Saiba mais sobre LIPOASPIRAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Saiba mais sobre LIPOASPIRAÇÃO"

Transcrição

1 Saiba mais sobre LIPOASPIRAÇÃO

2 A nossa autoestima é um conceito ou noção do valor de nós mesmos que pode ser afetada por fatores como a saúde psicológica, e também... física. Conviver com algo que nos incomoda não é fácil, principalmente quando esta situação interfere na nossa rotina, nos impede de ir a certos lugares ou de usar determinadas roupas. Nos impede, inclusive, de nos lançar para vida. Nos tornando inseguros para embarcar em projetos - tanto emocionais, quanto profissionais. Por isso, devemos concordar que todo investimento em si é muito importante. O indivíduo pode criar sua própria autoestima por meio de cuidados com o corpo, alimentação e educação. Se está pensando em realizar uma Cirurgia Plástica, agora é a hora de você investir algo muito precioso que você tem: o seu tempo. Neste ebook, depois de apenas alguns minutos, terá esclarecido muitas dúvidas à respeito da cirurgia estética mais realizada no mundo. Acompanhe tudo sobre a Lipoaspiração, cirurgia plástica que tornou-se objeto de desejo feminino e masculino, no afã de remodelar o corpo e atingir a tão desejada silhueta corporal e reconciliação com a autoestima.

3 O que é Lipoaspiração? Lipoaspiração é um procedimento cirúrgico que retira a gordura aspirando-a por meio de cânulas. Ela pode ser feita em diversas partes do corpo, desde que haja gordura localizada. Qual a principal motivação para procurarem a Lipoaspiração? O principal fator que motiva a procura por uma lipoaspiração é a insatisfação com gorduras localizadas em regiões como o abdome, coxas, costas, culote, pescoço, joelhos e braços. Como é realizada? Toda lipoaspiração se inicia com uma pequena incisão na pele (em torno de 4mm) para entrada da cânula. Injeta-se, com um tipo de agulha com ponta romba (não cortante), uma solução composta por um tipo de soro fisiológico (para aumentar o volume da gordura), adrenalina (para reduzir o sangramento) e um anestésico local (para não ter dor). O anestésico local é frequentemente usado também na anestesia geral, fazendo minimizar a necessidade de anestésicos gerais, visto que o anestésico local já está agindo. Sendo assim, todas lipoaspirações são tumescentes, ou seja, usam uma solução que incham a gordura. Depois de esperar a solução injetada agir, introduz-se uma cânula para a aspiração da gordura.

4 Como é a anestesia? A lipoaspiração e suas variações podem ser realizadas com três diferentes técnicas anestésicas: anestesia geral, peridural ou local. A lipo com anestesia local está indicada quando o paciente tem realmente pouca gordura a ser retirada (menos de um litro), e retira tudo em um único procedimento. Quanto tempo de internação? Varia de 12 a 24 horas, dependendo do tamanho da lipoaspiração. Quantos horas dura a cirurgia? Em sua maioria, pode durar de 1 a 5 horas. No entanto, não se pode acreditar que existe um tempo preciso ou determinado para a realização do procedimento. A duração sempre vai depender das áreas a serem tratadas e o grau de dificuldade técnica próprio de cada paciente, assim como a quantidade de gordura a ser retirada. Sem contar que o tempo do ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente cirúrgico, pois esta envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória.

5 Como é o Pré-operatório? Como em toda e qualquer cirurgia, é necessário preparo antes do grande dia. O paciente precisa marcar uma consulta prévia para diagnóstico e realizar alguns exames pré-operatórios para checar algumas funções como: Coagulação, anemia, rim, coração, gravidez, entre outras. Todas as questões nesta etapa serão alinhadas, como as áreas a serem tratadas para que se tenha uma noção exata do contorno que se pretende corrigir. Para se ter mais segurança, o volume aspirado não deve exceder 7% do peso corporal. Que cuidados terei que tomar antes da cirurgia? Entre a série de cuidados, podemos citar: - Fazer uma dieta equilibrada para preparar o corpo para a cirurgia; - Deve haver abstinência total do fumo (cigarros, charutos, cachimbos etc) pelo menos 1 mês antes da realização do procedimento; - Por pelo menos 30 dias antes da cirurgia, o paciente não deve tomar medicamentos sem receita médica e não abusar de bebidas alcoólicas; - Não tomar medicação que contenha ácido acetilsalicílico (ex.: AAS, Rhonal, Buferin, Aspirina), duas semanas antes porque aumenta o sangramento; - Qualquer intercorrência como doenças (gripe, febre, infecção) ou outros motivos que podem acarretar a suspensão da cirurgia, devem ser avisados com antecedência; - Programar suas atividades sociais e domésticas de modo a não se tornar indispensável a terceiros, por um período de aproximadamente duas semanas; - Providenciar acompanhante para contato, para a alta hospitalar; - No caso das mulheres, a menstruação não é impedimento à cirurgia, mas de preferência programe-a para fora do período menstrual; - Também no caso das mulheres, comunicar ao médico qualquer atraso menstrual ou possibilidade de estar grávida. estética

6 Como será o Pós-Operatório? Geralmente há edema (inchaço) e equimoses (manchas roxas), que resolvem-se sozinhos em 30 dias, na maioria dos casos. É muito importante fazer drenagens linfáticas e ultrassom pós-operatórios, para minimizar o inchaço e a formação de fibrose. Durante o 1º mês depois da Lipoaspiração, o paciente apresenta notável melhora do edema, quando então passa a notar endurecimento na área operada, decorrente da cicatrização interna. Este endurecimento melhora progressivamente durante o 2 e 3 meses, época na qual ocorre uma maior retração da pele. Como será minha recuperação após a Lipoaspiração? Fez uma lipoaspiração? Não pense que o procedimento já está encerrado! Respeitar o pós-operatório da cirurgia é a única forma de ter uma recuperação saudável e obter o resultado desejado. Uma cinta elástica deve ser usada por um mês e meio e é indicada a realização de drenagem linfática e ultrassom à partir de sete dias da cirurgia, no intuito de acelerar esta fase, reduzir o inchaço e o endurecimento. Orientações em relação à postura e com exercícios respiratórios deverão ser respeitadas. - Na maior parte das vezes o paciente pode voltar ao trabalho, caso não seja muito exigente fisicamente, após 15 dias da cirurgia. Para atividades que requer mais esforços, como academia, recomenda-se retorno após 2 meses. Ficarei com cicatrizes? As cicatrizes tem cerca de 5 mm, geralmente pouco notadas. Sou uma boa(bom) candidata(o) à cirurgia? Os melhores candidatos à cirurgia são aqueles pacientes próximos ao peso ideal e que apresentem gorduras localizadas de difícil perda com dietas. E mesmo que você julgue ser um candidato ideal para a lipoaspiração, essa decisão só pode ser tomada em conjunto com um cirurgião plástico especialista nessa técnica. Quais as contraindicações? Pacientes muito acima do peso, que necessitam grandes perdas de tecido gorduroso em áreas extensas - além de apresentarem maior risco cirúrgico (tempo de cirurgia, perda sanguínea etc), apresentam maior chance de ficar com irregularidades e flacidez. Pode haver, por exemplo, sobra de pele no pós-operatório, visto que na lipoaspiração não se retira a pele excedente.

7 Outros tipos de Lipo Lipoescultura A lipoescultura é uma lipoaspiração em que parte da gordura é usada como enxerto para aumentar o volume de outra área (ex: aumentar os glúteos ou suavizar vincos da face etc). Ambas retiram gordura, mas apenas a lipoescultura enxerta ( injeta em outro local). A lipoaspiração de várias áreas corporais é uma lipoaspiração de porte maior, mas continua sendo apenas aspiração. Mini Lipo A Mini Lipo é uma lipoaspiração realizada por setor (por partes), com volume menor lipoaspirado. A vantagem é que se trata de um procedimento menor, menos doloroso e com recuperação mais rápida. A desvantagem é o aumento das chances de irregularidades, e menos satisfação com a retirada menor de gordura.

8 Vibrolipoaspiração É realizada a partir de um aparelho que faz a cânula vibrar, facilitando a penetração na gordura. Como vantagem temos uma aspiração menos traumática, menor dor no pós-operatório e menor sangramento. Lipoaspiração Ultrassônica É a lipoaspiração em que na primeira fase da cirurgia se insere uma cânula com ponta de ultrassom, que visa liquefazer a gordura. Logo em seguida, faz-se a lipoaspiração tradicional para aspirar a gordura liquefeita e a que não foi totalmente liquefeita. A vantagem é uma menor dor pós-operatória e menor sangramento. A desvantagem é um custo adicional pelo aparelho. Lipoaspiração a Laser Assemelha-se à lipoaspiração ultra-sônica, porém a cânula emite o laser ao invés do ultrassom. A gordura é queimada pelo aquecimento gerado pelo laser. Proporciona menor sangramento, menor trauma para retirada, menos dor e maior retração da pele. A desvantagem é que a gordura é destruída pelo laser, o que prejudica o enxerto em caso de lipoescultura.

9 A Lipoaspiração emagrece? Ao contrário do que muitos pensam, ela não é realizada para emagrecer. Ela é feita para remodelar o corpo, retirar aquela gordura localizada e assim mudar o contorno corporal. A mudança na balança após a cirurgia não é tão grande quanto a aparente perda de peso que a paciente apresenta no pós-operatório. Isto se deve ao pouco peso da gordura se comparada com os outros tecidos corporais (osso, músculo, etc). Em quanto tempo atingirei o resultado definitivo? Para quem tem pressa e espera sair da sala da cirurgia com a silhueta enxuta, a má notícia é que nenhum procedimento estético mostra resultado imediato. Após a lipo, a região tratada fica inchada e para ver o resultado é preciso esperar que o corpo se recupere. Em geral, somente após o segundo ou terceiro mês de pós-operatório é possível observar uma sensível redução do edema (inchaço) e, consequentemente, ter uma ideia do resultado. Contudo, o resultado tão esperado e definitivo se evidencia depois de 6 meses após a cirurgia. Se eu tiver filhos futuramente o resultado da cirurgia será prejudicado? A mulher grávida apresenta alterações hormonais que favorecem o acúmulo de gordura, o que dificulta a manutenção do resultado de uma lipoaspiração. Uma grande parte das pacientes pode apresentar perda parcial ou total do resultado após passar por uma gestação. Mas o fator principal é o ganho de peso, isto é, muitas vezes a mulher não perde o resultado se não apresentar ganho de peso significativo durante a gestação. Após a cirurgia, sentirei muita dor? A dor é um sintoma muito comum. Ela é resultado do estímulo gerado pelas cânulas de sucção e de como o tecido foi tratado durante o procedimento. Para aliviá-la, pode ser prescrito analgésicos e antiinflamatórios. A vibrolipoaspiração, tipo de lipoaspiração realizada pelo Dr André Colaneri, é menos traumática, sendo menos dolorosa e mais segura que a tradicional. A drenagem linfática manual nesta fase é excelente para diminuir o inchaço corporal e ir aos poucos removendo as manchas roxas, sendo muito eficaz também no alívio das dores. Podendo ser realizada diariamente ou em dias alternados.

10 Como saberei se estou me recuperando bem da minha cirurgia? Muitas são as fases que o corpo passa até que a cirurgia atinja seu objetivo. Até que se consiga o resultado pretendido, ocorrerão diversas mudanças na cicatriz, na forma do abdome, no inchaço, na sensibilidade etc. Portanto, é normal que ocorra alguma preocupação no sentido de desejar o resultado final antes do tempo previsto. Toda preocupação de sua parte deverá nos ser transmitida, para que se possa tranquilizá-la com os esclarecimentos necessários. Quais os riscos e complicações mais frequentes? São raras as complicações em lipoaspiração, porém podem ser citadas: hematoma, seroma, irregularidades, infecção, trombose, cicatrizes inesteticas, manchas na pele, acidentes durante a cirurgia e problemas anestésicos. O seroma, a complicação mais comum em grandes lipoaspirações, é o acúmulo de um líquido claro na região operada, formando como uma bolsa de água. Nestes casos é feito o esvaziamento por meio de punções com resolução do problema e geralmente sem prejuízo do resultado. Podem ser usados drenos em lipoaspirações extensas, o que reduz o risco de seroma por drenar o líquido formado, evitando assim que este acumule. Contudo, posso considerar a Lipoaspiração como uma cirurgia segura? Sim, desde que seja realizada em ambiente apropriado (hospitalar), com um cirurgião plástico especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e que siga todas as regras para uma cirurgia plástica segura. Entenda melhor no tópico abaixo. Como saber se meu médico está apto a realizar a cirurgia? A lipoaspiração é uma cirurgia da especialidade da cirurgia plástica, logo somente cirurgiões plásticos devem fazê-la. O Conselho Federal de Medicina, em resolução n 1.711, específica ser a lipoaspiração uma cirurgia da especialidade da cirurgia plástica e impõe a necessidade de formação cirúrgica ao médico, ou seja, ser cirurgião. Todas estas explicações seriam dispensáveis, se não fossem os inúmeros médicos não cirurgiões plásticos realizando lipoaspirações, principalmente em clínicas e consultórios, visto que os hospitais costumam pedir o diploma de especialização do profissional para poder operar. Importante citar que o Conselho Federal de Medicina não reconhece medicina estética com especialidade, ou seja, quem não é cirurgião plástico não é especialista. Um modo simples e eficaz de comprovar a especialização do médico é conferir se ele é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, formada apenas por especialistas.

11 Conclusão Se você está incomodado(a) com o excesso de acúmulo de gordura e não vê resultados positivos com dieta ou a prática de exercícios físicos, a Lipoaspiração pode ser uma ótima aliada, sendo considerada uma das mais seguras cirurgias do mundo. Mas como em todo procedimento, o bom resultado está na indicação precisa, capacidade profissional do médico e da infraestrutura do local a ser realizado. Logo, para a maior segurança e melhor resultado, a Cirurgia Plástica de Lipoaspiração deve ser realizada por um profissional ligado à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e todos cuidados que antecedem e procedem o procedimento, deverão ser respeitados. A saúde é a maior posse. O contentamento é o maior tesouro. A confiança é o maior amigo Lao Tzu.

12 DR. ANDRÉ GONÇALVES DE FREITAS COLANERI CRM-SP Cirurgião Plástico; Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. cirurgia estética Agende uma consulta, vamos conversar. Clique aqui Acesse:

LIPOASPIRAÇÃO 01) P: QUANTOS QUILOS VOU EMAGRECER COM A LIPOASPIRAÇÃO?

LIPOASPIRAÇÃO 01) P: QUANTOS QUILOS VOU EMAGRECER COM A LIPOASPIRAÇÃO? LIPOASPIRAÇÃO Este procedimento cirúrgico tem a finalidade de remodelar o contorno corporal, através da remoção por aspiração controlada a vácuo, de gordura localizada em diferentes regiões do corpo, que

Leia mais

Cirurgias de Rosto. Cirurgia de Nariz

Cirurgias de Rosto. Cirurgia de Nariz Toda Bella Cirurgias A medicina evoluiu muito e hoje as cirurgias plásticas já são capazes de corrigir imperfeições em praticamente todas as partes do corpo. Então por que ficar insatisfeito com o espelho?

Leia mais

Evitar o uso de bebidas alcoólicas nas 48 horas que antecedem a cirurgia. Não utilizar qualquer medicação sem orientação médica.

Evitar o uso de bebidas alcoólicas nas 48 horas que antecedem a cirurgia. Não utilizar qualquer medicação sem orientação médica. Abdominoplastia Não utilizar qualquer medicação sem orientação médica. Não tomar na semana anterior a cirurgia qualquer medicação que contenha ácido acetil salicílico (AAS, Bufferin, Aspirina), Ginseng,

Leia mais

especial verão 44 Plástica & Beleza

especial verão 44 Plástica & Beleza especial verão 44 Plástica & Beleza deverão! Curvas com a proximidade da temporada do sol, começa a corrida feminina em busca do corpo perfeito. a boa notícia é que se você sonha em se submeter a uma cirurgia

Leia mais

Normalmente, as seguintes perguntas são feitas pelos(as) pacientes ao seu cirurgião plástico, por ocasião da consulta inicial:

Normalmente, as seguintes perguntas são feitas pelos(as) pacientes ao seu cirurgião plástico, por ocasião da consulta inicial: Abdominoplastia A leitura destas observações sobre a cirurgia plástica abdominal servirá para esclarecê-o(a) sobre os detalhes que certamente estão lhe interessando no momento. Existem informações errôneas

Leia mais

Reparo de Lesão do Manguito Rotador

Reparo de Lesão do Manguito Rotador Reparo de Lesão do Manguito Rotador Dr. Marcello Castiglia Especialista em Cirurgia do Ombro e Cotovelo A cirurgia para reparo de uma lesão do manguito rotador geralmente envolve a reinserção do tendão

Leia mais

Rinoplastia. Saiba como essa cirurgia pode auxiliar na harmonia do seu rosto.

Rinoplastia. Saiba como essa cirurgia pode auxiliar na harmonia do seu rosto. Rinoplastia Saiba como essa cirurgia pode auxiliar na harmonia do seu rosto. Índice 01 Entenda a Rinoplastia 02 Indicação da cirurgia de Rinoplastia quem pode fazer? 03 Quais são os passos que a paciente

Leia mais

por LIPOENXERTIA GLÚTEA: O QUE NINGUÉM TE CONTA

por LIPOENXERTIA GLÚTEA: O QUE NINGUÉM TE CONTA por LIPOENXERTIA GLÚTEA: O QUE NINGUÉM TE CONTA Você possui dúvidas sobre a lipoenxertia glútea? Descubra tudo aqui! Antes de tudo, vou me apresentar. Dr. Ricardo Nascimento Gozzano CRM SP 135172 Meu nome

Leia mais

Para esclarecer suas dúvidas reunimos nesse texto os pontos mais importantes sobre o tratamento estético. Então continue lendo para:

Para esclarecer suas dúvidas reunimos nesse texto os pontos mais importantes sobre o tratamento estético. Então continue lendo para: Endermoterapia: saiba como evitar decepções com este tratamento estético Você deseja conquistar um corpo livre das celulites e das gorduras localizadas? Mas aí vem a dúvida, será que a endermoterapia é

Leia mais

Entre eles, surge a lipoescultura gessada.

Entre eles, surge a lipoescultura gessada. O que é Lipoescultura Gessada? Descubra se esse procedimento estético é capaz de modelar o seu corpo Ter um corpo cheio de curvas e livre dos pneuzinhos é o sonho de qualquer mulher. A lipoescultura gessada

Leia mais

T E R M O D E C O N S E N T I M E N T O E S C L A R E C I D O CIRURGIA PLÁSTICA

T E R M O D E C O N S E N T I M E N T O E S C L A R E C I D O CIRURGIA PLÁSTICA Clínica: Eu, (nome completo), portador da Carteira de Identidade número, inscrito no CPF sob o número, declaro que fui devidamente informado(a) acerca do procedimento ao qual serei submetido, bem como

Leia mais

INFORMAÇÕES PRÉ-CIRÚRGICAS SOBRE LIPOASPIRAÇÃO E LIPOESCULTURA (Aprovadas pela SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA)

INFORMAÇÕES PRÉ-CIRÚRGICAS SOBRE LIPOASPIRAÇÃO E LIPOESCULTURA (Aprovadas pela SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA) 1 INFORMAÇÕES PRÉ-CIRÚRGICAS SOBRE LIPOASPIRAÇÃO E LIPOESCULTURA (Aprovadas pela SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA) O conhecimento e o entendimento das informações abaixo mencionadas são muito

Leia mais

MANUAL DO PACIENTE Dr. Paulo Vicente

MANUAL DO PACIENTE Dr. Paulo Vicente Dr. Paulo Vicente Caro, paciente! Este manual foi desenvolvido para esclarecer as dúvidas mais comuns sobre o procedimento cirúrgico que irá ser submetido. O manual está dividido em 6 partes: - COMO PROCEDER

Leia mais

INFORMAÇÕES PRÉ-CIRÚRGICAS SOBRE LIPOABDOMINOPLASTIA- DERMOLIPECTOMIA ABDOMINAL PLÁSTICA ABDOMINAL E LIPOASPIRAÇÃO

INFORMAÇÕES PRÉ-CIRÚRGICAS SOBRE LIPOABDOMINOPLASTIA- DERMOLIPECTOMIA ABDOMINAL PLÁSTICA ABDOMINAL E LIPOASPIRAÇÃO 1 INFORMAÇÕES PRÉ-CIRÚRGICAS SOBRE LIPOABDOMINOPLASTIA- DERMOLIPECTOMIA ABDOMINAL PLÁSTICA ABDOMINAL E LIPOASPIRAÇÃO (Aprovadas pela SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA) O conhecimento e o entendimento

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO O(A) paciente, ou seu responsável, declara, para todos os fins legais, especialmente do disposto no artigo 39, VI, da Lei, 8.078/90 que dá plena autorização ao

Leia mais

Lifting da Face - Terço Médio

Lifting da Face - Terço Médio Lifting da Face - Terço Médio A identidade humana é determinada primeiramente pelo rosto sua estrutura, aparência e expressões. As alterações determinadas pela idade que afetam a aparência do rosto podem

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO O (A) paciente, ou seu responsável, declara, para todos os fins legais, especialmente do disposto no artigo 39, VI, da Lei, 8.078/90 que dá plena autorização

Leia mais

Lifting da Face - Terço Inferior

Lifting da Face - Terço Inferior Lifting da Face - Terço Inferior A identidade humana é determinada primeiramente pelo rosto sua estrutura, aparência e expressões. As alterações determinadas pela idade que afetam a aparência do rosto

Leia mais

ANESTESIA. Guia do Paciente

ANESTESIA. Guia do Paciente ANESTESIA Guia do Paciente ANESTESIA Guia do Paciente Orientações para o Paciente Cirúrgico Caro Paciente e Familiares, Este Guia foi elaborado para contribuir com a sua participação e de seus familiares

Leia mais

As olheiras são uma queixa muito comum e podem surgir por diferentes motivos, como condição genética, noites mal dormidas, estresse, cansaço, alergia

As olheiras são uma queixa muito comum e podem surgir por diferentes motivos, como condição genética, noites mal dormidas, estresse, cansaço, alergia As olheiras são uma queixa muito comum e podem surgir por diferentes motivos, como condição genética, noites mal dormidas, estresse, cansaço, alergia respiratória e flacidez nas pálpebras inferiores. Porém,

Leia mais

INFORMAÇÕES PRÉ-CIRÚRGICAS SOBRE MASTOPLASTIA REDUTORA CIRURGIA DE REDUÇÃO MAMÁRIA (Aprovadas pela SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA)

INFORMAÇÕES PRÉ-CIRÚRGICAS SOBRE MASTOPLASTIA REDUTORA CIRURGIA DE REDUÇÃO MAMÁRIA (Aprovadas pela SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA) 1 INFORMAÇÕES PRÉ-CIRÚRGICAS SOBRE MASTOPLASTIA REDUTORA CIRURGIA DE REDUÇÃO MAMÁRIA (Aprovadas pela SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA) O conhecimento e o entendimento das informações abaixo mencionadas

Leia mais

O que é o Ultraformer?

O que é o Ultraformer? E-BOOK ULTRAFORMER DRA. JOSY SASAKI Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Pará UFPA, Belém/PA, possui especialização em Dermatologia pelo Hospital Estadual Darcy Vargas, São Paulo-SP. Pós-graduação

Leia mais

Dr. Marco Antonio da Rocha Costa Filho Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica CRM:

Dr. Marco Antonio da Rocha Costa Filho Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica CRM: ENXERTO DE GORDURA (Lipoenxertia) INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS SOBRE ESTE PROCEDIMENTO: 1. USO: O ENXERTO DE GORDURA (transplante de adipócitos - células de gordura) tem por objetivo atenuar sulcos, rugas e/ou

Leia mais

FORMULÁRIO TERMO DE CONSENTIMENTO CIRURGIA PLÁSTICA: ORELHAS - OTOPLASTIA

FORMULÁRIO TERMO DE CONSENTIMENTO CIRURGIA PLÁSTICA: ORELHAS - OTOPLASTIA FORMULÁRIO Código: FOR DC / SM nº 082 Data Emissão: 30/01/2017 Versão: 002 TERMO DE CONSENTIMENTO CIRURGIA PLÁSTICA: ORELHAS - OTOPLASTIA 1. PACIENTE NOME No. IDENTIDADE ÓRGÃO EXPEDIDOR DATA NASCIMENTO

Leia mais

Tudo o que você precisa saber sobre Angioplastia

Tudo o que você precisa saber sobre Angioplastia Tudo o que você precisa saber sobre Angioplastia Informações Básicas O que é Angioplastia? A Angioplastia é uma técnica bem menos traumática que a cirurgia para desobstruir as artérias. O procedimento

Leia mais

ORIENTAÇÃO A PACIENTE QUE SERÁ SUBMETIDA À CIRURGIA DE MASTOPEXIA COM PRÓTESE

ORIENTAÇÃO A PACIENTE QUE SERÁ SUBMETIDA À CIRURGIA DE MASTOPEXIA COM PRÓTESE ORIENTAÇÃO A PACIENTE QUE SERÁ SUBMETIDA À CIRURGIA DE MASTOPEXIA COM PRÓTESE Quando existe queda das mamas associada a volume mamário insuficiente, há necessidade de inclusão de próteses mais retirada

Leia mais

O que é a artroscopia?

O que é a artroscopia? A dor no joelho é um sintoma extremamente freqüente. É uma articulação das mais complexas em termos de biomecânica, estando sempre sujeita a sofrer lesões, tanto traumáticas (acidentes e quedas) quanto

Leia mais

tudo o que você precisa saber sobre o aumento das mamas Por Dr. Eduardo Braga

tudo o que você precisa saber sobre o aumento das mamas Por Dr. Eduardo Braga tudo o que você precisa saber sobre o aumento das mamas Por Dr. Eduardo Braga Se você está pensando em realizar uma cirurgia de aumento das mamas, provavelmente tem muitas dúvidas. Por isso, criamos um

Leia mais

Dr. Marco Antonio da Rocha Costa Filho Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica CRM:

Dr. Marco Antonio da Rocha Costa Filho Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica CRM: TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE TRATAMENTO E CONSENTIMENTO LIVRE INFORMADO 1- Por determinação explicita de minha vontade, eu, portador(a) da carteira de identidade (RG) número e do CPF:, por este termo, voluntariamente

Leia mais

JUNHO VERMELHO. Tipos Sanguíneos

JUNHO VERMELHO. Tipos Sanguíneos JUNHO VERMELHO A Organização Mundial da Saúde (OMS) comemora, desde 2005, o dia 14 de junho como o Dia Mundial do Doador de Sangue com intuito de conscientizar e mobilizar a população em geral sobre a

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO LIPOASPIRAÇÃO E LIPOENXERTIA

TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO LIPOASPIRAÇÃO E LIPOENXERTIA TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO LIPOASPIRAÇÃO E LIPOENXERTIA INFORMAÇÕES GENÉRICAS CONCEITO: lipoaspiração é o nome dado a uma técnica cujo objetivo é a retirada parcial das gorduras localizadas, as quais

Leia mais

Artroscopia do Ombro. Especialista em Cirurgia do Ombro e Cotovelo. Dr. Marcello Castiglia

Artroscopia do Ombro. Especialista em Cirurgia do Ombro e Cotovelo. Dr. Marcello Castiglia Dr. Marcello Castiglia Especialista em Cirurgia do Ombro e Cotovelo Artroscopia do Ombro A Artroscopia é um procedimento que os ortopedistas usam para inspecionar, diagnosticar e reparar lesões dentro

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO

TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO PREZADO PACIENTE: O Termo de Consentimento Informado é um documento no qual sua AUTONOMIA (vontade) em CONSENTIR (autorizar) é manifestada. A intervenção cirúrgica indicada

Leia mais

FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL COM PATRICIA FROES (NOV 2017) - LISBOA

FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL COM PATRICIA FROES (NOV 2017) - LISBOA FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL COM PATRICIA FROES (NOV 2017) - LISBOA Esta é uma formação bastante completa na área de corporal e facial que está estruturada sob uma perspetiva de revolução de conceitos

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO O(A) paciente, ou seu responsável, declara, para todos os fins legais, especialmente do disposto no artigo 39, VI, da Lei, 8.078/90 que dá plena autorização ao

Leia mais

TERMO DE ESCLARECIMENTO E CONSENTIMENTO INFORMADO PARA PARTO

TERMO DE ESCLARECIMENTO E CONSENTIMENTO INFORMADO PARA PARTO 1/5 O objetivo deste Termo de Esclarecimento e Consentimento é esclarecer os procedimentos médicos que ocorrerão por ocasião do seu parto, ressaltando-se que você deverá tirar todas as suas dúvidas com

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO O (A) paciente, ou seu responsável, declara, para todos os fins legais, especialmente do disposto no artigo 39, VI, da Lei, 8.078/90 que dá plena autorização

Leia mais

Sumário Como Emagrecer Rápido Passo Tabela Rotina de Alimentação... 2 Passo 2 e Passo Passo Passo 6 e Passo 8...

Sumário Como Emagrecer Rápido Passo Tabela Rotina de Alimentação... 2 Passo 2 e Passo Passo Passo 6 e Passo 8... Sumário Como Emagrecer Rápido Passo 1... 1 Tabela Rotina de Alimentação... 2 Passo 2 e 3... 3 Passo 4... 4 Passo 5... 5 Passo 6 e 7...6 Passo 8...7 Passo 9 e 10...8 Para emagrecer rápido você precisa conhecer

Leia mais

Dr. Marco Antonio da Rocha Costa Filho Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica CRM:

Dr. Marco Antonio da Rocha Costa Filho Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica CRM: LIPOASPIRAÇÃO E LIPOENXERTIA INFORMAÇÕES GENÉRICAS CONCEITO: lipoaspiração é o nome dado a uma técnica cujo objetivo é a retirada parcial das gorduras localizadas, as quais modificam o contorno corporal.

Leia mais

Protocolo Pós-Cirúrgico Corporal La Vertuan.

Protocolo Pós-Cirúrgico Corporal La Vertuan. www.lavertuan.com.br A cirurgia plástica busca proporcionar a cada indivíduo sua satisfação pessoal, a harmonia com seu corpo. Os tempos modernos transformam a beleza estética em "objeto de desejo. O Brasil

Leia mais

T E R M O D E C O N S E N T I M E N T O E S C L A R E C I D O TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA TRANSPLANTE AUTÓLOGO

T E R M O D E C O N S E N T I M E N T O E S C L A R E C I D O TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA TRANSPLANTE AUTÓLOGO Clínica: Unidade de Transplante Considerando o artigo 22 do Código de Ética Médica (Resolução CFM 1931/2009) e os artigos 6 III e 39 VI da Lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor), que garantem ao

Leia mais

A UNIDADE DE RECUPERAÇÃO PÓS-ANESTÉSICA PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE

A UNIDADE DE RECUPERAÇÃO PÓS-ANESTÉSICA PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE A UNIDADE DE RECUPERAÇÃO PÓS-ANESTÉSICA PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE SRPA Unidade de Recuperação Pós-Anestésica é a área destinada à permanência do paciente, logo após o término da cirurgia, onde

Leia mais

Programa. 16 de outubro Dia do médico anestesista

Programa. 16 de outubro Dia do médico anestesista Programa 16 de outubro Dia do médico anestesista Programa 1. O que é anestesia? É um conjunto de medicamentos que geram um efeito de sedação no seu corpo, permitindo a ausência de dor e de outras sensações

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP ASSUNTO: Preparo e Administração de Medicação Via Intramuscular EDUCAÇÃO PERMANENTE

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP ASSUNTO: Preparo e Administração de Medicação Via Intramuscular EDUCAÇÃO PERMANENTE 1 de 5 1- Situação de Revisão: Situação Data Alteração 0.0 20/01/2010 Validação 2 - Referência: 01 CCIH Higienização das Mãos 032 DE-EP Cuidados de Enfermagem no Preparo de Medicamentos 3 - Em que consiste?

Leia mais

Saiba se injeções antigordura para secar a barriga valem a pena

Saiba se injeções antigordura para secar a barriga valem a pena Terra - SP 19/08/2014-12:34 Saiba se injeções antigordura para secar a barriga valem a pena Agência Hélice FXQuadro / Shutterstock As injeções antigordura (ou queima gordura) são opção para quem não consegue

Leia mais

Tire suas Dúvidas. Clique nos procedimentos e tire suas dúvidas... {slide=abdominoplastia} Quantos quilos vou emagrecer com a abdominoplastia?

Tire suas Dúvidas. Clique nos procedimentos e tire suas dúvidas... {slide=abdominoplastia} Quantos quilos vou emagrecer com a abdominoplastia? Tire suas Dúvidas Clique nos procedimentos e tire suas dúvidas... {slide=abdominoplastia} Quantos quilos vou emagrecer com a abdominoplastia? Sendo uma cirurgia que retira determinada quantidade de pele

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO PRÉ-OPERATÓRIO

FOLHETO INFORMATIVO PRÉ-OPERATÓRIO FOLHETO INFORMATIVO PRÉ-OPERATÓRIO INTRODUÇÃO Este folheto tenciona dar-lhe uma visão geral, muito breve, de algumas coisas que experienciará durante a sua estadia no Hospital. No entanto, se tiver qualquer

Leia mais

Este e-book foi escrito pelo Dr. Rodolfo Oliveira, Cirurgião Plástico, com o objetivo de esclarecer as dúvidas a respeito dos diferentes tipos de

Este e-book foi escrito pelo Dr. Rodolfo Oliveira, Cirurgião Plástico, com o objetivo de esclarecer as dúvidas a respeito dos diferentes tipos de Este e-book foi escrito pelo Dr. Rodolfo Oliveira, Cirurgião Plástico, com o objetivo de esclarecer as dúvidas a respeito dos diferentes tipos de procedimentos plásticos que podem ser efetuados na região

Leia mais

RPR-SERVIÇO DE ANESTESIOLOGIA DA CLÍNICA GRAF GUIMARÃES CIRURGIA PLÁSTICA, DERMATOLOGIA, LASER E TRANSPLANTE CAPILAR, BARBA E SOBRAMCELHA

RPR-SERVIÇO DE ANESTESIOLOGIA DA CLÍNICA GRAF GUIMARÃES CIRURGIA PLÁSTICA, DERMATOLOGIA, LASER E TRANSPLANTE CAPILAR, BARBA E SOBRAMCELHA RPR-SERVIÇO DE ANESTESIOLOGIA DA CLÍNICA GRAF GUIMARÃES CIRURGIA PLÁSTICA, DERMATOLOGIA, LASER E TRANSPLANTE CAPILAR, BARBA E SOBRAMCELHA O preenchimento deste questionário é de extrema importância para

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS A PACIENTES EM CIRURGIA PLASTICA

ORIENTAÇÕES GERAIS A PACIENTES EM CIRURGIA PLASTICA Dr. Antonio Teixeira ORIENTAÇÕES GERAIS A PACIENTES EM CIRURGIA PLASTICA 1-INFORMAÇÕES GERAIS Estas informações foram cuidadosamente preparadas para que você, nosso (a) paciente, esteja bem esclarecido

Leia mais

AUMENTO DE GLÚTEOS COM E SEM LIFTING (AUMENTO DE NÁDEGAS GLUTEOPLASTIA DE AUMENTO COM E SEM ELEVAÇÃO RESHAPING DE GLÚTEOS)

AUMENTO DE GLÚTEOS COM E SEM LIFTING (AUMENTO DE NÁDEGAS GLUTEOPLASTIA DE AUMENTO COM E SEM ELEVAÇÃO RESHAPING DE GLÚTEOS) CRM/MG-25684 Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica AUMENTO DE GLÚTEOS COM E SEM LIFTING (AUMENTO DE NÁDEGAS GLUTEOPLASTIA DE AUMENTO COM E SEM ELEVAÇÃO RESHAPING DE GLÚTEOS) A gluteoplastia

Leia mais

GUIA PRÁTICO: SAIBA TUDO SOBRE COMO FUNCIONAM OS IMPLANTES DENTÁRIOS

GUIA PRÁTICO: SAIBA TUDO SOBRE COMO FUNCIONAM OS IMPLANTES DENTÁRIOS GUIA PRÁTICO: SAIBA TUDO SOBRE COMO FUNCIONAM OS IMPLANTES DENTÁRIOS 3 Introdução 20 A importância da prevenção em saúde bucal 5 Como são feitos os implantes dentários 22 Conclusão 12 Cuidados com o pós-operatório

Leia mais

DESPESAS MÉDICAS E HOSPITALARES COBERTAS. Diárias hospitalares (Tabela TUSS + 20%);

DESPESAS MÉDICAS E HOSPITALARES COBERTAS. Diárias hospitalares (Tabela TUSS + 20%); COBERTURA PARA INTERCORRÊNCIA CIRÚRGICA O PRODUTO O Cirurgia Segura é uma cobertura para intercorrências cirúrgicas (per ou pós-operatórias), experimentadas pelo paciente e das quais decorram necessidades

Leia mais

L O O K B O O K queimados

L O O K B O O K queimados LOOKBOOK queimados macomcintas.com.br ÍNDICE QUEIMADOS 9 2 macom formas perfeitas 3 macomcintas.com.br SENTIR-SE CONFORTÁVEL É fundamental. Malhas de compressão são muito importantes durante tratamentos

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO

TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO PREZADO PACIENTE: O Termo de Consentimento Informado é um documento no qual sua AUTONOMIA (vontade) em CONSENTIR (autorizar) é manifestada. A intervenção cirúrgica indicada

Leia mais

L O O K B O O K masculino

L O O K B O O K masculino LOOKBOOK masculino macomcintas.com.br ÍNDICE MASCULINA 9 2 macom formas perfeitas 3 macomcintas.com.br SENTIR-SE CONFORTÁVEL É fundamental. Malhas de compressão são muito importantes durante tratamentos

Leia mais

CUIDADOS COM A PELE APÓS CIRURGIA BARIÁTRICA

CUIDADOS COM A PELE APÓS CIRURGIA BARIÁTRICA CUIDADOS COM A PELE APÓS CIRURGIA BARIÁTRICA guiabásico CUIDADOS COM A PELE APÓS A CIRURGIA BARIÁTRICA A manutenção do nosso peso é um fator importante não só para a parte estética, mas principalmente

Leia mais

Exérese Percutânea de Lesões Benignas de Mama Assistida à Vácuo

Exérese Percutânea de Lesões Benignas de Mama Assistida à Vácuo Exérese Percutânea de Lesões Benignas de Mama Assistida à Vácuo Lucio De Carli Médico Radiologista Centro de Diagnóstico por Imagem da Mama Sistema de Saúde Mãe de Deus Hospital Mãe de Deus Porto Alegre/RS

Leia mais

CATARATA. O olho funciona como uma máquina fotográfica

CATARATA. O olho funciona como uma máquina fotográfica CATARATA O Olho O olho funciona como uma câmera fotográfica. A retina corresponde ao filme que, ao ser sensibilizado por raios luminosos, forma a imagem que é interpretada pelo cérebro. Para que a visão

Leia mais

Dr. Marco Antonio da Rocha Costa Filho Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica CRM:

Dr. Marco Antonio da Rocha Costa Filho Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica CRM: DERMOLIPECTOMIA ABDOMINAL (cirurgia plástica da barriga) INFORMAÇÕES GENÉRICAS: A dermolipectomia é uma cirurgia que se destina a retirar determinada quantidade de pele e (de) gordura do abdome. Favorece

Leia mais

MANUAL DO PACIENTE ANTES DE INTERNAR

MANUAL DO PACIENTE ANTES DE INTERNAR MANUAL DO PACIENTE ANTES DE INTERNAR Serão realizados exames pré-operatórios com o intuito de se diminuir os riscos cirúrgicos. Os exames envolvem eletrocardiograma, raios-x de tórax e coleta de sangue.

Leia mais

Meu nome é Marcelo Soriano, e estou muito contente que você tenha baixado o nosso E-Book.

Meu nome é Marcelo Soriano, e estou muito contente que você tenha baixado o nosso E-Book. Olá, BEM VINDO Meu nome é Marcelo Soriano, e estou muito contente que você tenha baixado o nosso E-Book. Sou empreendedor digital e um estudioso da ciência nutricional e das formas de se ter uma saúde

Leia mais

Dr. Marco Antonio da Rocha Costa Filho Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica CRM:

Dr. Marco Antonio da Rocha Costa Filho Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica CRM: CIRURGIA PLÁSTICA DE GINECOMASTIA INFORMAÇÕES GENÉRICAS A cirurgia de Ginecomastia se destina a retirar o excesso de gordura e/ou de glândulas da região peitoral masculina. Quando o volume excessivo local

Leia mais

Você já sabe como será a sua dieta pós-cirurgia plástica? O que você deve comer? Quais cuidados é preciso ter? O que deve evitar?

Você já sabe como será a sua dieta pós-cirurgia plástica? O que você deve comer? Quais cuidados é preciso ter? O que deve evitar? Dieta pós-cirurgia plástica: conheça 7 dicas realmente úteis para você se recuperar melhor após a cirurgia Você já sabe como será a sua dieta pós-cirurgia plástica? O que você deve comer? Quais cuidados

Leia mais

Causas, incidência e fatores de risco:

Causas, incidência e fatores de risco: Núcleo de Atividade Física Adaptada e Saúde-NAFAS Escola de Postura - CEPEUSP Luzimar Teixeira e Milena Dutra O que é Condromalacia? Também conhecida como Síndrome patelofemoral ou Dor na parte anterior

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO

TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO PREZADO PACIENTE: O Termo de Consentimento Informado é um documento no qual sua AUTONOMIA (vontade) em CONSENTIR (autorizar) é manifestada. A intervenção cirúrgica indicada

Leia mais

ANEXO 86 CIRURGIA PLÁSTICA ABDOMINAL (Dermolipectomia abdominal)

ANEXO 86 CIRURGIA PLÁSTICA ABDOMINAL (Dermolipectomia abdominal) TERMO DE CONHECIMENTO, ESCLARECIMENTO E CONSENTIMENTO PARA REALIZAÇÃO DE CIRURGIA PLÁSTICA (DERMOLIPECTOMIA ) O presente Termo de Consentimento Esclarecido tem o objetivo de cumprir o dever ético de informar

Leia mais

INFORMAÇÕES PRÉ-CIRÚRGICAS SOBRE MASTOPLASTIA DE AUMENTO (Aprovadas pela SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA)

INFORMAÇÕES PRÉ-CIRÚRGICAS SOBRE MASTOPLASTIA DE AUMENTO (Aprovadas pela SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA) 1 INFORMAÇÕES PRÉ-CIRÚRGICAS SOBRE MASTOPLASTIA DE AUMENTO (Aprovadas pela SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA) O conhecimento e o entendimento das informações abaixo mencionadas são muito importantes

Leia mais

Estresse, alimentação, obesidade e cigarro podem influenciar fertilidade

Estresse, alimentação, obesidade e cigarro podem influenciar fertilidade Ter filho não é tarefa fácil: exige cuidados intensos desde o primeiro mês de gestação até, pelo menos, os 18 anos de idade. Alimentação, educação, saúde e vestuário são itens imprescindíveis que os pais

Leia mais

_, declara, para todos os fins legais, especialmente do disposto no artigo 39, VI, da Lei, 8.078/90 que dá plena autorização ao (à)

_, declara, para todos os fins legais, especialmente do disposto no artigo 39, VI, da Lei, 8.078/90 que dá plena autorização ao (à) TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO O(A) paciente, ou seu responsável _, declara, para todos os fins legais, especialmente do disposto no artigo 39, VI, da Lei, 8.078/90 que dá plena autorização

Leia mais

LIPOASPIRAÇÃO / LIPOESCULTURA / LIPO A LASER

LIPOASPIRAÇÃO / LIPOESCULTURA / LIPO A LASER LIPOASPIRAÇÃO / LIPOESCULTURA / LIPO A LASER (CIRURGIA PLÁSTICA DE CONTORNO CORPORAL) A Lipoaspiração é um método cirúrgico desenvolvido na Europa, particularmente na Suíça e França a partir de 1977. Foi

Leia mais

Broncoscopia. Certificado pela Joint Commission International. Padrão Internacional de qualidade em atendimento médico e hospitalar.

Broncoscopia. Certificado pela Joint Commission International. Padrão Internacional de qualidade em atendimento médico e hospitalar. Broncoscopia Certificado pela Joint Commission International Padrão Internacional de qualidade em atendimento médico e hospitalar. Centro de Endoscopia 11 3549 1428 Agendamento de Exames 11 3549 1000 O

Leia mais

GUIA DO PACIENTE EQUIPE

GUIA DO PACIENTE EQUIPE GUIA DO PACIENTE Preparação, educação e cuidado continuo da sua saúde é fundamental para um bom resultado da sua cirurgia de coluna. Este guia serve como uma ferramenta para educar você sobre sua cirurgia

Leia mais

De preferência, rápido e sem muito esforço. Uma das soluções para esse dilema

De preferência, rápido e sem muito esforço. Uma das soluções para esse dilema Conheça três tratamentos modernos e eficazes para secar medidas Os primeiros ares do verão, nessa reta final da primavera, sempre trazem o desejo de um corpo mais magro e definido. Matéria publicada em

Leia mais

CONSENTIMENTO INFORMADO PARA PIELOLITOTOMIA VIDEOLAPAROSCÓPICA (CALCULOSE RENAL).

CONSENTIMENTO INFORMADO PARA PIELOLITOTOMIA VIDEOLAPAROSCÓPICA (CALCULOSE RENAL). CONSENTIMENTO INFORMADO PARA PIELOLITOTOMIA VIDEOLAPAROSCÓPICA (CALCULOSE RENAL). Eu, abaixo assinado, autorizo o Dr....e/ou os seus assistentes a realizar uma PIELOLITOTOMIA VIDEOLAPAROSCÓPICA (remoção

Leia mais

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Orientação para pacientes com Cálculo (pedra) da vesícula. Quem pode ter pedra (cálculo) na vesícula? Pedra ou calculo da vesícula e uma doença bastante comum.

Leia mais

Dr. Marco Antonio da Rocha Costa Filho Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica CRM:

Dr. Marco Antonio da Rocha Costa Filho Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica CRM: CIRURGIA DE MASTOPEXIA SEM PRÓTESES INFORMAÇÕES GENÉRICAS: A mastopexia (levantamento das mamas) é uma das cirurgias mais realizadas atualmente. Normalmente, as pacientes apresentam uma mama mais flácida

Leia mais

FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL COM PATRICIA FROES (NOV 2016) - PORTO

FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL COM PATRICIA FROES (NOV 2016) - PORTO FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL COM PATRICIA FROES (NOV 2016) - PORTO Esta é uma formação bastante completa na área de corporal e facial que está estruturada sob uma perspetiva de revolução de conceitos

Leia mais

Lifting da Testa - Coronal

Lifting da Testa - Coronal Lifting da Testa - Coronal A face e suas expressões, muitas vezes, transmitem impressões iniciais, enviando mensagens sobre as emoções, saúde, vitalidade e idade. Com o passar do tempo, a face e suas características

Leia mais

PLANO DE PARTO. , conforme a Lei /2005 que garante a presença de um acompanhante durante o trabalho de parto, parto e pós parto.

PLANO DE PARTO. , conforme a Lei /2005 que garante a presença de um acompanhante durante o trabalho de parto, parto e pós parto. PLANO DE PARTO Querida gestante, Gostaríamos de conhecer melhor o que você está pensando ou planejando para o nascimento do seu bebê. Desta forma, indique entre as ideias abaixo aquilo que é importante

Leia mais

O MELHOR MUNDO DE 2 TECNOLOGIAS AGORA COMBINADAS PARA O TRATAMENTO DA CELULITE. RESULTADOS INCOMPARÁVEIS EM APENAS 8 SESSÕES DE TRATAMENTO.

O MELHOR MUNDO DE 2 TECNOLOGIAS AGORA COMBINADAS PARA O TRATAMENTO DA CELULITE. RESULTADOS INCOMPARÁVEIS EM APENAS 8 SESSÕES DE TRATAMENTO. BOTTOMSUP.COM.BR O MELHOR MUNDO DE 2 TECNOLOGIAS AGORA COMBINADAS PARA O TRATAMENTO DA CELULITE. + RESULTADOS INCOMPARÁVEIS EM APENAS 8 SESSÕES DE TRATAMENTO. PROCEDIMENTO NÃO INVASIVO INDOLOR SEGURO RECUPERAÇÃO

Leia mais

Técnica cirúrgica de discectomia percutânea automatizada. NUCLEOTOMIA. Alexandre de Medeiros Ferreira Especialista de produtos Setormed -

Técnica cirúrgica de discectomia percutânea automatizada. NUCLEOTOMIA. Alexandre de Medeiros Ferreira Especialista de produtos Setormed - Técnica cirúrgica de discectomia percutânea automatizada. NUCLEOTOMIA Alexandre de Medeiros Ferreira Especialista de produtos Setormed - Localização do ponto de entrada transversal Checagem do ponto via

Leia mais

ALERGIA A INSETOS PICADORES (CHOQUE ANAFILÁTICO)

ALERGIA A INSETOS PICADORES (CHOQUE ANAFILÁTICO) ALERGIA A INSETOS PICADORES (CHOQUE ANAFILÁTICO) As abelhas do gênero Apis (abelha-europa ou abelha-africana), as vespas (marimbondos) e as formigas lava-pés são insetos do gênero dos himenópteros que

Leia mais

Bursite Tem Cura? Causas, Tratamentos e Dicas Seg, 17 de Julho de :49 - Última atualização Seg, 17 de Julho de :53

Bursite Tem Cura? Causas, Tratamentos e Dicas Seg, 17 de Julho de :49 - Última atualização Seg, 17 de Julho de :53 Ao longo dos últimos anos, houve um aumento expressivo dos casos de pessoas que sofrem com problemas relacionados às dores articulares. As lesões causadas por esforços repetitivos fazem parte dos problemas

Leia mais

Luxação do Ombro. Especialista em Cirurgia do Ombro e Cotovelo. Dr. Marcello Castiglia

Luxação do Ombro. Especialista em Cirurgia do Ombro e Cotovelo. Dr. Marcello Castiglia Luxação do Ombro Dr. Marcello Castiglia Especialista em Cirurgia do Ombro e Cotovelo A articulação do ombro é a articulação mais móvel do corpo. Ela pode se mover em diversas direções, mas essa vantagem

Leia mais

O que esperar após a cirurgia da criança: Um guia para os acompanhantes

O que esperar após a cirurgia da criança: Um guia para os acompanhantes O que esperar após a cirurgia da criança: Um guia para os acompanhantes O que esperar após a cirurgia da criança: Um guia para os acompanhantes Este guia foi desenvolvido para ajudá-lo a se preparar para

Leia mais

FORMULÁRIO TERMO DE CONSENTIMENTO BIÓPSIA: DE LINFONODO SENTINELA. No. IDENTIDADE ÓRGÃO EXPEDIDOR DATA NASCIMENTO No. PRONTUÁRIO QUARTO / LEITO ANDAR

FORMULÁRIO TERMO DE CONSENTIMENTO BIÓPSIA: DE LINFONODO SENTINELA. No. IDENTIDADE ÓRGÃO EXPEDIDOR DATA NASCIMENTO No. PRONTUÁRIO QUARTO / LEITO ANDAR FORMULÁRIO Código: FOR DC / SM nº 025 Data Emissão: 30/01/2017 Versão: 002 TERMO DE CONSENTIMENTO BIÓPSIA: DE LINFONODO SENTINELA 1. PACIENTE NOME No. IDENTIDADE ÓRGÃO EXPEDIDOR DATA NASCIMENTO No. PRONTUÁRIO

Leia mais

Protocolo do Accent XL

Protocolo do Accent XL Protocolo do Accent XL O Accent XL é um equipamento de radiofreqüência, que opera na faixa 40.68MHZ, freqüência esta liberada para uso médico, podendo-se usar com altas energias. Dentre várias ponteiras

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DAS INFECÇÕES DE SÍTIO CIRÚRGICO (ISC)¹ MANUAL DA CCIH. POP nº 10. Versão: 01

CLASSIFICAÇÃO DAS INFECÇÕES DE SÍTIO CIRÚRGICO (ISC)¹ MANUAL DA CCIH. POP nº 10. Versão: 01 PREVENÇÃO DE INFECÇÃO EM SÍTIO DE CIRURGIA CARDÍACA OBJETIVO Padronizar a prática de medidas preventivas para minimizar a ocorrência de infecção de sítio cirúrgico, destinadas a equipe multiprofissional

Leia mais

Modelo de Plano de Parto. Hospital da Criança e Maternidade

Modelo de Plano de Parto. Hospital da Criança e Maternidade Modelo de Plano de Parto Hospital da Criança e Maternidade Eu,, estou ciente de que o parto pode tomar diferentes rumos. Abaixo, listo minhas preferências em relação ao nascimento do meu filho. Entendo

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO O(A) paciente, ou seu responsável, declara, para todos os fins legais, especialmente do disposto no artigo 39, VI, da Lei, 8.078/90 que dá plena autorização ao

Leia mais

Tudo o que você precisa saber sobre Cateterismo

Tudo o que você precisa saber sobre Cateterismo Tudo o que você precisa saber sobre Cateterismo Informações Básicas O que é Cateterismo? O cateterismo é um procedimento médico utilizado para o diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares. O

Leia mais

Nome do Paciente: Data de nascimento: / / CPF: Procedimento Anestésico: I. O que é?

Nome do Paciente: Data de nascimento: / / CPF: Procedimento Anestésico: I. O que é? 1/5 O presente Termo de Ciência de Consentimento para Procedimento Anestésico tem o objetivo de informar ao paciente e/ou responsável, quanto ao procedimento anestésico ao qual será submetido, complementando

Leia mais

Cálculo Renal. O que é? Causas Tratamento. E-book

Cálculo Renal. O que é? Causas Tratamento. E-book O que é? Causas Tratamento E-book Índice 3 4 68 9 10 12 O que é? Histórico e causas Como prevenir Tratamentos Fique atento! Procedimentos Considerações O que é? O cálculo renal, popularmente conhecido

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO O (A) paciente, ou seu responsável, declara, para todos os fins legais, especialmente do disposto no artigo 39, VI, da Lei, 8.078/90 que dá plena autorização

Leia mais

SILHOUETTE SOFT O QUE É

SILHOUETTE SOFT O QUE É SILHOUETTE SOFT O QUE É Silhouette soft é um fio absorvível, composto por uma substância biocompatível denominada de ácido polilático. Sua implantação na pele é uma técnica conhecida como LIFTING NÃO CIRÚRGICO

Leia mais

Espelho, espelho meu, existe alguma parte do corpo mais desconhecida do que eu?

Espelho, espelho meu, existe alguma parte do corpo mais desconhecida do que eu? Espelho, espelho meu, existe alguma parte do corpo mais desconhecida do que eu? Sou acolhedora. Meu cheiro é um tabu. Meu nome é proibido. Fui tratada como um pênis que não deu certo. Fui ignorada por

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO O (A) paciente, ou seu responsável, declara, para todos os fins legais, especialmente do disposto no artigo 39, VI, da Lei, 8.078/90 que dá plena autorização

Leia mais