Primeiros Passos com o Netduino

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Primeiros Passos com o Netduino"

Transcrição

1 Primeiros Passos com o Netduino Chris Walker Novatec

2 Authorized Portuguese translation of the English edition of titled Getting Started with Netduino, First Edition ISBN Secret Labs LLC. This translation is published and sold by permission of O'Reilly Media, Inc., the owner of all rights to publish and sell the same. Tradução em português autorizada da edição em inglês da obra Getting Started with Netduino, First Edition ISBN Secret Labs LLC. Esta tradução é publicada e vendida com a permissão da O'Reilly Media, Inc., detentora de todos os direitos para publicação e venda desta obra. Novatec Editora Ltda Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei de 19/02/1998. É proibida a reprodução desta obra, mesmo parcial, por qualquer processo, sem prévia autorização, por escrito, do autor e da Editora. Editor: Rubens Prates Tradução: Rafael Zanolli Revisão gramatical: Débora Facin Editoração eletrônica: Carolina Kuwabata ISBN: Histórico de impressões: Maio/2012 Primeira edição Novatec Editora Ltda. Rua Luís Antônio dos Santos São Paulo, SP Brasil Tel.: Fax: novatec@novatec.com.br Site: Twitter: twitter.com/novateceditora Facebook: facebook.com/novatec LinkedIn: linkedin.com/in/novatec Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil) Walker, Chris Primeiros passos com o Netduino / Chris Walker ; [tradução Rafel Zanolli]. -- São Paulo : Novatec Editora ; Sebastopol, CA : O'Reilly, Título original: Getting started with Netduino. ISBN Eletrônicos - Processamento de dados 2. Engenharia de protótipos 3. Microsoft NET Framework 4. Microsoft Visual BASIC 5. Netduino (Linguagem de computador) 6. Netduino - Plataforma 7. Sistemas operacionais (Computadores) I. Título CDD Índices para catálogo sistemático: 1. Netduino : Linguagem de computador : Processamento de dados

3 capítulo 1 Apresentando o Netduino O Netduino é uma plataforma de eletrônica. Utilizando o Netduino, hobbistas e programadores podem criar projetos de eletrônica (e projetos de arte com base em eletrônica) com facilidade. Várias placas Netduino estão disponíveis, as quais eu explorarei em detalhes mais adiante neste capítulo. Aplicativos Netduino utilizam o.net Micro Framework. Esse framework de programação da Microsoft é fácil de começar a usar; para iniciantes, escrever código.net é tão fácil como criar simples animações JavaScript para uma página web. E para os milhões de programadores que já escrevem código.net, o.net Micro Framework fornece um conjunto incrivelmente poderoso de recursos (como eventos, threading e depuração linha a linha). Um código tradicional de microcontrolador consiste em um loop fixo no qual o código verifica as condições e realiza ações com base nessas condições. Em contraste, o.net Micro Framework permite que você quebre as tarefas de seus aplicativos em rotinas mais simples. Você pode executar essas rotinas depois de um período específico de tempo ou em resposta a ações do hardware. Você pode até realizar multitarefas! Esses recursos permitem que você construa aplicativos muito sofisticados utilizando um código fácil de entender. A Microsoft fornece ferramentas de software gratuitas para criação de aplicativos Netduino. Tudo que você precisa para dar seus primeiros passos é de um Netduino, um computador e sua 19

4 20 Primeiros Passos com o Netduino imaginação. À medida que você progride pelos projetos deste livro, apresentarei shields de expansão e componentes elétricos que você pode adicionar ao seu Netduino para criar projetos maiores. DICA: se você utiliza um computador Mac ou Linux, o projeto Mono fornece um conjunto alternativo de ferramentas de programação.net. Ainda que os exemplos deste livro utilizem ferramentas do Visual Studio Express da Microsoft, o apêndice B explica como você pode programar um Netduino utilizando o Mono em um computador Mac ou Linux. Por fim, a comunidade do Netduino é formada por dezenas de milhares de experimentadores, muitos dos quais compartilham seus próprios projetos e ajudam uns aos outros nos fóruns da comunidade do Netduino ( À medida que você dá seus primeiros passos com o Netduino, eu o convido a se juntar a essa crescente comunidade. DICA: o Netduino também é de fonte aberta. Isso significa que o código-fonte para o firmware do Netduino é fornecido (mediante licenças de código aberto Apache 2.0 e BSD). Os arquivos de projeto do hardware incluindo os arquivos de esquemas e de layout de engenharia também são fornecidos (mediante uma licença Creative Commons-Attribution). Muitos engenheiros desenvolverão protótipos de novos produtos de eletrônica utilizando o Netduino e depois criarão projetos de hardware personalizados com base nesses arquivos de código aberto. E muitos programadores de software acrescentarão novos elementos ao código-fonte para criar novos recursos para o Netduino e depois compartilharão essas melhorias com seus amigos. Conheça a família Netduino A família Netduino consiste em três placas eletrônicas: Netduino, Netduino Plus e Netduino Mini.

5 Capítulo 1 Apresentando o Netduino 21 A placa Netduino (Figura 1.1) é a mais básica da família Netduino. Figura 1.1 Netduino. A placa Netduino é formada de vários componentes e conectores eletrônicos, mais notavelmente: Microcontrolador ARM Atmel Esse é o processador principal, e ele contém o espaço de armazenamento de código e a RAM utilizada por seu aplicativo Netduino. Os pinos do microcontrolador estão conectados aos pinos azuis de cabeçalho, permitindo que seu aplicativo Netduino conecte-se aos componentes externos e aos shields de expansão. 6 cabeçalhos de entrada analógica Você pode conectar sensores a esses cabeçalhos (de luz, temperatura, movimento, pressão etc.). Cabeçalhos de entrada analógica também podem operar em modo de E/S (entrada/saída) digital (explicado a seguir).

6 22 Primeiros Passos com o Netduino 14 cabeçalhos de entrada/saída digital Você pode conectar entradas de ligado/desligado a esses cabeçalhos (interruptores, botões de pressão e sensores de ligado/desligado). Você pode conectar saídas de ligado/desligado a esses cabeçalhos (LEDs, interruptor de relé etc.). Vários cabeçalhos de E/S digital podem se comunicar utilizando protocolos-padrão de comunicação: I2C, SPI e UART (serial). Alguns cabeçalhos de E/S digital podem pulsar eletricidade para alterar a velocidade de motores, controlar a intensidade de LEDs e mais. Botão de pressão Por padrão, o botão de pressão reinicia o Netduino e seu aplicativo. Isso pode ser útil para reiniciar a sequência de ações efetuadas por seu aplicativo. De modo alternativo, o botão de pressão pode ser utilizado como uma entrada: quando pressionado, seu aplicativo pode então efetuar várias ações. Por fim, ao segurar o botão de pressão enquanto liga seu Netduino, você colocará temporariamente o microcontrolador em modo de programação (para atualizações de firmware). LEDs de energia e usuário O LED branco de energia fica iluminado enquanto o Netduino está ligado. O LED azul de usuário acende brevemente quando o Netduino é ligado pela primeira vez e depois apaga para informar-lhe que a placa foi reiniciada. Você pode acender e apagar esse LED em seu aplicativo Netduino.

7 Capítulo 1 Apresentando o Netduino 23 Conectores de alimentação O Netduino pode ser alimentado por uma fonte AC para DC com um plugue de 5,5 mm (externo) / 2,1 mm (interno). Tensões permitidas estão entre 7,5 V e 12 V, e a polaridade do plugue deve ser polo central positivo. Para ajudar a protegê-lo, caso você acidentalmente conecte um adaptador centro negativo em vez de um centro positivo, a placa tem um fusível de proteção de tensão inversa. Esse fusível autorreiniciará assim que resfriar. Circuitos de regulação de alimentação Reguladores de alimentação onboard convertem as tensões recebidas nos 3,3 V necessários para o controlador. Eles também fornecem alimentação para os cabeçalhos dos pinos de 5 V e 3,3 V, para uso por componentes externos e shields de expansão. Porta MicroUSB A porta MicroUSB conecta o Netduino à porta USB de seu computador. Você também pode fornecer a alimentação para o Netduino a partir de seu computador (ou de uma fonte USB) pela porta MicroUSB. Por padrão, a conexão MicroUSB é utilizada para implantar aplicativos em seu Netduino e depurar esses aplicativos interativamente. De modo alternativo, a conexão MicroUSB pode ser utilizada para transformar seu Netduino em um dispositivo USB (teclado, mouse, dispositivo de comunicação bidirecional etc.). Erase pad O erase pad é um pequeno quadrado dourado localizado diretamente abaixo do pino digital 0.

8 24 Primeiros Passos com o Netduino Conectando um fio entre o cabeçalho de 3,3 V e o erase pad, você apagará completamente o seu Netduino. O Netduino está projetado para facilitar o trabalho de programadores e o erase pad deixa que você comece do zero ou que recondicione seu Netduino como uma placa de desenvolvimento com microcontrolador ARM. Apagando seu Netduino você pode instalar sistemas operacionais alternativos, escrever código C++ nativo em seu Netduino, atualizar o firmware do Netduino a partir do zero e assim por diante. O Netduino Plus (Figura 1.2) é uma versão aprimorada do Netduino, acrescentando recursos de armazenamento e rede. Figura 1.2 Netduino Plus. A placa Netduino Plus acrescenta os seguintes componentes: Conector Ethernet O conector Ethernet permite que seu Netduino Plus conecte-se com a internet por meio de um roteador de rede. Depois de conectar seu Netduino Plus à internet, você pode postar dados de sensores no Twitter, interagir com um aplicativo de telefone móvel, comunicar-se com Netduinos a distância etc.

9 Capítulo 1 Apresentando o Netduino 25 Slot MicroSD O slot MicroSD permite que você adicione armazenamento persistente a seu aplicativo Netduino. Você pode registrar dados do ambiente, armazenar páginas web (para servir para a internet) e muito mais. Usuários avançados podem armazenar código compilado em cartões MicroSD para execução pelo Netduino Plus ou por um Netduino com um add-on de leitor de cartão. O Netduino Mini (Figura 1.3) é basicamente uma versão do Netduino pequenina, simplificada e compatível com protoboards: Figura 1.3 Netduino Mini. O Netduino Mini tem 4,65 cm2. O Netduino Mini tem quatro pinos analógicos, em vez de seis, e dois pinos digitais a menos que o Netduino. O Netduino Mini é projetado para variações industriais de temperatura (-40 C a 85 C). O Netduino Mini é programado por meio de um cabo serial (RS232 ou TTL) em vez de USB.

10 26 Primeiros Passos com o Netduino De que você precisa? Para construir os projetos dos capítulos a seguir, você precisará de um Netduino ou de um Netduino Plus. Se você tem um Netduino Mini, a maioria desses exemplos funcionará mas você precisará ajustar os números dos pinos analógicos e digitais em seu código para refletir o fator de forma do Netduino Mini. NOTA: por favor, note que o capítulo 8 explorará aplicativos conectados à internet utilizando o Netduino Plus (que tem um conector Ethernet embutido). Também é possível adicionar componentes a um Netduino regular ou a um Netduino Mini e se conectar à internet; consulte a comunidade online para orientação sobre como fazer isso. Você aprenderá sobre alguns elementos fundamentais de programação à medida que avança pelos capítulos deste livro. Programadores experientes podem pular esses parágrafos se assim quiserem. Minha meta é garantir que todos os leitores adquiram o conhecimento necessário para construir com sucesso seus próprios projetos de eletrônica.

Primeiros Passos com o Arduino Massimo Banzi

Primeiros Passos com o Arduino Massimo Banzi Primeiros Passos com o Arduino Massimo Banzi Novatec Authorized Portuguese translation of the English edition of Getting Started with Arduino, Second Edition ISBN 9781449309879 2011 Massimo Banzi. This

Leia mais

Primeiros Passos com Sensores Kimmo Karvinen Tero Karvinen

Primeiros Passos com Sensores Kimmo Karvinen Tero Karvinen Primeiros Passos com Sensores Kimmo Karvinen Tero Karvinen Novatec Authorized Portuguese translation of the English edition of titled Getting Started with Sensors, ISBN 9781449367084 2013 Tero Karvinen,

Leia mais

Primeiros Passos com o Arduino

Primeiros Passos com o Arduino Primeiros Passos com o Arduino 2ª Edição Massimo Banzi e Michael Shiloh Novatec Authorized Portuguese translation of the English edition of Make: Getting Started with Arduino, 3rd Edition 2014 Massimo

Leia mais

Arduino Básico Michael McRoberts

Arduino Básico Michael McRoberts Arduino Básico Michael McRoberts Novatec Original English language edition published by Apress Inc., Copyright 2010 by Apress, Inc.. Portuguese-language edition for Brazil copyright 2011 by Novatec Editora.

Leia mais

A Arte de Escrever Programas Legíveis

A Arte de Escrever Programas Legíveis A Arte de Escrever Programas Legíveis Técnicas simples e práticas para a elaboração de programas fáceis de serem lidos e entendidos Dustin Boswell Trevor Foucher Novatec Authorized Portuguese translation

Leia mais

Novatec Editora Ltda

Novatec Editora Ltda Simon Monk Novatec Authorized Portuguese translation of the English edition of Make: Action, ISBN 9781457187797 2016 Simon Monk, published by Maker Media Inc. This translation is published and sold by

Leia mais

Benjamin Bengfort Jenny Kim

Benjamin Bengfort Jenny Kim Benjamin Bengfort Jenny Kim Novatec Authorized Portuguese translation of the English edition of Data Analytics with Hadoop, ISBN 9781491913703 2016 Benjamin Bengfort, Jenny Kim. This translation is published

Leia mais

Jonathan Stark Brian Jepson

Jonathan Stark Brian Jepson Construindo Aplicativos Android com HTML, CSS e JavaScript Jonathan Stark Brian Jepson Novatec Authorized Portuguese translation of the English edition of titled Building Android Apps with HTML, CSS, and

Leia mais

Primeiros Passos com o Raspberry Pi

Primeiros Passos com o Raspberry Pi Primeiros Passos com o Raspberry Pi Matt Richardson Shawn Wallace Novatec Authorized Portuguese translation of the English edition of titled Getting Started with Raspberry Pi, ISBN 9781449344214 2013 Matt

Leia mais

Guia Prático Richard E. Silverman

Guia Prático Richard E. Silverman Git Guia Prático Richard E. Silverman Novatec Authorized Portuguese translation of the English edition of titled Git Pocket Guide, ISBN 9781449325862 2013 Richard Silverman. This translation is published

Leia mais

Criando Relatórios com PHP Pablo Dall Oglio

Criando Relatórios com PHP Pablo Dall Oglio Criando Relatórios com PHP Pablo Dall Oglio Novatec Copyright 2011 da Novatec Editora Ltda. Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/1998. É proibida a reprodução desta obra, mesmo

Leia mais

PDF Explicado John Whitington

PDF Explicado John Whitington PDF Explicado John Whitington Novatec Authorized Portuguese translation of the English edition of titled PDF Explained, First Edition ISBN 9781449310028 2012 John Whitington. This translation is published

Leia mais

Blender 3D jogos e animações interativas Allan Brito

Blender 3D jogos e animações interativas Allan Brito Blender 3D jogos e animações interativas Allan Brito Novatec Copyright 2011 Novatec Editora Ltda. Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/1998. É proibida a reprodução desta obra,

Leia mais

Pedro Monteiro da Silva Eleutério Marcio Pereira Machado. Novatec

Pedro Monteiro da Silva Eleutério Marcio Pereira Machado. Novatec Pedro Monteiro da Silva Eleutério Marcio Pereira Machado Novatec Copyright 2011 Novatec Editora Ltda. Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/1998. É proibida a reprodução desta

Leia mais

Estudo da placa de prototipagem Intel Galileo Gen2. Apostila de acompanhamento para o aluno.

Estudo da placa de prototipagem Intel Galileo Gen2. Apostila de acompanhamento para o aluno. Estudo da placa de prototipagem Intel Galileo Gen2 Apostila de acompanhamento para o aluno. 1 Conteúdo Conteúdo... 2 1. Introdução... 3 2. Informações Gerais... 3 3. Componentes da Placa... 4 4. Especificações

Leia mais

Sistemas Digitais EDUARDO ELIAS ALVES PEREIRA

Sistemas Digitais EDUARDO ELIAS ALVES PEREIRA Sistemas Digitais EDUARDO ELIAS ALVES PEREIRA Sistemas Digitais Agenda Arduino Tipos, detalhes; Esquema elétrico. IDEs Eagle; ATMel Studio; Arduino Studio; Circuits IO (Simulador). Arduino Arduino MEGA2560

Leia mais

Desenvolvimento de Grandes Aplicações Web

Desenvolvimento de Grandes Aplicações Web Desenvolvimento de Grandes Aplicações Web Kyle Loudon Introdução de Nate Koechley Novatec Authorized Portuguese translation of the English edition of titled Developing Large Web Applications, First Edition,

Leia mais

Design Centrado no Usuário

Design Centrado no Usuário Um guia para o desenvolvimento de aplicativos amigáveis Design Centrado no Usuário Travis Lowdermilk Novatec Authorized Portuguese translation of the English edition of titled User Centered Design, ISBN

Leia mais

Ademir Cristiano Gabardo. Novatec

Ademir Cristiano Gabardo. Novatec Ademir Cristiano Gabardo Novatec Novatec Editora Ltda. 2012. Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/1998. É proibida a reprodução desta obra, mesmo parcial, por qualquer processo,

Leia mais

Guia Mangá Motores elétricos

Guia Mangá Motores elétricos Guia Mangá Motores elétricos Autor: Masayuki Morimoto Arte: Ren Shimazu Produção: Trend-pro Co., Ltd novatec Original Japanese edition Manga de Wakaru Motors by Masayuki Morimoto and TREND-PRO Co., Ltd.

Leia mais

A Arte de SEO. Eric Enge, Stephan Spencer, Jessie Stricchiola e Rand Fishkin Introdução de John Battelle. Novatec

A Arte de SEO. Eric Enge, Stephan Spencer, Jessie Stricchiola e Rand Fishkin Introdução de John Battelle. Novatec A Arte de SEO Eric Enge, Stephan Spencer, Jessie Stricchiola e Rand Fishkin Introdução de John Battelle Novatec Authorized Portuguese translation of the English edition of titled The Art of SEO, Second

Leia mais

Arquitetura do Microcontrolador Atmega 328

Arquitetura do Microcontrolador Atmega 328 Governo do Estado de Pernambuco Secretaria de Educação Secretaria Executiva de Educação Profissional Escola Técnica Estadual Professor Agamemnon Magalhães ETEPAM Arquitetura do Microcontrolador Atmega

Leia mais

Google Analytics Justin Cutroni

Google Analytics Justin Cutroni Google Analytics Justin Cutroni Novatec Authorized translation of the English edition of Google Analytics ISBN 978-0-596-15800-2 2010, Justin Cutroni. This translation is published and sold by permission

Leia mais

Internet das Coisas com Intel A2 Placas IoT.

Internet das Coisas com Intel A2 Placas IoT. Internet das Coisas com Intel A2 Placas IoT paul.guermonprez@intel.com Historia Arduino Raspberry Pi Avaliação de placas IoT Microcontrolador vs Processador Arduino usa um microcontrolador de 8-bit. É

Leia mais

As Leis Fundamentais do Projeto de Software

As Leis Fundamentais do Projeto de Software As Leis Fundamentais do Projeto de Software Max Kanat-Alexander Novatec Authorized Portuguese translation of the English edition of titled Code Simplicity, First Edition ISBN 9781449313890 2011 Max Kanat-Alexander.

Leia mais

Aprendendo. Unix no OS X. Mountain Lion. Mergulhando no Terminal e no Shell. Dave Taylor. Novatec

Aprendendo. Unix no OS X. Mountain Lion. Mergulhando no Terminal e no Shell. Dave Taylor. Novatec Aprendendo Unix no OS X Mountain Lion Mergulhando no Terminal e no Shell Dave Taylor Novatec Authorized Portuguese translation of the English edition of titled Learning Unix for OS X Mountain Lion, ISBN

Leia mais

Aprendendo Programação. ios. Alasdair Allan. Novatec

Aprendendo Programação. ios. Alasdair Allan. Novatec Aprendendo Programação ios Alasdair Allan Novatec Authorized Portuguese translation of the English edition of titled Learning ios Programming, 3rd edition, ISBN 9781449359348 2013 Alasdair Allan. This

Leia mais

Novatec Editora Ltda. [2014].

Novatec Editora Ltda. [2014]. Novatec Authorized Portuguese translation of the English edition of Just Hibernate, ISBN 9781449334376 2014 Madhusudhan Konda. This translation is published and sold by permission of O'Reilly Media, Inc.,

Leia mais

Guia Mangá Circuitos Eletrônicos

Guia Mangá Circuitos Eletrônicos Guia Mangá Circuitos Eletrônicos Autor: Kenichi Tanaka Arte: Yama Takayama Produção: Trend-Pro, co., ltd novatec Original Japanese edition Manga de Wakaru Denshi Kairo by Kenichi Tanaka and TREND-PRO Co.,

Leia mais

Proposta de uma plataforma de monitoramento e acionamento remoto voltada para sistemas de hardware industriais utilizando LabVIEW

Proposta de uma plataforma de monitoramento e acionamento remoto voltada para sistemas de hardware industriais utilizando LabVIEW Proposta de uma plataforma de monitoramento e acionamento remoto voltada para sistemas de hardware industriais utilizando LabVIEW "Este artigo tem como proposta apresentar uma plataforma para monitoramento

Leia mais

Application Note FBEE Controle de Placas com entradas Analógicas REV01. 1 Rev01

Application Note FBEE Controle de Placas com entradas Analógicas REV01. 1 Rev01 Application Note FBEE Controle de Placas com entradas Analógicas REV01 1 Rev01 1. INTRODUÇÃO Este capítulo faz uma introdução às características do kit de demonstração FBee Kit. Este capítulo discute:

Leia mais

Adrian Mouat. Novatec

Adrian Mouat. Novatec Adrian Mouat Novatec Authorized Portuguese translation of the English edition of Using Docker, ISBN 9781491915769 2015 Adrian Mouat. This translation is published and sold by permission of O'Reilly Media,

Leia mais

WordPress 3 Básico Stephanie Leary

WordPress 3 Básico Stephanie Leary WordPress 3 Básico Stephanie Leary Novatec Original English language edition published by Apress Inc., Copyright 2010 by Apress, Inc.. Portugueselanguage edition for Brazil copyright 2010 by Novatec Editora.

Leia mais

Julia Elman e Mark Lavin. Novatec

Julia Elman e Mark Lavin. Novatec Julia Elman e Mark Lavin Novatec [2015] Novatec Editora Ltda Authorized Portuguese translation of the English edition of Lightweight Django, ISBN 9781491945940 2015 Julia Elman and Mark Lavin. This translation

Leia mais

Equipes de Software. Um guia para o desenvolvedor de software se relacionar melhor com outras pessoas. Brian W. Fitzpatrick Ben Collins-Sussman

Equipes de Software. Um guia para o desenvolvedor de software se relacionar melhor com outras pessoas. Brian W. Fitzpatrick Ben Collins-Sussman Equipes de Software Um guia para o desenvolvedor de software se relacionar melhor com outras pessoas Brian W. Fitzpatrick Ben Collins-Sussman Novatec Authorized Portuguese translation of the English edition

Leia mais

Rodrigo de Barros Paes

Rodrigo de Barros Paes Rodrigo de Barros Paes Novatec Novatec Editora Ltda. 2016. Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/1998. É proibida a reprodução desta obra, mesmo parcial, por qualquer processo,

Leia mais

Desenvolvendo Websites com PHP

Desenvolvendo Websites com PHP Desenvolvendo Websites com PHP 3ª Edição Juliano Niederauer Novatec Copyright 2009, 2011, 2017 da Novatec Editora Ltda. Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/1998. É proibida

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Infraestrutura de TI: Hardware

Arquitetura de Computadores. Infraestrutura de TI: Hardware Arquitetura de Computadores Infraestrutura de TI: Hardware Computação Informação + Automação Tratamento dos dados em informação por meios automáticos Dispositivos eletrônicos Aplicados em Computadores,

Leia mais

Introdução à Plataforma ARDUINO

Introdução à Plataforma ARDUINO MINICURSO Introdução à Plataforma ARDUINO PET Mecatrônica/BSI Geruza M. Bressan O que é um microcontrolador (MCU)? É um computador em um chip Processador Memória Entrada/Saída Controla ações e funções

Leia mais

Data Sheet FBEE Kit V05

Data Sheet FBEE Kit V05 Data Sheet FBEE Kit V05 IEEE 802.15.4 SUPORTA PROTOCOLOS ZIGBEE E MIWI REV 02 1 Rev02 1. INTRODUÇÃO Este capítulo faz uma introdução às características do kit de demonstração FBee Kit. Este capítulo discute:

Leia mais

PLATAFORMA PARA ESTUDO EM PROGRAMAÇÃO DE MICROCONTROLADORES FAMÍLIA 8051

PLATAFORMA PARA ESTUDO EM PROGRAMAÇÃO DE MICROCONTROLADORES FAMÍLIA 8051 PLATAFORMA PARA ESTUDO EM PROGRAMAÇÃO DE MICROCONTROLADORES FAMÍLIA 8051 MODELO: EE0216 DESCRIÇÃO Plataforma de treinamento em microcontroladores família 8051 base em aço carbono e pés de borracha, pintura

Leia mais

Linguagem de Programação. Linguagem C com Arduino

Linguagem de Programação. Linguagem C com Arduino Linguagem de Programação Linguagem C com Arduino Prof. Luiz Claudio Ferreira de Souza E-mail: luizclaudiofs@hotmail.com.br www.luizclaudiofs.blogspot.com Belém / PA 2017 Sumário Fundamentos de Eletrônica...

Leia mais

Curso: Tecnologias educacionais de baixo custo. Conector Ciência:

Curso: Tecnologias educacionais de baixo custo. Conector Ciência: Curso: Tecnologias educacionais de baixo custo. Conector Ciência: www.conecien.com O que é o Arduino? Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre projetada com um microcontrolador

Leia mais

ARDUINO. Profº. Engº. Robson Dias Ramalho

ARDUINO. Profº. Engº. Robson Dias Ramalho ARDUINO Profº. Engº. Robson Dias Ramalho 3. Microprocessador (E/S) 4. Memória RAM (E/S) 5. Placa de vídeo (E/S) 8. Disco Rígido (E/S) 9. Mouse (Saída) 10. Teclado (E/S) 2. Placa mãe (barramento de dados)

Leia mais

Construindo Aplicações Node com MongoDB e Backbone Mike Wilson

Construindo Aplicações Node com MongoDB e Backbone Mike Wilson Construindo Aplicações Node com MongoDB e Backbone Mike Wilson Novatec Authorized Portuguese translation of the English edition of titled Building Node Applications with MongoDB and Backbone ISBN 9781449337391

Leia mais

Arduíno: Uma possibilidade de integração com o gvsig

Arduíno: Uma possibilidade de integração com o gvsig Arduíno: Uma possibilidade de integração com o gvsig Gilberto Cugler1 Eduardo Nardine Gomes2 Vilmar Antonio Rodrigues2 1- Bel em Matemática, técnico em Geoprocessamento e Aerofotogrametria. 2-Professor

Leia mais

Padrões de Projeto em PHP

Padrões de Projeto em PHP Aprendendo Padrões de Projeto em PHP William Sanders Novatec Authorized Portuguese translation of the English edition of titled Learning PHP Design Patterns ISBN 9781449344917 2013 William B. Sanders.

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO PROJETO SCATMAN S DIMMER

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO PROJETO SCATMAN S DIMMER PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO PROJETO SCATMAN S DIMMER CURITIBA 2010 GILBERTO YOSHIAKI YAMANOUCHI RAFAEL HENRIQUE AZANHA

Leia mais

Arduino. Gilmar Aquino

Arduino. Gilmar Aquino Arduino Gilmar Aquino Microcontroladores; O que é o Arduino; Sumário A origem do Arduino; Por que Arduino; Placas; Hardware; Shields; Módulos; Software; Exemplo de aplicação; Dicas, Sites e Livros; Prática.

Leia mais

Desenvolvimento de Grandes Aplicações Web

Desenvolvimento de Grandes Aplicações Web Desenvolvimento de Grandes Aplicações Web Kyle Loudon Introdução de Nate Koechley Novatec Authorized Portuguese translation of the English edition of titled Developing Large Web Applications, First Edition,

Leia mais

Características técnicas Baseado no ATMega da empresa AVR, fabricante de micro-controladores em plena ascensão e concorrente do PIC Pode usar ATMega

Características técnicas Baseado no ATMega da empresa AVR, fabricante de micro-controladores em plena ascensão e concorrente do PIC Pode usar ATMega ARDUINO O que é Arduino Arduino foi criado na Itália por Máximo Banzi com o objetivo de fomentar a computação física, cujo conceito é aumentar as formas de interação física entre nós e os computadores.

Leia mais

ü Na década de 1920 os dispositivos mecânicos foram substituídos pelos relés; ü O uso da lógica de relés dificultava modificações do processo;

ü Na década de 1920 os dispositivos mecânicos foram substituídos pelos relés; ü O uso da lógica de relés dificultava modificações do processo; O que são? CLP - CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL ü O CLP é um computador industrial, capaz de implementar funções de controle (sequência lógica, contagem e temporização), operações lógicas e aritméticas,

Leia mais

Arduino Lab 02 Sensor de luminosidade e display de LCD 16 2

Arduino Lab 02 Sensor de luminosidade e display de LCD 16 2 Arduino Lab 02 Sensor de luminosidade e display de LCD 16 2 Display de LCD 16 2 Neste Lab, iremos descrever como conectar o sensor BH1750FVI, já citado no Lab 01, ao Arduino Micro e à um display. A indicação

Leia mais

A Arte de Escrever Programas Legíveis

A Arte de Escrever Programas Legíveis A Arte de Escrever Programas Legíveis Técnicas simples e práticas para a elaboração de programas fáceis de serem lidos e entendidos Dustin Boswell Trevor Foucher Novatec Authorized Portuguese translation

Leia mais

marketing ágil Utilização de Metodologias Ágeis em Projetos de Marketing Michelle Accardi-Petersen Novatec

marketing ágil Utilização de Metodologias Ágeis em Projetos de Marketing Michelle Accardi-Petersen Novatec marketing ágil Utilização de Metodologias Ágeis em Projetos de Marketing Michelle Accardi-Petersen Novatec Original English language edition published by CA Technologies, Copyright 2011 by CA Technologies.

Leia mais

GUIA RÁPIDO DE PLACAS ARDUINO

GUIA RÁPIDO DE PLACAS ARDUINO GUIA RÁPIDO DE PLACAS ARDUINO Introdução Existem várias placas Arduino, cada uma tem suas características, prós, contras e recomendações. Escrevemos esse guia rápido para te mostrar de maneira mais clara

Leia mais

Arduino. Introdução aos Componentes Básicos. Leonardo Mauro P. Moraes. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

Arduino. Introdução aos Componentes Básicos. Leonardo Mauro P. Moraes. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Arduino Introdução aos Básicos Leonardo Mauro P. Moraes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS Ponta Porã - MS 2016 1 Introdução 2 Arduino 3 4 Encerramento Introdução Arduino 1 Introdução Arduino

Leia mais

ARDUINO BÁSICO E T A P A 1 O QUE É ARDUINO? Prof. Amadeu Zanon Neto

ARDUINO BÁSICO E T A P A 1 O QUE É ARDUINO? Prof. Amadeu Zanon Neto E T A P A 1 O QUE É ARDUINO? Segundo o site WIKIPEDIA, Arduino é: É um microcontrolador de placa única e um conjunto de software para programá lo. O hardware consiste em um projeto simples de hardware

Leia mais

ARDUÍNO PROCEDIMENTOS BÁSICOS

ARDUÍNO PROCEDIMENTOS BÁSICOS ARDUÍNO PROCEDIMENTOS BÁSICOS O IDE do Arduíno Nesse primeiro momento, utilizaremos o IDE Ambiente de Desenvolvimento Integrado fornecido pelos próprios inventores do Arduíno, para realizar a sua programação.

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ARDUINO DUE, CANAL DIGITAL, FUNÇÃO DELAY

INTRODUÇÃO AO ARDUINO DUE, CANAL DIGITAL, FUNÇÃO DELAY INTRODUÇÃO AO ARDUINO DUE, CANAL DIGITAL, FUNÇÃO DELAY INTRODUÇÃO A Plataforma Arduino é considerada plataforma aberta, ou seja, qualquer pessoa pode efetuar uma melhoria em um código, biblioteca e disponibilizá-la

Leia mais

Terminal de Operação Cimrex 90

Terminal de Operação Cimrex 90 Descrição do Produto O Cimrex 90 agrega as mais novas tecnologias e a mais completa funcionalidade de terminais de operação. Possui visor de cristal líquido gráfico colorido com matriz ativa de 10,4. O

Leia mais

2ª edição. Daniel Adorno Gomes. Novatec

2ª edição. Daniel Adorno Gomes. Novatec 2ª edição Daniel Adorno Gomes Novatec Copyright 2010, 2014 da Novatec Editora Ltda. Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/1998. É proibida a reprodução desta obra, mesmo parcial,

Leia mais

Introdução DrumShield A Bateria Eletrônica Montagem Lista de Materiais Exemplo de Montagem... 10

Introdução DrumShield A Bateria Eletrônica Montagem Lista de Materiais Exemplo de Montagem... 10 1 2 Sumário Introdução... 6 DrumShield A Bateria Eletrônica... 6 Montagem... 7 Lista de Materiais... 7 Exemplo de Montagem... 10 Ferramentas Necessárias... 10 Passo-a-Passo... 11 Diagrama Elétrico... 12

Leia mais

Jessey Bullock Jeff T. Parker

Jessey Bullock Jeff T. Parker Jessey Bullock Jeff T. Parker Novatec All rights reserved. This translation is published under license with the original publisher John Wiley & Sons, Inc. Copyright 2017 by John Wiley & Sons, Inc., Indianapolis,

Leia mais

GUIA DO CLIENTE VETTI INSTALANDO SEU KIT IP-Onvif 720P

GUIA DO CLIENTE VETTI INSTALANDO SEU KIT IP-Onvif 720P GUIA DO CLIENTE VETTI INSTALANDO SEU KIT IP-Onvif 720P Utilize o usuário e senha padrão para ter acesso às configurações do aparelho USUÁRIO: easycam SENHA: vetti Conheça a tabela de resoluções: Definição

Leia mais

Guia Mangá Circuitos Eletrônicos

Guia Mangá Circuitos Eletrônicos Guia Mangá Circuitos Eletrônicos Autor: Kenichi Tanaka Arte: Yama Takayama Produção: Trend-Pro, co., ltd novatec Original Japanese edition Manga de Wakaru Denshi Kairo by Kenichi Tanaka and TREND-PRO Co.,

Leia mais

Montagem e Manutenção de Computadores

Montagem e Manutenção de Computadores Montagem e Manutenção de Computadores Organização dos Computadores Aula de 04/03/2016 Professor Alessandro Carneiro Introdução Um computador consiste de vários dispositivos referidos como hardware: o teclado,

Leia mais

ARDUINO E RASPBERRY PI : UMA COMPARAÇÃO DE ESPECIFICAÇÕES E APLICAÇÕES DE MINICOMPUTADORES

ARDUINO E RASPBERRY PI : UMA COMPARAÇÃO DE ESPECIFICAÇÕES E APLICAÇÕES DE MINICOMPUTADORES ARDUINO E RASPBERRY PI : UMA COMPARAÇÃO DE ESPECIFICAÇÕES E APLICAÇÕES DE MINICOMPUTADORES Autores : Eduarda Botelho FRUTUOSO, Gabriel dos Reis PEREIRA, Vanderlei FREITAS JUNIOR. Identificação autores:

Leia mais

MANUAL DO KIT FPGA EE02-SOQ

MANUAL DO KIT FPGA EE02-SOQ EMERSON ELETRÔNICOS MANUAL DO KIT FPGA EE02-SOQ www.professoremersonmartins.com.br 2014 REV-01 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO KIT FPGA EE02_SOQ Primeiramente a Emerson Eletrônicos, em nome do professor Emerson

Leia mais

ITEM Instituto de Tecnologia Emerson Martins MANUAL DO KIT FPGA-EE REV-01

ITEM Instituto de Tecnologia Emerson Martins MANUAL DO KIT FPGA-EE REV-01 ITEM Instituto de Tecnologia Emerson Martins MANUAL DO KIT FPGA-EE03 www.professoremersonmartins.com.br 2016 REV-01 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO KIT FPGA EE03 Primeiramente o ITEM INSTITUTO DE TECNOLOGIA EMERSON

Leia mais

Placa de desenvolvimento USB AFSmartBoard utiliza PIC18F4550 da Microchip, microcontrolador com o Flash 32kb, 2048 bytes de memória RAM

Placa de desenvolvimento USB AFSmartBoard utiliza PIC18F4550 da Microchip, microcontrolador com o Flash 32kb, 2048 bytes de memória RAM Guia rápido AFSmart Board PIC18F4550-I/P Placa de desenvolvimento USB AFSmartBoard utiliza PIC18F4550 da Microchip, microcontrolador com o Flash 32kb, 2048 bytes de memória RAM Características Placa para

Leia mais

DGA21 SISTEMA FIXO COM SUPERVISÓRIO PARA DETECÇÃO DE GASES NOCIVOS E AMÔNIA IP 65. Manual

DGA21 SISTEMA FIXO COM SUPERVISÓRIO PARA DETECÇÃO DE GASES NOCIVOS E AMÔNIA IP 65. Manual DGA21 SISTEMA FIXO COM SUPERVISÓRIO PARA DETECÇÃO DE GASES NOCIVOS E AMÔNIA IP 65 Manual Apresentação DGA21 Sistema Fixo com Supervisório para Detecção de Gases Nocivos e Amônia foi desenvolvido para atender

Leia mais

DSC/CEEI/UFCG. Introdução à Computação

DSC/CEEI/UFCG. Introdução à Computação DSC/CEEI/UFCG Introdução à Computação Entrada e Saída O usuário se comunica com o núcleo do computador (composto por UCP e memória principal) através de dispositivos de entrada e saída (dispositivos de

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA HARDWARE: COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO.

INFORMÁTICA BÁSICA HARDWARE: COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO. INFORMÁTICA BÁSICA HARDWARE: COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO isabeladamke@hotmail.com Componentes de um Sistema de Computador HARDWARE: unidade responsável pelo processamento dos dados, ou seja, o

Leia mais

Atividade de Participação de Aula 02 (Individual) Aluno: Data: 17/08/2017

Atividade de Participação de Aula 02 (Individual) Aluno: Data: 17/08/2017 Atividade de Participação de Aula 02 (Individual) Aluno: Data: 17/08/2017 Curso: Engenharia Elétrica Período: 1. O que é uma rede Industrial? Sistema de Comunicação bidirecional em tempo real que permite

Leia mais

Manual Técnico Protuino FTDi

Manual Técnico Protuino FTDi Manual Técnico Protuino FTDi Introdução Protuino é uma palavra derivada de Protoboard e Arduino, ou seja, um Arduino montado em uma Protoboard. É uma plataforma educacional que visa ensinar os fundamentos

Leia mais

FTC Faculdade de Tecnologia e Ciências Engenharia Civil 1º Semestre. Conceitos Básicos. Rafael Barbosa Neiva

FTC Faculdade de Tecnologia e Ciências Engenharia Civil 1º Semestre. Conceitos Básicos. Rafael Barbosa Neiva FTC Faculdade de Tecnologia e Ciências Engenharia Civil 1º Semestre Conceitos Básicos Rafael Barbosa Neiva rafael@prodados.inf.br SUMÁRIO Introdução e conceitos básicos Hardware Software 2 Tecnologia da

Leia mais

Projeto 01. Adriano Joaquim de Oliveira Cruz Instituto de Matemática UFRJ 2015 Adriano Cruz. 30 de agosto de 2015

Projeto 01. Adriano Joaquim de Oliveira Cruz Instituto de Matemática UFRJ 2015 Adriano Cruz. 30 de agosto de 2015 Projeto 01 Adriano Joaquim de Oliveira Cruz Instituto de Matemática UFRJ 2015 Adriano Cruz 30 de agosto de 2015 1 Introdução Este projeto é baseado no Laboratório 01 do Livro Head First C [2]. A idéia

Leia mais

Introdução. A quem se destina este livro. Sobre o que este livro é (e não é)

Introdução. A quem se destina este livro. Sobre o que este livro é (e não é) Bem-vindo ao maravilhoso mundo do Windows 10! Este livro da série Passo a Passo foi feito para que você possa usá-lo da maneira que preferir. Ao lê-lo do início ao fim, seguindo a ordem dos capítulos,

Leia mais

Família de Microcontroladores AVR

Família de Microcontroladores AVR www.iesa.com.br 1 AVR é o nome dado a uma linha ou família de microcontroladores fabricada pela empresa Atmel nos Estados Unidos. A sigla AVR é em homenagem a dois estudantes de doutorado de uma universidade

Leia mais

O jeito fácil de aprender!

O jeito fácil de aprender! O jeito fácil de aprender! ETS - Educational Training Shield Manual do Usuário Versão 1.1 www.ezduino.com info@ezduino.com PREFÁCIO A partir de uma detalhada pesquisa o "EZduino Team" elaborou o ETS -

Leia mais

Pete Goodliffe. Novatec

Pete Goodliffe. Novatec Pete Goodliffe Novatec Authorized Portuguese translation of the English edition of Becoming a Better Programmer, ISBN 9781491905531 2014 Pete Goodliffe. This translation is published and sold by permission

Leia mais

Kit de desenvolvimento ACEPIC PRO V3.0

Kit de desenvolvimento ACEPIC PRO V3.0 Kit de desenvolvimento ACEPIC PRO V3.0 O Kit de desenvolvimento ACEPIC PRO V3.0 foi desenvolvido tendo em vista a integração de vários periféricos numa só placa, evitando o uso de protoboards e facilitando

Leia mais

Introdução a Computação

Introdução a Computação Computador Software n Conjunto alterável de instruções, ordenadas e lógicas, fornecidas ao hardware para a execução de procedimentos necessários à solução dos problemas e tarefas do processamento de dados;

Leia mais

Controladores Lógicos Programáveis (CLP) Disciplina: TAIE4

Controladores Lógicos Programáveis (CLP) Disciplina: TAIE4 (CLP) Disciplina: TAIE4 Profº. Fernando Barros Rodrigues 1 Um Controlador Lógico Programável (CLP) é um dispositivo eletrônico que possui memória programável para armazenar instruções e executar funções

Leia mais

GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO KIT MERCURIOIV OSCILOSCÓPIO E GERADOR DE SINAIS

GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO KIT MERCURIOIV OSCILOSCÓPIO E GERADOR DE SINAIS GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO KIT MERCURIOIV OSCILOSCÓPIO E GERADOR DE SINAIS Revisão 02 agosto/2013 Versão do Firmware: 1.4.6 Versão do software Osciloscópio para Windows: 1.4.1 1. Sumário 1.Introdução...3

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO - APP MONIVOX ROIP

MANUAL DO USUÁRIO - APP MONIVOX ROIP 1. INFORMAÇÕES DO PRODUTO 1.1 INTRODUÇÃO Bem vindo ao manual do usuário do app RoIP. Neste você encontrará instruções de como configurar e colocar em operação o MoniVox app RoIP. 1.2 DIREITOS AUTORAIS

Leia mais

AUTOMAÇÃO DE AVIÁRIO UTILIZANDO A PLATAFORMA ARDUINO

AUTOMAÇÃO DE AVIÁRIO UTILIZANDO A PLATAFORMA ARDUINO AUTOMAÇÃO DE AVIÁRIO UTILIZANDO A PLATAFORMA ARDUINO Paulo Sergio Mattos Périgo¹, Bruno Fernando Serrano¹, Wyllian Fressati¹ ¹Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pauloperig@gmail.com,

Leia mais

Empresa. Dave Gray. Novatec. com Thomas Vander Wal

Empresa. Dave Gray. Novatec. com Thomas Vander Wal A Empresa Conectada Dave Gray com Thomas Vander Wal Novatec Authorized Portuguese translation of the English edition of titled The Connected Company ISBN 978-1-449-31905-2 2012 Dachis Group. This translation

Leia mais

// Arduino {? } Mais o que é?..

// Arduino {? } Mais o que é?.. // Arduino {? } Mais o que é?.. // Arduino {? } A origem.. // Arduino {? } A equipe. Dave Mellis Tom Igoe Aluno Programador Gianluca Martino Fabricante de CI's Professor ITP David Cuartielle Engenheiro

Leia mais

Oficina de Introdução ao Arduino

Oficina de Introdução ao Arduino Oficina de Introdução ao Arduino Conteúdo da oficina Estrutura de uma placa Arduino Conceitos de sinais elétricos Componentes eletrônicos básicos LED, resistor, protoboard Ambiente de desenvolvimento Sinal

Leia mais

MANUAL GRAVADOR ISD-EE01

MANUAL GRAVADOR ISD-EE01 2015 MANUAL GRAVADOR ISD-EE01 REV 01 APRESENTAÇÃO DO KIT GRAVADOR ISD-EE01 Primeiramente a Emerson Eletrônicos agradece e parabeniza-o pela aquisição de um de nossos produtos, o que nos da satisfação e

Leia mais

FundamentosemInformática

FundamentosemInformática FundamentosemInformática 03 Bit e Byte 1 -Introdução Toda informação inserida no computador passa pelo Microprocessador e é jogada na memória RAM para ser utilizada enquanto seu micro trabalha. Essa informação

Leia mais

Manual de Utilização REGULADOR CHAVEADO. Rev. 1.4 Abr/2002

Manual de Utilização REGULADOR CHAVEADO. Rev. 1.4 Abr/2002 Direitos Reservados Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida, armazenada ou transmitida sob qualquer forma (mecânica, fotocopiada, gravada), sem permissão escrita da DEXTER. Embora todos os

Leia mais

Pramod J. Sadalage Martin Fowler

Pramod J. Sadalage Martin Fowler Pramod J. Sadalage Martin Fowler Novatec Authorized translation from the English language edition, entitled NOSQL DISTILLED: A BRIEF GUIDE TO THE EMERGING WORLD OF POLYGLOT PERSISTENCE, 1st Edition, 0321826620

Leia mais

MANUAL TÉCNICO PROCEDIMENTO DE RECUPERAÇÃO DE FIRMWARE P/ FAMÍLIA WOM 5000

MANUAL TÉCNICO PROCEDIMENTO DE RECUPERAÇÃO DE FIRMWARE P/ FAMÍLIA WOM 5000 MANUAL TÉCNICO PROCEDIMENTO DE RECUPERAÇÃO DE FIRMWARE P/ FAMÍLIA WOM 5000 1. Introdução Eventualmente, caso o WOM 5000 seja desligado no meio de uma atualização de firmware ou restauração de backup (mesmo

Leia mais

Aprendendo Cocoa com Objective-C Paris Buttfield-Addison Jonathon Manning

Aprendendo Cocoa com Objective-C Paris Buttfield-Addison Jonathon Manning Aprendendo Cocoa com Objective-C Paris Buttfield-Addison Jonathon Manning Novatec Authorized Portuguese translation of the English edition of titled Learning Cocoa with Objective-C 3E ISBN 9781449318499

Leia mais

O Sistema de Computação

O Sistema de Computação O Sistema de Computação Arquitetura de Computadores Prof. Vilson Heck Junior O Sistema de Computação INTRODUÇÃO Introdução Sistemas Computacionais podem ser divididos em camadas: Aplicativos Sistema Operacional

Leia mais

MINICURSO DE ARDUINO AULA 01. Gabriel de Melo Souza Lucas Nunes de Carvalho Max Rodrigues Marques Victor Paiva de Oliveira

MINICURSO DE ARDUINO AULA 01. Gabriel de Melo Souza Lucas Nunes de Carvalho Max Rodrigues Marques Victor Paiva de Oliveira Gabriel de Melo Souza Lucas Nunes de Carvalho Max Rodrigues Marques Victor Paiva de Oliveira PET Engenharia Elétrica UFRN ufrnpetee@gmail.com facebook.com/ufrnpetee MINICURSO DE ARDUINO AULA 01 SUMÁRIO

Leia mais