Décimo Segundo Encontro Regional Ibero-americano do CIGRÉ Foz do Iguaçu-Pr, Brasil - 20 a 24 de maio de 2007

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Décimo Segundo Encontro Regional Ibero-americano do CIGRÉ Foz do Iguaçu-Pr, Brasil - 20 a 24 de maio de 2007"

Transcrição

1 Décimo Segudo Ecoto Regioal Ibeo-ameicao do CIGRÉ Foz do Iguaçu-P, Basil - 0 a 4 de maio de 007 MODEAGEM DA PRIMEIRA RESSONÂNCIA DE TRANSFORMADORES M. Jauáio* P. Kuo-Peg* N. J. Bastitela* W. P. Capes J. * M. G. Vati ** R. J. Nascimeto*** * Uivesidade Fedeal de Sata Cataia (UFSC) Gupo de Cocepção e Aálise de Dispositivos Eletomagéticos (GRUCAD). ** Uivesidade Regioal de Blumeau (FURB) Gupo de Pesquisa em Eegia e Telecomuicações (GPTE) *** Tactebel Eegia S. A. RESUMO O tabalho apeseta a modelagem da impedâcia de um tasfomado moofásico atavés da sua esposta em feqüêcia. O compotameto da impedâcia em fução da feqüêcia é descito de maeia estita, apesetado as essoâcias que ocoem os eolametos do tasfomado deto do especto de feqüêcia aalisado. O objetivo deste tabalho é a modelagem da pimeia essoâcia, a qual é oiuda do amo magetizate do tasfomado com as capacitâcias paasitas. A epesetação do modelo é feita atavés de um cicuito equivalete cotedo paâmetos eléticos. O amo magetizate possui efeitos ão-lieaes devido ao compotameto do mateial feomagético jutamete com os efeitos das coetes iduzidas, as quais geam pedas e oposição ao fluxo magetizate. Estes feômeos são cotemplados pelas equações do modelo. Os esultados são apesetados atavés da compaação das cuvas de esposta em feqüêcia adquiidas po um aalisado de impedâcia com os esultados do modelo poposto. As espostas são compaadas, apesetado uma boa cocodâcia ete modelo e esultados expeimetais. Esta foma de modelagem pode se aplicada em tasfomadoes de médio e gade pote, podedo se utilizada em simulações de tasitóios eletomagéticos, como descevem e sugeem algus tabalhos a liteatua, tais como estudos de tasitóios de chaveametos, aplicações de sutos, coete de patida e feoessoâcia. Paa este tipo de modelagem, destacam-se os estudos de tasfomadoes de foos a aco, de sobetesão causada pelo chaveameto de disjutoes a vácuo (VCB) e de tesão de estabelecimeto tasitóia (TRV). PAAVRAS-CHAVE Modelagem de Tasfomadoes, Resposta em Feqüêcia, Diagóstico, Não-ieaidade, Ressoâcia, Tasitóios.

2 Décimo Segudo Ecoto Regioal Ibeo-ameicao do CIGRÉ Foz do Iguaçu-P, Basil - 0 a 4 de maio de 007. INTRODUÇÃO Algus tabalhos a liteatua destacam que a pimeia essoâcia dos tasfomadoes é oiuda do amo magetizate [] e []. A modelagem da esposta em feqüêcia da impedâcia dos tasfomadoes pode, em geal, se epesetada po cicuitos RCG (Resistoes, idutoes, capacitoes e admitâcias) paa cada essoâcia, como desceve [] e []. Etetato, este método de epesetação ão eflete o exato compotameto da pimeia essoâcia. Algus dos efeitos de essoâcias de tasfomadoes ão são comtemplado pelo RCG, como exemplo, a ão-lieaidade do mateial úcleo magético jutamete com os efeitos ão-lieaes das coetes iduzidas [3]. O feômeo de histeese magética e as coetes iduzidas povocam iteatividade simultâea a geação de pedas e oposição ao fluxo magetizate. O mateial feomagético possuido caacteísticas ão-lieaes, a sua modelagem com paâmetos eléticos se toa difícil devido à ecessidade de um gade úmeo de elemetos depedetes da feqüêcia e dos valoes de idução. Os eolametos, po sua vez, poduzem efeitos ão-lieaes com o aumeto da feqüêcia devido ao efeito pelicula e de poximidade [4]. Estes são esposáveis po essoâcias que ocoem em médias feqüêcias []. Na modelagem apesetada este tabalho, estes feômeos ão-lieaes são comtemplados. A modelagem da esposta em feqüêcia pode se tatada de divesas maeias, como descitos os tabalhos [] [5]. Estas efeêcias apesetam a ecessidade de modelagem de tasfomadoes paa simulações de tasitóios eletomagéticos, tais como chaveametos, estudos de sutos, coetes de patida, feoessoâcia, destacado os estudos de tasfomadoes de foos a aco, de sobetesões causadas pelo chaveameto de disjutoes a vácuo (VCB) e da tesão de estabelecimeto tasitóia (TRV). Em algus tabalhos, como em [6] e [7], são utilizadas as esposta em feqüêcia paa diagósticos de falhas de tasfomadoes.. TRANSFORMADOR E OBTENÇÃO DOS DADOS EXPERIMENTAIS Neste tabalho é utilizado um úico tasfomado paa o estudo, de 00VA, 0V/30V, úcleo evolvido, apesetado a Figua. Ele é caacteizado pela sua esposta em feqüêcia obtida po meio de um aalisado de feqüêcia. Figua : Tasfomado utilizado. A Figua mosta o esquema elético de como foam obtidos os esaios de esposta em fequêcia. Atavés de esaio de caacteização em amostas de aço de mesma especificação ealizado o laboatóio GRUCAD/UFSC, obteve-se a pemeabilidade e a codutividade do mateial ecessáias paa a modelagem. As medições da esposta em feqüêcia da impedâcia foam ealizadas atavés de um Aalisado de Impedâcia (HP 484A), cuja faixa de feqüêcia pode se vaiada de (0 Hz a MHz), bem como a sua amplitude de tesão. A Figua (a) epeseta a medição da esposta em feqüêcia do pimáio com o temial secudáio em abeto. A Figua (b) epeseta a medição do pimáio com o secudáio em cuto-cicuito. As medições também foam ealizadas excitado o eolameto secudáio com os temiais do pimáio em abeto e em cuto-cicuito. A tesão aplicada pelo aalisado de impedâcia foi de 0V.

3 Décimo Segudo Ecoto Regioal Ibeo-ameicao do CIGRÉ Foz do Iguaçu-P, Basil - 0 a 4 de maio de 007 Figua : Disposição dos eolametos do tasfomado e seus temiais. Medição da esposta em feqüêcia do pimáio (a) com o secudáio em abeto e (b) com o secudáio em cuto-cicuito. Na Figua 3 são apesetadas as medições das espostas em feqüêcia. Paa o esaio excitado o Z é vista uma úica essoâcia em 9,6 khz povocada pela pimáio com o secudáio em abeto ( ) P ope iteação da idutâcia do amo magetizate com as capacitâcias paasitas. Paa o esaio com o Z, a essoâcia que ocoeu o caso ateio ão está pesete e secudáio em cuto-cicuito ( ) P shot suge uma essoâcia em 00kHz povocada pela iteação da idutâcia de dispesão, esistêcia dos eolametos e das capacitâcias ete eolametos. Nesta feqüêcia de 00kHz, estão pesetes o efeito pelicula e de poximidade o valo de esistêcia elética equivalete. Figua 3: Resposta das medições dos temiais em abeto e em cuto-cicuito ealizados os eolametos pimáio e secudáio. Em (a) a Magitude [Ohms] e (b) a Fase [Gaus]. O outo esaio ealizado aplicado a excitação o secudáio com o pimáio em abeto ( Z S ope ) apeseta uma essoâcia em apoximadamete 6,5kHz e uma outa em 300kHz (vide Figua 3). Quado Z, a esposta apeseta uma úica essoâcia em 300kHz. o pimáio é posto em cuto-cicuito ( ) S shot Quado o esaio é feito o tasfomado com o eolameto oposto ao de excitação cuto-cicuitado, paticamete a idutâcia do amo magetizate tem pouca ifluêcia. Além disso, o paâmeto de maio valo elativo é a idutâcia de magetização, estado mais sujeita a essoâcias de baixa feqüêcia. Assim a pimeia essoâcia é povocada pelo amo magetizate com as capacitâcias paasitas. Etetato, aalisado o gáfico da Figua 3, as feqüêcias de essoâcia 6,5kHz e 0kHz (espectivamete Z S shot e Z P ), alteações da esistêcia equivalete causadas pelo efeito pelicula e shot poximidade devem se cosideados. Como o tabalho se dispõe em tata da modelagem da pimeia essoâcia, seá obsevado o especto de feqüêcia até 00 khz, despezado as possíveis essoâcias paa feqüêcias mais elevadas. (Obsevação: defiem-se os valoes das feqüêcias das essoâcias quado o valo da fase da impedâcia fo igual a zeo). 3

4 Décimo Segudo Ecoto Regioal Ibeo-ameicao do CIGRÉ Foz do Iguaçu-P, Basil - 0 a 4 de maio de MODEAGEM O modelo do tasfomado é dividido em 3 pates. A pimeia pate epeseta o cicuito equivalete do amo magetizate. A seguda pate modela os efeitos de dispesão e efeito pelicula do eolameto e a última detemia a capacitâcia paasita pópia do eolameto. 3. Modelagem do Ramo Magetizate O picipal efeito que ocoe o amo magetizate é o efeito oiudo das coetes iduzidas o mateial feomagético. Como apeseta [3] a equação paa a impedâcia elativa às coetes iduzidas Z pode se dada po (), ode N o úmeo de espias do eolameto, A seção tasvesal do úcleo, m l compimeto do camiho médio, d espessua da lâmia, μ 0 pemeabilidade do vácuo, pemeabilidade elativa do meio, σ codutividade e s feqüêcia complexa de aplace. Z m () s N A μ0μs d tgh μ0μs () ld σ A equação (), pode se expadida em fações paciais como é dado em (), ode úmeo de temos da expasão, a idutâcia em baixa feqüêcia e τ costate de tempo de difusão. μ Z m () s π τ s + s ( ) 4τ () e τ são dadas pelas equações (3) e (4) espectivamete. μ N A 0 μ l (3) μ0μσd τ 4π (4) A equação () pode se epesetada po um cicuito equivalete Foste paalelo, Figua 4, ode as equações são descitas po (5), (6) e (7), ode 0 é a idutâcia de baixa feqüêcia, e R são espectivamete, a idutâcia e a esistêcia do temo. 0 (5) (6) R τ (7) Figua 4: Cicuito equivalete Foste paalelo paa a epesetação do úcleo. 4

5 Décimo Segudo Ecoto Regioal Ibeo-ameicao do CIGRÉ Foz do Iguaçu-P, Basil - 0 a 4 de maio de 007 Paa simulações de tasitóios eletomagéticos, as idutâcias da Figua 4 podem se epesetadas com a sua cuva de magetização ou histeese [3] e [8], acescetado as suas ão-lieaidades. 3. Idutâcia de Dispesão, Efeito Pelicula e de Poximidade dos Eolametos. O efeito da idutâcia de dispesão e o efeito pelicula e de poximidade dos eolametos são, em geal, de baixa magitude em elação aos efeitos do úcleo, mas devem se cosideados. Como demosta [9], estes efeitos podem se estimados o esaio de esposta em feqüêcia com os temiais em cutocicuito. A epesetação destes efeitos é feita atavés do cicuito Foste Séie dado em [0], como mosta a Figua 5, ode, Rs é a esistêcia em ível DC, ou à baixa feqüêcia, que pode se estimada pela equação (8). Rp e p são as pedas oiudas das coetes iduzidas e a idutâcia de dispesão os eolametos, espectivamete, dadas po (9) e (0). Elas são calculadas paa a feqüêcia deomiada f. Atavés da equação () são detemiados R e jx, espectivamete, a pate eal e a pate imagiáia da impedâcia de cuto-cicuito Z medida a feqüêcia f. cc Figua 5: Cicuito equivalete Foste Séie paa a epesetação dos efeitos os eolametos. cc ( ) Rs Z 0 (8) R p Re {( R ) + } Rs jx (9) p πf Im {( R ) + } Rs jx (0) cc ( f ) R jx 3.3 Estimação da Capacitâcia Paasita dos Eolametos. Z + () A capacitâcia paasita equivalete C pode se estimada a feqüêcia em que ocoe a pimeia essoâcia, ela é oiuda das capacitâcias ete as espias e as capacitâcias ete espias e o mateial feomagético. A essoâcia ocoe a feqüêcia em que a eatâcia toa-se zeo. De acodo com [4], a capacitâcia pode se calculada pela soma da impedâcia do amo magetizate e do eolameto Zcc, dada po Z em (). s Z ( s) Z ( s) Z ( s) () s cc + m Z m 5

6 Décimo Segudo Ecoto Regioal Ibeo-ameicao do CIGRÉ Foz do Iguaçu-P, Basil - 0 a 4 de maio de 007 A equação () pode se descita como em (3), ode f é a feqüêcia de essoâcia medida, R é pate eal e a idutâcia oiuda da eatâcia idutiva da impedâcia Z a feqüêcia f. Z s ( πf ) R + j( πf ) s (3) O cálculo da capacitâcia C ete os temiais é ealizado atavés da equação (4). C R ( πf ) ( f ) + ( f ) ( f ) (4) Utilizado os paâmetos calculados pelas equações apesetadas, o cicuito equivalete fial paa Z s está mostado a Figua 6. epeseta a esposta em feqüêcia da impedâcia dos eolametos ( ) Figua 6: Cicuito equivalete paa epeseta a esposta em feqüêcia dos eolametos. 3.4 Valoes dos Paâmetos e dos Dados Utilizados. Os dados paa a detemiação dos paâmetos elativos ao equacioameto estão descitos a Tabela. Algus destes dados são elativos à costução do tasfomado e outos foam obtidos pelos esaios ealizados. TABEA : Dados paa detemiação dos paâmetos. Símbolo Descição Quatidade Np Númeo espias pimáio 85 Ns Númeo espias secudáio 8 l Compimeto do camiho médio ( m ) 0, 75 S Seção tasvesal ( mm ) 894 σ Codutividade ( S.m ) 6 5,97 0 d Espessua da lâmia ( mm ) 0, 5 μ Pemeabilidade elativa paa o pimáio 7330 P μ S Pemeabilidade elativa paa o secudáio 950 f P Feqüêcia de essoâcia paa o pimáio ( khz ) 9, 65 f Feqüêcia de essoâcia paa o pimáio ( khz ) 6, 5 S f P Feqüêcia paâmetos pelicula, poximidade e dispesão pimáio ( khz ) 60 f S Feqüêcia paâmetos pelicula, poximidade e dispesão secudáio ( khz ) 50 6

7 Décimo Segudo Ecoto Regioal Ibeo-ameicao do CIGRÉ Foz do Iguaçu-P, Basil - 0 a 4 de maio de RESUTADOS EXPERIMENTAIS 4. As Respostas do Modelo. Foam feitas simulações paa o cicuito apesetado a Figua 6. A modelagem do úcleo é feita com igual a 5. Na Tabela são apesetados os paâmetos calculados e utilizados as simulações. Os esultados são apesetados a Figua 8 e a Figua 9. Nota-se que há uma boa cocodâcia ete os esultados expeimetais com os esultados obtidos umeicamete com o modelo. TABEA : Paâmetos detemiados. Paâmeto Descição Pimáio Secudáio C Capacitâcia ( F ) 0,67 8,54 Rs Resistêcia ( Ω ) 40,65 0,93 Rp Resistêcia ( k Ω ) 4,3 0,303 p Idutâcia ( mh ) 3,7 0,3 Idutâcia ( H ) 7,7 0,5 Idutâcia ( H ) 8,85 0,6 R Resistêcia ( k Ω ) 4,85 0,56 Figua 8: Resposta em feqüêcias da impedâcia do pimáio compaado as espostas expeimetais com as do modelo em (a) Magitude [Ohms] e em (b) Fase [Gaus]. Figua 9: Resposta em feqüêcias da impedâcia do secudáio compaado as espostas expeimetais com as do modelo em (a) Magitude [Ohms] e em (b) Fase [Gaus]. 7

8 Décimo Segudo Ecoto Regioal Ibeo-ameicao do CIGRÉ Foz do Iguaçu-P, Basil - 0 a 4 de maio de CONCUSÃO As espostas em feqüêcia do modelo apesetaam-se em cofomidade com as espostas das medições. A esposta da magitude do modelo dos temiais do pimáio teve uma cocodâcia melho. A sua fase do modelo o iício do especto teve um compotameto difeete do expeimetal, mas com a mesma tedêcia da esposta. Paa a esposta do modelo dos temiais do secudáio, ota-se que seu compotameto seguiu com melho tedêcia as espostas, tato paa amplitude quato paa a fase. A codutividade do mateial foi estimada atavés de amostas, e como se sabe, a mesma pode vaia po iúmeos fatoes (tempeatua ambiete, oxidação da amosta, motagem, isolação ete lâmias, etc.). Também os dados geométicos como a seção tasvesal e o compimeto médio podem vaia paa difeetes valoes de idução do úcleo, afetado os esultados ecotados pelo modelo. Esta técica pode se utilizada a modelagem de tasfomadoes de médio e gade pote e em simulações de tasitóios. É ecessáio que se teham os dados costutivos do mesmo e que as idutâcias do amo magetizate sejam implemetadas cotedo sua ão-lieaidade. Em algus tabalhos que destacam essa modelagem do mateial feo magético, o úmeo de cicuitos paa epeseta o úcleo é muito meo do que a quatidade utilizada este tabalho. BIBIOGRAFIA [] O. A. Soysal, Potectio of ac fuace supply systems fom switchig suges. Wite Meetig Powe Egieeig Society, 999. IEEE Volume, 3 Jaeio.- 4 Feveeio. 999 Pg.: [] J. Pleite, E. Olias, A. Baado, A. ázao e J. Vázquez, Modelig the tasfome fequecy espose to develop advaced maiteace techiques. INTERMAG Magetics Cofeece, Euope Abil Maio 00. [3] J. Avila-Rosales e F.. Alvaado. Noliea fequecy depedet tasfome model fo electomagetic tasiet studies i powe systems. IEEE Tas. Powe Appa. ad Sys. Vol. PAS- 0, º Pg , 98. [4] G. Gadi, M. K. Kazimieczuk, A. Massaii, U. Reggiai e G. Sacieto. Model of lamiated iocoe iductos fo high fequecies. IEEE Tasactios o Volume 40, º 4, Pate, Julho 004 Pg(s): [5] M. Popov,. va de Sluis e G. C. Paap, A simplified tasfome model fo the simulatio of fast suges ad adequate potectio measues. Powe Egieeig Society Wite Meetig, 00. IEEE. Volume, 8 Jaeio Feveeio 00. Pg(s): [6] J. Pleite, E. Olias, A. Baado, A. ázao e J. Vázquez, Fequecy Respose modelig fo device aalysis. IECON 0, 8 th Aual Cofeece of the Idustial Electoics Society, IEEE 00. Volume. 5 8 Novembo 00. Pg(s): [7] E. Rahimpou, J. Chistia, K. Fese e H. Mohsei, Tasfe fuctio method to diagose axial displacemet ad adial defomatio of tasfome widigs. IEEE Tasactios o Powe Delivey, Volume 8, º, Abil 003. Pg(s) [8] E. J. Taasiewicz, A. S. Moched, A. Naag e E. P. Dick. Fequecy depedet eddy cuet models fo oliea io coes. IEEE Tasactios o Powe Systems, Volume 8, º, Maio 993 Pg(s): [9] T. Noda, H. Nakamoto e S. Yokoyama. Accuate modelig of coe-type distibutio tasfomes fo electomagetic tasiet studies. IEEE Tasactios o Powe Delivey, Volume 7, º 4, Outubo 00 Pg(s): [0] F. de eo e A.Semlye. Time domai modelig of eddy cuet effects fo tasfome tasiets. IEEE Tasactios o Powe Delivey, Volume 8, º, Jaeio 993 Pg(s):

1 - CORRELAÇÃO LINEAR SIMPLES rxy

1 - CORRELAÇÃO LINEAR SIMPLES rxy 1 - CORRELAÇÃO LINEAR IMPLE Em pesquisas, feqüetemete, pocua-se veifica se existe elação ete duas ou mais vaiáveis, isto é, sabe se as alteações sofidas po uma das vaiáveis são acompahadas po alteações

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola de Engenharia de Lorena EEL

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola de Engenharia de Lorena EEL UNIVERSIDADE DE SÃO PAUO Escola de Egehaia de oea EE O153 - FÍSICA III Pof. D. Duval Rogues Juio Depataeto de Egehaia de Mateiais (DEMAR) Escola de Egehaia de oea (EE) Uivesidade de São Paulo (USP) Polo

Leia mais

Sistemas e Sinais 2009/2010

Sistemas e Sinais 2009/2010 istemas Lieaes e Ivaiates o Tempo (Tasf. Laplace e Aálise Tempoal) istemas e iais 9/ LITs aálise tempoal istemas: defiições e popiedades LITs causais Resposta atual e foçada Tasfomada de Laplace uilateal

Leia mais

2 Formulação Matemática

2 Formulação Matemática Fomlação Matemática. Descição do poblema A fim de aalisa o escoameto atavés de m meio pooso, foi cosideado m meio pooso ideal, com ma geometia composta po caais covegetesdivegetes. Dessa foma, obtém-se

Leia mais

SENDI 2004 XVI SEMINÁRIO NACIONAL DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA AVALIAÇÃO DA CONFIABILIDADE DE SUBESTAÇÕES

SENDI 2004 XVI SEMINÁRIO NACIONAL DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA AVALIAÇÃO DA CONFIABILIDADE DE SUBESTAÇÕES SENDI 2004 XVI SEMINÁRIO NACIONAL DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA AVALIAÇÃO DA CONFIABILIDADE DE SUBESTAÇÕES H. P. AMORIM, J., L.A.M.C. DOMINGUES e E.F.A.LISBOA Ceto de Pesquisas de Eegia Elética CEPEL

Leia mais

ANÁLISE ESTATÍSTICA DOS ERROS DE CENTRAGEM E PONTARIA

ANÁLISE ESTATÍSTICA DOS ERROS DE CENTRAGEM E PONTARIA 5 ANÁLISE ESTATÍSTICA DOS ERROS DE CENTRAGEM E PONTARIA Jai Medes Maques Uivesidade Tuiuti do Paaá R. Macelio Champagat, 55 CEP 87-5 e-mail: jaimm@utp.b RESUMO O objetivo deste tabalho cosiste o desevolvimeto

Leia mais

4 Análise de refletores circularmente simétricos alimentados por diagramas com dependência azimutal n=0 4.1 Introdução

4 Análise de refletores circularmente simétricos alimentados por diagramas com dependência azimutal n=0 4.1 Introdução 59 4 Aálise de efletoes ciculamete siméticos alimetados po diagamas com depedêcia aimutal = 4.1 Itodução Diagamas omidiecioais veticalmete polaiados podem se geados po ateas efletoas ciculamete siméticas

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. DINIS COIMBRA 12º ANO DE ESCOLARIDADE MATEMÁTICA A. Tarefa nº 7 do plano de trabalho nº 1

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. DINIS COIMBRA 12º ANO DE ESCOLARIDADE MATEMÁTICA A. Tarefa nº 7 do plano de trabalho nº 1 ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. DINIS COIMBRA º ANO DE ESCOLARIDADE MATEMÁTICA A Taefa º 7 do plao de tabalho º. Comece po esolve o execício 3 da págia 0.. Muitas das geealizações feitas as divesas ciêcias,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola de Engenharia de Lorena EEL

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola de Engenharia de Lorena EEL UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola de Egehaia de Loea EEL PPE648 Tópicos Especiais de Física Pof. D. Duval Rodigues Juio Depatameto de Egehaia de Mateiais (DEMAR) Escola de Egehaia de Loea (EEL) Uivesidade

Leia mais

2*5$',(17('2327(1&,$/( (1(5*,$12&$032(/(75267È7,&2

2*5$',(17('2327(1&,$/( (1(5*,$12&$032(/(75267È7,&2 3 *5',7'37&,/ 5*,&3/7567È7,& ÃÃÃ*5',7Ã'Ã37&,/ A expessão geéica paa o cálculo da difeeça de potecial como uma itegal de liha é: dl ) 5) Se o camiho escolhido fo um L, tal que se possa cosidea costate esse

Leia mais

Medidas elétricas em altas frequências

Medidas elétricas em altas frequências Medidas eléticas em altas fequências A gande maioia das medidas eléticas envolve o uso de cabos de ligação ente o ponto de medição e o instumento de medida. Quando o compimento de onda do sinal medido

Leia mais

Transformada de z Sistemas Discretos

Transformada de z Sistemas Discretos Sistemas de Pocessameto Digital Egehaia de Sistemas e Ifomática Ficha 5 005/006 4.º Ao/.º Semeste Tasfomada de Sistemas Discetos Tasfomada de A tasfomada de Z foece uma vesão o domíio da fequêcia dum sial

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ÁLGEBRA LINERAR Luiz Francisco da Cruz Departamento de Matemática Unesp/Bauru CAPÍTULO 2 ESPAÇOS VETORIAIS

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ÁLGEBRA LINERAR Luiz Francisco da Cruz Departamento de Matemática Unesp/Bauru CAPÍTULO 2 ESPAÇOS VETORIAIS Luiz Facisco da Cuz Depatameto de Matática Uesp/Bauu CAPÍTULO ESPAÇOS VETORIAIS 1 Históico Sabe-se que, até pelo meos o fial do século XIX, ão havia ehuma teoia ou cojuto de egas b defiidas a que se pudesse

Leia mais

Aula-10 Indução e Indutância

Aula-10 Indução e Indutância Aula-1 Idução e Idutâcia Idução Apedeos que: Ua espia codutoa pecoida po ua coete i a peseça de u capo agético sofe ação de u toque: espia de coete + capo agético toque as... Se ua espia, co a coete desligada,

Leia mais

Números Complexos (Parte II) 1 Plano de Argand-Gauss. 2 Módulo de um número complexo. Prof. Gustavo Adolfo Soares

Números Complexos (Parte II) 1 Plano de Argand-Gauss. 2 Módulo de um número complexo. Prof. Gustavo Adolfo Soares Númeos Complexos (Pate II) 1 Plao de Agad-Gauss Das defiições de que um úmeo complexo é um pa odeado de úmeos eais x e y e que C = R R, temos que: A cada úmeo complexo coespode um úico poto do plao catesiao,

Leia mais

Campo Gravítico da Terra

Campo Gravítico da Terra 5. Campo Gavítico ómalo elação ete o potecial gavítico e o potecial omal é dada po: W ( x, y, z = U( x, y,z + ( x, y,z O campo gavítico aómalo ou petubado é etão defiido pela difeeça do campo gavítico

Leia mais

PROPAGAÇÃO DE ONDAS ELECTROMAGNÉTICAS NUM GUIA CILÍNDRICO

PROPAGAÇÃO DE ONDAS ELECTROMAGNÉTICAS NUM GUIA CILÍNDRICO PROPAGAÇÃO D ONDAS LCTROMAGNÉTICAS NM GIA CILÍNDRICO po Calos Vaadas e Maia mília Maso IST, Maio de 5 t j e. Itodução Vamos estuda a popagação de odas electomagéticas um guia cilídico de aio a. Podeiamos

Leia mais

CAMPO ELÉCTRICO NO EXTERIOR DE CONDUTORES LINEARES

CAMPO ELÉCTRICO NO EXTERIOR DE CONDUTORES LINEARES CAMPO ELÉCTRICO NO EXTERIOR DE CONDUTORES LINEARES 1. Resumo A coente que passa po um conduto poduz um campo magnético à sua volta. No pesente tabalho estuda-se a vaiação do campo magnético em função da

Leia mais

ELETRICIDADE CAPÍTULO 3 LEIS DE CIRCUITOS ELÉTRICOS

ELETRICIDADE CAPÍTULO 3 LEIS DE CIRCUITOS ELÉTRICOS ELETICIDADE CAPÍTULO 3 LEIS DE CICUITOS ELÉTICOS - CONSIDEE A SEGUINTE ELAÇÃO: 3. LEI DE OHM - QUALQUE POCESSO DE CONVESÃO DE ENEGIA PODE SE ELACIONADO A ESTA EQUAÇÃO. - EM CICUITOS ELÉTICOS : - POTANTO,

Leia mais

3.1 Campo da Gravidade Normal Terra Normal

3.1 Campo da Gravidade Normal Terra Normal . Campo da avidade Nomal.. Tea Nomal tedeemos po Tea omal um elipsóide de evolução qual se atibui a mesma massa M e a mesma velocidade agula da Tea eal e tal que o esfeopotecial U seja uma fução costate

Leia mais

Universidade de São Paulo Instituto de Física. Física Moderna II. Profa. Márcia de Almeida Rizzutto 2 o Semestre de Física Moderna 2 Aula 20

Universidade de São Paulo Instituto de Física. Física Moderna II. Profa. Márcia de Almeida Rizzutto 2 o Semestre de Física Moderna 2 Aula 20 Uivesidade de São Paulo Istituto de Física Física Modea II Pofa. Mácia de Almeida Rizzutto o Semeste de 14 Física Modea 1 Todos os tipos de ligação molecula se devem ao fato de a eegia total da molécula

Leia mais

Análise Eletromagnética de cabos OPGW Utilizando o Método de Elementos Finitos

Análise Eletromagnética de cabos OPGW Utilizando o Método de Elementos Finitos Análise Eletomagnética de cabos OPGW Utilizando o Método de Elementos Finitos Luciana Gonzalez 1, João Tavaes Pinho 1, Victo Dmitiev 1, Ségio Colle 2, Macelo Andade 3, João Calos V. da Silva 3, Mauo Bedia

Leia mais

Aula Invariantes Adiabáticos

Aula Invariantes Adiabáticos Aula 6 Nesta aula, iemos inicia o estudo sobe os invaiantes adiabáticos, finalizando o capítulo 2. Também iniciaemos o estudo do capítulo 3, onde discutiemos algumas popiedades magnéticas e eléticas do

Leia mais

Campo Magnético produzido por Bobinas Helmholtz

Campo Magnético produzido por Bobinas Helmholtz defi depatamento de física Laboatóios de Física www.defi.isep.ipp.pt Campo Magnético poduzido po Bobinas Helmholtz Instituto Supeio de Engenhaia do Poto- Depatamento de Física ua D. António Benadino de

Leia mais

Aula-10 Mais Ondas de Matéria II

Aula-10 Mais Ondas de Matéria II Aula-1 Mais Odas de Matéia II Micoscópio de Tuelameto (STM) Como tudo começou (1985)... Maipulação de átomos 35 átomos de Xeôio em supefície de Ni, D. Eigle et al, IBM Maipulado átomos Esquema do STM Imagem

Leia mais

Capítulo 4 Variáveis Aleatórias Discretas. Prof. Fabrício Maciel Gomes

Capítulo 4 Variáveis Aleatórias Discretas. Prof. Fabrício Maciel Gomes Capítulo 4 Vaiáveis Aleatóias Discetas Pof. Fabício Maciel Gomes Picipais Distibuições de Pobabilidade Discetas Equipovável Beoulli Biomial Poisso Geomética Pascal Hipegeomética Distibuição Equipovável

Leia mais

Física Exp. 3 Aula 3, Experiência 1

Física Exp. 3 Aula 3, Experiência 1 Pofa. Eloisa Szanto eloisa@dfn.if.usp.b Ramal: 7111 Pelleton Física Exp. 3 Aula 3, Expeiência 1 Pof. Henique Babosa hbabosa@if.usp.b Ramal: 6647 Basílio, sala 100 Pof. Nelson Calin nelson.calin@dfn.if.usp.b

Leia mais

AULA 23 FATORES DE FORMA DE RADIAÇÃO TÉRMICA

AULA 23 FATORES DE FORMA DE RADIAÇÃO TÉRMICA Notas de aula de PME 336 Pocessos de Tasfeêcia de Calo e Massa 98 AULA 3 ATORES DE ORMA DE RADIAÇÃO TÉRMICA Cosidee o caso de duas supefícies egas quaisque que tocam calo po adiação témica ete si. Supoha

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ÁLGEBRA LINERAR Luiz Francisco da Cruz Departamento de Matemática Unesp/Bauru CAPÍTULO 2 ESPAÇOS VETORIAIS

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ÁLGEBRA LINERAR Luiz Francisco da Cruz Departamento de Matemática Unesp/Bauru CAPÍTULO 2 ESPAÇOS VETORIAIS Luiz Facisco da Cuz Depatameto de Matemática Uesp/Bauu CAPÍTULO ESPAÇOS VETORIAIS 1 Históico Sabe-se que, até pelo meos o fial do século XIX, ão havia ehuma teoia ou cojuto de egas bem defiidas a que se

Leia mais

Veremos neste capítulo as distribuições na variável discreta: Distribuição Binomial e Distribuição de Poisson.

Veremos neste capítulo as distribuições na variável discreta: Distribuição Binomial e Distribuição de Poisson. CAPÍTULO 5 DISTRIBUIÇÃO BINOMIAL E DISTRIBUIÇÃO DE POISSON Veemos este capítulo as distibuições a vaiável disceta: Distibuição Biomial e Distibuição de Poisso. 1. Pobabilidade de Beoulli Seja um expeimeto

Leia mais

Departamento de Física - ICE/UFJF Laboratório de Física II

Departamento de Física - ICE/UFJF Laboratório de Física II Depatameto de ísica - ICE/UJ Laboatóio de ísica II - Itodução Pática : Medida da Aceeação Gavitacioa A iteação avitacioa é uma das quato iteações fudametais que se ecotam a atueza e é a úica que afeta

Leia mais

TRABAJO. Empresa o Entidad Daimon Engenharia e Sistemas Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia - COELBA

TRABAJO. Empresa o Entidad Daimon Engenharia e Sistemas Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia - COELBA Título Análise de Patida de Motoes de Indução em Redes de Distibuição Utilizando Cicuito Elético Equivalente Obtido po Algoitmo Evolutivo Nº de Registo (Resumen 134 Empesa o Entidad Daimon Engenhaia e

Leia mais

3. Elementos de Sistemas Elétricos de Potência

3. Elementos de Sistemas Elétricos de Potência Sistemas Eléticos de Potência 3. Elementos de Sistemas Eléticos de Potência Pofesso: D. Raphael Augusto de Souza Benedito E-mail:aphaelbenedito@utfp.edu.b disponível em: http://paginapessoal.utfp.edu.b/aphaelbenedito

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS APROXIMAÇÕES DE BETHE-PLACZEK NA FUNÇÃO DE ALARGAMENTO DOPPLER. Felipe Costa de Paiva

AVALIAÇÃO DAS APROXIMAÇÕES DE BETHE-PLACZEK NA FUNÇÃO DE ALARGAMENTO DOPPLER. Felipe Costa de Paiva AVALIAÇÃO DAS APROXIMAÇÕES DE BETHE-PLACZEK NA FUNÇÃO DE ALARGAMENTO DOPPLER Felipe Costa de Paiva Dissetação de Mestado apesetada ao Pogama de Pós-Gaduação em Egehaia Nuclea, COPPE, da Uivesidade Fedeal

Leia mais

PROCESSO SELETIVO TURMA DE 2013 FASE 1 PROVA DE FÍSICA E SEU ENSINO

PROCESSO SELETIVO TURMA DE 2013 FASE 1 PROVA DE FÍSICA E SEU ENSINO PROCESSO SELETIVO TURM DE 03 FSE PROV DE FÍSIC E SEU ENSINO Cao pofesso, caa pofessoa esta pova tem 3 (tês) questões, com valoes difeentes indicados nas pópias questões. pimeia questão é objetiva, e as

Leia mais

Disciplina Metodologia Analítica QUI102 II semestre AULA 01 (parte B) Profa. Maria Auxiliadora Costa Matos

Disciplina Metodologia Analítica QUI102 II semestre AULA 01 (parte B) Profa. Maria Auxiliadora Costa Matos Metodologia nalítica II sem/018 Pofa Ma uxiliadoa - 1 Univesidade Fedeal de Juiz de Foa Instituto de Ciências Exatas Depatamento de Química Disciplina Metodologia nalítica QUI10 II semeste 018 UL 01 (pate

Leia mais

Lab. 4 Laboratório de Resposta em Frequência 1

Lab. 4 Laboratório de Resposta em Frequência 1 Lab. 4 Laboatóio de Resposta em Fequência 1 Análise do Diagama de Bode Constução do Diagama de Bode Diagama de Bode de uma Função Resposta em Fequência Identificação Expeimental da Função Resposta em Fequência

Leia mais

q(x) = x 4 6x x² - 18x + 10 * z+ z + w + w = 6 ** z z + zw + z w + z w + w w = 15

q(x) = x 4 6x x² - 18x + 10 * z+ z + w + w = 6 ** z z + zw + z w + z w + w w = 15 MATEMÁTICA Sejam a i, a + si e a + ( s) + ( + s) i ( > ) temos de uma seqüêcia. Detemie, em fução de, os valoes de e s que toam esta seqüêcia uma pogessão aitmética, sabedo que e s são úmeos eais e i -.

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola de Engenharia de Lorena EEL

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola de Engenharia de Lorena EEL UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola de Egehaia de Loea EEL LOB101 - FÍSICA IV Pof. D. Duval Rodigues Juio Depatameto de Egehaia de Mateiais (DEMAR) Escola de Egehaia de Loea (EEL) Uivesidade de São Paulo

Leia mais

Estudo da transferência de calor em fluidos nãonewtonianos. em dutos circulares e não-circulares

Estudo da transferência de calor em fluidos nãonewtonianos. em dutos circulares e não-circulares WAGNE ANDÉ DOS SANOS CONCEIÇÃO Estudo da tasfeêcia de calo em fluidos ãoewtoiaos em dutos ciculaes e ão-ciculaes FLOIANÓPOLIS UNIVESIDADE FEDEAL DE SANA CAAINA CENO ECNOLÓGICO DEPAAMENO DE ENGENHAIA QUÍMICA

Leia mais

MATEMÁTICA SUAS TECNOLOGIAS. 05. A função logarítmica RC = log é logarítmica crescente C8, 4 =

MATEMÁTICA SUAS TECNOLOGIAS. 05. A função logarítmica RC = log é logarítmica crescente C8, 4 = RESOLUÇÃO E Resolva Eem I TEÁTI SUS TENOLOGIS III) No tiâgulo equiláteo JI: ai 60 ssim, sedo JÎH, devemos te: + 60 + 0 + 08 60 7 0. O obô pecoeá o peímeto de um polígoo egula de lados, cujo âgulo eteo

Leia mais

Aline de Lima Vieira. Deposição de filmes de carbono amorfo hidrogenado por plasma de catodo oco

Aline de Lima Vieira. Deposição de filmes de carbono amorfo hidrogenado por plasma de catodo oco Alie de Lima Vieia Deposição de filmes de caboo amofo hidogeado po plasma de catodo oco Niteói 9 de setembo de 009 Alie de Lima Vieia Deposição de filmes de caboo amofo hidogeado po plasma de catodo oco

Leia mais

UMA IMPLEMENTAÇÃO DO ALGORITMO AFIM-ESCALA PRIMAL COM MÉTRICA VARIÁVEL PARA PROGRAMAÇÃO CONVEXA E ANÁLISE DE RESULTADOS PARA PROGRAMAÇÃO LINEAR

UMA IMPLEMENTAÇÃO DO ALGORITMO AFIM-ESCALA PRIMAL COM MÉTRICA VARIÁVEL PARA PROGRAMAÇÃO CONVEXA E ANÁLISE DE RESULTADOS PARA PROGRAMAÇÃO LINEAR pesquisa Opeacioal e os Recusos Reováveis 4 a 7 de ovembo de 23, Natal-RN UM IMPLEMENÇÃO DO LGORIMO FIM-ESCL PRIML COM MÉRIC VRIÁVEL PR PROGRMÇÃO CONVEX E NÁLISE DE RESULDOS PR PROGRMÇÃO LINER Facisco

Leia mais

. Essa força é a soma vectorial das forças individuais exercidas em q 0 pelas várias cargas que produzem o campo E r. Segue que a força q E

. Essa força é a soma vectorial das forças individuais exercidas em q 0 pelas várias cargas que produzem o campo E r. Segue que a força q E 7. Potencial Eléctico Tópicos do Capítulo 7.1. Difeença de Potencial e Potencial Eléctico 7.2. Difeenças de Potencial num Campo Eléctico Unifome 7.3. Potencial Eléctico e Enegia Potencial Eléctica de Cagas

Leia mais

Instrumentação Industrial

Instrumentação Industrial Istumetação Idustial Notas de Aula of. Aísio Rogéio Baga DAAE CEFET/MG ofa. Camela Maia olito Baga DELT/ FMG Os sees humaos têm uma ecessidade fote de seti, medi e testa coisas. A habilidade e capacidade

Leia mais

TUKEY Para obtenção da d.m.s. pelo Teste de TUKEY, basta calcular:

TUKEY Para obtenção da d.m.s. pelo Teste de TUKEY, basta calcular: Compaação de Médias Quando a análise de vaiância de um expeimento nos mosta que as médias dos tatamentos avaliados não são estatisticamente iguais, passamos a ejeita a hipótese da nulidade h=0, e aceitamos

Leia mais

AVALIAÇÃO DE TÉCNICAS DE DETECÇÃO DE SPIKES

AVALIAÇÃO DE TÉCNICAS DE DETECÇÃO DE SPIKES AVAIAÇÃO DE TÉCICAS DE DETECÇÃO DE SIKES Reato A. Castellai *, Macio Eisecaft* e Maia D. Miada** *Uivesidade Fedeal do ABC, Sato Adé, Basil ** Escola olitécica da Uivesidade de São aulo, São aulo, Basil

Leia mais

PROVA COMENTADA. Figura 1 Diagrama de corpo livre: sistema de um grau de liberdade (1gdl) F F F P 0. k c i t

PROVA COMENTADA. Figura 1 Diagrama de corpo livre: sistema de um grau de liberdade (1gdl) F F F P 0. k c i t ? Equilíbio da estutua PROVA COMENTADA a) Diagama de copo live (DCL): Paa monta o diagama de copo live deve-se inclui todas as foças atuando no bloco de massa m. Obseve que o bloco pode movimenta-se somente

Leia mais

Sistemas e Sinais 2009/2010

Sistemas e Sinais 2009/2010 Aálise em espaço de estados Sistemas e Siais 009/010 Repesetação de Sistemas Sistemas descitos po equações difeeciais Sistemas descitos po sistemas de equações difeeciais Repesetação em espaço de estados

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE CLASSIFICAÇÃO

CRITÉRIOS GERAIS DE CLASSIFICAÇÃO CRITÉRIOS GERAIS DE CLASSIFICAÇÃO Dado a pova apesenta duas vesões, o examinando teá de indica na sua folha de espostas a vesão a que está a esponde. A ausência dessa indicação implica a atibuição de zeo

Leia mais

ANÁLISE TERMO-MECÂNICA EM ELASTICIDADE PLANA E SÓLIDOS DE REVOLUÇÃO

ANÁLISE TERMO-MECÂNICA EM ELASTICIDADE PLANA E SÓLIDOS DE REVOLUÇÃO AÁISE ERMO-MECÂICA EM EASICIDADE PAA E SÓIDOS DE REVOUÇÃO Joge Rodigo Gioda Pablo Adés Muñoz Rojas Miguel Vaz Júio giodaj@ahoo.com.b pablo@joiille.udesc.b M.Vaz@Joiille.udesc.b Depatameto de Egehaia Mecâica

Leia mais

CINÉTICA DE SECAGEM DE OKARA EM DIFERENTES MÉTODOS DE SECAGEM. FIEC - Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura, *

CINÉTICA DE SECAGEM DE OKARA EM DIFERENTES MÉTODOS DE SECAGEM. FIEC - Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura, * CINÉTICA DE SECAGEM DE OKARA EM DIFERENTES MÉTODOS DE SECAGEM L. A. OLIVEIRA 1, A. U. SOUZA 1, F. J. LOPES 1, J. L. G CORRÊA 1*, M. PAULO FILHO, C.A. BORGO 1 Uivesidade Fedeal de Lavas, Depatameto de Ciêcia

Leia mais

Análise de Tensões em Placas Circulares Utilizando Elementos Finitos Axissimétricos

Análise de Tensões em Placas Circulares Utilizando Elementos Finitos Axissimétricos UIVERSIDADE FEDERA DE ITAJUBÁ ISTITUTO DE EGEHARIA MECÂICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EGEHARIA MECÂICA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Aálise de Tesões em Placas Ciculaes Utiliado Elemetos Fiitos Aissiméticos

Leia mais

Critérios para a tomada de decisão em obras rodoviárias sustentáveis

Critérios para a tomada de decisão em obras rodoviárias sustentáveis Citéios paa a tomada de decisão em obas odoviáias sustetáveis Citeia fo decisio makig i sustaiable oad woks Feado Silva Albuqueque Washito Pees Núñez Feado Silva Albuqueque Ceto de Ciêcias Exatas e Tecologia,

Leia mais

UFSCar Cálculo 2. Quinta lista de exercícios. Prof. João C.V. Sampaio e Yolanda K. S. Furuya

UFSCar Cálculo 2. Quinta lista de exercícios. Prof. João C.V. Sampaio e Yolanda K. S. Furuya UFSCa Cálculo 2. Quinta lista de eecícios. Pof. João C.V. Sampaio e Yolanda K. S. Fuua Rega da cadeia, difeenciais e aplicações. Calcule (a 4 w (0,, π/6, se w = 4 4 + 2 u (b (c 2 +2 (, 3,, se u =. Resposta.

Leia mais

Soluções Composição qualitativa

Soluções Composição qualitativa Soluções oposição qualitativa As soluções são istuas de difeetes substâcias. Ua solução te dois tipos de copoetes: o solvete a substâcia ode se dissolve o soluto e os solutos as substâcias que se dissolve.

Leia mais

4 Modelo para Extração de Regras Fuzzy a partir de Máquinas de Vetores Suporte FREx_SVM 4.1 Introdução

4 Modelo para Extração de Regras Fuzzy a partir de Máquinas de Vetores Suporte FREx_SVM 4.1 Introdução 4 Modelo paa Extação de Regas Fuzzy a pati de Máquinas de Vetoes Supote FREx_SVM 4.1 Intodução Como já mencionado, em máquinas de vetoes supote não se pode explica a maneia como sua saída é obtida. No

Leia mais

GERADORES. Figura 5.1 (a) Gerador não ideal. (b) Gerador não ideal com a resistência interna r explicita no diagrama.

GERADORES. Figura 5.1 (a) Gerador não ideal. (b) Gerador não ideal com a resistência interna r explicita no diagrama. ELEICIDADE CAPÍULO 5 GEADOES Cofome visto o Capítulo, o geado é uma máquia elética capaz de estabelece uma difeeça de potecial elético (ddp) costate (ou fime) ete os extemos de um coduto elético, de maeia

Leia mais

Exame Final Nacional de Matemática B Prova ª Fase Ensino Secundário º Ano de Escolaridade

Exame Final Nacional de Matemática B Prova ª Fase Ensino Secundário º Ano de Escolaridade Exame Fial Nacioal de Matemática B Pova 735.ª Fase Esio Secudáio 019 11.º Ao de Escolaidade Deceto-Lei.º 139/01, de 5 de julho Deceto-Lei.º 55/018, de 6 de julho Duação da Pova: 150 miutos. Toleâcia: 30

Leia mais

Prova Escrita de Matemática B

Prova Escrita de Matemática B EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Pova Escita de Matemática B 11.º Ano de Escolaidade Deceto-Lei n.º 139/01, de 5 de julho Pova 735/.ª Fase Citéios de Classificação 1 Páginas 016 Pova 735/.ª F.

Leia mais

MÉTODOS DE RESOLUÇÃO DE SISTEMAS LINEARES APLICADOS NA ANÁLISE DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA

MÉTODOS DE RESOLUÇÃO DE SISTEMAS LINEARES APLICADOS NA ANÁLISE DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA MÉTODOS DE RESOLUÇÃO DE SISTEMAS LINEARES APLICADOS NA ANÁLISE DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA Robet Schiaveto de Souza e Fazal Hussai Chaudhy Resumo - Este tabalho ealiza uma compaação ete os métodos

Leia mais

FÍSICA º Ano de Escolaridade. Código 315

FÍSICA º Ano de Escolaridade. Código 315 INFORMAÇÃO-PROVA FÍSICA 018 Código 315 1.º Ano de Escolaidade Intodução O pesente documento divulga infomação elativa à pova de exame de equivalência à fequência da disciplina de Física, a ealiza em 018,

Leia mais

Módulo: Binômio de Newton e o Triângulo de Pascal. Somas de elementos em Linhas, Colunas e Diagonais do Triângulo de Pascal. 2 ano do E.M.

Módulo: Binômio de Newton e o Triângulo de Pascal. Somas de elementos em Linhas, Colunas e Diagonais do Triângulo de Pascal. 2 ano do E.M. Módulo: Bômo de Newto e o Tâgulo de Pascal Somas de elemetos em Lhas, Coluas e Dagoas do Tâgulo de Pascal ao do EM Módulo: Bômo de Newto e o Tâgulo de Pascal Somas de elemetos em Lhas, Coluas e Dagoas

Leia mais

Magnetometria. Conceitos básicos

Magnetometria. Conceitos básicos Magnetometia Conceitos básicos Questões fundamentais O que causa o campo geomagnético? Como se compota o campo magnético pincipal na supefície da Tea? Questões fundamentais + + O que causa o campo geomagnético?

Leia mais

Módulo: Binômio de Newton e o Triângulo de Pascal. Somas de elementos em Linhas, Colunas e Diagonais do Triângulo de Pascal. 2 ano do E.M.

Módulo: Binômio de Newton e o Triângulo de Pascal. Somas de elementos em Linhas, Colunas e Diagonais do Triângulo de Pascal. 2 ano do E.M. Módulo: Bômo de Newto e o Tâgulo de Pascal Somas de elemetos em Lhas, Coluas e Dagoas do Tâgulo de Pascal ao do EM Módulo: Bômo de Newto e o Tâgulo de Pascal Somas de elemetos em Lhas, Coluas e Dagoas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTATÍSTICA REAMOSTRAGEM BOOTSTRAP EM AMOSTRAGEM POR CONJUNTOS ORDENADOS E INTERVALOS DE CONFIANÇA

Leia mais

é igual a f c f x f c f c h f c 2.1. Como g é derivável em tem um máximo relativo em x 1, então Resposta: A

é igual a f c f x f c f c h f c 2.1. Como g é derivável em tem um máximo relativo em x 1, então Resposta: A Pepaa o Eame 03 07 Matemática A Página 84. A taa de vaiação instantânea da função f em c é igual a f c e é dada po: c f f c f c h f c f lim lim c c ch h0 h Resposta: D... Como g é deivável em tem um máimo

Leia mais

II Transmissão de Energia Elétrica (Teoria de Linhas)

II Transmissão de Energia Elétrica (Teoria de Linhas) II Tansmissão de Enegia Elética (Teoia de Linhas) Linhas de tansmissão : (Pela física) todos os elementos de cicuitos destinados ao tanspote de enegia elética ente dois pontos, independentemente da quantidade

Leia mais

UPM/EE/DEM/FT-II-5C/Profa. Dra. Míriam Tvrzská de Gouvêa/2004-2S UPM/EE/DEM&DEE/FT-II-4E/F/Profa. Dra. Esleide Lopes Casella/2004-2S

UPM/EE/DEM/FT-II-5C/Profa. Dra. Míriam Tvrzská de Gouvêa/2004-2S UPM/EE/DEM&DEE/FT-II-4E/F/Profa. Dra. Esleide Lopes Casella/2004-2S Questão paa eflexão: em sítios, não é incomum nos fogões a lenha te-se uma tubulação que aquece água, a qual é conduzida paa os chuveios e toneias sem o uso de bombas. Explique o po quê. (figua extaída

Leia mais

APLICAÇÃO DA ESTATÍSTICA PARAMÉTRICA NA EXPERIMENTAÇÃO AGRÍCOLA.

APLICAÇÃO DA ESTATÍSTICA PARAMÉTRICA NA EXPERIMENTAÇÃO AGRÍCOLA. APLICAÇÃO DA ESTATÍSTICA PARAMÉTRICA NA EPERIMENTAÇÃO AGRÍCOLA. Samuel Feeia da Silva¹, Caolia de Oliveia Beades², Patícia Alvaez Cabaez², Lucas Rosa Peeia², Fabicio Dias Heito¹, Luiza Alves Medes², Taís

Leia mais

Texto complementar n 3.

Texto complementar n 3. Texto complemeta 3. A Pimeia Lei de Newto Talvez devêssemos começa a estuda a mecâica pelo movimeto de um objeto mecâico isolado, ou seja, o movimeto de um copo sobe o qual ão agem foças. Seia, etetato,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO TURMA DE 2012 FASE 1 PROVA DE FÍSICA E SEU ENSINO

PROCESSO SELETIVO TURMA DE 2012 FASE 1 PROVA DE FÍSICA E SEU ENSINO PROCESSO SELETIVO TURMA DE FASE PROVA DE FÍSI E SEU ENSINO Cao pofesso, caa pofessoa esta pova tem 3 (tês) questões, com valoes difeentes indicados nas pópias questões. A pimeia questão é objetiva, e as

Leia mais

LEONARDO LOPES BHERING MAPEAMENTO GENÉTICO EM FAMÍLAS SIMULADAS DE IRMÃOS COMPLETOS

LEONARDO LOPES BHERING MAPEAMENTO GENÉTICO EM FAMÍLAS SIMULADAS DE IRMÃOS COMPLETOS LEONARDO LOPES BHERING MAPEAMENTO GENÉTICO EM FAMÍLAS SIMULADAS DE IRMÃOS COMPLETOS Tese apesetada à Uivesidade Fedeal de Viçosa, como pate das exigêcias do Pogama de Pós-Gaduação em Geética e Melhoameto,

Leia mais

MATEMÁTICA - 3o ciclo

MATEMÁTICA - 3o ciclo MATEMÁTICA - o ciclo Função afim e equação da eta ( o ano) Eecícios de povas nacionais e testes intemédios. Considea, num efeencial catesiano, a eta definida pela equação = +. Seja s a eta que é paalela

Leia mais

2 - Circuitos espelho de corrente com performance melhorada:

2 - Circuitos espelho de corrente com performance melhorada: Electóica 0/3 - Cicuitos espelho de coete com pefomace melhoada: Po ezes é ecessáio aumeta a pefomace dos cicuitos espelho de coete, tato do poto de ista da pecisão da taxa de tasfeêcia de coete como da

Leia mais

Departamento de Física - Universidade do Algarve FORÇA CENTRÍFUGA

Departamento de Física - Universidade do Algarve FORÇA CENTRÍFUGA FORÇA CENTRÍFUGA 1. Resumo Um copo desceve um movimento cicula unifome. Faz-se vaia a sua velocidade de otação e a distância ao eixo de otação, medindo-se a foça centífuga em função destes dois paâmetos..

Leia mais

Cap014 - Campo magnético gerado por corrente elétrica

Cap014 - Campo magnético gerado por corrente elétrica ap014 - ampo magnético geado po coente elética 14.1 NTRODUÇÃO S.J.Toise Até agoa os fenômenos eléticos e magnéticos foam apesentados como fatos isolados. Veemos a pati de agoa que os mesmos fazem pate

Leia mais

CEDERJ - CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CEDERJ - CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CEDERJ - CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO CURSO: Física DISCIPLINA: Ifomática paa o Esio de Física CONTEUDISTA: Calos Eduado Aguia AULA 4 TÍTULO:

Leia mais

EFEITOS DE SOLVENTE SOBRE PROPRIEDADES ELÉTRICAS ESTÁTICAS DE COMPOSTOS MESOIÔNICOS ORLEI LUIZ DOS SANTOS

EFEITOS DE SOLVENTE SOBRE PROPRIEDADES ELÉTRICAS ESTÁTICAS DE COMPOSTOS MESOIÔNICOS ORLEI LUIZ DOS SANTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE FÍSICA EFEITOS DE SOLVENTE SOBRE PROPRIEDADES ELÉTRICAS ESTÁTICAS DE COMPOSTOS MESOIÔNICOS ORLEI LUIZ DOS SANTOS GOIÂNIA/GO 00 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO

Leia mais

Polarização Circular e Elíptica e Birrefringência

Polarização Circular e Elíptica e Birrefringência UNIVRSIDAD D SÃO PAULO Polaização Cicula e líptica e Biefingência Nessa pática estudaemos a polaização cicula e elíptica da luz enfatizando as lâminas defasadoas e a sua utilização como instumento paa

Leia mais

Energia no movimento de uma carga em campo elétrico

Energia no movimento de uma carga em campo elétrico O potencial elético Imagine dois objetos eletizados, com cagas de mesmo sinal, inicialmente afastados. Paa apoximá-los, é necessáia a ação de uma foça extena, capaz de vence a epulsão elética ente eles.

Leia mais

Vestibulares da UFPB Provas de Física de 94 até 98 Prof. Romero Tavares Fone: (083) Eletricidade. q 3

Vestibulares da UFPB Provas de Física de 94 até 98 Prof. Romero Tavares Fone: (083) Eletricidade. q 3 Vestibulaes da UFB ovas de Física de 9 até 98 of. omeo Tavaes Fone: (08)5-869 leticidade UFB/98. Quato patículas caegadas com cagas,, e estão colocadas nos vétices de um uadado (ve figua ao lado). e o

Leia mais

Modelagem e Simulação Numérica da Radiação Sonora de um Cilindro Infinito Pulsante

Modelagem e Simulação Numérica da Radiação Sonora de um Cilindro Infinito Pulsante CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Dietoia de Pesquisa e Pós-Gaduação Pogama de Pós-Gaduação em Modelagem Matemática e Computacioal Modelagem e Simulação Numéica da Radiação Sooa de

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PME 3100 MECÂNIC I Teceia Pova 6 de uho de 015 Duação da Pova: 110 miutos (ão é pemitido uso de calculadoas) 1ª Questão (4,0 potos) fiua mosta um disco de ceto, massa m e aio, que pate do epouso e ola

Leia mais

Demonstrações Geométricas, Algébricas e Solução de Equações Discretas utilizando as Sequências de Números Figurados

Demonstrações Geométricas, Algébricas e Solução de Equações Discretas utilizando as Sequências de Números Figurados Demostações Geométicas, Algébicas e Solução de Equações Discetas utilizado as Sequêcias de Númeos Figuados José Atoio Salvado Depatameto de Matemática - CCET - Uivesidade Fedeal de São Calos 3565-905,

Leia mais

Figura 1 Bolas em rota de colisão

Figura 1 Bolas em rota de colisão As equações do poblema Objeto de apendizagem: Colisões bidimensionais Romeo Taaes omeo@fisica.ufpb.b NOA - UFPB Poblema Vamos considea uma bola que se moe com elocidade I, na dieção de uma outa bola que

Leia mais

Capítulo I Erros e Aritmética Computacional

Capítulo I Erros e Aritmética Computacional C. Balsa e A. Satos Capítulo I Eos e Aitmética Computacioal. Itodução aos Métodos Numéicos O objectivo da disciplia de Métodos Numéicos é o estudo, desevolvimeto e avaliação de algoitmos computacioais

Leia mais

Aula 2 de Fenômemo de transporte II. Cálculo de condução Parede Plana Parede Cilíndrica Parede esférica

Aula 2 de Fenômemo de transporte II. Cálculo de condução Parede Plana Parede Cilíndrica Parede esférica Aula 2 de Fenômemo de tanspote II Cálculo de condução Paede Plana Paede Cilíndica Paede esféica Cálculo de condução Vamos estuda e desenvolve as equações da condução em nível básico paa egime pemanente,

Leia mais

Eletromagnetismo e Ótica (MEAer/LEAN) Circuitos Corrente Variável, Equações de Maxwell

Eletromagnetismo e Ótica (MEAer/LEAN) Circuitos Corrente Variável, Equações de Maxwell Eletomagnetismo e Ótica (MEAe/EAN) icuitos oente Vaiável, Equações de Maxwell 11ª Semana Pobl. 1) (evisão) Moste que a pessão (foça po unidade de áea) na supefície ente dois meios de pemeabilidades difeentes

Leia mais

Material Teórico - Sistemas Lineares e Geometria Anaĺıtica. Sistemas com Três Variáveis - Parte 2. Terceiro Ano do Ensino Médio

Material Teórico - Sistemas Lineares e Geometria Anaĺıtica. Sistemas com Três Variáveis - Parte 2. Terceiro Ano do Ensino Médio Mateial Teóico - Sistemas Lineaes e Geometia Anaĺıtica Sistemas com Tês Vaiáveis - Pate 2 Teceio Ano do Ensino Médio Auto: Pof. Fabício Siqueia Benevides Reviso: Pof. Antonio Caminha M. Neto 1 Sistemas

Leia mais

4 Modelagem Analítica

4 Modelagem Analítica 4 Modelagem Analítica Neste capítulo apesenta-se uma metodologia simples paa obte as tensões atuantes no defeito e no epao paa uma deteminada pessão intena, e também detemina as pessões que ocasionaam

Leia mais

3 Formulação Matemática

3 Formulação Matemática 3 Fomulação Matemática 3. Descição do poblema O poblema a se analisado é mostado na fig. 3.. O fluido escoa atavés de um duto cicula de diâmeto d, passa atavés de um duto maio ( diâmeto D ) e sofe uma

Leia mais

DISPERSÃO E PODER RESOLVENTE DUM PRISMA

DISPERSÃO E PODER RESOLVENTE DUM PRISMA Aulas páticas de Óptica e Acústica º semeste de / DISPERSÃO E PODER RESOLVENTE DUM PRISMA Conceitos envolvidos: Equações de Maxwell, dispesão, polaizabilidade, índice de efacção, pisma, ede de difacção

Leia mais

PUC-RIO CB-CTC. P2 DE ELETROMAGNETISMO segunda-feira GABARITO. Nome : Assinatura: Matrícula: Turma:

PUC-RIO CB-CTC. P2 DE ELETROMAGNETISMO segunda-feira GABARITO. Nome : Assinatura: Matrícula: Turma: PUC-RIO CB-CTC P2 DE ELETROMAGNETISMO 16.05.11 segunda-feia GABARITO Nome : Assinatua: Matícula: Tuma: NÃO SERÃO ACEITAS RESPOSTAS SEM JUSTIFICATIVAS E CÁLCULOS EXPLÍCITOS. Não é pemitido destaca folhas

Leia mais

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II 014.2

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II 014.2 CÁLCULO IFERENCIAL E INTEGRAL II Obsevações: ) Todos os eecícios popostos devem se esolvidos e entegue no dia de feveeio de 5 Integais uplas Integais uplas Seja z f( uma função definida em uma egião do

Leia mais

Feixes de Comunicação Satélite

Feixes de Comunicação Satélite Sistemas de Telecomunicações 007-008 Feixes de Comunicação Satélite Rui Macelino Abil 008 Engenhaia Electica e Electónica - TIT Sumáio 1. Teoia Básica da tansmissão. Pojecto do feixe 3. Potência de uído

Leia mais

5. Análise de Curtos-Circuitos ou Faltas. 5.2 Componentes Simétricos (ou Simétricas)

5. Análise de Curtos-Circuitos ou Faltas. 5.2 Componentes Simétricos (ou Simétricas) Sistemas Eléticos de Potência 5. nálise de utos-icuitos ou Faltas 5. omponentes Siméticos (ou Siméticas) Pofesso: D. Raphael ugusto de Souza enedito E-mail:aphaelbenedito@utfp.edu.b disponível em: http://paginapessoal.utfp.edu.b/aphaelbenedito

Leia mais

3. Análise estatística do sinal

3. Análise estatística do sinal 3. Análise estatística do sinal A análise da intensidade do sinal ecebido é u pocesso que abange dois estágios, sendo eles: i) a estiativa do sinal ediano ecebido e ua áea elativaente pequena, e ii) a

Leia mais