privadas de educaça o ba sica, docente da educaça o superior e cursos de po s-graduaça o em diversas instituiço es de ensino superior e atuou como assessora te cnica do FUNDESCOLA/MEC/PNUD. Romualdo Anselmo dos Santos: Mestre e Doutor em Cie ncias Polıt icas. Analista de Finanças e Controle - AFC Controladoria-Geral da Unia o na Bahia - CGU. Tutor de cursos a distancia - EaD "Controle Social e Cidadania" e "Controle e Auditoria Interna" promovidos pela Escola Virtual da CGU e Ambiente Virtual da ESAF.Auditor assistente em auditorias conta beis e trabalhos

12 especiais em empresas de grande e me dio porte nos estados da Bahia e Alagoas. Graduaça o em Direito. Vitor Hugo Morais de Almeida: Especialista em Direito Pu blico e Controle Municipal, Especialista em Contabilidade Gerencial, Especialista em Direito Eleitoral, Graduado em Cie ncias Conta beis pelo IBES, Graduando em Direito pela UNIRB. Controlador Geral da Prefeitura de Araça s e Consultor de entidades pu blicas municipais. CONTINUAÇÃO DO CORPO DOCENTE NAS OUTRAS TRÊS ETAPAS Antônio Carlos Ribeiro da Silva: Possui graduaça o em Cie ncias Conta beis pela Fundaça o Visconde de Cairu, graduaça o em Pedagogia pela Faculdade de Educaça o da Bahia, licenciado em Te cnicas Comerciais pela Universidade do Estado da Bahia, Especialista em Psicopedagogia Escolar e Clın ica (FEBA), Especialista em Contabilidade Gerencial (UFBA), Especialista em Educaça o a Dista ncia (UCB), Mestrado em Contabilidade pela Fundaça o Visconde de Cairu e Doutorado em Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho - Portugal. Atualmente e professor da Fundaça o Visconde de Cairu e Professor Adjunto da Universidade Federal da Bahia. Tem experie ncia na a rea de Gesta o, com e nfase em Gesta o Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade, pro issa o, ensino, contabilidade internacional (IFRS), compete ncia, educaça o corporativa, metodologia da pesquisa. Autor de livros tais como Metodologia da Pesquisa Aplicada a Contabilidade, Histo ria do pensamento Conta bil, Deontologia da Pro issa o Conta bil, Educaça o por Compete ncia (prelo). Aricélia Ribeiro do Nascimento: Possui graduaça o em Pedagogia - Magiste rio Se ries Iniciais do 1º Grau pela Universidade Cato lica de Brasıĺia (1993), graduaça o em Pedagogia - Administraça o Educacional pela Universidade Cato lica de Brasıĺia (1990), graduaça o em Pedagogia - Dida tica e Est. Func. Ens. de 1º e 2ºG pela Universidade Cato lica de Brasıĺia (1993) e mestrado em Educaça o pela Universidade de Brası lia (2002). Atualmente e Assessora Te cnica em Assuntos Educacionais do Ministe rio da Educaça o, Professor do Fundaça o Educacional do Distrito Federal e Professor da Universidade Paulista. Atuando principalmente nos seguintes temas: Magiste rio, Formaça o continuada, Organizaça o do Trabalho Pedago gico. Gedean Ribeiro do Nascimento: Possui graduaça o em Licenciatura em Letras Verna culas com France s pela Universidade Cato lica do Salvador (1993), Mestrado Pro issionalizante pela Escola Superior de Teologia (2009) e Doutorando pela Universidade Americana em Cie ncias da Educaça o (2014). Atualmente e professor titular da Associaça o Baiana de Educaça o e Cultura/UNIJORGE e Gestor Educacional Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Escola Parque. Com experie ncia em: Leitura e Produça o de Texto, Metodologia do Ensino da Lıńgua, Esta gio Supervisionado, Literatura Infantil, Formaça o Continuada de Professor, Educaça o Integral e Gesta o Educacional. Geisa Arlete do Carmo Santos: Mestrado em Educaça o e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB (2009). Possui graduaça o em Pedagogia com Habilitaça o em Supervisa o Escolar pela Faculdade de Educaça o da Bahia (1997), Especializaça o em Educaça o Infantil (Universidade do Estado da Bahia-UNEB (2000). Professora titular e Coordenadora do Curso de Pedagogia da Fundaça o Visconde de Cairu. Procuradora Institucional da Escola Bahiana de Medicina e Sau de Pu blica. Tem experie ncia na a rea de Educaça o, atuando principalmente com a Formaça o de Professores. Luiza Olívia Lacerda Ramos Possui graduaça o em Cie ncias Biolo gicas pela Universidade Cato lica do Salvador (1993), graduaça o em Pedagogia pela Fundaça o Visconde de Cairu (2010) e mestrado em Cie ncias da

13 Educaça o pela Universidade Luso fona de Tecnologias e Humanidades (2004). Atualmente e convidado da Universidade Salvador, professor titular da Unia o Metropolitana de Educaça o e Cultura, coordenadora da Faculdade da Cidade do Salvador, diretora e consultora da PEDAGOGIC ASSESSORIA EDUCACIONAL. Tem experie ncia na a rea de Educaça o, com e nfase em Educaça o, atuando principalmente nos seguintes temas: currıc ulo, interdisciplinaridade, formaça o de professor, gesta o do conhecimento e metodologias de ensino. Miréia Maria Joau de Carvalho: Possui graduaça o em Psicologia pela Universidade Salvador (2010) e em Secretariado Executivo pela Universidade Cato lica do Salvador (1986), doutorado em Cie ncias Empresariais - Universidad Del Museo Social Argentino (2006) - revalidado pela UFBA e mestrado em Responsabilidade Social e Desenvolvimento Humano pela Faculdade Visconde de Cairu Ba (2004). Professora da ADESG, FUNDACEM e da EMAB em nıv el de po s- graduaça o. Psico loga Clın ica, com experie ncia em sau de mental, tambe m atuando na a rea de Administraça o (Gesta o de Pessoas) e, Secretariado Executivo com e nfase em Gesta o e Assessoria Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Humano, Psicologia Organizacional, Sau de Mental, Gesta o Estrate gica de Recursos Humanos, Gesta o Empresarial, Etica e Responsabilidade Social, Terceiro Setor, Gesta o e Desempenho de Seres Humanos, Liderança e Comportamento nas Organizaço es, Gesta o do Conhecimento, Gesta o por Compete ncias e Desenvolvimento de Seres Humanos nas Organizaço es. Rosemary Lacerda Ramos: Doutora em Educaça o pela UFBA (2003), Mestra em Educaça o (1998) pela mesma instituiça o, e Licenciada em Educaça o Artıśtica pela Universidade Cato lica do Salvador (1992). Professora do Mestrado em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social da Cairu. Coordena o LUDES - Grupo de Estudo e Pesquisa em Ludologia, Educaça o e Sau de desenvolvendo estudo sobre o lu dico e suas interfaces com a educaça o e a sau de. E professora colaboradora do ISEO - Instituto Superior de Educaça o Ocidemnte onde desenvolve estudos e pesquisa sobre Formaça o de Professores e Ludicidade. Integra o Banco de Avaliadores do Sinaes (BASis/MEC), e membro do Corpo Diretivo da Revista Dia logos Possıv eis (FSBA). Possui experie ncia no campo da Gesta o Educacional e Pedago gica, larga atuaça o na Formaça o de Professores tanto da Educaça o Ba sica quanto do Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, pra tica pedago gica e educaça o e ludicidade. Rosilda Arruda Ferreira: Possui graduaça o em Pedagogia (1983) e Mestrado em Sociologia (1988) pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutorado em Educaça o pela Universidade Federal de Sa o Carlos (1999). Foi professora no perıódo de maio de 1989 a janeiro de 2010 na Universidade Federal de Pernambuco e entre fevereiro de 2010 e fevereiro de 2013 na Universidade Federal da Bahia. Atualmente e Professora Aposentada da UFBA, e professora colaboradora do Programa de Po s-graduaça o em Educaça o da Faculdade de Educaça o. Na UFBA foi Coordenadora de Desenvolvimento Humano da Pro -Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas no perıódo entre agosto de 2010 a agosto de 2013, onde atualmente desenvolve atividade como Assessora. Atua na coordenaça o da equipe de pesquisadores que integram a Rede Ibero- Americana de Polıt ica e Investigaça o da Educaça o (RIAIPE3), desenvolvendo o Projeto" Marco Interuniversita rio para uma Polı tica de Equidade e Coesa o Social na Educaça o Superior" que envolve 30 Universidades parceiras da Ame rica Latina e Europa e e inanciado pela Comissa o Europeia; e como Vice-Coordenadora do Programa Escola de Gestores na UFBA. Tem trabalhos publicados nas a reas de educaça o, sociologia e metodologia cientı ica. Desenvolve atividades nos campos da gesta o, polıt ica e planejamento educacional; avaliaça o educacional e projetos sociais. As tema ticas em que vem trabalhando focalizam os seguintes aspectos: educaça o superior; avaliaça o educacional; gesta o da educaça o; construça o de indicadores de qualidade em educaça o; epistemologia, sociologia da educaça o e sociologia do conhecimento.

14 CURSO DE FORMAÇÃO 2014 CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - 100H CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL COM ÊNFASE NA ÁREA DE EDUCAÇÃO 480H HORÁRIO DAS AULAS: das 8:00 a s 18:00 com intervalos para cafezinho e almoço. Vide datas das etapas com seus respectivos mo dulos. INÍCIO DO CURSO: 01 e 02 de novembro de 2014 FREQUÊNCIA: O aluno devera ter freque ncia obrigato ria mıńima de 75%. Se, por ventura, o aluno assinar a frequência e não assistir a aula, terá sua presença anulada. AVALIAÇÃO: Sera o realizadas provas e/ou trabalhos das disciplinas do curso. APROVAÇÃO: Sera aprovado o aluno que comparecer a 75%, no mıńimo, das aulas presenciais e a dista ncia ministradas e tiver obtido, nas avaliaço es, inclusive no Trabalho de Conclusa o do Curso TCC, nota igual ou superior a 7,0 (sete). MÓDULOS EM ENSINO À DISTÂNCIA - 40 HORAS Sera o realizadas atividades obrigato rias utilizando a metodologia de ensino a dista ncia atrave s de atividades extra classe como: leituras, exercıćios, atividades, avaliaça o, fo runs e indicaça o de bibliogra ia a im de tratar de temas inovadores sobre a mate ria. As atividades desenvolvidas nos mo dulos de ensino a dista ncia devera o ser obrigatoriamente realizadas, da mesma forma que as exigidas de forma presencial. INVESTIMENTO O valor de cada etapa do curso por participante e de R$ 2.250,00 (dois mil duzentos e cinquenta reais), caso o aluno tenha sido indicado por prefeitura associada a Unia o dos Municıṕios do Estado da Bahia UPB ou outra instituiça o conveniada com a FUNDACEM tera o desconto de 12% (doze por cento), icando, o preço de cada etapa do curso por aluno em R$1.980,00 (um mil novecentos e oitenta reais), sendo que, para pessoa fıśica, PODERA SER DIVIDIDO EM ATE 03 (TRES) PARCELAS EM CHEQUES. O investimento total para o Curso de Especializaça o e de R$ 9.000,00 (nove mil reais), sendo que para os conveniados ica em R$ 7.920,00 (sete mil novecentos e vinte reais), que corresponde ao desconto dado ou seja: 4 (quatro) etapas de cursos de R$ 1.980,00 (um mil novecentos e oitenta reais), cada. OBS.: Os contratos com Prefeituras ou Ca maras devem ter vencimentos em 11 ou 21 dos meses estabelecidos. OBS.: Cada instituição ou pessoa ísica que inscrever 04 (quatro) alunos neste curso, terá direito a mais uma (quinta) inscrição gratuita nesse mesmo curso. DISCIPLINA OPTATIVA: Para cursar a disciplina optativa DOCENCIA E PRATICA NO ENSINO SUPERIOR e icar habilitado a ensinar em Faculdades, o aluno devera ter nessa disciplina, freque ncia mıńima de 75%, nota mıńima 7,0 (sete) e pagar duas mensalidades extras de R$ 400,00 (quatrocentos reais) cada, compreendendo R$ 800,00 (oitocentos reais), no total. COMO REALIZAR A MATRÍCULA: 1) O pagamento pode ser feito diretamente na conta banca ria em nome da FUNDACEM, CNPJ: / Banco BRADESCO, Age ncia , C/C nº com envio do comprovante do depo sito por para a FUNDACEM fundacemssa@yahoo.com.br e ou SEDEX para o endereço: 2ª Travessa Gersino Coelho, 10 Matatu, CEP: , Salvador BA. (Os depo sitos banca rios devem ser feitos com identi icação do nome do aluno, empresa, Prefeitura ou Câmara). A matrıćula e pagamentos tambe m podera o ser realizados diretamente na sede da FUNDACEM, no endereço: 2ª Travessa Gersino Coelho, 10 Matatu, Brotas, Salvador BA e /ou no Alto da Ladeira do HGE, s/n (Fim de Linha), Av. Vasco da Gama, (Pre dio de 4 andares nas cores azul e branco com muro branco e pilastras azuis). DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: Co pias autenticadas do Diploma de Ensino Superior e o respectivo Histo rico Escolar; 2 retratos 3x4; identidade e CPF (original e co pia); comprovante de reside ncia e Curriculum Vitae resumido. LOCAL DE REALIZAÇÃO DO CURSO O Curso sera realizado no Alto da Ladeira do Hospital Geral do Estado HGE, s/n, (Fim de Linha) - pre dio de quatro andares azul e branco com muro branco e pilastras azuis, Av. Vasco da Gama, Salvador BA. Obs: Mudanças que por motivos imperiosos ou administrativos venham a ocorrer, o aluno sera informado imediatamente.

15

16 g s e d a d l u Integrada s I p i t a c n a F a VAGAS LIMITADAS GARANTA JÁ A SUA! INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES ON-LINE fundacem@fundacem.org.br fundacemssa@yahoo.com.br 2ª Travessa Gersino Coelho, 10 - Matatu Brotas CEP: Salvador - Bahia Tel.: (71) / Telefax.: (71) / Celular (Oi): / Celular (Tim): / Apoio:

CURSO DE QUALIDADE E EFICIÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL

CURSO DE QUALIDADE E EFICIÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL 1 anos Faculdades Integradas Ipitanga Capacitação com excelência sempre! UNIBAHIA CURSO DE QUALIDADE E EFICIÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL Com ênfase na correção de 300 irregularidades que ensejam rejeição

Leia mais

Luiz Roberto Liza Curi. Conselheiro do Conselho Nacional de Educação incolarum@hotmail.com

Luiz Roberto Liza Curi. Conselheiro do Conselho Nacional de Educação incolarum@hotmail.com Luiz Roberto Liza Curi Conselheiro do Conselho Nacional de Educação incolarum@hotmail.com 1 Luiz Roberto Liza Curi Sociólogo Doutor em Economia Conselheiro do Conselho Nacional de Educação Diretor Nacional

Leia mais

Pós - Graduação Lato Sensu CONTROLADORIA E FINANÇAS. Projeto desenvolvido pela Prof.a. Msc. Cristina Santos Titular do Curso de C.

Pós - Graduação Lato Sensu CONTROLADORIA E FINANÇAS. Projeto desenvolvido pela Prof.a. Msc. Cristina Santos Titular do Curso de C. Pós - Graduação Lato Sensu CONTROLADORIA E FINANÇAS Projeto desenvolvido pela Prof.a. Msc. Cristina Santos Titular do Curso de C. Contábei da FAP Piracanjuba-GO 2014 1 1. APRESENTAÇÃO: Formato: presencial

Leia mais

Versa o 003 11-mai-15

Versa o 003 11-mai-15 Versa o 003 11-mai-15 Curso de PÓS-MBA GESTA O LEGAL Os PO S-MBAs sa o programas de po s-graduac a o, em ni vel de atualizac a o, voltados aos profissionais que ja conclui ram a Po s-graduac a o (MBA)

Leia mais

Pós graduação em Psicologia Educacional DESCRITIVO DE CURSO

Pós graduação em Psicologia Educacional DESCRITIVO DE CURSO Pós graduação em Psicologia Educacional DESCRITIVO DE CURSO 1. Apresentação O curso de Pós Graduação Lato Sensu em Psicologia Educacional da POSGLOGAL visa a formação profissional de graduados que tenham

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação?

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? O mercado do trabalho está cada vez mais exigente. Hoje em dia, um certificado de pós-graduação é imprescindível para garantia

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO. Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Consultoria Empresarial a distância

Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO. Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Consultoria Empresarial a distância Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Consultoria Empresarial a distância A Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis, informa

Leia mais

Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária

Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária Apresentação Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária A Vice-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pósgraduação da Universidad Arturo Prat del Estado de Chile, ciente da importância dos estudos

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP Regulamento do Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura Faculdade de

Leia mais

APRESENTAÇÃO CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU.

APRESENTAÇÃO CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU. Credenciada pelo MEC pela Portaria nº. 1. 655 de 13/05/2005 e Autorizada pela Portaria nº. 1.656 de 13/05/2005. COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO APRESENTAÇÃO CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU.

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA 07/2015 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO CURSO DE ELABORAÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO INSTITUCIONAL

EDITAL DE ABERTURA 07/2015 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO CURSO DE ELABORAÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO INSTITUCIONAL EDITAL DE ABERTURA 07/2015 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO CURSO DE ELABORAÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO INSTITUCIONAL 1. DA REALIZAÇÃO A Escola de Governo (EG), através da Fundação para o Desenvolvimento

Leia mais

Versa o 006 14-jan-16

Versa o 006 14-jan-16 Versa o 006 14-jan-16 Certificate Gestão Financeira Certificate Pós-Graduação Gestão Financeira (428 h/a) Módulos Transdisciplinares (104 h/a) Módulos EPR Educação Presencial em Rede (132 h/a) Módulos

Leia mais

Pós graduação em Psicologia das Organizações DESCRITIVO DE CURSO

Pós graduação em Psicologia das Organizações DESCRITIVO DE CURSO Pós graduação em Psicologia das Organizações DESCRITIVO DE CURSO 1. Apresentação O curso de Pós Graduação Lato Sensu em Psicologia Aplicada às Organizações da Pos Global visa à formação profissional de

Leia mais

EDITAL Nº 02/2014 SELEÇÃO E MATRÍCULA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EAD DA UNIASSELVI

EDITAL Nº 02/2014 SELEÇÃO E MATRÍCULA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EAD DA UNIASSELVI EDITAL Nº 02/2014 SELEÇÃO E MATRÍCULA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EAD DA UNIASSELVI Abre inscrições ao Processo de seleção e matrícula para ingresso nos Cursos de especialização lato sensu a ser oferecido

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO. Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos a distância

Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO. Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos a distância Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos a distância A Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis, informa

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO. Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Consultoria Empresarial a distância

Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO. Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Consultoria Empresarial a distância Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Consultoria Empresarial a distância A Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis, informa

Leia mais

Pós-Graduação MBA em Gestão para Segurança de Alimentos a distância Turma 2010

Pós-Graduação MBA em Gestão para Segurança de Alimentos a distância Turma 2010 Faculdade de Tecnologia SENAI SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA A PÓS-GRADUAÇÃO Pós-Graduação MBA em Gestão para Segurança de Alimentos a distância Turma 2010 A Faculdade de Tecnologia

Leia mais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Educação de Qualidade ao seu alcance EDUCAR PARA TRANSFORMAR O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO: LICENCIATURA

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESCOLAR (Ênfase em Coordenação Pedagógica) PROJETO PEDAGÓGICO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESCOLAR (Ênfase em Coordenação Pedagógica) PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESCOLAR (Ênfase em Coordenação Pedagógica) PROJETO PEDAGÓGICO Campo Limpo Paulista 2012 1 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESCOLAR Marcos Legais Resolução

Leia mais

XXV ENCONTRO NACIONAL DA UNCME

XXV ENCONTRO NACIONAL DA UNCME XXV ENCONTRO NACIONAL DA UNCME Os desafios da Educação Infantil nos Planos de Educação Porto de Galinhas/PE Outubro/2015 Secretaria de Educação Básica CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL É direito dos trabalhadores

Leia mais

ANEXO II PROJETO PEDAGÓGICO

ANEXO II PROJETO PEDAGÓGICO ANEXO II PROJETO PEDAGÓGICO 1 IDENTIFICAÇÃO 1.1 DA INSTITUIÇÃO FEDERAL: Nome da instituição: CNPJ: Nome do Reitor(a) ou do Diretor(a)-Geral do CEFET: Endereço da reitoria ou unidade sede: Telefones (comercial

Leia mais

Versa o 006 13-jan-16

Versa o 006 13-jan-16 Versa o 006 13-jan-16 Curso de Po s-graduac a o em Ni vel de Especializac a o LATO SENSU ADMINISTRAC A O FINANCEIRA A Sustentare Escola de Nego cios tem como objetivo, desenvolver e prover permanentemente

Leia mais

A construção da. Base Nacional Comum. para garantir. Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento

A construção da. Base Nacional Comum. para garantir. Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento A construção da Base Nacional Comum para garantir Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento Política pública de Educação ESTADO dever de educar legislação planejamento instituições CIDADÃO

Leia mais

Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu em Reprodução Humana Assistida

Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu em Reprodução Humana Assistida Rua Vieira Maciel, 62 Jd. Paulista, São Paulo, SP CEP 04503-040. Tel: 0**11 3018-3488. HOME PAGE: http://www.sapientiae.org.br E-Mail: cursos@sapientiae.org.br EDITAL Nº 014/2013 - SPG/AIS A (AIS) e a

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO

Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação A Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 62-CEPE/UNICENTRO, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2014. Aprova o Curso de Especialização em Gestão Escolar, modalidade regular, da UNICENTRO. O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO:

Leia mais

Especialização em Gestão Estratégica de Projetos Sociais

Especialização em Gestão Estratégica de Projetos Sociais Especialização em Gestão Estratégica de Apresentação CAMPUS COMÉRCIO Inscrições Abertas Turma 02 --> Início Confirmado: 07/06/2013 últimas vagas até o dia: 05/07/2013 O curso de Especialização em Gestão

Leia mais

Curso de Especialização em GESTÃO E LOGÍSTICA HOSPITALAR

Curso de Especialização em GESTÃO E LOGÍSTICA HOSPITALAR Curso de Especialização em GESTÃO E LOGÍSTICA HOSPITALAR ÁREA DO CONHECIMENTO: Administração e Saúde. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Gestão e Logística Hospitalar.

Leia mais

Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica do Curso

Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica do Curso AUTO-AVALIAÇAO INSTITUCIONAL DO CURSO DE PEDAGOGIA FACED-UFAM / Professores Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica do Curso Objetivos do Curso 01 - Tenho conhecimento do Projeto Pedagógico do Curso.

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 27 DE SETEMBRO DE

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 27 DE SETEMBRO DE Ministério da Educação CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 27 DE SETEMBRO DE 2013 Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Relações

Leia mais

Versa o 006 13-jan-16

Versa o 006 13-jan-16 Versa o 006 13-jan-16 Curso de Po s-graduac a o em Ni vel de Especializac a o LATO SENSU GESTA O TRIBUTA RIA A Sustentare Escola de Nego cios tem como objetivo, desenvolver e prover permanentemente conhecimentos

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI em Florianópolis e Faculdade de Tecnologia SENAI em Blumenau EDITAL DE PROCESSO SELETIVO

Faculdade de Tecnologia SENAI em Florianópolis e Faculdade de Tecnologia SENAI em Blumenau EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Faculdade de Tecnologia SENAI em Florianópolis e Faculdade de Tecnologia SENAI em Blumenau EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos A Faculdade de Tecnologia SENAI/SC

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO - Pós-Graduação em Gestão de Pessoas e Liderança Coach

MANUAL DO CANDIDATO - Pós-Graduação em Gestão de Pessoas e Liderança Coach QUEM SOMOS Educação de excelência de mãos dadas com o mercado de trabalho. Esse é o compromisso da rede FACCENTRO. Com mais de 17 anos de tradição e reconhecimento no setor de ensino, em 2011, ganhamos

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI Florianópolis e SENAI em Tubarão EDITAL DE PROCESSO SELETIVO. Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos

Faculdade de Tecnologia SENAI Florianópolis e SENAI em Tubarão EDITAL DE PROCESSO SELETIVO. Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Faculdade de Tecnologia SENAI Florianópolis e SENAI em Tubarão EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos A Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis em parceria

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UEPI CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO. Chamada Pública nº 01, de 27 de janeiro de 2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UEPI CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO. Chamada Pública nº 01, de 27 de janeiro de 2016 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UEPI CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO Chamada Pública nº 01, de 27 de janeiro de 2016 Processo Seletivo para Apoio Técnico, Acadêmico e Operacional

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA MISSÃO: FORMAR PROFISSIONAIS CAPACITADOS, SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS E APTOS A PROMOVEREM AS TRANSFORMAÇÕES FUTURAS. ESTÁGIO SUPERVISIONADO LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA

Leia mais

Versa o 006 18-nov-14

Versa o 006 18-nov-14 Versa o 006 18-nov-14 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO (MBA) EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU MBA MARKETING A Sustentare Escola de Nego cios tem como objetivo, desenvolver e prover permanentemente conhecimentos

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO - Pós-Graduação em Finanças e Controladoria

MANUAL DO CANDIDATO - Pós-Graduação em Finanças e Controladoria CONHEÇA A FACCENTRO Educação de excelência de mãos dadas com o mercado de trabalho. Esse é o compromisso da rede de ensino FACCENTRO, que possui mais de 15 anos de tradição e reconhecimento em ensino técnico.

Leia mais

Pós-Graduação MBA em Gestão para Segurança de Alimentos a distância - Turma Especial: ABIA - São Paulo

Pós-Graduação MBA em Gestão para Segurança de Alimentos a distância - Turma Especial: ABIA - São Paulo Faculdade de Tecnologia SENAI Florianópolis SENAI EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA A PÓS-GRADUAÇÃO Pós-Graduação MBA em Gestão para Segurança de Alimentos a distância - Turma Especial: ABIA - São Paulo

Leia mais

(Assessoria de Comunicação Social/MEC) INSTRUMENTO DIAGNÓSTICO PAR MUNICIPAL 2011-2014. (6ª versão maio 2011) Ministério da Educação

(Assessoria de Comunicação Social/MEC) INSTRUMENTO DIAGNÓSTICO PAR MUNICIPAL 2011-2014. (6ª versão maio 2011) Ministério da Educação (Assessoria de Comunicação Social/MEC) INSTRUMENTO DIAGNÓSTICO PAR MUNICIPAL 2011-2014 (6ª versão maio 2011) Ministério da Educação Instrumento Diagnóstico - PAR Municipal 2011-2014 A gestão que prioriza

Leia mais

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2013 INTRODUÇÃO: O presente trabalho apresenta a relação de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a serem reorganizados no

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MACUCO GABINETE DO PREFEITO

PREFEITURA MUNICIPAL DE MACUCO GABINETE DO PREFEITO LEI Nº 493/09 ALTERA A LEI MUNICIPAL Nº 302/05 - PLANO DE CARREIRA E REMUNERAÇÃO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO MUNICIPAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O Prefeito Municipal de Macuco, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE

ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE Objetiva ampliar os estudos científicos acerca da Atividade Física e do Exercício Físico, da Saúde Pública e da Saúde Coletiva, instrumentalizando

Leia mais

Universidade Federal da Bahia Escola de Administração NEA Núcleo de Extensão em Administração

Universidade Federal da Bahia Escola de Administração NEA Núcleo de Extensão em Administração EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA Nº 04/2016 PARA SELEÇÃO, INSCRIÇÃO E MATRÍCULA PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO DE FINANÇAS EMPRESARIAIS. A Universidade Federal da Bahia (UFBA), através da

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.375, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2013

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.375, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2013 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.375, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2013 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO CAPITULO I DAS FINALIDADES Art. 1º - Os cursos de pós-graduação da UNIABEU são regidos pela Lei Federal 9394/96 Lei de Diretrizes

Leia mais

CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA VISCONDE DE CAIRU CEPPEV CURSO: GESTÃO DE DATACENTER E COMPUTAÇÃO EM NUVEM 2013.2

CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA VISCONDE DE CAIRU CEPPEV CURSO: GESTÃO DE DATACENTER E COMPUTAÇÃO EM NUVEM 2013.2 NÚMERO DE VAGAS: 25 (Vinte e Cinco) Vagas. PREVISÃO DE INÍCIO DAS AULAS 01 de Novembro de 2013 CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA VISCONDE DE CAIRU CEPPEV APRESENTAÇÃO / JUSTIFICATIVA A Fundação Visconde

Leia mais

Pós graduação EAD Área de Educação

Pós graduação EAD Área de Educação Pós graduação EAD Área de Educação Investimento: a partir de R$ 109,00 mensais. Tempo de realização da pós graduação: 15 meses Investimento: R$109,00 (acesso ao portal na internet e livros em PDF). Ou

Leia mais

72 / Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva

72 / Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva NOME DO CURSO: Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva Nível: Especialização Modalidade: A distância Parte 1 Código / Área Temática Código / Nome do Curso Etapa de ensino

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDUCAÇÃO INCLUSIVA EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 07, de 1º de setembro de 2010.

RESOLUÇÃO Nº 07, de 1º de setembro de 2010. RESOLUÇÃO Nº 07, de 1º de setembro de 2010. Revoga a Resolução de nº 05, de 16 de junho de 2010, que define as atribuições do cargo de Pedagogo da rede municipal de ensino de Governador Valadares e as

Leia mais

EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PARA EDUCADORES DO CAMPO

EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PARA EDUCADORES DO CAMPO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO COLEGIADO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Av. Antônio Carlos Magalhães, n 510, Country Club, Juazeiro / BA CEP 48.902-300, Fone (74) 3613-7024,

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Profa. LUCIANE ALVES FERNANDES. Coordenação de Estágio e Trabalho de Conclusão.

MANUAL DE ESTÁGIO CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Profa. LUCIANE ALVES FERNANDES. Coordenação de Estágio e Trabalho de Conclusão. MANUAL DE ESTÁGIO CIÊNCIAS CONTÁBEIS Profa. LUCIANE ALVES FERNANDES Porto Alegre/RS 2014 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. O ESTÁGIO... 3 3. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL DO ESTÁGIO... 3 4. OBJETIVOS DO ESTÁGIO... 3

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EDITAL N.º 04 /2014

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EDITAL N.º 04 /2014 EDITAL N.º 04 /2014 PROCESSO SIMPLIFICADO DE SELEÇÃO DE TUTORES DO PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL MEC/PROINFO INTEGRADO/SEED/UNDIME/VÁRZEA GRANDE-MT A Secretaria Municipal

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM SUPERVISÃO EDUCACIONAL

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM SUPERVISÃO EDUCACIONAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM SUPERVISÃO EDUCACIONAL (MONTES CLAROS, JANUÁRIA, MANGA, MEDINA e ITAMBACURI). ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: Normal Superior, Pedagogia e Licenciatura Plena. BREVE DESCRIÇÃO

Leia mais

Curso de Especialização em ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PRÁTICAS DE SUPERVISÃO

Curso de Especialização em ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PRÁTICAS DE SUPERVISÃO Curso de Especialização em ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PRÁTICAS DE SUPERVISÃO ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Orientação Educacional e Práticas

Leia mais

FACCAMP FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA COORDENADORIA DE EXTENSÃO E PESQUISA

FACCAMP FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA COORDENADORIA DE EXTENSÃO E PESQUISA FACCAMP FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA COORDENADORIA DE EXTENSÃO E PESQUISA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ARTE-EDUCAÇÃO 1. Nome do Curso e Área do Conhecimento Curso de Especialização Lato Sensu

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO DA FACULDADE MARANHENSE SÃO JOSÉ DOS COCAIS

PÓS-GRADUAÇÃO DA FACULDADE MARANHENSE SÃO JOSÉ DOS COCAIS PÓS-GRADUAÇÃO DA FACULDADE MARANHENSE SÃO JOSÉ DOS COCAIS A Pós-Graduação da Faculdade Maranhense São José dos Cocais, apresenta em seu aprimoramento acadêmico resultados positivos dentro do contexto social.

Leia mais

FACULDADE MORAES JÚNIOR MACKENZIE RIO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE NIVELAMENTO CAPÍTULO I DA NATUREZA

FACULDADE MORAES JÚNIOR MACKENZIE RIO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE NIVELAMENTO CAPÍTULO I DA NATUREZA FACULDADE MORAES JÚNIOR MACKENZIE RIO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE NIVELAMENTO CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º. A Faculdade Moraes Júnior Mackenzie Rio FMJ Mackenzie Rio, proporcionará aulas de Nivelamento

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 24/2007 Aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia, na

Leia mais

Módulo: Gestão de Pessoas

Módulo: Gestão de Pessoas O Sistema FIRJAN, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RJ), apresenta o Programa de Capacitação Empresarial Inovando na Gestão. O objetivo é atualizar e capacitar os empresários e dirigentes empresariais

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ELEMENTOS PARA O NOVO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ELEMENTOS PARA O NOVO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ELEMENTOS PARA O NOVO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO BÁSICA: EDUCAÇÃO BÁSICA: 1. Definir os padrões mínimos de qualidade estabelecidos pela LDB, considerando as especificidades

Leia mais

TÍTULO II DA ORGANIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE CAPÍTULO II DOS CENTROS

TÍTULO II DA ORGANIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE CAPÍTULO II DOS CENTROS TÍTULO II DA ORGANIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE DOS CENTROS SEÇÃO II DOS DEPARTAMENTOS Art. 10. Os Departamentos que desenvolverão atividades de ensino, NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA, em nível de graduação

Leia mais

Soluções em Telerradiologia

Soluções em Telerradiologia Soluções em Telerradiologia A DiagRad e uma empresa de telerradiologia que realiza laudos para exames de Ressona ncia Nuclear Magne tica e Tomogra ia Computadorizada. Nossa equipe e constituı da por radiologistas

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 6. Cronograma de Aulas Pág. 9. Coordenação Programa e metodologia; Investimento

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 6. Cronograma de Aulas Pág. 9. Coordenação Programa e metodologia; Investimento 1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 4 5 Etapas do Processo Seletivo Pág. 6 Matrícula 8 Cronograma de Aulas Pág. 9 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CONTINUADA E

Leia mais

1. DOS PRÉ-REQUISITOS 2. FUNCIONAMENTO DO CURSO

1. DOS PRÉ-REQUISITOS 2. FUNCIONAMENTO DO CURSO Edital de oferta de vagas para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Gestão Social: Políticas Públicas, Redes e Defesa de Direitos, na modalidade a distância. A Reitora da Universidade Anhanguera-Uniderp,

Leia mais

FACULDADE DECISION DE NEGÓCIOS

FACULDADE DECISION DE NEGÓCIOS FACULDADE DECISION DE NEGÓCIOS A DECISION é uma Instituição Educacional e possui parceria pioneira e exclusiva com a FGV FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS, desde 1993, já tendo participado na ormação de mais de

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE PEDRO II

PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE PEDRO II PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE PEDRO II CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) LINGUAGEM E NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO CREDENCIADA PELA PORTARIA MEC Nº 1.096, DE 29/05/06 (Resolução CNE/CES nº 01/2007)

Leia mais

CONCURSO PARA BOLSA DE GESTÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (01/BGCT/DREI)

CONCURSO PARA BOLSA DE GESTÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (01/BGCT/DREI) 1 de 5 14-07-2014 17:49 Home page Gabinete de Projetos, Empreendedorismo e Transferência de Conhecimento da Universidade de Lisboa Last access on:14-07-2014 17:44:00 View all research opportunities Post

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SERVIÇO SOCIAL

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SERVIÇO SOCIAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL Identificação do Curso SERVIÇO SOCIAL Nome do Curso: Serviço Social Titulação: Bacharelado Modalidade de ensino: Presencial Carga horária

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI - EAD (Currículo iniciado em 2010)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI - EAD (Currículo iniciado em 2010) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI - EAD (Currículo iniciado em 2010) COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA C/H 68 (D0031/I) Informação e conhecimento no processo educativo. Recursos de

Leia mais

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 02/2010 Estabelece Normas Operacionais Complementares em conformidade com o Parecer CNE/CEB nº 06/2010, Resoluções CNE/CEB nº 02/2010

Leia mais

CARGO: PROFESSOR Síntese de Deveres: Exemplo de Atribuições: Condições de Trabalho: Requisitos para preenchimento do cargo: b.1) -

CARGO: PROFESSOR Síntese de Deveres: Exemplo de Atribuições: Condições de Trabalho: Requisitos para preenchimento do cargo: b.1) - CARGO: PROFESSOR Síntese de Deveres: Participar do processo de planejamento e elaboração da proposta pedagógica da escola; orientar a aprendizagem dos alunos; organizar as atividades inerentes ao processo

Leia mais

Especialização em Atendimento Educacional Especializado

Especialização em Atendimento Educacional Especializado Especialização em Atendimento Educacional Especializado 400 horas Escola Superior de Tecnologia e Educação de Rio Claro ASSER Rio Claro Objetivos do curso: De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases, especialmente

Leia mais

REGIMENTO DA ESCOLA DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

REGIMENTO DA ESCOLA DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGIMENTO DA ESCOLA DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Sumário TÍTULO I - DA ESCOLA DE ENGENHARIA E SEUS FINS TÍTULO II - DOS ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO DA ESCOLA DE ENGENHARIA CAPÍTULO

Leia mais

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental DESCRITIVO DE CURSO MBA em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental 1. Posglobal Após a profunda transformação trazida pela globalização estamos agora em uma nova fase. As crises econômica, social e ambiental

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA Nº02/2012 SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O PROJETO PRONERA/INCRA/UECE

CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA Nº02/2012 SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O PROJETO PRONERA/INCRA/UECE CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA Nº02/2012 SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O PROJETO PRONERA/INCRA/UECE 1. PROJETO PRONERA/INCRA/UECE SELECIONA CANDIDATOS PARA DIVERSOS PERFIS O projeto PRONERA/INCRA/UECE convênio

Leia mais

RECURSOS DO FNDE PARA EDUCAÇÃO

RECURSOS DO FNDE PARA EDUCAÇÃO RECURSOS DO FNDE PARA EDUCAÇÃO DA PROPOSTA ATÉ A PRESTAÇÃO DE CONTAS Novo PAR 2014, SIMEC, SIGARP e SIGPC LOCAL: UBERLÂNDIA/MG, 16 e 17 de Outubro de 2014 APRESENTAÇÃO A elaboração do Plano de Ações Articuladas

Leia mais

Curso de ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO ESCOLAR E GESTÃO DE PROJETOS

Curso de ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO ESCOLAR E GESTÃO DE PROJETOS Curso de ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO ESCOLAR E GESTÃO DE PROJETOS ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Supervisão Escolar e Gestão de Projetos.

Leia mais

Regulamento dos Cursos da Diretoria de Educação Continuada

Regulamento dos Cursos da Diretoria de Educação Continuada Regulamento dos Cursos da Diretoria de Educação Continuada Art. 1º Os Cursos ofertados pela Diretoria de Educação Continuada da Universidade Nove de Julho UNINOVE regem-se pela legislação vigente, pelo

Leia mais

Versa o 006 27-mar-15

Versa o 006 27-mar-15 Versa o 006 27-mar-15 Certificate Gestão de Recursos Humanos Certificate Pós-Graduação Gestão de Recursos Humanos (428 h/a) Módulos Transdisciplinares (104 h/a) Módulos EPR Educação Presencial em Rede

Leia mais

Bacharelado em Serviço Social

Bacharelado em Serviço Social Informações gerais: Bacharelado em Serviço Social Duração do curso: 04 anos (08 semestres) Horário: Vespertino e Noturno Número de vagas: 300 vagas anuais Coordenador do Curso: Profª Ms. Eniziê Paiva Weyne

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE FILOSOFIA PARA O ENSINO MÉDIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE FILOSOFIA PARA O ENSINO MÉDIO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE FILOSOFIA PARA O ENSINO MÉDIO PROCESSO DE SELEÇÃO DE TUTORES CHAMADA PÚBLICA Nº 7/2014. 1. DAS

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE

EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) torna pública, através da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (DINE) da Pró-Reitoria para Assuntos de

Leia mais

CHAMAMENTO ESCOLAS FEDERAIS, MUNICIPAIS E ESTADUAIS

CHAMAMENTO ESCOLAS FEDERAIS, MUNICIPAIS E ESTADUAIS CHAMAMENTO ESCOLAS FEDERAIS, MUNICIPAIS E ESTADUAIS POR QUE UM CURSO DE INCLUSÃO ESCOLAR? Uma equipe gestora comprometida e qualificada é componente fundamental para garantir o aprendizado dos alunos.

Leia mais

O Ensino a Distância nas diferentes Modalidades da Educação Básica

O Ensino a Distância nas diferentes Modalidades da Educação Básica O Ensino a Distância nas diferentes Modalidades da Educação Básica Francisco Aparecido Cordão Conselheiro da Câmara de Educação Básica do CNE facordao@uol.com.br 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR EDITAL Nº008/PROPESPG SELEÇÃO PARA PROFESSORES TUTORES DO CURO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES INICIAIS SÃO FRANCISCO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES INICIAIS SÃO FRANCISCO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES INICIAIS SÃO FRANCISCO ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: Propõe-se um recorte na demanda, definindo-se como clientela prioritária

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS CAMPO GRANDENSES INSTRUÇÃO NORMATIVA 002/2010 17 05 2010

FACULDADES INTEGRADAS CAMPO GRANDENSES INSTRUÇÃO NORMATIVA 002/2010 17 05 2010 O Diretor das Faculdades Integradas Campo Grandenses, no uso de suas atribuições regimentais e por decisão dos Conselhos Superior, de Ensino, Pesquisa, Pós Graduação e Extensão e de Coordenadores, em reunião

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: Graduados em nível superior que atuam ou pretendem atuar na docência em instituições de ensino superior.

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: Graduados em nível superior que atuam ou pretendem atuar na docência em instituições de ensino superior. A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

Anexo II CARGOS DE DCA

Anexo II CARGOS DE DCA Anexo II CARGOS DE DCA CARGO: COORDENADOR DO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO DE EDUCAÇÃO INFANTIL COORDENADOR DO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO DE ENSINO FUNDAMENTAL Coordenar atividades específicas de área, participando

Leia mais

Versa o 005 31-mar-15

Versa o 005 31-mar-15 Versa o 005 31-mar-15 Curso de Po s-graduac a o em Ni vel de Especializac a o LATO SENSU JORNALISMO DIGITAL A Sustentare Escola de Nego cios tem como objetivo, desenvolver e prover permanentemente conhecimentos

Leia mais

MBA EM GESTÃO PÚBLICA

MBA EM GESTÃO PÚBLICA EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online MBA EM GESTÃO PÚBLICA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

MBA EM MARKETING E COMUNICAÇÃO MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS.

MBA EM MARKETING E COMUNICAÇÃO MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. MBA EM MARKETING E COMUNICAÇÃO MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central de Candidatos: (51) 3218-1400 Segunda a sexta-feira

Leia mais

RECURSOS PARA EDUCAÇÃO

RECURSOS PARA EDUCAÇÃO RECURSOS PARA EDUCAÇÃO CONSTRUINDO O PAR/SIMEC DO PROXIMO QUADRIÊNIO - (2015/2018) APRESENTAÇÃO A elaboração do Plano de Ações Articuladas (PAR) pelos Estados e Municípios é requisito indispensável para

Leia mais

Diário Oficial 31 32 Diário Oficial Resolução SE 52, de 2-10-2014

Diário Oficial 31 32 Diário Oficial Resolução SE 52, de 2-10-2014 sexta-feira, 3 de outubro de 2014 Diário Oficial Poder Executivo - Seção I São Paulo, 124 (187) 31 32 São Paulo, 124 (187) Diário Oficial Poder Executivo - Seção I sexta-feira, 3 de outubro de 2014 Resolução

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO. Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Lean Manufacturing

Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO. Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Lean Manufacturing Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Lean Manufacturing A Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis, informa a abertura

Leia mais

UNIFAP: estabelecendo conexões reais entre a formação acadêmica e o mundo profissional. Macapá-AP, 2012

UNIFAP: estabelecendo conexões reais entre a formação acadêmica e o mundo profissional. Macapá-AP, 2012 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DIVISÃO DE ACOMPANHAMENTO DE ESTÁGIO UNIFAP: estabelecendo conexões reais

Leia mais