GUABI no CAMPO. Por fim, esperamos contribuir para o desenvolvimento de todos os que forem direta ou indiretamente envolvidos nesse projeto.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GUABI no CAMPO. Por fim, esperamos contribuir para o desenvolvimento de todos os que forem direta ou indiretamente envolvidos nesse projeto."

Transcrição

1

2 GUABI no CAMPO Guabi no Campo é um projeto editorial desenvolvido pelo departamento de marketing e técnico da Guabi com dois objetivos, o primeiro é contribuir para evolução e equalização do conhecimento de mercado em nossa equipe, ele será a base do conteúdo para o treinamento da nossa equipe de vendas, gerentes, supervisores e vendedores. E o segundo é fazer a mesma coisa, mas com o público externo; clientes, outros criadores que não usam nossos produtos e demais envolvidos no ciclo de vida do segmento do mercado. Cada edição irá abordar um produto e um cliente. Buscamos uma experiência prática e direta, o que facilitará o entendimento das características técnicas de nossos produtos. E o formato será cronológico; primeiro vamos entender o produto, depois o que faz dele diferente no mercado, aspectos técnicos como aditivos e ingredientes especiais. Então apresentaremos um de nossos clientes e para finalizar, provas de resultados na fazenda e em pista. Por fim, esperamos contribuir para o desenvolvimento de todos os que forem direta ou indiretamente envolvidos nesse projeto. Boa leitura.

3 ÍNDICE 1. PRODUTOS 1.1. GADOTEC B-MAX 1.2. GADOTEC ELITE 2. ATRIBUTOS A IMPORTÂNCIA DOS ADITIVOS NO DESEMPENHO DE BOVINOS 3. ENTREVISTA COM O CRIADOR JOÃO MARCOS BORGES DA FAZENDA IPÊ OURO 4. RESULTADOS PREMIAÇÃO EXPOZEBU 2013

4 1. PRODUTOS 1.1. GADOTEC B-MAX Ração inicial formulada com 19% de PB, alta energia, fibra de alta qualidade, vitaminas e minerais (dentre eles o cromo orgânico). Como diferenciais tecnológicos, a ração é enriquecida com Leveduras vivas (responsáveis por favorecer o desenvolvimento precoce do rúmen) e com Lasalocida Sódica (promotor de crescimento e melhorador de eficiência alimentar). Gadotec B-Max foi idealizada a partir de conceitos científicos que associam crescimento saudável com maior ganho de peso dos bezerros.

5 PRODUTOS 1.1. GADOTEC B-MAX QUANDO RECOMENDAR Gadotec B-Max foi desenvolvida para atender as exigências nutricionais de bezerros (as) de corte de alto potencial genético, do nascimento a fase de desmama (6º ao 8º mês de idade). COMO USAR Para bezerros encoucheirados ou manejados com suas mães (sistema de creep-feeding ), em piquetes, o arraçoamento deverá ser a livre acesso a partir do 3º dia de vida, sendo que o consumo da ração não deverá exceder 2% do peso do bezerro. Após 30 dias do nascimento a ração deverá ser acompanhada de alimentos volumosos de boa qualidade, de preferência feno e/ou capim picado. O fornecimento de silagem deverá ocorrer a partir do 4º mês de vida. É recomendado o fornecimento do suplemento mineral Guabiphos 90 Cria em cochos cobertos, bem como água à vontade. NÍVEIS DE GARANTIA (por kg de produto) Umidade, g (máx.) Proteína Bruta, g (mín.) Extrato Etéreo, g (mín.) Fibra Bruta, g (máx.) Matéria Mineral, g (máx.) Cálcio, g (máx.) Cálcio, mg (mín.) Fósforo, mg (mín.) Cromo Orgânico (mg) Saccharomyces cerevisiae (UFC) NDT, g MS (mín.) Lasalocida Sódica (mg) ,7 4x Sódio mg/kg, Magnésio (max.) mg/kg, Enxofre (mín.) mg/kg, Manganês (mín.) 52 mg/kg, Zinco (mín.) 60 mg/kg, Ferro (mín.) 72 mg/kg, Cobre (mín.)15 mg/kg, Cobalto (mín.)1,8 mg/kg, Iodo (mín.) 2,5 mg/kg, Selênio (mín.) 0,50 mg/kg, RETIRAR O Cromo (Mín) 0,70 mg/kg, Pantotenato de Cálcio (mín) 15 mg/kg, Vitamina A (mín.)10000 UI/kg, Vitamina D3 (mín.) 1000 UI/kg, Vitamina E (mín.) 40 UI/kg, Ácido Fólico (mín.) 0,5 mg/kg, Biotina (mín.) 015 mg/kg, Niacina (mín.) 30 mg/kg, Vitamina B1 (mín.) 5 mg/kg, Vitamina B2 (mín.) 12 mg/kg, Vitamina B6 (mín.) 3 mg/kg, Vitamina B12 (mín.) 80 mcg/kg.

6 1. PRODUTOS 1.2. GADOTEC ELITE Ração farelada ou peletizada, formulada com proteína by-pass (20% PB), enriquecida com minerais (dentre eles o Cromo Orgânico), vitaminas e aditivo melhorador de desempenho de alta eficiência (Virginiamicina). Os ingredientes utilizados na sua formulação garantem alto teor energético, possibilitando à ração atender as exigências de animais de alto potencial genético.

7 PRODUTOS 1.2. GADOTEC ELITE QUANDO RECOMENDAR Recomendada para animais elite de alto desempenho, a partir da desmama. O fornecimento deve perdurar enquanto os animais participarem de exposições e pistas de julgamento. COMO USAR A ração deve ser misturada ao volumoso de boa qualidade para confecção de dieta completa. A ingestão de Gadotec Elite dependerá do desempenho desejado, qualidade do volumoso e quantidade das demais rações fornecidas, variando de 1,0 a 1,5% PV. As dietas deverão respeitar as exigências nutricionais dos animais, sem comprometer o teor mínimo de fibra. Na dieta total, a quantidade de alimentos concentrados não deverá exceder 1,8 % do peso vivo. NÍVEIS DE GARANTIA (por kg de produto) Umidade, g (máx.) Proteína Bruta, g (mín.) Extrato Etéreo, g (mín.) Fibra Bruta, g (máx.) Matéria Mineral, g (máx.) Cálcio, g (máx.) Cálcio, mg (mín.) Fósforo, mg (mín.) Cromo Orgânico (mg) NDT, g MS (mín.) Virginiamicina (mg) , Sódio (mín.) mg/kg, Magnésio (mín.) mg/kg, Enxofre (mín.) mg/kg, Zinco (mín.) 70 mg/kg, Ferro (mín.) 44 mg/kg, Cobre (mín.) 22 mg/kg, Cobalto (mín.) 0,48 mg/kg, Iodo (mín.) 1,3 mg/kg, Selênio (mín.) 0,44 mg/kg, Vitamina A (mín.) UI/kg, Vitamina D3 (mín.) 600 UI/kg, Vitamina E (mín.) 60 UI/kg.

8 2. ATRIBUTOS A IMPORTÂNCIA DOS ADITIVOS NO DESEMPENHO DE BOVINOS De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), é classificado como aditivo toda substância, microrganismo ou produto formulado, adicionado intencionalmente, que tenha ou não valor nutritivo, e que melhore as características dos produtos destinados à alimentação animal ou dos produtos animais, que melhore o desempenho dos animais sadios, e que atenda às necessidades nutricionais dos mesmos ou tenha efeito anticoccidiano. Diante do exposto, quando o objetivo é incrementar o desempenho de bovinos de alto potencial genético, a inclusão de aditivos nas rações é fundamental. Dentre os aditivos que contribuem para o incremento do desempenho, merecem destaque: Lasalocida Sódica, Virginiamicina e Leveduras Saccharomyces cerevisiae. Sem exceção, favorecem o bom funcionamento do rúmen. Alguns, quando usados simultâneamente tem efeito simbiótico, como é o caso da Levedura, Lasalocida e Virginiamicina, dentre outras associações. No entanto, para que tais aditivos propiciem benefícios, é imprescindível que se respeite a quantidade ideal requerida pelo animal. Sendo assim, é preciso conhecer a categoria animal, seus estágios fisiológicos e produtivo, bem como conhecer sua alimentação e a quantidade de ração ingerida diariamente. A partir de tais informações é possível definir a quantidade de cada aditivo por quilograma de Matéria Seca (MS) ingerida.

9 ATRIBUTOS Os aditivos ionóforos atuam selecionando bactérias ruminais. Parte das bactérias ruminais Gram Positivas, sensíveis a ação da Lasalocida, são eliminadas e, por consequência, propiciam que mais substratos sejam utilizados pelas bactérias Gram Negativas. Como consequência, haverá maior síntese de ácido propiônico, o qual gera mais energia para o animal. Em adição, a produção de metano e gás carbônico é reduzida consideravelmente, o que gera mais energia para ganho de peso. A Lasalocida ainda contribue para redução de incidência de acidose por propiciar maior estabilidade do ph ruminal. Em se tratando de bezerros, os ionóforos também auxiliam na prevenção de coccidiose. Para bezerros de corte, em fase de aleitamento, é recomendada a ingestão de pelo menos 60 mg de Lasalocida/animal/dia. A Virginiamicina é um melhorador de desempenho de alta eficiência. Assim como os ionóforos, atua na seleção de bactérias ruminais, tornando o metabolismo mais eficiente. O processo de digestão é beneficiado, com menores perdas no processo de fermentação, pois haverá: maior síntese de ácido propiônico e menor produção de ácido acético, ácido lático e, principalmente, metano. Como resultado haverá mais energia disponível para o animal, melhora na conversão alimentar e maior ganho de peso diário. A Virginiamicina atua inibindo a síntese protéica de bactérias Gram Positivas. Por ter menor influência sobre o consumo, é recomendada em dietas cujo objetivo é preservar maior ingestão de MS. Para bovinos de corte submetidos a dietas desafio, normalmente se recomenda de 200 a 250 mg/animal/dia.

10 ATRIBUTOS Quando a ingestão de fibra é limitada, a manutenção de um ph ruminal adequado é um desafio. Cepas de leveduras específicas, Saccharomyces cereviseae, são ativas no rúmen e, por isso, incrementam a anaerobiose. Como resultado haverá aumento da digestão de fibra, maior regulação do ph ruminal, o que previne a acidose e a laminite. Por propiciar colonização precoce da flora, rúmen e papilas, é recomendada para bezerros. É fundamental adquirir estes aditivos ou produtos que o contenham de empresas idôneas, bem como consultar um técnico de sua confiança que conheça o modo de ação e dose ótima (relação custo: benefício). O uso racional destes e outros aditivos certamente propiciarão incremento do desempenho e, por consequência, maior lucratividade.

11 3. ENTREVISTA com JOÃO MARCOS BORGES Fazenda Ipê Ouro ARNALDO MANUEL DE S. MACHADO BORGES 1948 ARNALDO MACHADO BORGES 106 ANOS DE SELEÇÃO A seleção do Nelore Marca R iniciou-se com animais importados da Índia. Na primeira exposição de Uberaba, em 1935, conquistou o Grande Campeonato da raça Nelore, com o reprodutor Guarujá Importado (RGD 6). Introduzimos na seleção a genética dos tradicionais rebanhos VR, Brumado, Nova Índia, I.Z. e Mundo Novo. Procuramos preservar as características naturais da raça Nelore: rusticidade, fertilidade, habilidade materna, temperamento e precocidade no acabamento da carcaça, com desenvolvimento equilibrado. Rebanho pioneiro no programa de Avaliação Genética ABCZ/EMBRAPA e na utilização de Fecundação In Vitro (FIV) em matrizes de alto valor genético, a seleção Ipê Ouro, terceira e quarta gerações da MARCA R, produziu dois importantes raçadores: Gandhi e Ranchi, utilizados através da Inseminação Artificial, nos principais rebanhos da raça Nelore RODOLFO MACHADO BORGES

12 ENTREVISTA Conte um pouco da história. Como tudo começou? A fazenda esta na sua história desde o começo? A fazenda Ipê Ouro faz parte da 4 geração da Marca R e está envolvida na seleção de Zebu, em especial do Nelore. Nosso criatório começou em 1906, com meu bisavô Rodolfo Machado Borges, um dos fundadores da Sociedade Rural Triângulo Mineiro, hoje atual ABCZ e que foi instituída como Associação Brasileira dos Criadores de Zebu. Então há uma tradição de família, eu represento junto com meus irmãos a 4 geração de selecionadores e criadores da raça Nelore na Fazenda Ipê Ouro. Em 1906, a fazenda se chamava Fazenda das Laranjeiras, atual Fazenda Ipê Ouro. Então a Fazenda Ipê Ouro seleciona genética de Nelore? Isso, Nelore de chifres. Qual o diferencial de vocês na seleção dos animais, o que faz a diferença? O que a gente procura na seleção é o máximo de excelência do Nelore, máximo em genética de qualidade, funcionalidade e produtividade. É um trabalho de seleção intenso na busca da melhor genética Nelore, para contribuir com a evolução da raça. As características selecionadas estão ligadas a produtividade.

13 ENTREVISTA Descreva o que é o Nelore, como seria o ideal de excelência do Nelore? Imagino que haja diferença da fêmea para o macho, você prefere falar de qual deles? O objetivo é o mesmo para os dois, trabalhamos no melhoramento de machos e fêmeas. O macho produtivo é diferente, pois apresenta algumas características mais valorizadas nele se comparado com a fêmea. Na fêmea se valoriza muito a parte funcional de fertilidade e habilidade materna, enquanto no macho se valoriza a fertilidade, mas através do sêmen, não da parição. Na fêmea se busca feminilidade, precisa ser moderada, delicada e produtiva. O macho tem que ser masculino, com boa musculatura. A gente valoriza muito qualidade de carcaça, secundagem, fertilidade, que é qualidade em aparelhos reprodutivos, circunferências frontais e qualidade avulsa. São características importantes que transmitem esses genes na excelência como um todo e acabam por melhorar macho e fêmea, por meio do acasalamento.

14 ENTREVISTA Vocês fazem o processo de seleção dos animais, mas qual é realmente o produto final? O produto final da Ipê Ouro é a genética em si, principalmente o macho comercializado quando garrote, tourinho e, muitas vezes, esses animais são destinados ao repasse de plantel ou produção de bezerros de corte.hoje temos dez touros em coletas de sêmen em Central. Também participamos do Mercado Elite, realizando exposições e promovendo leilões. Nestes eventos também comercializamos fêmeas. Além dos leilões próprios, somos convidados para participar de outros, momento em que fêmeas de excelência, diferenciadas no plantel, são disponibilizadas ao mercado. A fazenda Ipê Ouro possui um plantel consolidado em número de animais, portanto, anualmente são produzidas fêmeas em número superior a necessidade de reposição. Fêmeas excelentes acabam sendo comercializadas nestes eventos, embora a principal categoria que movimenta a atividade da fazenda seja os tourinhos.

15 ENTREVISTA Comente um pouco sobre a preparação para leilões e exposições, como é feito esse trabalho? A exposição é o momento que você mostra o principal do seu trabalho, os indivíduos que você produziu com a genética de ponta. É uma forma de divulgar esses animais ao mercado e apresentar também seu trabalho de seleção. Estamos iniciando a Expozebu 2013 e alguns de nossos animais estão expostos no Parque de Exposições. É a oportunidade que temos de valorizar esses animais. Com certeza, animais bem premiados durante a Expozebu têm uma valorização importante para o plantel. Em adição, nosso trabalho é apresentado a um grupo bastante celebre, de pessoas muito importantes na Expozebu. O mesmo raciocínio vale para outras exposições. Então é importante para a Fazenda e para nossa seleção apresentar o resultado do nosso trabalho. Esse momento é importante, as pessoas irão ver o resultado desse trabalho. Como é essa préexposição? Existe uma preparação diferente ou o trato é o mesmo? Como funciona? Sim, há uma preparação diferenciada. Animais identificados no nascimento passam a receber um manejo diferenciado a partir do 30º dia de vida. Neste momento é iniciado um trabalho que visa desapegar os bezerros de suas mães. O objetivo é que o bezerro entre no estado de cocheira a partir dos 90 dias de idade. Esses animais são entabulados, confinados, diferentes dos outros que são criados a campo, manejados em regime de pasto. A partir daí você começa preparar esses animais, os quais com oito meses de idade já participam de exposições.

16 ENTREVISTA Quantos animais vocês apresentarão na Expozebu? Qual sua expectativa? Queria que você comentasse como têm sido os resultados? Em toda exposição vocês obtêm boas premiações ou depende do ano, do evento? Na Expozebu, em pista de julgamento, vamos apresentar seis animais. No período da exposição também preparamos animais que ficam na fazenda e são apresentados na propriedade (30 a 40 animais, filhos dos nossos reprodutores que estão em coleta de sêmen), visto que a mesma fica localizada próxima a Uberaba. A visitação é intensa e muitos criadores brasileiros, bem como de outros países (Bolívia, Venezuela, dentre outros) se fazem presentes. Os resultados obtidos em exposição têm sido bastante satisfatórios, o que mostra que a seleção tem seguido o caminho certo. No ano de 2012, na Expozebu, alguns de nossos animais foram premiados, destaque para a campeã Matriz Modelo. Recentemente, na Expoinel 12, fizemos no encerramento do ranking o grande campeão. A premiação foi muito importante, grande campeão nacional, que hoje está em coleta de sêmen, portanto, fornecendo sua genética através do sêmen. No ano de 2013 começamos muito bem, visto que na primeira feira que participamos, a Expogrande (Campo Grande-MS), fizemos o campeão Novilho Menor. Devido a esse resultado, a expectativa para Expozebu 2013 é muito boa. Acreditamos que os animais terão um reconhecimento satisfatório em pista e irão agradar nessa apresentação. Os criadores presentes no julgamento acompanharão a evolução da genética e da seleção.

17 ENTREVISTA Você me disse que serão seis animais em pista na Expozebu deste ano, além de outros 30 a 40 animais que permanecerão na fazenda? Sim, as pessoas que visitam a fazenda querem ver tais animais. Atualmente, a fazenda possui 65 doadoras, das quais vinte compõem o time que será apresentado aos visitantes. Os demais animais são frutos de tais doadoras, compostos por animais jovens que estão encocheirados ou animais que estão sendo preparados para o futuro. Nós aproveitamos essa oportunidade para mostra um pouco mais do trabalho de seleção realizado pela Ipê Ouro. Na pista de julgamento o número de animais é reduzido, principalmente na Expozebu, onde a competição é muito forte. Nesta exposição você leva realmente o que tem de melhor, os animais mais preparados. Os demais permanecem na propriedade e são apresentados para as pessoas que realizam a visitação diária. Para que você possa selecionar e apresentar 50 animais durante a Expozebu (pista e fazenda), quantos animais precisam ser criados na fazenda? Para selecionar os 50 animais temos na fazenda em torno de 200 nascimentos por ano. Não consideramos esse número alto, visto que nossa seleção prioriza qualidade e não volume. Temos 200 matrizes classificadas como Elite, classificação máxima dentro do plantel. Priorizamos o melhor da genética e a intenção é fornecer à genética, principalmente, nesse topo da pirâmide, onde os criadores também produzem genética. Portanto, fornecemos genética para quem faz melhoramento genético. Para trabalharmos com um plantel menor, mas com bom aproveitamento, procuramos a melhor genética possível associada ao melhor manejo. O número reduzido de animais possibilita um manejo especial. É isto que fazemos.

18 4. RESULTADOS PREMIAÇÃO EXPOZEBU 2013 Clientes premiados que utilizam em seu plantel rações Guabi.

19 RESULTADOS RAÇA NELORE RESULTADOS RAÇA NELORE Bezerra CAMPEÃ - PANAMA FIV Arnaldo Manoel de Souza M. Borges Ipê Ouro Novilha Maior RESERVADA - NURCA FIV DA RFA José Antonio Furtado Santa Marta Fonte:

20 RESULTADOS RAÇA GIR RESULTADOS RAÇA GIR GRANDE CAMPEÃ FAVORITA DOBI José Luiz Junqueira Barros Café Velho RESERVADA GRANDE CAMPEÃ DILETA Marco Antonio Pinho Maia Santa Maria Fonte:

21 RESULTADOS RAÇA GIR RESULTADOS RAÇA GIR GRANDE CAMPEÃO GABAO BI José Luiz Junqueira Barros Café Velho RESERVADO GRANDE CAMPEÃO JAGUARAO BI José Luiz Junqueira Barros Café Velho Fonte:

22 RESULTADOS RAÇA GIR RESULTADOS RAÇA GIR Bezerra CAMPEÃ - LIBELULA BI José Luiz Junqueira Barros Café Velho Bezerra RESERVADA - LIGEIRA BI José Luiz Junqueira Barros Café Velho Novilha Menor RESERVADA - LIGEIRA BI Marco Antonio Pinho Maia Santa Maria Novilha Maior CAMPEÃ - DOUTRINA Marco Antonio Pinho Maia Santa Maria Novilha Maior RESERVADA - JUDIA BI José Luiz Junqueira Barros Café Velho Fêmea Jovem RESERVADA - JACOBINA BI José Luiz Junqueira Barros Café Velho Fonte:

23 RESULTADOS RAÇA GIR RESULTADOS RAÇA GIR Vaca Jovem CAMPEÃ - IBITINGA BI José Luiz Junqueira Barros Café Velho Vaca Adulta CAMPEÃ - FAVORITA DOBI José Luiz Junqueira Barros Café Velho Júnior Maior CAMPEÃO - JAGUARAO BI José Luiz Junqueira Barros Café Velho Júnior Maior RESERVADO - JAMAL BI José Luiz Junqueira Barros Café Velho Macho Jovem RESERVADO - CLINTON FIV Marco Antonio Pinho Maia Santa Maria Touro Jovem RESERVADO - HIRON BI José Luiz Junqueira Barros Café Velho Fonte:

24 RESULTADOS RAÇA GIR RESULTADOS RAÇA GIR Touro Adulto CAMPEÃO - GABAO BI José Luiz Junqueira Barros Café Velho Touro Adulto RESERVADO GUAPI G BI José Luiz Junqueira Barros Café Velho Fonte:

25 RESULTADOS RAÇA GUZERÁ RESULTADOS RAÇA GUZERÁ RESERVADA GRANDE CAMPEÃ MEGA FIV DA DHMF Ana Claudia Mendes Souza Santa Cecilia Fonte:

26 RESULTADOS RAÇA GUZERÁ RESULTADOS RAÇA GUZERÁ Bezerra RESERVADA - BONITA FIV DE AMAR Ana Claudia Mendes Souza Santa Cecilia Novilha Menor CAMPEÃ - BARCELONA FIV DE AMA Ana Claudia Mendes Souza Santa Cecilia Vaca Adulta CAMPEÃ - MEGA FIV DA DHMF Ana Claudia Mendes Souza Santa Cecilia Júnior Menor RESERVADO - BALBOA DE AMAR Ana Claudia Mendes Souza Santa Cecilia Fonte:

27 RESULTADOS RAÇA GUZERÁ LEITEIRO (A) RESULTADOS RAÇA GUZERÁ LEITEIRO (A) RESERVADA GRANDE CAMPEÃ AURORA WM Gilson Carlos Bargieri Nossa Senhora Aparecida RESERVADO GRANDE CAMPEÃO CAIRO Sociedade Educ Uberabense Escola Alexandre Barbosa Fonte:

28 RESULTADOS RAÇA GUZERÁ LEITEIRO (A) RESULTADOS RAÇA GUZERÁ LEITEIRO (A) Bezerra CAMPEÃ - DAVINA 4 MENINOS Ana Vera M. Palmerio Cunha Rio Grande Novilha Menor RESERVADA - RAMADA FIV SANTA CEC Marcelo Palmerio Rio Grande Vaca Jovem CAMPEÃ - MAIS FIV DA S.LUIZ Sociedade Educ Uberabense Escola Alexandre Barbosa Vaca Jovem RESERVADA - CABALA FIV JF Gilson Carlos Bargieri Nossa Senhora Aparecida Vaca Adulta RESERVADA - AURORA WM Gilson Carlos Bargieri Nossa Senhora Aparecida Melhor Novilha CAMPEÃ - DAVINA 4 MENINOS Ana Vera M. Palmerio Cunha Rio Grande Fonte:

29 RESULTADOS RAÇA GUZERÁ LEITEIRO (A) RESULTADOS RAÇA GUZERÁ LEITEIRO (A) Bezerro CAMPEÃO - DANTE 4 MENINOS Ana Vera M. Palmerio Cunha Rio Grande Bezerra CAMPEÃ - DAVINA 4 MENINOS Ana Vera M. Palmerio Cunha Rio Grande Novilha Menor RESERVADA - RAMADA FIV SANTA CEC Marcelo Palmerio Rio Grande Vaca Jovem CAMPEÃ - MAIS FIV DA S.LUIZ Sociedade Educ Uberabense Escola Alexandre Barbosa Vaca Jovem RESERVADA - CABALA FIV JF Gilson Carlos Bargieri Nossa Senhora Aparecida Vaca Adulta RESERVADA - AURORA WM Gilson Carlos Bargieri Nossa Senhora Aparecida Fonte:

30 RESULTADOS RAÇA GUZERÁ LEITEIRO (A) RESULTADOS RAÇA GUZERÁ LEITEIRO (A) Melhor Novilha CAMPEÃO - DAVINA 4 MENINOS Ana Vera M. Palmerio Cunha Rio Grande Bezerro CAMPEÃO - DANTE 4 MENINOS Ana Vera M. Palmerio Cunha Rio Grande Bezerro RESERVADO - DRAKAR 4 MENINOS Ana Vera M. Palmerio Cunha Rio Grande Júnior Maior CAMPEÃO - PACTO FIV SANTA CECI Marcelo Palmerio Rio Grande Macho Jovem CAMPEÃO - ESCOTEIRO FIV UNIUBE Sociedade Educ Uberabense Escola Alexandre Barbosa Touro Jovem RESERVADO - CAIRO Sociedade Educ Uberabense Escola Alexandre Barbosa Fonte:

31 RESULTADOS RAÇA SINDI RESULTADOS RAÇA SINDI RESERVADO GRANDE CAMPEÃO ADHAN JNB Ronaldo Andrade Bichuette Bom Jesus da Lapa Fonte:

32 RESULTADOS RAÇA SINDI RESULTADOS RAÇA SINDI Júnior Menor CAMPEÃO - DOLAR FIV JNB Ronaldo Andrade Bichuette Bom Jesus da Lapa Fonte:

33 RESULTADOS CAMPEONATO LEITEIRO VACA ADULTA RESULTADOS CAMPEONATO LEITEIRO VACA ADULTA Guzera - 10/11 meses CAMPEÃ - AURORA WM Gilson Carlos Bargieri Nossa Senhora Aparecida Guzera - Adulto CAMPEÃ - FAVORITA FIV Sociedade Educ Uberabense Escola Alexandre Barbosa Guzera - Jovem CAMPEÃ - NAKA FIV DA S LUIZ Sociedade Educ Uberabense Escola Alexandre Barbosa Guzera - Sênior CAMPEÃ - AURORA WM Gilson Carlos Bargieri Nossa Senhora Aparecida Fonte:

34

Nutrição completa para equinos. Linha Equinos. Rações Suplementos Minerais

Nutrição completa para equinos. Linha Equinos. Rações Suplementos Minerais Nutrição completa para equinos Linha Equinos Rações Suplementos Minerais Confiança, Tecnologia, Qualidade e Resultado Estes são os ingredientes que fazem a diferença dos produtos Fanton. Há mais de 25

Leia mais

Linha completa de suplementos minerais e proteinados da Guabi.

Linha completa de suplementos minerais e proteinados da Guabi. 0090_mar10 Linha completa de suplementos minerais e proteinados da Guabi. Campinas/SP - 19. 3729 4477 Sales Oliveira/SP - 16. 3852 0011 Pará de Minas/MG - 37. 3231 7300 Além Paraíba/MG - 32. 3466 5555

Leia mais

2011 Evialis. Todos os direitos reservados uma marca

2011 Evialis. Todos os direitos reservados uma marca Comprometida com a busca constante por soluções e inovações tecnológicas em nutrição animal que melhorem produção e rentabilidade nas produções rurais, a Socil anuncia uma grande novidade. uma marca A

Leia mais

EFEITO DA UTILIZAÇÃO DE PRÓBIÓTICOS EM DIETAS PARA BOVINOS NELORE TERMINADOS EM CONFINAMENTO INTRODUÇÃO

EFEITO DA UTILIZAÇÃO DE PRÓBIÓTICOS EM DIETAS PARA BOVINOS NELORE TERMINADOS EM CONFINAMENTO INTRODUÇÃO EFEITO DA UTILIZAÇÃO DE PRÓBIÓTICOS EM DIETAS PARA BOVINOS NELORE TERMINADOS EM CONFINAMENTO INTRODUÇÃO Aditivos alimentares são utilizados em dietas para bovinos de corte em confinamento com o objetivo

Leia mais

bovinos de corte A resposta para o X da sua questão está aqui.

bovinos de corte A resposta para o X da sua questão está aqui. bovinos de corte A resposta para o da sua questão está aqui. índice Linha Campo Linha PSAI Linha Branca Linha Araguaia Núcleos Rações Linha Phós Aditivos 6 11 12 16 17 21 24 26 2 A Premix está comprometida

Leia mais

ÍNDICE MITSUISAL A SUA NOVA OPÇÃO COM QUALIDADE

ÍNDICE MITSUISAL A SUA NOVA OPÇÃO COM QUALIDADE ÍNDICE Suplementos minerais pronto para uso Mitsuisal 40 - Bovinos de corte Mitsuisal 60 - Bovinos de corte Mitsuisal 65 - Bovinos de corte Mitsuisal 80 - Bovinos de corte Mitsuisal 88 - Bovinos de corte

Leia mais

A PRODUCAO LEITEIRA NOS

A PRODUCAO LEITEIRA NOS A PRODUCAO LEITEIRA NOS ESTADOS UNIDOS Estatisticas A produção leiteira durante Janeiro de 2012 superou os 7 bilhões de kg, 3.7% acima de Janeiro de 2011. A produção por vaca foi em media 842 kg em Janeiro,

Leia mais

PROGRAMA NUTRICIONAL PARA SUÍNOS. "Seu resultado é o nosso compromisso." EXCELÊNCIA EM NUTRIÇÃO ANIMAL. www.guabi.com.

PROGRAMA NUTRICIONAL PARA SUÍNOS. Seu resultado é o nosso compromisso. EXCELÊNCIA EM NUTRIÇÃO ANIMAL. www.guabi.com. PROGRAMA NUTRICIONAL "Seu resultado é o nosso compromisso." PARA SUÍNOS EXCELÊNCIA EM NUTRIÇÃO ANIMAL www.guabi.com.br 0800 16 90 90 s para as fases de Maternidade e Creche A linha Nutriserviços para nutrição

Leia mais

Conheça a primeira central de inseminação do mundo.

Conheça a primeira central de inseminação do mundo. Conheça a primeira central de inseminação do mundo. A primeira central de inseminação do mundo nasceu nos Estados Unidos e veste verde e amarelo há mais de 40 anos. A C.R.I. Genética é uma cooperativa

Leia mais

Quisque luctus vehicula nunc. Só a DSM tem proteinados com Minerais Tortuga. Por isso ela é única.

Quisque luctus vehicula nunc. Só a DSM tem proteinados com Minerais Tortuga. Por isso ela é única. TORTUGA. TORTUGA. TORTUGA. A MARCA PARA A MARCA RUMINANTES A PARA MARCA RUMINANTES PARA DA DSM. RUMINANTES DA DSM. DA DSM. Ut eget Ut eget elit arcu elit arcu Quisque luctus vehicula nunc Só a DSM tem

Leia mais

INTRODUÇÃO A etapa de cria na cadeia produtiva da carne bovina é muito importante, e caracteriza-se como um período fundamental no processo de

INTRODUÇÃO A etapa de cria na cadeia produtiva da carne bovina é muito importante, e caracteriza-se como um período fundamental no processo de d e b e z e r r o d e c o r t e INTRODUÇÃO A etapa de cria na cadeia produtiva da carne bovina é muito importante, e caracteriza-se como um período fundamental no processo de produção. As técnicas utilizadas

Leia mais

O uso de concentrado para vacas leiteiras Contribuindo para eficiência da produção

O uso de concentrado para vacas leiteiras Contribuindo para eficiência da produção Leite relatório de inteligência JANEIRO 2014 O uso de concentrado para vacas leiteiras Contribuindo para eficiência da produção Na busca da eficiência nos processos produtivos na atividade leiteira este

Leia mais

O papel da Nutrição na Saúde dos Peixes. João Manoel Cordeiro Alves Gerente de Produtos Aquacultura Guabi Nutrição Animal

O papel da Nutrição na Saúde dos Peixes. João Manoel Cordeiro Alves Gerente de Produtos Aquacultura Guabi Nutrição Animal O papel da Nutrição na Saúde dos Peixes João Manoel Cordeiro Alves Gerente de Produtos Aquacultura Guabi Nutrição Animal Você éo que você come(u)! Esta éuma visão do passado Vamos prever o futuro? Você

Leia mais

primeiro índice de cruzamento industrial projetado para o brasil

primeiro índice de cruzamento industrial projetado para o brasil primeiro índice de cruzamento industrial projetado para o brasil o índice para guiar suas melhores decisões! O QUE É O BCBI? Desenvolvido com o suporte técnico do Geneticista Senior da L`Alliance Boviteq,

Leia mais

PROGRAMA DE MELHORAMENTO GENÉTICO DE ZEBUÍNOS - PMGZ

PROGRAMA DE MELHORAMENTO GENÉTICO DE ZEBUÍNOS - PMGZ PROGRAMA DE MELHORAMENTO GENÉTICO DE ZEBUÍNOS - PMGZ Avaliação Genética - Gado de Corte As avaliações genéticas das Raças Zebuínas de Corte são desenvolvidas pela ABCZ em convênio com a Embrapa. Com base

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA BOVINOS LEITEIROS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA BOVINOS LEITEIROS UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA BOVINOS LEITEIROS Prof. Ricardo Alexandre Silva Pessoa MANEJO DE VACAS SECAS E PERÍODO DE TRANSIÇÃO ponto de vista tecnológico = alimentar

Leia mais

Produção de F1 pelas fazendas Calciolândia e Colonial

Produção de F1 pelas fazendas Calciolândia e Colonial Produção de F1 pelas fazendas Calciolândia e Colonial Ronaldo Lazzarini Santiago 1 INTRODUÇÃO As fazendas Calciolândia e Colonial, de Gabriel Donato de Andrade, sempre foram a referência na seleção do

Leia mais

Utilização de dietas de alto concentrado em confinamentos

Utilização de dietas de alto concentrado em confinamentos Utilização de dietas de alto concentrado em confinamentos FMVZ Unesp Botucatu João Ricardo Ronchesel Henrique Della Rosa Utilização de dietas de alto concentrado em confinamentos Evolução do manejo nutricional

Leia mais

SUPLEMENTAÇÃO DE BEZERROS DE CORTE

SUPLEMENTAÇÃO DE BEZERROS DE CORTE SUPLEMENTAÇÃO DE BEZERROS DE CORTE Nos primeiros meses de vida os bezerros obtêm grande parte dos nutrientes de que precisa do leite materno, que é de fácil digestão para o animal que ainda é jovem. Em

Leia mais

Sistemas de produção e Índices zootécnicos. Profª.: Valdirene Zabot

Sistemas de produção e Índices zootécnicos. Profª.: Valdirene Zabot Sistemas de produção e Índices zootécnicos Profª.: Valdirene Zabot O que é uma CADEIA? É um conjunto de elos onde cada um depende dos demais. Na cadeia de produção da carne e do couro, o bovino é ó elo

Leia mais

ARTIGO TÉCNICO Minerthal Pró-águas Suplementação protéica energética no período das águas

ARTIGO TÉCNICO Minerthal Pró-águas Suplementação protéica energética no período das águas ARTIGO TÉCNICO Minerthal Pró-águas Suplementação protéica energética no período das águas A bovinocultura de corte brasileira tem sua produção concentrada em sistemas de pastejo e, portanto, dependente

Leia mais

José Ferreira Pankowski

José Ferreira Pankowski José Ferreira Pankowski O conselheiro técnico da Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso, José Ferreira Pankowski, é o entrevistado da semana do site da Nelore MT. Ele fala sobre o desenvolvimento

Leia mais

CONHECENDO UMA CENTRAL DE INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL

CONHECENDO UMA CENTRAL DE INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL CONHECENDO UMA CENTRAL DE INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL Entrevistado: Marcelo Brandi Vieira Mestre em Reprodução Animal Diretor Técnico da Progen Inseminação Artificial BI: Qual a importância da Inseminação Artificial

Leia mais

O cruzamento do charolês com o zebu (indubrasil, guzerá ou nelore) dá origem ao CANCHIM. Rústico e precoce, produz carne de boa qualidade.

O cruzamento do charolês com o zebu (indubrasil, guzerá ou nelore) dá origem ao CANCHIM. Rústico e precoce, produz carne de boa qualidade. OUTUBRO 2006 Para chegar ao novo animal, os criadores contaram com a ajuda do superintendente do laboratório de inseminação artificial Sersia Brasil, Adriano Rúbio, idealizador da composição genética

Leia mais

Características dos Touros Senepol. Benefício ao Criador Invernista Confinador. Senepol SL

Características dos Touros Senepol. Benefício ao Criador Invernista Confinador. Senepol SL Senepol SL Programa SLde Melhoramento Estância Santa Luzia SENEPOL Benefícios dos Touros Senepol Santa Luzia Venda permanente Reprodutores & Doadoras Qualidade diferenciada a preço justo Na condução, Pedro

Leia mais

NUTRIÇÃO DE OVELHAS GESTANTES

NUTRIÇÃO DE OVELHAS GESTANTES NUTRIÇÃO DE OVELHAS GESTANTES Acadêmicas: Caroline Wrague e Luiza P. Nunes INTRODUÇÃO: A produção ovina ocorre predominantemente em sistemas de criação extensiva no Sul do Brasil. A quantidade e qualidade

Leia mais

Introdução. Conceitos aplicados a alimentação animal. Produção animal. Marinaldo Divino Ribeiro. Nutrição. Alimento. Alimento. Nutriente.

Introdução. Conceitos aplicados a alimentação animal. Produção animal. Marinaldo Divino Ribeiro. Nutrição. Alimento. Alimento. Nutriente. Conceitos aplicados a alimentação animal Introdução Produção animal Marinaldo Divino Ribeiro EMV Depto de Produção ão Animal - UFBA Genética Sanidade Nutrição Alimento Susbstância que, consumida por um

Leia mais

USO DE CONCENTRADOS PARA VACAS LEITEIRAS

USO DE CONCENTRADOS PARA VACAS LEITEIRAS USO DE CONCENTRADOS PARA VACAS LEITEIRAS Ivan Pedro de O. Gomes, Med.Vet., D.Sc. Professor do Departamento de Zootecnia CAV/UDESC. e-mail: a2ipog@cav.udesc.br A alimentação constitui-se no principal componente

Leia mais

ATUAL SITUAÇÃO DA PECUÁRIA DE CORTE NO BRASIL

ATUAL SITUAÇÃO DA PECUÁRIA DE CORTE NO BRASIL ATUAL SITUAÇÃO DA PECUÁRIA DE CORTE NO BRASIL Empresa Júnior de Nutrição de Ruminantes NUTRIR FCA-UNESP-FMVZ INTRODUÇÃO CONCEITOS BÁSICOS CENÁRIO DADOS MERCADO DO BOI CONSIDERAÇÕES FINAIS CONCEITOS BÁSICOS

Leia mais

ANÁLISE MERCADOLÓGICA DE EMBRIÕES ZEBUÍNOS PRODUZIDOS A PARTIR DA TÉCNICA DE FERTILIZAÇÃO IN VITRO - FIV

ANÁLISE MERCADOLÓGICA DE EMBRIÕES ZEBUÍNOS PRODUZIDOS A PARTIR DA TÉCNICA DE FERTILIZAÇÃO IN VITRO - FIV ANÁLISE MERCADOLÓGICA DE EMBRIÕES ZEBUÍNOS PRODUZIDOS A PARTIR DA TÉCNICA DE FERTILIZAÇÃO IN VITRO - FIV Autor: Jorge Dias da Silva (SILVA, J. D.) E-mail: jorge@simaoedias.com Tel: 34 9202 1195 1 - INTRODUÇÃO

Leia mais

CONFINAMENTO. Tecnologias, Núcleos e Fator P.

CONFINAMENTO. Tecnologias, Núcleos e Fator P. CONFINAMENTO Tecnologias, Núcleos e Fator P. NUTRINDO OS CICLOS DA VIDA Se tivéssemos que escolher uma palavra para definir o que há de fundamental a todas as espécies vivas sobre aterra, qual seria? Abrigo,

Leia mais

FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA

FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA MANEJO ALIMENTAR DE CORDEIROS MARIANNA MIETTO MENDES 3 ZOOTECNIA INTRODUÇÃO Mercado; Período de aleitam

Leia mais

Considerações sobre Sistemas de Avaliação e

Considerações sobre Sistemas de Avaliação e Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia FMVZ Campus de Botucatu Departamento de Produção Animal Considerações sobre Sistemas de Avaliação e Tipificação de Carcaças André démendes Jorge Zootecnista

Leia mais

Universidade Federal do Paraná Departamento de Zootecnia Centro de Pesquisa em Forragicultura (CPFOR)

Universidade Federal do Paraná Departamento de Zootecnia Centro de Pesquisa em Forragicultura (CPFOR) Universidade Federal do Paraná Departamento de Zootecnia Centro de Pesquisa em Forragicultura (CPFOR) EXCESSO DE PICAGEM NA SILAGEM DE MILHO: DESEMPENHO E SAÚDE DAS VACAS Elinton Weinert Carneiro Méd.

Leia mais

MANEJO E ALIMENTAÇÃO DE VACAS EM LACTAÇÃO

MANEJO E ALIMENTAÇÃO DE VACAS EM LACTAÇÃO AZ042 Bovinocultura de Leite Aula 09 MANEJO E ALIMENTAÇÃO DE VACAS EM LACTAÇÃO Prof. Rodrigo de Almeida Ciclo de Produção - Curva de Lactação - Consumo de Matéria Seca - Escore de Condição Corporal - Desenvolvimento

Leia mais

PROGRAMA DO CURSO Pós-Graduação em Nutrição de Bovinos Leiteiros Uberlândia, MG

PROGRAMA DO CURSO Pós-Graduação em Nutrição de Bovinos Leiteiros Uberlândia, MG Realização: PROGRAMA DO CURSO Pós-Graduação em Nutrição de Bovinos Leiteiros Uberlândia, MG Parceria: Programa do curso Pós-Graduação em Nutrição de Bovinos Leiteiros Uberlândia, MG O curso oferece 18

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO MANEJO NO PERÍODO SECO

A IMPORTÂNCIA DO MANEJO NO PERÍODO SECO A IMPORTÂNCIA DO MANEJO NO PERÍODO SECO Ricardo Dias Signoretti 1 Na prática, o período seco e transição (pré-parto) constituem-se num desafio aos técnicos e produtores de leite, que devem ficar atentos

Leia mais

DE CRIADOR PARA CRIADOR

DE CRIADOR PARA CRIADOR DE CRIADOR PARA CRIADOR No clima para a máxima produção com qualidade. Altitude e temperatura perfeitas. O resultado são rebanhos com máxima produção de sêmen com qualidade, para você vender sempre mais.

Leia mais

Nutrição e Manejo de Vacas de leite no pré-parto

Nutrição e Manejo de Vacas de leite no pré-parto FCA-UNESP-FMVZ Empresa Júnior de Nutrição de Ruminantes NUTRIR Departamento de Melhoramento e Nutrição Animal-DMNA Site: www.gruponutrir.com.br diretorianutrir@gmail.com Nutrição e Manejo de Vacas de leite

Leia mais

GADO DE LEITE. Tecnologias, suplementos, e Fator P.

GADO DE LEITE. Tecnologias, suplementos, e Fator P. Tecnologias, suplementos, e Fator P. NUTRINDO OS CICLOS DA VIDA Se tivéssemos que escolher uma palavra para definir o que há de fundamental a todas as espécies vivas sobre aterra, qual seria? Abrigo, afeto,

Leia mais

ALIMENTAÇÃO DE CORDEIROS LACTENTES

ALIMENTAÇÃO DE CORDEIROS LACTENTES ALIMENTAÇÃO DE CORDEIROS LACTENTES Mauro Sartori Bueno, Eduardo Antonio da Cunha, Luis Eduardo dos Santos Pesquisadores Científicos do Instituto de Zootecnia, IZ/Apta-SAA-SP CP 60, Nova Odessa-SP, CEP

Leia mais

Lisina, Farelo de Soja e Milho

Lisina, Farelo de Soja e Milho Lisina, Farelo de Soja e Milho Disponível em nosso site: www.lisina.com.br Veja como substituir uma parte do farelo de soja por Lisina Industrial e milho Grande parte dos suinocultores conhecem a Lisina

Leia mais

GADO DE CORTE PSAI E RAÇÃO

GADO DE CORTE PSAI E RAÇÃO GADO DE CORTE PSAI E RAÇÃO NUTRINDO OS CICLOS DA VIDA Se tivéssemos que escolher uma palavra para definir o que há de fundamental a todas as espécies vivas sobre aterra, qual seria? Abrigo, afeto, cuidado,

Leia mais

III CURSO DE GESTÃO AGROECONÔMICA. EM PECUÁRIA DE CORTE: confinamento e terceirização

III CURSO DE GESTÃO AGROECONÔMICA. EM PECUÁRIA DE CORTE: confinamento e terceirização III CURSO DE GESTÃO AGROECONÔMICA EM PECUÁRIA DE CORTE: confinamento e terceirização RESULTADOS DO CONFINAMENTO DA COPLACANA EM 2.008 E PERSPECTIVAS PARA O FUTURO Ari José Fernandes Lacôrte Engenheiro

Leia mais

estação de monta Escolha do Leitor

estação de monta Escolha do Leitor estação de monta Realmente existe importância na gestão da fazenda e benefício para o produtor que se utiliza do período reprodutivo? Luís Adriano Teixeira* 32 - ABRIL 2015 A Estação de monta (EM) período

Leia mais

Nascida da experiência internacional do Grupo Agras, em atividade desde 1946 na importação de matérias-primas alimentares, a Agras Delic introduziu

Nascida da experiência internacional do Grupo Agras, em atividade desde 1946 na importação de matérias-primas alimentares, a Agras Delic introduziu Nascida da experiência internacional do Grupo Agras, em atividade desde 1946 na importação de matérias-primas alimentares, a Agras Delic introduziu no mercado de alimentos para animais domésticos, sob

Leia mais

Quadro 1 Ganho de peso de novilhos (g / cab / d) em pastejo de forrageiras de acordo com a época do ano. ... ... ...

Quadro 1 Ganho de peso de novilhos (g / cab / d) em pastejo de forrageiras de acordo com a época do ano. ... ... ... Falar em suplementar bovinos de corte, com grãos, nas águas, normalmente é tido como antieconómico. No entanto, sabendo utilizar tal suplementação, é uma alternativa de manejo interessante que pode contribuir

Leia mais

Eliane Petean Arena Nutricionista - CRN 3257. Rua Conselheiro Antônio Prado 9-29 Higienópolis Bauru - SP Telefone : (14) 3243-7840

Eliane Petean Arena Nutricionista - CRN 3257. Rua Conselheiro Antônio Prado 9-29 Higienópolis Bauru - SP Telefone : (14) 3243-7840 Músculos Ok Eliane Petean Arena Nutricionista - CRN 3257 Rua Conselheiro Antônio Prado 9-29 Higienópolis Bauru - SP Telefone : (14) 3243-7840 Conhecendo seu corpo e seus músculos Proteínas e o ganho de

Leia mais

MARKETING PARA FAZENDAS

MARKETING PARA FAZENDAS DICAS PRÁTICAS DE MARKETING PARA FAZENDAS Sobre o Porteira Digital O Porteira Digital foi criado com objetivo de fornecer soluções práticas de Marketing para o produtor rural que deseja fazer de seu negócio

Leia mais

Informativo Capal Edição especial Expoleite 21/08/15

Informativo Capal Edição especial Expoleite 21/08/15 Informativo Capal Edição especial Expoleite 21/08/15 43 Expoleite recebe cerca de seis mil visitantes e reforça sua tradição Com a visita de mais de 6 mil pessoas, a 43 edição da Expoleite Arapoti, realizada

Leia mais

QUALIDADE VERDANA 2014

QUALIDADE VERDANA 2014 ano 2 MAIO 2014 EDIÇão 02 www.verdanaagropecuaria.com.br camapuã/ms INFORMATIVO Mais valor para você Editorial QUALIDADE VERDANA 2014 1 1 A QUALIDADE QUE FEZ A DIFERENÇA em 2013 ENCONTRO 2013 Vinte e seis

Leia mais

Cadeia Produtiva do Leite. Médio Integrado em Agroindústria

Cadeia Produtiva do Leite. Médio Integrado em Agroindústria Médio Integrado em Agroindústria A importância da cadeia do leite A cadeia do leite e de seus derivados desempenha papel relevante no suprimento de alimentos e na geração de emprego e renda, se igualando

Leia mais

BOVINOS RAÇAS SINTÉTICAS

BOVINOS RAÇAS SINTÉTICAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA LABORATÓRIO DE FISIOLOGIA DA REPRODUÇÃO BOVINOS RAÇAS SINTÉTICAS Disciplina: Exterior e raças Prof. Mauricio van Tilburg

Leia mais

TORTUGA. Há 60 AnOs AjUdAndO A escrever A HisTóRiA da pecuária brasileira compromissso

TORTUGA. Há 60 AnOs AjUdAndO A escrever A HisTóRiA da pecuária brasileira compromissso TORTUGA. Há 60 anos ajudando a escrever a história da pecuária brasileira DECOMPROMISSSO DEPIONEIRISMO A CIÊNCIA E A TÉCNICA A SERVIÇO DA PECUÁRIA As primeiras atividades da Tortuga foi para o desenvolvimento

Leia mais

Cuidados essenciais para maior produtividade na criação de bovinos

Cuidados essenciais para maior produtividade na criação de bovinos ebook Avanza Cuidados essenciais para maior produtividade na criação de bovinos Sumário 01 02 03 04 05 Introdução - Aumente a produtividade da sua criação Fertilização In Vitro Transferência de Embriões

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO E DO MANEJO DE VACAS LEITEIRAS EM PRODUÇÃO

A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO E DO MANEJO DE VACAS LEITEIRAS EM PRODUÇÃO A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO E DO MANEJO DE VACAS LEITEIRAS EM PRODUÇÃO 1 Ricardo Dias Signoretti A atual situação econômica da cadeia produtiva do leite exige que os produtores realizem todas as atividades

Leia mais

ALIMENTOS PARA CÃES E GATOS VISÃO GERAL

ALIMENTOS PARA CÃES E GATOS VISÃO GERAL ALIMENTOS PARA CÃES E GATOS VISÃO GERAL Prof. Roberto de Andrade Bordin DMV, M.Sc. Setor de Nutrição e Metabolismo Animal Medicina Veterinária Universidade Anhembi Morumbi São Paulo, Brasil. Várias são

Leia mais

Comparação do ganho de peso e desempenho de bezerras alimentadas com leite de descarte e leite normal durante a fase de aleitamento

Comparação do ganho de peso e desempenho de bezerras alimentadas com leite de descarte e leite normal durante a fase de aleitamento Comparação do ganho de peso e desempenho de bezerras alimentadas com leite de descarte e leite normal durante a fase de aleitamento Vinicius Emanoel Carvalho 1, Thiago Paim Silva 1, Marco Antônio Faria

Leia mais

Biomassa de Banana Verde Integral- BBVI

Biomassa de Banana Verde Integral- BBVI Biomassa de Banana Verde Integral- BBVI INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS Porção de 100g (1/2 copo) Quantidade por porção g %VD(*) Valor Energético (kcal) 64 3,20 Carboidratos 14,20 4,73 Proteínas 1,30 1,73 Gorduras

Leia mais

A marca que valoriza o seu rebanho

A marca que valoriza o seu rebanho A marca que valoriza o seu rebanho Núcleos Minerais Proteícos e Energéticos Suplementos Minerais Rações Tecnologia em nutrição de bovinos manejados à pasto, em confinamento e semi-confinamento CATÁLOGO

Leia mais

Med. Vet. Avelino Murta avelino@biocampomg.com.br

Med. Vet. Avelino Murta avelino@biocampomg.com.br Med. Vet. Avelino Murta avelino@biocampomg.com.br QUEM SOMOS Localizada em Montes Claros, norte de Minas Gerais, a BIOCAMPO Assistência Veterinária foi fundada em 2010 e atua na área de Reprodução Bovina.

Leia mais

O sucesso do Gir Leiteiro

O sucesso do Gir Leiteiro O sucesso do Gir Leiteiro The success of Dairy Gir Por/Text Silvio Pinheiro Queiroz 50_Animal Business-Brasil Sumário Fruto de rigoroso e persistente trabalho de seleção genética, o Gir Leiteiro vem alcançando

Leia mais

Pressão de Seleção. Touros Jovens CEIP (20%) Machos avaliados (100%)

Pressão de Seleção. Touros Jovens CEIP (20%) Machos avaliados (100%) O Qualitas Programa de melhoramento genético da raça Nelore Reconhecido, aprovado e auditado pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) Autorizado a emitir o CEIP a partir de 2002 O

Leia mais

Sistemas de produção em bovinos de corte. Zootecnista José Acélio Fontoura Júnior acelio@unipampa.edu.br

Sistemas de produção em bovinos de corte. Zootecnista José Acélio Fontoura Júnior acelio@unipampa.edu.br Sistemas de produção em bovinos de corte. Zootecnista José Acélio Fontoura Júnior acelio@unipampa.edu.br CLASSIFICAÇÃO NÍVEL DE TECNOLOGIA ADOTADO: extensivo, semi-extensivo, semi-intensivo e intensivo

Leia mais

CENTRUM Materna, apresenta-se em embalagens de 30 comprimidos revestidos e fáceis de engolir.

CENTRUM Materna, apresenta-se em embalagens de 30 comprimidos revestidos e fáceis de engolir. CENTRUM Materna é um suplemento alimentar composto por vitaminas, minerais, e oligoelementos, numa fórmula equilibrada. A fórmula de CENTRUM Materna foi cientificamente desenvolvida de modo a ajudar a

Leia mais

ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DE EQUINOS

ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DE EQUINOS ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DE EQUINOS Prof. Dr. João Ricardo Dittrich Universidade Federal do Paraná Departamento de Zootecnia ROTEIRO Particularidades anatômicas e fisiológicas. Características ambientais.

Leia mais

Proteína: digestibilidade e sua importância na produção. Fabrizio Oristanio (Biruleibe)

Proteína: digestibilidade e sua importância na produção. Fabrizio Oristanio (Biruleibe) Proteína: digestibilidade e sua importância na produção Fabrizio Oristanio (Biruleibe) Introdução Evolução das estimativas protéicas a partir da década de 80 Método fatorial Manutenção Produção Sistemas

Leia mais

PECUÁRIA SUSTENTÁVEL: NOVO OU ANTIGO PARADIGMA DA PRODUÇÃO ANIMAL? Entrevista a Rodrigo Paniago 1 por Paulo Hellmeister Filho 2

PECUÁRIA SUSTENTÁVEL: NOVO OU ANTIGO PARADIGMA DA PRODUÇÃO ANIMAL? Entrevista a Rodrigo Paniago 1 por Paulo Hellmeister Filho 2 entrevistas PECUÁRIA SUSTENTÁVEL: NOVO OU ANTIGO PARADIGMA DA PRODUÇÃO ANIMAL? Entrevista a Rodrigo Paniago 1 por Paulo Hellmeister Filho 2 PERGUNTA (P.). O que é realmente a Pecuária Sustentável? RESPOSTA

Leia mais

GADO DE CORTE CONFINAMENTO

GADO DE CORTE CONFINAMENTO GADO DE CORTE CONFINAMENTO NUTRINDO OS CICLOS DA VIDA O Grupo Premix tem como objetivo oferecer soluções integradas em nutrição. Com a missão de contribuir para evolução do agronegócio, por meio de inovação,

Leia mais

Introdução. 1. Introdução

Introdução. 1. Introdução Introdução 1. Introdução Se você quer se atualizar sobre tecnologias para gestão de trade marketing, baixou o material certo. Este é o segundo ebook da série que o PDV Ativo, em parceria com o Agile Promoter,

Leia mais

Parâmetros Genéticos

Parâmetros Genéticos MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE AGRONOMIA ELISEU MACIEL DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA MELHORAMENTO ANIMAL Parâmetros Genéticos 1. INTRODUÇÃO Os parâmetros genéticos são

Leia mais

Alimentação da vaca leiteira

Alimentação da vaca leiteira Alimentação da vaca leiteira A exploração leiteira consiste em atividade de converter recursos alimentares em leite, cujo valor agregado é superior a matéria-prima original. Recursos alimentares: Volumosos

Leia mais

Insígnia Mundial do Meio Ambiente IMMA

Insígnia Mundial do Meio Ambiente IMMA Ficha técnica no. 2.1 Atividade Principal 2.1 SENTINDO A NATUREZA Objetivo da 2 Os escoteiros estão trabalhando por um mundo onde o habitat natural seja suficiente para suportar as espécies nativas. Objetivos

Leia mais

Os microrganismos e suas funções

Os microrganismos e suas funções ós na ala de Aula - Ciências 6º ao 9º ano - unidade 3 essa unidade, as atividades propostas visam colaborar para desenvolver novas perspectivas sobre a fermentação, processo realizado por fungos e bactérias.

Leia mais

Manual. do Produtor. de bezerro de corte

Manual. do Produtor. de bezerro de corte Manual do Produtor de bezerro de corte INTRODUÇÃO 02 A etapa de cria na cadeia produtiva da carne bovina é muito importante, e caracterizase como um período fundamental no processo de produção. As técnicas

Leia mais

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Seção: Entrevista Pág.: www.catho.com.br SABIN: A MELHOR EMPRESA DO BRASIL PARA MULHERES Viviane Macedo Uma empresa feita sob medida para mulheres. Assim

Leia mais

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos.

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. 9.1 Explicações iniciais A avaliação é algo que faz parte de nossas vidas, mesmo antes de nascermos, se não

Leia mais

O USO DO CREEP FEEDING NA PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

O USO DO CREEP FEEDING NA PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE 1 O USO DO CREEP FEEDING NA PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE Prof. Dr. Antonio Ferriani Branco PhD em Nutrição e Produção de Ruminantes afbranco@uem.br O SISTEMA VACA-BEZERRO Os fatores que afetam mais significativamente

Leia mais

JUSTIFICATIVA OBJETIV OS:

JUSTIFICATIVA OBJETIV OS: JUSTIFICATIVA Para termos um corpo e uma mente saudável, devemos ter uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes, carnes, cereais, vitaminas e proteínas. Sendo a escola um espaço para a promoção

Leia mais

ÍNDICE: INTRODUÇÃO: No final são apresentados os níveis de garantia dos nossos produtos. Boa leitura!

ÍNDICE: INTRODUÇÃO: No final são apresentados os níveis de garantia dos nossos produtos. Boa leitura! ÍNDICE: INTRODUÇÃO: Este manual tem a finalidade de orientar os produtores, técnicos e vendedores a respeito da forma correta para a utilização de suplementos minerais, suplementos minerais protéicos,

Leia mais

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS www.empreende.com.br emp@empreende.com.br FAZENDO ACONTECER Programa de ensino de empreendedorismo inovador em nível mundial, desenvolvido

Leia mais

GSC EXPLICA SÉRIE EXPERTISE VETERINÁRIA

GSC EXPLICA SÉRIE EXPERTISE VETERINÁRIA GSC EXPLICA SÉRIE EXPERTISE VETERINÁRIA ANÁLISE DE RAÇÃO PARA CÃES E GATOS Fonte: http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/racao.asp Para a realização dos ensaios foram utilizados os seguintes documentos:

Leia mais

5ª Prova de Desempenho Individual de Touros Nelore Vitrine Tecnológica da UFU

5ª Prova de Desempenho Individual de Touros Nelore Vitrine Tecnológica da UFU 5ª Prova de Desempenho Individual de Touros Nelore Vitrine Tecnológica da UFU 1. Apresentação Este documento tem por finalidade apresentar a 5ª Prova de Desempenho Individual de Touros Nelore a ser realizada

Leia mais

Sistema LigaMagic de Torneios

Sistema LigaMagic de Torneios Sistema LigaMagic de Torneios O Sistema LigaMagic de Torneios (www.ligamagic.com.br) tem como objetivo fortalecer as lojas e organizadores de Magic no Brasil. Para isto estamos criando um sistema de torneios

Leia mais

Programa Alta Gestação promove democratização da inseminação artificial em ovinos no Brasil

Programa Alta Gestação promove democratização da inseminação artificial em ovinos no Brasil Programa Alta Gestação promove democratização da inseminação artificial em ovinos no Brasil Parceria entre Alta Genetics, Pfizer e Sérgio Nadal promete acelerar os rebanhos comerciais do país. A carne

Leia mais

Fazenda São Francisco São Francisco de Paula-RS Proprietário: José Lauri Moreira de Lucena

Fazenda São Francisco São Francisco de Paula-RS Proprietário: José Lauri Moreira de Lucena Fazenda São Francisco São Francisco de Paula-RS Proprietário: José Lauri Moreira de Lucena Área total: 354 ha Área pastoril: 330 ha Sistema de produção: Cria de Bovinos Histórico 1982 Início da propriedade

Leia mais

As exigências por parte do laticínio têm-se refletido nas organizações das

As exigências por parte do laticínio têm-se refletido nas organizações das 215 Foto 1: Imagem do curral situado no lote nº 15. A infra-estrutura existente não está adequada de acordo com as exigências que o laticínio tem solicitado aos produtores. A infra-estrutura de cobertura

Leia mais

Apresentação dos convidados e do moderador. Como vai a vida. O que está acontecendo de bom e de ruim.

Apresentação dos convidados e do moderador. Como vai a vida. O que está acontecendo de bom e de ruim. PESQUISA SEGUROS ROTEIRO 1. Abertura da reunião Apresentação dos convidados e do moderador 2. Aquecimento Como vai a vida. O que está acontecendo de bom e de ruim. Está dando para viver? 3. Valores (espontâneo)

Leia mais

TESTES DE PRODUTIVIDADE

TESTES DE PRODUTIVIDADE TESTES DE PRODUTIVIDADE INDÚSTRIA DE MEDICAMENTOS VETERINÁRIOS LTDA. PROBIÓTICO SISTEMA DIGESTIVO E FLORA DE RÚMEN Os ruminantes (bovinos, ovinos, caprinos e bubalinos) constituem um grupo de animais com

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO VOLTADO AO ENSINO DE FÍSICA E A INCLUSÃO NO ENSINO DE FÍSICA

PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO VOLTADO AO ENSINO DE FÍSICA E A INCLUSÃO NO ENSINO DE FÍSICA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS LABORATÓRIO DE ENSINO DE FÍSICA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO VOLTADO AO ENSINO DE FÍSICA E A INCLUSÃO NO ENSINO DE FÍSICA Projeto Bolsa Institucional LICENCIATURAS NOTURNAS

Leia mais

PROGRAMAS DE INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM REBANHOS BOVINOS: ANÁLISE DOS GANHOS PARA OS PEQUENOS PRODUTORES

PROGRAMAS DE INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM REBANHOS BOVINOS: ANÁLISE DOS GANHOS PARA OS PEQUENOS PRODUTORES PROGRAMAS DE INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM REBANHOS BOVINOS: ANÁLISE DOS GANHOS PARA OS PEQUENOS PRODUTORES Rafael Herrera Alvarez Médico Veterinário, Doutor, Pesquisador Científico do Pólo Centro Sul/APTA

Leia mais

Pesca Tradicional. Garantindo o sustento diário

Pesca Tradicional. Garantindo o sustento diário Pesca Tradicional Garantindo o sustento diário Mantendo os peixes para a existência da comunidade Meu nome é Romeo Bowen e sou da Aldeia Apoteri, Região de Rupununi na Guiana. Tenho orgulho de compartilhar

Leia mais

III CIRCUITO DE CONCURSOS DE CARCAÇAS CARNE PAMPA

III CIRCUITO DE CONCURSOS DE CARCAÇAS CARNE PAMPA III CIRCUITO DE CONCURSOS DE CARCAÇAS CARNE PAMPA OBJETIVOS: REGULAMENTO GERAL O III Circuito de Concursos de Carcaça Carne Pampa, promovido em parceria entre a e o Frigoríficos Marfrig, tem como principais

Leia mais