CÂNCER DE PRÓSTATA ATUALIDADES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CÂNCER DE PRÓSTATA ATUALIDADES"

Transcrição

1 9 CÂNCER DE PRÓSTATA ATUALIDADES FERNANDO NESTOR FACIO JUNIOR FÁBIO AUGUSTO VASILCEAC LUIS FRANCISCO BARBERO GABRIOTTI LUIS CESAR FAVA SPESSOTO PROCLIM Ciclo 13 Volume 2 INTRODUÇÃO O câncer de próstata (CaP) é o segundo mais incidente entre os homens em todas as regiões do Brasil, perdendo apenas para os tumores de pele não melanoma. 1 O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimou novos casos de CaP no ano de 2014, correspondendo a um risco estimado de aproximadamente 70 casos novos a cada 100 mil homens. 1 Essa alta taxa de incidência pode ser explicada pelo aumento da expectativa de vida, melhora da qualidade dos sistemas de informações em saúde e evolução dos métodos de diagnósticos. 1 Com uma sobrevida aproximada de cerca de 80%, o CaP possui bom prognóstico, visto que sua mortalidade é cerca de 4 vezes menor do que sua incidência. 2 OBJETIVOS Após a leitura deste artigo, espera-se que o leitor possa: realizar o rastreamento do CaP de maneira adequada; diagnosticar o CaP por meio da biópsia de próstata bem indicada; estar ciente das múltiplas opções de tratamento para o CaP.

2 10 CÂNCER DE PRÓSTATA ATUALIDADES ESQUEMA CONCEITUAL Fatores de risco Diagnóstico Toque retal Antígeno prostático específico PSA Biópsia de próstata Rebiópsia de próstata Estadiamento Diretrizes para o estadiamento do câncer de próstata Vigilância ativa Observação vigilante Prostatectomia radical (PR) Tratamento Radioterapia (RT) Braquiterapia Ultrassom de alta intensidade focalizado na próstata (HIFU - high-intensity focused ultrasound) Terapia hormonal Terapia de castração Terapia não hormonal Controle da dor óssea Caso clínico FATORES DE RISCO A idade é um fator de risco bem estabelecido para o desenvolvimento do CaP, sendo mais prevalente em homens mais velhos e raro antes dos 40 anos. A média de idade do diagnóstico de CaP é de 66 anos. 3 Assim como em outros países, a prevalência do CaP na população brasileira varia com a raça: entre negros, é de 9,6%, e entre os brancos, de 5,6%. 4 No entanto, há no Brasil uma categoria intermediária, a marrom, que representaria uma mistura de negro com branco ou mulato. 5 Assim, é demonstrado que os negros apresentam maior prevalência quando comparados aos marrons, e quando se comparam marrons e brancos as prevalências se equiparam. 4 Formas familiares respondem por menos de 20% dos casos de câncer de próstata. Vários genes foram descritos como susceptíveis para CaP, dentre eles o HPC1 (câncer de próstata hereditário 1). 6 Desde então, vários genes que predispõem o CaP foram identificados em várias regiões cromossômicas. 7 Estudos epidemiológicos indicam uma relação entre o CaP hereditário e outras neoplasias. Homens que têm um parente de primeiro grau com câncer de mama parecem

3 ter um risco maior de desenvolver câncer de próstata. Mutações no gene BRCA2 associadas com câncer de mama são supostamente encontradas em 2% dos homens que apresentam câncer de próstata de início precoce. 8 Outro fator de risco sugerido é a alimentação. Dietas com base em gordura animal, carne vermelha, embutidos e cálcio têm sido associadas ao aumento no risco de desenvolver câncer de próstata. 7 Além disso, a obesidade e a síndrome metabólica também são apontadas como risco de desenvolver CaP. 9 É possível que dietas ricas em vegetais, vitaminas D e E, licopeno e ômega-3 sejam capazes de conferir algum efeito protetor contra o câncer de próstata, porém estudos recentes colocam esse efeito em dúvida PROCLIM Ciclo 13 Volume 2 DIAGNÓSTICO Atualmente, o risco de diagnóstico de CaP durante a vida é de 16,2% e o risco de morte decorrente desse tumor aumentou para 11,3%. 3 Recomenda-se a idade mínima de 50 anos para realização de antígeno prostático específico (PSA) e toque renal (TR), e de 45 anos para os homens negros ou com histórico familiar de CaP. 11 Uma abordagem individualizada pode ser dada a um homem portador de CaP, com boa escala de capacidade funcional performance status (PS) e promover entre 10 a 15 anos de expectativa de vida; devendo assim ser realizados sempre o PSA e o TR obrigatório. 11,12 A idade que deve-se interromper o rastreamento do CaP é influenciada pela expectativa de vida e PS. Homens com expectativa de vida menor do que 15 anos não se beneficiariam com o rastreamento. 13 Embora não haja nenhuma ferramenta simples para avaliar a expectativa de vida individual, comorbidades são importantes, tanto quanto a idade. 13 O diagnóstico definitivo será confirmado com o achado de adenocarcinoma na avaliação histopatológica de materiais oriundos de biópsia prostática, ressecção transuretral de próstata ou de prostatectomia por hiperplasia prostática benigna (HPB) 11 (Quadro 1). Quadro 1 RASTREIO E DETECÇÃO PRECOCE DO CAP Homens com mais de 50 anos de idade Homens com mais de 45 anos de idade e história familiar de CaP ou negros Fonte: Mottet e colaboradores (2015). 11 Nível de evidência 2b Grau de recomendação A TOQUE RETAL O CaP é, na sua maioria, encontrado na zona periférica da glândula prostática, podendo ser detectado ao TR quando seu volume é maior do que 0,2mL. 11 Muitas vezes, detecta-se o CaP apenas com o TR suspeito e níveis de PSA abaixo de 4ng/mL e, nessa situação, são tumores clinicamente mais agressivos.

4 12 CÂNCER DE PRÓSTATA ATUALIDADES A não realização do TR, como é preconizado nos protocolos de rastreio do CaP, pode atrasar o diagnóstico precoce e prejudicar o sucesso do tratamento daqueles tumores iniciais que teriam potencial de cura. 14,15 ANTÍGENO PROSTÁTICO ESPECÍFICO (PSA) O advento do PSA revolucionou o diagnóstico do CaP, porém, vale lembrar que ele é órgãoespecífico e não câncer-específico, sendo assim, ele pode estar elevado em outras patologias como HPB, prostatite e outras condições não malignas. 11 O efeito do TR e da ejaculação na dosagem sérica de PSA foram avaliados, não sendo detectada variação significativa; porém, indivíduos submetidos a procedimentos endoscópicos transuretrais, biópsia de próstata, em término de tratamento de infecção urinária ou prostatite devem aguardar de 4-6 semanas para nova dosagem de PSA. 16 Não existem padrões definidos para medir o PSA. Quanto mais alto seu nível sérico maior a probabilidade de CaP. A Tabela 1 demonstra a ocorrência de CaP de Gleason maior que 7 em níveis baixos de PSA. 11 Tabela 1 RISCO DE CAP EM RELAÇÃO A VALORES BAIXOS DE PSA PSA (ng/ml) Risco de CaP (%) Risco de CaP Gleason 7 (%) 0,0-0,5 6,6 0,8 0,6-1,0 10,1 1,0 1,1-2,0 17,0 2,0 2,1-3,0 23,9 4,6 3,1-4,0 26,9 6,7 Fonte: Mottet e colaboradores (2015). 11 Utilizam-se como valores de corte para biópsia níveis acima de 2,5 ou 4,0ng/mL, podendo ser questionados tais valores. 17 Visto tais questionamentos, sugere-se a associação de outros dados do PSA como: densidade do PSA; relação PSA livre/psa total; velocidade de PSA; velocidade de duplicação do PSA; outras isoformas de PSA como o p2psa e PCA3.

5 A densidade do PSA é a razão do nível de PSA no soro pelo volume da próstata determinada por ultrassom transretal. Quanto maior a densidade do PSA, mais provável a existência de CaP clinicamente significativo. Valores acima de 0,15 indicam suspeita de CaP. 17 A relação PSA livre/psa total é amplamente utilizada para diferenciar HBP de CaP e para avaliar o risco de CaP quando a dosagem de PSA total encontra-se entre 4-10ng/ ml e TR negativo. 11 Valores abaixo de 0,25 têm maior probabilidade de se tratar de um CaP. 18 A velocidade do PSA (PSAV) é o aumento absoluto anual de PSA (ng/ml/ano). 11 Valores acima de 0,40 apontam para uma maior chance de CaP. 19 O tempo de duplicação do PSA (PSA-DT) mede o tempo que o PSA leva para se duplicar. Essa cinética do PSA é utilizada para seguimento após definir alguma forma de tratamento para o CaP. 13 PROCLIM Ciclo 13 Volume 2 O PCA3 é um biomarcador não codificante de RNAm específico da próstata observado no sedimento urinário após massagem prostática por TR. Atualmente, sua principal indicação é determinar necessidade de rebiópsia após uma biópsia negativa, em que valores de PSA sugerem CaP. 11 A p2psa, isoforma precursora do PSA (-2) propsa, pode oferecer melhora na detecção do CaP em homens com nível de PSA total entre 2-10ng/mL. Pode auxiliar na discriminação entre CaP e doenças benignas da próstata (HPB). 20 O índice de saúde da próstata (PHI - prostate health index) é uma fórmula matemática que compreende o PSA total, o PSA livre e o p2psa. Ele destina-se a reduzir o número de biópsias de próstata desnecessárias em homens com PSA alterado, 11 também podendo predizer a agressividade do CaP. Assim, o PHI pode auxiliar na detecção do CaP, prever um CaP clinicamente significativo e ser utilizado no seguimento do paciente em vigilância ativa. 21,22 ATIVIDADE 1. O câncer de próstata: A) é o segundo mais incidente entre os homens em todas as regiões do Brasil. B) tem baixa incidência. C) tem bom prognóstico. D) tem uma mortalidade 5 vezes maior que sua incidência. 2. Em relação ao câncer de próstata, qual fator NÃO é considerado de risco para CaP? A) Idade. B) Formas familiares. C) Tabagismo. D) Gordura animal, carne vermelha, embutidos e cálcio.

6 14 CÂNCER DE PRÓSTATA ATUALIDADES 3. A média de idade do diagnóstico de CaP é de: A) 44 anos. B) 55 anos. C) 66 anos. D) 77 anos. 4. Recomenda-se a idade mínima de... anos para realização de antígeno prostático específico (PSA) e toque renal (TR), e... anos para os homens negros ou com histórico familiar de CaP. A) 45 também 45 B) C) 50 também 50 D) O(a)... é a razão do nível de PSA no soro pelo volume da próstata determinada por ultrassom transretal. A) relação PSA livre/psa total B) velocidade do PSA (PSAV) C) tempo de duplicação do PSA (PSA-DT) D) densidade do PSA BIÓPSIA DE PRÓSTATA A biópsia de próstata deve ser sempre discutida com o paciente, levando em consideração sua necessidade visto a chance de confirmação do CaP, como suas consequências adversas: hematospermia (37,4%), hematúria (14,5%), sangramento retal (2,2%), prostatite (1%), febre (0,8%), epididimite (0,7%), sangramento retal com mais de dois dias e necessidade de intervenção cirúrgica (0,7%), retenção urinária (0,2%) e outras complicações que requerem internação (0,3%). 11 O padrão ouro é a realização de biópsia de próstata guiada por ultrassom transretal (TRUS) com 12 fragmentos sob sedação anestésica. São indicações de realização de biópsia de próstata: 17 toque retal alterado; alteração do PSA total (maior que 2,5-4,0ng/mL); densidade do PSA maior que 0,15ng/mL/cc; relação PSA livre/psa total menor que 0,25;

7 velocidade do PSA acima de 0,40ng/mL/ano. Os fragmentos obtidos com a biópsia prostática devem ser devidamente identificados com a localização para serem classificados de acordo com os critérios histopatológicos da escala de Gleason da Sociedade Internacional de Urologia Patológica (ISUP) ,24 (Quadro 2). Quadro 2 BIÓPSIA DE PRÓSTATA - TERMINOLOGIA RECOMENDADA PARA RELATAR BIÓPSIAS DE PRÓSTATA 15 PROCLIM Ciclo 13 Volume 2 Benigna/negativo para malignidade. Se for caso disso, incluir uma descrição Inflamação ativa Inflamação granulomatosa Neoplasia intraepitelial (PIN) de alto grau PIN de alto grau com glândulas atípicas, suspeitos de adenocarcinoma Focos de glândulas atípicas/lesão suspeita de adenocarcinoma/proliferação acinar atípica (ASAP - atypical small acinar proliferation), suspeita de câncer Adenocarcinoma Fonte: van der Kwast e colaboradores (2013). 24 REBIÓPSIA DE PRÓSTATA As rebiópsia devem ser realizadas com mais de 20 fragmentos para aumentar a detecção do CaP (Quadro 3). Quadro 3 REBIÓPSIA Repetir a biópsia de próstata após biópsia negativa quando: Risco CaP PSA crescente e/ou persistentemente elevado TR suspeito 5-30% ASAP - proliferação acinar atípica 40% Mais de 3 fragmentos com PIN de alto grau 30% Algumas glândulas atípicas imediatamente adjacentes a PIN de alto grau 50% PIN isolado de alto grau em 1 ou 2 fragmentos não é mais uma indicação para biópsia de repetição Fonte: Mottet e colaboradores (2015). 11 Atualmente, vários relatos sugerem que biópsias direcionadas, utilizando a associação da ressonância magnética multiparamétrica (RM) com o ultrassom transretal, favorecem a captação de fragmentos em áreas com maior comprometimento, comparadas às biópsias aleatórias. Assim, quando a suspeita clínica de CaP persiste apesar de biópsias negativas, biópsias guiadas por RM são recomendadas. 11 O Quadro 4 apresenta a classificação TNM do CaP.

8 16 CÂNCER DE PRÓSTATA ATUALIDADES T Tx T0 T1 Tumor primário O tumor primário não pode ser avaliado Sem evidência de tumor primário Quadro 4 CLASSIFICAÇÃO TNM DO CAP Tumor clinicamente inaparente (não palpável ou visível por imagem) T1a T1b T1c Tumor incidental (achado histológico em 5% ou menos do tecido ressecado) Tumor incidental (achado histológico em mais de 5% do tecido ressecado) Tumor identificado por biópsia por agulha (devido PSA elevado) T2 Tumor confinado dentro da próstata 1 T2a T2b T2c Tumor envolve uma metade de um lobo ou menos Tumor envolve mais do que metade de um lobo, mas não ambos os lobos Tumor compromete ambos os lobos T3 Tumor se estende através da cápsula prostática 2 T4 T3a T3b Extensão extracapsular (unilateral ou bilateral), incluindo o envolvimento microscópico do colo da bexiga Tumor que invade vesícula(s) seminal(ais) Tumor é fixo ou invade outras estruturas adjacentes como vesículas seminais, esfíncter externo, reto, músculos elevadores, e/ou parede pélvica N Gânglios linfáticos regionais 3 Nx N0 Gânglios linfáticos regionais não podem ser avaliados Sem metástases ganglionares N1 Metástase em gânglios linfáticos regionais 4 M Metástases a distância 5 Mx M0 M1 Metástase a distância não pode ser avaliada Sem metástase a distância Metástase a distância M1a M1b M1c Metástase em gânglio linfático não regional(ais) Metástases ósseas Metástases em outros órgãos com ou sem metástases ósseas 1. Tumor encontrado em 1 ou ambos os lóbulos prostáticos por biópsia de agulha, mas não palpável ou visível por imagem, é classificado como T1c. 2. Invasão no ápice da próstata, ou em (mas não só) da cápsula prostática, não é classificado como pt3, mas como pt2. 3. Os gânglios linfáticos regionais são os linfonodos verdadeiros da pélvis, que essencialmente são os linfonodos pélvicos abaixo da bifurcação das artérias ilíacas comuns. 4. A lateralidade não afeta a classificação. 5. Quando mais do que um sítio de metástases está presente, a categoria mais avançada deve ser usada. Fonte: Mottet e colaboradores (2015). 11 O Quadro 5 apresenta os grupos de risco para recorrência de CaP localizado e localmente avançado.

9 Quadro 5 GRUPOS DE RISCO PARA RECORRÊNCIA DE CAP LOCALIZADO E LOCALMENTE AVANÇADO Definição Baixo risco Risco intermediário Alto risco PSA < 10ng/mL e Gleason < 7 e ct1-2a Localizado Fonte: Mottet e colaboradores (2015). 11 PSA 10-20ng/mL ou Gleason 7 ou ct2b PSA > 20ng/ml ou Gleason > 7 ou ct2c Qualquer PSA qualquer Gleason ct3-4 ou cn+ Localmente avançado 17 PROCLIM Ciclo 13 Volume 2 ESTADIAMENTO A extensão do CaP pode ser avaliada através do TR e PSA, porém podem ser complementados com outros exames como a fosfatase alcalina (FA), cintilografia óssea (CO), tomografia computadorizada (TC) e ressonância magnética multiparamétrica (RM). DIRETRIZES PARA O ESTADIAMENTO DO CÂNCER DE PRÓSTATA O Quadro 6 apresenta o estadiamento do CaP. Quadro 6 ESTADIAMENTO DO CÂNCER DE PRÓSTATA Qualquer grupo de risco NE GR Exame de imagem adicional apenas é necessário se ele mudar o tratamento 2a A Para estadiamento local, TC e TRUS não devem ser usados 3 A Para estadiamento inicial, a PET não deve ser utilizada 2a A CaP localizado de baixo risco NE GR Não são recomendados exames de imagens adicionais 2a A CaP localizado de risco intermediário NE GR Na predominância de Gleason 4, a cintilografia óssea e a TC ou RM devem ser realizadas 2a A CaP localizado de alto risco/cap localmente avançado de alto risco NE GR RM de pelve deve ser realizada para o estadiamento local 2b A TC/RM e cintilografia óssea devem ser usadas no estadiamento 2b A Para estadiamento inicial, a PET não deve ser utilizada 2a A

10 18 CÂNCER DE PRÓSTATA ATUALIDADES GR = Grau de recomendação. NE = Nível de evidência. PET = Tomografia por emissão de pósitrons. RM = Ressonância magnética multiparamétrica. TC = Tomografia computadorizada. TRUS = Ultrassom transretal. Fonte: Mottet e colaboradores (2015). 11 TRATAMENTO O tratamento do CaP se baseia em aspectos clínicos, psicossociais e exames laboratoriais e de imagem. Depende muito da compreensão da extensão e do comprometimento da doença pelo paciente e pelo médico. Dessa maneira, uma miscelânea de opções de tratamentos pode ser seguida, respeitando algumas diretrizes básicas. Nesse momento, vamos nos ater às opções tratamento de forma direita, pois cabem ao urologista ou ao oncologista os cuidados desses pacientes. VIGILÂNCIA ATIVA A vigilância ativa busca o momento certo do tratamento curativo visando evitar o supertratamento em pacientes jovens que possam sofrer com as morbidades geradas por um tratamento definitivo. 25 Os pacientes permanecem em vigilância com acompanhamento com TR, PSA, rebiópsia e, eventualmente, RM. Caso algum critério mostre progressão da doença, a vigilância ativa é suspensa e é proposto o tratamento definitivo. 11 São candidatos à vigilância ativa os pacientes com CaP localizado de baixo risco que apresentem todas as características: 11 expectativa de vida maior do que 10 anos; escala de Gleason 6; menos do que 2-3 fragmentos positivos com < 50% de envolvimento do CaP em cada fragmento positivo; ser ct1 ou ct2a; PSA < 10ng/mL; densidade de PSA < 0,15ng/mL/cc. OBSERVAÇÃO VIGILANTE A observação vigilante é uma opção de tratamento conservador e destina-se a pacientes com baixa expectativa de vida e comorbidades associadas. Busca evitar as morbidades geradas pelo tratamento definitivo. Quando se realiza algum tratamento, esse é paliativo, realizado através da ressecção transuretral da próstata ou outros procedimentos para desobstrução do trato urinário e terapia hormonal ou radioterapia para o tratamento paliativo das lesões metastáticas. 11 O Quadro 7 apresenta as definições de vigilância ativa e observação vigilante. Quadro 7 VIGILÂNCIA ATIVA E OBSERVAÇÃO VIGILANTE Vigilância ativa Observação vigilante

11 19 Intenção do tratamento VIGILÂNCIA ATIVA E OBSERVAÇÃO VIGILANTE Curativo Paliativo Seguimento Exames pré-definidos Se paciente necessitar Avaliação TR, PSA, rebiópsia, RM Não são predefinidos Objetivo Minimizar a toxicidade relacionada com o tratamento sem comprometer a sobrevivência Expectativa de vida > 10 anos < 10 anos Comentários Fonte: Mottet e colaboradores (2015). 11 Só para um subgrupo de pacientes de baixo risco Minimizar a toxicidade relacionada com o tratamento Pode aplicar-se a pacientes com todos os estágios PROCLIM Ciclo 13 Volume 2 PROSTATECTOMIA RADICAL (PR) A prostatectomia radical envolve a remoção de toda a glândula prostática entre a uretra e a bexiga, juntamente com as vesículas seminais. Pode ser acompanhada ou não de linfadenectomia obturatória ou estendida, dependendo da classificação de risco. Pode ser realizada por via aberta abdominal ou perineal, via laparoscópica ou robótica. Todas as vias de acesso têm suas características específicas da técnica, porém, de maneira geral, apresentam resultados oncológicos semelhantes. 11 A PR tem como objetivo a ressecção completa da glândula preservando a continência urinária e evitando desenvolvimento de disfunção erétil, sempre que possível. Pode ser realizada em qualquer grupo de risco, sendo recente sua realização em paciente com doença localmente avançada ou metastática. 11 RADIOTERAPIA (RT) A radioterapia para o CaP tem como padrão ouro a radioterapia por intensidade modulada (IMRT intensity-modulated external-beam radiotherapy). Essa modalidade de radioterapia focaliza a radiação a ser aplicada de forma concentrada na próstata minimizando os efeitos às estruturas adjacentes. 11 Têm indicação de radioterapia os pacientes com doença localizada, podendo ser aplicada como terapia inicial ou complementar à PR. Pode ser realizada também em paciente com doença localmente avançada e/ou poucas metástases, associadas à terapia hormonal. 11 BRAQUITERAPIA A braquiterapia é uma técnica segura e eficaz onde sementes radioativas são implantadas por via perineal com auxílio do ultrassom. São aplicadas em torno de 100 sementes que liberam energia por aproximadamente 150 dias. 11

12 20 CÂNCER DE PRÓSTATA ATUALIDADES A braquiterapia tem indicações principalmente para doença localizada. 11 ULTRASSOM DE ALTA INTENSIDADE FOCALIZADO NA PRÓSTATA (HIFU HIGH-INTENSITY FOCUSED ULTRASOUND) O HIFU consiste em um transdutor que é introduzido no reto do paciente em decúbito lateral sob anestesia geral ou raquidiana. O HIFU libera ondas de ultrassom focalizado na próstata que causam danos no tecido prostático através de efeitos mecânicos e térmicos, bem como por cavitação. 26 O objetivo é aquecer o tecido maligno a temperaturas superiores a 65 C, de maneira que ele seja destruído por necrose coagulativa. O HIFU é indicado de maneira geral a paciente de baixo-moderado risco. 11 TERAPIA HORMONAL A terapia hormonal visa à supressão da secreção de andrógenos testiculares ou inibição da ação dos androgênios circulantes, bloqueando seus receptores com compostos competidores conhecidos como antiandrogênicos. Dois métodos podem ser combinados para conseguir o que é conhecido como bloqueio androgênico completo (ou máximo ou total). 11 Terapia de castração O padrão ouro para a terapia antiandrogênica é a orquiectomia bilateral, que leva à redução importante dos níveis séricos de testosterona, levando o indivíduo a um estado de hipogonadismo. Outra forma de realizar a terapia de castração envolve medicamentos que colaboram com a queda da testosterona sérica, são eles: 11 estrogênio (dietilestilbestrol); agonistas de LHRH de ação prolongada; antagonistas do LHRH; antiandrógenos esteroidais (acetato de ciproterona, acetato de megestrol e acetato de medroxiprogesterona); antiandrógenos não esteroidais (nilutamida, flutamida e bicalutamida). Novos medicamentos, utilizados quando há resistência à castração química ou cirúrgica, são a enzalutamida e a abiraterona que também corroboram para a queda dos níveis de testosterona séricos e controle do CaP. 11 TERAPIA NÃO HORMONAL Docetaxel, primeira linha para quimioterapia citotóxica, tem objetivo paliativo e melhora em média 2-2,5 meses na sobrevida em comparação à mitoxantrona + predinisona. 11 Sipuleucel T: também

13 relatada como vacina contra o CaP. É um agente de imunoterapia celular ativa que consiste na ativação de células mononucleares autólogas do sangue periférico, realizada in vitro por uma proteína de fusão recombinante que compreende a fosfatase ácida prostática fundida ao factor estimulador de colônias de granulócitos e macrófagos, que são ativadores de células imunes. A utilização de Sipuleucel T é afetada pelos seus altos custos. 11 CONTROLE DA DOR ÓSSEA Radium 223: é uma droga específica do osso, melhora nos escores de dor e na qualidade de vida, apresentando baixa toxicidade. 11 Bifosfonados: inibem a reabsorção óssea mediada por osteoclastos, eficaz na redução da dor óssea. O risco de necrose em mandíbula é aumentada por uma história de trauma, cirurgia dentária ou infecções dentárias, bem como a administração de bifosfonatos por via intravenosa a longo prazo PROCLIM Ciclo 13 Volume 2 Inibidores do ligante RANK: o denosumabe é um anticorpo monoclonal humano totalmente dirigido contra o ligante RANK (receptor ativador do fator nuclear kb), um mediador chave da formação, função e sobrevivência dos osteoclastos. 11 ATIVIDADE 6. Qual é a consequência adversa mais comum da biópsia de próstata? A) Hematúria. B) Hematospermia. C) Febre. D) Sangramento retal. 7. O padrão ouro é a realização de biópsia de próstata guiada por ultrassom transretal (TRUS) com 12 fragmentos sob sedação anestésica. São indicações de realização de biópsia de próstata, EXCETO: A) toque retal alterado. B) alteração do PSA total (maior do que 2,5-4,0ng/mL). C) relação PSA livre/psa total maior do que 0,25. D) densidade do PSA maior do que 0,15ng/mL/cc.

14 22 CÂNCER DE PRÓSTATA ATUALIDADES 8. Em relação ao câncer de próstata localmente avançado, assinale a alternativa correta. A) Margem cirúrgica, escore de Gleason e presença de doença não confinada são os critérios prognósticos mais importantes após prostatectomia radical. B) Pacientes com doença de baixo risco têm menor probabilidade de progressão. C) A presença de extensão extracapsular focal aumenta a probabilidade de progressão clínica da doença. D) Todas as alternativas estão corretas. 9. Em relação ao câncer de próstata, pacientes com CaP localizado de baixo risco apresentam quais características? A) Escala de Gleason 5. B) Mais do que 2-3 fragmentos positivos com < 50% de envolvimento do CaP em cada fragmento positivo. C) Expectativa de vida maior do que 10 anos. D) Densidade de PSA > 0,15ng/mL/cc. 10. Sobre o tratamento do câncer de próstata (CaP), vigilância ativa, assinale a alternativa correta. A) A prostatectomia radical (PR) está indicada para pacientes de riscos baixo e intermediário e expectativa de vida > 10 anos. B) A PR deve ser indicada em pacientes ct3a, escore de Gleason 8-10 ou PSA > 20. C) Linfadenectomia estendida não deve ser realizada em pacientes de riscos intermediário e alto. D) Em pacientes com estadiamento patológico T3N0M0 e margens positivas, a radioterapia imediata pós-pr apresenta piora na sobrevida livre de doença. 11. Em relação ao tratamento hormonal do câncer de próstata (CaP), assinale a alternativa INCORRETA. A) Terapia hormonal neoadjuvante tem apresentado aumento na taxa de sobrevida global quando comparada à prostatectomia radical isolada. B) Bloqueio androgênico adjuvante pós-operatório está recomendado se > 2 linfonodos positivos. C) Está indicado bloqueio androgênico concomitante e adjuvante por 3 anos à radioterapia externa em pacientes com CaP localmente avançado T3-4N0M0. D) A monoterapia com agonistas LHRH em pacientes metastáticos de alto risco não deve ser prescrita devido ao risco do fenômeno de flare tumoral, com piora dos sintomas e complicações.

15 23 CASO CLÍNICO Identificação: A.P.S., 65 anos, negro, viúvo, professor, natural de Ouro Preto (MG). Queixa principal: dificuldade para urinar. História da doença atual: o paciente relata que a sua doença começou há 2 anos, quando passou a apresentar noctúria de 3 a 4 episódios por noite. Procurou a Unidade Básica de Saúde, onde realizou exames laboratoriais de rotina e exame de imagens (US abdome total). PROCLIM Ciclo 13 Volume 2 Detectou-se uma próstata aumentada de volume com aproximadamente 42g e PSA total de 4,8ng. Nessa ocasião, o médico clínico da UBS recomendou procurar um urologista. Ao ser atendido pelo urologista, verificou-se à ultrassonografia aumento da próstata devido à hipertrofia prostática e presença de resíduo pós-miccional de aproximadamente 60mL. No exame do toque retal, foi observado um nódulo endurecido em lobo esquerdo da próstata. Foi então solicitada uma biópsia ecodirigida de próstata que revelou adenocarcinoma de próstata, escore de Gleason = 7. ATIVIDADE 12. Quais são os fatores de risco de CaP para o paciente do caso clínico? 13. Quais exames você solicitaria para aprimorar o estadiamento? 14. Quais as propostas de tratamento para o paciente do caso clínico?

16 24 CÂNCER DE PRÓSTATA ATUALIDADES CONCLUSÕES O câncer de próstata é a segunda neoplasia mais comum entre os homens. Há muitos desafios envolvendo seu rastreamento, diagnóstico e tratamento. A visita ao urologista anualmente, após os 45 anos de idade, ajuda na detecção precoce da doença, estadiamento e proposição das formas de tratamento. A biópsia é mandatória para o diagnóstico. Seguimento com uso do PSA ajuda na suspeita e detecção de doença recorrente. Conclusões são apresentadas no Quadro 8, e recomendações, no Quadro 9. Quadro 8 CONCLUSÕES Depois de PR, PSA > 0,2ng/mL está associada com doença residual ou recorrente Depois de RT, um aumento no PSA > 2ng/mL acima do ponto mais baixo, em vez de um valor de limiar específico, é o sinal mais confiável de recorrência. Nódulos palpáveis e aumento do PSA são sinais de recidiva local. NE B B B Quadro 9 RECOMENDAÇÕES Em pacientes assintomáticos, história, PSA e TR são recomendados para acompanhamento de rotina. Estes devem ser realizados em 3, 6 e 12 meses após o tratamento, após a cada 6 meses até 3 anos e, em seguida, anualmente. Exames de imagem para detectar recorrência local são recomendados somente se isso afeta o planejamento do tratamento. A biópsia geralmente não é necessária antes da terapia de segunda linha, exceto após radioterapia quando tratamento de resgate local é considerado. Cintilografia óssea de rotina e outros exames de imagem não são recomendados em pacientes assintomáticos se não há sinais de recidiva bioquímica. Em pacientes com dor óssea ou outros sintomas de progressão, reestadiamento deve ser considerado independentemente do nível sérico de PSA. Fonte: Mottet e colaboradores (2015). 11 NE B B B RESPOSTAS ÀS ATIVIDADES E COMENTÁRIOS Atividade 1 Resposta: C Comentário: O câncer de próstata (CaP) é o segundo mais incidente entre os homens em todas as regiões do Brasil, perdendo apenas para os tumores de pele não melanoma. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima novos casos de CaP no ano de 2014, correspondendo a um risco estimado de aproximadamente 70 casos novos a cada 100 mil homens. Essa alta taxa de incidência pode ser explicada pelo aumento da expectativa de vida, melhora da qualidade dos sistemas de informações em saúde e evolução dos métodos de diagnósticos. Com uma sobrevida aproximada de cerca de 80%, o CaP possui bom prognóstico, visto que sua mortalidade é cerca de 4 vezes menor do que sua incidência.

17 Atividade 2 Resposta: C Comentário: São fatores de risco para CaP: idade, raça negra, hereditariedade e fatores dietéticos. Além disso, a obesidade e a síndrome metabólica também são apontadas como risco de desenvolver CaP. Atividade 3 Resposta: C Comentário: A idade é um fator de risco bem estabelecido para o desenvolvimento do CaP, sendo mais prevalente em homens mais velhos e raro antes dos 40 anos. A média de idade do diagnóstico de CaP é de 66 anos. 25 PROCLIM Ciclo 13 Volume 2 Atividade 4 Resposta: B Comentário: Recomenda-se a idade mínima de 50 anos para realização de antígeno prostático específico (PSA) e toque renal (TR), e 45 anos para os homens negros ou com histórico familiar de CaP. Atividade 5 Resposta: D Comentário: A densidade do PSA é a razão do nível de PSA no soro pelo volume da próstata determinada por ultrassom transretal. Quanto maior a densidade do PSA, mais provável a existência de CaP clinicamente significativo. Valores acima de 0,15 indicam suspeita de CaP. Atividade 6 Resposta: B Comentário: A biópsia de próstata deve ser sempre discutida com o paciente, levando em consideração sua necessidade para a confirmação do CaP e suas consequências adversas: hematospermia (37,4%), hematúria (14,5%), sangramento retal (2,2%), prostatite (1%), febre (0,8%), epididimite (0,7%), sangramento retal com mais de 2 dias e necessidade de intervenção cirúrgica (0,7%), retenção urinária (0,2%) e outras complicações que requerem internação (0,3%). Atividade 7 Resposta: C Comentário: O padrão ouro é a realização de biópsia de próstata guiada por ultrassom transretal (TRUS) com 12 fragmentos sob sedação anestésica. São indicações de realização de biópsia de próstata: toque retal alterado; alteração do PSA total (maior que 2,5-4,0ng/mL); densidade do PSA maior que 0,15ng/mL/cc; relação PSA livre/psa total menor que 0,25; e velocidade do PSA acima de 0,40ng/mL/ano. Atividade 8 Resposta: D Comentário: Baixo risco: PSA < 10ng; Gleason < 7 e doença confinada à próstata. Atividade 9 Resposta: C Comentário: São candidatos os pacientes com CaP localizado de baixo risco que apresentem todas as características: expectativa de vida maior do que 10 anos; escala de Gleason 6; menos do que 2-3 fragmentos positivos com < 50% de envolvimento do CaP em cada fragmento positivo; ser ct1 ou ct2a; PSA < 10ng/mL; e densidade de PSA < 0,15ng/mL/cc.

18 26 CÂNCER DE PRÓSTATA ATUALIDADES Atividade 10 Resposta: A Comentário: Vigilância ativa com expectativa de vida maior do que 10 anos. Atividade 11 Resposta: A Comentário: Terapia hormonal neoadjuvante é uma opção após tentativa de tratamento curativo. Atividade 12 Resposta: Idade e raça negra. Atividade 13 Resposta: A extensão do CaP pode ser avaliada através do TR e PSA, porém podem ser complementados com outros exames, como a fosfatase alcalina (FA), cintilografia óssea (CO), tomografia computadorizada (TC) e ressonância magnética multiparamétrica (RM). Atividade 14 Resposta: Formas curativas: 1ª opção: PR Pode ser realizada em qualquer grupo de risco, sendo recente sua realização em paciente com doença localmente avançada ou metastática. 2ª opção: radioterapia externa têm indicação de radioterapia os pacientes com doença localizada, podendo ser terapia inicial ou complementar à PR. Pode ser aplicada também em paciente com doença localmente avançada. REFERÊNCIAS 1. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Incidência de câncer no Brasil: estimativa 2014 [internet]. Rio de Janeiro: INCA; 2014 [acesso em 2015 jan 5]. Disponível em: br/estimativa/2014/. 2. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Informativo quadrimestral. Rio de Janeiro: INCA; Siegel R, Ma J, Zou Z, Jemal A. Cancer statistics. Ca Cancer J Clin Jan-Feb;64(1): Romero FR, Romero AW, Almeida R, Tambara FR. The prevalence of prostate cancer in Brazil is higher in Black men than in White men: systematic review and meta-analysis. Int Braz J Urol Jul- Aug;38(4): Telles EE. Race in another America: the significance of skin color in Brazil. Princeton: Princeton University Press; Xu J. Combined analysis of hereditary prostate cancer linkage to 1q24-25: results from 772 hereditary prostate cancerfamilies from the International Consortium for Prostate Cancer Genetics. Am J Hum Genet Mar;66(3): Adjaklya M, Ngollo M, Dagdemira A, Judesa G, Pajona A, Karsli-Ceppioglua S, et al. Prostate cancer: the main risk and protective factors Epigenetic modifications. Ann Endocrinol (Paris) Feb;76(1): Hemminki K. Familial risk and familial survival in prostate cancer. World J Urol Apr;30(2):143-8.

19 9. Bonn SE, Wiklund F, Sjolander A, Szulkin R, Stattin P, Holmberg E, et al. Body mass index and weight change in men with prostate cancer: progression and mortality. Cancer Causes Control Aug;25(8): Klein EA, Thompson IMJ, Tangen CM, Crowley JJ, Lucia MS, Goodman PJ, et al. Vitamin E and the risk of prostate cancer: the Selenium and Vitamin E Cancer Prevention Trial (SELECT). JAMA Oct;306(14): Mottet N, Bellmunt J, Briers E, van den Bergh RCN, Bolla M, Wiegel T, et al. Guidelines on prostate cancer. The Netherlands: European Association of Urology; Loeb S, Gonzalez CM, Roehl KA, Han M, Antenor JA, Catalona WJ. Pathological characteristics of prostate cancer detected through prostate specific antigen based screening. J Urol Mar;175(3 Pt 1): PROCLIM Ciclo 13 Volume Droz JP, Aapro M, Balducci L, Boyle H, Fitzpatrick JM, Heidenreich A, et al. Management of prostate cancer in older patients: updated recommendations of a working group of the International Society of Geriatric Oncology. Lancet Oncol Aug;15(9): Okotie OT, Roehl KA, Han M, Loeb S, Gashti SN, Catalona WJ. Characteristics of prostate cancer detected by digital rectal examination only. Urology Dec;70(6): Gosselaar C, Roobol MJ, Roemeling S, Schröder FH. The role of the digital rectal examination in subsequent screening visits in the European randomized study of screening for prostate cancer (ERSPC), Rotterdam. Eur Urol Sep;54(3): Reis RB, Rodrigues Junior AA, Cologna AJ. Cânce de próstata: epidemiologia e rastreamento. In: Reis RB, Zequi SC, Zeratti Filho M, organizadores. Urologia moderna. São Paulo: Lemar; p Machado MT. Biópsia de rebiópsia de próstata. In: Reis RB, Zequi SC, Zerati Filho M. Urologia moderna. São Paulo: Lemar; p Croswell JM, Kramer BS, Crawford ED. Screening for prostate cancer with PSA testing: current status and future directions. Oncology May;25(6): Sadi MV, Cohen DJ, Iscaife A. Antígeno prostático específico e marcadores tumorais no câncer de próstata. In: Reis RB, Zequi SC, Zeratti Filho M. Urologia moderna. São Paulo: Lemar; p Fossati N, Buffi NM, Haese A, Stephan C, Larcher A, McNicholas T, et al. Preoperative prostate-specific antigen isoform p2psa and its derivatives, %p2psa and prostate health index, predict pathologic outcomes in patients undergoing radical prostatectomy for prostate cancer: results from a Multicentric European Prospective Study. Eur Urol Jul;68(1): Loeb S, Catalona WJ. The Prostate Health Index: a new test for the detection of prostate cancer. Ther Adv Urol Apr;6(2): de la Calle C, Patil D, Wei JT, Scherr DS, Sokoll L, Chan DW, et al. Multicenter evaluation of the prostate health index to detect aggressive prostate cancer in biopsy naïve men. J Urol Jul;194(1): Epstein JI, Allsbrook WCJ, Amin M, Eggevad LL; ISUP grading committee. The 2005 International Society of Urological Pathology (ISUP) Consensus Conference on Gleason grading of prostatic carcinoma. Am J Surg Pathol Sep;29(9): van der Kwast T, Bubendorf L, Mazerolles C, Raspollini MR, Van Leenders GJ, Pihl CG, et al. Guide-

20 28 CÂNCER DE PRÓSTATA ATUALIDADES lines on processing and reporting of prostate biopsies: the 2013 update of the pathology committee of the European Randomized Study of Screening for Prostate Cancer (ERSPC). Virchows Arch Sep;463(3): Welty CJ, Cooperberg MR, Carroll PR. Meaningful end points and outcomes in men on active surveillance for early-stage prostate cancer. Curr Opin Urol May;24(3): Madersbacher S, Marberger M. High-energy shockwaves and extracorporeal high-intensity focused ultrasound. J Endourol Oct;17(8): Como citar este documento Facio Junior FN, Vasilceac FA, Gabriotti LFB, Spessoto LCF. Câncer de próstata atualidades. In: Sociedade Brasileira de Clínica Médica; Lopes AC, Cipullo JP, Kubiak CAP, organizadores. PROCLIM Programa de Atualização em Clínica Médica: Ciclo 13. Porto Alegre: Artmed Panamericana; p (Sistema de Educação Continuada a Distância; v. 2).

Módulo: Câncer de Próstata Localizado de Risco Baixo e Intermediário

Módulo: Câncer de Próstata Localizado de Risco Baixo e Intermediário Módulo: Câncer de Próstata Localizado de Risco Baixo e Intermediário Caso 1 AAC, 68 anos, masculino Hipertenso, corrida 3x/semana, TR: nódulo não pétreo em base E (volume próstatico 30 cc) 22/10/09: PSA

Leia mais

Câncer de Próstata. Dr.Adolfo Oliveira

Câncer de Próstata. Dr.Adolfo Oliveira Câncer de Próstata Dr.Adolfo Oliveira Câncer de Próstata Aproximadamente 46 mil casos/ano Cerca 24% de chance de desenvolver Câncer de Próstata durante a vida Aproximadamente 30% não são avaliadas para

Leia mais

O que é e para que serve a Próstata

O que é e para que serve a Próstata O que é e para que serve a Próstata A próstata é uma glândula que faz parte do aparelho genital masculino. Está localizada abaixo da bexiga, atravessada pela uretra. Seu tamanho e forma correspondem a

Leia mais

Vigilância ativa em câncer de próstata. Marcos Tobias Machado Setor de Uro-oncologia

Vigilância ativa em câncer de próstata. Marcos Tobias Machado Setor de Uro-oncologia Vigilância ativa em câncer de próstata Marcos Tobias Machado Setor de Uro-oncologia Argumentos que justificam a vigilância ativa como opção terapêutica Câncer de próstata na era do PSA Apresentação clínica

Leia mais

Tratamento de Resgate após. Eu prefiro HIFU ou Crioterapia GUSTAVO CARDOSO CHEFE DO SERVIÇO DE UROLOGIA

Tratamento de Resgate após. Eu prefiro HIFU ou Crioterapia GUSTAVO CARDOSO CHEFE DO SERVIÇO DE UROLOGIA Tratamento de Resgate após Falha da Radioterapia Eu prefiro HIFU ou Crioterapia i GUSTAVO CARDOSO GUIMARÃES CHEFE DO SERVIÇO DE UROLOGIA Câncer da Próstata Estados Unidos Siegel R, CA CANCER J CLIN 2014

Leia mais

Cintilografia Óssea com 99mTc-MDP na suspeição do câncer de próstata.

Cintilografia Óssea com 99mTc-MDP na suspeição do câncer de próstata. Cintilografia Óssea com 99mTc-MDP na suspeição do câncer de próstata. Serviço de Medicina Nuclear e Imagem Molecular Hospital Universitário Antônio Pedro Universidade Federal Fluminense Autor Elisa Carla

Leia mais

Rastreamento do Câncer de Próstata Evidência Atual e Seleção de Pacientes. Há Papel para Marcadores Moleculares e/ou Genômicos?

Rastreamento do Câncer de Próstata Evidência Atual e Seleção de Pacientes. Há Papel para Marcadores Moleculares e/ou Genômicos? Rastreamento do Câncer de Próstata Evidência Atual e Seleção de Pacientes. Há Papel para Marcadores Moleculares e/ou Genômicos? Guilherme Godoy TiSBU SP Professor Assistente Divisão de Uro-Oncologia Scott

Leia mais

ANEXO I TABELA DE AVALIAÇÃO DE SINTOMAS DE BOYARSKY MODIFICADA

ANEXO I TABELA DE AVALIAÇÃO DE SINTOMAS DE BOYARSKY MODIFICADA ANEXO I TABELA DE AVALIAÇÃO DE SINTOMAS DE BOYARSKY MODIFICADA TABELA DE AVALIAÇÃO DE SINTOMAS DE BOYARSKY MODIFICADA. 1- HESITAÇÃO (OBSTRUTIVO) 0 Ocasional (ocorre em 20% ou menos das tentativas de urinar).

Leia mais

Habitualmente, em fases iniciais o câncer de próstata não causa sintomas. Já quando a doença está avançada, o paciente pode apresentar:

Habitualmente, em fases iniciais o câncer de próstata não causa sintomas. Já quando a doença está avançada, o paciente pode apresentar: Câncer de próstata Câncer de próstata O câncer de próstata é o tumor que ocorre na próstata, uma glândula masculina localizada abaixo da bexiga, por onde passa a uretra (canal que conduz a urina desde

Leia mais

Alerson Molotievschi Residente 2º ano - Radioterapia

Alerson Molotievschi Residente 2º ano - Radioterapia Alerson Molotievschi Residente 2º ano - Radioterapia amolotievschi@hsl.org.br Tratamento Simultâneo de Linfonodos na Pelve com Diferentes Doses por Fração: Radioterapia Simultânea Modulada e Acelerada

Leia mais

A fase inicial do câncer de próstata apresenta uma evolução silenciosa e não causa sintomas, mas alguns sinais merecem atenção:

A fase inicial do câncer de próstata apresenta uma evolução silenciosa e não causa sintomas, mas alguns sinais merecem atenção: Novembro Azul O movimento mundialmente conhecido como Novembro Azul ou Movember visa conscientizar os homens sobre a importância da prevenção do câncer de próstata e tem o bigode como símbolo adotado para

Leia mais

DOU de 22/08/2007 seção 1. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde PORTARIA Nº 467, DE 20 DE AGOSTO DE 2007

DOU de 22/08/2007 seção 1. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde PORTARIA Nº 467, DE 20 DE AGOSTO DE 2007 DOU de 22/08/2007 seção 1 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde PORTARIA Nº 467, DE 20 DE AGOSTO DE 2007 O Secretário de Atenção à Saúde, no uso de suas atribuições, considerando a constante

Leia mais

Prostatic Stromal Neoplasms: Differential Diagnosis of Cystic and Solid Prostatic and Periprostatic Masses

Prostatic Stromal Neoplasms: Differential Diagnosis of Cystic and Solid Prostatic and Periprostatic Masses Universidade Federal de São Paulo Escola Paulista de Medicina Departamento de Diagnóstico por Imagem Setor Abdome Prostatic Stromal Neoplasms: Differential Diagnosis of Cystic and Solid Prostatic and Periprostatic

Leia mais

DIRETRIZES PARA O CÂNCER DE BEXIGA NÃO MÚSCULO INVASIVO

DIRETRIZES PARA O CÂNCER DE BEXIGA NÃO MÚSCULO INVASIVO DIRETRIZES PARA O CÂNCER DE BEXIGA NÃO MÚSCULO INVASIVO (Texto atualizado em Dezembro de 21) M. Babjuk, W. Oosterlinck, R. Sylvester, E. Kaasinen, A. Böhle, J. Palou, M. Rouprêt Eur Urol 211 Apr;59(4):584-94

Leia mais

Câncer de Bexiga Musculo Invasivo. Guilherme de Almeida Prado Costa Médico Assistente do Serviço de Urologia Hospital Amaral Carvalho Jaú/ São Paulo

Câncer de Bexiga Musculo Invasivo. Guilherme de Almeida Prado Costa Médico Assistente do Serviço de Urologia Hospital Amaral Carvalho Jaú/ São Paulo Câncer de Bexiga Musculo Invasivo Guilherme de Almeida Prado Costa Médico Assistente do Serviço de Urologia Hospital Amaral Carvalho Jaú/ São Paulo Epidemiologia 9º câncer mais comum no mundo Média de

Leia mais

Câncer de próstata. O que você deve saber. Marco A. Fortes HNMD

Câncer de próstata. O que você deve saber. Marco A. Fortes HNMD Câncer de próstata O que você deve saber Marco A. Fortes HNMD Incidência do câncer em homens no Brasil em 1999 Localização Homens % Pele 19500 15,0 Pulmão 14800 11,6 Próstata 14500 11,4 Estômago 13600

Leia mais

Terapêutica hormonal de 2ª linha?

Terapêutica hormonal de 2ª linha? Terapêutica hormonal de 2ª linha? FRANCISCO BOTELHO H O S P I TA L D E B R A G A CURSO CARCINOMA DA PRÓSTATA RESISTENTE A CASTRAÇÃO 13 18 de DE Setembro MAIO DE de 2014 2013 Tópicos Introdução Terapêutica

Leia mais

Aparelho médico que utiliza HIFU (high intensity focused ultrasound) para tratar o câncer da próstata (Vide HIFU).

Aparelho médico que utiliza HIFU (high intensity focused ultrasound) para tratar o câncer da próstata (Vide HIFU). a Ablatherm HIFU: Aparelho médico que utiliza HIFU (high intensity focused ultrasound) para tratar o câncer da próstata (Vide HIFU). Adenoma da próstata: Tumor benigno da próstata que causa um aumento

Leia mais

Tratamento adjuvante sistêmico (como decidir)

Tratamento adjuvante sistêmico (como decidir) Tópicos atuais em câncer de mama Tratamento adjuvante sistêmico (como decidir) Dr. André Sasse Oncologista Clínico sasse@cevon.com.br Centro de Evidências em Oncologia HC UNICAMP Centro de Evidências em

Leia mais

Tumores Ginecológicos. Enfª Sabrina Rosa de Lima Departamento de Radioterapia Hospital Israelita Albert Einstein

Tumores Ginecológicos. Enfª Sabrina Rosa de Lima Departamento de Radioterapia Hospital Israelita Albert Einstein Tumores Ginecológicos Enfª Sabrina Rosa de Lima Departamento de Radioterapia Hospital Israelita Albert Einstein Tumores Ginecológicos Colo de útero Endométrio Ovário Sarcomas do corpo uterino Câncer de

Leia mais

Imagem da Semana: Ressonância nuclear magnética

Imagem da Semana: Ressonância nuclear magnética Imagem da Semana: Ressonância nuclear magnética Imagem 01. Ressonância Margnética do Abdomen Imagem 02. Angiorressonância Abdominal Paciente masculino, 54 anos, obeso, assintomático, em acompanhamento

Leia mais

O estado da arte da Radioterapia na abordagem de Tumores de Bexiga. Dr. Baltasar Melo Neto R3 - UNIFESP

O estado da arte da Radioterapia na abordagem de Tumores de Bexiga. Dr. Baltasar Melo Neto R3 - UNIFESP O estado da arte da Radioterapia na abordagem de Tumores de Bexiga Dr. Baltasar Melo Neto R3 - UNIFESP Introdução EUA (2014): 6º mais comum 75.000 casos novos; 15.600 mortes. Brasil (2014): 9940 casos

Leia mais

câncer de esôfago e estômago Quais os melhores esquemas?

câncer de esôfago e estômago Quais os melhores esquemas? Tratamento combinado em câncer de esôfago e estômago Quais os melhores esquemas? Dr. André Sasse Oncologista Clínico sasse@cevon.com.br Centro de Evidências em Oncologia HC UNICAMP Centro de Evidências

Leia mais

Câncer de próstata. Prof. Dr. Wagner Eduardo Matheus CRM-SP Assistente da Disciplina de Urologia da UNICAMP.

Câncer de próstata. Prof. Dr. Wagner Eduardo Matheus CRM-SP Assistente da Disciplina de Urologia da UNICAMP. Câncer de próstata Câncer de próstata Prof. Dr. Wagner Eduardo Matheus CRM-SP 63.344. Assistente da Disciplina de Urologia da UNICAMP. Dr. Wilmar Azal Neto CRM-SP 135.243. Residente de Urologia da UNICAMP.

Leia mais

Prostatectomia para doença localmente avançada. José Milfont Instituto de Urologia do Rio de Janeiro

Prostatectomia para doença localmente avançada. José Milfont Instituto de Urologia do Rio de Janeiro Prostatectomia para doença localmente avançada José Milfont Instituto de Urologia do Rio de Janeiro Apesar dos esforços para detecção precoce do câncer de próstata: 10% dos homens ainda são diagnosticados

Leia mais

XXII WORSHOP UROLOGIA ONCOLÓGICA Março 2017 Hotel Solverde, Espinho

XXII WORSHOP UROLOGIA ONCOLÓGICA Março 2017 Hotel Solverde, Espinho 09h00 10h00 POSTERS Sexta-Feira,Friday, 10 Março 10h00 10h15 coffee-break ANDROLOGIA - ANDROLOGY 10h15 10h30 Como optimizar a terapêutica médica na disfunção eréctil? How to optimize the medical treatment

Leia mais

INFORMAÇÃO PARA O PÚBLICO

INFORMAÇÃO PARA O PÚBLICO INFORMAÇÃO PARA O PÚBLICO O TESTE PSA e o carcinoma da próstata Esta INFORMAÇÃO é sobre o teste de antígeno específico da próstata, ou "PSA". O teste de PSA é um exame de sangue para ajudar a detectar

Leia mais

Tratamento Radioterápico do Câncer de Próstata

Tratamento Radioterápico do Câncer de Próstata MONTEIRO, Daniella Santos [1] SANTOS, Domingas Silva dos [2] CARDOSO, Ivanilson dos Santos [3] MARQUES, Kélya Mendes [4] SANTOS, Raone Domingues dos [5] SOARES, Wanessa Danielle Barbosa [6] MONTEIRO, Daniella

Leia mais

PRINCIPAIS AGRAVOS UROLÓGICOS FORUM POLÍTICAS PUBLICAS E SAÚDE DO HOMEM/2014

PRINCIPAIS AGRAVOS UROLÓGICOS FORUM POLÍTICAS PUBLICAS E SAÚDE DO HOMEM/2014 PRINCIPAIS AGRAVOS UROLÓGICOS FORUM POLÍTICAS PUBLICAS E SAÚDE DO HOMEM/2014 CARLOS CORRADI CHEFE SERV. UROLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL MINAS GERAIS PRESIDENTE SOCIEDADE BRASILEIRA DE UROLOGIA 2014-2015

Leia mais

DESCRIÇÃO DO MÉTODO DE COLETA DE EVIDÊNCIA:

DESCRIÇÃO DO MÉTODO DE COLETA DE EVIDÊNCIA: Biópsia de Próstata Autoria: Antonio Carlos Lima Pompeo Eliney Ferreira Faria Gustavo Cardoso Guimarães José Ribamar Calixto José Ricardo Tuma da Ponte Letícia Medeiros Lucas Nogueira Marcos Lima de Oliveira

Leia mais

TESTE DE AVALIAÇÃO. 02 novembro 2013 Duração: 30 minutos. Organização NOME: Escolha, por favor, a resposta que considera correta.

TESTE DE AVALIAÇÃO. 02 novembro 2013 Duração: 30 minutos. Organização NOME: Escolha, por favor, a resposta que considera correta. TESTE DE AVALIAÇÃO 02 novembro 2013 Duração: 30 minutos NOME: Escolha, por favor, a resposta que considera correta. 1. São indicação para a realização de RM todas as situações, excepto: ( 1 ) Mulher com

Leia mais

Características endoscópicas dos tumores neuroendócrinos retais podem prever metástases linfonodais? - julho 2016

Características endoscópicas dos tumores neuroendócrinos retais podem prever metástases linfonodais? - julho 2016 A incidência de tumores neuroendócrinos (TNE) retais tem aumentado ao longo dos últimos 35 anos. A maioria dos TNEs retais são diagnosticados por acaso, provavelmente devido ao aumento do número de sigmoidoscopias

Leia mais

III EGEPUB/COPPE/UFRJ

III EGEPUB/COPPE/UFRJ Luiz Otávio Zahar III EGEPUB/COPPE/UFRJ 27/11/2014 O que é a próstata? A próstata é uma glândula pequena que fica abaixo da bexiga e envolve o tubo (chamado uretra) pelo qual passam a urina e o sêmen.

Leia mais

22 - Como se diagnostica um câncer? nódulos Nódulos: Endoscopia digestiva alta e colonoscopia

22 - Como se diagnostica um câncer? nódulos Nódulos: Endoscopia digestiva alta e colonoscopia 22 - Como se diagnostica um câncer? Antes de responder tecnicamente sobre métodos usados para o diagnóstico do câncer, é importante destacar como se suspeita de sua presença. As situações mais comuns que

Leia mais

Como eu faço. Aspectos práticos da braquiterapia de próstata com baixa taxa de dose. HSL - Jun/98 a Março/ casos. Paula P. Rodrigues Ferreira

Como eu faço. Aspectos práticos da braquiterapia de próstata com baixa taxa de dose. HSL - Jun/98 a Março/ casos. Paula P. Rodrigues Ferreira Como eu faço Aspectos práticos da braquiterapia de próstata com baixa taxa de dose HSL - Jun/98 a Março/14 985 casos Paula P. Rodrigues Ferreira R3 Hospital Sírio-Libanês paulapratti@hotmail.com Por que

Leia mais

RECIDIVA BIOQUÍMICA PÓS-PR DEFINIÇÃO IMAGEM CONDUTA

RECIDIVA BIOQUÍMICA PÓS-PR DEFINIÇÃO IMAGEM CONDUTA RECIDIVA BIOQUÍMICA PÓS-PR PR DEFINIÇÃO IMAGEM CONDUTA PAULO CESAR VIÉGAS MARTINS HC UFMG / H. MÁRIO PENNA / BIOCOR CONGRESSO MINEIRO DE UROLOGIA TIRADENTES - 2016 DEFINIÇÃO Passado: PSA > 0,4 ng/ml e

Leia mais

A.S.O D.N DEZ 2006 RASTREIO DE DOENÇAS PROSTÁTICAS

A.S.O D.N DEZ 2006 RASTREIO DE DOENÇAS PROSTÁTICAS A.S.O D.N. 06-01-1954 DEZ 2006 RASTREIO DE DOENÇAS PROSTÁTICAS 52 anos IPSS 1 /QoL 2 Diminuição do volume do ejaculado AP irrelevantes / Medicação 0 / Alergias -0 AF 0 TR próstata pequena 30 cc nódulo

Leia mais

Rastreio de cancro do pâncreas em famílias de cancro da mama hereditário: sim ou não?

Rastreio de cancro do pâncreas em famílias de cancro da mama hereditário: sim ou não? Clínica de Risco Familiar Instituto Português de Oncologia de Lisboa Rastreio de cancro do pâncreas em famílias de cancro da mama hereditário: sim ou não? Hugo Nunes 1, Ana Clara 1,2, Ana Luis 1,2, Ana

Leia mais

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO ANTÍGENO PROSTÁTICO ESPECÍFICO (PSA) NO DIAGNÓSTICO DE CÂNCER DE PRÓSTATA

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO ANTÍGENO PROSTÁTICO ESPECÍFICO (PSA) NO DIAGNÓSTICO DE CÂNCER DE PRÓSTATA 16 TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO ANTÍGENO PROSTÁTICO ESPECÍFICO (PSA) NO DIAGNÓSTICO DE CÂNCER DE PRÓSTATA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: BIOMEDICINA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

Qual o melhor tratamento para o Câncer de Próstata de risco baixo ou intermediário?

Qual o melhor tratamento para o Câncer de Próstata de risco baixo ou intermediário? Qual o melhor tratamento para o Câncer de Próstata de risco baixo ou intermediário? Radioterapia (externa/braquiterapia) Erlon Gil Radioterapia Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo Randomized

Leia mais

Universidade Federal do Ceará Faculdade de Medicina Liga de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Jônatas Catunda de Freitas

Universidade Federal do Ceará Faculdade de Medicina Liga de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Jônatas Catunda de Freitas Universidade Federal do Ceará Faculdade de Medicina Liga de Cirurgia de Cabeça e Pescoço Jônatas Catunda de Freitas Fortaleza 2010 Lesões raras, acometendo principalmente mandíbula e maxila Quadro clínico

Leia mais

- Papel da Quimioterapia Neo e

- Papel da Quimioterapia Neo e Carcinoma Urotelial de Bexiga: Tratamento Sistêmico na Doença Músculo-Invasiva - Papel da Quimioterapia Neo e Adjuvante Igor A. Protzner Morbeck, MD, MSc Prof. Medicina Interna Univ. Católica de Brasília

Leia mais

Braquiterapia Ginecológica

Braquiterapia Ginecológica Braquiterapia Ginecológica Indicações e recomendações clínicas American Brachytherapy Society (ABS) European Society for Radiotherapy & Oncology (GEC-ESTRO) Rejane Carolina Franco Hospital Erasto Gaertner-

Leia mais

Terapia de Reposição Hormonal e Ca de Próstata

Terapia de Reposição Hormonal e Ca de Próstata Terapia de Reposição Hormonal e Ca de Próstata Archimedes Nardozza Jr Professor Afiliado da Disciplina de Urologia da Escola Paulista de Medicina UNIFESP Presidente da Sociedade Brasileira de Urologia

Leia mais

Câncer: sinais, sintomas e diagnóstico

Câncer: sinais, sintomas e diagnóstico Câncer: sinais, sintomas e diagnóstico ROSA, LM; SOUZA, AIJS; ANDERS, JC; TOURINHO, F; RADÜNZ, V.; ANDRADE, A. E.; BERNDT, L. K Departamento de Enfermagem - Projeto de Extensão: Atenção Oncológica na Atenção

Leia mais

DOSSIER INFORMATIVO Doenças da Próstata

DOSSIER INFORMATIVO Doenças da Próstata DOSSIER INFORMATIVO Doenças da Próstata 2013 O que é a próstata? A próstata é uma glândula do aparelho genital masculino localizada à frente do recto e logo abaixo da bexiga, órgão onde a urina está temporariamente

Leia mais

Residente em Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Residente em Cirurgia de Cabeça e Pescoço Dr. Bruno Pinto Ribeiro Residente em Cirurgia de Cabeça e Pescoço Hospital Universitário Walter Cantídio Introdução Mais de 99% câncer de tireóide tópico Locais ectópicos struma ovarii, pescoço Objetivo

Leia mais

FATORES PREDITIVOS PARA FALHA BIOQUÍMICA APÓS RADIOTERAPIA DE RESGATE EM CÂNCER DE PRÓSTATA, PÓS- PROSTATECTOMIA RADICAL

FATORES PREDITIVOS PARA FALHA BIOQUÍMICA APÓS RADIOTERAPIA DE RESGATE EM CÂNCER DE PRÓSTATA, PÓS- PROSTATECTOMIA RADICAL FATORES PREDITIVOS PARA FALHA BIOQUÍMICA APÓS RADIOTERAPIA DE RESGATE EM CÂNCER DE PRÓSTATA, PÓS- PROSTATECTOMIA RADICAL Marco Antonio Costa Campos de SANTANA 1,2 ; Carlos Bo ChurHONG 1,2 ; Mariana Vilela

Leia mais

Tomografia Computadorizada ou Ressonância Magnética qual a melhor opção para cada caso?

Tomografia Computadorizada ou Ressonância Magnética qual a melhor opção para cada caso? Abordagem diagnóstica de um nódulo hepático o que o cirurgião deve saber? Tomografia Computadorizada ou Ressonância Magnética qual a melhor opção para cada caso? Maria Fernanda Arruda Almeida Radiologia

Leia mais

CONJUGAÇÃO DO EXAME DE PET/CT COM IMRT NO DELINEAMENTO E PLANEJAMENTO EM TUMORES DE CANAL ANAL. Lílian d Antonino Faroni Rio de Janeiro 2012

CONJUGAÇÃO DO EXAME DE PET/CT COM IMRT NO DELINEAMENTO E PLANEJAMENTO EM TUMORES DE CANAL ANAL. Lílian d Antonino Faroni Rio de Janeiro 2012 CONJUGAÇÃO DO EXAME DE PET/CT COM IMRT NO DELINEAMENTO E PLANEJAMENTO EM TUMORES DE CANAL ANAL Lílian d Antonino Faroni Rio de Janeiro 2012 Introdução 2 % dos tumores malignos do intestino grosso e 4%

Leia mais

PSA, Imagem, Biópsia. Dr. José Pontes. - ICESP - H Brigadeiro - H Oswaldo Cuz

PSA, Imagem, Biópsia. Dr. José Pontes. - ICESP - H Brigadeiro - H Oswaldo Cuz PSA, Imagem, Biópsia Dr. José Pontes - ICESP - H Brigadeiro - H Oswaldo Cuz PSA produzido pelo ácino prostático : liquefação esperma níveis elevados associado ao CaP aprovado FDA em 1986 p/ detecção recidiva

Leia mais

É um nódulo pulmonar?

É um nódulo pulmonar? Avaliação dos Pequenos Nódulos Pulmonares Alexandre Dias Mançano Radiologia Anchieta Hospital Regional de Taguatinga DF É um nódulo pulmonar? Até 20% são imagens que mimetizam nódulos ao RX Fratura de

Leia mais

Evidências em Saúde: PSA e Câncer de Próstata. Bárbara Castro Juliana Kaori Paulo Matsuo Rita Besson

Evidências em Saúde: PSA e Câncer de Próstata. Bárbara Castro Juliana Kaori Paulo Matsuo Rita Besson Evidências em Saúde: PSA e Câncer de Próstata Bárbara Castro Juliana Kaori Paulo Matsuo Rita Besson Introdução A Próstata: Glândula localizada abaixo da bexiga e à frente do reto Envolve a porção inicial

Leia mais

Câncer de próstata avançado

Câncer de próstata avançado Câncer de próstata avançado Renato Panhoca Centro de Estudos Urológicos do HSPE - CEU Serviço de Urologia - HSPE Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo Centro de Estudos Urológicos do HSPE

Leia mais

É uma situação muito ruim. É uma mutilação que ninguém vê. Mas a opção à cirurgia é

É uma situação muito ruim. É uma mutilação que ninguém vê. Mas a opção à cirurgia é Câncer de próstata: \"É uma mutilação, mas a opção à cirurgia é morrer\" Nesta segunda-feira (17), Dia Mundial do Combate ao Câncer da Próstata, médicos e pacientes falam sobre a importância do diagnóstico

Leia mais

Nos primeiros lugares das dores de cabeça da Urologia

Nos primeiros lugares das dores de cabeça da Urologia N i i l d d d b d Nos primeiros lugares das dores de cabeça da Urologia Câncer de próstata :malignidade mais diagnosticada em homens Incontinência urinária afeta diretamente qualidade de vida Cirurgia:

Leia mais

Indicações e passo-a-passo para realização de SBRT

Indicações e passo-a-passo para realização de SBRT Indicações e passo-a-passo para realização de SBRT Heloisa de Andrade Carvalho heloisa.carvalho@hc.fm.usp.br heloisa.carvalho@hsl.org.br SBRT O que é? Porquê? Para quê? Passo-a-passo SBRT O que é? Stereotactic

Leia mais

Protocolo de Regulação de Acesso para Biópsia e PAAF Guiados por Ultrassonografia versão 2012

Protocolo de Regulação de Acesso para Biópsia e PAAF Guiados por Ultrassonografia versão 2012 Protocolo de Regulação de Acesso para Biópsia e PAAF Guiados por Ultrassonografia versão 2012 Elaboração: Dr Luis Pracchia Coordenador do Programa Oncologia Paulistana do Núcleo de Políticas Estratégicas

Leia mais

Screening no Câncer de Próstata: deve ser recomendado de rotina para os homens entre 50 e 70 anos? Aguinaldo Nardi São Paulo Março 2012

Screening no Câncer de Próstata: deve ser recomendado de rotina para os homens entre 50 e 70 anos? Aguinaldo Nardi São Paulo Março 2012 Screening no Câncer de Próstata: deve ser recomendado de rotina para os homens entre 50 e 70 anos? Aguinaldo Nardi São Paulo Março 2012 CÂNCER DE PRÓSTATA Câncer mais comum em homens, exceto pele Segunda

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2009

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2009 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2009 Altera a Lei nº 11.664, de 29 de abril de 2008, para incluir a pesquisa de biomarcadores entre as ações destinadas à detecção precoce das neoplasias malignas de mama

Leia mais

Câncer de Endométrio Hereditário

Câncer de Endométrio Hereditário Disciplina de Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo Coordenador do Serviço de Cirurgia Oncológica I Disciplina Eletiva de Fundamentos da Cirurgia Oncológica Professor Afiliado Abner Jorge Jácome Barrozo

Leia mais

IMAGIOLOGIA NOS TUMORES DE CÉLULAS RENAIS

IMAGIOLOGIA NOS TUMORES DE CÉLULAS RENAIS IMAGIOLOGIA NOS TUMORES DE CÉLULAS RENAIS Tiago Saldanha José Durães Serviço de Radiologia HEM - CHLO Curso de carcinoma de células renais Lisboa 2015 PAPEL DOS MÉTODOS DE IMAGEM Diagnóstico Estadiamento

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE CARCINOMA NÃO INVASIVO DA BEXIGA

ORIENTAÇÕES SOBRE CARCINOMA NÃO INVASIVO DA BEXIGA ORIENTAÇÕES SOBRE CARCINOMA NÃO INVASIVO DA BEXIGA (Actualização limitada do texto em Março de 2009) M. Babjuk, W. Oosterlinck, R. Sylvester, E. Kaasinen, A. Böhle, J. Palou Introdução Eur Urol 2002;41(2):105-12

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº., DE 2011 (Do Sr. ELISEU PADILHA)

PROJETO DE LEI Nº., DE 2011 (Do Sr. ELISEU PADILHA) PROJETO DE LEI Nº., DE 2011 (Do Sr. ELISEU PADILHA) Altera a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento

Leia mais

Modelos de neoplasia humana: cancro da próstata

Modelos de neoplasia humana: cancro da próstata Modelos de neoplasia humana: cancro da próstata Rui Henrique Serviço de Anatomia Patológica e Centro de Investigação Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, E.P.E. & Departamento de

Leia mais

Protocolo de Preservação de Orgão em Câncer de Cabeça e Pescoço

Protocolo de Preservação de Orgão em Câncer de Cabeça e Pescoço Protocolo de Preservação de Orgão em Câncer de Cabeça e Pescoço Residência de Cirurgia de Cabeça e Pescoço Dr. Wendell Leite Tratamento utilizando radioterapia em fracionamentos não convencionais ou a

Leia mais

Módulo: Câncer de Colo de Útero

Módulo: Câncer de Colo de Útero Módulo: Câncer de Colo de Útero Caso 1 TR, 32 anos, médica, sem comorbidades Paciente casada sem filhos Abril/13 Citologia Útero- Negativo para células neoplásicas Abril/14 - Citologia uterina- Lesão alto

Leia mais

TROCANDO IDÉIAS XX. MICROCARCINOMA: Quando indicar histerectomia?

TROCANDO IDÉIAS XX. MICROCARCINOMA: Quando indicar histerectomia? TROCANDO IDÉIAS XX MICROCARCINOMA: Quando indicar histerectomia? Gutemberg Almeida ISSVD UFRJ ABPTGIC Carcinoma Microinvasor IA1 - Invasão do estroma < 3 mm em profundidade e < 7 mm em extensão IA2 - Invasão

Leia mais

CÂNCER DE COLO DE ÚTERO OPERADO RADIOTERAPIA COMPLEMENTAR: INDICAÇÕES E RESULTADOS

CÂNCER DE COLO DE ÚTERO OPERADO RADIOTERAPIA COMPLEMENTAR: INDICAÇÕES E RESULTADOS CÂNCER DE COLO DE ÚTERO OPERADO RADIOTERAPIA COMPLEMENTAR: INDICAÇÕES E RESULTADOS Hospital Erasto Gaertner Serviço de Radioterapia Sílvia Pecoits Câncer de Colo Uterino 500.000 casos novos no mundo com

Leia mais

Trabalho de biologia

Trabalho de biologia câncer Trabalho de biologia neste livro darei exemplos de dois tipos de câncer, que são eles: Câncer de esôfago E Pulmão. A quais falei e seguida. Câncer de esôfago O câncer de esôfago pode ter duas linhagens,

Leia mais

Radioterapia e SBRT para doença oligometastática. Rodrigo Hanriot Radio-oncologista Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Radioterapia e SBRT para doença oligometastática. Rodrigo Hanriot Radio-oncologista Hospital Alemão Oswaldo Cruz Radioterapia e SBRT para doença oligometastática Rodrigo Hanriot Radio-oncologista Hospital Alemão Oswaldo Cruz Ca Cancer J Clin 2016;66(1)7 30 Incidência de câncer por sexo Ca Cancer J Clin 2016;66(1)7

Leia mais

Rastreamento para Câncer de Pulmão

Rastreamento para Câncer de Pulmão Rastreamento para Câncer de Pulmão Rosana S Rodrigues Coordenadora de Pesquisa - Área de Imagem ID Or Médica Radiologista Hospital Copa D Or e HUCFF/UFRJ Rastreamento anual por TC de baixa dose (LDCT)

Leia mais

Revisão da Anatomia e definição dos volumes de tratamento: câncer de próstata

Revisão da Anatomia e definição dos volumes de tratamento: câncer de próstata FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS UNIVERSIDADE DE CAMPINAS Revisão da Anatomia e definição dos volumes de tratamento: câncer de próstata JUMARA MARTINS R3 RADIOTERAPIA/ 2013 FCM- UNICAMP Anatomia Classificação

Leia mais

Radioterapia baseada em evidência no tratamento adjuvante do Câncer de Endométrio: RT externa e/ou braquiterapia de fundo vaginal

Radioterapia baseada em evidência no tratamento adjuvante do Câncer de Endométrio: RT externa e/ou braquiterapia de fundo vaginal Radioterapia baseada em evidência no tratamento adjuvante do Câncer de Endométrio: RT externa e/ou braquiterapia de fundo vaginal Paulo Eduardo Novaes, MD, PhD Departamento de Radioterapia Hospital AC

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE PET CT NO DIAGNÓSTICO DE NEOPLASIA PULMONAR

UTILIZAÇÃO DE PET CT NO DIAGNÓSTICO DE NEOPLASIA PULMONAR UTILIZAÇÃO DE PET CT NO DIAGNÓSTICO DE NEOPLASIA PULMONAR Michele Vidotto Rosa 1, Marjorie do Val Ietsugu 2 1 Tecnóloga em Radiologia Faculdade de Tecnologia de Botucatu. E-mail: mizinha-86@hotmail.com.

Leia mais

Saúde da Próstata. XXX Ciclo de Debate Município Saudável Envelhecimento Ativo. Claudio B. Murta

Saúde da Próstata. XXX Ciclo de Debate Município Saudável Envelhecimento Ativo. Claudio B. Murta Divisão de Clínica Urológica Saúde da Próstata XXX Ciclo de Debate Município Saudável Envelhecimento Ativo Claudio B. Murta Médico Urologista Coordenador do Centro de Referência do Homem Hospital de Transplantes

Leia mais

DOENÇAS DA PRÓSTATA. P/ Edison Flávio Martins

DOENÇAS DA PRÓSTATA. P/ Edison Flávio Martins DOENÇAS DA PRÓSTATA P/ Edison Flávio Martins PRÓSTATA NORMAL Peso: 15 a 20 gr Localização: Abaixo da bexiga Atravessada pela uretra Função: Reprodutiva DOENÇAS DA PRÓSTATA Infecção: Prostatite aguda e

Leia mais

Dra. Mariana de A. C. Lautenschläger Dr. Milton Flávio Marques Lautenschläger Dr. Rafael Aron Schmerling

Dra. Mariana de A. C. Lautenschläger Dr. Milton Flávio Marques Lautenschläger Dr. Rafael Aron Schmerling Dra. Mariana de A. C. Lautenschläger Dr. Milton Flávio Marques Lautenschläger Dr. Rafael Aron Schmerling O que é Câncer Como isso acontece Por que é tão perigoso A proliferação do Câncer O Câncer pode

Leia mais

reposição de testosterona em pacientes com diagnóstico de CAP?

reposição de testosterona em pacientes com diagnóstico de CAP? Devemos recomendar a reposição de testosterona em pacientes com diagnóstico de CAP? EMINÊNCIAS x EVIDÊNCIAS Eliney Ferreira Faria Hospital de Câncer de Barretos Por que fazer TRT? DAEM / Hipogonadismo

Leia mais

Fatores de risco: O histórico familiar é um importante fator de risco não modificável para o câncer de mama. Mulheres com parentes de primeiro grau

Fatores de risco: O histórico familiar é um importante fator de risco não modificável para o câncer de mama. Mulheres com parentes de primeiro grau Câncer O que é câncer? Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase)

Leia mais

Metástases ósseas em Câncer de Próstata Há algo além dos bisfosfonatos?

Metástases ósseas em Câncer de Próstata Há algo além dos bisfosfonatos? Metástases ósseas em Câncer de Próstata Há algo além dos bisfosfonatos? Dr. João Paulo Solar Vasconcelos Oncologista Clínico Conflito de Interesses De acordo com a Norma 1595/2000 do Conselho Federal de

Leia mais

Está indicada no diagnóstico etiológico do hipotireoidismo congênito.

Está indicada no diagnóstico etiológico do hipotireoidismo congênito. 108 Tireoide Debora L. Seguro Danilovic, Rosalinda Y Camargo, Suemi Marui 1. ULTRASSONOGRAFIA O melhor método de imagem para avaliação da glândula tireoide é a ultrassonografia. Ela está indicada para

Leia mais

EPIDEMIOLOGIA, ESTADIAMENTO E PREVENÇÃO DO CÂNCER

EPIDEMIOLOGIA, ESTADIAMENTO E PREVENÇÃO DO CÂNCER EPIDEMIOLOGIA, ESTADIAMENTO E PREVENÇÃO DO CÂNCER Felipe Trevisan Radioterapia HCFMRP USP Fevereiro / 2012 Epidemiologia Descritiva Incidência Mortalidade Analítica Estudo das causas das doenças Epidemiologia

Leia mais

ORGANIZADOR. Página 1 de 6

ORGANIZADOR. Página 1 de 6 RESIDÊNCIA MÉDICA UERJ 07 Página de 6 RESIDÊNCIA MÉDICA UERJ 07 ENDOSCOPIA GINECOLÓGICA ) Mulher de 6 anos, com prole constituída, optou por método contraceptivo cirúrgico. Após avaliar o caso, o médico

Leia mais

Caracterização de lesões Nódulos Hepá8cos. Aula Prá8ca Abdome 2

Caracterização de lesões Nódulos Hepá8cos. Aula Prá8ca Abdome 2 Caracterização de lesões Nódulos Hepá8cos Aula Prá8ca Abdome 2 Obje8vos Qual a importância da caracterização de lesões através de exames de imagem? Como podemos caracterizar nódulos hepá8cos? Revisar os

Leia mais

ADENOMA PLEOMÓRFICO: DESAFIOS DO TRATAMENTO A Propósito de Um Caso Clínico

ADENOMA PLEOMÓRFICO: DESAFIOS DO TRATAMENTO A Propósito de Um Caso Clínico Serviço de Radioterapia Directora de Serviço: Dra. Gabriela Pinto ADENOMA PLEOMÓRFICO: DESAFIOS DO TRATAMENTO A Propósito de Um Caso Clínico Rita da Costa Lago / Darlene Rodrigues / Joana Pinheiro / Lurdes

Leia mais

TUTORIAL DE URO-NEUROLOGIA DISFUNÇÃO MICCIONAL NO IDOSO

TUTORIAL DE URO-NEUROLOGIA DISFUNÇÃO MICCIONAL NO IDOSO TUTORIAL DE URO-NEUROLOGIA DISFUNÇÃO MICCIONAL NO IDOSO Márcio Augusto Averbeck, MD, MSc Márcio Augusto Averbeck, MD Médico Urologista UFCSPA EAU Clinical Fellowship (Neurourology Unit Innsbruck/Austria)

Leia mais

Microcarcinoma cervical-questões: Seguimento: igual ao da NIC III?

Microcarcinoma cervical-questões: Seguimento: igual ao da NIC III? Microcarcinoma cervical-questões: : igual ao da NIC III? Yara Furtado Professora assistente da UNIRIO Médica do Ambulatório de Patologia Cervical do Instituto de Ginecologia da UFRJ FIGO Committee on Ginecologic

Leia mais

RM padrão de 1,5T no câncer endometrial: moderada concordância entre radiologistas

RM padrão de 1,5T no câncer endometrial: moderada concordância entre radiologistas Universidade Federal de São Paulo Escola Paulista de Medicina Departamento de Diagnóstico por Imagem RM padrão de 1,5T no câncer endometrial: moderada concordância entre radiologistas Especializanda: Renata

Leia mais

CPMG- SGT NADER ALVES DOS SANTOS CÂNCER DE PRÓSTATA PROF.WEBER

CPMG- SGT NADER ALVES DOS SANTOS CÂNCER DE PRÓSTATA PROF.WEBER CPMG- SGT NADER ALVES DOS SANTOS CÂNCER DE PRÓSTATA PROF.WEBER Próstata Sobre o Câncer Sintomas Diagnóstico e exame Tratamento Recomendações O QUE É A PRÓSTATA? A próstata é uma glândula que tem o tamanho

Leia mais

Terapia hormonal prévia e adjuvante à radioterapia externa no tratamento do câncer de próstata

Terapia hormonal prévia e adjuvante à radioterapia externa no tratamento do câncer de próstata Terapia hormonal prévia e adjuvante à radioterapia externa no tratamento do câncer de próstata N o 145 Março/2015 2015 Ministério da Saúde. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE CANCRO DA PRÓSTATA

ORIENTAÇÕES SOBRE CANCRO DA PRÓSTATA ORIENTAÇÕES SOBRE CANCRO DA PRÓSTATA (Texto actualizado em Março de 2005: está prevista a publicação de uma actualização em 2010. Aconselha-se os leitores a consultar o texto impresso completo de 2009

Leia mais

III Congresso Internacional de Uro- Oncologia

III Congresso Internacional de Uro- Oncologia III Congresso Internacional de Uro- Oncologia Como interpretar o ASAP e o PIN? Qual o valor do Gleason Terciário na biópsia? Qual a acurácia do tumor de baixo risco na biópsia ser de baixo risco na Prostatectomia

Leia mais

Trauma Urogenital Proteus 2016

Trauma Urogenital Proteus 2016 Trauma Urogenital Proteus 2016 Fernando Ferreira Gomes Filho Medico do Departamento de Urologia - Faculdade de Medicina de Botucatu Unesp Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia Trauma Renal

Leia mais

Perguntas Frequentes sobre o Cancro da Próstata

Perguntas Frequentes sobre o Cancro da Próstata Informação para Doentes Português Perguntas Frequentes sobre o Cancro da Próstata Os termos sublinhados estão listados no glossário. Perguntas gerais O que é o cancro da próstata? O cancro da próstata

Leia mais

A IDADE COMO FATOR DE RISCO PARA O CÂNCER DE PRÓSTATA

A IDADE COMO FATOR DE RISCO PARA O CÂNCER DE PRÓSTATA A IDADE COMO FATOR DE RISCO PARA O CÂNCER DE PRÓSTATA Marcelo Augusto Feitosa Oliveira (1); Giovanni Tavares de Sousa (2) (1) Graduando em Biomedicina, Faculdade Maurício de Nassau, marcelo16augusto@hotmail.com;

Leia mais

folder_saude_da_mulher.pdf 1 19/07/16 16:48 VIVER BEM ADRIANA JUSSARA EM A MULHER QUE VALIA POR MUITAS CMY SAÚDE DA MULHER

folder_saude_da_mulher.pdf 1 19/07/16 16:48 VIVER BEM ADRIANA JUSSARA EM A MULHER QUE VALIA POR MUITAS CMY SAÚDE DA MULHER folder_saude_da_mulher.pdf 1 19/07/16 16:48 VIVER BE ADRIANA JUSSARA E A ULHER QUE VALIA POR UITAS SAÚDE DA ULHER folder_saude_da_mulher.pdf 2 19/07/16 16:48 Leia o código e assista a história de Adriana

Leia mais

TEMA: Abiraterona (Zytiga ) para tratamento de câncer de próstata avançado sem quimioterapia prévia.

TEMA: Abiraterona (Zytiga ) para tratamento de câncer de próstata avançado sem quimioterapia prévia. NTRR 158/2014 Solicitante: Juíz: Dra. Solange Maria de Lima Oliveira Juiza da 1ª Vara Cível de Itaúna. Data: 04/07/2014 Medicamento X Material Procedimento Cobertura Número do processo: 0338.14.006.873-9

Leia mais

PRÁ-SABER DIGITAL: Informações de Interesse à Saúde SISCOLO Porto Alegre 2007

PRÁ-SABER DIGITAL: Informações de Interesse à Saúde SISCOLO Porto Alegre 2007 1 SISCOLO RELATÓRIO 2007 2 Prefeitura Municipal de Porto Alegre Prefeito José Fogaça Secretaria Municipal da Saúde Secretário Eliseu Santos Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde Coordenador José Ângelo

Leia mais

CÂNCER DE PRÓSTATA CASTRAÇÃO RESISTENTE: OPÇÕES DISPONÍVEIS E MELHOR SEQUENCIAMENTO DANIEL DE CASTRO MONTEIRO ONCOLOGISTA CLÍNICO

CÂNCER DE PRÓSTATA CASTRAÇÃO RESISTENTE: OPÇÕES DISPONÍVEIS E MELHOR SEQUENCIAMENTO DANIEL DE CASTRO MONTEIRO ONCOLOGISTA CLÍNICO CÂNCER DE PRÓSTATA CASTRAÇÃO RESISTENTE: OPÇÕES DISPONÍVEIS E MELHOR SEQUENCIAMENTO DANIEL DE CASTRO MONTEIRO ONCOLOGISTA CLÍNICO Declaração sobre conflito de interesses De acordo com a Resolução 1595/2000

Leia mais