Batalhas Break: a dança que vem das ruas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Batalhas Break: a dança que vem das ruas"

Transcrição

1 GT 19: Juventudes, territorialidades e identidades. ESTILO CULTURAL BREAK: A DANÇA COMO EXPRESSÃO E MANIFESTAÇÃO JUVENIL. Adriana Loiola do Nascimento (Bolsista-PIBIC-CNPq/UFPI) 1 adrianna18199@hotmail.com Maria do Carmo Alves do Bomfim (Professora Orientadora) 2 carmicita@ig.com.br RESUMO O Movimento Hip Hop é constituído de quatro elementos: o Rap (música), o Break (dança), o Grafite (artes plásticas) e o DJ (som). A dança Break, não diferente das outras vertentes representa uma forma de expressão e manifestação juvenil. Dentro deste segmento de dança, existem as batalhas, que são as competições entre as Crews (grupos de Break). Este trabalho busca apresentar a prática juvenil Break por meio da análise das batalhas praticadas entre as Crews, entendidas como espaços permeados por saberes e significados. O mesmo tem por base a pesquisa desenvolvida Juventudes, Música e Estilos: construção de uma Cultura de Paz, pelos grupos de Rap e Break, em Teresina-PI, fundamentada nas discussões propostas por Almeida (2002), Carrano (2003), Diógenes (1998), Ribeiro (2011), Sousa (2011) dentre outros. 1 Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Piauí-UFPI. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Cidadania NEPEGECI. 2 Doutora em História e Filosofia da Educação pela PUC/SP. Professora Adjunta do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí-UFPI. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Cidadania NEPEGECI.

2 Batalhas Break: a dança que vem das ruas O Movimento Hip Hop é constituído de quatro elementos: o Rap (música), o Break (dança), o Grafite (artes plásticas) e o DJ (som). A dança Break é a segunda vertente mais praticada entre os jovens hiphopianos 3, sendo antecedida apenas pela música Rap, e não diferente das outras vertentes representa uma forma de expressão e manifestação juvenil. As danças praticadas são substanciadas por passos provocantes e inusitados, que revelam a capacidade criadora destes jovens. Gestos que possuem significados e que elevam a autoestima dos grupos juvenis. Dentro deste segmento de dança, existem as batalhas, que são as competições entre as Crews (grupos de Break). Tais competições são gerenciadas por regras criadas pelos próprios jovens, com a delimitação do tempo e espaço, que definem o momento e o território de cada grupo. Sousa (2011), assim nos explica o sentido semântico do termo batalha: No cerne do vocabulário batalha, encontra-se a ideia de empreender esforços para vencer adversidades, resolver problemas, criar saídas. A noção de batalha cria um campo semântico no qual figuram as acepções de colisão, conflito, peleja, contenda, duelo, encontro, ataque, vitória, derrota, morte e vida. As imagens que podem ser construídas a partir daí permitem a associação do conceito às táticas militares e remetem a cenas em que oponentes belicosamente se enfrentem em disputa por algo ou algum bem. (SOUSA, p. 130, 2011.). Na dança Break, as batalhas (fotos 1 e 2) configuram-se em disputas por maneiras diversas de dançar ou gerenciar um passo novo e provocante. Neste sentido as Crews, ensaiam coreografias ritmadas e abusam de piruetas, que fascinam os jurados. 3 A expressão Hiphopianas, é usada no texto para designar a prática das vertentes do Movimento Hip Hop.

3 Fotos 1 e 2: 1ª Battle Old Style Crew, promovida pela Crew Style do bairro Dirceu I, em Teresina-PI. Fonte: Arquivo pessoal das pesquisadoras. A batalha exposta acima concentrou três das quatro vertentes constituintes do Movimento Hip Hop: o Rap, o Dj e mais especificamente da prática Break, faltando apenas o Grafite. Recorro aos escritos do diário de campo para descrever as observâncias desta batalha. Estou escrevendo no momento em que está acontecendo a batalha, o que é interessante, pois estou no espaço, vendo e vivenciando este momento com os/as jovens rappers, b boys e b girls, e sendo assim, posso descrever os fatos com maior fidelidade possível. Esta é a primeira Battle Old Style Crew, promovida pela Crew Style do bairro Dirceu I, zona sudeste da cidade de Teresina. A batalha conta com a participação de 16 (dezesseis) Crews, vindas das cidades de Oeiras-PI, Uruçuí-PI, Picos-PI, Teresina-PI, Caxias-MA e São Luís-MA. Cada Crew pagou uma taxa simbólica de inscrição na batalha, no valor de R$ 50,00. As batalhas acontecem no estilo 5 x 5 (cinco versus cinco), que representam a quantidade de b boys e/ou b girls que podem representar cada Crew. A ordem das batalhas acontece mediante sorteio dos pares de Crews para a competição. Os duelos seguem o estilo mata mata, onde em cada disputa uma Crew elimina a outra. A eliminação acontece por meio dos votos dos jurados, que observam os passos, as coreografias e as danças de cada grupo e assim elegem aquela que, segundo seus requisitos, conseguiram melhor desempenho, passos inusitados e mais aplausos do público. Algo bastante interessante nesta batalha é a presença de uma b girl na banca de jurados, composta por mais dois jurados b boys. A presença feminina também tomando decisões e contribuindo para a sentença final das batalhas. (DIÁRIO DE CAMPO, 09 de março de h32min). A delimitação do tempo e espaço, que definem o momento e o território de cada grupo. Este espaço é delimitado pelo traçar de uma linha ao chão, que não admite ultrapassagem fora do tempo determinado. Para divulgação das batalhas os jovens produzem cartazes e panfletos, como ilustrado a seguir.

4 Foto 1: Produção de Cartaz, divulgando evento do grupo Afro Soul 4. Fonte: Arquivo pessoal das pesquisadoras. Cada batalha conta com a presença de juízes que conhecem a essência dos movimentos de dança Break e entendem as dinâmicas das danças praticadas. Essa atividade sempre se inicia com a apresentação dos jurados, por meio de danças que especificam suas habilidades, seus papéis. As batalhas se desenvolvem por meio de rodadas, cada uma possuindo um tempo limite para acontecer. Dentro deste tempo estabelecido, cada grupo possui chances para praticar movimentos audaciosos, provocando o grupo concorrente e impressionando os jurados. Dentro desta disputa por movimentos novos e inusitados, os jovens criam gestos de provocação e reprovação frente a algumas situações, como por exemplo: batem os cotovelos, anunciando que o passo praticado pelo grupo concorrente já havia sido praticadas, abrem o punho no alto para afirmarem que concordam com o movimento que está sendo dançado, tentam aproximação ao grupo concorrente (porém sem toques), numa atitude de provocação. Todos esses gestos são simbologias, que se expressam em linguagens e que se manifestam com a prática da dança. Um aspecto importante a destacar nas batalhas, são as premiações, muitas vezes, quantias em dinheiro que levam os grupos a passarem meses ensaiando, criando passos inusitados, na tentativa do melhor preparo para vencer a batalha. Dentre muitos movimentos, são comuns em rodas de batalhas de dança break: piruetas, pulos, rodar o corpo no chão, exibição 4 Afro Crew Grupo de Break, que participou da pesquisa intitulada Juventudes, Música e Estilo: construção de uma cultura de paz pelos grupos de rap de Teresina. A pesquisa, em nível de Iniciação Científica, ocorreu nos anos de 2010 e 2011 e contou com a participação de mais dois grupos: A Irmandade e grupo Relatos Periféricos, ambos de dança rap.

5 dos músculos (como sinônimo de força), o constante pegar na genitália masculina como sinônimo de poder e masculinidade. Tais expressões juvenis apresentam-se como possibilidades de reflexões sobre os conhecimentos produzidos no cotidiano das pessoas que habitam as áreas periféricas das cidades brasileiras. Conhecimentos pouco difundidos e valorizados, como bem nos aponta Almeida Para o saber formal acadêmico, os conhecimentos fabricados nesse território são o outro, aqueles grupos de saberes pertencentes ao senso comum, que não possui legitimidade científica. Entretanto, ao fugir da configuração do sistema de representações, aquele campo se apresenta como possibilidade de novas aprendizagens, de novas relações. Faz-se necessário entender que esse outro pode contribuir e muito para a compreensão de possíveis formas de produção de valores, identidades e mesmo, no campo da geografia, sobre a construção simbólica de territórios. (ALMEIDA, 2002, p. 85). Corroborando com tal afirmação, este trabalho registra parte da pesquisa Juventudes, Música e Estilos: construção de uma Cultura de Paz, pelos grupos de Rap e Break em Teresina-PI, desenvolvida no período compreendido entre julho de 2010 a agosto de 2011, tendo o seguinte objetivo: compreender a influência dos estilos culturais Rap (Grupos A Irmandade e Relatos Periféricos ) e Break (Grupo Afro Soul ), para a construção de uma Cultura de Paz nas comunidades onde vivem seus protagonistas, por meio da análise de suas produções musicais e da dança. O grupo A Irmandade atua na Vila Bom Jesus e bairro Areias, zona sul de Teresina; Relatos Periféricos, desenvolve suas atividades no bairro Vila Operária, zona norte dessa capital e o Grupo de Break Afro Soul realiza seus treinos numa escola pública da rede estadual de ensino no bairro Promorar, zona norte da referida cidade. Tendo como base a pesquisa realizada, este trabalho busca apresentar a prática juvenil Break e, através da análise, destacar as batalhas praticadas entre as Crews, como espaços permeados por saberes e significados, da mesma forma que outras manifestações, fundamentando-se nas discussões propostas por Diógenes (1998), Almeida (2002), Carrano (2003), Ribeiro (2011), Sousa (2011) dentre outros. Linguagem, roupas, marcas corporais, danças, criação de regras e um estilo próprio, a forma de se organizarem em grupos e o modo de andarem, tudo isso esboça significados, sentidos, revelam uma história e se configuram em saberes. Tudo isto nos desfia a perceber o cotidiano periférico com suas representações e

6 como um ambiente carregado de potencialidades; nos desafia ainda a ver esse outro conhecimento não institucionalizado, que possui finalidades, apresenta sentidos e saberes que são aprendidos na correria da vida dos seus/suas integrantes. Jovens produtores/as de cultura e potencialidades, que protagonizam suas histórias e buscam, através de suas práticas, ganharem visibilidade e reconhecimento da sociedade. O Surgimento do Movimento Hip Hop em Teresina: tecendo histórias 5 O movimento Hip Hop surgiu no final da década de 1960 como um movimento de jovens negros e hispano-americanos dos guetos pobres do Bronx, nos arredores de Nova Iorque - EUA. Por meio de manifestações artísticas, esse movimento representou uma saída para expressão e identificação de uma juventude que vivenciava situações de exclusão econômica, educacional e racial. Como já registrado inicialmente, o movimento Hip Hop é composto de quatro elementos: o rap (música), o break (dança), o grafite (artes plásticas) e o DJ (som). No Brasil, o Hip Hop chegou no início da década de 1980 em São Paulo, por intermédio dos dançarinos de break, sendo posteriormente divulgado nos bailes e nas lojas específicas de música negra. As ruas e as praças dos grandes centros urbanos tornaram-se espaços para a socialização dessa manifestação cultural juvenil. Ribeiro e Cardoso, assim contextualizam o surgimento da nomenclatura Break Na década de 1980, nasceu a nomenclatura Braek, e surgiu paralelamente na outra Costa dos Estados Unidos, o Locking e o Popping, também com influências da Black Music, com dinâmicas corporais diferenciadas. Na época não havia divisões entre elas, com base em pesquisas, depoimentos, documentários e até mesmo observando-se filmes da década de 1980, pode-se afirmar que os dançarinos realizavam um mix destes estilos, todos dançavam tudo, ou tinham uma preferência por apenas uma das danças, mas sabiam alguns elementos básicos das outras danças. (RIBEIRO e CARDOSO, 2011, p. 18). O surgimento do movimento Hip Hop em Teresina tem início na década de Neste período ainda não se constituía em movimento. Eram apenas jovens 5 A construção deste tópico do trabalho teve por base o texto da Professora Lila C. X. Luz, da Universidade Federal do Piauí, intitulado: Grupos Juvenis em Teresina e a Organização do Hip Hop (2006).

7 que se encontravam para conversar, trocar ideias, debater problemas, tanto pessoais quanto da esfera pública. Geralmente moravam próximos uns dos outros e se encontravam nas esquinas perto de suas casas. Black House era uma casa abandonada localizada na esquina da Rua Quintino Bocaiúva com a Rua Amazonas, nas proximidades do Clube do Marquês. Esta casa tornou-se o primeiro centro de organização do movimento Hip Hop teresinense e nela os/as jovens se encontravam para conversar, ouvir músicas, ensaiar passos de dança, e a partir desses encontros começaram a gestar e a nutrir uma preocupação com a organização de grupos e do movimento em solo piauiense. Black House reunia de forma positiva os dançarinos da periferia da cidade de Teresina, sediando bailes, que agrupavam jovens de diferentes locais, sobretudo do bairro Marquês e adjacências. Os grupos constituíam um espaço de socialização e autonomia. O estilo cultural Hip Hop tornou-se um espaço de construção de saberes, convivência e afirmação positiva das identidades juvenis. É no espaço socializador deste estilo, que os jovens constroem amizades e se divertem uns com os outros nos grupos. Essas agregações possibilitam a elevação da autoestima, confiança, responsabilidade e visibilidade pública. Neste aspecto, ainda na década de 1990, o Movimento Hip Hop teresinense, começou a receber influências dos meios de comunicação, que passaram a exibir como conteúdos de lazer clips, que constituíam novas performances de dança. De inicio, os/as jovens que participavam dos grupos tinham como dimensão central, a questão do lazer e pouco se preocupavam com as ideias difundidas pelo movimento. Os primeiros grupos de Break limitavam suas participações nos bailes e encontros, apenas com o desejo de dançar. O Rap surgiu para complementar à dança, através de letras provocantes e ritmos para melhorar as coreografias. Com as trilhas sonoras proporcionadas pela música Rap, os jovens passaram a suscitar passos cada vez mais inusitados e, consequentemente, acirravam-se ainda mais as competições entre os grupos nos bailes, regidas pelo desejo de vencer. A partir de 1992, o movimento Hip Hop teresinense começou a receber influência de bandas nacionais, sendo exemplo os Racionais. A partir de então, os/as jovens teresinenses, a ele integrados, passaram a vincular as letras das músicas que compunham à realidade que vivenciavam. Diante disso, eles/elas

8 despertaram para a consciência de sujeitos excluídos, que tinham na música um elemento de protesto e visibilidade pública, ideias sempre defendidas pelo movimento Hip Hop. Neste período, veio para Teresina Lamartine, membro da Entidade Quilombo Urbano da cidade de São Luís, no estado do Maranhão, que contribuiu de forma expressiva para organização e consolidação do Hip Hop teresinense. Lamartine reunia os/as jovens e explicava as estruturas organizativas e ideias defendidas pelo movimento. As atividades organizadas em Teresina passaram a receber influências de membros do movimento Hip Hop de outros estados, em especial do Ceará. Uma das atividades desenvolvidas era a realização de rodas nas praças, o que culminou na organização dos primeiros festivais (MH2O do Ceará) e, em decorrência, o aparecimento dos primeiros b boys 6. O movimento Hip Hop teresinense organizado, conforme Lila Xavier (2006), surgiu no final de 1992, nos arredores dos bairros Mocambinho e Marquês. Através dos bailes, em que ocorriam as competições de dança, os jovens passaram a frequentar outras comunidades, resultando no surgimento de novos grupos. Desse período em diante, surgiu à necessidade da criação de uma instituição que aglutinasse todos os grupos de Raps e de Break de Teresina. Nasce então, a entidade Questão Ideológica (Q.I.), localizado no bairro Parque Piauí, zona sul dessa capital, tornando-se uma forte referência do Movimento Hip Hop piauiense. A Prática Cultural Hip Hop como Manifestação da Diversidade Cultural e Aglutinação de Saberes O estilo cultural Hip Hop é um espaço de construção e multiplicação de saberes, convivência amistosa, socialização e afirmação positiva de identidades juvenis. É nesse espaço que os jovens ampliam os seus processos de socialização, alicerçam vínculos de amizades e (re)criam suas próprias práticas de lazer, sem a tutela de outros/as. Essas agregações, além de possibilitarem muitos benefícios, já 6 Dançarinos de Break.

9 mencionados neste texto, sedimentam os modos de ver, de sentir e de interagir, nos vários contextos onde convivem. Visualizar a prática cultural Hip Hop, como uma ferramenta de difusão de saberes e expressões juvenis, nos remete a reconhecer que nela ocorre uma prática educativa formando corpos e consciências, perpassando as redes sociais, ultrapassando espaços institucionalizados e nos desafia a enxergarmos os contextos cotidianos, tidos como costumeiros, porém são espaços carregados de sentidos e intencionalidades (re)construídos permanentemente, cujas finalidades implicam a troca de experiências e aprendizados não formais. Com esta perspectiva, Carrano corrobora, dizendo que A materialidade da vida, as configurações sociais e o cruzamento de redes de subjetividades estabelecem contextos que devem ser considerados como efetivamente educativos, desde uma perspectiva de educação que se amplia para além dos horizontes estritamente pedagógicos. (CARRANO, 2003, p ). Jovens que em sua maioria não possuem o aprendizado escolarizado, por inúmeros fatores: necessidade de ajudar na renda familiar, culminando na inserção precoce no mundo do trabalho, constituição familiar muito cedo, falta de recursos financeiros, dentre outros fatores. Em contrapartida, encontramos nos becos das favelas, nas relações que os jovens compartilham entre si e na própria conjuntura do movimento Hip Hop teresinense, ações carregadas de sentidos, significados, que desbocam em aprendizagens e novas formas de existir. Por meio de gírias, gestos, criações, ações e palavras próprias os jovens expressam a realidade de exclusão que vivenciam e denunciam o sistema capitalista como o maior responsável pelas desigualdades sociais no Brasil e em muitos outros países. Utilizam prefixos e/ou sufixos, reduzem as palavras, possuem uma língua própria, não temem nem medem as expressões usadas. Um vocabulário que exigiu de nós pesquisadoras um estudo, para que pudéssemos dialogar com os jovens sem afetar a dinamicidade e vivacidade de suas expressões. Jovens que possuem uma maneira singular de se vestirem. Suas roupas, em sua maioria, são pretas com símbolos e desenhos americanos representando o movimento Hip Hop original, aquele dos guetos norte-americanos. São roupas largas, camisas grandes, tênis chamativos, coloridos e com cadarços bem folgados. A esta vestimenta somam-se o uso de toucas, gorros ou bonés grandes.

10 E por que não falar das marcas corporais, que também são atravessadas de sentidos, histórias, exclusão e significados? São simbologias corporais que falam, gritam, anunciando histórias mudas, silenciosas, de jovens que foram marcados seja através das tatuagens, dos cortes, furadas ou queimaduras, que Diógenes (1998) as definem como cartografias do corpo ou signos da violência. Gritos mudos, que só se evidenciam através do olhar aguçado e da escuta sensível. É preciso ampliarmos nossa capacidade de percepção e nos despirmos de toda espécie de preconceito, para podermos entender que cada símbolo ou marca corporal possui uma história e adquire um significado específico na vida de cada jovem. As danças praticadas, configuradas no Break, são substanciadas por passos provocantes e inusitados, que revelam uma capacidade criadora e de resistência inimagináveis. As expressões juvenis hiphopianas apresentam-se como possibilidades de reflexões sobre os conhecimentos que são produzidos no cotidiano (e não em momentos específicos) dos/as jovens que fazem esse movimento. É, em essência, a vida deles/as. Como pesquisadoras/es, precisamos nos debruçar cada vez mais sobre o cotidiano das pessoas que moram fora das áreas centrais das cidades, a fim de construir novos olhares e escuta sensíveis, a fim de compreender as simbologias, as produções e transgressões aí produzidas, numa perspectiva histórica e cultural, em especial das pessoas jovens. Juventudes, Dança e Estilos: entrecruzando olhares sobre a prática juvenil Braek A dança e a música estão presentes na vida de todas as pessoas, principalmente na dos jovens. Elas constroem vínculos e sedimentam identidades, personalidades, jeitos de viver e de agir. Podemos verificar que existem muitos grupos juvenis que cultivam a dança Break e a música Rap em nossa sociedade. Cada grupo com seu estilo de vestir, andar, falar e com seu estilo musical. São grupos de jovens repletos de simbologias: cores, estilos e maneiras de ser, com especificidades próprias. Percebemos, assim, a dança e a música como principais produtos culturais consumidos pelos/as jovens B boys e B girls, uma de suas atividades mais importantes para a socialização de seus integrantes. Ao longo do tempo a dança

11 tem sido forte aliada às classes mais desfavorecidas da sociedade, dando voz a quem não tem oportunidade de falar nos meios de comunicação de massa. Destacamos ainda que a dança entre os/as jovens B boys e B girls é instrumento configurador de suas múltiplas identidades, além de transformar-se em fonte de protestos, denúncias e representação da realidade juvenil periférica. Vemos cotidianamente no cenário das cidades, cenas de violências urbanas, envolvendo, em sua maioria, como autores/as e/ou vítimas jovens homens e jovens mulheres. Na contemporaneidade muitos debates têm versado sobre as juventudes, principalmente os/as jovens pobres que vivem em situação de vulnerabilidade social. Esses jovens têm menos acesso às atividades culturais da cidade, como um todo. Por isso criam formas alternativas de lazer nos grupos aos quais pertencem. O envolvimento de jovens nesta prática cultural torna-se importante, tendo em vista que a mesma contribui para mediar situações de conflito como prevenção à violência, melhorando, assim, a convivência comunitária, além de ser um meio de reivindicações de possibilidades dignas para suas vidas, bem como protestos contra a pobreza e a exclusão, aos quais estão submetidos. Compreendemos que os jovens sentem-se livres e autônomos por meio do estilo Break, traduzidos em produção de cultura, uma vez que através de suas coerografias de dança transmitem as necessidades e conflitos da comunidade. E mais, com seus eventos e suas criações de dança os grupos juvenis se unem e trocam experiências, fortalecendo suas culturas e valores. Os jovens do movimento Hip Hop, se utilizam de marcas identitárias que se evidenciam no corpo (tatuagens, cortes, queimaduras, marcas de tiros), no vestuário, nas andanças sempre em grupo, na territorialização própria e na denúncia permanentemente da violência. Assim, esses jovens buscam uma identidade juvenil através de uma cultura construída por eles mesmos. Os/as jovens B boys e B girls, encontram-se em um determinado grupo social, para o qual as instituições clássicas de socialização (escola e trabalho) nem sempre apresentam referências de valores em suas vidas, sendo a família para eles, aquela que tem maior significado em termos de agência formativa. Assim, as expressões culturais -dança e música- assumem um papel na recriação de suas identidades individuais e coletivas, por meio da adesão aos valores cultivados e difundidos nos seus próprios contextos.

12 Através do consumo cultural próprio, os jovens do Movimento Hip Hop estabelecem trocas sociais e possuem acesso a diferentes estilos. Dayrell (2005) reforça esta característica quando afirma que: O estilo constitui [...], uma combinação hierarquizada de elementos culturais, na forma de textos, artefatos e rituais, que no nosso caso, tem na música o elemento central (Dayrell p. 41). Nessa perspectiva, o estilo passa a constituir a essência do grupo. Esta convivência é uma das formas de sociabilidade mais presentes entre os jovens, pois são espaços de trocas de experiências, espaços de lazer, construção de amizades, de pertencimento e de autonomia. A adesão de um estilo constitui elemento fundamental para a criação, fortalecimento e manutenção de um grupo. São as práticas e os fazeres cotidianos desses jovens praticantes do Movimento Hip Hop que alimentam esta discussão. Jovens excluídos, social e culturalmente, que, como bem nos alerta Dayrell (2005), jovens que vivenciam formas frágeis e insuficientes de inclusão social. Mas, ao mesmo tempo criando formas de resistências e lutas, resistindo às exclusões que vivenciam em seu cotidiano. As práticas de resistências são expressas através da música, da dança e de outras artes cultivando uma sensibilidade de justiça, ao denunciarem e protestarem contra situações de vulnerabilidade como: exclusão social, preconceitos, racismos e indiferenças, para anunciar outros futuros. Entretanto, esta juventude mesmo pobre e marginalizada, concebida por muitos como periculosa e delinquente, é que fortalece formas alternativas transformadoras de ser jovem no mundo contemporâneo. Oliveira e Sgarbi traduzem muito bem esta perspectiva ao afirmarem que Muitos de nossos protagonistas não são representantes daqueles grupos sociais que estamos acostumados a ver habitar o centro dos discursos acadêmicos ou da vida cultural valorizada socialmente. E é por este motivo que eles estão aqui, para serem lidos e vistos como produtores de saberes, de fazeres e de práticas culturais significativas e relevantes, tanto para a sociedade brasileira quanto para o entendimento dela. (OLIVEIRA E SGARBI, 2002, p. 17). É nesse emaranhado de relações possíveis que visualizamos a quebra da unanimidade e da obviedade, facilitando nosso mergulho na realidade das experiências cotidianas e no entrelaçar de suas aprendizagens, reconhecendo diversas formas de realizar um sonho ainda utópico de um mundo mais igualitário, que considera a pluralidade de seu povo. Ressaltamos ainda que, embora o

13 Movimento Hip Hop seja composto de quatro elementos (Rap, Break, Grafite e Dj), nosso trabalho se detém a apenas um deles: o Break. Considerações finais As práticas culturais juvenis são espaços de construção de saberes e de socialização, por meio de práticas educativas diversas. São manifestações que contribuem para o enfrentamento da violência nos espaços familiares, no interior das escolas, das comunidades onde vivem, que resultam na construção de identidades juvenis positivas, individuais e coletivas. Os jovens veem essas práticas como alternativa de existir cultivando convivências amistosas, de lazer, de enfrentamento de conflitos individuais e sociais, e espaço de reivindicações de políticas públicas para as juventudes e combate às situações de injustiça social e de construções de outras formas de ver, sentir e interagir no mundo contemporâneo. É através da música e da dança, principais produtos culturais consumidos pelos jovens hiphopianos, que adquirem autonomia e transformam-se em protagonistas de suas histórias. As juventudes pobres e marginalizadas traçam práticas de resistências, expressas por meio de suas manifestações denunciando e protestando contra todo tipo de exclusão social. Por meio da dança os jovens ganham espaço, visibilidade e tecem experiências que, somadas ao contexto e as especificidades de cada um, constroem suas múltiplas identidades. Compreender e reconhecer estas atuações juvenis como construtoras de saberes é deixar-se contaminar por outra cultura, outra ideologia e costumes. Valorizar a diversidade cultural significa saber conviver com as diferenças, significa entendermos que não existe raça, crença, costumes, ideologias, saberes, inferiores ou superiores. Significa construirmos um mundo mais igualitário e justo, onde cada contexto possui sua importância e papel. O Hip Hop é um exemplo nítido de manifestação e cultura juvenil. Através dos estilos, danças, músicas e do grafite, os jovens tornam-se protagonistas de suas realidades e buscam difundir sua cultura e realidades. A prática cultural Hip Hop, como fonte de denúncias, protestos e visualização de uma juventude na maioria pobre, negra e periférica; mas também como fonte de socialização e saberes juvenis, caracterizados pelo estilo, territorialização, marcas que definem as identidades juvenis, criação de letras, danças e desenhos inusitados que refletem o

14 cotidiano periférico, fabricação de cartazes onde divulgam os eventos que promovem, execução de projetos que visam maior integração comunitária, tudo isso requer planejamento, sistematização, tempo, portanto são também ações educativas, que precisam ser reconhecidas e articuladas ao conhecimento científico escolar.

15 Referências ALMEIDA, Lenildo Gomes de. Redes de conhecimento nas rodas de samba. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de; SGARBI, Paulo. (orgs.). Redes culturais, diversidade e educação. Rio de Janeiro: DP&A, CARRANO, Paulo César Rodrigues. Práticas sociais educativas na cidade. In:. Juventudes e cidades educadoras. Rio de Janeiro: Vozes, p DAYRELL, Juarez. A Música entra em cena: o rap e o funk na socialização da juventude. Belo Horizonte: UFMG, DIÓGENES, Glória. Cartografias da cultura e da violência: gangues, galeras e o movimento Hip Hop. São Paulo: Annablume, OLIVEIRA, Inês Barbosa de; SGARBI, Paulo. (orgs.). Redes culturais, diversidade e educação. Rio de Janeiro: DP&A, RIBEIRO, Ana Cristina; CARDOSO, Ricardo. Dança de Rua. São Paulo: Átomo, SOUSA, Ana Lúcia Silva. Letramentos de reexistência: poesia, grafite, música, dança: HIP HOP. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

Por uma pedagogia da juventude

Por uma pedagogia da juventude Por uma pedagogia da juventude Juarez Dayrell * Uma reflexão sobre a questão do projeto de vida no âmbito da juventude e o papel da escola nesse processo, exige primeiramente o esclarecimento do que se

Leia mais

introdução Trecho final da Carta da Terra 1. O projeto contou com a colaboração da Rede Nossa São Paulo e Instituto de Fomento à Tecnologia do

introdução Trecho final da Carta da Terra 1. O projeto contou com a colaboração da Rede Nossa São Paulo e Instituto de Fomento à Tecnologia do sumário Introdução 9 Educação e sustentabilidade 12 Afinal, o que é sustentabilidade? 13 Práticas educativas 28 Conexões culturais e saberes populares 36 Almanaque 39 Diálogos com o território 42 Conhecimentos

Leia mais

FUNK CONSCIENTIZA. VAI 1 - música

FUNK CONSCIENTIZA. VAI 1 - música PROGRAMA PARA A VALORIZAÇÃO DE INICIATIVAS CULTURAIS VAI SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA São Paulo, fevereiro de 2010 FUNK CONSCIENTIZA VAI 1 - música Proponente Nome RG: CPF: Endereço Fone: E-mail: DADOS

Leia mais

Como aconteceu essa escuta?

Como aconteceu essa escuta? No mês de aniversário do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, nada melhor que ouvir o que acham as crianças sobre a atuação em Educação Integral realizada pela Fundação Gol de Letra!! Conheça um

Leia mais

Hiperconexão. Micro-Revoluções. Não-dualismo

Hiperconexão. Micro-Revoluções. Não-dualismo ESTUDO SONHO BRASILEIRO APRESENTA 3 DRIVERS DE COMO JOVENS ESTÃO PENSANDO E AGINDO DE FORMA DIFERENTE E EMERGENTE: A HIPERCONEXÃO, O NÃO-DUALISMO E AS MICRO-REVOLUÇÕES. -- Hiperconexão 85% dos jovens brasileiros

Leia mais

DIREITOS HUMANOS, JUVENTUDE E SEGURANÇA HUMANA

DIREITOS HUMANOS, JUVENTUDE E SEGURANÇA HUMANA DIREITOS HUMANOS, JUVENTUDE E SEGURANÇA HUMANA FARIAS, Maria Lígia Malta ¹ SOUSA, Valéria Nicolau de ² TANNUSS, Rebecka Wanderley ³ Núcleo De Cidadania e Direitos Humanos/ PROEXT RESUMO O Projeto de Extensão

Leia mais

INTRODUÇÃO. Sobre o Sou da Paz: Sobre os Festivais Esportivos:

INTRODUÇÃO. Sobre o Sou da Paz: Sobre os Festivais Esportivos: 1 INTRODUÇÃO Sobre o Sou da Paz: O Sou da Paz é uma organização que há mais de 10 anos trabalha para a prevenção da violência e promoção da cultura de paz no Brasil, atuando nas seguintes áreas complementares:

Leia mais

http://www.youtube.com/watch?v=h54vsr wwueo

http://www.youtube.com/watch?v=h54vsr wwueo http://www.youtube.com/watch?v=h54vsr wwueo Site:http://www.ccnma.org.br Coordenador: Carlos Sérgio Ferreira (coordenação cultura e identidade Afro brasileira) O Centro de Cultura Negra do Maranhão é uma

Leia mais

Educação para a Cidadania linhas orientadoras

Educação para a Cidadania linhas orientadoras Educação para a Cidadania linhas orientadoras A prática da cidadania constitui um processo participado, individual e coletivo, que apela à reflexão e à ação sobre os problemas sentidos por cada um e pela

Leia mais

MATERNAL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

MATERNAL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL I OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com a confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO PARA OS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO PARA OS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO PARA OS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES Alexandre do Nascimento Sem a pretensão de responder questões que devem ser debatidas pelo coletivo, este texto pretende instigar

Leia mais

CONSTRUINDO CONTEXTOS DE SOCIABILIDADE E LUDICIDADE COM CRIANÇAS NO PARQUE ELIANA: UMA EXPERIÊNCIA DE SUCESSO

CONSTRUINDO CONTEXTOS DE SOCIABILIDADE E LUDICIDADE COM CRIANÇAS NO PARQUE ELIANA: UMA EXPERIÊNCIA DE SUCESSO CONSTRUINDO CONTEXTOS DE SOCIABILIDADE E LUDICIDADE COM CRIANÇAS NO PARQUE ELIANA: UMA EXPERIÊNCIA DE SUCESSO Efigênia Alves Neres (Bolsista-PREX/UFPI) 1 Maria do Carmo Alves do Bomfim (Professora Orientadora/

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE ESPAÇO FÍSICO NA CRECHE ( os cantinhos ), que possibilitou entender o espaço como aliado do trabalho pedagógico, ou seja, aquele que

ORGANIZAÇÃO DE ESPAÇO FÍSICO NA CRECHE ( os cantinhos ), que possibilitou entender o espaço como aliado do trabalho pedagógico, ou seja, aquele que Introdução A formação continuada iniciou-se com um diagnóstico com os profissionais que atuam nos Centros de Educação Infantil do nosso município para saber o que pensavam a respeito de conceitos essenciais

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

A ideia inicial é tornar o conteúdo mais dinâmico, menos descritivo e valorizar mais as pesquisas, as atividades lúdicas, artísticas, investigativas

A ideia inicial é tornar o conteúdo mais dinâmico, menos descritivo e valorizar mais as pesquisas, as atividades lúdicas, artísticas, investigativas A ideia inicial é tornar o conteúdo mais dinâmico, menos descritivo e valorizar mais as pesquisas, as atividades lúdicas, artísticas, investigativas e as representações subjetivas sobre os conceitos estudados.

Leia mais

Ambientes Não Formais de Aprendizagem

Ambientes Não Formais de Aprendizagem Ambientes Não Formais de Aprendizagem Os Ambientes formais de aprendizagem desenvolvem-se em espaços próprios (escolas) com conteúdos e avaliação previamente determinados; Os Ambientes não formais de aprendizagem

Leia mais

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRABALHO REALIZADO PELO SERVIÇO SOCIAL NO CENTRO PONTAGROSSENSE DE REABILITAÇÃO AUDITIVA E DA FALA (CEPRAF) TRENTINI, Fabiana Vosgerau 1

Leia mais

RELATÓRIO DE TRABALHO DOCENTE NOVEMBRO DE 2012 EREM ANÍBAL FERNANDES

RELATÓRIO DE TRABALHO DOCENTE NOVEMBRO DE 2012 EREM ANÍBAL FERNANDES UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PIBID PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA FRANCISCO DE ASSIS DO NASCIMENTO RITA DE CÁSSIA GUEDES LIMA RELATÓRIO DE TRABALHO DOCENTE NOVEMBRO DE 2012

Leia mais

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT Proposta do CDG-SUS Desenvolver pessoas e suas práticas de gestão e do cuidado em saúde. Perspectiva da ética e da integralidade

Leia mais

Puerta Joven. Juventud, Cultura y Desarrollo A.C.

Puerta Joven. Juventud, Cultura y Desarrollo A.C. Puerta Joven. Juventud, Cultura y Desarrollo A.C. Declaração de Princípios Quem Somos Somos uma organização não-governamental dedicada à promoção da liderança juvenil e da participação da cultura da juventude

Leia mais

José Fernandes de Lima Membro da Câmara de Educação Básica do CNE

José Fernandes de Lima Membro da Câmara de Educação Básica do CNE José Fernandes de Lima Membro da Câmara de Educação Básica do CNE Cabe a denominação de novas diretrizes? Qual o significado das DCNGEB nunca terem sido escritas? Educação como direito Fazer com que as

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

O Indivíduo em Sociedade

O Indivíduo em Sociedade O Indivíduo em Sociedade A Sociologia não trata o indivíduo como um dado da natureza isolado, livre e absoluto, mas como produto social. A individualidade é construída historicamente. Os indivíduos são

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIDADADE LITORAL NORTE/OSÓRIO GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA - LICENCIATURA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIDADADE LITORAL NORTE/OSÓRIO GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA - LICENCIATURA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIDADADE LITORAL NORTE/OSÓRIO GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA - LICENCIATURA CLAINES KREMER GENISELE OLIVEIRA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: POR UMA PERSPECTIVA DE RELAÇÕES ENTRE

Leia mais

TUDO O QUE APRENDEMOS É BOM

TUDO O QUE APRENDEMOS É BOM VERDADEIRO? FALSO? TUDO O QUE APRENDEMOS É BOM VERDADEIRO? FALSO? A EDUCAÇÃO PODE ME PREJUDICAR VERDADEIRO? FALSO? APRENDO SEMPRE DE FORMA CONSCIENTE ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM Podemos concordar que aprendemos

Leia mais

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU

EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU 1 EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU Resumo Rodrigo Rafael Pinheiro da Fonseca Universidade Estadual de Montes Claros digasmg@gmail.com

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

SONHO BRASILEIRO // O JOVEM BOX 1824 JOVENS-PONTE

SONHO BRASILEIRO // O JOVEM BOX 1824 JOVENS-PONTE JOVENS-PONTE QUEM ESTÁ AGINDO PELO SONHO COLETIVO? Fomos em busca de jovens que estivessem de fato agindo e realizando pelo coletivo. Encontramos jovens já t r a n s f o r m a n d o, c o t i d i a n a

Leia mais

PROJETO PONTO DE CULTURA FAZENDO ARTE 1

PROJETO PONTO DE CULTURA FAZENDO ARTE 1 PROJETO PONTO DE CULTURA FAZENDO ARTE 1 MENDONÇA, Marcelo Rodrigues OLIVEIRA, João Manoel Borges RESUMO: O Ponto de Cultura Fazendo Arte é uma ação da Associação dos Moradores do Bairro Santa Terezinha

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ASSISTENTE SOCIAL NOS PROJETOS SOCIAIS E NA EDUCAÇÃO - UMA BREVE ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO PROJETO DEGRAUS CRIANÇA

A IMPORTÂNCIA DO ASSISTENTE SOCIAL NOS PROJETOS SOCIAIS E NA EDUCAÇÃO - UMA BREVE ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO PROJETO DEGRAUS CRIANÇA A IMPORTÂNCIA DO ASSISTENTE SOCIAL NOS PROJETOS SOCIAIS E NA EDUCAÇÃO - UMA BREVE ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO PROJETO DEGRAUS CRIANÇA Tamara Nomura NOZAWA 1 Telma Lúcia Aglio GARCIA 2 Edmárcia Fidelis ROCHA

Leia mais

A AÇÃO COMUNITÁRIA NO PROJOVEM. Síntese da proposta de Ação Comunitária de seus desafios 2007

A AÇÃO COMUNITÁRIA NO PROJOVEM. Síntese da proposta de Ação Comunitária de seus desafios 2007 A AÇÃO COMUNITÁRIA NO PROJOVEM Síntese da proposta de Ação Comunitária de seus desafios 2007 A AÇÃO COMUNITÁRIA NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO Dimensão formativa do programa voltada à educação para a cidadania

Leia mais

BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica

BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica PORQUE AS CRIANÇAS ESTÃO PERDENDO TODOS OS REFERENCIAIS DE ANTIGAMENTE EM RELAÇÃO ÀS BRINCADEIRAS?

Leia mais

Atividade Mercosul da Marcha Mundial das Mulheres uma prática social da educação popular

Atividade Mercosul da Marcha Mundial das Mulheres uma prática social da educação popular Fazendo Gênero 8 - Corpo, Violência e Poder Florianópolis, de 25 a 28 de agosto de 2008 Atividade Mercosul da Marcha Mundial das Mulheres uma prática social da educação popular Líria Ângela Andrioli 1

Leia mais

Cultura Juvenil e as influências musicais: pensando a música afro-brasileira e a sua utilização entre os jovens na escola

Cultura Juvenil e as influências musicais: pensando a música afro-brasileira e a sua utilização entre os jovens na escola Cultura Juvenil e as influências musicais: pensando a música afro-brasileira e a sua utilização entre os jovens na escola Patrícia Cristina de Aragão Araújo 1 Thaís de Oliveira e Silva 2 A escola existe

Leia mais

Ciranda de Sons e Tons: experiências culturais na infância Gilvânia Maurício Dias de Pontes 1 UFRGS

Ciranda de Sons e Tons: experiências culturais na infância Gilvânia Maurício Dias de Pontes 1 UFRGS Ciranda de Sons e Tons: experiências culturais na infância Gilvânia Maurício Dias de Pontes 1 UFRGS Resumo. As crianças desde o seu nascimento estão imersas em uma cultura para qual, inevitavelmente, terão

Leia mais

MOVIMENTO HIP HOP EM TERESINA: O RAP E O BREAK EXPRESSÕES CULTURAIS JUVENIS

MOVIMENTO HIP HOP EM TERESINA: O RAP E O BREAK EXPRESSÕES CULTURAIS JUVENIS 1 MOVIMENTO HIP HOP EM TERESINA: O RAP E O BREAK EXPRESSÕES CULTURAIS JUVENIS RESUMO Daniella Oliveira Silva (Bolsista PIBIC/UFPI) 1 E-mail: dani.ol.sil@hotmail.com Maria do Carmo Alves do Bomfim (Professora

Leia mais

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Regina Luzia Corio de Buriasco * UEL reginaburiasco@sercomtel.com.br Magna Natália Marin Pires* UEL magna@onda.com.br Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino*

Leia mais

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA Autores: FIGUEIREDO 1, Maria do Amparo Caetano de LIMA 2, Luana Rodrigues de LIMA 3, Thalita Silva Centro de Educação/

Leia mais

PROJETO interação FAMÍLIA x ESCOLA: UMA relação necessária

PROJETO interação FAMÍLIA x ESCOLA: UMA relação necessária PROJETO interação FAMÍLIA x ESCOLA: UMA relação necessária Apoio: Secretária municipal de educação de santo Afonso PROJETO INTERAÇÃO FAMÍLIA X ESCOLA: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA. É imperioso que dois dos principais

Leia mais

CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA

CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias novembro/2011 página 1 CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA Elba Siqueira de Sá Barretto: Os cursos de Pedagogia costumam ser muito genéricos e falta-lhes um

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Resumo Gisele Gomes Avelar Bernardes- UEG 1 Compreendendo que a educação é o ponto chave

Leia mais

No final desse período, o discurso por uma sociedade moderna leva a elite a simpatizar com os movimentos da escola nova.

No final desse período, o discurso por uma sociedade moderna leva a elite a simpatizar com os movimentos da escola nova. 12. As concepções de educação infantil Conforme OLIVEIRA, a educação infantil no Brasil, historicamente, foi semelhante a outros países. No Séc. XIX tiveram iniciativas isoladas de proteção à infância

Leia mais

PROJETO CONVIVÊNCIA E VALORES

PROJETO CONVIVÊNCIA E VALORES PROJETO CONVIVÊNCIA E VALORES Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos, e esquece-se da urgência de deixar filhos melhores para o nosso planeta PROJETO: CONVIVÊNCIA

Leia mais

AULA 05. Profª Matilde Flório EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM PARA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL PMSP-DOT- 2008

AULA 05. Profª Matilde Flório EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM PARA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL PMSP-DOT- 2008 AULA 05 Profª Matilde Flório EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM PARA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL PMSP-DOT- 2008 FÁBRICA DE IDÉIAS PEDAGÓGICAS CONCURSO PMSP FUND II 2011 (em parceria com a APROFEM e o Jornal dos Concursos)

Leia mais

Situando o uso da mídia em contextos educacionais

Situando o uso da mídia em contextos educacionais Situando o uso da mídia em contextos educacionais Maria Cecília Martinsi Dentre os pressupostos educacionais relevantes para a época atual, considera-se que as múltiplas dimensões do ser humano - intelectual,

Leia mais

Terapia Comunitária como metodologia de Desenvolvimento Comunitário

Terapia Comunitária como metodologia de Desenvolvimento Comunitário Terapia Comunitária como metodologia de Desenvolvimento Comunitário Cecília Galvani* Colaboração: Coletivo Pontos de Encontro A Terapia Comunitária (TC) Há cerca de 20 anos, em Fortaleza (CE), na Favela

Leia mais

Movimentos sociais - tentando uma definição

Movimentos sociais - tentando uma definição Movimentos sociais - tentando uma definição Analogicamente podemos dizer que os movimentos sociais são como vulcões em erupção; Movimentos sociais - tentando uma definição Movimentos sociais ocorrem quando

Leia mais

Comunidades de prática

Comunidades de prática Comunidades de prática Objetivos (Henrique Bizzarria para o site Ebah) Comunidades de praticas! O que são?! Para que servem?! Porquê falar delas? Comunidades de prática! O termo "comunidade de prática"

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NUMA ESCOLA DO CAMPO

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NUMA ESCOLA DO CAMPO eliane.enaile@hotmail.com Introdução Nos últimos anos, as reflexões realizadas sobre a alfabetização têm mostrado que a aquisição da escrita é um processo complexo e multifacetado. Nesse processo, considera

Leia mais

país. Ele quer educação, saúde e lazer. Surge então o sindicato cidadão que pensa o trabalhador como um ser integrado à sociedade.

país. Ele quer educação, saúde e lazer. Surge então o sindicato cidadão que pensa o trabalhador como um ser integrado à sociedade. Olá, sou Rita Berlofa dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Brasil, filiado à Contraf e à CUT. Quero saudar a todos os trabalhadores presentes e também àqueles que, por algum motivo, não puderam

Leia mais

PGM 3: MOBILIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO NA ESCOLA JOVEM

PGM 3: MOBILIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO NA ESCOLA JOVEM PGM 3: MOBILIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO NA ESCOLA JOVEM Falar em mobilização e participação de jovens na escola de ensino médio implica em discutir algumas questões iniciais, como o papel e a função da escola

Leia mais

Princípios, valores e iniciativas de mobilização comunitária. Território do Bem - Vitória/ES

Princípios, valores e iniciativas de mobilização comunitária. Território do Bem - Vitória/ES Princípios, valores e iniciativas de mobilização comunitária. Território do Bem - Vitória/ES O Ateliê de Idéias é uma organização social, sem fins lucrativos, fundada em 2003, que tem como missão desenvolver

Leia mais

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é:

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: a capacidade individual ou social para manter uma orientação constante, imutável, qualquer que seja a complexidade de uma situação

Leia mais

Proteção Infanto-Juvenil no campo: uma Colheita para o Futuro

Proteção Infanto-Juvenil no campo: uma Colheita para o Futuro Proteção Infanto-Juvenil no campo: uma Colheita para o Futuro A Campanha Nacional pela Proteção Infanto-Juvenil no campo: uma colheita para o futuro, é uma ação estratégica do Movimento Sindical de Trabalhadores

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 0 O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Renato da Guia Oliveira 2 FICHA CATALOGRÁFICA OLIVEIRA. Renato da Guia. O Papel da Contação

Leia mais

PLANO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ESPANHOL 2 Área: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Disciplina: Língua Espanhola carga horária: 60 horas

PLANO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ESPANHOL 2 Área: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Disciplina: Língua Espanhola carga horária: 60 horas MINISTERIO DA DEFESA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXERCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL PLANO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ESPANHOL 2 Área: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Leia mais

CURSO PREPARATÓRIO PARA PROFESSORES. Profa. M. Ana Paula Melim Profa. Milene Bartolomei Silva

CURSO PREPARATÓRIO PARA PROFESSORES. Profa. M. Ana Paula Melim Profa. Milene Bartolomei Silva CURSO PREPARATÓRIO PARA PROFESSORES Profa. M. Ana Paula Melim Profa. Milene Bartolomei Silva 1 Conteúdo: Concepções Pedagógicas Conceitos de Educação; Pedagogia; Abordagens Pedagógicas: psicomotora, construtivista,

Leia mais

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Eixo temático 1: Fundamentos e práticas educacionais Telma Sara Q. Matos 1 Vilma L. Nista-Piccolo 2 Agências Financiadoras: Capes / Fapemig

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE LORENA

PREFEITURA MUNICIPAL DE LORENA PREFEITURA MUNICIPAL DE LORENA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROJETO JUDÔ NA ESCOLA: A SALA DE AULA E O TATAME Projeto: Domingos Sávio Aquino Fortes Professor da Rede Municipal de Lorena Semeie um pensamento,

Leia mais

INCLUSÃO ESCOLAR: UTOPIA OU REALIDADE? UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM

INCLUSÃO ESCOLAR: UTOPIA OU REALIDADE? UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM INCLUSÃO ESCOLAR: UTOPIA OU REALIDADE? UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM Andreza Magda da Silva Dantas Escola.E.E.M.Fc. Sá Cavalcante Paulista PB andreza_magda@hotmail.com Introdução Zelga Dantas de

Leia mais

A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DA LEITURA DOCENTE

A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DA LEITURA DOCENTE A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DA LEITURA DOCENTE Kallenya Kelly Borborema do Nascimento 1 Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) E-mail: kallenyakelly2@hotmail.com Patrícia Cristina

Leia mais

Foco: Mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família

Foco: Mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família Projeto de Educação Financeira de Adultos Foco: Mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família Relatório Parcial A AEF-Brasil é uma entidade da sociedade civil que promove e executa ações transversais

Leia mais

ESPORTE NÃO É SÓ PARA ALGUNS, É PARA TODOS! Esporte seguro e inclusivo. Nós queremos! Nós podemos!

ESPORTE NÃO É SÓ PARA ALGUNS, É PARA TODOS! Esporte seguro e inclusivo. Nós queremos! Nós podemos! ESPORTE NÃO É SÓ PARA ALGUNS, É PARA TODOS! Esporte seguro e inclusivo. Nós queremos! Nós podemos! Documento final aprovado por adolescentes dos Estados do Amazonas, da Bahia, do Ceará, do Mato Grosso,

Leia mais

IV EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino 2011 A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

IV EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino 2011 A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Marília Darc Cardoso Cabral e Silva 1 Tatiane Pereira da Silva 2 RESUMO Sendo a arte uma forma do ser humano expressar seus sentimentos,

Leia mais

Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola

Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola Brincar é fonte de lazer, mas é, simultaneamente, fonte de conhecimento; é esta dupla natureza que nos leva a considerar o brincar

Leia mais

Mulheres Periféricas

Mulheres Periféricas PROGRAMA PARA A VALORIZAÇÃO DE INICIATIVAS CULTURAIS VAI SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA São Paulo, fevereiro de 2011 Mulheres Periféricas Proponente RG: CPF: Rua Fone: E-mail: 1 Índice Dados do Projeto

Leia mais

Descrição e regras e dinâmica do jogo Unidos para produzir um lugar saudável - PDTSP TEIAS

Descrição e regras e dinâmica do jogo Unidos para produzir um lugar saudável - PDTSP TEIAS Descrição e regras e dinâmica do jogo Unidos para produzir um lugar saudável - PDTSP TEIAS Peças do jogo O jogo Unidos para produzir um lugar saudável PDTSP TEIAS Escola Manguinhos Versão inicial é composto

Leia mais

Metodologia e Prática de Ensino de Ciências Sociais

Metodologia e Prática de Ensino de Ciências Sociais Metodologia e Prática de Ensino de Ciências Sociais Metodologia I nvestigativa Escolha de uma situação inicial: Adequado ao plano de trabalho geral; Caráter produtivo (questionamentos); Recursos (materiais/

Leia mais

Rádio escolar, vídeo popular e cineclube popular: um panorama sobre a atuação do Grupo de Estudos e Extensão em Comunicação e Educação Popular

Rádio escolar, vídeo popular e cineclube popular: um panorama sobre a atuação do Grupo de Estudos e Extensão em Comunicação e Educação Popular Rádio escolar, vídeo popular e cineclube popular: um panorama sobre a atuação do Grupo de Estudos e Extensão em Comunicação e Educação Popular Djalma Ribeiro Junior Universidade Federal de São Carlos O

Leia mais

Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1

Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1 PROGRAMA ÉTICA E CIDADANIA construindo valores na escola e na sociedade Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1 Ulisses F. Araújo 2 A construção de um ambiente ético que ultrapasse

Leia mais

O que é protagonismo juvenil?

O que é protagonismo juvenil? O que é protagonismo juvenil? Branca Sylvia Brener * Índice Protagonismo Juvenil Por que a participação social dos jovens? O papel do educador Bibliografia Protagonismo Juvenil A palavra protagonismo vem

Leia mais

RELATÓRIO DA PESQUISA ONLINE: Avaliação dos educadores Multiplicadores

RELATÓRIO DA PESQUISA ONLINE: Avaliação dos educadores Multiplicadores RELATÓRIO DA PESQUISA ONLINE: Avaliação dos educadores Multiplicadores APRESENTAÇÃO A SaferNet Brasil é uma associação civil de direito privado, com atuação nacional, sem fins lucrativos ou econômicos,

Leia mais

1.3. Planejamento: concepções

1.3. Planejamento: concepções 1.3. Planejamento: concepções Marcelo Soares Pereira da Silva - UFU O planejamento não deve ser tomado apenas como mais um procedimento administrativo de natureza burocrática, decorrente de alguma exigência

Leia mais

O AMBIENTE MOTIVADOR E A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

O AMBIENTE MOTIVADOR E A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA O AMBIENTE MOTIVADOR E A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Poliana Helena Batista Thomaz PUC-Campinas Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid PUC-Campinas Na pesquisa

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE ALMEIDA 1, Leonardo Rodrigues de SOUSA 2, Raniere Lima Menezes de PEREIRA

Leia mais

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TEMPO FORMATIVO JUVENIL

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TEMPO FORMATIVO JUVENIL Superintendência de Educação Básica Diretoria de Educação Básica Coordenação de Educação de Jovens Adultos EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TEMPO FORMATIVO JUVENIL Democratização e efetividade do processo

Leia mais

OS SENTIDOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CONTEMPORANEIDADE Amanda Sampaio França

OS SENTIDOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CONTEMPORANEIDADE Amanda Sampaio França OS SENTIDOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA CONTEMPORANEIDADE Amanda Sampaio França amandi'a_07@hotmail.com Jaqueline dos Santos Costa santoscosta_jaqueline@hotmail.com Mirsa Gabriela gabiflorosa@hotmail.com

Leia mais

O Turismo em Bernojah

O Turismo em Bernojah O Turismo em Bernojah Sala 10 Temas Diversificados EF II Integral E.E. LAURO GOMES DE ALMEIDA Professores Apresentadores: Fábio Lourivaldo da Silva Valderlice do Carmo S. da Silva Ronivaldo Fernandes Cássia

Leia mais

Projeto de banda de fanfarra o SALVADOR

Projeto de banda de fanfarra o SALVADOR Projeto de banda de fanfarra o SALVADOR Alexander Santos Silva Projeto de implantação de uma atividade sócio educacional apresenta a Prefeitura Municipal de Salvador do Estado da Bahia. Salvador Fevereiro

Leia mais

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor (1)Suzânia Maria Pereira de Araújo; Autor (2) Eleilde de Sousa Oliveira; Orientador (1)Denise Silva

Leia mais

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID Michele Dalzotto Garcia Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro- Oeste/Irati bolsista do PIBID CAPES Rejane Klein Docente do

Leia mais

RELATÓRIO DE TRABALHO DOCENTE OUTUBRO DE 2012 EREM JOAQUIM NABUCO

RELATÓRIO DE TRABALHO DOCENTE OUTUBRO DE 2012 EREM JOAQUIM NABUCO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PIBID PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA CÍCERO WILLIAMS DA SILVA EMERSON LARDIÃO DE SOUZA MARIA DO CARMO MEDEIROS VIEIRA ROBERTO GOMINHO DA SILVA

Leia mais

coleção Conversas #6 Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça.

coleção Conversas #6 Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça. coleção Conversas #6 Eu Posso com a s fazer próprias justiça mãos? Respostas para algumas perguntas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora AfroReggae nasceu com o desejo

Leia mais

PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO PLANTANDO NOVAS SEMENTES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO Alunos Apresentadores:Aline Inhoato; Rafhaela Bueno de Lourenço; João Vitor Barcelos Professor Orientador: Mario Ubaldo Ortiz Barcelos -Email: muobubaldo@gmail.com

Leia mais

Sonho Planejado, Sonho Realizado

Sonho Planejado, Sonho Realizado Sonho Planejado, Sonho Realizado Escola Estadual Alceu Gomes da Silva Sala 12 - Sessão 2 Professor(es) Apresentador(es): Lilian Gomes dos Santos Realização: Foco Educação Financeira e apoio às habilidades

Leia mais

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO Apresentação Esta cartilha representa um grito dos educadores, dos estudantes, dos pais, dos trabalhadores e da sociedade civil organizada em defesa da educação pública de qualidade, direito de todos e

Leia mais

Orientadora: Profª Drª Telma Ferraz Leal. 1 Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE.

Orientadora: Profª Drª Telma Ferraz Leal. 1 Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE. A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES SOCIAIS DOS AFRO-DESCENDENTES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E AS IMPLICAÇÕES DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA MOURA, Dayse Cabral de 1 UFPE mouradayse@yahoo.com.br

Leia mais

Grupo de pesquisa JOVEDUC. Jovens, violência e educação

Grupo de pesquisa JOVEDUC. Jovens, violência e educação Grupo de pesquisa JOVEDUC Jovens, violência e educação Projetos de Pesquisa Financiamento FAPESP Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Linha de pesquisa : Programas Especiais - Ensino Público

Leia mais

COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA DE PODER QUEM NÃO COMUNICA NÃO LIDERA

COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA DE PODER QUEM NÃO COMUNICA NÃO LIDERA COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA DE PODER QUEM NÃO COMUNICA NÃO LIDERA Não há mais lugar para a empresa que se cala, nem para o dirigente que confina sua atividade ao gabinete fechado. Luiz Carlos Trabuco

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO SILMARA SILVEIRA ANDRADE

PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO SILMARA SILVEIRA ANDRADE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO SILMARA SILVEIRA ANDRADE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: FORTALECIMENTO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA Assunção, Paraguay Abril 2015 POLÍTICAS PÚBLICAS

Leia mais

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A INCLUSÃO DOS ALUNOS NO ESPAÇO PEDAGÓGICO DA DIVERSIDADE 1

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A INCLUSÃO DOS ALUNOS NO ESPAÇO PEDAGÓGICO DA DIVERSIDADE 1 A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A INCLUSÃO DOS ALUNOS NO ESPAÇO PEDAGÓGICO DA DIVERSIDADE 1 Rita Vieira de Figueiredo 2 Gosto de pensar na formação de professores (inspirada no poema de Guimarães) Rosa

Leia mais

Informativo G3 Abril 2011 O início do brincar no teatro

Informativo G3 Abril 2011 O início do brincar no teatro Informativo G3 Abril 2011 O início do brincar no teatro Professora Elisa Brincar, explorar, conhecer o corpo e ouvir histórias de montão são as palavras que traduzem o trabalho feito com o G3. Nesse semestre,

Leia mais

Núcleo de Educação Infantil Solarium

Núcleo de Educação Infantil Solarium 0 APRESENTAÇÃO A escola Solarium propõe um projeto de Educação Infantil diferenciado que não abre mão do espaço livre para a brincadeira onde a criança pode ser criança, em ambiente saudável e afetivo

Leia mais

REFLEXÕES PEDAGÓGICAS SOBRE A DANÇA NO ENSINO MÉDIO

REFLEXÕES PEDAGÓGICAS SOBRE A DANÇA NO ENSINO MÉDIO REFLEXÕES PEDAGÓGICAS SOBRE A DANÇA NO ENSINO MÉDIO Izabele Trindade Caldas (CALDAS I. T.) e Elaine Melo de Brito Costa (COSTA E. M. DE B.). Departamento de Educação Física Universidade Estadual da Paraíba

Leia mais

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO.

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014 Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. RESUMO Adriana Vieira de Lima Colégio Marista Arquidiocesano

Leia mais

Passaram 100 anos AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANTO ANTÓNIO. Língua Portuguesa

Passaram 100 anos AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANTO ANTÓNIO. Língua Portuguesa AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANTO ANTÓNIO Língua Portuguesa Passaram 100 anos 5 10 15 20 25 Cem anos passaram sobre o dia em que nasceu o Futebol Clube Barreirense. O passar do tempo permite-nos hoje olhar

Leia mais