LUÍS BUCHINHO COMICS LUÍS BUCHINHO CONTACTOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LUÍS BUCHINHO COMICS LUÍS BUCHINHO CONTACTOS"

Transcrição

1 LUÍS BUCHINHO COMICS A coleção para o próximo inverno está subordinada ao título COMICS e celebra os meus 25 anos de carreira, revisitando as razões que me levaram à escolha desta profissão, algo que começou com a minha obsessão, desde cedo, pela banda desenhada, a ilustração e o design gráfico. Principalmente o mundo da banda desenhada, cheio de diferentes narrativas, personagens e heróis. A possibilidade de contar uma história graficamente foi o conceito base para toda a coleção, recorrendo a técnicas utilizadas ao longo de todo o meu percurso criativo, tais como: a mistura de diferentes materiais, o uso de blocos de cor e uma paleta de cor inusitada. Neste inverno, o preto e branco surgem como eternos aliados, reforçando o lado gráfico do tema em silhuetas fortes, por vezes masculinas e sempre afirmativas. Nos materiais, um grande regresso do mohair, em conjunto com lãs em diferentes texturas e densidades. Estas últimas aparecem misturadas com cabedal, seda, jacquards dupla face em algodão e uma diversidade de complementos em malha, material eleito da marca, desde sempre. As silhuetas são, a seu tempo, ora desportivas, ora românticas, pintadas em azul, azul e mais azul. A coleção fica ainda marcada pela presença frequente dos tons preto e branco, cinza e caramelo. LUÍS BUCHINHO Luís Buchinho frequentou o Citex, atualmente designado Modatex, tendo concluído o respetivo curso de design de moda em Curso esse onde hoje leciona. Foi um dos criadores que participou na 1ª edição do Portugal Fashion, em julho de 1995, e, a partir de então, as suas coleções têm sido regularmente apresentadas neste evento. De resto, com o apoio do Portugal Fashion, o criador já realizou desfiles em Nova Iorque, São Paulo e Paris. Na cidade luz, é presença assídua na Semana de Prêt-à-Porter, desde Luís Buchinho já participou também em várias feiras internacionais, destacando-se a Bread and Butter e a Gallery Em 2007, abriu a sua primeira loja no Porto (Rua José Falcão). Em 2011, recebeu o Globo de Ouro de Melhor Designer de Moda e, em 2012, foi galardoado pelos Fashion Awards Portugal, atribuídos pela Fashion TV, na categoria de Melhor Criador. LUÍS BUCHINHO ATELIER Rua José Falcão, Porto e. geral@luisbuchinho.pt t w.

2 DANIELA BARROS NKA_002 Memória, recordação, reinterpretação de um facto, esta coleção manifesta uma viagem ao inconsciente. As memórias, as imagens que marcam a personalidade. Elementos clássicos masculinos são reinterpretados e desconstruídos. A silhueta é desestruturada e oversized. MATERIAIS Lã, seda, pele de peixe e matérias tecnológicas são os materiais principais da coleção. CORES Neutras em base, negras, iluminadas por brancos. DANIELA BARROS Formada em Design de Moda pela Escola de Moda do Porto, em 2008, a portuense Daniela Barros estagiou com o designer Ivo Calado e para a marca Heavy Jeans. Integrou o Espaço Bloom desde a sua criação, em Foi diretora criativa da Heavy Jeans e da Hush Puppies Portugal, além de designer assistente da marca Orgnlife. Já expôs num dos mais conceituados salões de moda parisienses, o Who's Next, e ainda no showroom Zip Zone, durante a Semana da Moda de Paris (setembro/outubro 2012), com o apoio do Portugal Fashion. Mais recentemente, com o apoio da ANJE Associação Nacional de Jovens Empresários, as suas coleções já foram expostas no Scoop International Fashion Show (julho de 2013) e no Capsule Show em Paris (fevereiro de 2014). Realizou um desfile em Maastricht, na Holanda, no âmbito da iniciativa Fashionclash 2012 e integrou, em dezembro de 2012, o grupo de jovens designers que o Portugal Fashion fez desfilar no Matadero Centro de Creación Contemporánea, em Madrid. Em setembro de 2013, desfilou com o Portugal Fashion na Vienna Fashion Week e em 2014 (em março e setembro) no Fashion Scout Londres, no âmbito da London Fashion Week, feito que acaba de repetir. Ganhou o prémio de Melhor Coleção feminina (2013) do Who s Next, foi nomeada para Melhor Jovem Criadora nos Fashion Awards e ganhou o título de Melhor Jovem Designer de 2014 no âmbito dos Prémios Novos. Desenha para uma marca japonesa. DANIELA BARROS e. DBARROS.OFFICE@GMAIL.COM t w.

3 HUGO COSTA NOMAD COAT Esta coleção tem como principal inspiração a indumentária dos nómadas tibetanos. Exposto a climas agressivos, este povo viu-se forçado à reinvenção da utilização do vestuário. É com base neste pressuposto que a coleção se constrói, combinada com influências do vestuário clássico através das formas e matérias. Casacos de estruturas clássicas e de volumes exagerados assumem outras funções e características, criando a ilusão de que foram construídos especificamente para esta nova função, abandonando a utilidade de abrigo que convencionalmente lhe reconhecemos. HUGO COSTA Hugo Costa concluiu, em 2008, o Curso de Design de Moda e Têxtil na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Em 2006, foi um dos finalistas do Concurso Acrobatic, competição onde arrecadou o prémio de Melhor Coordenado Masculino em 2009 e 2010, sendo que nesse último ano foi também seu o título de Melhor Coleção. Em março de 2007, Hugo Costa vencera já o primeiro prémio no concurso de novos fardamentos da empresa MiniPreço. Nesse mesmo ano, foi selecionado para a final do Concurso AF Competition. Em 2011, foi um dos vencedores do galardão Children s Fashion From Portugal. Tem vindo a desenvolver coleções de vestuário e ilustração de estamparia para diversas empresas nacionais, nomeadamente a Cutting, a BECIGbasilius, a LCDInovação e Design, a Dicapri, a CPM Criação e Promoção de Moda e a Confeções Bugalhos. Já desenvolveu também coleções de calçado para empresas como a Landina e a Artur Pinho. Atualmente, colabora na empresa Malha Apertada, onde desenvolve coleções de estamparia e de vestuário em malha circular, para apresentar a clientes internacionais, entre os quais o Grupo Inditex. Em setembro de 2012 tornou-se formador da Escola de Moda do Porto. Hugo Costa tem 29 anos e as suas coleções em nome próprio são apresentadas na plataforma Bloom do Portugal Fashion desde outubro de e. hc.hugocosta@gmail.com t w.

4 MAFALDA FONSECA K KEEP MOVING BOYS (Bloom) Continuem rapazes! Uma vez mais, a minha coleção foi inspirada nos meus rapazes. O meu grupo de amigos move-se rodeado de tecnologia, que aparentemente lhes dá tudo o que é necessário para viver. Na verdade, eles pensam que já têm tudo o que querem, mas esta não é a verdade. Eles vivem tudo de uma vazia, fria e sem exprimir sentimentos que os estimulem. Os rapazes precisam de algum calor, mas apenas o Sol lhes pode responder a esta necessidade. Toda a coleção está relacionada com uma viagem até ao Sol. Desta feita, as cores são mais leves, brilhantes e animadas do que nunca, inspiradas no brilho solar. São cores que vão surgir do meio do escuro, que metaforicamente representa as tecnologias. As formas são oversized, como sempre, seguindo a linguagem habitual e a imagem dos meus rapazes. Desta vez, as texturas são totalmente exploradas. Matérias nobres como as lãs frias, as peles e os pelos continuam a ser exploradas nesta coleção, sempre associados a materiais novos e tecnológicos. A construção de novas matérias continua, assim, a ser uma aposta, tal como o desenvolvimento de peças tricotadas. MAFALDA FONSECA Mafalda Fonseca concluiu, em 2012, a sua formação em Design de Moda no Modatex Porto. Já no ano de 2009 tinha frequentado o curso de Iniciação ao Desenho de Moda e o Curso de Modelação no mesmo centro de formação. Durante o a sua formação, teve a oportunidade de fazer um estágio extracurricular com o designer Ricardo Dourado. Desenvolveu ainda nesse período uma coleção cápsula, S/S 12, que esteve à venda na THE, no âmbito da parceria Modatex THE. Em Maio de 2012 foi laureada com o 2º lugar do concurso l Aiguille d Or, sendo que um dos coordenados da coleção esteve exposto no Espaço Bloom Portugal Fashion em outubro de Completou o seu percurso académico ao fazer um estágio curricular no Atelier des Creatéurs, onde desenvolveu conhecimentos na área de alfaiataria, principalmente na vertente do vestuário masculino. Em outubro de 2012, apresentou a sua coleção de final de curso no Espaço Bloom Portugal Fashion, em representação do centro de formação Modatex. Em fevereiro de 2014 participou numa exposição em Londres, representando Portugal no Internacional Fashion Showcase, uma iniciativa no âmbito do Portugal Fashion que repetiu este ano. Nos últimos dois anos, tem trabalhado como designer de roupa para homem na Petratex e na Mike Davis. e. mafaldareisfonseca@gmail.com t w.

5 KATTY XIOMARA RE-EVOLUTION Evoluir numa perspetiva revolucionária. À semelhança da batalha que a natureza trava com a evolução da humanidade, esta coleção revindica o direito de sermos femininas. Com alguma irreverência, desenha um contorno mais feminino sobre aquela base tão masculina do uniforme militar. E numa visão mais otimista fala-nos da necessidade de respeitar o que é natural e vivo. Esta coleção procura as orgânicas naturais do nosso sentido urbano, em contraste com o rural. Trata-se de compreender a natureza para depois integrá-la na nossa sociedade, numa lógica de valorização urbana. Como resultado desta mistura militar, revolucionária e naturalista, numa onda de movimentos livres e espontâneos, surgem formas puras, limpas, envolventes e texturadas. Lãs meltons, tweeds e malhas esponjosas materializam a ideia de volume e textura. A leveza e as linhas puras ficam ao serviço das rendas e voilles de algodão e seda. Pequenos vivos coloridos e rendas requintadas contornam os recortes e as extremidades das peças. As cores foram captadas na natureza: uma gama de verdes com verde Galápagos, floresta negra e verde-mar. Uma gama de azuis, composta por azul holandês, azul noite e azul pérola. Tons terra, pedra e areia, praliné, cinza chumbo, café e caviar. Por último, os nossos tons de destaque, destinados aos pequenos detalhes: ambrósia, alecrim e vermelho marsala. Diversos micro-motivos, camuflagem de espírito militar e a imagem do macaco inspirada na teoria evolutiva da humanidade são os padrões em destaque nesta coleção. KATTY XIOMARA Presença assídua nas edições nacionais do Portugal Fashion desde 1996, Katty Xiomara deu o primeiro grande passo para o exterior em 1998, ano em que representou Portugal no calendário da Absolut Vodka. Em 2000, estreou-se na passerelle parisiense com o apoio do Portugal Fashion e em 2005 iniciou a sua participação nos certames internacionais Bread & Butter, primeiro em Berlim e depois em Barcelona, onde continua a apresentar as suas coleções. Com a marca XIK, Katty Xiomara aventurouse, em 2006, no underwear. Nos anos de 2013 e de 2014 foi nomeada para melhor designer de moda pelos Globos de Ouro. Katty Xiomara é ainda formadora no Modatex, onde dá formação em temas como streetwear, tribos e subculturas urbanas. Já em 2015, a criadora exibiu a coleção de inverno 2015/2016 na semana de moda de Nova Iorque. Katty Xiomara Atelier - Rua da Boavista, Porto e. info@kattyxiomara.com t w.

6 JÚLIO TORCATO TWO (2) COLLECTION TWO (2) COLLECTION" é um trabalho sobre dualidade e duplicidade, sobre nós e o outro, sobre diferenças que aproximam, como uma energia (positivo/ negativo) que associa conceitos aparentemente antagónicos. Claro e escuro, tradição e modernidade, curto e longo. Os materiais, a forma e as texturas são a chave do conceito da coleção. Cropped trousers e long jackets, pelos falsos, veludo, pele, 100% lã, riscas e xadrezes compõem silhuetas contemporâneas e reforçam o look e statement da coleção. As cores são: preto, navy, bordeaux e cinza. JÚLIO TORCATO Natural da Trofa, Júlio Torcato concluiu o curso de Design de Moda da Academia de Moda do Porto. Em 1992 fundou o seu próprio gabinete de design, desenvolvimento e consultadoria, direcionado para o apoio à indústria têxtil e de vestuário. O estilista é, aliás, responsável pelo design e imagem de várias empresas e marcas nacionais, tendo já trabalhado com a Lion of Porches e com a Salsa, por exemplo. Paralelamente, desenvolve a sua própria etiqueta, a JTMO Júlio Torcato. A ele se deve a imagem concetual da banda The Fingertips e o guarda-roupa do FC Porto. Participa assiduamente em júris de concursos e leciona na Universidade da Beira Interior, a partir de 2007, a cadeira de projeto do curso de mestrado em design de moda. O seu trabalho vem referenciado em publicações como Porto Cenários de Moda (uma edição Porto 2001, S.A.), no livro Moda Portuguesa de Cristina Duarte e diversos artigos na imprensa nacional e estrangeira. No passado mês de fevereiro, Júlio Torcato apresentou a coleção outono/inverno na Mercedes-Benz Fashion Week Madrid. e. info@juliotorcato.com w. /

7 JOÃO MELO COSTA (Bloom) Uma coleção onde a imagem ultrapassa as palavras e a identidade da marca é confirmada. JOÃO MELO COSTA João Melo Costa ingressou em 2008 no curso de Artes Plásticas da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, mas foi em Design de Moda que, em 2011, acabou por formar-se, no CITEX, atualmente designado Modatex. As suas coleções desfilam no Espaço Bloom Portugal Fashion desde esse mesmo ano. Em 2012, João Melo Costa ficou em segundo lugar, ex quo com Carla Pontes, no Concurso de Jovens Criadores do Portugal Fashion. No início de 2014, João Melo Costa participou, também no âmbito do projeto Bloom Portugal Fashion, na iniciativa Internacional Fashion Showcase (IFS), em Londres. Posto isso, o coordenado que produziu para o efeito foi um dos três coordenados selecionados para uma exposição comemorativa do 80º aniversário do British Council, a qual foi visitada por destacadas personalidades, entre as quais o príncipe Charles. Desfilou ainda na plataforma Fashion Scout, em Londres, em fevereiro e setembro de 2014 e em fevereiro de A estreia em Londres acontecera em setembro de 2013, num desfile com produção do Portugal Fashion, na Embaixada de Portugal, durante a London a London Fashion Week. JOÃO MELO COSTA e. info@joaomelocosta.com w.

8 PEDRO PEDRO Uma coleção que começou por uma ideia. O ballet como representação de esforço, dedicação e bravura. A dança antes do glamour do palco. A dança enquanto exercício físico exigente e batalha contra o corpo. Depois vieram os desenhos e posteriormente a execução. Os desenhos e a execução foram-se afastando da ideia. O work in progress determinou o resultado. Uma coleção brutalista nos cortes e nos acabamentos, contrariada pelos materiais naturais e femininos. Roupa-casulo que contrasta com rachas e aberturas, sobreposições que não escondem por completo a sensualidade da pele. MATERIAIS Materiais naturais. Feltros de lã, lã dupla face, bouclés, jerseys de lã, canelados de jersey estruturados e/ou transparentes. COR Paleta de cores esvanecidas em tonalidades de cinzento, castanho, caqui, rosa, com apontamentos vivos de mostarda e preto. SILHUETA Coordenados que acompanham a silhueta natural, que se vai descontruindo à medida que se acentua o jogo de sobreposições. Cortes longilíneos conjugados com peças desestruturadas e volumosas. Sapatos Pedro Pedro para Basilius. AGRADECIMENTOS Isabel Branco, Lurdes Baldaia, Virgínia Pereira, Juvenália Sá, Clem Delgado, Isabel Silva, Teresa Vigário, Joana Coelho, Miguel Callapez, Nelson Vieira, Joana Fins Faria, Ana Cristina Leonardo, João Peres de Sousa. CRÉDITOS FOTOGRADIA Orlando Gonçalves. PATROCÍNIOS ATB Acabamentos Têxteis (Carla Silva).

9 PEDRO PEDRO Pedro Pedro nasceu em 1973 e completou um curso de Design de Moda na Academia de Moda do Porto, em O criador iniciou o seu percurso profissional em 1996 e, nesse mesmo ano, venceu o concurso "New Expo-Wear Designers". Pedro Pedro começou a fazer ilustrações de moda e desenvolveu vários projetos dentro da indústria: uniformes, linhas de jeans e roupa para Homem. Em 1998, o criador lançou a marca Pedro Pedro apresentou coleções no Portugal Fashion e no Porto de Moda. Em 2003 conquistou o primeiro prémio na competição "I Mode You European Fashion Awards 03", realizada em Bruxelas. Um ano mais tarde, Pedro Pedro colaborou com Júlio Waterland no lançamento da marca Pedro Waterland, exibida no Portugal Fashion e na ModaLisboa. O designer mostrou seu trabalho em 2006 e 2007 na Semana de Moda de Paris. Desde então, a marca Pedro Pedro continuou a ser exibida desde a coleção primavera/verão Este ano o criador regressa ao Portugal Fashion, após várias referências de destaque em revistas como a Vogue, a Elle ou a Collezione Dona. Campo 24 de Agosto, 129 Escritório Porto t / e. studio@pedropedro.com / lovefashionshowroom@gmail.com (comercial) / showpress@showpress.pt (imprensa)

10 MEAM by Ricardo Preto DANZA PREPARATA Inspirada na peça que Rui Horta criou em honra do centenário de nascimento de John Cage, esta coleção é preparada para o corpo feminino como o piano é preparado para a música do John Cage. Silhueta esguia e fluída contraposta com volumes XL, como o silêncio entre as notas que dão mais intensidade à música. Uma mulher serena e confiante num espaço denso. Numa relação criativa entre o corpo e o movimento. Uma paleta de cores invernais onde o azul, preto e o bordeaux criam contraste com os tons laranja, verde, amarelo e orquídea, trazendo calor para coleção. MEAM BY RICARDO PRETO Meam by Ricardo Preto é uma marca portuguesa que surge de um encontro de ideias entre a indústria e o criador. Com início em Barcelos, no ano 2010, Meam by Ricardo Preto é uma marca com uma filosofia muito própria, inspirada na mulher contemporânea. O conforto, o corte, a matéria e os pantones são cuidadosamente escolhidos para oferecer ao mercado uma nova maneira de estar. Fazendo assim com que o vestir seja um ato de prazer para quem o põe bem como para quem o vê. Ricardo Preto estudou arquitetura na Universidade Lusíada. Tirou um curso de corte e costura com a mestre Maria Emília Sobreira e fez um workshop de "handbags" na St. Martins School of Arts, em Londres. Como criador, é atualmente diretor criativo da Meam. Já desenhou uma coleção para a Amarras, criou malas para a marca espanhola Perteguaz, bem como chapéus e acessórios para os designers Dino Alves e Osvaldo Martins. Relativamente à sua relação com as marcas, destaque para os trabalhos de customização para etiquetas como Levi s, Energie, Nike, Miss Sixty e Pepe Jeans. Complementarmente à criação de coleções, tem trabalhado na área de produção de moda para publicações da especialidade. Destacou-se ainda na área de desenvolvimento de imagem para marcas como Oliveira da Serra, Cannon, Toshiba e Fita Azul, sendo que com algumas delas efetuou também outras parcerias criativas. MEAMSTYLE Lda. Rua Loteamento do Eirogo nº300 Lugar de Cabanos - Galegos Stª Maria Galegos Stª Maria - Barcelos, Portugal e. info@meamfashion.com t

11 SUSANA BETTENCOURT RECLAIM A coleção de Susana Bettencourt para o período outono/inverno 15-16, inspirada no trabalho do fotógrafo Kai Fagerstrom, é uma representação da forma como algumas coisas que, por norma, pertenciam às pessoas estão lentamente a ser reclamadas pela natureza. Trata-se de uma reinterpretação dos clássicos assegurada pela criadora. Como é que riscas e camuflados podem ainda ter o ID de Susana Bettencourt? Este é o desafio e o objetivo. Colocar em confronto a natureza e a arquitetura é o ponto de partida para os contrastes e Susana Bettencourt utiliza, assim, regras geométricas tecnológicas diretamente nos seus característicos jacquards e estampados com texturas. CORES Tons de terra em contraste com o cinza concreto produzido pelo homem. AGRADECIMENTOS Esta coleção foi produzida com a colaboração a marca Joana Da Graça. SUSANA BETTENCOURT Com raízes açorianas (ilha de São Miguel), Susana Bettencourt viveu mais de dez anos em Londres, onde se licenciou em Design de Moda com especialização em Malhas, no Central Saint Martins College of Art and Design, e concluiu com distinção o mestrado em Moda Digital, no London College of Fashion. Antes de se lançar com nome próprio, Susana Bettencourt trabalhou com designers como Brooke Roberts e as portuguesas Alexandra Moura e Fátima Lopes. Refira-se ainda que a cantora, atriz e modelo Sarah Harding usou um vestido de Susana Bettencourt no Red Carpet Fashion Awards. De referir que as peças de Susana Bettencourt são vendidas online, em diversas plataformas. Estreou-se no Portugal Fashion em outubro de 2011 e, em setembro de 2014, participou na Vienna Fashion Week com produção do Portugal Fashion Internacional. Com o apoio da ANJE, tem marcado presença em certames especializados em cidades como Londres, Copenhaga e Paris. A jovem criadora já participou também na London Fashion Week e na Vancouver Fashion Week, além de ter realizado um desfile na Malásia. e. info@susanabettencourt.com w.

12 ESTELITA MENDONÇA Na procura da identidade confrontamo-nos com a necessidade da existência do outro e com a anulação do indivíduo pela uniformidade da sociedade. Trabalha-se a ideia de work-wear fora do seu icónico lugar social, como uniforme para o trabalho criativo. Partindo do princípio que este é o único lugar onde todos voltamos repetidas vezes, o ser humano existe como criador pela necessidade de criar. A paleta cromática é escura e sóbria refletindo a intemporalidade do uniforme e da ânsia de criar. Acessórios: Taka - Mau Sapatos: Nelson Vieira for Manuel Dupont Música: Fabulosa Marquise e João Moreira Agradecimentos: Andre Covas; Carmo Azeredo; Dulce Mendonça; Isabel Branco; João Moreira; Luís Mendonça; Mário Calisto, Miguel Lomba; Miguel Flor; Monica Mota; Nelson Vieira; Sara Costa e Simão Bolivar. ESTELITA MENDONÇA Estelita Mendonça concluiu o curso de Design de Moda em 2008, que frequentou na Academia de Moda do Porto Artes e Técnicas. Sempre ligado ao mundo da moda, havia efetuado, ainda em 2006, um Curso de Manequim. A maquilhagem é também uma das suas áreas de interesse, que vem conciliando com o design de moda. Já efetuou vários trabalhos de make up para a produtora audiovisual Filmes da Mente, para a Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, bem como para a loja Punch Couture. As suas coleções são apresentadas sazonalmente no Espaço Bloom Portugal Fashion, desde outubro de Em julho de 2012, tornou-se responsável pela coleção masculina da marca Fresh Jealous Brand. Depois de ter integrado o Espaço Bloom em cinco edições, Estelita Mendonça conquistou um Fashion Awards Portugal 2012 (Novo Talento). Em dezembro de 2012, foi um dos criadores que o Portugal Fashion levou a Madrid para apresentar as suas coleções no Matadero Centro de Creación Contemporánea. Em 2013, Estelita Mendonça fez desfilar as suas criações na Vienna Fashion Week, também com produção do Portugal Fashion. e. estelitamendonca@gmail.com w.

13 KLAR (Bloom) Aperfeiçoamento da linha estrutural, estética e funcional da marca. Continuidade e desenvolvimento. K L A R, como centro de experimentação. K L A R O universo criativo de K L A R gravita dentro da moda, design e média arte, com o objetivo de atingir um novo público. K L A R é uma marca jovem, inovadora, sofisticada e altamente preocupada com a sustentabilidade e a exploração de novas tecnologias nos seus projetos. A combinação dos fatores referidos, aliada ao background dos seus interlocutores, confere à K L A R um carácter intemporal, onde o passado e o futuro se encontram. K L A R são Alexandre Marrafeiro, Andreia Oliveira e Tiago Carneiro. Rua França Júnior, Mercado Municipal Quadra Incubadora de Design, Espaço Matosinhos, Portugal e. info@k-l-a-r.com t / w.

14 ANABELA BALDAQUE TEATIME SILHUETA Longa e fluida. Teatime" é uma história de imagens. Nesta visita ao museu, tive de fazer uma longa pausa no vestiário. Vejo as roupas de inverno dispostas. Capas, casacos longos, casacos grandes, casacos volumosos e cachecóis Deixo o meu casaco de lã. Vejo a exposição e sinto o movimento de cada quadro. São as cores. O amarelo, o laranja, o negro e tantos tons de azul. E ainda o brilho, o brilho da cor. Saboreio a elegância. É uma mistura de rock romântico com uma audácia gráfica. Foi a minha "Teatime". TECIDOS Brocados, sedas, lurex, lã, jersey tricô, fantasias e lisas. CORES Recordam o outono. Bege, verde, laranja, azul e preto. PEÇAS-CHAVE Casacos e cachecóis camisa. ANABELA BALDAQUE Anabela Baldaque concluiu, em 1983, o curso de Estilismo e Modelismo na Escola de Moda Gudi, no Porto. Dois anos mais tarde, estagiou com Emilio Pucci em Florença, Itália. Em 1988, cria a marca de vestuário Anabela Baldaque e o seu nome passa, poucos anos depois, a figurar nos principais eventos de moda nacionais, sendo, aliás, uma das criadoras presentes na 1ª edição do Portugal Fashion, em Em 2000, inaugura a sua primeira loja, no Porto, e inicia o seu processo de internacionalização com um desfile na Fashion Week de Nova Iorque, a convite do Portugal Fashion, projeto com o apoio do qual participaria ainda em eventos de moda em Paris, Barcelona e São Paulo. ANABELA BALDAQUE Rua Padre Luís Cabral nº 1080, Porto e. diogobaldaque@anabelabaldaque.pt t w.

15 CARLOS GIL ALL IN Sorte, empenho, determinação e diversão! A vida como uma partida de poker. O momento onde não só a sorte decide a vitória, mas também o risco, a coragem e a confiança com que assumimos e jogamos as nossas cartas, que vão marcar a diferença. Jogue, porque a sorte é para aqueles que arriscam e procuram diversão. A fusão de estilos e silhuetas, as distintas alturas, texturas e materiais em conjugação com os vários padrões gráficos são a aposta de Carlos Gil para esta estação. A utilização de tecidos tecnológicos, combinados com matérias-primas naturais, cria uma figura arrojada e equilibrada, entre os códigos casual chic, reinventados para uma mulher audaz que desafia a sua sorte todos os dias. CARLOS GIL Nasce em Nampula a 15 de agosto de Frequenta o Ensino Secundário no Fundão e conclui, em 1993, o Curso de Design de Moda na Escola de Moda do Porto. Inicia o Estágio na Fábrica Craveiro & Mineiro, onde desenha coleções de homem, senhora e criança para os mercados interno e externo. Passa pelo ensino, tendo dado aulas em vários estabelecimentos da região. Em 1998, inaugura, no Fundão, o Atelier de Moda, designado por ATELIER CARLOS GIL e, em setembro de 2004, inaugura um novo espaço comercial, CARLOS GILATELIER, na Av. Da Liberdade, no Fundão. O número de clientes vai aumentando gradualmente, não só na Região da Beira Interior, mas também noutras cidades como, por exemplo, Lisboa, Porto, Coimbra e Braga. Ganha vários concursos e veste algumas figuras de destaque em Portugal e no estrangeiro, entre as quais a primeira-dama, Maria Cavaco Silva, e a fadista Kátia Guerreiro. Em 2009, estreia-se no Portugal Fashion e é distinguido pelo Presidente da República como Jovem de Sucesso em Portugal e no Estrangeiro. ATELIER CARLOS GIL Avenida da Liberdade, nº Fundão e. carlosgil@carlos-gil.com t w.

16 DIOGO MIRANDA PARIS Nº1 O ponto de partida desta coleção foi uma silhueta couture com um tom subversivo. Um look austero, porém estilizado, que nos remete para os filmes de ficção científica. Ombros acentuados, cinturas definidas e ancas exageradas denunciam os contornos do corpo. Volumes angulares, com novas proporções apresentam uma nova impressão da figura e silhueta feminina. CORES Bourdeaux; preto; azul navy; azul riviera; telha e branco. MATERIAIS Seda; mikado; brocados; veludo devoré; lã ou crepe de seda. DIOGO MIRANDA Diogo Miranda iniciou o seu percurso profissional, em Desde então, tem apresentado todas as suas coleções no Portugal Fashion, primeiro na categoria de jovem criador e agora já enquanto um dos nomes emergentes mais reconhecidos da moda portuguesa. Formado em Design de Moda pela Cenatex, Diogo Miranda começou por efetuar um estágio em Sevilha, no Atelier de Miguel Reyes, tendo depois iniciado a sua colaboração com a indústria têxtil, no âmbito da qual desenvolveu e assinou múltiplas coleções. Possui, desde 2008, uma loja e um atelier em Felgueiras, onde são concebidas em exclusivo as suas criações e também a partir de onde são comercializadas. As criações que desenvolve têm corrido o mundo, pelas suas marcantes campanhas, pela presença em editoriais de grande notoriedade e pelas figuras públicas que as fazem desfilar. Com o apoio da ANJE e do Portugal Fashion, tem participado em conceituados showrooms internacionais, designadamente em Paris, Londres, Berlim e, mais recentemente, Nova Iorque. Lançou recentemente a própria loja online e estreou-se na Paris Fashion Week, apresentando a coleção para o próximo período outono/inverno. DIOGO MIRANDA PRAÇA DA REPUBLICA Nº FELGUEIRAS -PORTUGAL e. geral@diogomiranda.net helenapereira@diogomiranda.net (Área internacional) w.

17 PEDRO NETO INHABITATION (Bloom) "Inhabitation" reflete um ambiente caseiro, mais propriamente a casa do designer, sendo uma coleção espelhada nos hábitos rotineiros do mesmo. Tendo como exemplo a sobreposição de peças e a diferenciação de materiais, Inhabitation surge como uma coleção egocêntrica. A ironia do negligente caseiro, sem preocupações de vestuário, está presente nos bordados "Petit-Fils", cuja tradução para português significa "Neto". Com o propósito de transmitir a imagem de conforto e bem-estar, o designer optou por criar um foco nos torcidos dos acabamentos das peças, dando a ideia de cobertores enrolados no corpo. A escolha de cores resulta numa paleta neutra de pretos e cinzas, pautada com apontamentos de verde musgo. A distinção é assegurada pelas texturas e pelos falsos lisos. A nível da paleta de materiais torna-se evidente a escolha de lãs, sedas, peles, malhas duplas e jacquards. Pedro Neto mantém a sua linguagem dramática, afirmando uma mulher dramática. Não obstante, cria uma controvérsia entre os conceitos delicado e forte. PEDRO NETO Com 18 anos, Pedro Neto venceu o Concurso Bloom em 2014, com uma coleção inspirada na obra Self- Burial, do fotógrafo e artista Keith Arnatt. Entre 2010 e 2013, estudou Design de Moda na Escola de Moda do Porto - GUDI e, em 2014, integrou a Modatex. Conta com uma experiência profissional na Asdrubal J.A. S.A. O designer é natural de Santo Tirso. e. pedronetopreira@gmail.com t

18 MIGUEL VIEIRA Coleção minimalista e luxuosa, inspirada nos materiais utilizados, nos próprios tecidos e no seu processo de implementação. De base artesanal e com corte impecável, os fatos são meticulosamente construídos por alfaiates com as melhores cachemiras, os sapatos handmade saem das mãos dos artesãos mais experientes, e as gravatas e camisas de malha são como uma segunda pele. Tecidos técnicos muito ricos, tecidos jacquard com motivos geométricos, couro trabalhado e lantejoulas bicolor. Esta mistura de tecidos técnicos com tecidos nobres e luxuosos resulta numa silhueta clean. As peças, aparentemente simples, jogam com detalhes de décadas anteriores e detalhes desportivos, mas sempre com uma base clássica, que lhes confere um look moderno, sofisticado e elegante. Trata-se de uma coleção para homens e mulheres de carácter forte, para quem o luxo e a perfeição devem sempre estar presentes. Na paleta de cores predominam o beige café com leite; o bordeaux vinho; o castanho licor de café, o azul limoges e o negro carvão vegetal. AGRADECIMENTOS Xana Guerra música. MIGUEL VIEIRA Miguel Vieira é designer de moda desde 1986, desenvolvendo coleções próprias desde Participa regularmente em feiras italianas, espanholas e francesas e as suas propostas, apresentadas sazonalmente no Portugal Fashion e na Moda Lisboa, já desfilaram em passerelles tão diversas como São Paulo, Istambul, Paris, Barcelona e Lodz. A marca Miguel Vieira está hoje registada em inúmeras categorias, um pouco por todo o mundo: roupa de homem, senhora, joias, sapatos, marroquinaria, mobiliário, óculos, criança, underwear, entre outras. Devido ao seu sucesso, dentro e fora de portas, Miguel Vieira foi distinguido com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique (2006) e recebeu o Prémio Infante D. Henrique na categoria de inovação (2009), galardões que junta aos Globos de Ouro de Melhor Estilista dos anos de 2007 e MIGUEL VIEIRA, I. C. MODA, LDA. Rua Alexandre Herculano, n.º S. João da Madeira -Portugal e. geral@miguelvieira.pt t w.

19 DKODE THE ARTISAN The Artisan é, por excelência, o que trabalha de forma única e detalhada, pormenores que elevam um produto. Com este pensamento foi desenvolvida a coleção para outono/inverno 2015/16 da DKODE, nos quais se destacam pormenores de confeção e enobrecimento de peças, de forma delicada e feminina. A paleta de cores caracteriza-se como sóbria, com tons intemporais, em que os clássicos são propostos como base de combinações. O Camel é o tom neutro, que combina com os tons quentes e frios presentes nesta estação. Deep Navy é o tom transversal às propostas femininas e masculinas e ideal para looks mais casuais e citadinos. Os realces de luz quente são propostos pelo Ocre, tom mais terra e vibrante, perfeito para combinações em bloco. As peles apresentadas conferem aos produtos looks antagónicos, desde o look clean até ao aspeto mais texturado. A pele Delírio, novidade nesta coleção, conjuga dois tons cromáticos, associados à combinação de um ligeiro brilho com um acabamento desgastado. DKODE DKODE é uma marca e uma afirmação. Foi criada em 2012 pelo Grupo Sozé e é a face mais visível da nova estratégia deste grupo empresarial, que já conta com mais de 30 anos de experiência nos mais exigentes mercados externos. Criada em 2003, a marca Dkode é comercializada em 50 países, distinguindo-se pela rebeldia e feminilidade dos seus sapatos. Fábrica de Calçado Sozé, S.A. Rua Verdial Horácio de Moura, Rande - Portugal t w.

20 FLY LONDON Se o indispensável é a originalidade, então a FLY London cumpre sempre essa necessidade com a singularidade que a caracteriza. Inspirações geométricas assumidas em saltos longos, em paradoxo com plataformas rasas, com linhas em arcos. Assim se faz o conforto e a irreverência na época de outono/inverno 2015 da FLY London no feminino. As linhas clássicas, com extratos de modernidade e uma grande carga de bem-estar, são os pontos atingidos na coleção de homem da FLY London. A coleção une-se nos acessórios que focam os pontos de uma antítese comum: o geométrico com as curvas, o moderno com o clássico e o ordinário com o extravagante. Em desfile: Senhora - Linhas MONIKA e FRITH; Homem - Linhas HARRY e MAINE. FLY LONDON A FLY London nasceu na segunda metade da década de noventa, por intermédio do Grupo Kyaia. Dirigida para o mercado global da moda, esta é uma das mais prestigiadas marcas de calçado do continente europeu. Elegância e criatividade numa enorme panóplia de cores, em que sobressaem detalhes e materiais pouco usuais. Nos últimos três anos, a Fly London esteve nomeada para os Óscares da moda britânica, na categoria calçado. Fortunato O. Frederico & Cª Lda. Rua 24 de Junho, Penselo Guimarães e. info@flylondon.com t w.

21 GOLDMUD E ALEXANDRA MOURA PRIMAL(U)NATION Um regresso às culturas e estéticas civilizacionais primitivas. Um culto ao indivíduo, às raízes e ao tribalismo. A forte identidade cultural ou étnica de diferentes povos "primitivos" une-se numa coleção que se afirma como uma ode à beleza original e à unificação de várias tribos. A inspiração surgiu de ambientes e povos prístinos e culminou num estado de "transe" de cores, padrões e formas excêntricas. Os ambientes frios da Sibéria ou dos desertos e a cultura nómada das tribos caçadoras-recoletoras foram a base para criar os três pilares desta coleção: proteção, aquentamento e embelezamento. SILHUETA Sobreposições, camadas, excessos e volumetrias criam uma nova silhueta e impacto visual que revela conforto e proteção. Tiras que trazem uma nova interpretação e função: ajustar. Uma explosão sensorial ao olhar e ao toque pelas texturas e detalhes. DETALHES As formas circulares cortadas citam a arte tribal da pintura corporal. Os tecidos pesados aquecem e protegem dos ventos Mongóis do deserto de Gobi e da Sibéria. As mantas e tiras aconchegam e confortam. As cores e aplicações embelezam os dias primitivos, os momentos sagrados e festivos. GOLDMUD E ALEXANDRA MOURA A GOLDMUD é um projeto da Why We Trading, liderado por Miguel Abreu. O empresário é a quarta geração de uma família ligada à indústria de fabrico de calçado, combinando o savoir faire de tradição, tecnologias de ponta e um design de conforto. Goldmud é, assim, um novo desafio de afirmação de uma marca portuguesa pelo mundo. GOLDMUD retrata a tensão existente entre dois opostos de qualquer realidade e a imensidão de nuances que os une. Entre o ouro e a lama, o sofisticado e o natural, o tradicional e o vanguardista, o sério e o irreverente. É precisamente desta diversidade de escolhas e combinações que se constrói a identidade própria e original da marca. Atualmente, a marca tem uma distribuição maioritariamente internacional em países como: França, Espanha, Bélgica, Luxemburgo, Áustria, Alemanha, Itália, Holanda, Suíça e Irlanda, UK, Hong Kong e China. Avenida da Mata, Stº Estevão. Barrosas / Lousada - Portugal e. goldmud@goldmud.com t w.

22 J.REINALDO A coleção J.REINALDO procura reinventar os clássicos, iluminando a sua coleção com uma paleta de cores jovem e dinâmica, repleta de detalhes e inspiração. Assumindo-se claramente como um ícone intemporal, onde o passado se funde com o futuro numa interpretação atual das novas tendências. Os materiais selecionados são os mais nobres e luxuosos, assim como todos os pormenores são projetados para o máximo conforto. J.REINALDO Qualidade e design são dois elementos de que um sapato não pode prescindir para aliciar a sociedade contemporânea. Assumindo estes elementos como linhas mestras para conquistar o mercado, a Carité Calçados tem edificado um percurso de sucesso. Da paixão pelo calçado resulta uma marca própria J.REINALDO - destinada a todos aqueles que apreciam máxima qualidade aliada ao compromisso de saber fazer. Paralelamente, a Carité produz também calçado para marcas de renome para toda a Europa. A Carité Calçados é, indubitavelmente, símbolo de prestígio do calçado português e é com exemplos como este que a referência made in Portugal tem alcançado o meritório reconhecimento. Trabalhamos cada sapato como uma peça única e procuramos a harmonia, a beleza, a qualidade e o conforto que permitam unir o sapato e o cliente. A escolha e qualidade dos materiais, o design das peças e os testes de conforto são apenas algumas das etapas cuidadosamente executadas no processo de fabrico. Carité Calçados Lda. Rua Nicolau Coelho 2729 Sendim, Felgueiras e. info@jreinaldo.com t w.

23 NOBRAND SONS OF THUNDER Para a coleção outono/inverno 2015, a NOBRAND propõe uma viagem pela cultura motard. O coletivo criativo da marca inspirou-se em "Lawrence da Arábia e a sua paixão pelas motas e a velocidade. Rebeldia e independência retratam o ADN da "Sons of Thunder". A coleção caracteriza-se pelo uso de materiais luxuosos e detalhes exclusivos. Às peles envelhecidas soma-se o acabamento queimado ("burnout"), que atribui aos modelos um look vintage, característico do Café Racer. Os veludos, em cores apelativas, e a utilização de pele com relevo semelhante à de reptil, crocodilo e peixe são algumas das características da coleção "Sons of Thunder". Os modelos femininos são marcados por detalhes arrojados, como a aplicação de purpurina e peles metálicas e douradas. Numa vertente mais desportiva, os sneakers apresentam um toque casual, que nos remete para o estilo motard. As peles sintéticas e a lã de carneiro marcam também presença nesta coleção. O conforto continua a ser uma das apostas da NOBRAND, que apresenta alguns modelos com solas flexíveis. NOBRAND Nascida em 1988, a Nobrand tornou-se famosa pelo seu intemporal esforço em procurar redefinir tecnologias desde o primeiro dia, ajudando assim a criar um ponto de viragem no estilo tradicional português de manufatura de calçado, conceito que tem vindo a tornar-se cada vez mais internacional. Ter a capacidade para reinventar permanentemente os clássicos é uma das suas mais importantes características. Com espírito jovem, moderno e irreverente, a Nobrand está presente em mais de 20 mercados, desde a China ao Canadá, passando pela Alemanha. A marca conta com uma faturação de 14 milhões de euros por ano e emprega cerca de 120 operários. Nobrand - Máximo Internacional Lugar da Longra Rande, Felgueiras c. Mónica Silva (Departamento de Marketing) e. monicasilva@nobrand.pt t

24 SILVIA REBATTO OLHAR-ROYAL Ao ambiente escuro do Medieval são adicionadas nuances femininas, reforçadas com detalhes florais de papel de parede damasco e brocado. Materiais aveludados em tons de bordô, verde floresta e azul noite, combinados com detalhes de ouro, prata e pedras preciosas que dão um majestoso e luxuoso toque. SILVIA REBATTO A Silvia Rebatto é uma marca de padrões elevados que confere às mulheres modernas sapatos femininos que sejam perfeitos para qualquer altura do dia. As coleções coloridas emanam sensações positivas e refletem o prazer que temos em fazer cada sapato. O objetivo é tornar cada sapato num objeto de desejo. A marca é 100% portuguesa e os nossos produtos são criados e produzidos no nosso país, com toda a dedicação. Rua Padre Pereira da Costa, Apartado São Roque - Portugal e. info@silviarebatto.com t w.

25 BALLENTINA CORE O tema "Core" enfatiza a importância da autorreflexão. Escutar a intuição, ignorar o ruído e encontrar o essencial. O futuro está nas mãos do instinto emocional e remete-nos de volta à simplicidade e sofisticação. Formas simples que transcendem o tempo abordam o sporty-chic, aliando peças clássicas a outras casuais. Uma nova definição de luxo, destacada pela fusão de materiais clássicos e contemporâneos, com toques alinhados e brilhos minerais. A geometria é reinventada através de padrões de listras, texturas e pinceladas, maioritariamente monocromáticos. A paleta de cores nasce no coração dos neutros clássicos. O branco-algodão e o preto denso compõem a sua base, complementada por elementos naturais como o jogo de luz e sombra das rochas e minerais, representados aqui por vários tons de cinza e rosa. A coleção "Core" FW15-16 é assim livre de qualquer desordem física, espelhando a definição de minimalismo, inspirada nas palavras de Claudio Silvestrin - "A simplicidade é compreendida por todos". BALLENTINA Ballentina é uma marca Valerius Group, um dos grupos têxteis de referência nacional no que toca à produção e comercialização de malhas circulares. Atualmente, com cinco empresas a atuarem no setor, apresenta soluções ao nível da produção, bem como do serviço de design prestado pelo seu departamento de RDD (Research, Design and Development). Grupo focado nas marcas e nos produtos do cliente, que se adapta às mais variadas necessidades de diferentes tipos de clientes, de low-cost a high-cost, com uma política comercial de equipas localizadas perto de cada mercado e perto de cada cliente. c. Teresa Pereira e. teresa.marques@valerius.pt t

26 CONCRETO by Helder Baptista WINTER WHITE Na coleção para o inverno de 2016 predominam os tons naturais. O branco surge misturado com o cinza-prata e os dois tons estão associados ao gelo dos árticos, com materiais ricos em lã com misturas de mohair. As malhas são estruturadas com bastante volume, ajours e altos-relevos. As formas assimétricas não convencionais conferem um look romântico e, simultaneamente, excêntrico. Na mistura de tons gelados aparecem peças como segunda pele - justas, quentes, com cores vibrantes como o amarelo e o vermelho. Centrando as atenções no degelo dos polos. CONCRETO A Concreto surgiu em 1990, a partir de uma das mais importantes fábricas de malhas do país, motivo pelo qual ainda hoje se distingue na área das malhas exteriores. Destinada a um público jovem, entre os 15 e os 25 anos, a marca inclui também, nas suas coleções, peças de outros materiais, nomeadamente em casacos, blusões e jeans. Coleções essas desenvolvidas pelo estilista Hélder Baptista, formado pela Escola Profissional de Moda Gudi, que trabalha com a Concreto há já vários anos. Distribuída pela empresa Shanara Fashion S.A, a Concreto encontra-se presente em lojas multimarca, um pouco por todo o país, destacando-se nos últimos tempos pela associação a algumas séries e programas televisivos. R. Alexandre Herculano, 55 - Apartado Mangualde e. concreto@concreto.pt t w.

27 CHEYENNE GREEN CITY "Green City" inspira-se nas novas atitudes urbanas, na aproximação da natureza à cidade e na maior consciência em torno da preservação ambiental. Gama de rosas neutros misturados com rubi profundo convidam a contrastes sensoriais que despertam para uma nova atitude. Tons de azul noite remetem-nos para uma viagem intrigante e misteriosa pelos espaços verdes criados nas cidades modernas. CHEYENNE / CRIADORES A Cheyenne é uma marca da Iodo Jeans, empresa têxtil especializada em denim. A equipa criativa é composta por Alexandra Costa (licenciada em Design e Marketing de Moda) e Carina Pereira (licenciada em Design de Moda e Têxtil). A coordenação das duas criadoras fica a cargo de Nuno Ribeiro, (licenciado em Engenharia de Produção). Iodo Jeans Confecções, Lda Rua do Carreiro n.º Macieira de Rates Portugal e. geral@iodojeans.pt t

28 MAD DRAGON SEEKER by Alexandrine Cadilhe & Daniel Simões A estação de outono inverno quer-se eclética, excêntrica e muito individual. O ambiente de rua inspira uma mistura de tendências, baseada na liberdade de quebrar regras e criar novos caminhos com a intuição de juntar peças que, por norma, não se juntariam. No entanto, esta corrente não se quer demasiado descontraída e, pelo contrário, essas novas misturas trazem um novo sopro de elegância e criatividade. Padrões clássicos e jacquards são reinterpretados em contextos novos para dar um forte efeito gráfico. A junção de materiais fora do seu contexto reinventa peças que ganham uma nova identidade. As estampagens fotográficas continuam o seu papel de mensageiro, transmitindo ideias e slogans positivos, apelando à tomada de consciência da preciosidade de cada momento da vida. MAD DRAGON SEEKER MDS, uma marca sempre inovadora e segura do seu valor. Para além da mensagem que transmite, aliando temas revivalistas a tendências vanguardistas, a exigência de qualidade que acompanha todo o processo desde o design, a seleção de matérias-primas e a realização dos modelos, fazem da MDS uma marca de exceção. Marie Alexandrine Cadilhe Marçal Pereira é diplomada em Design e Estilismo pela escola Fleuri-Delaporte e em modelismo pela escola CFM - Centre de Formation de Modelistes, ambas em Paris. Iniciou carreira na capital francesa, onde criou coleções para marcas locais. Em Portugal, desenvolve, desde 1989, trabalhos para diversas empresas e marcas do setor têxtil e de vestuário, integradas no mercado português e estrangeiro. Daniel Simões é licenciado em Engenharia e Gestão Industrial, pela Universidade Lusíada, e assegura a direção de Marketing da empresa, desde Rua da Cachada, Alvelos, Barcelos, Portugal e. geral@mdscollection.com t

29 ALIGN WITH KAY F_001 (BLOOM) A vida não é apenas um amontoado de coincidências. É uma coleção de acontecimentos que culmina num plano sublime belo. Serendipity foi um neologismo criado no século XVIII por um romancista inglês, com o propósito de categorizar a capacidade de transformar erros em soluções. Esta ideia surgiu como inspiração quando a marca expressiva das rodas de uns carros ficaram marcadas sobre um trabalho que, por acidente, caiu pela rua. Este incidente trouxe à memória o ambiente frenético das corridas de carros e toda a dinâmica estética da Fórmula 1. Surge, assim, o mote para a coleção. A partir da reinterpretação da peça-chave deste ambiente, o over all, procura-se, dentro da dicotomia feminino versus masculino, um jogo de camadas e desconstrução por coordenado, com o intuito de refletir o dinamismo e a necessidade de proteção patente neste desporto. Os materiais são maioritariamente malhas ou sarjas e combinam os lanifícios com tecidos repelentes à água. A paleta de cores surge também deste universo, sendo os tons de azul, vermelho e branco predominantes. Os estampados, por fim, gravam o início da ideia com marcas de pneus estampados em cores diferentes e em locais específicos. ALIGN WITH KAY (CATARINA SANTOS) Catarina Santos nasce em Guimarães em 1989 e aos dois anos muda-se para Basel (Suiça), onde frequenta o ensino básico até ao 10º ano. Aos 17 anos, candidata-se com sucesso a um curso de Modelação e Costura, no Couture Atelier em Basel. Os seus objetivos tornavam-se cada vez mais ambiciosos e, aos 21 anos, decide começar a trabalhar. É contratada pela Kiebitz, uma empresa de coaching empresarial e pessoal, e daí é direcionada para o Atelier Allerlei como costureira, onde faz trabalho no âmbito da reorientação profissional. Com a decisão já tomada há algum tempo, e nessa altura com todas as condições para tal, muda-se com 22 anos para a cidade do Porto. Entra na Escola Superior de Artes e Design, no curso de Design de Moda, e no ano de finalista participa no concurso Bloom 2014, ficando classificada em 3 lugar com a coleção Subtil Conflict. c. Catarina Santos e. ana-catarina_santos@hotmail.com t

30 VICRI QUADROPHENIA MAN No matter what, always present yourself in your best. Este é o lema da VICRI para a coleção outono/inverno 15. Inspirada no filme Quadrophenia e no movimento MOD, em que o bem-vestir se tornou um modo de vida, esta estação a VICRI apresenta propostas elegantes e coordenados irrepreensíveis de uma forma despretensiosa. Visando desmistificar que o bem-vestir é uma questão de status, esta inspiração quer também demonstrar que o sentir-se elegantemente vestido confere uma maior confiança e uma maior autoestima. A paleta de cores é sóbria, profunda, quente e masculina. A tonalidade verde do pato-bravo é a grande novidade. Também o preto e o cinzento são constantes e os apontamentos de grená e de camel aparecem para iluminar coordenados mais sóbrios. O azul reforça a masculinidade da coleção e aparece representado em diversas intensidades, das mais escuras nos exteriores, às mais leves na camisaria. Os padrões apresentam-se mais rígidos e geométricos. A inexistência de tecidos lisos sublinha o requinte dos materiais, dado que todos são compostos por texturas e jacquards, embora por vezes só percetíveis ao pormenor. Porque a VICRI não esquece as suas raízes, neste outono/inverno, para os fatos, recriou propostas em lãs virgens super-penteadas, que se inspiram em padrões do passado e recuperam as bases de tons clássicos com jacquards multicoloridos. Também na camisaria e na gravataria, o coração da marca, predominam os jacquards mais texturados, ao estilo italiano, e as sedas elevam o micro desenho em gravatas finas. VICRI A VICRI surgiu no mercado com uma coleção de gravatas e camisas, evoluindo depois para um conceito de look total, dos fatos aos blazers, passando pelas calças, sapatos, malhas e acessórios. O clássico aliado ao arrojado tem sido a nota que faz a diferença da VICRI, ao longo dos anos. Presente nas principais feiras de moda ou mostrando as suas coleções no Portugal Fashion, no Porto, ou na Floating Fashion Week de Amesterdão, a VICRI tem sido reconhecida nas principais capitais da moda. Está presente no mercado nacional, exporta para vários países da Europa e está agora a entrar em novos mercados emergentes. e. info@vicri.com t w.

31 EDUARDO AMORIM CLASSY 2.0 (BLOOM) Uma coleção onde o clássico e o desportivo se juntam para dar vida a peças com silhuetas depuradas, linhas retas e pequenos apontamentos drapeados. Estes últimos mostram-se ao longo da coleção, outorgando ao trabalho do criador um lado sóbrio, confortável e dinâmico, não descuidando o lado sofisticado e delicado do vestuário feminino. Cores escuras, com toques azul céu e verde-garrafa dos tecidos clássicos surgem em contraposição com os tons dos tecidos tecnológicos, que são apresentados desta maneira, procurando representar a mulher elegante, enérgica e contemporânea. EDUARDO AMORIM Nasceu em 1992, em Santa Maria de Lamas. É licenciado em Design de Moda pela Escola Superior de Artes e Design (2013). Vencedor do Concurso Bloom Portugal Fashion (quarto classificado) e vencedor do concurso ACTE MODA ITALIA RMI c. Eduardo Amorim e. Eduardo.pereiramorim@gmail.com t

32 LION OF PORCHES Para a estação outono/inverno , a LION OF PORCHES propõe um total look, respondendo às várias situações do dia-a-dia moderno. Peças versáteis que podem ser coordenadas de formas distintas, criando looks inesperados. Os materiais são nobres e sofisticados e a riqueza dos detalhes torna a coleção especial e refinada. De cariz heráldico e requintado, a linha Lion inspirou-se fortemente em elementos e tons do universo equestre, um tema weekend para momentos ao ar livre. A elegância das peças clássicas de inspiração preppy. O look masculino nas peças para senhora torna a coleção original e surpreendente, mantendo, no entanto, o requinte de sempre. Tartans e xadrezes tradicionais, gráficos de inspiração inglesa, detalhes elaborados e refinados tornam esta linha rica e conferem-lhe uma imagem forte. Cores como o verde, amarelo, bege, marinho, vermelho são as eleitas para a linha mais tradicional da marca. A linha City é mais sofisticada e atual. Uma coleção inspirada nas cores naturais da lã, baseada nas cores bege e cru. Um tema quente e confortável, caxemira misturada com seda, detalhes em camurça e pele e estampados em tons taupe, roxo e verde pistacho. Por sua vez, a LION OF PORCHES Kids apresenta duas linhas: Lion e Colourful Lion. A linha Lion destaca peças reversíveis, emblemas, fitas de riscas, vivos xadrez e aplicações em camurça. Na coleção feminina evidenciam-se os pequenos detalhes em ouro, laços, laçadas, pompons ou corações, fazendo a delícia das meninas. Os plissados superfemininos usados em tartans clássicos renovam este tema intemporal. Os materiais nobres evidenciam-se nesta linha: fazendas de lã, caxemiras, pelos, veludos e os 100% algodão. Cores como o marinho, vermelho, verde college, bege, cinza e azul claro são os tons eleitos na linha mais caraterística da marca. A linha Colourful Lion é mais colorida e divertida, apresentando peças de estilo marcadamente preppy. Uma coleção casual e versátil, com propostas confortáveis e materiais de qualidade superior. Tons cremosos e tons terra conjugam-se com motivos florais nas cores pêssego, salmão, bege, taupe e verde. Tweeds de um luxo intemporal, jacquards folk, pompons e pelos, aplicações em pele, camurças e vichys multicoloridos caraterizam esta linha. A cor e a alegria invadem o vestuário dos mais pequenos.

33 LION OF PORCHES Introduzida no mercado português desde 2002, a LION OF PORCHES é uma linha completa de vestuário de inspiração britânica, para o homem e mulher atual. Pensada para quem aprecia um colorido distinto e original, a LION OF PORCHES propõe um casual wear descontraído, sofisticado e de qualidade superior. Marcadamente citadina, a marca surpreende pela criatividade das suas coleções, pelo detalhe requintado que dedica a cada peça e pela elegância e conforto que proporciona em cada estação. Com uma rede de lojas espalhadas por todo o país, a LION OF PORCHES conta atualmente com 37 lojas monomarca e está presente em cerca de 150 lojas multimarca. Em território estrangeiro é comercializada em Espanha, Reino Unido, França, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Suíça, Rússia, EUA, Angola, Moçambique, Irão e Dubai. LION OF PORCHES Rua Belmiro de Oliveira - Selho S. Lourenço GUIMARÃES PORTUGAL e. marisaqueiros@lionofporches.pt t w.

34 ATELIER CTRL EMINENCE (BLOOM) Dedicada ao novo Homem, o período outono-inverno 15/16 dá-lhe um equilíbrio entre a tradição e o futuro. Uma coleção para o próximo homem nobre, que exige o luxo personalizado e a experiência de antigos sábios, num design moderno e numa postura futurista. Ele não recusa o passado, ele valoriza-o, retirando o melhor da tradição para os dias de hoje, estando preparado e focado para o amanhã, um novo homem de virtude e nobreza. Eminence é a chave para a atmosfera. Estruturas arquitetónicas com um sentimento religioso e uma sensação de uma nobreza futurista destacam-se. Inspirada por peças tradicionais e fatos de sci-fi, a coleção gira em torno peças híbridas como o fato espacial, que atinge o compromisso perfeito entre camisola e casaco, feito com a lã burel e uma volumosa malha sintética, que confere a sensação interestelar a toda a coleção. Peças como o Trenchcoat ou o Cape Jacket têm uma comunicação permanente entre o passado e o futuro, numa postura etérea que é destacada pelos tecidos luxuosos e pelas características clássicas, combinadas com misturas de algodão incomuns e impressões de acetato de alta frequência, lembrando um guarda-roupa espacial. A cor desempenha um papel importante no outono-inverno 15/16, liga os tecidos e as formas contrastantes numa paleta coerente de cores profundas, como: violeta, abóbora e mostarda, arrefecidos com cremes, brancos óticos e cinzas escuros. A execução é muito gráfica, com peças de duas cores e padrões geométricos que reforçam os temas propostos. Os detalhes são fundamentais, mas têm de ser subtis. Eminence eleva isso a outro nível, escondendo surpresas em cada peça de roupa, como as camisolas de lã que têm um corte gigante, aberto na parte de trás com uma mistura de polímeros de prata no interior, evocando uma atitude Space Oddisey. O acabamento é irrepreensível, com a maioria das peças forradas, e, quando isto não acontece, as peças são completadas por tecidos de dupla face ou fita de viés.

35 ATELIER CTRL (Horácio Vilela) ATELIER CTRL é fundado em 2013, propondo uma mistura entre arte e moda. Começou com uma série de pinturas a óleo para t-shirts, inseridas em manifestos contextualizados com música original, composta por Lewis M. O conceito cresceu e, um ano após o seu lançamento, o ATELIER CTRL apresentou sua primeira coleção masculina - "Eminence" - outono-inverno 2015/16 - liderada por Horácio Vilela. Horácio Vilela é fundador e diretor criativo do ATELIER CTRL. Depois de se formar em Design, na ESAD (Portugal) e na PUC (Brasil), criou o atelier com João Lopes (cofundador), dirigindo o departamento de criação. e. office@atelier-ctrl.com horaciovilela@atelier-ctrl.com t

36 NUNO BALTAZAR NUNO BALTAZAR Nuno Baltazar nasce a 5 de janeiro de 1976, em Lisboa. Formado em Design de Moda pelo Citex, em Durante o seu percurso académico, vence vários prémios, como o de Jovens Criadores, em 1995 e 1996 e Porto Moda, em Participa pela primeira vez no Portugal Fashion, em 1997, numa dupla com Paulo Cravo. A dupla participa, igualmente, em quatro edições da Paris Fashion Week (2001 a 2003), com o apoio do Portugal Fashion. A partir de 2004, Nuno Baltazar passa a assinar apenas com o seu nome e, nesse mesmo ano, faz a sua estreia individual no Portugal Fashion, numa edição realizada no Funchal. Em 2006, no Porto, participa pela última vez no evento. Passa a integrar, em 1999, o calendário de desfiles nacionais da Moda Lisboa. Em maio de 2005, inaugura a sua primeira loja no Porto, como extensão do seu trabalho de atelier, onde estão disponíveis as suas coleções de ponto-avestir. O seu trabalho estende-se, para além das suas coleções, à criação de peças únicas em atelier, com a etiqueta Nuno Baltazar Atelier, com destaque para a apresentadora e atriz Catarina Furtado, a maestrina Joana Carneiro e ainda para colaborações pontuais para música, cinema, teatro e dança. Paralelamente, o seu gabinete criativo desenvolve vários projetos de fardamentos (hotéis Ibis Portugal, Hotel & Spa Aquafalls, Casino da Póvoa, Cafés Tenco e EDP). Em 2009, lança, em parceria com o arquiteto Vítor Almeida, a Baltazar Map Linha de mobiliário e iluminação. Os anos de 2010 e 2011 foram anos de internacionalização da Baltazar Map, com presença em feiras em Milão, Londres, Paris e Abu Dhabi. Nomeado para prémios de Melhor Designer do ano, em 2008, 2010 e 2013, dos Globos de Ouro, galardão que vence em Em 2010, 2011 e 2012, é nomeado também para os Fashion Awards da Fashion TV Portugal, que venceu em 2011, na categoria de Melhor Criador de Moda. Em 2012, lança a primeira coleção da nova linha de EYEWEAR NUNO BALTAZAR. Participou na exposição De Lisboa a Macau Uma viagem de moda, onde expõe uma retrospetiva do seu percurso de 15 anos de trabalho na Macau Fashion Gallery. NUNO BALTAZAR - LOJA ATELIER AVª DA BOAVISTA, PORTO PORTUGAL e. loja@nunobaltazar.com mail@nunobaltazar.com t (loja) (atelier) w.

37 TERESA ABRUNHOSA (BLOOM) Nesta coleção outono/inverno , Teresa Abrunhosa prossegue a narrativa estética de sedutoras silhuetas femininas inspiradas num cruzamento de arte contemporânea digital e mix-media, com um elogio à produção manual e artesanal de peças. Os prints, cutouts e patchwork usados evocam a desconstrução de uma estética de opulência, reconstruída depois de forma narrativa e funcional com uso de pelos, peles e materiais nobres. A nova coleção evoca um certo retro futurismo, com uma composição cromática de azuis, verdes, cinzas e bordeaux, complementada com recortes e patchwork intrincados, aplicados em silhuetas femininas com toques masculinos. A designer apresenta pela primeira vez uma coleção de acessórios com um novo must-have da estação, a carteira Phaedra. TERESA ABRUNHOSA Teresa Abrunhosa é uma marca de moda etiqueta criada pela designer homónima. Uma ideia poderosa de feminilidade, capturada por formas fortes e sensuais, identifica-se como a força motriz da estética da marca. A criadora produz para um mercado que procura valorizar a sensualidade, a elegância sem esforço e o estilo. Este conceito fundamental é alimentado pelo background académico da criadora que estudou Belas Artes no Porto e em Milão. O trabalho desenvolvido como ilustradora é outra fonte de inspiração para a designer. Teresa Abrunhosa apresenta agora a sua sexta coleção no Portugal Fashion. A designer já esteve presente em feiras internacionais como a Scoop International (Londres) and Capsule (Paris), bem como em diversas publicações, como a Grazia Italia, Harper's Bazaar, Umbigo, Vogue Portugal, Elle Portugal, Drapers International, Parq, Kneon e Lux Woman. Destaque ainda para a produção cinematográfica portuguesa Mau Mau Maria. As peças da marca estão disponíveis na loja online da marca e na Alter Concept Store (Shanghai). e. info.teresabrunhosa@gmail.com t w.

38 TM COLLECTION by Teresa Martins ENTRE SERRAS Entre Serras transporta-nos para uma realidade em que a bruma da serra, imponente e austera, se funde com a leveza e transparência do ar, numa paleta de cores, brilhos e sombras que preenchem os nossos sentidos e nos fazem sonhar. A silhueta das peças libertase das curvas do corpo, numa matriz livre e solta edificada em lãs que abraçam, algodões que aconchegam, veludos que enaltecem e sedas que iluminam. A rigidez das montanhas e das suas escarpas assimétricas espelha-se em sobretudos militares e austeros, com relevos bordados e apontamentos de cor. Bordados de seda, pintam golas, punhos e bolsos com nervuras e folhagens coloridas pontuadas a veludo escarlate e fios de ouro. Sedas deslizam em túnicas e camisas de silhueta fluida e cobrem o corpo de uma frescura e feminilidade, tal rio de água cristalinas, correndo entre as pedras do leito. Veludos matizados de verdes e ocres com apontamentos de vermelho sangue remetem para o musgo que reveste e abraça as pedras da montanha. Fios de prata, cobre e ouro entretecem a coleção, conferindo-lhe uma autenticidade portuguesa serrana que remete para o sonho de (re)descobrir o Oriente. Silhueta Reta, cocoon, linha A e soleil. Cores Verde oliva, azul-marinho, azul petróleo, preto, castanho-escuro, tijolo, bordeaux, laranja, violeta, jade, amarelo mostarda, líquen, lavanda. Jogos Gráficos Geométricos (pied-de-poule, riscas de giz, xadrez, mosaico, tweed, espinhado, zig-zag) e Orgânicos (flores, folhas, pintas). TM COLLECTION A TM Collection é uma empresa de design que vende produtos inteiramente criados pela designer Teresa Martins e a sua equipa de trabalho. Materiais de qualidade são concebidos com texturas únicas, tingidos com cores exclusivas e adornados com estampados e bordados. A notoriedade da TM Collection está assegurada pela presença nos principais certames de moda realizados em Portugal e pelo sucesso da extensão comercial nos cinco continentes. Além da venda ao público em lojas portuguesas e concept stores espalhadas pelo mundo, a TM Collection cria produções exclusivas e coleções para marcas como a Roche Bobois. Rua das Padarias nº11, C, Alvide Alcabideche e. teresa.martins.tm@gmail.com t w.

39 LUÍS ONOFRE LUST FOR LIFE Como é um sapato visto por Luis Onofre? Uma forma absoluta de prazer. No inverno , Luis Onofre regressa à essência, criando uma coleção onde as formas se depuram, numa voluptuosidade em que o preto é a união dominante das emoções e os formatos são simultaneamente clássicos e provocadores. Look Os sapatos e sandálias surgem como símbolo máximo do domínio feminino, quer quando se inspiram numa tendência soft bondage - onde pontuam tiras e atilhos - ou na masculinização de padrões militares camuflados em pelo, que depois se replicam nos ténis. Os botins são os modelos mais versáteis da coleção e destacam a dicotomia entre a austeridade da pele e a suavidade colorida dos interiores em pêlo. Nas botas, símbolo máximo do calçado de inverno, a altura dos saltos e dos canos apodera-se da forma. Cores Unidos pelo preto, surgem contrastes extremos com vermelhos envernizados, laranjas, ouros, azul-cobalto e progressivos degradés de nude escurecido até ao marsala. Materiais Destacam-se as peles metalizadas, vernizes de alto brilho, vernizes oxidados num tom mais vintage, pelos coloridos e pequenos apontamentos de aplicações em níquel preto e ouro rosa. Acessórios Numa combinação cuidadosamente imperfeita, as malas tendem a contrastar com os sapatos, tanto no material como no tom. Divergindo entre o micro e o maxi, os formatos adequam-se à diversidade do quotidiano e dividem-se entre shopping bag, clutch e bucket. Como é a silhueta feminina vista por Luis Onofre? Sensual.

Portugal Fashion em Madrid com Miguel Vieira, Júlio Torcato e Anabela Baldaque

Portugal Fashion em Madrid com Miguel Vieira, Júlio Torcato e Anabela Baldaque Desfiles acontecem dia 9 de fevereiro, no âmbito da Semana de Moda de Madrid Portugal Fashion em Madrid com Miguel Vieira, Júlio Torcato e Anabela Baldaque Portugal é o País convidado da passerelle espanhola

Leia mais

Portugal Fashion encerra roteiro internacional em Paris com Diogo Miranda e Luís Buchinho

Portugal Fashion encerra roteiro internacional em Paris com Diogo Miranda e Luís Buchinho Dias 2 e 3 de outubro, no âmbito da Semana de Prêt-à-Porter Portugal Fashion encerra roteiro internacional em Paris com Diogo Miranda e Luís Buchinho Propostas de Luís Buchinho desfilam no Conservatoire

Leia mais

Portugal Fashion em Paris com Diogo Miranda, Luís Buchinho e Fátima Lopes

Portugal Fashion em Paris com Diogo Miranda, Luís Buchinho e Fátima Lopes Dias 7 e 8 de março, no âmbito da Semana de Prêt-à-Porter Portugal Fashion em Paris com Diogo Miranda, Luís Buchinho e Fátima Lopes Com negócios em vários pontos do globo e notoriedade conquistada entre

Leia mais

FASHION COLOR REPORT INVERNO 2O13

FASHION COLOR REPORT INVERNO 2O13 FASHION COLOR REPORT INVERNO 2O13 FASHION COLOR REPORT FALL 2013 - SEMANA DE MODA DE NEW YORK FEVEREIRO 7 14, 2O13 - pantone.com.br/fashion-color-report-fall-2013.html FASHION COLOR REPORT INVERNO 2O13

Leia mais

OUTUBRO 2012 EDIÇÃO 1 ANO 1 R$ 12 CHARME

OUTUBRO 2012 EDIÇÃO 1 ANO 1 R$ 12 CHARME OUTUBRO 2012 EDIÇÃO 1 ANO 1 R$ 12 T E N D Ê N C I A D E S I G N A R Q U I T E T U R A CHARME D O N D O L I & P O C C I PERFil TRicia guild Ela é a maior especialista do mundo na combinação de tons e padrões

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

one year DESIGN DE MODA

one year DESIGN DE MODA one year DESIGN DE MODA Coordenação Luiz Wachelke Início 05/10/2015 Término 10/2016 Carga horária 360 horas Idioma Português (summer opcional em Barcelona) Aulas Segundas e quartas das 19h30 às 22h30 e

Leia mais

Sofisticação e conforto para um espaço diferenciado 42 OFFICE STYLE OFFICE STYLE 43

Sofisticação e conforto para um espaço diferenciado 42 OFFICE STYLE OFFICE STYLE 43 Sofisticação e conforto para um espaço diferenciado 42 OFFICE STYLE OFFICE STYLE 43 A Accenture é uma empresa global de consultoria de gestão, serviços de tecnologia e outsourcing. Comprometida com a inovação,

Leia mais

Portugal Fashion na Vienna Fashion Week com dois criadores e uma marca

Portugal Fashion na Vienna Fashion Week com dois criadores e uma marca Dia 13 de setembro, na capital austríaca Portugal Fashion na Vienna Fashion Week com dois criadores e uma marca Os emergentes Daniela Barros e Estelita Mendonça juntam-se ao consagrado Ricardo Preto, que

Leia mais

O Programa Educativo Apetece-me chegou ao Pré-Escolar.

O Programa Educativo Apetece-me chegou ao Pré-Escolar. O Programa Educativo Apetece-me chegou ao Pré-Escolar. O Programa Educativo Apetece-me é uma iniciativa da Nestlé Portugal que conta com o apoio da Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular

Leia mais

VÍNCULO MAG. plus size URBANO. chic. ROYALS estampas de joias para deixar qualquer look poderoso. Revista da Vínculo Basic Inverno 2015

VÍNCULO MAG. plus size URBANO. chic. ROYALS estampas de joias para deixar qualquer look poderoso. Revista da Vínculo Basic Inverno 2015 VÍNCULO MAG Revista da Vínculo Basic Inverno 2015 URBANO chic Inverno 2015. Tendências da estação mais fria do ano. ROYALS estampas de joias para deixar qualquer look poderoso. plus size SAIBA COMO COMBINAR

Leia mais

Cursos de Formação em Alternância na Banca Relatório de Follow-up 2010-2013 Lisboa e Porto

Cursos de Formação em Alternância na Banca Relatório de Follow-up 2010-2013 Lisboa e Porto Cursos de Formação em Alternância na Banca Relatório de Follow-up 2010-2013 Lisboa e Porto Outubro de 2015 Índice 1. Introdução... 3 2. Caraterização do Estudo... 4 3. Resultado Global dos Cursos de Lisboa

Leia mais

Apresentação. Oque é Marca. Multimedia Branding Designer

Apresentação. Oque é Marca. Multimedia Branding Designer Oque é Marca Marca é toda representação simbólica de uma entidade, individuo ou elemento. Uma pegada, uma impressão digital, ou mesmo o meu ou seu nome podem ser caracterizados como marca. Quando nos referimos

Leia mais

CARLA PONTES. Coleção Primavera/Verão 2013 - Pedra

CARLA PONTES. Coleção Primavera/Verão 2013 - Pedra CARLA PONTES Coleção Primavera/Verão 2013 - Pedra Na procura da pureza da matéria, surge uma coleção que interpreta o lado mais leve das intervenções humanas sobre os elementos naturais. São espaços vazios

Leia mais

e S p e c I A L c A r A S FASHION 2013 p r I m A v e r A - v e r ã O

e S p e c I A L c A r A S FASHION 2013 p r I m A v e r A - v e r ã O especial caras FASHION 2013 primavera - verão Há tendências que nunca saem de moda; CARAS Fashion é uma delas. Publicado em duas edições anuais (Primavera/Verão e Outono/Inverno), este especial traz em

Leia mais

Nome da área, ex.: Departamento Comercial. Assunto da apresentação MZM Store

Nome da área, ex.: Departamento Comercial. Assunto da apresentação MZM Store Nome da área, ex.: Departamento Comercial Assunto da apresentação MZM Store Morena Rosa Group: Uma das Empresas Líderes no Setor de Moda Feminina MORENA ROSA Group Principais números do Morena Rosa Group

Leia mais

Por mais que não exista estilo certo ou errado, é possível. compreender melhor os traços da sua personalidade para combinar

Por mais que não exista estilo certo ou errado, é possível. compreender melhor os traços da sua personalidade para combinar O seu modo de vestir diz muito sobre você. Por mais que não exista estilo certo ou errado, é possível compreender melhor os traços da sua personalidade para combinar com o visual mais adequado. Neste guia

Leia mais

Lançamentos 2015. 1º Semestre. Cisper e Civ

Lançamentos 2015. 1º Semestre. Cisper e Civ 1º Semestre Cisper e Civ 1º Semestre Cisper Taça Sommelier Cerveja A Taça Sommelier Cerveja da Cisper chega no portifólio da marca como extensão da Linha Sommelier, com shape elegante e de excelente ergonomia,

Leia mais

Portugal Fashion em Viena, Londres, Paris, Lisboa e Porto

Portugal Fashion em Viena, Londres, Paris, Lisboa e Porto Primeiros desfiles acontecem na capital austríaca, dia 10 de setembro Portugal Fashion em Viena, Londres, Paris, Lisboa e Porto Ricardo Preto estreia-se na Viena Fashion Week com coleção de autor, acompanhado

Leia mais

11 OUT - 16H30 18H00. LET S TALK ABOUT DESIGN - DESIGN by NORTH

11 OUT - 16H30 18H00. LET S TALK ABOUT DESIGN - DESIGN by NORTH O objectivo desta conferência é a reunião de vários profissionais do Norte de Portugal, para partilharem o seu trabalho e experiências no campo do design e da arquitectura. Cada um vai apresentar um projecto

Leia mais

SEU ESTILO TENDÊNCIAS 2013

SEU ESTILO TENDÊNCIAS 2013 SEU ESTILO TENDÊNCIAS 2013 SEU ESTILO TENDÊNCIAS 2013 SOBRE TENDÊNCIAS Prever tendências de cores é uma ciência extremamente complexa que envolve recursos de várias especialidades, como psicologia, sociologia

Leia mais

TEU. 1. NOME/EMPRESA: Frida Camisaria Feminina

TEU. 1. NOME/EMPRESA: Frida Camisaria Feminina Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ Publicidade e Propaganda - 6 Período Disciplina: Planejamento e Atendimento Publicitário Professor: Ricardo Sékula Acadêmicas: Bruna Sbardelotto,

Leia mais

Dicas de decoração de residencial de alto padrão

Dicas de decoração de residencial de alto padrão Dicas de decoração de residencial de alto padrão Como decorar apartamentos amplos, de 130 e 157m 2, sem exagerar e aproveitar todos os espaços de maneira funcional? Brookfield Incorporações e Anastassiadis

Leia mais

3,3 milhões de exemplares* por mês e 8,7 milhões de leitores**

3,3 milhões de exemplares* por mês e 8,7 milhões de leitores** 16 revistas 3,3 milhões de exemplares* por mês e 8,7 milhões de leitores** Fonte: *IV (Out/09 a Set/10) E **Ipsos-Estudos Marplan/EGM- Out/09 a Set/10 Leitores Ambos, 10/+ anos Audiência Líquida das Revistas

Leia mais

Empreender para Crescer

Empreender para Crescer Empreender para Crescer R. Miguel Coelho Chief EntusiastPersonalBrands Caros Pais e Encarregados de Educação, este ano lectivo, por iniciativa da Assoc. Pais do Colégio, vai iniciar-se em Novembro uma

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

NEWSLETTER. Uma nova dimensão Gescar. Uma parceria pelas PME. Buscando a excelência a cada passo ANO I SETEMBRO-NOVEMBRO 2011

NEWSLETTER. Uma nova dimensão Gescar. Uma parceria pelas PME. Buscando a excelência a cada passo ANO I SETEMBRO-NOVEMBRO 2011 NEWSLETTER ANO I SETEMBRO-NOVEMBRO 2011 Uma nova dimensão Gescar A Gescar Comunicação existe para dar uma nova dimensão à sua empresa, destacando-a da concorrência e dotando-a de uma identidade única.

Leia mais

Cerimónia de Assinatura Protocolo AICEP/CRUP

Cerimónia de Assinatura Protocolo AICEP/CRUP Cerimónia de Assinatura Protocolo AICEP/CRUP Lisboa, 10 janeiro 2014 António Rendas Reitor da Universidade Nova de Lisboa Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas Queria começar

Leia mais

CONTATOS: FASHION TEEN

CONTATOS: FASHION TEEN CONTATOS: FASHION TEEN End: QI 13 Bloco E Loja 08 Lago Sul Brasília DF Tel: + 55 61.3366.2277/ 61.8533.2515 E-mail: contato@fashionteen.com.br Web: www.fashionteen.com.br APRESENTAÇÃO CURSO FASHIONTEEN

Leia mais

Da propaganda ao marketing ao Visual Merchandising, como nasceu o seu interesse pelo Visual Merchandising?

Da propaganda ao marketing ao Visual Merchandising, como nasceu o seu interesse pelo Visual Merchandising? A experiência no ambiente de loja é essencial para a relação entre o consumidor e a marca. Não é mais simplesmente uma questão de produtos, é preciso tornar a própria loja interessante e aconchegante para

Leia mais

Os novos desafios do secretariado profissional

Os novos desafios do secretariado profissional www.pwc.pt/academy Os novos desafios do secretariado profissional Lisboa, 19 e 26 de fevereiro de 2013 Academia da PwC Um programa que mobiliza competências de eficiência pessoal e profissional apoiando

Leia mais

O nascer do sol é um espetáculo que se repete todos os dias, mas sempre é diferente. Assistir a isso no melhor lugar do mundo é um privilégio de quem

O nascer do sol é um espetáculo que se repete todos os dias, mas sempre é diferente. Assistir a isso no melhor lugar do mundo é um privilégio de quem O nascer do sol é um espetáculo que se repete todos os dias, mas sempre é diferente. Assistir a isso no melhor lugar do mundo é um privilégio de quem escolheu o Solar Tambaú. Localizado à beira-mar de

Leia mais

BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica

BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica PORQUE AS CRIANÇAS ESTÃO PERDENDO TODOS OS REFERENCIAIS DE ANTIGAMENTE EM RELAÇÃO ÀS BRINCADEIRAS?

Leia mais

Revista Lilica & Tigor

Revista Lilica & Tigor filhos família moda Revista Lilica & Tigor Lilica & Tigor é a revista produzida para o Grupo Marisol S.A., uma das maiores indústrias nacionais no segmento de vestuário, que hoje detém como marcas Lilica

Leia mais

Debate para a Sustentabilidade

Debate para a Sustentabilidade Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro - Universidade de Aveiro Debate para a Sustentabilidade Biblioteca do ISCAA Debate para a Sustentabilidade Integrado na comemoração dos 40

Leia mais

Técnicas de Exposição de Produtos CONCEITO DE EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS A idéia básica: Mostrar ou destacar alguma coisa. Mostrar também significa: Comunicar O produto deve atrair, seduzir, mexer com os sentidos

Leia mais

Exclusive Services GRUPO

Exclusive Services GRUPO Exclusive Services GRUPO Conceito Clientes especiais, condições exclusivas Foi a pensar em si que criámos o cartão Loja das Meias Prestige Exclusive Services. Um cartão que lhe disponibiliza o acesso a

Leia mais

Programa do Serviço Educativo. 2.º Semestre 2008

Programa do Serviço Educativo. 2.º Semestre 2008 Programa do Serviço Educativo Museu Municipal i de Óbidos 2.º Semestre 2008 Programa Semestral Mês Dias Título Público-alvo Agosto Quintas, Sextas, Sábado No Ateliê do Pintor um Tesouro Escondido Crianças

Leia mais

Sugestões de Natal Zippo

Sugestões de Natal Zippo Sugestões de Natal Zippo A melhor prenda para este Natal? Um Zippo! A Zippo, marca de culto dos isqueiros mais resistentes e duradouros do mercado mundial desde 1932, sugere que nesta quadra opte por oferecer

Leia mais

E-Book por Cristina Marinho

E-Book por Cristina Marinho E-Book por Cristina Marinho É uma profissional especialista em Marketing da Moda, Comportamento de Compra e Pesquisa de Mercado. Durante 10 anos esteve à frente do seu próprio instituto de pesquisas credenciado

Leia mais

B6844. { so comfortable}

B6844. { so comfortable} B6844 B7264 { so comfortable} Um dos materiais mais importantes do inverno 15, o matelassê foi super visto nos desfiles. O efeito aconchegante virou must-have da estação e além do alto relevo padrão ganhou

Leia mais

Senhor Ministro da Defesa Nacional, Professor Azeredo Lopes, Senhora Vice-Presidente da Assembleia da República, Dra.

Senhor Ministro da Defesa Nacional, Professor Azeredo Lopes, Senhora Vice-Presidente da Assembleia da República, Dra. Senhor Representante de Sua Excelência o Presidente da República, General Rocha Viera, Senhor Ministro da Defesa Nacional, Professor Azeredo Lopes, Senhora Vice-Presidente da Assembleia da República, Dra.

Leia mais

Ebook Gratuito. 3 Ferramentas para Descobrir seu Verdadeiro Potencial

Ebook Gratuito. 3 Ferramentas para Descobrir seu Verdadeiro Potencial Ebook Gratuito 3 Ferramentas para Descobrir seu Verdadeiro Potencial 3 Ferramentas para Descobrir seu Verdadeiro Potencial Rosana Rodrigues Choice Consultoria 2 Quando se trata de ajudar alguém a repensar

Leia mais

Paula Almozara «Paisagem-ficção»

Paula Almozara «Paisagem-ficção» Rua da Atalaia, 12 a 16 1200-041 Lisboa + (351) 21 346 0881 salgadeiras@sapo.pt www.salgadeiras.com Paula Almozara «Paisagem-ficção» No âmbito da sua estratégia internacional, a Galeria das Salgadeiras

Leia mais

internacionalização.

internacionalização. MAR 2013 Eventos Arena O Grupo Arena é uma empresa Angolana que actua na área da organização e produção de feiras e eventos. Integra na sua estrutura as competências necessárias à produção e organização

Leia mais

Artigo 4º - Categorias de Prémios

Artigo 4º - Categorias de Prémios 0 Artigo 1º - Prémios Inovação Design na Fileira do Calçado Os PRÉMIOS INOVAÇÃO DESIGN NA FILEIRA DO CALÇADO-2014 são uma iniciativa conjunta do INPI Instituto Nacional da Propriedade Industrial, a APICCAPS

Leia mais

Prêmios Internacionais. cobertura

Prêmios Internacionais. cobertura Prêmios Internacionais cobertura Festivais Inegavelmente, o Brasil é uma potência criativa global. Essa posição de destaque tem se consolidado ainda mais nos últimos anos e a grande vitrine desse processo

Leia mais

Design de superfície e arte: processo de criação em estamparia têxtil como lugar de encontro. Miriam Levinbook

Design de superfície e arte: processo de criação em estamparia têxtil como lugar de encontro. Miriam Levinbook Design de superfície e arte: processo de criação em estamparia têxtil como lugar de encontro. Miriam Levinbook Resumo: Este artigo propõe conexões a respeito do design de superfície em estamparia têxtil

Leia mais

Decor Store. Interiores. Loja de Decorações de Interiores. Cristiane Dal Prá Designer de Interiores

Decor Store. Interiores. Loja de Decorações de Interiores. Cristiane Dal Prá Designer de Interiores Decor Store Interiores Loja de Decorações de Interiores Cristiane Dal Prá Designer de Interiores Quem somos A Decor Store Interiores é uma loja que agrega em um único espaço vários itens relacionados a

Leia mais

Nº 22 - Agosto 2013 - GRATUITO. newsletter E I P D A AGENDA. copywright Escola Intercultural, empresa municipal

Nº 22 - Agosto 2013 - GRATUITO. newsletter E I P D A AGENDA. copywright Escola Intercultural, empresa municipal Nº 22 - Agosto 2013 - GRATUITO newsletter copywright Escola Intercultural, empresa municipal E I P D A ENSINO INTERVENÇÃO PARCERIAS DESENVOLVIMENTO AGENDA 01 EDITORIAL Somos o que fazemos É tempo de férias

Leia mais

Departamento de Moda & Têxteis Licenciatura (BA Hons) em Moda e Design de Têxteis *WJ24

Departamento de Moda & Têxteis Licenciatura (BA Hons) em Moda e Design de Têxteis *WJ24 É com muito orgulho que nós, a Escola de Artes de Winchester ( Winchester School of Art ), somos uma das instituições de arte e design mais conceituadas do Reino Unido, com quase 150 anos de história,

Leia mais

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra:

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra: MBA Pós - Graduação QUEM SOMOS Para pessoas que têm como objetivo de vida atuar local e globalmente, ser empreendedoras, conectadas e bem posicionadas no mercado, proporcionamos uma formação de excelência,

Leia mais

TRÓIA DESIGN HOTEL PENÍNSULA DE TRÓIA

TRÓIA DESIGN HOTEL PENÍNSULA DE TRÓIA TRÓIA DESIGN HOTEL PENÍNSULA DE TRÓIA Imagine um lugar onde a terra vai ao encontro da água, uma península que rasga o azul do oceano e o verde do rio. Praias de areia branca e dunas selvagens com trilhos

Leia mais

CONSULTORIA IMAGEM PESSOAL

CONSULTORIA IMAGEM PESSOAL CONSULTORIA IMAGEM PESSOAL Coordenador: Henrique Silva Porquê fazer esta especialização? A imagem assume na sociedade atual e nas empresas um fator decisivo para o sucesso pessoal e profissional. Saber

Leia mais

1 Do lixo ao luxo que antes era descartado agora pode ir O parar no centro da sua sala. Designers do mundo todo se movimentam e criam produtos que além de elegantes, requintados e funcionais respeitam

Leia mais

PORTUGAL FASHION COMEMORA 20 ANOS COM 31 DESFILES REPARTIDOS POR QUATRO DIAS, DUAS CIDADES, SEIS EDIFÍCIOS E OITO PASSERELLES

PORTUGAL FASHION COMEMORA 20 ANOS COM 31 DESFILES REPARTIDOS POR QUATRO DIAS, DUAS CIDADES, SEIS EDIFÍCIOS E OITO PASSERELLES Sob o tema REFLECTOR e com propostas para a estação fria de 2015-16 PORTUGAL FASHION COMEMORA 20 ANOS COM 31 DESFILES REPARTIDOS POR QUATRO DIAS, DUAS CIDADES, SEIS EDIFÍCIOS E OITO PASSERELLES Descentralização

Leia mais

É POSSÍVEL EMPREENDER MEU SONHO? Vanessa Rosolino People Coaching & Desenvolvimento Organizacional

É POSSÍVEL EMPREENDER MEU SONHO? Vanessa Rosolino People Coaching & Desenvolvimento Organizacional É POSSÍVEL EMPREENDER MEU SONHO? Vanessa Rosolino People Coaching & Desenvolvimento Organizacional Empreendedores são aqueles que entendem que há uma pequena diferença entre obstáculos e oportunidades

Leia mais

MALO CLINIC abre clínica em Aveiro

MALO CLINIC abre clínica em Aveiro Tiragem: 11000 Period.: Semanal ID: 61314863 08-10-2015 GRUPO ESTÁ EM 46 CIDADES, 16 PAÍSES E 5 CONTINENTES MALO CLINIC abre clínica em Aveiro Âmbito: Economia, Negócios e. No ano em que comemora 20 anos,

Leia mais

INTERVENÇÃO DO SECRETÁRIO DE ESTADO ADJUNTO E DA DEFESA NACIONAL PAULO BRAGA LINO COMEMORAÇÕES DO DIA DO COMBATENTE, EM FRANÇA

INTERVENÇÃO DO SECRETÁRIO DE ESTADO ADJUNTO E DA DEFESA NACIONAL PAULO BRAGA LINO COMEMORAÇÕES DO DIA DO COMBATENTE, EM FRANÇA INTERVENÇÃO DO SECRETÁRIO DE ESTADO ADJUNTO E DA DEFESA NACIONAL PAULO BRAGA LINO COMEMORAÇÕES DO DIA DO COMBATENTE, EM FRANÇA Richebourg/La Couture, 13 de abril de 2012 Monsieur le Préfet du Pas-de-Calais

Leia mais

Mudança de direção RODRIGO MENEZES - CATEGORIA MARKETERS

Mudança de direção RODRIGO MENEZES - CATEGORIA MARKETERS RODRIGO MENEZES - CATEGORIA MARKETERS Mudança de direção Até maio de 2013 todo o mercado de TV por assinatura adotava uma postura comercial tradicional no mercado digital, composta por um empacotamento

Leia mais

vestir para encantar

vestir para encantar vestir para encantar Missão Encantar nossas clientes com a alegria e o colorido da mulher carioca e vesti-las para que fiquem cada dia mais bonitas e felizes. Visão Fazer da dress to uma marca diferenciada

Leia mais

Escola Secundária Ferreira Dias. Trabalho de pesquisa realizado por: Jéssica Brissos. Curso técnico de vitrinismo. Disciplina: TIC

Escola Secundária Ferreira Dias. Trabalho de pesquisa realizado por: Jéssica Brissos. Curso técnico de vitrinismo. Disciplina: TIC Escola Secundária Ferreira Dias Trabalho de pesquisa realizado por: Jéssica Brissos Curso técnico de vitrinismo Disciplina: TIC Professora: Vanda Pereira Novembro de 2013 Índice Introdução... 1 Moda dos

Leia mais

Pretendemos aqui analisar as melhores peças publicitárias concebidas e produzidas para o meio rádio.

Pretendemos aqui analisar as melhores peças publicitárias concebidas e produzidas para o meio rádio. Televisão Acção Especial / Brand Entertainment Nesta categoria pretendemos premiar as acções comerciais que, extravasando o âmbito do spot convencional, utilizam de forma criativa o meio televisão e também

Leia mais

redes sociais comportamento

redes sociais comportamento comportamento redes sociais Ao mesmo tempo em que as redes sociais aproximam as pessoas que estão distantes uma das outras, elas são capazes de distanciar aquelas que estão ao nosso lado. Quem nunca se

Leia mais

O Poder das Exposições no século XXI

O Poder das Exposições no século XXI O Poder das Exposições no século XXI Identificar, descobrir e agarrar a mudança do ponto de vista dos jovens profissionais Identificar, Descobrir e agarrar a Mudança do Ponto de Vista dos Jovens Profissionais

Leia mais

FICHA TÉCNICA Revestimentos com design. nº 33. Nº Pág.s: 05 33 24. Julho. 2007. Copyright 2007 - Construlink.com - Todos os direitos reservados.

FICHA TÉCNICA Revestimentos com design. nº 33. Nº Pág.s: 05 33 24. Julho. 2007. Copyright 2007 - Construlink.com - Todos os direitos reservados. .. FICHA TÉCNICA Revestimentos com design Nº Pág.s: 05 33 24. Julho. 2007 nº 33 Revestimentos com design 01 Cada vez mais as empresas de revestimentos cerâmicos procuram parcerias com arquitectos, designers

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE IMAGEM PESSOAL NO AMBIENTE DE TRABALHO. Amanda Medeiros Cecília Aragão

CONSTRUÇÃO DE IMAGEM PESSOAL NO AMBIENTE DE TRABALHO. Amanda Medeiros Cecília Aragão CONSTRUÇÃO DE IMAGEM PESSOAL NO AMBIENTE DE TRABALHO Amanda Medeiros Cecília Aragão Mais importante do que a roupa é a vida que se vive dentro da roupa. A gente é mais bonita quando está feliz. Quem se

Leia mais

ICC Europe Howzat Text Portuguese Version

ICC Europe Howzat Text Portuguese Version ICC Europe Howzat Text Portuguese Version Bem-vindo ao Howzat! A ECB Coach Education em parceria com a ICC Europe está empenhada em disponibilizar recursos de nível mundial; o Howzat! foi pensado para

Leia mais

i2s THINKS CREATES AND PROVIDES Especialização absoluta no mercado segurador

i2s THINKS CREATES AND PROVIDES Especialização absoluta no mercado segurador i2s THINKS CREATES AND PROVIDES Especialização absoluta no mercado segurador SABIA QUE SOMOS ÚNICOS? SOMOS ÚNICOS PORQUE O NOSSO DNA ASSIM NOS DEFINE. SOMOS ÚNICOS PORQUE CRIÁMOS UMA SOLUÇÃO SEM PRECEDENTES

Leia mais

01. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA. MOMSteelPor, S.A. www.momsteel.com.pt

01. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA. MOMSteelPor, S.A. www.momsteel.com.pt MOMSTEELPOR, S.A. 01. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA 2 01. Apresentação da empresa A, (MOMSteelPor) é uma empresa especializada na conceção, desenvolvimento e produção de projetos e estruturas metálicas, sediada

Leia mais

Os tempos mudaram. Campanha de valorização

Os tempos mudaram. Campanha de valorização Campanha de valorização Os tempos mudaram Terceira fase da Campanha de Valorização do Marketing Direto enfatiza a revolução nas formas de conquistar o público e a proximidade da disciplina com as novas

Leia mais

Moda, design e modernidade. promovem Portugal em Espanha

Moda, design e modernidade. promovem Portugal em Espanha FITUR 2010 começa amanhã em Madrid Moda, design e modernidade promovem Portugal em Espanha Portugal surge este ano na maior feira internacional de turismo de Espanha com um novo conceito, que dará uma

Leia mais

TEMPO AO TEMPO, NO MUSEU HERING "TIME TO TIME" IN HERING'S MUSEUM. Em Blumenau, a história e as tradições são preservadas de muitas formas e

TEMPO AO TEMPO, NO MUSEU HERING TIME TO TIME IN HERING'S MUSEUM. Em Blumenau, a história e as tradições são preservadas de muitas formas e TEMPO AO TEMPO, NO MUSEU HERING "TIME TO TIME" IN HERING'S MUSEUM Marli Rudnik Em Blumenau, a história e as tradições são preservadas de muitas formas e uma delas é através do acervo e das exposições dos

Leia mais

Rodada de negócios com empresários alemães do setor têxtil

Rodada de negócios com empresários alemães do setor têxtil 01 Fabricante de correias transportadoras e de a- cionamento. O programa de produtos abrange mais de 400 tipos diferentes de correias de acionamento e de transporte. Estes produtos são utilizados em muitas

Leia mais

i2s THINKS CREATES AND PROVIDES Especialização absoluta no mercado segurador

i2s THINKS CREATES AND PROVIDES Especialização absoluta no mercado segurador i2s THINKS CREATES AND PROVIDES Especialização absoluta no mercado segurador Especialização absoluta no mercado segurador SABIA QUE SOMOS ÚNICOS? SOMOS ÚNICOS PORQUE O NOSSO DNA ASSIM NOS DEFINE. SOMOS

Leia mais

Uma globalização consciente

Uma globalização consciente Uma globalização consciente O apelo a uma globalização mais ética tornou se uma necessidade. Actores da globalização como as escolas, devem inspirar por estes valores às responsabilidades que lhes são

Leia mais

PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO

PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO É dito no ditado popular que os olhos de uma pessoa são as janelas de sua alma, trazendo este pensamento para uma residência, podemos entender que as janelas

Leia mais

Cristiano Ronaldo vence a Bola de Ouro

Cristiano Ronaldo vence a Bola de Ouro 2013 e o trófeu vem para a Madeira By madeira on Janeiro 26, 2014 O futebolista internacional português Cristiano Ronaldo foi novamente reconhecido pela FIFA como o melhor jogador do Mundo, desta vez para

Leia mais

Biblioteca Escolar. Quem é quem? Nome: N.º: Ano/Turma: N.º Grupo:

Biblioteca Escolar. Quem é quem? Nome: N.º: Ano/Turma: N.º Grupo: Quem é quem? Um investigador deve ter um conhecimento sólido não apenas das obras, mas também dos artistas. Lê as frases e identifica o pintor a quem se referem. 1. Foi ordenado cavaleiro da Ordem de Santiago.

Leia mais

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO A COMUNICAÇÃO NA INTERNET PROTOCOLO TCP/IP Para tentar facilitar o entendimento de como se dá a comunicação na Internet, vamos começar contando uma história para fazer uma analogia. Era uma vez, um estrangeiro

Leia mais

O papel de Portugal no mundo é mais importante do que imagina

O papel de Portugal no mundo é mais importante do que imagina Informação 8 de Fevereiro de 2011 Campanha institucional do grupo Portucel Soporcel arranca hoje O papel de Portugal no mundo é mais importante do que imagina Arranca hoje a nova campanha institucional

Leia mais

Comece pelo começo, siga até chegar ao fim e então, pare. Alice no País das Maravilhas Lewis Carrol

Comece pelo começo, siga até chegar ao fim e então, pare. Alice no País das Maravilhas Lewis Carrol Comece pelo começo, siga até chegar ao fim e então, pare. Alice no País das Maravilhas Lewis Carrol O Grupo Grandarte nasceu da fusão de várias empresas com áreas de negócio complementares. Para responder

Leia mais

Resultados de 2014. »» As vendas consolidadas do Grupo VAA cresceram 20,3% face ao ano anterior atingindo os 65,2 milhões de euros;

Resultados de 2014. »» As vendas consolidadas do Grupo VAA cresceram 20,3% face ao ano anterior atingindo os 65,2 milhões de euros; COMUNICADO Ílhavo, 13 de Março de 2015 Destaques Resultados de 2014»» As vendas consolidadas do Grupo VAA cresceram 20,3% face ao ano anterior atingindo os 65,2 milhões de euros;»» EBITDA de 2,3 milhões

Leia mais

Calçado português reforça aposta no mercado alemão

Calçado português reforça aposta no mercado alemão Calçado português reforça aposta no mercado alemão O mercado alemão é uma prioridade estratégica para a indústria portuguesa de calçado. Por esse motivo, a presença nacional na GDS, o grande evento do

Leia mais

Excelência Sr. Presidente da Associação Angolana de Bancos, Distintos Membros dos Conselhos de Administração dos Bancos

Excelência Sr. Presidente da Associação Angolana de Bancos, Distintos Membros dos Conselhos de Administração dos Bancos Excelência Sr. Presidente da Associação Angolana de Bancos, Distintos Membros dos Conselhos de Administração dos Bancos Comerciais, Caros Convidados, Minhas senhoras e meus senhores. O evento que hoje

Leia mais

Como delegar eficazmente?

Como delegar eficazmente? www.pwc.pt/academy Como delegar eficazmente? How to improve your skills? 21 e 22 de maio de 2013 Academia da PwC Delegar é um conceito aparentemente claro, mas que na prática, nem todos aplicam. A base

Leia mais

Os princípios da composição do vestuário levam em conta os seguintes aspectos:

Os princípios da composição do vestuário levam em conta os seguintes aspectos: Princípios de Composição do Vestuário Para trabalhar com roupas mais elaboradas é importante conhecer os princípios de composição do vestuário. Neste nicho de mercado, este tipo de peça é desenvolvido

Leia mais

Apresentação. Olá! O meu nome é Paulo Rebelo e sou apostador profissional.

Apresentação. Olá! O meu nome é Paulo Rebelo e sou apostador profissional. Apresentação Olá! O meu nome é Paulo Rebelo e sou apostador profissional. Ao longo dos últimos anos, tem aumentado o interesse em redor das apostas. A imprensa tem-se interessado pelo meu trabalho pelo

Leia mais

FrontWave Engenharia e Consultadoria, S.A.

FrontWave Engenharia e Consultadoria, S.A. 01. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA 2 01. Apresentação da empresa é uma empresa criada em 2001 como spin-off do Instituto Superior Técnico (IST). Desenvolve tecnologias e metodologias de inovação para rentabilizar

Leia mais

SECRETÁRIA DE ESTADO ADJUNTA E DA DEFESA NACIONAL. Tomada de posse dos órgãos sociais do Centro de Estudos EuroDefense-Portugal

SECRETÁRIA DE ESTADO ADJUNTA E DA DEFESA NACIONAL. Tomada de posse dos órgãos sociais do Centro de Estudos EuroDefense-Portugal INTERVENÇÃO DA SECRETÁRIA DE ESTADO ADJUNTA E DA DEFESA NACIONAL BERTA DE MELO CABRAL Tomada de posse dos órgãos sociais do Centro de Estudos EuroDefense-Portugal Lisboa, Instituto de Defesa Nacional,

Leia mais

CICLO DE CRIATIVIDADE E DE INOVAÇÃO EMPRESARIAL. Mercado de Produtores Mostra de Produtos Inovadores Ateliês Concursos Workshops

CICLO DE CRIATIVIDADE E DE INOVAÇÃO EMPRESARIAL. Mercado de Produtores Mostra de Produtos Inovadores Ateliês Concursos Workshops CICLO DE CRIATIVIDADE E DE INOVAÇÃO EMPRESARIAL Mercado de Produtores Mostra de Produtos Inovadores Ateliês Concursos Workshops Os produtos da terra constituem um pilar estruturante no desenvolvimento

Leia mais

A FEIRA VERÃO. Brasileiro 26-29 JUNHO. 48ª Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios. Domingo a Quarta ANHEMBI SP

A FEIRA VERÃO. Brasileiro 26-29 JUNHO. 48ª Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios. Domingo a Quarta ANHEMBI SP A FEIRA VERÃO do Brasileiro 48ª Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios 26-29 JUNHO Domingo a Quarta ANHEMBI SP Todo setor se encontra na Feira que é REFERÊNCIA nacional e internacional da

Leia mais

IX Colóquio Os Direitos Humanos na Ordem do Dia: Jovens e Desenvolvimento - Desafio Global. Grupo Parlamentar Português sobre População e

IX Colóquio Os Direitos Humanos na Ordem do Dia: Jovens e Desenvolvimento - Desafio Global. Grupo Parlamentar Português sobre População e IX Colóquio Os Direitos Humanos na Ordem do Dia: Jovens e Desenvolvimento - Desafio Global Grupo Parlamentar Português sobre População e Cumprimentos: Desenvolvimento Assembleia da República 18 de Novembro

Leia mais

SEJAM BEM VINDOS AO NOSSO JARDIM, E APRECIEM AS NOSSAS MAIS BELAS FLOWERS.

SEJAM BEM VINDOS AO NOSSO JARDIM, E APRECIEM AS NOSSAS MAIS BELAS FLOWERS. A natureza é sempre contemplativa em qualquer época do ano. Nosso irmão sol, nosssa irmã lua, água fonte de vida, e a mãe terra com inúmeras espécies de flores. Flores agraciadas e perfumadas, no quarto,

Leia mais

SALVADOR E FILHOS BORDADOS E MERCHANDISING

SALVADOR E FILHOS BORDADOS E MERCHANDISING SALVADOR E FILHOS BORDADOS E MERCHANDISING A Salvador & Filhos é uma empresa especialista em bordados. O nosso mercado vai para além das fronteiras portuguesas. Efectuamos os seguintes tipos de serviços

Leia mais

O mundo está na vitrine da Levi s em Curitiba

O mundo está na vitrine da Levi s em Curitiba O mundo está na vitrine da Levi s em Curitiba Lojista fala da variedade do mix que traz o ícone jeans 501 de 140 anos de idade Por Denise Mello - junho-2013 1 / 8 Imagine uma peça de roupa que está na

Leia mais

Aprender a ver. a preto e branco. Escolher o assunto certo é crucial para o sucesso das

Aprender a ver. a preto e branco. Escolher o assunto certo é crucial para o sucesso das Aprender a ver a preto e branco Escolher o assunto certo é crucial para o sucesso das suas fotos a preto e banco. Obtenha imagens únicas. No que toca à fotografia preto e branco, ser capaz de "ver" como

Leia mais