A Experiência de Núcleos Convergentes e Multimidiáticos do PET-RTV

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A Experiência de Núcleos Convergentes e Multimidiáticos do PET-RTV"

Transcrição

1 A Experiência de Núcleos Convergentes e Multimidiáticos do PET-RTV Giovani Vieira MIRANDA 1 Alexandre Santana FURLAN 2 Beatriz Brandão HAGA 3 Caroline Pereira dos Santos LIMA 4 Fernanda Grisi BARBAN 5 Giovanna Diniz dos SANTOS 6 Jakeline Lourenço da SILVA 7 Kelly De Conti RODRIGUES 8 Keytyane Verônica da Silva MEDEIROS 9 Luana Rodriguez ALVES 10 Mariana Barone BELO 11 Mariana de Sousa CAIRES 12 Marília Luiza Néspoli FERREIRA 13 Marjory KUMABE 14 Nathália dos Santos ROCHA 15 1 Aluno líder do grupo e estudante do 7º Semestre do Curso de Comunicação Social Jornalismo na FAAC/Unesp/Bauru. Coordenador Discente do PET-RTV, giovanivmiranda@gmail.com. 2 Estudante do 5º Semestre do Curso de Design na FAAC/Unesp/Bauru, a.sfurlan@gmail.com. 3 Estudante do 7º Semestre do Curso de Comunicação Social Jornalismo na FAAC/Unesp/Bauru, e- mail: bia_bhaga@hotmail.com 4 Estudante do 5º Semestre do Curso de Comunicação Social Jornalismo na FAAC/Unesp/Bauru, e- mail: carolinilimap@gmail.com. 5 Estudante do 7º Semestre do Curso de Comunicação Social - Radialismo na FAAC/Unesp/Bauru, e- mail: fernanda.barban@hotmail.com. 6 Estudante do 3º Semestre do Curso de Comunicação Social - Jornalismo na FAAC/Unesp/Bauru, dsgiovanna@gmail.com. 7 Estudante do 7º. Semestre do Curso de Comunicação Social Jornalismo na FAAC/Unesp/Bauru, e- mail: lourenço.jakeline@gmail.com. 8 Estudante do 7º Semestre do Curso de Comunicação Social Jornalismo na FAAC/Unesp/Bauru, e- mail: decontik@yahoo.com.br. 9 Estudante do 3º Semestre do Curso de Comunicação Social - Jornalismo na FAAC/Unesp/Bauru, keytyane.medeiros@gmail.com. 10 Estudante do 7º. Semestre do Curso de Comunicação Social Jornalismo na FAAC/Unesp/Bauru, e- mail: luana.ra91@hotmail.com. 11 Estudante do 7º Semestre do Curso de Comunicação Social - Radialismo na FAAC/Unesp/Bauru, e- mail: marianabbelo@gmail.com. 12 Estudante do 3º Semestre do Curso de Comunicação Social - Jornalismo na FAAC/Unesp/Bauru, e- mail: mariana.caires@yahoo.com.br. 13 Estudante do 5º Semestre do Curso de Comunicação Social Relações Públicas na FAAC/Unesp/Bauru, marilialnf@hotmail.com. 14 Estudante do 7º Semestre do Curso de Comunicação Social - Radialismo na FAAC/Unesp/Bauru, e- mail: marjory.kumabe@gmail.com.

2 Vinícius OLIVEIRA 16 Wagner Benito ALVES 17 Antônio Francisco MAGNONI 18 Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, Bauru, 2013 Introdução: O Programa de Educação Tutorial Interdisciplinar em Rádio e Televisão (PET- RTV) é um projeto interdisciplinar que agrega estudantes dos cursos de Radialismo, Jornalismo, Relações Públicas e Design da FAAC/UNESP de Bauru. O PET-RTV funciona desde maio de 2011, com objetivo aprimorar as ações extracurriculares de ensino, pesquisa e extensão, e induzir melhorias nos cursos de graduação abrangidos pela área interdisciplinar. Objetivos: O PET-RTV permite aos alunos bolsistas e voluntários a criação de projetos com o amparo de métodos, teorias e tecnologias. O projeto propicia que as criações do PET sejam destinadas a diversos públicos e adaptadas às plataformas digitais e estimula novos recursos e conteúdos multimidiáticos de comunicação. Os discentes envolvidos experimentam diferentes formatos e linguagens durante a produção e difusão nos campos artístico, jornalístico e educativo e desenvolvem atividades de ensino e pesquisa sobre os veículos e a cultura de comunicação contemporânea. 15 Estudante do 3º Semestre do Curso de Comunicação Social - Jornalismo na FAAC/Unesp/Bauru, e- mail: srs.nathalia@gmail.com. 16 Estudante do 5º Semestre do Curso de Design na FAAC/Unesp/Bauru, viniciusp.oliveira7@gmail.com. 17 Estudante do 5º Semestre do Curso de Comunicação Social - Jornalismo na FAAC/Unesp/Bauru, e- mail: wakkalves@gmail.com. 18 Orientador do trabalho. Tutor do Grupo PET-RTV, docente do Curso de Comunicação Social Jornalismo na FAAC/Unesp/Bauru, afmagnoni@faac.unesp.br.

3 Metodologia: O Programa de Educação Tutorial em Rádio e Televisão organiza-se em núcleos de atividades, que produzem material específico para determinada plataforma de comunicação. Cada núcleo promove reuniões internas, nas quais organizam suas atividades, posteriormente relatadas aos demais em reuniões semanais para planejar e avaliar as ações do grupo. Os encaminhamentos são enviados no formato Google Docs, possibilitando a colaboração coletiva. Cada petiano integra um ou mais núcleos, conforme o organograma: Figura 1 - A Estrutura SICOM PET

4 A Assessoria de Comunicação é responsável pela gestão da comunicação entre os membros do PET-RTV e seus públicos. Cabe a esse núcleo a monitoria da qualidade e divulgação dos produtos desenvolvidos, pelo Twitter 19 e Facebook 20, assim como a mensuração da visibilidade através do clipping com os veículos do campus e de Bauru. A Assessoria também consolida as parcerias já realizadas com o Departamento de Comunicação Social (DCSO), TV Unesp, Rádio Unesp FM, E-Colab, NeoCriativa, Locomotiva, Lecotec, Rádio Unesp Virtual e Univesp. A longo prazo, a Assessoria é responsável pela gestão de pessoas; análise dos projetos e planos de comunicação; acompanhamento dos resultados obtidos com as ações e sugestões de ações voltadas ao público interno e externo. O Núcleo de Produção Radiofônica resulta da parceria entre o PET e a Rádio Unesp FM ( Ele permite que os discentes produzam para a rádio, aprimorando sua atividade jornalística e divulgando conteúdos educativos, culturais e sociais destinados aos alunos e comunidade. Os alunos produzem o programa Cidade Universitária, além de podcasts veiculados no Portal SICOM e no site da emissora. A partir de 2013, o núcleo assume também a produção dos programas Link e do Info, além de manter as atividades já realizadas. O Núcleo de Produção Impressa é responsável pela produção do Comunica- PET, um boletim mensal distribuído digitalmente. No produto, divulga-se pesquisas e atividades desenvolvidas no campus, além de abordar temas relacionados à área de comunicação audiovisual. O Núcleo de Produção Audiovisual produz o programa Atalho, a ser divulgado pelo canal Youtube 21. Em parceria com o canal universitário da Unesp, a TV Unesp (TVU), os estudantes desenvolveram em 2012 o interprograma Link. O Portal de Notícias SICOM ( é uma plataforma digital que divulga as pesquisas e projetos do Programa, assim como os podcasts, atividades curriculares e eventos que se encaixem no objetivo da página. 19 Twitter do Grupo PET-RTV: 20 Perfil do Grupo PET-RTV: 20 Página do Grupo PET-RTV: TV/ Canal no Youtube do Grupo PET-RTV:

5 Integrado com as principais redes sociais, o Portal ganha público e interatividade. O Departamento de Artes desenvolve a identidade visual e estética para os demais núcleos do PET-RTV, além de produzir banners, cartazes e murais para o Programa. Resultados e Discussão: Desde sua criação, o PET em Rádio e Televisão tem se articulado para propiciar um ambiente interdisciplinar de aprendizado, profissionalização, extensão e pesquisa para as comunidades interna e externa. O projeto obteve resultados que refletem o sucesso de seu método, como o Prêmio Expocom de Assessoria de Imprensa no Intercom Sudeste 2012, além do reconhecimento do público interno e externo. O desenvolvimento do projeto também permite agregar conhecimentos sobre fundamentos e práticas de ensino e tem servido como fórum de discussão sobre a avaliação e atualização político-pedagógica dos cursos. O Grupo PET-RTV tem dado resultados satisfatórios, conforme demonstram os dados estatísticos da ferramenta Blogger. O Portal de Notícias SICOM-PET apresenta um número muito expressivo de visualizações. Em outubro de 2012, o blog foi acessado 8921 vezes, seguido por 5378 acessos em novembro do mesmo ano. Desde sua criação, o portal apresenta visualizações. O canal do Youtube do Núcleo de Audiovisual do grupo apresenta retorno das atividades, contabilizando uma média de 220 visualizações por vídeo. O projeto também possibilita a recriação de um ambiente de trabalho e experiência na seleção de pautas, redação e edição de notícias e produção de audiovisuais, além de permitir o contato com diferentes plataformas e linguagens. Tais fatores contribuirão para que os estudantes saiam da graduação preparados para a reflexão sobre as estratégias dos meios e das políticas de Comunicação e também disporão de mais instrumentos para atuar no mercado de trabalho.

6 Conclusão: Atualmente o PET é referência nos eventos de comunicação dentro do campus, por sua atuação em diversos meios, como o virtual, o impresso e o radiofônico, além de contar com a presença de alunos dos cursos de Jornalismo, Relações Públicas, Radialismo e Design. O Grupo PET funciona como uma estrutura complementar e extracurricular cada vez mais vital para os estudantes dos três cursos de Comunicação da FAAC/UNESP. Em razão da não obrigatoriedade do estágio profissional durante o período de formação e do mercado profissional de Bauru e região oferecerem uma quantidade de vagas muito aquém do número de formandos em cada curso de graduação, o projeto atende a demanda por atividades extracurriculares. Além disso, as ferramentas do Grupo PET contribuem para o aprimoramento da gestão de equipes, aquisição de consciência crítica acerca dos veículos de comunicação e consciência cidadã através de seus produtos que dialogam com a comunidade externa. Referências: CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra. 10 ed, CHINEM, Rivaldo. Assessoria de Imprensa: Como fazer. São Paulo: Summus Editorial. 2 ed, COBRA, Marcos. Plano estratégico de marketing. São Paulo: Atlas, DUARTE, Jorge (org.). Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e prática. São Paulo: Atlas. 2 ed, KUNCZIK, Michael. Conceitos de jornalismo: norte e sul: manual de comunicação. São Paulo: EDUSP. 2 ed, KUNSCH, Margarida. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, Relações públicas e modernidade: novos paradigmas em comunicação organizacional. São Paulo: Summus, MAFEI, Maristela. Assessoria de imprensa: como se relacionar com a mídia. São Paulo: Contexto, 2004.

A prática da Assessoria de Imprensa na UNIRON 1

A prática da Assessoria de Imprensa na UNIRON 1 A prática da Assessoria de Imprensa na UNIRON 1 Maurício Vasconcelos 2 Claudinéa Guatura 3 Faculdade Interamericana de Porto Velho - UNIRON/IUNI, Porto Velho, RO RESUMO A sociedade, de uma maneira geral,

Leia mais

Assessoria de Comunicação Social - ASCOM

Assessoria de Comunicação Social - ASCOM UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO Assessoria de Comunicação Social - ASCOM Petrolina - PE Julho de 2016 2ª Versão Apresentação A Assessoria de Comunicação Social (Ascom) da Univasf tem como

Leia mais

PROCESSO SELETIVO/2017_1 ÁREA DE ATUAÇÃO: AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE COMUNICAÇÃO

PROCESSO SELETIVO/2017_1 ÁREA DE ATUAÇÃO: AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE COMUNICAÇÃO PROCESSO SELETIVO/2017_1 ÁREA DE ATUAÇÃO: AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE COMUNICAÇÃO O curso de Comunicação Social seleciona estudantes das habilitações Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Tecnologia de Mídias

Leia mais

Prover soluções eficientes e flexíveis de TIC para que a Unifesp cumpra sua missão.

Prover soluções eficientes e flexíveis de TIC para que a Unifesp cumpra sua missão. O Departamento de Comunicação Institucional (DCI Unifesp) está subordinado à Reitoria e tem como função estabelecer as diretrizes de uma política global de comunicação para a Unifesp. Missão Prover soluções

Leia mais

EDITAL DE MONITORIA Nº 001/2017

EDITAL DE MONITORIA Nº 001/2017 EDITAL DE MONITORIA Nº 001/2017 O Diretor Geral das Faculdades Integradas Hélio Alonso, no uso de suas atribuições regimentais, torna público que estão abertas, de acordo com o que estabelece o presente

Leia mais

DizAí: jornalismo criativo 1

DizAí: jornalismo criativo 1 DizAí: jornalismo criativo 1 Andressa Bandeira SANTANA 2 Martina Wrasse SCHERER 3 Hélio ETGES 4 Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS RESUMO O jornal mural DizAí é uma atividade laboratorial

Leia mais

Relatório Anual de Comunicação

Relatório Anual de Comunicação Relatório Anual de Comunicação - 2014 Resumo Neste documento são apresentadas as estatísticas de acesso e postagens das mídias de web do Instituto Peabiru, as ferramentas desenvolvidas, análise da atividade

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina COM382 Assessoria de Comunicação e Imprensa

Programa Analítico de Disciplina COM382 Assessoria de Comunicação e Imprensa 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Comunicação Social - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

Interprograma vivendo a arte 1. Sofia Frazão Suplicy 2 Suyanne Tolentino de Souza 3. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR

Interprograma vivendo a arte 1. Sofia Frazão Suplicy 2 Suyanne Tolentino de Souza 3. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR Interprograma vivendo a arte 1 Sofia Frazão Suplicy 2 Suyanne Tolentino de Souza 3 Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR 1 Trabalho submetido ao XIX Expocom, na categoria A Audiovisual,

Leia mais

Comunicação Estratégica e Marketing AULA 7. Temas: Jornalismo

Comunicação Estratégica e Marketing AULA 7. Temas: Jornalismo Comunicação Estratégica e Marketing AULA 7 Temas: Jornalismo O Jornalismoé a área da Comunicação Social que lida com a descoberta, a produção e a divulgação de notícias, isto é, o relato de acontecimentos

Leia mais

Título: Campanha para a Semana da Comunicação Unisal 1

Título: Campanha para a Semana da Comunicação Unisal 1 Título: Campanha para a Semana da Comunicação Unisal 1 André Vitor de Macedo 2 Arlei Servidone Lovitchinovisky 3 Gleick Renan da Silva 4 Leonardo Ferrari Lopes da Silva 5 Paulo Sérgio Tomaziello 6 Centro

Leia mais

PANORAMA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING 1

PANORAMA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING 1 PANORAMA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING 1 PANOROMA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING Objetivo: apresentar trabalhos realizados pela Assessoria de Comunicação da ANAFE Meta: Colher orientações para elaboração do Plano

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS - FISE TEMPO DE TRABALHO

CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS - FISE TEMPO DE TRABALHO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS - FISE Total de vagas Anuais: 100 vagas anuais Carga Horária Total do Curso: 4.240 horas-aula Integralização do Curso: Mínimo 08 semestres Turno: Noturno Portaria de Reconhecimento

Leia mais

Portal De Notícias Unimep Jornal 1

Portal De Notícias Unimep Jornal 1 Portal De Notícias Unimep Jornal 1 Camila Floriano DUARTE 2 Cynthia Regina da Rocha SILVA 3 Fernanda Cristina PEREIRA 4 Karla Gigo MORATO 5 Vanessa Tavares GONÇALVES 6 Paulo Roberto BOTAO 7 Universidade

Leia mais

EIXO 1 PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Dimensão 8: Planejamento e Avaliação Institucional* Título da Ação (o que?

EIXO 1 PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Dimensão 8: Planejamento e Avaliação Institucional* Título da Ação (o que? ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO CCSH Questão Geral 1.1 Como você percebe a utilização dos resultados da autoavaliação como subsídio à revisão, proposição e implementação das ações

Leia mais

POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO INTERNA DA UNIMED CAMPO GRANDE Núcleo de Comunicação e Marketing agosto de 2016

POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO INTERNA DA UNIMED CAMPO GRANDE Núcleo de Comunicação e Marketing agosto de 2016 POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO INTERNA DA UNIMED CAMPO GRANDE Núcleo de Comunicação e Marketing agosto de 2016 1. INTRODUÇÃO A imagem da Unimed Campo Grande é uma responsabilidade de todos. A forma como nos comunicamos

Leia mais

EDITAL DE MONITORIA Nº 001/2016

EDITAL DE MONITORIA Nº 001/2016 EDITAL DE MONITORIA Nº 001/2016 O Diretor Geral das Faculdades Integradas Hélio Alonso, no uso de suas atribuições regimentais, torna público que estão abertas, de acordo com o que estabelece o presente

Leia mais

Comunicação Integrada: uma experiência em assessoria na Saúde Pública

Comunicação Integrada: uma experiência em assessoria na Saúde Pública Comunicação Integrada: uma experiência em assessoria na Saúde Pública Kalyne Menezes, mskalyne@gmail.com, UFG Daiana Stasiak, daiastasiak@gmail.com, UFG Silvana Coleta, silvanacoleta@gmail.com, UFG Marcelo

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL

APRESENTAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL APRESENTAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL A Agência de Certificação Ocupacional (ACERT) é parte integrante da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM) Centro de Modernização e Desenvolvimento da Administração

Leia mais

Vídeo de divulgação do FUSCA Bryan José Ferreira de SOUZA 2 Adryan Kaike FORTALEZA 3 Emanuel José Machado DUARTE 4 Laércio Cruz ESTEVES 5

Vídeo de divulgação do FUSCA Bryan José Ferreira de SOUZA 2 Adryan Kaike FORTALEZA 3 Emanuel José Machado DUARTE 4 Laércio Cruz ESTEVES 5 Vídeo de divulgação do FUSCA 2013 1 Bryan José Ferreira de SOUZA 2 Adryan Kaike FORTALEZA 3 Emanuel José Machado DUARTE 4 Laércio Cruz ESTEVES 5 Faculdade Estácio do Pará, Belém, PA RESUMO O FUSCA Festival

Leia mais

O blog que só mostra o que a Região Serrana do Rio tem de melhor para oferecer!

O blog que só mostra o que a Região Serrana do Rio tem de melhor para oferecer! O blog que só mostra o que a Região Serrana do Rio tem de melhor para oferecer! O BLOG APRESENTAÇÃO: Bem-vindo a era da interatividade e do marketing de conteúdo. Só na internet você pode expor sua marca

Leia mais

HISTÓRICO DAS REVISÕES

HISTÓRICO DAS REVISÕES Página 1 de 7 HISTÓRICO DAS REVISÕES REVISÃO DATA DESCRIÇÃO 00 06/02/2015 Emissão inicial 1. OBJETIVO Criar uma sistemática de produção e disseminação de notícias institucionais para os diversos públicos

Leia mais

Grade Curricular - Comunicação Social. Habilitação em Publicidade e Propaganda - matutino

Grade Curricular - Comunicação Social. Habilitação em Publicidade e Propaganda - matutino Grade Curricular - Comunicação Social Habilitação em Publicidade e Propaganda - matutino SEMESTRE 1 CCA0218 Língua Portuguesa - Redação e Expressão Oral I 4 0 4 CCA0258 Fundamentos de Sociologia Geral

Leia mais

Pensando a comunicação estratégica para o Campus XIV da UNEB. Renilson Silva Bacharelando em Rádio e TV

Pensando a comunicação estratégica para o Campus XIV da UNEB. Renilson Silva Bacharelando em Rádio e TV Pensando a comunicação estratégica para o Campus XIV da UNEB Renilson Silva Bacharelando em Rádio e TV Objetivo Busca-se traduzir neste projeto as estratégias de comunicação organizacional para divulgar

Leia mais

DELIBERAÇÃO Nº 06, DE 31 DE JANEIRO DE 2017

DELIBERAÇÃO Nº 06, DE 31 DE JANEIRO DE 2017 DELIBERAÇÃO Nº 06, DE 31 DE JANEIRO DE 2017 O DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO, tendo em vista a decisão tomada em sua 333ª Reunião Ordinária, realizada em 31 de janeiro de 2017, e considerando

Leia mais

A experiência da Assessoria de Comunicação dos grupos de Educação Tutorial na UFJF 1

A experiência da Assessoria de Comunicação dos grupos de Educação Tutorial na UFJF 1 A experiência da Assessoria de Comunicação dos grupos de Educação Tutorial na UFJF 1 Isabela LOURENÇO 2 Caio Cardoso de QUEIROZ 3 Francisco José Paoliello PIMENTA 4 Universidade Federal de Juiz de Fora,

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas. Ênfase Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas Ênfase Identificação Disciplina 0003202A - História da Comunicação Docente(s) Maria Cristina Gobbi Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS DA AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE JORNALISMO (AgexJor/Unipampa)

EDITAL DE SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS DA AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE JORNALISMO (AgexJor/Unipampa) EDITAL DE SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS DA AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE JORNALISMO (AgexJor/Unipampa) A coordenação da Agência Experimental de Jornalismo (AgexJor) da Unipampa informa que estarão abertas, no período

Leia mais

Agência Experimental de Notícias Unifavip/Devry 1

Agência Experimental de Notícias Unifavip/Devry 1 Agência Experimental de Notícias Unifavip/Devry 1 Hayale Thaísa Silva GUIMARÃES 2 José Lafaete VAZ 3 José Wilker MEDEIROS 4 Iraê Pereira MOTA 5 Centro Universitário do Vale do Ipojuca (Unifavip/Devry),

Leia mais

- REGIMENTO INTERNO. Secretaria de Comunicação. Leis Nº 6.529/05 e Nº 6.551/06, Decretos Nº /06 e Nº

- REGIMENTO INTERNO. Secretaria de Comunicação. Leis Nº 6.529/05 e Nº 6.551/06, Decretos Nº /06 e Nº - REGIMENTO INTERNO Secretaria de Comunicação Leis Nº 6.529/05 e Nº 6.551/06, Decretos Nº 12.659/06 e Nº 15.052 I - Secretaria Executiva: - assessorar o Secretário Municipal no exercício de suas atribuições;

Leia mais

Agentes de Comunicação

Agentes de Comunicação Agentes de Comunicação UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA REITOR Lourisvaldo Valentim da Silva VICE-REITORA Adriana dos Santos Marmori Lima CHEFE DE GABINETE Lídia Boaventura PRÓ-REITOR DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

Leia mais

Três razões indiscutíveis para anunciar online!

Três razões indiscutíveis para anunciar online! Mídia Kit Três razões indiscutíveis para anunciar online! Brasil conectado Mais de 58% dos brasileiros acessam a internet. São mais de 120 milhões de pessoas. Pesquisa = Internet A internet é a primeira

Leia mais

Veículo Experimental de Comunicação Institucional Direito em Júbilo 1

Veículo Experimental de Comunicação Institucional Direito em Júbilo 1 Veículo Experimental de Comunicação Institucional Direito em Júbilo 1 Luiza de Almeida Tavares 2 Eliana Sales de Oliveira 3 Laio Peres Santos Silva 4 Wellington Teixeira Lisboa 5 Universidade Católica

Leia mais

Alianças às tradições

Alianças às tradições Alianças às tradições PRÊMIO ABERJE 2010 Categoria: Comunicação Integrada CENÁRIO A Vale adotou em 2009 o posicionamento de marca Vale. Cada vez mais verde. E amarela. Investiu US$ 166 milhões em ações

Leia mais

Campus Sorriso. FORMULÁRIO PARA COLETA DE OPINIÕES DOS DISCENTES Questionário Avaliação Discente CPA SRS 3 semestre Gestão ambiental

Campus Sorriso. FORMULÁRIO PARA COLETA DE OPINIÕES DOS DISCENTES Questionário Avaliação Discente CPA SRS 3 semestre Gestão ambiental Campus Sorriso FORMULÁRIO PARA COLETA DE OPINIÕES DOS DISCENTES Questionário Avaliação Discente CPA SRS 3 semestre Gestão ambiental Esta pesquisa tem por objetivo obter informações sobre as variáveis em

Leia mais

Planejamento de Comunicação Organizacional da Unidade ULBRA São Mateus 1

Planejamento de Comunicação Organizacional da Unidade ULBRA São Mateus 1 Planejamento de Comunicação Organizacional da Unidade ULBRA São Mateus 1 Vitória Dias da SILVA 2 Bruna Teixeira SANTOS 3 Luana Cruz ARAUJO 4 Professora Anelise CARVALHO 5 Universidade Luterana do Brasil

Leia mais

Comunicação Sistema CNDL

Comunicação Sistema CNDL Comunicação Sistema CNDL Objetivos Posicionar a Comunicação do Sistema CNDL de acordo com as diretrizes do planejamento 2015-2017 Alcançar uma comunicação consistente e padronizada para os públicos Gerar

Leia mais

BOLSA BIG PARA O PROJETO SONORIDADES LITERÁRIAS. Responsável: Joana de Fátima Rodrigues (Depto. de Letras)

BOLSA BIG PARA O PROJETO SONORIDADES LITERÁRIAS. Responsável: Joana de Fátima Rodrigues (Depto. de Letras) 1 BOLSA BIG PARA O PROJETO SONORIDADES LITERÁRIAS Responsável: Joana de Fátima Rodrigues (Depto. de Letras) 6 - Setor ou departamento de lotação do proponente: Departamento de Letras Cursos de preferência

Leia mais

Caracterização e objetivos do PET

Caracterização e objetivos do PET UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE EDUCAÇÂO TUTORIAL - PET EDITAL DE SELEÇÃO PARA TUTOR(A) DO GRUPO PET CIVIL (2016) A PROGRAD divulga, pelo presente edital,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CAMPUS FREDERICO WESTPHALEN CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CAMPUS FREDERICO WESTPHALEN CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CAMPUS FREDERICO WESTPHALEN CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL EDITAL DE SELEÇÃO PARA NOVOS MEMBROS DO GRUPO PET ENGENHARIA FLORESTAL-FW O Grupo

Leia mais

V Encontro Regional Governador Valadares

V Encontro Regional Governador Valadares V Encontro Regional Governador Valadares Reunião com Registradores da Região V Encontro Regional Governador Valadares PROJETO CORI-MG CONECTADO CORI-MG CONECTADO Projeto idealizado para fortalecer a imagem

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS E ESTÁGIOS PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS E ESTÁGIOS PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS E ESTÁGIOS PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL - PET EDITAL PRE Nº 27/2017 (INTEGRANTES DISCENTES PET de Engenharia Mecânica/UAEM)

Leia mais

Comunicação no Banco Central

Comunicação no Banco Central Comunicação no Banco Central Nossa pauta Por que se comunicar Comunicação corporativa como campo de trabalho Produtos e veículos de comunicação no Banco Central Bons produtos e bons resultados Dificuldades

Leia mais

PROGRAMA DE COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E DE INOVAÇÃO - PCCT SELEÇÃO DE BOLSISTAS

PROGRAMA DE COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E DE INOVAÇÃO - PCCT SELEÇÃO DE BOLSISTAS PROGRAMA DE COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E DE INOVAÇÃO - PCCT SELEÇÃO DE BOLSISTAS A Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais - FAPEMIG torna público que está aberto o processo de seleção de

Leia mais

Pipocando 1. Monique Francisca DA SILVA 2 Monica Bonsembiante CAMPANA 3 Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS

Pipocando 1. Monique Francisca DA SILVA 2 Monica Bonsembiante CAMPANA 3 Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS Pipocando 1 Monique Francisca DA SILVA 2 Monica Bonsembiante CAMPANA 3 Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS Resumo Desenvolvido, experimentalmente, por estagiários e voluntários da Agência Experimental

Leia mais

EDITAL 058/2013 PROGRAD/CIPEAD

EDITAL 058/2013 PROGRAD/CIPEAD EDITAL 058/2013 PROGRAD/CIPEAD EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA COMPLEMENTAR DE CURSISTAS PARA O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO POLO IBAITI A Universidade Federal do Paraná (UFPR),

Leia mais

Caracterização e objetivos do PET

Caracterização e objetivos do PET UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE EDUCAÇÂO TUTORIAL - PET EDITAL DE SELEÇÃO PARA TUTOR(A) DO GRUPO PET CIÊNCIAS SOCIAIS EDITAL Nº 01/2017 A PROGRAD divulga,

Leia mais

Evento Top Of Brands

Evento Top Of Brands Evento Top Of Brands 2009 1 Ana Helena Cassas Salles Machado 2 Danusa Raissa Vanuchi Dias Ratto Lopes Pereira Gabriela Bechelli Marques Baldassin Juliana Ramos da Silva Lucas Rodrigues Piovesan Marcella

Leia mais

Subprocuradoria-Geral de Justiça de Relações Externas

Subprocuradoria-Geral de Justiça de Relações Externas Subprocuradoria-Geral de Justiça de Relações Externas Relatório de Atividades Biênio / Sumário SECRETARIA... 2 ASSESSORIA DE IMPRENSA... 14 SECRETARIA Recebimento, análise e encaminhamento de documentos

Leia mais

PROJETO ESPECIAL CANNES. Janeiro/2017

PROJETO ESPECIAL CANNES. Janeiro/2017 PROJETO ESPECIAL CANNES Janeiro/2017 O Festival CANNES LIONS é a premiação de maior prestígio do mercado publicitário e o ponto de encontro mundial para profissionais da indústria da comunicação. Um evento

Leia mais

NORMAS PARA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO EM JORNALISMO

NORMAS PARA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO EM JORNALISMO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DEPARTAMENTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO COLEGIADO DO CURSO JORNALISMO NORMAS PARA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

Leia mais

A ESPIRAL DA CULTURA CIENTÍFICA

A ESPIRAL DA CULTURA CIENTÍFICA CONTECC 2016 - Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia 29 de agosto a 1 de setembro de 2016 A ESPIRAL DA CULTURA CIENTÍFICA Carlos Vogt Coordenador do Laboratório de Estudos Avançados

Leia mais

PROJETO TUTOR UNIVERSITÁRIO. 1. Objetivo e escopo do projeto-piloto

PROJETO TUTOR UNIVERSITÁRIO. 1. Objetivo e escopo do projeto-piloto PROJETO TUTOR UNIVERSITÁRIO 1. Objetivo e escopo do projeto-piloto O Tutor Universitário é um programa-piloto proposto pelo Fórum das Entidades Representantes do Ensino Superior, para desenvolver o conhecimento

Leia mais

1º FÓRUM IBERO-AMERICANO DE AUDIOVISUAL E ARRANJOS PRODUTIVOS (FIAA 2012)

1º FÓRUM IBERO-AMERICANO DE AUDIOVISUAL E ARRANJOS PRODUTIVOS (FIAA 2012) 1º FÓRUM IBERO-AMERICANO DE AUDIOVISUAL E ARRANJOS PRODUTIVOS (FIAA 2012) APRESENTAÇÃO Entre os dias 28 de maio e 01 de junho, será realizado I Fórum Ibero-Americano de Audiovisual e Arranjos Produtivos

Leia mais

Relatório de mídia Julho a Dezembro de 2016

Relatório de mídia Julho a Dezembro de 2016 Relatório de mídia Julho a Dezembro de 2016 Contexto brasileiro Demissões em massa no meio jornalístico Eleições municipais Olimpíadas e Paralimpíadas Rio 2016 Avaliação qualitativa O segundo semestre

Leia mais

Macacos Digitais: ideias primatas para um mundo em transformação 1

Macacos Digitais: ideias primatas para um mundo em transformação 1 Macacos Digitais: ideias primatas para um mundo em transformação 1 Ricardo CABRAL 2 Erick DAU 3 Mohammed ELHAJJI 4 Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ RESUMO O presente trabalho

Leia mais

A evolução do comércio de bens e serviços no desenvolvimento socioeconômico de Juiz de Fora.

A evolução do comércio de bens e serviços no desenvolvimento socioeconômico de Juiz de Fora. 1. OBJETIVO O Prêmio Oddone Turolla de Jornalismo tem como objetivo o reconhecimento à importância do trabalho da imprensa e, sobretudo, dos jornalistas, além de estimular, divulgar, apoiar, incentivar

Leia mais

10º Prêmio ABAG/RP de Jornalismo José Hamilton Ribeiro. Regulamento

10º Prêmio ABAG/RP de Jornalismo José Hamilton Ribeiro. Regulamento 10º Prêmio ABAG/RP de Jornalismo José Hamilton Ribeiro Regulamento O 10ª Prêmio ABAG/RP de Jornalismo José Hamilton Ribeiro será regido pelo presente Regulamento: O Prêmio ABAG/RP de Jornalismo José Hamilton

Leia mais

RÁDIO UNIVERSIDADE FM

RÁDIO UNIVERSIDADE FM RÁDIO UNIVERSIDADE FM Histórico Criada em 30 de março de 1974, através da Resolução nº 217/74, a Rádio Universidade (UEL) FM, entrou no ar em 06 de junho de 1990. Em 31 de julho de 2009 voltou a ser Órgão

Leia mais

RELATÓRIO 1º SEMESTRE 2013 MARKETING E EVENTOS

RELATÓRIO 1º SEMESTRE 2013 MARKETING E EVENTOS RELATÓRIO 1º SEMESTRE 2013 MARKETING E EVENTOS Mega Construção Horas por Projeto Relatório detalhado por cliente interno (Balanço de Horas Desde Março/13) Relatório detalhado por projetos Mega Construção

Leia mais

EDITAL N.º 262/2016 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL: SELEÇÃO DE TUTOR PET CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

EDITAL N.º 262/2016 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL: SELEÇÃO DE TUTOR PET CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EDITAL N.º 262/216 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL: SELEÇÃO DE TUTOR PET CIÊNCIAS BIOLÓGICAS O VICE-REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna pública

Leia mais

Diretriz Nacional de Comunicação. Sistema Unimed

Diretriz Nacional de Comunicação. Sistema Unimed Diretriz Nacional de Comunicação Sistema Unimed Diretriz de Comunicação Definição Política ou Diretriz de Comunicação é um processo articulado de definição de valores, objetivos, diretrizes, normas e estruturas,

Leia mais

FIC -LISTA DE CANDIDATOS APROVADOS SELEÇÃO DE MONITORIA 2017

FIC -LISTA DE CANDIDATOS APROVADOS SELEÇÃO DE MONITORIA 2017 FIC -LISTA DE CANDIDATOS APROVADOS SELEÇÃO DE MONITORIA 2017 TABELA 1: 1º SEMESTRE 2017 CURSO DISCIPLINA QTDE. VAGAS PROFESSOR (A) ORIENTADOR (A) ALUNOS APROVADOS Produção Audiovisual 1 Alexandre Santos

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO NÚCLEO DE TELEVISÃO E RÁDIOS UNIVERSITÁRIAS - NTVRU

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO NÚCLEO DE TELEVISÃO E RÁDIOS UNIVERSITÁRIAS - NTVRU SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO NÚCLEO DE TELEVISÃO E RÁDIOS UNIVERSITÁRIAS - NTVRU EDITAL Nº 01/2016 SELEÇÃO DE ESTUDANTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFPE PARA O PROGRAMA DE

Leia mais

ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO DO COLÉGIO POLITÉCNICO DA UFSM

ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO DO COLÉGIO POLITÉCNICO DA UFSM ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO DO COLÉGIO POLITÉCNICO DA UFSM EIXO 1 PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Dimensão 8: Planejamento e Avaliação 1 Publicização dos resultados no sítio

Leia mais

VOTO CONSU de 26/04/2012 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA

VOTO CONSU de 26/04/2012 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA VOTO CONSU 2012-04 de 26/04/2012 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA 2012 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º O Programa de Monitoria do Centro Universitário Adventista de São Paulo UNASP é um programa

Leia mais

apresenta Grupo Girino espetáculo

apresenta Grupo Girino espetáculo apresenta Grupo Girino espetáculo Apresentação MetaForMose é um espetáculo de teatro de bonecos que aborda a temática da metamorfose e das transformações e anseios da condição humana. O espetáculo é fruto

Leia mais

Tainah VERAS 1 Maria Eugênia PORÉM 2 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, SP

Tainah VERAS 1 Maria Eugênia PORÉM 2 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, SP Atuação multidisciplinar em atividades de comunicação na Televisão Universitária Unesp: relato de experiência do NRPTVU 1 Tainah VERAS 1 Maria Eugênia PORÉM 2 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita

Leia mais

Portal Toque da Ciência: jornalismo científico em diferentes linguagens 1

Portal Toque da Ciência: jornalismo científico em diferentes linguagens 1 Portal Toque da Ciência: jornalismo científico em diferentes linguagens 1 Lydia Rodrigues SOUZA 2 Aline Ferreira PÁDUA 3 Gabriela Vanni ARROYO 4 Angela Maria Grossi de CARVALHO 5 Juliano Maurício de CARVALHO

Leia mais

O BLOG DO CAMINHONEIRO

O BLOG DO CAMINHONEIRO MIDIA KIT -2017 O BLOG DO CAMINHONEIRO O BLOG DO CAMINHONEIRO ESTÁ HÁ SETE ANOS LEVANDO INFORMAÇÃO DE QUALIDADE PARA MILHARES DE CAMINHONEIROS NO BRASIL http://blogdocaminhoneiro.com ÍNDICE ESTATÍTICAS...PAG.04

Leia mais

O Cineclube Carcará e a Modernidade: o Blog Como Ferramenta de Aproximação com o Público 1

O Cineclube Carcará e a Modernidade: o Blog Como Ferramenta de Aproximação com o Público 1 O Cineclube Carcará e a Modernidade: o Blog Como Ferramenta de Aproximação com o Público 1 Rodrigo Castro Forte CARDOSO 2 Gustavo Fernandes Paravizo MIRA 3 Thiago Alves da SILVA 4 Carlos Frederico de Brito

Leia mais

QUEM SOMOS SUA AGÊNCIA ONLINE DE PRODUÇÃO, MARKETING E CONTEÚDO

QUEM SOMOS SUA AGÊNCIA ONLINE DE PRODUÇÃO, MARKETING E CONTEÚDO QUEM SOMOS SUA AGÊNCIA ONLINE DE PRODUÇÃO, MARKETING E CONTEÚDO Some prática, profissionalismo, inovação e retorno. O resultado da equação é a mistura da Sorella Studio. O conceito de agência online amplia

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PUBLICIDADE E PROPAGANGA

EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PUBLICIDADE E PROPAGANGA EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PUBLICIDADE E PROPAGANGA 1) ASSESSORIA E CONSULTORIA EM COMUNICAÇÃO O mapeamento do campo de atuação em assessoria e consultoria em comunicação, baseado na

Leia mais

Projeto de Comunicação Integrada: Pe. Paulo Manna 1

Projeto de Comunicação Integrada: Pe. Paulo Manna 1 Projeto de Comunicação Integrada: Pe. Paulo Manna 1 Mirna MONTE VERDE 2 Tayana NAZARIO 3 Yandrei FARIAS 4 Helon COELHO 5 Emiliana MONTEIRO 6 Universidade Federal do Amazonas, Campus Parintins, AM RESUMO

Leia mais

RESOLUÇÃO CFN Nº 529 de 24 DE NOVEMBRO DE 2013

RESOLUÇÃO CFN Nº 529 de 24 DE NOVEMBRO DE 2013 Página 1 de 6 RESOLUÇÃO CFN Nº 529 de 24 DE NOVEMBRO DE 2013 Aprova o regulamento sobre a Política Nacional de Comunicação (PNC) no âmbito do Sistema CFN/CRN e dá outras providências. O Conselho Federal

Leia mais

Modalidade 1: Estágio em impressos ou internet

Modalidade 1: Estágio em impressos ou internet MODALIDADES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Modalidade 1: internet internet: planejamento Estágio 1 8º/10 90h 06h editorial adequado ao público-alvo. Pré-produção e produção de notícias e reportagens, considerando

Leia mais

COMUNICAÇÃO SOCIAL JORNALISMO E MULTIMEIOS

COMUNICAÇÃO SOCIAL JORNALISMO E MULTIMEIOS COMUNICAÇÃO SOCIAL JORNALISMO E MULTIMEIOS 1 Semestre INTRODUÇÃO À COMUNICAÇÃO COM086, 60H EMENTA: Discute a comunicação humana e etapas da sua evolução. Comunicação, linguagem, meios e processos de significação:

Leia mais

PROJETO DE ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL FARIAS BRITO 1

PROJETO DE ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL FARIAS BRITO 1 PROJETO DE ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL FARIAS BRITO 1 Marília PEDROZA 2 Antônio SIMÕES 3 Universidade de Fortaleza (Unifor), Fortaleza, CE RESUMO Este artigo descreve a concepção

Leia mais

PLANO DE AÇÃO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO NA MÍDIA LOCAL

PLANO DE AÇÃO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO NA MÍDIA LOCAL PLANO DE AÇÃO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO NA MÍDIA LOCAL PROPOSTA DE AÇÃO Criar um Observatório para mapear a cobertura realizada pela imprensa local sobre o tema da educação, a fim de ampliar sua visibilidade

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES: CURRÍCULO

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES: CURRÍCULO CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE - FACIBIS CURSO DE PSICOLOGIA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES: CURRÍCULO 2009.2 COORDENAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA BELO

Leia mais

ESTATÍSTICAS. Visitas mensais Média de visitas mensais (média de outubro a dezembro de 2016)

ESTATÍSTICAS. Visitas mensais Média de visitas mensais (média de outubro a dezembro de 2016) O PORTAL O Portal Ônibus Paraibanos entrou no ar no dia 29 de setembro de 2011, como parte integrante dos trabalhos de pesquisa e coleta de dados do grupo Paraíba Bus Team, o qual surgiu em 2007. Com o

Leia mais

Detalhamento da Ação (Como?) Seleção do bolsista da CSA para auxiliar os trabalhos de estruturação da comissão setorial do NTE/UFSM

Detalhamento da Ação (Como?) Seleção do bolsista da CSA para auxiliar os trabalhos de estruturação da comissão setorial do NTE/UFSM Total de Recursos R$ 95.000,00 EIXO 1 PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Dimensão 8: Planejamento e Avaliação Institucional* Nº da Título da 1 Organização e estruturação da CSA-NTE 3. Lançamento da

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. A articulação das atividades de pesquisa, com as demais atividades acadêmicas, é...

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. A articulação das atividades de pesquisa, com as demais atividades acadêmicas, é... A articulação das atividades de pesquisa, com as demais atividades acadêmicas, é... Página 1944 de 4930 A qualidade do ensino ministrado pelos professores, ao longo do seu curso, tem sido... Página 1945

Leia mais

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM BIOTECNOLOGIA I/2015

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM BIOTECNOLOGIA I/2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM BIOTECNOLOGIA I/2015 Coordenação de Estágios do Curso de Biotecnologia da Universidade

Leia mais

REGULAMENTO PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES (JOR90) 1

REGULAMENTO PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES (JOR90) 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CENTRO DE COMUNICAÇÃO, LETRAS E ARTES VISUAIS CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL HABILITAÇÃO EM JORNALISMO REGULAMENTO PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES (JOR90) 1 Boa Vista-RR 2014

Leia mais

DIFUSÃO E DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO

DIFUSÃO E DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO DIFUSÃO E DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO A Espiral da Cultura Científica Carlos Vogt Coordenador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo Labjor/Unicamp Presidente da Universidade Virtual

Leia mais

Os veículos de comunicação ideais para auxiliar o seu negócio e a sua. O seu público mais perto da sua marca!

Os veículos de comunicação ideais para auxiliar o seu negócio e a sua. O seu público mais perto da sua marca! Os veículos de comunicação ideais para auxiliar o seu negócio e a sua 2017 O seu público mais perto da sua marca! Mídia Kit Quem acessa A Mundo Agro Editora tem a grata satisfação de, primeiramente, agradecer

Leia mais

MBA EM MARKETING E ESTRATÉGIAS DIGITAIS

MBA EM MARKETING E ESTRATÉGIAS DIGITAIS PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA EM MARKETING E ESTRATÉGIAS DIGITAIS Objetivos do Curso O curso tem como objetivo fundamental desenvolver competências para atuar de acordo com as tecnologias de informação

Leia mais

USCS CALENDÁRIO DE PROVAS 1º SEMESTRE DE ESCOLA COMUNICAÇÃO NÚCLEO COMUM 01AN - SALA /04 04/04 05/04 06/04 07/04

USCS CALENDÁRIO DE PROVAS 1º SEMESTRE DE ESCOLA COMUNICAÇÃO NÚCLEO COMUM 01AN - SALA /04 04/04 05/04 06/04 07/04 USCS 2017 - CALENDÁRIO DE PROVAS 1º SEMESTRE DE 2017 - ESCOLA COMUNICAÇÃO NÚCLEO COMUM 01AN - SALA - 83 Edição em Áudio e vídeo Roberto Bazanini Fernando Luiz Edição em Áudio e Filosofia, Comunicação e

Leia mais

Avaliar o ensino de graduação sob a ótica dos discentes e docentes do CCSA e, assim, elaborar propostas de atuação por curso para o NADis.

Avaliar o ensino de graduação sob a ótica dos discentes e docentes do CCSA e, assim, elaborar propostas de atuação por curso para o NADis. * Avaliar o ensino de graduação sob a ótica dos discentes e docentes do CCSA e, assim, elaborar propostas de atuação por curso para o NADis. Instrumento de coleta de dados Ficha com perfil acadêmico-profissional.

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO CÓDIGO 042 CÓD. CURSO 42951 CÓD. DISC. 120.3536.1 UNIDADE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS CURSO PROPAGANDA, PUBLICIDADE E CRIAÇÃO DISCIPLINA PROCESSOS DE CRIAÇÃO PROJETO II ETAPA 5ª CH ANO 2011 OBJETIVO

Leia mais

JORNALISTAS PRODUZINDO CONTEÚDO PARA A AGÊNCIA DE NOTÍCIAS. Jornalistas especializados em mercado financeiro, econômico e político.

JORNALISTAS PRODUZINDO CONTEÚDO PARA A AGÊNCIA DE NOTÍCIAS. Jornalistas especializados em mercado financeiro, econômico e político. 30 JORNALISTAS PRODUZINDO CONTEÚDO PARA A AGÊNCIA DE NOTÍCIAS Jornalistas especializados em mercado financeiro, econômico e político. Jornalistas especializados em conteúdo noticioso para impresso, online,

Leia mais

APRESENTAÇÃO. TOPBLOG 2015/2016 Arte e Cultura Juri Popular. TOPBLOG 2013/2014 Comunicação e Marketing Juri Técnico

APRESENTAÇÃO. TOPBLOG 2015/2016 Arte e Cultura Juri Popular. TOPBLOG 2013/2014 Comunicação e Marketing Juri Técnico MÍDIA KIT APRESENTAÇÃO O Design Culture é um portal que aborda assuntos relacionados à criatividade, Design, Publicidade e Comunicação, Cultura, Artes, Ações Criativas e Empreendedoras. Fundado em 2012

Leia mais

Uma Nova Visão de Gestão

Uma Nova Visão de Gestão Uma Nova Visão de Gestão Fluminense Football Club CENÁRIO Em março de 2011, a FSB assumiu a comunicação interna do Fluminense Football Club para um período de um ano. Os únicos veículos dirigidos ao público

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL EDITAL DE SELEÇÃO 1/2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL EDITAL DE SELEÇÃO 1/2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL EDITAL DE SELEÇÃO 1/2015 O torna pública a abertura do processo de SELEÇÃO de

Leia mais

DIFUSÃO E DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO

DIFUSÃO E DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO DIFUSÃO E DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO A Espiral da Cultura Científica Carlos Vogt Coordenador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo Labjor/Unicamp Presidente da Universidade Virtual

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DA DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES PÚBLICAS

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DA DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES PÚBLICAS RELATÓRIO DE ATIVIDADES DA DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES PÚBLICAS Antonio Samarão Gonçalves Diretor de Comunicação e Relações Públicas 2012 PLANO DE TRABALHO 2012 Campanha de filiação A Secretaria

Leia mais