BANCO DO BRASIL. 5.º certame de provas do Programa de Certificação Interna em Conhecimentos.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BANCO DO BRASIL. 5.º certame de provas do Programa de Certificação Interna em Conhecimentos."

Transcrição

1 QUSTÃO 1 Uma empresa resgatou parte dos recursos que mantinha em um fundo de investimentos do anco do rasil () para investir em um novo projeto de expansão de suas unidades comerciais. Nesse caso, do ponto de vista do projeto que se pretende iniciar, a remuneração média do fundo de investimentos é denominada isoquanta. taxa interna de retorno. efeito substituição e renda. custo de oportunidade. retorno marginal de investimentos. O gabarito está correto, e não deve ser modificado. O custo de oportunidade é definido como o retorno que se poderia obter com usos alternativos dos fatores de produção (nesse caso, o capital). Se os recursos permanecessem aplicados no fundo de investimento, coisa que não ocorreu, então o projeto de expansão seria o custo de oportunidade (apostila, pp ).

2 QUSTÃO 2 O contratou novos funcionários para trabalhar em suas agências, mas não pôde utilizá-los de imediato; eles precisariam passar por treinamento específico da função a ser por eles desempenhada. ois meses depois, terminado o treinamento, todos os contratados foram enviados para suas respectivas agências. Tendo como referência essa situação hipotética e supondo que todos os demais recursos do banco estejam sendo integralmente utilizados, assinale a opção que descreve corretamente as modificações ocorridas no gráfico de possibilidades de produção do banco, no momento em que os novos funcionários começaram a trabalhar. curva de possibilidades de produção permaneceu inalterada e a quantidade de serviços produzida aumentou. curva de possibilidades de produção foi deslocada para a direita. curva de possibilidades de produção foi deslocada para a esquerda. quantidade de serviços produzida deslocou-se para a esquerda da nova curva de possibilidades de produção. quantidade de serviços produzida deslocou-se para a esquerda da curva de possibilidades de produção. JUSTIFITIV NULÇÃO Houve problemas de interpretação do enunciado da questão e dúvidas quanto ao correto julgamento da situação hipotética, em razão de se pedir que se considerasse o momento em que os novos funcionários começaram a trabalhar, o que gerou ambiguidade de respostas.

3 QUSTÃO 3 om base nos conceitos de oferta, demanda e renda, assinale a opção correta. Saber a quantidade demandada de determinado bem é suficiente para se definir a sua demanda. O fato de que os aumentos recentes no preço do álcool conduzam à elevação da demanda de gasolina ilustra o efeito substituição na demanda. Para que o efeito renda ocorra, é indispensável que haja variações, positivas ou negativas, na renda nominal dos consumidores. O surgimento de nova tecnologia provoca o deslocamento da curva de produção para a esquerda. Se determinado mercado é formado por um grande número de compradores e vendedores que não podem influenciar individualmente os preços, esse mercado é considerado perfeito. opção está INORRT. quantidade demandada do bem não faz sentido econômico a não ser quando está associada a um espaço de tempo específico e um preço que se está disposto a pagar (apostila, p. 22). opção está ORRT. Se os bens e satisfazem as mesmas necessidades do consumidor e o preço do bem se eleva, a quantidade demandada do bem será aumentada, mesmo que o seu preço não seja reduzido. aí a denominação de efeito substituição. Nesse caso, não é necessário fazer referência aos proprietários de carros flex, porque deve ser considerada a demanda agregada dos dois produtos, que é afetada exatamente como descrito na definição do efeito substituição (apostila, p. 23). opção está INORRT. Mesmo que a renda nominal permaneça constante, elevações de preços dos produtos reduzem a renda real dos consumidores, provocando o efeito renda (apostila, p. 24). opção está INORRT. nova tecnologia aumenta a quantidade ofertada e reduz os preços para todos os níveis de oferta. essa forma, a curva de oferta é deslocada para a direita (apostila, p. 27). opção está INORRT. O grande número de agentes no mercado não é suficiente para o conceito de um mercado perfeito. É preciso ainda que a produção seja homogênea, que não haja barreiras à entrada de novas firmas ou consumidores; e que os recursos possam ser facilmente transferidos para usos mais eficientes (apostila, p. 28).

4 QUSTÃO 4 onsidere que o ofereça uma modalidade de seguro para veículos cuja elasticidade-preço da demanda seja igual a 1,2. ssinale a opção que descreve corretamente as características desse mercado. Trata-se de um mercado impossível; a elasticidade-preço da demanda nunca pode ser superior a 1. O seguro descrito tem demanda inelástica. O oferecimento pelo de modalidade de seguro com características semelhantes à considerada diminuirá a elasticidade-preço do produto original. Não é possível determinar como a receita total decorrente da venda desse produto reagirá às variações de preços. Se o preço do seguro for reduzido, a receita total aumentará. Sobre a opção : m valor absoluto, a elasticidade-preço varia de zero a infinito. postila, p. 37. Sobre a opção : Para que a afirmação fosse verdadeira, a elasticidade-preço da demanda teria que estar entre 0 e 1. P. 37. Sobre a opção : existência de um produto substituto aumenta a elasticidade-preço, já que os consumidores poderão trocar facilmente de produto no caso de elevação ou diminuição de preços. P. 41. Sobre a opção : O coeficiente de elasticidade-preço da demanda serve justamente para determinar a reação mencionada na opção. P. 37. Sobre a opção : omo o produto tem uma demanda elástica (com elasticidade maior que 1), uma redução dos preços proporcionará um aumento mais do que proporcional na quantidade demandada, elevando, assim, a receita total. P. 40.

5 QUSTÃO 5 cerca dos conceitos de sistema de contas nacionais, julgue os itens seguintes. I O produto agregado de uma economia é a soma do valor total das vendas com o valor da compra dos insumos utilizados na produção. II O produto líquido é calculado subtraindo-se do produto bruto a margem de lucro das empresas. III O conceito de produto nacional abrange as transações realizadas com o exterior. IV Os impostos indiretos incidem sobre o preço dos bens e serviços. ssinale a opção correta. penas o item II está certo. penas o item IV está certo. penas os itens I e II estão certos. penas os itens I e III estão certos. penas os itens III e IV estão certos. onforme o gabarito oficial preliminar, que está correto, apenas os itens III e IV estão certos. O item (I) está errado, porque o valor dos insumos já está incluído no valor de venda dos produtos, devendo, portanto, ser subtraído. postila, p. 54. O item (II) está errado, porque o cálculo do produto bruto inclui o valor de depreciação do capital fixo, enquanto o produto líquido exclui esse valor. P. 55. O (III) está certo, porque a diferença entre produto nacional e produto interno é justamente a inclusão no primeiro das transações de comércio exterior. P. 56. O (IV) está certo, porque, enquanto os impostos diretos incidem sobre a renda e a propriedade, os indiretos incidem sobre os produtos e serviços.

6 QUSTÃO 6 onsidere que, em determinado ano, as economias do rasil e dos stados Unidos da mérica (U) tenham apresentado os seguintes dados: inflação no rasil, no período de janeiro a outubro: 8%; inflação nos U, no período de janeiro a outubro: 12%; taxa real de câmbio, para conversão de reais em dólares, em outubro: 2,00. Nesse caso, considerando 0,964 como valor aproximado de 27/28, é correto afirmar que, em outubro desse ano, a taxa nominal de câmbio para conversão de reais em dólares foi inferior a 1,70. superior a 1,70 e inferior a 1,80. superior a 1,80 e inferior a 1,90. superior a 1,90 e inferior a 2,0. superior a 2,0. plicação direta da fórmula: P*/P => (112/108 = 1, 037). O resultado passa para o outro lado da equação dividindo, ou seja, (2 / 1, 037 = 1, 928). Taxa de câmbio nominal = 1, 928. postila, p. 74.

7 QUSTÃO 7 m relação aos agregados monetários que podem ser observados em uma economia nacional, assinale a opção correta. O papel moeda emitido corresponde ao papel moeda em poder do público somado ao caixa dos bancos comerciais. soma dos depósitos à vista nos bancos comerciais não integra o conceito de meios de pagamento em seu conceito mais restrito. Se o saldo em caixa no anco entral do rasil (N) for maior que zero, então o papel moeda em circulação não pode ser igual ao papel moeda emitido. Para se obter o total de reservas e encaixes dos bancos comerciais, é suficiente somar as reservas e encaixes de tesouraria e as reservas e encaixes compulsórios. O M4 é o agregado de maior liquidez da economia. Sobre a opção : soma referida na opção corresponde ao papel moeda em circulação. Para se obter o papel moeda emitido, é preciso ainda somar os valores depositados no anco entral. postila, p. 80. Sobre a opção : Pelo contrário, a definição de meios de pagamento consiste na soma do papel moeda em poder do público e dos depósitos à vista. P. 80. Sobre a opção : Tendo em vista que o papel moeda emitido é obtido pela soma do papel moeda em circulação e do saldo em caixa do anco entral, a afirmativa é verdadeira. P. 81. Sobre a opção : O agregado mencionado na opção ainda inclui ainda as reservas e encaixes voluntários, que ficam no anco entral e se destinam a cobrir déficits de compensação. P. 82. Sobre a opção : O M4 inclui diversos ativos de baixa liquidez. O agregado mais líquido é o M1. P. 84.

8 QUSTÃO 8 cerca do N, assinale a opção correta. receita decorrente de resultados operacionais positivos do N, quando ocorrer, deve ser transferida ao Tesouro Nacional após a aprovação dos balanços semestrais. o N cabe cumprir as normas e determinações relativas à política monetária, que são baixadas pelo Ministério da Fazenda. produção e a emissão das cédulas de dinheiro e a cunhagem de moedas metálicas são realizadas pelo N. Nos termos da legislação vigente, a concessão de empréstimos pelo N aos bancos comerciais e demais instituições financeiras é expressamente vedada. No exercício do controle sobre o funcionamento do sistema financeiro, o N pode intervir em instituições financeiras, desde que seja autorizado pelo Senado Federal. Sobre a opção : transferência mencionada na opção é determinada pelo art. 7º, caput, da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei omplementar n.º 101, de 2000). postila, p. 85. Sobre a opção : s normas e determinações de política monetária são baixadas pelo onselho Monetário Nacional. P. 84. Sobre a opção : mbora a emissão de moeda seja autorizada pelo, a produção é realizada pela asa da Moeda do rasil. P. 84. Sobre a opção : Pelo contrário, uma das principais funções do é justamente conceder empréstimos aos bancos comerciais. P. 85. Sobre a opção : intervenção em instituições financeiras é atribuição própria do, independente de autorização de qualquer outro órgão. P. 85.

9 QUSTÃO 9 Uma elevação no índice de preços, que é justificada pela maioria das empresas pesquisadas a esse respeito como decorrente de reajuste recente no valor do salário mínimo, caracteriza o fenômeno denominado inflação de demanda. de custos. inercial. estrutural. conjuntural. O aumento de preços decorrente de elevações nos custos de produção dos bens ou serviços, entre os quais estão incluídos os salários, é definido com inflação de custos. postila, p. 91.

10 QUSTÃO 10 Na crise financeira que se abateu sobre o mundo a partir do final de 2008, o N viu-se diante da necessidade de atuar no sistema financeiro nacional com o objetivo de evitar que a economia brasileira entrasse em recessão. Nessa situação, assinale a opção que apresenta a medida de política monetária que atende ao objetivo pretendido pelo N. aumento do depósito compulsório ou encaixe legal aumento da taxa de juros básica aumento da taxa de redesconto bancário compra de títulos da dívida pública federal redução das diligências de fiscalização das instituições financeiras O aumento do depósito compulsório reduz a oferta de moeda e aumenta a possibilidade de recessão. postila, p elevação da taxa de juros inibe os investimentos e, portanto, o crescimento da economia. P Se a taxa de redesconto bancário for elevada, os bancos comerciais precisaram elevar o percentual de seus encaixes voluntários, o que significa redução da oferta de moeda e restrição de crédito. P o comprar títulos da dívida pública, o anco entral do rasil coloca mais moeda de circulação, o que provoca efeito expansionista na economia ou, em condições de crise, reduz a possibilidade de recessão. P fiscalização das instituições financeiras não constitui instrumento de política monetária, nem tem qualquer impacto definível na oferta de moeda. P. 99 e segs.

11 QUSTÃO 11 m toda economia, o orçamento do setor público retrata, de um lado, a origem dos recursos utilizados pelo governo e, de outro, sua alocação nos diversos tipos de gastos. cerca desse assunto, assinale a opção correta. Os gastos com juros e amortização da dívida devem ser incluídos no orçamento de capital. receita decorrente da arrecadação de impostos integra, obrigatoriamente, o orçamento de capital. poupança do governo em conta corrente é considerada origem de recursos no orçamento de capital. O produto da contratação de novas dívidas constitui receita do orçamento corrente. Os gastos com investimentos do governo são considerados em grupo destacado, que não faz parte do orçamento corrente nem do orçamento de capital. Sobre a opção : mbora a amortização da dívida seja considerada despesa de capital, os juros devem ser incluídos no orçamento dos gastos correntes. postila, p Sobre a opção : Os impostos servem para custear as despesas de manutenção da máquina pública, sendo, portanto receita corrente. P Sobre a opção : O saldo do orçamento corrente, quando ocorre, é transferido para o orçamento de capital como receita nova. P Sobre a opção : própria onstituição Federal proíbe a contratação de dívidas para o custeio de despesas correntes, razão porque essa receita tem que ser incluída no orçamento de capital. P Sobre a opção : Os gastos com investimento são, por definição, despesas do orçamento de capital. P. 110.

12 QUSTÃO 12 Se a carteira de câmbio do puder realizar suas operações definindo livremente sua própria taxa de câmbio e se a atuação do N no mercado de câmbio se restringir a intervenções esporádicas, independentes de limites, então, nesse caso, o regime cambial adotado no rasil é o de taxa de câmbio fixa. fixa e administrada. flutuante, com flutuação suja. flutuante, com bandas cambiais. currency board. Uma vez que a taxa de câmbio pode ser definida livremente, trata-se claramente de um regime de taxa de câmbio flutuante. lém disso, como as intervenções do anco entral do rasil não são definidas por limites pré-estabelecidos, não se pode falar também em taxa flutuante com bandas cambiais. descrição corresponde integralmente ao regime de flutuação suja ou flutuação administrada. postila, p. 114.

13 QUSTÃO 13 Suponha que a agência do em Teófilo Otoni seja responsável pela implementação da política de financiamento da safra agrícola do banco na região do Vale do Mucuri, que envolve 23 municípios com rendas per capita e Índices de esenvolvimento Humano (IH) relativamente próximos. ssa situação caracteriza a jurisdição dessa agência, do ponto de vista econômico, como uma região econômica homogênea. polarizada. nodal. de planejamento. metropolitana. Uma região econômica homogênea é reunida em torno de características econômicas uniformes, como renda per capita ou nível de produção e consumo. postila, p Na região polarizada ou nodal, a ênfase é colocada na dependência ou interdependência dos componentes da região. P região de planejamento constitui uma unidade no sentido dos instrumentos políticos e tributários. P região metropolitana é um conceito geográfico, e não econômico.

14 QUSTÃO 14 rasilprev, empresa do que atua no mercado de previdência complementar aberta, está sujeita à supervisão do(a) onselho Monetário Nacional. Instituto de Resseguros do rasil. onselho de Gestão da Previdência omplementar. Superintendência de Seguros Privados. omissão de Valores Mobiliários. Não houve interposição de recursos contra essa questão.

15 QUSTÃO 15 Um cliente tem um título para pagar no com previsão de juros de mora 0,5% ao mês, pelo regime de capitalização simples. Nesse caso, se o pagamento ocorrer 6 meses após o vencimento do título e se o cliente pagar R$ 120,00 de juros pelo atraso, então o valor original do título, em reais, é inferior a superior a e inferior a superior a e inferior a superior a e inferior a superior a plicando diretamente os valores na fórmula (PV = J / (i * n)), obtém-se o valor presente (PV) de R$ 4.000,00 (apostila, p. 138), portanto superior a R$ 3.900,00, conforme o gabarito oficial.

16 QUSTÃO 16 cerca dos conceitos de finanças, assinale a opção correta. Os regimes de capitalização simples e composta devem produzir o mesmo valor de juros quando aplicados sobre o mesmo valor presente, durante qualquer período de tempo. uas taxas de juros são consideradas equivalentes quando, atuando sobre o mesmo valor presente e durante o mesmo prazo, produzem o mesmo valor futuro. Uma taxa de juros de 12% ao ano, aplicada sobre um valor presente com capitalização mensal, é denominada taxa efetiva. O desconto bancário é um caso particular de desconto comercial, porque, em seu cálculo, todos os meses têm exatamente 30 dias. No desconto racional, aplica-se a taxa de desconto sobre o valor futuro do título, para se obter o valor presente. Sobre a opção : mbora a afirmação da opção seja verdade para a primeira fração de tempo considerado, a partir da segunda fração, os juros produzidos são necessariamente diferentes, em virtude da capitalização dos juros. postila, p Sobre a opção : descrição feita na opção corresponde exatamente ao conceito de taxas equivalentes. P Sobre a opção : Se o período de capitalização não coincide com o período em que é expressa a taxa, como é o caso descrito na opção, a taxa é denominada nominal. P Sobre a opção : O que distingue o desconto bancário do desconto comercial comum é que, nele, devem ser consideradas a cobrança de tarifas, IOF, além de outras despesas. P Sobre a opção : O cálculo do desconto racional parte do valor presente para obter o valor futuro do título, sabendo-se a taxa de desconto e o período considerado. P. 151.

17 QUSTÃO 17 Um cliente do contratou uma operação de crédito no valor de R$ ,00, com taxa de juros de 1,2% ao mês e previsão de pagamento em 12 parcelas mensais, pelo sistema francês de amortização. Nesse caso, considerando 11,114 como valor aproximado do fator do valor presente de tal empréstimo, o valor total, em reais, que o cliente pagará ao banco ao final do prazo será inferior a superior a e inferior a superior a e inferior a superior a e inferior a superior a Se o valor presente da operação é R$ ,00 e o fator do valor presente é aproximadamente igual a 11, 114, a prestação periódica pelo sistema PRI (Sistema Francês de mortização) deverá ser aproximadamente igual a R$ ,32, o que corresponde a um valor total de pagamentos de R$ ,84. Obs.: mesmo que se considere o valor exato do fator de valor presente (11, ), a prestação ficaria em R$ ,08, o que não altera a resposta certa. postila, p. 160.

18 QUSTÃO 18 Os gestores de um fundo de investimentos do decidiram realizar uma operação com derivativos que consistia na compra de um lote de ações incluindo o pagamento de um prêmio que dá ao fundo o direito de vender esse lote em data futura, predeterminada e por preço certo. Nesse caso, a denominação correta dessa operação é mercado futuro. de opções. swap. a termo. de renda fixa. Sobre a opção : No mercado futuro, as partes se obrigam a negociar determinado ativo em data futura, sendo que deve haver previsão no contrato sobre a forma de cobrar e pagar eventuais variações no preço ajustado em relação a um valor de referência. postila, p Sobre a opção : O pagamento de um prêmio que dá ao comprador o direito de vender o bem em data futura por um preço determinado define o conceito do mercado de opções. P Sobre a opção : No mercado de swap, o que ocorre é a troca de obrigações de pagamentos periódicos, com diferentes índices de reajuste. P Sobre a opção : s operações a termo consistem no pagamento de certo ativo que deverá ser entregue, nos termos do contrato, em data futura. P Sobre a opção : O mercado de derivativos está incluído no mercado de renda variável, nada tendo a ver, portanto, com o mercado de renda fixa. P. 183.

19 QUSTÃO 19 O mercado de capitais tem por objetivo principal promover a conversão de ativos líquidos em investimento, por meio da canalização de recursos dos agentes compradores para as empresas privadas. fim de atingir esse objetivo, estão disponíveis várias formas de acesso e vários produtos do mercado de capitais. respeito desse assunto, assinale a opção correta. s ações são denominadas preferenciais quando atribuem ao seu titular o direito de voto em assembleia de acionistas. ções escriturais são representadas por cautelas ou certificados, que são entregues ao comprador no momento da transferência de propriedade do título. Os bônus de subscrição são o direito de subscrever novas ações em quantidade proporcional às já possuídas, que não podem ser transferidos a terceiros. s debêntures podem ser papéis de renda fixa ou variável, sendo vedada a sua conversão em ações da companhia emissora. O patrimônio de um fundo de investimento imobiliário pode ser formado por um ou mais imóveis, parte de imóveis ou direitos a eles relativos. Não houve interposição de recursos contra essa questão.

20 QUSTÃO 20 Se determinado fundo de ações do apresenta índice sharpe de 2,5, então, acerca desse fundo, é correto afirmar que a média aritmética dos seus retornos excedentes é superior ao desvio padrão desses retornos em relação ao indexador de referência. outro fundo que apresentar índice sharpe também igual a 2,5 oferecerá o mesmo retorno em relação aos riscos que o fundo de ações considerado. sua rentabilidade geral tenderá a diminuir, se o risco dos títulos que compõem a carteira desse fundo aumentar. o fundo oferece retornos que, na média, são inferiores ao indexador de risco zero que foi adotado como referência para cálculo do seu índice sharpe. o valor do índice obrigatoriamente será aumentado, se o prazo que serviu de base para o cálculo do índice sharpe aumentar. O gabarito está correto, e deve ser mantido. Os orientadores estratégicos da safra são divulgados pela iretoria de gronegócios e estão disponíveis a todos os funcionários no LI No que se refere aos termos empregados na opção correta (letra ), constam, na íntegra, no item 20 do referido normativo.

Renda Fixa Privada Certificado de Recebíveis Imobiliários CRI. Certificado de Recebíveis Imobiliários - CRI

Renda Fixa Privada Certificado de Recebíveis Imobiliários CRI. Certificado de Recebíveis Imobiliários - CRI Renda Fixa Privada Certificado de Recebíveis Imobiliários - CRI Certificado de Recebíveis Imobiliários Instrumento de captação de recursos e de investimentos no mercado imobiliário O produto O Certificado

Leia mais

Curso Preparatório CPA20

Curso Preparatório CPA20 Página 1 de 8 Você acessou como Flávio Pereira Lemos - (Sair) Curso Preparatório CPA20 Início Ambiente ) CPA20_130111_1_1 ) Questionários ) Passo 2: Simulado Módulo IV ) Revisão da tentativa 3 Iniciado

Leia mais

Mercado Financeiro e de Capitais Prof. Cleber Rentroia MBA em Finanças e Banking

Mercado Financeiro e de Capitais Prof. Cleber Rentroia MBA em Finanças e Banking 1. Quando o IPCA tende a subir além das metas de inflação, qual medida deve ser tomada pelo COPOM: a) Abaixar o compulsório b) Reduzir taxa do redesconto c) Aumentar o crédito d) Elevar a taxa de juros

Leia mais

Exercício para fixação

Exercício para fixação Exercício para fixação Quando o Banco Central deseja baratear os empréstimos e possibilitar maior desenvolvimento empresarial, ele irá adotar uma Política Monetária Expansiva, valendo-se de medidas como

Leia mais

Unidade II. Mercado Financeiro e de. Prof. Maurício Felippe Manzalli

Unidade II. Mercado Financeiro e de. Prof. Maurício Felippe Manzalli Unidade II Mercado Financeiro e de Capitais Prof. Maurício Felippe Manzalli Mercados Financeiros Definição do mercado financeiro Representa o Sistema Financeiro Nacional Promove o fluxo de recursos através

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O VIDA FELIZ FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ 07.660.310/0001-81 OUTUBRO/2015

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O VIDA FELIZ FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ 07.660.310/0001-81 OUTUBRO/2015 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o Vida Feliz Fundo de Investimento em Ações. As informações completas sobre esse fundo podem ser obtidas no Prospecto e no Regulamento do fundo,

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SPINELLI FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ 55.075.238/0001-78 SETEMBRO/2015

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SPINELLI FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ 55.075.238/0001-78 SETEMBRO/2015 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o Spinelli Fundo de Investimento em Ações. As informações completas sobre esse fundo podem ser obtidas no Prospecto e no Regulamento do fundo,

Leia mais

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS: - - - - - - MERCADO DE CAPITAIS

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS: - - - - - - MERCADO DE CAPITAIS CONHECIMENTOS BANCÁRIOS: - - - - - - MERCADO DE CAPITAIS Prof.Nelson Guerra Ano 2012 www.concursocec.com.br MERCADO DE CAPITAIS É um sistema de distribuição de valores mobiliários, que tem o propósito

Leia mais

UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO. Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014.

UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO. Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014. UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014. Tanto as pessoas físicas quanto as jurídicas têm patrimônio, que nada mais é do que o conjunto

Leia mais

Módulo 2 Custos de Oportunidade e Curva de Possibilidades de Produção

Módulo 2 Custos de Oportunidade e Curva de Possibilidades de Produção Módulo 2 Custos de Oportunidade e Curva de Possibilidades de Produção 2.1. Custo de Oportunidade Conforme vínhamos analisando, os recursos produtivos são escassos e as necessidades humanas ilimitadas,

Leia mais

captação de recursos empréstimos financiamento.

captação de recursos empréstimos financiamento. Instrumentos utilizados pelas instituições financeiras para captação de recursos (funding) que serão utilizados nas operações de empréstimos e financiamento. 1 O cliente entrega os recursos ao banco, sendo

Leia mais

GESTOR DA CARTEIRA DE INVESTIMENTO

GESTOR DA CARTEIRA DE INVESTIMENTO O QUE É? No Brasil um fundo de investimento possui a sua organização jurídica na forma de um condomínio de investidores, portanto o fundo de investimento possui um registro na Receita Federal (CNPJ) pois

Leia mais

O QUE É A CVM? II - a negociação e intermediação no mercado de valores mobiliários;

O QUE É A CVM? II - a negociação e intermediação no mercado de valores mobiliários; O QUE É A CVM? A CVM - Comissão de Valores Mobiliários é uma entidade autárquica em regime especial, vinculada ao Ministério da Fazenda, com personalidade jurídica e patrimônio próprios, dotada de autoridade

Leia mais

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS MÓDULO 7 POLÍTICA CAMBIAL

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS MÓDULO 7 POLÍTICA CAMBIAL MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS MÓDULO 7 POLÍTICA CAMBIAL Índice 1. Política Cambial...3 1.1. Taxa de câmbio fixa... 3 1.2. Taxa de câmbio flutuante... 3 1.3. Padrão currency board... 3 2. Política de

Leia mais

Lâmina de informações essenciais sobre o Fundo SUMITOMO MITSUI FIC DE FIM BTG PACTUAL HIGH YIELD CNPJ: 07.442.466/0001-96

Lâmina de informações essenciais sobre o Fundo SUMITOMO MITSUI FIC DE FIM BTG PACTUAL HIGH YIELD CNPJ: 07.442.466/0001-96 Lâmina de informações essenciais sobre o Fundo SUMITOMO MITSUI FIC DE FIM BTG PACTUAL HIGH YIELD Informações referentes a setembro de 2015 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre

Leia mais

Introdução: Mercado Financeiro

Introdução: Mercado Financeiro Introdução: Mercado Financeiro Prof. Nilton TÓPICOS Sistema Financeiro Nacional Ativos Financeiros Mercado de Ações 1 Sistema Financeiro Brasileiro Intervém e distribui recursos no mercado Advindos de

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O GRADIUS HEDGE FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO CNPJ: Nº 10.446.951/0001-42

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O GRADIUS HEDGE FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO CNPJ: Nº 10.446.951/0001-42 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O GRADIUS HEDGE FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO CNPJ: Nº Informações referentes à Abril de 2013 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o

Leia mais

Letras Financeiras - LF

Letras Financeiras - LF Renda Fixa Privada Letras Financeiras - LF Letra Financeira Captação de recursos de longo prazo com melhor rentabilidade O produto A Letra Financeira (LF) é um título de renda fixa emitido por instituições

Leia mais

Administração Financeira e Orçamentária I

Administração Financeira e Orçamentária I Administração Financeira e Orçamentária I Sistema Financeiro Brasileiro AFO 1 Conteúdo Instituições e Mercados Financeiros Principais Mercados Financeiros Sistema Financeiro Nacional Ações e Debêntures

Leia mais

CRITÉRIOS / Indicadores

CRITÉRIOS / Indicadores CRITÉRIOS / Indicadores A lista de conceitos desta MELHORES E MAIORES Os valores usados nesta edição são expressos em reais de dezembro de 2014. A conversão para dólares foi feita, excepcionalmente, com

Leia mais

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS: - - - - - - POLÍTICA ECONÔMICA & MERCADO FINANCEIRO

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS: - - - - - - POLÍTICA ECONÔMICA & MERCADO FINANCEIRO CONHECIMENTOS BANCÁRIOS: - - - - - - POLÍTICA ECONÔMICA & MERCADO FINANCEIRO Prof.Nelson Guerra Ano 2012 www.concursocec.com.br INTRODUÇÃO Trata-se da política utilizada pelo Governo para obter desenvolvimento

Leia mais

Renda Fixa Privada Certificado de Recebíveis do Agronegócio CRA. Certificado de Recebíveis do Agronegócio CRA

Renda Fixa Privada Certificado de Recebíveis do Agronegócio CRA. Certificado de Recebíveis do Agronegócio CRA Renda Fixa Privada Certificado de Recebíveis do Agronegócio CRA Certificado de Recebíveis do Agronegócio Instrumento de captação de recursos e de investimento no agronegócio O produto O Certificado de

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O HSBC CAMBIAL DOLAR 02.294.024/0001-26 Informações referentes a Abril de 2013

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O HSBC CAMBIAL DOLAR 02.294.024/0001-26 Informações referentes a Abril de 2013 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o HSBC FUNDO DE INVESTIMENTO CAMBIAL LONGO PRAZO. As informações completas sobre esse fundo podem ser obtidas no Prospecto e no Regulamento

Leia mais

MERCADO À VISTA. As ações, ordinárias ou preferenciais, são sempre nominativas, originando-se do fato a notação ON ou PN depois do nome da empresa.

MERCADO À VISTA. As ações, ordinárias ou preferenciais, são sempre nominativas, originando-se do fato a notação ON ou PN depois do nome da empresa. MERCADO À VISTA OPERAÇÃO À VISTA É a compra ou venda de uma determinada quantidade de ações. Quando há a realização do negócio, o comprador realiza o pagamento e o vendedor entrega as ações objeto da transação,

Leia mais

Como funcionam os fundos de investimentos

Como funcionam os fundos de investimentos Como funcionam os fundos de investimentos Fundos de Investimentos: são como condomínios, que reúnem recursos financeiros de um grupo de investidores, chamados de cotistas, e realizam operações no mercado

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O GRADUAL IGB-30 FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O GRADUAL IGB-30 FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O GRADUAL IGB-30 FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ: Nº 18.048.590/0001-98 Informações referentes a setembro de 2014 Esta lâmina contém um resumo das informações

Leia mais

NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária

NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária Alcance 1. Uma entidade que prepara e apresenta Demonstrações Contábeis sob o regime de competência deve aplicar esta Norma

Leia mais

Elementos de Análise Financeira Matemática Financeira e Inflação Profa. Patricia Maria Bortolon

Elementos de Análise Financeira Matemática Financeira e Inflação Profa. Patricia Maria Bortolon Elementos de Análise Financeira Matemática Financeira e Inflação O que é Inflação? Inflação É a elevação generalizada dos preços de uma economia O que é deflação? E a baixa predominante de preços de bens

Leia mais

Consulta Pública de Lâmina de Fundo

Consulta Pública de Lâmina de Fundo Page 1 of 7 Consulta Pública de Lâmina de Fundo Atenção: Estas informações tem por base os documentos enviados à CVM pelas Instituições Administradoras dos Fundos de Investimento e são de exclusiva responsabilidade

Leia mais

1 - Estrutura do Sistema Financeiro Nacional: 2 - Sistema de Seguros Privados e Previdência Complementar:

1 - Estrutura do Sistema Financeiro Nacional: 2 - Sistema de Seguros Privados e Previdência Complementar: EDITAL 2012 1 - Estrutura do Sistema Financeiro Nacional: Conselho Monetário Nacional; Banco Central do Brasil; Comissão de Valores Mobiliários; Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional; bancos

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 4.263, DE 05 DE SETEMBRO DE 2013 Dispõe sobre as condições de emissão de Certificado de Operações Estruturadas (COE) pelas instituições

RESOLUÇÃO Nº 4.263, DE 05 DE SETEMBRO DE 2013 Dispõe sobre as condições de emissão de Certificado de Operações Estruturadas (COE) pelas instituições RESOLUÇÃO Nº 4.263, DE 05 DE SETEMBRO DE 2013 Dispõe sobre as condições de emissão de Certificado de Operações Estruturadas (COE) pelas instituições financeiras que especifica. O Banco Central do Brasil,

Leia mais

Juros Simples. www.siteadministravel.com.br

Juros Simples. www.siteadministravel.com.br Juros Simples Juros simples é o acréscimo percentual que normalmente é cobrado quando uma dívida não foi pago na data do vencimento. Financiamento de casa própria A casa própria é o sonho de muitas famílias,

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O K1 FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTOS MULTIMERCADO

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O K1 FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTOS MULTIMERCADO LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O K1 FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTOS MULTIMERCADO Informações referentes a Outubro de 2015 Esta lâmina contém um resumo das informações

Leia mais

FINANÇAS CORPORATIVAS 2a. Aula 09/04/2011 3a. Aula 30/04/2011

FINANÇAS CORPORATIVAS 2a. Aula 09/04/2011 3a. Aula 30/04/2011 FINANÇAS CORPORATIVAS 2a. Aula 09/04/2011 3a. Aula 30/04/2011 Prof. Ms. Wagner Ismanhoto Economista M.B.A. em Engenharia Econômica Universidade São Judas São Paulo-SP Mestrado em Economia Rural UNESP Botucatu-SP

Leia mais

Unidade III. Operadores. Demais instituições financeiras. Outros intermediários financeiros e administradores de recursos de terceiros

Unidade III. Operadores. Demais instituições financeiras. Outros intermediários financeiros e administradores de recursos de terceiros MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS Unidade III 6 O SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL O sistema financeiro nacional é o conjunto de instituições e instrumentos financeiros que possibilita a transferência de recursos

Leia mais

Aula 06: Moedas e Bancos

Aula 06: Moedas e Bancos Aula 06: Moedas e Bancos Macroeconomia Agregados Monetários. As contas do Sistema Monetário. Gilmar Ferreira Janeiro 2010 Moeda Conceitualmente, o termo moeda é usado para denominar tudo aquilo que é geralmente

Leia mais

Poder de voto de residentes: informar o poder de voto na empresa declarante detido por residentes.

Poder de voto de residentes: informar o poder de voto na empresa declarante detido por residentes. Data Base 31.12.2010 Dados do declarante Participação no capital social do declarante Poder de voto de residentes: informar o poder de voto na empresa declarante detido por residentes. Poder de voto de

Leia mais

DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas - 31/12/2013 - BANCO BRADESCO SA Versão : 2. Composição do Capital 1. Proventos em Dinheiro 2

DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas - 31/12/2013 - BANCO BRADESCO SA Versão : 2. Composição do Capital 1. Proventos em Dinheiro 2 Índice Dados da Empresa Composição do Capital 1 Proventos em Dinheiro 2 DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 5 Balanço Patrimonial Passivo 9 Demonstração do Resultado 12 Demonstração do Resultado

Leia mais

Regulamento - Perfil de Investimentos

Regulamento - Perfil de Investimentos Regulamento - Perfil de Investimentos 1. Do Objeto Este documento estabelece as normas gerais aplicáveis ao Programa de Perfil de Investimentos (Multiportfólio) da CargillPrev. O programa constitui-se

Leia mais

Conhecimentos Bancários. Item 2.1.4- Fundos de Investimentos 2ª parte:

Conhecimentos Bancários. Item 2.1.4- Fundos de Investimentos 2ª parte: Conhecimentos Bancários Item 2.1.4- Fundos de Investimentos 2ª parte: Conhecimentos Bancários Item 2.1.4- Fundos de Investimentos: São condomínios, que reúnem aplicações de vários indivíduos para investimento

Leia mais

Valor ao par O valor de face uma ação ou título. No caso de ações, o valor ao par é, meramente, um registro contábil e não serve a outro propósito.

Valor ao par O valor de face uma ação ou título. No caso de ações, o valor ao par é, meramente, um registro contábil e não serve a outro propósito. Valor ao par O valor de face uma ação ou título. No caso de ações, o valor ao par é, meramente, um registro contábil e não serve a outro propósito. Valor da cota de um fundo de investimento É calculado

Leia mais

Unidade III. Mercado Financeiro. Prof. Maurício Felippe Manzalli

Unidade III. Mercado Financeiro. Prof. Maurício Felippe Manzalli Unidade III Mercado Financeiro e de Capitais Prof. Maurício Felippe Manzalli Mercados Financeiros Lembrando da aula anterior Conceitos e Funções da Moeda Política Monetária Política Fiscal Política Cambial

Leia mais

A moeda possui três funções básicas: Reserva de Valor, Meio de troca e Meio de Pagamento.

A moeda possui três funções básicas: Reserva de Valor, Meio de troca e Meio de Pagamento. 29- A lógica da composição do mercado financeiro tem como fundamento: a) facilitar a transferência de riscos entre agentes. b) aumentar a poupança destinada a investimentos de longo prazo. c) mediar as

Leia mais

Regulamento de Empréstimo

Regulamento de Empréstimo Regulamento $ de Empréstimo Para participantes do Plano Complementar de Benefícios Previdenciais - Plano BD $ Fundação de Previdência dos Empregados da CEB Regulamento aprovado pelo Conselho Deliberativo

Leia mais

Pindyck & Rubinfeld, Capítulo 15, Mercado de Capitais::REVISÃO

Pindyck & Rubinfeld, Capítulo 15, Mercado de Capitais::REVISÃO Pindyck & Rubinfeld, Capítulo 15, Mercado de Capitais::REVISÃO 1. Uma empresa utiliza tecidos e mão-de-obra na produção de camisas em uma fábrica que foi adquirida por $10 milhões. Quais de seus insumos

Leia mais

Graficamente, o Balanço Patrimonial se apresenta assim: ATIVO. - Realizável a Longo prazo - Investimento - Imobilizado - Intangível

Graficamente, o Balanço Patrimonial se apresenta assim: ATIVO. - Realizável a Longo prazo - Investimento - Imobilizado - Intangível CONTABILIDADE GERAL E GERENCIAL AULA 03: ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS TÓPICO 02: BALANÇO PATRIMONIAL. É a apresentação padronizada dos saldos de todas as contas patrimoniais, ou seja, as que representam

Leia mais

AULA 4 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE AÇOES

AULA 4 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE AÇOES AULA 4 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE AÇOES Prof Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: E-mail: keillalopes@ig.com.br

Leia mais

Política monetária e senhoriagem: depósitos compulsórios na economia brasileira recente

Política monetária e senhoriagem: depósitos compulsórios na economia brasileira recente Política monetária e senhoriagem: depósitos compulsórios na economia brasileira recente Roberto Meurer * RESUMO - Neste artigo se analisa a utilização dos depósitos compulsórios sobre depósitos à vista

Leia mais

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS. Prof. Rodrigo O. Barbati

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS. Prof. Rodrigo O. Barbati CONHECIMENTOS BANCÁRIOS Prof. Rodrigo O. Barbati AULA 01 Estrutura do Sistema Financeiro Nacional Subsistema normativo Sistema Financeiro Nacional O Sistema Financeiro Nacional (SFN) pode ser entendido

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS» ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA «

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS» ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA « CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS» ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA «21. O sistema de intermediação financeira é formado por agentes tomadores e doadores de capital. As transferências de recursos entre esses agentes são

Leia mais

Curso CPA-10 Certificação ANBID Módulo 4 - Princípios de Investimento

Curso CPA-10 Certificação ANBID Módulo 4 - Princípios de Investimento Pág: 1/18 Curso CPA-10 Certificação ANBID Módulo 4 - Princípios de Investimento Pág: 2/18 Módulo 4 - Princípios de Investimento Neste módulo são apresentados os principais fatores para a análise de investimentos,

Leia mais

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS POLÍTICA DE INVESTIMENTOS Segurança nos investimentos Gestão dos recursos financeiros Equilíbrio dos planos a escolha ÍNDICE INTRODUÇÃO...3 A POLÍTICA DE INVESTIMENTOS...4 SEGMENTOS DE APLICAÇÃO...7 CONTROLE

Leia mais

Renda Fixa Privada Notas Promissórias NP. Notas Promissórias - NP

Renda Fixa Privada Notas Promissórias NP. Notas Promissórias - NP Renda Fixa Privada Notas Promissórias - NP Uma alternativa para o financiamento do capital de giro das empresas O produto A Nota Promissória (NP), também conhecida como nota comercial ou commercial paper,

Leia mais

Consulta Pública de Lâmina de Fundo

Consulta Pública de Lâmina de Fundo Page 1 of 8 Consulta Pública de Lâmina de Fundo Atenção: Estas informações tem por base os documentos enviados à CVM pelas Instituições Administradoras dos Fundos de Investimento e são de exclusiva responsabilidade

Leia mais

Macroeconomia. Prof. Aquiles Rocha de Farias

Macroeconomia. Prof. Aquiles Rocha de Farias Macroeconomia Prof. Aquiles Rocha de Farias Modelo Mundell-Fleming (IS-LM-) No modelo Mundell-Fleming é introduzida ao modelo IS-LM uma nova curva, a curva, que corresponde aos valores de renda e taxa

Leia mais

CIÊNCIAS CONTÁBEIS MATEMATICA FINANCEIRA JUROS SIMPLES

CIÊNCIAS CONTÁBEIS MATEMATICA FINANCEIRA JUROS SIMPLES DEFINIÇÕES: CIÊNCIAS CONTÁBEIS MATEMATICA FINANCEIRA JUROS SIMPLES Taxa de juros: o juro é determinado através de um coeficiente referido a um dado intervalo de tempo. Ele corresponde à remuneração da

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Julgue os itens a seguir, a respeito da Lei n.º 6.404/197 e suas alterações, da legislação complementar e dos pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). 71 Os gastos incorridos com pesquisa

Leia mais

Aplicação de recursos

Aplicação de recursos Aplicação de recursos São 3 os pilares de qualquer investimento Segurança Liquidez Rentabilidade Volatilidade - mede o risco que um fundo ou um título apresenta - maior a volatilidade, maior o risco; Aplicação

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ZENITH FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ: 04.787.

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ZENITH FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ: 04.787. LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ZENITH FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO EM AÇÕES Informações referentes à Julho de 2013 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER ESTRUTURADO BOLSA EUROPEIA 3 MULTIMERCADO 11.714.787/0001-70 Informações referentes a Maio de 2016

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER ESTRUTURADO BOLSA EUROPEIA 3 MULTIMERCADO 11.714.787/0001-70 Informações referentes a Maio de 2016 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER ESTRUTURADO BOLSA EUROPEIA 3 MULTIMERCADO 11.714.787/0001-70 Informações referentes a Maio de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais

Leia mais

prestação. Resp. $93.750,00 e $5.625,00.

prestação. Resp. $93.750,00 e $5.625,00. UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA DISCIPLINA MAT191 - MATEMÁTICA FINANCEIRA PROFESSORES: ENALDO VERGASTA, GLÓRIA MÁRCIA, JODÁLIA ARLEGO LISTA 3 1) Um bem é vendido a vista por $318.000,00

Leia mais

CAIXA ECONOMICA FEDERAL

CAIXA ECONOMICA FEDERAL JUROS SIMPLES Juros Simples comercial é uma modalidade de juro calculado em relação ao capital inicial, neste modelo de capitalização, os juros de todos os períodos serão sempre iguais, pois eles serão

Leia mais

Notas explicativas da Administração às demonstrações financeiras Em 31 de dezembro de 2014 e 2013 (Valores em R$, exceto o valor unitário das cotas)

Notas explicativas da Administração às demonstrações financeiras Em 31 de dezembro de 2014 e 2013 (Valores em R$, exceto o valor unitário das cotas) 1. Contexto operacional O CLUBE DE INVESTIMENTO CAPITAL SEGURO ( Clube ) constituído por número limitado de cotistas que tem por objetivo a aplicação de recursos financeiros próprios para a constituição,

Leia mais

ATIVO Explicativa 2012 2011 PASSIVO Explicativa 2012 2011

ATIVO Explicativa 2012 2011 PASSIVO Explicativa 2012 2011 ASSOCIAÇÃO DIREITOS HUMANOS EM REDE QUADRO I - BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE DEZEMBRO (Em reais) Nota Nota ATIVO Explicativa PASSIVO Explicativa CIRCULANTE CIRCULANTE Caixa e equivalentes de caixa 4 3.363.799

Leia mais

Indicadores de Risco Macroeconômico no Brasil

Indicadores de Risco Macroeconômico no Brasil Indicadores de Risco Macroeconômico no Brasil Julho de 2005 Risco Macroeconômico 2 Introdução: Risco Financeiro e Macroeconômico Um dos conceitos fundamentais na área financeira é o de risco, que normalmente

Leia mais

1. PÚBLICO-ALVO: O fundo é destinado a investidores em geral que pretendam buscar investimentos com rentabilidade superior ao CDI.

1. PÚBLICO-ALVO: O fundo é destinado a investidores em geral que pretendam buscar investimentos com rentabilidade superior ao CDI. LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BNP PARIBAS HEDGE CLASSIQUE FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO LONGO PRAZO CNPJ/MF: Informações referentes a Dezembro de 2014 Esta lâmina contém um resumo das informações

Leia mais

COMO INVESTIR NO MERCADO A TERMO MERCADOS

COMO INVESTIR NO MERCADO A TERMO MERCADOS COMO INVESTIR NO MERCADO A TERMO MERCADOS Como Investir no Mercado a Termo 1 2 Como Investir no Mercado a Termo O que é? uma OPERAÇÃO A TERMO É a compra ou a venda, em mercado, de uma determinada quantidade

Leia mais

EXERCÍCIOS DIVERSOS TRABALHO 1

EXERCÍCIOS DIVERSOS TRABALHO 1 EXERCÍCIOS DIVERSOS TRABALHO 1 01. O gerente de uma loja de presentes está fazendo o fechamento das vendas de brinquedos no período de véspera de natal. No dia 06/11/2006 foram vendidos 14 brinquedos a

Leia mais

renda fixa Certificado de Depósito Bancário

renda fixa Certificado de Depósito Bancário renda fixa Certificado de Depósito Bancário Certificado de Depósito Bancário Rentabilidade e proteção em um único investimento O produto Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um título de renda fixa,

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O CLIC FUNDO DE INVEST. EM ACOES

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O CLIC FUNDO DE INVEST. EM ACOES LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O CNPJ: Informações referentes a Novembro de 2015 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o As informações completas sobre esse fundo podem

Leia mais

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira Aula 2 Gestão de Fluxo de Caixa Introdução Ao estudarmos este capítulo, teremos que nos transportar aos conceitos de contabilidade geral sobre as principais contas contábeis, tais como: contas do ativo

Leia mais

2. Operações de Venda ou de Transferência de Ativos Financeiros

2. Operações de Venda ou de Transferência de Ativos Financeiros TÍTULO : PLANO CONTÁBIL DAS INSTITUIÇÕES DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - COSIF 1 35. Instrumentos Financeiros 1. Conceitos 1 - Para fins de registro contábil, considera-se: (Res 3534 art 2º) a) instrumento

Leia mais

Matemática Financeira - Vinícius Werneck, professor do QConcursos.com

Matemática Financeira - Vinícius Werneck, professor do QConcursos.com Matemática Financeira - Vinícius Werneck, professor do QConcursos.com 1- Q236904 - Prova: CESGRANRIO - 2012 - Caixa - Técnico Bancário Disciplina: Matemática Financeira Assuntos: Amortização; Sistema Francês

Leia mais

2ª edição Ampliada e Revisada. Capítulo 10 Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos

2ª edição Ampliada e Revisada. Capítulo 10 Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos 2ª edição Ampliada e Revisada Capítulo Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos Tópicos do Estudo Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (Doar). Uma primeira tentativa de estruturar

Leia mais

SUCESSO EM ALGUMAS EM OUTRAS... XXXXX. Salário para boa condição de vida. Leva à PRODUTIVIDADE que é buscada continuamente

SUCESSO EM ALGUMAS EM OUTRAS... XXXXX. Salário para boa condição de vida. Leva à PRODUTIVIDADE que é buscada continuamente ADMINISTRAR ----- NÃO É ABSOLUTO. SUCESSO EM ALGUMAS EM OUTRAS... INTEGRAÇÃO = PESSOAS / EMPRESAS = ESSENCIAL SATISFAÇÃO FINANCEIRA RESULTANTE DA SINERGIA Leva à PRODUTIVIDADE que é buscada continuamente

Leia mais

ECONOMIA INTERNACIONAL II Professor: André M. Cunha

ECONOMIA INTERNACIONAL II Professor: André M. Cunha Introdução: economias abertas Problema da liquidez: Como ajustar desequilíbrios de posições entre duas economias? ECONOMIA INTERNACIONAL II Professor: André M. Cunha Como o cada tipo de ajuste ( E, R,

Leia mais

a) mercados de derivativos, tais como, exemplificativamente, índices de ações, índices de preços, câmbio (moedas), juros;

a) mercados de derivativos, tais como, exemplificativamente, índices de ações, índices de preços, câmbio (moedas), juros; CREDIT SUISSE HEDGINGGRIFFO 1. Públicoalvo LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS dezembro/2013 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o CSHG EQUITY HEDGE LEVANTE FUNDO DE INVESTIMENTO

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O QUELUZ TRADER FIM 09.052.643/0001-53. Informações referentes a Agosto de 2015

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O QUELUZ TRADER FIM 09.052.643/0001-53. Informações referentes a Agosto de 2015 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O QUELUZ TRADER FIM 09.052.643/0001-53 Informações referentes a Agosto de 2015 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o QUELUZ TRADER FUNDO

Leia mais

PERFIL DE INVESTIMENTOS PERFIL DE INVESTIMENTO

PERFIL DE INVESTIMENTOS PERFIL DE INVESTIMENTO PERFIL DE INVESTIMENTOS O QUE É? É a opção dada ao participante para que indique os percentuais de seu saldo que devem ser alocados em Renda Fixa e em Renda Variável (ações), de acordo com a sua aptidão

Leia mais

PESQUISA DE JUROS. Estas reduções podem ser atribuídas aos fatores abaixo:

PESQUISA DE JUROS. Estas reduções podem ser atribuídas aos fatores abaixo: PESQUISA DE JUROS Após longo período de elevação das taxas de juros das operações de crédito, as mesmas voltaram a ser reduzidas em setembro/2014 interrompendo quinze elevações seguidas dos juros na pessoa

Leia mais

Consulta Pública de Lâmina de Fundo. Consulta Pública de Lâmina de Fundo

Consulta Pública de Lâmina de Fundo. Consulta Pública de Lâmina de Fundo 1 de 6 11/06/2015 10:39 Consulta Pública de Lâmina de Fundo Atenção: Estas informações tem por base os documentos enviados à CVM pelas Instituições Administradoras dos Fundos de Investimento e são de exclusiva

Leia mais

Empresas de Capital Fechado, ou companhias fechadas, são aquelas que não podem negociar valores mobiliários no mercado.

Empresas de Capital Fechado, ou companhias fechadas, são aquelas que não podem negociar valores mobiliários no mercado. A Ação Os títulos negociáveis em Bolsa (ou no Mercado de Balcão, que é aquele em que as operações de compra e venda são fechadas via telefone ou por meio de um sistema eletrônico de negociação, e onde

Leia mais

Restrições de Investimento:.

Restrições de Investimento:. Página 1 de 7 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O FIC DE FIS EM AÇÕES BRB AÇÕES 500 31.937.303/0001-69 Informações referentes a 11/2015 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre

Leia mais

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira Aula 3 Gestão de capital de giro Introdução Entre as aplicações de fundos por uma empresa, uma parcela ponderável destina-se ao que, alternativamente, podemos chamar de ativos correntes, ativos circulantes,

Leia mais

COMISSÃO DE FINANÇAS E TRIBUTAÇÃO

COMISSÃO DE FINANÇAS E TRIBUTAÇÃO COMISSÃO DE FINANÇAS E TRIBUTAÇÃO PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº. 140, DE 2004. Dispõe sobre as instituições de mercado de capitais, e dá outras providências. AUTOR: Deputado EDUARDO VALVERDE RELATOR:

Leia mais

Conhecimentos Bancários. Item 3.5.4 - Mercado de Capitais

Conhecimentos Bancários. Item 3.5.4 - Mercado de Capitais Conhecimentos Bancários Item 3.5.4 - Mercado de Capitais Conhecimentos Bancários Item 3.5.4 - Mercado de Capitais Sistema de distribuição de valores mobiliários, que tem o objetivo de proporcionar liquidez

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O CNPJ: Informações referentes a Setembro de 2015 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o As informações completas sobre esse fundo podem

Leia mais

Lista de Exercícios 1

Lista de Exercícios 1 Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Elétrica Disciplina de Engenharia Econômica TE142 2º Semestre de 2011 Professor James Alexandre Baraniuk Lista de Exercícios 1 1. Um jovem de 20 anos

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O HSBC DI SOLIDARIEDADE 04.520.220/0001-05 Informações referentes a Abril de 2013

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O HSBC DI SOLIDARIEDADE 04.520.220/0001-05 Informações referentes a Abril de 2013 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o HSBC FICFI REFERENCIADO DI LONGO PRAZO. As informações completas sobre esse fundo podem ser obtidas no Prospecto e no Regulamento do fundo,

Leia mais

Correção da Prova. Questões: 7, 8, 12, 20, 21, 22, 24, 34, 45 e 46

Correção da Prova. Questões: 7, 8, 12, 20, 21, 22, 24, 34, 45 e 46 Correção da Prova Questões: 7, 8, 12, 20, 21, 22, 24, 34, 45 e 46 Questão 7 Uma sociedade empresária mantém no seu estoque de mercadorias para revenda três tipos de mercadorias: I, II e III. O valor total

Leia mais

Curso Extensivo de Contabilidade Geral

Curso Extensivo de Contabilidade Geral Curso Extensivo de Contabilidade Geral Adelino Correia 4ª Edição Enfoque claro, didático e objetivo Atualizado de acordo com a Lei 11638/07 Inúmeros exercícios de concursos anteriores com gabarito Inclui

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O VITÓRIA RÉGIA FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ: 05.384.841/0001-63. Informações referentes à MAIO de 2014

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O VITÓRIA RÉGIA FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ: 05.384.841/0001-63. Informações referentes à MAIO de 2014 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O Informações referentes à MAIO de 2014 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o VITÓRIA RÉGIA FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES. As informações

Leia mais

Securitização De Créditos Imobiliários

Securitização De Créditos Imobiliários Securitização De Créditos Imobiliários Operações Imobiliárias A 1. O que é securitização de créditos imobiliários? Securitização é um processo estruturado, coordenado por uma instituição especializada

Leia mais

PRAZOS E RISCOS DE INVESTIMENTO. Proibida a reprodução.

PRAZOS E RISCOS DE INVESTIMENTO. Proibida a reprodução. Proibida a reprodução. A Planner oferece uma linha completa de produtos financeiros e nossa equipe de profissionais está preparada para explicar tudo o que você precisa saber para tomar suas decisões com

Leia mais

UNIDADE DESCENTRALIZADA NOVA IGUAÇU - RJ ENGENHARIA ECONÔMICA E FINANCEIRA

UNIDADE DESCENTRALIZADA NOVA IGUAÇU - RJ ENGENHARIA ECONÔMICA E FINANCEIRA PARTE I 1 1) Calcular a taxa de juros trimestral proporcional às seguintes taxas: a) 24% ao ano. b) 36% ao biênio c) 6% ao semestre 2) Determinar a taxa de juros anual proporcional, das as seguintes taxas:

Leia mais

Análise e Resolução da prova do ISS-Cuiabá Disciplina: Matemática Financeira Professor: Custódio Nascimento

Análise e Resolução da prova do ISS-Cuiabá Disciplina: Matemática Financeira Professor: Custódio Nascimento Disciplina: Professor: Custódio Nascimento 1- Análise da prova Análise e Resolução da prova do ISS-Cuiabá Neste artigo, farei a análise das questões de cobradas na prova do ISS-Cuiabá, pois é uma de minhas

Leia mais